sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Inter desmente FGF e garante que Gre-Nal será no Centenário

Federação Gaúcha de Futebol confirmou o jogo para a cidade de Cascavel, no Paraná, mas clube diz que clássico será em Caxias do Sul

Por Porto Alegre, RS

Estádio Centenário, casa do Inter em Caxias, tem pouca procura por ingressos (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com) Centenário, casa do Inter em Caxias, tem pouca
procura por ingressos (Foto: Hector Werlang)
 
Cerca de uma hora depois da Federação Gaúcha de Futebol anunciar que o Gre-Nal do segundo turno do Brasileirão seria disputado em Cascavel, no Paraná, a direção do Inter negou a mudança de local. Segundo o vice de administração do clube, José Alfredo Amarante, o Colorado quer realizar a partida no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

- Podem ter tido propostas de fora do estado, mas o Inter não analisou. Estamos enviando um ofício à CBF e, na semana que vem, temos reunião com a Brigada Militar para preparar os detalhes do jogo em Caxias do Sul.

Amarante afirmou ainda que o Inter disponibilizará apenas 2,5% da capacidade dos ingressos para a torcida do Grêmio, o mesmo percentual reservado para a torcida do Inter no Gre-Nal na Arena, no primeiro turno.

O diretor de futebol do Inter, Marcelo Medeiros, também confirmou a intenção do clube em atuar em Caxias do Sul. De acordo com o dirigente, o clube coloca a situação na tabela acima da ". parte financeira"


- A coisa mais importante do Internacional no momento não é a parte financeira. É a recuperação na tabela, a busca pelos três pontos. Queremos o mesmo critério que foi estabelecido na casa do rival. O presidente Luigi chegou aqui. Não sei se foi mal entendido. A nossa preferência é por jogar em Caxias - afirmou Medeiros em entrevista à Rádio Gaúcha.

Na tarde desta quinta-feira, o presidende da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, confirmou a partida no Estádio Olímpico Regional. Seria a primeira vez na história que o clássico ocorrerá em outro estado brasileiro que não o Rio Grande do Sul.

O dirigente ainda chegou a entrar em detalhes, explicando que Grêmio e Inter iriam em voos fretados até Cascavel - cidade localizada a cerca de 500 quilômetros de Curitiba. O Colorado receberia uma cota de R$ 1,5 milhão para levar o jogo ao Paraná.

- Vocês vão se surpreender. É um "senhor" estádio. O gramado está em ótimas condições, porque estão jogando a segundona do Campeonato Paranaense. O estádio não estava fechado. Claro que agora tem que fazer uns reparos - explicou.

O Gre-Nal será disputado no dia 20 de outubro, pela 30ª rodada do Brasileirão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/10/inter-desmente-fgf-e-garante-que-gre-nal-sera-no-centenario.html

Kleber perdoa, mas pede punição do STJD a jogadores do Atlético-PR

Em vitória na quarta, atacante do Grêmio levou duras entradas de Luiz Alberto e Pedro Botelho, ultrapassando a marca de cem faltas sofridas

Por Porto Alegre

Kleber sofre falta do Luiz Alberto (Foto: Itamar Aguiar/LL Photo Press, Divulgação)Kleber sofre falta do Luiz Alberto na Arena
(Foto: Itamar Aguiar/LL Photo Press, Divulgação)
 
Kleber já disse lidar bem com as faltas recebidas – e olha que são tantas ao ponto dele ser o jogador mais caçado do Brasileirão. Também revelou não tolerar agressão, como as que entendente ter sofrido na vitória do Grêmio sobre o Atlético. Nesta sexta-feira, véspera do confronto com o Botafogo, o Gladiador, ao ser perguntado sobre os lances de quarta-feira, pediu punição do STJD a Luiz Alberto e Pedro Botelho. Algo ainda indefinido.

No segundo tempo do 1 a 0 na Arena, o camisa 30 levou um pisão nas costas do zagueiro. O lateral-esquerdo o chutou na perna direita. Ambos foram expulsos pelo árbitro Wilson Luiz Seneme.


- Eu perdoo. No jogo, o cara está com a cabeça quente e faz coisas que não faria em outra situação. Mas vão ter de pagar. Foram lances de agressão, vão prejudicar o time deles. O STJD vai punir – disse o atacante, que sofreu sete faltas na partida, totalizando 106 na competição, em entrevista à Rádio Bandeirantes, no Rio de Janeiro, antes do treino desta tarde.

Será a partir das 15h30m, na Gávea, que Renato Gaúcho irá comandar o treino antes da partida das 18h30m de sábado. Há uma dúvida: quem será o substituto do suspenso Vargas. Se mantiver o 4-3-3, o treinador deve optar por Paulinho. Saimon, zagueiro, é a alternativa para o retorno do 3-5-2.

Em segundo lugar, com 45 pontos, o Tricolor desafia o Botafogo, o terceiro, com dois pontos a menos. O confronto, portanto, vale a vice-liderança.

Confira as expulsões em lances de Kleber:

 - Luiz Alberto pisa em Kleber, aos 23 do 2º tempo
 
- Pedro Botelho entra duro em Kleber, aos 38º do 2º tempo
 
Confira mais notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Gripe e dores musculares tiram Rhodolfo e Riveros de treino no Rio

Zagueiro e volante são preservados e permanecem em hotel, mas devem ficar à disposição para enfrentar Botafogo, sábado, no Maracanã

Por Rio de Janeiro

Rhodolfo, zagueiro do Grêmio (Foto: Diego Guichard)Rhodolfo foi preservado de treino do Grêmio
(Foto: Diego Guichard/Glovoesporte.com)
 
O último treino do Grêmio antes do jogo contra o Botafogo não contou com a presença de dois jogadores titulares. Na tarde desta sexta-feira, na Gávea, no Rio de Janeiro, Renato Gaúcho não pode contar com Rhodolfo e Riveros. O zagueiro e o volante foram preservados, afinal, respectivamente, sofrem de gripe e dores musculares. Não preocupam ao jogo de sábado, às 18h30m, no Maracanã.

A dupla ficou no hotel enquanto os demais atletas participaram de uma atividade técnica – Rhodolfo está com febre, Riveros reclama de dores pelo excesso de jogos. Eles devem se recuperar a tempo, mas caso sejam vetados pelos médicos podem dar lugar a Saimon e Adriano.
Renato não indicou qual será a formação ao confronto – a sessão de trabalho foi recreativa. A dúvida é pelo esquema a ser utilizado. Sem Vargas, suspenso, deve abrir mão do 4-3-3. A entrada de Saimon, confirmado a recuperação de Rhodolfo, permite a volta do 3-5-2. A escalação provável: Dida; Saimon, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Riveros, Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos.

O confronto vale o segundo lugar do Brasileirão. O Tricolor tem 45 pontos, o segundo. O Fogão tem dois a menos e está em terceiro.

Elias é vetado, e Bruno Mendes e Henrique brigam por vaga no ataque

Hyuri também não enfrenta o Grêmio neste sábado. Oswaldo de Oliveira confirma Gilberto e Dankler e espera por recuperação total de Renato

Por Rio de Janeiro

 Elias participou normalmente do treino desta sexta-feira, mas foi vetado da partida contra o Grêmio, neste sábado, para continuar o tratamento na coxa esquerda. O técnico Oswaldo de Oliveira afirmou que está em dúvida entre Henrique ou Bruno Mendes para o ataque titular. O primeiro iniciou o clássico com o Fluminense, na última rodada.

O treinador disse ainda que não sabe se contará com Renato e que Hyuri só deve estar pronto para voltar na rodada seguinte, contra o Náutico. O Bota deve atuar neste sábado, às 18h30m, no Maracanã, com: Jefferson, Gilberto, Dankler, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Henrique (Bruno Mendes).

- Está quase tudo definido. O Gilberto vai iniciar. Quanto ao Renato, ainda vamos ver a reação dele ao treino desta sexta. O Elias não vai jogar, vai dar continuidade ao tratamento. O Bruno Mendes vai para o jogo, vou decidir entre ele e o Henrique. O Hyuri também ainda não está recuperado. Vamos fazer um coletivo na segunda-feira e talvez eles iniciem o jogo no Recife - disse Oswaldo de Oliveira, referindo-se ao confronto com o Náutico, na quarta-feira.

bruno mendes dankler oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Oswaldo ao lado de Bruno Mendes, que briga por vaga no ataque, e Dankler, titular  contra o Grêmio (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
 
Bruno Mendes não joga desde o dia 6 de junho, quando entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Bahia. Ele não faz gol desde a vitória por 1 a 0 sobre o Volta Redonda, no dia 21 de abril. O atacante recentemente foi submetido a uma cirurgia para retirada de uma verruga no pé esquerdo e ficou um longo tempo ausente dos treinamentos no campo.

Contratado no ano passado por empréstimo, Bruno Mendes se destacou na reta final do Campeonato Brasileiro de 2012, quando marcou seis gols em oito jogos. No entanto, não engrenou em 2013 e, aos poucos, foi perdendo espaço.

O jogador ainda trava na Justiça uma batalha com o grupo de investidores HAZ, que o adquiriu do Guarani e o vinculou ao Macaé para depois emprestá-lo ao Botafogo até o fim deste ano. Ele alega não ter recebido o valor devido pela negociação e pede a rescisão de seu contrato com o Macaé.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/elias-e-vetado-e-bruno-mendes-e-henrique-brigam-por-vaga-no-ataque.html

Prefeitura formaliza autorização para a demolição no CT em Marechal

Clube precisou de mais de um ano para vencer os obstáculos burocráticos e conseguir a liberação

Por Rio de Janeiro

Depois de mais de um ano após o lançamento da pedra fundamental, o Botafogo conseguiu, enfim, a formalização da liberação para iniciar a demolição da estrutura atual do CT de Marechal Hermes, destinado aos atletas das categorias de base. Agora, o clube analisa orçamentos para iniciar o processo. A liberação da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início das obras está bem encaminhada.

O Bota enfrentou diversas dificuldades burocráticas para conseguir a autorização. Uma das exigências era um estudo sobre o impacto no trânsito da região, apesar de no local já funcionar um centro de treinamento esportivo.

marechal hermes botafogo (Foto: Diego Rodrigues)Grama alta e campos pouco cuidados no local do futuro CT do Botafogo (Foto: Diego Rodrigues)
 
Depois que os atletas da base foram transferidos para o Caio Martins, Marechal Hermes ficou praticamente abandonado, com mato alto e muitos entulhos.

O projeto de Marechal Hermes inclui a construção de dois campos oficiais, quadra de futsal, estrutura escolar para que os atletas e um alojamento na área de cerca de 50 mil metros quadrados. O orçamento é de R$ 15 milhões. O investimento inicial será feito pelo próprio clube, mas há a possibilidade de parceiros para o custeio da obra.

Além da nova estrutura para a base, o Alvinegro sonha com seu CT para os profissionais. O clube recebeu da Prefeitura um terreno em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, mas o projeto ainda não saiu do papel.

General Severiano_Marechal Hermes Botafogo (Foto: Diego Rodrigues)Banheiro inacabado tem pedras no chão (Foto: Diego Rodrigues)
 
FONTE:

Duelo com Grêmio é encarado como final no Bota: 'Vai definir muita coisa'

Oswaldo pede apoio da torcida no Maracanã. Terceiro lugar, Bota tem a chance de ultrapassar os gaúchos, que estão em segundo na tabela

Por Rio de Janeiro

oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Oswaldo conversa com os jogadores durante
o treino (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
 
Depois de quatro rodadas sem vitória, o Botafogo não vê a hora de retomar seu caminho no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, no Maracanã, a equipe tem a oportunidade considerada perfeita, já que enfrenta o Grêmio, segundo colocado, e pode roubar sua posição. O técnico Oswaldo de Oliveira conscientizou os jogadores que o clima será de final de campeonato.

O resultado da partida será fundamental para os planos do Alvinegro, que, apesar dos 11 pontos de distância para o líder Cruzeiro, não jogou a toalha na disputa pelo título. Oswaldo prevê um jogo cheio de emoções.

- É um jogo que vai definir muita coisa, importantíssimo para as duas equipes. Tende a ser muito disputado, com muitas alternativas. O resto é esperar, mas acho que será um duelo em alto nível. Nosso pensamento é o de tentar vencer e não deixar o Cruzeiro abrir mais. Conversamos bastante sobre o Grêmio, é um time forte, competitivo e com atacantes decisivos.

O técnico espera que a torcida botafoguense compareça em grande número ao Maracanã e dê o apoio que o time precisa neste duelo.

- A expectativa é de que nos deem apoio neste momento decisivo. Como sempre digo, não existe time campeão sem o apoio da torcida.

Dentro de campo, Oswaldo tem alguns problemas para escalar o time, já que Bolívar, Edilson e Gabriel estão suspensos e Elias e Hyuri ainda não foram liberados pela preparação física para jogar.

- São perdas muito grandes para nós, mas temos que saber lidar. São adversidades previsíveis. Temos que entrar e cumprir suas obrigações - finalizou Oswaldo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/duelo-com-gremio-e-encarado-como-final-no-bota-vai-definir-muita-coisa.html

Com emoção, Nadal chega à semi em Pequim e fica a uma vitória do topo

Irreconhecível no início, Touro Miúra despacha Fabio Fognini de virada e se aproxima de ultrapassar Djokovic na liderança do ranking

Por Pequim, China

Com direito a uma virada sensacional, Rafael Nadal derrotou o italiano Fabio Fognini (19º do ranking) por 2 sets a 1 (parciais de 2/6, 6/4 e 6/1) nesta sexta-feira (ainda madrugada no Brasil) e passou às semifinais do ATP de Pequim. Além de seguir firme na luta por mais um título, o espanhol chegou ao 25º triunfo e manteve a invencibilidade em quadras duras na temporada, ficando a uma vitória de ultrapassar Novak Djokovic e voltar a ser o número 1.
Passada a emocionante classificação, obtida em 2h15m de luta, o Touro Miúra terá pela frente na semi, neste sábado, o tcheco Tomas Berdych (5º), que eliminou o americano John Isner (16º) ao vencê-lo também nesta sexta por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/2. A outra semifinal será disputada no mesmo dia, entre Djokovic e Richard Gasquet.

Rafael Nadal, ATP de Pequim - AP (Foto: AP)Nadal, teve de correr arás para derrubar Fognini e seguir vivo no ATP de Pequim (Foto: AP)
 
Irreconhecível no primeiro set, Nadal assistiu a um autêntico passeio do italiano. Fognini abriu 3/0 após uma quebra no segundo game, e depois 5/1 novamente quebrando o serviço do espanhol, agora no sexto game. Vendo a parcial praticamente perdida, o número 2 do mundo esboçou uma reação, devolvendo uma quebra, mas foi novamente surpreendido na sequência pelo rival, que matou pela terceira vez o saque contrário e fechou em 6/2.

O drama de Nadal seguia no set seguinte. Sem dar chance ao adversário, Fognini abriu 4/1 e encaminhou a vitória. A partir daí, porém, surge em quadra o verdadeiro Rafael Nadal. O espanhol deu início à sua sensacional reação quebrando duas vezes o serviço do oponente e virando para 6/4, deixando tudo igual e levando a decisão para a terceira parcial.

O set decisivo até começou equilibrado, com os dois tenistas mantendo seus saques. Mas o número 2 do ranking deu o bote no terceiro game e conseguiu nova quebra, abrindo na sequência para dominar amplamente o italiano, fechar em 6/1 e chegar às semifinais do ATP de Pequim.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/com-emocao-nadal-chega-semi-em-pequim-e-fica-uma-vitoria-do-topo.html
 

Serena passa fácil por Wozniacki e garante vaga nas semis em Pequim

Americana atropela no primeiro set e vence pela vantagem mínima no segundo. Na próxima fase, encara a vencedora do duelo entre Radwanska e Kerber

Por Pequim, China

Nem parecia que, do outro lado da quadra, havia uma ex-número 1 do mundo. Na manhã desta sexta-feira (horário de Brasília), Serena Williams atropelou Caroline Wozniacki no WTA de Pequim. Com um primeiro set impecável e apenas um serviço quebrado em todo o jogo, a americana venceu a dinamarquesa em 1h16m, com parciais de 6/1 e 6/4. Com a vitória, a líder do ranking feminino garantiu presença nas semifinais na China. Por uma vaga na decisão, enfrentará neste sábado a polonesa Agnieszka Radwanska, que derrotou a alemã Angelique Kerber por 7/6(7) e 6/4.

tênis serena williams wta de PEquim (Foto: Agência Reuters)Com o cabelo trançado, Serena arrasa Wozniacki e vai às semis no WTA de Pequim (Foto: Agência Reuters)
 
Serena sobrou na primeira parcial. Além do aproveitamento muito superior nos pontos disputados no primeiro serviço (81% contra 63% no saque da adversária), a americana foi perfeita nas devoluções quando Wozniacki precisou do segundo serviço – venceu os cinco pontos disputados. A dinamarquesa se defendeu como pode e salvou dois break points, mas cedeu em outras duas ocasiões e por pouco não sofreu um pneu 6/1.

O segundo set começou no mesmo ritmo, com Serena quebrando o serviço da rival já no primeiro game. Mas Wozniakick reagiu a tempo de evitar um novo massacre. No sexto game teve um triplo break point a favor e não desperdiçou a chance. Na seqüência, penou, mas evitou o troco da atual número 1 do mundo. A resistência, porém, não durou muito. Com uma nova quebra, Serena conquistou a vantagem necessária para garantir presença nas semifinais em Pequim: 6/4.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/serena-passa-facil-por-wozniacki-e-garante-vaga-nas-semis-em-pequim.html

Djokovic quase aplica 'pneu', derrota Querrey e vai às semis em Pequim

Sérvio vence em menos de uma hora de jogo e, além de seguir em busca do título, torce por eliminação de Nadal para tentar se manter no topo do ranking

Por Pequim

Ao contrário do duelo contra Fernando Verdasco, quando precisou de três sets para se classificar para as quartas de final do ATP 500 de Pequim, Novak Djokovic teve pouco trabalho, nesta sexta-feira, contra Sam Querrey. Por pouco o número 1 do mundo não conseguiu um "pneu" (6/0) para cima do americano, mas o domínio foi completo. Com parciais de 6/1 e 6/2, o sérvio despachou o 30º do ranking em menos de uma hora de jogo e avançou às semifinais do torneio.

tênis atp de pequim novak djokovic (Foto: Reuters)Para continuar no topo do ranking, Djokovic terá que torcer para que Nadal não vá à final (Foto: Reuters)
 
O sérvio foi bastante superior do início ao fim do confronto. Mal nas trocas de bola, Querrey era presa fácil para os ataques do número 1 do mundo. Rapidamente Nole chegou ao 5/0 e teve três chances consecutivas de aplicar o "pneu". O americano virou, marcando só no sexto game, o de honra no set, mais da metade dos pontos que teria em toda a parcial (10). Mesmo sem a quebra, o líder do ranking tratou de fechar o set, sem problemas, no próprio saque.

Na parcial seguinte, Querrey melhorou de produção, mas ainda não era páreo para o adversário. Mesmo jogando com tranquilidade, Djokovic não desistia de uma bola sequer, como quando buscou três smashes do americano - a última defesa acabou indo para além dos limites da quadra. O americano foi capaz de confirmar duas vezes o serviço até a vitória

O francês Richard Gasquet será o adversário de Djokovic nas semifinais. Também nesta sexta, o 10º do ranking superou o espanhol David Ferrer (4º) em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/4. Este resultado coloca Gasquet a 20 pontos de Stanislas Wawrinka na corrida para o ATP Finals. Atual número 9 da lista, o francês ultrapassa o suíço e entra na zona de classificação (oito melhores tenistas da temporada) caso derrote o líder do ranking mundial nas semifinais.

Os outros dois tenistas que lutam por uma vaga na decisão são Rafael Nadal, que passou pelo italiano Fabio Fognini, e Tomas Berdych, que bateu o americano John Isner. Se vencer o tcheco neste sábado, o espanhol terá somado mais pontos que Djokovic (chegará a 11.160) e, mesmo que o sérvio venha a faturar o título novamente (permaneceria com os atuais 11.120 pontos), será o novo número 1 do mundo a partir da próxima segunda-feira. Qualquer resultado que não o título faz Nole perder o topo do ranking para o Miúra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/djokovic-quase-mete-pneu-derrota-querrey-e-vai-semis-em-pequim.html

Ministro entrega Bolsa Pódio ao vôlei de praia: 'Cada centavo é do cidadão'

Atletas recebem incentivo entre R$ 5 mil e R$ 15 mil para o Rio 2016 e Aldo Rebelo cobra responsabilidade ao lembrar de onde vem o dinheiro

Por Rio de Janeiro

Quinze atletas do vôlei de praia receberam nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o Bolsa Atleta Pódio, incentivo do Ministério do Esporte, cujo objetivo é levar o Brasil a figurar entre os 10 primeiros países no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de 2016. Um dos mais experientes do grupo, o campeão olímpico Emanuel, de 40 anos, agradeceu o apoio e ressaltou o desempenho da modalidade na qual o país é o maior medalhista.

- Nós somos um esporte que tem praticamente 21 anos de existência, estivemos em cinco Olimpíadas, trouxemos 11 medalhas, duas de ouro, seis de prata e três de bronze, então é um esporte em que temos mais chances de trazer medalhas – disse o paranaense, que ao lado de Ricardo pisou uma vez em todos os degraus do pódio olímpico.


Ministro Aldo Rebelo e jogadores de vôlei de praia (Foto: Alexandre Durão / CBV)Jogadores do vôlei de praia com ministro Aldo Rebelo (Foto: Alexandre Durão / CBV)
 
O valor da bolsa varia entre R$ 5 mil e R$ 15 mil. Para o atleta recêbe-la, deve estar entre os 20 primeiros do ranking mundial e ter chance de medalha em 2016, segundo critérios técnicos de suas confederações e do Comitê Olímpico Brasileiro. Ministro do Esporte, Aldo Rebelo destacou a origem do dinheiro e a responsabilidade no uso pelos atletas.
  
 - Esse reconhecimento em forma de bolsa não é tanto pela razão material para que os nossos atletas tenham condição e tranquilidade para se dedicar ao esporte. E também estabelecer um vínculo e uma responsabilidade pública para o atleta na medida em que ele recebe ajuda não do governo ou do Estado brasileiro, mas da sociedade. Cada centavo dessa bolsa não é do Ministério do Esporte, nem da presidente da República. É do cidadão brasileiro. É daquele que muitas vezes recebe um salário mínimo para sobreviver. É daquele que muitas vezes tem serviços públicos precários. É daí que nós tiramos o recurso para incentivar e proteger os nossos atletas. E isso transfere para as senhoras e os senhores essa responsabilidade sobre essas pessoas e com o país. Indiretamente, também vocês passam a representá-las – disse o ministro.

Atletas de 21 modalidades olímpicas e 15 paralímpicas vão receber a Bolsa Atleta Pódio, um investimento total de R$ 1 bilhão até 2016. Nesta quinta, atletas do judô, pentatlo moderno e esporte paralímpico foram contemplados.

O apoio se junta a outros cinco programas de investimento do governo federal ao vôlei brasileiro – três no vôlei de praia e dois no de quadra – somando R$ 24,6 milhões em três anos.

Confira os atletas que receberam a Bolsa Pódio:

Emanuel, Alison, Ricardo, Pedro Solberg, Bruno Schmidt, Álvaro Filho, Evandro Júnior, Talita, Taiana, Maria Clara, Carolina, Maria Elisa, Agatha, Bárbara e Liliane. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2013/10/ministro-entrega-bolsa-podio-ao-volei-de-praia-cada-centavo-e-do-cidadao.html

Comandada pela única técnica da Superliga, Araraquara derrota Brasília

Jovem time paulista fica na frente duas vezes, permite a reação das donas da casa, mas faz 3 a 2 e conquista primeira vitória da equipe na competição

Por Brasília, DF

De um lado um time experiente e com nada menos do que uma bicampeã olímpica e outras três medalhistas. Do outro uma equipe jovem, comandada pela única treinadora da competição e disposta a surpreender. E foi justamente isso que aconteceu nesta quinta-feira, em Brasília, no Distrito Federal. Num jogo equilibrado e cheio de alternativas, Araraquara ficou na frente duas vezes, permitiu a reação das donas da casa, mas acabou rindo por último com a vitória por 3 sets a 2 (21/18, 19/21, 21/17, 17/21 e 15/12), a primeira da história do clube na competição.

As duas equipes só voltam à quadra no dia 22 de outubro, pela terceira rodada da Superliga feminina. Enquanto o time de Brasília, que somou sua segunda derrota, vai até São Luís enfrentar o Maranhão, às 20h, no ginásio Castelinho, a equipe de Araraquara encara o Barueri, em São Paulo, às 19h30, no ginásio José Corrêa.

O JOGO
Derrotadas por 3 a 0 na primeira rodada, as duas equipes queriam a vitória para não deixar as favoritas desgarrarem na tabela de classificação. Depois de um início equilibrado, com os dois times se alternando na liderança, a experiência do time do Distrito Federal falou mais alto e as donas da casa abriram 9 a 7.

A vantagem de Brasília aumentou para três pontos e foi mantida até 16 a 13. Quando parecia que a vitória das donas da casa era questão de tempo, o jovem time comandado pela técnica Sandra Mara Leão melhorou com a entrada de Fernanda Tomé, de 1,93m, e empatou o jogo em 17 a 17. A reação encheu as visitantes de moral e causou um apagão no time da casa, que parou de jogar e viu Araraquara fechar o set em 21 a 18.
   
Apesar da larga experiência de suas jogadoras, Brasília sentiu a derrota e começou a segunda parcial irreconhecível. Araraquara não perdeu tempo e abriu 9 a 4, obrigando Sérgio Negrão a parar o jogo. O pedido de tempo surtiu efeito, e, numa reação incrível, as donas da casa fizeram 6 a 1 e viraram para 10 a 9.

Vôleo Brasilia e Araraquara (Foto: Divulgação / Brasília Vôlei)Bloqueio de Araraquara leva a melhor sobre a oposto Elisângela na vitória do time paulista sobre Brasília por 3 a 2. nesta quinta-feira, no Distrito Federal (Foto: Divulgação / Brasília Vôlei)
 
Foi a vez de o jovem time paulista sentir a pressão, e permitir que Brasília abrisse 13 a 11. Mas a recepção das donas da casa dificultava a vida da levantadora Camila Adão, e o placar rapidamente voltou a ficar igual. As duas equipes passaram a aproveitar seus ataques e o jogo seguiu disputado ponto a ponto até o décimo-nono ponto. Mas com dois bloqueios seguidos de Elisângela e Paula Pequeno, Brasília deu o troco e fechou em 21 a 19.

O time de Sandra Mara Leão não sentiu a derrota na parcial anterior, abriu 5 a 2 no início do terceiro set e chegou à primeira parada técnica vencendo por 7 a 5. Desta vez, Araraquara não bobeou. Depois de abrir uma diferença de seis pontos, a equipe paulista segurou a reação de Brasília e administrou a vantagem para vencer por 21 a 17 e fazer 2 a 1 na partida.

Brasília entrou para o tudo ou nada no quarto set. Mas a time de Araraquara estava disposto a não deixar escapar sua primeira vitória na Superliga. Com a mesma consistência dos dois sets anteriores, a equipe paulista chegou à primeira parada técnica novamente vencendo por 7 a 5. Mas Brasília tinha as experientes Paula Pequeno e Elisângela. Liderada pelas medalhistas olímpicas, o time da casa aproveitou a queda de rendimento do adversário, venceu a parcial por 21 a 17, de virada, e levou o jogo para o tie-break.

Embalada pela vitória na parcial anterior, a equipe de Brasília largou na frente no tie-break e fez logo 2 a 0. A vantagem, no entanto, não pressionou o jovem time paulista. Com muita personalidade, a equipe da técnica Sandra Mara Leão fez 3 a 2 e não perdeu mais a liderança. A histórica vitória veio num ataque para fora do time de Brasília, que amargou sua segunda derrota na competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/comandada-pela-unica-tecnica-da-superliga-araraquara-derrota-brasilia.html

Após dois testes, Rubinho forma time para estreia no Mundial sub-23

Capitão Lucarelli é o principal jogador da seleção brasileira. Estreia no Mundial será contra República Dominicana, no domingo

Por Uberlândia, MG

Rubinho e Bernardinho (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Rubinho é também auxiliar de Bernardinho
na seleção principal (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Depois de sete semanas de preparação e cerca de 12 amistosos disputados, o técnico da seleção brasileira sub-23 de Voleibol, Rubinho, encontrou a combinação ideal para o início do Campeonato Mundial da categoria. A competição começa neste domingo e o Brasil estreia no Sabiazinho, em Uberlândia, a partir das 19h, contra a República Dominicana.


- Nós já temos uma equipe base, é praticamente a que começou o jogo de quinta-feira. Procurei testar muitos jogadores porque estaremos em um campeonato atípico, internacional, de sete jogos em oito dias. Isso  é muito desgastante, precisamos estar com um elenco preparado para conseguir alternar o time e chegar a fase semifinal e final fisicamente preparada – afirmou o treinador.

No primeiro amistoso com o Sesi-SP, quando o time perdeu por 4 a 0 (set complementar), Rubinho começou com Thiago, Rafael, Matheus, Otávio, Lucarelli e Ary, Kachel (líbero) e depois entraram Alan, Fernando, Lucas Loh, Aracaju e Ricardo.

No segundo jogo, o Brasil venceu por 3 a 2 e Rubinho iniciou com Thiago, Rafael, Otávio, Matheus, Lucas Loh e Lucarelli, Kachel (líbero) e depois entraram Fernando, Alan, Ricardo, Ary e Leandro Aracaju.


'Isolada' em Saquarema, Mari Paraíba se dedica ao treino: 'Respirando vôlei'

Longe do namorado Riad, a musa das areias se concentra no CT da  CBV e nota progressos nos principais fundamentos do vôlei de praia

Por Saquerema, RJ

Mari Paraiba volei (Foto: Tulio Moreira)Mari Paraiba em ação em Saquarema
(Foto: Túlio Moreira)
 
Reduto de surfistas no litoral fluminense, a pequena Saquarema é uma cidade marcada pela tranquilidade. Essa característica é um dos pontos fortes do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), inaugurado há 10 anos. Nos últimos meses, a cidade localizada a 100km do Rio de Janeiro se tornou um destino frequente na vida da musa Mari Paraíba.

Após decidir retornar ao esporte e trocar a quadra pelo vôlei de praia, a beldade de 27 anos ainda aprende a conviver com o "isolamento" exigido no Aryzão. Concentrada nos treinos ao lado da parceira Natasha Valente, a musa precisou dar os parabéns ao namorado Riad, aniversariante da semana, por meio das redes sociais. A jogadora acredita que, apesar disso, essa distância é positiva para a nova carreira.

- Quando eu estou no Rio, treino na Urca, de segunda a sexta-feira, às vezes até sábado. Aqui em Saquarema, com a seleção, a rotina é ainda mais pesada. A gente praticamente só treina, come e dorme. Não tem nenhuma distração. E isso é bom, por um lado. O intuito aqui é exclusivamente se concentrar e respirar voleibol 24 horas por dia. Isso está me ajudando muito a evoluir - disse a jogadora.

Apesar de ainda estar no início de sua experiência com o vôlei de praia, Mari Paraíba já consegue notar progressos em relação ao domínio dos fundamentos da modalidade. Além de perceber uma mudança no corpo, que ganhou mais massa muscular por causa do esforço maior exigido pela areia, a musa aperfeiçoou o saque e a recepção. No entanto, ela ainda sente um pouco de dificuldade com o levantamento.

Mari Paraiba volei (Foto: Tulio Moreira)Mari Paraíba já disputou duas etapa da temporada do Circuito Nacional (Foto: Túlio Moreira)
 
- Eu já comecei a jogar o Nacional, e percebo uma grande evolução a cada partida. Mas com certeza ainda tenho muito para aprender e evoluir. Isso é só com o tempo mesmo, com os treinos e jogos. É preciso ter um pouco de paciência. Ainda tenho que melhorar no levantamento, principalmente quando está ventando. É o fundamento mais difícil - avaliou Mari. 

Após a formação da dupla com Natasha Valente, Mari Paraíba já disputou duas etapas da temporada 2013/2014 do Circuito Nacional, competição que funciona como preparação para o Circuito Brasileiro, principal torneio de vôlei de praia do país. Além disso, a musa de Campina Grande defendeu o Brasil em alguns jogos-exibição. No último fim de semana, ela integrou o quarteto brasileiro que derrotou a Argentina no terceiro jogo do Desafio 4 x 4 entre os dois países. Na Praia da Graciosa, em Palmas, no Tocantins, Mari jogou ao lado de Harley, Fábio Luiz e Thaís.

Mari Paraiba volei (Foto: Tulio Moreira)Mari Paraíba descansa após manhã de treinos em Saquarema (Foto: Túlio Moreira)
 
FONTE:

Timão ganha efeito suspensivo e recupera mandos na Copa do Brasil

STJD acata recurso do Corinthians e anula perda de dois mandos que time teria na competição. Confirmação ainda depende de novo julgamento

Por São Paulo

O Corinthians recebeu uma boa notícia do STJD na tarde desta sexta-feira. Com um efeito suspensivo concedido pelo tribunal, o clube conseguiu anular a perda de dois mandos de campo que teria na Copa do Brasil, caso passe pelo Grêmio nas quartas de final. A pena de multa também foi anulada nesta sexta. A decisão, porém, ainda depende de novo julgamento para ser consolidada.

Luverdense x Corinthians Copa do Brasil (Foto: Robson Boamorte)Timão perdeu mandos após derrota para o Luverdense, no Mato Grosso (Foto: Robson Boamorte)
 
A punição se deu por causa da utilização de sinalizadores por parte da torcida corintiana na derrota por 1 a 0 para o Luverdense, em agosto, no Mato Grosso. O clube entrou imediatamente com um recurso no STJD e venceu esta primeira etapa nos tribunais. Vale lembrar que o Timão precisa eliminar o Grêmio no próximo dia 23, em Porto Alegre – o jogo de ida, no Pacaembu, terminou 0 a 0.

A decisão não tem qualquer relação com a perda de quatro mandos que o Corinthians tem de cumprir no Campeonato Brasileiro – punição dada por causa da briga entre corintianos e vascaínos, em Brasília.

Por conta disso, a equipe enfrentou o Bahia em Mogi Mirim, na quarta-feira, e vai enfrentar o Atlético-PR no mesmo local. Os dois jogos seguintes, diante de Criciúma e Santos, ainda não têm palco definido.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/10/timao-ganha-efeito-suspensivo-e-recupera-mandos-na-copa-do-brasil.html

Contrariado com situação, Felipão quer testar Diego Costa em novembro

Preocupado com ataque da Seleção, técnico planejava dar nova chance ao atleta nos amistosos do próximo mês. Mas jogador pode optar por Espanha

Por Rio de Janeiro

A situação de Diego Costa deixou o técnico Luiz Felipe Scolari surpreso. Mesmo sem ter chamado o atacante do Atlético de Madri para pegar Coreia do Sul e Zâmbia, o treinador planejava convocar o atleta para os dois amistosos de novembro e confidenciou a amigos que ficou contrariado ao saber da possibilidade de o jogador defender a Espanha.

Titular e destaque do Atlético de Madri na temporada, Diego Costa tem dupla nacionalidade e já defendeu o Brasil em duas partidas sob o comando de Felipão: empates de 2 a 2 com a Itália, em dia 21 de março deste ano, e 1 a 1 com a Rússia, quatro dias depois. A federação espanhola consultou a situação do atacante com a Fifa, alegando que o atleta nunca disputou jogos oficiais pela Seleção (apenas amistosos). Como o impasse ainda não foi resolvido, Diego ficou fora da relação do técnico Vicente del Bosque nesta sexta para enfrentar Belarus e Geórgia, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo.

Diego Costa no treino da Seleção (Foto: Mowa Press)Diego Costa treina com a Seleção em março: ainda nos planos de Felipão para testes (Foto: Mowa Press)
 
Felipão não convocou mais o atacante após os jogos com Itália e Rússia. Porém, durante o período de concentração, o treinador conversou com Diego e disse que tinha intenção em testá-lo mais vezes. Na cabeça do técnico, a oportunidade seria dada em novembro, quando a Seleção terá mais dois amistosos (com rivais ainda indefinidos), entre os dias 16 e 20 (datas das rodadas finais das eliminatórias).

O fato de Diego Costa não ter rechaçado a possibilidade de defender a Fúria deixou Felipão contrariado. O ataque é um dos setores que mais preocupam o pentacampeão para a Copa de 2014: o titular Fred tem sofrido com lesões, Alexandre Pato até hoje não se firmou na Seleção e Lucas decepcionou nas últimas oportunidades. Em novembro, o treinador poderia ver o atleta do Atlético de Madri de perto novamente e ter mais uma opção para o Mundial em casa.

Felipão treino seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Felipão está na Espanha, mas conversa com Diego
Costa não está programada (Foto: Mowa Press)
 
A Seleção se apresenta na próxima segunda em Seul para o amistoso com a Coreia do Sul, que será realizado no dia 12 (sábado). Antes de chegar à Ásia, Felipão fez uma escala na Espanha, onde deverá ver alguma partida neste fim de semana. Porém, uma conversa com Diego Costa não está programada. Após anunciar os convocados para os jogos com Coreia e Zâmbia (dia 15, na China), Felipão comentou a situação:

- Eu acho um pouco estranho, porque daqui um ano, dois ou cinco, um país vai contratar 20 jogadores e fazer uma seleção. Aí o cara pode jogar um ou cem amistosos e o critério é de competição oficial. Para mim é um pouco diferente do que imaginava, mas se a Fifa acha isso não sou eu que vou bater de frente. Todos os jogadores brasileiros convocados anteriormente, ou não, fazem parte dos planos. Quem nós vamos escolher, não sei ainda. Tenho uma base e todo e qualquer jogador brasileiro no mundo tem chance.

Na última quinta, a federação espanhola divulgou uma nota oficial afirmando que Diego Costa manifestou ao técnico Del Bosque o desejo de jogar por La Roja. Nesta sexta, ao convocar para as eliminatórias, o treinador comemorou a decisão:

- Ele tem boas intenções e bom sentimento com um país que o acolheu. Ele quer jogar conosco. Ninguém pode escolher onde nasce. As obrigações para jogar na seleção, ele cumpre. Espero que possa estar conosco.

Diego Costa, Brasil x Italia (Foto: Mowa Press)Diego Costa em ação contra a Itália, em sua estreia com a amarelinha (Foto: Mowa Press)
 
FONTE:

Clubes procuram Senado e oferecem até exclusão por ajuda do governo

Dirigentes sugerem que agremiação que não cumprir futuro acordo com governo para pagamento de dívida seja até excluído de competições

Por Rio de Janeiro

dirigentes reunidos com renan calheiros (Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado)Dirigentes reunidos com Renan Calheiros, em
Brasília (Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado)
 
Asfixiados financeiramente, a maioria dos clubes do futebol brasileiro sofre com constantes penhoras de suas receitas. Em mais uma tentativa de pedir apoio ao governo, dirigentes de algumas agremiações se reuniram na última quinta-feira, em Brasília, com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Em pauta, pediram ajuda e, em troca, prometeram fiscalizar os que não cumprirem suas obrigações. As informações são da Agência Brasil.

Juntos, a dívida dos clubes com a União chega a 4,8 bilhões de reais, somando impostos não recolhidos e falta de pagamentos de INSS. Para equacionar o montante, os cartolas sugeriram que haja uma retenção na fonte de algumas receitas. A mesma proposta já havia sido apresentada pelo grupo ao Ministério do Esporte. Quem não cumprisse com o acordo, perderia pontos nas competições organizadas pela CBF e poderia até ser excluído.

- Nós estamos muito preocupados com o futebol brasileiro, com o conceito do futebol brasileiro e, principalmente, com a credibilidade. Nós efetivamente queremos pagar a conta – disse à Agência Brasil Vilson Andrade, presidente do Coritiba e um dos dirigentes presentes ao encontro.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, prometeu aos clubes estudar a proposta e conversar com os ministérios do Esporte e da Fazenda. Porém, não fixou qualquer prazo para uma resposta. Também participaram da reunião o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, o vice-presidente da CBF, Weber Magalhães e o presidente do Vitória, Alexi Portela.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/10/clubes-procuram-senado-e-oferecem-ate-exclusao-por-ajuda-do-governo.html

nter justifica saída de Dunga: 'O trabalho precisa de um novo ânimo'

Diretor de futebol admitiu que Inter precisou tomar uma atitude séria para o restante da temporada

Por Rio de Janeiro

Marcelo Medeiros diretor de futebol Inter (Foto: Divulgação / AI Internacional)Marcelo Medeiros justifica saída do treinador
(Foto: Divulgação / AI Internacional)
 
As quatro derrotas consecutivas no Brasileirão custaram o emprego de Dunga no Inter. Mas não é só isso. A direção quer recuperar a motivação do grupo para salvar a temporada.

Ainda no Rio de Janeiro, no início da tarde desta sexta-feira, o diretor de futebol, Marcelo Medeiros, concedeu uma entrevista coletiva no hotel em que o clube está hospedado. Elogiou o trabalho do treinador e do preparador físico Paulo Paixão – que também foi demitido, assim como a comissão técnica. Entretanto, reconheceu que era preciso uma alteração para tentar reencontrar o caminho das vitórias:

- O futebol tem um preço muito caro, muito alto. Temos que pensar no que é melhor para o clube. Ocorreu uma queda de produção, de qualidade técnica. Em razão dos resultados negativos, destes quatro resultados, o Inter não conta mais com a comissão técnica.

Medeiros confirmou que a decisão só foi tomada após uma reunião para avaliar com o seu colegiado. A conclusão da cúpula colorada era que o Inter precisava de um novo treinador para tentar remobilizar o grupo para o restante do Brasileirão e também na Copa do Brasil.

- O futebol é uma sequência de fatos. É preciso ter consciência de que o trabalho precisa de um novo ânimo. A maneira impôs que a diretoria tomasse essa atitude séria. O Inter ainda tem 13 rodadas no Brasileiro, um jogo fundamental na Copa do Brasil. Com um novo ânimo, para retomar o caminho.

Para o jogo deste domingo contra o Fluminense, o Inter terá um treinador interino. Clemer, que recém foi promovido para o time sub-20, estará à frente do Colorado.


Confira mais notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Após queda, Dunga pede desculpa aos torcedores: 'Continuo colorado'

Treinador foi demitido pelo Inter no início da tarde desta sexta-feira

Por Porto Alegre

Dunga jogo Internacional contra o Vasco (Foto: Celso Ávila / Agência Estado)Dunga no banco de reservas contra o  Vasco
(Foto: Celso Ávila / Agência Estado)
 
Minutos depois de o Inter anunciar a demissão do técnico Dunga, o treinador se pronunciou de maneira oficial. Por meio de seu site pessoal, o capitão do Tetra agradeceu a confiança da diretoria e pediu desculpas pelo insucesso no comando da equipe.

O treinador não resistiu a quatro derrotas seguidas no Brasileirão. Dunga deixa a equipe com 25 vitórias, 18 empates e nove derrotas, com um aproveitamento de 59,61% em 52 jogos oficiais.


Para fator comparativo, Fernandão, antecessor de Dunga, completou apenas 26 jogos, deixando o clube com 44,87%, com nove vitórias, empatando oito jogos e perdendo outras nove. Se contar apenas o Brasileirão, o desempenho dos dois é semelhante. A competição foi a única em que Fernandão esteve à frente do Colorado. E, nela, Dunga obteve 45,3%.

Abel Braga é um dos principais cotados para substituir Dunga. Também não está descartada a possibilidade de um interino assumir o time. Neste cenário, Clemer seria o nome mais forte.
Junto com Dunga, deixam o Inter o preparador físico Paulo Paixão, o auxiliar técnico Andrey Lopes, o preparador de goleiros Rogério Maia e o auxiliar da preparação física Mauro Cruz.

Confira a nota:

Agradeço a confiança e a oportunidade a mim concedidas pela Presidência, Vice-Presidência de Futebol e Diretoria de Futebol do Sport Club Internacional

Em especial, agradeço, também, à imensa torcida do Sport Club Internacional, à minha Família e aos meus amigos pelo apoio e compreensão para comigo e com os demais membros da Comissão Técnica

Deixo a Comissão Técnica, mas continuo torcedor do nosso “Colorado” de muitas glórias, pois paixão e amor são sentimentos enraizados no meu coração e que não foram afetados pelo eventual insucesso no exercício da minha atual atividade profissional.

Agradeço aos valorosos, competentes e inestimáveis profissionais, parceiros, colegas e amigos, Prof. Paulo Paixão, auxiliar técnico Andrey Lopes, auxiliar da preparação física Mauro Cruz e preparador de goleiros Rogério Maia, que, comigo, a partir desta data, não mais permanecem à frente da Comissão Técnica do Sport Club Internacional, pela lealdade, seriedade, trabalho e dedicação. Valeu meus amigos!

Aos atletas, agradeço-lhes pelo respeito, lealdade, seriedade e pela conquista alcançada em 2013, desejando-lhes sucesso nas competições em andamento, salientando-lhes que continuarei torcendo para o êxito do grupo de jogadores e, por consequência, do Sport Club Internacional

Aos demais valorosos e dedicados profissionais do Sport Club Internacional, agradeço-lhes pelo respeito, empenho e dedicação, desejando-lhes sucesso no desempenho das suas atividades

Finalizando, peço desculpas a todos por qualquer falta e, neste sentido, saibam que, para e em mim, não há rancores, somente a frustação de não ter proporcionado melhores resultados e conquistas ao Sport Club Internacional

Um forte abraço a todos

Muito obrigado!

Carlos Caetano Bledorn Verri - Dunga


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/10/dunga-agradece-e-pede-desculpa-torcida-continuo-torcedor-colorado.html

Direção do Inter segue no Rio de Janeiro para fechar com novo técnico

Abel Braga e Mano Menezes são os preferidos para ocupar a vaga de Dunga

Por Porto Alegre

Giovanni Luigi, presidente do Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Giovanni Luigi segue na capital carioca
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM
 
No Rio de Janeiro, Dunga foi derrubado. E é no Rio de Janeiro que a direção pretende encontrar o seu substituto. Tanto que o presidente Giovanni Luigi e o diretor de futebol Marcelo Medeiros não retornarão com a delegação a Porto Alegre.

A ideia é fechar com o sucessor e a comissão técnica para o término de 2013 e toda a temporada de 2014. O nome do técnico segue em sigilo. Abel Braga e Mano Menezes despontam como os favoritos.

Em comum, ambos adotaram o discurso que só voltariam a trabalhar no ano que vem. Porém, uma conversa com a cúpula pode demovê-los da ideia.

Abel Braga é o principal nome. O treinador, que foi demitido do Fluminense, tem prestígio com a direção. É amigo de Luigi e também do ex-presidente Fernando Carvalho, eterno conselheiro da cúpula.

Para o jogo deste domingo contra o Fluminense, a cúpula definiu que um interino comandará o Inter. Medeiros disse que a tendência é que Clemer esteja à frente da equipe.



Após quarta derrota seguida, Inter demite o técnico Dunga

Direção comunicou saída ainda no Rio de Janeiro. Em nota, treinador pede desculpas e reafirma sua paixão pelo clube

Por Porto Alegre

Dunga, São Paulo x Internacional (Foto: Levi Bianco/Agência Estado)Dunga permaneceu 10 meses no comando
do Inter (Foto: Levi Bianco/Agência Estado)
 
Terminou a Era Dunga no Inter. O técnico foi demitido nesta sexta-feira após derrota para o Vasco, em Macaé, pela 25ª rodada do Brasileirão. O ex-jogador e ídolo do clube não resistiu ao quarto revés seguido na competição. A decisão foi comunicada ao treinador ainda no Rio de Janeiro. A direção, agora, busca um novo nome para o cargo.

Abel Braga é um dos principais cotados para substituir Dunga. Enquanto o acerto não ocorre, Clemer será o interino. O ex-goleiro campeão do mundo em 2006 e atual treinador do sub-20 começa a comandar o time no domingo, diante do Fluminense, no Centenário, pela 26ª rodada do Brasileirão.

Junto com Dunga, deixam o Inter o preparador físico Paulo Paixão, o auxiliar técnico Andrey Lopes, o preparador de goleiros Rogério Maia e o auxiliar da preparação física Mauro Cruz.

Dunga deixa a equipe com 25 vitórias, 18 empates e nove derrotas, com um aproveitamento de 59,61% em 52 jogos oficiais. Para fator comparativo, Fernandão, antecessor de Dunga, completou apenas 26 jogos, deixando o clube com 44,87%, com nove vitórias, empatando oito jogos e perdendo outras nove. Se contar apenas o Brasileirão, o desempenho dos dois é semelhante. A competição foi a única em que Fernandão esteve à frente do Colorado. E, nela, Dunga obteve 45,3%.

Dunga não falou com a imprensa, mas, por meio de seu site oficial, pediu desculpas aos torcedores e reafirmou sua paixão pelo clube.

- Deixo a Comissão Técnica, mas continuo torcedor do nosso “Colorado” de muitas glórias, pois paixão e amor são sentimentos enraizados no meu coração e que não foram afetados pelo eventual insucesso no exercício da minha atual atividade profissional - diz, em um trecho da nota.


ENQUETE: colorado, qual técnico você prefere? Vote clicando aqui

Dos treinadores da gestão do presidente Giovanni Luigi, iniciada em 2011, Dorival Júnior permanece como o melhor. Ele foi demitido do Inter com um rendimento de 61,9%. Em 63 partidas, teve 33 vitórias, 18 empates e 12 derrotas. Falcão só comandou o Colorado em 19 partidas, vencendo oito jogos, empatando cinco e perdendo seis, o que dá um rendimento de 50,87%. Celso Roth, que começou com o presidente Vitório Piffero, apresentou um aproveitamento de 58,16% (em 51 jogos, foram 25 vitórias, 14 empates e 12 derrotas).

Um técnico sem casa

Nas entrevistas coletivas, Dunga ressaltava repetidamete um problema na temporada: o fato de prescindir do Beira-Rio, comprometido com as obras para a Copa do Mundo de 2014. A frase clássica do técnico era: "o Inter é o único time do Brasil que sempre joga fora de casa". A direção, primeiramente, acertou com o Caxias para atuar no Centenário. A longa distância da Serra para a capital, no entanto, fez o clube promover nova sede provisória, no Vale, em Novo Hamburgo.

Aí começaram os problemas. Contando apenas o Brasileiro, foi notória a queda de rendimento na comparação com as duas casas. No estádio Centenário, o Inter disputou quatro partidas e somou nove pontos, com três vitórias e uma derrota: 75% de aproveitamento. Em Novo Hamburgo, sete jogos, com apenas uma vitória, quatro empates e duas derroas - aproveitamento baixo, de 33%.
Primeiros meses de puro sucesso

Dunga começou a temporada com uma série de vitórias. Aproveitou o fato de o rival Grêmio priorizar a Libertadores e venceu todos os Gre-Nais disputados no Gauchão, com relativa tranquilidade. Tornou-se campeão gaúcho vencendo os dois turnos, dispensando uma decisão. Durante a caminhada, chegou a colecionar 12 partidas invictas, incluindo também a primeira fase da Copa do Brasil - perdeu a sequência para o Veranópolis, no início de abril.


Sem Libertadores, o Brasileirão surgia como grande ambição da temporada, uma taça que não é conquistada desde 1979. O início no Nacional foi claudicante. Melhorou após a pausa da Copa das Confederações. Vieram quatro vitórias seguidas, interrompidas com o surpreendente 3 a 0 aplicado pelo lanterna Náutico. A partir daí, o Colorado, que só alcançara o G-4 em duas das 25 rodadas, jamais foi o mesmo.

Sem convicção no time

No segundo turno do Brasileirão, a distância para o G-4 se alargou - de um para cinco pontos. Além de não ter a força do Beira-Rio, o Inter de Dunga sofreu com a D'Aledependência. Ou seja, jamais venceu sem o argentino - caso de domingo, contra o Cruzeiro. Além disso, em seus nove meses, o técnico demonstrou ter perdido a convicção nos seus 11 jogadores ideais. No Brasileirão, só conseguiu colocar a mesma formação consecutivamente contra Corinthians (vitória por 1 a 0) e Ponte Preta (3 a 1). Pela Copa do Brasil, embora os períodos sejam mais espaçados, nunca conseguiu manter a escalação.

Os motivos foram os mais diversos: lesões, suspensões, convocações, preservações dos departamentos médico ou físico. E também opções técnicas. Na frente da zaga, por exemplo, indefinição total para a dupla de volantes. O mesmo vale para o ataque. Otávio havia conquistado espaço, mas perdeu lugar para Caio numa partida e, na outra, Otávio já estaria de volta, inclusive marcando gol. Scocco, mesmo sem Diego Forlán estar à disposição, virou alternativa no banco. E Kleber e Fabrício se revezavam, discretos, na lateral esquerda.

Respaldo até o fim

O perfil agregador, conhecido desde os tempos em que ainda era jogador, permaneceu à beira do gramado. O vestiário foi talvez seu grande mérito no Inter. Se em 2012 os problemas de comportamento no grupo eram rotina, nesta temporada não se viram notícias sobre qualquer questão interna. Dunga soube blindar. E os jogadores seguiram respaldando o treinador até o fim, defendendo o chefe a assumindo a responsabilidade.


Nos bastidores, já se vê movimentação no sentido sucessório. Tite, atual técnico do Corinthians, foi procurado há duas semanas por emissários colorados, mas não aceitou nem conversar pelo vínculo com o clube paulista. O treinador, quando passou pelo Beira-Rio, conquistou a Sul-Americana em 2008, mas teve um problema de relacionamento com D’Alessandro, hoje a figura de maior destaque técnico e grande liderança do elenco. Luigi estava no departamento de futebol e sempre teve uma boa ligação com Tite.

Desempregados, Abel Braga, ex-Fluminense, e Mano Menezes, ex-Flamengo, se tornaram as principais opções. O primeiro tem como vantagem a identificação com o clube em que foi campeão da Libertadores e do mundo em 2006. Por outro lado, há uma vertente dentro do clube que preferiria apostar em um 'fator novo'. Nesse caso, Mano ganharia forças. Também campeão continental, mas em 2010, Celso Roth corre por fora.