domingo, 25 de agosto de 2013

Controle emocional e posse de bola: Cristóvão lista erros e acertos do Bahia

Treinador afirma que, diante do Náutico, Bahia venceu por ter controlado ansiedade, apesar da pressão. Tricolor deu 2 a 0 no Timbu neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

Na tarde deste domingo, o Bahia superou o tabu de quatro partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Na Arena Fonte Nova, o Tricolor deu 2 a 0 no Náutico com gols de Hélder e Fernandão e trouxe alívio para sua torcida.

Após o confronto, o técnico Cristóvão Borges avaliou a atuação da equipe baiana no duelo. Para ele, o triunfo foi fruto de muito controle emocional por parte dos jogadores do Esquadrão de Aço.
- No jogo de hoje, houve equilíbrio, bastante equilíbrio. E conseguimos controlar nossa ansiedade, que vem naturalmente na situação em que estávamos e no tipo de jogo que estávamos jogando.

 Sabíamos que o adversário vinha para jogar no nosso erro, era perigoso. Mas tínhamos que controlar e fazer o nosso jogo, botar a bola no chão e deixar acontecer a nossa variação de jogo. Conseguimos fazer jogadas que vínhamos fazendo normalmente. Melhoramos, conseguimos adiantar a marcação e diminuir o espaço do Náutico. Então fomos bem – disse o treinador.
Apesar de destacar o principal ponto positivo de sua equipe, Cristóvão não esqueceu de relacionar os erros cometidos. O técnico admitiu que o Timbu não pressionou quanto poderia, mas afirmou que era preciso ter mais posse de bola depois que o placar estava construído.

- Em um jogo como esse, nós corremos alguns perigos. Não muitos. Mas, em um jogo com 2 a 0, poderíamos ter melhor controle, se tivéssemos mais posse de bola. Isso é importante. A equipe sabe fazer isso bem. Hoje era o momento de fazer isso. Fizemos 2 a 0, nos fechamos bem, mas poderíamos ter melhorado na posse de bola. Naturalmente, alguns jogadores jogaram mais, outros menos. No conjunto, a equipe foi bem, foi forte.

Fernandão do Bahia e Leandro Amaro do Náutico (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado) 
Fernandão disputa bola com Leandro Amaro na Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)
 
Além da pressão enfrentada pelo Bahia devido à sequência de partidas sem triunfos, o grupo tricolor ainda teve que lidar com a suposta obrigação de vencer o time pernambucano. Tudo devido ao andamento do Brasileirão: com oito pontos, o Náutico é o lanterna da competição.  Apesar disso, Cristóvão preferiu se ater à evolução dos seus comandados ao longo da temporada.

- O fato de o Náutico ser o lanterna não importa. A gente ainda vai ver o Náutico tirando pontos de muita gente boa lá na frente. O importante é notar a maturidade da equipe, porque não deixa de ser um momento de pressão, todo mundo dizendo que tinha a obrigação de ganhar. Tem que ganhar todos os jogos. A equipe soube suportar de forma madura, porque jogou sob pressão. Tem que ganhar e tem que ter equilíbrio para jogar sem desorganizar. Jogamos organizados, por isso ganhamos – explicou o técnico.

- Nossa equipe foi crescendo, amadurecendo. A gente vê essa maturidade chegando agora. Já existe naturalmente uma pressão grande para jogar bem, ganhar. A gente tem que controlar a ansiedade. Não temos pressa para nada. Vamos tranquilos, pensando, se organizando e pensando jogo a jogo - finalizou.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/08/controle-emocional-e-posse-de-bola-cristovao-lista-erros-e-acertos-do-bahia.html

Com chutaço de Hélder, Bahia espanta a má fase e bate o lanterna Náutico

Equipe baiana, que não triunfava no torneio havia quatro partidas, vence o Timbu por 2 a 0. Pernambucanos amargam 10ª derrota em 14 jogos

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Com o lanterna Náutico pela frente, o Bahia entrou em campo na Arena Fonte Nova, na tarde deste domingo, como favorito. O contexto, no entanto, não era dos melhores para nenhum dos lados: tanto baianos quanto pernambucanos não sabiam o que era vencer no Brasileirão desde julho. No fim das contas, deu Bahia, mais bem posicionado na tabela - em 7º com 23 pontos -, vencendo por 2 a 0 com gols de Hélder e Fernandão.

Estreando o novo terceiro uniforme, que apresenta um degradê do azul marinho para o rosa, o Tricolor saiu do jejum de quatro partidas sem triunfos no Brasileirão. O Alvirrubro pernambucano, por sua vez, sofreu sua 10ª derrota em 14 jogos no torneio nacional e segue na última posição com apenas oito pontos.

comemoração gol Bahia x Náutico (Foto: Eduardo Martins / Futura Press) 
Jogadores do Bahia comemoram gol (Foto: Eduardo Martins / Futura Press)
 
A partida não rendeu lances memoráveis. O primeiro tempo foi marcado por poucas jogadas de perigo, com um pouco mais de ofensividade do lado baiano. Mas foram os pernambucanos que quase abriram o placar, depois que um gol de Tiago Real foi anulado no fim da primeira etapa. No segundo tempo, o Bahia se mostrou mais ofensivo e acabou construindo o resultado. O primeiro gol foi de Hélder; o segundo de Fernandão, que também deixou para trás um jejum de quatro partidas sem fazer gols.

- Eu tomei uma pancada, mas o mais importante foi a vitória do grupo. Estamos de parabéns. Tem que ter paciência, e eu estou tendo. A oportunidade vai aparecer e, quando aparecer, eu tenho que estar bem - afirmou o atacante Fernandão.

- Eles não tiveram muitas chances no primeiro tempo. Mas, no segundo, tiveram espaço, e essa bola é difícil de pegar. Eles mostraram superioridade - avaliou o goleiro Ricardo Berna.

As duas equipes voltam a jogar pelo Brasileirão no próximo sábado, às 18h30m (horário de Brasília). Na Arena Pernambuco, o Náutico enfrenta o Atlético-PR, enquanto o Bahia vai ao Canindé para encarar a Portuguesa.

Muitos passes errados e pouca criatividade
O primeiro tempo do duelo nordestino foi de poucas emoções. Abusando dos passes errados, nenhuma das equipes conseguiu trabalhar bem a bola para criar lances efetivos de gol. O que se viu na Arena Fonte Nova foi mais marcação e menos criatividade nos primeiros 45 minutos do confronto.

Ainda assim, o Bahia teve certa superioridade. O trio ofensivo do Tricolor foi o responsável por dois ou três ‘Uuuh!’, vindos da arquibancada. Logo no início do jogo, Fernandão perdeu um gol de cabeça. Wallyson e Marquinhos mandaram para fora em belos chutes que tomaram o endereço errado. E até o volante Diones tentou deixar o seu, de longe.

Apesar de ter criado menos, o Timbu ameaçou com um voleio de Tiago Real, já aos 40 minutos. Aos 44, o mesmo Tiago Real recebeu um cruzamento de Auremir na pequena área e, de cabeça, mandou a bola para o fundo do gol. O jogador ainda saiu para comemorar, mas foi frustrado pela sinalização de impedimento do assistente.

Hélder abre o placar, e Fernandão sai do jejum
No segundo tempo, o Bahia voltou mais ofensivo. A equipe passou a se mostrar mais presente na área do Timbu, sem acertar, no entanto, a pontaria. Wallyson e Fernandão perderam chances: um chute sem direção e outro fraco demais. Se o ataque não rendia, sobrou para o volante Hélder balançar a rede adversária. E com golaço! Aos 11 minutos, o jogador do Bahia recebeu um passe na entrada da área e mandou uma bomba certeira.

O gol acendeu o alerta do técnico Jorginho, que trocou Olivera por Belusso e substituiu o volante Derley pelo atacante Maikon Leite. Cristóvão, por sua vez, caiu na retranca: optou por Feijão no lugar de Marquinhos Gabriel e deixou quatro volantes em campo.

No tudo ou nada, o Náutico ameaçou com o zagueiro Leandro Amaro, que quase conseguiu o empate aos 24 minutos, em um cabeceio, mas esbarrou no goleiro Marcelo Lomba. Como quem não faz leva, Fernandão, que não marcava gols havia quatro jogos, resolveu sair também do jejum. Aos 31 minutos, o atacante aproveitou o passe certeiro de Wallyson para deixar o dele. Dois a zero e fim de papo.

 
FONTE:

Atuações: Juninho, André e Gil são os destaques de Vasco x Corinthians

Veterano dá passe e atacante cruz-maltino marca o gol que sacramenta o empate em Brasília. Zagueiro corintiano mostra a segurança de sempre

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília

Header Vasco (Foto: Infoesporte) 
 
DIOGO SILVA - GOLEIRO
Não comprometeu quando foi exigido. Mostrou segurança.
Nota: 6


FAGNER - LATERAL DIREITO
Ainda abaixo do que os vascaínos esperam.
Nota: 6


CRIS - ZAGUEIRO
Permitiu a antecipação de Guerrero no gol. Mas depois se firmou no jogo.
Nota: 5,5


RAFAEL VAZ - ZAGUEIRO
Bem defensivamente, ainda consegue espaço para trabalhar no ataque, criando jogadas.
Nota: 7


YOTUN - LATERAL ESQUERDO
Atuação desastrosa. Mal defensivamente e pouco ajudou no ataque. Ainda deu uma furada bisonha nos acréscimos.
Nota: 3,5


ABUDA - VOLANTE
Tenta marcar bem, nem sempre consegue. E ajuda pouco na frente.
Nota: 5


WENDEL - VOLANTE
Atuou como segundo volante, mas não se posicionou bem pela esquerda. Ainda errou alguns passes.
Nota: 5,5

WILLIE - ATACANTE
Deu velocidade ao time, opção pelo lado direito. Foi mais eficiente do que Wendel.
Nota: 6,5

PEDRO KEN - MEIA
Melhorou no segundo tempo, mas jogou abaixo do que fez nas últimas rodadas. Não foi decisivo.
Nota: 5,5


JUNINHO PERNAMBUCANO - MEIA
Primeiro tempo razoável. Cresceu no segundo tempo, armou bem as jogadas e deu o passe para o gol de André.
Nota: 7


MARLONE - MEIA
Começou tímido, melhorou durante a partida e fez a sua melhor atuação no time profissional.
Nota: 7



EDMILSON - ATACANTE
Sem muito tempo para brilhar.
Sem nota.

ANDRÉ - ATACANTE
Fez um belo gol, se deslocou muito e deu opções ao time.
Nota: 7

TENORIO - ATACANTE
Jogou um pouco mais de dez minutos. Brigador, não teve oportunidade de gols.
Nota: 5,5


Header_Corinthians (Foto: infoesporte) 
 
CÁSSIO - GOLEIRO
Uma boa defesa em chute de Juninho e sem outros grandes transtornos.
Nota: 6


EDENILSON - LATERAL-DIREITO
Começou o jogo em alta velocidade, cruzou para o gol de Guerrero. Mas caiu junto com o time.
Nota: 6


GIL - ZAGUEIRO
Seguro, pelo seu lado o ataque do Vasco pouco produziu.
Nota: 7


PAULO ANDRÉ - ZAGUEIRO
Levou cartão amarelo e teve muito trabalho com André por conta disso.
Nota: 6


FÁBIO SANTOS - LATERAL-ESQUERDO
Preocupado com as subidas de Fagner, foi pouco ao ataque. A entrada de Willie dificultou ainda mais o seu jogo.
Nota: 5,5


RALF - VOLANTE
A velha força de marcação no meio, com a vantagem de ser regular durante os 90 minutos.
Nota: 6,5


IBSON - VOLANTE
Não conseguir ser defensor nem criador. Parece fora de posição no esquema de Tite.
Nota: 5,5


DOUGLAS - MEIA
Um bom início de partida. Tentou encostar no ataque. Mas murchou com todo o time na etapa final.
Nota: 6


DANILO - MEIA
Começou pelo lado direito, explorando a fragilidade de Yotun. Mas acabou pouco efetivo no ataque.
Nota: 6

ROMARINHO - MEIA-ATACANTE
Entrou para dar mais velocidade ao contra-ataque, mas pouco produziu de prático e objetivo.
Nota: 5


EMERSON - ATACANTE
Tentou ser aplicado na parte tática, mas não deu chutes a gol e foi pouco participativo.
Nota: 5,5

ALEXANDRE PATO - ATACANTE
Entrou melhor do que Emerson e criou duas boas jogadas de iniciativa.
Nota: 6,5

GUERRERO - ATACANTE
Bem colocado na área, marcou um bonito gol. Depois não teve muita ajuda dos companheiros e ficou isolado.
Nota: 6,5


ALESSANDRO - LATERAL-DIREITO
Entrou perto do fim para fechar o time.
Sem nota.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/atuacoes-juninho-andre-e-gil-sao-os-destaques-de-vasco-x-corinthians.html

Tite lamenta queda de produção e erros do ataque corintiano

Técnico vê Timão melhor no primeiro tempo, mas elogia marcação do Vasco e destaca intensidade abaixo do esperado na etapa final

Por Rodrigo Faber Brasília

O técnico Tite admitiu a queda de produção do Corinthians no segundo tempo do empate por 1 a 1 com o Vasco, neste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. Após abrir o placar logo no começo do jogo, com Paolo Guerrero, o Timão voltou abaixo do esperado para a etapa complementar, sofreu o gol, marcado por André, e acabou deixando da capital federal com apenas um ponto.

Ao contrário da última quarta-feira, quando o Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Luverdense, Tite não se mostrou completamente insatisfeito com o resultado obtido como visitante. Exaltou o ritmo de sua equipe nos minutos iniciais e mais uma vez lamentou a quantidade de finalizações desperdiçadas pelo Timão.

- Fizemos um grande primeiro tempo. Se tivéssemos traduzido em gols as oportunidades que tivemos... No segundo tempo, o Vasco foi melhor e equilibrou um pouco mais. Em cima dessa realidade, tomamos o gol de empate. O time sentiu a intensidade que aplicou no primeiro tempo - opinou, em rápida entrevista coletiva após o jogo.

Danilo Corinthians x Vasco (Foto: Dida Sampaio / Agência Estado) 
Danilo disputa a bola no meio de campo do Mané Garrincha (Foto: Dida Sampaio / Agência Estado)
 
FONTE:
 

Após 15 minutos ‘assistindo’ ao Corinthians, Dorival vê Vasco melhor

Treinador reconhece competência da defesa corintiana, mas lamenta chances desperdiçadas e ‘pontos que ficam pelo caminho’

Por Raphael Zarko Brasília

Passado o susto da saída de Eder Luis, o Vasco iniciou o jogo contra o Corinthians parecendo, ainda, atordoado. Acuado e recuado, o time de Dorival Júnior sofreu o gol nos primeiros minutos da partida com Guerrero e ainda viu Douglas cabecear uma bola na trave. Para o técnico Dorival Júnior, o Vasco não combateu e não impediu as jogadas dos corintianos no início da partida.

- Acho que pagamos (com o empate) pelos 15 minutos iniciais, quando assistimos ao Corinthians jogar. Depois, já nos 30 finais da primeira etapa, acho que prevalecemos. Creio que merecíamos a vitória, mas precisamos reconhecer também que o Corinthians se defendeu muito bem e nós não conseguimos chegar à vitória, apesar das chances que criamos - disse o treinador do Vasco.
Dorival considerou positivas as entradas de Marlone, de Willie e a reação da equipe no segundo tempo, quando empatou o jogo e por pouco não virou o placar.

Dorival Junior Vasco x corinthians (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco) 
Dorival diz que Vasco merecia a vitória em Brasília (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
 
- Fiquei satisfeito com a evolução do nosso time, que cresce gradativamente a cada rodada. Mas, infelizmente, novamente deixamos escapar a chance de vencer. E são pontos que ficam pelo caminho - reconheceu o treinador do Vasco.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/08/apos-15-minutos-assistindo-ao-corinthians-dorival-ve-vasco-melhor.html

Em jogo emocionante até o fim, Vasco e Corinthians ficam no empate

Atacantes marcam os gols da partida, que termina 1 a 1 com dominio corintiano na primeira etapa e supremacia cruz-maltina na segunda

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Domingo de futebol. Longe do Maracanã e de São Januário, o Vasco escolheu o Mané Garrincha, em Brasília, para mandar seu jogo contra o Corinthians. E quem foi ao estádio assistiu a uma grande partida, que teve no equilíbrio a palavra-chave. Melhor no primeiro tempo, o Timão abriu logo o placar e deu a impressão de que sairia com os três pontos. Mas a equipe cruz-maltina, modificada no segundo tempo, reagiu, empatou e esteve mais perto de vencer. No fim, houve chances para os dois lados. Só que a partida ficou no 1 a 1, gols dos atacantes Guerrero, para os paulistas, e André, para os cariocas.

Com o resultado, o Vasco se mantém na 11ª posição, agora com 20 pontos. O Corinthians, com 26, foi ultrapassado no G-4 pelo Atlético-PR, que derrotou o Botafogo por 2 a 0 e assume o quarto lugar, com 27 pontos ganhos. O Timão agora é o quinto. Como lado negativo, torcedores brigaram no intervalo do jogo, cujo público pagante, de 21.627, superou o de sábado, no jogo Flamengo x Grêmio, mas também decepcionou. A renda foi de R$ 2.070.800.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, pela 17ª rodada do Brasileirão. Os cruz-maltinos vão ao Mineirão encarar o Cruzeiro. O Timão receberá no Pacaembu o Flamengo. Antes disso, Vasco e Corinthians farão o segundo jogo pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

 Os cariocas enfrentam o Nacional-AM na quinta, em São Januário, após a vitória fora de casa por 2 a 0. Os paulistas, também no Pacaembu, pegam o Luverdense, que venceu a primeira em casa por 1 a 0.
 
Na saída de campo, Juninho Pernambucano, um dos destaques do time cruz-maltino, lamentou o empate, para ele injusto, devido à pressão da equipe no segundo tempo.

- Não sei como não ganhamos o jogo. Há muito tempo é assim com o Vasco: quando joga mal, não dá nem para pensar em empatar. Quando joga bem, não leva sorte. Mas isso vai virar.

O lateral-esquerdo Fábio Santos mostrou-se satisfeito com o resultado para o Corinthians.

- É natural que eles viessem para cima, jogando dentro de casa. Mas começamos bem o jogo, no segundo tempo a equipe deles cresceu. Acabamos tomando um gol de contra-ataque, o que não é nosso estilo, mas temos que valorizar esse ponto fora de casa.

Juninho Pernambucano Vasco x corinthians (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco) 
Juninho Pernambucano arruma espaço diante da forte marcação corintiana: Reizinho comanda reação do segundo tempo que leva cruz-matinos ao empate (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
 
Gol de Guerrero
Difícil, muito difícil encontrar um time que não sinta baque ao tomar gol logo de cara. A festa das duas torcidas no Mané Garrincha - no começo tudo era paz - ainda acontecia quando o Corinthians surpreendeu o Vasco não apenas com o uniforme azul. Logo de cara, com uma marcação daquelas de tirar o fôlego e claro esquema de jogo explorando as pontas, precisou de apenas três minutos - quase quatro - para abrir o placar. Primeiro, Danilo já tinha feito bonita jogada individual, sem sequência. Em seguida, Edenilson centrou na medida. Douglas não alcançou a cabeçada, mas Guerrero entrou como uma flecha e, com a perna direta, mandou para as redes: 1 a 0.

Estava dado o recado. O Vasco precisava se recompor. Se Sheik dava passeio em Fágner pelo lado esquerdo do ataque corintiano, pela direita o jovem Yotun estava tonto diante do tripé Edenílson-Dougas-Danilo. E foi por ali também que saiu outra boa jogada. Centro perfeito para Douglas, dessa vez acertando a cabeçada, explodir o travessão, antes dos dez minutos.

Emerson Sheik Vasco x corinthians (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco) 
Bem no primeiro tempo, Emerson Sheik cansa no segundo e sai. Marlone é um dos destaques doVasco (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
 
A marcação cruz-maltina falhava muito, principalmente por aquele lado. O time só começou a respirar no jogo a partir dos 15 minutos. O meio-campo passou a brigar de igual para igual. Abuda e Wendel suavam para Pedro Ken e Juninho aparecerem. O camisa 10, após bela arrancada de Fágner,  centrou da direita, mas sem olhar. André não alcançou. Depois, o Reizinho, com a costumeira inteligência, arrumou espaço pelo meio para bater com o bom e velho veneno. Cássio rebateu, e André, já impedido, mandou para fora.

Foi o combustível para o Vasco sair do sufoco. O garoto Marlone dava boas arrancadas, mas esbarrava na falta de companhia nas jogadas velozes. Àquela altura, o Corinthians perdera o predomínio na posse de bola, a ponto de o técnico Tite pedir a Ral e Ibson melhor posicionamento e a combatividade apresentada no começo. A bronca deu certo. A marcação adiantou, e o toque de bola na frente com Danilo, Sheik, Douglas e Guerrero conteve o ímpeto do Vasco. A partida ficou equilibrada. Se Juninho obrigou Cássio a uma boa saída para abafar o sufoco, no contra-ataque foi a vez de Diogo Silva, com o pé, isolar para o meio de campo a bola lançada para Edenílson. Foi o último suspiro de um bom primeiro tempo.

Reação vascaína
Após um intervalo em que torcedores corintianos e vascaínos brigaram nas arquibancadas do Mané Garrincha, o Vasco voltou com uma mexida de Dorival Jr. Wendel deu vez a Willie. A entrada do veloz garoto pela direita deu a pista de que a equipe cruz-maltina entraria com tudo. E foi o que aconteceu. Regida sempre por Juninho. Na primeira chance, aos seis minutos, o Reizinho rolou na medida para Willie, ele mesmo, tocar por cima de Cássio, mas a bola cobriu o travessão. Mas na segunda, não houve erro: o meio-campo do Corinthians se complicou, a bola sobrou para o camisa 8, que, caído, serviu André, para bater sem defesa e empatar a partida, aos 9 minutos. Foi o sétimo gol do camisa 9 vascaíno no campeonato.

Briga Corinthians x Vasco (Foto: Andressa Anholete / Agência Estado) 
Torcedores brigam, e PM usa spray de pimenta (Foto: Andressa Anholete / Agência Estado)
 
A essa altura, o Vasco já dominava a partida e merecia até a vitória. E quase virou com o eficiente Marlone, que bateu com perigo, rente à trave. A pressão vascaína obrigou Tite a mexer no Timão. Danilo, pendurado com cartão e entrando duro nas jogadas, saiu por precaução para a entrada de Romarinho. Mas o problema maior já era na defesa. Gil e Paulo André já não eram soberanos. Perdiam até para Rafael Vaz, que aparecia bem no ataque, quando quase serviu André, já preparado para bater. Douglas, recuado, salvou o que poderia ser o segundo gol.

O Corinthians se arrastava em campo quando Dorival trocou André por Tenorio, na tentativa de decidir. O Corinthians deu pequena acordada ao desperdiçar boa chance numa tabelinha de Guerrero com Romarinho, que bateu fraco. Logo em seguida, Marlone deu o troco, mostrando que o Vasco seguia aceso. Tite tirou Emerson Sheik, cansado, e pôs Alexandre Pato. O Timão tentava acordar. Marlone perdeu a chance da vitória para o Vasco, e, no fim, Pato obrigou Diogo Silva a grande defesa. Ainda na sequência, a zaga do Vasco protagonizou trapalhada, iniciada por Yotun. Mas o jogo ficou no empate, e o espetáculo não saiu arranhado, apesar da briga nas aquibancadas e, depois, na invasão de campo de um torcedor após o apito final.

 
FONTE:

Luxemburgo se irrita com arbitragem, mas admite: 'São Paulo foi superior'

Treinador cita erros pontuais do árbitro Jaílson Macedo. No entanto, lamenta falta de vibração e apatia da equipre tricolor no primeiro tempo

Por Fernando Prandi São Paulo

A arbitragem de Jaílson Macdo Freitas na derrota do Fluminense para o São Paulo por 2 a 1, na tarde deste domingo, tirou Vanderlei Leuxemburgo do sério (veja os melhores momentos da partida no vídeo acima). O treinador tricolor não responsabilizou o árbitro pelo tropeço. No entanto, condenou erros pontuais que na sua visão prejudicaram seu time. Mas ao comentar a bola rolando sem interferências, admitiu que o Tricolor Paulista foi superior no Morumbi e mereceu sair vitorioso.

- O São Paulo venceu porque foi melhor que o Fluminense, mas ocorreram erros pontuais. No primeiro gol, meu jogador (Jean) estava machucado e saiu para ser atendido. O árbitro poderia ter esperado para fazer a alteração. O camisa 5 deles (Wellington) também fez faltas seguidas e merecia levar o segundo amarelo. Não levou. Além disso, o Kenedy foi em cima do Rogério, levou amarelo. Já o Luis Fabiano fez o mesmo com o Diego Cavalieri e não levou outro cartão - reclamou o comandante.

Assim como os jogadores, o treinador também viu o primeiro tempo como o vilão dos cariocas, já que o time casa conseguiu ir para o intervalo com uma vantagem de 2 a 0. Luxa concordou com Gum e disse que o Fluminense não pode entrar em campo sem vibração, sem vontade de buscar a vitória.

- Fomos apáticos. Não poderíamos ter jogado assim uma partida decisiva. O São Paulo quis mais. Nós ficamos administrando. Talvez esse tenha sido o maior erro no primeiro tempo. Mesmo assim, o São Paulo não tinha feito nada até sair o gol. Tinha o domínio da bola, como imaginamos que teria, mas não tinha feito jogadas de gol – ressaltou o treinador.

Com a derrota, o Fluminense se manteve com 18 pontos e caiu para a 15ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro. O time volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, contra o Goiás, na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, às 19h30m, no estádio Serra Dourada. Qualquer empate dá a vaga ao Fluminense. Vitória do Goiás por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis e qualquer vitória por dois gols de diferença do Esmeraldino leva o time do Centro-Oeste para as quartas de final da Copa do Brasil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/08/luxemburgo-se-irrita-com-arbitragem-mas-admite-sao-paulo-foi-superior.html

Atuações: Ganso rege São Paulo no fim do jejum; Felipe vai mal no Flu

Camisa 8 articula melhores jogadas da equipe, dá assistência para Luis Fabiano, e ainda ajuda na marcação. Reinaldo é outro a se destacar

Por Luiz Ademar São Paulo

Header Sao Paulo (Foto: Infoesporte)
 
ROGÉRIO CENI - GOLEIRO
Atuação segura, sem sustos e fazendo papel de líbero.
Nota: 6,5

DOUGLAS - LATERAL-DIREITO
Correu e apareceu no apoio o tempo todo, sem falhar na marcação.
Nota: 6,0

RODRIGO CAIO - ZAGUEIRO
Cresceu de produção na zaga. Ganhou todas pelo alto. No segundo tempo manteve o nível atuando no meio-campo.
Nota: 7,0


RAFAEL TOLOI - ZAGUEIRO
Jogou com tranquilidade e inteligência.
Nota: 6,5


REINALDO - LATERAL-ESQUERDO
Marcou bem e apoiou o tempo todo, sendo premiado com um belo gol.
Nota: 7,5


WELLINGTON - VOLANTE
Voluntarioso na marcação e impreciso nos passes.
Nota: 6,0


FABRÍCIO - VOLANTE
Ficou mais preso na marcação e levou a melhor na maioria das jogadas.
Nota: 6,0


ANTÔNIO CARLOS - ZAGUEIRO
Substituiu Fabrício. Mostrou experiência e manteve o bom nível do sistema defensivo.
Nota: 6,5


PAULO HENRIQUE GANSO - MEIA
Foi o maestro do jogo. Armou, desarmou, se movimentou e fez belas jogadas, como no primeiro gol, de Luis Fabiano.
Nota: 8,5


JADSON - MEIA
Procurou espaços com muita movimentação, mas sem brilho.
Nota: 6,5


ALOÍSIO - ATACANTE
Entrou no lugar de Jadson, participou pouco do jogo, e tudo o que conseguiu foi um cartão amarelo.
Nota: 5,0


ADEMILSON - ATACANTE
Vinha preso na marcação até sair machucado.
Nota: 5,5


LUCAS EVANGELISTA - MEIA
Entrou na vaga de Ademílson. Foi importante para o esquema tático da equipe.
Nota: 6,0


LUIS FABIANO - ATACANTE
É artilheiro. Marcou um gol de raro oportunismo e incomodou os zagueiros durante todo o jogo.
Nota: 7,0


Header Fluminense (Foto: Infoesporte) 
 
DIEGO CAVALIERI - GOLEIRO
Sem culpa no gols, tentou fazer a sua parte.
Nota: 6,0


GUM - ZAGUEIRO
Trocou empurrões com Luís Fabiano e sofreu no mano a mano.
Nota: 5,5


EDINHO - ZAGUEIRO
Exerceu dupla função de zagueiro e volante, mas sem brilhar.
Nota: 6,0


ANDERSON - ZAGUEIRO
Cometeu algumas faltas tolas e teve dificuldade nas antecipações.
Nota: 5,5


IGOR JULIÃO - LATERAL-DIREITO
Foi uma boa opção na saída de bola, mas sofreu para marcar Reinaldo.
Nota: 6,0


JEAN - VOLANTE
Vinha bem na marcação até sair machucado, ainda no primeiro tempo.
Nota: 5,5


KENEDY - ATACANTE
Entrou no lugar de Jean, lesionado. Não conseguiu tornar o time mais ofensivo.
Nota: 5,5


DIGUINHO - VOLANTE
Aplicação tática na marcação, tentou levar o time ao ataque.
Nota: 6,0


FELIPE - MEIA
Não foi notado em campo no primeiro tempo e acabou sendo substituído no intervalo.
Nota: 4,0


EDUARDO - MEIA
Entrou no lugar de Felipe. Tornou o time criativo, com velocidade, talento e marcou um belo gol.
Nota: 6,5


WAGNER - MEIA
Exagerou na marcação e esqueceu da armação.
Nota: 5,0


BIRO BIRO - ATACANTE
Substituiu Wagner. Conseguiu aumentar a ofensividade da equipe.
Nota: 6,0


CARLINHOS - LATERAL-ESQUERDO
Aceitou a marcação e pouco apoiou.
Nota: 5,5


SAMUEL - ATACANTE
Anulado pela marcação do São Paulo, pouco se movimentou e não levou perigo.
Nota: 5,5



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/atuacoes-ganso-rege-time-e-tira-sao-paulo-da-seca-felipe-vai-mal-no-flu.html

Autuori ignora sal grosso e valoriza vitória: 'Dá moral para a semana'

Técnico prefere não comentar sobre superstição e reclama dos problemas para o jogo com o Botafogo. Luis Fabiano e Aloísio estão suspensos

Por Leandro Canônico São Paulo

Ninguém sabe quem colocou o sal grosso em um dos degraus do túnel de acesso ao vestiário do São Paulo, mas a superstição contra o mau olhado foi ignorada pelo técnico Paulo Autuori. Descrente, ele respeita, mas prefere valorizar o trabalho do time na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense e a presença da torcida (assista ao vídeo dos melhores momentos do jogo).

- Isso eu nem comento. Eu acredito em trabalho com qualidade, em trabalho vitorioso. Superstição é de cada um e tem de respeitar – falou o treinador.

Sobre o triunfo depois de 12 rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro, Autuori foi cauteloso. Valorizou a dedicação da equipe, mas alertou que é apenas um primeiro passo para a reação. Com a vitória, o São Paulo subiu apenas uma posição na tabela, de 19º para 18º, ainda na zona de rebaixamento.

- Uma coisa é o resultado, que era fundamental e já estávamos fazendo por merecer. E a outra é que não se consegue sair dessa situação de uma hora para outra. Mas a vitória nos dá moral para uma semana livre, onde vamos poder melhorar o aspecto físico – acrescentou o comandante tricolor.


Paulo Autuori, no entanto, não terá os atacantes Luis Fabiano e Aloísio, suspensos, na partida contra o Botafogo, domingo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

- Nunca se está tranquilo. No papo que tive com os jogadores, eu disse exatamente para que trabalhassem bem, porque vamos precisar deles todos e hoje acontecem esses cartões... – finalizou o treinador.

De folga nesta segunda-feira, o São Paulo volta a treinar para o duelo com o Botafogo na próxima terça-feira, no Centro de Treinamento da Barra Funda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/08/autuori-ignora-sal-grosso-e-valoriza-vitoria-da-moral-para-semana.html

Na base do sal grosso e da torcida, São Paulo bate Flu e acaba com jejum

Protegido por tempero na boca do vestiário e apoiado por mais de 55 mil são-paulinos, time paulista vence por 2 a 1 no Morumbi

A CRÔNICA 
 
por Leandro Canônico

Dizem que torcida não ganha jogo. Sal grosso, muito menos. Mas foram esses dois ingredientes que ajudaram o São Paulo a retomar o caminho das vitórias neste domingo. Depois de 12 partidas sem vencer, o Tricolor paulista venceu o Fluminense por 2 a 1, gols de Luis Fabiano e Reinaldo, no estádio do Morumbi com 55.256 pessoas. Eduardo descontou.

Antes de o São Paulo entrar em campo, alguém colocou vários punhados de sal grosso em um dos degraus da escada do vestiário dos donos da casa. A superstição diz que o tempero espanta mau olhado. E o Tricolor paulista precisa espantar a crise. Afinal, ainda está na zona de rebaixamento do Brasileirão. E havia vencido pela última vez no dia 29 de maio, quando goleou o Vasco por 5 a 1.


Algo que ainda não atingiu o Fluminense, mas que o time carioca precisa se preocupar. Com um ataque praticamente inoperante, o time das Laranjeiras mostrou muita dificuldade na criação. Explica-se, assim, o fato de nem mesmo as vitórias sobre Náutico e Goiás terem afastado o clima de desconfiança.

Na próxima rodada, o São Paulo encara outro carioca. No domingo, às 16h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o time paulista joga contra o Botafogo. Um dia antes, no sábado, às 21h, também no Maracanã, o Fluminense recebe o Santos.


São Paulo acorda
Luis Fabiano gol São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Luis Fabiano celebra o primeiro gol do São Paulo na partida (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
A campanha "#3cores1sótorcida" tem dado certo. Neste domingo, os são-paulinos lotaram o estádio do Morumbi para empurrar o Tricolor paulista contra o Fluminense. Como retribuição, eles ganharam uma atuação contundente e carregada de esforço por parte dos jogadores. Afinal, o time agoniza na zona de rebaixamento.

Do outro lado, um Fluminense embalado por vitória sobre o Náutico, no Brasileirão, e diante do Goiás, na Copa do Brasil, teve dificuldade em conter a empolgação do adversário. Apesar da forte marcação com três zagueiros, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo foi sufocado no campo de defesa.

Mesmo assim, nos primeiros minutos, a melhor chance foi do time carioca. Aos 11, Diguinho deu ótimo passe para Samuel. Mas o atacante preferiu tentar cavar o pênalti depois de driblar Rogério Ceni. Decisão errada: se atirou no chão e desperdiçou a chance.

Melhor em campo, o São Paulo continuou pressionando e chegou ao primeiro gol aos 27 minutos. Paulo Henrique Ganso acertou lindo passe para Luis Fabiano desviar de bico para o fundo do gol de Diego Cavalieri. Na comemoração, o atacante, que voltava de lesão, ameaçou tirar a camisa. Desistiu. Afinal, ele já tinha cartão amarelo por reclamação. Seria expulso.

Luxemburgo reclamou muito no lance do gol, porque Jean tinha saído machucado, e o árbitro ainda não havia autorizado a entrada de Kenedy. Só que Ademílson, também machucado, estava caído. Portanto, os dois times estavam com dez jogadores no momento do gol.

Evoluindo na partida, o São Paulo fez valer seu melhor momento com mais um gol aos 45 minutos. Reinaldo entrou na área e chutou cruzado, sem chance para Diego Cavalieri.

Vitória salvadora
Edinho Fluminense x São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Edinho, capitão do Fluminense, é perseguido por Ganso (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
No São Paulo, saiu o volante Fabrício para a entrada do zagueiro Antonio Carlos. E, no Fluminense, entrou o meia Eduardo no lugar de Felipe. O ritmo da partida, no entanto, continuou o mesmo. Os donos da casa bem posicionados, dominando o controle do jogo e explorando bem o contra-ataque.

Vez ou outra, o Fluminense aparecia com perigo no campo do São Paulo, mas a finalização não era das melhores. Melhor para os anfitriões, que, aos poucos, controlavam ainda mais a partida e seguravam o placar de 2 a 0. Mais recuado do que antes, no entanto, o time paulista apostava cada vez mais na velocidade.

Finalizar pouco não era um “privilégio” apenas dos cariocas. Diferentemente do primeiro tempo, o São Paulo também não conseguia chegar com perigo. Ciscava muito na entrada da área, mas... Conforme o jogo ficava morno, os milhares de são-paulinos presentes tentavam fazer o Morumbi ferver ao som do hino do clube.

Na base da insistência, o São Paulo voltou a atacar com perigo. Luis Fabiano, Reinaldo, Jadson e Ganso tentaram, mas a bola não entrou. Não pelo lado-são-paulino, mas pelo carioca. Aos 47, Eduardo soltou uma bela bomba de pé esquerdo e diminuiu o placar para os visitantes. Mas a vitória ficou mesmo com os donos da casa.


 
FONTE:

Central Thaísa revela namoro com ator: 'Melhor sentimento do mundo'

Apaixonada, jogadora do Osasco e da seleção brasileira faz declaração de amor em rede social e recebe apoio de colegas do vôlei e fãs internautas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Bicampeã olímpica com a seleção brasileira, a central Thaísa está de namorado novo. Aos 26 anos, a jogadora de 1,93m revelou neste domingo que foi "fisgada" pelo ator e modelo Rodrigo Medeiros. Apaixonada, a atleta do Osasco fez questão de demonstrar o sentimento pelo amado nas redes sociais. Sobraram elogios ao novo casal, principalmente das colegas de vôlei.

Thaísa e o namorado Rodrigo Medeiros (Foto: Reprodução Instagram) 
Thaísa e o namorado Rodrigo Medeiros: novo amor (Foto: Reprodução Instagram)
 
- O melhor sentimento do mundo é ver alguém sorrir e saber que você é o motivo. Você chegou tão suave. Foi devagar, sem que eu tivesse tempo de pensar ou fazer conjecturas malucas. Chegou sincero. E me deu a certeza de que, quando alguém te quer, faz de tudo pra te conquistar, faz de tudo para estar com você. Com você por perto, eu não sinto falta de nada!!! - postou Thaísa em seus perfis do Instagram, Twitter e Facebook.

Pouco depois do post, a central foi saudada pelas colegas de seleção brasileira Sheilla e Fabiana, que fizeram questão de desejar sorte e felicidade ao novo casal.

Thaísa e o namorado Rodrigo Medeiros (Foto: Reprodução Instagram) 
Declaração de amor da jogadora mexeu com as redes sociais (Foto: Reprodução Instagram)
 
- Cadê o casaco? Tenho certeza que ela se apaixonou pelo casaco (risos)! Brincadeiras à parte, fico feliz de vocês estarem felizes, principalmente você - postou Sheilla, que também joga no Osasco.

Atuando nas áreas de cinema, teatro e moda, Rodrigo tem participado atualmente da gravação de dois filmes, tendo já feito quatro peças de teatro. Vaidosa, Thaísa também já acenou com a possibilidade de participar de atividades ligadas ao mundo da moda. "Barrada" da carreira de modelo pelo pai, na infância, ela afirmou que toparia participar de ensaios fotográficos, apenas por hobby.

Thaísa e o namorado Rodrigo Medeiros (Foto: Reprodução Instagram) 
Rodrigo atua no cinema e já participou de peças de teatro (Foto: Reprodução Instagram)
 
- Fazer ensaios, fotos, beleza. Mas fazer algo profissionalmente, trabalhar por fora, não é a minha. Não tem como (risos) - comentou.

Thaisa está com a seleção brasileira no japão treinando para a fase final do Grand Prix, que começa na madrugada desta quarta-feira. O Brasil estreia contra os Estados Unidos, atuais tricampeões, às 3h30m (horário de Brasília). Na sequência, a seleção encara as donas da casa (29/08), Itália (30/08), Sérvia (31/08) e China (01/09), em Sapporo, sede da etapa.

Evandro/Emanuel para em dupla da Letônia e fica com a prata em Moscou

Demonstrando cansaço após vencerem semifinal em três sets, brasileiros não resistem a Smedins e Samoilovs, que vencem por 2 a 0, levando o ouro

Por SporTV.com Moscou

 O Brasil tentava uma dobradinha de medalhas de ouro no Grand Slam de Vôlei de Praia de Moscou. Depois da conquista de Maria Clara e Carol no feminino, era a vez de Emanuel e Evandro buscarem repetir o feito no torneio masculino. Entretanto, do outro lado estavam os letões Smedins e Samoilovs, que não deram chances para os brasileiros na decisão deste domingo na Rússia. Com um triunfo por 2 sets a 0 (21-17 e 21-16), a dupla da Letônia ocupou o lugar mais alto do pódio.

A equipe do Brasil até que começou bem, abrindo 2 a 0 com dois pontos de bloqueio de Evandro, de 2,10m de altura. Contudo, os letões acordaram virando a partida pouco depois para 5 a 4, com uma pancada de Smedins. Chamando a atenção graças à sua vasta cabeleira, Samoilovs começou a chamar o jogo para si, ganhando a maioria das disputas na rede. Somente quando o placar apontava 15 a 10 para os letões que Evandro conseguiu bloquear o rival.

No ponto seguinte, novo bloqueio de Evandro e esperanças renovadas para a dupla brasileira. A reação, no entanto, parou por aí e os erros do Brasil passaram a ser constantes. Completamente dominados, Emanuel e Evandro cederam o set point após um erro de saque do último: 20 a 17. Na jogada seguinte, Smedins explorou o bloqueio brasileiro para fechar a parcial.

Emanuel Evandro prata Grand Prix Moscou (Foto: Divulgação/FIVB) 
Emanuel e Evandro tentam a reação na final do Grand Prix de Moscou (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Visivelmente cansados após uma semifinal de três sets contra os austríacos Petutschnig-Horst - a partida foi disputada neste domingo, horas antes da final -, Emanuel e Evandro foram para o tudo ou nada, forçando o ritmo no início do segundo set, chegando a abrir 4 a 2. Pouco depois, porém, a empolgação dos brasileiros voltou a ser freada com um ataque de Smedins, que colocou a dupla da Letônia pela primeira vez na frente no período: 5 a 4.

O jogo seguiu disputado ponto a ponto, até uma largada de Smedins, que conseguiu deixar a sua dupla com uma vitória parcial de 11 a 8. Foi a senha para o time do Brasil se perder de vez na partida, deixando ser derrotado pelo próprio cansaço. No match point, Samoilovs explorou o bloqueio de Evandro fazendo 20 a 16. Na jogada seguinte, o árbitro marcou condução de Emanuel e a dupla da Letônia fechou a partida em 2 a 0. Revoltado, Emanuel reclamou da marcação da arbitragem. Em vão. A vitória já era dos letões.

Ricardo e Álvaro Filho caem na semifinal
O dia não foi nada bom para o Brasil nos confrontos contra Smedins e Samoilovs. Na semifinal, os letões eliminaram a dupla Ricardo/Álvero Filho com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/19. Na briga pelo bronze, porém, melhor para os brasileiros, que bateram os austríacos Petutschnig e Horst por 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/14.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/evandroemanuel-para-em-dupla-da-letonia-e-fica-com-prata-em-moscou.html

Felipe salva Fla de levar segundo gol, e depois é flagrado soltando palavrões

Goleiro rubro-negro levanta irritado, logo após espalmar chute do atacante Barcos, e direciona xingamentos a alguém posicionado atrás do gol

Por SporTV.com Rio de Janeiro

O goleiro Felipe teve motivos para deixar o Estádio Mané Garrincha irritado, levando em conta que o Flamengo foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, na tarde desta sábado, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas antes mesmo da definição do placar, o jogador rubro-negro demonstrou estar furioso e, aparentemente, com alguém que estava fora de campo. Aos 32 minutos do segundo tempo, após ter feito uma grande defesa, Felipe xingou uma pessoa que estava atrás do gol com palavras de baixo calão.

- Vai tomar no c*, rapaz! - disse, repetindo a frase outras duas vezes.

Felipe espalmou a bola para escanteio, após boa finalização de Barcos, e assim que levantou começou a soltar os palavrões, como mostra a imagem do SporTV (assista ao vídeo acima) - mesmo sem o áudio, a leitura labial permite entender o xingamento. Embora seja possível perceber que Felipe mandava um "recado", não é possível saber a quem ele direcionou tal palavras.

Nesse momento da partida, o Flamengo já perdia por 1 a 0. O Grêmio abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta de Pará. Na próxima rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro enfrenta o Corinthians, no Pacaembu, enquanto o time gaúcho recebe a Ponte Preta, na Arena.

Goleiro Felipe xingamento Flamengo x Grêmio (Foto: Reprodução SporTV) 
Felipe, goleiro do Fla, direciona xingamentos a alguém que estava atrás do gol ( Reprodução SporTV)
 

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/08/felipe-salva-fla-de-levar-segundo-gol-e-depois-e-flagrado-soltando-palavroes.html

Benfica desiste de contratar o goleiro Julio César, segundo jornal português

De acordo com o diário 'A Bola', clube português descarta definitivamenteo acordo com o goleiro. Exigências salariais teriam pesado na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Lisboa, Portugal

Mais um clube se afastou da briga pela contratação do goleiro Julio César. Segundo o jornal “A Bola”, o Benfica descartou de vez o acerto com o brasileiro, após não conseguir chegar a um consenso salarial com o jogador.

