quinta-feira, 26 de setembro de 2013

musa do brasileirão 2013

A disputa começou
A votação do Grupo A está aberta! A escolha da sua favorita deste primeiro grupo vai até o dia 4 de outubro
Confira o primeiro ensaio da sua Musa
Clique na Musa do seu time de coração logo abaixo e veja suas fotos exclusivas
Isabella Oliveira
Atlético-MG
Fernanda Machado
Atlético-PR
luana ferreira
Corinthians
bárbara ludwig
Coritiba
larissa pacífico
Flamengo
bruna barreto
Fluminense
andressa andreis
Internacional
claris massena
Náutico
cinthya macchia
Santos
cris andrade
São Paulo
carol muniz
Bahia
Monaliza quintes
Botafogo
nani gazinski
Criciúma
josi neves
Cruzeiro
helika rios
Goiás
michele recktenwald
Grêmio
priscila possato
Ponte Preta
veronica bolani
Portuguesa

Punição irrita diretor do Corinthians: 'Com outros, é mão de pena'

Roberto de Andrade vê Timão mais prejudicado que outros clubes pelo STJD. Equipe deve voltar ao Pacaembu somente em novembro

Por São Paulo


Mario Gobbi, Roberto de Andrade, Duilio Monteiro Alves - diretoria do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) Roberto de Andrade, entre o presidente Mário Gobbi e o diretor adjunto Duilio Monteiro Alves (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

O Corinthians foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na última terça-feira pela utilização de sinalizadores por seus torcedores no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Luverdense, no Mato Grosso. Por conta da atitude dos alvinegros, o Timão não disputará eventuais partidas de semifinal e final da Copa do Brasil no Pacaembu. A diretoria do clube achou a medida “estranha”.

Pelo Campeonato Brasileiro, o clube já havia sido impedido de mandar seus próximos quatro jogos em casa (Bahia, Atlético-PR, Criciúma e Santos) a uma distância menor de 100 quilômetros da cidade de São Paulo, por conta da briga entre corintianos e vascaínos no dia 25 de agosto, em Brasília. Os dirigentes acreditam que os critérios contra o Timão tem sido desproporcionais ultimamente.

–Tivemos sinalizadores em Criciúma e não houve punição. É isso que nós achamos estranho. Contra o Corinthians, é mão de ferro. Contra os outros, é mão de pena. Aí é chato. Mas se tivermos de cumprir, vamos fazer isso sem nenhum problema – disse o diretor de futebol, Roberto de Andrade.

O departamento jurídico do clube vem tendo bastante trabalho em 2013. Durante a Taça Libertadores da América, o Corinthians teve de jogar contra o Millonarios, da Colômbia, com o Pacaembu de portões fechados, por conta da morte do torcedor boliviano Kevin Espada, vitimado por um sinalizador atirado pela torcida alvinegra no empate entre Timão e San José, na estreia da Taça Libertadores da América deste ano.

Contra o Corinthians, é mão de ferro. Contra os outros, é mão de pena"
Roberto de Andrade, diretor

Após o empate sem gols com o Grêmio, na última quarta-feira, o Corinthians deve voltar a atuar no Pacaembu somente no dia 10 de novembro, contra o Fluminense, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os confrontos contra Bahia e Atlético-PR, pelo Brasileirão, serão disputados no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim. Ainda não há definição sobre os destinos contra Criciúma e Santos, e em eventuais próximas fases da Copa do Brasil.

A tendência é que a diretoria aguarde os jogos em Mogi para verificar a eficiência da logística na cidade. Caso agrade, o Timão pode adotar o estádio local como sua casa durante o período de punição. A Arena da Fonte, em Araraquara, também é vista como uma alternativa atraente, já que o Corinthians já jogou lá e a moderna estrutura agradou à diretoria.

– Não existe ninguém mais cotado. Araraquara é uma opção, e Mogi também. Existem outras cidades, tudo pode acontecer. Estamos recebendo muitas propostas. Quero fazer primeiro os dois jogos, para depois pensar nisso – completou Roberto de Andrade.

A "saga" do Corinthians em Mogi Mirim começa na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, contra o Bahia. Há sete jogos sem vencer, o Timão volta a campo no domingo, às 16h (horário de Brasília), contra a Portuguesa, em Campo Grande.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/09/punicao-irrita-diretor-do-corinthians-com-outros-e-mao-de-pena.html

Luan não liga de ser coringa do Galo: ‘Tudo para estar entre os 11 titulares’

Atacante do Atlético-MG é um dos destaques no empate contra o Criciúma

Por Belo Horizonte


Lateral, volante, meia, atacante, ala. O elétrico Luan já cumpriu as mais diversas funções dentro do Atlético-MG, durante a temporada. A versatilidade do jogador, identificada pelo técnico Cuca, não incomoda o atleta, que acredita que o importante é estar entre os 11 titulares e ajudar o time alvinegro na conquista dos títulos. Luan teve boa atuação e marcou o único gol no empate em 1 a 1 com o Criciúma, nessa quarta-feira, em partida adiantada da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro (veja o lance do gol no vídeo acima).

Luan explicou que procura sempre atender aos pedidos de Cuca, seja em que posição for. O jogador admitiu que, às vezes, não consegue render tão bem em alguns jogos, quando é improvisado, mas disse que o principal objetivo é ajudar o Atlético-MG.

- Às vezes, Cuca me pede para jogar de ala, de volante, de lateral, e eu faço. Tenho característica de jogar também nessas posições. Em vários jogos, consigo cumprir bem com aquilo que é pedido. Em outros, um pouco menos. Mas o que importa é dar conta da posição e ajudar o Galo, que é meu principal intuito.

Luan; Atlético-MG; Cidade do Galo; treino (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Luan quer um lugar entre os 11 titulares no Mundial de Clubes (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

Para Luan, a briga pela busca da titularidade é normal. Ele afirmou que, quando foi contratado, o Galo já tinha um grupo muito qualificado, com grandes jogadores. Agora, quer retomar o período vitorioso do primeiro semestre, quando conquistou o Campeonato Mineiro e a Taça Libertadores. Tudo para cavar uma vaga entre os 11 principais que disputarão o Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos.

- O Atlético-MG já tinha grandes jogadores e ainda segue com os reforços. A disputa é saudável. Lógico, trabalho muito e procuro fazer de tudo para estar entre os titulares, mas o Cuca sabe bem o que faz. Importante é a equipe vencer e conquistar os títulos, como no primeiro semestre.

O jogador atuou contra o Tigre na vaga de Ronaldinho Gaúcho, que foi poupado por cansaço muscular. Contra o Santos, R10 retornará, mas Luan poderá continuar como titular, já que Cuca tem promovido um rodízio de jogadores para evitar a fadiga muscular. Fernandinho pode ser poupado.

O Atlético-MG receberá o Santos, neste domingo, no Independência, às 18h30m (de Brasília), pela 24ª rodada do Brasileirão.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/09/luan-nao-liga-de-ser-coringa-do-galo-tudo-para-estar-entre-os-11-titulares.html

Aniversariante, Hyuri revela trabalho psicológico para enfrentar o Fla

Jogador do Bota completa 22 anos de idade nesta quinta-feira e promete comemoração contida com a família. Clássico de quarta foi o seu primeiro

Por Rio de Janeiro


Hyuri treino Botafogo (Foto: Marcio Mercante / Agência Estado)Hyuri deve ser titular do Botafogo contra a Ponte (Foto: Marcio Mercante / Agência Estado)

A ascensão de Hyuri no Botafogo aconteceu de forma meteórica. De aposta, ao ser contratado do Audax há pouco mais de um mês, ele se transformou em peça importante do grupo e sempre candidato a uma vaga de titular no time, como aconteceu contra o Flamengo, quarta-feira, no Maracanã, quando colaborou dando o passe para o gol de Edílson.

Nesta quinta-feira, um dia depois de seu primeiro clássico pelo Botafogo, Hyuri completou 22 anos de idade. Consciente da importância do jogo, ele revelou ter passado por um trabalho psicológico especial para o confronto com o Flamengo.

- Por ser meu primeiro clássico pelo Botafogo, teve esse trabalho com o psicólogo. Esqueci a torcida no segundo tempo e consegui ajudar mais o time - comentou Hyuri, que havia feito um gol na vitória por 2 a 1 do Audax sobre o Flamengo, pelo Campeonato Carioca.

Preocupado em manter a concentração para a sequência do Campeonato Brasileiro, Hyuri não planejou festa. Seus familiares foram ao jogo na quarta-feira e haverá apenas um jantar para a data não passar em branco. Depois, as atenções se voltarão para a Ponte Preta, sábado, no Maracanã, quando deve ser titular novamente.

- Não vejo necessidade de comemorar meu aniversário em uma situação dessa. Temos um ritmo pesado e preciso descansar. Seria melhor que fosse depois do dia 8 de dezembro, nas férias - disse Hyuri.

Seu trabalho no clube vem sendo reconhecido pelos torcedores e dirigentes. A compra de 60% de seus direitos econômicos já está acertada por R$ 1 milhão. Seu contrato atual é de empréstimo e termina em maio do ano que vem.

- Venho buscando fazer meu trabalho para o time. Não estou me vendo na parte individual. Marquei bastante contra o Flamengo e isso não influencia no meu pensamento. Sei que estou ajudando o time e a parte individual é consequência disso - comentou o jovem.

Hyuri deve seguir na vaga de Elias, que ainda se recupera de um cansaço muscular na perna esquerda. Além disso, o time contará com a volta do zagueiro Bolívar, que cumpriu suspensão na Copa do Brasil.

]FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/09/aniversariante-hyuri-revela-trabalho-psicologico-para-enfrentar-o-fla.html

Bruno Mendes pode reaparecer entre os relacionados do Botafogo

Atacante deve ser convocado pelo técnico Oswaldo de Oliveira para o jogo com a Ponte Preta, sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro

Por Rio de Janeiro


Bruno Mendes botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / Divulgação)Bruno Mendes deve ficar ao menos no banco diante da Ponte (Foto: Satiro Sodré / Divulgação)

Quase um ano depois de fazer sua estreia com a camisa do Botafogo, na derrota por 2 a 0 para o Bahia, em Salvador, no dia 30 de setembro, Bruno Mendes está perto de ver seu calvário chegar ao fim. Com a necessidade de superar problemas que vão da questão técnica, passando pela judicial até uma verruga na sola do pé esquerdo, ele deve voltar a ser relacionado para um jogo no sábado, contra a Ponte Preta, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Depois de um início arrebatador, ele teve uma queda vertiginosa de rendimento no começo do ano, perdeu espaço e não é relacionado para um jogo desde a vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, no dia 9 de junho. Seu último jogo aconteceu no dia 6 de junho, quando entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Bahia. Já com relação a gols, não marca desde a vitória por 1 a 0 sobre o Volta Redonda, no dia 21 de abril.

- Tive o cuidado, inclusive, de me informar mais. Tenho gostado muito dele nos treinamentos e está chegando a hora dele, primavera-verão. Época dos golzinhos dele. Está tudo se encaminhando para contra a Ponte Preta pelo menos ir para a reserva conosco - comentou Oswaldo.

Bruno Mendes vem travando na Justiça uma batalha com o grupo de investidores HAZ, que o adquiriu do Guarani e o vinculou ao Macaé para depois emprestá-lo ao Botafogo até o fim deste ano. Ele alega não ter recebido o valor devido pela negociação e pede a rescisão de seu contrato com o Macaé.

Em campo, além da fase técnica, que o levou a perder espaço para Rafael Marques, principalmente, Bruno Mendes ainda precisou ser submetido a uma cirurgia para a retirada de uma verruga do pé esquerdo. Levou tempo para voltar a campo e vem evoluindo a cada jogo-treino.

A seu favor nesse jogo contra a Ponte Preta ainda há o problema de Elias. O jogador está com cansaço muscular na coxa esquerda e só deve ficar à disposição novamente para o clássico com o Fluminense na quarta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/09/bruno-mendes-pode-reaparecer-entre-os-relacionados-do-botafogo.html

Com Bolívar, reservas do Botafogo fazem coletivo no Engenhão

Depois de cumprir suspensão contra o Fla, pela Copa do Brasil, zagueiro volta ao time no confronto com a Ponte Preta, sábado, pelo Brasileiro

Por Rio de Janeiro


Jefferson e Bolívar treino Botafogo (Foto: Thales Soares)Bolívar (esquerda) participa de treino e conversa  com goleiro Jefferson (Foto: Thales Soares)

Depois do empate em 1 a 1 com o Flamengo, quarta-feira, pela Copa do Brasil, o Botafogo volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O time entra em campo sábado para enfrentar a Ponte Preta, no Maracanã, às 21h, para se manter na segunda colocação na competição e na perseguição ao líder Cruzeiro, que tem oito pontos de vantagem.

Nesta quinta-feira, os jogadores que iniciaram o jogo com o Flamengo ficaram apenas na academia. Depois de cumprir suspensão na Copa do Brasil, o zagueiro Bolívar volta ao time contra a Ponte Preta. Ele participou do coletivo que contou com a participação de reservas e juniores.

Em recuperação de uma fratura no tornozelo esquerdo, o lateral-direito Lucas correu em volta do campo, calçando chuteiras, demonstrando uma boa recuperação. O volante Renato, que sofreu uma lesão na coxa esquerda, também trabalhou no gramado.

Para o jogo com a Ponte Preta, o único desfalque no time titular que vinha sendo utilizado deve ser o atacante Elias. Ele está com um cansaço muscular na coxa esquerda e será novamente substituído por Hyuri.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/09/com-bolivar-reservas-do-botafogo-fazem-coletivo-no-engenhao.html

CBF antecipa início dos treinos da Copa em dois dias: 26 de maio

Seleção fará preparação na Granja Comary, em Teresópolis. Equipe de Felipão estreia no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo

Por Rio de Janeiro


O coordenador técnico da Seleção, Carlos Alberto Parreira, revelou que a CBF antecipou em dois dias a data de apresentação dos jogadores para a Copa do Mundo de 2014: os treinos começarão em 26 de maio do ano que vem, na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

- Em vez de 28, a preparação para a Copa do Mundo começa em 26 de maio. Fizemos uma consulta à Fifa e soubemos que podemos utilizar os jogadores a partir de 26. E vamos utilizar - disse Parreira.

Já com uma base definida para a Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari confirmou recentemente Julio César como presença certa no Mundial e disse ter praticamente 18 nomes bem encaminhados. Sofrendo com uma série de problemas médicos no elenco, o técnico tem sido obrigado a fazer novos testes. E não acredita que isso atrapalhe.

- A base está sendo mantida. Tenho trocado um ou outro em determinado momento, três ou quatro por convocação. Mas a ideia, a espinha dorsal, está sendo a mesma. Não me preocupo (com o entrosamento). Não tenho que me preocupar com o futuro. Vamos ter 18 dias para treinar para Copa – avaliou o treinador.

A Seleção usará o centro de treinamento em Teresópolis como base durante o Mundial. Para receber os jogadores, a Granja Comary está em obras para modernização. Na primeira fase, o time de Luiz Felipe Scolari entrará em campo nos dias 12 (Arena Corinthians, em São Paulo), 17 (Castelão, em Fortaleza) e 23 (Estádio Mané Garrincha, em Brasília).

Os rivais só serão conhecidos em 6 de dezembro, quando a Fifa organizará o sorteio na Costa do Sauípe, na Bahia. Como país-sede, o Brasil é o único classificado que já sabe as datas dos jogos da primeira fase.

Até o momento, dez seleções estão com vagas garantidas no Mundial: Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Itália, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália. Em outubro, a Seleção fará dois amistosos: contra os sul-coreanos, dia 12, em Seul, e contra a Zâmbia, dia 15, em Pequim, na China.

Obras Granja Comary (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Granja Comary está em obras para receber a Seleção durante a Copa de 2014 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

FONTE:

Scocco diz à imprensa argentina que Brasil dá menos importância à tática

Atacante fala a veículo de seu país sobre a adaptação ao Inter e elenca diferenças de cultura, como o tempo de concentração

Por Porto Alegre


Scocco e Alex treinam no CT do Parque Gigante (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)Scocco ainda busca adaptação ao futebol brasileiro (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)

Contratado com grande alarde e repleto de expectativas, Ignacio Scocco ainda não conseguiu engrenar no Inter. O próprio admite que passa hoje por um processo de adaptação ao futebol brasileiro. Em entrevista à emissora de rádio argentina La Tres, o atacante disse que estava pouco acostumado a uma maratona tão intensa de jogos e detectou algumas diferenças entre Brasil e Argentina, entre elas a parte tática.

- Estou tentando me adaptar à forma de jogo, treinamentos e quantidade de jogos. É diferente da Argentina. No Brasil, não se dá tanta importância à parte tática e, sim, ao jogo, para atacar. É mais liberal. E vim para o Brasil para isto: crescer como jogador e como pessoa - explica.

Dono de quatro gols em 14 jogos, Scocco ainda pondera que, no Brasil, o tempo de lazer é menor aos jogadores:
- É lindo jogar, mas deixei de ter tempo para fazer outras coisas fora futebol.
A gente fica muito concentrado e é difícil. Faz dois meses que cheguei e só tive uma semana inteira para ficar com a família. Joguei há pouco tempo quatro partidas numa semana. Nunca havia vivido isso.

Ao falar para a imprensa argentina, seria inevitável a pergunta sobre uma eventual volta ao Newell's Old Boys, clube no qual se destacou no primeiro semestre, como um dos artilheiros da Libertadores. Scocco quer, sim, voltar. Mas mais adiante. Quem sabe para se aposentar.

- Eu não sei em quanto tempo, mas sei que vou voltar e por isso não se desesperem. Eu quero me aposentar no Newell - avisa.

Enquanto isso, seu presente é o Inter. Deve começar no banco o jogo desta quinta, a partir das 21h, contra o Atlético-PR, na abertura das quartas de final da Copa do Brasil.

Zé Roberto 'se retrata' após revelar sondagens e garante: 'Estou feliz aqui'

Meia nega insatisfação com reserva no time de Renato Gaúcho e fala até em encerrar a carreira no clube gaúcho

Por Porto Alegre


Zé Roberto até tentou falar do empate com o Corinthians e definiu o 0 a 0 como ‘resultado positivo’ para avançar à semifinal da Copa do Brasil. Porém, as perguntas, no retorno do Grêmio a Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira, se concentraram sobre a suposta insatisfação dele com a reserva no time de Renato Gaúcho. O meia garantiu estar feliz e que a prioridade é permanecer no Tricolor. Até ganhou apoio da torcida ao chegar ao Olímpico.

Zé Roberto concede entrevista na chegada do Grêmio a Porto Alegre (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)Zé Roberto concede entrevista na chegada do Grêmio a Porto Alegre (Foto: Hector Werlang)

Após a partida da noite de quarta-feira, na qual permaneceu no banco pela segunda vez consecutiva, o camisa 10 revelou estar descontente com o atual momento. Disse ainda ter recebido sondagens de outros clubes e citou o São Paulo com um dos interessados. No desembarque no Aeroporto Salgado Filho, adotou o seguinte discurso:

- Estou muito feliz aqui. Vi algumas notícias e até quero me retratar. Não falei nada de estar insatisfeito, não sei de onde saiu essa conversa. Só respondi algumas perguntas e, talvez, possam ter me interpretado de forma errada. A sondagem do São Paulo ocorreu em 2006. Isso a gente não tem que esconder. Desde o meu retorno ao Brasil (em 2012), tive várias propostas. Optei em jogar no Grêmio e fiz a escolha certa. A prioridade é do Grêmio. Desde que cheguei aqui vivi bons momentos e espero ter continuidade.

O contrato do meia termina em 31 de dezembro. Uma cláusula define as bases de renovação em caso de classificação à Libertadores. O que não estava nos planos era a suplência. Desde a recuperação de lesão na coxa direita, em 31 de agosto, o atleta perdeu espaço.

- Entendo que sou reserva por opção hoje do nosso treinador. O time vive bom momento. Tem vantagem na Copa do Brasil e está no G-4 do Brasileirão. Tem que respeitar. Não sei que insatisfação é essa que estão falando. Meu ciclo no Grêmio é meu contrato, que vai até o final do ano, com possiblidade de renovação com o Grêmio conquistando vaga na Libertadores. O ciclo só acaba quando termina. Posso dizer hoje que há chance até de encerrar a carreira no Grêmio - analisou.

É o que, ao menos, parte da torcida deseja. Ao chegar no Olímpico, o meia ouviu o grito de um gremista que aguardava a delegação:

- Fica, Zé, não vai embora!

Os jogadores reservas treinam na tarde desta quinta-feira. Os titulares farão apenas trabalhos de recuperação. A próxima partida, na retomada do Brasileirão, é diante do São Paulo, domingo, no Morumbi.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/09/ze-roberto-se-retrata-apos-revelar-sondagens-e-garante-estou-feliz-aqui.html

Atuações: Maikon Leite apronta na Vila, mas Cícero salva o Peixe

Ex-jogador do Santos é o grande destaque do Náutico, enquanto o time da casa erra muitos passes e não mostra inspiração no meio de campo

Por Santos, SP


Header SANTOS (Foto: Infoesporte)
ARANHA - GOLEIRO
Não foi tão exigido durante o duelo e não teve culpa nenhuma no gol marcado por Maikon Leite.
Nota: 6,0

CICINHO - LATERAL-DIREITO
Movimentou-se bastante pelo campo. Apareceu no ataque e ajudou até no meio de campo. Porém, o Náutico aproveitou o espaço deixado por ele na defesa.
Nota: 6,0

EDU DRACENA - ZAGUEIRO
Errou um passe perigoso no começo do jogo, mas depois retomou a tranquilidade e não falhou mais.
Nota: 5,5

GUSTAVO HENRIQUE - ZAGUEIRO
O garoto teve que trabalhar no sufoco em algumas situações e não comprometeu. Porém, não passou tanta segurança desta vez.
Nota: 5,5

MENA - LATERAL-ESQUERDO
Não teve sucesso nas vezes em que subiu ao ataque, com cruzamentos fracos. Na defesa, também não conseguiu manter o bom nível das últimas partidas e foi vencido por Maikon Leite no gol do Timbu.
Nota: 4,5

RENÊ JÚNIOR – VOLANTE
Errou muitos passes em locais perigosos, o que irritou parte da torcida presente na Vila Belmiro.
Nota: 4,5


LÉO CITTADINI - MEIA
Entrou no lugar de Renê Júnior. Ainda é só um garoto, mas movimentou-se e procurou criar lances de gols para os atacantes.
Nota: 5,0

ALISON – VOLANTE
Também não estava em uma noite inspirada. Correu bastante, mas deixou espaço para o time pernambucano criar.
Nota: 5,0

CÍCERO - MEIA
Vinha bem enquanto Montillo estava em campo. Depois, ficou sobrecarregado na armação e não conseguiu armar as jogadas que o time precisava. No final, porém, marcou o gol de empate do Peixe, em cobrança de falta com categoria.
Nota: 6,5

MONTILLO - MEIA
O argentino vinha sendo o homem da bola parada e tentando organizar jogadas de ataque, mas saiu aos 32 do primeiro tempo com dores na coxa esquerda.
Nota: 6,0


LEANDRINHO - MEIA
Não aproveitou a chance dada pelo técnico Claudinei Oliveira, que confia no seu futebol. Faltou participação para ser um bom substituto de Montillo.
Nota: 5,0



WILLIAN JOSÉ - ATACANTE
Após balançar as redes em dois jogos consecutivos, desta vez o atacante não aproveitou a oportunidade. Teve poucas chances, é verdade.
Nota: 5,5

GIVA - ATACANTE
Desperdiçou as duas principais chances do Santos no primeiro tempo, com um chute para fora e outro em cima do goleiro. Na etapa final, perdeu mais uma chance e foi substituído.
Nota: 4,5

GABRIEL - ATACANTE
Entrou com vontade na vaga de Giva, mas pegou pouco na bola.
Nota: 5,0


Header NAUTICO (Foto: Infoesporte)
GIDEÃO - GOLEIRO
O goleiro do Timbu fez boas defesas, inclusive em um chute à queima-roupa de Giva e evitou que o Santos abrisse o placar no primeiro tempo. Não teve culpa no gol.
Nota: 6,0

MARANHÃO - LATERAL-DIREITO
O ex-santista se lançou ao ataque em alguns momentos do jogo, mas o Náutico usava mais o outro lado para avançar. Na defesa, deixou espaços.
Nota: 5,0

JOÃO FILIPE - ZAGUEIRO
Jogou com seriedade. Ganhou bolas importantes  e afastou lances perigosos na zaga do Náutico.
Nota: 6,0

LEANDRO AMARO - ZAGUEIRO
Não apareceu tanto como o companheiro, mas não comprometeu também. Se envolveu na falta polêmica que gerou o gol do Santos.
Nota: 5,0

LUIZ EDUARDO - LATERAL-ESQUERDO
Teve trabalho com as subidas de Cicinho. Por outro lado, fez boas jogadas com Rogério pelo lado esquerdo do ataque.
Nota: 5,5


DADÁ - VOLANTE
Entrou no lugar de Luiz Eduardo para fechar o lado esquerdo da defesa e marcou bem os garotos santistas.
Nota: 6,0

ELICARLOS - VOLANTE
Bastante movimentação e pegada no meio de campo. Não deixou os meias santistas pensaram muito as jogadas.
Nota: 6,0

MARTINEZ - VOLANTE
Além de marcar, ajudou na armação em alguns momentos, já que o time contava apenas com um meia.
Nota: 6,0

DERLEY - VOLANTE
Também jogou com firmeza nos desarmes e deu a assistência para o gol de Maikon Leite. Porém, fez muitas faltas.
Nota: 5,5

TIAGO REAL - MEIA
Poderia ter se apresentado mais para o jogo, já que era o principal responsável pela criação no meio de campo dos pernambucanos.
Nota: 5,0

ROGÉRIO - ATACANTE
Apareceu bem do lado esquerdo do ataque, participando das jogadas. No entanto, faltou mais qualidade nas finalizações. No segundo tempo, perdeu uma chance incrível.
Nota: 5,0


HUGO - ATACANTE
Entrou aos 28 minutos da etapa final no lugar de Rogério, mas participou muito pouco, mesmo tendo campo para jogar com os espaços deixados pelo Santos. Foi uma peça nula e sobrecarregou Maikon Leite.
Nota: 5,0

MAIKON LEITE - ATACANTE
No primeiro tempo, muita velocidade e pouca objetividade. Depois do intervalo, foi mais incisivo e deu bastante trabalho para a defesa santista. Tanto que marcou o gol do Náutico.
Nota: 6,5


OLIVEIRA - ATACANTE
Substituiu Maikon Leite e ficou poucos minutos em campo.
Sem nota


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/atuacoes-maikon-leite-apronta-na-vila-mas-cicero-salva-o-peixe-da-derrota.html

Com gols no fim, Santos e Náutico empatam jogo remarcado na Vila

Peixe perde Montillo no primeiro tempo, vê Maikon Leite abrir o placar aos 37 da etapa final e chega ao empate com um gol de falta de Cícero

 A CRÔNICA
por Flávio Meireles

Era para ser uma noite de festa, mas o que se viu foi outra coisa nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Em jogo atrasado da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, Santos e o lanterna Náutico empataram por 1 a 1. O resultado frustrou os paulistas, que sonhavam com uma vitória para se aproximar do G-4.
Sob os protestos da torcida, o Santos, que perdeu Montillo no primeiro tempo, saiu perdendo aos 37 minutos do segundo tempo, com um gol de um ex-jogador seu: Maikon Leite. O empate veio dois minutos depois, com Cícero, em cobrança de falta.

Com o resultado, o Santos chegou a 33 pontos e subiu para a sexta colocação. O Alvinegro volta a campo no próximo domingo, contra o Atlético-MG, no Independência. Já o Náutico, cada vez mais próximo da queda, encara o Coritiba, no sábado, na Arena Pernambuco. Os dois jogos são válidos pela 24ª rodada do Brasileirão.

Montillo e Derlei Santos x Náutico (Foto: Mauricio de Souza / Ag. Estado)Montillo, que saiu no primeiro tempo, disputa bola com Derley (Foto: Mauricio de Souza / Ag. Estado)

Primeiro tempo fraco e com Montillo machucado

O Santos entrou em campo já pensando na Taça Libertadores do ano que vem. Com Renê Júnior e Giva nas vagas de Arouca e Thiago Ribeiro, o time quase fez a alegria da pequena torcida que compareceu à Vila Belmiro aos três minutos, após uma bela trama ofensiva: Montillo tocou, Cícero fez o corta-luz, Willian José serviu, e Giva bateu por cima do gol, tirando o "uuuhhh" dos torcedores.


O grito de "uuuhhh" quase se transformou em "goool" aos 15, quando Gideão fez um milagre. Cícero fez grande jogada pela direita e bateu cruzado, o goleiro do Timbu rebateu e, no rebote, Giva chutou para mais uma grande defesa do goleiro pernambucano.

No Náutico, o principal jogador foi Rogério, que foi muito acionado pelo setor esquerdo de ataque, deu trabalho para Cicinho e Edu Dracena e ainda arriscou três chutes a gol.

Aos poucos, o apoio do torcedor santista virou bronca. A situação do Alvinegro ficou ainda mais complicada aos 32 minutos, quando Montillo deixou o campo machucado e deu lugar a Leandrinho. Depois disso, o Peixe pouco criou. Pior: começou a errar muitos passes bobos. E foi para os vestiários sob vaias e protestos de sua torcida.

Um gol de cada lado

A conversa no vestiário parece ter surtido efeito para os jogadores santistas. Logo aos 25 segundos da etapa final, Leandrinho tabelou com Giva, que rolou de calcanhar para Willian José bater forte por cima do gol. Alvinegro melhor em campo? Nada disso! Quatro minutos depois, o Inacreditável FC entrou em campo: Maikon Leite avançou pela direita e cruzou na medida para Rogério, que, com o gol vazio à sua frente, chutou por cima da trave e desperdiçou grande chance para o Náutico.

Mesmo com a torcida novamente ao seu lado, o Santos só voltou a assustar aos 20 minutos, com Cícero, em cobrança de falta que beliscou o travessão. Cinco minutos depois, a bola voltou a beliscar a trave, mas em ataque do Náutico e chute de Maikon Leite.

Ex-jogador do Peixe, Maikon Leite reapareceu aos 37 minutos, dessa vez sem dar chances à defesa alvinegra: dentro da área, o camisa 11 deu um tapa consciente na bola e mandou no canto direito de Aranha para abrir o placar.

Sob os gritos de "time sem vergonha", o Santos buscou o empate dois minutos depois. Em falta muito contestada pelo Náutico, Cícero empatou. No lance, William José e Leandro Amaro se enroscam, e o pé do santista chega a atingir o jogador do Timbu. Para o árbitro, porém, a falta foi a favor do Peixe, gerando reclamação. O artilheiro santista no ano bateu colocado e venceu Gideão, diminuindo em parte a bronca da torcida, que, no entanto, voltou para casa sem a vitória.
   

FONTE:

Cuca lamenta pontos perdidos em Criciúma e diz que expulsão foi justa

Treinador do Atlético-MG fala sobre os gols perdidos no final da partida e afirma que o planejamento era conquista três pontos

Por Criciúma, SC


No planejamento do técnico Cuca, os três pontos eram esperados na partida contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, nesta quarta-feira. Entretanto, devido às circunstâncias da partida em que o Atlético-MG atuou, com um jogador a menos em boa parte da segunda etapa, o ponto levado para Belo Horizonte ficou de bom tamanho (veja os melhores momentos do jogo no vídeo ao lado). O treinador também não criticou a expulsão do goleiro Victor, achando-a justa.

Cuca considerou que o Alvinegro foi superior antes de perder o goleiro Victor, expulso aos oito minutos do segundo tempo. Mas avaliou que, quando João Vitor também levou o vermelho pelo Criciúma, o Atlético-MG voltou a dominar a partida e teve chances de sair com a vitória.

- O Victor foi expulso no começo, e o Criciúma se adiantou, laterais na frente, nos defendemos um pouco mais, fizemos umas trocas para equilibrar o time. O jogo teve bom, teve ruim quando perdemos o Victor e teve bom de volta depois que eles perderam um. Lamentamos os pontos perdidos, mas foi difícil, jogo de contato e um jogador a menos. Pelo menos se leva um empate.

O Atlético-MG chegou aos 32 pontos, mas tinha o planejamento de conseguir a vitória para se aproximar dos primeiros colocados. O time alvinegro está na oitava colocação. Para Cuca, o resultado poderia ter sido melhor, caso a equipe tivesse aproveitado duas chances criadas no final da partida.

- No final, a gente perdeu duas chances que poderiam ter nos dado a vitória.
O treinador ainda isentou a arbitragem no lance da expulsão de Victor, que colocou a mão na bola na saída da grande área para evitar o avanço de Lins. Para Cuca, o cartão vermelho ao camisa 1 foi merecido.

- Acertou o juiz. O Victor não errou. Tínhamos a bola na lateral esquerda e o bola foi no peito do Criciúma, lançou em profundidade, e o Victor saiu para tirar com o pé, mas o Lins deu um toquinho. Acertou o juiz de expulsar, era o último homem e o goleiro pôs a mão na bola.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/09/cuca-lamenta-pontos-perdidos-em-criciuma-e-diz-que-expulsao-foi-justa.html

Argel Fucks defende Amaral e pede à torcida um ‘pouquinho de paciência’

Treinador do Criciúma fica satisfeito com a atuação do volante que volta a jogar depois de quatro jogos e vaias de torcedores

Por Criciúma, SC


Amaral volante Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Amaral ganha a confiança de Argel para ser 'cão de guarda' no Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)

Depois de quatro jogos sem entrar em campo pelo Criciúma, Amaral voltou e com a aprovação do novo treinador, Argel Fucks. Criticado e vaiado pela torcida na derrota para o Botafogo, o volante não entrou em ação nas partidas seguintes, preservado pela comissão técnica então capitaneada por Sílvio Criciúma. Com o novo técnico, o jogador não apenas ganhou a titularidade, mas também aprovação para ser titular nos próximos jogos.

Argel ficou satisfeito a atuação do atleta diante do Atlético-MG – que recebeu nota 5,5 pela performance no Troféu Armando Nogueira.

- Gostei muito do Amaral. Acho que ele deu aquela consistência e proteção para os dois jogadores da zaga. Ele errou um passe no primeiro tempo, pelo que me lembro. Não me recordo que tenha errado algum no segundo. A gente não quer que o Amaral arme nosso time. Quem tem que armar é o Morais, o Daniel Carvalho. O que pedi para ele fazer, fez e muito bem. Ele rouba e entrega (para um companheiro) – disse o treinador do Tigre.


Na partida no Heriberto Hülse o jogador efetuou apenas uma roubada de bola. Junto com Marlon, Amaral foi o atleta que mais errou passes no Criciúma, com cinco falhas no quesito cada um (o ‘campeão’ do jogo foi o lateral atleticano Marcos Rocha, com 10). O técnico do Tigre pediu tolerância do torcedor para com o volante e demonstrou que pretende continuar a contar com ele para os próximos confrontos no Campeonato Brasileiro.

- Espero que o torcedor tenha um pouquinho de paciência, até porque não pode esperar do Amaral um volante moderno, que dá passe de 50 metros e vira uma bola, bota alguém na cara do gol. Não é esta a função. Dentro da função tática que jogamos, quem faz isso é o Leandro Brasília, o Serginho, que vai voltar, o Elton, que vai voltar, o João Vitor, os dois meias que têm que dar esta qualidade e o Ivo, quando tiver bom. O Amaral e o Henik são dois volantes que vão dar proteção. Os grandes times campeões sempre tiveram um volante de contenção e que deram proteção aos dois zagueiros. Gostei muito da entrada do Amaral, cumpriu sua obrigação, fez o que pedi e é um jogador que tenho uma confiança muito grande.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/09/argel-defende-amaral-e-pede-torcida-pouquinho-de-paciencia.html

Atlético-MG ataca e suporta pressão em empate com o Criciúma por 1 a 1

Na estreia de Argel Fucks, time catarinense volta a pontuar após três rodadas diante do Galo sem Ronaldinho Gaúcho; Luan e Lins marcaram

 A CRÔNICA
por João Lucas Cardoso

O Atlético-MG atacou enquanto pôde, se defendeu quando precisou e segurou o Criciúma, que segue sem vencer em casa - há mais de um mês o Tigre não faz a alegria do Heriberto Hülse. Nesta quarta-feira, a maioria dos 9.740 torcedores no estádio teve que se contentar com o empate por 1 a 1 na noite desta quarta-feira, em partida adiantada da 25ª rodada. O time catarinense, ao menos, rompeu a sequência de três partidas com derrota diante de sua torcida.

O Galo forte do primeiro tempo, com Luan na vaga do poupado Ronaldinho, deu lugar a um time que segurou enquanto esteve com um a menos, com a expulsão do goleiro Vitor. O placar do jogo também foi o de cartões vermelhos, com João Vitor mandado para a rua no fim da partida.

No domingo, ambos voltam a campo, pela 24ª rodada, mas em horários distintos. Agora com 25 pontos, mas ainda na zona de rebaixamento, o Tigre vai ao Rio de Janeiro encontrar o Flamengo no Maracanã, às 16h. O Galo,  às 18h30m, de volta a Belo Horizonte, recebe o Santos. O time de Minas Gerais chega aos 32 pontos e segue na mesma oitava colocação.

Daniel Carvalho e Pierre Criciúma e Atlético-mg (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)Criciúma e Atlético-MG, em Santa Catarina, pela 25ª rodada (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)

Galo cisca e faz, Tigre vai na garra
O visitante, logo de início, tentava se sentir em casa no Heriberto Hülse. O Atlético-MG tocava a bola e arriscava alguns chutes, mas sem incomodar a meta adversária. O Criciúma buscava abrir espaço pelas laterais com toques curtos, mas sem velocidade – para evitar o contragolpe. Ainda que o Tigre se esforçasse para manter o confronto de igual para igual, o lateral Tony impedia: demontrava tanto nervosismo, que passou perto de fazer dois gols contras. Os volantes Leandro Brasília e Amaral pareciam desentrosados. A prova foi o arremate de Luan, que flutuava pela intermediária tricolor livre. E foi dele a primeira finalização incisiva no primeiro tempo, em tiro de fora da área. Em seguida, sem a sua participação, Jô obrigou Helton Leite a fazer a defesa mais importante dos primeiros 45 minutos.

O time anfitrião, porém, respondeu logo em seguida, no 20º minuto, com a cabeçada de Daniel Carvalho que encobriu o goleiro Victor e só encontrou defesa na trave. Não entrou. O Galo mineiro continuou explodando as deficiências que o adversário tinha e ciscou até construir o gol de abertura de placar. Diante da liberdade que encontrava, tinha tudo para que fosse de Luan, do jeito que foi. Nas costas de Tony, Júnior Cesar desceu até o fundo e botou no segundo poste para o substituto de Ronaldinho Gaúcho colocar dentro, de cabeça: 1 a 0 para o visitante, aos 41. Na superação e cheio de vontade, o Tigre devolveu, logo no minuto seguinte: Wellington Paulista não acertou o golpe de caratê para fazer a bola entrar. Bruce Lins, como é conhecido o camisa 7 do Carvoeiro, contudo, fez o malabarismo dar certo. Victor quase segurou, mas a redonda cruzou a linha. Tudo igual ao final da etapa inicial.

Novo empate, mas em expulsões

A tendência era de que o segundo tempo fosse na mesma batida, com o Galo forte e com mais posse de bola. Mas o jogo ficaria diferente logo aos oito minutos, quando Lins saiu em disparada ao gol e Victor saiu da área para tocar a mão na bola e evitar. Pablo dos Santos Alves aplicou a regra e expulsou o goleiro atleticano. Para colocar Giovanni sob os paus, o ataque foi sacrificado, com a saída de Tardelli, e não teria a mesma potência de até então. O Criciúma quis aproveitar a superioridade no número de jogadores com a saída de Leandro Brasília e a entrada do meia Morais. Substituições feitas, o Tigre ficou mais à vontade no seu Heriberto Hülse, com a esperança renovada da maioria dos 9.740 torcedores.

Não houve a supremacia presumida de haver um homem a mais. As Torres Gêmeas do Galo – Leaonardo Silva e Réver – suportavam as tentativas do time da casa, centralizadas em jogadas laterais, por cima ou por baixo. Então Argel Fucks tirou Daniel Carvalho e colocou o atacante Fabinho. Aí sim começaria a pressão tricolor e a defesa atleticana colocada à prova casa vez mais.

No entanto, o fator que dava força ao Tigre foi por terra aos 34, quando João Vitor foi expulso por uma cotovelada em um adversário - segundo amarelo. O tempo de jogo, o placar e as condições pareciam um convite para não mexer no placar, ainda que os times tentassem não ficar no empate. E assim foi. Um 1 a 1 que não tira os catarinenses da zona de rebaixamento e nem faz mal ao Atlético-MG, que ainda busca a melhor campanha no returno.


FONTE:

Fla volta à carga por Valdivia, mas Verdão não o libera facilmente

Flamengo retoma contato por chileno e conversa com presidente Paulo Nobre, mas Palmeiras fala em negociação difícil, apesar de não descartá-la

Por São Paulo


Valdivia treino Palmeiras (Foto: Marcelo Hazan)Valdivia volta a ficar na mira do Flamengo (Foto: Marcelo Hazan)

O Flamengo voltou à carga para ter Valdivia, do Palmeiras. Depois de iniciar conversas em agosto, durante o sorteio da Copa do Brasil, no Rio de Janeiro, entre o vice-presidente de futebol carioca, Wallim Vasconcelos, e o diretor-executivo alviverde, José Carlos Brunoro, o contato agora foi direto com o presidente Paulo Nobre. Apesar do desejo antigo do Rubro-Negro de ter um meia, o Verdão considera a negociação difícil.

O discurso palmeirense é de que nenhum jogador é inegociável, mas a transferência está longe de ser uma operação fácil. Recuperado das seguidas lesões, Valdivia tem atuado com frequência e voltou a ser convocado pela seleção do Chile. Por isso, o jogador está mais valorizado.

Além disso, o Verdão descarta uma negociação por empréstimo. Após investir 6 milhões de euros (R$ 13,7 milhões na cotação da época) em 2010 para comprá-lo do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, a intenção é ao menos recuperar esse dinheiro, já que o Mago tem contrato até 17 de agosto de 2015.

No Flamengo, a busca por um meia é antiga, mesmo após a contratação de Carlos Eduardo, reforço que ainda não correspondeu o esperado. Mas na primeira tentativa recente por Valdivia, o clube carioca recuou justamente por não ter condições financeiras. Esse foi também o motivo pela desistência em 2005, quando o Mago atuava pelo Colo Colo, do Chile.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/09/fla-volta-carga-por-valdivia-mas-verdao-nao-libera-facilmente.html

Seleção tira atletas de clássicos do Brasileirão em outubro

São seis convocados da Série A mais o zagueiro Henrique, do Palmeiras. Cruzeiro, Botafogo, Corinthians, Atlético-MG e Fluminense terão desfalques

Por Rio de Janeiro


Dedé zagueiro Cruzeiro Corinthians Brasileiro Série A (Foto: Marcos Ribolli)Zagueiro Dedé desfalcará o atual líder do Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli)

A convocação da seleção brasileira para os jogos contra Coreia do Sul e Zâmbia provocará efeito colateral em equipes da Série A do Brasileirão, inclusive aquelas que disputam o título, e também no Palmeiras, na Série B. Luiz Felipe Scolari chamou sete jogadores que defendem equipes nacionais. Eles desfalcarão suas equipes em três rodadas. E há clássicos envolvidos.
Aí estão inclusos os times que brigam pelo título no momento. O Cruzeiro teve Dedé convocado. Já o Botafogo fornecerá o goleiro Jefferson para a Seleção. O clube mais atingido é o Atlético-MG, que perderá o goleiro Victor e o atacante Jô. O Corinthians ficará sem Alexandre Pato, e o Fluminense não terá Diego Cavalieri. Além deles, Henrique não atuará pelo Palmeiras na Série B.

A apresentação dos atletas é no dia 6 de outubro. É um domingo, dia de jogo, mas a CBF costuma liberar os atletas para ir a campo sem problemas. Assim, serão ausência para suas equipes na 27ª, 28ª e 29ª rodadas. Eles retornam da Ásia em 17 de outubro e, dependendo do desgaste, também podem ser problema para a rodada dos dias 19 e 20.

Jogadores perderão clássicos. Jefferson não enfrentará o Flamengo, Diego Cavalieri ficará fora contra o Vasco, Alexandre Pato será desfalque diante do São Paulo e Victor e Jô não pegarão o Cruzeiro, que também ficará sem Dedé no duelo regional.

Quando os convocados estarão fora:
Jefferson (Botafogo): ausente contra Náutico (fora), Flamengo (casa) e Vitória (fora).
Diego Cavalieri (Fluminense): ausente contra Vasco (fora), Grêmio (casa) e Cruzeiro (fora).
Victor e Jô (Atlético-MG): ausentes contra Ponte Preta (fora), Cruzeiro (casa) e Atlético-PR (fora).
Dedé (Cruzeiro): ausente contra São Paulo (casa), Atlético-MG (fora) e Fluminense (casa).
Alexandre Pato (Corinthians): ausente contra Atlético-PR (casa), São Paulo (fora) e Grêmio (fora).
Henrique (Palmeiras): ausente contra Figueirense (casa), Guaratinguetá (casa) e Icasa (fora).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/09/selecao-tira-atletas-de-classicos-do-brasileirao-em-outubro.html

Enderson minimiza gol sofrido no Serra: 'Melhor 2 a 1 do que 0 a 0'

Técnico valoriza poder de reação do Goiás, que virou o jogo após sair atrás,
e garante que resultado foi satisfatório: 'Agoratemos o empate fora de casa'

Por Goiânia


Pela péssima fase do Vasco, que amarga zona de rebaixamento na Série A, cogitou-se que o Goiás teria vida fácil no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil e bateria o adversário com tranquilidade. Acima de tudo, sem levar gol em casa. Não foi o que aconteceu. O alviverde saiu atrás no placar e precisou suar para virar o placar e ganhar por 2 a 1 em uma partida complicada.

Enderson Moreira, porém, diz que jamais vislumbrou placar elástico diante do Alvinegro. Para o técnico, o rival aparece como forte adversário em qualquer torneio, apesar do momento delicado no Brasileirão.

- Cria-se uma expectativa de que o Vasco não vive grande momento, mas é um gigante. Com torcida, com prestígio, acostumado a grandes jogos e com qualidade. Constantemente falo que eles precisam de apenas uma oportunidade para reagir. Dorival Júnior é um grande treinador. É de ponta. Sabe o que fazer e como fazer para tirar o máximo de seus atletas.

saiba mais
  • Goiás vira sobre o Vasco na marra
    e leva vantagem para São Januário
  • Dê nota para os atletas do Goiás
Satisfeito com o poder de reação da equipe após ver o rival sair em vantagem, Enderson minimiza o impacto do gol sofrido no Serra Dourada. Perante a capacidade que o Alviverde mostrou para se reerguer, o comandante preferiu exaltar o fato de poder jogar por um empate no duelo da volta, 24 de outubro, em São Januário.

- Queríamos uma vitória sem tomar gol em casa, mas perdemos isso logo no início do jogo. Só que tivemos força e conseguimos a virada. Hoje o torcedor foi fundamental. Ajudou muito. É o que digo pra eles. Melhor 2 a 1 do que 0 a 0. Agora temos o empate fora de casa.

Como a volta é só daqui a um mês, antes o Goiás tem maratona de jogos pela Série A. O primeiro compromisso é contra o Fluminense, sábado, às 18h30m, no Serra. Ernando saiu de campo lesionado nesta quarta e deve ser desfalque. Valmir Lucas é o mais cotado para entrar.

Enderson Moreira - técnico do Goiás (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)Enderson Moreira saiu contente com a vitória sobre o 'gigante' Vasco (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

FONTE:

Dorival não vê falha de Michel, mas deixa no ar chance de troca

Técnico exime goleiro de culpa, assume responsabilidade e cita erro coletivo no gol da virada do Goiás: ‘Vou olhar direito o vídeo e analisar friamente’

Por Goiânia


Se Fernando Prass, que foi titular absoluto durante três anos no gol do Vasco, recebia criticas da torcida a cada falha, a situação de Michel Alves e dos outros dois goleiros vascaínos não é nada fácil neste momento. No quinto revés consecutivo, o segundo gol do Goiás –  2 a 1 (assista no vídeo), na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil -, que Michel não conseguiu evitar, foi motivo de revolta para vascaínos nas redes sociais e de mais vaias da torcida no estádio – Diogo, mais recentemente, e Alessandro, durante o Carioca, passaram pela mesma situação. O técnico Dorival Júnior eximiu de culpa Michel pelo gol sofrido e preferiu dividir as responsabilidades pelo lance e assumir diretamente a opção pelo experiente goleiro vascaíno.
Logo que chegou ao Vasco, Dorival decidiu tirar Michel do gol e dar chance a Diogo Silva, conforme indicação de Carlos Germano. Algumas boas partidas e outras nem tanto depois, Diogo falhou feio na derrota para o São Paulo, em São Januário, e o treinador decidiu voltar com Michel Alves. Mas, após a derrota para o Goiás, o técnico, mesmo defendendo o goleiro, deixou no ar a possibilidade de mudança.

Dorival Junior jogo Goiás e Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Para Dorival, a falha na marcação determinou o segundo gol do Goiás (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)

- Não achei falha, mas o resultado é coletivo, chamo a mim a responsabilidade. Para que a bola chegasse lá, em situação de chute, falhamos antes, no início da jogada, onde poderia ter sido anulada. O Walter dominou, fez o giro. Vou olhar direito o vídeo para analisar friamente, em condições de buscar uma correção – disse o técnico, dando sinais de reconsiderar o escolhido para defender o gol do Vasco.

Com dois goleiros inexperientes no elenco, após a saída de Fernando Prass, Michel Alves chegou após uma temporada na Série B pelo Criciúma. Sem alto custo, virou aposta de René Simões para dar experiência ao goleiro Alessandro, que começou o Carioca como titular, mas perdeu a posição ainda durante a competição. No transcorrer do ano surgiu o interesse do Vasco em outros goleiros, mas nenhum negócio foi concretizado. Gomes, do Tottenhan, ficou pela Europa, e Helton, ídolo do Vasco e do Porto, eram os nomes preferidos da comissão técnica, que não conseguiu avançar nas negociações por nenhum deles e acabou se definindo pelas opções caseiras. A comissão técnica, com influência do preparador de goleiros Carlos Germano, chegou ao consenso de que sem nome de peso era melhor apostar em Diogo Silva, que terminou sendo barrado por Dorival e pode até voltar ao time contra o Bahia.
Hoje, em São Januário, cresce a pressão para antecipar a escalação do goleiro Jordi, de apenas 19 anos. Campeão da Taça Belo Horizonte com o sub-20, o jovem goleiro está machucado e está sendo preparado para assumir a camisa 1 do Vasco. O contrato dele foi renovado por três temporadas.

Dos três goleiros, o mais vazado é Michel Alves, que fez 13 jogos oficiais, levou 21 gols – 1,6 gol por jogo. Diogo foi quem mais jogou, com 17 jogos, 24 gols sofridos e média de 1,41 por partida. Alessandro, que só atuou no Carioca, levou 21 gols em 15 jogos, média menor, de 1,4 gol por partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/09/dorival-nao-ve-falha-de-michel-mas-deixa-no-ar-chance-de-troca.html