sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Medalhista olímpica afirma que vôlei brasileiro precisa ir além de RJ e SP

Em passagem por Uberaba, Ida Álvares elogia a modalidade no Brasil, mas chama atenção para descentralização do esporte dos grandes centros

Por Uberaba, MG

Ex- jogadora Ida Álvares realiza palestra em Uberaba (Foto: Divulgação / Ida Álvares) 
Ex- jogadora Ida Álvares realiza palestra em
Uberaba (Foto: Divulgação / Ida Álvares)
 
A ex-jogadora de vôlei Ana Margarida Álvares, a Ida, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, esteve em Uberaba para realizar palestra a convite da prefeitura e de uma empresa privada. Mesmo distante das quadras, a medalhista acompanha a Superliga e comentou o momento do esporte no Brasil.

- O vôlei já começou a crescer no país e isso é muito bom. Uberaba também deve ter projetos focados nesse esporte. Devemos ir além, não deixar que fique centralizado somente no Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte. O Praia Clube está mostrando isso, o que é fantástico. É bom dar a oportunidade a todos, para que um dia, os atletas possam defender o país no esporte em que escolheu – disse.

Ida, de 48 anos, tem em seu currículo, além do bronze nas Olimpíadas de 1996, uma medalha de prata no Mundial de 1994 e no Pan-Americano de 1991. Ela defendeu a seleção brasileira feminina de vôlei por 12 anos. Atualmente a ex-atleta dá aulas de vôlei no Clube Pinheiros, em São Paulo.

Sábado com Seleção, Flu x Grêmio, Masters 1000 e muito mais no SporTV

Amistoso do Brasil com Coreia do Sul é um dos destaques do feriado no Canal Campeão, que mostra ainda eventos de vôlei, boxe, MMA e motovelocidade

Por Rio de Janeiro

O SporTV preparou uma programação recheada para o sábado, com eventos ao vivo durante todo o dia e atrações para todos os gostos. Os amantes do esporte poderão curtir velocidade, tênis, vôlei, futsal e muito futebol no feriado, com destaque para o amistoso internacional entre Brasil x Coreia do Sul, às 8h, direto de Seul.

Neymar brasil treino (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press) 
Neymar, do Barcelona, está confirmado para amistoso deste sábado
 (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)
 
A repercussão da partida e as outras notícias do dia são destaques nos programas "Tá na Área", "Troca de Passes" e "SporTV News". Confira os eventos e programe-se.

Treinos do Mundial de Motovelocidade
A programação de sábado abre na madrugada, com os treinos oficiais da 15ª etapa do Mundial de Motovelocidade, direto da Malásia. Guto Nejaim narra, com comentários de Fausto Macieira, no SporTV 2. O O líder na MotoGP é o espanhol Marc Márquez, de apenas 20 anos.
Semifinais do Masters 1000

tênis rafael nadal master 1000 de Xangai (Foto: Agência Reuters) 
Espanhol Rafael Nadal entra em quadra às 9h em
busca da vaga na decisão (Foto: Agência Reuters)
 
O tênis ganha espaço desde cedo, com as semifinais do Masters 1.000 de Xangai, na China. O primeiro duelo será entre o sérvio Novak Djokovic enfrenta o francês Jo-Wilfried Tsonga, a partir das 5h30. Mais tarde, às 9h, o espanhol Rafael Nadal e o argentino Juan Martín del Potro disputam a outra vaga na decisão.

O SporTV 2 mostra os dois jogos, com narração de Eusébio Resende e comentários de Narck Rodrigues e Dácio Campos.

Brasil encara a Coreia do Sul
O técnico Luiz Felipe Scolari terá mais uma oportunidade para observar a Seleção antes da Copa do Mundo, na manhã deste sábado, no amistoso contra a Coreia do Sul, no World Cup Stadium, em Seul. O SporTV transmite o duelo, às 8h, com narração de Luiz Carlos Júnior, comentários de Lédio Carmona e reportagens de Thiago Maranhão.

O Brasil deve começar a partida com Jefferson, Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Jô.

Dois jogos do Mundial feminino de Clubes de Vôlei
Os finalistas do Mundial feminino de Clubes de Vôlei serão conhecidos neste sábado e o representante brasileiro segue na disputa em Zurich, na Suíça. O SporTV transmite as duas semifinais. Na primeira, às 10h, as turcas do VakifBank Istanbul enfrentam o Guangdong Evergrande, da China. Bruno Souza narra, no SporTV 3, com comentários de Nalbert.

As meninas do Rio de Janeiro encara as donas da casa, do Volero Zurich, a partir das 13h. Bruno Souza segue na narração e ganha a companhia de Carlão, no SporTV 2. 

Circuito Mundial de Vôlei de Praia
O dia será de jogos decisivos no Grand Slam de vôlei de praia de São Paulo e o Canal Campeão transmite as semifinais das disputas masculina e feminina, a partir das 11h. Entre as mulheres, o Brasil garantiu a presença com Ágatha e Maria Elisa, que encaram as alemãs Ludwig e Walkenhorst em busca da vaga na final. A outra semifinal será entre as italianas Menegatti e Orsi Toth e as americanas Kerri Walsh Jennings e April Ross.

Ágatha contra o bloqueio da suíça Anouk Verge-Depre (Foto: Divulgação/FIVB) 
Ágatha, ao lado de Maria Elisa, garantiu Brasil na semifinal no Parque Villa-Lobos
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
No masculino, os brasileiros Pedro Solberg e Bruno Schmidt seguem na disputa e encaram a dupla Smedins/J.-Samoilovs na semifinal. O segundo duelo será entre Herrera/Gavira, da Espanha, e os americanos Dalhausser e Jennings.

A transmissão do SporTV terá narração de Odinei Ribeiro, comentários de Sandra Pires e reportagem de Joanna de Assis. O time do Canal Campeão também mostra a disputa do terceiro lugar, a partir das 16h, no SporTV 2.

Semifinal da Liga Futsal
Orlândia e Corinthians fazem o primeiro jogo da semifinal da Liga Futsal, às 16h15, na Arena João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso (MG). Daniel Pereira narra o jogo, no SporTV, com comentários de Marcelo Rodrigues e reportagem de Geraldo Neto.

Flu recebe o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro

Rafael Sobis Fluminense x Grêmio (Foto: Tarlis Shneider / Photocamera) 
Flu, de Rafael Sobis, perdeu por 2 a 0 para o time
gaúcho no turno (Tarlis Shneider / Photocamera)
 
A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro abre neste sábado, com três partidas, e o SporTV exibe Fluminense x Grêmio, às 18h30, para todo o Brasil, menos para o Estado do Rio de Janeiro.
O Flu vem de derrota para o Vasco e, com 34 pontos, quer reencontrar a vitória no Maracanã para se afastar da zona de rebaixamento. O time gaúcho também perdeu na última rodada, para o Criciúma, e busca os três pontos para não correr o risco de perder a vice-liderança no domingo (confira a tabela do campeonato). A partida terá narração de Júlio Oliveira e comentários de Roger Flores. Os repórteres Marcos Carvalho e Janaína Xavier completam o time do Canal Campeão.

Jungle Fight no Rio de Janeiro
A partir das 21h, o MMA é a atração no SporTV 2, com a transmissão do Jungle Fight 59, direto do ginásio de General Severiano, no Rio de Janeiro. A luta principal do card será a disputa do cinturão peso-leve (até 70kg) entre Tiago Trator e Geral "Luan Santana". Os combates terão narração de Rhodes Lima e comentários de Luciano Andrade e Kyra Gracie. Ben Correa completa a equipe com as reportagens.

Taubaté recebe Rio de Janeiro pela Superliga
O Taubaté busca a primeira vitória na Superliga masculina de vôlei, às 21h, quando recebe o Rio de Janeiro. Se os donos da casa ainda não venceram, o adversário, ao contrário, ainda não perdeu na competição e espera manter a invencibilidade. Jader Rocha narra a partida, com comentários de Marcos Freitas e reportagem de Everton Souza.

Bradley x Marquez no boxe
A programação do sábado fecha com uma luta internacional de boxe: Tim Bradley x Juan Manuel Marquez. Clayton Carvalho narra o combate, que terá comentários de Daniel Fucs, a partir das 23h, no SporTV 2.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/10/sabado-com-selecao-flu-x-gremio-masters-1000-e-muito-mais-no-sportv.html

Após duelo brasileiro, Pedro Solberg e Bruno Schmidt vão à semi em SP

Dupla número 2 do mundo é a única entre as parcerias brasileiras no páreo masculino do Grand Slam

Por São Paulo

O peso é grande sobre os ombros de Pedro Solberg e Bruno Schmidt. Vice-líder do ranking mundial, a dupla está na caça aos letões Smedins e Samoilovs e tem no Grand Slam de São Paulo uma importante etapa para diminuir a desvantagem na briga pelo título do Circuito Mundial. Os dois, porém, estão leves, leves. Nesta sexta-feira, os dois mantiveram a invencibilidade na competição e superaram inclusive os compatriotas vice-campeões olímpicos Alison e Emanuel para chegar à semifinal. Pedro e Bruno agora são os únicos brasileiros no páreo do Parque Villa-Lobos.

A melhor parceria verde-amarela na temporada deu mais uma prova da boa fase em que se encontra já no duelo das oitavas de final. Eles não deram chances aos cazaques Sidorenko e Dyachenko (21/14 e 21/15) e vingaram os compatriotas Ricardo e Álvaro Filho, derrotados pelos visitantes na repescagem (21/17 e 21/16).
Bruno Schmidt e Pedro Solberg garantem presença brasileira na semi de SP (Foto: Divulgação/FIVB) 
Bruno Schmidt e Pedro Solberg garantem presença brasileira na semi de SP
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
Alison e Emanuel, por outro lado, tiveram um confronto tenso contra os fortes italianos Nicolai e Lupo. Os brasileiros tropeçaram no primeiro set (21/14), mas reagiram empurrados pela torcida e empataram o duelo (21/19). No tie-break, Alison e Emanuel se revezavam com os italianos na liderança do placar, mas sempre com o adversário na cola, até que os brasileiros fecharam o set de desempate em 23/21.

Depois do desgastante confronto, os dois ainda conseguiram equilibrar o primeiro set diante de Pedro e Bruno. Só que a dupla número 2 do mundo tem um bom histórico contra os vice-campeões olímpicos: haviam vencido todos os quatro encontros. Pedro fechou a primeira parcial explorando o bloqueio de Alison (21/19) e os dois passearam no set seguinte (21/12).

- Sempre jogamos bem contra eles. Estamos levando vantagem, mas não quer dizer nada. Eles são dois exemplos de atleta. Emanuel é um ídolo do Brasil inteiro e o Alison é o “Mamute”, tem de respeitar. Estamos dando sorte. Foi um jogo lindo. O Bruno está jogando muito. Eu também fiz bons jogos de bloqueio. Méritos para nós - disse Pedro Solberg.

Os vice-campeões olímpicos Alison e Emanuel caíram diante dos conterrâneos (Foto: Divulgação/FIVB) 
Os vice-campeões olímpicos Alison e Emanuel caíram diante dos compatriotas
 (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Pedro e Bruno agora fazem um confronto direto com os letões Smedins e Samoilovs na semifinal deste sábado, e a entrada na arquibancada do Parque Villa-Lobos é gratuita. O SporTV transmite ao vivo os jogos do sábado a partir das 11h.

Ainda na manhã desta sexta, a dupla Thiago e Oscar Brandão também se despediu da competição. Na repescagem, eles foram superados pelos poloneses Losiak e Kantor (23/21 e 21/18).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/10/apos-duelo-brasileiro-pedro-solberg-e-bruno-schmidt-vao-semi-em-sp.html

Em clima de infância, atletas postam fotos para festejar o Dia das Crianças

Grandes nomes do esporte brasileiro são tomados pela nostalgia da data e aderem à brincadeira de compartilhar fotos da época de criança na internet

Por Rio de Janeiro

Diego e Daniele Hypolito crianças (Foto: Reprodução / Facebook) 
Os ginastas Diego e Daniele Hypolito quando
crianças (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Já virou tradição na internet. Com a aproximação do Dia das Crianças, usuários de redes sociais se deixam levar pelo sentimento nostálgico da data e compartilham suas fotografias da infância. Muitos atletas aderiram à brincadeira e revelaram registros de quando ainda eram apenas meninos e meninas, que já sonhavam em defender o Brasil em competições esportivas ao redor do mundo.

- Já faz tempo, mas o amor é o mesmo! - escreveu o ginasta Diego Hypolito, que compartilhou uma foto dos tempos de criança ao lado da irmã Daniele.

As musas do vôlei Luciane Escouto e Mari Paraíba também entraram na brincadeira, assim como a remadora Fabiana Beltrame, as judocas Maria Portela e Mayra Aguiar, a jogadora de basquete Adrianinha e a jogadora de vôlei de praia Taiana, que disputa o Circuito Mundial ao lado de Talita.

Entre os meninos, o nadador Daniel Dias e os judocas Charles Chibana e Mauro Moura aderiram à tradição. Na foto de Mauro Moura, um jovem Flávio Canto posa ao lado do atleta mirim do Flamengo, que também tem a companhia do ex-judoca Sebastian Pereira na imagem.

Mosaico crianças atletas Dia das Crianças (Foto: Editoria de Arte)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/10/em-clima-de-infancia-atletas-postam-fotos-para-festejar-o-dia-das-criancas.html

Rio de Janeiro perde e pega time de Karine, ex-Osasco, na semi do Mundi

Equipe de Bernardinho é derrotada pelo turco VakifBank Istanbul e fica em segundo do grupo; próximo adversário será o anfitrião Volero Zurich

Por Zurique, Suíça

Depois de passar pelo Iowa Ice, dos Estados Unidos, o Rio de Janeiro não resistiu ao VakifBank Istanbul. Nesta sexta-feira, em Zurique, a equipe turca fez valer sua condição de favorita ao título do Mundial de Clubes e venceu a partida por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/18, 21/25 e 25/18. Com o resultado,as comandadas de Bernardinho terminam a primeira fase na segunda colocação do grupo B e brigará por uma vaga na final contra o Volero Zurich. Exatamente do jeito que a levantadora do time anfitrião, a brasileira Karine, ex-Osasco, sonhava. O reencontro dela com as antigas rivais de Superliga seá neste sábado, às 13h (de Brasília). Na outra semifinal, o VakifBank Istanbul enfrenta o Guangdong Evergrande, da China.

Vôlei Unilever e VakifBank Istanbul (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX ) 
Bernardinho orienta equipe na partida contra o VakifBank Istanbul (Foto:
 Marcio Rodrigues / MPIX )
 
Maior pontuadora do Rio de Janeiro com 12 acertos, a central Carol admite que a equipe falhou mais do que poderia no segundo compromisso.

- Erramos muito e enfrentamos um time forte, bem postado taticamente. Foi importante termos uma partida como essa na primeira fase. Nos testamos e podemos melhorar para a semifinal. Amanhã  será o jogo chave para nós. Tivemos a oportunidade de enfrentar o Volero Zurich num amistoso já aqui na Suíça e conhecemos bem o estilo de jogo delas. O time conta com uma levantadora que já vimos muito e com uma cubana forte. Temos que seguir a tática montada pelo Bernardo à risca para conseguirmos chegar à final e lutar pelo título - disse.


O jogo

O VakifBank Istanbul mostrou força desde o início do primeiro set, abrindo 8/4. O Rio de Janeiro melhorou seu posicionamento defensivo, passou a bloquear melhor e chegou ao empate (12/12). O time turco reagiu e fechou a parcial: 25/20. Na seguinte, uma boa sequência da oposta Brakocevic no saque deu quatro pontos de vantagem para as adversárias. Bernardinho lançou a ponteira sérvia Mihajlovic no lugar de Regiane, tentou novamente a inversão, trocando Roberta por Fofão e Sarah por Bruna, mas a vantagem do VakifBank já era grande demais: 25/18.

Vôlei Unilever e VakifBank Istanbul (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX ) 
Gabi tenta bloquear ataque turco (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX )
 
O terceiro set começou bem melhor para as campeãs da Superliga. Com uma defesa mais consistente, a equipe brasileira conseguiu abrir 6/1, obrigando o VakifBank Istanbul a parar o jogo. Outra vez no saque, Brakocevic fez a diferença conseguiu virar o jogo: 8/7. A partida seguiu equilibrada. O Rio de Janeiro se impôs e fechou o terceiro set: 25/21. O VakifBank Istanbul não se abateu e voltou bem para a quadra. Mais consistente, o time turco aumentou ainda mais a vantagem na segunda parada técnica: 16/9. Bernardinho trocou as peças, mas não conseguiu evitar a derrota: 25/18.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/rio-de-janeiro-perde-e-pega-time-de-karine-ex-osasco-na-semi-do-mundial.html

'Endiabradas', Ágatha e Maria Elisa superam maratona para ir à semi

Após três vitórias, dupla é a única brasileira viva na chave feminina do Grand Slam de São Paulo

Por São Paulo

Ágatha solta o grito, vibra e aponta para a torcida. Ela e a parceira Maria Elisa se entregaram em quadra. Não queriam deixar escapar de maneira alguma a chance de ir a uma semifinal de Grand Slam justamente em casa, em São Paulo. As duas arrancaram uma virada suada diante das suíças Forrer e Vergé-Dépré nas quartas de final. Isso depois de ter encarado dois jogos duros também nesta sexta-feira. Com os tropeços das compatriotas, elas são a única parceria anfitriã viva na disputa do Parque Villa-Lobos.

Maria Elisa contra a suíça Anouk Verge-Depre em São Paulo (Foto: Divulgação/FIVB) 
Maria Elisa contra a suíça Anouk Verge-Depre em São Paulo
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
A maratona de Ágatha e Maria Elisa começou bem cedo, diante das americanas Summer Ross e Emily Day. A primeira, uma jovem promessa dos Estados Unidos, até tentou fazer frente às brasileiras, mas as donas da casa se concentraram nas retas finais dos sets e venceu por 2 a 0 (21/18 e 21/19). No fim da manhã, o duelo foi contra as holandesas Meppelink e Van Gestel e novamente Ágatha e Maria Elisa não deram chances as rivais (21/16 e 21/18).

Nas quartas de final, as suíças não se intimidaram com a torcida local e logo abriram vantagem forçando o jogo em Ágatha. Só que as brasileiras descobriram o caminho da vitória: Vergé-Dépré era o ponto fraco. Com seguidos erros da adversária, as brasileiras encostaram, mas não havia tempo para a virada (21/19). Ágatha e Maria Elisa mantiveram a reação e arrasaram na parcial seguinte (21/11). No tie-break, as suíças voltaram ao jogo. Era ponto lá e ponto cá. As brasileiras chegaram a engatar uma sequência de quatro pontos, mas as rivais buscaram.  Na raça, Ágatha aproveitou o segundo match point e fechou a partida com um bloqueio (16/14).

Maria Elisa comemora vitória contra dupla suíça em São Paulo (Foto: Divulgação/FIVB) 
Maria Elisa comemora vitória contra dupla suíça em
São Paulo (Foto: Divulgação/FIVB)
 
- Estou muito feliz. É meu primeiro ano com a Ágatha. Imprimimos o ritmo do jogo. Elas fugiram da característica delas, mas mudamos nosso jogo e induzimos elas a fazerem o que queríamos. Nós mantivemos a calma e fomos junto com a torcida. Estivemos sempre juntas na quadra. 
Ninguém nos pegava. Estávamos meio endiabradas, porque sabíamos a importância desse jogo contra um time que não tem resultados expressivos, mas que estava fazendo um bom torneio. Sabíamos que precisávamos de um algo a mais. Botamos nossa garra em quadra - disse Maria Elisa.

As duas, que jogam com parceiras diferentes no Circuito Nacional, agora encaram as alemãs Ludwig e Walkenhorst na semifinal deste sábado, com transmissão ao vivo do SporTV a partir das 11h - a entrada para as arquibancadas do Parque Villa-Lobos é gratuita.

- Vai ser um jogo difícil. Para quem for assistir vai ser muito legal. Não para nós. Gostamos de jogo 2 a 0, rapidinho (risos). Mas o pessoal quer ver rali e o Brasil ganhando no fim. Agora é só timão - disse Ágatha.

Ágatha contra o bloqueio da suíça Anouk Verge-Depre (Foto: Divulgação/FIVB) 
Ágatha contra o bloqueio da suíça Anouk Verge-Depre (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Outras duplas brasileiras caem
A dupla suíça derrotada pelas brasileiras, aliás, foi a algoz de Talita e Taiana, atuais líderes do ranking mundial. As europeias surpreenderam no primeiro set e bateram as brasileiras por 22/20. Talita e Taiana se encontraram na parcial seguinte e venceram com tranquilidade (21/14). No tie-break, porém, as suíças arrancaram uma virada para fechar em 15/12 e eliminar a dupla número 1 do mundo.

- Saímos na frente no primeiro set, mas vacilamos na virada de bola. Também sacamos mal. Circuito Mundial é assim, se não entra atenta aos mínimos detalhes, acaba surpreendida. Nós não nos impomos como nos outros jogos, e o time delas aproveitou nossos erros. Temos de fazer nosso papel nas outras etapas, corrigir nossos erros para sermos campeãs - disse Taiana.

A dupla suíça derrotada por Ágatha e Maria Elisa eliminou Talita e Taiana (Foto: Divulgação/FIVB) 
A dupla suíça derrotada por Ágatha e Maria Elisa eliminou Talita e Taiana
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
Maria Clara e Carol foi outra dupla brasileira que encarou uma maratona de três jogos. As irmãs Salgado passaram com facilidade pelas alemãs Bieneck e Grobner (21/17 e 21/13) e passearam diante das canadenses Broder e Valjas (21/11 e 21/15). Só que a musa italiana Menegatti e sua parceira Orsi Toth estavam inspiradas. As brasileiras se esforçaram, até salvaram dois match points, mas não evitaram a derrota em um duplo 21/19.

Lili e Bárbara Seixas também se despediram da competição nesta sexta-feira. Elas fizeram um jogo muito duro contra as espanholas Liliana e Baquerizo no primeiro jogo do mata-mata e venceram por 2 a 1 (21/17, 20/22 e 15/11). Elas cresceram no confronto das oitavas de final, só que do outro lado da rede estava a lenda americana Kerri Walsh Jennings e sua nova parceira April Ross. As brasileiras venceram o primeiro set (21/17), mas a força das medalhistas olímpicas prevaleceu na parcial seguinte (21/11) e no tie-break (15/8).

- Foi nosso melhor jogo na competição. Nós lutamos até o fim. Demos o máximo - disse Lili.

A tricampeã olímpica Kerri Walsh eliminou Lili e Bárbara Seixas (Foto: Divulgação/FIVB)A tricampeã olímpica Kerri Walsh eliminou Lili e Bárbara Seixas (Foto: Divulgação/FIVB)
 
FONTE:

Brasil bate Tunísia, fica em primeiro no grupo A e enfrenta a Rússia nas sem

Em atuação sem brilho, seleção fecha fase de classificação invicta. Bulgária e Argentina se enfrentam pela outra vaga na final do Mundial sub-23 masculino

Por Uberlândia, MG

A classificação já estava garantida e, restava apenas retomar o primeiro o primeiro lugar do Grupo A. Não houve surpresas, e o Brasil passou às semifinais com campanha invicta no Mundial sub-23, em Uberlândia. Ainda sem Lucarelli, a seleção não teve o mesmo brilho dos últimos jogos, mas fez o suficiente para derrotar a Tunísia por 3 sets 0 (parciais de 21/18, 21/17 e 21/11). Com o resultado, selou também o confronto com a Rússia no mata-mata, na arena do Sabiazinho, às 18h30m (horário de Brasília) deste sábado.

- Não conseguimos um placar tão elástico porque entramos meio moles, e o Rubinho nos chamou atenção quanto a isso. Mas depois fomos entrando no jogo, e as coisas se tornaram mais fáceis - avaliou o ponteiro Ary, que marcou seis pontos no duelo.


Na outra chave, Sérvia e Bulgária duelam por uma vaga na decisão. Na tarde desta sexta, os sérvios garantiram o primeiro lugar do Grupo B ao derrotarem a Rússia com surpreendente facilidade, em sets diretos. Os búlgaros passaram em segundo lugar no Grupo A ao derrotarem a Argentina.

Mundial Vôlei sub-23 - Brasil x Tunisia (Foto: Divulgação / Fivb) 
Jogadores da seleção comemoram vitória sem brilho, mas que mantém Brasil invicto
(Foto: Divulgação / Fivb)
 
Nem a vitória levaria a Tunísia às semifinais, mas o time do técnico Mohamed Mounir Gara entrou em quadra decidido a tumultuar a vida do Brasil. Comandado pelo ponteiro Elyes Gardi, os africanos lideraram a maior parte do primeiro set. Em erro de ataque do oposto Rafael (16 a 15), o técnico Rubinho gastou seu primeiro pedido de tempo do jogo. No lance seguinte, Matheus iniciou a reação em bola rápida pelo meio. Os visitantes pediram tempo quando sofreram a virada, mas Lucas Loh e Ary mantiveram a arrancada brasileira. Os adversários ainda interromperam a partida outra vez, mas um ataque de Arbi Abdallah na antena encerrou a parcial: 21/18.

Mundial Vôlei sub-23 - Brasil x Tunisia - Matheus (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Matheus vende disputa de bola na rede contra Omar
Agrebi, da Tunísia (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
A Tunísia abriu 2 a 0 no segundo set, e o Brasil virou em bloqueio de Ary. Uma série de erros no ataque verde-amarelo, no entanto, custaram mais uma reviravolta no placar, com os africanos à frente na parada técnica. Com o marcador em 15 a 12 contra, Rubinho parou o jogo. A bronca surtiu efeito, e Lucas Loh iniciou a arrancada. Em um desencontro entre o central e o levantador tunisianos, o Brasil voltou a liderar (17 a 16). Mohamed Gara parou a partida duas vezes, mas não houve instrução que mudasse os rumos. Alan entrou bem na inversão, e Loh saltou do fundo de quadra para garantir o set: 21/17.

O Brasil largou melhor na terceira etapa, com destaque para boa atuação de Otávio. Finalmente com folga no placar, Rubinho se permitiu dar oportunidade para alguns reservas. Primeiro colocou Leandro Aracaju, e depois lançou Ricardo no lugar de Ary. Em ponto de saque de Otávio, a seleção abriu seis pontos (14 a 8), e a Tunísia pediu tempo.  Os africanos, no entanto, já não esboçavam ânimo para correr atrás do prejuízo. Em jogada rápida pelo meio de rede, Leandro fechou a conta: 21/11.


Os confrontos das semifinais - sábado
18h30m - Brasil x Rússia
20h - Sérvia x Bulgária


Todos os jogos desta sexta-feira
Grupo A
Bulgária 3 x 1 Argentina - (21/16, 16/21, 21/14 e 21/15)
Brasil 3 x 0 Tunísia - (21/18, 21/18 e 21/11)
21h30m - Egito x República Dominicana


Grupo B
Austrália 3 x 1 México (21/18, 21/17, 18/21 e 21/19)
Irã 3 x 0 Venezuela (21/13, 21/18 e 21/17)
Sérvia 3 x 0 Rússia (21/15, 21/16 e 21/18)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/brasil-bate-tunisia-fica-em-primeiro-no-grupo-e-enfrenta-russia-nas-semis.html

Maracanã: estimativa de lucro de concessionária atinge R$ 95 mi ao ano

Plano de negócios prevê cobrança de R$ 20 por hora de estacionamento em dias de eventos e R$ 127 mil de custo operacional por jogo

Por Rio de Janeiro

O plano de negócios do Complexo Maracanã S.A., anexo 7 do contrato de parceria público privada número 27/2013, especifica todas as estimativas de fluxo de caixa, investimentos, preços aplicados e contratação de serviços na operação do estádio. O plano prevê 75 jogos ou eventos e dois concertos por ano e estimativa total de investimento em R$ 721 milhões (o mínimo exigido pelo contrato de concessão é de R$ 594 milhões). De acordo com as tabelas de fluxo de caixa, a concessionária começa a obter lucro na operação do estádio apenas a partir do segundo ano de contrato, com prejuízo de R$ 43 milhões nos primeiros 12 meses. A partir daí, o lucro operacional não para de crescer e, a partir de 2026 até o fim da parceria, oscila entre R$ 90 milhões e R$ 95 milhões ao ano (veja reprodução do gráfico). A estimativa de custo operacional por dia de jogo em tabela no documento é de R$ 127 mil.

comitiva vistoria estádio maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Contrato de concessão do Maracanã é válido pelos próximos 35 anos 
(Foto: André Durão)
 
A cronologia do plano de negócios prevê investimentos até o quarto ano de parceria. Os valores incluem as obras incidentais e, se o contrato de concessão for mantido pelo governo do Estado, é provável que haja uma adaptação dos números vigentes hoje. Para o primeiro ano, estão previstos investimentos de R$ 36 milhões, com R$ 216 milhões no segundo ano, R$ 432 milhões no terceiro e R$ 36 milhões no quarto ano de concessão.

No organograma de estrutura de receitas, o plano de negócios só prevê receita para a concessionária nos setores premium do estádio. A ideia inicial da empresa, que esbarrou, por exemplo, nos interesses do Flamengo, era deixar a comercialização dos setores populares, atrás dos gols, para os clubes, operando a parte mais nobre do Maracanã. A fórmula agradou ao Fluminense, que priorizou o fato de não ter qualquer custo ou risco de prejuízo para jogar no estádio. O clube assinou por 35 anos. A negociação com o Flamengo, porém, se arrastou por alguns meses até ser firmada uma parceria de dois anos, que o próprio presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, disse não ser definitiva – tanto que prevê possibilidade de rescisão unilateral sem ônus para qualquer uma das partes, em qualquer período do contrato.

Tabela - plano de negócio do Maracanã - contrato (Foto: Reprodução) 
Tabela no contrato determina custos da operação no Maracanã: R$ 127.187 por jogo (Foto: Reprodução)
 
Entre as receitas de serviços, a concessionária prevê patrocínios, locação de áreas comerciais, alimentos e bebidas, estacionamento, tours e museu, manutenção de assentos perpétuos, revenda de assentos prêmium e bilhetagem com eventos e concertos. O documento detalha ainda a quantidade de assentos para cada tipo de ingresso e traz estimativas de preço para cada um deles. A previsão de custo dos bilhetes varia entre R$ 50 e R$ 500 reais. Conforme descrito no plano de execução em outro anexo do contrato de concessão, o público alvo para os setores premium são executivos, dirigentes e indivíduos de alto poder aquisitivo. As estimativas de preço para o Maracanãzinho variam entre R$ 105 e R$ 200.

Por e-mail, a assessoria da concessionária respondeu, ao ser questionada se as projeções de preço de ingressos poderiam ser alteradas, que há variadas faixas de preço e que o intuito é garantir o acesso de todos.

- O projeto prevê variadas opções de preços, dos assentos de cadeiras dos setores norte e sul aos setores dos camarotes, onde são oferecidos serviços extras aos torcedores que estão dispostos a pagar mais por um diferencial. O intuito é garantir o acesso de todos ao estádio. Também são atendidos todos os direitos dos torcedores como as meias-entradas, promoções do sócio torcedor e gratuidades.

Tabela - plano de negócio do Maracanã - contrato (Foto: Reprodução) 
Contrato determina número de eventos por ano no Complexo do Maracanã
 (Foto: Reprodução)
 
O plano de negócios segue descrevendo as receitas esperadas pela concessionária, determina uma taxa de 30% sobre os serviços de alimentação e bebidas a serem explorados por terceiros e também o uso de espaços do estádio para conferências e banquetes.

O ponto que se tornou complicado no plano inicial da concessionária está no item 3.1.7.6 do anexo do contrato de concessão. A empresa teria 85% de 2.450 vagas disponíveis com a construção de edifício-garagem em função da demolição do estádio de atletismo e do parque aquático no complexo. Mas o governo do Estado desistiu de demolir os equipamentos e ainda não decidiu se manterá ou não a concessão. Uma nova proposta para continuar o contrato foi entregue pela concessionária na última sexta-feira. A primeira foi rejeitada.

Diz o texto: “Nos dias de evento no Estádio (77 ao ano), considerou-se a utilização de 75% da totalidade das vagas por 8hrs, enquanto nos dias de evento na Arena (91 no ano), considerou-se a utilização de 75% de 1,5 mil vagas, a um preço de R$ 20/hora. Nos dias em que não há evento, considerou-se a utilização de 50% das vagas por 16 horas, a um preço de R$ 4/hora (sic)”.

O plano prevê ainda a cobrança de R$ 500 por ano para cada assento perpétuo, para sua manutenção.  No item que trata da bilhetagem, está descrito que a remuneração da concessionária com este tipo de receita será através de “taxas de serviço, taxas de conveniência e das taxas de entrega referentes a vendas dos ingressos. A receita do ingresso propriamente dito será receita do promotor do evento”. É prevista cobrança de taxa de conveniência de 15% em todos os eventos no complexo, sendo que jogos de futebol no Maracanã tem previsão também de receita com uma taxa de administração de 10%. O valor da entrega de bilhetes em todos os casos foi estimado em R$ 10. A taxa de conveniência é cobrada pela empresa que atua como canal de venda de um evento, segundo o texto do plano de negócios.

Tabela - plano de negócio do Maracanã - contrato (Foto: Reprodução) 
Os preços por assentos em dias de jogos do Maracanã, segundo o contrato
 (Foto: Reprodução)
 
O documento aborda ainda tributos, depreciação de bens, e em seguida discorre sobre os custos operacionais. Os custos de administração somam R$ 4,1 milhões. Os custos de operações, não relacionados a realização de eventos no complexo, são estimados dessa forma: R$ 6,4 milhões com folha de pagamento, R$ 101 mil com viagens e hospedagens, R$ 6 mil com transporte, R$ 46 mil com telefonia, R$ 833 mil com suprimentos, R$ 2,4 milhões com serviços de terceiros, R$ 3 milhões com energia elétrica e R$ 2 milhões de gastos com água. Na tabela com todos os custos previstos para um dia de jogo, o total estimado pela concessionária é de R$ 127 mil, sendo R$ 27,8 mil com segurança, R$ 16,9 mil com orientadores de público e recepcionistas, além de R$ 19,6 mil com limpeza.

O plano econômico-financeiro, também incluído no plano de negócios, afirma que a receita bruta no primeiro ano de operação é estimada em R$ 80 milhões, atingindo um pico de R$ 337 milhões no ano nove do contrato de concessão, “ano em que se estima que todos os produtos tenham atingido sua maturidade de vendas”. A margem líquida no primeiro ano de operação é negativa, -64% (está previsto prejuízo de R$ 43,8 milhões nos primeiros 12 meses de concessão) e atinge um pico de 21,7% em 2027.

O contrato de parceria público privada número 27/2013 foi assinado no dia 4 de junho pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni, o presidente do Complexo Maracanã Entretenimento S.A, João Borba, e seu vice, Bruno Barbosa Wegmann da Silva. O GLOBOESPORTE.COM obteve a íntegra do documento, com mais de 700 páginas, através de pedido feito pela reportagem através da lei de acesso à informação. A cópia do contrato foi liberada em cerca de 20 dias.

ENTENDA A CONCESSÃO DO MARACANÃ
O Complexo Maracanã S.A. é a empresa que venceu a licitação para concessão por 35 anos da estrutura, que inclui, além do estádio, o Maracanãzinho, o estádio de atletismo Célio de Barros e o parque aquático Julio de Lamare. A seguintes empresas participam da sociedade da concessionária: Odebrecht Participações e Investimentos S.A. (empresa líder, com 90%), IMX Venues e Arena S.A (de propriedade de Eike Batista, com 5%) e AEG Administração de Estádios do Brasil LTDA (também com 5%).

O resultado da licitação foi anunciado no dia 9 de maio deste ano. O grupo apresentou toda a documentação necessária para o processo de licitação e foi aprovado por unanimidade pela Comissão Especial de Licitação, superando o "Consórcio Complexo Esportivo e Cultural do Rio de Janeiro" - composto por Construtora OAS S.A., Stadion Amsterdam N.V. e Lagardère Unlimited. O concorrente teria cinco dias para recorrer do resultado da licitação, mas abriu mão da medida.

Porém, em junho, o cenário político em todo o Brasil ferveu. Manifestações tomaram proporções surpreendentes, atingiram também a realização da Copa das Confederações com protestos próximos a arenas e, no Rio de Janeiro, fez despencar a popularidade do governador Sérgio Cabral. Diante do clamor popular pela manutenção do Célio de Barros e do Julio de Lamare, o governador voltou atrás, após já assinada e homologada a concessão, e anunciou que manterá as estruturas.

Desde então, governo e concessionária negociam a manutenção do contrato por 35 anos. A primeira proposta da empresa em função das alterações – a área geraria receita com a construção de edifício-garagem – foi rejeitada pelo governo no fim de setembro. A empresa emitiu nota oficial afirmando que considera o contrato válido e informou que entregou nova proposta nesta sexta-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/10/maracana-estimativa-de-lucro-de-concessionaria-atinge-r-95-mi-ao-ano.html

Nadal, Djoko, Federer, etc: Azarenka imita comemorações de tenistas

Número 2 do mundo brinca com fotos do Aberto da Austrália deste ano

Por Rio de Janeiro

Victoria Azarenka tem uma natureza brincalhona e já demonstrou isso em exibições, incorporando rivais como Serena Williams, e promovendo brincadeiras, como a caça ao tesouro em Nova York neste ano. Nesta sexta-feira, a número 2 do mundo postou uma foto exibindo mais de seu talento. Diante de fotos de oito tenistas da ATP, entre eles nomes como Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray, a atleta de Belarus imitou as caras e bocas dos colegas em comemorações registradas durante o Aberto da Austrália deste ano. Confira abaixo:
  •  
tênis Victoria Azarenka imitação (Foto: Reprodução / Facebook) 
Azarenka faz caras e bocas para imitar as comemorações dos tenistas da ATP
 (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Azarenka estará presente no WTA Championship, em Istambul, entre 22 e 27 de outubro. O torneio marca o final da temporada e reúne as oito melhores tenistas do ano: a americana Serena Williams, a atleta de Belarus, a polonesa Agnieszka Radwanska, a chinesa Na Li, a tcheca Petra Kvitova, a italiana Sara Errani, a sérvia Jelena Jankovic e a alemã Angelique Kerber. Atual 3ª do ranking mundial e segunda melhor atleta de 2013, Maria Sharapova anunciou nesta semana que não disputaria o torneio por causa da lesão no ombro direito que a força a permanecer ausente do circuito desde antes do US Open, em agosto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/nadal-djoko-federer-etc-azarenka-imita-comemoracoes-de-tenistas.html

Bellucci refuta ideia de parar e disputa três Challengers na América do Sul

Atual melhor tenista do país jogará em Buenos Aires, Montevidéu e Bogotá. Paulista pensara em voltar a jogar só em 2014 para tratar lesão no ombro

Por Rio de Janeiro

Thomaz Bellucci Copa Davis Brasil (Foto: ITF) 
Bellucci fechará a temporada jogando em três
Challengers pela América do Sul (Foto: ITF)
 
Após as duas derrotas defendendo o Brasil na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, Thomaz Bellucci pensou em parar de jogar em 2013 e se recuperar de uma lesão no ombro direito que sentira à época do confronto em que os brasileiros perderam para a Alemanha. Quase um mês depois de acumular nove derrotas consecutivas, o paulista decidiu retornar ao circuito. A partir do dia 21 de outubro, ele vai participar de três Challengers (torneios de nível menor aos ATPs 250) pela América do Sul: Buenos Aires, Montevidéu e Bogotá.

Bellucci já disputou um Challenger este ano. Em março, quando era número 38 do mundo (atualmente é número 117), ele perdeu logo na estreia em Dallas, sendo superado pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky, então 108º do ranking, por 6/2, 6/7(8) e 6/4.

A temporada de Bellucci é uma das piores da carreira. Ele venceu apenas oito jogos e perdeu 20 vezes. Desde que o ano começou, o paulista não conseguiu emplacar três vitórias consecutivas. Deixou o top 100 da ATP pela primeira vez em quatro anos, no meio de julho, e chegou até a demitir o técnico Daniel Orsanic. Nas duplas, porém, ele foi campeão do ATP 250 de Stuttgart, em julho, ao lado do argentino Facundo Bagnis, e alcançou as quartas de final do Aberto da Austrália, em janeiro, junto com o francês Benoît Paire.

Bellucci também foi prejudicado pelas lesões. Entre o final de abril e o começo de julho, ficou parado por causa de uma lesão abdominal que sentira durante o ATP 500 de Barcelona. Na ocasião, disputaria pela primeira vez no ano um jogo de quartas de final de simples - abandonou antes de enfrentar o alemão Philipp Kohlschreiber. E na Copa Davis, atuou nos dois jogos contra Florian Mayer e Daniel Brands mesmo jogando no sacrifício pelas dores no ombro direito.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/bellucci-refuta-ideia-de-parar-e-disputa-tres-challengers-na-america-do-sul.html

Em recuperação de cirurgia, Murray anuncia desistência do ATP Finals

Britânico foi submetido recentemente à operação nas costas e confirma que não disputará torneio em Londres, que reúne os oito melhores da temporada

Por Londres, Inglaterra

Andy Murray na sala de cirurgia (Foto: Reprodução / Twitter) 
Após cirurgia no final de setembro, Murray decidiu
não jogar o ATP Finals (Foto: Reprodução / Twitter)
 
O ATP Finals não contará com a presença do último campeão de Wimbledon. O britânico Andy Murray anunciou na manhã desta quarta-feira que não disputará o torneio em Londres, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, em novembro. Agora somente três jogadores estão garantidos na competição: Rafael Nadal, Novak Djokovic e David Ferrer.

- Estou realmente desapontado por não jogar este ano. Amo jogar diante da minha torcida, é um grande clima. Todos os tenistas almejam competir em Londres e vou dar meu melhor para me classificar de novo para o torneio no ano que vem - disse Murray em comunicado em seu site oficial.

Número 3 do mundo, Murray se recupera de cirurgia nas costas a que foi submetido no fim de setembro. Por conta da operação, o tenista britânico já havia desistido de participar do ATP 250 de Bangcoc, do ATP 500 de Pequim, do Masters 1.000 de Xangai e do Masters 1.000 de Paris.
Murray terminou a temporada 2013 com quatro títulos: ATP 250 de Brisbane, Masters 1.000 de Miami, ATP 250 de Queen's e Wimbledon, onde encerrou um jejum de 77 anos que um tenista britânico não era campeão do Grand Slam sediado em Londres.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/em-recuperacao-de-cirurgia-murray-anuncia-desistencia-do-atp-finals.html

Lideradas por Serena e Vika, tenistas do WTA Championship são definidas

Kerber garante última vaga do torneio de fim de temporada e se junta a americana, atleta de Belarus, Radwanska, Na Li, Kvitova, Errani e Jankovic

Por Istambul, Turquia

Angelique Kerber se tornou a última classificada para o WTA Championship, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada, em Istambul, entre os dias 22 e 27 de outubro. A número 10 do mundo garantiu a vaga ao avançar às semifinais do WTA de Linz, na Áustria, nesta sexta-feira. A alemã completa o grupo que conta ainda com a americana Serena Williams, Victoria Azarenka, de Belarus, a polonesa Agnieszka Radwanska, a chinesa Na Li, a tcheca Petra Kvitova, a italiana Sara Errani e a sérvia Jelena Jankovic. Pela segunda vez consecutiva e pela segunda vez em toda a história de 43 anos da competição, cada participante representará um país diferente.

tenis Serena Williams, Victoria Azarenka, Agnieszka Radwanska, Na Li, Petra Kvitova, Sara Errani, Jelena Jankovic e Angelique Kerber (Foto: Editoria de Arte) 
As oito tenistas que vão disputar o WTA Championship neste ano (Foto:
 Editoria de Arte)
 
Kerber é agora a nona melhor tenista da temporada. Fora do G-8 original, a alemã foi beneficiada pela desistência da russa Maria Sharapova. A atual 3ª do ranking mundial e segunda melhor atleta do ano anunciou nesta semana que não disputaria o torneio por causa da lesão no ombro direito que a força a permanecer ausente do circuito desde antes do US Open, em agosto.

Confira as últimas campeãs do WTA Championship:
2001 - Serena Williams (Estados Unidos)
2002 - Kim Clijsters (Bélgica)
2003 - Kim Clijsters (Bélgica)
2004 - Maria Sharapova (Rússia)
2005 - Amélie Mauresmo (França)
2006 - Justine Henin (Bélgica)
2007 - Justine Henin (Bélgica)
2008 - Venus Williams (Estados Unidos)
2009 - Serena Williams (Estados Unidos)
2010 - Kim Clijsters (Bélgica)
2011 - Petra Kvitova (República Tcheca)
2012 - Serena Williams (Estados Unidos)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/lideradas-por-serena-e-vika-tenistas-do-wta-championship-sao-definidas.html
 

Irritado com erros, Djokovic vence de virada Monfils e vai à semi em Xangai

Após primeiro set equilibrado, sérvio domina segundo e supera próprias falhas para se classificar. Francês entra em discussão com juiz brasileiro

Por Xangai, China

Gael Monfils deu a impressão de que conseguiria vencer Novak Djokovic pela primeira vez no circuito profissional, mas acabou sendo derrotado de virada a partida de quartas de final no Masters 1.000 de Xangai. Depois de perder o primeiro set no tie-break, o número 2 do mundo aproveitou o cansaço do oponente na segunda parcial e então conquistou a classificação para as semifinais após se irritar bastante com sucessivos erros não forçados. Foram 34 em toda a partida. Nole então superou o descontrole e garantiu a classificação com as parciais de 6/7(4), 6/2 e 6/4, em 2h22m de confronto. Outro francês, Jo-Wilfried Tsonga, será o próximo adversário do ex-líder do ranking. Ele venceu o alemão Florian Mayer em sets diretos, por 6/2 e 6/3.

No segundo set, além da queda de rendimento em quadra, Monfils protagonizou uma discussão com o juiz de cadeira brasileiro Carlos Bernardes. O francês recebeu uma advertência por violação de tempo - demorou mais de 25 segundos para sacar - e bateu boca com o oficial, pois achava que não deveria ter pressa para retornar à linha de base e então repor a bola em jogo. Alguns pontos depois, Monfils ironizou o árbitro ao apontar que estava caminhando devagar porque caíra antes numa tentativa de buscar uma bola curta de Djokovic.

Rafael Nadal, que derrotou o suíço Stanislas Wawrinka, e o argentino Juan Martín del Potro, que passou pelo espanhol Nicolás Almagro, brigam pela outra vaga na decisão em Xangai.
O SporTV2 transmite ao vivo as semifinais do Masters 1.000 de Xangai, a partir de 5h30m (horário de Brasília) deste sábado.

tênis masters 1000 de xangai novak djokovic gael monfils (Foto: AFP) 
Djokovic precisou se esforçar para derrotar Monfils nas quartas do Masters de Xangai 
(Foto: AFP)
 
Monfils mostrou muita intensidade em quadra no primeiro set, que teve duas quebras para cada lado. De tão equilibrada que foi a parcial, só o tie-break resolveu a disputa. E o francês teve o esforço recompensando. Depois de um erro não forçado do sérvio na rede, o 42º do ranking pontuou duas vezes no próprio saque e saiu na frente no confronto.

tênis masters 1000 de xangai novak djokovic gael monfils juiz carlos bernardes (Foto: AFP) 
Monfils demonstra descontentamento em
discussão com Carlos Bernardes (Foto: AFP)
 
Apesar do set perdido, Djokovic não perdeu tempo para reagir. Quebrou de cara o serviço do francês e aproveitou que o adversário aparentava cansaço para se impor com mais propriedade. Monfils, que anteriormente tinha se destacado dentro de quadra, chamou a atenção fora dela, discutindo com o juiz Carlos Bernardes por causa de uma violação de tempo e depois recebendo atendimento médico na região do abdômen logo depois de ser quebrado pela segunda vez na parcial.

No terceiro set, foi a vez do número 2 do mundo se descontrolar. Por causa dos próprios erros, chegou a gritar consigo mesmo e depois a tacar a raquete no chão. Depois de expor toda a raiva, Djokovic se recompôs e recebeu de presente uma quebra no sétimo game. Monfils cometeu uma dupla falta e em seguida jogou na rede, para intensa vibração do sérvio. Nole chegou a ter um match point em cima do saque do oponente, mas a vitória veio de zero no game seguinte de serviço do ex-líder do ranking.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/10/irritado-com-erros-djokovic-vence-de-virada-monfils-e-vai-semi-em-xangai.html

Nadal vence, mantém escrita contra Wawrinka e avança à semi em Xangai

Número 1 do mundo leva primeiro set no sufoco e atropela suíço em seguida para continuar sem perder parciais para 8º do ranking mundial

Por Xangai, China

Rafael Nadal continua sem saber o que é perder um set para Stanislas Wawrinka. Em duelo válido pelas quartas de final do Masters 1.000 de Xangai, nesta sexta-feira, o número 1 do mundo quase sentiu o gosto amargo da derrota em uma parcial, mas conseguiu se classificar para as semifinais do torneio chinês em sets diretos. Com 7/6(10) e 6/1 sobre o 8º do ranking, o Touro Miúra avançou na competição e vai disputar uma vaga na decisão, neste sábado, contra o argentino Juan Martín del Potro. Delpo passou de fase derrotando o espanhol Nicolás Almagro por duplo 6/3.
Esse foi o 11º encontro entre Nadal e Wawrinka, que se enfrentam no circuito profissional desde 2007. De lá para cá, o suíço nunca conseguiu vencer um set contra o espanhol, inclusive nos dois confrontos de Grand Slams que tiveram: Aberto da Austrália de 2007 (triplo 6/2) e Roland Garros de 2013 (6/2, 6/3 e 6/1).

Nadal permanece na luta pelo sexto título de Masters 1.000 neste ano, o que seria um recorde na modalidade. O espanhol foi campeão em Indian Wells, Madri, Roma, Montreal e Cincinnati.
Novak Djokovic, que superou o francês Gael Monfils, e o também francês Jo-Wilfried Tsonga, que passou pelo alemão Florian Mayer, fazem a outra semifinal em Xangai. O SporTV2 transmite as partidas ao vivo, a partir das 5h30m (horário de Brasília).

tênis masters 1000 de xangai rafael nadal stanislas wawrinka (Foto: Reuters) 
Nadal levou a melhor em dois sets distintos contra Wawrinka em Xangai
 (Foto: Reuters)
 
O jogo
Depois de começar o jogo confirmando de zero o serviço, Wawrinka salvou três break points no terceiro game. Apesar da diferença dos placares, o suíço jogou um tênis de alto nível na imensa parte do primeiro set e jogou de igual para igual com o melhor tenista da temporada. Tanto que, de tão agressivo que estava, chegou a ter um set point ao soltar uma grande cruzada de esquerda.
O 8º do ranking ficou bem próximo de ganhar um set pela primeira vez contra Nadal, mas não obteve sucesso. O Miúra forçou a realização do tie-break e batalhou durante 20 minutos no game de desempate. No fim, apareceu o talento do número 1 do mundo. Com uma deixadinha matadora e um voleio vencedor, o espanhol saiu na frente no jogo.

tênis masters 1000 de xangai stanislas wawrinka rafael nadal (Foto: AFP) 
Wawrinka já enfrentou Nadal 11 vezes e até agora
não conseguiu vencer um set sequer (Foto: AFP)
 
Se Nadal suou bastante no primeiro set, teve vida bem mais tranquila no segundo. Começou a a parcial tenso, evitando um duplo break point de cara, mas depois conquistou duas quebras consecutivas, abrindo 5/0. Wawrinka faturou o game de honra e por pouco não quebrou o serviço do espanhol. Depois de perder um break point, o suíço salvou um match point acertando no desafio eletrônico. Porém, um forte saque do líder do ranking garantiu nova vitória em sets diretos sobre o número 8 do mundo.

Irmãos Bryan na rota de Marcelo Melo
Sexta melhor dupla da temporada, Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig terão uma parada dura, neste sábado, nas semifinais do Masters 1.000 de Xangai. O brasileiro e o croata derrotaram Aisam-Ul-Haq Qureshi (PAQ) e Jean-Julien Rojer (HOL) por 7/6(4) e 6/3 nesta sexta-feira e se classificaram para jogar contra os irmãos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, líderes do ranking mundial e atuais campeões olímpicos e de três (Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon) dos quatro Grand Slams.

- Conseguimos nos manter no primeiro set. Eles estavam sacando muito bem. No tie-break, ganhamos dois pontos importantes para fechar o set. Isso foi crucial para depois dominarmos o jogo - analisou Melo.

A outra semifinal de duplas será disputada também no sábado, entre Jamie Murray (GBR)/John Peers (AUS) e David Marrero (ESP)/Fernando Verdasco (ESP), cabeças de chave nº 8.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/10/nadal-vence-mantem-escrita-contra-wawrinka-e-avanca-semi-em-xangai.html

Pacotão: rodada#27 tem Inacreditável FC de Willian e mancadas do Botafogo

Atacante do líder Cruzeiro perde gol impressionante diante do São Paulo. Jogadores do Alvinegro protagonizam mico e frango do meio de semana

Por Rio de Janeiro

Sozinho, o Botafogo poderia ter dominado o que de melhor e de pior aconteceu na rodada #27, com um belo gol de Seedorf, um frango do goleiro Renan, um erro da arbitragem ao marcar impedimento inexistente de Rafael Marques, um mico pago pelo atacante ao chutar a bandeirinha de escanteio na tentativa de fazer um cruzamento e um gol perdido por ele mesmo ao bater para fora uma bola recebida do lado esquerdo em que ficou pedindo escanteio. E ainda teve uma defesa de Renan com o pé esquerdo após boa jogada de Morales.

grêmio criciúma maxi rodriguez arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) 
Maxi Rodríguez comemora seu gol contra o
Criciúma (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
 
Mas ao fim da rodada, ao colocarmos em votação as opções, alguns desses lances ficaram fora. Foi tão incrível, que vale o registro. O golaço, por exemplo, ficou com o gremista Maxi Rodriguez. Além da precisão do chute, pesou a seu favor ter se livrado de dois adversários enquanto o holandês  estava, inexplicavelmente, completamente livre para bater no gol.

O gol mais perdido também não tinha como escapar de Willian, do Cruzeiro, que precisou de muita pontaria para acertar a trave da forma que fez. Ainda assim, Rafael Marques personifica dois quesitos. Vamos a eles.
pacotao_rodada_27 (Foto: Infoesporte)
 
header mico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
O Botafogo já vencia o Náutico por 2 a 1, e Rafael Marques resolveu ganhar um tempinho, talvez conquistar uma falta e ganhar um pouco mais. Fez a parede, protegeu, protegeu e protegeu o máximo que não pode e quando se deu conta de que a bola ia saindo pela linha de fundo, tentou aparentemente chutá-la em um dos marcadores. Errou feio, deu um bico na bandeirinha de escanteio e assegurou sua presença aqui neste nobre espaço. Os adversários teriam de ser muito criativos para tirar essa dele. Não perde mais!
 

header defesa (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Tente cronometrar quanto tempo a bola leva para sair do pé direito de Leandro Damião e chegar às mãos de Felipe aos 17 minutos do segundo tempo. Não conseguimos chegar a uma conclusão, e essa dúvida foi definitiva para transformar esta na grande defesa da rodada. E vale lembrar que não é apenas a bola que vai na direção de Felipe, mas o goleiro também tem de ir em busca dela, com muito sucesso, diga-se de passagem. Como o Flamengo venceu por apenas um gol de diferença, a defesa se tornou ainda mais importante. Acabou desbancando a ótima intervenção de Klever, do Fluminense, que fez o suficiente para mandar para o travessão o chutaço de Francismar, do Vasco.
header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Ter patrocinado as peraltices de Neymar tem seu preço. E, felizmente, o santista Arouca aceitou pagá-lo com muito fair play. Primeiro, o meia Alex, do Coritiba, partiu para cima dele, levantou a bola e pegou do outro lado, em um chapelaço de deixar qualquer um atordoado. Mas não parou por aí. Como estava fácil, Gil aproveitou a distração do adversário e emendou outro sombrero. Só faltou se virar para a câmera e dizer: "Aí, pessoal do GE.com. Não esqueçam de mim no Pacotão desta rodada, hein?". Não precisou. Não tinha a menor possibilidade de deixarmos passar essa pintura. Aliás, parabéns, Arouca. É preciso ter muito sangue frio para aceitar isso com tamanha naturalidade.

header frango (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
O problema de ir de manchete para fazer uma defesa é que no vôlei, normalmente, a bola passa. No futebol, também. E o goleiro Renan, do Botafogo, descobriu isso da pior maneira possível. Adiantado, quase sobre a linha da pequena área, o botafoguense viu Maikon Leite receber com muito espaço e tempo suficientes para ajeitar e bater forte para o gol. A bola quicou à frente de Renan, que errou o tempo da bola ao tentar colocar a fora, e o Náutico abriu 1 a 0 no placar. Menos mal para ele que o Bota virou.

header erro (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
O nome dele é Broney Machado e pelo jeito nem disso ele se lembraria se perguntassem, de tão avoado que estava quando Seedorf decidiu levantar a bola para a entrada de Rafael Marques. No que será que o assistente estava pensando para não ver que um adversário dava plenas condições ao atacante do Botafogo? Seja lá o que passava pela cabeça dele, fica o registro de um erro sério, que demonstra a falta de concentração.

header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)

O gol estava tão feito, mas tão feito, que em vez de correrem para tentar um carrinho desesperado na esperança de evitar o gol adversário quando o placar ainda estava 0 a 0, dois defensores do São Paulo se limitam a levantar o braço na tentativa de induzir o assistente a um erro. Willian não percebeu que ninguém mais acreditava que ele pudesse desperdiçar uma oportunidade tão clara e emendou de primeira. O incrível é que o gol estava completamente aberto, mas ainda assim ele bateu no canto, mas tão no canto, que acertou o pé da trave. Será que tropeçou no bigode grosso?


header golaço (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Quanta velocidade... Tanto física para passar pelo primeiro marcador quanto de raciocínio para fintar o segundo adversário e perceber que o caminho havia se aberto para uma finalização cruzada, longe do alcance do goleiro. Um golaço de Maxi Rodríguez, que tinha de comemorar muito, mesmo, e no fim foi o que restou de positivo para o Grêmio, que acabou levando a virada em casa do Criciúma.

header sarrafo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
 
Típico lance em que fica difícil saber o que foi pior: D'Alessandro dar uma tesoura criminosa por trás em Hernane aos 10 minutos do primeiro tempo ou o árbitro Raphael Claus não punir o argentino nem mesmo com um cartão amarelo. Não apenas pelo lance em si, desleal e que poderia ter causado uma séria lesão no atacante do Flamengo, mas para coibir outros lances similares que pudessem se repetir ao longo da partida. Felizmente, foi uma exceção no jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/pacotao-rodada-27-podia-ser-so-do-bota-mas-maxi-e-willian-impediram.html