terça-feira, 1 de outubro de 2013

Nadal passa fácil por colombiano e estreia sem sustos no ATP de Pequim

Espanhol bate Giraldo por 6/2 e 6/4 e enfrenta Kohlschreiber na 2ª rodada

Por Pequim, China

Assim como o sérvio Novak Djokovic, quem também começou de forma tranquila sua participação no ATP de Pequim foi Rafael Nadal. Em 1h29m, o espanhol superou o colombiano Santiago Giraldo (87º no ranking) por 2 a 0 (parciais de 6/2 e 6/4) na manhã desta terça-feira e seguiu para a segunda rodada do torneio na China, onde enfrentará o alemão Phillip Kohlschreiber (25º), na madrugada desta quarta-feira (horário de Brasília).

Rafael Nadal, ATP de Pequim (Foto: Reuters)Nadal mostra a vibração de sempre para vencer Giraldo na estreia do ATP de Pequim (Foto: Reuters)
 
Exibindo seu habitual jogo agressivo, Nadal não encontrou resistência em seu oponente no primeiro set, mas precisou de um pouco mais de gás na parcial seguinte, quando Giraldo esboçou uma ligeira reação. Impondo a categoria costumeira, o número 2 do mundo tratou de liquidar a fatura e carimbar passaporte à próxima fase.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/nadal-passa-por-giraldo-e-estreia-sem-sustos-em-pequim.html

Djokovic arrasa tcheco na estreia e avança no ATP de Pequim

Número 1 do mundo vence Lukas Rosol por 6/0 e 6/3 e encara Fernando Verdasco na segunda rodada do torneio da China

Por Pequim, China

Novak Djokovic estreou de forma arrasadora no ATP 500 de Pequim. Na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília), o número 1 do mundo não tomou conhecimento do tcheco Lukas Rosol (46º do ranking) e venceu por 6/0 e 6/3, necessitando de apenas 53 minutos para garantir sua classificação à próxima fase.

Novak Djokovic, ATP de Pequim (Foto: Reuters)Djokovic não tomou conhecimento de Rosol e passou à segunda rodada em Pequim (Foto: Reuters)
 
Garantido na segunda rodada do torneio na China, o sérvio terá agora pela frente o espanhol Fernando Verdasco (31º), que teve trabalho, mas eliminou o indiano Somdev Devvarman (97º) por 7/6(6) e 6/3.

Nole precisou de somente 24 minutos para fazer seu trabalho no primeiro set. Com um pneu avassalador, o sérvio deu certeza de que a classificação viria na parcial seguinte, o que se confirmou, apesar da menor intensidade de seu jogo. Parecendo não forçar muito, fechou em 6/3, selando a tranquila estreia em Pequim.

Classificação nas duplas
Horas depois da vitória na estreia, Djokovic voltou à quadra, dessa vez pela chave de duplas. O sérvio e o suíço Stanislas Wawrinka derrotaram os cabeças de chave nº 2 da competição. Eles se classificaram para as quartas de final com um duplo 6/3. Os próximos adversários serão os alemães Tommy Haas e Florian Mayer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/djokovic-arrasa-tcheco-na-estreia-e-avanca-no-atp-de-pequim.html

Serena mostra sua força, elimina Schiavone e segue forte em Pequim

Número 1 do mundo reverte situação delicada no segundo set e elimina italiana com vitória por 2 a 0

Por Pequim, China

Com uma atuação segura na primeira parcial e de recuperação na segunda, Serena Williams derrotou a italiana Francesca Schiavone por 2 a 0 (6/4 e 7/5) na madrufgada desta terça-feira (horário de Brasília) e se classificou para a terceira rodada do WTA de Pequim, na China. O próximo desafio na número 1 do mundo será a vencedora do embate entre a polonesa Urszula Radwanska (48º) e a russa Maria Kirilenko (18º).

Serena Williams, WTA de Pequim (Foto: Reuters)Serena teve trabalho no segundo set, mas dobrou Schiavone e segue no WTA de Pequim (Foto: Reuters)
 
O primeiro set foi muito equilibrado, com Serena e Schiavone (50ª do ranking) mantendo seus serviços até o início de décimo game. A americana, então, quebrou o saque da adversária e fechou a parcial em 6/4, largando na frente.

Disposta a se recuperar, Francesca Schiavone começou se impondo no segundo set, logo quebrando o serviço e fazendo 2/0 após aproveitar bem o seu. Serena, porém, deu o troco no sexto game, igualando em 3/3, mas a italiana respondeu em seguida, confirmou seu saque e abriu 5/3. Do outro lado da quadra, no entanto, estava a número 1 do mundo, que partiu para uma reação espetacular e virou para 7/5, matando o jogo em dois sets, depois de 1h47m de lula..

Venus cai feio diante de Lisicki e dá adeus

A terceira rodada terá apenas uma das irmãs Williams. Na manhã desta terça, Venus (36ª) deu adeus ao torneio chinês ao ser impiedosamente derrotada por Sabine Lisicki (16ª) por 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 6/2). A próxima adversária da alemã será a vencedora da sérvia Bojana Jovanovski (39ª) e a chinesa Na Li (5º).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/serena-mostra-sua-forca-elimina-schiavone-e-segue-forte-em-pequim.html

Superar Federer em Grand Slams vencidos não é prioridade para Nadal

Após dar primeiro passo no ATP de Pequim rumo à liderança do ranking mundial, Miúra fala em coincidência caso venha a bater recorde do suíço

Por Pequim

Depois que Rafael Nadal conquistou o US Open, o questionamento que mais se ouvia no meio do tênis era se ele seria capaz de superar Roger Federer em número de Grand Slams conquistados (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Com 27 anos, o Touro Miúra já tem 13 títulos e está a quatro de igualar o recordista, de 32. Na China, onde disputa o ATP 500 de Pequim, o espanhol declarou que, mesmo que não consiga ir além dos 17 triunfos do suíço, estará contente com a carreira que desenvolveu no esporte. E ainda disse que seria uma coincidência quebrar o recorde do rival.

tênis rafael nadal roger federer (Foto: Getty Images)Nadal está a quatro títulos de Grand Slam de igualar o recorde de Federer (Foto: Getty Images)
 
- Superar Federer é algo que ninguém conseguiu em não sei quantos anos de história. Então será uma grande coincidência se isso acontecer em um período de dez anos. Se isso acontecer ou não, a única coisa que tenho certeza é de que, quando eu deixar o circuito, estarei muito feliz com o que fiz. Eu tentei de tudo nos treinos e em cada partida. Quando você tenta dar seu melhor a cada dia, é isso tudo o que acaba conseguindo fazer. É por isso que estarei feliz - garantiu Nadal, que acredita que deve jogar em alto nível por mais quatro anos para superar os feitos de Federer.

Na última semana, Nadal recebeu elogios de dois grandes ex-tenistas dos Estados Unidos. Andre Agassi acredita que o espanhol tem a oportunidade de passar o suíço porque não vê nenhum outro tenista que não o Miúra ganhando Roland Garros nos próximos dois anos. E Pete Sampras, detentor de 14 títulos de Grand Slams, afirmou que o atual 2º do ranking vai superar sua marca com certeza. A dúvida, para ele, é justamente se o espanhol conseguirá ampliar ainda mais a lista de Slams conquistados.

Nadal estreou com vitória nesta terça-feira no ATP de Pequim, batendo o colombiano Santiago Giraldo (87º no ranking) por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4. Na madrugada desta quarta (horário de Brasília), ele enfrenta o alemão Philipp Kohlschreiber (25º) pelas oitavas de final. Se chegar à decisão do torneio, o espanhol vai ultrapassar Novak Djokovic e será o novo número 1 do mundo a partir da próxima segunda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/superar-federer-em-grand-slams-vencidos-nao-e-prioridade-para-nadal.html

Bota contesta Ministério e faz novo apelo por 'distribuição mais justa'

Clube carioca cita dois projetos do remo aprovados pela Lei de Incentivo  ao Esporte e volta a pedir revisão no sistema de distribuição de recursos

Por Rio de Janeiro

O Botafogo contestou a resposta do Ministério do Esporte às críticas feitas pelo presidente Maurício Assumpção em relação à distribuição de verba pública para as entidades esportivas do Brasil. A pasta havia afirmado que o clube alvinegro não recebe incentivo federal por estar impossibilitado de apresentar e desenvolver projetos olímpicos. Para o Botafogo, o argumento não é verídico. Em nota oficial, o clube carioca cita dois projetos relacionados ao remo.

- Não é correta a afirmação de que o Botafogo nunca apresentou projeto nas chamadas públicas. 
Como formador de atletas, o clube reitera sua preocupação com os esportes olímpicos e reforça a importância de haver uma divisão mais justa das verbas públicas relacionadas a esta área - afirma o comunicado.

O primeiro projeto, denominado “Remo Júnior”, teve o ciclo de investimentos encerrado, com a prestação de contas já apresentada ao Ministério do Esporte. Com os recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o Botafogo adquiriu um barco four skiff, além de custear bolsa-auxílio para quatro atletas e arcar com o salário de um treinador, pelo período de um ano nos dois casos. 

Marcelo Murad, diretor de remo do Botafogo, ao lado do atleta (Foto: Divulgação)Marcelo Murad, diretor de remo do Botafogo, ao lado do atleta Guilherme Ricardo (Foto: Divulgação)
 
De acordo com o clube, a utilização dos recursos referentes ao outro projeto, batizado de “Remo Olímpico”, ainda está em exercício. Com as verbas captadas, o Botafogo adquiriu três barcos double skiff, seis barcos single skiff, um barco double skiff reversível e 12 aparelhos de remo ergômetro, além de acessórios e bolsa-auxílio para 10 atletas por um ano. Os recursos também foram aplicados no custeio da viagem de dois atletas ao Canadá, para a disputa de uma regata.
O Botafogo destacou o resultado dos investimentos, que colocaram o clube na liderança geral do Campeonato Carioca de Remo. O alvinegro lidera seis categorias de um total de oito, contra apenas uma de Flamengo e Vasco. Com a campanha, o Botafogo caminha para encerrar um jejum de 48 anos sem títulos na competição. O elenco do time é base para a seleção brasileira, que está sendo preparada para disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Segundo o clube, a política de esportes olímpicos não está restrita ao remo. O Botafogo já desenvolveu outros três projetos para apreciação da Lei de Incentivo ao Esporte. Além do remo, vôlei e polo aquático estão na pauta do clube. O principal objetivo é ampliar o alcance da instituição nas modalidades contempladas, com investimento de longo prazo em atletas, treinadores e comissão técnica.

As equipes de remo do Botafogo lideram seis de oito categorias no Campeonato Carioca (Foto: Divulgação)As equipes de remo do Botafogo lideram seis de oito categorias no Campeonato Carioca (Foto: Divulgação)
 
FONTE:

Campinas passeia, bate São Bernardo e comprova favoritismo no Paulista

Equipe de Zé Roberto Guimarães alcança à segunda vitória consecutiva no Estadual, aparece entre as primeiras colocadas e já é cotada para o título

Por Campinas, SP 

O Campinas continua arrasador no Campeonato Paulista feminino de vôlei. Nesta terça-feira, a equipe comandada por Zé Roberto Guimarães provou que é mesmo favorita ao título e venceu, com facilidade, o São Bernardo por 3 sets a 0 (parciais de 21/14, 21/14 e 21/18), em 1h04, na Arena do Concórdia, pela segunda rodada. Tandara derrubou a bola na quadra 13 vezes para ser a mais eficiente atacante da partida.

Campinas Vôlei Elenco (Foto: Felipe Christ / Vôlei Amil)Campinas comemora segunda vitória consecutiva no Paulista feminino (Foto: Felipe Christ / Vôlei Amil)
 
Foi a segunda vitória consecutiva do Campinas, que com seis pontos segue entre as primeiras colocadas do Paulista. O São Bernardo acumula seu segundo revés na competição. As equipes voltam a se enfrentarm na próxima sexta-feira, às 19h30, mas pela estreia de ambos na Superliga 2013/14.

- Os dois primeiros sets foram melhores. O importante é que o time está se movimentando bem, sacou com eficiência, mas ainda precisa acertar a relação bloqueio/defesa - explicou o treinador.

Campinas Vôlei Tandara (Foto: Felipe Christ / Vôlei Amil)Com 13 pontos, Tandara foi a maior pontuadora do
confronto (Foto: Felipe Christ / Vôlei Amil)
 
O São Bernardo comandou o placar quase até o primeiro tempo técnico, quando o Campinas virou para chegar à frente no intervalo: 7/6. A equipe da casa contou com Natália no momento decisivo da parcial. Ela soltou o braço na entrada de rede para fazer 17/14. As comandadas de Zé Roberto não deixaram mais a bola cair e fecharam por 21/14.

Na parcial seguinte, o Campinas controlou com o bloqueio seguro e o passe preciso, o ataque das donas da casa fluiu. Claudinha variou bem as jogadas, com direito a ponto em bola de segunda, e colocou ponteiras e centrais para jogar. Assim, o segundo set também foi fechado por 21/14.

A tranquilidade também foi a tônica do terceiro set. O Campinas virou na frente nos dois tempos técnicos: 7/4 e 14/12. Com um ace de Tandara e duas cravadas de Natália, o time de Zé Roberto encaminhou a vitória por 21/18, após erro do São Bernardo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/10/campinas-passeia-bate-sao-bernardo-e-comprova-favoritismo-no-paulista.html

Após namoro relâmpago, Thaisa fica noiva de ator: 'Novidade para vocês'

Central da seleção brasileira anunciou a novidade pelas redes sociais

Por Rio de Janeiro

vôlei Thaisa Daher (Foto: Reprodução / Facebook)vôlei Thaisa Daher (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Bicampeã olímpica, melhor jogadora e campeã do último Grand Prix, e campeã do Sul-Americano de vôlei em Ica, no Peru, a central Thaisa, de 26 anos, talvez viva o seu melhor momento dentro de quadra. Fora dele, porém, a jogadora de 1,96m também tem dado saltos de alegria.

  Namorando o ator Rodrigo Medeiros desde o retorno do Japão, onde conquistou o Grand Prix, a jogadora anunciou uma novidade nas redes sociais nesta segunda-feira: ficou noiva.
- Uma novidade para vocês - disse a jogadora, que recebeu diversas felicitações pela notícia.

Thaisa aceitou o namoro com Rodrigo pela internet, através de um chat com vídeo. Foi lá, enquanto estava em competição, no Japão, que a central aceitou o pedido de namoro proposto pelo ator, no mês passado. Quando chegou campeã do Grand Prix, a atleta do Osasco teve o "primeiro encontro" como namorada de Rodrigo.

vôlei Thaisa e e o namorado, Rodrigo Medeiros (Foto: João Gabriel)Thaisa e Rodrigo Medeiros no "primeiro encontro" após o retorno do Grand Prix (Foto: João Gabriel)
 
Em Ica, no Peru, enquanto disputava o Sul-Americano feminino, a central não escondia a saudade do namorado, e matava o sentimento pelas redes sociais, através da internet do hotel onde a seleção estava hospedada.

