quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Timão alega 'questões emocionais' e cancela cirurgia no pé de Guerrero

Atacante seria submetido a intervenção na manhã desta quarta, mas clube disse que, por enquanto, ele voltará a fazer tratamento convencional

Por São Paulo

Guerrero Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians) 
Guerrero não passará por cirurgia por enquanto
(Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)
 
O atacante Paolo Guerrero não vai mais passar por cirurgia para curar uma lesão no quinto metatarso do pé esquerdo. O procedimento que estava marcado para a manhã desta quarta-feira foi adiado, e por enquanto o peruano vai continuar em tratamento clínico para tentar voltar rapidamente ao Corinthians.

De acordo com um comunicado no site oficial do clube, “questões emocionais” ocasionaram o adiamento da cirurgia. Assim, o tratamento diário continua ocorrendo no CT Joaquim Grava. Guerrero está fora do jogo desta quarta-feira, contra o Grêmio, em Porto Alegre, que decide uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

O atacante chegou a treinar com bola na segunda-feira e tinha chances de enfrentar o Grêmio. No entanto, voltou a sentir dores no pé e acabou vetado. No mesmo dia, o departamento médico optou pela cirurgia, que agora será deixada apenas como opção caso o peruano não apresente evolução em seu quadro.

Nesta quarta-feira, Alexandre Pato será o titular do ataque corintiano. Além de Guerrero, o goleiro Cássio é outro que desfalca a equipe, com uma lesão de grau 2 na coxa direita que vai tirá-lo de combate por tempo indeterminado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/10/timao-alega-questoes-emocionais-e-cancela-cirurgia-no-pe-de-guerrero.html
 

Massacre nos números e em campo: Ribéry faz dois, e Bayern vence outra

Time de Pep Guardiola finaliza 34 vezes contra nenhuma do tcheco Viktoria Plzen. Craque francês comanda goleada por 5 a 0 na Allianz Arena com direito a golaço

Por Munique, Alemanha

O placar não foi dos mais largos na história da Liga dos Campeões - inclusive igualado pelo Paris Saint-Germain e superado pelo Real Madrid nesta própria edição. Mas os 5 a 0 aplicados pelo Bayern de Munique no Viktoria Plzen, nesta quarta-feira, na Allianz Arena, pela terceira rodada do Grupo D, representam um dos maiores massacres dos últimos tempos no futebol mundial. Possível adversário do Atlético-MG no Mundial de Clubes finalizou 34 vezes (com 70% de posse de bola) e, mesmo com a defesa desfalcada, conseguiu evitar que os rivais tchecos concluíssem uma oportunidade sequer. Um claro e repetitivo sinal de que o time de Pep Guardiola é tão bom ou até melhor do que aquele que conquistou a Tríplice Coroa há cinco meses, comandado por Jupp Heynckes.

Foram dois gols marcados no primeiro tempo, quando o Bayern criou dezenas chances diante da meta de Kozacik: Franck Ribéry, que cobrou pênalti sofrido por Robben, e Alaba, aproveitando bom passe de Mandzukic. Na etapa final, novamente o craque francês, num golaço em jogada individual - ele deixou o gramado aplaudido de pé pela torcida -, Schweinsteiger e Götze fecharam o placar. Sem contar as tentativas de Kroos, Müller, Pizarro, Robben...


Ribery comemoração Bayern de Munique contra Viktoria Liga dos Campeões (Foto: AP) 
Franck Ribéry dá lindo toque de cobertura sobre Kozacik: 
craque francês foi o destaque do massacre (Foto: AP)

O resultado mantém os bávaros com situação tranquila na chave. Somam nove pontos, contra seis do vice-líder Manchester City, que derrotou mais cedo o CSKA em Moscou. Os russos têm três, enquanto os tchecos ainda estão zerados. Os mesmos jogos serão realizados na próxima rodada, marcada para o dia 5 de novembro, desta vez com mandos invertidos.


Ataque x defesa em sua essência
Talvez daqui a alguns anos ninguém se lembre deste Bayern de Munique contra Viktoria Plzen. Certamente não será um jogo citado em palestras motivacionais, entrevistas coletivas ou preleções mundo afora. Mas será difícil encontrar partida que reflita melhor um "ataque contra defesa".

Como era de se esperar, a força ofensiva do Bayern se sobressaiu. Os atuais campeões da Tríplice Coroa nem precisaram do talento de Thomas Müller e Mario Götze, relegados ao banco de reservas. Compreensível quando se olha o time titular, com nomes como Kroos, Schweinsteiger, Robben e Ribéry, que voltava de uma lesão no tornozelo.

Foi do craque francês, por sinal, o primeiro dos donos da casa. E que demorou a nascer - apenas aos 25 minutos, depois de muita pressão sobre a meta de Kozacik. Após pênalti sofrido por Robben, Ribéry cobrou no canto esquerdo e abriu o placar, para o alívio de uma torcida que começava a ficar apreensiva com a demora.

O gol foi seguido de novo bombardeio. Os tchecos não respiravam, sequer esboçavam uma reação em simples troca de passes no campo ofensivo. Os desavisados sequer iriam perceber a ausência de Dante, lesionado, na zaga - tampouco a presença de Diego Contento, lateral de origem, por ali.

Mordedor, o Bayern fez dos 76% de posse de bola uma arma para chegar às 22 finalizações até o fim da etapa inicial - sendo 14 no alvo, apesar da atuação insegura de Kozacik. Outra delas ainda morreria no fundo das redes: aos 37 minutos, Mandzukic escorou para Alaba, que dominou no peito, colocou no chão e, de direita, acertou uma bela conclusão rasteira.


David Alaba comemoração Bayern de Munique contra Viktoria Liga dos Campeões (Foto: Ap) 
O austríaco David Alaba anotou o segundo com a perna direita (Foto: Ap)

Bayern cria menos, mas constrói goleada

Não seriam 15 minutos num vestiário fechado que mudariam um jogo como esse. O Bayern tinha noção da facilidade que encontrara e ao menos respeitou o adversário, num patamar técnico completamente diferente. O problema em questão para os tchecos era justamente esse: não havia como impedir as inúmeras jogadas dos bávaros.


Guardiola Bayern de Munique Liga dos Campeões (Foto: Reuters)Pep Guardiola aperfeiçoa o Bayern (Foto:Reuters)
 
Numa questão de tempo, o Bayern foi ampliando o placar. Aos 13, Mandzukic empurrou para o fundo das redes após passe de Ribéry, mas estava impedido. Três minutos depois foi a vez de o craque francês resolver: um corte seco na marcação dupla e um toque de cobertura, no melhor estilo de Lionel Messi.

Guardiola, então, pôs no campo Mario Götze, que já havia transformado a partida diante do Mainz 05, no último fim de semana, pelo Campeonato Alemão. Desta vez não havia muito o quê para mudar, mas a revelação alemã contribuiu bastante. Em seu primeiro lance, passe para Schweinsteiger, como um centroavante, fazer o quarto gol. Destaque para o bonito giro do meio-campista e a conclusão de esquerda.

