quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Osasco reverte situação complicada e vence São Caetano pela Superliga

Uma semana depois de vencer adversário com facilidade pelo Paulista, time de Sheilla e Thaísa precisa de cinco sets para chegar à nova vitória

Por São Caetano do Sul, SP





O Osasco entrou em quadra para enfrentar o São Caetano pela Superliga 2013/14 carregando um amplo favoritismo por ter vencido o mesmo adversário com facilidade há uma semana por 3 sets a 0 pelo Campeonato Paulista. No entanto, a partida tomou um rumo diferente e o time comandado pelo técnico Luizomar de Moura teve muita dificuldade para derrotar a equipe do ABC, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano, por 3 sets a 2. As parciais foram de 21/17, 19/21, 9/21, 22/20 e 15/10, em uma hora e 57 minutos de confronto.

- Talvez a facilidade que tivemos semana passada tenha iludido a nossa equipe, que é experiente e não pode cair neste tipo de armadilha. Ao mesmo tempo estamos em processo de formação e o fato de termos conseguido reverter um quadro extremamente perigoso foi muito importante. Lógico que não queríamos ter deixado um ponto aqui, mas hoje tivemos muito perto de sair derrotado e a vitória nestas circunstâncias certamente ajudará no crescimento e evolução da equipe - analisou Luizomar.

Sheilla Osasco São Caetano Superliga (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação) 
Sheilla ataca pelo Osasco: dificuldade contra o São Caetano
(Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação)
Para a central Thaisa, responsável por 15 pontos, o Osasco se fortalece ainda mais quando supera momentos de dificuldade.

- Estamos em fase de formação de equipe, mas, mesmo assim, não podemos vacilar como aconteceu diante do São Caetano. Tivemos muitas dificuldades e de certa forma isso é bom porque desta maneira o time cresce mais, já que é muito mais complicado mostrar sua força nos momentos difíceis. A vitória foi importante, mas precisamos ver os erros e o que precisamos fazer para mudar isso.

Esse foi o primeiro jogo em que a italiana Caterina Bosetti começou como titular e terminou o jogo com 15 pontos. A sérvia Sanja Malagurski entrou no decorrer do embate e foi importante nos momentos cruciais. Após a vitória no primeiro set, o Osasco deixou o rendimento cair e o rival virou a partida. A partir do quarto set as visitantes cresceram na partida e o aumento do ânimo em quadra ficou evidente.

Osasco bate o São Caetano na Superliga (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação) 
Osasco bate o São Caetano na Superliga (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação)
- O nosso time quando joga vibrando é diferente. Acredito que conseguimos intimidar um pouco mais o adversário quando entramos fortes e vibrantes. Mas não podemos depender somente disso e temos que acabar com os erros bobos que estamos comentando e que não são aceitos em um time de alto nível - avaliou Thaisa.

Com 19 pontos, a oposta Sheilla foi a maior pontuadora da partida. Outro destaque foi a central Adenízia, que foi eleita a melhor em quadra e recebeu o troféu Viva Vôlei. O próximo compromisso do Osasco pela competição nacional será na próxima sexta-feira, às 21h30, diante do Rio do Sul, no ginásio José Liberatti, em Osasco. O São Caetano enfrenta o Rio de Janeiro, fora de casa, no mesmo dia, às 19h.

Resultados da rodada:
São Bernardo 0 x 3 Rio de Janeiro
Pinheiros 3 x 1 Praia Clube
Barueri 3 x 0 Araraquara
Maranhão 1 x 3 Brasília
Rio do Sul 0 x 3 Campinas
Minas 0 x 3 Sesi-SP


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/osasco-reverte-situacao-complicada-e-vence-sao-caetano-pela-superliga.html

Meninas do Brasil largam com 100% de aproveitamento no Slam da China

Em Xiamen, última etapa deste porte na temporada 2013, Talita/Taiana, Maria Clara/Carol e Ágatha/Maria Elisa vencem seus dois jogos do dia de estreia

Por Xiamen, China

A estreia brasileira na fase de grupos feminina do Grand Slam de Xiamen foi animadora. Talita/Taiana, Maria Clara/Carol e Ágatha/Maria Elisa venceram os dois jogos que disputaram em suas respectivas chaves e deram um passo importante na etapa chinesa, 10ª deste porte no Circuito Mundial 2013. As irmãs cariocas inclusive já garantiram presença nas oitavas de final, enquanto as outras duas duplas disputam a liderança de seus grupos e a vaga nesta sexta-feira.

vôlei de praia Talita e Taiana Xiamen (Foto: FIVB) 
Talita e Taiana comemoram: líderes do ranking vencem duas partidas
 sem perder sets na China (Foto: FIVB)
 
Líderes do ranking mundial, Talita e Taiana passaram pouco mais de uma hora em quadra. Primeiro, venceram as chinesas Wang Fan e Zheng com um atropelamento no segundo set: 21/16 e 21/9. Na seqüência, mantiveram-se invictas em sets ao bater as holandesas Braakman e Van der Vlist por 21/15 e 21/14. Nesta sexta, as brasileiras decidem o primeiro lugar do Grupo B com as russas Ukolova e Prokopeva, que também venceram os dois jogos desta quinta.

vôlei de praia Maria Elisa Xiamen (Foto: FIVB) 
Maria Elisa encara o bloqueio da atleta de Vanuatu:
brasileiras sofrem, mas vencem (Foto: FIVB)
 
Campeãs na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Brasileiro no final de semana, Maria Clara e Carol não deram sinais de cansaço. Embaladas, as irmãs cariocas passaram com facilidade pelas adversárias do Grupo C. As primeiras vítimas foram Mashkov e Tsimbalova, do Cazaquistão, que caíram por 21/15 e 21/14. Depois, as filhas da ex-jogadora Isabel derrotaram as alemãs Mersmann e Schneider por 21/18 e 21/12. O último jogo da fase de classificação será diante das australianas Bawden e Clancy.

Classificadas através do qualifying, Ágatha e Maria Elisa também passaram invictas pelo primeiro dia na fase de grupos, mas sofreram um bocado. Primeiro, saíram atrás no placar diante de Elwin e Iatika, de Vanuatu. A virada foi confirmada após 47 minutos de jogo, com parciais de 17/21, 21/19 e 15/12. A partida seguinte foi ainda mais longa. As brasileiras cederam o empate para as alemãs Laboureur e Sude, mas se recuperam no tié-break: 21/17, 21/23 e 15/13.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/10/meninas-do-brasil-largam-com-100-de-aproveitamento-no-slam-da-china.html

Lesão nas costas pode tirar Gabi da seleção brasileira em torneio no Japão

Ponteira do Rio de Janeiro está com edema ósseo na região, que a impossibilitou de atuar nos dois últimos jogos. Levantadora é contratada

Por Rio de Janeiro

gabi volei (Foto: Fabio Leme) 
Gabi (à frente) carrega uma bolsa de gelo para
as costas (Foto: Fabio Leme)
 
Um edema ósseo no sacro, osso localizado na base da coluna vertebral, pode tirar a ponteira Gabi da Copa dos Campeões, que será disputada no próximo mês de novembro, nas cidades de Nagoya e Tóquio, no Japão, pela seleção brasileira de vôlei. Sem atuar há duas partidas pelo Rio de Janeiro na Superliga, a atleta vem fazendo tratamento intensivo com gelo, além de reforço muscular na academia, e é trabalhada para retornar às quadras de maneira gradativa para não criar um estresse na região, que poderia provocar uma fratura. Por causa disso, a sua presença na partida desta sexta-feira, diante do São Caetano, pela quarta rodada da competição nacional, ainda é incerta, assim como no elenco de Zé Roberto, mesmo após ter sido convocada.

- Vamos aguardar o treino desta noite para ver se ela reúne condições de jogar amanhã. Por ser um problema ósseo, não podemos forçar para não haver fratura, que a deixaria de fora entre dois e três meses - explicou o fisioterapeuta Guilherme Tenius, o Fiapo.

A própria Gabi confessou que sente dores em determinados movimentos de jogo e não soube dizer se será desconvocada da seleção brasileira para a competição internacional. Todavia, ela não descarta estar em quadra diante das paulistas nesta sexta-feira.

- Eu não sei o que o pessoal daqui (Rio de Janeiro) tem conversado com o pessoal da seleção. Estou nesta parte mais chata de cuidar e tenho que tomar cuidado para não se tornar uma fratura. Mas acho que devo jogar amanhã sim - disse a camisa 1 carioca.

Além da mineira de Belo Horizonte, Juciely também vem dando dor de cabeça para a comissão técnica. Com o mesmo problema da companheira, mas na tíbia e no fêmur, a central também está incluída no mesmo plano de análise do que Gabi.

waleskinha volei (Foto: Fabio Leme) 
Valeskinha em treino na manhã desta quinta-feira na Urca. Retorno
está próximo depois da cirurgia no joelho (Foto: Fabio Leme)
 
Mas nem tudo é notícia ruim. Fora das quadras há menos de cinco meses - e com previsão inicial de retorno para seis -, desde a fratura no tendão patelar do joelho esquerdo, Valeskinha está próxima da volta. Já recuperada clinicamente, a meio de rede pode já estar em quadra na próxima segunda-feira, no duelo com o Rio do Sul, em Santa Catarina.

Terceira levantadora vem de Blumenau-SC

A pedido do técnico Bernardinho, o Rio de Janeiro contratou uma terceira levantadora. Após uma semana de teste em setembro, Fran, ex-Blumenau, foi incorporada ao elenco e falou da alegria de atuar ao lado de ídolos.

- Estou aqui como atleta e fã. Estou sendo comandada pelo Bernardinho. Ainda tem a Fofão, Fabi, grandes jogadoras. Não tem como mensurar o que estou sentindo agora. Tenho contrato de um ano e vou lutar para ficar mais - declarou a emocionada levantadora de 21 anos e 1,80 m de altura.

O Rio de Janeiro, líder da Superliga terá pela frente o São Caetano, nesta sexta-feira, às 19h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube.


fran volei (Foto: Fabio Leme) 
Fran é a nova jogadora do time do Rio de Janeiro (Foto: Fabio Leme)
 
FONTE:

'Baixinhos' do Borel jogam vôlei com os ídolos do Rio de Janeiro: 'Gigantes'

Atual campeão da Superliga, time carioca visita projeto desenvolvido em comunidades carentes da capital e encanta jovens atletas do vôlei

Por Rio de Janeiro

Um confronto desigual marcou a tarde desta quinta-feira no Morro do Borel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. De um lado da rede, os alunos da Escola de Vôlei Bernardinho, com idades entre sete e 13 anos. Do outro, os jogadores do Rio de Janeiro, atual campeão da Superliga masculina. Os pequenos não conseguiam esconder o deslumbramento diante dos gigantes Leandro Vissotto (2,11m), Riad (2,05m), Ualas (2,04m) e Rodrigão (2,04m): “Minha nossa, como eles são grandes!”, comentava a garotada do projeto apoiado pelo time carioca.

Vôlei Vissotto Visita Borel (Foto: Túlio Moreira) 
Uma das alunas do projeto compara sua altura à do gigante
Vissotto, de 2,11m (Foto: Túlio Moreira)
 
Mas os jovens atletas do Borel ignoraram as condições desiguais e, diante dos ídolos, não titubearam na hora de apresentar os fundamentos e as técnicas do vôlei, adquiridos nos treinos realizados duas vezes por semana em uma quadra localizada na área alta do morro. Capitão do time do técnico Marcelo Fronckowiak, o levantador Bruninho era o mais assediado pelo público mirim, e elogiou o desempenho dos alunos da escolinha, que funciona na região há dois anos.

- É sempre um motivo de satisfação ver a alegria dessa moçada. Eles jogam num sol a pino, sob um calor de 40 graus, e isso dá até uma motivação extra para a gente. Eu joguei duas partidas com eles, e pude ver que alguns têm fundamentos muito bons. Daqui podem sair futuros jogadores da seleção brasileira, com certeza. Mas, ainda mais importante que isso, é o fato de que eles aprendem a ser cidadãos melhores com tudo o que o esporte pode ensinar - disse Bruninho.

Mosaico Vôlei Rio de Janeiro Visita Borel (Foto: Túlio Moreira)
Além das crianças atendidas no Borel, a Escola de Vôlei Bernardinho mantém núcleos sociais em outras comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, como Prazeres, Salgueiro, Mineira e Complexo do Alemão. Outro destaque do elenco do atual campeão da Superliga, o oposto Leandro Vissotto aproveitou a visita para testar o nível de ataque dos pequenos, e gostou do que viu. O carioca ressaltou que iniciativas como essa podem revelar futuros ídolos do esporte brasileiro.

- É bacana ter esse contato com uma realidade tão diferente da nossa. A gente tenta passar inspiração para eles, para que eles possam seguir por um caminho bacana, e isso já vale por tudo. É bom demais sentir essa energia, a felicidade é imensa. A oportunidade de vir aqui é sempre prazerosa. A criança é o instrumento da mudança. Investir nesse pessoal é a garantia de que o esporte brasileiro vai continuar evoluindo. Acredito que muitos grandes atletas podem sair dessas comunidades - opinou Vissotto.

Vôlei Bruninho Visita Borel (Foto: Túlio Moreira) 
Bruninho disputa partida com os alunos da escolinha do
Morro do Borel, no Rio (Foto: Túlio Moreira)
 
A visita do Rio de Janeiro terminou com a distribuição de cerca de 200 brinquedos aos jovens atletas do Borel, em comemoração ao mês dedicado às crianças. Do Borel, os jogadores seguiram para a nova casa do time, que deixou o Maracanãzinho e agora treina no Tijuca Tênis Clube. Invicta na Superliga, com quatro vitórias, a equipe comandada por Marcelo Fronckowiak se prepara para voltar às quadras neste sábado. O clube enfrenta o São Bernardo, na casa do adversário, às 21h30.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/baixinhos-do-borel-jogam-volei-com-os-idolos-do-rio-de-janeiro-gigantes.html

No 'lado B' do tênis, brasileiros têm rotina com menos dinheiro e regalias

Bruno Soares diz que privilégios para tenistas de simples podem atrapalhar programação de duplas; Marcelo Melo encara diferenças com naturalidade

Por Matheus Tibúrcio Rio de Janeiro

Dois tenistas brasileiros vêm sendo protagonistas nas quadras mundo afora na atual temporada. Separados, os duplistas Bruno Soares e Marcelo Melo foram vice-campeões de dois Grand Slams (US Open e Wimbledon, respectivamente) e conquistaram pela primeira vez um Masters 1.000 (Montreal e Xangai, respectivamente). Enquanto o país tem dois representantes no Top 10 do ranking de duplas da ATP - Soares é 3º e Melo, 8º - não há sequer um no Top 100 de simples. Apesar dos importantes feitos e do reconhecimento dentro do mundo do tênis, o caminho percorrido pelos mineiros envolveu menos retorno financeiro, menos partidas diante do grande público e até menos regalias.

Bruno Soares e Alexander Peya contra irmãos Bryan Masters 1000 de Madri (Foto: EFE) 
Duplistas campeões de Grand Slam chegam a receber 11 vezes menos
que vencedor na simples (Foto: EFE)
 
Primeiro dos dois a chegar a uma decisão de Grand Slam em duplas masculinas, Marcelo Melo jogou apenas uma partida na quadra central do All England Club, em Londres. Foi justamente a decisão contra os gêmeos americanos Bob e Mike Bryan. Nas semifinais, ele e o parceiro Ivan Dodig atuaram no terceiro estádio de maior capacidade do complexo.

Local e horário dos jogos Marcelo Melo em Wimbledon Bruno Soares no US Open
Primeira rodada Quadra 15, 11h30m Quadra 4, 19h00m
Segunda rodada Quadra 5,
2º jogo
Quadra 11, 13h30m
Oitavas Quadra 18, 3º jogo Quadra 11, 11h00m
Quartas Quadra 3,
2º jogo
Quadra 17, 12h00m
Semis Quadra 2,
2º jogo
Louis Armstrong, 2º jogo
Final Quadra central, 2º jogo Arthur Ashe, 12h30m

Com Bruno Soares, aconteceu praticamente o mesmo. A final contra Leander Paes e Radek Stepanek em Nova York foi o único jogo que ele e o companheiro Alexander Peya fizeram no estádio Arthur Ashe, o principal de Flushing Meadows e maior estádio de tênis do mundo, com capacidade para aproximadamente 23,2 mil espectadores. A segunda melhor dupla da temporada disputou as semifinais na quadra Louis Armstrong, a segunda maior do complexo, mas o restante dos compromissos foram todos em locais mais acanhados.

A principal vilã, no ponto de vista dos duplistas, são as emissoras locais de televisão, que buscam audiência em cima das partidas dos grandes tenistas do circuito e por vezes chegam a prejudicar os outros atletas.

- Em Grand Slam é complicado. É difícil colocar todo mundo para jogar na quadra central até a final. Isso eu entendo. Mas há certas horas que as pessoas cometem alguns erros nas programações. Foi o que aconteceu comigo em Roland Garros. Por descuido da organização, acabou embolando. Às vezes, eles precisam ter mais atenção e muitas vezes acho que têm que ser negado alguns pedidos. Um dia, a TV (francesa) fez uma solicitação para que o jogo entre Djokovic e Dimitrov fosse à noite, e eu acabei tendo seis dias de distância entre a primeira e a segunda rodada por causa disso. Um jogo acaba influenciando todo mundo - disse Bruno Soares.

Em torneios de menor nível, a participação em quadra principal é bem mais comum. Na estreia no ATP 250 de Viena, na Áustria, por exemplo, Soares e Peya fecharam a programação do dia justamente na mais importante quadra do complexo.

Privilégios discrepantes, mas respeito igual
Não é só na programação que os duplistas levam a pior. A premiação para os tenistas de simples também é bem superior. O montante arrecadado por um campeão de US Open, por exemplo, é 11 vezes maior que a quantia embolsada pelos campeões nas duplas (se a parceria dividir meio a meio o prêmio pelo título). Em Roland Garros, onde as gratificações são as mais próximas dentre os quatro Grand Slams, essa diferença é de oito vezes.

premiação grand slams tênis 2013 (Foto: ITF)

Nem mesmo os irmãos Bryan, que conquistaram três Grand Slams neste ano (Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon), conseguiram encher o bolso tanto quanto os principais tenistas que jogam na simples. Segundo dados da ATP do dia 21 de outubro, cada um dos gêmeos ganhou aproximadamente US$1,4 milhão, muito abaixo dos cerca de US$10,9 milhões faturados por Nadal. Inclusive, este dinheiro embolsado pelo espanhol na temporada é praticamente o mesmo arrecadado em toda a carreira por cada um dos irmãos de 35 anos.

Total de prêmios em jogos de simples Total de prêmios em jogos de duplas
Nadal $10.870.089 $1.395.043 Bob Bryan
Djokovic $8.542.587 $1.395.043 Mike Bryan
Murray $5.366.225 $588,706 Bruno Soares
 - O cenário da dupla é assim há muito tempo. A premiação sempre foi assim. A dupla é uma modalidade diferente da simples. A simples está em outro patamar. A dupla é diferente, que por motivos outros, não tem a mesma valorização e acho que nunca vai ter. No circuito há um respeito, principalmente dos tops e dos caras que jogam também a simples, pela dificuldade de jogar grandes torneios em alto nível nas duplas. E quem é fã de tênis gosta demais das duplas. Nos clubes, no cenário amador, a dupla é jogada em muito mais quantidade que a simples. Mas a nível geral e para os leigos, isso já é bem diferente - avaliou Bruno.

Fora a maior preferência na quadra central e a maior premiação, alguns tenistas de simples ainda recebem mimos nos torneios. Os principais astros - como Novak Djokovic, Roger Federer, Rafael Nadal, Andy Murray - e estrelas - como Serena Williams, Maria Sharapova e Victoria Azarenka - são agraciados com os mais diversos presentes possíveis. Quando jogou o Aberto do Brasil, em fevereiro, Nadal ficou hospedado em uma luxuosa cobertura em São Paulo. Federer ganhou uma vaca de presente dos organizadores do ATP de Gstaad, na Suíça. E Djokovic e outros tops tinham vestiário personalizado no Masters 1.000 de Xangai.

- Todos temos o mesmo tratamento, desde a comida até o hotel. Claro que os tops, como no caso do Federer, devem ficar em quartos maiores, mas isso, no meu ponto de vista, é mais do que normal acontecer - apontou Marcelo Melo.

Mosaico privilégios dos astros do tênis mundial (Foto: Editoria de Arte) 
Vestiário pessoal, presentes e suítes luxuosas: alguns dos
privilégios dos tops (Foto: Editoria de Arte)
 
FONTE:

Dimitrov vence, avança na Basileia e marca primeiro encontro com Federer

Namorado de Sharapova derrota Dolgopolov e jogará contra ex-número 1 do mundo pelas quartas de final. Ferrer e André Sá/Haas vencem em Valência

Por Basileia, Suíça e Valência, Espanha

Conhecido como "Baby Federer" no meio do tênis, Grigor Dimitrov terá a oportunidade de enfrentar Roger Federer pela primeira vez em torneios do circuito profissional. Pelas oitavas de final do ATP 500 da Basileia, o namorado da russa Maria Sharapova superou nesta quinta-feira o ucraniano Alexandr Dolgopolov e, com as parciais de 6/3 e 6/2, se classificou para o confronto contra o ex-número 1 do mundo. O búlgaro, que vem de título no ATP 250 de Estocolmo, e o suíço, pentacampeão do torneio em casa (2006, 07, 08, 10 e 11), vão duelar nesta sexta por uma vaga nas semifinais.

Cabeça de chave nº 1, o argentino Juan Martín del Potro continua sendo o principal rival de Federer na Basileia. O número 5 do mundo derrotou nesta quinta o cipriota Marcos Baghdatis, 97º do ranking, pelas parciais de 6/1 e 6/2. Com a vitória, avançou às quartas de final e tentará a vaga nas semifinais nesta sexta, contra o francês Paul-Henri Mathieu (101º).

Ferrer passeia em Valência
No segundo compromisso em Valência, David Ferrer teve vida tranquila. O número 3 do mundo passou com facilidade pelo francês Julien Benneteau, 33º do ranking, pelas parciais de 6/2 e 6/1, em 1h10m. O adversário do espanhol nas quartas de final, nesta sexta, será o polonês Jerzy Janowicz, que passou pelo português João Sousa por 6/2 e 7/5 nas oitavas. Ferrer é três vezes campeão do torneio em casa (2008, 2010 e 2012).

tênis david ferrer valência (Foto: EFE) 
Ferrer busca o quarto título em Valência (Foto: EFE)
 
André Sá e Haas despacham cabeças de chave
O brasileiro André Sá e o alemão Tommy Haas continuam jogando bem nas duplas em Valência. Depois da vitória na estreia, eles eliminaram nesta quinta-feira os espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco, cabeças de chave nº 4 do torneio e quinta melhor parceria da temporada. Com a vitória por 6/1 e 6/3, em 51 minutos, os veteranos se classificaram para as semifinais, onde podem enfrentar os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, melhores duplistas do mundo, no sábado.

Nesta sexta, o mineiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya disputarão as quartas de final. A segunda melhor dupla do ano encara o americano John Isner e o espanhol Feliciano López.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/dimitrov-vence-avanca-na-basileia-e-marca-primeiro-encontro-com-federer.html

Com mão pesada, Serena derrota Kvitova e vai às semis em Istambul

Número 1 do mundo vence todos os jogos no Grupo Vermelho e é a primeira a se classificar. Grupo Branco pode ser decidido nos critérios de desempate

Por Istambul, Turquia

Jogando ao seu estilo, Serena Williams se tornou a primeira classificada para as semifinais do WTA Championship, em Istambul. Massacrando a tcheca Petra Kvitova com o potente saque, a número 1 do mundo passou 1h12m em quadra para garantir a vaga na próxima fase. A americana derrotou a 6ª do ranking por 6/2 e 6/3 e se assegurou como a primeira colocada do Grupo Vermelho da competição.

tênis serena williams wta championship (Foto: Reuters) 
Serena venceu todas as partidas do Grupo Vermelho e está
nas semifinais em Istambul (Foto: Reuters)
 
O único momento de grande confiança de Kvitova no primeiro set foi no game inicial. Mal a partida havia começado quando a tcheca obteve um duplo break point. Serena não cedeu à pressão e começou ali o grande domínio que exerceria em quadra. Evitou não só essas duas vezes a quebra como ainda uma terceira. Com exímia força no saque, conquistou duas quebras que a deixaram próxima da vitória parcial. Sem responder o poderio da número 1 do mundo à altura, Kvitova acabou perdendo o set em um game de zero, com direito a dupla falta no ponto final.
Serena diminuiu a violência dos golpes no segundo set, mas seguiu melhor na partida. Kvitova novamente teve break points, todos salvos pela adversária. A americana perdeu mais pontos no próprio saque, mas manteve o alto rendimento no fundamento. Com uma quebra obtida no começo da parcial, a líder do ranking garantiu a vitória sem suor.

Sexta-feira de definições
Nas outras partidas do dia, a chinesa Na Li assumiu a liderança do Grupo Branco ao derrotar a sérvia Jelena Jankovic por 2 sets a 1 (6/3, 2/6 e 6/3). Se derrotar Victoria Azarenka nesta sexta, a número 5 do mundo assegura a classificação para as semifinais. Caso a vice-líder do ranking seja vencedora, a chave pode ficar embolada se Jankovic superar a italiana Sara Errani também nesta sexta. Neste cenário, Na Li, Azarenka e Jankovic empatariam em duas vitórias e uma derrota cada e decidiriam as duas semifinalistas somente nos critérios de desempate:

 porcentagem de sets vencidos e, se permanecer a igualdade, porcentagem de games vencidos. Errani também tem chance de se classificar, caso derrote Jankovic e Na Li bata Azarenka, o que provocaria um tríplice empate entre as tenistas que teriam vencido apenas uma vez na primeira fase.

A polonesa Agnieszka Radwanska, terceira cabeça de chave do torneio, fechou sua participação em Istambul com três derrotas. Nesta quinta, a número 4 do mundo perdeu para a alemã Angelique Kerber por duplo 6/2, amargando a lanter do Grupo Vermelho. O duelo desta sexta entre Kvitova e Kerber definirá a segunda classificada do grupo para as semifinais. Quem vencer garante a vaga.

Confira a classificação dos grupos:
Grupo Vermelho
1º - Serena Williams - 3 vitórias (classificada)
2º - Petra Kvitova - 1 vitória e 1 derrota
3º - Angelique Kerber - 1 vitória e 1 derrota
4º - Agnieszka Radwanska - 3 derrotas


Grupo Branco
1º - Na Li - 2 vitórias
2º - Jelena Jankovic - 1 vitória e 1 derrota
3º - Victoria Azarenka - 1 vitória e 1 derrota (perde para Jankovic no confronto direto)
4º - Sara Errani - 2 derrotas


Confira as partidas desta sexta-feira:
Victoria Azarenka x Na Li
Petra Kvitova x Angelique Kerber
Sara Errani x Jelena Jankovic


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/com-mao-pesada-serena-derrota-kvitova-vai-semis-em-istambul.html

Federer vence uzbeque e segue vivo na Basileia enquanto rivais tropeçam

Ex-número 1 derrota Istomin e vai às quartas em casa. Com eliminações de Gasquet e de Wawrinka, suíço fica mais perto de garantir vaga no ATP Finals

Por Basileia, Suíça

Os rivais de Roger Federer na corrida para o ATP Finals não tiveram sucesso nesta semana, e o ex-número 1 do mundo não desapontou ao ganhar a oportunidade de abrir distância para eles. Em ação nesta quarta-feira, pelas oitavas de final do ATP 500 da Basileia, na Suíça, e já sabendo das eliminações do compatriota Stanislas Wawrinka e do francês Richard Gasquet, o tenista da casa se manteve na briga pelo título. Mesmo com dificuldade em se impor no duelo contra o uzbeque Denis Istomin, o atual 6º do ranking derrotou de virada o 48º por 4/6, 6/3 e 6/2.

tênis roger federer basileia (Foto: AFP) 
Istomin complicou o jogo contra Federer, mas suíço
conseguiu sair de quadra com a vitória (Foto: AFP)
 
Cinco vezes campeão do torneio (2006, 07, 08, 10 e 11), Federer voltará à quadra somente na sexta-feira. Ele busca a vaga nas semifinais contra o búlgaro Grigor Dimitrov, namorado da russa Maria Sharapova e conhecido como "Baby Federer" no meio do tênis.

Briga pelo ATP Finals Pontos
#6 - Federer 3.235
#7 - Wawrinka 3.150
#8 - Gasquet 3.120
#9 - Tsonga 3.055 

Com os resultados obtidos até o momento na Basileia, Federer é o sétimo melhor tenista da temporada e sexto colocado entre os oito que se classificam para o ATP Finals, em Londres. Ele está à frente de Wawrinka, que caiu na estreia no mesmo torneio, e de Gasquet, que perdeu nesta quarta, nas oitavas de final, para o compatriota Michael Llodra. Jo-Wilfried Tsonga, primeiro fora do G-8, não está disputando nenhum evento nesta semana.

Se for campeão, Federer garantirá a vaga no torneio de fim de temporada. O argentino Juan Martín del Potro, que venceu nesta quarta a partida de estreia na Basileia, é o principal rival do suíço na luta pelo título. Os dois só se enfrentam em uma eventual final.

O jogo
Aos trancos e barrancos, Federer passou a sensação de quem estava sempre aquém do potencial em quadra. Depois de dar de presente uma quebra no quinto game, tentou correr atrás do prejuízo. O suíço não tinha medo de arriscar deixadinhas, mas exagerava nos erros, principalmente com a direita. Ele teve a oportunidade de devolver a quebra duas vezes, mas Istomin soube forçar o saque nos momentos de pressão e saiu na frente.

tênis roger federer basileia (Foto: AP) 
Federer penou com a direita no começo, mas
retomou o rumo e conquistou a virada (Foto: AP)
 
Federer melhorou no segundo set. Com os ataques mais calibrados, não ofereceu nenhuma chance de quebra para o adversário. Pelo contrário. Foi o suíço quem alcançou os primeiros break points. Na terceira tentativa, conquistou a quebra de vantagem de forma similar a que tomara na parcial anterior, com um ataque do rival na rede. Foi então apenas trabalhar a distância de frente e empatar a partida.

Se em cada set um dos tenistas prevaleceu, o início do terceiro foi bastante equilibrado. A começar pelos primeiros games de serviço de cada um, foram seis break points, quatro para Istomin e duas para Federer. O suíço evitara a quebra com um placar de 0-40. Logo na sequência, ele teria o mesmo triplo break point e, na segunda chance, finalizaria o game de devolução com uma cruzada na passada.

Federer segurou a vantagem como pôde, inclusive distribuindo lobs e voleando com sucesso uma Gran Willy. A confiança dele crescia, tanto que tinha fôlego e vontade para pegar até os ataques mais apurados de Istomin. Sem a mesma eficiência que no começo de jogo, o uzbeque perdeu o foco. Depois de tomar a segunda quebra na parcial jogando para fora um smash, descontou sua raiva na bola a chutando para longe. Isso só facilitou o trabalho de Federer, que matou o jogo na base do saque-e-voleio.

Berdych se classifica para ATP Finals
Cabeça de chave nº 2 na Basileia, o tcheco Tomas Berdych foi confirmado, nesta quarta, como o mais novo classificado para o ATP Finals. A Associação dos Tenistas Profissional anunciou que o número 7 do mundo garantiu a vaga depois de derrotar o croata Ivo Karlovic, por 4/6, 7/6(4) e 7/6(2), e após os resultados das primeiras partidas dos eventos desta semana.

Berdych se junta a Rafael Nadal, Novak Djokovic, David Ferrer e Juan Martín del Potro. O britânico Andy Murray também seria um dos competidores em Londres, mas não vai disputar o torneio por causa da recuperação de cirurgia nas costas. Com a classificação do tcheco, há somente três vagas em aberto, que atualmente estão nas mãos de Federer, Wawrinka e Gasquet. O Masters 1.000 de Paris, na próxima semana, será a última competição em que os tenistas podem aumentar suas pontuações.

Ferrer avança às quartas em Valência
Número 3 do mundo, Ferrer estreou com o pé direito no ATP 500 de Valência, na Espanha. O tricampeão do torneio (2008, 2010 e 2012) despachou o francês Gael Monfils, 31º do ranking, por 6/3 e 6/2 e se classificou para as oitavas de final. O próximo adversário do espanhol será outro tenista da França: Julien Benneteau (33º).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/federer-vence-uzbeque-e-segue-vivo-na-basileia-enquanto-rivais-tropecam.html
 

GloboEsporte.com mostra a Arena da Baixada em tour com arquiteto

Casa do Atlético-PR, que já era considerado o estádio mais moderno do país, precisou passar por reformulações para receber os jogos da Copa

Por Curitiba

Inaugurado em junho de 1999, o estádio do Atlético-PR já era considerado o mais moderno do Brasil. Com capacidade para acomodar 25 mil pessoas, a Arena da Baixada precisou passar por alterações para receber a Copa do Mundo de 2014.

- O novo cadernos de encargos da Fifa exigiu alterações no nosso projeto inicial. A vantagem é que nós já tínhamos uma estrutura muito boa e a reforma de ampliação vai trazer ainda mais comodidade para o torcedor - afirma o arquiteto da obra, Carlos Arcos.

Com um custo estimado em R$ 265,2 milhões, a Arena da Baixada é o estádio “mais barato” entre os doze que vão receber partidas do mundial.

- A nossa engenharia financeira é muito inteligente. Entramos em acordo com o governo estadual e prefeitura . Assim dividimos os gastos da obra em três e não ficamos reféns de uma grande empreiteira, como fizeram outros clubes do país - diz Arcos que foi o guia do GloboEsporte.com no estádio que vai receber quatro jogos do mundial.

Quem sentar nos primeiros assentos, vai ficar a uma distância de apenas 6 metros da linha lateral. Essa é a menor distância exigida pela Fifa."
 Carlos Arcos, arquiteto
 
Entre as principais novidades da área total construída de 126.836 m2, estão o fim do fosso – que, “tampado”, vai servir para reutilizar as águas pluviais – ampliações da praça de alimentação e banheiros, e uma cobertura de policarbonato que vai transformar o Estádio Joaquim Américo em uma enorme caixa clara.

- O torcedor que já frequentava o estádio vai sentir muito mais conforto. Esse é o diferencial do nosso projeto. Quem sentar nos primeiros assentos, vai ficar a uma distância de apenas 6 metros da linha lateral. Essa é a menor distância exigida pela Fifa. Teremos uma praça de alimentação mais moderna, restaurantes, Sport Bar, museu da cidade de Curitiba e do Atlético-PR e uma infinidade de particularidades como a possibilidade de um teto retrátil ainda para o mundial - diz o arquiteto.

Arena da Baixada (Foto: Divulgação)
 
Depois da Copa
 O projeto do Atlético-PR no bairro Água Verde não limita-se ao estádio. Grudado ao Joaquim Américo, o clube planeja construir uma Arena Olímpica, com capacidade para acomodar 10 mil espectadores sentados e 16 mil no total.

- Com a sinergia da Arena, da Arena Olímpica e da praça em frente ao complexo, nós vamos ganhar muito. Todo mundo conhece o clima de Curitiba. Com o teto retrátil da Arena nós vamos poder receber jogos com maior conforto; com a Arena Olímpica teremos eventos musicais, políticos, religiosos e feiras. O nosso projeto é espetacular - diz Arcos.

O Atlético-PR quer a Arena Olímpica em pé até 2016. E isso já chamou a atenção da AEG,  empresa norte-americana responsável por casas de shows como o Staples Center (Los Angeles), O2 (Londres) e O2 World (Berlim), que já fechou um contrato com o Furacão. A AEG detém, opera e presta consultoria de outras 100 arenas em todo o mundo.

- Vamos trabalhar para trazer os melhores eventos mundiais e oferecer o melhor serviço possível.  Curitiba é um mercado em crescimento e tem muita fome de entretenimento, mas que não acontecia por falta de grandes complexos, disse o diretor da empresa, Charles Steedman, durante o acordo entre a empresa e o clube paranaense, em novembro de 2012.

Estrutura metálica da Arena da Baixada tem o maior vão livre do Brasil (Foto: Divulgação/Arenacap) 
Estrutura metálica da Arena da Baixada tem o maior vão livre do Brasil (Foto: Divulgação/Arenacap)
 
FONTE:

Com Atlético-PR no Top 4, Vagner Mancini destaca união e entrega

Clube está entre os quatro melhores da Copa do Brasil e no Brasileirão. 'Você não consegue nada se todo mundo não der as mãos', afirma

Por Curitiba

O Atlético-PR é atualmente um dos quatro melhores times do futebol brasileiro. Ele prova isso tanto na Copa do Brasil, na qual está nas semifinais após eliminar o Internacional, quanto no Campeonato Brasileiro, em que ocupa a terceira posição. Rebaixado para a Série B em 2011 e ainda sem a Arena da Baixada (que está em obras visando a Copa do Mundo), o Furacão supera os obstáculos para brilhar.

O motivo? O técnico Vagner Mancini, um dos personagens principais da arrancada rubro-negra, cita a união e a entrega como fundamentais para o time sair da zona de rebaixamento e chegar ao G-4 do Brasileirão, além de alcançar a semifinal da Copa do Brasil pela primeira vez na história:

- A gente deu um salto na tabela em que, na história do Campeonato Brasileiro, acho que não tinha acontecido em um tempo tão rápido, de uma equipe sair do Z-4 e chegar ao G-4. Mas é óbvio que teve a participação não só da chegada do Mancini, mas de todos os atletas e todos aqueles que fazem parte do futebol do Atlético. Você não consegue nada, em um futebol tão competitivo quanto o de hoje, se todo mundo não der as mãos e jogar da mesma forma - falou o técnico na entrevista após o jogo contra o Inter, na noite de quarta-feira, na Vila Capanema.

damião inter internacional atlético-pr (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter) 
Vagner Mancini destaca entrega do grupo
(Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
 
O comandante rubro-negro fala também sobre as metas traçadas - e alcançadas - durante 2013. O primeiro objetivo era garantir a permanência na Série A. Depois, era chegar à semifinal da Copa do Brasil. Vagner Mancini comemora a conquista dos objetivos e a fase do time:
- Lógico que estabelecemos várias metas que foram sendo alcançadas, né? É importante dizer também que houve integração da filosofia de trabalho do Mancini e na busca dos atletas. Então, isso acabou dando liga. Felizmente, na maioria das vezes, a gente tem falado de vitórias. Isso é muito bom porque, afinal, o futebol é feito disso - completou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2013/10/com-atletico-pr-no-top-4-vagner-mancini-destaca-uniao-e-entrega.html

Timão é recebido com protestos em aeroporto; Pato fica em Porto Alegre

Cerca de 20 torcedores foram a Congonhas com faixas de protesto

Por São Paulo




Cerca de 20 torcedores foram ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, protestar contra a eliminação do Corinthians na Copa do Brasil, após derrota nos pênaltis para o Grêmio, em Porto Alegre (veja os lances do jogo).

Com faixas e gritos de protesto, os corintianos cercaram os jogadores no desembarque da delegação, mas não houve agressão física, principalmente por conta do forte esquema de segurança no local - policiais militares e membros da tropa de choque estavam à espera do grupo. Nenhum jogador quis dar entrevistas. Só Paulo André, em uma palavra, resumiu o que achava do protesto:

- Normal.
torcida protesto desembarque Corinthians (Foto: Marcos Ribolli) 
Torcedores protestam no desembarque do Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli)
O principal alvo da ira dos torcedores era Alexandre Pato, responsável pela última cobrança - feita no estilo "cavadinha" e defendida por Dida. O atacante, porém, não estava com o grupo. Ele foi liberado pela diretoria para ficar em Porto Alegre, para resolver assuntos particulares. Segundo o presidente Mário Gobbi, Pato tinha uma audiência trabalhista na capital gaúcha. Uma faixa exibia o descontentamento dos torcedores com a forma como o atacante desperdiçou sua cobrança:

- Displicência, não!
tite torcida protesto desembarque Corinthians (Foto: Marcos Ribolli) 
Tite, escoltado por dois seguranças, também foi alvo de protestos
 (Foto: Marcos Ribolli)
O meia Danilo e o lateral Edenilson, que também erraram pênaltis, foram outros jogadores cobrados.

- Danilo, aposenta, seu velho! - gritaram os torcedores.

- Edenilson, vagabundo, mais respeito com a camisa do Corinthians! - emendaram.
tite torcida protesto desembarque Corinthians (Foto: Marcos Ribolli) 
Tite não deu entrevistas no desembarque do Timão
(Foto: Marcos Ribolli)
O atacante Romarinho foi outro muito ameaçado pelos torcedores. Quando o jogador passou, um dos corintianos gritou:

- Romarinho, seu baladeiro, bêbado, a gente vai te pegar!
Corinthians desembarque faixa protesto (Foto: Rodrigo Faber) 
Torcedores levaram faixa de protesto para recepcionar o time no aeroporto
 (Foto: Rodrigo Faber)
Ao contrário do que vinha ocorrendo em outros momentos de tensão, como após a derrota por 4 a 0 para a Portuguesa, o técnico Tite não foi poupado pelos torcedores e  também foi xingado.

- Tite, tá de tiração (sic)! Vai embora do Corinthians.
romarinho ibson torcida protesto desembarque Corinthians (Foto: Marcos Ribolli) 
Jogadores do Corinthians foram hostilizados em Congonhas
(Foto: Marcos Ribolli)
O embarque da delegação em Porto Alegre, no aeroporto Salgado Filho, também foi tenso. Um grupo de torcedores organizados, que foi à capital gaúcha para assistir ao jogo, hostilizou os atletas. O lateral-direito Alessandro, um dos líderes do elenco, chegou a pedir calma. Um torcedor mais exaltado precisou ser contido por um segurança.

romarinho torcida protesto desembarque Corinthians (Foto: Marcos Ribolli) 
Romarinho foi um dos mais hostilizados pelos torcedores em Congonhas
(Foto: Marcos Ribolli)
O presidente Mário Gobbi comentou a onda de protestos dos torcedores:

- É justo, é legal, desde que não tenha violência. Esse é um direito de manifestação do torcedor quando ele não está satisfeito.

Corinthians Desembarque (Foto: Marcos Ribolli) 
Presidente Mário Gobbi é cercado por jornalistas no desembarque
(Foto: Marcos Ribolli)
FONTE:

'Ninguém no Milan está com saudade de Pato', diz jornalista italiano

Criticado pela torcida do Corinthians após erro fatal na Copa do Brasil, atacante vira assunto na Itália, onde atuava antes de voltar ao país

Por São Paulo

O pênalti desperdiçado por Alexandre Pato na noite da última quarta-feira, no jogo decisivo entre Corinthians e Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, tomou proporções internacionais. Jogador do Milan por cinco anos, o atacante foi lembrado pela imprensa italiana, que reproduziu o lance que eliminou o Timão do torneio - defendido por Dida, outro ex-Milan.
Segundo jornalistas italianos ouvidos pelo GloboEsporte.com, o ex-clube de Pato não sente a mínima saudade do seu futebol.

Ninguém no Milan está com saudade"
Dani Monti, produtor da RAI
 
– O erro dele repercutiu na Itália. Saiu um vídeo na página do Corriere dello Sport, que é um dos jornais mais importantes do país. Ele está em um momento delicado, não deveria ter feito firula. Era preciso fazer o gol – opinou Dani Monti, comentarista do SporTV e produtor da RAI, principal emissora de televisão italiana.

No momento, o sentimento do clube comandado por Silvio Berlusconi parece ser de alívio. Dani Monti assegura que ninguém da equipe italiana sente falta de Alexandre Pato e que, hoje, um retorno ao país – do qual o atacante repete insistentemente gostar muito – é improvável.

Ciente de que o rendimento está longe de ser condizente às cifras investidas, o Milan não desembolsaria o mesmo montante que o Corinthians para contratá-lo de volta.

Alexandre Pato em treino no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Alexandre Pato, em treino no Corinthians 
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
 
– Ninguém no Milan está com saudade. Nenhum time da Itália pagaria 15 milhões de euros para levar o Pato de volta. Por empréstimo, quem sabe. Pelo futebol que ele está mostrando, o Milan fez um ótimo negócio. Sempre foi um jogador muito caro, que teve lesões e, mesmo agora, jogando com regularidade, não se desenvolveu – disse Monti.

O Milan se saiu muito bem na negociação"
Eugenio de Paoli, jornalista da RAI
 
– O Milan se saiu muito bem nessa negociação. O problema das lesões também abalou muito o status do jogador. A diretoria do Milan não ficou feliz com as declarações, porque o departamento médico do clube sempre foi considerado inovador, com técnicas de trabalho muito particulares – emendou Eugenio De Paoli, correspondente da RAI no Brasil.

Contratado em janeiro por R$ 40 milhões, Pato é vice-artilheiro do Corinthians na temporada, com 16 gols marcados. Mesmo assim, não convenceu os torcedores alvinegros. A “cavadinha” na decisão por pênaltis, que resultou em uma defesa fácil de Dida, gerou revolta de todos os tipos.

 Por compromissos pessoais, o atacante permaneceu em Porto Alegre, e não retornou a São Paulo junto do restante do elenco, escapando das cobranças.

Revelado pelo Internacional, Pato foi campeão do Mundial de Clubes em 2006 e da Recopa Sul-Americana no ano seguinte. Acabou vendido para o Milan por 22 milhões de euros, o equivalente a R$ 56 milhões na época. Pelo clube, conquistou um Campeonato Italiano (2010/11) e uma Supercopa da Itália (2011). No total, foram 150 jogos e 63 gols pelo Milan.

As lesões representaram o principal problema de Alexandre Pato durante todo o tempo em que ele permaneceu no Milan. Foram 15 problemas em cinco anos. Desde que se recuperou e conseguiu criar uma regularidade no Corinthians – onde acumula 51 jogos disputados – o atacante não poupou críticas ao departamento médico do clube italiano, fato que repercutiu muito mal junto à diretoria de se ex-time.

Em sua última temporada pelo Milan, Pato esteve em apenas sete de 25 jogos. Em 2011/2012 foram 18 de 53 partidas. Já em 2010/2011, ele esteve em 33 de 50 partidas do Milan, enquanto em 2009/2010 participou de 30 de 48. Em 2008/2009, sua melhor temporada: 42 de 47. Em seu primeiro ano no Milan (2007/2008), Alexandre Pato fez 20 jogos em 27 possíveis.

Frame Jornais Italiano Alexandre Pato (Foto: Reprodução ) 
Site do Corriere dello Sport destaca o erro de Pato e a defesa de Dida,
 ambos ex-Milan (Foto: Reprodução)
 
FONTE:

Atuações: salvador nos pênaltis, Dida é grande destaque tricolor após vaga

Vargas perde duas chances claras, ainda é expulso e leva pior nota

Por Porto Alegre

Header GREMIO (Foto: Infoesporte)
 
DIDA - GOLEIRO
O nome do jogo. Pouco exigido durante os 90 minutos, manteve a tranquilidade para as penalidades. Defendeu três cobranças e carregou o Grêmio à semifinal.
Nota: 8,5.

PARÁ - LATERAL-DIREITO
Criou boas jogadas no apoio pela direita. No entanto, errou muitos passes.
Nota: 6,0


RHODOLFO - ZAGUEIRO
Imponente nas bolas aéreas na defesa. Deu segurança ao sistema defensivo do time.
Nota: 7,0.


BRESSAN - ZAGUEIRO
Fez o feijão com arroz, sem se destacar.
Nota: 6,0

ALEX TELLES - LATERAL-ESQUERDO
Pouco participativo e produtivo ofensivamente. Na defesa, salvou um chute de Romarinho na segunda etapa. Nas cobranças, acertou a trave.
Nota: 4,5.


SOUZA - VOLANTE
Destaque no meio-campo gremista. Com um zagueiro a menos, ficou sobrecarregado na marcação..
Nota: 5,5


RAMIRO - VOLANTE
Assim como Riveros, também não conseguiu desempenhar o seu melhor. Teve dificuldade na saída de bola na segunda etapa.
Nota: 6,0.


RIVEROS - VOLANTE
Abaixo do seu próprio potencial. Se reteve mais à marcação do que na armação de jogadas.
Nota: 5,5.


ELANO - MEIA
Entrou no final na vaga de Riveros e quase marcou de falta. Ainda acertou uma das penalidades.
Nota: 7,0.



VARGAS - ATACANTE
Teve as bolas do jogo. Perdeu um gol inacreditável na primeira etapa, sem goleiro. Caiu de rendimento com o decorrer. No final, ainda acertou um chute na trave esquerda. Ainda foi expulso no final, por carrinho e discussão com Emerson.
Nota: 3,5.

BARCOS - ATACANTE
Discreto na partida inteira. Não conseguiu levar vantagem nos marcadores Teve um bom chute da entrada da área. Ainda errou uma das cobranças de pênalti.
Nota: 4,0.

KLEBER - ATACANTE
Sempre brigador, criou boas oportunidades na base da força. Na segunda etapa, teve boa cabeçada, defendida por Walter, e lançou Vargas na cara do gol. Nas cobranças, guardou o seu.
Nota: 7,0. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/10/salvador-nos-penaltis-dida-se-torna-grande-destaque-tricolor-apos-vaga.html

Classificado, Grêmio perde trio de atacantes para 1º jogo da semifinal

Kleber e Barcos levam terceiro cartão amarelo, enquanto Vargas é expulso contra Corinthians. Renato absolve e ainda dá 'carinho' aos suspensos

Por Porto Alegre

O Grêmio conseguiu passar à semifinal da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira ao eliminar o Corinthians, na Arena. Mas há o que lamentar. Para o primeiro confronto contra o Atlético-PR, o treinador não poderá contar com os três atacantes titulares: Kleber, Barcos e Vargas estão suspensos.

Kleber e Barcos estavam pendurados e levaram o terceiro amarelo contra o Corinthians. Já o chileno recebeu o cartão por entrada dura em Emerson, mas acabou discutindo com o atacante corintiano. Resultado: vermelho para os dois (veja vídeo acima).

Essa é a terceira expulsão de Vargas na temporada. Pelo Brasileirão, o atacante já tinha recebido o vermelho contra Atlético-PR (27ª rodada) e Criciúma (27ª rodada), pelo Brasileirão. Mas Renato Gaúcho está tranquilo. E fala em dar "carinho" em vez de reprimendas:

- Foi dar um beijo em cada um. Vou dar carinho a todos. Sabia que mais cedo ou mais tarde iriamos perdê-los. Tínhamos muitos pendurados. E ainda teve o vargas. Não tiro mérito. Já tive em campo. Tem de ter sangue de barata, mas é muito dificil.

Com falta de opções, a tendência é de que Renato volte a adotar o sistema com três zagueiros, deixando dois ou apenas um no ataque. Paulinho, Mamute e Lucas Coelho disputam a vaga.

Ainda não há definição de quando ocorrerão os confrontos pela semifinal. O certo é que, no próximo domingo, o Grêmio visita o Coritiba, às 18h30m, pela 31ª rodada do Brasileirão.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Kleber contra o Corinthians  (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG) 
 Kleber está suspenso do primeiro jogo da semi
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
 
FONTE:

Para lotar Arena: Renato e jogadores pedem redução no preço de ingresso

Nesta quinta-feira, presidente Fábio Koff se reúne com direção da OAS para debater rumos da parceria que explora o novo estádio tricolor

Por Porto Alegre

Fábio Koff ganhou reforços populares na tentativa de convencer a administração da Arena a baixar o preço dos ingressos praticados no novo estádio do Grêmio. Após a suada classificação à semifinal da Copa do Brasil, com vitória nos pênaltis sobre o Corinthians, o técnico Renato Gaúcho e os jogadores fizeram coro à reivindicação do presidente tricolor. Pedem bom senso da OAS para, enfim, lotar a nova casa e ter o 12º jogador na busca do pentacampeonato da competição. Um ingrediente a mais na reunião entre clube e construtora nesta quinta-feira que debaterá o novo contrato da parceria.

O exemplo é o registrado na noite de quarta. Mesmo com os bilhetes variando de R$ 40 a R$ 160 e com chuva durante todo o dia em Porto Alegre, 35 mil pessoas foram à Arena, o quarto maior público desde a inauguração em dezembro de 2012 - a capacidade é de 55 mil. Houve pressão. Lembrou os tempos de Olímpico. O que dá esperança para o confronto com o Atlético-PR que apontará o finalista.

- A nossa torcida está de parabéns. Faz a diferença. Eu tenho certeza de que vamos bater o recorde da Arena. Vou convocar o torcedor, faço a minha parte. Acho que tem de ter bom senso de quem administra o estádio. Temos de mostrar que a Arena pode lotar, sim. Quem vem nos jogos não tem dinheiro no bolso. Então, escolhe um e vem. Se houver bom senso, vamos quebrar o recorde de público – disse Renato Gaúcho, ao se referia ao duelo com a LDU, pela Libertadores, no qual 41.461 pessoas viram a classificação à fase de grupos.

Jogadores pedem apoio da torcida em jogos na Arena (Foto: Jefferson Bernardes/Grêmio FBPA) 
Jogadores pedem apoio da torcida em jogos na Arena
(Foto: Jefferson Bernardes/Grêmio FBPA)
 
É a mesma opinião de quem estava em campo. Para o volante Souza, o adversário sente a pressão:

- É lindo ver a festa da torcida. Isso emociona. A gente sabe que os preços não ajudam. Vamos bater nessa tecla. Tem de brigar por isso, para a torcida vir em maior numero. Tem de ter colaboração da OAS para diminuir o preço. Nosso presidente tem dado o seu máximo para que isso se resolva. A gente precisa muito da torcida. Eles colocaram pressão na hora dos pênaltis. Nós, os jogadores, falamos disso e queremos que mude.

Os preços dos bilhetes sem definidos pela Arena Porto-Alegrense, empresa criada pela OAS para administrar o estádio. O Grêmio não tem poder de decisão. Por isso, antes da partida contra o Timão, a direção tentou fazer promoção de ingressos, vetada pela administradora.
Nesta quinta, Koff irá se encontrar com o diretor superintendente da OAS Arenas Carlos Eduardo Paes Barreto. Irá debater o preço dos ingressos e a renegociação do contrato. Para assiná-lo, o Grêmio deseja a solução a duas falhas identificadas, na vistoria feita pelo clube, na construção do estádio: a fragilidade das cadeiras e a inconstância da subestação de energia elétrica.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs