sábado, 21 de setembro de 2013

GUIA DA RODADA #23: a queda para tantos, o título para tão poucos

Rodada envolve muitos jogos que influenciam na luta contra o rebaixamento, enquanto Cruzeiro tenta disparar na liderança

Por Rio de Janeiro


Elias jogo Flamengo contra Atlético-PR (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Flamengo, de Elias, é um dos clubes na luta contra a queda (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)

Por um desses caprichos da tabela, a luta contra o rebaixamento pode acabar se tornando, na reta final do Brasileirão, mais interessante até do que a briga pelo título. Apenas seis pontos separam o sexto colocado, o Vitória, do primeiro rebaixado no momento, o Criciúma. É uma distância menor do que aquela que afasta o líder do vice. (Clique aqui e veja a tabela de classificação)

Assim, nada mais compreensível do que a rodada envolver mais a batalha contra o Z-4 do que a briga pelos primeiros lugares. Mesmo assim, é preciso olhar com muita atenção para as duas próximas séries de jogos, pois elas podem ser definidoras para o título. Nelas, o Cruzeiro visita Corinthians e Inter, ao passo que o Botafogo, seu maior perseguidor, recebe Bahia e Ponte Preta. Em tese, e nem sempre a tese se sustenta, a caminhada alvinegra é mais fácil - e a distância pode ser encurtada.

Destaque na rodada também para o primeiro jogo do Flamengo depois da saída de Mano Menezes (contra o Náutico na Arena Pernambuco) e para a promessa de boa partida entre Goiás e São Paulo.

FLUMINENSE x CORITIBA
Guia da rodada - Fluminense x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - MARACANÃ
O pior já passou para o Fluminense. Cinco pontos afastado da zona de rebaixamento, invicto há cinco rodadas e com duas vitórias seguidas no Brasileirão, o time tricolor confia na força de um elenco campeão brasileiro e já se permite até sonhar com uma vaga na Libertadores. A distância é recuperável: são nove pontos até o quarto colocado, o Atlético-PR. Se quiser manter a esperança, o Flu precisa vencer o Coritiba, time que já mostrou muita força no campeonato, mas que vive momento muito irregular. O Coxa não venceu nenhum dos últimos três jogos. Nos dez mais recentes, tem apenas uma vitória. Líder da competição em três rodadas, o time alviverde precisa voltar a somar pontos para ter alguma chance de chegar à zona de Libertadores, onde está seu maior rival. O desempenho fora de casa é preocupante: dos 30 pontos somados no Brasileirão, o Coritiba fez apenas sete como visitante. É o terceiro pior do campeonato longe de seu lar.
Cartola FC: desvalorizado após a última rodada, o zagueiro Gum pode ser uma aposta diante do Coritiba, que não costuma ir bem fora de casa. Com C$11,06, você pode contratar o jogador, que vai bem também na bola aérea no ataque e pode marcar gols. No Coxa, é até difícil não escalar o meia Alex. Apesar do alto valor (C$20,01), é uma aposta que normalmente vale o investimento. Artilheiro da equipe, o camisa 10 é também o responsável pelas bolas paradas, o que pode render assistências. A média de pontuação de Alex é de 8,15 pontos.
Na TV: SporTV (menos RJ) e Premiere FC, com Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona.
Arbitragem: Wagner Reway (MT), com José Eduardo Calza (RS) e Bruno Salgado Rizo (RS).
Você sabia que... a maior goleada da história do confronto ocorreu em 1984, quando o Flu foi campeão brasileiro? Foi por 5 a 0, no Maracanã.

VITÓRIA x GRÊMIO
Guia da rodada - Vitória x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H - BARRADÃO
Jogo importante em Salvador. Quando parecia cair perigosamente na direção da zona de rebaixamento, o Vitória conseguiu abrir uma série de quatro partidas sem derrotas. Melhor: com duas vitórias seguidas. A última, fora de casa, sobre o Vasco, de virada, foi particularmente expressiva. E catapultou o time baiano para a sexta colocação. Pode ser a retomada da luta rubro-negra no início do campeonato: pelo topo da tabela, não por sua parte inferior. Para chegar à Libertadores, é possível que o Vitória tenha que ultrapassar justamente seu adversário deste sábado - o que escancara a importância da conquista de três pontos. A missão, claro, não é simples. O Grêmio perdeu terreno com dois tropeços em casa (derrota de 1 a 0 para o Atlético-MG e empate por 1 a 1 com o Santos), mas se mantém como um dos times mais fortes do campeonato, de forte campanha desde a chegada de Renato Portaluppi. O treinador mantém a equipe tricolor no esquema 3-5-2 e estuda a entrada de Elano, recuperado de lesão, entre os titulares. Foi dele o gol contra o Santos. O Vitória não tem os volantes Michel, Cáceres e Neto Coruja, além do atacante Maxi Biancucchi.
Cartola FC: o lateral Juan, que marcou um gol contra o Flamengo, é a pedida da vez. Forte no apoio, o jogador finaliza e cruza muitas bolas para a área, podendo render gols ou assistências. Além disso, vai mantendo boa média de roubadas de bola e vale o investimento de C$8,07. Já que o Vitória joga em casa e deve sair para o jogo, uma boa opção de compra no Grêmio é o volante Souza, que será um dos responsáveis pelo combate no meio-campo. Por C$13,12, é possível ter o jogador, que também costuma chegar na frente para fazer gols e dar passes decisivos.
Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Jorge Allan.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE), com Thiago Gomes Brígido (CE) e Anderson José de Moeaes Coelho (SP).
Você sabia que... o Vitória tem 70% de aproveitamento jogando no Barradão no Brasileirão-2013? Foram oito partidas no estádio, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota, para o Criciúma.

BOTAFOGO x BAHIA
Guia da rodada - Botafogo x Bahia (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MARACANÃ
Chorar a derrota para o Cruzeiro não tornará o Botafogo campeão brasileiro. O time alvinegro teve, nos pés de Elias ou no pênalti batido (e perdido) por Seedorf, a chance de grudar no líder. Mas deu tudo errado, e a derrota de 3 a 0 no Mineirão ampliou para sete pontos a distância do líder. O jeito agora é seguir adiante. Causa preocupação, porém, o mau momento do holandês. Seedorf não faz gols há oito jogos (sua pior sequência no clube) e deu apenas duas assistências no período. Mas é nele que o Alvinegro segue apostando para ganhar o Brasileiro. Os cariocas contam com uma aproximação ao líder nas duas próximas rodadas, quando recebem Bahia e Ponte Preta e acompanham o Cruzeiro nas visitas a Corinthians e Inter. Teoricamente, o caminho do Botafogo é mais fácil. Teoricamente. Na prática, o Tricolor baiano vai a campo animado com a boa vitória de 2 a 0 sobre o Inter. São três rodadas sem perder, o que rende um respiro ao time nordestino no campeonato. A distância para a zona do rebaixamento subiu para quatro pontos. Destaque no Bahia para o atacante Fernandão, que chorou em campo contra o Inter ao fazer um gol logo depois de ser vaiado por torcedores na Fonte Nova.
Cartola FC: no Maracanã, Rafael Marques costuma deixar sua marca. O atacante do Botafogo é o mais caro da equipe, mas deve valer o investimento de C$19,17, já que, em sua nova função, tem participado dos gols da equipe também com assistências. O volante Fahel foi o carrasco do Botafogo em algumas vezes quando encontrou seu ex-clube. Bom na bola aérea, ele pode aproveitar as brechas do Alvinegro para marcar após cobranças de falta ou escanteio, além de ter trabalho defensivo, podendo ir bem também nas roubadas de bola. Com o custo de apenas C$2,70, é uma aposta econômica para os cartoleiros.
Na TV: Premiere FC, com Jader Rocha e Roger Flores.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), com Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que... o Botafogo ainda não perdeu como mandante no Brasileirão-2013? Foram dez partidas, com sete vitórias e três empates.