O ritmo naturalmente diminuiu, mas o Bayern seguiu construindo volume de jogo - não à toa atingiu as 34 finalizações. Até o apito final, Pizarro, Kroos e Thomas Müller também chegaram perto de deixar o deles. Foi Götze, porém, já nos acréscimos, que fechou a goleada: Robben cruzou da direita, e a revelação apareceu sozinha para jogar fora do alcance de Kozacik com um toque por cima.

Ribery comemoração Bayern de Munique contra Viktoria Liga dos Campeões (Foto: Reuters) 
Jogadores se unem a Ribéry durante comemoração:
lateral-direito Rafinha foi titular (Foto: Reuters)
FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/10/massacre-nos-numeros-e-em-campo-ribery-faz-dois-e-bayern-vence-outra.html

Ibra show: sueco marca quatro, PSG goleia o Anderlecht e dispara na ponta

Ibrahimovic faz de letra e de fora da área, equipe vence por 5 a 0 e abre vantagem de cinco pontos no Grupo C da Liga dos Campeões. Olympiacos e Benfica empatam

 Por Bruxelas

Assistir à Copa do Mundo sem Zlatan Ibrahimovic seria uma pena. Mas enquanto espera o duelo da repescagem, entre Suécia e Portugal, o atacante continua encantando no Paris Saint-Germain. Após um golaço pelo Campeonato Francês, no último sábado, o novo show do sueco foi pela Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, ele marcou quatro vezes na goleada sobre o Anderlecht, por 5 a 0, e ajudou a equipe de Laurent Blanc a disparar na liderança do Grupo C.

Na ponta, o Paris Saint-Germain tem nove pontos e segue com 100% de aproveitamento nessas três primeiras rodadas da Champions. Na outra partida da chave, Olympiacos e Benfica empataram em 1 a 1 e agora se igualam na pontuação: quatro. O próximo jogo do PSG será no Parque dos Príncipes, em Paris. E é novamente contra o lanterna Anderlecht, que ainda está zerado na tabela.

Ao comentar sobre o gol de chaleira feito sobre o Bastia, no Francês, Ibrahimovic disse na segunda-feira que marcar gols bonitos não é uma novidade em sua carreira. A partida contra o Anderlecht serviu para somar mais dois no currículo do atacante. Um gol de letra e outro com uma bomba de fora da área fizeram o sueco ser aplaudido por parte da torcida adversária. Foi a primeira vez que Ibra fez mais de dois gols em um jogo da Champions.

Os gols acirraram o duelo pessoal entre Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo, adversário direto na disputa por uma vaga no Mundial do Brasil: o sueco agora tem cinco na artilharia da Liga dos Campeões, dois a menos que o português, que marcou duas vezes contra o Real Sociedad.

Ibrahimovic gol PSG contra o Anderlecht Liga dos Campeões (Foto: AFP) 
Após golaço, Ibrahimovic é aplaudido por torcedores adversários e
retribui as palmas (Foto: AFP)

TORCIDA DO ANDERLECHT APLAUDE IBRAHIMOVIC

A superioridade do PSG sobre o Anderlecht foi clara no primeiro tempo. As poucas investidas dos anfitriões no ataque logo foram ofuscadas pelas jogadas de velocidade do setor ofensivo parisiense. A boa troca de passes entre Cavani e Van der Wiel não demorou a fazer efeito: aos 17, o uruguaio tocou em profundidade para o lateral, na direita, e Ibrahimovic apareceu na grande área para completar e abrir o placar.
 
Com muitas dificuldades de marcar a ala esquerda, a zaga da equipe belga sofreu o mesmo golpe, cinco minutos depois. Van der Wiel recebeu novamente em profundidade e cruzou. Dessa vez, o sueco demonstrou mais categoria para marcar: o toque foi de letra, fora da pequena área.
 
Os dois gols de vantagem deram ao Paris Saint-Germain ainda mais liberdade no campo de ataque. Aos 36, nova pintura de Ibra: a bola sobrou na intermediária, e ele soltou uma bomba no ângulo direito do goleiro Kaminski. Parte da torcida do Anderlecht aplaudiu o atacante, que retribuiu as palmas.


Ibrahimovic gol PSG contra o Anderlecht Liga dos Campeões (Foto: Reuters) 
Ibrahimovic cumprimenta Cavani: gol do uruguaio foi o quarto do
PSG na partida (Foto: Reuters)

CAVANI DEIXA O DELE, E IBRA FAZ MAIS UM

O Paris Saint-Germain não deu tempo para o Anderlecht pensar sequer em uma reação. Logo aos seis minutos da etapa final, Cavani recebeu passe de Matuidi e ampliou. O time de Laurent Blanc confirmava a ampla facilidade de atacar com Lavezzi e Thiago Motta. Na defesa, Alex e Marquinhos pouco trabalhavam.

A noite era mesmo de Ibrahimovic. Aos 17, em um dos contra-ataques habituais do time parisiense, Thiago Motta lançou em profundidade para o sueco, que ajeitou de cabeça para o chão e chutou cruzado. Mais um bonito gol para fechar o massacre.

O brasileiro Lucas entrou no lugar de Lavezzi, aos 26 do segundo tempo, mas pouco acrescentou. O PSG quase marcou novamente com Cavani, mas a vitória já estava mais do que consolidada, e a equipe diminuiu o ritmo até o final da partida.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/10/ibra-show-sueco-marca-quatro-psg-goleia-o-anderlecht-e-dispara-na-ponta.html

CR7 marca duas vezes, Real vence Juventus e fica perto da classificação

Com atuação burocrática, time merengue aproveita expulsão de Chiellini no início do segundo tempo, controla o resultado e fica a uma vitória da vaga nas oitavas de final

Por Madri, Espanha

Não foi uma atuação brilhante, mas o Real Madrid deu um passo importante para a classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira. Jogando em casa, a equipe venceu o Juventus por 2 a 1 e disparou na liderança do Grupo B da competição. O destaque, mais uma vez, foi Cristiano Ronaldo, autor dos dois gols merengues - agora o craque português tem sete na Champions e é artilheiro isolado do torneio. Llorente diminuiu para os italianos.
 
O triunfo deixa o Real com nove pontos e 100% de aproveitamento após três rodadas. Em seguida, vem o Galatasaray, que venceu o Copenhague por 3 a 1, com quatro pontos. O Juventus é o terceiro colocado, com dois pontos, enquanto o time dinarmarquês está na lanterna, com apenas um.
 
GOLSAssista aos gols da vitória do Real Madrid sobre o Juventus
 
INACREDITÁVEL
Benzema perde gol incrível na pequena área no 2º tempo
 
CARA DE PAU 
Vidal invade a área, chuta o chão e pede pênalti para o Juve
Na próxima rodada, marcada para o dia 5 de novembro, o Real Madrid vai à Itália para enfrentar o Juventus. Um triunfo pode selar a classificação merengue para as oitavas de final. Até o primeiro lugar da chave pode ser garantido, desde que o Galatasaray não vença o Copenhague no duelo que acontecerá na Dinamarca.

Cristiano Ronaldo comemoração jogo Real Madrid e Juventus Liga dos Campões (Foto: Reuters) 
O cara: Cristiano Ronaldo comemora um de seus
gols no triunfo sobre o Juventus (Foto: Reuters)
 
CRISTIANO RONALDO DECIDE O JOGO

A vitória do Real começou a ser construída logo aos três minutos do primeiro tempo, quando Di María, outro que teve excelente atuação, deixou Cristiano Ronaldo na cara do gol. Livre na área, o craque português driblou Buffon e abriu o placar para os anfitriões.

 
Apesar da desvantagem, o Juventus não sentiu o baque. Contando com a boa movimentação de Tévez, a Velha Senhora foi ao ataque, teve domínio territorial e chegou ao empate aos 21 minutos. Cáceres cruzou da direita, Pogba cabeceou para a defesa de Casillas, e Llorente, no rebote, empurrou para as redes e deixou tudo igual.
 
Di Maria jogo Real Madrid e Juventus Liga dos Campões (Foto: AFP) 
Di María tenta um passe: argentino se destacou
pelo Real Madrid (Foto: AFP)

Assim como o placar, a partida ficou equilibrada. O Real melhorou e ganhou presença ofensiva, enquanto o Juventus já não conseguia mais chegar com facilidade ao ataque. O jogo ficou truncado, com muitas faltas, e sem grandes chances.
 
Ironicamente, foi uma destas faltas que decidiu o jogo. Em cobrança pela esquerda, aos 28 minutos, Chiellini segurou Sergio Ramos dentro da área. O juiz marcou pênalti, que Cristiano Ronaldo converteu com categoria: 2 a 1 Real.
 
Buffon jogo Juventus e Real Madrid Liga dos Campeões (Foto: Reuters) 
Buffon de cabeça baixa: goleiro não conseguiu segurar
Cristiano Ronaldo (Foto: Reuters)
 

EXPULSÃO DE CHIELLINI ATRAPALHA O JUVE

Se na etapa inicial o gol de CR7 logo no começo atrapalhou o Juventus, no segundo tempo outro evento nos minutos iniciais tornou-se obstáculo para a Velha Senhora. Aos dois minutos, Cristiano Ronaldo disparou pela direita e foi derrubado por Chiellini, que recebeu o cartão vermelho direto.

Com um jogador a mais, o Real não teve problemas para dominar o jogo. Entretanto, a superioridade não se transformou em emoção, nem em lances de perigo. O time merengue tratou de administrar o resultado, tocando a bola com paciência, sem se expor muito perante um Juventus sem alternativas.
 
Mesmo sem forçar, a equipe anfitriã criou boas chances. Na melhor delas, Benzema, perseguido pela má fase, perdeu um gol incrível. Aos 15 minutos, Arbeloa foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para o francês, que, com o gol vazio e quase embaixo das traves mandou para fora. Cinco minutos depois, o atacante foi substituído por Bale, que teve atuação muito discreta.
 
Sem ter o que perder, o Juventus ensaiou uma reação quando colocou Giovinco e Asamoah nos lugares de Ogbonna e Pirlo - este último muito aplaudido pela torcida do Real. Não foi suficiente: Giovinco ainda deu trabalho com sua velocidade, mas nada que ameaçasse o triunfo do Real Madrid.
 
Gareth Bale jogo Real Madrid contra Juventus Liga dos Campeões (Foto: AFP) 
Bale em ação: galês entrou no segundo tempo,
mas teve atuação discreta (Foto: AFP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/10/cr7-marca-duas-vezes-real-vence-juventus-e-fica-perto-da-classificacao.html

Kleina vibra com vitória e projeta 'retorno do gigante' contra o Azulão

Técnico comemora atuação diante do Bragantino e fala em 'semana de trabalho' até 'final no Pacaembu', com o São Caetano

Por Bragança Paulista, SP

O Palmeiras já marcou a data e o local da festa pela volta à elite do futebol brasileiro: dia 26 (sábado), no Pacaembu. Mais de 30 mil pessoas estão convidadas para comemorar nas arquibancadas. Em campo, quem tentará estragar o momento será o São Caetano, penúltimo colocado da Série B. 

Gilson Kleina sabe que, após a vitória por 2 a 0 sobre o Bragantino, neste sábado, em Bragança Paulista, bastam mais três pontos diante do Azulão para garantir o acesso.

- Vamos correr para fazer o retorno do gigante. Trabalhamos jogo a jogo, pés no chão, para chegar até aqui. Fizemos um grande jogo aqui (em Bragança), mas que nos desgastou muito (já que Leandro foi expulso no início do segundo tempo). Temos uma semana para se preparar para a final no Pacaembu - disse o treinador.

No calor da comemoração pela vitória sobre o Bragantino, Kleina não comentou sobre sua situação contratual. O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, evitou, em entrevista antes do jogo, garantir a permanência do treinador ou falar sobre uma possível substituição.

gilson kleina Bragantino x Palmeiras (Foto: Luis Moura/Agência Estado) 
Gilson Kleina, durante jogo entre Bragantino e Palmeiras
(Foto: Luis Moura/Agência Estado)
 
FONTE:
 

Quase lá! Palmeiras passa sufoco, mas bate Bragantino fora de casa

Verdão domina etapa inicial, vê jogo complicar após expulsão infantil de Leandro, mas segura pressão e ainda amplia com Wesley no fim

A CRÔNICA 
 
por Marcelo Hazan

Atenção, torcedor palmeirense: falta pouco. Anote data e hora para a festa: próximo sábado, às 16h20m, no Pacaembu, contra o São Caetano. Se vencer, o Verdão confirma o tão esperado retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Depois da vitória do mesmo Azulão sobre o Icasa, também neste sábado, por 2 a 1, o Palmeiras só depende de si na rodada seguinte. A Série A é logo ali!

Neste sábado, em Bragança Paulista, o Alviverde tomou sufoco depois que ficou com um a menos (Leandro foi expulso), mas bateu o Bragantino por 2 a 0, com gols de Alan Kardec e Wesley. A vitória manteve o time na liderança, com 68 pontos, enquanto o Bragantino estaciona nos 39.

wesley Bragantino x Palmeiras (Foto: Wagner Carmo/Agência Estado) 
Com golaço no fim, Wesley garantiu a vitória do Palmeiras
(Foto: Wagner Carmo/Agência Estado)
 
Depois de dominar completamente o primeiro tempo no estádio Nabi Abi Chedid, tomado por palmeirenses, o Verdão de Alan Kardec, o melhor em campo, sofreu por conta de um lance infantil de Leandro. O atacante, que já tinha amarelo, tentou revidar falta de Robertinho, recebeu o segundo cartão e foi corretamente expulso.

A partir daí, o Bragantino do técnico Marcelo Veiga cresceu, foi para cima e por muito pouco não chegou ao empate na etapa final. Um gol de Wesley, aos 47, levou alívio aos palmeirenses, e desânimo aos donos da casa, que se encontra a 11 pontos do G-4 e a nove da zona do rebaixamento.

Kardec brilha, e Verdão domina

alan kardec BRAGANTINO E PALMEIRAS (Foto: Wagner Carmo/Agência Estado) 
Alan Kardec vibra com o gol, o primeiro do Verdão
(Foto: Wagner Carmo/Agência Estado)
 
Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, interior de São Paulo: arquibancadas? Coloridas de verde. Campo? Obviamente verde. Domínio do jogo? Total do Verdão. Dado o ambiente favorável ao Palmeiras, nem parecia que o time era o visitante diante do Bragantino. A invasão pedida por Gilson Kleina se confirmou dentro e fora do gramado.

Coube ao Bragantino só assistir ao bom futebol do adversário. Totalmente recuada, a equipe sequer levou perigo ao gol de Fernando Prass. À vontade, o time de Alan Kardec deitou e rolou. O centroavante, aliás, fez de tudo um pouco: pivô para chegadas e tabelas de Leandro, passes com visão de jogo, sendo um até de letra, e gol. Não à toa, ficou com a maior nota do jogo.
Provavelmente cansado de servir os companheiros em vão, ele resolveu decidir sozinho: dominou na intermediária, girou completamente livre e finalizou de fora da área no canto direito de Leandro Santos: 1 a 0, aos 27 minutos. Não fosse o goleiro do Bragantino, aliás, o placar da etapa inicial certamente seria maior a favor do Verdão.

Leandro é expulso, e Braga pressiona
Esqueça tudo o que aconteceu no primeiro tempo. Bragantino e Palmeiras inverteram totalmente os papéis na etapa final, principalmente por um lance infantil de Leandro. Após receber falta de Robertinho, o atacante deixou a perna tentando revidar, recebeu o segundo amarelo e foi bem expulso pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro.

marcio araujo palmeiras  bragantino (Foto: Wagner Carmo/Vipcomm) 
Márcio Araújo conduz a bola, observado pela marcação do Bragantino
 (Foto: Wagner Carmo/Vipcomm)
 
Com isso, Marcelo Veiga entrou em ação: trocou Carlinhos (lateral) por Léo Aro (atacante) - ele já havia substituído Léo Jaime por Cesinha. Mais ofensivo, o Bragantino encurralou. Quase sempre com Nilson, seja de cabeça, seja pelo chão, exigiu defesas importantes de Fernando Prass.

A dinâmica de ataque do Bragantino contra a defesa do Palmeiras só foi interrompida por uma confusão. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Guilherme Mattis, que recebia atendimento fora de campo, rolou para dentro do gramado para paralisar a jogada. A malandragem gerou revolta principalmente em Henrique, que chegou a se estranhar com os jogadores do time da casa.

Acuado, o Palmeiras de Kleina ameaçou só em lances isolados de bola parada, com Henrique e Alan Kardec, acertando a trave de Leandro Santos. Eguren, que substituiu o pouco produtivo Felipe Menezes, entrou para fechar os espaços no meio.

No fim, a clara intenção alviverde de esfriar o jogo e deixar o tempo passar deu certo. Apesar da pressão do anfitrião, o Verdão ainda conseguiu ampliar o placar aos 47: Luis Felipe puxou para o meio e abriu na esquerda para Wesley. O volante cortou para dentro, bateu de chapa e venceu Leandro Santos.

A vitória encaminha o acesso do Palmeiras, que pode confirmar o retorno à elite no próximo sábado. O Bragantino, por sua vez, perdeu boa chance de ao menos conseguir um ponto em casa.

gilson kleina Bragantino x Palmeiras (Foto: Luis Moura/Agência Estado) 
Kleina comemorou: 'É o retorno do gigante' 
(Foto: Luis Moura/Agência Estado)
 
 
FONTE:

Silas considera empate bom resultado e revela recuar time propositalmente

Treinador explica estratégia para tentar marcar gols nos contra-ataques

Por Fortaleza

O América-MG conseguiu um ponto importante na noite desta sexta-feira, no Castelão, contra o Ceará. O empate por 1 a 1 com o Vovô foi comemorado como um bom resultado (veja os melhores momentos do jogo no vídeo ao lado). Em dois jogos no Nordeste, o último foi contra o Sport, o Coelho conquistou quatro pontos. O técnico Silas explicou que traçou uma estratégia para enfrentar o alvinegro cearense. Recuar e sair no contra-ataque.

- A gente recuou para chamar o Ceará para contra-atacar. A ideia é ser inteligente. Se não deu para levar os três pontos, não podemos sair sem levar nada. A estratégia era justamente criar espaço para o Ceará atacar e podermos responder no contra-ataque. Tivemos até chance de virar o jogo.  A gente está na luta. Vamos brigar até o final pelo acesso. Faltam sete jogos.

Silas considera o saldo das duas últimas partidas bom. O treinador lamentou o fato de que, caso o América-MG tivesse vencido o Ceará, poderia já estar no grupo dos times que se classificam para a Série A.

- O saldo é positivo. Ficamos tristes porque estamos atrás e, se vencêssemos, poderíamos dormir no G-4. Mas não é de tudo negativo, ganhar do Sport, na Ilha do Retiro, e empatar com o Ceará não é para se jogar fora. Estamos vivos na competição.

O América-MG, que não tem boa campanha como mandante, terá duas partidas no Independência para tentar entrar no G-4. O próximo desafio é contra o Paysandu, daqui a 11 dias, e depois encara dentro de seus domínios, o ASA-AL. Silas garante que a má campanha no Horto acabou, e o time precisa das vitórias para sonhar com o acesso. 

- Isso acabou hoje. No próximo jogo vamos ganhar em casa, se Deus quiser.

Veja os vídeos do América-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2013/10/silas-considera-empate-bom-resultado-e-revela-recuar-time-propositalmente.html

Ceará larga na frente, mas cede empate ao América-MG no Castelão

Em cobrança de pênalti, Magno Alves deixa Vovô na frente, mas Bady faz para visitantes ainda no primeiro tempo. Equipes seguem fora do G-4

A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM
 
Na corrida em busca do G-4, Ceará e América-MG tropeçaram na noite desta sexta-feira (18). O Vovô até largou na frente, mas permitiu o empate dos visitantes nos minutos finais do primeiro tempo, e a partida terminou com placar de 1 a 1, na Arena Castelão, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Ceará é o 8º, com 47 pontos. O Coelho está na sexta colocação, com um ponto a mais.

Ceará x América-MG, na Arena Castelão, pela 31ª rodada da Série B (Foto: Kid Júnior/Agência Diário) 
Ceará e América-MG apenas empatam na Arena Castelão
(Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
 
Os donos da casa ditaram o ritmo do jogo na etapa inicial e acharam o gol em cobrança de pênalti, aos 35 minutos, com o artilheiro Magno Alves. Nos minutos finais, porém, o Vovô foi surpreendido no primeiro chute do Coelho. Bady mandou uma bomba de fora da área, sem defesa para Fernando Henrique. No segundo tempo, os papéis se inverteram. Os visitantes voltaram mais ofensivos, e o Alvinegro de Porangabuçu perdido em campo. Esbarrando nos erros de passe e falta de precisão nos chutes, nenhuma das equipes chegou ao segundo gol.

Na próxima rodada, o Ceará encara o América-RN no sábado (26), às 16h20m, no Nazarenão. Também pela 32ª rodada, o América-MG recebe o Paysandu na terça-feira (29), às 21 horas, no Independência.

Domínio do Vovô e surpresa do Coelho
Ceará e América-MG fizeram um início de jogo na base da correria. Com uma formação ofensiva, o Vovô tinha mais posse e investia nas jogadas pela esquerda, embora sem levar perigo concreto para Glaycon até os 13 minutos. Léo Gamalho recebeu cruzamento de Hélder e tentou um chute, barrado pelo goleiro adversário. Recuado, o Coelho por pouco não sofreu o primeiro gol aos 28 minutos. Após cobrança de escanteio de Dinélson, Diego Ivo meteu a cabeça na bola, à esquerda da trave adversária.

A essa altura, o Ceará já impunha pressão na Arena Castelão. Após lançamento perfeito de Dinélson, Magno Alves driblou Glaycon, ficou de cara para o gol, mas perdeu o ângulo e errou o alvo. O artilheiro do Vovô, porém, não perdoaria quatro minutos depois. Derrubado na área, o próprio Magnata foi para a cobrança aos 35 e colocou no canto esquerdo, chegando ao 31ª gol na temporada. Perto dos 40 minutos, Hélder Maurílio também arriscou uma bomba da direita, defendida por Glayco. Quando o América-MG já parecia envolvido no ritmo do Vovô, a surpresa veio fulminante. Ao 43, Bady recebeu fora da área e encheu o pé, sem dar chances a Fernando Henrique: 1 a 1.

Ceará x América-MG, na Arena Castelão, pela 31ª rodada da Série B (Foto: Kid Júnior/Agência Diário) 
Magno Alves fez o dele, mas Bady empata
(Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
 
Inversão de postura
No reinício do jogo, o Coelho recebeu um presente de Fernando Henrique logo no segundo minuto, que poderia ter custado caro ao Vovô. O goleiro alvinegro tentou sair driblando, mas acabou se complicando e perdeu para Elvis, que chutou para fora. A situação, então, se inverteu. O Coelho demonstrava mais atitude, enquanto o Ceará não conseguia se encontrar em campo. A virada dos visitantes quase se concretizou aos 14, mas Elvis não conseguiu alcançar a bola cruzada por Andrey.

Nikão também acertou um chutaço em cobrança de falta e FH fez boa defesa, aos 21. Melhor em campo, o Coelho tentou novamente de falta com Bady, à direita da meta. Somente aos 35, Vicente tentou um chute com pé esquerdo de fora da área, e Glaycon agarrou firme. Na sequência, Magnata apostou na força, mas o goleiro do Coelho segurou. Nos minutos finais, o Ceará ainda perdeu Diogo Orlando, que recebeu cartão vermelho.

 
FONT:

Wesley se multiplica no Palmeiras, mas explode como volante

Jogador atua em quatro posições na campanha do líder Palmeiras na Série B, nega ‘crise de identidade’, e diz que gosta de ver jogo de frente

Por São Paulo

Foram 24 jogos, sete gols e quatro posições diferentes. Wesley teve múltiplas personalidades para levar o Palmeiras a uma situação confortável na Série B. De jogador badalado que sofreu com lesão e demorou a emplacar, ele se tornou indispensável na campanha que pode culminar já neste sábado com o retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Na lateral, como volante, meia ou aberto pela ponta, Wesley adquiriu um lugar entre os titulares.

Alterações de posicionamento não são novidade na carreira de Wesley. Revelado pelo Santos, o meia foi emprestado ao Atlético-PR, onde se destacou no ataque. No retorno à Vila Belmiro, brilhou no time comandado por Neymar e Ganso, tanto na lateral direita quanto no meio-campo.
Mas é como segundo volante que o jogador gosta mesmo de atuar. É ali que ele se sente à vontade, e o próprio técnico Gilson Kleina reconhece isso. Ao detalhar as funções executadas por Wesley, o comandante citou sua preferência pela posição. O curinga confirmou.


Info Campinho Wesley Palmeiras (Foto: globoesporte.com) 
Na Série B, Wesley atuou como lateral-direito, meia,
segundo volante pela esquerda e até 'falso ponta'
 
- É a que mais gosto porque, quando domino a bola, na maioria das vezes estou de frente, podendo visualizar o jogo. Tenho força para marcar e sair para o jogo, mas o que me deixa mais feliz é poder ver o jogo de frente.

Em algumas partidas, Wesley foi escalado na lateral direita e avançado, pela esquerda, numa linha de três armadores. Ambas as posições exigem muito esforço físico. Atrás, ele cita a preocupação para impedir que o adversário ocupe espaços que possa vir a deixar. E quando joga na frente...

- Aí ele tem de acompanhar o lateral adversário sempre que apoia - determina Kleina, que, a pedido da reportagem, fez um rabisco das funções desempenhadas por Wesley durante a temporada (veja abaixo).

Camisa 10? De jeito nenhum!
Mas engana-se quem pensa que ter de correr atrás de lateral é o pior cenário para Wesley. Ele não gosta, mesmo, de atuar como meia. Como se fosse um camisa 10. Nem mesmo a liberdade para criar e se movimentar pelos dois lados seduz o jogador.]

Na visão do jogador, seu futebol rende muito mais quando vem de trás e há um armador como referência. Foi assim no Santos, com Ganso, e é assim no Verdão quando o chileno Valdivia está em campo.
Campinho desenhado por Kleina com funções táticas de Wesley - palmeiras (Foto: reprodução)Acredite: este é um campinho desenhado por
Kleina com as funções desempenhadas
por Wesley na temporada (Foto: reprodução)
- Isso é para poucos. Ter de dominar de costas, girar, pensar... Prefiro ver o jogo de frente - diz Wesley.

O retorno do Verdão à primeira divisão do futebol brasileiro também pode representar o renascimento do jogador. Convocado para a seleção brasileira por Mano Menezes, em 2010, ainda fruto de seu sucesso no encantador Santos daquele ano, ele perdeu espaço ao se transferir para o Werder Bremen, da Alemanha. Na volta ao país, demorou muito, inclusive por conta de uma lesão, para se firmar no Palestra.

É claro que passa pela cabeça do atleta voltar a ter oportunidades na Seleção, embora isso seja difícil antes da Copa do Mundo. Mas um trunfo é justamente a capacidade de se adaptar facilmente a diversas funções em campo. O volante-meia-lateral-atacante jura que nem precisa fazer preparação especial antes de iniciar cada confronto numa posição diferente. Mas faz um alerta:

- Tem de estar ligado! Cada posição é uma situação, mas acho que isso abre um leque de opções para o treinador. Gosto de jogar como segundo volante, mas sempre que atuei na primeira linha, no meu ponto de vista, fui bem. Até porque me cobro bastante.

Wesley Palmeiras (Foto: Leandro Martins / Agencia estado) 
Wesley é o dono da bola no Palmeiras (Foto: Leandro Martins / Agencia estado)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/10/wesley-se-multiplica-no-palmeiras-mas-explode-como-volante.html

Jordi ou Alessandro: Vasco deve ter novo goleiro contra o Goiás

Tendência é que Dorival Júnior escale um dos jogadores na partida desta quinta-feira, pela Copa do Brasil

Por Rio de Janeiro

jordi renato silva vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br) 
Jordi em treino da última terça: goleiro pode estrear
(Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
 
O treino realizado na manhã da última terça-feira mostrou que o Vasco terá uma equipe repleta de reservas para enfrentar o Goiás, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. E essas mudanças devem começar pelo gol. Embora não tenha deixado claro no trabalho tático, Dorival Júnior deve confirmar a entrada de Alessandro ou Jordi na partida desta quinta, no Maracanã, em substituição a Diogo Silva.

Os dois goleiros foram utilizados pelo treinador no trabalho da última terça com os atletas que vão começar o jogo contra o Goiás. Ainda não se sabe se a saída de Diogo Silva será definitiva ou se a mudança no gol será somente no compromisso pela Copa do Brasil. A comissão técnica ainda estuda quem seria o nome ideal para ter uma chance no duelo que pode levar o Vasco à semifinal da competição.

Em meio ao mau desempenho dos três goleiros que foram testados na temporada – Diogo Silva, Alessandro e Michel Alves – a torcida do Vasco passou a fazer apelos para a escalação de Jordi. O jogador de 20 anos foi um dos destaques da equipe campeã da Taça BH de Juniores, mas após o torneio ficou cerca de um mês parado por causa de uma lesão muscular. No entanto, ele já treina sem limitações com o elenco principal. Caso seja escalado, ele fará sua estreia como profissional.

Já Alessandro foi quem começou 2013 como o titular do gol do Vasco, mas perdeu a posição após 15 jogos oficiais. A partir de então passou a ser o terceiro goleiro da equipe. Ele voltou a integrar o banco de reservas a partir do empate em 0 a 0 com o Bahia, dia 29 de setembro, quando Michel Alves foi barrado e Diogo Silva voltou a ser o titular. Alessandro não disputa uma partida desde 13 de abril (vitória por 3 a 1 sobre o Quissamã, pelo Carioca).

Diogo Silva voltou a ser muito criticado pela torcida do Vasco pelas duas falhas em gols do Botafogo no empate em 2 a 2, no último domingo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/10/jordi-ou-alessandro-vasco-deve-ter-novo-goleiro-contra-o-goias.html

Felipe se garante nos pênaltis, elogia Jefferson e diz: ‘Atacantes vão sofrer’

Confiante e com histórico positivo, goleiro do Fla diz que ele e o rival podem ser determinantes na disputa pela vaga na semi da Copa do Brasil

Por Rio de Janeiro

Felipe está na reta final de sua terceira temporada no Flamengo. E talvez viva o melhor momento no clube, apesar da campanha difícil do time no Campeonato Brasileiro. De 2011 para cá, conviveu com a pressão de suceder o ídolo Bruno, viveu altos e baixos, sofreu lesões, mas volta a ser importante para o time com grandes atuações. Nesta quarta-feira, o camisa 1 pode ter papel decisivo na disputa com o Botafogo por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam às 21h50m (de Brasília), no Maracanã. Como empataram no jogo de ida por 1 a 1, uma nova igualdade leva a decisão para os pênaltis.

E é aí que Felipe pode ser um fator fundamental para a classificação rubro-negra. O goleiro já comprovou no próprio Flamengo sua qualidade para defender pênaltis. Na semifinal e final do primeiro turno do Carioca de 2011 contra Botafogo e Fluminense, ele defendeu duas cobranças em cada jogo, após empate por 1 a 1 em ambas as partidas (assista ao vídeo acima). Na decisão da Taça Rio, o Rubro-Negro derrotou o Vasco também nos pênaltis para garantir o título estadual invicto.

- Minha primeira decisão foi contra o próprio Botafogo em pênaltis, e eu pude pegar dois. Mas tenho certeza que a equipe vai fazer uma grande partida e vamos conseguir a classificação nos 90 minutos – disse.

Felipe estreou pelo Flamengo defendendo um pênalti contra o Londrina, em 2011, num amistoso de pré-temporada. Até aqui, disputou 154 partidas (74 vitórias/46 empates/34 derrotas), com 157 gols sofridos. Foram nove pênaltis defendidos, quatro deles nas decisões contra Botafogo e Fluminense no estadual de 2011.

Felipe treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo) 
Felipe está pronto para classificar o Fla, nos pênaltis ou não
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
Se o retrospecto recente do clássico for mantido, a chance de o dono da vaga ser decidido na marca da cal é  imensa. Desde que a dupla iniciou a série de encontros decisivos, no Carioca de 2007, empates viraram rotina. De lá para cá, foram 35 jogos, e 20 terminaram sem vencedor - o Fla levou a melhor em nove, e o Bota, em seis.

- Ultimamente está sendo assim. Estamos preparados para não ir para os pênaltis, mas se os pênaltis vierem tempos chances de classificar também. Espero que não chegue na minha vez (de cobrar). Me imagino defendendo a bola. Mas se tiver que bater eu fecho o olho e bato (risos) – comentou Felipe, que defendeu seis pênaltis no último treino antes do clássico e converteu três cobranças.

Estamos preparados para não ir para os pênaltis, mas se os pênaltis vierem tempos chances de classificar também. Espero que não chegue na minha vez (de cobrar). Me imagino defendendo a bola. Mas se tiver que bater eu fecho o olho e bato (risos)"
Felipe
 
O rival de Felipe nesta decisão também já se deu bem nos pênaltis. Apesar de não ter brilhado em uma disputa no Carioca, foi em uma cobrança de pênalti durante um jogo, contra o próprio Flamengo, que Jefferson ganhou destaque pouco tempo depois que retornou ao Botafogo. Na final da Taça Rio de 2010, ele defendeu uma cobrança de Adriano Imperador e ajudou a equipe na vitória por 2 a 1, que deu o título estadual ao Alvinegro depois de três vices seguidos no estadual para o rival.

Na atual edição da Copa do Brasil, o goleiro da seleção brasileira ajudou muito o Botafogo e passar para as oitavas de final. Em 24 de julho, contra o Figueirense, o Alvinegro perdeu por 1 a 0 no tempo normal, mesmo placar do jogo no Rio, e a decisão foi para os pênaltis. O camisa 1 resolveu com duas cobranças defendidas.

- Jefferson é o melhor do Brasil, vem fazendo a diferança para a sua equipe. Pênalti é complicado. Ele (Jefferson) faz o gol ficar pequeno para qualquer atacante que chega e coloca a bola na marca do pênalti. Chega ali e vê o Jefferson. Mas a gente não fica atrás, não. Chega nos pênaltis eu tenho me dado muito bem. A gente espera que não vá para os pênaltis, ou os atacantes vão sofrer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/10/felipe-se-garante-nos-penaltis-elogia-jefferson-e-diz-atacantes-vao-sofrer.html

Marcel manda recado para a Raposa: ‘Difícil para nós, para eles muito mais’

Atacante do Criciúma também deu aviso para quem acha que o time será rebaixado no Brasileirão: ‘Então, seremos a zebra da competição’

Por Criciúma, SC

Marcel atacante Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso) 
Marcel: 'Quem não está aqui, vai pensar que é
impossível' (Foto: João Lucas Cardoso)
 
Pode ser que Marcel não tenha feito muitos jogos ou que não tenha marcado um caminhão de gols, como se esperaria de um centroavante, de um camisa 9. Mas ele sempre carregou dois aspectos: vontade em campo e compromisso com o Criciúma. Não é só pela possibilidade de ser titular diante do Cruzeiro que o atacante se enche de esperanças. O atacante compra a briga do Tigre contra o rebaixamento. Tanto que manda recado para o próximo adversário, o Cruzeiro.

- A gente já venceu grandes equipes fora de casa, times que são fortes em seus domínios: fomos lá e conseguimos ganhar. Temos que lembrar o que fizemos nestes jogos e colocar em prática contra o Cruzeiro. Faltam oito jogos e para mim, particularmente, é bem possível atingir a pontuação necessária (para escapar da zona de rebaixamento). O grupo todo e quem trabalha com a gente acreditam até o final. Acredito que há possibilidade. Pode ser que seja o jogo mais difícil, pelo fato de estarem disputando o título. Mas vai ser difícil para eles também, porque jogamos nossa vida. Se é difícil para nós, para eles vai ser muito mais – avisou o atacante.

Não foi apenas este o recado do atacante em entrevista coletiva, na tarde de terça-feira no estádio criciumense. Marcel também aproveitou a chance para mandar um aviso para quem dá o time como rebaixado, mesmo que o Criciúma tenha oito jogos pela frente e chances matemáticas.


- Saímos para jogar fora do Heriberto Hülse e as pessoas apostam muito pouco na gente. Fomos jogar contra o Grêmio, existiu um desrespeito e ganhamos. Há pessoas que acham que não vamos conseguir. Quem não está aqui conosco vai pensar que é impossível. Mas digo para elas que seremos a zebra da competição. Temos confiança que podemos vencer – afirmou.

É que Marcel não apenas acredita que o Criciúma tem forças e condições para reverter o quadro.

O jogador de 31 anos crê que a atual edição do Campeonato Brasileiro apresentou que existe a possibilidade de uma reação. Por este motivo, espera que a arrancada para deixar o Z-4 distante inicia a partir do confronto das 18h30m deste sábado, diante do Cruzeiro.

- A gente sabe do potencial que temos. O campeonato mostra que é difícil para todas as equipes. Time que estão embaixo conseguem vencer as que estão em cima, isso é normal no Campeonato Brasileiro. Acredito que só no Brasil acontece isso e temos que aproveitar que temos condições de vencer. Vamos buscar a vitória.


Marcel atacante Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso) 
Marcel aposta nas surpresas do Brasileirão como brecha do Tigre
para reverter quadro (Foto: João Lucas Cardoso)
 
FONTE:

De volta à elite do Rio, Cabofriense abre conversas com Loco Abreu

Conhecido por contratar 'medalhões', Tricolor Praiano conta com o apoio da prefeitura de Cabo Frio para acertar com o atacante uruguaio

Por Cabo Frio, RJ

loco abreu rosario central (Foto: Reprodução / Facebook) 
Loco Abreu está no Rosario, da Argentina
(Foto: Reprodução / Facebook)
 
Recentemente promovida à elite do futebol carioca, a Cabofriense tem um sonho ambicioso para a próxima temporada. Pensando em um nome forte para comandar a equipe dentro de campo e também para alavancar o marketing, a diretoria do Tricolor Praiano procurou o atacante uruguaio Loco Abreu, que recentemente completou 37 anos. Ainda não há nada de concreto entre as duas partes, mas pessoas ligadas à Cabofriense afirmam que a ideia de contratar o jogador ganhou força depois dele ter demonstrado interesse em atuar pelo time de Cabo Frio.
Loco Abreu pertence ao Nacional do Uruguai, mas está emprestado ao Rosario Central, da Argentina. A prefeitura de Cabo Frio, principal patrocinadora do clube, estaria lidando diretamente com a negociação. Inclusive, a contratação do centroavante seria um desejo do próprio prefeito do município, Alair Corrêa.

Mesmo tentando desconversar sobre a contratação do ex-jogador do Botafogo, o treinador da Cabofriense, Toninho Andrade, não negou que o nome de Loco Abreu corre forte nos bastidores do clube.

- Eu sei por burburinho essa especulação sobre o Loco. Ouvi que ele poderia vir. Mas só podemos achar alguma coisa depois que se concretizar. Sabemos que ele é um jogador artilheiro, que fez gols por onde passou. Mas uma coisa é jogar no Botafogo ou no Nacional. Outra na Cabofriense. Ele tem que vir com o espírito de ajuda. Temos consciência do potencial dele. Mas para isso realmente acontecer, acredito que algum patrocinador teria que financiar. Temos que aguardar e ver qual é a verdadeira situação dessa história - disse Toninho Andrade. 

No entanto, alguns fatores distanciam Loco Abreu da Cabofriense. Em entrevista recente, o jogador afirmou que ainda sonha em disputar a Copa do Mundo em 2014. Um amigo próximo do atacante fez coro e disse que Loco não deixaria o Rosario para atuar em uma equipe de menor porte no Brasil. Contudo, o centroavante também não esconde o desejo de retornar ao Rio de Janeiro. Para seduzir o jogador, o clube estaria disposto a pagar um salário no padrão dos grandes times brasileiros.

Ídolo do Botafogo, Loco Abreu se desligou do Glorioso em janeiro deste ano depois de uma passagem por empréstimo no Figueirense. De volta ao Nacional do Uruguai, o atacante não conseguiu se firmar entre os titulares. Sem espaço, foi emprestado ao Rosario Central da Argentina. No Brasil, o centroavante uruguaio também já defendeu as cores do Grêmio.

Ramon marcou pela primeira vez com a camisa da Cabofriense (Foto: Léo Borges) 
Ramon comemora gol pela Cabofriense
(Foto: Léo Borges)
 
Ramon foi o nome de peso na Série B
A Cabofriense tem tradição em contratar "medalhões" tanto para reforçar o elenco quanto para alavancar o marketing do clube. No início do ano, ainda na Série B do Carioca, a diretoria anunciou o meia Ramon, ex-Vasco, Cruzeiro e Atlético-MG, como grande reforço da equipe para a temporada. Porém, depois de uma briga interna, o atleta se desvinculou do Tricolor Praiano.

Além de Ramon, o clube também teve em seu elenco na Série B o lateral-esquerdo Leandro, ex-Cruzeiro, Palmeiras, Atlético-MG e Fluminense. Os dois jogadores recebiam altos salários.

 Por conta da saída de Ramón, a prefeitura poderia agregar e aumentar o investimento em uma nova contratação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/10/de-volta-elite-do-rio-cabofriense-abre-conversas-com-loco-abreu.html

Ponte Preta supera adversidades e carimba primeira viagem com vaga

Macaca volta para casa com derrota por 1 a 0 e imenso sufoco do Pasto, mas confirma vantagem e vai encarar o temido Vélez Sarsfield, da Argentina

A CRÔNICA 
 
por Heitor Esmeriz
 
ns, desgaste físico, imprevistos em voos, altitude, frio, pressão, sufoco, emoção. A extensa lista de adversidades chegou a ameaçar, mas foi incapaz de estragar a estreia oficial da Ponte Preta no exterior. Após começar de forma complicada, a aventura pela Colômbia teve um final compensador: o passaporte da Macaca está carimbado com a vaga para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Já que nada é fácil para a Alvinegra campineira, como a torcida faz questão de frisar, os problemas só serviram para tornar o momento histórico ainda mais especial. A segunda parada internacional já tem destino certo. Buenos Aires é logo ali. Que venha o argentino Vélez Sarsfield.
 
Ao aproveitar toda a vantagem que o regulamento pôde lhe dar, a equipe de Jorginho se deu ao luxo até de perder por 1 a 0 para o Deportivo Pasto e, graças à vantagem obtida em Campinas, avançar na competição. Tudo que aconteceu antes de a bola rolar no Estádio Libertad refletiu em campo. A vontade da Ponte andou lado a lado com o cansaço, claro no rosto de cada titular em campo. Diante disso, a Macaca passou por vários momentos de sufoco e praticamente abdicou do ataque. Duas bolas na trave (uma em cada tempo), o gol de Mina no início do segundo tempo, o problema de transição entre defesa e ataque e a pressão nos minutos finais foram os desafios em Pasto. Mas era hora de mostrar seu valor, raça, tradição. O hino não mente: Ponte Preta de paz, Ponte Preta de guerra.

Marlon Piedrahita do Pasto x Uendel da Ponte Preta (Foto: AFP) 
Marlon Piedrahita e Uendel disputam bola na lateral:
Macaca conquista vaga história fora (Foto: AFP)
 
Para suportar tudo isso, o apoio de quem a carrega nas costas desde o primeiro jogo oficial. Mesmo a milhares de quilômetros de casa, a Macaca não se sentiu desamparada em momento algum. Além de acompanhar os passos dos jogadores desde a chegada a Pasto, o grupo de aproximadamente 100 torcedores que se arriscou a viajar com o clube fez barulho e fez do estádio um Majestoso improvisado. Orgulho de nossa terra. Festa da barulhenta minoria em Pasto (foram pouco mais de 7 mil presentes no Libertad).

Com sentimento de missão cumprida, os heróis terão pouco tempo de descanso. A Ponte inicia a viagem para o Brasil logo na manhã desta quarta-feira. Passará por todo o sufoco da ida, mas voltará nos braços do povo, o mesmo que estará com ela em cada momento, seja em Campinas, Pasto ou Buenos Aires, a próxima parada sul-americana.

Segundo sorteio feito pela Conmebol, o Vélez tem o direito de decidir as quartas de final contra a Ponte Preta em casa. As datas, porém, ainda não foram divulgadas de forma oficial pela entidade. O regulamento apontava, no início da competição, os dias 29 de outubro e 7 de novembro, mas o clube argentino, em seu Twitter oficial, informa que os jogos acontecerão nos dias 30 e 6, em Campinas e Buenos Aires, respectivamente.

Mas antes de pensar novamente no torneio internacional, o elenco guarda atenções no Campeonato Brasileiro, onde vive situação dramática. No domingo, a Macaca recebe o Vasco, em duelo direto contra o rebaixamento em Campinas. Só depois daí, o foco é na Argentina.

Ponte segura pressão esperada
O pouco tempo de descanso da Ponte Preta fez a diferença no primeiro tempo. Por sorte dos brasileiros, isso não refletiu no placar. Com a maioria dos jogadores atrás da linha da bola, a Macaca foi dominada desde o começo pelo Pasto.

Dispostos a tirar proveito da condição da Ponte, os donos da casa foram para cima do começo ao fim. Os gritos da torcida de ‘si, se puede’ na entrada do time em campo aumentaram a motivação. A formação com três atacantes deixava clara a missão do Deportivo de buscar um gol ainda no primeiro tempo. Mina, principal nome do jogo na etapa inicial, deu o cartão de visitas com um chute cruzado aos quatro minutos.

O recuo em excesso da Ponte chamava ainda mais o Pasto, que apostou principalmente nos lances aéreos, mas Ferron e Diego Sacoman levaram a melhor pelo alto. Os erros de passe impediam que a Ponte conseguisse encaixar um contra-ataque, sua principal proposta ofensiva. Rafael Ratão, escolha de Jorginho para substituir Rildo, era quem mais pecava, principalmente pela individualidade.

O primeiro chute da Macaca aconteceu apenas aos 34 minutos, com Alef. Depois, Fellipe Bastos e William também tentaram, mas sem perigo. Perigo mesmo levaram Lalinde e Pacheco à Ponte no fim da etapa. O primeiro só não marcou graças a um desvio de Ferron. Na sequência, a trave parou a finalização de Pacheco. Para a sorte dos brasileiros, que foram para o vestiário no lucro.
Regis e Jerry Mina ponte Preta x Pasto (Foto: AFP) 
Régis foi um dos que mais correu na altitude de Pasto:
classificação heróica da Macaca (Foto: AFP)
 
Pressão do Pasto não supera barreira alvinegra
O primeiro tempo acuado da Macaca fez Jorginho reforçar a marcação. Ao sacar o extenuado Adrianinho e colocar mais um volante (Magal), o treinador montou duas linhas de quatro entre defesa e meio-campo, barreiras para travar o ataque do Deportivo Pasto. Na frente, a velocidade de Ratão e o oportunismo de William teriam que fazer a diferença. A bola, porém, não chegou ao ataque como Jorginho imaginava.

A mudança só fez a Ponte recuar mais. E, se um time não tem saída de bola, o outro dita o ritmo. Na base do jogo aéreo, o Pasto começou a levar perigo e saiu na frente logo a sete minutos. Pacheco encontrou Mina, que limpou a marcação e finalizou no contrapé de Roberto. O Libertad acendeu de vez e animou os donos da casa.

Poucos minutos se passaram até Jorginho perceber que era impossível não ter alguém que pensasse o jogo da Ponte. Elias, assim, assumiu a vaga de Alef. Substituição de nome, mas que não serviu muito em termos táticos. Mesmo com um autêntico 10 em campo, a Macaca seguiu sem explorar o toque de bola e abdicou das já esporádicas idas ao ataque. A postura ficou mais defensiva quando Ratão, alvo de dores musculares, deu lugar a mais um volante: Fernando Bob.
A dez minutos do fim, a ansiedade do Pasto foi maior que o cansaço da Ponte. Tanto que os colombianos só conseguiram criar uma chance. Mina passou por Roberto, mas acertou a trave.

Aos gritos de Roberto, a defesa se postou como deveria: não desarmou o ataque rival, mas impediu qualquer tipo de finalização. Final justo para um time que, se não ganhou na bola, levou pelo coração. A Macaca é Brasil e, só por isso, está muito à frente de qualquer rival colombiano que teime em aparecer na frente.

William Ponte Preta x Pasto (Foto: AP) 
William quase não teve espaço para jogare foi figura decorativa
em derrota da Ponte Preta (Foto: AP)
 

FONTE: