quinta-feira, 7 de novembro de 2013

‘Cada bola é um prato de comida e vamos entrar com fome’, diz Fahel

Volante garante que não vai faltar vontade ao Tricolor para a partida deste sábado, contra o Atlético-MG, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

A bola na rede ainda é uma dúvida. Uma defesa compacta e intransponível também é incerta. Nem ao menos um sistema tático eficiente é garantido para o Bahia neste sábado. No entanto, um ingrediente não vai faltar ao Tricolor na partida deste sábado, contra o Atlético-MG, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. A vontade será uma certeza para o time treinado por Cristóvão Borges no duelo marcado para às 18h30m (horário local), na Arena Fonte Nova.

Fahel - coletiva Bahia (Foto: Rafael Santana) 
Fahel prometeu empenho para vencer o Atlético-MG
no sábado (Foto: Rafael Santana)
 
Substituto de Feijão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante Fahel garante que não vai faltar empenho ao Tricolor na busca pelos três pontos. A promessa do jogador é de que cada atleta entrará em campo comprometido em buscar o triunfo, que pode afastar o Bahia da briga contra a zona de rebaixamento do Brasileirão.

- O Atlético-MG tem muita qualidade. Não foram campeões da Libertadores por acaso. Mas para nós o jogo de sábado é decisivo. É a nossa final de Libertadores. Nossa meta é entrar com muita vontade. Aquela frase antiga que cada bola é um prato de comida. E vamos entrar com muita fome. Temos que nos impor. Tem que ser dessa maneira. Vou torcer pra eles no mundial. Sou brasileiro. Mas sábado temos que entrar em cada bola como se fosse a última da vida – disse o jogador, que também foi titular na última rodada da Série A, contra o Grêmio.

Fahel quer fazer do jogo contra o Atlético-MG o primeiro passo para garantir de vez o Bahia na elite do futebol nacional. O Bahia terá três jogos em casa nas rodadas restantes do Brasileirão e a meta é vencer todos para encerrar a ameaça de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

- Precisamos de três vitórias e temos três jogos dentro de casa. Queríamos que nesse campeonato o nosso desempenho dentro de casa fosse melhor. Não aconteceu, mas não podemos remoer essas coisas. Tenho certeza que a torcida vai nos apoiar do começo ao fim. Isso já acontece. Mas tenho certeza que vão fazer ainda mais. Essa energia do torcedor vai contagiar a gente dentro de campo. Temos três partidas em casa, precisamos da vitória e vamos em busca delas - declarou.

No Brasileirão, o Bahia disputou 16 partidas em casa. Foram seis triunfos, seis empates e quatro derrotas, aproveitamento de 50%. No sábado, a torcida tricolor deve comparecer em massa. Uma promoção reduziu o preço dos ingressos e mais de 31 mil ingressos já haviam sido vendidos até o último balanço divulgado. Fahel espera aproveitar o apoio da torcida para melhorar o rendimento da equipe baiana em seus domínios.
 
- Estamos vendo a mobilização da torcida. Isso mexe com cada jogador. Vamos fazer de tudo para fazer o melhor, principalmente dentro de campo. O mando de campo tem que prevalecer. A torcida vai comparecer e a determinação dentro de campo não vai faltar para buscar a vitória – garantiu o jogador.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/11/cada-bola-e-um-prato-de-comida-e-vamos-entrar-com-fome-diz-fahel.html

Conheça os pictogramas oficiais das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016

Símbolos que identificam as modalidades em disputa são anunciadas pelo Comitê Organizador dos Jogos. Pela primeira vez os esportes paralímpicos são lembrados

Por Thierry Gozzer e Leonardo FilipoRio de Janeiro

Evento pictogramas (Foto: Thierry Gozzer)Evento de lançamento mostrou comparação dos esportes com a ilustração (Foto: Thierry Gozzer)
Inspirado nas belezas naturais e arquitetônicas do Rio de Janeiro, na Pedra da Gávea e nas curvas da Praia de Copacabana, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 apresentou oficialmente na manhã desta quinta-feira, no Espaço Lagoon, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, os pictogramas oficiais da competição. O trabalho durou 16 meses, envolveu 28 profissionais da área de design e estudou com profundidade o movimento dos atletas e a ginga do brasileiro. O resultado contempla pela primeira vez o paradesporto, somando no total 64 pictogramas, sendo 41 olímpicos e 23 paralímpicos, que usaram como fontes as letras da logomarca dos Jogos de 2016.

- O processo durou 16 meses e envolveu todas as federações internacionais, vários setores do Comitê Rio 2016, do COI e do Comitê Paralímpico Internacional. Nenhum produto tem tantas aplicações visuais como os Jogos. Formamos um time de 28 profissionais jovens e experientes do Pan de 2007. Queremos deixar um legado para o design brasileiro. Os esportes e o Rio serviram de inspiração. Suas curvas, a natureza exuberante, os movimentos dos atletas e a ginga do brasileiro e do carioca. Pictograma significa letra pintada e usamos as fontes do Rio 2016. O R lembra a Pedra da Gávea, as curvas das letras a praia de Copacabana - explicou Beth Lula, responsável pelo projeto e gerente de marca do Comitê.

quadro pictogramas 2012 olímpicos (Foto: arte esporte) 
Os 41 pictogramas dos esportes olímpicos de 2016 
(Foto: arte esporte)




quadro pictogramas 2016 paralímpicos (Foto: arte esporte) 
Outros 23 pictogramas dos esportes paralímpicos 
foram feitos pela primeira vez (Foto: arte esporte)

Nos pictogramas olímpicos, o do basquete exibe um atleta voando para a enterrada. A do judô mostra o momento do ippon. Na luta olímpica, que volta ao programa olímpico, os lutadores duelam pelo controle do combate. Os pictogramas tem um fundo azul, escolha do Comitê brasileiro, e são feitos em formato vagamente triangular, lembrando muito uma palheta de violão.

Os pictogramas dos esportes paralímpicos chamam a atenção pelos detalhes. No atletismo, o desenho mostra as próteses usadas por corredores como Alan Fonteles. No basquete, bocha, esgrima, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis, tiro com arco e tiro esportivo, a cadeira de rodas é exibida. No futebol de cinco, a venda usada pelos deficientes visuais também é destacada.

Evento pictogramas (Foto: Thierry Gozzer) 
A apresentação oficial dos pictogramas olímpicos 
dos Jogos do Rio 2016 (Foto: Thierry Gozzer)

A iniciativa de criar pictogramas também para as Paralimpíadas foi pioneira. Segundo Beth Lula, a intenção foi mostrar a leveza dos movimentos dos atletas do paradesporto.

- Foi uma forma leve e lúdica de representar os esportes e criar uma identidade imediata.  Procuramos representar os pictogramas paralímpicos da mesma forma natural que os atletas convivem com suas deficiências.

Mestre de cerimônias, o ator da TV Globo Otaviano Costa foi o responsável por conduzir a apresentação dos pictogramas. Antes de serem mostrados ao público, foi apresentado um vídeo mostrando o processo criativo dos 64 pictos. Depois, adolescentes de um projeto social desfilaram com os desenhos dos pictogramas e os levaram até uma parede, onde foram depositados.

História
Os pictos são símbolos que identificam cada modalidade que será disputada nos eventos. O primeiro conjunto de pictogramas surgiu em 1948, nos Jogos de Londres, mas não eram parecidos com os de hoje. Em 1964, em Tóquio, no Japão, pela primeira vez um conjunto de pictogramas foi apresentado, não apenas para identificar os esportes, mas também para alertar sobre instalações e serviços. Em Munique 1972, eles receberam as primeiras cores e traços marcantes. Os pictogramas de Londres 2012 teve dois formatos distintos, com a forma de silhueta e também inspiradas nas linhas de metrô da cidade.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/11/conheca-os-pictogramas-oficiais-das-olimpiadas-e-paralimpiadas-de-2016.html

Radar da Copa: Neymar e Willian se destacam, enquanto Fred preocupa

Convocado pela primeira vez por Felipão, meia do Chelsea tem grande atuação diante do Schalke 04. Atacante do Flu ainda não sabe se voltará a jogar nesse ano

Por Rio de Janeiro

Radar_EM-ALTA_07-11_b (Foto: Infoesporte) 
Neymar, Willian, Kaká e Jô se destacaram na rodada da Liga dos Campeões e do Brasileirão (Foto: Arte)

A rodada da Liga dos Campeões desta semana encheu a bola de muito jogador convocado por Luiz Felipe Scolari para os últimos amistosos da Seleção. Willian deu uma bela assistência na vitória do Chelsea por 3 a 0 sobre o Schalke. Neymar sofreu o pênalti que originou o primeiro gol do triunfo do Barcelona por 3 a 1 sobre o Milan, no Camp Nou, e quase marcou um golaço ao driblar três adversários e finalizar para fora. A preocupação ficou por conta da lesão muscular do atacante Fred, que até agora não retornou à equipe do Fluminense na reta final do Campeonato Brasileiro.

Toda semana o GLOBOESPORTE.COM faz um resumo das atuações dos jogadores convocados por Felipão e daqueles que podem pintar numa futura lista do treinador. Neymar, por exemplo, voltou a se destacar no Barcelona. Chamou a responsabilidade, sofreu um pênalti, quase marcou um belo gol, após fazer fila na defesa do Milan e, mais uma vez, saiu aplaudido de campo ao ser substituído no fim da partida por Pedro.
 
Quem também se destacou na rodada da Liga dos Campeões foi o meia-atacante Willian. Na vitória por 3 a 0 sobre o Schalke 04, o brasileiro deu uma bonita assistência para Eto’o, iniciou a jogada do terceiro gol e foi aplaudido pelos torcedores do Chelsea.

- Venho crescendo a cada jogo, conhecendo cada vez mais os companheiros, a forma que cada um joga. Acredito que fiz o meu melhor jogo até agora pelo Chelsea, dando o passe para o Eto’o fazer o segundo gol, ajudando na marcação. Vou continuar trabalhando forte para melhorar a cada jogo - disse Willian. 

Aparentemente fora dos planos de Scolari, Kaká também foi bem, apesar da derrota do Milan. Ele fez a jogada do gol de honra dos rossoneros e mostrou desenvoltura no duelo diante do Barcelona, no Camp Nou.

No Campeonato Brasileiro, o destaque ficou por conta do bom desempenho de Jô na goleada por 5 a 0 do Atlético-MG sobre o Náutico. Além de balançar a rede dos rivais, o jogador ainda participou de outro lance que originou em bola na rede do adversário do Galo.
Radar_NEM-LA_NEM-CA_07-11 (Foto: Infoesporte)Hulk e Julio César seguem com moral na seleção brasileira de Luiz Felipe Scolari (Foto: Infoesporte)
 
Nesta semana, o "Radar da Copa" criou uma nova nomenclatura: Nem lá Nem cá. Dois jogadores foram escolhidos para estrear o termo. São eles, o goleiro Julio César, do Queens Park Rangers, e o atacante Hulk, do Zenit.
 
O caso do goleiro é o mais complicado. Mesmo recuperado de uma fratura na mão esquerda, Julio César não tem sido utilizado por Harry Redknapp. Porém, foi convocado por Felipão para os amistosos contra Honduras, no dia 16, nos Estados Unidos, e três dias depois, diante do Chile, no Canadá. Já Hulk teve ótima atuação diante do Porto, pela Liga dos Campeões. Marcou um dos gols e poderia ter feito outro, que daria a vitória ao Zenit. No entanto, o atacante desperdiçou a penalidade máxima diante do arqueiro Helton, ex-Vasco.

No estaleiro, Ronaldinho Gaúcho e Fred preocupam os torcedores. O meia-atacante do Atlético-MG, que sofreu uma grave lesão muscular, dificilmente será chamado por Felipão para a Copa do Mundo. O goleador do Fluminense já tem outro status: é titular absoluto do time canarinho. E o treinador já avisou: vai esperar pelo camisa 9 do tricolor das Laranjeiras até o fim.
 
Radar_MACHUCADOS_07-11b (Foto: Infoesporte)
- Tenho conversando bastante com o Fred, quase que semanalmente. Isso quando encontro o Fred no telefone, porque ele também não atende aquele telefone (risos). Falamos de coisas fora do futebol e depois vamos à situação normal de como ele está se sentindo, como está a recuperação...
 
No entanto, apesar de toda confiança depositada por Felipão no centroavante do Fluminense, Fred ainda não tem previsão de retorno aos gramados. O técnico Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, é comedido ao falar sobre um possível aproveitamento do camisa 9 nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Recentemente, um novo exame apontou um pequeno edema na coxa direita e, embora o clube garanta que o problema não atrasará o retorno do jogador, Fred sequer seguiu com a delegação tricolor para Atibaia, onde o Fluminense está treinando nessa semana.
 
Os próximos amistosos da seleção brasileira serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/11/radar-da-copa-neymar-e-willian-se-destacam-enquanto-fred-preocupa.html

Dan Henderson: 'Luta contra Vitor já será uma superluta para mim'

Veterano não se exercita no treino aberto, diz que não pensa em
aposentadoria e garante que buscará o nocaute do começo ao fim

Por Goiânia

Para quem acompanha os eventos oficiais do UFC, o treino aberto é uma oportunidade de ver os atletas se exercitando, mesmo sabendo que a movimentação não é exatamente a mesma que os lutadores realizam nos seus treinamentos normais. Nesta quinta-feira, no entanto, Dan Henderson surpreendeu a todos que compareceram ao treino aberto em Goiânia e não fez qualquer movimentação. Na sua hora de se apresentar, ele apenas posou para fotos e deixou a área de treinos em poucos minutos. Surpresa para os brasileiros, o comportamento é padrão.
- Eu nunca faço treinos abertos, nunca treino além do que é planejado. Treinei ontem à noite e não quis me desgastar hoje. Fiquei empolgado quando me disseram que iria voltar a lutar no Brasil. Fiz minhas primeiras lutas aqui e voltar agora me fez relembrar e voltar a sentir o que senti aqui daquelas vezes. Espero ter alguns fãs na plateia no sábado.

Dan Henderson, lutador do UFC (Foto: Rodrigo Malinverni) 
Dan Henderson fala com os jornalistas após o treino 
aberto (Foto: Rodrigo Malinverni)
 
Perguntado sobre sua condição física em comparação à época da primeira luta contra Belfort, em 2006, Henderson disse se sentir melhor do que há sete anos.

- Estou melhor. Melhorei com a experiência, meu corpo está respondendo bem aos treinos, e me sinto mais esperto como lutador. Tecnicamente eu diria que estou melhor como um todo, porque sendo lutador de MMA eu não treino apenas uma modalidade ou outra. Minha trocação está bem melhor do que era, meu wrestling e minha luta agarrada também melhoraram. Acho que sou um lutador melhor hoje do que era em 2006. Minhas expectativas são as mesmas de sempre: vencer os melhores. Isso significa disputar e conquistar cinturões. Esse sempre vai ser o meu objetivo. Uma superluta que eu terei pela frente é contra Vitor Belfort. E ela já é grande o suficiente.