Rede social do ator também exibe a mensagem do noivado (Foto: Reprodução/Facebook)Rede social de Thaisa exibe a mensagem do noivado (Foto: Reprodução/Facebook)
 
Mensagem nas redes sociais confirma o noivado de Thaisa (Foto: Reprodução/Facebook)Ator também fez questão de exibir a novidade aos amigos (Foto: Reprodução/Facebook)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/09/apos-namoro-relampago-thaisa-fica-noiva-de-ator-novidade-para-voces.html

Na corrida pelo tetra em 2016, Kerri Walsh elogia nova parceira: 'Enérgica'

Algoz de muitas duplas brasileiras em Olimpíadas, tricampeã vence primeira etapa do Circuito Americano ao lado de April Ross e foca no Rio: 'É a meta'

Por Santa Barbara, Califórnia

Tricampeã olímpica, a americana Kerri Walsh Jennings parece já ter superado a aposentadoria de Misty May, sua companheira na conquista das medalhas de ouro em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. De volta à ativa após dar à luz o seu terceiro filho, e disputando a primeira etapa Open ao lado da nova parceira, April Ross, a americana de 34 anos faturou seu 111º título do Circuito Americano no último fim de semana, em Santa Barbara, Califórnia. Na final do domingo, a nova dupla bateu Jennifer Fopma e Brooke Sweat por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/10.
Após a campanha irretocável na Califórnia, sem perder nenhum set sequer, a dupla já desponta como uma das favoritas ao ouro nos Jogos Olímpicos de 2016. Na final de Londres 2012, Kerri e May chegaram ao lugar mais alto do pódio após triunfar no embate contra Ross e sua parceira na época, Jennifer Kess. Agora, jogando ao lado da antiga algoz, Kerri elogiou o desempenho de Ross e ressaltou que o foco de seu trabalho para os próximos anos está na disputa pelo tetra no Rio de Janeiro.

- Essa é a nossa meta e estamos juntas nisso. Eu acho que nós duas estamos bastante entusiasmadas com o potencial da nossa parceria. Estamos lutando por um ouro olímpico, que é uma das conquistas de maior prestígio no esporte. Temos todas as ferramentas que precisamos para cumprir o nosso objetivo. E isso é a coisa mais excitante e ao mesmo tempo mais assustadora que pode existir, porque sabemos que o ouro está em nossas mãos - disse Walsh.

Kerri Walsh Jennings e a nova parceira, April Ross, venceram o Open de Santa Barbara, na Califórnia (Foto: Divulgação/AVP)Kerri Walshe a nova parceira, April Ross, venceram o Open de Santa Barbara (Foto: Divulgação/AVP)
 
A tricampeã fez questão de frisar que pretende evitar comparações entre os estilos de Misty e April. A nova parceira, que tem 31 anos, também possui um currículo recheado de vitórias nas areias internacionais. Escolhida como grande revelação do Circuito Americano em 2006, Ross se tornou campeã mundial três anos depois, após superar as brasileiras Juliana e Larissa na final de Stavanger, na Noruega, ao lado da ex-parceira Jennifer Kess. Para Kerri Walsh, o entrosamento com April ainda precisa ser aperfeiçoado até 2016.

- Ela é muito enérgica, mas você precisa de um certo nível de intimidade para formar uma dupla imbatível. Ainda estamos construindo isso. Sabemos o que é preciso para manter parcerias bem-sucedidas por um longo tempo, mas queremos encontrar a nossa própria química, e queremos ser melhores do que éramos antes. Nem por um segundo eu vou comparar April e Misty. Isso não é possível. E também não é justo ficar olhando para trás, quando o nosso objetivo está bem à nossa frente - refletiu Kerri.

A estreia da parceria entre Walsh e Ross aconteceu em julho, durante o Grand Slam de Gstaad, na Suíça, pelo Circuito Mundial 2013. Na briga por uma vaga nas oitavas de final, a dupla americana venceu de virada as brasileiras Maria Clara e Carol, mas terminou a competição com o nono lugar geral. Após o triunfo em Santa Barbara, as duas confirmaram que pretendem disputar o restante da temporada, incluindo os dois últimos Grand Slams do ano, em São Paulo, na próxima semana, e em Xiamen, China, no final de outubro.

Em Londres, Walsh/May ficou com o ouro, e Ross/Kess com a prata. Juliana e Larissa foram bronze (Foto: Getty Images)Em Londres, Walsh/May ficou com o ouro, e Ross/Kess com a prata. Juliana/Larissa foi bronze (Foto: Getty)
 
FONTE:

Rio de Janeiro estreia contra a única equipe treinada por uma mulher

Comandado por Sandra Mara Leão, time de Araraquara será o adversário do atual campeão da Superliga, nesta terça-feira, no interior paulista

Por Rio de Janeiro

Após vencer o Fluminense no fim de semana passado por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/14 e 25/18, e conquistar seu 10º título carioca consecutivo, igualando o recorde que o próprio clube tricolor ostentava sozinho desde os anos 1970, o Rio de Janeiro estreia nesta terça-feira na Superliga feminina, fora de casa. Atual campeão da competição, o time comandado pelo técnico Bernardinho terá a equipe de Araraquara pela frente, às 20h30m, no ginásio Gigantão, no interior de São Paulo.

Com a vitória sobre o Fluminense, o Rio de Janeiro chegou ao 10º título consecutivo no Carioca (Foto: Márcio Rodrigues/MPix)Atuais campeãs da Superliga feminina, jogadoras do Rio de Janeiro comemoram o 10º título carioca consecutivo antes da estreia contra o time de Araraquara (Foto: Márcio Rodrigues/MPix)
 
Além de ser uma das quatro estreantes da Superliga, ao lado de Barueri, Maranhão e Brasília, a equipe paulista é a única entre as 14 participantes comandada por uma mulher. Esperançosa em enfrentar mais treinadoras no futuro, Sandra Mara Leão afirma que sua equipe está pronta para surpreender em sua primeira Superliga.

- Estamos felizes por estar entre as 14 melhores equipes do país. Temos um grupo jovem, com potencial e uma boa estrutura em Araraquara. Esse é o sétimo ano do projeto. Estamos disputando o Paulista pela quarta vez e vamos estrear na Superliga nesta temporada. Tenho sorte desta equipe ter acreditado no meu projeto. Passei por algumas dificuldades. Não é comum uma mulher no comando de um time. Acho que se você acreditar no seu trabalho e tiver amor pelo que você faz, as coisas começam a acontecer. Espero no futuro ver mais mulheres como técnicas de voleibol - disse Sandra Mara.

Apesar do entusiasmo na cidade de Araraquara, a treinadora de 46 anos sabe que sua equipe não terá moleza diante do atual campeão.

Comandante do Araraquara, Sandra Mara Leão é a única técnica mulher da Superliga (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Ao centro, Sandra Mara é a única técnica mulher da
Superliga (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
- Vamos estrear contra uma das melhores equipes do voleibol brasileiro. Será uma honra jogar contra o Bernardinho e suas comandadas. A torcida da nossa cidade está respirando voleibol. Queremos surpreender em alguns jogos e, principalmente, evoluir durante o campeonato - explicou a técnica.

Um dos protagonistas das últimas nove decisões da competição entre Rio de Janeiro e Osasco, o técnico Bernardinho acredita que esta edição da Superliga tem tudo para ser uma das mais equilibradas dos últimos anos, sem a polarização de sua equipe e de Osasco.