De acordo com a publicação “Record”, na última conversa com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, Julio César aceitou reduzir seu ordenado para € 2 milhões por ano (cerca de R$ 6,3 milhões), em vez dos € 3,2 milhões (R$ 10 milhões) que recebe no Queens Park Rangers. Ainda assim, o dirigente decidiu não oficializar a proposta.

julio cesar seleção brasileira treino suíça (Foto: Mowa Press) 
Julio César treina com a seleção brasileira (Foto: Mowa Press)
 
O Benfica não é o primeiro time a desistir de Julio César por conta da falta de acerto em relação aos salários. Antes, Napoli e Fiorentina chegaram a negociar com o goleiro, mas as conversas não foram à frente. Agora, o Arsenal volta a ser cogitado como possível destino do arqueiro.

Outra alternativa para Julio César é permanecer no QPR, que está na segunda divisão inglesa. Na última semana, durante a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Austrália e Portugal, o técnico Luiz Felipe Scolari deu a entender que o goleiro deve continuar no clube.

- O Julio César já resolveu a situação dele hipoteticamente. É um goleiro que temos confiança, o admiramos como pessoa, como goleiro... Quando terminar essa situação da janela de transferências na Europa, já estará definida a situação dele, com a permanência no clube. A partir daí, ele vai disputar posição, cabendo ou não ao treinador colocá-lo como titular.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-portugues/noticia/2013/08/benfica-desiste-de-contratar-o-goleiro-julio-cesar-segundo-jornal-portugues.html

Tottenham estuda fazer oferta de R$ 110 mi por Hulk, segundo jornal

Com a ida de Willian para o Chelsea, Spurs voltam as atenções para o atacante do Zenit, que já trabalhou com o técnico André Villas-Boas

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

hulk zenith (Foto: Divulgação/Site Oficial Zenith) 
Hulk é um dos alvos do Totteham para reforçar o elenco (Foto: Divulgação/Site Oficial Zenit)
 
Depois de perder Willian para o Chelsea, o Tottenham vai em busca de outro brasileiro para reforçar seu ataque. De acordo com o jornal “The Telegraph”, os Spurs farão uma proposta de € 35 milhões por Hulk (o equivalente a R$ 110 milhões), do Zenit.

A favor dos Spurs, conta o fato de o atacante brasileiro querer voltar a trabalhar com o técnico André Villas-Boas, que o comandou no Porto na temporada 2010/2011. Ainda assim, o negócio não será fácil, já que o clube russo pede € 46 milhões (R$ 145 milhões) para liberar o jogador.
Caso não chegue a um acordo por Hulk, o Tottenham tem outras alternativas, como o meia Pjanic, do Roma, e o russo Dzagoev, do CSKA Moscou. A situação de Mata no Chelsea, onde o jogador perdeu o espaço com a chegada de Mourinho, também é monitorada.

Mais caras novas
Além de Hulk, o Tottenham pensa em outros reforços para o elenco, já contando com dinheiro que receberá na venda de Bale para o Real Madrid. O meia Erik Lamela, do Roma, está perto de ser anunciado, numa transferência avaliada em € 30 milhões (R$ 94 milhões). Outro alvo é o zagueiro Chiriches, do Steaua Bucarest, que custaria € 8 milhões (R$ 25 milhões).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/08/tottenham-estuda-fazer-oferta-de-r-110-mi-por-hulk-segundo-jornal.html

Tyson diz estar 'à beira da morte' por alcoolismo: 'Quero viver a vida sóbrio'

Ex-campeão peso-pesado de boxe conta que está só há seis dias sem beber ou usar drogas, mas que precisa 'viver uma vida diferente agora'

Por GLOBOESPORTE.COM Estados Unidos
 

Mike Tyson boxe Milão (Foto: Getty Images) 
Mike Tyson boxe Milão (Foto: Getty Images)
 
O ex-campeão dos peso-pesados Mike Tyson começou uma nova etapa em sua carreira recentemente. Ele estreou como promotor de lutas no embate entre o dominicano Argenis Mendez e o canadense Arash Usmanee pelos superpenas. Mas o que precisa mesmo é dar um rumo certo à vida pessoal. Em uma de suas entrevistas à imprensa internacional, o ex-lutador expôs um drama: estaria perdendo a luta contra o alcoolismo.

- Estou à beira da morte porque sou viciado em álcool. Sou um cara malvado às vezes. Fiz muitas coisas ruins que desejo que sejam perdoadas. Quero mudar minha vida, quero viver uma vida diferente agora. Quero viver a vida sóbrio - disse o ex-astro à ESPN americana no programa "Friday Night Fights".

Tyson revelou na entrevista que não fazia uso de substâncias ilícitas havia pouco tempo.
- Eu não bebi or usei drogas durante seis dias, e isso, para mim é um milagre. Estive mentindo para todo mundo que pensava que estava sóbrio. Mas é meu sexto dia. E nunca vou usar de novo - relatou o ex-lutador de 47 anos.

Ex-campeão dos peso-pesados no boxe, Mike Tyson se aposentou em 2005, na derrota para Kevin McBride. Desde então, ele foi preso por estupro, amargou a morte de sua filha Exodus e investiu em sua carreira como ator, ganhando destaque nos dois primeiros filmes da franquia "Se Beber, Não Case!".


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boxe/noticia/2013/08/tyson-se-diz-beira-da-morte-por-alcoolismo-quero-viver-vida-sobrio.html

Rivalidade acesa: Mourinho critica trabalho de Guardiola no Bayern

Treinador do Chelsea, que vai enfrentar os alemães na Supercopa da Europa, diz que bávaros não estão no mesmo nível da última temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha

José Mourinho e Pep Guardiola só voltarão a se enfrentar na próxima sexta-feira, mas as provocações já começaram. O treinador português, atualmente no Chelsea, não mostrou muita empolgação com o trabalho do catalão no Bayern de Munique, rival dos Blues na decisão da Supercopa da Europa. Para o lusitano, os bávaros não estão no mesmo nível da temporada passada, quando levaram a Tríplice Coroa.

- O Bayern de Jupp Heynckes foi o melhor time da Europa. Agora, eles têm um novo treinador e novos jogadores... Não estou seguro de que sigam sendo tão bons – disse Mourinho, em entrevista ao jornal alemão “Bild”.

A rivalidade entre o português e Guardiola vem desde a época em que eles comandavam, respectivamente, Real Madrid e Barcelona. Na época, chegaram a trocar farpas pela imprensa, embora de maneira velada.

No pior momento da rixa, Mourinho se envolveu numa confusão com Tito Vilanova, então auxiliar de Guardiola, e colocou um dedo no olho do desafeto.

guardiola barcelona mourinho real madrid (Foto: Agência Reuters) 
Mourinho e Guardiola ainda nos tempos de Real Madrid e Barcelona (Foto: Agência Reuters)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/08/rivalidade-acesa-mourinho-critica-trabalho-de-guardiola-no-bayern.html

Vettel ultrapassa Hamilton no início e triunfa na Bélgica. Massa fica em 7º

Largando em 9º, Alonso protagoniza bela recuperação e fecha em 2º. Com problema no freio, Raikkonen abandona pela 1ª vez desde que voltou à F-1

Por GLOBOESPORTE.COM Spa-Francorchamps, Bélgica

A chuva que deixou o treino classificatório para o GP da Bélgica imprevisível resolveu não dar as caras neste domingo. E em “condições normais de temperatura e pressão” em Spa-Francorchamps, prevaleceu a qualidade da combinação Sebastian Vettel/RBR. Partindo em segundo, o tricampeão precisou de apenas algumas curvas para deixar o pole position Lewis Hamilton para trás e rumar para uma vitória tranquila, sua quinta na temporada, 31ª na carreira.
O britânico da Mercedes também não conseguiu segurar o ímpeto de Fernando Alonso e ficou em terceiro. O espanhol da Ferrari começou em nono e foi um dos grandes destaques do dia. Ganhou quatro posições na largada, fez mais ultrapassagens durante a prova e terminou em segundo. Mas a metros da linha de chegada, levou um susto. Ao entrar na reta principal, quase perdeu o controle da traseira de sua Ferrari. Já Felipe Massa enfrentou problemas no Kers (sistema de recuperação de energia cinética, que aumenta a potência do motor) no início da prova, partiu de 10º, caiu para 12º na largada, mas conseguiu se recuperar para receber a bandeirada em sétimo.

Confira os melhores momentos no vídeo.

Formula 1 Alonso, Vettel e Belgica  (Foto: Agência AFP) 
Vettel beija troféu no pódio, enquanto Alonso - com cara de poucos amigos - e Hamilton aplaudem (Foto: AFP)
 
Vettel, Alonso, Hamilton. A ordem do pódio também é a mesma da classificação do campeonato. Após 11 etapas, o alemão da RBR chegou aos 197 pontos e segue cada vez mais líder. Já o espanhol da Ferrari (151) e o inglês da Mercedes (139) deixaram Kimi Raikkonen para trás na tabela. Com problemas no freio, o “Homem de Gelo” não completou a prova. Foi o primeiro abandono do finlandês desde que retornou à Fórmula 1 no ano passado. Ao todo, foram 30 corridas completadas, 29 na zona de pontuação, sendo 26 delas de forma consecutiva, recorde na categoria.

Números do GP da Bélgica:
  • subindo!

    Foi o 31º triunfo de Sebastian Vettel na carreira, empatando com o britânico Nigel Mansell como o quinto maior vencedor da história da F-1. O alemão está agora a uma vitória de igualar a marca de seu grande rival nas pistas, Fernando Alonso, que tem 32.

  • uma hora acaba

    Acabou a sequência de provas na zona de pontuação de Kimi Raikkonen. O finlandês havia chegado no top 10 nas últimas 26 corridas. É a primeira vez que o 'Homem de Gelo' abandona  desde que voltou à F-1. A última vez foi na Alemanha, em 2009.

  • poupa-borracha
    Dos pilotos que completaram a prova deste domingo, o único que fez apenas uma parada nos boxes foi Romain Grosjean, mostrando que a Lotus é um ótimo carro para poupar pneus. Os demais pilotos fizeram dois pit stops.
Header_corrida (Foto: arte esporte)
Hamilton manteve a ponta na largada, seguido por Vettel, Rosberg e Button. Quem começou bem foi Alonso. O espanhol pulou por dentro na primeira curva e subiu de nono para quinto. Já Felipe Massa, que partiu em décimo, ficou do lado de fora e acabou caindo para 12º. Outro que perdeu posições nos primeiros metros foi Webber, despencando de terceiro para sexto.

A liderança de Hamilton durou poucas curvas. Ainda na primeira volta, logo depois da famosa Eau-Rouge, Vettel deu um bote certeiro e assumiu a ponta. Buscando não perder contato com os ponteiros, Alonso passou a pressionar Button nos momentos iniciais e assumiu a quarta posição na quarta volta. Lá na frente, Vettel começou a imprimir um ritmo muito forte e abriu 4s de vantagem em apenas cinco voltas. Enquanto isso, Massa reclamava com a Ferrari pelo rádio que estava enfrentando problemas no Kers, um grande prejuízo em uma pista veloz como Spa. Ele revelou que seu volante apagou diversas vezes durante a corrida.

Alonso continuou como destaque do início de prova. Após passar Button, logo se aproximou de Rosberg e rapidamente tomou a terceira posição do alemão. Mais atrás, Massa diminuía o prejuízo ao superar Grosjean, que saiu da pista ao ser ultrapassado por Pérez. Por causa da manobra, o mexicano foi penalizado com um drive-through (passagem direta pelos boxes).

Alonso ultrapassa Hamilton e Button e sobe para segundo

Massa foi um dos primeiros a parar nos boxes, na 10ª volta. O brasileiro retornou à pista em 17º.  Dos ponteiros, até a 15ª volta, apenas Button e Grosjean não tinham parado nos boxes. Vettel seguia líder, à frente do britânico da McLaren. Na sequência, Hamilton e Alonso protagonizaram um belo duelo pelo terceiro lugar (vídeo). O espanhol ganhou a posição do rival e, na volta seguinte, freou o mais tarde possível na curva 1, precisando segurar o carro para se manter à frente. A essa altura, Massa vinha escalando o pelotão e já aparecia em oitavo.

Com pneus desgastados por ainda não ter parado nos boxes, Button foi presa fácil para Alonso e Hamilton. O espanhol subiu para segundo, seguido pelo piloto da Mercedes. Após fazer seu pit stop, Button retornou em oitavo, logo atrás de Massa e fez uma bela ultrapassagem sobre o brasileiro. Em seguida, Grosjean finalmente foi para os boxes e Massa subiu para sétimo.

 
Raikkonen deixa a prova
Em oitavo, Raikkonen começou a pressionar o brasileiro. No fim da 26ª volta, o finlandês tentou o bote na chicane final, mas passou direto e saiu da pista. O “erro” grosseiro do "Homem de Gelo" tinha explicação. Sofrendo com problemas no freio desde o início da prova, Kimi ficou de vez sem o sistema de frenagem. Após sair da pista, ele seguiu direto para os boxes e deixou a prova.
A essa altura, Vettel se mantinha confortavelmente na liderança, 10s à frente de Alonso, que também administrava boa vantagem sobre Hamilton. Webber aparecia em quarto, seguido por Button, Rosberg e Massa.

 
Maldonado faz lambança
O primeiro acidente aconteceu na 29ª volta. Ao ser ultrapassado por Hulkenberg e Sutil na chicane final, Maldonado percebeu que seus pneus estavam muito desgastados e resolveu aproveitar para entrar nos boxes. Porém, ele não reparou que ao seu lado passava também Di Resta e foi acertado em cheio pelo escocês da Force India. O venezuelano foi punido com um “stop and go” (parada obrigatória nos boxes).

A dez voltas do fim, após a segunda rodada de pit stops, poucas mudanças nas primeiras posições. Vettel seguia líder, com os mesmos 10s de vantagem sobre Alonso. Um pouco mais atrás, estava Hamilton. Já Rosberg ganhou a posição de Webber e aparecia em quarto. Button abortou a estratégia de uma parada e era o sexto, acompanhado por Grosjean, único com apenas um pit stop. Logo atrás, aparecia Massa em oitavo. Pressionando o francês da Lotus, o brasileiro da Ferrari ainda teve tempo de efetuar uma bela ultrapassagem sobre o francês e assumiu a sétima posição a três voltas do fim. Daí em diante, sem mais mudanças. Vettel recebeu a bandeirada para mais uma vitória no ano. Alonso deu uma balançada ao entrar na reta principal, mas segurou o carro e chegou em segundo, seguido por Hamilton, Rosberg, Webber, Button, Massa e Grosejean.

Header_resultado (Foto: arte esporte)
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 44 voltas em 1h23m42s196
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 16s869
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s734
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 29s872
5) Mark Webber (AUS/RBR) + 33s845
6) Jenson Button (ING/McLaren) + 40s794
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 53s922
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 55s846
9) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m09s541
10) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1m13s470
11) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1m21s936
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1m26s740
13) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1m28s258
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m40s436
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1m47s456
16) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia) + 2 voltas


Não completaram a prova:
20) Paul di Resta (ESC/Force India) - a 18 voltas
21) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 19 voltas
22) Charles Pic (FRA/Caterham) - a 36 voltas


Circuito Spa-Francorchamps, GP da Bélgica (Foto: Infoesporte)

FONTR:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/08/vettel-ultrapassa-hamilton-no-inicio-e-triunfa-na-belgica-massa-fica-em-7.html