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

não vou me aposentar por causa de uma ou duas derrotas frustrantes. Ainda estarei aqui por algum tempo. Acho que ainda levarei uns dois anos para começar a pensar em parar."
Dan Henderson, lutador do UFC
 
Para o veterano, Vitor Belfort também melhorou muito, e adicionou novas armas ao seu arsenal. Ele avaliou o brasileiro como muito perigoso, elogiou os novos "chutes podersosos" do rival, mas ressaltou que tem estilo diferente dos últimos derrotados por Belfort, Michael Bisping e Luke Rockhold.

Após elogiar o jogo de Vitor, Hendo garantiu que não pretende deixar a luta ser decidida pelos juízes. No primeiro encontro entre ambos, o americano levou a melhor.

- Nossa última luta foi boa, e eu me lembro de dominá-la do começo ao fim. Eu venci por pontos, e isso é algo que eu não quero que aconteça agora. Não quero deixar a decisão para os juízes. Hoje, o que os fãs podem esperar é ver dois caras que buscam o nocaute o tempo inteiro se enfrentando. Nossas lutas nunca são chatas, e no sábado acho que será mais uma luta interessante. É frustrante quando você sabe que fez o suficiente para vencer e não vence. Mas, por outro lado, (caso a luta seja decidida por pontos) é importante você saber que poderia ter feito alguma coisa diferente do que fez, ou que poderia ter se esforçado um pouco mais. Mas não há nada que eu possa fazer agora, e eu não vou me aposentar por causa de uma ou duas derrotas frustrantes. Ainda estarei aqui por algum tempo. Acho que ainda levarei uns dois anos para começar a pensar em parar.

Vitor Belfort com Dan Henderson em treino aberto UFC (Foto: Rodrigo Malinverni) 
Vitor Belfort e Dan Henderson lado a lado em Goiânia 
(Foto: Rodrigo Malinverni)
 
O assunto aposentadoria, aliás, foi abordado pelos jornalistas em outras perguntas. Calmo, Henderson garantiu que não pensa em pendurar as luvas por enquanto e garantiu que não teme que essa seja sua última luta pelo Ultimate. O americano pretende continuar lutando MMA mesmo se for derrotado e disse que a chave para o sucesso é se sentir bem.

- Estou confiante em permanecer no UFC depois deste evento. Sei que ainda consigo competir com os principais lutadores do mundo de igual para igual. Hoje eu não corto peso para lutar entre os meio-pesados. Meu peso normal é 93kg, e por isso bater 84kg (limite dos médios) não é tão difícil para mim. Se não tiver que cortar peso, eu não vou cortar. Mas se houver um pedido dos fãs, ou uma luta acertada entre os médios, e eu tiver que cortar peso, eu cortarei. A verdade é que eu fico mais confortável quando eu como, e menos quando eu não como (risos).

O Combate transmite o UFC Fight Night Combate: Belfort x Henderson ao vivo e com exclusividade neste sábado, a partir de 20h (horário de Brasília). O Combate.com acompanha o torneio em Tempo Real e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta, entre José Maria Sem Chance - ou "No Chance", em inglês, como vem usando no UFC - e Dustin Ortiz.

Confira o card completo:

UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Rony Jason x Jeremy Stephens


CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Thiago Tavares x Justin Salas
Adriano Martins x Daron Cruickshank
José Maria No Chance x Dustin Ortiz


Banner Combate (Foto: Combate)
 

Meninas encaram viagem de 25h, afastam sono e vão à quadra no Japão

Seleção faz trabalho de adaptação em CT antes da Copa dos Campeões

Por GLOBOESPORTE.COMKobe, Japão

A viagem foi longa. No total, a seleção brasileira levou 25 horas para chegar a Kobe, no Japão. Mas, apesar do cansaço, nada de tempo livre. Antes da Copa dos Campeões, de 12 a 17 de novembro, em Nagoia e Tóquio, as pupilas de José Roberto Guimarães já iniciaram os treinos, no CT de Hisamitsu.

- O primeiro dia de fuso é sempre complicado. Ainda estamos na adrenalina da chegada e começando a adaptação. No entanto, o nosso preparador físico, José Elias Proença, fez algumas brincadeiras para tirar o sono. Estamos fazendo exercícios em um horário que o nosso corpo quer dormir. Isso é difícil, mas hoje encaramos o primeiro dia com sono, mas com um sorriso no rosto. Temos pouco tempo de treinamento por aqui e precisamos nos adaptar o mais rápido possível - disse Fabi.

jogadores vôlei treino (Foto: CBV) 
Meninas da seleção fazem trabalho em quadra 
(Foto: CBV)

O preparador físico ressalta a necessidade dos exercícios para acostumar a musculatura das jogadoras.

jogadores vôlei treino (Foto: CBV)Preparador da seleção fez trabalho de adaptação das jogadoras após jornada (Foto: CBV)
- Com o fuso, temos que treinar em um horário que normalmente estaríamos dormindo. Tentamos contornar isso com atividades mais lúdicas com foco na percepção do corpo. Usamos bolas de ginástica para estimular a percepção corporal, a contração do abdômen, dos braços, pernas e a concentração. Tudo isso de uma forma lúdica para poder manter o corpo desperto. Depois das atividades com as bolas, fizemos exercícios de deslocamento para trabalhar o sistema cardiorrespiratório. Para finalizar, optamos por um trabalho muscular com os exercícios mais conhecidos de perna, braço e tronco, com duas passagens, para ir acostumando a musculatura - disse José Elias Proença.

Na Copa dos Campeões, o Brasil vai enfrentar Estados Unidos, Tailândia, República Dominicana, Rússia e Japão. A equipe tem um título na competição, em 2005. Na última edição, em 2009, ficou com a prata.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/meninas-encaram-jornada-de-25h-afastam-sono-e-vao-quadra-no-japao.html

Em fase final de recuperação, Murilo volta a treinar com a seleção brasileira

Ponteiro que foi submetido a uma cirurgia no ombro direito em maio, treina desde segunda-feira com o grupo que se prepara para a Copa dos Campeões no Japão

Por Rio de Janeiro

Desde maio a rotina mudou. A cirurgia no ombro direito não podia mais esperar. Murilo precisou de paciência para se dedicar ao trabalho de recuperação e abrir mão da seleção brasileira. Fez visitas aos companheiros, mas a saudade de estar com eles em tempo integral continuava grande.

Na semana passada, o convite feito por Bernardinho para que voltasse a treinar com o grupo que se prepara para a disputa da Copa dos Campeões (de 19 a 24 deste mês, no Japão), animou o ponteiro. Embora ainda não esteja totalmente liberado para jogar - a previsão é que receba o sinal verde em dezembro -, o capitão da equipe comemora o fato de estar de novo no CT de Saquarema.

Murilo treino vôlei seleção em Saquarema (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Murilo participa das atividades com a equipe desde 
segunda-feira (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

- O curioso é que quando estamos aqui reclamamos um pouco porque estamos longe de casa, porque as viagens são longas, pelo período extenso de treinamento, porque tudo é muito cansativo. Mas a verdade é que tudo isso ganha um valor ainda maior quando não temos a possibilidade de estar aqui. Estou muito feliz com o convite de estar de novo junto ao grupo e agora espero que seja em definitivo. Neste momento, não sou aquele jogador de dois, três anos atrás. Ainda não tenho 100% de confiança. Quando tento um ataque mais forte ainda sinto um pouco o ombro e isso é normal. Mas agora, o mais importante é esse retorno ao grupo, à seleção e ao treinamento com a equipe - disse.

Desde a primeira convocação, em 2003, essa foi a primeira vez que o gaúcho de 32 anos não defendeu a seleção. Dez anos depois, a temporada foi marcada pela superação.

- Eu não tinha outra opção. Joguei um longo período sem tomar a decisão pela cirurgia e chegou em um momento que não dava mais para esperar. Mas agora já estou em outra fase. O tempo vai ajudando e hoje estou feliz pelo progresso no tratamento e por já estar quase pronto para voltar às quadras de vez. 


treino vôlei seleção em Saquarema (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Seleção treina para a disputa da Copa dos Campeões 
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Próxima parada: copa dos campeões
A seleção brasileira viaja na quinta-feira para o Japão. Na busca pelo título da competição, o time dirigido por Bernardinho terá cinco adversários. A estreia será no dia 19, contra o Irã. Na sequência, enfrentará os Estados Unidos, Japão, Rússia e Itália.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/em-fase-final-de-recuperacao-murilo-volta-treinar-com-selecao-brasileira.html

STJD confirma punição ao Maranhão e aplica multa por escalação irregular

Problema na documentação da levantadora Yael faz que franquia nordestina seja condenada a pagar R$ 1.000 e ter suas parciais zeradas no revés para o Osasco

Por Rio de Janeiro

Yael Castiglione vôlei  (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)Documentação irregular de Yael faz Maranhão ser punido (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)
 
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva homologou a condenação da equipe do Maranhão, por unanimidade, na segunda-feira, pela escalação irregular da levantadora Yael Castiglione na partida válida pela primeira rodada da Superliga Feminina, diante do Osasco, no dia 27 de setembro. Mesmo com problemas na sua documentação a bela argentina foi escalada na derrota por 3 sets a 0.

Com isso, as maranhenses têm a derrota confirmada, mas com parciais de 21/0 e não mais 21/11, 21/17 e 21/16. Além desta punição, a franquia foi multada em R$ 1.000 por infringir o artigo 214 (incluir atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Supervisor da equipe do Nordeste, Geraldo Magela ainda não sabe qual será a medida tomada pela diretoria. Segundo ele, os dirigentes vão se reunir com o departamento jurídico para saber se vão acatar ou recorrer da pena. Por enquanto, eles ainda aguardam o documento com a confirmação oficial da CBV.

- Estamos esperando oficialmente chegar o documento da CBV para ver se vamos recorrer ou se vamos acatar a multa. Perdemos os pontos positivos e teremos que pagar R$ 1.000. Mas vamos ver o que acontece - concluiu Geraldo Magela.

Confira a íntegra da decisão:

Por unanimidade de votos, condenar o clube Maranhão Volei/Cemar à perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória, não sendo computados os pontos eventualmente obtidos, por infração ao Art. 214 do CBJD.

Multar a equipe Maranhão Volei/Cemar, filiada à Federação Maranhense de Voleibol em R$ 1.000,00 (um mil reais), por infração ao Art. 214 do CBJD.

 
saiba maisCBV tira pontos do Maranhão por suposta escalação irregular de Yael

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/stjd-confirma-punicao-ao-maranhao-e-aplica-multa-por-escalacao-irregular.html

São Bernardo passa pelo Araraquara e engata segunda vitória na Superliga

Líbero Killara comanda triunfo junto com a ponteira Mara Helen

Por São Bernardo do Campo, SP

O São Bernardo atropelou o Araraquara nesta quarta-feira, em partida que encerrou a quinta rodada da Superliga feminina de vôlei. Em casa, o time do técnico Fernando Lacerda confirmou o crescimento e garantiu a segunda vitória seguida depois de amargar três derrotas ao bater o adversário do interior paulista por 3 sets a 0 - parciais de 21/14, 21/10 e 21/15.

Para conquistar o triunfo, a equipe do ABC paulista contou com a boa atuação da líbero Killara, eleita a melhor jogadora da partida, que durou 1h11m. Outra arma do São Bernardo foi a ponteira Maria Helen, maior pontuadora do confronto, com 12 acertos.

A Superliga fará uma pausa enquanto a seleção brasileira disputa a Copa dos Campeões. Por isso, o São Bernardo só voltará à quadra no dia 29 de novembro, contra o Maranhão, fora de casa. O Araraquara encara no mesmo dia o São Caetano, em casa

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/sao-bernardo-passa-pelo-araraquara-e-engata-segunda-vitoria-na-superliga.html

Federer vai contra Djoko em doping de Troicki: 'Tem de dar a amostra'

Suíço alfineta atitude do sérvio, que não fez exame de sangue em Monte Carlo por se sentir mal. Nole defendeu compatriota após redução de pena

Por Direto de Londres

Novak Djokovic defendeu Viktor Troicki e criticou a Agência Mundial Antidoping depois que a pena de 18 meses do compatriota foi reduzida para 12 em um caso polêmico de doping. Porém, na opinião de Roger Federer, Troicki agiu contra as regras do exame antidoping. Ao ser questionado sobre o tema, o suíço exaltou a importância dos testes após as partidas e que todo jogador deveria passar pelo processo em qualquer situação.

- Eu não sei como foi a conversa (entre Troicki e a médica). Mas realmente acho que, quando te pedem uma amostra, você tem de dá-la, não importa o quão mal você esteja se sentindo. O teste no dia seguinte, para mim, não é mais um teste, por causa do que possa acontecer durante a noite. Eu não acredito em nada. Acredito no que quer que eles decidam. Eu acho que é importante dar a amostra quando requisitado. Você está lá, na frente deles, e não há mais escapatória. E exatamente aí que precisamos ser rígidos, acredito - declarou Federer.

tênis roger federer richard gasquet atp finals (Foto: AFP) 
Federer criticou atitude de Troicki em relação a não 
dar amostra de sangue após partida (Foto: AFP)
 
A opinião de Federer vai contra o que Djokovic manifestou ao saber que o Troicki continuava banido temporariamente do esporte. O número 2 do mundo criticou abertamente a WADA, citando falta de profissionalismo de empregados da entidade, e afirmou não ter mais confiança na agência.

Em julho, Troicki pegou 18 meses de pena por não ter fornecido uma amostra de sangue quando foi solicitado durante o Masters 1.000 de Monte Carlo, em abril. Em defesa, o tenista alegara que havia pedido permissão para ser dispensado do exame de sangue devido a um mal-estar, mas a explicação foi rejeitada pela direção do torneio. A médica que conduzia os exames também não teria explicado que era irregular o fato de não tirar o sangue logo após uma partida.

Troicki disse em um tribunal independente que foi assegurado pelo diretor de controle antidopagem que a amostra da urina já seria aceitável, já que se sentia mal. O tribunal não aceitou a justificativa e o atleta acabou punido.

Agora, no entanto, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) voltou atrás. Segundo a entidade, o diretor de controle antidopagem deveria ter informado claramente ao jogador os riscos de não fornecer a amostra de sangue. Com a redução da pena, Troicki estará liberado para competir a partir do dia 15 de julho do ano que vem. A punição inicial iria até o dia 15 de janeiro de 2015.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/federer-sobre-caso-troicki-tem-de-dar-amostra-quando-requisitado.html

Djokovic segura Del Potro, vence e avança às semifinais em Londres

Argentino melhora na partida ao ser mais eficiente no saque, mas vê sérvio ganhar jogo e se juntar a Nadal entre os classificados para a próxima fase

Por Direto de Londres

Novak Djokovic se juntou a Rafael Nadal e também está classificado para as semifinais do Torneio dos Campeões da ATP, em Londres. Cumprindo o favoritismo no Grupo B às duras penas, o número 2 do mundo conseguiu derrotar o argentino Juan Martín del Potro nesta quinta-feira. Para obter as parciais de 6/3, 3/6 e 6/3, o sérvio teve uma defesa sólida no primeiro set e precisou segurar a reação do 5º do ranking, que recebia o apoio da considerável torcida hermana na Arena de North Greenwich.

- Todos os três sets foram decididos quando estava 3/2. Poucas quebras podem definir a partida. Quando ele sacava, definitivamente era uma grande vantagem se eu conseguisse a quebra. Del Potro esta fazendo uma das grandes temporadas da carreira, e estou lisonjeado por ter vencido essa partida - disse Djokovic, após ter conquistado a 19ª vitória consecutiva.

Invicto em Londres, Djokovic acabou sendo responsável pela eliminação de Richard Gasquet, seu próximo e último adversário na fase de grupos, em jogo que será realizado no sábado. Com duas derrotas, o francês não tem mais como se classificar, já que Del Potro e Roger Federer se enfrentam, também no sábado. Tanto o argentino quanto o suíço possuem uma vitória e uma derrota, e um dos dois chegará a dois triunfos de qualquer maneira.

tênis novak djokovic del potro atp finals (Foto: AFP) 
Assim como Nadal, Djokovic já está nas semifinais do 
Torneio dos Campeões da ATP (Foto: AFP)
 
O jogo
Com Del Potro como adversário, Djokovic teve outro apoio do público. Ainda que não fosse o mesmo suporte que Roger Federer recebeu na estreia, o sérvio já não tinha todo um estádio torcendo contra ele, apesar do bom número de argentinos na arena. Dentro de quadra, a disputa foi equilibrada, mas Del Potro tinha dificuldades em confirmar o serviço. Nole atuava bem na defesa, e os contra-ataques do sérvio foram um pesadelo para o argentino, que se salvou em quatro break points antes de tomar a quebra no sexto game. Delpo tentava ser agressivo no saque, mas já era tarde demais para uma reação, já que o número 2 do mundo confirmaria sem problemas os serviços seguintes.

Del Potro melhorou bastante no saque e foi ganhando confiança para fazer Djokovic se mexer mais em quadra. Bem até então, o sérvio teve um momento de seguidos erros não forçados e de pura falta de sorte. No sexto game, o vice-líder do ranking deixou Delpo alcançar o duplo break point. No ponto que deu a quebra ao argentino, a bola bateu na fita e caiu mansa no lado de Djokovic. A partir daí, os fãs do número 5 do mundo se agitaram. Vibraram ainda mais quando ele confirmou o serviço e ficou a um game de empatar a partida. E foram à plena euforia quando soltou o braço no último game de saque para levar o segundo set.

Em alta, Del Potro seguiu pressionando. Mas quando mais precisou, Djokovic mostrou eficiência no saque, salvando dois break points no terceiro game. O sérvio não tomava tanto a iniciativa dos pontos e foi premiado pela paciência. No sexto game, Del Potro errou quase tudo que tentou, perdeu quatro pontos em sequência e tomou a quebra. Em vantagem, Nole novamente manteve a tranquilidade, confirmou o game seguinte de serviço, com direito até a deixadinha matadora, e garantiu a classificação para as semifinais.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/djokovic-segura-del-potro-vence-e-avanca-semifinais-em-londres.html

Como no Uruguai, Bellucci vence duas em um só dia e avança em Bogotá

Assim como fez em Montevidéu, de onde saiu campeão, o 147 do ranking da ATP derrota dois rivais nesta quinta. Primeiro, Odesnik. Depois, Alejandro Gonzalez

Por Bogotá

Thomaz Bellucci tênis Montevidéu (Foto: Divulgação)Thomaz Bellucci vence (Foto: Divulgação)
 
O último título do brasileiro Thomaz Bellucci foi no Challenger de Montevidéu, no Uruguai, no início deste mês. Naquela ocasião, o atual 147 do ranking teve um jogo adiado por conta da chuva, acabou tendo que entrar em quadra duas vezes no mesmo dia e conseguiu o troféu. E, no Challenger de Bogotá, na Colômbia, um bom sinal: nesta quinta-feira, o paulista derrotou dois adversários e chegou às quartas de final.
 
A última vítima de Bellucci foi o colombiano Alejandro Gonzalez, número 107 do ranking mundial. O brasileiro marcou 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/1, em 1h17m49s. Antes disso, ele havia tirado Wayne Odesnik, por 2 sets a 0, parciais 6/3 e 7/6 (8). A partida contra o americano precisou ser interrompida duas vezes por conta das chuvas.
 
Depois de um ano sem conquistar títulos, Thomaz Bellucci vive um momento de recuperação, já que venceu o Challenger de Montevidéu e agora está lutando para chegar à decisão do torneio em Bogotá. Nas quartas de final, Bellucci vai encarar Paolo Lorenzi, da Itália, algoz de João Souza, o Feijão, no Challenger de Bogotá.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/como-no-uruguai-bellucci-vence-duas-em-um-so-dia-e-avanca-em-bogota.html

Após cinco match points perdidos, Federer vence a primeira em Londres

Suíço demora para fechar partida, mas se garante na briga por vaga nas semifinais. Derrota poderia significar a eliminação precoce do ex-número 1

Por Direto de Londres

Roger Federer escapou de uma situação complicada no Torneio dos Campeões da ATP. Depois de perder para Novak Djokovic na estreia, o suíço corria o risco de acabar eliminado da competição se fosse derrotado por Richard Gasquet nesta quinta. Porém, o ex-número 1 do mundo não deu chances ao azar. Mesmo desperdiçando cinco match points no game de saque do francês e enfrentando break points na maioria dos games de serviço no segundo set, o atual 7º do ranking venceu a partida em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/3, em 1h21 de partida.

- Estou feliz pela partida de hoje. Foi difícil. É uma grande vitoria para mim e espero continuar assim para a próxima partida, contra Del Potro - disse Federer, após o confronto.

Federer ATP Finals (Foto: Agência AFP) 
Federer venceu apesar dos cinco match points desperdiçados 
e seguidos break points no 2º set (Foto: AFP)
 
Se fosse derrotado para Gasquet, Federer teria que torcer para que Novak Djokovic superasse Juan Martín del Potro, em duelo que será disputado às 18h (de Brasília),com transmissão ao vivo do SporTV2. Se o argentino vencesse diante desse panorama, chegaria duas vitórias, e Djokovic e Gasquet se enfrentariam, com um deles chegando inevitavelmente também a dois triunfos. Federer, que ainda estaria buscando uma vitória em Londres, então estaria eliminado.

Federer agora tem uma vitória e uma derrota no Grupo B, mesmos números que Djokovic e Del Potro, mas com um jogo a mais que o sérvio e o argentino. Quem ficou em maus lençóis foi Gasquet. Se Nole vencer Delpo nesta quinta, o francês, que perdeu as duas partidas que já fez em Londres, não terá mais chances de avançar às semifinais.

tênis richard gasquet roger federer atp finals (Foto: AFP) 
Gasquet penou contra as largadinhas mortais de
Federer. Francês está quase eliminado (Foto: AFP)
 
O JOGO
Tenista mais fraco do"grupo da morte" de Londres, Gasquet parecia que ia ter vida tranquila diante de Federer. Sem muitos problemas, o francês abriu o jogo levando os seis primeiros pontos da partida. O suíço reagiu, quebrou o adversário no segundo game de devolução e foi segurando a vantagem. Então Federer perdeu a quebra de frente quando jogou com muita instabilidade -
aplicou dois aces, mas ao mesmo tempo cometeu uma dupla falta e pegou mal demais nos ataques de esquerda. Apesar do empate em 4/4, o ex-número 1 ganhou outra quebra de presente, quando Gasquet espirrou a raquete. Então foi só confirmar o serviço para o suíço vencer o primeiro set.

Na segunda parcial, Federer teve altos e baixos. Ele também levou os seis primeiros games da partida, sempre abusando das largadinhas e até tentando diminuir a velocidade do jogo com alguns slices. A diferença é que o suíço já ganhava a dianteira com a quebra no primeiro game do set. Gasquet não se deu por vencido e deu trabalho ao suíço. Depois de ter tomado a quebra, em todos os games de serviço de Federer o francês teve oportunidades de quebra. O ex-número 1 se saiu bem nos momentos de pressão, mas também desperdiçou cinco match points em cima do saque do francês. Só na sexta chance de fechar o jogo é que Federer o fez, com a quarta quebra no jogo, após uma bola de Gasquet na rede.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/apos-cinco-match-points-perdidos-federer-vence-primeira-em-londres.html

Melo e Dodig vencem mais uma e garantem vaga inédita nas semifinais

Brasileiro e croata derrotam Fyrstenberg e Matkowski e se classificam para próxima fase em Londres após vitória dos Bryans sobre Qureshi e Rojer

Por Direto de Londres

Marcelo Melo e Ivan Dodig estão classificados, de forma inédita, para as semifinais do Torneio dos Campeões da ATP. Com um início arrasador e um desempenho dominante no super tie-break, a terceira melhor dupla da temporada derrotou nesta quinta-feira os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski, por 2 sets a 1 (6/3, 3/6 e 10/2). Com duas vitórias em duas partidas, o brasileiro e o croata lideram o Grupo A da competição.

- A gente jogou a partida inteira muito bem. No segundo set, a gente perdeu o saque no ponto decisivo, faz parte. Como são jogadores que sacam muito bem, às vezes fica difícil voltar (no jogo). Tivemos poucas chances, mas fomos superiores no super tie-break. Acho que isso acabou dando a vitória para a gente - analisou o tenista mineiro.

Melo e Dodig ficaram na torcida pelos gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, que enfrentaram o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e o holandês Jean-Julien Rojer à tarde. Uma vitória da melhor dupla da temporada classificaria o brasileiro e o croata de forma antecipada. E foi o que aconteceu. Com as parciais de 7/6(3), 1/6 e 14/12, os líderes do ranking conquistaram a primeira vitória em Londres. Eles haviam perdido na estreia justamente para Melo e Dodig, que estão invictos no torneio.

Essa é a segunda vez na história do torneio que um brasileiro avança de fase. O único até então foi Gustavo Kuerten, em 2000, ano em que conquistaria o título nas simples e se tornaria número 1 do mundo ao final da temporada. Pelo Grupo B, o mineiro Bruno Soares, que tem o austríaco Alexander Peya como parceiro, joga nesta sexta, às 16h (de Brasília) contra os espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco, em busca da vitória para também garantir vaga nas semifinais.
Já classificados, Melo e Dodig cumprem tabela no sábado contra os já eliminados Qureshi e Rojer. Com uma vitória em dois jogos cada, os Bryans definem seu futuro na competição contra Fyrstenberg e Matkowski no mesmo dia.

Ivan Dodig Marcelo Melo ATP Finals (Foto: Getty Images) 
Melo e Dodig vão às semifinais depois que irmãos Bryans 
bateram Qureshi e Rojer (Foto: Getty Images)
 
O JOGO
Melo e Dodig entraram em quadra sabendo que uma vitória poderia dar a classificação antecipada para a fase semifinal. Em busca de garantir logo a vaga, a terceira melhor dupla da temporada não teve medo de partir para cima dos poloneses. Até quando acabava atuando na linha de base, Melo explorava bem os espaços abertos pelos adversários. O início arrasador rendeu uma quebra logo na primeira vez que estiveram na devolução de saque. E com Dodig seguro atrás e o brasileiro agressivo e vibrante junto à rede, o mineiro e o croata encaminharam bem a vitória parcial. No último game, Matkowski até mandou um belo lob sobre Melo, mas o set já era da terceira melhor dupla do ano.

Marcelo Melo e Ivan Dodig duplas tênis ATP Finals (Foto: AFP) 
Melo e Dodig dominaram o primeiro set, cochilaram
no segundo, mas reagiram no fim (Foto: AFP)
 
O segundo set começou com os poloneses dando o troco. Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski abriram o mesmo 3/0 que tomaram no set anterior. O clima ficou um pouco tenso quando o Matkowski reclamou de um ataque de Dodig, mas com o passar dos pontos, os ânimos se acalmaram e o foco voltou para o duelo em quadra. Melo e Dodig ainda tentaram uma última cartada quando perdiam por 5/3, mas já era tarde. Os poloneses olharam feio para o box da dupla do brasileiro e do croata quando o nono game ficou empatado em 30-30. Não gostaram nem um pouco da vibração dos amigos de Marcelo. No fim, os poloneses conseguiram forçar o super tie-break.

No set decisivo, cabia Marcelo Melo e Dodig manterem a calma. Explorando o cansaço da dupla polonesa, logo abriram uma boa vantagem quebrando o saque dos adversários. A vibração dos amigos de Marcelo acordou a dupla. Dodig acertou um lob milimétrico e deu um banho de água fria na reação polonesa. Os arrasadores 10/2 no super tie-break confirmaram a boa fase de Melo e Dodig.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/melo-e-dodig-vencem-mais-uma-e-garantem-vaga-na-semi-em-londres.html

Inter alfineta Grêmio pelo Twitter depois da queda na Copa do Brasil

Torcedores colorados também aproveitaram a eliminação para provocar a torcida rival

Por Porto Alegre

O s colorados não perderam tempo depois da eliminação do Grêmio da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, na Arena. Durante toda a madrugada e no início da manhã desta quinta, piadas e montagens tomaram conta das redes sociais. Mas não foram só os torcedores que aproveitaram a queda do maior rival. O twitter oficial do Inter também "tocou flauta" no Tricolor na manhã desta quinta-feira.

Twitter do Inter alfineta Grêmio após eliminação (Foto: Reprodução)
 
No primeiro tweet do dia, o Colorado lembrou a "seca" do Grêmio, que há 12 anos não conquista um título nacional ou internacional.

- Bom dia para você que comemora, no mínimo, um título por ano há 12 anos. Domingo é dia de Inter x Botafogo. É hora de apoiar! - escreveu a conta.



O Inter foi campeão gaúcho neste ano e está atualmente na 11º colocação do Brasileirão. Já o Grêmio não alcançou nenhuma final na temporada e está na 3ª posição no campeonato nacional.

Mas os torcedores não deixaram por menos. Muitas piadas e montagens tomaram conta das redes sociais. Confira algumas brincadeiras dos colorados.


Torcedores colorados fazem piada com a eliminação do Grêmio (Foto: Reprodução/Facebook)
Colorados fazem piadas com a eliminação do Grêmio (Foto: Reprodução/Facebook)
 
 
  •  
Colorados fazem piadas com a eliminação do Grêmio (Foto: Reprodução/Facebook)
 
FOMTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2013/11/inter-alfineta-gremio-pelo-twitter-depois-da-queda-na-copa-do-brasil.html

Seedorf desconversa sobre o Milan e admite não gostar de ser substituído

Sem entrar em polêmica com Oswaldo de Oliveira, craque afirma que sair de uma partida é sinal de que não fez um bom trabalho

Por Rio de Janeiro

O craque Seedorf deu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, no Engenhão, e foi perguntado sobre alguns assuntos que envolveram seu nome nesta semana, como o fato de não ter gostado de ter sido substituído durante a derrota por 1 a 0 para o Goiás, domingo, no Serra Dourada. O holandês não quis entrar em atrito com Oswaldo de Oliveira, mas disse que, assim como a maioria dos jogadores, não fica satisfeito quando sai do campo.

- Você sabe que se eu responder, vou criar polêmica... Mas nunca gostei de sair. Significa que alguma coisa que fiz não foi certa.


seedorf botafogo treino (Foto: Vítor Silva / SSPress) 
Seedorf durante treino do Botafogo na chuvosa manhã 
desta quinta-feira (Foto: Vítor Silva / SSPress)
 
Outro assunto envolvendo o holandês nesta semana foi a notícia vinda da Itália de que ele já teria um pré-contrato com o Milan para ser o técnico. Com o argumento de que não quer desviar a atenção para outro assunto que não seja o jogo contra o Inter, domingo, em Caxias do Sul, Seedorf despistou.

- Não vou comentar, não é hora de falar sobre isso - afirmou.

O camisa 10, no entanto, disse que se sente preparado para exercer esta função fora das quatro linhas. Ele faz um curso para ser treinador e tem comandado em algumas oportunidades a equipe sub-17 do Boavista.


 - Costumo dizer que nasci pronto. Mas estou pronto para o jogo contra o Inter também.

Um dos principais motivos para tanta convicção é o fato de ter como uma de suas características mais marcantes a liderança, que ele coloca em prática diariamente no Botafogo.

- A liderança é algo que a pessoa tem ou não tem. Sempre fui assim desde criança, até na escola. Gosto de responsabilidade, organizar, criar um grupo. Sempre levei isso na minha vida.

Quarto colocado do Brasileiro com 53 pontos, o Botafogo enfrenta o Internacional no próximo domingo, às 17h (de Brasília), em Caxias do Sul. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/seedorf-desconversa-sobre-o-milan-e-admite-nao-gostar-de-ser-substituido.html

Parceria entre Neymar e Messi volta a brilhar no Barça, e Tata Martino aprova

Irrequieto, brasileiro arranca suspiros do Camp Nou, mas argentino é a estrela com dois gols. Técnico garante o sucesso dá dupla: 'Os dois estão se dando muito bem'

Por Direto de Barcelona, Espanha

Antes de ir a campo na vitória desta quarta sobre o Milan por 3 a 2, Neymar esperou Messi passar na frente e se colocou na última posição da fila antes de entrar no gramado do Camp Nou para o aquecimento. A dupla sul-americana está se entendendo cada vez mais, e a entrada do brasileiro no time do Barcelona está provocando mudanças visíveis tanto dentro quanto fora de campo. A boa notícia para o ex-santista é que, ao contrário do que aconteceu com Ibrahimovic, Villa ou Eto'o, ele conseguiu criar uma parceria com o argentino, e o camisa 10 não parece afetado pelo bom rendimento do companheiro.

- Os dois estão jogando bem e se dando muito bem. De acordo com a situação da partida, vão se encontrar mais frequentemente e mais claramente. Muito se falou da chegada do Neymar ao Barcelona e temos aqui dois jogadores excepcionais que se dão muito bem - disse Martino, na entrevista coletiva após a partida pela Liga dos Campeões.


Neymar e Messi comemoração Barcelona jogo Milan Liga dos Campeoes (Foto: Reuters) 
Neymar e Messi: dupla mostra entrosamento tanto dentro 
quanto fora de campo pelo Barcelona (Foto: Reuters)


Em campo, o camisa 11 participou das melhores jogadas do Barcelona, tabelou com Messi, mas na hora de finalizar, mesmo sem estar no melhor nível, o melhor jogador do mundo mostrou mais eficiência com dois gols. Substituído aos 39 da etapa final para dar lugar a Pedro, o brasileiro terminou o jogo com um saldo positivo de três finalizações, sendo uma a gol, e cinco faltas sofridas. Duas delas originaram os dois primeiros gols do Barcelona – um deles marcado por Messi, de pênalti.


- Messi é sempre brilhante. É o melhor do mundo – disse Neymar, após o jogo.

Os elogios de Neymar tem fundamento. Se não demonstrou a mesma rapidez e intensidade que já encantou o Camp Nou, Messi fez um bom jogo, com os dois gols, e chegou aos seis na atual edição da Liga dos Campeões. E os números provam a eficácia argentina: em quatro finalizações, ele errou o alvo apenas uma vez.

Tata Martino jogo Barcelona contra Milan Liga dos Campeões (Foto: Reuters) 
Tata Martino exalta parceria entre Neymar e Messi (Foto: Reuters)
 


- Ele (Messi) fez uma partida fenomenal. Tem velocidade no mano a mano. Ele é um dos poucos jogadores que tem que ter cuidado quando está mal porque ele pode revolucionar tudo em três dias e ter um desempenho como o desta quarta – completou Martino.

Neymar e Messi mudam de lugar em campo

O jogo pela Liga dos Campeões voltou a mostrar diferenças no estilo de jogo entre o time de Tata Martino e o de Pep Guardiola e Tito Vilanova. O time entrou em campo no 4-3-3 com Messi na posição de atacante, mas, durante o primeiro tempo, o argentino não alcançou a mesma velocidade de outrora e sentiu algumas dificuldades para conduzir a bola para o gol.
 
Messi comemoração Barcelona contra Milan Liga dos Campeões (Foto: AP)Messi dá fim a jejum com dois gols, sendo um de pênalti (Foto: AP)
 
O Barça rapidamente se transformou em um 4-3-1-2 com Neymar e Alexis Sánchez como os homens mais avançados do time da casa. Em várias ocasiões, Neymar apareceu no centro do ataque, longe do lado esquerdo, posição que ocupava fixamente nos primeiros jogos com a camisa do Barcelona.

- Eu coloquei este trio de atacantes porque achei que seria o melhor. Aqueles que estão fora são bons. O trabalho do treinador é difícil porque quero que todos sejam motivados, com garra – disse o treinador, ao explicar a escolha pelo ataque sul-americano formado por Neymar, Messi e Sánchez.

O brasileiro se mostrou mais ousado e os companheiros acenaram com passes e assistências. Um exemplo disso foi o lance do pênalti, em que Neymar recebeu um passe longo de Iniesta e foi derrubado por Abate no centro da área do Milan. Messi fez o gol e celebrou junto do brasileiro, demonstrando que a parecia entre ambos está cada vez mais afinada.

No segundo tempo, Tata corrigiu algumas posições, e Messi voltou ao centro do ataque. Neymar também retornou ao lado esquerdo, mas não perdeu a ousadia. O gol do brasileiro por pouco não surgiu aos 28 minutos da etapa final, naquela que foi a jogada mais bonita da noite. Ele passou por Abate e Kaká com um jogo de cintura de arrepiar os torcedores, deixou Muntari no caído e, já dentro da área, chutou com força na direção do gol. A bola passou um pouco a bola por cima das redes de Abbiati. Pouco depois, deixaria o gramado aplaudido para a entrada de Pedro.

- Foi uma grande vitória, estou contente. Não fiz tudo perfeito nessa jogada, me faltou o arremate. Espero acertar da próxima vez – completou o brasileiro.


Neymar jogo Barcelona e Milan Liga dos Campeões (Foto: EFE) 
Neymar só lamenta não ter deixado sua marca: 'Espero 
acertar da próxima vez' (Foto: EFE)
 
FONTE:

Meia Índio consegue desligamento na Justiça, e rescisão já sai no BID da CBF

Representantes do jogador de 17 anos alegam dívida, conseguem mandado de segurança. Clube nega débito, entra com recurso e garante que jogador fica

Por Rio de Janeiro

Mateus Indio vasco (Foto: Divulgação)Índio pode deixar o Vasco sem jogar pelo profissional em São Januário (Foto: 
Divulgação)
 
Promessa das categorias de base do Vasco e da seleção brasileira, o meia Índio teve publicada nesta quarta-feira sua rescisão com o clube de São Januário. O desligamento saiu publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, via decisão da Justiça do Trabalho. Os representantes do jogador alegam dívida do clube com Índio e conseguiram um mandado de segurança para desfazer o vínculo com o Vasco, que vai até maio de 2015. Por sua vez, o clube, que renegociou o débito que tem com o atleta de 17 anos, já entrou com recurso para revogar a decisão e manter o contrato do jogador com o clube em vigor.

O mandado de segurança foi concedido cerca de um mês depois de clube e jogador se envolverem em negociação na Justiça a respeito de dívidas da assinatura do primeiro contrato de Índio como profissional. O garoto alega atraso de obrigações trabalhistas e outros débitos, como das luvas do contrato assinado em maio de 2012. À época, o clube apresentou contracheques, negando que o atraso salarial ou recolhimento de FGTS justificasse a rescisão indireta, pois era inferior a três meses. O Vasco também tenta ainda renegociar o pagamento da dívida.
 
Nos últimos dias circularam informações de que o Penapolense, do interior paulista, pudesse ser um destino original de Índio. O Vasco detém 60% dos direitos econômicos do jogador. O restante está dividido entre o jogador (20%) e o Grupo Sonda (20%). Um dos grandes investidores do futebol brasileiro, o Sonda tem participação nos direitos do atacante André, emprestado ao Vasco pelo Atlético-MG.
 
Matheus Indio site CBF Vasco (Foto: Reprodução / Site Oficial da CBF) 
No destaque, a rescisão publicada nesta quarta de Índio 
com o Vasco (Foto: Reprodução / Site Oficial da CBF)
 
No recurso, o Vasco diz que está pagando a dívida que tem com Índio. O diretor de futebol amador do clube, Manoel Pereira, afirma que o jogador segue em São Januário e que a situação será contornada. Dentro do clube, os rumores são de que há insatisfação dos representantes do jogador pela demora no garoto em subir para os profissionais. Índio, que atua por seleções de base desde o infantil, acaba de voltar dos Emirados Arábes, onde jogou o Mundial sub-17 ao lado de Danilo. O volante está vendido para um grupo português por R$ 13,5 milhões e será no Braga a partir do meio do ano que vem.

- Enquanto tiver contrato, ele não vai sair. Já está sendo tudo pago. Não tem nada de real no que estão pedindo (na Justiça). A decisão, inadvertidamente, não deve ter levado em conta que colocamos tudo em dia - diz Manoel Pereira, que citou Marlone como exemplo para Índio ter paciência - O Marlone esperou quanto tempo? E hoje ele está aí. O Danilo já foi (para o profissional). Ele vai ainda.

Nova perda na base?
Campeão estadual infantil em 2011 no time que tinha cinco jogadores da seleção brasileira, Índio é uma das estrelas da geração 1996 do clube. Tratado como joia desde as categorias inferiores, ele já passou uma semana treinando no Arsenal no ano passado. Do time de 2011 já houve algumas perdas: o atacante Mosquito, que se transferiu para o Atlético-PR após longo imbróglio com o Vasco; o lateral Foguete, que rescindiu com ação na Justiça e foi para o São Paulo; o volante Danilo, vendido a um grupo de investidores portugueses por 4,5 milhões de euros, e que agora vai para os profissionais; e Baiano, que continua no Vasco e já fez uma partida pelo elenco profissional. Recentemente, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o vice-presidente geral e de comunicações Antônio Peralta disse que espera contar com Índio nos profissionais em pouco tempo e garantiu que não esperava uma transferência do garoto.

O clube ainda tem problemas para manter outra revelação da base. O meia Marlone, de 21 anos, destaque do time nesta reta final do Brasileiro, pode se despedir do clube no fim da temporada. A multa rescisória do jogador é considerada baixa até para clubes brasileiros: são R$ 6 milhões. O clube tenta um reajuste do salário do jogador - de pouco menos de R$ 10 mil para R$ 50 mil -, mas não obteve ainda sucesso nas tratativas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/11/meia-indio-consegue-desligamento-na-justica-e-rescisao-ja-sai-no-bid-da-cbf.html

SporTV transmite Sul-Americana e Torneio dos Campeões nesta quinta

Liga Sul-Americana de Basquete, Paulista de vôlei feminino e Copa do Brasil sub-20 também estão entre as atrações do dia no Canal Campeão

Por Rio de Janeiro

A quinta-feira do SporTV tem como destaque a transmissão do Torneio dos Campeões da ATP, que está sendo disputado em Londres. As partidas começam ainda pela manhã e o Canal Campeão transmite todos os jogos do dia na competição, além da Liga Sul-Americana de Basquete, Copa do Brasil sub-20, Campeonato Paulista de vôlei feminino e Copa Sul-Americana.
As notícias ficam por conta dos programas diários do Canal Campeão: SporTV News, em três edições, Redação SporTV, É Gol!!!, Arena SporTV e Tá na Área.

ATP Finals
A partir das 10h (de Brasília), o SporTV 2 transmite o Torneio dos Campeões da ATP, que está sendo disputado em Londres. O Canal Campeão acompanha as duplas dos brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo, além de transmitir todos os jogos de simples, com narrações de Eusébio Resende e Cláudio Uchôa, e comentários de Narck Rodrigues e Dácio Campos, a partir das 16h.

tênis roger federer novak djokovic atp finals (Foto: Getty Images) 
Roger Federer é uma das atrações do ATP Finals 
nesta quinta-feira (Foto: Getty Images)
 
Copa do Brasil sub-20
Às 19h, o SporTV vai transmitir o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil de futebol sub-20, entre Criciúma e Botafogo, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC, com narração de André Lino, comentários de Roberto Gaúcho, e reportagem de Marcela Varasquim.

Liga Sul-Americana de basquete
A bola laranja também vai subir nesta quinta-feira no Canal Campeão. O SporTV 3 transmite a partir das 19h15m o duelo entre Bauru e São José, pela Liga Sul-Americana de basquete, no 
ginásio Panela de Pressão, em Bauru, com narração de Roby Porto e comentários de Byra Bello.
 
Campeonato Paulista de vôlei feminino
Às 21h30m é a vez do vôlei no SporTV 2, com o confronto entre Sesi e Pinheiros, pelo Campeonato Paulista de vôlei feminino, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina. A narração será de Odinei Ribeiro, os comentários serão de Carlão, e a reportagem fica com Anselmo Caparica.

Copa Sul-Americana
Para encerrar a quinta-feira, o SporTV transmite o jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana entre Itagui-COL e Libertad-PAR, no estádio Polideportivo Sur, na Colômbia, às 23h15m, com narração de Julio Oliveira e comentários de Roger Flores.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/11/sportv-transmite-sul-americana-e-torneio-dos-campeoes-nesta-quinta.html