terça-feira, 5 de novembro de 2013

Instalação da cobertura da Arena Palmeiras entra na última etapa

Antiga arquibancada do placar do estádio Palestra Itália recebe viga mestra de sustentação, e estrutura deve ser finalizada até o fim do ano

Por São Paulo

Enquanto dirigentes do Palmeiras e da WTorre travam batalha nos bastidores por causa do contrato de concessão do antigo estádio Palestra Itália, as obras de reforma no local, agora chamado de Allianz Parque, seguem normalmente. Nesta terça-feira, a construtora iniciou a instalação da última viga mestra que vai sustentar a cobertura da casa alviverde.

Com 95 metros de comprimento e três metros de altura, a estrutura pesa 75 toneladas e encerrará, no fim do ano, a cobertura dos 45 mil lugares do estádio. Somente após o processo ser finalizado na antiga arquibancada do placar que as obras chegarão ao gramado, já que todo o processo de montagem é feito no espaço em que ficava o antigo campo de jogo.
  •  
Arena Palestra Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre) 
Estádio do Palmeiras recebe última etapa de instalação 
da cobertura (Foto: Divulgação / WTorre)
 
Além da última viga, a construtora mantém ritmo acelerado no acabamento do estádio e na instalação das telhas metálicas – serão 17 mil metros quadrados no total. O detalhe foi escolhido para dar mais conforto aos torcedores do Palmeiras, com isolamento térmico e proteção acústica.
Com previsão de reinauguração para o primeiro trimestre de 2014, as obras no estádio do Verdão estão 70% concluídas.

Arena Palestra Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre) 
Instalação da última viga mestra deve ser concluída no 
fim de 2013 (Foto: Divulgação / WTorre)
 
Arena Palestra Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre) 
Arena Palmeiras tem previsão de inauguração para 
o primeiro trimestre de 2014 (Foto: Divulgação/WTorre)
 
 
FONTE:

Se bater Hendo, Vitor pega vencedor de Weidman x Spider, confirma Dana

Derrota para o americano, no entanto, mesmo que seja na categoria de cima, tira do brasileiro a chance de disputar o cinturão dos médios do UFC

Por Rio de Janeiro

Dana White finalmente esclareceu a situação atual de Vitor Belfort no UFC. Depois de desconversar diversas vezes, o presidente do Ultimate confirmou que o brasileiro é o candidato número 1 para enfrentar o vencedor da revanche entre Chris Weidman e Anderson Silva, que ocorre no UFC 168, dia 28 de dezembro, pelo cinturão dos médios. Para que isso aconteça, no entanto, o carioca precisa vencer Dan Henderson neste sábado, em Goiânia. A luta, mesmo sendo na categoria de cima, a dos meio-pesados (até 93kg), vai interferir diretamente na vida de Belfort, uma vez que Dana também garantiu que, se ele perder, sai da corrida pelo título até 84kg.

UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado) 
Belfort vem de nocautes sobre Michael Bisping e Luke 
Rockhold (Foto: Eduardo Valente / Agência Estado)
 
- Definitivamente Vitor é o candidato número 1. Mas ele precisa vencer - disse o chefão ao ser questionado pelo Combate.com durante teleconferência de imprensa na noite desta terça-feira.
Mais informações em instantes.

Banner Combate (Foto: Combate)
 

Fifa veta Fernandinho do Mundial, mas Galo mantém esperança

Entidade afirma que jogador foi inscrito depois do fim da janela de transferências internacionais. Atlético ainda acredita em reviravolta

Por Belo Horizonte

Fernandinho Votação 480 (Foto: Bruno Cantini / Flickr Atlético-MG) 
Fernandinho se tornou titular absoluto do Galo
(Foto: Bruno Cantini / Flickr Atlético-MG)
 
O Atlético-MG pode não contar com Fernandinho na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Marrocos. A Fifa decidiu que a inscrição do jogador na competição intercontinental é irregular, porque ele teria sido transferido para o Atlético-MG depois do encerramento da janela de transferências internacionais. A entidade máxima do futebol enviou um documento para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicando o veto à participação do jogador. A CBF encaminhou o documento para a Federação Mineira de Futebol (FMF), que repassou o ofício para o Atlético-MG.

A CBF, por meio da assessoria de comunicação, confirmou o envio do documento para a FMF. O presidente da federação mineira, Paulo Schettino, explicou que recebeu o documento e afirmou que ele vetava a participação de Fernandinho no Mundial, mas não comentava sobre a participação de Emerson e Dátolo, que também chegaram ao Galo no meio da temporada.


Já fizemos nossa manifestação e estamos confiantes de que o jogador possa atuar no Mundial. A Fifa vai avaliar e a previsão é que no final de novembro tenhamos essa definição"
Lásaro Cunha, diretor jurídico do Atlético-MG
 
- Recebemos o documento. Ele só fala no Fernandinho. Diz que a Fifa indeferiu e fala que a inscrição foi feita depois do prazo determinado - disse Schettino.

O diretor jurídico do Atlético-MG, Lásaro Cunha, no entanto, acredita que o jogador pode, sim, disputar a competição intercontinental. Ele explicou que o clube já prepara uma argumentação para apresentar à Fifa e tentar regularizar a situação até o dia 23 de novembro, quando o Galo tem que enviar a lista definitiva com os 23 jogadores que disputarão o Mundial.

- Esse é um processo complexo, no qual existem várias manifestações das entidades e do clube. Um órgão da CBF enviou um ofício que apenas compõe uma parte desse processo. Apresentamos nossas razões com considerações desse órgão que, na sequência, encaminhou à Fifa. Já fizemos nossa manifestação e estamos confiantes de que o jogador possa atuar no Mundial. A Fifa vai avaliar e a previsão é que no final de novembro tenhamos essa definição.


Entenda o caso

O entrave existe porque a Fifa acredita que o meia foi inscrito depois do fim da janela de transferências internacionais. O Atlético-MG alega que o inscreveu antes da data – 19 de julho – no Desportivo Brasil, clube da Traffic, e só depois o jogador se transferiu para o Galo. Isso caracterizaria uma transação nacional. A CBF, no entanto, alega que a transferência do jogador chegou apenas no dia 22 de julho, depois do prazo determinado.


A CBF reconhece a transferência nacional de Fernandinho do Desportivo Brasil para o Atlético-MG, por isso o jogador pode atuar normalmente no Campeonato Brasileiro. Entretanto, a Fifa não reconhece a transferência como válida para a disputa do Mundial de Clubes.

O Atlético-MG enviou na última quinta-feira uma pré-lista com 35 jogadores que podem disputar o Mundial de Clubes. E o nome de Fernandinho, atual titular absoluto da equipe de Cuca, estava nela. A lista definitiva, agora sem o nome do atacante, deve ser enviada para a Fifa no dia 23 de novembro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/11/fifa-veta-fernandinho-do-mundial-mas-galo-mantem-esperanca.html

Torneio dos Campeões e Copa do Brasil agitam o SporTV nesta quarta

Canal Campeão exibe semifinais entre Flamengo x Goiás e
Grêmio x Atlético-PR, além de tênis, basquete e natação

Por Rio de Janeiro

A Copa do Brasil agita a programação do SporTV nesta quarta-feira com os duelos de volta pelas semifinais da competição, entre Flamengo x Goiás e Grêmio x Atlético-PR. O Canal Campeão mostra as duas partidas, ao vivo, a partir das 21h e 20h (horários de Brasília), respectivamente.
Também é destaque nas atrações do canal o terceiro dia do Torneio dos Campeões, com participação do brasileiro Bruno Soares nas duplas, ao lado de Alexandre Peya, em duelo contra Marcel Granollers e Marc Lopez, às 16h.