CORINTHIANS x CRUZEIRO
Guia da rodada - Corinthians x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - PACAEMBU
É o jogo mais importante da rodada. Envolve dois times parecidos na tradição, na força do elenco, no potencial para brigar pelo título, mas separados por momentos radicalmente diferentes. O Cruzeiro, líder disparado, tem oito vitórias seguidas; o Corinthians, decepcionado na sétima colocação, não vence há cinco rodadas e tem três derrotas consecutivas. O melhor ataque (da Raposa, com 48 gols) encara a melhor defesa (o Timão só foi vazado 13 vezes). Mas a consistência na retaguarda não basta para evitar a crise alvinegra. O campeão do mundo tenta entender o que está acontecendo. E Tite passa a ser ameaçado de queda nove meses depois de colocar sua equipe no topo do planeta. A fragilidade ofensiva é preocupante: segundo time que mais finaliza e segundo pior ataque do Brasileirão. Guerrero, suspenso, está fora no Corinthians, enquanto o Cruzeiro segue escancarando a força de seu grupo, como mostraram os dois gols de Júlio Baptista, reserva, contra o Botafogo, no jogo com pinta de final antecipada na rodada passada.
Cartola FC: jogando em casa e precisando da vitória a todo custo, uma boa aposta no Corinthians é nos homens de frente. Com Guerrero suspenso, Emerson deve ganhar chance e custa C$12,11. No Cruzeiro, uma opção boa e barata é o meia Ricardo Goulart. Com boa chegada na área para finalizar, ele já marcou seis gols no Brasileirão e custa apenas C$6,24, sendo um dos mais baratos entre os titulares da Raposa. Desvalorizado após o jogo contra o Botafogo, ele também pode dar chance para conseguir aumentar seu patrimônio.
Na TV: TV Globo (para MG e Recife-PE), com Rogério Correa, Bob Faria e Marcio Rezende de Freitas, e Premiere FC, com Milton Leite e Maurício Noriega.
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), com Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ).
Você sabia que... existe enorme paridade no confronto entre as duas equipes pelo Brasileirão? Ocorreram 51 partidas, com 19 vitórias para cada lado e 13 empates. O Corinthians fez mais gols: 53 a 50.

INTER x PORTUGUESA
Guia da rodada - Internacional x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - ESTÁDIO DO VALE
Todas as quatro derrotas do Inter no Campeonato Brasileiro foram para equipes que estão do meio para baixo na tabela: uma para o Náutico (lanterna), uma para o Santos (11º) e duas para o Bahia (13º). É o mau rendimento contra equipes teoricamente mais frágeis que faz o time gaúcho patinar na competição. Parece rotina: sempre que o Colorado fica em vias de entrar no G-4, tropeça - como aconteceu na derrota de 2 a 0 para o Tricolor baiano nesta quinta-feira. O time comandado por Dunga precisa superar essa realidade para já começar a ensaiar uma recuperação no Brasileiro. A questão é que a Portuguesa, além de ser mais um time do grupo inferior da tabela, é um adversário em crescimento - de pontuação e rendimento. A Lusa conseguiu sair da zona de rebaixamento, consequência dos 12 pontos conquistados nos últimos seis jogos. Mesmo em algumas derrotas, caso do jogo contra o Fluminense, os paulistas mostraram momentos de bom desempenho. O técnico da Portuguesa, Guto Ferreira, conhece muito bem o Inter, onde passou boa parte de sua carreira como auxiliar ou treinador das categorias de base. Willians, suspenso, desfalca a equipe de Dunga, que tem o retorno do argentino Scocco e também deve ter seu compatriota, D'Alessandro, o jogador mais decisivo da equipe, além do uruguaio Forlán.
Cartola FC: Leandro Damião mantém boa média de pontuações. Custando C$21,28, o atacante será o homem-gol da equipe contra a Lusa e pode ser uma boa escolha. Na Portuguesa, o atacante Diogo volta de suspensão e, em boa fase, pode ser um dos jogadores a incomodar a defesa colorada. Pode pontuar com finalizações e também com faltas sofridas (tem média de 3,5 por jogo). Ele é uma aposta de baixo custo, apenas C$4,73, e pode render um aumento no patrimônio dos cartoleiros.
Na TV: Premiere FC, com Ramiro Ruschel e Batista.
Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), com Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO).
Você sabia que... o Inter é a equipe que mais empatou no Brasileirão? Foram dez igualdades, uma a mais que o Goiás. A Portuguesa empatou sete jogos.

GOIÁS x SÃO PAULO
Guia da rodada - Goiás x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - SERRA DOURADA
Tem toda a pinta de que será um dos melhores jogos da rodada. O São Paulo terá um teste forte em sua sequência de recuperação no Campeonato Brasileiro. A chegada de Muricy Ramalho não poderia ter sido mais positiva ao time: três vitórias em três jogos, contra Ponte Preta, Vasco e Atlético-MG. Mais do que sair da zona de rebaixamento, o time do Morumbi conseguiu abrir três pontos de afastamento dela. Mas ainda não está salvo, e o jogo deste domingo é dificílimo. O Goiás não encontra regularidade no campeonato, mas mostra força. Nos dois últimos jogos, ambos fora de casa, somou quatro pontos - vitória sobre o Corinthians e empate com o Coritiba. Walter, destaque esmeraldino no campeonato, não faz gols desde o início do mês, mas segue importante - como mostrou o passe para Eduardo Sasha marcar contra o Coxa. No primeiro turno, o Goiás fez 1 a 0 no São Paulo no Morumbi. Aos tricolores, cabe a lembrança de que mais pontos foram conquistados como visitante do que como mandante: 14 a 13.
Cartola FC: jogando em casa, fica até difícil escalar alguém do Goiás e não começar por Walter. O atacante, que custa C$8,95, é o artilheiro da equipe no ano, além de ter contribuído com cinco assistências no Brasileirão. Ele tem uma alta média de finalizações, o que ajuda os cartoleiros a pontuarem bem. Rogério Ceni deve ter trabalho na partida. Com isso, ele pode ser uma boa aposta pela probabilidade de defesas difíceis. Além disso, o goleiro pode se arriscar em cobranças de bola parada para fazer gols.
Na TV: TV Globo (para SP, RS, PR, GO - menos Goiânia -, MT e MS), com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Victor Roriz e Cláudio Rabelo.
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), com Fábio Pereira (TO) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que... o Goiás venceu os últimos quatro jogos contra o São Paulo pelo Brasileirão? Os resultados foram os seguintes: 4 a 2 em 2009, 2 a 1 e 3 a 0 em 2010 e 1 a 0 em 2013.

NÁUTICO x FLAMENGO
Guia da rodada - Náutico x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - ARENA PERNAMBUCO
Outro jogo dos mais interessantes. O Flamengo, ao enfrentar o pior time do campeonato, tem a chance de enganar a crise que tomou conta do clube depois da derrota de 4 a 2 para o Atlético-PR no Maracanã - que resultou no surpreendente pedido de demissão do técnico Mano Menezes. Jayme de Almeida treina o time no Recife enquanto a diretoria define o que fazer. É possível que o interino seja efetivado no cargo. Enquanto delibera sobre seu comando, o Rubro-Negro não pode esquecer de pontuar. Afinal, são apenas dois pontos de separação da zona de rebaixamento. Do outro lado, o Náutico segue em busca de um milagre que não há santo que realize. O Timbu já tem dez pontos a menos que o penúltimo colocado, a Ponte Preta. Venceu dois jogos em 21 disputados. Só fez dez gols. Não vence há 12 partidas. O clima, claro, não pode ser pior. O volante Derley disse que é preciso criar um time de homens com vergonha na cara. O técnico Levi Gomes afirmou que alguns jogadores pareciam nunca ter jogado bola na vida na derrota de 3 a 0 para a Portuguesa.
Cartola FC: Elicarlos volta de suspensão e é um dos jogadores mais criativos do elenco do Timbu. Além de roubadas de bola, ele costuma chegar para finalizar e tem uma boa média de faltas sofridas. O volante custa C$6,58. Já o time do Flamengo ainda é incerto graças à mudança de treinador, mas a grande referência da equipe é Elias. Regular durante o campeonato, o volante tem a melhor média de roubadas de bola da equipe, além de ter um bom número de finalizações para um jogador da sua posição. É um investimento caro (C$16,29), mas pode valer a pena.
Na TV: TV Globo (para RJ, ES, SC, DF, Goiânia e regiões Norte e Nordeste - menos Recife), com Luís Roberto, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Rembrandt Júnior e Marquinhos.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Rogério Pablos Zanardo (SP) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que... o Flamengo tem quatro vezes mais vitórias do que derrotas em duelos com o Náutico pelo Brasileiro? São 16 triunfos dos cariocas, contra quatro dos pernambucanos, além de cinco empates.

ATLÉTICO-MG  x VASCO
Guia da rodada - Atlético-Mg x Vasco  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - INDEPENDÊNCIA
O jogo vale muito mais para o Vasco do que para o Atlético-MG. Os cariocas vão a campo mergulhados na zona de rebaixamento, abalados por quatro jogos sem vencer - e por três derrotas consecutivas. É o primeiro de dois jogos como visitante dos cruzmaltinos. Dessa série, é necessário sair com pontos, sob pena de depois ficar muito tarde para reagir. Para tentar melhorar o time, Dorival Júnior deve apostar no volante Baiano no meio e em Willie e Tenorio como dupla de ataque - André está fora, por ter contrato com o Atlético. No Galo, o sangue está bem mais morno do que no adversário deste domingo. O time mineiro teve quebrada a sequência de dez jogos sem derrotas ao ser batido pelo São Paulo na quarta-feira, mas segue sem sustos no campeonato: garantido na Libertadores do ano que vem e se preparando para o Mundial. Cuca não tem desfalques e pode repetir a equipe das duas últimas rodadas.
Cartola FC: jogando em casa, o Galo é sempre forte e costuma ir bem nas bolas paradas. Com isso, a aposta fica em Ronaldinho, que, apesar de caro (C$17,02), normalmente dá retorno. No Vasco, o contra-ataque deve ser uma das armas, e Willie pode ter oportunidades. Com boa atuação diante do Cruzeiro no Mineirão, o atacante é uma das esperanças dos vascaínos e custa apeenas C$2,57.
Na TV: SporTV (menos MG) e Premiere FC, com Luiz Carlos Júnior e Edinho.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP).
Você sabia que... é forte o equilíbrio entre as duas equipes em jogos pelo Brasileirão? Foram 51 encontros, com 18 vitórias para cada lado e 15 empates. O Vasco fez 69 gols, contra 56 do Atlético.

ATLÉTICO-PR x PONTE PRETA
Guia da rodada - Atlético-Pr x Ponte Preta (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - DURIVAL DE BRITTO
Duas das equipes de vitórias mais expressivas da última rodada agora tentam dar sequência ao impulso recebido. Atlético-PR e Ponte Preta foram a campo preocupados no meio de semana. O Furacão não vencia há três jogos. E passou por cima do Flamengo no Maracanã, com vitória por 4 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0. A Ponte vinha ainda pior: oito jogos sem ganhar, com sete derrotas e um empate. E fez 2 a 0 no Corinthians. As metas, claro, são opostas: enquanto os paranaenses tentam se consolidar ainda mais no G-4, a Macaca, vice-lanterna, mantém a esperança de escapar do rebaixamento. No Furacão, chama a atenção a quantidade cada vez maior de alternativas ofensivas para o técnico Vagner Mancini. Roger entrou bem no Maracanã e acirrou uma disputa que já tinha nomes como Ederson, Marcelo e Dellatorre. Já a Macaca decidiu devolver o peruano Ramirez ao Corinthians depois de ele discutir publicamente com dirigentes.
Cartola FC: ameaçado pela boa atuação de Roger contra o Flamengo, Ederson está sob pressão. Artilheiro do campeonato, ele precisará fazer gols para se manter na equipe. Custando C$17,09, o atacante costuma deixar sua marca nas partidas com mando do Furacão. Na Ponte, uma das oportunidades de marcar será com bolas paradas. E Fellipe Bastos, que custa C$15,34, é ótimo neste fundamento, além de jogar em uma posição em que consegue muitas roubadas de bola, o que ajuda os cartoleiros na pontuação.
Na TV: Premiere FC, com Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO), com José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e Marcos Santos Vieira (AM).
Você sabia que... é grande o número de gols nos jogos entre as duas equipes pelo Brasileirão? A média é de 3,2 por confronto. Foram 61 gols em 19 partidas.

SANTOS x CRICIÚMA
Guia da rodada - Santos x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - VILA BELMIRO
Ainda há tempo para o Santos colocar um pouco de animação em sua trajetória sem sal no Campeonato Brasileiro. Os três jogos sem vitórias voltaram a derrubar o time praiano na tabela do Brasileirão. São nove pontos de distância para o G-4, mas o Peixe tem um jogo a mais para disputar na comparação com os concorrentes - há esperança, portanto. O técnico Claudinei Oliveira confia que o retorno de Montillo faça bem à equipe. Ele já voltou no empate por 1 a 1 com o Grêmio, mas claramente fora de suas melhores condições. Cícero e Alison, suspensos, estão fora do duelo com o Tigre, que entrou na zona de rebaixamento com a derrota para o Fluminense na última rodada. O rendimento como visitante é o alento dos catarinenses. Dos últimos nove pontos disputados fora de casa, o Criciúma ganhou sete. É a inversão da expectativa que residia sobre o clube - de ser forte em casa, mas não fora. Como mandante, são três derrotas seguidas. O técnico Sílvio Criciúma deve mexer em boa parte da equipe, incluindo as duas laterais, com as saídas de Sueliton e Marlon para as entradas de Tony e Diego Hoffmann, do time júnior.
Cartola FC: Thiago Ribeiro pode render boas pontuações aos cartoleiros com gols e finalizações. Na última partida, marcou 8,40 pontos e, custando C$11,87, é uma boa aposta diante de um adversário que tomou gols em nove dos dez jogos que fez como visitante. No Criciúma, vale um tiro no escuro: o lateral Diego veio da base do Criciúma e poucos torcedores conhecem seu potencial. Porém, seu baixo custo, de apenas C$2,00, pode ser um motivador para escalar o jovem jogador na sua equipe.
Na TV: Premiere FC, com Jota Júnior e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Arilson Bisco da Anunciação (BA), com Janette Mara Aracanjo (MG) e Valdebranio da Silva (RO).
Você sabia que... o Criciúma só venceu o Santos uma vez pelo Brasileiro? Foi este ano, por 3 a 1. Nas demais oito partidas, foram seis vitórias do Peixe e dois empates.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/guia-da-rodada-23-queda-para-tantos-o-titulo-para-tao-poucos.html

Sem Felipe e Léo Moura, Fla embarca em clima pacífico para o Recife

Passagem pelo Aeroporto do Galeão não conta com manifestação de apoio ou protesto. Adryan não é relacionado por Jayme

Por Rio de Janeiro


Em clima de paz, o Flamengo embarcou na noite desta sexta-feira para Recife, onde encara o Náutico, domingo, pela 23ª rodada do Brasileirão. Após encarar um longo engarrafamento, a delegação rubro-negra passou sem maiores problemas pelo setor de embarque do Aeroporto Internacional do Galeão. Não havia torcedor no local e não foi realizado nenhum tipo de manifestação, nem de apoio nem de protesto pelos maus resultados. As baixas no grupo que viaja para Pernambuco são Felipe e Léo Moura.

O goleiro ainda se recupera de lesão no tornozelo direito, enquanto o lateral está na fase final de tratamento na coxa direita. Adryan, que teve má atuação na derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR, na noite de quinta-feira, no Maracanã, foi outro não relacionado por Jayme de Almeida. O auxiliar técnico permanente é o substituto da Mano Menezes, que se demitiu. Em entrevista coletiva, o presidente Eduardo Bandeira de Mello levantou a possibilidade de manutenção do profissional no cargo, mas a condicionou a uma reavaliação após a partinda contra o Timbu.

Jayme Flamengo (Foto: Cahê Mota)Jayme comanda o Flamengo contra o Náutico, no domingo (Foto: Cahê Mota)

O confronto até marcado para 16h (de Brasília), de domingo, na Arena Pernambuco. O Flamengo é o 14º colocado no Brasileirão, com 26 pontos, apenas dois a mais que o Criciúma, primeiro time no Z-4, enquanto o Náutico é o lanterna, com apenas nove pontos.

Confira toda a delegação do Flamengo:
Goleiros: Paulo Victor e César
Laterais: Luiz Antonio, André Santos e João Paulo
Zagueiros: Chicão, González, Samir e Wallace
Volantes: Amaral, Val e Elias
Meias: Carlos Eduardo e Gabriel
Atacantes: Hernane, Moreno, Bruninho, Nixon, Rafinha, Fernandinho e Paulinho


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/09/sem-felipe-e-leo-moura-fla-embarca-em-clima-pacifico-para-o-recife.html

Marcelo Oliveira espera por Nilton para definir time que joga domingo

Treinador está confiante na escalação do volante, que sente dores no tornozelo esquerdo e faz tratamento intensivo para pegar o Corithians

Por Belo Horizonte


Marcelo Oliveira no treino do Cruzeiro (Foto: Gabriel Medeiros)Marcelo Oliveira preferiu não confirmar se vai ou não repetir a escalação (Foto: Gabriel Medeiros)

O técnico Marcelo Oliveira mostrou muita confiança na recuperação do volante Nilton e, diante do Corinthians, deve repetir o time que bateu o Botafogo por 3 a 0, na quarta-feira. Autor do primeiro gol, o jogador foi substituído com dores no tornozelo esquerdo, faz tratamento intensivo, mas, pelas palavras do comandante, estará em campo no domingo.

Marcelo contou que Nilton já evoluiu bem. O treinador celeste destacou o bom momento do volante cruzeirense e disse estar ‘muito tranquilo’ quanto ao aproveitamento do camisa 19.

- É provável que sim. Ele está sentindo muito menos dor, está se recuperando muito bem, e não foi uma lesão tão importante. Esperamos contar com ele, que seria fundamental. Já está entrosado, encaixado e, além disso, tem feito gols. Será um jogador fundamental se puder participar.

Marcelo Oliveira deve repetir a equipe, mas preferiu não confirmar. Revelou que o jogo contra o Botafogo desgastou muito os atletas. O treinador reafirmou a confiança na qualidade do grupo celeste e disse que, se alguém estiver sentindo cansaço, fará alterações com tranquilidade.

- Ainda estou esperando esse último dia. Houve um desgaste físico muito grande, contra o Botafogo, acima do que vinha sendo. Isso foi detectado. Mas também pode haver uma recuperação rápida ate esse ultimo treinamento. Se tiver uma situação fora do normal, podemos trocar, porque temos muita confiança no elenco.

O Cruzeiro deve jogar com: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Borges.

Cruzeiro e Corinthians jogam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, em São Paulo. A TV Globo Minas vai mostrar a partida. O GLOBOESPORTE.COM transmite tudo a partir das 15h30m no Tempo Real.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/09/marcelo-oliveira-espera-por-nilto-para-definir-cruzeiro-que-joga-no-domingo.html

Desfalcado contra Tigre, Claudinei faz mistério sobre substitutos no meio

Treinador deve utilizar Renê Júnior no lugar de Alison, mas se vê dividido entre quatro opções para a vaga de Cícero e pode até usar três atacantes

Por Porto Alegre, RS e Santos, SP



Claudinei Oliveira; desembarque do Santos (Foto: Lincoln Chaves)Claudinei evita dar pistas de substituto de Cícero e não descarta nova formação (Foto: Lincoln Chaves)

O técnico do Santos, Claudinei Oliveira, tem um quebra-cabeças para resolver antes do jogo de domingo, às 18h30, contra o Criciúma, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Alison e o meia Cícero, que vêm se destacando na equipe nas últimas rodadas, receberam o terceiro cartão amarelo no empate por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre (RS), na última quarta-feira, e estão suspensos. O treinador, no entanto, faz mistério e diz que ainda não definiu os substitutos da dupla.

- Ainda não defini nada. Preciso pensar. Temos várias opções para as vagas deles. Vamos ver a melhor alternativa, dar uma olhadinha no time do Criciúma antes de tomar a decisão – resumiu Claudinei, que vê a escolha do substituto de Cícero como a mais complicada, devido às características do camisa 8, artilheiro do Peixe na temporada.

- O Cícero é um segundo volante que finaliza bem, faz muitos gols. Temos que pensar bem, ter atenção para não ficarmos com uma equipe baixa. O Cícero é alto (1,83m), Alison cabeceia bem. No futebol, tem de se pensar em tudo – argumentou.

A opção imediata para a vaga de Alison, já que Alan Santos e Marcos Assunção estão contundidos, é Renê Júnior. Já o lugar de Cícero está concorrido. Leandrinho, uma das opções para o setor, recupera-se de uma tendinite. Assim, Pedro Castro, Renato Abreu e Léo Cittadini brigam pelo lugar deixado pelo meia. Os dois primeiros estiveram na delegação que viajou para Porto Alegre e despontam como favoritos.
Há, também, outra possibilidade: ir a campo com três atacantes, sendo dois abertos e um centroavante – Willian José, autor do gol de empate com o Grêmio, e Everton Costa são as opções. A formação foi utilizada no segundo tempo contra os gaúchos e tanto deu certo que Claudinei não descarta mudanças na equipe.

- A maioria das nossas vitórias foi com dois (atacantes) abertos, mas não podemos ser reféns das convicções. Sempre reflito. Estamos dispotos a mudar o que tiver que mudar, pelo bem da equipe – concluiu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/09/desfalcado-contra-tigre-claudinei-faz-misterio-sobre-substitutos-no-meio.html#jogo-santos-x-criciuma---22/09/2013-18%3A30

WP9 promete empenho e espera por ‘uma ou duas bolas’ em retribuição

Atacante do Criciúma, Wellington Paulista quer chance para botar a redonda no fundo das redes diante do Santos e contribuir para time voltar a vencer

Por Criciúma, SC


Wellington Paulista atacante Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)Wellington Paulista: Vou fazer meu papel, como sempre' (Foto: João Lucas Cardoso)

De fora por lesão, Wellington Paulista apenas pode acompanhar o Criciúma engatar três vitórias seguidas e se recuperar no Brasileiro. Na provável volta à titularidade, o atacante tem como missão contribuir para que o time saia da zona de rebaixamento. A primeira batalha é na Vila Belmiro, diante do Santos, neste domingo. Caso em campo, o jogador espera ter a chance de marcar e não deixar passar em branco a possível volta à titularidade.


- Os jogadores que vão jogar já sabem da formação, do que o Sílvio (Criciúma, técnico) está armando. Depende da formação, sei das qualidades dos jogadores que vão jogar e sei que vou fazer meu papel. Vou me doar ao máximo, correr dentro de campo, como sempre fiz, e tentar ajudar o Criciúma. Na hora que tiver oportunidade, uma ou duas, é tentar com qualidade fazer os gols. Centroavante não tem muita chance de fazer gol no jogo. Tem partidas que há só uma chance. Espero que em Santos, mesmo com uma chance que tiver, fazer o gol e conseguirmos a vitória.

A responsabilidade de vestir a camisa 9 do Criciúma em momento delicado não é negada pelo atacante. Porém, Wellington Paulista avisou que o compromisso com as boas performances existe em todas as partidas, independente da situação do clube. Por isso, assegura estar cheio de vontade a partir do momento que a bola rolar na Vila Belmiro, às 16h.


- Responsabilidade a gente sempre tem. Em todos os times que passei sempre tive a responsabilidade de ajudar e fazer gols. Eu tento fazer meu melhor.
 Não prometo gol para ninguém. Prometo empenho, e isso nunca faltou da minha parte. Sempre estou correndo, ajudando e trabalhando pelo time. Gradativamente, os gols vão saindo também. O importante é trabalhar em prol do time. Tenho feito isso nos clubes em que passei e aqui não é diferente.
 Lógico que estava um pouco chateado porque estava na reserva, mas tenho a possibilidade de sair jogando e espero fazer o melhor para ajudar o Criciúma.

O jogador não desanima diante da possibilidade de retomar a titularidade e voltar a jogar, após recuperação de estiramento muscular na coxa direita.

- É mais um jogo importante para a gente. Falei no início da semana que queria voltar na parte boa e voltei na parte ruim de novo. Acho que o mais importante é que temos um jogo importante fora de casa e conseguimos vitórias boas quando jogamos fora recentemente. Vamos fazer o melhor para que a vencer em Santos e trazer a vitória – disse, minutos antes de embarcar no ônibus que dava início à viagem rumo a Santos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/09/wp9-promete-empenho-e-espera-por-uma-ou-duas-bolas-em-retribuicao.html

Flu entra com representação contra árbitro que expulsou Luxemburgo

A pedido do treinador, revoltado com a punição dada por Wilton Fernando Sampaio, clube solicita ao STJD que juiz também seja levado a julgamento

Por Rio de Janeiro


Vanderlei Luxemburgo Treino Fluminense (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)Luxemburgo está na bronca com o árbitro Wilton Sampaio (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera

A expulsão durante o intervalo de jogo contra  a Portuguesa, no último sábado no Maracanã, ainda não foi bem digerida por Vanderlei Luxemburgo. Nesta sexta-feira, quase uma semana após o acontecimento, o treinador do Fluminense declarou que o clube, atendendo sua solicitação, entrou com uma representação no STJD contra o árbitro da partida, Wilton Fernando Sampaio. O comandante deseja que o tribunal julgue a conduta do juiz durante o confronto, vencido por 2 a 1 pelo Tricolor.

- O delegado do jogo, Marcelo Vianna, não me deixou fazer o adendo na súmula porque disse que não podia. Consultei o departamento jurídico do Fluminense e tomamos a atitude de antecipar a minha defesa. Não pode ter uma verdade absoluta. O que ele fez no jogo, na minha expulsão, não é verdade - argumentou.

Logo após a partida, Luxemburgo já havia anunciado, em entrevista coletiva, o desejo de se defender na súmula. O treinador afirma que, no fim da primeira etapa, estava apenas conversando com Rafinha, volante tricolor, quando levou uma dura do quarto árbitro. Somente na volta do intervalo foi informado de que estava expulso.

Na quinta-feira, os advogados do Fluminense entraram com uma notícia de infração junto à Procuradoria do STJD, alegando que o árbitro não agiu de maneira correta na expulsão de Luxemburgo. O clube pede para que Wilton Fernando Sampaio seja julgado por seu comportamento na partida. A Procuradoria deve analisar o pedido na próxima semana.

O jogo aconteceu no último sábado, dia 14, e foi vencido de virada pelo Fluminense, por 2 a 1 (veja os lances no vídeo ao lado). Os gols tricolores foram feitos apenas no segundo tempo, quando o treinador assistiu ao duelo de uma das cabines do estádio. À beira do campo ficou seu auxiliar, Júnior Lopes.

- Você abre o braço para falar "foi falta" e está expulso. No basquete, o treinador acompanha o juiz na linha da quadra, o Bernardinho fala para caramba no vôlei... Aí no futebol você fala com o árbitro reserva e ele diz que você está fazendo teatrinho. Peraí, respeita a gente - finalizou Luxemburgo, que ainda não tem julgamento marcado por conta da sua expulsão.

* Colabarou Thiago Benevenutte, estagiário, sob supervisão de Cauê Rademaker

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/09/flu-entra-com-representacao-contra-arbitro-que-expulsou-luxemburgo.html

Gil pede que o Coritiba fique atento na marcação contra o Fluminense

Após os erros da defesa nas últimas rodadas, volante diz que o time precisa ser unido e marcação começar no ataque

Por Curitiba


Vitor Junior Gil Coritiba treino (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Gil terá missão de parar o meio do Fluminense (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

O volante Gil quer o Coritiba marcando o Fluminense em todos os setores do campo, para o time não repetir os erros dos últimos jogos. Após o setor ter sido questionado contra Bahia e Goiás, o atleta saiu em defesa dos companheiros e disse que a marcação precisa ser feita desde os homens de frente, para facilitar o trabalho de contenção.

Desde o jogo contra o Botafogo, quando o time perdeu 3 a 1 e não teve uma atuação equilibrada, a zaga tem sido bastante cobrada. Nos empates em casa diante Bahia e Goiás, os gols dos adversários saíram após falhas de marcação e individuais. Para evitar que isso ocorra no Maracanã, Gil explicou que o time deve entrar concentrado no jogo.

- É muito questionado só a defesa, mas é o todo. Para a defesa ir bem tem que começar a marcação na frente. Nós do meio de campo temos que nos ajudar. Infelizmente aconteceu de tomar os gols no jogo que passou, mas temos que procurar manter a postura e ter mais concentração. Nos últimos jogos a gente deixou cair o poder de concentração e tomamos os gols. A gente tem conversado e vamos melhorar para não falhar e garantir o resultado.

Gil terá a principal missão de parar as jogadas do clube carioca no meio de campo. Sem um companheiro de ofício no setor, já que Bottinelli deve ser titular no lugar dos machucados Willian, Júnior Urso e Uelliton, ele ficará com a função de primeiro volante e atuará á frente da zaga.

Com as constantes mudanças a cada jogo, o Coxa não tem conseguido manter um padrão de jogo. Contra o Fluminense, Gil disse que Marquinhos tem procurado dar tranquilidade aos atletas que vão entrar em campo e aumentar a confiança do grupo.

- O professor tem passado tranquilidade para a gente. Sabemos que estamos perdendo grandes jogadores por lesões, mas ele tem passado tranquilidade para quem está jogando. Acreditamos na força do grupo e no trabalho. É procurar chegar contra o Fluminense e dar o melhor para sair com um bom resultado.

Coritiba e Fluminense jogam no sábado às 18h30m (de Brasília), no Estádio Couto Pereira.

Tite faz mistério sobre equipe, testa Jocinei e dá atenção às faltas

Técnico revelará time que começa o jogo contra o Cruzeiro só no treino de sábado, pela manhã. Douglas e Romarinho vão bem nas bolas paradas

Por São Paulo

Jocinei, treino do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians)Jocinei pode ter a sua primeira chance no Timão (Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians)

O treinamento do Corinthians na tarde desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, não revelou qualquer indício sobre qual equipe o técnico Tite utilizará no próximo domingo, contra o Cruzeiro, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu. Após um rachão, o comandante apenas observou e distribuiu conselhos em um treino de faltas do meia Douglas e do atacante Romarinho, em outro campo do local.

A única novidade foi um teste feito pelo auxiliar Fábio Carille com o volante Jocinei. Ainda sem estrear, o atleta foi testado ao lado de Ralf em um trabalho específico de posicionamento defensivo. Na última terça, Tite havia dito que preferia não utilizar o jovem de 23 anos em uma situação delicada como a atual, para evitar que ele fosse "queimado" com a torcida. A derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta, na quarta, fez o técnico admitir possíveis alterações em sua formação.

Sem Paolo Guerrero, há a possibilidade do Corinthians ter seu esquema tático alterado neste fim de semana. Acostumado ao 4-2-3-1, com uma referência no setor ofensivo, dentro da área, o Timão pode partir para o 4-4-2, que foi utilizado na primeira fase da Taça Libertadores da América e foi bem avaliado pela comissão técnica. A tendência é que Danilo e Emerson Sheik retomem suas respectivas vagas entre os titulares.

Caso Alessandro, que vem se recuperando de um problema na panturrilha direita e que não entrou em campo nesta sexta, trabalhe na manhã deste sábado, a provável formação do Corinthians diante do Cruzeiro será a seguinte: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Edenílson (Jocinei), Danilo e Douglas; Alexandre Pato e Emerson Sheik.

Sétimo colocado do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos, o Corinthians já está a oito do Atlético-PR, primeiro time dentro do G-4. O objetivo declarado do Timão para o segundo semestre é uma vaga na Taça Libertadores da América.

Boa pontaria nas faltas
O meia Douglas e o atacante Romarinho foram separados do restante do elenco na metade final do treino para treinar cobranças de faltas. Ambos mostraram bom desempenho, com destaque especial para o camisa 10, que acertou apenas uma de 17 cobranças na barreira. Todas as outras, se não entraram, bateram na trave, passaram perto ou exigiram defesas difíceis do goleiro Walter. Foram oito gols marcados. Romarinho fez sete.

Em DR bem-humorada com torcida, Oswaldo ouve: 'Pra dentro dos p...'

Na saída do Engenhão, treinador recebe pedido de desculpas, elogios a Rafael Marques e ainda despista sobre o Corinthians: 'O Mano saiu do Fla'

Por Rio de Janeiro


Sobrevivente da pressão que foi da arquibancada até o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, Oswaldo de Oliveira vive nova fase com os botafoguenses após o título estadual e grande campanha no Brasileiro. Nesta sexta-feira, ao deixar o Engenhão, ele foi ovacionado por cerca de 20 torcedores que aguardavam a saída do time com faixas, disposição - os primeiros chegaram às 9h na porta do estádio - e muito bom humor. Em autêntica DR (discussão de relacionamento) com a torcida, sempre de forma muito bem-humorada, o treinador ouviu de tudo um pouco.

- Vamos para dentro dos putos - gritava o estudante de economia Pedro Duarte Rego, que segurava cartaz em referência ao grito de Oswaldo no vestiário após jogo contra o Fluminense no Estadual deste ano.

Assim que avistou o cartaz, Oswaldo começou a rir e logo desceu do carro. Ele preferiu não tirar foto com a mensagem, mas respondeu aos torcedores.

- Vamos dentro deles mesmo - disse o treinador.

Uma torcedora, que chegou perto para tirar foto e era uma das mais animadas com a presença do técnico, elogiou Oswaldo e ainda ironizou os botafoguenses que queriam a demissão dele e contestavam suas decisões à frente do clube.

- Hummm... Sempre cheiroso, Oswaldo... Imagina se você estivesse escutado a torcida, hein? Ainda bem que não escutou. Se não o Rafael Marques já não estava aqui - lembrou a torcedora.

Mosaico Oswaldo de Oliveira Torcedores (Foto: Raphael Zarko) Oswaldo de Oliveira tem contato animado com os torcedores do Botafogo (Foto: Raphael Zarko)

Em outro momento de descontração, os amigos Pedro, Icaro Vinicius e Felipe Portela, que criaram a página no Facebook "Iniciativa Botafogo", disseram que o Corinthians estava de olho no trabalho de Oswaldo.

- Há um rumor de que o Corinthians vai demitir o Tite e vai te tirar daqui. Não vai, não, né? - disse Pedro, sendo logo cortado por Oswaldo.

- Que nada... O Mano saiu do Flamengo - respondeu, de primeira, o treinador, sendo abraçado por torcedores, ouvindo incentivos para as últimas 16 rodadas do Brasileiro e apelo para abrir o treino para a presença da torcida.

- Oswaldo, você está fazendo um p... trabalho. Ano passado a gente vaiou você, mas já pedi desculpas a você, ao Rafael Marques. Concordo que ele merece aumento, está jogando muito, correndo muito - disse Pedro.

- Ele corre mais que todo mundo - lembrou Oswaldo, que ainda completou e explicou o motivo da aposta. - Eu vi o cara jogando três anos no Japão, eu já o conhecia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/09/em-dr-bem-humorada-com-torcida-oswaldo-ouve-pra-dentro-dos-p.html

Cristóvão admite possibilidade de mudança no Bahia para domingo

Treinador tem dúvida entre Madson e Angulo na lateral direita e diz que pode alterar o esquema tático do Tricolor para enfrentar o Botafogo

Por Salvador


cristóvão borges, técnico do Bahia (Foto: Thiago Pereira)Treinador só vai definir time do Bahia na manhã deste sábado (Foto: Thiago Pereira)

O Bahia deve ter um time diferente em campo, no domingo, para enfrentar o Botafogo. Além da impossibilidade de contar com Fabrício Lusa, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Cristóvão Borges disse que pode mudar o esquema tático do Tricolor para o duelo no Maracanã. A definição acontecerá somente depois do treino deste sábado.

Lusa atuou nos dois últimos jogos improvisado na lateral direita. Para o setor, o treinador tem Angulo e Madson. Segundo ele, a escolha dependerá da condição física dos jogadores.

- Tenho algumas alternativas para isso. Hoje foi o primeiro dia após o jogo. Vamos fazer algumas avaliações sobre o estado deles amanhã porque o jogo foi altamente desgastante. Vamos ver como eles se apresentam amanhã e a gente vai definir o time em cima disso – comentou o treinador.

A alteração na lateral não deverá ser a única. A expectativa é de que Cristóvão mantenha o trio de volantes – Fahel, Hélder e Feijão – e o trio ofensivo – Wallyson, William Barbio e Fernandão. Entretanto, nada está garantido.
- Penso em mudar, pelo adversário e para que continuemos competitivos. O desgaste muito grande dificulta bastante. Jogo ontem foi desgastante. Para continuar competitivo é provável que a gente tenha que trocar algumas peças – revelou.

O Bahia é o 13º colocado do Campeonato Brasileiro com 28 pontos ganhos. O Botafogo, próximo adversário do time baiano, tem 42 pontos e é o vice-líder.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/09/cristovao-admite-possibilidade-de-mudanca-no-bahia-para-domingo.html

Vagner Mancini garante Atlético-PR com força máxima contra a Ponte

Mesmo com decisão na Copa do Brasil na próxima semana, técnico vai escalar '100% daquilo que tiver de melhor' no domingo, às 18h30m

Por Curitiba


Vagner Mancini, técnico do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Bruno Baggio)Técnico garante força máxima no domingo (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Bruno Baggio)

O técnico Vagner Mancini terá pouco tempo para trabalhar até o próximo compromisso do Atlético-PR no Brasileirão, contra a Ponte Preta, às 18h30m (horário de Brasília) de domingo. Ele terá apenas um treinamento com bola, na manhã de sábado, no CT do Caju.

Apesar desse pouco tempo, da maratona de jogos e de ter uma decisão contra o Internacional na próxima quinta-feira, pela Copa do Brasil, o comandante rubro-negro garante força máxima - dentro do possível - contra o clube campineiro.

- Vou com força máxima em todos os jogos. No Atlético, ao menos enquanto eu estiver aqui, não tem essa de poupar jogador. Acho que o Atlético, a instituição, os torcedores e o grupo de jogadores merecem que entre em campo o 100% daquilo que a gente tiver de melhor naquele momento - falou o técnico rubro-negro em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Para a partida contra a Ponte, Mancini tem duas novas baixas: o volante João Paulo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o também volante Bruno Silva, impedido de atuar por força contratual (ele pertence à Macaca). Deivid e Zezinho são os favoritos para formar a dupla de contenção no meio-campo.

O técnico também tem uma indefinição para domingo: o meia Paulo Baier, desfalque na vitória sobre o Flamengo por conta de uma amigdalite, ainda é dúvida. Se estiver recuperado, o jogador de 38 anos disputará vaga com o espanhol Fran Mérida.

O Furacão também pode ter mudanças no sistema ofensivo. Roger - que entrou durante os 4 a 2 sobre o Fla, anotou um gol e deu uma assistência - e Ederson, o artilheiro do Brasileirão com 13 gols, disputam uma vaga. O time rubro-negro não deve ter outras mudanças para o duelo contra a Ponte Preta. Com isso, ele deve entrar em campo com Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Maranhão; Deivid, Zezinho, Everton e Fran Mérida (Paulo Baier); Marcelo e Ederson (Roger).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2013/09/vagner-mancini-garante-atletico-pr-com-forca-maxima-contra-ponte.html

Marcos Rocha é dúvida de Cuca para repetir time pela terceira vez seguida

Jogador sente dores musculares na panturrilha e não participa do treino

Por Belo Horizonte


Marcos Rocha; Atlético-MG; Cidade do Galo; treino (Foto: Reprodução / Site Oficial do Atlético-MG)Marcos Rocha é dúvida para enfrentar o Vasco
(Foto: Reprodução / Site Oficial do Atlético-MG)

Marcos Rocha é a dúvida do técnico Cuca para repetir, pela terceira vez consecutiva, o time no Campeonato Brasileiro. O treinador adotou cautela quanto à escalação do lateral-direito, diante do Vasco, no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), no Independência. O comandante do Atlético-MG vai esperar até o último treinamento para confirmar a equipe.

- Marcos Rocha está com dor na panturrilha. Vamos ver amanhã, para poder repetir o time. É o que espero. Vamos aguardar um pouco para ver o que posso fazer.

O lateral não treinou, por causa de dores musculares. Luan e Michel foram testados na posição. Ronaldinho Gaúcho também não esteve em campo, fez trabalho regenerativo e, depois, foi liberado. Mesmo testado entre os titulares, Leandro Donizete continua apenas como opção no banco de reservas.

Cuca tem a chance de repetir a formação que derrotou o Grêmio, por 1 a 0, e que perdeu pelo mesmo placar para o São Paulo, na última rodada. O time deverá atuar com Victor; Marcos Rocha (Michel), Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Josué, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho e Fernandinho; Jô.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/09/marcos-rocha-e-duvida-de-cuca-para-repetir-time-pela-terceira-vez-seguida.html

Cercado de expectativa, Montes Claros Vôlei recebe o Rio de Janeiro

Torcida promete apoiar o time na volta ao 'Caldeirão'. Rio de Janeiro quer confirmar condição de favorito ao título.

Por Montes Claros, MG


treino do Montes Claros volei (Foto: Asssessoria do Montes Claros Vôlei) Montes Claros pronto para enfrentar o Rio de Janeiro. (Foto: Asssessoria do Montes Claros Vôlei)

Chegou a hora. Despois muita expectativa da torcida e dos atletas, o Montes Claros Vôlei faz seu primeiro jogo pela Superliga Masculina no ginásio Tancredo Neves. Depois de uma temporada longe da competição, o Montes Claros recebe o Rio de Janeiro neste sábado, 21, ás 18h. No jogo de estreia o time montes-clarense perdeu para o Cruzeiro por 3 sets a 0.

O técnico Paulo Martins não esconde a ansiedade para ver o time em quadra e a torcida nas arquibancadas.

- A expectativa é a melhor possível. Apostamos muito no trabalho realizado durante a semana. A equipe tem evoluído a cada dia. Sabemos que não será fácil, mas vamos jogar com garra e contamos com o apoio dessa imensa torcida, que é mais um jogador dentro de quadra, assim podemos trazer um resultado positivo - diz Paulo Martins.

O técnico montes-clarense destaca que é preciso muita atenção para enfrentar o atual campeão da Superliga.

Paulo Martins vôlei (Foto: Asssessoria do Montes Claros Vôlei)Técnico Paulo Martins ansioso para ver o time em casa(Foto: Asssessoria do Montes Claros Vôlei)

- A gente sabe do potencial da equipe do Rio de Janeiro. É muito forte e tem três jogadores de Seleção Brasileira como Bruninho, Leandro Vissotto e Mário Júnior, mas ainda estão vulneráveis em alguns pontos e estão se organizando taticamente. Temos que ter muita atenção para fazermos um bom jogo - avalia.

Para a partida deste sábado, Paulo Martins aposta em um time mais entrosado. Ele conta com a volta do central Alberto e do oposto Wanderson que não enfrentaram o Cruzeiro. O oposto Vivalde que foi o foi maior pontuador na derrota em Contagem, com 11 pontos, deve ser mantido. O provável time para enfrentar os cariocas é Everaldo, Túlio, Bob, Lucas, Vivalde, Athos, Thiago Brendle.

O Rio de janeiro venceu o Maringá por 3 sets a 1 na estreia da competição e busca mais uma vitória para assegurar a condição de um dos favoritos ao título. O time comandado pelo técnico Marcelo Fronckowiak perdeu para esta temporada, Lucão, Dante e Theo, mas conta com o expeitente levantador Bruninho e o oposto Leandro Vissotto.

Força da torcida
O diferencial do Montes Claros nas edições da Superliga 2009/2010 e 2010/2011 foi sua fanática torcida que por várias vezes lotou o ginásio Tancredo Neves. A expectativa em torno da volta vôlei ao ginásio é grande. O time tem duas torcidas organizadas que estão repercutindo o jogo nas redes sociais. Uma das novidades que será  apresentada antes do jogo é um jingle sobre o novo time do Montes Claros.

A estudante Lara Martinele sempre foi assídua nos jogos em edições anteriores e não vê a hora de voltar a torcer de perto.

- A expectativa é alta porque foi muito tempo sem ver um jogo do Montes Claros. A euforia por essa volta e a ansiedade para estreia que se aproxima é elevada. Espero que seja um bom jogo. Vou cantar,vibrar e torcer muito para primeira vitória na volta ao caldeirão - diz.

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) no Montes Claros Shopping e neste sábado a partir das 10h podem ser encontrados na bilheteria do ginásio Tancredo Neves.

Ginasio tancredo neves em montes claros (Foto: Clésio Robert)Ginásio Tancredo Neves em jogos de edições anteriores da Superliga (Foto: Clésio Robert)

Com musa de 16 anos, argentinas atraem olhares no Sul-Americano

Levantadora Barbara Frangella, de 1,79m e 68kg, chama atenção por sua beleza e encanta a torcida no Coliseo Cerrado, em Ica, cidade do Peru

Por Direto de Ica, Peru


Capitã da seleção feminina argentina, Emilce Sosa é sincera. Sabe que, mesmo em evolução, o vôlei de seu país tem chances remotas diante do Brasil, bicampeão olímpico. O Sul-Americano em Ica, no Peru, que dá ao campeão uma vaga no Mundial de 2014, na Itália, servirá, como bem diz, de treino para o pré-mundial, em San Juan, na Argentina. Um título, porém, as hermanas já levaram. A jovem Barbara Frangella, de apenas 16 anos, foi alvo de olhares por sua beleza e antes mesmo do campeonato começar conquistou o posto de musa.

Barbara Frangella  vôlei argentina (Foto: Thierry Gozzer)Barbara Frangella durante o alongamento: bela argentina atrai olhares no Sul-Americano (Foto:Thierry Gozzer)

Barbara tem 16 anos, é levantadora, e disputou o último Mundial sub-18 na Tailândia, quando a seleção da argentina conseguiu um 17º lugar. Natural de Santa Fé, ela atua no Gimnasia y Esgrima, time da cidade. Tímida, a loira preferiu não falar. Ela tem 1,79m e 68kg, e se não começa como titular no Sul-Americano, foi uma das que mais chamou a atenção na terça-feira.

Quando chegaram para treinar no Coliseo Cerrado, no centro da cidade, as argentinas foram alvos de olhares. O time veio com metade de sua força para a competição. Como o título do Sul-Americano provavelmente ficará com o Brasil, o que aconteceu nos últimos dez anos, o técnico argentino Guillermo Orduna optou por deixar algumas jogadoras fora da disputa, até para que sejam liberadas de seus clubes com mais facilidade em outubro, para o pré-mundial, entre os dias 18 e 20. As atletas que vieram, porém, não deixaram o nível cair quando o assunto é beleza.

Bárbara mexe no cabelo durante o treino (Foto: Thierry Gozzer)Bárbara Frangella mexe no cabelo durante o treino (Foto: Thierry Gozzer)

- Agradecemos pelos elogios. Mas creio que nunca escutamos isso (risos). Mas é muito bom. Minhas companheiras são todas lindas, gostam de elogios, claro. Mas as brasileiras também são bonitas, sempre são (risos) - brinca Emilce Sosa, envergonhada e responsável por falar sobre o assunto dentro do grupo argentino.

Lúcia Gaido e Lúcia Fresco, que jogam na Romênia e Alemanha, são outros dois exemplos. Loiras e de olhos claros, fogem do padrão de beleza dos peruanos e por isso chamam a atenção. As argentinas, porém, não querem aparecer apenas pelos atributos físicos, mas também pelos técnicos.
- Nossa expectativa é grande. Jogamos bem no Grand Prix (a argentina foi a 16ª colocada), e nossa ideia é crescer o nível do grupo, para ficarmos mais afinadas. Sabemos que o Brasil é favorito, que é quase impossível ganhá-las aqui, jogam em outro nível, mas nos preparamos para jogar contra todas as equipes, Colômbia, Peru, Venezuela...O Brasil tem um time de classe mundial, veio com toda a sua força, mas viemos para jogar contra qualquer um - garante Emilce Sosa, que atua na Romênia.

Barbara Frangella vai para o saque no Mundial sub-18 na Tailândia (Foto: FIVB/Divulgação)Barbara Frangella vai para o saque no Mundial sub-18 na Tailândia (Foto: FIVB/Divulgação)

Atualmente, a Argentina briga com o Peru pelo posto de segunda força da América do Sul. No último Grand Prix, por exemplo, as hermanas estiveram presentes, e as peruanas, não. Em 1982, no Mundial em Lima, no Peru, as rivais das argentinas ficaram com a prata, perdendo a final para a China dentro de casa. De alguns anos para cá, porém, foram as meninas de azul quem evoluíram mais, apesar de terem ido ao seu último mundial em 2002, e hoje ocuparem a 19ª posição no ranking da Federação Internacional de Vôlei.
- Esse é o nosso papel. Jogar cada vez mais como um time. Assim, temos mais chances de buscar a vaga no mundial através do pré-mundial dentro de casa. Mesmo assim, queremos lutar pelo primeiro posto também aqui no Sul-Americano de Ica - finaliza Emilce Sosa.

As argentinas estreiam no Sul-Americano nesta quarta-feira, contra a Colômbia.

Argentinas posadas para foto depois do treino no Coliseo Cerrado (Foto: Thierry Gozzer)Argentinas posadas para foto depois do treino no Coliseo Cerrado (Foto: Thierry Gozzer)

FONTE:

Em meio à má fase, Fla é recebido por apenas seis torcedores no Recife

Ao contrário das costumeiras recepções calorosas na cidade, torcida não aparece no Aeroporto de Guararapes no fim da noite desta sexta-feira

Por Recife


Nem mesmo a sempre calorosa torcida rubro-negra no Recife se empolgou. Na quinta-feira, o Flamengo sofreu mais uma derrota no Brasileirão, a oitava em 22 jogos. Dessa vez, com requintes de crueldade e consequências. Depois de fazer 2 a 0 em oito minutos no Maracanã, o time viu a partida terminar em 4 a 2 para o Atlético-PR e se espantou com o pedido de demissão de Mano Menezes. O time está na 15ª colocação, com 26 pontos, apenas dois a mais do que Criciúma, primeiro da zona de rebaixamento. Em meio ao momento delicado, o time desembarcou no Aeroporto dos Guararapes por volta de 23h40m desta sexta-feira. E, ao contrário de outras recepções badaladas até mesmo quando o time estava mal, apenas seis torcedores esperavam a equipe.

Desembarque Flamengo em Recife (Foto: Janir Júnior)Após a derrota para o Furacão no Rio, jogadores do Fla desembarcam em Recife sob os olhares de poucos torcedores (Foto: Janir Júnior)

Com a movimentação, alguns curiosos se juntaram para acompanhar o deslocamento da delegação do saguão até o ônibus. O bolo aumentou, mas na mais completa paz. Os jogadores do clube da Gávea atenderam aos poucos torcedores e pararam para fotos, casos de Paulo Victor, Elias e Chicão. Jayme também posou com um torcedor com a camisa rubro-negra. O grupo seguiu para o hotel onde ficará concentrado em Recife. Na manhã deste sábado, a equipe realiza a última movimentação antes da partida com o Náutico, domingo, às 16h.

Na quinta-feira, depois da derrota para o Furacão em pleno Maracanã, Mano Menezes pediu demissão. Nesta sexta, o presidente Eduardo Bandeira de Mello concedeu entrevista coletiva, demonstrou sua surpresa e confirmou que Jayme de Almeida comandará a equipe diante do Náutico, domingo, em Recife. Nos próximos dias, departamento de futebol e diretoria decidirão sobre a manutenção ou não de Jayme. O nome de Abel Braga despertou o interesse, mas o técnico se mantém firme na decisão de não trabalhar em nenhum clube até o fim do ano.

Elias e torcedor, desembarque Flamengo em Recife (Foto: Janir Júnior)Elias posa para foto com três rubro-negros (Foto: Janir Júnior)

Chicão e torcedor, desembarque Flamengo em Recife (Foto: Janir Júnior)Chicão também fez questão de dar atenção ao fã (Foto: Janir Júnior)

Jayme de Almeida, técnico do Flamengo (Foto: Janir Júnior)Sereno como sempre, o interino Jayme de Almeida chega ao Recife (Foto: Janir Júnior)

Desembarque Flamengo em Recife (Foto: Janir Júnior)A normalmente calorosa e volumosa torcida do Fla foi representada na recepção por poucos representantes (Foto: Janir Júnior)

FONTE: