sábado, 24 de agosto de 2013

Atuações: Dedé responde críticas na bola e brilha na vitória do Cruzeiro

Atacante Borges também tem destaque na equipe mineira. Pelo lado da Ponte Preta, goleiro Roberto evita resultado pior no Moisés Lucarelli

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Header Ponte Preta (Foto: Infoesporte)
 
ROBERTO – GOLEIRO
Salvou a Ponte em pelo menos três oportunidades no segundo tempo, quando o placar já marcava 2 a 0. Se não fosse por ele, o placar seria mais elástico.
Nota: 6,5


CÉSAR – ZAGUEIRO
Irregular demais. Mostrou-se nervoso durante a partida e não levou vantagem contra Willian ou Borges.
Nota: 4,5


BETÃO – ZAGUEIRO
Deu uma pixotada no primeiro lance, em que quase entregou o gol para Borges. No restante, atuação mediana.
Nota: 5


DIEGO SACOMAN – ZAGUEIRO
Tão inseguro quanto César. Carpegiani o tirou na metade do segundo tempo para dar mais velocidade e rapidez à Ponte.
Nota: 4,5


RÉGIS – LATERAL-DIREITO
Discretíssimo no apoio, também não foi eficiente na marcação. A lateral segue como problema da Macaca desde a saída de Cicinho para o Santos.
Nota: 4,5


MAGAL – VOLANTE
Substituído no intervalo. Enquanto esteve em campo, pouco colaborou.
Nota: 4


FERNANDO BOB – VOLANTE
Tentou ajudar na troca de passes, mas não foi ajudado pelos companheiros. No segundo tempo, a falta de ritmo de jogo pesou.
Nota: 5


CHIQUINHO – MEIA
Mais um que sucumbiu diante do cansaço. Arriscou mais no primeiro tempo, mas pouco foi notado após o intervalo. Precisa de descanso.
Nota: 5


UENDEL – LATERAL-ESQUERDO
Jogador mais lúcido da equipe nos 45 minutos iniciais. Com a mudança de esquema, passou a ser lateral e ficou mais preso na marcação.
Nota: 5,5


RILDO – ATACANTE
A velocidade, sua principal qualidade, não foi vista nesta noite. Foi presa fácil para Dedé e Bruno Rodrigo.
Nota: 5


DENNIS – ATACANTE
Mostrou nervosismo ao ser titular pela primeira vez diante da torcida. Saiu no intervalo e não deixou saudade na equipe.
Nota: 4,5


RAMÍREZ – MEIA
Começou bem, ao dar uma sacudida no ritmo da Ponte. Após o segundo gol do Cruzeiro, caiu junto com a equipe.
Nota: 5


RAFINHA – ATACANTE
Entrou para dar uma sacudida no ataque, mas o máximo que fez foi ser amarelado ao cavar uma falta. Falta muito para ajudar a Ponte.
Nota: 4,5


GIOVANNI – MEIA
Última aposta de Carpegiani para mudar o jogo. Mostra qualidade, mas ainda é verde.
Nota: 5


Header CRUZEIRO (Foto: Infoesporte) 
 
FÁBIO - GOLEIRO
Poucas intervenções no jogo. Quase não sujou o uniforme.
Nota: 6


CEARÁ – LATERAL-DIREITO
Não deu espaços para Rildo pelo lado direito. No ataque, não precisou avançar tanto.
Nota: 6


DEDÉ – ZAGUEIRO
Após falhar no meio de semana, mostrou parte do futebol que sabe jogar. Fez o gol que abriu a vitória e foi muito preciso nos desarmes.
Nota: 7,5


BRUNO RODRIGO – ZAGUEIRO
Teve boa participação também, sem falhas. Fica abaixo de Dedé por causa do gol. Assumiu de vez a condição de titular.
Nota: 6,5


EVERTON – LATERAL-ESQUERDO
Fez bem a função de Egídio, poupado, enquanto esteve em campo. Saiu machucado.
Nota: 6


NILTON – VOLANTE
Mesma eficiência de sempre, nos passes e na marcação.
Nota: 6


SOUZA – VOLANTE
Errou lances por displicência, mas deu a assistência para o gol de Dedé. Saiu ainda no primeiro tempo, com dores na perna.
Nota: 6


EVERTON RIBEIRO – MEIA
Não foi brilhante, mas ditou o ritmo de jogo. As principais jogadas sempre passam pelos seus pés.
Nota: 6,5


RICARDO GOULART – MEIA
Velocidade, toque de bola e importante função tática. Encaixou como uma luva na equipe. Diego Souza, até agora, não faz falta.
Nota: 6,5


WILLIAN – ATACANTE
Faz função semelhante a de Dagoberto. Arriscou chutes, ajudou na marcação e colaborou de todas as formas.
Nota: 7


BORGES – ATACANTE
Típica noite de artilheiro. Infernizou os zagueiros, teve três excelentes chances de marcar e as perdeu. Na sequência, girou sobre César e garantiu a vitória.
Nota: 7,5


EGÍDIO - LATERAL-ESQUERDO
Entrou no segundo tempo, jogou pouco.
Nota: 5,5


LUCAS SILVA – VOLANTE
Assumiu a função de Souza e não comprometeu.
Nota: 6


HENRIQUE - VOLANTE
Pouco tempo para jogar.
Sem nota.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/atuacoes-dede-responde-criticas-na-bola-e-brilha-na-vitoria-do-cruzeiro.html

Marcelo Oliveira enaltece terceira vitória fora e elogia grupo do Cruzeiro

Técnico ainda acredita que resultado dá moral para a Copa do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

O Cruzeiro conquistou a terceira vitória fora de casa. Bateu a Ponte Preta, por 2 a 0, em Campinas (veja os melhores momentos no vídeo acima), e reassumiu, pelo menos temporariamente, a liderança do Brasileirão (o Botafogo jogo neste domingo). O técnico Marcelo Oliveira, satisfeito com o resultado, destacou a dificuldade de jogar no campo da Ponte. O treinador acredita que o bom resultado dá moral para o Cruzeiro decidir a classificação da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Flamengo.

- Foi uma vitória expressiva, em momento importante da competição. Vencemos fora de casa, não tomamos gol, melhoramos nosso aproveitamento como visitante. Acho que nos fortalece para essa sequência.

Marcelo destacou a força do grupo celeste. Neste sábado, teve que acionar jogadores do banco por conta de lesões. O volante Souza deixou o jogo, ainda no primeiro tempo, com dores na panturrilha. Na etapa final, Everton, que substituía Egídio, também sentiu. Além de Lucas Silva, Marcelo lançou Henrique, que voltou de lesão e fez o primeiro jogo dele no ano.

- Comentamos agora no vestiário novamente a importância do grupo. Hoje foi preciso usar mais os jogadores de defesa. É isso ai. O Lucas entrou muito bem. Importante a volta do Henrique. É um jogador que está treinando forte. Vai nos ajudar muito, porque tem a combinação de boa técnica e marcação. É importante contar com esses jogadores. Os jogadores que estão fora estão preparados. Isso pode fazer a diferença no campeonato.

Marcelo considerou a atuação celeste muito boa, mas achou que o time poderia ter feito o segundo gol mais cedo, tornando o jogo menos sofrido.

- Eu gosto de um jogo envolvente, técnico. Sou obstinado pela parte técnica. Talvez por ter trabalhado com treinadores exigentes com isso. Temos que ter cuidado com contra-ataques e definir mais rápido. Hoje mesmo, demorou para sair um pouco o segundo gol. É preciso trabalhar isso.


Veja os vídeos do Cruzeiro

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/08/marcelo-oliveira-enaltece-terceira-vitoria-fora-e-elogia-grupo-do-cruzeiro.html

Cruzeiro faz o simples, dorme líder e deixa Ponte mais ameaçada pelo Z-4

Macaca perde a segunda partida consecutiva no Moisés Lucarelli e torce contra Criciúma e Portuguesa no domingo. Raposa fica de olho no Botafogo


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Ser líder é mais do que ocupar a primeira posição. É saber a hora de avançar, o momento de acalmar. Não se intimidar com gramado, estádio e torcida adversários. E, especialmente, ser preciso quando não está em um dia tão inspirado. Se desta vez não teve golaço ou grande atuação como contra o Flamengo, o Cruzeiro foi simples. Mesmo jogando em Campinas, envolveu a Ponte desde o início, fez 2 a 0 e não levou sustos. Atuação suficiente para reassumir a ponta do Campeonato Brasileiro, ao menos por algumas horas.

A equipe de Marcelo Oliveira volta para a Toca da Raposa com 31 pontos, a segunda vitória consecutiva no Brasileirão e uma vantagem rasa para o Botafogo - que, com 29, fecha a 16ª rodada no domingo contra o Atlético-PR, em Curitiba. O título de melhor ataque segue intacto, mas, nesta noite, coube a um zagueiro garantir o resultado: Dedé, de cabeça, superou a falha no meio de semana e marcou o primeiro pela Raposa.

Enquanto mineiros festejam, paulistas se preocupam ainda mais. Única equipe a entrar em campo neste sábado entre as ameaçadas pelo rebaixamento, a Ponte Preta estaciona nos 15 pontos graças à segunda derrota consecutiva no Moisés Lucarelli. Agora, Carpegiani e companhia precisam torcer contra Criciúma e Portuguesa - que enfrenta Coritiba e Atlético-MG - para não fechar o fim de semana no Z-4.

A missão de pontepretanos e cruzeirenses não acaba após o duelo direto desta noite. Os dois elencos ficam de olho no complemento da rodada - um para seguir na liderança, outro para escapar da degola. Caso não tenham sucesso na torcida, terão nova chance de alegrar a torcida no meio de semana, mas em outro torneio.

Terça-feira, a Ponte recebe o Criciúma e precisa de um empate simples para avançar à segunda fase da Copa Sul-Americana. Um dia depois e na mesma situação, o Cruzeiro visita o Flamengo no Maracanã para alcançar as quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileiro, os dois clubes jogam no fim de semana: a Macaca enfrenta o Grêmio, sábado, em Porto Alegre, enquanto a Raposa encara o Vasco, domingo, em Belo Horizonte.

wilian cruzeiro x ponte preta (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press ) 
Willian passa por Chiquinho: atacante se destaca em nova vitória (Foto: Marcos Bezerra / Futura Press)
 
Raposa adota postura de líder
Se quisesse recuperar a ponta, o Cruzeiro teria que agir como tal em Campinas. E assim fez, sem se incomodar com fatores externos. Desde o início, ditou o ritmo da partida, alternou passes curtos e longos e controlou a Ponte Preta, que, abalada pelo desfalque de última hora de William, não conseguiu repetir a boa atuação do meio de semana, em Criciúma.

Envolvida pelos passes cruzeirenses, a Macaca só se defendeu na primeira etapa. Roberto salvou duas vezes, em chutes de Ricardo Goulart e Souza. Só não evitou a finalização que veio do alto. Souza, ex-jogador da Ponte, cobrou escanteio aos 22 minutos e achou Dedé. Ele, que entregou um gol para o Flamengo na quarta-feira, acertou o canto direito e abriu o marcador para se reabilitar perante à torcida celeste.

Se já estava em casa com o placar empatado, o Cruzeiro ficou mais à vontade ainda no restante do primeiro tempo. A Ponte, que claramente sentiu falta de William no ataque, arriscou apenas finalizações de longe, mas Uendel e Chiquinho não acertaram o pé - Fábio foi um espectador de luxo em 45 minutos de duelo. Do outro lado, Everton Ribeiro, Willian e Ricardo Goulart tocavam a bola como se estivessem no Mineirão, sem se preocupar com quem era o dono do estádio.

Souza, volante do Cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni) 
Souza deixa a partida com lesão no final do primeiro tempo: preocupação (Foto: Marco Antônio Astoni)
 
Artilheiro bate, bate, bate... e fura
Carpegiani desaprovou tanto a apatia da Ponte que voltou para o segundo tempo com duas alterações. Ramírez foi a campo para melhorar o toque de bola, enquanto Rafinha era aposta de mais velocidade na frente. A Macaca esboçou uma melhora, ao ditar o ritmo por alguns minutos, mas logo abriu espaços para o Cruzeiro. Sem fazer força, os mineiros mostraram o quanto faz falta não ter um artilheiro.

Enquanto a Ponte se ressentia do desfalque de William, a Raposa soube usar bem Borges. O camisa 9 perdeu três boas oportunidades quase que consecutivas, mas recebeu uma quarta chance, que não poderia perder. Ao receber em profundidade na área, fuzilou Roberto e praticamente garantiu a liderança mineira fora de casa.

O placar quase garantido - pela postura dos dois times - deu a chance de poupar jogadores. Ricardo Goulart, um dos que mais sentiram o desgaste dos últimos jogos, deu lugar a Henrique, que trancou o meio-campo do Cruzeiro. A Ponte tentou abrir o jogo com Giovanni, mas sequer sujou o uniforme de Fábio.


 
FONTE:

Atuações: Grêmio domina o Fla, e atacantes e meias são os destaques

Rubro-negros só conseguiram chances de gol com a entrada de Hernane no fim do segundo tempo. Barcos e Kleber infernizam zaga carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Header Flamengo (Foto: Infoesporte) 
 
FELIPE - GOLEIRO
Sequer pulou no gol de falta de Pará, mas foi atrapalhado pela barreira, que abriu. No segundo tempo, fez ótima defesa em chute de Barcos, impedindo o segundo gol do Grêmio.
Nota: 6,0


DIGÃO - LATERAL-DIREITO
Pouco acionado no primeiro tempo, ficou mais preocupado com a defesa e apoiou pouco. Não foi consistente e teve muita dificuldade com Alex Telles. Saiu para a entrada de Hernane.
Nota: 4,0


HERNANE - ATACANTE
Entrou no segundo tempo, teve pouco tempo, mas conseguiu no fim o que o ataque não conseguiu durante o jogo inteiro: duas chances reais, uma defendida por Dida, outra para fora.
Nota: 6,5


CHICÃO - ZAGUEIRO
Seguro, não comprometeu, mas teve dificuldade com a velocidade do ataque gaúcho.
Nota: 6,0


GONZÁLEZ - ZAGUEIRO
Erros na saída de bola no início do jogo proporcionaram chances ao Grêmio. Lento, teve muita dificuldade para marcar Kleber e Barcos.
Nota: 5,0


JOÃO PAULO - LATERAL-ESQUERDO
Mostrou vontade, correu, mas não obteve muito sucesso no apoio. Na defesa, esteve seguro.
Nota: 6,0


CÁCERES - VOLANTE
Sem velocidade, teve dificuldade para vencer a marcação e dar agilidade à saída de bola do Flamengo. Mas não comprometeu.
Nota: 5,5


VAL - VOLANTE
Fez partida razoável no primeiro tempo, mas não tem a mesma qualidade de Elias e não conseguiu manter o ritmo na distribuição de jogo. Saiu no intervalo. Nota: 5,0


ADRYAN - MEIA
Entrou no lugar de Val mas não conseguiur organizar o meio de campo rubro-negro, vencido pela marcação gremista. Apagado.
Nota: 5,0


ANDRÉ SANTOS - MEIA
Falhou ao se afastar da barreira no lance do gol de falta de Pará. Bem marcado, não conseguiu organizar o ataque, com exceção de uma boa jogada no fim do primeiro tempo em que acabou travado pela zaga na hora da conclusão.
Nota: 5,5


FERNANDO - ATACANTE
Muita movimentação, mas esbarrou em uma defesa bem montada e efetivamente, pouco conseguiu. Saiu no intervalo.
Nota: 5,0


NIXON - ATACANTE
Entrou no lugar de Fernando, se esforçou, buscou jogo, mas acabou isolado na frente e pouco fez.
Nota: 5,0


MARCELO MORENO - ATACANTE
Com o Grêmio dominando o meio de campo, ficou isolado no ataque e teve atuação bastante apagada. Não fez valer o investimento para escalá-lo.
Nota: 4,5


PAULINHO - ATACANTE
Mostrou a habitual vontade mas foi praticamente anulado pela defesa gremista e pouco produziu.
Nota: 5,0


Header GREMIO (Foto: Infoesporte) 
 
DIDA - GOLEIRO
Foi praticamente um espectador durante quase todo o jogo. No fim, fez defesa importante em tentativa de Hernane.
Nota: 6,0


WERLEY - ZAGUEIRO
Teve pouco trabalho com os atacantes rubro-negros e não comprometeu.
Nota: 6,0


RHODOLFO - ZAGUEIRO
Anulou Marcelo Moreno com facilidade, impedindo que girasse e fizesse o papel de pivô. O fato de a bola ter chegado muito pouco para o atacante colaborou.
Nota: 6,5


BRESSAN - ZAGUEIRO
Também teve atuação tranquila na zaga gremista e teve pouco trabalho no lado esquerdo da zaga, com as raras investidas de Digão pelo setor.
Nota: 6,0


PARÁ - LATERAL-DIREITO
Fez gol de falta que passou pelo meio da barreira rubro-negra. No restante, não foi muito eficiente no apoio, errando cruzamentos, e, na defesa, não comprometeu.
Nota: 7,0


RAMIRO - VOLANTE
Mostrou disposição na defesa e deu sequência aos lances com rapidez. Quase deu assistência para Barcos, que perdeu a chance e acertou o travessão.
Nota: 7,0


SOUZA - VOLANTE
Deu qualidade à saída de bola gremista e foi seguro na marcação.
Nota: 6,5


MATHEUS BITECO - VOLANTE
Entrou no fim.
Sem nota


RIVEROS - VOLANTE
Bem na marcação da saída de bola do Flamengo, ajudando na recomposição da defesa. Tocando rápido, conseguiu dar agilidade às jogadas e apareceu na frente em alguns lances.
Nota: 6,5


ALEX TELLES - LATERAL-ESQUERDO
Rápido, fez boas jogadas e levou vantagem no apoio na maior parte do tempo.
Nota: 7,0


KLEBER - ATACANTE
Sofreu a falta que originou o gol do Pará. Boa movimentação na frente, mostrando entrosamento com Barcos.
Nota: 7,0


YURI MAMUTE - ATACANTE
Entrou no fim.
Sem nota


BARCOS - ATACANTE
Um dos que mais incomodaram a defesa, com boa movimentação, raça e toques rápidos. Por pouco não fez o seu gol, perdendo duas boas chances no segundo tempo - em uma delas carimbou o travessão.
Nota: 7,0


GABRIEL - ZAGUEIRO
Entrou no fim.
Sem nota



FONTE:
ttp://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/atuacoes-gremio-domina-o-fla-eh-atacantes-e-meias-sao-os-destaques.html

Após derrota, jogadores do Fla criticam postura defensiva do Grêmio

André Santos e Chicão destacam posse de bola rubro-negra e afirmam que time gaúcho recuou muito após marcar de falta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Flamengo e Grêmio não tiveram muitas chances de gol e fizeram um jogo truncado neste sábado, no Mané Garrincha (veja os principais lances no vídeo ao lado). No entanto, para os jogadores rubro-negros, a derrota por 1 a 0 se deu pela postura, na opinião deles, altamente defensiva do time gaúcho, que marcou em cobrança de falta de Pará.

- Com todo respeito à equipe do Grêmio, eles acharam um gol de bola parada, recuaram a equipe e foi difícil entrar na defesa deles - analisou Chicão após o apito final.

André Santos também reclamou da “retranca” gremista e destacou a posse de bola do Flamengo, que foi de 63%.

- Ficaram bastante atrás, nossa equipe ficou com a posse de bola, mas o gol não saiu – disse o jogador.

André Santos fez questão de ressaltar ainda que a derrota para o Grêmio já ficou no passado e que o time agora precisa se concentrar no jogo contra o Cruzeiro, quarta-feira, pela Copa do Brasil.

- Temos de descansar porque temos um jogo importante pela Copa do Brasil. Agora é saber que o foco é outro.
Flamengo e Grêmio tiveram o mesmo número de finalizações na partida: sete. O Rubro-Negro ocupa a 13ª colocação na tabela, com 19 pontos, mas pode ser superado pelo Fluminense, que tem 18 e enfrenta o São Paulo neste domingo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/08/jogadores-do-fla-criticam-postura-defensiva-do-gremio-apos-derrota.html

Renato parabeniza grupo e explica boa fase tricolor: 'Conheço vestiário'

Treinador, após 1 a 0 sobre Flamengo, a quarta vitória consecutiva no Brasileirão, admite que o 3-5-2 é o esquema ideal do Grêmio

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília

É nítida a diferença do Grêmio antes e depois de Renato Gaúcho. Após o 1 a 0 sobre o Flamengo, neste sábado, em Brasília, a quarta vitória seguida no Brasileirão, três delas fora de casa, os jogadores citaram a união do grupo. Mas como ela foi alcançada? O treinador, ao dar parabéns ao grupo, disse que o segredo é conhecer o vestiário.

- O mais importante é a dedicação dos jogadores. É fora ou em casa. Estão de parabéns. Como conseguimos? Dei confiança a eles. Conheço o vestiário. Sei o que o jogador gosta. Deixo opinar. Uma mão lava a outra. Às vezes eu cedo em algo, mas na hora certa cobro – disse o comandante em entrevista coletiva ainda no gramado do Mané Garrincha.

Mas, claro, não é apenas motivacional o trabalho. Após nova vitória, o treinador admitiu que o esquema 3-5-2 é o ideal. E a marcação começa pelo ataque:

- Quando o rival entra no nosso campo, não deixamos ele pensar. Sempre tem um jogador a mais nosso. Todo mundo está se entregando. Kleber e Barcos ajudam na marcação. Achamos o esquema de jogo.

O resultado manteve o Tricolor em terceiro lugar da competição, agora com 28 pontos. O retorno a Porto Alegre está marcado para a manhã deste domingo. Na quarta, recebe o Santos, na Arena, pela Copa do Brasil.

Em jogo truncado, Grêmio bate o Fla por 1 a 0 e vence a quarta seguida

Mais organizada taticamente, equipe gaúcha dá poucos espaços ao time rubro-negro e segue em ascensão no Campeonato Brasileiro

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Numa partida com poucas chances de gol, um lance de bola parada pode ser decisivo. E foi numa falta cobrada por Pará, aos sete minutos de jogo, que o Grêmio venceu o Flamengo por 1 a 0, neste sábado, no Mané Garrincha, pela 16ª rodada do Brasileirão. O placar, no entanto, não traduziu a superioridade do Tricolor Gaúcho, ainda que a partida tenha sido de razoável nível técnico e bem truncada.

O Grêmio de Renato Gaúcho consolidou o resultado num esquema com três zagueiros e três volantes no qual deu poucos espaços ao adversário. O Flamengo de Mano Menezes, que teve péssima atuação, saiu de campo com apenas duas chances de gol no fim da partida, ambas do atacante Hernane. Certamente, foi a pior atuação da equipe na competição, ainda mais com a ausência do melhor jogador da equipe, o apoiador Elias - o Grêmio também teve desfalque, tanto de Vargas quanto de Elano e Zé Roberto.

Com o resultado, o Tricolor Gaúcho conseguiu sua quarta vitória seguida e, em terceiro lugar, pula para 28 pontos ganhos. O Flamengo se mantém nos 19 pontos ganhos, em 13º - deverá ser ultrapassado no domingo -, e perdeu a invencibilidade no Mané Garrincha, que teve público razoável de 20.580 pagantes, numa renda de R$ 951.590,00.

Os dois clubes voltam a jogar no Brasileirão no próximo fim de semana. No sábado, o Tricolor Gaúcho receberá a Ponte Preta na Arena do Grêmio. No domingo, o Rubro-Negro enfrentará o Corinthians, no Pacaembu. Antes disso, tanto o Fla quanto o Grêmio terão duelos difíceis pela Copa do Brasil na quarta-feira, quando receberão Cruzeiro e Santos, e terão de descontar as derrotas por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente. Pelo que se viu neste sábado, a tarefa rubro-negra promete ser bem mais difícil. Na saída de campo, o time gaúcho mostrou ter consciência de que o esquema e a tranquilidade são fundamentais.

- Mudou a mentalidade do grupo. Fechamos o time, não deixando eles jogarem. O nosso grupo tem consciência e sabe o que tem que fazer. - afirmou o atacante Barcos, que tece duas boas chances de gol e deu trabalho à zaga rubro-negra.

Hernane, que entrou na segunda etapa e também teve duas oportunidades de empatar, lamentou o resultado.

- Tomamos o gol ali no primeiro tempo e tinhamos que buscar o empate. O Mano tentou colocar nós dois (ele e Moreno) ali para chegar a bola e a gente finalizar. Tentamos, mas não conseguimos fazer o gol.

para flamengo x gremio (Foto: CARLOS COSTA/Futura Press/Agência Estado) 
Pará faz o gol de falta que dá a vitória ao Grêmio (Foto: Carlos Costa/Futura Press/Agência Estado)
 
Gol em sete minutos
Sete minutos. Foi esse o tempo suficiente para o Grêmio mostrar seu cartão de visitas no Mané Garrincha, o outro estádio que tem sido mando de campo rubro-negro. Nem precisava Chicão fazer a falta sobre Kleber. Nem precisava André Santos abrir a barreira. Nem precisava Pará cobrar firme, ainda que não fosse indefensável, e abrir o placar, para o torcedor perceber nos primeiros 45 minutos a superioridade da equipe gaúcha.

Com um meio-campo consistente, um ataque sempre perigoso, laterais que apoiam com vigor e uma defesa sólida, o Grêmio se impôs logo na partida. Ainda mais que, sem Elias, contundido, o Flamengo perdera o homem que fazia bem a ligação com o ataque e tinha gás para consertar as falhas da defesa. Com Cáceres e Val na frente de Chicão e González, a zaga se mostrava muito lenta para suportar a chegada do veloz Alex Telles, pela esquerda, e Souza e Riveros pelo meio para municiar os temíveis Barcos e Kleber.

Tudo bem. Tirando a jogada de Kleber pela direita que encontrou Barcos atrasado para conferir o centro rasteiro da linha de fundo, não houve outra chance real de gol da equipe gaúcha. Mas o time mostrava mais consistência, principalmente na marcação. E nos desarmes: foram 22, contra oito da equipe rubro-negra. Roubou 10 bolas, contra seis do rival. Seu grande pecado foi errar tantos passes quanto o adversário: foram 40 no total, 20 para cada lado. E se o Flamengo errava quase tudo, especialmente em deixar Moreno e Paulinho perdidos no ataque, sobrou apenas uma pequena inspiração na bela jogada individual de André Santos, sem sequência.

Mexidas no Fla
Mano Menezes sabia que era necessário mexer. Sacou Val e Fernando, pôs Nixon e Adryan. A intenção era criar mais opções de ataque, com o primeiro abrindo pelo lado direito, o segundo, mais solto. Mas o Grêmio se mantinha fechadinho, dando pouco espaço. Renato Gaúcho queria pegar o Flamengo no contra-ataque.

A equipe gaúcha continuava eficiente nos desarmes. O Flamengo esbarrava na limitação técnica para encontrar espaços. Ficou mais longe do empate do que em levar o segundo gol. Foi Barcos que explodiu o travessão, aos 20 minutos, após centro de Ramiro.

O técnico rubro-negro voltou a mexer no time. Sacou o novato Digão, muito nervoso na partida, para lançar Hernane. Com isso, deslocou Paulinho para a lateral direita. Mas era o Grêmio que chegava mais perto do gol. E Barcos obrigou Felipe a fazer grande defesa. Hernane ainda tentou o empate por duas vezes, bem no fim. Mas seria injusto. O Grêmio, mais organizado, mereceu o resultado.

 
 
FONTE:

ATP homenageia os 25 tenistas que foram líderes do ranking mundial, em NY

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York

homenagem números 1 da atp guga (Foto: Reprodução) 
Guga e o troféu em mãos (Foto: Reprodução)
 
Maior tenista brasileiro de todos os tempos e integrante do Hall da Fama do tênis, Gustavo Kuerten ganhou uma homenagem a nível internacional. Em cerimônia histórica em Nova York, nesta sexta-feira, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) homenageou todos os 25 tenistas que já foram número 1 do mundo por pelo menos uma semana. Sentado entre Lleyton Hewitt e Yevgeny Kafelnikov, Guga recebeu uma réplica do troféu dado aos atletas que terminam a temporada como líderes do ranking mundial.

- Eu não sei o que falar e não sei como fui parar aqui, ao lado desses gênis. Vindo do Brasil, de uma ilha (Florianópolis), eu poderia estar surfando ou qualquer outra coisa... De algum jeito achei pessoas muito importantes na minha vida que me incentivaram: primeiro meu pai, depois Larri, minha família. Certamente eu descobri que poderia passar dos meus limites. Acho que vou levar muito tempo para processar o significado da noite de hoje. Estou feliz por fazer parte disso - disse Guga, depois de ser apresentado como um "sempre popular brasileiro e dono de três títulos de Roland Garros".

Campeão do Grand Slam francês em 1997, 2000 e 2001, Guga chegou pela primeira vez ao topo do ranking em dezembro de 2000, quando derrotou Andre Agassi na decisão da antiga Masters Cup (atual ATP Finals), em Lisboa, no último torneio daquela temporada. Ao todo, ele ocuparia o posto de número 1 do mundo em 43 semanas.

Somente seis ex-líderes do ranking não puderam comparecer ao evento: Pete Sampras, Andre Agassi, Boris Becker, Patrick Rafter, Marat Safin e Thomas Muster. Além de Guga, participaram da homenagem: Ilie Năstase, John Newcombe, Jimmy Connors, Björn Borg, John McEnroe, Ivan Lendl, Mats Wilander, Stefan Edberg, Jim Courier, Marcelo Ríos, Carlos Moyà, Yevgeny Kafelnikov, Lleyton Hewitt, Juan Carlos Ferrero, Andy Roddick, Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.

homenagem números 1 da atp guga (Foto: Reprodução) 
ATP homenageou todos os 25 ex-números 1 do mundo em Nova York (Foto: Reprodução)
 
homenagem números 1 da atp guga (Foto: Reprodução) 
Com Djokovic apoiando a mão no seu ombro, Guga posa para foto histórica (Foto: Reprodução)
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/sempre-popular-guga-ganha-trofeu-ao-lado-de-ex-numeros-1-do-mundo.html

Apaixonado pelo jogo, Nadal vai se arriscar no pôquer no circuito europeu

Tenista conheceu o jogo em 2012, quando estava lesionado, e agora iráparticipar de uma competição oficial do circuito em dezembro, em Praga

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Dentro de quadra, Rafael Nadal segue sua escalada na busca pelo topo do ranking mundial. Segundo colocado após o título do Masters 1.000 Cincinnati, o espanhol terá pela frente agora o US Open, o último Grand Slam do ano, no Estados Unidos. Após o fim da temporada, porém, o Miúra já sabe o que fazer. Irá jogar uma etapa do Circuito Europeu de Pôquer, em Praga, na República Tcheca, entre os dias 8 e 18 de dezembro.

Rafael Nadal tênis pôquer (Foto: Reuters) 
Rafael Nadal conheceu o esporte em 2012, quando estava lesionado (Foto: Reuters)
 
O espanhol pegou gosto pelo jogo no ano passado, após ficar fora do circuito por lesões. Os sete meses o fizeram aprender o esporte e se apaixonar. Hoje, Nadal aparece em comerciais da Pokerstars, que patrocina o atleta. Em janeiro ele chegou a vencer uma competição disputada pela internet.

- Quando Rafa começou a jogar pôquer, ele só sabia as regras básicas do jogo. Mas sua natureza competitiva o instigou a evoluir rapidamente - frisou seu técnico de pôquer Alfonso Cardalda.

Guga dá palpites para o US Open e aposta em Nadal e Serena Williams

Ex-tenista está em Nova York, onde foi homenageado pela ATP, e vai aproveitar a passagem pelos Estados Unidos para acompanhar o US Open

Por SporTV.com Nova York, EUA

Ídolo do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten está em Nova York, onde recebeu uma homenagem da Associação de Tenistas Profissionais na noite desta sexta-feira (ATP). Aproveitando a passagem pelos Estados Unidos, Guga irá acompanhar o US Open, que acontece até 9 de setembro. Em entrevista ao programa 'Tá na Área', o ex-tenista, tricampeão de Roland Garros, falou de suas impressões para o Aberto que começa na segunda-feira e apostou em vitórias de Rafael Nadal e Serena Williams (assista ao vídeo).

- No masculino, o Nadal vem dando uma demonstração cada vez maior de superação de coisas quase inacreditáveis. Uma força mental, física... e recém foi operado. Eu vejo ele ainda como favorito, apesar de o Djokovic e o Murray serem do mesmo patamar. O Federer perdeu um pouco do punt e corre um pouco por fora, é estranho dizer que ele é uma zebra- disse.
Já no feminino, Guga ficou surpreso com a desistência de Maria Sharapova. De acordo com o ex-tenista, isso facilita a vida da americana Serena Williams e da bielorrussa Victoria Azarenka. Mesmo prevendo um duelo forte entre as duas, o ex-tenista revela que Serena é sua favorita.
- As duas, ano passado, já brigaram no detalhe pelo título, mas a Serena para mim continua sendo sempre a favorita. Ela em um dia bom é praticamente imbatível - considerou.

Serena Williams tênis Londres 2012 Olimpíadas semi Victoria Azarenka (Foto: Reuters) 
Guga prevê duelo entre Azarenka e Serena Williams, mas aposta na americana (Foto: Reuters)
 
Nas duplas mistas, Kuerten fica feliz em ver Bruno Soares e Marcelo Melo no US Open.
- Bruno defendendo o título de duplas mistas, já quase com a vaga garantida no final do ano. A última vez que um brasileiro chegava lá foi em 2001, já fazem 12 anos. O Marcelo também com boas chances, jogou a final de Wimbledon, então eu acho que as duplas, realmente hoje, vêm sustentando essa esperança dos brasileiros. (...) Hoje em dia eu acho que o Bruno e o Marcelo vêm resgatando, mas acho que a gente precisa mais - disse.

Para Guga, o desejo é que tenha cada vez mais brasileiros nas disputas. A ideia do ex-tenista é que o país recupere o que deixou a desejar desde que 1997 na modalidade. O ex-tenista acredita que são mais de 15 anos sem mudanças.

- Acho que o Brasil precisa desenvolver mais atletas até. É uma das reivindicações que eu venho batalhando, de tentar aproveitar essa oportunidade para fazer projetos melhores e mais eficazes. Realmente criar uma cultura no tênis e em outros esportes - concluiu.

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open a partir da próxima segunda-feira, às 12h (horário de Brasília).
Guga busca ajudar a desenvolver o tênis brasileiro (Foto: Reprodução SporTV) 
Guga quer mais brasileiros para desenvolver o tênis no país (Foto: Reprodução SporTV)
 
FONTE:

US Open recebe crianças e Michelle Obama em dia de tênis e brincadeiras

Além da primeira-dama, ídolos pré-adolescentes e a nadadora campeã olímpica Missy Franklin também aparecem em Flushing Meadows, Nova York

Por SporTV.com Nova York, EUA

Michelle obama e Serena Us Open (Foto: Agência Reuters) 
Michelle Obama acena no US Open (Foto: Agência Reuters)
 
Enquanto a disputa não começa, com a presença de grandes nomes do tênis mundial, como Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer, Serena Williams e Victoria Azarenka, a organização do US Open tem feito diversos eventos para chamar a atenção dos americanos. E, neste sábado, foi a vez dos pequenos. No Dia das Crianças do torneio, que acontece anualmente em Flushing Meadows, no Queens, em Nova York, eles brincaram, fizeram pinturas nos rostos, fantasias de bexigas, praticaram tênis e ganharam a visita ilustre da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle, esposa do presidente Barack Obama.

Ela esteve no local para levar as filhas Natasha e Malia Ann. Em 2011, a primeira-dama norte-americana chegou a bater bola com a tenista Serena Williams, também no US Open. Em 2013, deu um abraço na tenista, acenou aos presentes e discursou. Além dela, estão no local os ídolos pré-adolescentes do The Wanted, Lawless, Lucki Gurlz, Austin Mahone e Ariana Grande, e a nadadora Missy Franklin, de 18 anos, que conquistou quatro ouros e um bronze em Londres 2012.

Michelle obama e Serena Us Open (Foto: Agência Reuters) 
Michelle Obama abraça Serena no evento do US Open (Foto: Agência Reuters)
 
O evento leva o nome de Arthur Ashe, ex-número 1 do ranking mundial do tênis, que tinha AIDS, morreu em 1993 depois de pegar uma pneumonia. Ele contraiu o vírus HIV em uma transfusão sanguínea feita para durante uma cirurgia para a colocação de um marca-passo no coração. Ele soube da doença em abril de 1992 e, a partir daquele momento, começou a trabalhar para informar as pessoas sobre o vírus HIV.

O ex-tenista até mesmo chegou a criar uma fundação contra a AIDS e um instituto de saúde urbana antes de morrer. A arena de Flushing Meadows, onde ocorre o US Open, leva seu nome.

Missy Franklin Us open (Foto: Divulgação / Site oficial Us open) 
Missy Franklin sorri e mostra medalha olímpica (Foto: Divulgação / Site oficial Us open)
 
US Open começa na segunda-feira: Nadal e Federer podem fazer quartas
As chaves do US Open foram sorteadas nesta quinta-feira e a tabela aponta um possível duelo entre Rafael Nadal e Roger Federer nas quartas de final do Grand Slam, que começa na segunda-feira, em Nova York. Cabeça de chave número sete em Flushing Meadows, o suíço teria que enfrentar qualquer um dos quatro primeiros favoritos do torneio nesta fase. Nadal venceu os três duelos deste ano, sendo que a última vitória foi na semana passada, em um jogaço das quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati.

Número um do mundo, Novak Djokovic enfrenta o lituano Ricardas Berankis. Terceiro cabeça de chave, o britânico Andy Murray joga contra o francês Michael Llondra. Djoko e Murray podem se enfrentar nas semifinais.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2013/08/us-open-recebe-criancas-e-michelle-obama-em-dia-de-tenis-e-brincadeiras.html

Remendado, Campinas perde para São Caetano na estreia da Copa SP

Time do interior paulista cai por 3 sets a 1 em casa e começa mal o ano. Equipe não teve Walewska, recuperada de cirurgia, e Natália, suspensa

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Campinas x Sâo Caetano Copa SP vôlei feminino (Foto: Divulgação / Amil) 
Campinas perde para o São Caetano na Arena do Concórdia: mau início (Foto: Divulgação / Amil)
 
Campinas não começou bem a temporada 2013/2014. Ainda sem grande parte dos seus reforços e com o desfalque do técnico José Roberto Guimarães, que está na seleção brasileira, a equipe do interior paulista perdeu para o São Caetano por 3 sets a 1 nesta sexta-feira à noite, na Arena do Concórdia, pela abertura da Copa São Paulo.

O time do Grande ABC saiu na frente logo no primeiro set, por 21 a 19. Na segunda parcial, fez 21 a 11 e aumentou a vantagem. Apoiado em boa atuação de Carol Gattaz e Rosane (improvisada como oposta), Campinas levou o terceiro por 21 a 10 e mostrou que poderia reagir, mas não conteve o ímpeto do adversário.

Em sua primeira partida oficial, Campinas não contou com algumas de suas estrelas. Natália está suspensa e apenas assistiu ao jogo das arquibancadas. Walewska, em recuperação após a retirada de um tumor no pescoço, também não jogou.

Lanterna da competição (que conta também com Pinheiros, Sesi, Uniara e São Bernardo), Campinas volta a jogar somente daqui uma semana, quando enfrenta São Bernardo, no ABC. Já o São Caetano também enfrenta o São Bernardo, mas no dia 11.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/08/remendado-campinas-perde-para-sao-caetano-na-estreia-da-copa-sp.html

Brasil fecha aclimatação com vitória antes da fase final do Grand Prix

Comandadas de Zé Roberto vencem equipe japonesa em amistoso

Por GLOBOESPORTE.COM Nagoya, Japão

Na aclimatação para a fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei venceu um amistoso contra o Denso Airbees neste sábado, na cidade de Nagoya, no Japão. Para dar ritmo às suas comandadas, o técnico Zé Roberto mexeu bastante na equipe, que conseguiu manter o bom desempenho da primeira fase da competição e bateu as japonesas por 3 a 0 (25/23, 25/17 e 25/16).

- Essa partida valeu para dar ritmo de jogo ao time. O nosso sistema defensivo foi exigido ao máximo, o que foi muito positivo. Por isso, é importante jogar com equipes japonesas. O volume de jogo, a atenção e a concentração foram postos à prova. É isso que buscamos. Outro ponto positivo foi a participação de todas as jogadoras - disse o treinador.

Brasileiras fazem amistoso com japonesas (Foto: Divulgação/CBV) 
Brasileiras posam com japonesas do Denso Airbees (Foto: Divulgação/CBV)
 
Com a vitória, o time verde-amarelo fechou sua aclimatação em Nagoya e viaja no domingo para Sapporo, onde disputa a fase final da competição. A estreia está agendada para quarta-feira, às 3h30m (de Brasília), diante dos Estados Unidos - a TV Globo transmite o duelo ao vivo. Segundo melhor time da fase de classificação, o Brasil ainda encara Sérvia, Itália, Japão e China para buscar seu nono título do Grand Prix.

- Estamos focadas nos jogos da semana que vem. Essa preparação foi importante para ajustarmos alguns pontos. A fase final será difícil pela qualidade dos adversários e a sequência de jogos, mas estamos bem preparadas - disse a ponteira Fernanda Garay.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/brasil-fecha-aclimatacao-com-vitoria-antes-da-fase-final-do-grand-prix.html

Na repescagem, Maria Clara e Carol vão à semi no Grand Slam de Moscou

Com três vitórias neste sábado, cariocas garantem única vaga do Brasil no torneio feminino do Circuito Mundial. Com febre, Lili não entra em quadra

Por SporTV.com Moscou

O Brasil será representado apenas por uma dupla na semifinal feminina do Grand Slam de Moscou do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Trata-se das irmãs cariocas Maria Clara e Carol, que garantiram a classificação neste sábado, depois de saírem vitoriosas na repescagem. Neste domingo, as brasileiras fazem a semi contra as espanholas Liliana e Baquerizo. O SporTV transmite a competição ao vivo a partir das 11h30m.

Com as duplas Ágatha/Maria Elisa, Taiana/Talita e Lili/Bárbara Seixas garantidas nas oitavas, Maria Clara e Carol abriram o dia com uma vitória sobre as suíças Isabelle Forrer e Vergé-Dépré por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/14. Na partida seguinte, novo triunfo das cariocas, dessa vez sobre as alemãs Holtwick e Semmler, atualmente na quarta posição no ranking. O placar foi outro 2 a 0, com um duplo 21/17.

Maria Clara/Carol Grand Slam Moscou (Foto: Divulgação/FIVB) 
Maria Clara e Carol vibram com a classificação no Grand Slam de Moscou (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Na partida que definiu a classificação às semifinais, Maria Clara e Carol enfrentaram as australianas Bawden e Clancy. Jogando debaixo de forte chuva, a dupla brasileira fez 2 sets a 1, parciais de 21/18, 18/21 e 15/10, conquistando a vaga.

Lili tem febre e dupla não passa das oitavas
As três outras duplas femininas do Brasil não tiveram a mesma sorte que Maria Clara/Carol, principalmente Lili e Bárbara Seixas, que sequer chegaram a entrar em quadra para enfrentar as australianas Bawden e Clancy, que avançaram às quartas. O motivo foi que Lili amanheceu com muita febre e sem condições de jogo.

A dupla Ágatha/Maria Elisa chegou bem perto das semifinais. Após boa campanha no qualifying, as brasileiras despacharam as holandesas Van der Vlist e Braakman nas oitavas, com uma vitória por 2 a 0 (21/14 e 21/17) neste sábado. Nas quartas, porém, elas pararam nas italianas Menegatti e Orsi Toth, que venceram o duelo no tie break: 2 a 1, parciais de 21/17, 18/21 e 17/15.

Menegatti e Orsi Toth também foram as responsáveis pela eliminação de Taiana/Talita nas oitavas. Com a derrota por 2 a 0, parciais de 21/17 e 26/24, as brasileiras tiveram de se contentar com um nono lugar, depois de cinco pódios seguidos no Circuito Mundial, com quatro ouros e um bronze.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/na-repescagem-maria-clara-e-carol-vao-semi-no-grand-slam-de-moscou.html

Em Moscou, Ricardo/Álvaro Filho e Eamunuel/Evandro avançam à semi

Em sábado repleto de partidas emocionantes, Brasil consegue colocar duas de suas duplas na semifinal masculina do Grand Slam da Rússia

Por SporTV.com Moscou

O Brasil será representado por Ricardo/Álvaro Filho e Emanuel/Evandro na semifinal masculina do Grand Slam de Moscou do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste sábado, as duplas conquistaram a classificação para a penúltima etapa da competição, que terá transmissão ao vivo do SporTV a partir das 11h30m deste domingo. O adversário de Ricardo/Álvaro Filho será a dupla da Letônia Janis Smedins e Samoilovs, enquanto Emanuel/Evandro enfrentará a parceria austríaca Petutschnig e Horst.

Emanuel e Evandro Grand Slam Moscou (Foto: Divulgação/FIVB) 
Emanuel e Evandro eliminaram os austríacos Kapa e McHugh em jogo de 1h01m (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Única parceria brasileira invicta na competição, Emanuel e Evandro não precisaram da repescagem para irem à semifinal. Nas oitavas de final, os adversários dos brasileiros foram os compatriotas Bruno Schmidt e Pedro Solberg, que eliminaram Alison e Vitor Felipe na fase anterior, com uma emocionante vitória por 2 sets a 1 (17/21, 21/16 e 24/22). No duelo brazuca das oitavas, melhor para Emanuel e Evandro, que triunfaram por 2 a 1 (19/21, 21/14 e 15/10), carimbando o passaporte para as quartas.

Os adversários na fase seguinte foram os austríacos Kapa e McHugh. No duelo mais longo do dia, com 1h01m de duração, os brasileiros conquistaram um difícil triunfo com o placar de 2 sets a 1, partciais de 28/26, 24/26 e 16/14.

Ricardo/Álvaro Filho também não tiveram caminho fácil até chegarem à semi. Na primeira partida do dia, os brasileiros despacharam os holandeses Brouwer/Meeuwsen com uma vitória por 2 a 0 (21/18 e 21/11), em revanche do último Campeonato Mundial, na Polônia. Nas oitavas de final, os adversários foram Sidorenko e Dyachenko, do Cazaquistão. O placar foi um novo triunfo por 2 a 0 de Ricardo/Álvaro Filho, dessa vez com parciais de 21/14 e 21/13.

Álvaro Filho Ricardo Grand Slam Moscou (Foto: Divulgação/FIVB) 
Álvaro Filho e Ricardo vibram após a vitória sobre Stiekema e Varenhorst (Foto: Divulgação/FIVB)
 
A partida que decretou a classificação à semifinal foi contra s holandeses Stiekema e Varenhorst. Em mais um grande jogo deste sábado, os brasileiros conquistaram emocionante vitória por 2 a 1, de virada, parciais de 18/21, 21/19 e 15/13.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/em-moscou-ricardoalvaro-filho-e-eamunuelevandro-avancam-semi.html

Revoltado com fase irregular do time, santista protesta de forma inusitada

Estudante, que é sócio do clube, resolveu responder uma mensagem de texto do Santos mostrando todo o seu descontentamento

Por Alexandre Lopes Santos, SP

Protesto torcedor Santos Sócio Rei (Foto: Reprodução) 
Torcedor responde mensagem com protesteo(Foto: Reprodução)
 
O momento irregular do Santos em 2013, com o time vindo de vitória na Copa do Brasil, mas sem vencer há seis partidas no Campeonato Brasileiro, gerou um protesto inusitado de um torcedor revoltado com a atual situação do clube. Por meio de uma mensagem de texto, o estudante Rafael Rego expressou o seu descontentamento com o futebol apresentado pela equipe e com o trabalho feito pela atual diretoria.

Sócio do clube, Rego desistiu de pagar a mensalidade como forma de protesto pela atual fase do time. Por isso, ele vinha recebendo, há algumas semanas, várias mensagens automáticas falando sobre sua dívida, pedindo para que a situação fosse resolvida. Após receber um novo aviso nesta semana, o estudante devolveu o SMS: "Prezado Santos FC: Não identifico futebol no time já faz muito tempo. Aliás, nem nessa diretoria eu identifico comprometimento. Então, enquanto eu não identificar essas coisas, vocês não vão identificar meu pagamento. Grato".

- A ideia de prostestar surgiu do nada. Eu sempre recebo esses avisos e nunca dou bola. O problema é que, diante dos últimos resultados e das contratações que a diretoria vem fazendo, resolvi mandar essa mensagem, mesmo que ela, provavelmente, não fosse ser lida por ninguém - , explica.

A última vitória do Santos no Campeonato Brasileiro aconteceu no dia 13 de Junho, quando o Peixe venceu a Portuguesa por 4 a 1. A crítica de Rego, porém, não se resume apenas ao futebol apresentado pelo clube.

- Não é a questão do dinheiro. Na época do Marcelo Teixeira (ex-presidente) também fiquei um tempo sem pagar e, quando o Luís Alvaro assumiu, resolvi regularizar. O problema é que você paga por algo que não te dá nenhum retorno. O Santos é um dos clubes com mais associados no futebol brasileiro e não tem uma estrutura para o sócio desfrutar. Creio que não seja só eu que esteja descontente.

Apesar do protesto diferente, o estudante pretende regularizar a situação em breve. Mas, antes disso, ele quer que o Santos volte a apresentar um bom futebol dentro das quatro linhas.

- A torcida se acostumou a ganhar dois títulos por ano, mas acho que isso não é tudo. Se o time joga bem e representa dentro de campo, com resultados e gols, a torcida vem junto. Em outubro devo ir na Vila Belmiro e regularizar a minha situação. Minha namorada é santista, comecei a namorar com ela no dia que o Santos foi campeão. O Santos é um fator fundamental na minha vida, mas hoje não dá tesão nenhum ir ao jogo com ela - finaliza.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2013/08/revoltado-com-fase-irregular-do-time-santista-protesta-de-forma-inusitada.html

De Madureira a Portugal: Derley deixa sua marca nos duelos contra grandes

Autor de gols sobre Botafogo, Fla e Vasco pelo Tricolor Suburbano, brasileiro do Marítimo encara Porto depois de balançar a rede do Benfica

Por *GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Derley Marítimo (Foto: Divulgação) 
Derley estreia no Campeonato Português com gol e vitória sobre o Benfica (Foto: Divulgação)
 
O atacante Derley, do Marítimo, de Portugal, ainda não se considera um carrasco dos times grandes. Mas, faro de gol contra adversários mais fortes, o ex-jogador do Madureira tem. No Campeonato Carioca deste ano, antes da transferência para a Europa, Derley balançou a rede contra Botafogo, Flamengo e Vasco. Após dois meses de adaptação no clube novo, o centroavante estreou no Campeonato Português como titular e deixou sua marca na vitória sobre o Benfica, em casa, por 2 a 1.

A curiosidade é que esses quatro gols foram de pênalti, sofridos pelo próprio Derley. O atacante, que ainda se acostuma com a ideia de ser reconhecido pela torcida portuguesa, contou que não é o cobrador oficial do Marítimo, mas sentiu que deveria bater.

– Ainda não sou um carrasco dos times grandes, mas sofri três pênaltis no Carioca, contra Botafogo, Flamengo e Vasco. Cobrei os três e fiz. No jogo contra o Benfica, foi a mesma coisa. Eu nem sou o cobrador oficial, mas pedi para bater e fiz de novo. Foi um jogo especial, importante para me dar moral e confiança. O legal é que, quando saí do estádio nesse dia, os torcedores falaram comigo e me parabenizaram, pediram autógrafo. É muito bom ganhar esse reconhecimento – disse Derley por telefone.

No domingo, às 15h45m (de Brasília), o Marítimo encara fora de casa o Porto, atual campeão, que também estreou com vitória no campeonato. Derley nem consegue imaginar como é fazer um gol no Estádio do Dragão, mas garante que a equipe está preparada para enfrentar o poderoso adversário.

– A minha expectativa é a melhor possível. Jogar contra os Dragões na casa deles é muito difícil, mas estamos preparados. A semana foi boa, e esperamos fazer uma grande partida.

Derley Marítimo (Foto: Divulgação) 
Ex-Madureira diz que a adaptação em Portugal está sendo agradável (Foto: Divulgação)
 
Em sua primeira passagem pela Europa, Derley prefere não arriscar o sotaque de Portugal. A vontade de jogar fora era tanta que a adaptação está sendo fácil. Ainda mais porque o amigo Rodrigo, com quem jogou no Madureira, seguiu os passos do atacante e também foi para o Marítimo.

– Sempre tive esse objetivo de jogar na Europa. Agora que eu estou aqui, é fácil me adaptar. Uma das coisas que facilitou foi a vinda do Rodrigo. Nós nos conhecemos desde o Madureira e somos muito amigos. Esses dois meses que estou aqui foram agradáveis. O sotaque português é estranho para mim, ainda não arrisco falar. Prefiro ficar com o meu sotaque de brasileiro, está bom demais.

* Sofia Miranda, estagiária, sob a supervisão de Felipe Barbalho
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-portugues/noticia/2013/08/de-madureira-portugal-derley-deixa-sua-marca-nos-duelos-contra-grandes.html

Martino diz que ausência de Messi não garante a titularidade de Neymar

Técnico do Barcelona volta a fazer mistério antes de duelo contra o Málaga  e garante: 'Números da transação por Bale parecem uma falta de respeito'

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Sem Messi, vetado por conta de uma lesão muscular na coxa, o treinador do Barcelona, Tata Martino, está à procura de um nome para substituir o argentino no duelo contra o Málaga, neste domingo, em La Rosaleda, pela segunda rodada do Campeonato Espanhol. Mas o problema físico do camisa 10 não é a garantia de que Neymar, enfim, será promovido ao time titular do Barça. Segundo o técnico catalão, há um planejamento para o brasileiro, que não será apressado por conta da lesão de Messi.

Tata Martino coletiva Barcelona (Foto: Agência EFE) 
Tata Martino não confirma presença de Neymar entre os titulares neste domingo (Foto: Agência EFE)
 
- Dissemos na semana passada que teríamos muito cuidado com a sua integração. Faço isso porque quero aproveitar o melhor de "Ney", que todos queremos ver. Em uma semana não mudou em nada nosso planejamento, e nem o gol que ele marcou na quarta-feira, que foi muito importante para a equipe, vai acelerar as coisas. Nós todos queremos ir devagar. A ausência de Messi não garante automaticamente que Neymar será titular na partida de domingo contra o Málaga - disse o treinador, em coletiva realizada neste sábado.

Tata Martino coletiva Barcelona (Foto: Agência EFE) 
Tata Martino 'corneta' contratação de Bale (EFE)
 
Apesar da preocupação com o brasileiro, Martino não descartou a hipótese de lançá-lo entre os titulares neste domingo. Apenas fez mistério quanto à escalação para o duelo contra o Málaga.

- Vamos considerar. Neymar pode estar no time contra o Málaga, na partida de volta desta quarta-feira (na decisão contra o Atlético de Madri) ou no domingo seguinte em Valência. Não depende, em qualquer caso, desta baixa de Leo ou do gol na Supercopa. Continuaremos o planejamento.

Já Messi não se recuperou de uma lesão na coxa esquerda, acusada ainda no primeiro tempo do empate por 1 a 1 com o Atlético de Madri, no duelo de ida pela Supercopa da Espanha. Neste sábado, o departamento médico catalão confirmou o veto ao argentino, e Martino não se mostrou preocupado com a baixa.

- Seria completamente desnecessário correr riscos neste momento, com a Liga apenas começando. Mas estamos otimistas com a recuperação de Leo e sua condição é muito boa no geral. Não há preocupações com isso. Temos elenco suficiente para encarar o Málaga sem Messi. Isso não pode ser uma desculpa para um mau desempenho nosso em campo.

Martino 'corneta' contratação de Bale
A entrevista, porém, não tratou apenas de temas relativos ao Barcelona. Diante do fato de que o Real Madrid já preparou a festa para a suposta apresentação do galês Gareth Bale, em transferência recorde na casa dos € 99 milhões (R$ 317,5 milhões), Martino criticou os valores da negociação.

- Os números da transação por Bale parecem quase uma falta de respeito com a situação que vivemos no mundo. Além disso, parece um bom jogador. Sem dúvida, as declarações podem parecer um pouco anti-Madrid, mas certamente são compartilhadas por milhões de fãs que gostariam de ver uma forma mais racional nessa loucura da busca pelas grandes estrelas do mercado, como Bale - completou.

Tata Martino Barcelona (Foto: Agência EFE) 
Tata Martino relaxado: técnico não se preocupa com a lesão de Messi (Foto: Agência EFE)
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/08/martino-diz-que-ausencia-de-messi-nao-garante-titularidade-de-neymar.html