sábado, 17 de agosto de 2013

Aguerrido, Grêmio supera o Vasco no Rio e se firma no G-4 do Brasileiro

Barcos marca duas vezes na vitória por 3 a 2. Estreante vascaíno, Cris falha no lance do primeiro gol e chega a ser vaiado em São Januário


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O Grêmio jogou com inteligência e muita eficiência, conseguindo assim uma importante vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, em São Januário. Mantém-se no G-4, agora na terceira posição, com 25 pontos, três atrás do líder Cruzeiro. Barcos marcou duas vezes, e Ramiro fez o outro gol da equipe de Renato Gaúcho, enquanto Alex Telles, contra, e André anotaram para os cruz-maltinos, que caíram para a décima posição, com 19 pontos. Em resposta à campanha da diretoria nas redes sociais, 12.370 torcedores pagaram ingresso (15.781 presentes), com renda de R$ 305.720.

O Tricolor gaúcho consegue pela primeira vez no nacional uma sequência de três resultados positivos - dois deles fora de casa - e se mostra em ampla evolução.

- Estamos numa sequência  e precisamos continuar dessa maneira. Estamos crescendo, e o grupo é muito forte. O que o Renato fez com o grupo... ele se deu conta de que pode. E o resultado dentro de campo está aparecendo. Vamos passo a passo e sabemos que se jogarmos assim teremos sucesso - disse Barcos, agora autor de cinco gols no campeonato.

Em sua estreia pelo Vasco, Cris teve uma noite difícil contra o ex-clube. Jomar sofreu com uma indisposição na concentração e foi vetado. O experiente zagueiro foi escalado em cima da hora, mas falhou logo em sua primeira jogada, no gol de Barcos. No empate vascaíno, em lance iniciado em cobrança de falta de Juninho, o Reizinho se dirigiu ao zagueiro, dando força ao companheiro. Na etapa final, algumas vaias puderam ser ouvidas para o camisa 13, principalmente depois que ele não conseguiu desarmar Barcos no lance do terceiro gol.

- A derrota é a confirmação de que o time ainda não recuperou a confiança para jogar em casa, e essa é uma realidade que temos que aceitar. Mas uma vez fica o espírito de luta e a vontade de todo o grupo - avaliou Juninho, responsável por quatro das 11 finalizações do time.
 O Vasco teve quebrada uma invencibilidade de três partidas. Juninho jogou com a camisa 115, em homenagem ao aniversário do clube, que será comemorado na quarta-feira. A escolha do jogador a usar o número foi feita pela internet, com votação dos torcedores. Um bandeirão com menção à data também foi estendido na arquibancada de São Januário.

Vasco e Grêmio têm compromissos no meio da semana pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro volta a campo na terça-feira para enfrentar o Nacional-AM, em Manaus, às 21h50m (de Brasília), enquanto os gaúchos visitam o Santos na quarta-feira, às 19h30m, na Vila Belmiro.

 Jogos pelo Brasileiro, só no fim de semana: no sábado, o Tricolor pega o Flamengo, no Mané Garrincha, e no domingo o Vasco recebe o Corinthians também na capital federal.

Barcos grêmio gol vasco  (Foto: Luciano Belford / Agência Estado) 
Barcos marcou duas vezes na vitória do Grêmio em São Januário (Foto: Luciano Belford / Agência Estado)
 
Estreante, Cris falha no primeiro lance
Logo nos primeiros minutos de jogo, um forte temporal desabou em São Januário, aumentando ainda mais a sensação de frio no Rio. A torcida, no entanto, pouco se abalou e continuou cantando. Só parou quando Cris, o estreante da noite, furou ao tentar cortar um cruzamento, e a bola sobrou limpa para Barcos, que chutou no canto. O gol caiu como uma luva para o time de Renato Gaúcho, armado com três zagueiros e três volantes, que congestionavam o meio-campo e tentavam sair em velocidade para surpreender o rival. O Vasco, desorganizado, não conseguia articular uma jogada sequer, e o cenário não era nada animador.

Entrou em cena, então, Juninho. Ele ajeitou a bola para uma cobrança de falta da esquerda. A bola foi venenosa, Alex Telles escorou contra o patrimônio, e o Vasco estava novamente no jogo. O gol deu confiança, e o time se lançou com mais energia ao ataque. Mas outra ducha fria estava a caminho, a bordo do míssil de Ramiro, que entrou no ângulo de Diogo Silva. A equipe gaúcha voltou a se fechar bem e praticamente não foi mais ameaçada. Os 29 passes errados no primeiro tempo também não ajudaram nada os comandados de Dorival Júnior na criação de jogadas ofensivas.

Barcos amplia logo na volta do intervalo
Dorival Júnior voltou para o segundo tempo com Montoya e Tenorio nos lugares de Pedro Ken e Eder Luis para tentar ganhar mais poder ofensivo. Mas foi o Grêmio que apareceu com as melhores oportunidades e logo ampliou sua vantagem, explorando em contra-ataque os espaços criados na defesa do Vasco. Depois de Pará acertar a trave em contra-ataque, Barcos dominou na entrada da área, ganhou com facilidade de Cris e Abuda e fez 3 a 1 com belo chute colocado. A pressão aumentou sobre o time da casa, e parte da torcida, inconformada, começou a vaiar o goleiro Diogo Silva. Outros tentaram apoiar.

Sob gritos de "Ei, Vasco, vamos jogar!" e "Não é mole, não, obrigação é ganhar no Caldeirão", os jogadores vascaínos saíram em busca da reação, mas esbarraram em uma atuação muito segura do Grêmio. Compacto, o time gaúcho dava poucos espaços e ainda conseguia se arriscar na frente, aproveitando-se da postura mais ofensiva do adversário. Nos minutos finais, o jogo ficou praticamente um exercício de ataque contra defesa. O Grêmio mal passava do meio-campo, e na base da vontade o Vasco conseguiu diminuir, com o atacante André, de cabeça. A torcida se animou, e o time da casa foi em busca do empate, mas não houve tempo para completar a reação.

 
FONTE:

Lodeiro participa do último treino antes do jogo contra a Portuguesa

Meia volta da seleção uruguaia e trabalha no Engenhão com jogadores reservas e Jefferson e Gilberto. Titulares ficam na academia

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Depois de defender a seleção do Uruguai no amistoso com o Japão, na quarta-feira, Lodeiro voltou a trabalhar no campo neste sábado, no Engenhão, na véspera do confronto com a Portuguesa. Dos jogadores considerados titulares, ele teve a companhia apenas de Gilberto, que não atuou contra o Inter por estar suspenso, e Jefferson, que estava defendendo a seleção brasileira e não jogou na quinta-feira.

O restante dos titulares ficou na academia do Engenhão na sequência do trabalho de recuperação física para o jogo de domingo. Os reservas, mais Lodeiro e Gilberto, participaram de um treinamento técnico. O time viaja na noite deste sábado para São Paulo, local do confronto com a Portuguesa.

O Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro, com 26 pontos, um a mais do que o Cruzeiro. Esta será a quinta vez que o time defenderá a liderança da competição neste ano. Apenas uma vez conseguiu se manter na posição em rodadas consecutivas, da 10ª para a 11ª rodada.

jogadores botafogo treino (Foto: Thales Soares)Lodeiro participa de treino no Engenhão após defender a seleção uruguaia (Foto: Thales Soares)
 
FONTE:

Marcelo Oliveira enaltece grupo e poderio ofensivo do Cruzeiro

Treinador ressalta que apesar do placar de 5 a 1, time teve
chances de fazer mais gols

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Marcelo Oliveira enalteceu a importância da vitória deste sábado, por 5 a 1, sobre o Vitória, no Mineirão. Primeiro pelos três pontos, que recolocam a Raposa na liderança pelo menos até este domingo, quando o Botafogo joga, e também pelo placar. Os cinco gols podem ajudar o Cruzeiro mais para frente, na questão de saldo de gols, e também dão moral ao time, que vinha recebendo críticas por falta de poder de conclusão. (Veja os gols do jogo no vídeo).

- O placar pode ter sido surpreendente, mas a produção indicava uma vitória. Desde o início buscamos o gol, apenas deixamos de fazer o que nos daria uma condição, já no primeiro tempo, de ampliar. Estávamos errando passes, carregando muito a bola. Um problema que tem ocorrido é que o Cruzeiro é um time muito agudo, que vai pra cima o tempo todo. Pedi para tocarem mais quando o adversário estivesse fechado. Felizmente, os gols vieram na hora certa. Uma vitória extremamente importante pelos pontos, pela parceria com o torcedor e pelo saldo.

Apesar da goleada, Marcelo acredita que o Cruzeiro poderia ter conduzido o jogo com mais facilidade se tivesse aproveitado algumas oportunidades na primeira etapa.

- Acho que não só ficou barato, porque algumas oportunidades foram muito claras, mas ficou arrastado. Quando estava 1 a 0, ficou dramático. Muita bola parada. Uma pode raspar em alguém e entrar. Quem joga em casa e vence tem que aproveitar a oportunidade do contra-ataque. No segundo tempo foi diferente. Usamos bem o banco também. A entrada do Élber foi fundamental, jogando aberto. O Martinuccio e o Vinícius também entraram muito bem.

Diante do Vitória, o Cruzeiro teve cinco modificações em relação ao jogo contra o Grêmio: Léo, Mayke, Lucas Silva, Willian e Borges. Marcelo elogiou os jogadores que entraram, e destacou a necessidade do time mostrar dentro de campo a tão falada força do grupo.

- Acho que temos dito muito que temos um grupo bom, de qualidade semelhante. Com jogos intensos e seguidos, achei por bem rodar um ou outro jogar. Alguns por suspensão, outros por convicção. Deu certo. O Lucas jogou muito bem, o Léo foi eficiente como sempre, e o Borges entrou, prendeu bem os zagueiros. E isso não tira em nada o conceito que temos do Vinícius. Falei com ele na preleção: ‘É uma situação normal, e você pode entrar e decidir o jogo para nós. No Brasil tem essa cultura (de titular) e é uma bobagem. Só se conquista com grupo muito forte.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/08/marcelo-oliveira-enaltece-grupo-e-poderio-ofensivo-do-cruzeiro.html

Com facilidade, Cruzeiro atropela o Vitória em casa e dorme na liderança

Time de Marcelo Oliveira perde chance de aplicar goleada ainda maior, mas faz dever de casa. Baianos correm risco de cair na tabela


A CRÔNICA 
 
por Tarcício Badaró
 
Após duas rodadas, o Cruzeiro voltou a vencer no Brasileirão. E de mão cheia. Goleou o Vitória por 5 a 1, nesta sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte. Léo, Mayke, Borges, Ricardo Goulart e Vinícius Araújo marcaram para a Raposa, que desperdiçou outras várias chances de gol (algumas delas incríveis). Dinei descontou para os baianos, que podem ficar mais longe do G-4, enquanto os mineiros reassumiram a liderança do Brasileirão.

O Cruzeiro chegou aos 28 pontos, em 15 jogos. O time mineiro tem dois a mais que o Botafogo, que enfrenta a Portuguesa, neste domingo, no Canindé, em São Paulo. Já o Vitória, com 22 pontos, pode cair de quinto para até décima posição, na pior das combinações da rodada.

O próximo compromisso do Cruzeiro será pela Copa do Brasil. A Raposa encara o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Pelo Brasileirão, o próximo jogo será no sábado, contra a Ponte Preta, em Campinas. Já o Vitória terá compromisso pela Copa Sul-americana. Também na quarta, às 21h50m, no Barradão, em Salvador, enfrentará o Coritiba. No sábado, o rubro-negro vai até Santos encarar o Peixe.

Confusão no primeiro gol
O Cruzeiro começou em cima. Chegou pela primeira vez aos seis minutos. Éverton Ribeiro foi ao fundo e cruzou para finalização de Willian, que Wilson defendeu. Três minutos depois, o goleiro baiano fez outra grande defesa, em chute colocado de Ribeiro. Era pressão celeste, que deu resultado. Aos dez minutos, em cobrança de escanteio, Léo ganhou pelo alto e mandou para a rede. O auxiliar levantou a bandeira, assinalando impedimento de Borges, que tentou desviar a bola. Inicialmente, o árbitro Marcelo de Lima Henrique acompanhou o auxiliar, mas, depois, confirmou o gol: Cruzeiro 1 a 0.

Léo cruzeiro vitória brasileirão 2013 (Foto: Juliana Flister / Vipcomm) 
Léo abriu caminho para a goleada do Cruzeiro (Foto: Juliana Flister / Vipcomm)
 
O time da casa seguiu melhor e no ataque
 por mais dez minutos. Borges quase marcou após falha de Wilson, que rebateu mal um cruzamento de Mayke. Mas, depois dos 20, o rubro-negro igualou o jogo, passando a agredir. O Vitória, no entanto, sentia falta de um homem de área, pois não conseguia finalizar. Destaque do time, Maxi Biancucchi pouco aparecia, e os visitantes só levavam perigo em lances de bola parada.

Superioridade total do Cruzeiro
Para tentar mudar o cenário, o Vitória voltou para o segundo tempo com Dinei. Caio Júnior sacou um volante para colocar um homem de área. O jogo ficou mais disputado. Foi o Cruzeiro quem chegou primeiro. Willian teve boa chance após bate-rebate dentro da área do rubro-negro. O Cruzeiro era superior, mas, como nos últimos jogos, exagerava nos gols perdidos. Foi preciso um lance meio sem querer para o time mineiro ampliar. Aos 13, Éverton Ribeiro deu passe para Mayke, que foi ao fundo e bateu cruzado. A bola desviou em Fabrício, matando o goleiro Wilson.

Depois do gol, o jogo parecia ter ficado fácil para a Raposa. O Vitória sentiu e demorou alguns minutos para voltar ao jogo. Quando voltou, Maxi colocou velocidade pela direita e cruzou para a área.  Dedé atropelou Dinei pelo alto, e o árbitro marcou falta do cruzeirense. Pênalti. O próprio Dinei foi para a cobrança, deslocou Fábio e marcou. Descontavam os baianos, aos 22 minutos.

O Cruzeiro, no entanto, não deu mais espaço para o Vitória buscar uma reação. A Raposa chegava facilmente ao gol baiano. Aos 28 minutos, Martinuccio fez boa jogada pela esquerda, cruzou, e Borges marcou de cabeça.

O time celeste dominava, mas desperdiçava chances. Primeiro, Ricardo Goulart perdeu gol incrível. Logo depois foi a vez de Martinuccio, sozinho contra o goleiro, que defendeu o chute de direita.

Em seguida, não teve jeito. Élber foi ao fundo pela direita e cruzou rasteiro. Ricardo Goulart só desviou para o gol, marcando o quarto do Cruzeiro, aos 33 minutos. Cinco minutos depois foi a vez de Vinícius Araújo. O atacante, que havia acabado de entrar, cabeceou firme e marcou, após falta cobrada por Egídio. Uma vitória que mostra a força celeste na luta pelo título.

 
FONTE:

Domingo no SporTV tem Brasileirão e finais com Bolt e Nadal

Canal Campeão traz as emoções de Internacional x Atlético-MG, além do último dia do Mundial de Atletismo e decisão do Masters 1000 de Cincinnati

Por SporTV.com São Paulo

O domingo no SporTV está recheado de atrações. Mundial de Atletismo, Masters 1000 de Cincinatti, Campeonato Brasileiro, Grand Prix de vôlei e futebol internacional com os campeonatos Francês e Português. Então anote na sua agenda para não perder nenhum evento do Canal Campeão.

Campeão da América na tela do SporTV

O Atlético-MG, campeão da Libertadores, busca se recuperar no Campeonato Brasileiro. Só que a tarefa deste domingo não é fácil. O time vai até Novo Hamburgo enfrentar o Internacional, liderado por D’Alessandro, Forlán, Scocco e Leandro Damião. O SporTV transmite ao vivo a partida às 18h30, com narração de Jorge Vinícius, comentários de Batista e reportagens de Josino Ribeiro e Julio Cesar Santos.

Mundial de Atletismo


usain bolt 200 m moscou mundial de atletismo (Foto: Reuters) 
Bolt agora quer medalha no revezamento com a Jamaica (Foto: Reuters)
 
Depois de muitas provas emocionante, o Mundial de Atletismo de Moscou chega ao fim neste domingo. Grande astro da modalidade no momento, Usain Bolt não poderia deixar de dar o ar da graça no último dia da competição. Depois do inédito tricampeonato nos 100m e nos 200m, Bolt lidera a equipe jamaicana no revezamento 4x100.

Além disso, o dia terá a final do lançamento de dardo feminino, as eliminatórias e a final dos revezamentos 4x100 (masculino e feminino), a final do salto triplo e as provas dos 1.500m masculino e dos 800m feminino. E você poderá acompanhar a cobertura especial do SporTV, direto da capital russa, com a narração de Luiz Carlos Jr., comentários de André Domingos, Lauter Nogueira. As reportagens, direto do Estádio Olímpico, são de Tiago Maranhão e Bruno Côrtes.


Nadal rumo ao topo

O Masters 1000 de Cincinnati chega ao seu último dia e traz as emoções da decisão entre o americano John Isner, que bateu o argentino Juan Martin Del Potro na semifinal, contra Rafael Nadal, que eliminou o tcheco Tomas Berdych. O espanhol busca retomar a liderança do ranking da ATP, e o título em Cincinnati pode ajudá-lo na caminhada rumo ao seu objetivo. O SporTV 2 transmite a decisão a partir das 13h30, com narração de Eusébio Resende e comentários de Dácio Campos.


rafael nadal cincinnati tenis (Foto: Reuters) 
Depois de ser campeção em Montreal, Nadal quer o título em Cincinnati (Foto: Reuters)
 
Brasil em quadra no Grand Prix

Depois de vencer as holandesas no último sábado, as meninas do Brasil voltam à quadra neste domingo na fase final do Grand Prix. E vão encarar as donas da casa. Brasil e Cazaquistão, você vê às 9h no SporTV 2 com narração de Jáder Rocha e comentários de Marco Freitas. Mas as emoções do torneio começam antes. No início da madrugada, a partir de 0h20, Japão e República Tcheca se enfrentam. Clayton Carvalho narra, enquanto Carlão comenta. Às 6h, outro jogo, agora entre Cuba e Holanda, com a dupla Clayton Carvalho e Nalbert.

Ligue 1 na tela do Canal Campeão

O estrelado Paris Saint-Germain, de Ibrahimovic, Thiago Silva, Cavani e Lucas, atual campeão francês, busca sua primeira vitória no torneio. Depois de empatar na estreia, fora de casa, com o Bordeaux em 1 a 1, o time recebe Ajaccio, às 16h, no SporTV. Júlio Oliveira narra e André Loffredo comenta.

Além do Francês, no mesmo horário, o SporTV 2 traz as emoções do Campeonato Português. O atual campeão Porto viaja até Setúbal onde enfrenta o Vitória de Setúbal. Roby Porto narra e Teixeira Heizer comenta.

Motovelocidade invade os Estados Unidos


Marc Márquez em indianápolis 2013 (Foto: Divulgação/MotoGP)Marc Márquez fez a pole em Indianápolis
(Foto: Divulgação/MotoGP)
O lendário circuito de Indianápolis, tradicionalmente acostumado a receber carros em profusão, abre as portas neste fim de semana para a Motovelocidade.

O espanhol Marc Márquez fez a pole e larga em vantagem para conquistar mais uma vitória na temporada.

Márquez lidera o campeonato e quer a vitória nos Estados Unidos para seguir sua caminhada rumo ao título da principal categoria da motovelocidade.

Acompanhe tudo a partir das 12h, com Guto Nejaim e Fausto Macieira no SporTV 3.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/08/domingo-no-sportv-tem-brasileirao-bolt-em-mais-uma-final-e-rafael-nadal.html

Serena espanta a zebra, arrasa Halep, com direito a pneu, e está na semifinal

Americana vence por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/4 e vai enfrentar Na Li

Por GLOBOESPORTE.COM Cincinnati, EUA

Tênis Serena Williams contra Simona Halep (Foto: Getty Images) Serena Williams venceu Simona Halep
facilmente (Foto: Getty Images)
A americana Serena Williams atropelou a zebra romena Simona Halep, nesta sexta-feira, pelas quartas de final do WTA de Cincinnati, nos Estados Unidos. A número 1 do mundo venceu com fáceis 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/4.

No primeiro set, Serena não deu chances para Halep. Com maior potência nos golpes, a americana arrasou a romena, vencendo todos os games: 6/0

No segundo set, quando parecia que Serena iria vencer facilmente de novo, com vantagem de 3 games a 1, a romena reagiu e empatou o set em 3 a 3. O set continuou equilibrado até que Halep foi para o saque com 5 a 4 contra. O romena salvou um match point, mas na segunda chance, Serena não perdoou, quebrou mais uma vez o saque da rival para fechar por 6/4 e comemorar a vitória por 2 sets a 0.

Na semifinal, a americana vai enfrentar a chinesa Na Li, que avançou após abandono da polonesa Radwanska, que alegou problemas pessoais para abandonar a competição.

Azarenka tira Wozniacki e também avança

Número 2 do mundo, Victoria Azarenka estará na outra semi do WTA de Cincinnati. A bielorrussa derrotou a dinamarquesa Caroline Wozniacki (10ª) por 6/3 e 7/6(5), qualificando-se para encarar a sérvia Jelena Jankovic (14ª), que eliminou com tranquilidade a italiana Roberta Vinci (12ª) também por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/4.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/serena-espanta-zebra-arrasa-halep-com-direito-pneu-e-esta-na-semifinal.html

Algoz de Djokovic vence Del Potro de virada e vai lutar pelo título em Cincy

Após dois tie-breaks emocionantes, Isner domina último set e vai à segunda decisão de Masters 1.000 na carreira. Rival na final será Rafael Nadal

Por SporTV.com Cincinnati, EUA

Um dia depois de sentir o gostinho de vencer Novak Djokovic, o número 1 do mundo, o americano John Isner, 22º do ranking, tem motivos para sorrir novamente no Masters 1.000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. Neste sábado, o tenista da casa derrotou de virada o argentino Juan Martín del Potro (#7), pelas parciais de 6(5)/7, 7/6(9) e 6/3, e vai disputar pela primeira vez a decisão do torneio. Essa, no entanto, será a segunda vez que ele joga uma final de Masters 1.000 - no ano passado foi vice-campeão em Indian Wells, perdendo para Roger Federer. O adversário na briga pelo título será o espanhol Rafael Nadal, que passou pelo tcheco Tomas Berdych em um duelo de mais de duas horas de duração. O SporTV2 transmite ao vivo o duelo neste domingo, às 13h30m (de Brasília).

john isner cincinnati tenis (Foto: Reuters) 
Isner vai jogar pela segunda vez uma decisão de Masters 1.000 (Foto: Reuters)
 
Apesar de equilibrado, o jogo começou sem emoção. Os dois tenistas confirmaram seus saques e apenas no sétimo game Del Potro teve uma chance de quebra. Isner, porém, evitou a vantagem do argentino e conseguiu levar o set para o tie-break. No momento decisivo, o número 7 do mundo mostrou superioridade e fechou em 7/6 (5).

O duelo seguiu no mesmo ritmo no segundo set. Em um jogo marcado por poucos ralis, só no oitavo game Del Potro arrancou a primeira quebra da partida. Isner ficou irritado, mas aproveitou para descontar a raiva dentro de quadra. Deu o troco com duas quebras e levou o confronto mais uma vez para tie-break. O americano suou, mas conseguiu vencer a parcial por 7/6 (9).

Na sequência da partida, Del Potro "perdeu braço". Os saques do argentino entravam menos, e o top 10 perdia fôlego em quadra. Do outro lado, Isner crescia à medida que o adversário caía de produção. Com uma quebra conquistada no começo do terceiro set, o americano fechou a parcial e garantiu um tenista da casa na final.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/algoz-de-djokovic-vence-del-potro-de-virada-e-vai-lutar-pelo-titulo-em-cincy.html

Forte no saque no 1º set, Nadal bate Berdych e chega à final em Cincinnati

Na 11ª decisão em 2013, espanhol vai brigar pela primeira vez pelo título do torneio, contra o tenista da casa John Isner, algoz de Djokovic nas quartas

Por SporTV.com Cincinnati, EUA

Rafael Nadal vai disputar pela 11ª vez nesta temporada uma final de campeonato. Dominando os pontos quando estava no saque no primeiro set, o número 3 do mundo superou Tomas Berdych em momentos chaves da semifinal do Masters 1.000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, e se classificou neste sábado para a decisão do torneio, a primeira dele em toda a carreira. Após a vitória por 7/5 e 7/6(4), em 2h06m, sobre o 6º do ranking, o Touro Miúra vai buscar neste domingo, às 13h30m (de Brasília), o nono título em 2013, contra o americano John Isner (#22). O SporTV2 vai transmitir o duelo ao vivo.

rafael nadal cincinnati tenis (Foto: Reuters) 
Nadal perdeu apenas quatro pontos quando tinha o saque no primeiro set (Foto: Reuters)
 
Com o saque em mãos, Nadal estava impossível no primeiro set. Até o 5/5, o ex-número 1 do mundo havia perdido apenas dois pontos de 22 jogados. Faltava a ele apenas superar na devolução o adversário, que jogava de igual para igual, acelerando as bolas depois que trabalhava o ponto. Então o Miúra deu o bote na hora certa. O espanhol desafiou bem um ace de Berdych, que na verdade havia ido para fora. Em seguida, contou com dois erros não forçados do tcheco para conquistar a quebra. Sacando para o set, Nadal levaria a pior em somente dois pontos antes de sair na frente, novamente com um erro do oponente.

Se o Miúra foi bem no saque no primeiro set, no segundo não teve o mesmo bom desempenho. Depois de desperdiçar dois break points no terceiro game, acabou sendo quebrado no sexto quando sacou fraco de segundo serviço. A resposta foi rápida, e o espanhol devolveu a quebra no game seguinte. Apesar da reação, Nadal teve que se defender diante de outros quatro break points que Berdych teve na sequência da partida, além de cometer a sexta dupla falta no jogo, todas elas no segundo set. A disputa só acabou no tie-break. O Miúra segurou a vantagem que conquistou após uma dupla falta do tcheco e garantiu a classificação para a final.

Se triunfar em Cincinnati, Nadal vai conquistar o nono título neste ano - o primeiro dele do torneio americano em toda a carreira. Em 2013, ele foi campeão do Aberto de São Paulo, ATP de Acapulco, Masters 1.000 de Indian Wells, ATP de Barcelona, Masters 1.000 de Madri, Masters 1.000 de Roma, Roland Garros e Masters 1.000 de Montreal. Ele ainda não perdeu uma partida sequer na quadra dura nesta temporada.

Na outra semifinal, John Isner avançou à segunda decisão de Masters 1.000 na carreira. O tenista da casa, que havia vencido Novak Djokovic nas quartas, derrotou de virada o argentino Juan Martín del Potro, pelas parciais de 6(5)/7, 7/6(9) e 6/3, neste sábado. Em 2012, ele foi vice-campeão em Indian Wells ao perder a final para Roger Federer.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/forte-no-saque-no-1-set-nadal-bate-berdych-e-chega-final-em-cincinnati.html

Em tratamento de lesão, Tandara só deve voltar às quadras em setembro



Atleta do Campinas diz que recuperação está melhor do que esperava, mas presença nos primeiros jogos da Copa São Paulo é praticamente descartada

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas
 
Dispensada da seleção brasileira que disputa o Grand Prix para tratar uma lesão no ombro direito, a ponta Tandara, do Campinas, não deverá estar à disposição do time na Copa São Paulo, iniciada na última sexta-feira. Sem fazer previsões, ela espera poder atuar em setembro, quando começam o Paulista e a Superliga.

- Minha recuperação está melhor do que eu esperava, mas ainda não posso dizer que jogo a Copa São Paulo. Esses primeiros jogos acho que não. No Paulista, creio que jogo sim. Ontem comecei a fazer encaixe de bola e não senti dor nenhuma. Estou sentindo meu ombro mais forte e mais estável, tenho mais confiança pra encaixar. Dei até alguns saques do chão. Quero voltar logo - falou com entusiasmo.


vôlei tandara fisioterapia (Foto: Divulgação) 
Tandara faz fisioterapia com equipe do Campinas (Foto: Divulgação)
 
Natural de Brasília, atleta de 1,84m foi destaque no Sesi-SP na última temporada. Na próxima, vestirá a camisa 16 do Campinas. Tandara esteve no grupo campeão olímpico em Londres, no ano passado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/em-tratamento-de-lesao-tandara-so-deve-voltar-quadras-em-setembro.html

Advogada de ex de Giba afirma que atleta não paga pensão desde maio

Rogéria Dotti, que defende a ex-atleta Cristina Pirv, ainda desmente multa de R$ 5 mil por dia em que a romena permanecer com as medalhas do atleta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

vôlei giba murilo bruninho brasil coletiva (Foto: Agência Reuters) 
Giba e Pirv vivem polêmica (Foto: Agência Reuters)
 
A briga entre o ponteiro Giba, recém-contratado pelo Taubaté, e a ex-mulher Cristina Pirv, parece estar longe de acabar. Separado da ex-jogadora desde novembro de 2012, o atleta acusou a ex-jogadora romena, em entrevista ao jornal "O Globo", de se recusar a devolver e ainda pedir metade do valor das três medalhas conquistadas por ele nos Jogos de Atenas, Pequim e Londres.

 Nesta sexta-feira, ela emitiu um comunicado por meio de sua advogada.
No documento, Rogéria Dotti afirma que o ex-marido de Pirv não realiza o pagamento da pensão alimentícia dos filhos Nicoll, de nove, e Patrick, de quatro anos, desde maio. Na entrevista a "O Globo", Giba afirmou que haveria uma multa estipulada por uma juíza no valor de R$ 5 mil por dia em que Pirv permanecesse com as medalhas olímpicas. O comunicado da ex-jogadora desmente a informação e diz desconhecer qualquer valor diário a ser pago.

Ainda de acordo com a advogada, as medalhas não foram colocadas com bens partilháveis no processo. Em maio, a ex-jogadora teria entregue prêmios e camisas a Giba, mas as medalhas estariam guardadas em outro local e não foram encontradas na ocasião. Em junho, segundo Dotti, assim que foram solicitadas pelo ponteiro, elas teriam sido disponibilizadas para retirada. Mas quando Giba tentou reavê-las, Pirv estaria viajando, e a juíza indeferiu o pedido.

- Após isso, a própria oficial afirma que nunca mais foi procurada pelos advogados de Gilberto para efetivar o cumprimento da medida - relata a advogada.


giba pirv atletas campanha instituto arte de viver (Foto: Divulgação) 
Giba e Pirv viveram juntos por dez anos e têm dois filhos (Foto: Divulgação)
 
No documento, Dotti ainda diz que Giba teria retirado "bens valiosos da casa de Cristina, na ausência dela" e teria feito "saques de grandes valores das contas conjuntas que o casal possuía". Por isso, o bloqueio dos bens do ponteiro:

- Com os valores sacados, certamente ele não está passando pelas dificuldades financeiras alegadas - acrescentou a advogada.

Ainda de acordo com o documento, inicialmente foi buscado um divórcio consensual. Em janeiro deste ano, o processo litigioso teve início por vontade de Giba, como diz a mensagem. A partilha de bens também ainda não foi discutida, segundo a advogada, que acrescenta que o atleta tem se encontrado normalmente com os filhos, "o que pode ser confirmado inclusive pelas fotos e comentários postados no Instagram e Facebook oficiais do próprio Giba".

Em abril, teria ficado decidido que a guarda das crianças seria de Cristina, e Giba teria dois finais de semana (de sexta-feira a segunda) por mês, alternados ou não, com direito à compensação. Após um período no Drean Bolívar, da Argentina, o ponteiro fechou recentemente com o Taubaté para a disputa da Superliga 2013/2014. Ele foi casado com Pirv por dez anos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/advogada-de-ex-de-giba-afirma-que-atleta-nao-paga-pensao-desde-maio.html

Caso Sasha: com dor na coluna, fotógrafo é afastado por dez dias

Profissional, que diz ter sido agredido por seguranças de Sasha durante um jogo no Minas Tênis Clube, passa por exames para avaliar possível lesão

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Sasha segurança agressão repórter vôlei (Foto: Douglas Magno / Ag. Estado) 
Fotógrafo teria sido agredido por dois seguranças de Sasha (Foto: Douglas Magno / Ag. Estado)
 
O repórter fotográfico que diz ter sido agredido por dois seguranças de Sasha vai ficar dez dias afastado do trabalho para se recuperar do incidente. O funcionário do Estado de Minas afirma sentir muita dor e espera o resultado de um exame que apontará se ele tem alguma lesão grave na coluna. Gladyston Rodrigues teria sofrido agressões físicas após se negar a apagar de sua máquina as fotos que havia tirado da jogadora de 15 anos, que faz parte da equipe de vôlei infanto-juvenil do Flamengo, durante um torneio de vôlei no Minas Tênis Clube, na última quinta-feira. As informações são do jornal Estado de Minas.

Ainda segundo o veículo, o caso foi parar na Justiça. O delegado que cuida do caso remeteu o inquérito sobre o incidente para o Juizado Criminal Especial. Uma audiência foi marcada para o dia 6 de setembro para ouvir as duas partes envolvidas na confusão.

Nesta sexta-feira, o repórter fotográfico fez exame de corpo de delito e uma ressonância magnética para saber se sofreu alguma lesão mais grave.

- Fiquei no Instituto Médico Legal até 1h desta sexta-feira, fazendo exame de corpo de delito. O médico pediu que eu fizesse uma ressonância magnética, que vai apontar se há ou não fratura na coluna torácica. Estou sentindo muita dor - contou o fotógrafo ao jornal Estado de Minas.

Gladyston também comentou o caso em sua página no Facebook. Além de agredecer o carinho e o apoio da família, amigos e do jornal, o repórter fotográfico ressaltou que a agressão que diz ter sofrido não pode passar em branco.

- Não podemos deixar que fatos como esse se repitam e passem impune! Agradeço de coração a todos! - comentou.

Sasha segurança agressão repórter vôlei (Foto: Douglas Magno / Futura Press) 
Sasha disputava um torneio infanto-juvenil de vôlei em Minas (Foto: Douglas Magno / Futura Press)
 
Flamengo garante não ter contrato algum com Sasha
O Flamengo se eximiu de qualquer responsabilidade no episódio. O clube negou a hipótese levantada de que teria firmado um contrato que garantiria a preservação da imagem da filha de Xuxa. Em nota oficial enviada pela assessoria de imprensa, o Rubro-Negro diz que: "A posição do clube em relação ao incidente ocorrido é a de que não existe vínculo contratual ou financeiro algum entre a Sasha e o Flamengo. Esse vínculo é apenas federativo. Em relação ao segurança que supostamente teria agredido um jornalista, ele não é funcionário do clube".

A confusão ocorreu na última quinta-feira, durante um torneio infanto-juvenil de vôlei feminino, que está sendo disputado na sede do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. De acordo com o Estado de Minas, os seguranças teriam afirmado que Gladyston Rodrigues não tinha autorização para fotografar a jogadora. Ainda segundo o jornal, o Flamengo alegou a existência de um contrato firmado com o staff da filha de Xuxa, que proíbe a exposição da menina. O clube nega que o setor de comunicação do Fla tenha passado essa informação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/caso-sasha-com-dor-na-coluna-fotografo-e-afastado-por-dez-dias.html

Com autoridade, Brasil detona a Holanda e segue forte no Grand Prix

Mostrando poder de reação e notável variação tática, time comandado por Zé Roberto faz 3 a 0 e tem agora sete vitórias em oito jogos na competição

Por GLOBOESPORTE.COM Almaty, Cazaquistão

Exibindo uma atuação convincente, de quem quer o nono título da competição, a seleção brasileira feminina de vôlei superou a Holanda por 3 a 0 (parciais de 25/15, 25/20 e 25/15), na manhã deste sábado, em Almaty, no Cazaquistão, em mais um desafio pela fase preliminar do Grand Prix. O Brasil ocupa agora a quarta colocação na classificação geral, com sete vitórias e apenas uma derrota (para a Bulgária). Já as holandesas acumularam seu quinto revés em oito compromissos realizados e seguem em 12º lugar na lista.

O último compromisso da seleção nacional pela terceira semana da primeira fase será contra as donas da casa, neste domingo, às 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv 2. A vitória nesta partida garante o Brasil na fase final do torneio, sem precisar de nenhuma combinação de resultados. A Holanda encara Cuba, que ainda não venceu na atual edição. A cidade de Sapporo, no Japão, receberá a fase decisiva do Grand Prix, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Disputarão esta etapa as cinco seleções mais bem colocadas na primeira fase e o Japão, já garantido por ser o país anfitrião.

- Foi uma partida muito importante na busca pela classificação. Precisávamos dessa vitória por 3 sets a 0. O time jogou bem, bloqueamos e sacamos com eficiência. Sabíamos que esse jogo poderia se tornar muito difícil. Foi um grande passo na luta pela classificação, mas ainda não acabou. Amanhã vamos enfrentar o Cazaquistão, a equipe da casa, em mais um confronto decisivo - avaliou o técnico José Roberto Guimarães.

Seleção feminina de vôlei 3 x 0 Holanda, Grand Prix (Foto: Divulgação / FIVB)O time brasileiro não encontrou dificuldades para bater a Holanda no Cazaquistão  (Foto: Divulgação / FIVB)
 
O duelo desta manhã começou muito equilibrado, o que foi demonstrado logo no primeiro ponto. Após rali de 39 segundos, as holandesas saíram na frente. O Brasil virou, mas viu o placar passar a 4 a 2 e depois para 8 a 5 em favor das adversárias. Em um bloqueio de Fabiana, porém, a seleção chegou ao empate e tomou a frente após um toque na rede do quadro holandês, abrindo em seguida para 14 a 8. Mantendo o controle das ações, a equipe brasileira fechou o primeiro set em 25 a 15, depois de um bloqueio de Monique.

As meninas comandadas por José Roberto Guimarães fizeram logo 2 a 0 na segunda parcial, mas a Holanda, com forte marcação sobre Thaisa, melhorou no bloqueio, virou para 5 a 2 e depois chegou a 8 a 3, mais uma vez indo para a parada técnica na frente do marcador. Com Gabi liderando a nova reação, o Brasil aproveitou-se de erros do time rival e virou para 15 a 14. E, repetindo a parcial anterior, a seleção abriu nos momentos finais e matou o segundo set, desta vez em 25 a 20, em um erro de ataque das holandesas.

Concentrado em vencer também a terceira parcial e liquidar a fatura, o Brasil conseguiu logo 8 a 2 e depois 11 a 4. Com o absoluto controle da partida, o quadro nacional tratou de manter o ritmo e terminar os trabalhos após um belo ponto de Juciely, vencendo o set por 25 a 15 e mais uma partida no Grand Prix por 3 a 0.

- Estávamos conscientes que esse jogo era decisivo. Precisávamos desses três pontos para não depender de ninguém na classificação para a fase final. Ainda temos o jogo de amanhã contra o Cazaquistão, mas dependemos somente do nosso resultado. Apesar de ter sido um 3 sets a 0, a Holanda nos colocou em bastante dificuldade. O começo do jogo foi muito corrido. No entanto, soubemos ter paciência para impor nosso ritmo - analisou Fernanda Garay.

Confira todos os resultados desse sábado!
Japão 1 x 3 Estados Unidos
República Tcheca 2 x 3 Bulgária
Algéria 0 x 3 Turquia
Argentina 0 x 3 Sérvia
Tailândia 0 x 3 Alemanha
Itália 2 x 3 República Dominincana
China 3 x 1 Polônia
Cazaquistão 3 x 1 Cuba 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/com-autoridade-brasil-detona-holanda-e-segue-forte-no-grand-prix.html

Mari Paraíba ganha músculos após ida para praia: 'Areia modela o corpo'

Ao lado de Natasha, musa se prepara para disputar Circuito Brasileiro pela primeira vez e ainda se acostuma ao ritmo mais puxado da modalidade

Por Túlio Moreira Rio de Janeiro

A musa Mari Paraíba ao lado do campeão olímpico Emanuel (Foto: Divulgação/CBV)A musa Mari Paraíba ao lado do campeão
olímpico Emanuel (Foto: Divulgação/CBV)
 
Novata na areia, Mari Paraíba não tem pressa para conquistar seu espaço no vôlei de praia. Ao lado de Natasha Valente, a musa estreou oficialmente na modalidade em junho, na última etapa do Circuito Sul-Americano, e agora se prepara para disputar o Circuito Brasileiro pela primeira vez. Disposta a começar de baixo e adquirir experiência aos poucos, a jogadora ainda se adapta ao novo cenário e já percebe mudanças em sua forma física - consequência do esforço maior exigido pela areia:

- O corpo muda muito. Sua perna fica mais forte, mais resistente por causa da areia. E você gasta muito mais calorias do que na quadra. A areia modela o seu corpo, que não fica aquela coisa magra, fina, como é na quadra. Lá eu não tinha tanto músculo, e agora estou começando a ganhar corpo, até porque passei a ter uma alimentação mais regrada. Na praia tem que ficar leve, então estou me concentrando mais para dar uma “secada”. Antes eu treinava para caramba, mas chegava em casa e comia muito, não adiantava de nada. Agora estou mais controlada - contou a jogadora.

Ao lado da carioca Natasha, que também trocou a quadra pela areia, Mari Paraíba pretende se destacar no qualifying, enquanto adquire confiança e experiência para alçar voos maiores. Atualmente, a musa se reveza entre o bairro da Urca, no Rio de Janeiro, e o Centro de Treinamento de Saquarema, na Região dos Lagos fluminense, para atingir o condicionamento exigido por uma competição de alto nível.

- Estou muito feliz de estar na praia. Estou adorando. Pensei em sair da quadra e estou retomando esta rotina de vôlei. Eu pretendo ficar por muitos anos. Minha evolução está chegando, estou treinando bastante. Espero que a estreia no Nacional, com a Natasha, seja com vitória.  Mas eu quero começar de baixo mesmo, até para sentir os jogos e me acostumar. Mais para frente, se Deus quiser, vou poder jogar em alto nível - projetou Mari Paraíba.

Mosaico Mari Paraiba vôlei de praia (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
Acompanhada por Natasha, a beldade de 27 anos avançou até as quartas de final da última etapa do Circuito Sul-Americano, em Sobral, no Ceará. A participação da jogadora terminou com duas vitórias e duas derrotas. A dupla foi eliminada pelas argentinas Gallay e Klug, por 2 sets a 0. A experiência adquirida na quadra ajuda, mas a ex-ponteira também passa por uma verdadeira “alfabetização” no vôlei de praia.

- Ainda estou me acostumando com os fundamentos, que são bem diferentes. É tudo muito preciso, como se fosse um balé. Se você errar um gesto, a bola vai para uma direção totalmente inesperada. Mas a evolução vem com o tempo. No primeiro mês, eu não aguentava nem andar, a perna falhava. Agora eu consigo cair, atacar, levantar. O vôlei de praia te exige muito mais. É só você e sua parceira. Se você estiver mal, não tem ninguém para entrar no seu lugar. Então, há uma pressão psicológica maior. Isso eu vou adquirindo aos poucos, só jogando mesmo - avaliou a jogadora. 

A temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro começa no próximo dia 29, em Recife (PE), e terá outras oito etapas, além da Super Praia, principal novidade da nova edição. No final da competição, as oito melhores duplas de cada naipe se enfrentarão durante três dias em Salvador (BA), para definir os grandes destaques do ano.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/novata-na-areia-mari-paraiba-ve-corpo-mudado-estou-ganhando-musculos.html

'Fomos tratados que nem cachorros', desabafa Peter sobre a Procuradoria

Presidente se emociona em entrevista à Rádio Globo ao citar as dificuldades para sanar dívidas com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional do Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Fluminense vive sérios problemas financeiros e não consegue resolvê-los. Asfixiado por penhoras desde o fim de 2012, o Tricolor está com dois meses de salários atrasados, ainda não pagou sua parte da premiação pelo tetracampeonato brasileiro e sequer conseguiu receber a verba das transferências recentes do apoiador Thiago Neves e do atacante Wellington Nem.
 Todos os problemas somados resultaram em um desabafo emocionado do presidente Peter Siemsen na tarde deste sábado. Em entrevista à Rádio Globo, o mandatário tricolor chegou a chorar ao comentar as dificuldades para chegar a um acordo com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional do Rio de Janeiro.

Peter Siemsen, Presidente do Fluminense, Rádio Globo (Foto: Sidney Garambone) 
Peter Siemsen se emocionou em entrevista à Rádio Globo neste sábado (Foto: Sidney Garambone)
 
- Nos  últimos dois anos e meio, o Fluminense pagou R$ 65 milhões só em ações judiciais. O clube tinha R$ 31 milhões em aberto fora da Timemania.  Eu conversei com os nossos advogados e deixei claro que o Flu queria pagar tudo. O governo, quando cobra o tributo, é sócio do negócio. Então, eu fui até a Procuradoria e disse que queria pagar. Eu fui entregar todos os meus contratos que geram receitas para o clube para saberem qual é a capacidade. Infelizmente, foi no período que se anunciou a premiação do Fluminense pelo título brasileiro e a Procuradoria achou que não tinha mais que fazer um acordo, gerando uma luta agressiva com o clube. Fomos mal-tratados, como se não quiséssemos pagar. Fomos tratados que nem cachorros. Foi uma sacanagem porque tive a coragem de ir lá conversar.

Peter, aliás, tem feito constantes viagens para Brasília para tentar resolver o assunto. No início de junho, o presidente fez reclamações parecidas ao GLOBOESPORTE.COM logo após a Procuradoria penhorar os valores referentes à venda de Wellington Nem para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Na ocasião, o mandatário usou a expressão 'dois pesos, duas medidas' para abordar o assunto. Internamente, dirigentes tricolores questionam o rápido acordo conseguido pelo Flamengo com a Procuradoria, já que o Rubro-Negro paga mensalmente uma quantia inferior à proposta pelo Flu.

- Por que a Procuradoria prefere tentar penhorar os recursos decorrentes de transação de atletas, inviabilizando que o Fluminense cumpra com seu outros compromissos, e gerando assim novas dívidas com a própria Receita? Isso em vez de receber num curto espaço de tempo e de maneira organizada, permitindo que o Flu continue honrando seus compromissos como vem fazendo nos últimos dois anos. São dois pesos e duas medidas, já que ela já fez um acordo em condições piores com outro clube - reclamou Peter em junho.
 
Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/08/fomos-tratados-que-nem-cachorros-desabafa-peter-sobre-procuradoria.html

Bolt confirma o óbvio, é tri nos 200m e volta a fazer história em Moscou

Jamaicano é o primeiro atleta a ser três vezes campeão mundial da prova

Por Marcos Guerra Direto de Moscou

No aquecimento, Usain Bolt dá um pique, leva as mãos às coxas e faz uma careta. Momentos antes da prova, sob os olhos de todo o estádio Luzhniki, o jamaicano parecia preocupado. As brincadeiras, quando se posicionou à raia, também foram moderadas, ao contrário do costume. Mas, no soar do tiro da largada, toda a pressão sumiu. Em 19s66, o homem mais rápido do mundo confirmou o óbvio. Pela terceira vez, o jamaicano passeou nos 200m rasos do Mundial de Moscou. Pela terceira vez, ele pode dizer que é campeão mundial da prova. O único tri da história dos 200m. Cada vez mais, uma lenda.

Nem os raios nem a chuva deram as caras como na decisão dos 100m. Mesmo assim, seu novo recorde mundial, tão desejado pelo jamaicano, não veio. Ele não correu abaixo dos 19s19, nem chegou perto. Mesmo assim, fez “apenas” o melhor tempo do ano (19s66). Por isso, a festa é merecida. Ele pode ser fotógrafo para Warren Weir, o compatriota vice-campeão - o americano Curtis Mitchell completou o pódio. Bolt pode dançar reggae, fazer careta para as câmeras e dar quantas voltas olímpicas quiser. Usain Bolt não tem limites.

- Eu me esforcei muito nesta temporada para ser o melhor. Estou muito feliz pela vitória nos 200m, que é minha prova favorita. Eu sabia que não seria tão rápido, porque estou um pouco cansado dos 100m. Meu técnico falou para eu não forçar e arriscar uma lesão. Meu foco é dar meu máximo para ganhar, é o que faço sempre - disse o jamaicano.

O jamaicano diz que sentiu a vitória nos 150m. Apesar do cansaço e da pressão de Warren, Bolt viu que o tricampeonato estava próximo a partir dali.

- Após os 150m, você sabe se vai ganhar ou não. Vi a torcida, Warren estava lá perto, e eu estava cansado, olhei para a esquerda, e ninguém estava lá. Acho que ganhei já nos 150m.

Clique no mosaico e confira galeria de fotos da vitória


usain bolt 200 m moscou mundial de atletismo (Foto: AP)
Depois de guardar energia nas etapas anteriores e chegar à final rindo à toa, Bolt mudou de postura. Em vez do jeitão extrovertido, cheio de marra e de graça, o jamaicano fechou a cara. Toda concentração era necessária para buscar não só o tricampeonato, mas também um novo recorde. Ele arrumou o cabelo e piscou para a câmera, sabia o que estava por vir. Pediu proteção divina e arrancou para mais um título.

Como sempre, Bolt sobrou já na curva e entrou na reta final com mais de dois metros de vantagem para os rivais. Ele até diminuiu o passo quando percebeu que não conseguiria fazer um novo recorde. Tudo bem. Fica para uma próxima vez. O Raio se contentou com o título inédito.


usain bolt 200 m moscou mundial de atletismo (Foto: Reuters)Bolt volta a ser fotógrafo e registra pose de Warren (Foto: Reuters)
 
A trilha sonora de Bob Marley voltou a soar no estádio Luzhniki para saudar Bolt e também seu compatriota Warren Weir, vice-campeão com o tempo de 19s79, a melhor marca de sua vida. Até o americano Curtis Mitchell foi convidado para a festa, afinal, ficou com o bronze ao completar a prova em 20s04. Ele não se arriscou no reggae, enquanto os jamaicanos caíram no passo (veja no vídeo acima).

Bolt até tirou uma foto do amigo Warren, que corre com uma pulseira do Brasil como amuleto e é fã de futebol. Mas o medalhista de prata não pôde retribuir o favor, dezenas de fotógrafos tomaram sua frente para registrarem o melhor ângulo da pose do raio. Todos os holofotes são para ele, Usain Bolt, o primeiro tricampeão mundial dos 200m rasos.

- Eu amo os 200m, todo mundo sabe disso, mas a pressão é sempre diferente nos 200m, sempre fico mais nervoso porque significa muito para mim. Os 100m é para o show, é o evento que todo mundo quer ver - explicou.


Classificação 200m Bolt atletismo Mundial (Foto: Globoesporte.com)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/08/bolt-confirma-o-obvio-e-tri-nos-200m-e-volta-fazer-historia-em-moscou.html

Rodriguinho ganha festa pelos 100 jogos com a camisa do América-MG

Meia recebe placa e torcida pede pela permanência do jogador no Coelho

Por Rafael Araújo1 comentário

A partida contra o América-RN é especial para o meia Rodriguinho, do América-MG. Contra o xará potiguar, o jogador, que é o destaque do time mineiro na Série B do Campeonato Brasileiro, está completando 100 jogos com a camisa do Coelho.

camisa comemorativa rodriguinho América-MG e América-rn (Foto: Rafael Araújo) 
Rodriguinho recebe bela homenagem da direção do América-MG (Foto: Rafael Araújo)
 
Para homenagear o jogador, a diretoria do América-MG deu um quadro para Rodriguinho com a camisa comemorativa dos 100 jogos. A homenagem foi entregue pela mãe do meia, dona Salete, e pelo irmão, Alexandre.

Especulado como reforço de clubes da elite do futebol brasileiro, a torcida do Coelho gritou o nome de Rodriguinho nas arquibancadas do Independência e pediu a permanência do meia no clube.

Em três anos de América-MG, Rodriguinho marcou 25 gols. O mais bonito foi marcado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, contra o Fluminense, no Campeonato Brasileiro de 2011. No gol, ele aproveitou um cruzamento e, sem deixar a bola cair, acertou um belo voleio.

faixa rodriguinho América-MG e América-rn (Foto: Rafael Araújo) 
Torcida exibe faixa pedindo a permanência do meia no clube (Foto: Rafael Araújo)
 
FONTE:

Em dia de festa para Rodriguinho, Américas empatam no Independência

Time potiguar sai na frente, mas não segura a pressão dos mineiros e cede empate. Resultado não agrada nenhuma das duas equipes

A CRÔNICA 
 
por Rafael Araújo
 
A festa estava pronta para o meia Rodriguinho, que completou 100 jogos com a camisa do Coelho. Para ficar completa, o América-MG precisava vencer o seu xará América-RN, mas o time potiguar conseguiu segurar o empate por 1 a 1 e saiu do Independência com um pontinho.

O resultado não foi bom para nenhum dos times. Os mineiros perderam a chance de se aproximarem ainda mais do G-4 da Série B e seguem na quinta posição. Na outra ponta da tabela, o empate manteve a equipe Potiguar na penúltima posição.

A próxima partida do Coelho será o jogo atrasado contra a Chapecoense, terça-feira, às 21h (de Brasília), em Chapecó. Já o América-RN recebe o Avaí, na próxima sexta-feira, também às 21h, em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte.

camisa comemorativa rodriguinho América-MG e América-rn (Foto: Rafael Araújo) 
Rodriguinho recebe homenagem da diretoria do América-MG (Foto: Rafael Araújo)
 
Empate movimentado
A partida começou devagar no Independência, mas com o América-MG buscando encontrar espaços na forte marcação do time potiguar. Logo aos nove minutos, o técnico Paulo Comelli teve que queimar sua primeira substituição. O atacante Thiago Alves saiu machucado e deu lugar a Kaio.

Segurando o ímpeto do Coelho no início da partida, o Dragão esperava uma oportunidade no ataque, e logo na primeira guardou o primeiro gol do jogo. O atacante Laércio, ex-América-MG, teve espaço na esquerda e, de fora da área, mandou no ângulo de Matheus, fazendo 1 a 0 América-RN, aos 21.

A desvantagem deixou os mineiros mais ligados em campo. No lance seguinte ao gol, Danilo arriscou firme de fora da área e obrigou o goleiro Andrei a espalmar para o lado. Quando conseguiu escapar da marcação de Ricardo Baiano, Rodriguinho aproveitou sobra de bola e carimbou o travessão.

De tanto pressionar, o Coelho conseguiu o empate já nos acréscimos da primeira etapa. Rodriguinho cobrou escanteio fechado e Mazinho acabou marcando contra, deixando tudo igual no Horto.

Pressão, mas nada de gol
O segundo tempo começou assim como o primeiro, com o América-MG pressionando e o xará de Natal segurando. Com boas trocas de passes, o Coelho chegou com perigo algumas vezes, mas pecou na hora da finalização e facilitou a vida da defesa do Dragão.

A entrada de Bady, na vaga de Kléber, deu mais movimentação para o ataque do Coelho, mas o time mineiro não soube aproveitar as chances. Satisfeito com o placar da primeira etapa, o América-RN explorava os contragolpes, mas na única vez que o América-MG deu espaço, Almir chutou e a bola saiu por cima do gol de Matheus.

O Coelho seguiu pressionando durante o restante da segunda etapa, mas sem criatividade, não conseguiu o gol da vitória diante da torcida e perdeu a chance de entrar no G-4 da Série B.

 
FONTE:

Lesionados, pendurados e suspensos para a 15ª rodada do Brasileirão

Portuguesa bate recorde de desfalques. Dupla Fla-Flu terá ausências importantes em seus times titulares. Elano é uma das baixas no Grêmio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Treino do Grêmio na Arena. Elano (Foto: Diego Guichard) 
Com dores nas costas, Elano desfalca o Grêmio (Foto: Diego Guichard)
 
A 15ª rodada do Brasileirão começa neste sábado, às 18h30m (de Brasília), com dois jogos: Náutico x Fluminense e Cruzeiro x Vitória. Portanto, os cartoleiros só poderão atualizar seus times até duas horas antes do início dos confrontos (17h30m), quando o mercado do Cartola FC fecha e só reabre no domingo de madrugada. Por isso é bom ficar de olho na lista de lesionados e suspensos antes de montar sua equipe.

A Portuguesa é disparado o time com mais problemas para a rodada deste fim de semana. São 14 baixas entre suspensos e lesionados, o maior número de desfalques registrado no Brasileirão deste ano. Para deixar o técnico Guto Ferreira ainda mais preocupado, o adversário da Lusa neste domingo, no Canindé, será o líder Botafogo, que não poderá contar com Cidinho e Lucas, entregues ao departamento médico.

A situação de um outro time carioca é totalmente diferente. Para o duelo contra o Náutico, neste sábado, na Arena Pernambuco, o Fluminense terá dez jogadores sem condições de jogo. Dentre eles, os titulares Edinho e Gum suspensos. Já no rival Flamengo, Leonardo Moura teve diagnosticado um estiramento na parte posterior da coxa direita e desfalca a equipe pelos próximos três jogos. 

O Grêmio encara o Vasco, em São Januário, com três desfalques importantes: Elano, Zé Roberto e Vargas. O primeiro permanece em Porto Alegre para tratar as dores nas costas, que já o haviam impedido de atuar contra o Cruzeiro, na última quarta-feira. Já os outros dois estão lesionados.
  
As notícias também não são nada boas no Atlético-MG. No domingo, o Galo enfrenta o Internacional e não terá o lateral-direito Marcos Rocha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No ataque, Diego Tardelli e Guilherme também desfalcam o atual campeão da Libertadores.
Confira abaixo a lista completa com os lesionados e suspensos da rodada#15:
  •  
Info - Suspensos e Lesionados 16/08 (Foto: Editoria de Arte)
 
  FONTE

GUIA DA RODADA #15: vacilantes, líderes tentam reencontro com vitória

Botafogo, Cruzeiro e Coritiba têm somado poucos pontos, mas equilíbrio geral segura concorrentes. Na rabeira, São Paulo e Náutico buscam emergir

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O tema equilíbrio do Campeonato Brasileiro é recorrente, pode soar como justificativa de jogador que torcedor não engole, mas também é inevitável vez por outra. A chegada da 15ª rodada nos conduz ao fato mais uma vez, principalmente ao analisar o topo da tabela. Apesar de não deixarem as três primeiras posições há um mês, com a liderança variando de mãos, Botafogo, Cruzeiro e Coritiba caminham a passos curtos recentemente. Mesmo assim, não são alcançados e mantêm um certo ar de regularidade aos menos atentos. Mas, se não entrarem nos eixos, podem deixar embolar tudo outra vez. A começar por este fim de semana.

Somado ao Grêmio, último representante do G-4 e o único em ascensão, o trio obteve quatro vitórias, cinco empates e três derrotas nas três rodadas anteriores, aproveitamento consolidado de 47,2%, bem abaixo do nível deste grupo na competição. E os confrontos não são nada fáceis: o Alvinegro visita a Portuguesa, que, embora em 18º lugar, não perde há três partidas; a Raposa recebe o Vitória, que é o quinto; o Coxa duela fora de casa com o Corinthians, sexto e em viés de alta; e os gaúchos têm o Vasco e seu caldeirão em São Januário pela frente.

Na rabeira, São Paulo e Náutico prolongam o jejum e ampliam a diferença entre os extremos.
 Mesmo se triunfarem, não saem da zona de rebaixamento. A preocupante situação, com mais de um terço do campeonato passado a limpo, pode começar a ser revertida contra dois cariocas:
 o Tricolor encara o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília, e o Timbu mede forças com o Flu, que periga despencar para a degola em caso de derrota na Arena Pernambuco e combinação negativa de resultados.

Ponte Preta x Goiás fazem a única partida mais morna, com ambos no meio da tabela, enquanto Inter e Atlético-MG jogam por objetivos distintos - entrar no G-4 e fugir de perto do Z-4, respectivamente. Atlético-PR x Criciúma, em condições semelhantes, fecha a rodada.


NÁUTICO X FLUMINENSE

Confronto bolinhas Guia da Rodada Náutico x Fluminense (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO - 18H30M - ARENA PERNAMBUCO
 
Típico jogo em que se destaca como a ótima oportunidade para ambos se reabilitarem. O mandante, por encarar um adversário de peso mas em baixa, que não vence há quatro jogos e inicia uma crise sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O visitante, por sua vez, se agarra ao fato de só ter perdido uma dessas partidas em questão, ainda que não esteja convencendo em campo e tenha ficado sem várias peças importantes por lesão. E, claro, o Flu visita o último colocado com o status de campeão brasileiro e com nomes de Seleção como Cavalieri, Jean e Fred. Desde que trocou o Aflitos pela Arena Pernambuco, porém, o Náutico sofre para se impor e perdeu (três) mais do que ganhou (duas), algo outrora fora de cogitação em sua trajetória.
Cartola FC: com o Timbu de técnico novo - Jorginho (C$ 7,57) -, uma das mexidas deve ser a entrada do atacante Rogério (C$ 12,94), que tem a melhor média de pontos entre os prováveis titulares. Se confiar mais no Flu, Fred (C$ 20,86) e Jean (C$ 15,05) estão de volta da Seleção e podem fazer a diferença para os visitantes.
Na TV: SporTV (menos PE) e PremiereFC 2: Rembrandt Júnior e Edinho.
Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que... o primeiro confronto entre Náutico e Fluminense foi disputado em 1955? No amistoso, jogado na Ilha do Retiro, o Timbu goleou por 4 a 1.


CRUZEIRO X VITÓRIA
Confronto bolinhas Guia da Rodada Cruzeiro x Vitória (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30M - MINEIRÃO
Um dos duelos mais interessantes da rodada ocorre no Mineirão. Dono de um futebol ofensivo (é o melhor ataque da competição) e de qualidade, a Raposa não deve ter vida fácil com Maxi Biancucchi e companhia. No entanto, o segredo da força baiana costuma estar restrito ao Barradão. Longe de seus domínios, o Leão só superou o lanterna Náutico e caiu quatro vezes. A aposta mais certa seria no time de Marcelo Oliveira. Com as surpresas desse Brasileirão e a fase meio capenga do Cruzeiro (vem de uma derrota e um empate), trata-se de mais um prognóstico complicado...

Cartola FC: na Raposa, o volante Nilton (C$ 23,77) vem ficando mais caro rodada a rodada por conta da alta pontuação. É um jogador que tem sido acima da média nas roubadas de bola e finalizações, sem contar os quatro gols que fez neste campeonato. É aposta cara, porém segura. Pelo lado rubro-negro, vale lembrar que Maxi Biancucchi (C$ 20,40) volta ao time, e, se achar que o Leão segura o rival, o goleiro Wilson (C$ 11,99) pode ser boa aposta.
Na TV: PremiereFC 1: Bacchin Júnior e Bob Faria.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Pedro Martinelli Christino (PR).
Você sabia que... a média de gols nas partidas pelo Brasileiro entre estas duas equipes é de 3,1 gols? Foram 89 em 28 jogos, sendo 56 da Raposa e 33 do Leão.


VASCO X GRÊMIO
Confronto bolinhas Guia da Rodada Vasco x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 21H - SÃO JANUÁRIO
Ainda mais indefinido parece o confronto deste sábado à noite, no Rio. O Tricolor gaúcho vive melhor fase e arrancou para o G-4 em apenas duas rodadas, já que, há 10 dias, o técnico Renato Gaúcho dava explicações sobre a péssima atuação na derrota para o Coritiba, em casa. O embalo promete ser páreo duro contra a equipe de Dorival Júnior, que, devagarinho, mostra evolução e perdeu só um jogo nos últimos sete. O problema são os empates no período: quatro. Mas com a volta de Juninho e a vontade cada vez maior de dar um salto na classificação, o fator campo pode fazer diferença.

Cartola FC: aposta certa para a 15ª rodada, Juninho Pernambucano (C$ 10,10) volta ao time titular após cumprir suspensão no meio de semana. O atacante André (C$ 15,45) foi mal contra o Santos e ficou um pouco mais barato. No time tricolor, Barcos (19,98) vem fazendo os seus golzinhos, enquanto o lateral Alex Telles (C$ 9,93) já deu duas assistências no Brasileirão.
Na TV: PremiereFC 1: Júlio Olíveira e Roger Flores.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Flávio Gomes Barroca (RN).
Você sabia que... o Grêmio não vence o Vasco no Rio há 19 anos? São 11 jogos neste período. A última vez foi no Brasileirão de 1994, por 2 a 0, dois gols de Ciro.

FLAMENGO X SÃO PAULO

Confronto bolinhas Guia da Rodada Flamengo x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MANÉ GARRINCHA
Doze títulos do Brasileirão no gramado do Maracanã, neste domingo. Mas um duelo que não lembra os melhores dias de Flamengo e São Paulo. Menos mal para o Rubro-Negro, que é o 11º e esboça uma reação com quatro rodadas sem sentir o sabor da derrota. Em contrapartida, são três empates, em cenário semelhante ao do rival Vasco, o que o impede de subir. Já o Tricolor, em parafuso, sonha com o dia em que voltará a vencer. São dois meses e meio de insucessos e o castigo da penúltima posição, com 10 pontinhos. Entra como azarão, em um dos piores momentos de sua história, mas precisa ser respeitado por nomes como Ceni e Jadson. Vai que uma hora acorda e dispara...

Cartola FC: desde que estreou no Fla há dois jogos, André Santos (C$ 14,86) vem correspondendo positivamente no fantasy game. E ainda é um lateral que joga no meio, o que o deixa como ótima opção para deixar o seu time mais ofensivo. Outro "lateral" é a dica do Tricolor Paulista. Rodrigo Caio (C$ 14,97) joga em várias posições e, atualmente como zagueiro, vem mantendo alta média de pontos. Mesmo atuando fora de casa, é um risco válido.
Na TV: Globo para SP, RJ (menos capital), MG, ES, RS, SC, GO, MT, MS e Regiões Norte e Nordeste: Cléber Machado, Walter Casagrande e Leonardo Gaciba; PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que... o Flamengo nunca perdeu pelo Brasileirão em Brasília? Foram dez partidas, com cinco vitórias e cinco empates.


CORINTHIANS X CORITIBA
Confronto bolinhas Guia da Rodada Corinthians x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - PACAEMBU
A melhor defesa do torneio (sofreu seis gols) disparada poderia marcar um encontro com Alex, um dos melhores jogadores da temporada. Mas o meia alviverde está machucado, e sua ausência tem deixado marcas no time de Marquinhos Santos. Uma derrota e um empate em casa seguidos, esfriando a empolgação da torcida, que já sonhava com o bicampeonato nacional. O objetivo ainda é palpável, mas é necessário melhorar já. O poderoso Corinthians, multicampeão nos últimos anos, avança a passos largos e já não é superado há sete rodadas. Virou favorito para o duelo na teoria. A conferir a prática no Pacaembu.

Cartola FC: tem que se aproveitar quando um bom pontuador cai de preço e, para a 15ª rodada, um desses casos é o do corintiano Ralf (C$ 19,23). Exímio ladrão de bolas, ele dificilmente repete duas atuações irregulares em sequência. Com o Coxa bem desfalcado, vale também escalar um atacante alvinegro. Guerrero (C$ 9,24) volta da seleção peruana cheio de gás e, se for confirmado como titular, é um dos favoritos a balançar as redes.
Na TV: Globo para PR: Luiz Augusto Xavier e Dida; PremiereFC 3: Milton Leite e Maurício Noriega.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Nadine Camara Bastos (SC).
Você sabia que... o Timão bateu op Coxa duas vezes na competição de 2012? Os resultados foram 2 a 1 em Curitiba e 5 a 1 no Pacaembu.


PONTE PRETA X GOIÁS
Confronto bolinhas Guia da Rodada Ponte Preta x Goiás (Foto: Editoria de Arte) DOMINGO - 16H - MOISÉS LUCARELLI
Macaca e Esmeraldino talvez sejam os dois maiores exemplos do sobe e desce em 2013. Já beliscaram a parte de cima da tabela, esboçando um rótulo de sensação, mas também amargaram a ameaça da região da degola. Hoje, a Ponte está nessa situação, a apenas um ponto do Z-4 e precisa lutar contra o prejuízo. Nada melhor do que se reabilitar antes da virada do turno - e em casa. Porém, se vacilar, o gordinho Walter, em grande fase no ataque esmeraldino, pode ser decisivo. Vários dos últimos pontos conquistados pelo Goiás têm sua assinatura, como no golaço contra o Flamengo no empate em 1 a 1, no Serra Dourada, na última quarta-feira.

Cartola FC: jogando em casa, a Ponte tem que atacar e o artilheiro William (C$ 16,76) não vem decepcionando a torcida. Além do mais, o atacante ainda tem a melhor média de pontuação de todo o elenco do clube de Campinas. Pelos esmeraldinos, Walter (C$ 7,63) é um Bom e barato que não sai do time de muito cartoleiro experiente. Vale ainda apostar no lateral William Matheus (C$ 7,49), que volta ao time e costuma ir bem em duas estatísticas: roubadas de bola e faltas sofridas.
Na TV: PremiereFC 5: Osvaldo Luís e Renato Leal.
Arbitragem: Héber Roberto Lopes (Fifa/SC) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Janette Mara Arcanjo (MG).
Você sabia que... os mandantes têm levado ampla vantagem no confronto entre Ponte e Goiás pelo Brasileirão? Em 2003, 2004 e 2005, temporadas dos últimos seis embates, sempre o time da casa saiu vencedor. 


PORTUGUESA X BOTAFOGO
Confronto bolinhas Guia da Rodada Portuguesa x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - CANINDÉ
Há pouco tempo, seria barbada afirmar que o Alvinegro voltaria do Canindé com os três pontos. O conjunto da equipe de Oswaldo de Oliveira, aliado à técnica de Seedorf e Vitinho, iriam desequilibrar. O alto nível do Glorioso, líder, ainda é notado, mas os adversários têm dado a vida para evitar as derrotas. Por isso, são três empates consecutivos. Já a Lusa vive seu melhor momento na competição. São três partidas sem perder, seu principal feito até aqui. Caso vença neste domingo, aliás, pode escapar da zona de rebaixamento. Mas a dupla de frente, Diogo e Gilberto, está suspensa. Na verdade, são, ao todo, 12 jogadores fora de ação, entre zagueiros e meia também. Talvez o goleiro-artilheiro Lauro tenha que entrar em ação novamente, seja debaixo dos paus ou ajudando a balançar as redes...

Cartola FC: a Lusa está bem desfalcada, mas, se achar que o fator casa pode pesar, a regularidade do lateral Luis Ricardo (C$ 9,26) pode ser o ponto de equilíbrio da equipe paulista. No entanto, com o líder do outro lado, talvez seja melhor concentrar mais dicas nos visitantes. O goleiro Jefferson (C$ 17,95), o meia Seedorf (C$ 20,29) e o atacante Rafael Marques (C$ 19,44) estão entre os bons pontuadores do time carioca. Pelo conjunto da obra, outra dica é deixar o comando da sua equipe com o técnico Oswaldo de Oliveira (C$ 12,11).
Na TV: Globo para o Rio de Janeiro (capital) e DF: Luis Roberto, Caio Ribeiro e Renato Marsiglia; PremiereFC 4: Henrique Gudi e Ivan Andrade.
Arbitragem: Alicio Pena Junior (MG) apita o jogo, auxiliado por Katiuscia Berger Mendonça (SC) e Bruno Boschilia (PR).
Você sabia que... a Lusa venceu quatro dos últimos seis jogos que fez contra o Botafogo? No geral, porém, a vantagem é alvinegra: 14 a 12.


BAHIA X SANTOS
Confronto bolinhas Guia da Rodada Bahia x Santos (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - ARENA FONTE NOVA
Depois da meteórica arrancada entre a terceira e a 11ª rodadas, quando somou 18 pontos, vem ladeira abaixo com três derrotas diretas. A marcação encaixada e o faro de gol de Fernandão pararam no caminho, e o duelo com o Peixe virou crucial para o julgamento dos torcedores, que já começaram a perder a paciência com o mau rendimento recente. Os paulistas, aliás, vêm de longo período sem vencer, estão em 16º lugar, mas têm dois jogos a menos, fruto da excursão à Espanha que rendeu o vexame da goleada para o Barcelona, por 8 a 0. Desde então, só empate e derrota. Teremos dois times com pouca confiança em campo.

Cartola FC: toda a ação ofensiva tricolor se concentra em Fernandão (C$ 10,67). O atacante se desvalorizou na rodada passada e é uma boa opção para dar uma reforçada nos cofres, desde que ele corresponda em campo. Se confiar em surpresa do Alvinegro Praiano, vá de Cícero (C$ 13,55). O meia finaliza bastante e pode ajudar a vencer a defesa baiana.
Na TV: PremiereFC 1: Thiago Mastroiani e Darino Sena.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Carolina Romanholi Melo (CE).
Você sabia que... Bahia x Santos entrou para a história do torneio nacional com o jogo de maior número de gols? Foi em 2003, um 7 a 4 na Fonte Nova - igual a Corinthians 10 a 1 Tirandentes, há 30 anos.


INTER X ATLÉTICO-MG
Confronto bolinhas Guia da Rodada  Internacional x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30M - BEIRA-RIO
Dois dos melhores elenco do Brasil em choque. Cada vez mais recheado de jogadores de renome, o Colorado ainda busca afirmação no Brasileirão para comprovar a qualidade do elenco que deu a Dunga. Em sétimo, com 21 pontos, vem de dois empates, o último deles em um partidaço contra o Botafogo. Antes de abocanhar a Libertadores, o Galo provavelmente garantiria o duelo como o mais aguardado da rodada. Mas sua queda de rendimento diminuiu essa expectativa, ainda que a recuperação já possa ser vista. Porém, são cinco das seis derrotas fora. Em 15º lugar, o time de Cuca quer se afastar logo da degola para não ter que viver um drama no fim do campeonato, quando estará de malas prontas para o Mundial no Marrocos.

Cartola FC: Leandro Damião (C$ 20,51) voltou com tudo ao comando do ataque colorado e, em quatro jogos, têm uma média de 9,05 pontos por rodada. O meia Alex (C$ 16,65) chegou há pouco, mas também vem sendo boa aposta no game. O adversário, porém, é o campeão da América, que tem caras como Ronaldinho Gaúcho (C$ 19,08) e Jô (C$ 12,82) em seu time. Dicas óbvias e que raramente decepcionam.
Na TV: SporTV (menos RS) e PremiereFC 2: Jorge Vinícius e Batista.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Você sabia que... há um desequilíbrio no duelo entre os clubes desde que os pontos corridos foram estabelecidos? São 18 jogos, com dez vitória gaúchas, sete empates e um triunfo do Galo somente.


ATLÉTICO-PR X CRICIÚMA
Confronto bolinhas Guia da Rodada Atlético-PR x Criciúma (Foto: Editoria de Arte) DOMINGO - 18H30M - DURIVAL DE BRITTO
Invicto há sete rodadas, o Furacão dá todos os motivos para sua torcida lotar o estádio neste domingo. Segundo melhor ataque do Brasileirão e chance de entrar no G-4 são quase utopias para quem começou trocando de técnico e visitando o Z-4. Com o embalo, entra como favorito. Pela frente, os paranaenses terão um rival que só ganha em casa. O desafio do Tigre é acabar com essa escrita, sob pena de não largar o incômodo posto na região da degola. A última vitória, 3 a 0 sobre o Náutico, pode servir de incentivo.

Cartola FC: o Furacão só cresce de produção e a zaga é um ponto de referência com Manoel (C$ 18,12), que, mesmo jogando na defesa, sofre muitas faltas. O atacante Éderson (C$ 15,60) deve ser confirmado entre os titulares e precisa mostrar serviço para ganhar novamente a posição. Apesar da má campanha como visitante, se achar que o Tigre vai mudar esse panorama neste fim de semana, a dica é o volante João Vitor (C$ 12,27), que vai bem na parte defensiva e ajuda o ataque.
Na TV: PremiereFC 3: Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Alessandro Rocha de Matos (BA).
Você sabia que... as duas últimas vezes em que o Atlético-PR recebeu o Criciúma em Curitiba terminou em goleada? Nada menos do que 5 a 2 e 6 a 1 para o time da casa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/guia-da-rodada-15-vacilantes-lideres-tentam-reencontro-com-vitoria.html