- É claro que as duas equipes possuem condições de serem finalistas novamente, mas Campinas montou um time capaz de brigar em igualdade de condições assim como Uberlândia, que tem uma equipe muito forte e vai chegar também entre as primeiras. E ainda tem o Sesi. Eu diria que essas cinco equipes partem um pouco na frente das outras. Brasília pode se inserir neste grupo, visto a qualidade e a experiência de suas jogadoras. Sem dúvida, irá incomodar. A competição será de alto nível e com muitas surpresas - analisou o técnico da seleção brasileira masculina.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/rio-de-janeiro-estreia-contra-unica-equipe-treinada-por-uma-mulher.html

Bernardinho vê falha na formação de atletas: 'O esporte não está na escola

Treinador cobra maior trabalho base, aponta melhor momento das meninas no vôlei e garante que sucesso do passado não trará medalhas no futuro

Por Rio de Janeiro

Bernardinho, Vôlei, Seleção Brasileira (Foto: Agência Reuters)Bernardinho aponta opções de solução para o vôlei
brasileiro (Foto: Agência Reuters)
 
Sempre firme em suas declarações, Bernardinho fez uma longa reflexão sobre o atual momento do vôlei no Brasil. Contente com o que vê no feminino, o treinador muda o semblante e o tom de voz ao falar do masculino. Na opinião do multicampeão, o processo de renovação vivido pelo seu time traz dificuldades na continuidade de um modelo vencedor, principalmente devido à ausência de mão de obra tão qualificada quanto outrora. Bernardinho pede mais atenção das autoridades brasileiras para a questão da política esportiva do país, principalmente dentro das escolas.
- Eu diria que isso seria, talvez, o reflexo de uma ausência de política esportiva no país. Quando você abre uma base de qualidade, você tem que ter uma política esportiva. Não são ações isoladas que vão gerar isso. Qual o habitat natural de uma criança? É a escola. O esporte não está na escola. Por que não? Se nós conseguíssemos colocar qualidade na iniciação, os treinadores teriam onde garimpar mais atletas. Não só no voleibol, mas em todos os esportes. Muito mais do que investimentos pontuais, que geram estruturas, há de se pensar em uma coisa maior, que promova a ampliação na base de praticantes. Precisamos criar esse legado com as Olimpíadas e a Copa do Mundo no Brasil. Não é apenas construindo grandes estádios e ginásios, mas tendo bons professores e treinadores em pequenos estádios, pequenos ginásios, para estarmos descobrindo mais valores para todos os esportes e não só para um. A gente precisa disso para sermos uma potência olímpica, que é o nosso sonho - criticou o técnico cinco vezes medalhista olímpico como comandante das seleções brasileiras masculina e feminina.

Bernardinho demonstra preocupação quanto ao futuro da seleção brasileira, em especial, a masculina, que, na sua opinião, passa por um momento mais complicado do que a feminina. Sem as mesmas opções de reposição, o treinador admite uma mudança de rumo e já projeta um sistema mais inovador do que o atual.

- O voleibol masculino vive um momento maior de dificuldades, uma renovação mais difícil, mais complicada e um nível de competitividade muito maior no mundo. O voleibol feminino tem menos equipes competitivas do que o masculino e uma geração superior. Precisamos repensar. Outro dia, eu estava conversando com um dos treinadores da base sobre um projeto inovador. Temos buscar mais jovens atletas e formar mais jogadores - opinou.

Qual o habitat natural da criança? É a escola. O esporte não está na escola. Por que não? Se nós conseguíssemos colocar qualidade na iniciação, os treinadores teriam onde garimpar mais atletas."
Bernardinho
 
De acordo com Bernardinho, o sucesso do vôlei se sustenta em investimentos feitos no passado e títulos conquistados em demasia durante as últimas duas décadas.

- A ginástica fez o Centro de Treinamento em Curitiba, a natação passou a fazer um pouco mais, etc. e tal. Mas o voleibol começou a fazer isso no final dos anos 70, início dos 80, em função dos investimentos feitos mais prematuramente. Isso deu ao voleibol uma vantagem temporal. Quando você começa a ganhar títulos, como a geração de prata, primeira que estimulou os jovens, o voleibol começou a virar esse círculo virtuoso. Você investe na base, profissionaliza o sistema, vai gerando crescimento. Vem a geração de prata, depois a de ouro, em Barcelona. Abriu-se um período que o Tande chamou de geração diamante, porque ganhou muitos títulos em muito tempo, e sempre competitivo. Agora, não podemos cair na armadilha do sucesso, imaginar que esses 12, 13 anos de excelentes resultados lhe garantam alguma coisa, não garantem. A única coisa que temos garantida é uma expectativa. Todos esperam, de novo, uma medalha, uma conquista, e a gente sabe que não é fácil se manter lá - afirmou.

vôlei  Pavlov rússia brasil liga mundial (Foto: Agência EFE)Brasileiros perderam as finais olímpica e da Liga Mundial para a Rússia (Foto: Agência EFE)
 
A competitividade entre as seleções é o fator que mais chama a atenção de Bernardinho, que mantém a luz amarela acesa. O comandante chega a usar a trajetória da Polônia nos últimos anos para exemplificar o quão dura está a concorrência mundo afora.

- Nós fizemos finais de praticamente todas as competições que disputamos, com exceção de duas Ligas Mundiais, em 12 anos. Nossos adversários de finais foram quase sempre diferentes, poucas finais se repetiram. Isso mostra consistência. Você não vai ganhar sempre se não for consistente. O diferencial no vôlei masculino é muito pequeno. Em três bons saques, você muda a partida. No Europeu, a Alemanha ganhou da Rússia, na estreia, por 3 a 0, e depois perdeu para a Bulgária e ficou fora da semifinal. A Polônia, que ano passado na Liga Mundial foi excepcional, nas Olimpíadas ficou fora e, agora, em casa, não classificou nem entre os oito (melhores) a menos de um ano das Olimpíadas. Falta de consistência. A gente tem que tentar permanecer, por isso tem que se questionar. Não podemos imaginar que o sucesso passado lhe garanta sucesso no futuro, não garante nada. Garante expectativas crescentes e cobranças cada vez maiores. Temos que estar prontos para elas - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/bernardinho-ve-falha-na-formacao-de-atletas-o-esporte-nao-esta-na-escola.html

Campinas vence set 'gigante' e bate São Bernardo no 1º jogo da semi

Após vencer parcial de 35 minutos por 33 a 31, líder da competição vence donos da casa e mantém invencibilidade no Campeonato Paulista de Vôlei

Por São Bernardo de Campo, SP

Novidade nos torneios de vôlei disputados no Brasil, o sistema de sets de 21 pontos foi “desafiado” em quadra na partida entre São Bernardo e Campinas, nesta terça-feira. Para vencer o primeiro confronto das semifinais do Campeonato Paulista de Vôlei, disputado no Ginásio Poliesportivo, no ABC Paulista, o Campinas precisou encarar uma parcial de 35 minutos.

Após a longa troca de bolas, os visitantes conseguiram fechar o primeiro set em 33/31 para deslanchar no duelo (confira os pontos finais no vídeo acima).

Depois do sufoco inicial, o líder da competição percorreu um caminho relativamente fácil para chegar à vitória por 3 sets a 0 (33/31, 21/12 e 21/17). Com o resultado, o Campinas manteve a invencibilidade e ficou na vantagem para o jogo de volta, que será disputado no Ginásio do Taquaral, no dia 21. Após seis vitórias em seis partidas, o clube paulista não precisou disputar as quartas de final e conquistou o direito de escolher a ordem dos mandos de quadra.

- É uma equipe muito unida, e estamos muito felizes pelo resultado, principalmente pela forma como jogamos hoje. Mas ainda temos mais um jogo pela frente, a Superliga no meio, e muita coisa pode acontecer. Ainda temos muito trabalho. Jogar em casa será um fator importante, mas tudo pode acontecer no vôlei, então é preciso ter cautela – avaliou o capitão André Heller.

Após a vitória no ABC, o Campinas recebe o adversário para o jogo de volta no dia 21 (Foto: Divulgação / Brasil Kirin)Após a vitória no ABC, o Campinas recebe o rival para o jogo de volta no dia 21 (Divulgação / Brasil Kirin)
 
O primeiro jogo da semi teve um início complicado. Confrontado pela resistência do São Bernardo, a equipe do técnico Alexandre Rivetti recorreu ao bloqueio poderoso do oposto Rivaldo para fechar o disputadíssimo primeiro set, por 33 a 31. A proposta de jogos mais compactos foi retomada na parcial seguinte, quando os donos da casa sofreram um “apagão” e permitiram que o Campinas disparasse na frente, vencendo por 21/12.

Apesar de cometer muitos erros de saque, o São Bernardo voltou a acirrar o confronto no set seguinte. O Campinas chegou a ter 14/11, mas os anfitriões reagiram e chegaram ao empate. No entanto, a nova ofensiva não teve o mesmo efeito da arrancada apresentada no primeiro set. O time do ABC não conseguiu eliminar as falhas, e o Campinas aproveitou um erro de Pedrinho no saque para decidir a partida em 21/17.

O capitão do Campinas André Heller se prepara para sacar (Foto: Divulgação / Brasil Kirin)O capitão do Campinas André Heller se prepara para sacar (Foto: Divulgação / Brasil Kirin)
 
Pela outra semifinal do Paulista, o São José recebe o atual bicampeão Sesi-SP no dia 15. O jogo de volta será disputado no dia 18.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/campinas-vence-set-gigante-e-bate-sao-bernardo-no-1-jogo-da-semi.html

Rio de Janeiro bate fácil a debutante Araraquara pela estreia na Superliga

Estreando na competição, atual campeão não encontra dificuldades para vencer o jovem time de SP. Foco agora está disputa do Mundial de Clubes

Por Araraquara, SP

A experiência não deu chance para a juventude. Em pouco mais de uma hora, o Rio de Janeiro, atual campeão, conseguiu sua primeira vitória na Superliga, batendo a estreante Araraquara, no ginásio do Gigantão, por 3 sets a 0 (21/5, 21/16 e 21/5). Nervosas, as donas da casa erraram muito e foram massacradas. A equipe de Bernardinho fez um treino de luxo para o Mundial feminino de clubes, que começa no próximo dia 9, em Zurique, na Suíça. Apenas no segundo set as araraquarenses deram trabalho e começaram na frente, mas aos poucos as cariocas usaram da tranquilidade para virar e vencer.

- Foi uma boa estreia. Temos algumas jogadoras machucadas e devemos evoluir mais durante a competição. Esse jogo serviu como preparação para o Mundial. Agora o foco é lá. Apesar da data da competição ser ruim, a gente sem ritmo ainda e começo de temporada, vamos brigar pelo título. Araraquara também está de parabéns. Tenho certeza que vai crescer muito na Superliga - analisou o técnico Bernardinho.

Superliga feminina: Araraquara x Rio de Janeiro (Foto: Deivide Leme/Tribuna Impressa)Bloqueio do Rio de Janeiro não deu espaço para o Araraquara (Foto: Deivide Leme/Tribuna Impressa)
 
Agora, as meninas de Araraquara voltam a jogar pela Superliga na quinta-feira, às 18h30, quando enfrentam o Brasília na casa das adversárias. Já o Rio de Janeiro esquece um pouco a competição e representa o Brasil no Mundial. O primeiro duelo do time de Bernardinho será contra o Iowa Ice, dos Estados Unidos. Pelo nacional, a equipe só volta a jogar no próximo dia 19, às 18h, quando recebem no Rio de Janeiro o Maranhão.

A partida
Foram necessários apenas 17 minutos de jogo para o Rio de Janeiro acabar com o primeiro set. O time de Bernardinho abriu 10/0 logo no início e não houve chances de reverter a vantagem. A equipe de Araraquara apenas tentou, mas mesmo quando atacava parava no bloqueio das cariocas, que venceram por 21/5.

Superliga feminina: Araraquara x Rio de Janeiro (Foto: Deivide Leme/Tribuna Impressa)Régis ataca diante do bloqueio paulista. Time carioca venceu fácil (Foto: Deivide Leme/Tribuna Impressa)
 
Na segunda parcial, Araraquara entrou na partida. No começo, chegou a abrir dois pontos na frente, mas logo viu as visitantes virarem. O duelo ficou bastante disputado até a metade do set, com as equipes brigando ponto a ponto. Foi quando o Rio de Janeiro acertou o ataque e abriu no placar até vencer por 21/16.

No último set, o Rio de Janeiro voltou no mesmo ritmo que fechou a segunda parcial, sem dar oportunidades para as donas da casa. Com ataques rápidos, as cariocas envolveram as adversárias e mataram o jogo com facilidade em 21/8, estreando com vitória na competição nacional.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2013/10/rio-de-janeiro-massacra-debutante-araraquara-pela-estreia-na-superliga.html

Promessas sul-africanas tentam a sorte no Brasil e começam pelo Bota

Pule Moraisane, de 18 anos, e Luther Singh, de 16, jogam no Stars of Africa Fottball Academy e viajaram acompanhados do técnico Farouk Khan

Por Rio de Janeiro

As conquistas mundo afora fizeram o Brasil se tornar o país do futebol. Por isso, representantes de lugares mais remotos buscam aprendizado em representantes brasileiros, dentro e fora de campo. A África do Sul, por exemplo, contou com Carlos Alberto Parreira como técnico quando organizou a Copa do Mundo de 2010. Nessa busca por conhecimento, dois jovens sul-africanos chegaram ao Rio de Janeiro no sábado para tentar fazer um sonho se tornar realidade.

Pule Moraisane, de 18 anos, e Luther Singh, 16, são duas jovens promessas do Stars of Africa Football Academy, um clube sul-africano comandado pelo técnico Farouk Khan. Os três pretendem passar três meses no Brasil. A primeira parada foi o Engenhão, onde acompanharam o treinamento do Botafogo nesta terça-feira.

Jogadores sul-africanos visitam Engenhão (Foto: Thales Soares)Luther, Farouk e Pule na vista ao Engenhão nesta terça-feira (Foto: Thales Soares)
 
- Eles são dois destaques entre muitos que temos no Stars of Africa. Vamos ver se conseguimos uma chance para eles treinarem com os brasileiros. Comecei a apreciar o futebol vendo a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970. Prefiro que joguem aqui do que na Europa nesse momento de suas carreiras - disse Farouk, que se vangloria de conhecer Parreira desde 1992 e conseguiu fazer esses contatos graças ao preparador físico Francisco Gonzalez.
Na internet, é possível encontrar vídeos de jogadas de Pule e Luther. Os dois ganharam camisas do Botafogo como recordação e conheceram o estádio. A próxima parada deve ser o Fluminense. Fraouk pretende mostrar o talento da dupla no campo para receber uma chance.

- Pule joga no meio-campo e Luther é um jogador que atua pelos lados no ataque. Essa experiência pode ser importante para eles. Vamos ver se dá tudo certo - explicou Farouk.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/promessas-sul-africanas-tentam-sorte-no-brasil-e-comecam-pelo-bota.html

Seedorf não dá bola para matemática e pede voto de confiança da torcida

Holandês diz que no fim do ano é quando se faz contas e destaca união do time como ponto positivo em busca da recuperação no Brasileiro

Por Thales Soares Rio de Janeiro

FUTEBOL Seedorf  (Foto: Thales Soares)Seedorf diz que time não pode ficar abalado com
sequência ruim (Foto: Thales Soares)
 
A cada rodada do Campeonato Brasileiro as previsões sobre campeão, clubes classificados para a Taça Libertadores e os quatro rebaixados ganham mais importância. No levantamento feito pelo matemático Oswald de Souza ao GLOBOESPORTE.COM, o Botafogo, atual terceiro colocado, com 42 pontos, tem apenas 2% de chances de conquistar o título, enquanto o Cruzeiro, líder com 53, conta com 94%.

Esses números servem como um desafio a mais para o Botafogo. Em uma tentativa de confrontá-los, Seedorfdiz que contas antecipadas podem não refletir a realidade e pede um voto de confiança da torcida, que no último jogo vaiou o time na derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta, no Maracanã.

- A torcida é muito inteligente. Quando nosso grupo chamou, ela respondeu de maneira excelente. Como a gente, ela está com uma vontade grande de vitória e para isso o externo não pode influeiciar no interno. No fim do ano é que se faz as contas. Quem está fazendo agora pode estar muito errado. É confiar, pois o trabalho não acabou. Precisamos de esforço enegria e união e internamente a gente tem - garantiu Seedorf.

A necessidade de o Botafogo recobrar a confiança é grande. O time vem de três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro e, para Seedorf, os jogadores precisam mostrar que são merecedores de ocupar uma posição de destaque na tabela de classificação.

- Se ficarmos abatidos porque perdemos uma batalha, não merecemos estar no alto. Não queremos ganhar apenas uma batalha. Precisamos manter nossa tranquilidade e convicção do trabalho que fizemos até agora - afirmou Seedorf.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/seedorf-nao-da-bola-para-matematica-e-pede-voto-de-confianca-da-torcida.html

Seedorf ignora jejum de gols pelo Botafogo e valoriza sua experiência

Holandês vê exageros em elogios e críticas ao seu futebol e diz que estar sempre presente mesmo jogando mal faz parte de ser um grande jogador

Por Rio de Janeiro

Nos últimos 11 jogos, Seedorf não conseguiu marcar e viu sua participação nos gols do Botafogo diminuir. No entanto, o holandês não trata os números com a frieza que os caracteriza e valoriza o trabalho do grupo na campanha do time na temporada e, especialmente, no Campeonato Brasileiro.

No ano, Seedorf já marcou 12 gols e só está atrás de Rafael Marques, que tem 17, na lista de artilheiros do Botafogo. Seu último foi no empate em 3 a 3 com o Internacional, no Maracanã, em cobrança de pênalti. O próximo jogo é contra o Fluminense, domingo, mas o holandês reforça o seu discurso.

- Não entro em campo para fazer gol, entro para ganhar. Nunca fiz 30 gols em um ano, meu jogo é com base no volume, criação de jogadas. Se faço gol ou dou uma assistência, ótimo, mas fico feliz da mesma forma se conquisto os três pontos sem ter participado dessa forma. O adversário está vendo os jogos e tentando parar a gente. É preciso ser criativo e altruísta, uma coisa de equipe. Se vencermos todos os jogos com gols do zagueiros ficarei muito satisfeito - afirmou.

FUTEBOL Seedorf  (Foto: Thales Soares)Seedorf concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (Foto: Thales Soares)
 
Em seu momento mais complicado no Botafogo, Seedorf vê exagero nas críticas, mas também pensa o mesmo dos elogios que recebeu anteriormente. Para ele, o time atual não depende de um jogador para manter o bom nível das atuações, mas do trabalho realizado pelo grupo.

- Se o jogador não está em uma fase determinante não significa que não possa ser útil. Nosso time vive do grupo, não de individualidades. As críticas são justas, mas não devem exagerar da mesma forma quando o time vai bem e falam do meu mérito. Há muito oportunismo. Agora, citam a minha idade. Se voltar a jogar bem, muda tudo. Agora, é que minha experiência vai contar, pois jogar bem é fácil. Difícil é estar sempre presente quando está jogando mal. Isso também faz parte de ser um grande jogador. Ter o brio que precisa - disse.

Substituído no jogo com a Ponte Preta, Seedorf chegou a ouvir vaias dos torcedores. Ele saiu de campo e sentou no banco de reservas, conversou com goleiro Renan e se manifestou na saída de campo. Agora, garantiu que não há problema com o técnico Oswaldo de Oliveira.

- Não quero falar do último jogo nem entrar nessa polêmica que querem criar. Eu não sei porque é interessante falar desse assunto. Quase todo o jogador que não tiver combinado antes vai se sentir surpreso quando vir seu número na placa. É normal. Temos uma relação de muita integridade. Ele é o treinador e toma as decisões. Estamos fechados até o fim - garantiu o holandês.


Fisicamente, Seedorf disse ter evoluído. O goleiro Jefferson chegou a dizer recentemente que ele vinha jogando no sacrifício. Contra o Bahia, ele saiu no intervalo do jogo.

- Voltei a me sentir bem fisicamente. Há algumas semanas, havia um desgaste, mas garotos de 23 anos também estão se machucando o tempo todo. Eu não estou machucado, mas senti o desgaste. Claro que faço muito trabalho de prevenção, principalmente com o Alex (Evangelista, fisioterapeuta), e conseguimos um padrão muito bom, que me permite fazer toda a sequência de jogos - comentou Seedorf.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/10/seedorf-ignora-jejum-de-gols-pelo-botafogo-e-valoriza-sua-experiencia.html


Com gol no último lance, Náutico vence a Ponte Preta de virada

Macaca sai na frente, mas sofre virada com gols aos 35' e 47' do 2º tempo; Timbu chega aos 17 pontos e respira no Z-4. Ponte segue com 22

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Ponte Preta e Náutico quebraram o protocolo. Surpreenderam. Últimos colocados na tabela de classificação, as duas equipes fizeram o jogo chamado "lá e cá", cheio de alternativas, com gols e chances de "Inacreditável Futebol Clube" para os dois lados, com vitória do Náutico, de virada, aos 47 minutos do segundo tempo, por 2 a 1, no Moisés Lucarelli, nesta terça-feira.

Empurrada pela torcida e embalada pelos últimos resultados, a Macaca dominou a primeira etapa, criando diversas chances, principalmente pelos pés de Fellipe Bastos, Rildo e William. Exceto pela jogada individual do meia Tiago Real, aos 7 minutos, que exigiu boa defesa de Edson Bastos, a equipe campineira criou ao menos quatro chances claras, todas elas defendidas pelo arqueiro Ricardo Berna, que não resistiu à artilharia pesada. De tanto insistir, a Ponte abriu o placar aos 45 minutos.

Fellipe Bastos tocou na linha de fundo para Uendel que, com a cabeça erguida, cruzou para William. Principal jogador da Macaca no primeiro tempo, o camisa 9 antecipou-se à marcação de João Filipe e, com um leve toque, tirou do alcance do goleiro do Timbu.

Atrás no marcador, o Náutico foi obrigado a adotar uma postura mais ofensiva na segunda etapa. Na base da pressão, o Timbu quase chegou ao empate com Oliveira, que aproveitou um passe errado de Baraka, mas chutou a bola por cima do gol.

Atendendo aos pedidos do técnico Jorginho, que reclamava do posicionamento excessivamente defensivo, a Macaca saiu em busca do segundo gol. Rildo teve chance, driblou um marcador, mas chutou por cima. William, sozinho, cabeceou para fora na cobrança de escanteio, aos 13, e chutou fraco aos 33, nas mãos de Berna.

Atacando, disposta a se expor, a Ponte deu espaços e o Náutico empatou. Maikon Leite, até então sumido na partida, fez jogada pela direita e cruzou na área. Hugo, que tinha acabado de entrar, dominou e bateu rápido, sem dar tempo para os zagueiros travarem o chute, aos 33 minutos.
Chances desperdiçadas e virada do Náutico...

A Ponte, precisando da vitória para encostar nos times que estão fora do Z-4, adiantou ainda mais a marcação e, no primeiro Inacreditável Futebol Clube da noite, Hugo brilhou. Embaixo das traves, o atacante do Timbu, sem goleiro, chutou por cima do gol. Mas ele não estava sozinho.
Quatro minutos mais tarde, foi a vez de William, sem marcação e sem goleiro, desviar um cruzamento de canela, para fora.

A Ponte Preta pressionava. Foi à frente com todos os jogadores, na base do desespero, com a chance de fazer o segundo gol no lance de bola parada, dos pés de Fellipe Bastos. O volante, que já tinha assustado Ricardo Berna, tocou para Elias na meia-lua, que fez o giro e bateu forte, mas o goleiro do Timbu fez a defesa. No rebote, Adaílton chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área, praticamente em cima da linha, e sobrou nos pés de Dadá, que puxou o contra-ataque.

Aproveitando a desorganização da defesa da Macaca, Maikon Leite carregou a bola e tocou para Hugo, dentro da área. O atacante chutou, mas Edson Bastos fez a defesa. No rebote, o próprio Maikon Leite chutou forte, já aos 47 minutos, jogando bola, goleiro e zagueiro para dentro do gol.

Com os três pontos, o Timbu chegou aos 17 pontos. Já a Ponte Preta segue com 22, ambos nas últimas colocações da Série A do Campeonato Brasileiro. A Macaca volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h30, no estádio Independência, em partida atrasada, da 8ª rodada. O Náutico, ainda na lanterna da competição, recebe o líder Cruzeiro, às 16h, na Arena Pernambuco, domingo.


FONTE:

Sete clubes ameaçam boicotar Copinha se São Paulo a disputar

Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e Ponte Preta reclamam de assédio do Tricolor aos seus jogadores da base

Por São Paulo

Mauro Galvão em Teresin (Foto: Renan Morais)Diretor do Vasco, Mauro Galvão reclama da postura
do São Paulo (Foto: Renan Morais)
 
Cansados do que consideram assédio do São Paulo a seus jogadores das categorias de base, sete clubes ameaçam não disputar a próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior caso o Tricolor não seja excluído da competição. Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e Ponte Preta informaram por carta a decisão à Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da disputa que ocorre anualmente em janeiro.

A ação das agremiações foi motivada pelo suposto assédio são-paulino ao goleiro Lucão, da Ponte. Dirigentes tricolores teriam convidado o arqueiro, constantemente convocado para a seleção brasileira sub-17, para conhecer e treinar no CT de Cotia. De acordo com cartolas, tal prática não é novidade. Segundo eles, o Tricolor tem usado intermediários para recrutar atletas, ferindo um acordo que determina que os clubes sejam procurados antes de qualquer contato com os garotos.

Por conta disso, o clube do Morumbi já foi excluído de duas competições de juniores neste ano: a Taça Belo Horizonte, entre agosto e setembro, e a Copa 2 de Julho, em julho. O curioso é que neste segundo torneio, além do São Paulo, também foram impedidos de jogar os clubes que pediram a exclusão (Corinthians, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Audax-SP). Bahia e Vitória só foram poupados porque sediavam a disputa, em Salvador.

O São Paulo foi convidado, fez inscrição e vai jogar a Copa São Paulo normalmente"
Marcos Tadeu dos Santos, diretor de futebol amador do São Paulo
 
Questionado sobre a ameaça das agremiações citadas, o São Paulo não se mostrou preocupado e garantiu que vai estar presente na Copinha.

– O São Paulo foi convidado, fez inscrição e vai jogar a Copa São Paulo normalmente – afirmou o diretor de futebol amador do Tricolor, Marcos Tadeu Novais dos Santos.

Envolvido diretamente na briga, a Ponte Preta informou que uma reunião na segunda-feira vai definir os próximos passos dos clubes descontentes.

– Na segunda-feira, nós teremos uma reunião no Rio de Janeiro para alinhar isso. Como recebemos o convite antecipadamente para a disputa da Copa São Paulo, confirmamos a presença da Ponte. Mas será uma reunião extraordinária e, por isso, provavelmente iremos acatar o boicote. A ideia era começar isso já no Brasileiro Sub-20, mas o foco maior está mesmo na Copa São Paulo – disse o coordenador das categorias de base da Macaca, Francisco Marques.
A postura do São Paulo não tem agradado. Nossa ideia é melhorar o futebol, e certas coisas precisam mudar"
Mauro Galvão, diretor da base do Vasco
 
O Vasco também se pronunciou. Recentemente, o clube carioca reclamou que o São Paulo teria assediado dois de seus jovens jogadores: o atacante Mosquito e o lateral Foguete.

– A postura do São Paulo não tem agradado. Nossa ideia é melhorar o futebol, e certas coisas precisam mudar. É preciso respeitar o adversário, e o jogador só deve ser admitido quando for liberado pelo clube – argumentou Mauro Galvão, diretor da base vascaína.

Os grandes mineiros deixaram claro que vão lutar para que o Tricolor seja excluído da Copa São Paulo.

– Preferimos que o São Paulo não participe, pois não está agindo de acordo com o que combinamos. Eles têm assediado jogadores de outros clubes, aliciado eles - falou Márcio 
Rodrigues, vice-presidente do Cruzeiro e responsável pelas categorias de base.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/10/sete-clubes-ameacam-boicotar-copinha-se-sao-paulo-disputar.html

Ramires marca duas vezes, Chelsea goleia o Steaua e vence a primeira

Blues se recuperam depois de tropeçar em casa na estreia. Com direito a protesto, Schalke 04 supera Basel e assume liderança isolada do Grupo E

Por Bucareste, Romênia

O Chelsea voltou aos trilhos. Sob pressão por não estar bem no Campeonato Inglês (ocupa a quinta colocação) e por ter perdido em casa na primeira rodada do Grupo E da Liga dos Campeões, os Blues visitaram o Steaua Bucareste na Romênia nesta quarta-feira e golearam por 4 a 0. Ramires marcou dois gols, e Schürrle foi o destaque da partida, participando das principais jogadas de ataque da equipe inglesa. Oscar e David Luiz foram titulares, e Willian entrou no fim do jogo.

No outro duelo do grupo, o Schalke 04 venceu o Basel por 1 a 0 e passou a ser o único time da chave com 100% de aproveitamento. É líder com seis pontos. Chelsea e Basel estão com três, e o Steaua ainda não pontuou. Os Blues visitarão os alemães na próxima rodada, e os romenos receberão os suíços. Os confrontos serão realizados no próximo dia 22.

Ramires comemora gol do chelsea contra o STEAUA BUCARESTE (Foto: Agência AP)Ramires esteve em noite iluminada (Foto: Agência AP)
 
Ingleses ficam em vantagem sem muito esforço
Chelsea e Steaua fizeram um primeiro tempo com poucas chances de gols. E os ingleses contaram com a sorte para marcar duas vezes. Apesar de ter sido vazada, a defesa romena teve boa performance, permitindo poucos chutes do adversário. Em algumas oportunidades, até oito jogadores se postavam numa linha na frente da grande área.

Ramires comemora gol do chelsea contra o STEAUA BUCARESTE (Foto: Agência AP)Ramires recebe os cumprimentos de Mata e Oscar
(Foto: Agência AP)
 
O único que conseguia superar a barreira adversária era Schürrle, ousado nos dribles pelo lado esquerdo. Foi numa jogada dele que os Blues abriram o placar. Aos 18 minutos, o meia cruzou da ponta canhota, Eto'o tentou o chute, e a bola sobrou para Ramires fazer o gol. O volante esteve mais preso à marcação, o que prejudicou o time. O lado direito, que costuma ser dominado pelo brasileiro, era pouco utilizado pelos visitantes. Mata e Oscar se revezavam no setor, mas eram pouco acionados.

O único momento de desatenção dos defensores do Steaua gerou o segundo gol do Chelsea. Em contra-ataque, já aos 43 minutos, Eto'o avançou, driblou e chutou. O goleiro espalmou, mas o zagueiro Georgievski tocou contra a própria meta em seguida.

O camaronês entrou no início da partida, aos dez minutos, no lugar de Fernando Torres, que teve que deixar o campo precocemente por causa de uma lesão no joelho direito.

Lampard jogo Chelsea contra Steua Bucarest (Foto: EFE)Lampard deixou sua marca no final da partida(Foto: EFE)
 
Steaua dá espaços, e Chelsea faz a festa
A segunda etapa foi completamente diferente. A desvantagem forçou o Steaua a se abrir, e os londrinos dominaram as ações. Se bem marcado Schürrle já estava desequilibrando, com liberdade o estrago foi ainda maior. Aos oito minutos, com um belo drible, passou por seu marcador perto do meio de campo, avançou pela ponta esquerda, percebeu Oscar sozinho e cruzou. O camisa 11 também foi esperto para ver Ramires livre de marcação e tocou para o volante fazer o terceiro dos Blues.

O Steaua também poderia ter marcado, mas a sorte estava com o Chelsea. Cech teve trabalho e chegou a se lesionar ao se chocar com a trave em tentativa desesperada de defesa aos 13 minutos. Com a vitória garantida, o time inglês pisou no freio. Mourinho fez substituições para descansar algumas estrelas, mas os visitantes fizeram o quarto aos 44, com Lampard, em chute de fora da área.

Em jogo marcado por protesto, Schalke vence o Basel

Greenpeace Shalke 04 (Foto: Reuters)Manifestantes do Greenpeace roubam a cena (Foto: Reuters)
 
O duelo entre alemães e suíços foi paralisado por dez minutos por causa de um protesto cinematográfico de ativistas do Greenpeace, que estenderam uma bandeira contra uma empresa que patrocina a Liga dos Campeões. Em campo, o meia Draxler, que era dúvida, fez a diferença. Aos nove minutos do segundo tempo, a defesa afastou a bola após cobrança de escanteio,  mas o jogador aproveitou o rebote acertando um belo chute de fora da área, decretendo o placar de 1 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/10/ramires-marca-duas-vezes-chelsea-goleia-o-steaua-e-vence-primeira.html

Gol de pênalti de Balotelli no fim salva, e Milan empata com o Ajax na Holanda

Atacante italiano marca aos 48 da segunda etapa, minutos após Denswil  deixar os anfitriões em vantagem. Titular, Robinho tem atuação apagada

Por Amsterdã

Em um duelo que reservou todas as emoções para os minutos finais, Ajax e Milan empataram em 1 a 1, nesta terça-feira, na Amsterdã Arena, pela segunda rodada do Grupo H da Liga dos Campeões. Após um primeiro tempo apagado, Mario Balotelli chamou a responsabilidade e garantiu o ponto fora de casa com um gol de pênalti aos 48 da segunda etapa - Stefano Denswil deixara os anfitriões em vantagem quatro minutos antes. Com um time recheado de desfalques, Robinho foi titular, mas teve atuação apagada.

Pode-se dizer que o resultado foi bom para o Milan. Apesar de o Barcelona vencer o Celtic por 1 a 0 e, assim, abrir vantagem na liderança, o time italiano pontuou fora de casa justamente contra um rival direto na briga pela vaga para as oitavas de final, chegou aos quatro pontos e seguiu na segunda posição. O Ajax, com três a menos, é o terceiro.

Balotelli comemora gol do milan contra o Ajax (Foto: Agência Reuters)Balotelli manda a torcida do Ajax se calar após marcar o gol de empate para o Milan (Foto: Agência Reuters)
 
Para o duelo desta terça-feira, o técnico do Milan, Massimiliano Allegri, teve vários problemas para montar o time. A começar por Kaká, que ainda não se recuperou da lesão na coxa esquerda sofrida há pouco mais de duas semanas, e El Shaarawy. Além deles, Bonera, Saponara, Silvestre, Pazzini e De Sciglio também foram desfalques.

Agora, o Milan volta a campo no próximo domingo para o clássico contra o Juventus, vice-líder do Campeonato Italiano. Pela Liga dos Campeões, o próximo compromisso rossonero será apenas dia 22 de outubro para encarar outro rival poderoso: o Barcelona, no San Siro. No mesmo dia, o Ajax visita o Celtic na Escócia.

Domínio do Ajax e poucas chances de gol
O Ajax foi superior durante os 45 minutos iniciais, enquanto o Milan pouco ameaçou. Com maior posse - a equipe de Frank de Boer chegou a ter 80% do domínio de bola -, os holandeses pouco davam espaço aos rivais, mas tinham um grande problema. O setor de criação era pouco eficiente e, com isso, o time da casa não ofereceu muito perigo à meta de Abbiati.

Ainda assim, o Ajax teve cinco finalizações contra nenhuma do Milan na primeira etapa. Além de alguns chutes que obrigaram Abbiati a trabalhar, o time da casa esteve perto de abrir o placar aos 16 minutos de jogo. Fischer recebeu de Blind e mandou uma bomba com o pé direito de fora da área. A bola passou à esquerda da meta rossonera, com muito perigo. Do outro lado, Robinho e Balotelli pouco eram acionados, e o Milan não ameaçou até a saída para o intervalo.

Robinho jogo Milan e Ajax (Foto: Reuters)Robinho é titular na equipe do Milan, mas pouco assusta a defesa do Ajax (Foto: Reuters)
 
Milan reage na etapa final
O Milan voltou melhor do vestiário, com mais posse de bola, e também passou a incomodar Cillessen. O goleiro do Ajax teve que trabalhar logo no início, aos quatro, em finalização de primeira de Montolivo. Ajudou também a maior participação de Balotelli, responsável pelas melhores chances de sua equipe na partida. Inclusive, aos 16, Robinho deu grande passe para o italiano, que só parou no travessão, após o arqueiro rival dar um leve toque na bola.
Mas as emoções de fato foram reservadas para os minutos finais. Com ambas as equipes em busca do gol, o Ajax balançou as redes aos 43, mas a arbitragem viu mão de Schöne e anulou a jogada. Um minuto depois, o camisa 20 voltou a aparecer ao finalizar para boa defesa de Abiatti, que rebateu para a linha de fundo. O gol holandês veio na jogada seguinte: Denswil aproveitou a cobrança de escanteio para mandar de cabeça, deixando o time da casa em vantagem.

O gol levou todo o time do Milan para o ataque, e Balotelli foi fundamental para garantir o suado ponto fora de casa. Primeiro porque foi agarrado por Van der Hoorn dentro da área. Pênalti que ele mesmo foi cobrar aos 48 da etapa final. Debaixo de vaias e com muita personalidade, ele acertou o canto direito da meta do Ajax e deixou tudo igual. Na sequência, ainda mandou a torcida adversária, que o vaiava, se calar. Fim de papo: 1 a 1 na Amsterdã Arena.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/10/balotelli-salva-o-milan-nos-acrescimos-em-empate-contra-o-ajax-fora-de-casa.html