Os programas SporTV News, Redação SporTV, É Gol!!!, Arena SporTV e Tá Na Área também preenchem a grade.

Confira os destaques
tênis nadal ferrer atp finals (Foto: Reuters) 
Nadal encara Warinka (Foto: Reuters)
 
Tênis
O SporTV2 exibe as emoções do Torneio dos Campeões da ATP, com narração de Eusébio Resende e Claúdio Uchoa e comentário de Dácio Campos e Narck Rodrigues. Rafael Nadal, que bateu Ferrer, encara Stanislas Wawrinka, que superou Berdych, a partir do meio-dia. Ao lado de Alexander Peya, o brasileiro Bruno Soares enfrenta a dupla Granollers/Lopez, às 16h, enquanto Ferrer duela com Berdych, duas horas depois.

Natação
Jader Rocha comanda a transmissão da etapa de Cingapura da Copa do Mundo de Natação, a partir das 8h da manhã.

Basquete
O SporTV2 mostra as emoções de Boca Jrs. e São José, às 19h15, pela Liga Sul-Americana. Roby Porto narra o duelo válido pelo Grupo E da segunda fase da competição.

Futebol
elias flamengo junior Viçosa goiás copa do brasil (Foto: Carlos Costa / Agência Estado) 
Fla recebe o Goiás em vantagem
(Foto: Carlos Costa / Agência Estado)
 
O grande destaque entre as quatro linhas fica por conta das semifinais da Copa do Brasil. Flamengo recebe o Goiás no Maracanã, e o SporTV mostra o duelo a partir das 21h, com narração de Luiz Carlos Júnior e comentário de Lédio Carmona. O Grêmio enfrenta o Atlético-PR, na Arena do Tricolor, e este jogo você confere no SporTV3, a partir das 20h, com narração de Jota Jr. e comentário de Belletti.

O Rubro-Negro vem de um bom resultado no Serra Dourada, onde venceu o Goiás por 2 a 1. Já o Tricolor Gaúcho tenta reverter a vantagem do Furacão, que venceu por 1 a 0 no Durival de Britto.

A Copa Sul-Americana também tem vez no SporTV. Às 21h50m, o SporTV2 exibe o duelo entre Nacional de Medellin, da Colômbia, e São Paulo, pelas quartas de final. No primeiro jogo, triunfo brasileiro por 3 a 2. A narração é de Milton Leite, com comentários de Maurício Noriega.
Futebol sub-20

Santos e Atlético-MG fazem o jogo de volta das semifinais da Copa Brasil de Futebol Sub-20. O SporTV mostra a partida às 18h.

Souza jogo Atlético-PR x Grêmio Copa do Brasil (Foto: Hedeson Alves / VIPCOMM) 
Grêmio recebe o Furacão, na Arena, pela semifinal da 
Copa do Brasil (Foto: Hedeson Alves / VIPCOMM)
 
FONTE:

Torcida apoia Federer, mas Djokovic leva a melhor em duelo empolgante

Suíço joga no embalo dos fãs em Londres, faz segundo set incrível, mas sofre segunda derrota seguida para sérvio em menos de uma semana

Por Direto de Londres

Roger Federer pode ter feito uma temporada ruim e ainda ter sido pouco explorado nos cartazes espalhados pela Arena de North Greenwich, em Londres, mas no Torneio dos Campeões da ATP, nesta terça, a torcida presente na estreia do suíço era favorável ao tenista na sua esmagadora maioria. O rival, porém, não era outro qualquer: Novak Djokovic. Apesar do clima adverso e uma melhora considerável de Federer no segundo set, o número 2 do mundo levou a melhor, com as parciais de 6/4, 6/7(2) e 6/2, em 2h22m de partida. Foi a segunda vitória do sérvio sobre o suíço em menos de uma semana. No último sábado, nas semifinais do Masters 1.000 de Paris, o sétimo do ranking mundial também fora derrotado.

- Federer tem um bom histórico em Londres e gosta de jogar aqui. Era um grande desafio. Há algumas horas eu estava jogando em Paris, então vencer Federer em (quase) duas horas e meia hoje foi incrível. Definitivamente é uma grande vitória - declarou Djokovic, após a partida.
Federer e Djokovic fizeram o confronto entre o recordista de títulos do evento (6) e o atual campeão do torneio. Com a vitória em sets diretos, o sérvio assume a primeira colocação do Grupo B, já que o argentino Juan Martín del Potro ganhou do francês Richard Gasquet por 2 sets a 1,na segunda-feira. Nesta quinta, Federer pega Gasquet, e Djokovic joga contra Del Potro. Ambos os jogos terão transmissão ao vivo do SporTV2.

tênis novak djokovic roger federer atp finals (Foto: AFP) 
Vitória em Londres foi a segunda de Djokovic sobre 
Federer em menos de uma semana (Foto: AFP)
 
Djokovic aproveita deslize de Federer
Do início ao fim, Federer jogou no embalo da torcida. A cada desafio eletrônico ganho, a arena vinha abaixo. A cada erro, era um lamento. A cada bola vencedora, uma explosão. Se o suíço já conquistara os espectadores desde antes do jogo, era a vez dele fazer jus dentro de quadra. Djokovic, porém, atrapalhava o rival. O sérvio jogava bem e anulava Federer... até começar a falhar no saque.

Uma dupla falta no começo do nono game colocou Nole em alerta. Federer teve o primeiro break point do jogo, mas desperdiçou a chance arriscando uma direita que saiu por centímetros. Depois de fazer 5/4, Djokovic recebeu um presente do adversário. O suíço descalibrou demais a mão, principalmente a direita, tomou a quebra e perdeu o set.

torcida Federer contra Djokovic ATP Finals (Foto: AFP) 
Torcedores apoiaram Federer durante toda a
partida contra Djokovic (Foto: AFP)
 
Federer levanta torcida e empata
A instabilidade seguiu atrapalhando Federer, mas aos poucos ele foi melhorando e construíndo outro jogo. Logo no primeiro game de serviço na segunda parcial, ele se defendeu com sucesso após um duplo break point para Djokovic. A agressividade no saque e nas primeiras trocas de bola eram as soluções encontradas pelo suíço nesses momentos de pressão. Dessa vez a fórmula deu certo, e o sétimo do ranking não deixou Nole deslanchar. Pelo contrário. No quinto game pressionou o rival e forçou o erro do sérvio para conquistar uma quebra de frente. Nessa hora todas as bandeiras da Suíça foram balançadas.

Atrás no placar, Djokovic não se abateu e devolveu a quebra no game seguinte. O sérvio lutou até a igualdade e superou um bravo Federer até empatar novamente o set, agora em 3/3. A resposta do suíço também foi ligeira. Foram quatro pontos consecutivos em cima do saque de Nole para obter outra quebra e deixar os torcedores novamente eufóricos. Os gritos foram ainda mais altos quando Federer chegou ao match point. Ele se deixou levar pelo clima, quis definir logo o ponto e mandou a bola para fora. O erro foi fatal. Djokovic teve duas vezes a vantagem na igualdade e voltou a empatar o set: 5/5.

Os games seguintes foram uma verdadeira batalha. Novamente houve igualdade, e Djokovic salvou até break point para depois confirmar o serviço e ficar a um game da vitória. Mas a parcial teve que ser decidida no tie-break, que foi toda de Federer. O suíço começou tomando uma mini-quebra, mas na sequência deixou Nole no chinelo, empatando o jogo com supremacia.

tênis roger federer novak djokovic atp finals (Foto: Getty Images) 
Federer deu bastante trabalho a Djokovic no segundo set 
(Foto: Getty Images)
 
Federer cai de produção, e Djokovic fatura a vitória
Se o segundo set terminou de ótima forma para Federer, o terceiro começou nada empolgante para ele. O ex-número 1 precisou lidar a todo tempo com a quebra que tomou logo no primeiro game. Por vezes ele soltava deixadinhas matadoras e bolas magistrais, mas de fato o nível com que atuava em quadra já não era mais o mesmo da parcial anterior.

Djokovic viu exatamente isso e conseguiu mais uma quebra no quinto game. Federer tentou gastar dois desafios que tinha em pontos seguidos, mas foi inevitável parar o sérvio. O suíço ainda se esforçava em quadra e manteve a esperança acessa quando diminuiu o placar para 5/2. Porém, Nole matou de vez a fatura vencendo de zero o game final de serviço.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/torcida-apoia-federer-mas-djokovic-leva-melhor-em-duelo-empolgante.html

Com mais um gol de CR7, Real Madrid empata com Juve e adia classificação

Craque português se mantém na artilharia, mas não consegue dar a vitória ao time merengue. Resultado deixa equipe italiana na última colocação do Grupo B

Por Turim, Itália

O placar foi igual, mas o resultado teve significados muito diferentes para Juventus e Real Madrid. Após o empate em 2 a 2 na Itália, nesta terça-feira, as duas equipes ocupam os extremos do Grupo B da Liga dos Campeões: os merengues são líderes, com dez pontos, e precisam de mais um empate para se classificar às oitavas. Já a Velha Senhora é a lanterna, com três, ainda sem vencer no torneio - o Galatasaray, que perdeu por 1 a 0 para o Copenhague, é o segundo colocado, com quatro pontos, mesmo número dos dinamarqueses.
 
Em campo, o confronto também foi parelho. E decidido de maneira semelhante. O Juventus, melhor no primeiro tempo, contou com duas falhas de Varane para marcar seus gols, anotados por Vidal, de pênalti, e Llorente. Mas Cáceres retribuiu o favor e também vacilou nas jogadas em que o Real balançou as redes, com as estrelas Cristiano Ronaldo e Bale.
 
Na próxima rodada, marcada para o dia 27 de novembro, o Real recebe o Galatasaray para confirmar a passagem às oitavas de final. Já o Juventus joga novamente em casa, desta vez contra o Copenhague, na primeira "decisão" para garantir a classificação.
 
Cristiano Ronaldo jogo Juventus e Real Madrid Liga dos Campeões (Foto: AFP) 
Cristiano Ronaldo e Pogba disputam a bola: tudo igual 
na Itália (Foto: AFP)
 
JUVE DOMINA NO PRIMEIRO TEMPO

Sabendo que um triunfo sobre o Real era importantíssimo para aumentar as chances de ir à próxima fase, o Juventus assumiu logo cedo uma postura ofensiva.Os merengues aceitaram isso, e, com um meio de campo mais marcador, não se incomodaram em recuar e buscar os contra-ataques. O problema é que a pressão bianconera foi tão forte que nem CR7 nem Bale conseguiram escapulir com frequência.

 
Como consequência, a Velha Senhora dominou ofensivamente. Pogba e Pirlo ditavam o ritmo no meio de campo, enquanto Tevez se movimentava sem parar no ataque. A primeira chance veio aos 27 minutos, quando o argentino cruzou na cabeça de Marchisio, mas Casillas, com o pé, evitou o gol.
 
Arthuro Vidal comemora gol da Juventus contra o Real Madrid - Liga dos campeões (Foto: Agência Reuters) 
Bonucci abraça Vidal após o chileno abrir o placar 
para o Juventus (Foto: Agência Reuters)
 
A insistência do Juve só foi premiada aos 41 minutos. Pogba recebeu dentro da área e foi derrubado por trás por Varane - que, antes, quase havia feito um gol contra, ao tentar cortar um cruzamento do francês. Na cobrança, Vidal bateu com perfeição, no ângulo esquerdo: 1 a 0 para os donos da casa.
 
REAL REAGE NA ETAPA FINAL

Atrás no marcador, o Real não fez alterações no intervalo, mas voltou completamente diferente para o segundo tempo. Com Modric mais avançado, os merengues passaram a marcar em cima, pressionando a saída de bola do Juventus. A estratégia deu certo logo ao seis minutos, quando Benzema interceptou um recuo de bola errado de Cáceres e rolou para Cristiano Ronaldo. O português bateu na saída de Buffon, deixou tudo igual e chegou a seu oitavo gol na Champions.


Cristiano Ronaldo Juventus e Real Madrida (Foto: Agência AFP) 
Cristiano Ronaldo festeja seu gol sobre o Juventus 
(Foto: Agência AFP)
 

O gol desestabilizou o Juventus, que chegava raramente ao ataque - na melhor chance, Pepe salvou em cima da linha em chute de Marchisio. E o Real, melhor no jogo, confirmou a superioridade aos 15 minutos. CR7 recebeu lindo lançamento de Marcelo, nas costas de Cáceres, e tocou para Bale. O galês chutou rasteiro, sem chance para Buffon, e virou a partida.
Entretanto, a vantagem fez o Real recuar novamente. E o Juventus, ainda atordoado, teve o espaço necessário para se reorganizar, sempre sob a batuta de Pirlo. Fi assim, aos moldes da pressão do primeiro tempo, que os anfitriões reagiram. Aos 19 minutos, Cáceres cruzou para Llorente, que se livrou de Varane e cabeceou firme, empatando a partida e diminuindo o prejuízo bianconero. 

Gareth Bale jogo Real Madrid contra Juventus (Foto: Getty Images) 
Bale tenta desarmar Asamoah: galês fez o segundo gol 
do Real Madrid na partida (Foto: Getty Images)
 
 
FONTE:

Bayern garante vaga antecipada com triunfo econômico sobre Viktoria Plzen

Gol de cabeça de Mandzukic classifica os bávaros, que ainda igualam recorde do Barcelona. Manchester City goleia o CSKA por 5 a 2 e também avança às oitavas

Por Plzen, República Tcheca

Para quem poderia esperar uma goleada daquelas, o Bayern de Munique só derrotou o modesto Viktoria Plzen com um magro 1 a 0, na República Tcheca, graças a um gol de cabeça de Mandzukic na etapa final. Mas, apesar de econômico, o triunfo desta terça-feira, pela quarta rodada do Grupo D da Liga dos Campeões, deu aos bávaros a classificação antecipada para a próxima fase. No outro jogo da chave, o Manchester City venceu o CSKA Moscou por 5 a 2, na Inglaterra, e também garantiu sua vaga nas oitavas de final.

Comemoração do Bayern de Munique contra o VIKTORIA PLZEN - Liga dos campeões (Foto: Agência AFP) 
Triunfo por 1 a 0 sobre o Vicktoria garante classificação 
antecipada e recorde na Champions (Foto: Agência AFP)
 

O Bayern, que soma agora nove vitórias consecutivas na competição europeia, igualando o recorde do Barcelona na temporada 2002/2003, tentará ainda avançar como primeiro do grupo. Única com 100% de aproveitamento na competição, a equipe de Pep Guardiola lidera a chave com 12 pontos - três a mais que o vice City. O CSKA vem logo em seguida, com três, mas não pode mais passar os ingleses nas duas rodadas que faltam por levar desvantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate.

Na próxima rodada da competição europeia, daqui a três semanas, o Bayern de Munique vai à Rússia para enfrentar o CSKA. O Manchester City também não terá tarefa das mais difíceis e recebe o já lanterna Viktoria Plzen, que ainda não pontuou, na Inglaterra.

Presença constante nas listas de Felipão, Dante ficou no banco de reservas e deu lugar a Contento na zaga. Com isso, Rafinha só representou o Brasil na equipe de Pep Guardiola. De resto, Götze voltou a ser titular no time bávaro, formando a linha ofensiva com Ribéry, Toni Kroos e Thomas Müller (que deu lugar a Mandzukic na etapa final).

Mandzukic decide de cabeça

O Bayern dominou ligeiramente a primeira etapa. O time de Guardiola criou mais chances e teve mais posse de bola, mas, se a diferença técnica entre as duas equipes for levada em conta, ficou devendo. Inclusive, não teria sido nenhum absurdo se o Viktoria fosse para o vestiário com a vantagem no placar. De qualquer forma, o empate foi, de certo modo, justo.

As duas melhores oportunidades da etapa de abertura saíram dos pés do Bayern - ambas nos 15 minutos iniciais. Na primeira, aos 10, Alaba bateu colocado no canto esquerdo de Kozacik, que defendeu bonito em dois tempos. Pouco depois, Schweinsteiger recebeu de Götze e acertou a trave de Kozacik na chance mais clara do primeiro tempo. Mas ficou nisso, e o time alemão sofreu para furar o bloqueio adversário no decorrer da partida.

Ribery jogo Bayern de Munique contra  Viktoria Plzen Liga dos Campeões (Foto: AP) 
Destaque do Bayern na temporada, Ribéry teve atuação 
abaixo da média, assim como seus companheiros (Foto: AP)
 

O Bayern voltou melhor para a etapa final e nos dez primeiros minutos dominou o adversário amplamente. Lahm, Van Buyten, Ribéry... todos finalizaram em boas condições, mas não marcaram por muito pouco. Quando o time alemão diminuiu um pouco o ritmo, Mandzukic, que entrara pouco antes, recebeu cruzamento na medida de Lahm e, completamente livre, abriu o placar de cabeça aos 19.

Nos minutos finais, o Bayern valorizou a posse de bola e, apesar da atuação econômica, não correu maiores riscos. Pelo contrário. Até esteve mais perto do gol, porém pecou em eficiência. No fim das contas, o magro 1 a 0 acabou de bom tamanho.

Agüero e Negredo brilham no City

O City, por sua vez, não economizou em Manchester. Graças aos gols de Agüero (duas vezes) e Negredo (três vezes), a equipe inglesa goleou por 5 a 2 - Doumbia descontou para os visitantes - e avançou às oitavas com duas rodadas de antecipação. Os Citiziens, aliás, afastam o fantasma das duas últimas temporadas, quando foram eliminados precocemente na primeira fase.

Negredo comemoração Manchester City contra CSKA (Foto: Getty Images) 
Negredo (à direita) faz três dos cinco gols da vitória do 
Manchester City sobre o CSKA (Foto: Getty Images)
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/11/bayern-garante-vaga-antecipada-com-vitoria-magra-sobre-o-viktoria-plzen.html

Bota considera 12 pontos suficientes para garantir a segunda colocação

Zagueiro Bolívar diz que três vitórias em casa e uma como visitante deixam o time classificado para a fase de grupos da Taça Libertadores do ano que vem

Por Rio de Janeiro

Bolivar na coletiva do Botafogo (Foto: Thales Soares)Bolívar aposta em final feliz para o Botafogo no Brasileiro (Foto: Thales Soares)
 
O Botafogo vive um momento de queda no Campeonato Brasileiro, com uma vitória nos últimos quatro jogos. A sequência ruim fez com que o Goiás se aproximasse de forma perigosa e se tornasse uma ameaça ao objetivo do clube de voltar a disputar a Taça Libertadores depois de 18 anos de ausência.

Entre os jogadores, a preocupação é de manter o pessimismo distante. Nas seis rodadas que faltam, o Botafogo terá três jogos como mandante e já há quem faça as contas do que o time precisa para garantir essa vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Internamente, 12 são suficientes.


- Precisamos somar o maior número de pontos, principalmente em casa. Aqui, temos que fazer nove pontos e ganhando mais um jogo fora acredita que a gente possa garantir o segundo lugar - disse o zagueiro Bolívar.

A preocupação em terminar o Campeonato Brasileiro em segundo lugar é evitar disputar a primeira fase da Taça Libertadores, que acontece antes da formação dos grupos. No momento, o Botafogo está em quarto lugar, com 53 pontos. O Atlético-PR é o vice-líder, com 55, e o Grêmio ocupa a terceira posição, com 54.

Normalmente, apenas o quarto colocado vai para essa etapa da competição, mas caso um brasileiro seja campeão da Copa Sul-Americana, o terceiro perde a classificação direta e o quarto fica fora da Libertadores.

- Vamos fazer o nosso dever para não depender de nada. A primeira fase da Libertadores é sempre complicada, pois não se sabe o adversário e apresentação acontece um pouco antes no início da temporada - explicou Bolívar.

O grupo procura se manter confiante na classificação e se apega ao fato de estar 28 rodadas seguidas entre os quatro primeiros colocados. Para isso tenta entender o comportamento do torcedor prometendo um ano de 2014 na Libertadores.

- Com os anos que passam aprendemos muitas coisas. Cada grupo é diferente. Estamos no G-4 há bastante tempo. O torcedor tem a paixão e fica recordando coisas de anos atrás. Temos um grupo preparado e que já deu provas disso em outras situações. Estamos muito centrados nas nossas obrigações para depois do dia 8 de dezembro dar um feliz 2014 para o torcedor assistindo à Libertadores - afirmou Bolívar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/bota-considera-12-pontos-suficientes-para-garantir-segunda-colocacao.html

Assumpção brinca sobre Libertadores: 'Se ficarem fora, mato um por um'

Em entrevista ao blog do jornalista Rica Perrone, presidente do Bota fala também sobre relação com a torcida, permanência de Seedorf em 2014 e uso do Engenhão

Por Rio de Janeiro

A derrota para o Goiás no último fim de semana deixou a disputa pela vaga para a Libertadores mais apertada, mas o presidente Maurício Assumpção continua inabalável em sua confiança de que o time estará na competição continental em 2014. O planejamento para a próxima temporada já começou, mas o dirigente sabe que nada pode ser fechado antes desta pendência ser resolvida.
Maurício revelou uma promessa dos jogadores, de não deixarem a classificação escapar, mas mostrou que a ansiedade pela vaga não abalou seu bom humor. E garantiu: um eventual fracasso não será perdoado facilmente.

- Não vamos ficar fora da Libertadores. De jeito nenhum. Os jogadores me prometeram que vão entrar na Libertadores. Se eles ficarem fora, estão mortos. Mato um por um - disse, seguido de uma gargalhada, em entrevista ao blog do jornalista Rica Perrone.

Maurício Assumpção treino Botafogo (Foto: Fábio Castro / Agif) 
Maurício Assumpção não duvida da classificação do Botafogo
 à Libertadores (Foto: Fábio Castro / Agif)

A torcida merece um capítulo à parte para o presidente alvinegro. A pressão existe, sobretudo diante de decepções recentes no que diz respeito à perseguição por uma vaga na Libertadores.

Recentemente, um cartaz no Maracanã deixou clara a opinião das arquibancadas: é obrigação.
Maurício vê com bons olhos o alto grau de exigência, mas não considera ideal a relação dela com os jogadores. A baixa frequência incomoda, principalmente com o que avalia como um bom desempenho do time nos últimos anos.
 
Se eu tivesse que ter um sonho como presidente, seria ter essa união entre torcida e jogadores
de uma forma plena."
Maurício Assumpção
 
- Faremos uma reunião com uma agência de publicidade para fazer um estudo sobre o comportamento do nosso torcedor, para entendermos um pouco mais. Estamos chegando bem em todas as competições. Os jogadores não conseguem entender, porque vêm de outros clubes e não conhecem a cultura do Botafogo. Eles me perguntam: "O que mais precisamos fazer? (para que a torcida compareça)". Já fizemos diversas ações de marketing do time com a torcida. Aí vem uma derrota e parece que tudo aqui vai por água abaixo. A torcida tem um papel fundamental. E se eu tivesse que ter um sonho como presidente, seria ter essa união entre torcida e jogadores de uma forma plena.

O Engenhão é outra preocupação do presidente alvinegro. Fechado até o fim do próximo ano para resolver problemas de estrutura, o estádio gera prejuízo. Menor atualmente, já que o clube não paga mais a taxa de manutenção à Prefeitura, mas o fechamento emperrou alguns projetos e fez com que o Botafogo precisasse entrar em acordo com o consórcio do Maracanã para mandar seus jogos. Ainda assim, Maurício garante que não abrirá mão do estádio e espera por dias rentáveis mesmo com a reabertura do Maracanã.

- O Engenhão é um bom negócio mesmo com o Maracanã aberto. Não há a menor chance de o Botafogo abrir mão. Dependendo do que o Maracanã vai fazer, com a obrigação de mínimo de número de jogos, eles vão perder muitos eventos paralelos ao futebol. Estamos fazendo ajustes, através dos quais o Botafogo será ressarcido de todo o prejuízo causado pela interdição do estádio. Isso acontecerá aos poucos e de forma que o Botafogo não será prejudicado. O Botafogo parou de pagar a manutenção, não é mais nossa responsabilidade.

A postura de Maurício foi muito criticada por alvinegros na época da interdição do Engenhão. Torcedores cobraram uma atitude mais combativa. O presidente, no entanto, apela para a estratégia para justificar seus atos.

Eduardo Paes Mauricio Assumpção coletiva Engenhão (Foto: Edgard Maciel de Sá)Presidente fala do relacionamento com o prefeito Eduardo Paes (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
- Dizem que eu não brigo com o prefeito porque vou ser candidato a deputado. Isso não vai acontecer. Eu me filiei a um partido porque o Governador, o vice e o Prefeito são desse partido. Achei que não houvesse nada demais. Falam que uso o Botafogo como trampolim. Mas o tempo vai dizer quais foram as providências que tomamos. Dentro em breve vocês vão ficar sabendo de uma novidade que é muito por conta dessa negociação que o Botafogo está fazendo (pelo fechamento do Engenhão).

No Maracanã, o Botafogo joga suas últimas fichas neste Brasileiro em busca da vaga na Libertadores. Muito do planejamento para o ano que vem depende da classificação na competição continental, incluindo o papel de Seedorf. O contrato do holandês é até junho de 2014, e o presidente espera que ele seja cumprido até o final.
 
As notícias sobre problemas de relacionamento no vestiário protagonizadas pelo jeito meio durão do meia foram rechaçadas pelo presidente alvinegro, que deu uma nova perspectiva sobre o papel do experiente jogador para o ambiente interno do departamento de futebol.

Seedorf fica até julho de 2014. Pelo Botafogo ele não sai. A não ser que ele tenha algum outro projeto.

De idiota e burro ele não tem nada. Ele vai avaliar o ano dele, as possibilidades para o próximo
ano, e avaliar o que vai fazer.
 Maurício Assumpção
 
- Seedorf fica até julho de 2014. Pelo Botafogo ele não sai. A não ser que ele tenha algum outro projeto. De idiota e burro ele não tem nada. Ele vai avaliar o ano dele, as possibilidades para o próximo ano, e avaliar o que vai fazer. Se o Seedorf tem problema de relacionamento com o elenco, queria trazer mais cinco Seedorfs. Ele chacoalhou lideranças no Botafogo que não sabiam o seu papel de líderes da equipe. Para se chegar a esse processo é normal que aconteçam chacoalhadas. E que bom que aconteceu isso.

O holandês foi um reforço que teve impacto imediato, e o presidente admite que precisaria encontrar outro profissional com perfil parecido caso perdesse o jogador. Contratar, no entanto, nunca é fácil, principalmente pelo orçamento limitado. E o dirigente revela nomes de alguns jogadores que o Alvinegro perdeu para concorrentes por falta de dinheiro.
 
- O Thiago Ribeiro estava certo para vir, o Dagoberto também. Não vieram por causa da grana.
O Ronaldinho era um sonho para o time de 2010. Se estivesse conosco, tenho certeza de que ele teria ido para a Copa. Falei isso para o Assis (irmão e empresário de R10).

Maurício Assumpção se aproxima do seu último ano de mandato. Pelo estatuto do clube, não pode se candidatar a nova reeleição e garante que não pretende disputar outra vez o cargo no futuro.
Como pontos positivos, comemora a reestruturação das finanças do clube e das categorias de base. O saneamento econômico é comemorado como uma conquista, algo como o título carioca de 2010, considerado por ele o momento mais feliz de sua passagem pela presidência. A cavadinha de Loco Abreu na disputa de pênaltis quase rendeu um ataque cardíaco, mas a contratação do uruguaio é outro ponto considerado um sucesso.
 
- Ganhamos com a cavadinha do Loco Abreu, pude comemorar com meu filho e com meu pai. Foi bacana. Lembro de chegar para o André (Silva, ex-vice de futebol) e falar: "Esse fdp está maluco?". O André me respondeu: "Não sei, mas a bola entrou". E ele repetiu isso na Copa. Não é loucura... é sangue frio. A gente não contratou como ídolo - ele se fez ídolo. Quando soube que ele só jogava com a 13, chamamos o Zagallo. E foi uma loucura com torcida querendo invadir a apresentação. Tomamos um impacto com o que aconteceu. E pensamos: "Esse cara dá liga". Um dos produtos que mais vende na nossa loja é a camisa celeste alvinegra".

Depois de sofrer com o quase rebaixamento em 2009, Maurício se orgulha dos avanços que enxerga em General Severiano. E espera que a evolução possa seguir nos próximos anos.

- Muita coisa foi feita por essa direção que tem que continuar. Em três ou quatro anos o Botafogo deve estar em uma outra realidade financeira, em outro patamar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/assumpcao-brinca-sobre-libertadores-se-ficarem-fora-mato-um-por-um.html

Após provocação a Renato Gaúcho, Mancini não teme 'resposta' gremista

Técnico do Furacão diz, aos risos, que filhas dele não posariam para fotos de biquíni. Em Curitiba, atleticanos levaram imagens de Carol Portaluppi

Por Curitiba

As provocações da torcida atleticana ao técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, fizeram sucesso no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, semana passada, na Vila Capanema. Os rubro-negros levaram várias imagens da filha dele, a modelo Carol Portaluppi, para provocá-lo. A torcida do Furacão pretende repetir a provocação no jogo da Arena do Grêmio.

Pai de duas filhas, o técnico do Atlético-PR, Vagner Mancini, diz não temer uma "resposta" da torcida gremista:

- Eu tenho duas filhas e não quero (que levem imagens delas), mas minha filha não vai bater foto de biquíni também, não - falou o comandante rubro-negro, aos risos.

Carol Portaluppi é modelo e já realizou ensaios de biquíni. Os torcedores do Furacão pegaram uma dessas imagens, fizeram uma montagem colocando o símbolo do clube e levaram para o estádio. Carol admitiu que deu muita risada pelo episódio. Vagner Mancini viu a provocação ao técnico do Grêmio logo na chegada à Vila Capanema, na última quarta-feira. Ele falou que toda brincadeira, desde que saudável, é bem vinda.

- Eu tinha visto na chegada ao estádio. Chama a atenção o gesto do torcedor. Lógico que a intenção, e eu até vi a entrevista dele depois, era botar um pouco mais de pimenta no jogo. Tudo feito dentro de uma normalidade é válido. Quando uma atitude gera uma violência, aí não, aí tem que abominar do futebol. Mas uma brincadeira, desde que seja saudável, tudo bem - afirmou.

grêmio atlético-pr carol portaluppi faixa cartaz boneco (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com) 
Torcedores do Furacão levam 'Carol Portaluppi' para 
estádio (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
 
O reencontro do Atlético-PR com o Grêmio, e da torcida rubro-negra com Renato Gaúcho, está marcado para 21h50m (horário de Brasília) de quarta-feira, na Arena tricolor. O jogo vale vaga na final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Furacão venceu por 1 a 0. Por isso, pode perder por até um gol de diferença desde que balance as redes fora de casa. Derrota por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Já se perder por dois ou mais gols, o Rubro-Negro seria eliminado. O classificado decide o título contra o vencedor do duelo entre Flamengo e Goiás (no jogo de ida, os cariocas venceram por 2 a 1 no Serra Dourada).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2013/11/apos-provocacao-renato-gaucho-mancini-nao-teme-resposta-gremista.html

Agora em português: Joel vai para Angola e não vê problema com língua

Técnico foi sondado pelo Vasco após saída de Autuori e lembra que não pôde assumir o time por causa do compromisso com a federação do país africano

Por Rio de Janeiro

Joel Santana - Globo Esporte (Foto: Reprodução / TV Globo)Joel viaja para Angola e vai conversar com os
dirigentes locais (Foto: Reprodução / TV Globo)
Aos 64 anos, Joel Santana se prepara para tocar um novo projeto na carreira. Com passagens por Arábia Saudita, Japão, África do Sul e títulos conquistados com grandes equipes do Brasil, o desafio agora será em Angola. O treinador tem viagem marcada para o país africano na próxima quinta-feira e vai ouvir o que os dirigentes da federação local têm a dizer para saber se tocará de fato o projeto à frente da seleção até a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

- Vou para lá ver a situação, já estou há mais de cinco meses conversando. E vamos lá para ter uma ideia do que existe e do que pode e não pode fazer. Mas não tem nada de contrato, é só visitar. Estou indo por uma situação acima de tudo que o povo angolano quer investir no futebol. O crescimento lá é grande, com várias empresas nossas (brasileiras) trabalhando. Acho que daqui a pouco tempo vai ser um dos grandes países no futebol. Lá tem bom material humano - disse, por telefone.

O último trabalho com uma seleção foi antes da Copa de 2010, com a África do Sul, quando Joel comandou a equipe local e foi alvo de brincadeiras pela pronúncia da língua inglesa. Desta vez, vai lidar com jogadores que falam português, o que não vê como uma grande vantagem.

- Futebol é universal. O que rola na África do Sul rola na Angola, na China, no Japão... Por causa disso ensinei a vocês como ganhar dinheiro (risos). Ninguém fala que trabalhei na Arábia e sobrevivi - explicou Joel, que abusa do uso do inglês em um comercial de xampu anticaspa.

 
Joel Santana SporTV News (Foto: Divulgação SporTV)Joel Santana recebeu oferta do Vasco, mas teve de recusar (Foto: Divulgação SporTV)
No meio do caminho das conversas com os angolanos, Joel teve nova oportunidade de assumir uma equipe no futebol brasileiro. O Vasco o procurou para acertar, e o convite foi prontamente negado.

- Eu estava para ir (para o Vasco) desde o Paulo Autuori, e depois fechei esse acordo. Aconteceu uma coisa que pensei que não ia acontecer. Não tenho nada com essa situação (da saída de Dorival Junior). Como vou firmar uma coisa e não cumprir? Depois vão falar que o brasileiro continua sem palavra.



O dia foi corrido. Entre uma ligação matinal durante seus exercícios físicos e outra na hora do almoço, o treinador atendeu a imprensa com bom humor. E não pensa em encerrar a carreira tão cedo. Questionado se esse pode ser último trabalho como técnico, brincou.

- Rapaz, quer encerrar minha carreira agora? Me arruma um emprego para ir para o Real, para o Barcelona... Como vou botar comida em casa? Estou com meia zero (tem 64 anos), meia bomba, mas para com isso. Sou melhor que muitos de 20, 30 que contam histórias para vocês (risos). 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/11/agora-em-portugues-joel-vai-para-angola-e-nao-ve-problema-com-lingua.html

Com Dodig, Melo bate irmãos Bryan e dá primeira vitória ao Brasil pós-Guga

Último triunfo de um tenista brasileiro no Torneio dos Campeões foi título do ex-número 1 em 2000, em Lisboa. Marcelo partilha emoção com Soares

Por Direto de Londres

Marcelo Melo e Ivan Dodig pegaram uma pedreira logo de cara no Torneio dos Campeões da ATP, mas não se intimidaram e deixaram a quadra de Londres vitoriosos. Na partida de estreia, nesta terça-feira, a terceira melhor dupla da temporada parou nos gêmeos americanos Bob e Mike Bryan apenas no primeiro set. Só que o brasileiro e o croata reagiram na reta final. Um mostrou força no saque, e outro, precisão nas devoluções para arrancarem uma virada no super tie-break, em 1h12min de jogo - parciais de 3/6, 6/3 e 10/8.

Com a vitória sobre os melhores duplistas da atualidade, Melo quebrou um jejum de 13 anos para o Brasil. A última vitória de um tenista do país fora quando Gustavo Kuerten conquistou o título da competição em 2000, em Lisboa. Mas em vez de se vangloriar do feito, o mineiro partilhou a emoção da marca exaltando também o ex-parceiro Bruno Soares.

- Eu e o Bruno estamos fazendo um trabalho bem legal. Muita gente está dando muito valor para nós. Acho que é merecido. Hoje somos dois jogadores Top 5 do mundo, e qualquer país ficaria muito orgulhoso de ter - disse Marcelo Melo.

Marcelo Melo e Ivan Dodig duplas tênis ATP Finals (Foto: AP) 
Ivan Dodig e o brasileiro Marcelo Melo bateram os 
irmãos Bryan de virada (Foto: AP)
 
Com o triunfo, Melo e Dodig assumiram a vice-liderança do Grupo B, atrás dos poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski. Os europeus, aliás, serão os próximos adversários da dupla número 3 do mundo, na quinta-feira.


saiba mais
 
 O JOGO
Melo era quem mais sofria em quadra. Dodig segurava a onda, na medida do possível, na linha de base, mas o mineiro não estava na mesma sintonia que o parceiro. Diante dos erros do brasileiro, os Bryan abriram 3/0 rapidamente. Passados os três primeiros games, Melo começou a entrar mais no jogo e foi vital para a recuperação da dupla. Dominando com mais eficiência a rede, o mineiro foi responsável pela devolução da quebra no sétimo game. O problema é que os irmãos Bryan não são a melhor dupla da atualidade por acaso. Mesmo com a reação do croata e do brasileiro, os líderes do ranking furaram o paredão que Melo e Dodig fizeram no meio da quadra, voltaram a conquistar uma quebra e venceram o primeiro set: 6/3.

Se o brasileiro e o croata estavam mais sonolentos no começo da partida, no segundo set mostraram-se bem mais perigosos. No primeiro game de serviço dos Bryans, chegaram ao 0-40 e conquistaram a quebra na quarta tentativa. Neste game, os americanos se irritaram ao perder um ponto por falar com a bola em andamento. Foi a vez de Melo e Dodig terem o 3/0 a favor e de repetirem o placar da primeira parcial, forçando o super tie-break.

Parecia que a reação de Melo e Dodig pararia por aí. Os gêmeos fizeram  valer o entrosamento para vencer pontos longos e abrir 4/0 com direito à tradicional peitada dos americanos para comemorar. Uma festa antes da hora. A dupla número 3 do mundo não jogou a toalha, e o croata empatou em uma linda devolução na paralela, seu ponto forte no jogo. Mas foi o brasileiro o nome da reta final da partida. Melo virou o jogo em uma acirrada disputa na rede. Ele forçou o saque e conseguiu duas devoluções erradas dos melhores do mundo para ficar com três match points. Os irmãos confirmaram seus serviços e evitaram por duas vezes a vitória de Melo e Dodig, só que o mineiro mostrou força na rede e parou os rivais para fechar em 10/8. Uma estreia e tanto para Marcelo Melo.

Marcelo Melo e Ivan Dodig duplas tênis ATP Finals (Foto: AP) 
Marcelo Melo foi o destaque da reta final do duelo 
com os irmãos Bryan (Foto: AP)
 
FONTE:

Ex-parceiros, Soares e Melo buscam fazer história separados em Londres

Brasil nunca teve um duplista campeão do evento. Mineiros estreiam nesta terça, 30 anos depois da participação de Cássio Motta e Carlos Kirmayr

Por Direto de Londres

O Torneio dos Campeões da ATP deste ano é memorável para o Brasil. O país não só está de volta à competição como está representado de uma forma que nem na Era Guga esteve. Pela segunda vez na história da competição, o país tem dois duplistas na disputa. Porém, ao contrário de 30 anos atrás, quando Cássio Motta e Carlos Kirmayr disputaram o campeonato juntos e foram eliminados logo na primeira partida, os ex-parceiros mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo iniciam, nesta terça-feira, a briga para conquistar o torneio separados. Mesmo distantes um do outro, ambos os tenistas, que ocupam duas posições do Top 5 do ranking mundial de duplas, buscam um título que seria inédito para o Brasil na categoria.

- É histórico depois de tanto tempo colocar dois brasileiros. E estamos colocando de uma forma muito bacana. Estamos num momento como segunda e terceira melhor dupla da temporada. Não estamos indo por sorte, impomos nosso jogo durante toda temporada. Isso mostra que estamos merecendo demais estar em Londres - afirmou Soares, que foi parceiro de Melo em 2010 e 2011.

Marcelo Melo e Bruno Soares no tênis do Brasil contra Estados Unidos duplas Copa Davis (Foto: EFE) 
Melo e Soares representam o Brasil em Londres, mas 
disputam o torneio em lados opostos (Foto: EFE)
 
Atual número 3 do mundo (posto mais alto que um brasileiro alcançou no ranking de duplas da ATP), Soares joga ao lado do austríaco Alexander Peya, que está logo atrás dele no ranking. Os dois são a segunda melhor parceria da temporada e conquistaram cinco títulos juntos neste ano (Aberto do Brasil, ATP 500 de Barcelona, ATP 250 de Eastbourne, Masters 1.000 de Montreal e ATP 500 de Valência). Também foram vice-campeões do Masters 1.000 de Madri, do ATP 250 de Queen's, do ATP 500 de Hamburgo, do US Open e do Masters 1.000 de Paris.

- É a realização de um sonho. Bate aquela empolgação, é a primeira vez aqui. Mas por mais especial que seja, é um torneio de tênis onde deve-se fazer seu trabalho como em qualquer outra semana do ano - disse Bruno.

Recém-chegado ao posto de número 5 do mundo, Marcelo Melo atua com o croata Ivan Dodig, com quem não esteve em tantas finais como Soares. Porém, as decisões disputadas pelo brasileiro e pelo companheiro foram tão importantes quanto. Eles foram vice-campeões de Wimbledon e faturaram o Masters 1.000 de Xangai, o primeiro deles nesse nível de competição. Os outros resultados durante a temporada também os ajudaram a chegar ao posto de terceira melhor dupla do ano.

- Eu já tinha vindo em 2008 como reserva como André Sá, mas a sensação é completamente diferente de estar como jogador principal. Estamos jogando muito bem, como especialmente em Paris. A gente está feliz por ter chegado à meta final que era estar aqui presente - disse Melo.

info duplas ATP (Foto: arte esporte)
 
O caminho das pedras
Apesar da melhor temporada da carreira de cada um, nem Soares nem Melo disputam o ATP Finals como favoritos. A dupla a ser batida é simplesmente os melhores duplistas da atualidade: os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan. Os tenistas de 35 anos possuem mais de 800 vitórias no circuito e são os atuais campeões olímpicos e de três Grand Slams: Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon. Só não conquistaram o US Open, que ficou nas mãos do indiano Leander Paes e do tcheco Radek Stepanek.

- É um jogo duro, um pouco mais do que outros porque eles têm um arsenal de jogo muito grande. Eles mudam muito durante as partidas, mas sabemos muito bem como jogar contra eles. É preciso aproveitar as chances e ficar bem ligado para não cometer um pequeno deslize - comentou Melo, lembrando que tanto ele e Dodig quanto Soares e Peya já derrotaram a melhor parceria do mundo neste ano.

tenis wimbledon bob mike bryan (Foto: Getty Images) 
Irmãos Bryan entram no Torneio dos Campeões da
ATP com pleno favoritismo (Foto: Getty Images)
 
Os irmãos Bryan são os adversários de estreia de Melo e Dodig em Londres. As duas duplas se enfrentam nesta terça, às 16h (horário de Brasília), e são as principais do Grupo A, que ainda conta com os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski, ganhadores da primeira partida da chave, na segunda-feira, contra o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e o holandês Jean-Julien Rojer: 6/3 e 7/6(8).

Também nesta terça, às 10h (de Brasília), Soares e Peya se reencontram com Paes e Stepanek, pela primeira rodada do Grupo B. A chave tem inclusive os atuais campeões Marcel Granollers e Marc López, da Espanha, que perderam na segunda-feira para os compatriotas David Marrero e Fernando Verdasco, por 6/1 e 6/4.

Confira os jogos da primeira rodada (horários de Brasília):
Segunda, dia 4
Aisam-Ul-Haq Qureshi (PAQ)/Jean-Julien Rojer (HOL) 0 x 2 Mariusz Fyrstenberg (POL)/Marcin Matkowski (POL) - 6/3 e 7/6(8)
Marcel Granollers (ESP)/Marc López (ESP) 0 x 2 David Marrero (ESP)/Fernando Verdasco (ESP) - 6/1 e 6/4

Terça, dia 5
10h - Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) x Leander Paes (IND)/Radek Stepanek (TCH)
16h - Bob Bryan (EUA)/Mike Bryan (EUA) x Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/ex-parceiros-soares-e-melo-buscam-fazer-historia-separados-em-londres.html

Nadal não se preocupa em chegar ao Rio Open como número 1 do mundo

Espanhol diz que não se importa com qual ranking disputará torneio em 2014 e garante que tem boas lembranças das vezes que jogou no Brasil

Por Comente agora

Rafael Nadal troféu Brasil Open tênis (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto) 
Nadal, com troféu de campeão do Aberto do Brasil
de 2013 (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)
 
Se o Rio Open fosse disputado agora, o único torneio brasileiro de nível ATP 500 teria a presença de um tenista número 1 do mundo. Confirmado para o evento que será realizado em fevereiro de 2014, Rafael Nadal, no entanto, não se preocupa em segurar o posto até a competição carioca, que estreia no calendário no ano que vem. O espanhol apenas garantiu que tem boas lembranças das vezes que jogou no Brasil.

- Sinceramente, para mim não importa se jogarei no Rio sendo número 1 ou  2... Fico feliz em voltar a jogar no Brasil, onde é um lugar que tive resultados fantásticos, com um público muito especial para mim. Em São Paulo joguei em meio a um ambiente incrível. Foi uma energia positiva para mim.

Nadal já disputou dois torneios no Brasil. Em 2005 e em 2013, ele conquistou o Aberto do Brasil, o primeiro na Costa do Sauípe e o segundo em São Paulo. Na capital paulista, inclusive, foi o primeiro título dele após ter ficado sete meses parado pela lesão crônica no joelho esquerdo.
Nesta terça-feira, o número 1 do mundo derrotou o compatriota David Ferrer na estreia do Torneio dos Campeões da ATP. Ele volta à quadra em Londres já nesta quarta, contra o suíço Stanislas Wawrinka, às 12h (de Brasília).


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/nadal-nao-se-preocupa-em-disputar-rio-open-como-numero-1-do-mundo.html

Com incentivo tímido de brasileiros, Soares e Peya perdem na estreia

Assim como na final do US Open, segunda melhor dupla da temporada perde para Paes e Stepanek. Fãs do austríaco se fantasiam para torcer pelo tenista

Por Direto de Londres

Tênis Bruno Soares e Alexander Peya atp finals (Foto: Agência AFP) 
Peya e Soares perdem na estreia da disputa das
duplas do ATP Finals(Foto: Agência AFP)
 
Bruno Soares estreou nesta terça-feira no Torneio dos Campeões da ATP, e a pouca torcida brasileira presente na Arena de North Greenwich, em Londres, assistiu acanhada à derrota do mineiro e do austríaco Alexander Peya. Na reedição do confronto da final do US Open, o indiano Leander Paes e o tcheco Radek Stepanek levaram a melhor novamente e venceram o duelo do Grupo B por 2 sets a 1, parciais de 6/3 e 5/7 e 10/8.

- Os caras estavam entrando no ponto toda hora e eles sacaram bem no começo e a gente não estava conseguindo soltar o jogo. O Paes jogou bem, a todo tempo botando pressão e fechando bem a rede. E no final (a vitória) escapou. Mesmo com um rendimento abaixo, foi 10 a 8 no super tie-break - afirmou Bruno Soares.

Apesar da derrota, o número 3 do mundo nas duplas agradeceu o apoio vindo das arquibancadas. Torcedores de Peya eram os mais animados, sobretudo um grupo de quatro fãs que se fantasiaram para a partida, mas familiares e amigos do tenista mineiro também fizeram parte da pequena torcida verde e amarela.

- Eu vi uma bandeira do Cruzeiro, mas como fica muito escuro, você não consegue ver muita coisa. Nem a camisa do Brasil, que é amarela, bandeira, essas coisas. Como você fica muito concentrado, também não ouve muito barulho. Eu escutei alguns gritos de "vai, Brasil", "vai, Bruno". Escutei também meus amigos, todos de Minas (Gerais), que vieram de caravana (risos). Tem umas 18, 19 pessoas - contou Bruno.

Soares e Peya têm mais dois compromissos pela fase de grupos. Nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), eles pegam os atuais campeões Marcel Granollers e Marc López, da Espanha, e na sexta fecham contra os também espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco.

Ainda nesta terça, às 16h (de Brasília), outro brasileiro entra em quadra. Pelo Grupo A, o também mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig enfrentam os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, melhor dupla da atualidade.

Tênis Leander Paes e Radek Stepanek atp finals (Foto: Getty Images) 
Tênis Leander Paes e Radek Stepanek vencem Bruno Soares e 
Alexander Peya na estreia (Foto: Getty Images)
 
O jogo
Os gritos de incentivo a Bruno eram tímidos e surgiam mais nos momentos de dificuldade. Para o parceiro do mineiro, quatro torcedores se fantasiaram para prestigiar Peya, mas o austríaco demorou muito para entrar no jogo. O saque dele estava aquém do potencial e ele era constantemente visado pelos adversários. Nos dois games de serviço de Peya foi justamente quando ele e Soares precisaram salvar um sequência nada curta de break points - três no primeiro e quatro no segundo. Sólidos, Paes e Stepanek conquistaram a quebra no meio do set e a defenderam até o final, principalmente com o indiano mostrando agilidade junto à rede.
Com a vantagem de um set em mãos, Paes e Stepanek ficaram ainda mais soltos em quadra. Os dois até arriscaram algumas embaixadinhas com a bola depois de um ponto. Em outro perdido, abriu as pernas em vão, e ele e o indiano riam da atitude. O fato é que Soares e Peya equilibraram a disputa, mas seguiam com dificuldades para confirmar os serviços. Perto do fim do segundo set, eles já haviam enfrentado pouco mais de dez break points e conseguiram com esforço fechar o placar em 7/5, levando a partida para o super tie-break.

Se aproveitando dos erros não forçados de Soares e Peya, Paes e Stepanek abriram o super tie-break em vantagem. O brasileiro e o austríaco até ensaiaram uma recuperção salvando três match points, mas não foi suficiente para tirar a vitória das mãos do indiano e do tcheco, que fizeram 10/8 e fecharam a partida em 2 sets a 1.

ATP Finals  Torcida Alexander Peya (Foto: Matheus Tibúrcio) 
Quarteto se fantasia nas cores da Áustria para torcer por 
Alexander Peya (Foto: Matheus Tibúrcio)
 
FONTE: