sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Próximos na tabela, Praia Clube e Barueri têm duelo direto na Superliga

Um ponto separa as equipes na classificação. Time do Triângulo Mineiro está em quinto lugar e paulistas na terceira posição

Por Uberlândia, MG

Disputa direta na tabela de classificação. Com campanhas semelhantes na Superliga Feminina, Praia Clube e o estreante Barueri se enfrentam pela quarta rodada da competição nacional. O jogo será em Uberlândia, na Arena Praia, a partir das 19h30.

A equipe do Triângulo Mineiro começou muito bem o campeonato. Venceu o Rio do Sul fora de casa por 3 a 0, atropelou o Minas pelo mesmo placar e teve o primeiro revés na última terça-feira para o Pinheiros em São Paulo. Com seis pontos em três jogos, a equipe do técnico Spencer Lee está na quinta posição dos 14 times que disputam o título da Superliga.

Oposta do Praia, Monique Pavão (Foto: Gullit Pacielle) 
Oposta do Praia, Monique Pavão espera evolução do time diante do Barueri
(Foto: Gullit Pacielle)
 
Para o Praia Clube se dar bem nesta rodada, dois fundamentos vão precisar evoluir. O primeiro é a redução os erros não forçados, já que diante do Pinheiros a equipe entregou 24 pontos às paulistas. O segundo é melhorar a coletividade do elenco.

- Temos um adversário muito difícil pela frente. São jogadoras de seleção, que atuaram fora do país, atletas de destaque na Superliga passada e apesar de ser o primeiro ano, eles montaram um time com grande nomes. O Barueri veio para brigar pelo título e tudo pode acontecer – afirmou o técnico Spencer Lee.

Convocada pelo técnico Zé Roberto Guimarães, Monique Pavão atuou abaixo da expectativa diante do Pinheiros. Para o jogo desta noite, a oposta garantiu que será diferente.

- Acho que todo mundo tem que cobrar de todo mundo, não tem muito tempo para pensar em derrota. A gente sabe das nossas responsabilidades, mas jogando em casa, com o nosso torcedor, jogamos bem melhor e tenho certeza que dará tudo certo - disse.

A formação inicial do Praia deve vir com: Juliana Carrijo, Monique, Michelle, Kim Glass, Mayhara, Nati e Tássia.
Melhor colocado

Fernandinha, levantadora do Campinas no jogo contra o Sesi (Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação) 
Fernandinha, levantadora do Barueri
(Foto: Felipe Christ/Amil/Divulgação)
 
Estreando com o pé direito. O Barueri, em sua primeira Superliga, vem fazendo uma campanha de dar inveja. Até o momento, a equipe venceu sem perder sequer um set o Brasília e o Araraquara. No entanto, acumula no retrospecto uma derrota para o Pinheiros por 3 a 2. São sete pontos que rendem ao time a terceira posição.

Mesmo sendo o primeiro ano, o Barueri investiu alto na equipe. Eles contrataram a levantadora campeã Olímpica Fernandinha, têm no elenco a experiência de Renata Colombo, a central Fernanda Ísis, destaque do Minas na temporada passada, e também a atacante Cibele, que colocou 13 bolas no chão contra Araraquara. Maurício Tomaz, ex-técnico da seleção brasileira de base, é o treinador do da equipe.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2013/10/proximos-na-tabela-praia-clube-e-barueri-tem-duelo-direto-na-superliga.html

Três duplas femininas do Brasil vão às oitavas no Grand Slam de Xiamen

Maria Clara/Carol avança sem jogar, e Ágatha/Maria Elisa ganha vaga na repescagem. Talita/Taiana segue sem perder sets na competição chinesa

Por Xiamen, China

As três duplas femininas que representam o Brasil no Grand Slam de Xiamen, último torneio deste porte no Circuito Mundial 2013, avançaram às oitavas de final. Invictas, Talita/Taiana e Maria Clara/Carol conquistaram a classificação ainda na fase de grupos, enquanto Ágatha e Maria Elisa foram à repescagem buscar a vaga. Neste sábado, as três duplas voltam à quadra chinesa para a disputa das oitavas e, se vencerem, das quartas de final.

vôlei de praia Ágatha e Maria Elisa Xiamen (Foto: FIVB) 
Ágatha e Maria Elisa se recuperam na repescagem e vão às oitavas
femininas em Xiamen (Foto: FIVB)

Líderes do ranking mundial, Talita e Taiana confirmaram o primeiro lugar do Grupo B ao baterem as russas Ukolova e Prokopeva em sets diretos, com parciais de 20/17 e 20/16. Na próxima fase, as duas encaram as alemãs Mersmann e Schneider por uma vaga nas quartas de final.


vôlei de praia Ágatha Xiamen (Foto: FIVB) 
Ágatha encara o bloqueio sueco (Foto: FIVB)
 
Maria Clara e Carol também fecharam a participação no Grupo C invictas, mas tiveram o dia de descanso. Como a australiana Bawden, parceira de Clancy, alegou lesão, não houve jogo, e as brasileiras ganharam por W.O.. Nas oitavas as irmãs cariocas enfrentam as russas Ukolova e Prokopeva, derrotadas por Talita e Taiana na fase de grupos.


Ágatha e Maria Elisa, que vieram do qualifying, sofreram a primeira derrota na China nesta sexta. As duas foram derrotadas pelas tchecas Kolovoca e Slukova por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 24/22. Em segundo lugar no Grupo G, a dupla foi à repescagem buscar a vaga para as oitavas. Com facilidade, principalmente no segundo set, duas derrotaram Grawender e Lundqvist por 21/18 e 21/10. O próximo desafio será contra as italianas Menegatti e Orsi Toth.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/10/tres-duplas-femininas-do-brasil-vao-oitavas-no-grand-slam-de-xiamen.html

Osasco e Rio do Sul se enfrentam com campanhas opostas na Superliga

Enquanto a equipe paulista está invicta na competição, time catarinense perdeu os primeiros três jogos; Duelo acontece nesta sexta-feira, às 21h30m

Por Osasco, SP

Luizomar de Moura, do Osasco (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação) 
Luizomar de Moura elogia o poder de reação do
grupo (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação)
Osasco e Rio do Sul se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h30m, no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP), em duelo válido pelo primeiro turno da Superliga Feminina. As equipes têm, até o momento, campanhas distintas na competição. Enquanto o Osasco está invicto, com duas vitórias, o Rio do Sul ainda não venceu no campeonato e tem três derrotas. O SporTV transmite a partida, ao vivo.

O Osasco, que jogará com o apoio da torcida, vem de uma grande virada. Na última terça-feira, a equipe venceu o São Caetano no tie-break, depois de estar perdendo o duelo por 2 sets a 1. O treinador Luizomar de Moura elogiou o poder de reação do grupo e a boa participação das atletas estrangeiras contratadas para essa temporada, as ponteiras Caterina Bosetti, da Itália, e Sanja Malagurski, da Sérvia.

- A Sanja entrou em um momento em que não poderíamos mais errar e que o time estava sendo muito pressionado. Tanto ela quanto a Caterina ajudaram muito o nosso time e o fato de termos sido exigidos neste momento de formação e conseguir vencer a partida ajuda na evolução da equipe - disse o técnico do Osasco, após a vitória contra o São Caetano.

O Rio do Sul começou a Superliga com três derrotas para equipes consideradas favoritas ao título da competição: Praia Clube, Sesi-SP e Campinas. Ciente da dificuldade nos primeiros jogos, o treinador Rogério Portella espera que a sua equipe cresça de produção com a sequência do campeonato.

Rio do Sul Vôlei (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Vôlei Rio do Sul) 
Jogadoras do Rio do Sul comemoram ponto na derrota
para o Praia Clube (Clóvis Cuco/Vôlei Rio do Sul)
 
- Começamos a Superliga contra adversários muito fortes e o jogo com o Osasco não será diferente. Nosso time está empenhado em melhorar a eficiência na defesa e no bloqueio. Sabemos da qualidade do time do Luizomar, mas vamos com muita vontade para tentar um resultado positivo - afirmou o técnico da equipe catarinense.


Apesar do momento complicado das rivais, Luizomar pregou respeito para a partida desta sexta-feira.

- O Rio do Sul é um adversário que sempre será muito respeitado pelo Osasco pela luta e empenho que os profissionais que trabalham lá possuem para manter o projeto. São pessoas que correram atrás para que desse certo e essa dedicação fez com que a cidade abraçasse o time e com alguns patrocinadores eles prosseguem realizando o sonho de continuar disputando a Superliga. É uma equipe unida, com jogadoras qualificadas e que por isso se torna um rival perigoso. O Rio do Sul tem atletas que já jogaram por times grandes como a Ciça, a Jordane e a Paula, e todo esse nosso respeito tem que ser transformado em concentração, seriedade e em trabalho firme pensando em buscar a vitória.

Outros jogos desta sexta-feira
Outros cinco jogos acontecem nesta sexta-feira. Às 19h, dois confrontos. O Sesi-SP receberá o Pinheiros, no ginásio Vila Leopoldina, em São Paulo e o Rio de Janeiro jogará com o São Caetano, no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro.

O Campinas terá pela frente o Minas, às 19h30m, em Belo Horizonte. No mesmo horário, o Barueri duela com o Praia Clube, no ginásio do Praia, em Uberlândia (MG).

O Araraquara enfrenta o Maranhão, às 20h, no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/osasco-e-rio-do-sul-se-enfrentam-com-campanhas-opostas-na-superliga.html

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/osasco-e-rio-do-sul-se-enfrentam-com-campanhas-opostas-na-superliga.html

Sem perder nenhum set, Rio de Janeiro encara 'surpresa' São Caetano

Invicta nas três partidas da Superliga, comandadas por Bernardinho terão pela frente adversárias que tiraram pontos dos favoritos Sesi-SP e Osasco

Por Rio de Janeiro

O jogo entre o líder Rio de Janeiro e o nono colocado, São Caetano, pode dar a impressão de que a tarefa das cariocas não será das mais difíceis na noite desta sexta-feira, às 19h, no ginásio do Tijuca, pela quarta rodada da Superliga 2013/2014 de vôlei feminino. Mas a premissa tem as suas imperfeições.

A campanha invicta na competição com três vitórias, em três jogos, todos por 3 sets a 0, não é encarada de maneira soberana pelas comandadas de Bernardinho. Por outro lado, a trajetória de duas derrotas e uma vitória da equipe do ABC paulista, não é vista como pífia. O motivo: o nível técnico dos respectivos adversários.

fofão volei (Foto: Fabio Leme) 
Sarah Pavan (fundo), Fofão e Regiane têm a incumbência de levar o
 Rio de Janeiro para mais uma vitória (Foto: Fabio Leme)
 
Enquanto a atual campeã duelou contra times que não deverão disputar o título (Araraquara, Maranhão e São Bernardo), as paulistas enfrentaram três das consideradas favoritas. E beliscou duas delas. Jogando em casa, surpreenderam o Sesi, na estreia, ao fazer 3 sets a 2, e tiraram um ponto de Osasco, quando foram derrotadas pelo mesmo placar. No outro jogo, revés para o Campinas por 3 a 1, como visitantes.

- Esperamos bastantes dificuldades. Ainda estamos no início do nosso trabalho, voltando do Mundial, poupando algumas jogadoras por lesão, e o São Caetano está trabalhando junto há bastante tempo, disputando diversas competições e surpreendendo neste início de temporada. Tem jogadoras jovens, mas que juntas estão formando um belo grupo. Até o momento, pelo que vem apresentando, é jogo mais difícil - analisou o auxiliar técnico, Hélio Griner, substituto de Bernardinho, que estava resolvendo compromisso em São Paulo, no treino da manhã de quinta-feira.

Jogador rexona (Foto: Fabio Leme) 
Hélio Griner comandou o treino de quinta pela
manhã do Rio de Janeiro (Foto: Fabio Leme)
 
Vencer por 3 sets a 0, ou, na pior das hipóteses, perder um é tido como objetivo dentro do grupo carioca para os jogos contra adversários de menor investimento.

- Temos esse objetivo contra alguns times. Além de vencer, não perder sets, já que mais para o final pode embolar muito e, talvez, perder sets pode atrapalhar um pouco. Mas se acontecer, não tem problema nenhum. Estamos tentando sempre a vitória. Esse é o nosso objetivo maior - contou a levantadora Fofão.

A competitividade deste começo de Superliga é ressaltada pela experiente líbero Fabi, que não deseja entrar na lista de times surpreendidos pelas rivais.

- Estamos na terceira rodada e o Pinheiros já venceu o Praia (Uberlândia), o Sesi perdeu para o São Caetano e o Osasco quase perdeu para eles também. A Superliga vai ser aquilo que falamos, não vai ter tempo para bobear. Conseguimos vencer três importantes jogos para chegar na fase dos adversários diretos sem ter perdido nenhum set. A perda de Osasco pode vir a ser importante - afirmou.

 
 FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/sem-perder-nenhum-set-rio-de-janeiro-encara-surpresa-sao-caetano.html
 

Com risco de calote do Fenerbahçe, Mari promete ir à justiça contra clube

Oposta do Praia Clube aguarda resposta do time turco que deve 50% do valor do contrato. Caso não receba, jogadora vai recorrer aos meios legais

Por Uberlândia, MG

Mari vôlei entrevista (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo) 
Mari afirma que se não tiver resposta positiva do time
turco, vai recorrer à justiça(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
Após uma passagem conturbada pelo Fenerbahçe, Mari continua tendo dor de cabeça com o time turco. A oposta do Praia Clube pode sofrer um calote dos estrangeiros, mas garante que vai até as últimas consequências para não ficar no prejuízo.
- Ainda estão me devendo 50% do contrato e mais algumas coisas. Estou aguardando uma resposta deles, se não for positiva, vamos decidir pela justiça – falou.

O histórico da campeã olímpica no exterior tem altos e baixos. Entre 2006 e 2008, Mari teve sucesso jogando pelo Scavolini Pesaro, da Itália. Nas temporadas conquistou a Suppercoppa da Itália, Campeonato Italiano e Cev Cup. Já no curto período de tempo no Fenerbahçe, entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013, Mari enfrentou problemas com o presidente do time e ainda reclamou das condições ruins dos ginásios. A brasileira chegou a ficar na reserva e nem ser relacionada para algumas partidas. O limite de participação de estrangeiras também atrapalhou seus planos. O pior momento foi quando rompeu os ligamentos do joelho esquerdo, durante jogo contra o Eczacibasi, e teve que realizar a terceira cirurgia da carreira.

- Como pessoa, foi válida! Mas profissionalmente foi muito ruim, ter que trabalhar com dirigentes antiprofissionais e de má índole foi muito difícil. Não estou acostumada com isso, mas o que passou lá ficou para trás – disse.

Após um histórico na Turquia digno de ser esquecido, Mari se sente confortável em poder voltar a jogar no Brasil. A oposta elogia a estrutura e organização do voleibol brasileiro quando comparado a outros centros ao redor do mundo. Para ela, o esporte brasileiro traça um bom caminho.

- Caminha muito bem, não deixa nada a desejar – finalizou.

Fã do Barça, Miss Espanha vira 'chefe' dos boleiros no ATP 500 de Valência

Andrea Huisgen promete deixar os classificados para as quartas de final divididos entre a atenção na quadra e suas movimentações na arena

Por Valência, Espanha

Andrea Huisgen torce para o Barcelona (Foto: Reprodução/Twitter) 
Andrea Huisgen torce para o Barcelona
(Foto: Reprodução/Twitter)
 
Andrea Huisgen, de 23 anos, promete dar o que falar na reta final do ATP 500 de Valência. Eleita Miss Espanha em 2011, a loira assume nesta sexta-feira, a partir das quartas de final da competição, o posto de "gerente" dos boleiros, responsáveis por manter os tenistas "abastecidos" com centenas de bolas usadas por partida. Com 1,81m, a aparição da bela loira faz parte de uma ação dos patrocinadores da disputa na Espanha. Nascida em Barcelona, a miss é fã do time catalão, e inclusive já fez um ensaio sensual com a temática do clube.

Andrea é filha de mãe espanhola e pai alemão e recentemente também assumiu o posto de Miss Turismo da Espanha. No ATP 500 de Valência ela estará perto de astros como o compatriota David Ferrer, que nas quartas de final terá pela frente Jerzy Janowicz. Outro espanhol vivo na disputa é Nicolas Almagro, que pega o italiano Fabio Fognini.

Andrea Huisgen durante o Concurso de Miss Espanha (Foto: Reprodução/Twitter) 
Andrea Huisgen durante o Concurso de Miss Espanha
(Foto: Reprodução/Twitter)
 
FONTE:
 

Soares e Peya batem Isner e Lopez e avançam para a semifinal em Valência

Dupla de brasileiro vence e vai enfrentar Jamie Murray, irmão de Andy, e John Peers. David Ferrer faz semifinal de simples contra Nicolás Almagro

Por Valência, Espanha

Bruno Soares e Alexander Peya estão na semifinal do ATP 500 de Valência, na Espanha. Nesta sexta-feira, o brasileiro e o austríaco venceram a dupla formada pelo americano John Isner e pelo espanhol Feliciano Lopez por 2 sets a 1 - parciais de 3/6, 7/5 e 10/5 em 1h24m. Eles vão lutar por uma vaga na decisão do torneio contra o britânico Jamie Murray, irmão de Andy Murray, e o australiano John Peers, que passaram pela dupla Jarkko Nieminen, da Finlândia, e Dmitry Tursunov, da Rússia, por 2 a 0 - 6/1 e 6/3.

A outra semifinal também terá um representante brasileiro. Neste sábado, André Sá jogará ao lado do alemão Tommy Haas contra os irmãos Bob e Mike Bryan, tenistas líderes do ranking mundial de duplas.

Chave de simples: David Ferrer responde com 'pneu' em vitória dura
Nas quartas de final da chave de simples, o espanhol David Ferrer e o polonês Jerzy Janowicz fizeram uma partida equilibrada durante dois sets. Após um 6/4 para cada lado, o polonês foi massacrado pelo número 3 do mundo. Com 100% de aproveitamento no primeiro serviço no terceiro set e perdendo apenas um ponto no próprio saque na parcial, o espanhol aplicou um "pneu" (6/0) para cima do 15º do ranking mundial.

O tricampeão em Valência (2008, 2010 e 2012) vai disputar uma vaga na final, neste sábado, contra o compatriota Nicolás Almagro. Na outra semifinal, os russos Dmitry Tursunov e Mikhail Youzhny se enfrentam no mesmo dia.

David Ferrer comemoração tênis contra Jerzy Janowicz (Foto: EFE) 
David Ferrer comemora vitória sobre Janowicz em Valência (Foto: EFE)
 
FONTE:

Sharapova exibe curvas em vestido transparente em evento de caridade

Sem timidez, tenista opta por roupa ousada e deixa calcinha à mostra 

Por Los Angeles, EUA

Tênis Maria Sharapova inauguração da fundação Dream For Future Africa (Foto: Agência Reuters) 
Maria Sharapova chama atenção com vestido de
renda pretotransparente (Foto: Agência Reuters)
 
Maria Sharapova acabou roubando a cena em Los Angeles, nos Estados Unidos, durante a inauguração da Fundação Dream for Future Africa, que arrecada fundos de ajuda humanitária. Nesta quinta-feira, a musa do tênis surgiu no tapete vermelho usando um vestido de renda preto transparente, que deixou sua lingerie à mostra e revelou sua ótima forma física. Sem mostrar timidez, a tenista russa posou para as lentes dos fotógrafos.

Se recuperando de uma lesão no ombro direito, a Sharapova anunciou no começo do mês que só voltará a competir em 2014. A tenista ainda tem três compromissos dentro das quadras neste ano. No dia 6 de dezembro, ela participa de um jogo-exibição contra a sérvia Ana Ivanovic, em Bogotá, na Colômbia. Ela também participa de eventos na Cidade do México e na Tailândia.

Tênis Maria Sharapova inauguração da fundação Dream For Future Africa (Foto: Agência Reuters) 
Tenista escolheu modelito para inauguração de uma fundação de caridade (Foto: Agência Reuters)

FONTE:

Impiedosa, Na Li derruba Victoria Azarenka e vai às semis em Istambul

Fria e precisa, chinesa derruba a lesionada número dois do mundo e pega nas semifinais quem vencer entre Kerber e Kvitova. Serena encara Jankovic

Fria e precisa, chinesa derruba a lesionada número dois do mundo e pega nas semifinais quem vencer entre Kerber e Kvitova. Serena encara Jankovic

Por Istambul, Turquia

De um lado uma tenista impiedosa, precisa, fria. Do outro, uma jogadora raçuda, guerreira e lutando até o fim pela sua reputação. Assim, em um encontro tenso e de entrega total, tanto para a vencedora quanto para a derrotada, Na Li, número cinco do ranking mundial, bateu a bielorussa Victoria Azarenka, número 2 do mundo. Forçando o saque, pressionando a cada game e vendo do outro lado uma rival lesionada, mas que não se dava por vencida e sequer cogitou interromper a partida, a chinesa não teve dificuldades para triunfar por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, em pouco mais de uma hora de jogo, avançando invicta para as semifinais do WTA Championship, em Istambul, na Turquia.

tênis na li wta de istambul (Foto: Agência AFP) 
Na Li foi precisa e avançou para as semifinais da WTA em Istambul
(Foto: Agência AFP)
 
O encontro foi o 11º entre as rivais. Antes, Azarenka havia vencido seis vezes, contra quatro triunfos de Na Li. Com a vitória, Na Li chegou a terceira seguida no WTA Championship, fechando a primeira fase com 100% de aproveitamento e com a liderança do Grupo Branco da competição. Nas semifinais ela pega a tcheca Petra Kvitova, que derrotou a alemã Angelique Kerber por 6/7(3), 6/2 e 6/3 e ficou em segundo lugar. Já Azarenka, com duas derrotas e apenas uma vitória, está fora. Classificada e de folga na rodada, a número um do mundo Serena Williams acabou por conhecer sua rival na semifinal. Com a derrota de Vika, a americana pega Jelena Jankovic na outra semifinal.

Na Li atropela
A chinesa começou o jogo com tudo. Depois de vencer o primeiro game da partida em poucos minutos, Na Li quebrou o serviço de Victoria Azarenka e com seis minutos de duelo abriu 2/0 no primeiro set. No game seguinte, a oriental ampliou ainda mais a vantagem: 3/0, com cinco erros não forçados da rival em pouco mais de 12 minutos de confronto. Azarenka, enfim, então resolveu jogar.

tênis victoria azarenka wta de istambul (Foto: Agência AFP) 
Lesionada, Azarenka foi guerreira e jogou até o fim (Foto: Agência AFP)
 
Venceu o primeiro game logo depois e em seguida quebrou o serviço de Na Li, trazendo o duelo para 3/2. Com o saque novamente em mãos, a bielorussa voltou a bobear e entregou mais um serviço para a chinesa: 4/2. Atordoada, a número dois do mundo não conseguiu se recuperar no primeiro set, e sentindo uma lesão, perdeu os dois games seguintes, com mais uma quebra, e acabou derrotada por 6/2.

O segundo set seguiu a mesma dinâmica. Sem diminuir o ritmo, Na Li venceu os três primeiros games, quebrando por uma vez o saque de Azarenka, que se arrastava com uma lesão nas costas, mas não desistia do jogo. Dispersa, a bielorussa parecia apenas contar os minutos para a derrota. De volta com o saque, Azarenka mais uma vez foi superada, e a número cinco do mundo teve 4/0 no marcador, ficando bem próxima da vitória. Na sequência, a chinesa mais uma vez confirmou seu serviço. A bielorussa, enfim, venceu um game, trouxe a desvantagem para 5/1, mas não teve forças para reverter o fim da história, perdendo o duelo por 2 sets a 0, com um 6/1 no segundo set.

Confira as semifinais do WTA Championship, neste sábado (horário de Brasília):
10h - Na Li (CHN) x Petra Kvitova (TCH)
12h - Serena Williams (EUA) x Jelena Jankovic (SER)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/impiedosa-na-li-derruba-victoria-azarenka-e-vai-semis-em-istambul.html


Em Paris, Djoko atua em sorteio e fica na mesma chave de Federer e Delpo

Atual número 2 do mundo tenta recuperar liderança do ranking no torneio francês que fecha a temporada regular. Nadal só enfrenta sérvio na decisão

Por Paris

Djokovic sorteio masters (Foto: Reprodução / Facebook BNP Paribas Masters) 
Djokovic participa do sorteio em Paris
(Foto: Divulgação / BNP Paribas Masters)
 
Palco do torneio que pode definir com quem ficará o posto de número 1 do mundo ao final da temporada, o Masters 1.000 de Paris contou com a ajuda do vice-líder do ranking da ATP para o sorteio das chaves. Novak Djokovic participou do evento e acabou deixando seu lado da chave mais complicado que o outro. O sérvio, que ainda tenta tirar Rafael Nadal do topo da classificação antes do fim do ano, pode enfrentar Roger Federer ou Juan Martín del Potro nas semifinais, além de um possível confronto com Stanislas Wawrinka nas quartas. Nole e o Touro Miúra só se encontram em uma eventual final, e o espanhol pode pegar o compatriota David Ferrer nas semis.
Os 16 cabeças de chave em Paris só estreiam na segunda rodada. Djokovic pega o francês Benoît Paire ou um qualifier. Federer encara Kevin Anderson ou Mikhail Youzhny. E Del Potro joga contra Marin Cilic ou um qualifier. Do outro lado, Nadal estreia contra Dmitry Tursunov ou Marcel Granollers, enquanto Ferrer enfrenta Lukas Rosol ou Jeremy Chardy.

O Masters 1.000 de Paris será entre 28 de outubro e 3 de novembro. O SporTV2 transmite as partidas ao vivo.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/10/djoko-atua-em-sorteio-em-paris-e-bota-ele-federer-e-delpo-na-mesma-chave.html

Original 2 x 0 'cópia': Federer derrota Dimitrov e vai às semis na Basileia

Ex-número 1 do mundo supera 'Baby Federer' e está a duas vitórias do sexto título no torneio em casa e da classificação antecipada para o ATP Finals

Por Basileia, Suíça

Roger Federer tênis contra Grigor Dimitrov (Foto: AFP) 
Dimitrov e Federer se cumprimentam após a
primeira partida entre os dois (Foto: AFP)
 
Em um confronto entre o verdadeiro e o genérico, prevaleceu o original. Conhecido como "Baby Federer" pela forma como seu jogo se assemelha ao do ex-número 1 do mundo, Grigor Dimitrov não foi capaz de superar o próprio Roger Federer nesta sexta-feira, pelas quartas de final do ATP 500 da Basileia. No primeiro confronto entre os dois tenistas no circuito profissional, o suíço levou a melhor sobre o namorado da russa Maria Sharapova em sets diretos, por 6/3 e 7/6(2), e se classificou para as semifinais do torneio em casa.

Cinco vezes campeão na Basileia (2006, 07, 08, 10 e 11), Federer, atual número 6 do mundo, vai enfrentar neste sábado o canadense Vasek Pospisil, 40º do ranking. No outro lado da chave, o argentino Juan Martín del Potro (5º), cabeça de chave nº 1 e atual detentor do título da competição, pega o francês Edouard Roger-Vasselin (65º) no mesmo dia.

A final será disputada no domingo. Se Federer levantar o troféu de campeão na Basileia mais uma vez, ele já vai garantir vaga no ATP Finals, com uma semana de antecipação. O torneio, que é disputado após o Masters 1.000 de Paris, reúne os oito melhores tenistas da temporada, em Londres, em novembro.

Federer é atualmente o sétimo melhor tenista do ano e sexto na zona do ATP Finals - Andy Murray, terceiro na lista, não vai disputar o torneio em Londres por causa de lesão nas costas. Apenas três vagas na competição estão em aberto, sendo que Rafael Nadal, Novak Djokovic, David Ferrer, Del Potro e Tomas Berdych já estão classificados.

tênis roger federer grigor dimitrov basileia (Foto: AFP) 
Federer bateu sua 'versão genérica' e está a duas vitórias
do título e da vaga no ATP Finals (Foto: AFP)
 
O jogo
Dimitrov deveria ter aproveitado a irregularidade do ex-número 1 no começo da partida. O 22º do ranking da ATP encaixou as devoluções e chegou ao 0-40 logo no primeiro game de serviço de Federer. O suíço manteve a concentração e salvou os três break points, muita pela afobação do adversário, que viria a desperdiçar mais duas chances de quebra no game. Prevaleceu nessa hora a maior agressividade do tenista da casa. Aos poucos Federer ia acertando os golpes de direita e mostrando o leque variado de jogadas. Com subidas à rede, voleios, cruzadas e paralelas vencedoras, o suíço obteve duas quebras consecutivas que lhe deram o triunfo no primeiro set.

tênis grigor dimitrov roger federer basileia (Foto: AP) 
Dimitrov, de 22 anos, ganhou o apelido de 'Baby
Federer' quando era mais jovem (Foto: AP)
 
O que Dimitrov não fizera na parcial anterior aconteceu na segunda. Na verdade foi o que Federer fez que deu ao búlgaro uma vantagem na parcial. Com uma dupla falta, confirmada pelo desafio eletrônico pedido erradamente pelo tenista da casa, Dimitrov venceu o segundo game de saque do suíço na parcial. Mesmo confirmando os serviços com facilidade, Federer não mostrava ímpeto suficiente para devolver a quebra. Teve um break point no oitavo game, mas os erros de direita teimavam em lhe prejudicar.

Quando mais em baixa estava, o suíço respondeu bravamente. Primeiro ele foi surpreendido com um novo 0-40 no jogo, dessa vez um triplo set point para Dimitrov. Mas então ele recuperou a gana, repetiu o script daquele primeiro game de serviço na partida e se manteve vivo. Dimitrov também cooperou. Cometeu dupla falta, deu dois break points para o rival e tomou a quebra quando alongou demais um smash e mandou a bola para fora.

A torcida na Basileia foi ao delírio com o empate do representante da casa em 5/5. Apoiado pelo público a cada ponto ganho e incentivado mais ainda a cada perdido, Federer reassumiu a frente no set acelerando uma bola vencedora de direita. O suíço chegou a estar a dois pontos da vitória, mas a parcial foi decidida no tie-break. Não teve jeito. O búlgaro recebia tímidas vaias quando desafiava em vão as jogadas e ouvia os gritos de felicidade da arquibancada quando também errava em quadra. Federer conquistou duas quebras de frente no game de desempate e então confirmou os dois pontos de serviço finais com agressividade para conquistar a vitória

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/original-2-x-0-copia-federer-derrota-dimitrov-e-vai-semis-na-basileia.html

Por briga em clássico, Tricolor perde quatro mandos; Timão leva multa

São Paulo não atuará mais no estádio do Morumbi até o fim do Brasileirão

Por Rio de Janeiro

São Paulo e Corinthians foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela briga ocorrida no clássico realizado no dia 13 de outubro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por unânimidade, o Tricolor terá de pagar uma multa de R$ 80 mil e perdeu o mando de quatro jogos, não atuando mais no Morumbi até o fim da competição. Já a equipe do Parque São Jorge vai desembolsar R$ 20 mil pela maioria de votos - apenas um auditor absolveu o clube.
No entanto, os dois clubes não gostaram do resultado. Tanto São Paulo como o Corinthians vão recorrer da decisão. Carlos Portinho, representante do Tricolor Paulista, preferiu não tecer maiores comentários em relação ao julgamento. Visivelmente incomodado com a decisão do STJD, o advogado disse que prefere assimilar a sentença antes de se pronunciar, mas confirmou a tentativa de recurso.

- É óbvio que vamos recorrer - declarou o advogado Carlos Portinho, representante do São Paulo.

De acordo com o representante corintiano, João Zanforlin, o clube alvinegro também irá recorrer da decisão, apesar de não ter sido punido com perda de mandos de campo. Ele repetiu após o julgamento o que falou com veemência ao longo de sua defesa.

- O Corinthians não deveria nem ser denunciado. Tudo no país agora é culpa do Corinthians. E o clube não teve culpa. O relatório foi equivocado do início ao fim. Não diria que a procuradoria inventa, mas sim que pode aumentar. O monitoramento do Corinthians é tanto que até o Obama 
 deve estar de olho. E nada foi encontrado. Por isso, vou sim recorrer desta multa de R$ 20 mil.

Segundo a Polícia Militar paulista, a briga no clássico do Morumbi começou quando são-paulinos tentaram lançar um explosivo contra os rivais e acertaram um PM, que ficou ferido. Ainda segundo a PM, os tricolores tentaram invadir o setor destinado aos rivais no Morumbi. Um são-paulino foi preso.

A defesa do São Paulo tentou o tempo todo jogar a culpa para PM e alegar que a torcida do São Paulo estava simplesmente se defendendo do que ele chamou de "tática de guerra adotada pela corporação". Carioca, Carlos Portinho disse que a rivalidade não o afeta e baseou parte do seu pensamento em imagens mostradas pelo advogado do Corinthians. O vídeo foi feito por um torcedor do Timão e mostrava a PM atacando os são-paulinos e também a divisória das arquibancadas do Morumbi.

- Na imagem que o doutor Zanforlim mostra, é possível ver que as torcidas estavam separadas por obstáculos que o São Paulo colocou em seu estádio e que por isso o Morumbi não é palco há anos de imagens como essas. Os são-paulinos nunca tentaram ultrapassar aquilo como alega a PM.  O que as imagens mostram, e isso é crucial para a defesa, é que houve algum incidente que atiçou os ânimos, e o policiamento em tática de guerra quis afastar os torcedores, espremendo e tirando todos dos seus assentos. Tanto isso é verdade que a imagem mais emblemática é de um policial com o cacetete na direção de um pai e de uma criança. A polícia generalizou e transformou todos ali em marginais. Colocou todos como bandidos e aí as pessoas reagiram diante de tal covardia. Eu faria o mesmo - afirmou Portinho, ressaltando que nenhuma das imagens mostrou qualquer tipo de bomba como alega a polícia.

Em seguida, Carlos Zanforlin iniciou a defesa dizendo o tempo inteiro que a torcida do Corinthians não teve  nenhum tipo de interferência no caso. Ele citou o tempo inteiro um equívoco no relatório da Polícia Militar, que disse que a confusão ocorreu no segundo tempo e não no intervalo da partida. O objetivo foi desconstituir este relatório e para isso citou o exemplo do sumiço do pedreiro Amarildo. Mas o mais curioso foi quando ele disse que desde a confusão ocrrida com corintianos na Bolívia a torcida vem sendo a mais monitorada do país.

- Até o GPS do Barack Obama está em cima dos corintianos. E nem ele conseguiu uma imagem de qualquer tipo de bomba partindo de lá. Fora que o relatório da polícia é construído em cima de um erro grotesco. A única coisa emocionante no segundo tempo foi o pênalti defendido pelo Cássio, já que a briga foi no intervalo. É errado estarmos aqui - disse.

Após os votos dos auditores Wanderley Godoy Junior e Lucas Lima, que divergiram apenas no Corinthians - o primeiro absolveu e o segundo votou pela multa de R$ 20 mil -, o presidente Paulo Henrique Bracks pediu a palavra e jogou a responsabilidade inteira para o São Paulo. Ele lembrou que o clube era o mandante, que o estádio é privado e que deveria ter se preparado melhor. Ele questionou o fato de não terem imagens do circuito interno do estádio para saber como a confusão começou exatamente. E lamentou que os clubes nada fazem para impedir a entrada de artefatos explosivos no local do jogo.

- A PM diz que artefatos podem ser escondidos no ânus e que a revista íntima demora dez minutos por torcedor, o que a torna inviável. Tudo bem, mas morteiro no ânus?! Haja ânus! E o São Paulo joga a culpa na polícia. Se a culpa é dela, por que não tira e coloca uma empresa particular? Aí ela aponta os culpados e passa para a polícia. Acho inadmissível em um estádio como o Morumbi não termos imagens. O que os clubes estão fazendo para mudar isso? Quem sofre as consequências do torcedor com bomba é o próprio torcedor. E o responsável por isso é o clube - disse antes de encerrar o julgamento.

Ambos os clubes foram enquadrados no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo". A pena prevista nesses casos é de perda de até dez mandos de campo e multas entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Com a perda de quatro mandos, o Tricolor não joga mais no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro. Ele deverá levar suas partias contra Portuguesa (2 de novembro), Flamengo (13 de novembro), Botafogo (24 de novembro) e Coritiba (8 de dezembro) para longe de São Paulo. A tendência é que alguma cidade do interior seja escolhida, para evitar viagens mais longas por conta do desgaste com a Copa Sul-Americana.

Já o Corinthians, que tem cumprido punição (perdeu quatro mandos por incidentes contra o Vasco e depois mais um por conta de uma garrafa atirada contra o árbitro auxiliar da partida diante Portuguesa, no dia 29 de setembro), só tem mais dois jogos a realizar no Pacaembu: contra Vasco (17 de novembro) e Internacional (1º de dezembro).

briga SÃO PAULO E CORINTHIANS (Foto: Léo Pinheiro/Futura Press/Agência Estado) 
Confusão no clássico rende punição a Tricolor e Timão
(Foto: Léo Pinheiro/Futura Press/Agência Estado)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/por-briga-em-classico-tricolor-perde-quatro-mandos-timao-leva-multa.html

Lista relembra defesas marcantes de Dida em cobranças de pênaltis

Antes de pegar três contra o Corinthians, goleiro do Grêmio construiu carreira com a fama de pegador de penalidades e já foi herói do Timão

Por Porto Alegre

Pênalti é sinônimo de gol. Só quando Dida não está no outro lado da cobrança. O baiano de 40 anos, 1m95cm, é especialista no fundamento. Foi assim na classificação do Grêmio à semifinal da Copa do Brasil, ao defender três chutes contra o Corinthians, mas também em toda a sua carreira.

A envergadura, a calma e a qualidade são diferenciais. Não importa o clube, a decisão. Dida mantém a fama. Por isso, relembre 14 defesas decisivas do camisa 1.

1. Cruzeiro x Colo Colo  - Semifinal da Libertadores de 1997
É só falar com qualquer cruzeirense. Sobre Libertadores, sobre Dida. Todos vão lembrar de 1997 e o dia em que o goleiro levou o time nas costas à final do torneio sul-americano. Durante os 90 minutos, sofreu dois gols de pênalti de Basay. A derrota por 3 a 2 levaria a decisão da vaga às penalidades. E, logo na primeira, o troco. Dida pegou a de Basay. O melhor estaria ainda por vir. O estádio David Arellano, em Santiago, estava lotado. A torcida, embora a adversiadade, mantinha o apoio. Espina foi para cobrança, confiante. Mandou a bomba. E Dida, claro, defendeu. Criou as condições para a Raposa, ao manter o aproveitamento, chegar à final. Seria campeã.

2. Corinthians x São Paulo - Semifinal do Brasileirão de 1999

Defender dois pênaltis numa série de cinco não é de todo incomum, embora a dificuldade. E o que dizer de agarrar duas cobranças em 90 minutos? Numa semifinal de Brasileiro? E contra um grande rival? Foi assim pelo Corinthians.  Defendendo duas cobranças do são-paulino Raí e levando seu clube à decisão. Ao final da partida, com o Timão ganhando por 3 a 2, o árbitro Edilson Pereira de Carvalho marcou pênalti. O zagueiro Nenê colocou a mão na bola. Raí cobrou, Dida pegou. Aos 47, outra penalidade. Raí cobra de novo. Dida pega mais uma vez. Inacreditável. Timão na final. Seria camepão.

3. Brasil x Argentina - Quartas de final da Copa América de 1999
Ronaldo e Rivaldo haviam marcado. O Brasil ganhava de 2 a 1. Passaria pelo maior rival. Mas o futebol... A partida estava na reta final. A Argentina achara um pênalti. O zagueiro Ayala, o capitão, foi para cobrança. Empate significaria o prosseguimento da decisão. Mas quem tem Dida... O goleiro saltou, defendeu. O Brasil manteve a vantagem. E, mais uma vez, seria campeão. Com a ajuda de Dida.

4. Corinthians x Real Madrid - Fase de grupos do Mundial de 2000
Dida Defesa do Chute do Anelka : Corinthians x Real Madrid Mundial de clubes 2000 (Foto: Getty Images) 
Dida defende o chute de Anelka no Mundial
de Clubes de 2000 (Foto: Getty Images)
 
O campeonato era novo. O rival, um time recheado de estrelas mundiais. Roberto Carlos, Raul, Eto'o, MacManaman, Helguera, Morientes... Dida manteve a tradicional calma. A partida estava em 2 a 2. Eram 35 minutos do segundo tempo. Quem vencesse teria mais chances de terminar o grupo em primeiro lugar e ter, teoricamente, um adversário mais fácil na fase seguinte. Fábio Luciano cometera pênalti em Sávio. Anelka, que já tinha feito dois gols na partida, pegou a bola para bater. Mal sabia ele que Dida estava do outro lado. Defesa. Classificação em primeiro. E posterior título.

5. Corinthians x Vasco - Final do Mundial de 2000
Dida e Edmundo Mundial de Clubes Corinthians e Vasco 2000 (Foto: Delfim Vieira / Agência estado) 
Dida passa ao lado de Edmundo na final do
Mundial (Foto: Delfim Vieira / Agência estado)
 
Corinthians e Vascos buscavam um título inédito. Clássico brasileiro. Final do Mundial no Maracanã. Empate sem gols. Decisão por pênaltis. Todos os batedores acertavam. Até que Gilberto parou nas mãos de Dida. Marcelinho, para o Timão, perderia. Edmundo repetiria a dose. Título corinthiano. Mas Dida, em vez de comemorar, foi consolar o rival. Sempre calmo, tranquilo, frio. Sempre um campeão.

6. Milan x Juventus - Final da Liga dos Campeões de 2003
Dida Final Champions 2003 contra a Juventus (Foto: Getty Images) 
Dida vibra com Schevvchenko (Foto: Getty Images)
 
Dida vivia altos e baixos no Milan. Era uma final importante. Tanto que a mãe Celice foi a Manchester, na Inglaterra, acompanhar o filho. Familiar, preso às origens, o goleiro cresceu. Atuou bem nos 90 minutos. E cresceu na decisão por pênaltis. Defendeu três cobranças no clássico italiano. Trezeguet, Zalayeta e Montero sofreram do mal de enfrentar o goleiro brasileiro. O Milan seria campeão em cobrança de Schevchenko. Mas Dida fora o nome da partida.

7. Grêmio x Cruzeiro - Brasileirão 2013
 Dida estava em descrédito. Contratado com a fama de pegador de pênaltis, amargava o insucesso nas cobranças. Foram 14 sem pegar nenhuma, contando duas decisões no Gauchão. Até que, enfim, a qualidade voltou a aparecer. Contra o líder do Brasileirão. Defendeu o chute de Everton Ribeiro. Garantiu a vitória, que levou o Grêmio pela primeira vez ao G-4 do Brasileirão com Renato Gaúcho. De onde não saiu mais. A partir dali, o goleiro passou a viver nova fase no Grêmio. Lua de mel com a torcida

8. Grêmio x Corinthians - Quartas de final da Copa do Brasil 2013
Faltava, claro que para o mais exigente dos torcedores, repetir o feito de classificar seus time em uma decisão. Ela veio. Contra o Corinthians, que muitas vezes se beneficiou do talento do camisa 1. Danilo, Edenilson e Alexandre Pato não erraram. Dida que defendeu. Embora a de Pato, uma tentativa de cavadinha, tenha sido uma má cobrança. Nas entrevistas, Dida refutou a ideia de heroi. A torcida, porém, o elegeu. Foi ovacionado na Arena. Saiu como o novo ídolo tricolor.
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2013/10/lista-relembra-14-defesas-de-dida-em-cobrancas-de-penaltis-em-16-anos.html

Neymar encara o Real com mais alegrias que tristezas em clássicos

Vitorioso em 17 partidas, derrotado em 16, craque tem 20 gols pelo Santos contra Corinthians, São Paulo e Palmeiras, média de quase um a cada dois duelos

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Aos 21 anos, Neymar tem jogos importantes no currículo, como decisões de Taça Libertadores, Mundial de Clubes, Supercopa da Espanha e Copa das Confederações. No próximo sábado, um capítulo específico começará a ser escrito na sua carreira. Ele participará pela primeira vez de uma das partidas que mais chamam a atenção no planeta: Barcelona x Real Madrid, às 14h (de Brasília) - o GloboEsporte.com faz a cobertura em Tempo Real. Além da responsabilidade de ser um dos protagonistas do confronto, o camisa 11 defende um retrospecto ligeiramente favorável em clássicos diante de rivais, da época que defendia o Santos: em 42 confrontos, ganhou mais do que perdeu, embora a vantagem seja mínima.

Contra Corinthians, Palmeiras e São Paulo, saiu de campo 17 vezes com a vitória. Mas lamentou 16 derrotas - foram nove empates. Em termos de participação individual, fez 20 gols, uma média de quase uma bola na rede a cada dois jogos.

 
contra o palmeiras 
Neymar lembra bem do primeiro gol que fez em clássicos, aos 17 anos

 
DERROTA MARCANTESemifinal contra o Corinthians de Ronaldo está na memória
 
 
HAT-TRICK 
 
Jogo decisivo de 2012 diante do São Paulo é lembrado com carinho

Sua estreia em clássicos foi no dia 22 de março de 2009. Entrou aos 12 minutos do segundo tempo na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians. Questionado em entrevista ao site oficial do Barcelona sobre quais dos confrontos contra rivais foi mais especial, Neymar citou três. O primeiro foi a semifinal do Paulistão de 2009, contra o Palmeiras, vencida pelo Santos por 2 a 1, com direito a um gol seu, que na época tinha apenas 17 anos e estava iniciando sua trajetória de sucesso na equipe paulista.

- Era uma semifinal, e ganhamos o jogo. Tive uma atuação muito boa.
 
Neymar jogo Barcelona e Milan  (Foto: AP) 
Primeiro clássico de Neymar no Barça será no Camp Nou (Foto: AP)
 
Outro clássico lembrado por Neymar foi a derrota para o Corinthians por 3 a 1, no primeiro jogo da final do mesmo campeonato. Neymar não marcou, mas teve boa atuação.

- Contra o Corinthians, foi minha primeira final, que infelizmente a gente perdeu.
Por fim, o hat-trick marcado diante do São Paulo na semifinal do Paulistão do ano passado também mereceu espaço na memória do camisa 11 catalão. Neymar brilhou ao marcar todos os gols santistas na vitória por 3 a 1 sobre o rival.

- Contra o São Paulo, uma semifinal que a gente venceu e eu acabei fazendo três gols.
Apesar de ainda não ter atuado em clássicos no futebol espanhol, Neymar participou de uma partida decisiva: a final da Supercopa da Espanha, diante do Atlético de Madri. No jogo de ida, fez o gol de empate por 1 a 1. E acabou sendo decisivo, pois o 0 a 0 em Barcelona garantiu o título.

tabela neymar gols clássicos (Foto: Editoria de arte) 
São Paulo é a vítima preferida e retrospecto é desfavorável contra
Timão e Verdão (Foto: Editoria de arte)
 
FONTE:

CBF anuncia oficialmente a convocação de Diego Costa

Entidade confirma nome do atacante do Atlético de Madri nos próximos amistosos em novembro. Além dele, Dani Alves, Hulk, Lucas Leiva e Marquinhos foram chamados

Por Rio de Janeiro

Diego Costa é convocado por Felipão para os dois próximos amistosos da Seleção (Foto:Reuters)
 
A CBF formalizou nesta sexta-feira a convocação de cinco jogadores para os amistosos contra Honduras, no dia 16 de novembro, nos Estados Unidos, e diante do Chile, no dia 19, no Canadá. E o atacante Diego Costa, do Atlético de Madri, está entre os relacionados pelo técnico Luiz Felipe Scolari. De acordo com o texto divulgado no site oficial, a medida foi tomada para a obtenção dos vistos para a entrada dos atletas nos dois países.
 
Além de Diego Costa, o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, o volante Lucas Leiva, do Liverpool, e o atacante Hulk, do Zenit, também foram chamados para as duas últimas partidas de 2013.

Na última quarta-feira, Felipão já havia confirmado a convocação de Diego Costa. 
- Colocamos à direção que temos a intenção mais uma vez de convocá-lo, pois já convocamos nos jogos da Rússia e Itália. Para que possa ter análise definitiva sobre esse atleta, que é brasileiro e está tendo um destaque bastante grande pelo Atlético de Madrid. E a carta foi enviada à Fifa dizendo da nossa intenção, que vamos convocá-lo na próxima quinta-feira - disse, em entrevista à TV Globo.

O atacante disputou as nove partidas de sua equipe no Campeonato Espanhol até aqui – todas como titular. Ao todo, Diego esteve em campo durante 781 minutos e marcou dez gols, o que faz dele o artilheiro da competição.

 Minha decisão foi tomada, mas este não é o momento certo para torná-la pública
Diego Costa

 O caso de Diego Costa é o mais complicado. A Federação Espanhola de Futebol revelou que o atleta manifestou o interesse de atuar pela Fúria. Porém, Felipão já o havia convocado para os amistosos da seleção brasileira contra a Rússia e a Itália, disputados em março. O atacante ainda não falou oficialmente de sua preferência. Deixou a escolha no ar.
 
- Minha decisão foi tomada, mas este não é o momento certo para torná-la pública. As pessoas que precisam saber já sabem. Eu não tenho dúvidas sobre o que vou fazer, mas eu tenho que esperar o momento certo. Se eu pudesse dizer, já teria feito isso há muito tempo.
 
O zagueiro Marquinhos é a novidade da lista divulgada pela CBF. Essa é a primeira vez que o defensor do PSG é convocado para a seleção brasileira. O jogador, revelado pelo Corinthians, atuou pelo Roma antes de defender o Paris Saint-Germain. Pelas redes sociais, o atleta vibrou com a convocação.

- Um sonho de criança que foi realizado. Muito orgulho em ser convocado e poder vestir o manto sagrado da minha nação agora na seleção principal.

A convocação completa da seleção brasileira para os jogos de novembro será divulgada na próxima quinta-feira, às 12h (de Brasília), em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/10/cbf-anuncia-oficialmente-convocacao-de-diego-costa.html

Incêndio atinge a área interna da Arena Pantanal, em Cuiabá

Placas de isopor no subsolo do estádio pegaram fogo e nenhum operário ficou ferido. Segundo a Secopa-MT o cronograma será mantido

Por Cuiabá

Incêndio na Arena Pantanal (Foto: Inaian Ssouza/Arquivo Pessoal) 
Incêndio atingiu o sub solo do estádio de MT
(Foto: Inaian Ssouza/Arquivo Pessoal)
 
Um incêndio atingiu a Arena Pantanal nesta sexta-feira, mas não deve comprometer  a entrega da obra. Uma fumaça preta pôde ser vista de longe do estádio de Cuiabá. Segundo informações da Secopa-MT e do Corpo de Bombeiros, placas com isopor armazenadas no subsolo foram a causa do incêndio.

O fogo atingiu a área interna da arena e nenhum operário ficou ferido. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 15h (de Brasília), mas foi controlado em 15 minutos. Quatro caminhões combateram o fogo.

De acordo com Alessandro Borges, diretor operacional do Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu uma sala de 5x6 metros por quatro metros de altura. No local, placas de isopor que seria utilizadas no forro do estádio entraram em combustão. A área é toda de concreto e não chegou a atingir a estrutura da arena.

- Controlamos o fogo e nada foi afetado. A perícia deve apontar quais as causas do início do fogo. Nenhum operário se feriu e no local não havia nenhum outro ponto de ignição. O fogo ficou somente no subsolo. Controlamos o fogo em 15 minutos - disse.

O secretário da Secopa-MT, Maurício Guimarães, também comentou o incidente. Ele tranquilizou a população e afirmou que o cronograma de entrega segue normalmente.

- Foi um grande susto, mas a obra segue sem problemas. Não causou nenhum problema estrutural. Vamos investigar as causas e isolar a área, mas o resto do estádio mantém o ritmo acelerado. Evidente que reparos serão feitos, principalmente na parte elétrica - afirmou.

A Secopa-MT não descarta que o incêndio possa ter sido criminoso. Orçada em R$ 540 milhões, a Arena Pantanal deve ser entregue em dezembro de 2013, apesar do Governador Silval Barbosa ter dito que o estádio pode terminar somente em janeiro, para acabamento. Quatro jogos da primeira fase estão marcados para o estádio de Cuiabá.


Incêndio na Arena Pantanal (Foto: Inaián Souza/Arquivo pessoal) 
Incêndio na Arena Pantanal (Foto: Inaián Souza/Arquivo pessoal)
Incêndio na Arena Pantanal (Foto: Caíque Loureiro/Arquivo Pessoal)I
ncêndio na Arena Pantanal assustou os operários
 (Foto: Caíque Loureiro/Arquivo Pessoal)
 
Incêndio na Arena Pantanal (Foto: Inaián Souza/Arquivo pessoal) 
Incêndio na Arena Pantanal (Foto: Inaián Souza/Arquivo pessoal)
 
FONTE:

Após dois gols relâmpagos, Goiás reage com calma e organização

Enderson Moreira diz que 20 minutos iniciais foram atípicos, mas destaca tranquilidade para começar a reverter placar ainda no primeiro tempo

Por 16 comentários


Ao analisar a escalação do Vasco, com reservas e muitos jogadores jovens, o técnico do Goiás, Enderson Moreira já sabia que enfrentaria uma equipe mais desconhecida, com poucas partidas no ano, mas também por isso mais descansada, vibrante e até mais ousada para conseguir a classificação. Foi o que aconteceu no início, com dois gols do garoto Thalles, de 18 anos, que inflamaram os quase 40 mil vascaínos no Maracanã.

Apesar do momento adverso, para o treinador, o importante foi que o time conseguiu se reorganizar e aos poucos equilibrar a partida. O gol de Hugo aos 18 minutos freou o ímpeto vascaíno e, no intervalo, o time conseguiu voltar mais calmo para o campo. Mesmo com reação, o técnico disse que o Goiás não fez um grande jogo e reconheceu que também seria justo caso o Vasco saísse classificado de campo. O destaque de Enderson foi, no entanto, a maturidade da equipe no início complicado da partida.

- A gente sabia que o Vasco vinha com energia e muita força, com apoio de seu torcedor, que foi brilhante e incentivou o tempo todo. Então a gente achava que ia ser muito difícil, ainda mais quando se sofre um gol com dois minutos. Mas aos poucos tivemos um pouco mais de lucidez. No final, era um jogo aberto, o Vasco poderia fazer o quarto gol, como nós o terceiro – disse o treinador do Goiás.

Os 15 minutos entre o primeiro e o segundo tempo foram fundamentais na rearticulação goiana para segurar a pressão vascaína. No intervalo, com 2 a 1 no placar, Enderson pediu ao time tranquilidade para lutar pela classificação e esperar oportunidades para empatar a partida e garantir a classificação.

- Pedi calma a eles na volta do intervalo, porque ali estava tudo igual e precisávamos segurar o ímpeto do Vasco e esperar nosso momento de atacar. Temos uma equipe muito organizada, com desenho tático bem definido, onde cada um sabe o que executa. Mas, hoje, nos primeiros 20 minutos jogamos de forma desorganizada, como há muito tempo não jogávamos. Era uma condição extremamente desfavorável na partida, contra uma equipe viva e leve dentro de campo. Mas tivemos maturidade e sabíamos que em algum momento teríamos situação de domínio também. No segundo tempo houve condições deles vencerem o jogo, mas também poderíamos ter vencido a partida – lembrou o treinador do Goiás.

Amaral comemora gol do Goiás contra o Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo) 
Amaral comemora gol do Goiás contra o Vasco
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)
 
FOBTE: