quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Encarar o desafio

Oswaldo elogia o Atlético-MG, mas vai em busca da vitória fora de casa

  Oswaldo: confiança no Botafogo (Crédito: Vitor Silva / BFR) 
Oswaldo: confiança no Botafogo (Crédito: Vitor Silva / BFR)

O Botafogo é líder do Campeonato Brasileiro. Mas tem pela frente o campeão da Libertadores. O duelo com o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 21h50, promete ser um grande, principalmente pelo estilo ofensivo de futebol das duas equipes. Apesar de o adversário vir de três derrotas seguidas, terá o retorno de jogadores importantes, o que faz Oswaldo de Oliveira projetar uma partida complicada.

"Estão voltando Ronaldinho e Jô. Não sei por que voltarão logo agora. Aquilo é um timaço, muito bom, e tem um trabalho maravilhoso do Cuca. Ganhou a Libertadores com todos os méritos. Haverá muito dificuldade para esse jogo, mas esse é o Campeonato Brasileiro, vamos lá encarar", garante Oswaldo, que cita os pontos fortes do rival.

"O Atlético é um time com muitas variáveis, que toca bem a bola, joga em velocidade, bola longa, zagueiros entram na área adversária, bola parada. Precisaremos estar muito concentrados para diminuir possibilidades do Atlético e para tentar utilizar o que possam nos oferecer de deficiência. Não dá para escolher, tem que encarar e tentar resolver", receita.

Curiosamente, o Atlético-MG será também o adversário do Botafogo nas oitavas de final da Copa do Brasil, após sorteio realizado nesta terça-feira. Apesar dos elogios ao oponente, Oswaldo sabe que seu time é capaz de trazer o resultado positivo e se manter na ponta do Brasileirão. Devido ao desgaste, nesta terça, antes da viagem, os titulares fizeram apenas musculação.
Em um período de muitos jogos em sequência, fica clara a necessidade de um elenco forte. Apostando no exemplo recente, Oswaldo confia que o Botafogo tem em quem apostar.
"Temos chance de continuar trabalho de reposição. Os garotos vão entrar sim. Não botei Dedé e Gegê de graça contra o Vitória, já é um aquecimento, uma preparação. Fiz com Dória, Gabriel, Gilberto, Sassá, Vitinho, todos eles. Eu os preparo para estarem prontos o tempo todo. Já estão atrás das cortinas, não sabemos quando vão passar para a frente", diz o treinador, que cita o caso de Gabriel.
"Jogador nessa função tem que saber atacar e defender, está no coração do time. É responsável pela transição, passar de ataque para defesa e vice-versa. Procuro sempre passar para o jogador e fazer um treinamento que beneficie isso. Um jogador dedicado como o Gabriel se desenvolve e, com o potencial que tem, é mais rápido", elogia.
Danilo Santos

FONTE:
http://www.botafogo.com.br/oclube/noticias/oswaldo+elogia+o+atletico-mg+mas+vai+em+busca+da+vitoria+fora+de+casa.asp

Atlético-MG 2 x 2 Botafogo

Glorioso empata fora de casa e divide a liderança com o Cruzeiro

 


Mesmo sem Seedorf, o Botafogo fez jogo eletrizante com o Atlético-MG no Independência, esteve duas vezes à frente do placar e terminou com o empate em 2 a 2, chegando a 24 pontos e dividindo a liderança com o Cruzeiro. Os gols do Gloriosos foram de Elias e Lodeiro.

O próximo adversário é o Goiás, sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Bolívar e Gabriel, suspensos, não poderão atuar.

O JOGO
Desgastado pela sequência de jogos, Seedorf foi o desfalque do Botafogo. Apesar da ausência de seu camisa 10, o Glorioso foi bem no primeiro tempo, inclusive saindo na frente.

Antes mesmo do gol, o Botafogo já mostrava sua força. Aos 3 minutos, Gabriel arriscou de longe e quase surpreendeu Victor. Aos 5, Lodeiro tabelou com Rafael Marques e botou o goleiro atleticano para trabalhar. Parecendo ainda em clima de Libertadores, o Atlético-MG exagerava na rispidez das jogadas e merecia ter perdido Richarlyson. O lateral deu um carrinho violento em Vitinho, mas o árbitro não expulsou e sequer deu cartão amarelo.

Sem se desconcentrar, o time de Oswaldo de Oliveira foi premiado com o gol aos 14. Vitinho cobrou escanteio da direita, Elias se antecipou e cabeceou para a rede. Atlético-MG 0 x 1 Botafogo!

Em vantagem, o Botafogo viu o adversário crescer e passar a pressionar. Jefferson fez grandes defesas em finalização de Ronaldinho Gaúcho e dividindo com Diego Tardelli. Porém, aos 28, o goleiro nada pôde fazer. Ronaldinho bateu falta perfeita, a bola tocou no travessão e entrou.

O duelo tinha dois grandes goleiros. De um lado, Jefferson apareceu de novo para evitar gol de Diego Tardelli, em chute cruzado. Do outro, Victor saiu bem, com o pé esquerdo, para cortar cruzamento perigoso de Vitinho.

No segundo tempo, eles começaram ainda mais decisivos. Aos 9, Lodeiro fez boa jogada e tocou para Vitinho soltar uma bomba de esquerda, a bola desviar e Victor, ainda assim, fazer grande defesa. Na resposta atletica, Jefferson pegou forte chute de Luan.

O ritmo já não era tão intenso e o Botafogo conseguia impor sua postura e seu estilo de jogo. Bem postado defensivamente, brigador e técnico, o time foi recompensado. Aos 14, Marcelo Mattos deu bom passe, Lodeiro ajeitou e bateu cruzado, com categoria, para desempatar.

Atlético-MG 1 x 2 Botafogo!

Desta vez, o adversário não conseguiu exercer pressão logo após o gol, muita pela postura do Botafogo. Além disso, em bom contra-ataque, Vitinho tocou para Lodeiro, que foi derrubado próximo à área, por Pierre. O volante já tinha cartão amarelo, mas o árbitro não expulsou. Na cobrança, aos 19, Vitinho mandou por cima.

A melhor chance para o Atlético-MG veio aos 26. Richarlyson cruzou da esquerda, Jô dominou bem na área e bateu por cima, com muito perigo. Oswaldo de Oliveira resolveu mudar, com Sassá no lugar de Elias. O Botafogo começava a ter contra-ataques. Aos 34, um deles, com Gabriel lançando Vitinho, só não terminou em gol porque Victor foi preciso ao sair da área.

Aí, era natural vir a blitz do Galo. Mas o Botafogo continuava bem postado e evitando que o rival criasse lances de perigo. Oswaldo optou por Lucas Zen e André Bahia nas vagas de Vitinho e Lodeiro. Pena que, no fim, em um lance de sorte, bola na área e Luan marcou o gol de empate.

BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Vitinho (Lucas Zen), Lodeiro (André Bahia) e Rafael Marques; Elias (Sassá). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Danilo Santos


FONTE:
http://www.botafogo.com.br/oclube/noticias/glorioso+empata+fora+de+casa+e+divide+a+lideranca+com+o+cruzeiro.asp

Timão empata metade dos jogos, mas Tite avisa: ‘Estamos retomando’

Corinthians deixa escapar pontos após 1 a 1 contra o Santos, mas técnico mantém cautela e diz que Brasileiro só será decidido no ‘sprint final’

Por Diego Ribeiro Santos, SP

O empate por 1 a 1 com o Santos, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro (veja no vídeo acima), foi o sexto do Corinthians em 12 jogos do Campeonato Brasileiro. O índice de 50% de jogos em igualdade é o maior da competição e deixa a equipe ainda patinando na busca por uma vaga entre os quatro melhores – que se classificariam para a Taça Libertadores do ano que vem. O Timão tem 18 pontos, seis a menos do que o líder Cruzeiro (clique aqui e veja a tabela completa).
A marca não preocupa o técnico Tite, que já viu sua equipe sofrer com excesso de empates em outros campeonatos e mesmo assim fazer boas campanhas. O comandante colocou o 1 a 1 com o Santos em um “pacote” e aprovou os sete pontos conquistados diante de Grêmio, Criciúma e o próprio Peixe.

– O líder da competição tinha o mesmo número de empates até esta rodada (o Coritiba tinha cinco). Estamos num padrão de retomada. Se a equipe faz duas vitórias e empata com o Santos na Vila é bom, mas vamos melhorar – afirmou o técnico.

Apesar da valorização do resultado, Tite admitiu que a troca de alguns desses empates por vitórias seria fundamental para uma melhor colocação do Corinthians, que tenta engrenar aos poucos no Brasileiro.

– Temos oito, nove postulantes ao título, e carregamos o peso de já ter conquistado duas taças este ano (Paulista e Recopa Sul-Americana). Se um empate desse se torna três pontos, faria diferença na classificação. Mas é o ônus por tantas competições – analisou Tite.

O comandante faz seu trabalho passo a passo e não tem tanta pressa para reeditar o Corinthians combativo e aplicado de 2012, ano de títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes.

– Queremos crescer dentro da competição, mas tudo vai se definir no sprint final, nas últimas rodadas – avisou.

O próximo duelo do Corinthians é domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Vitória, no Pacaembu. A equipe baiana é adversária direta na luta por um lugar no G-4, já que tem 19 pontos, um a mais do que o rival alvinegro.

Tite, Santos x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli) 
Tite, durante o jogo entre Santos eCorinthians, na Vila (Foto: Marcos Ribolli)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/08/timao-empata-metade-dos-jogos-mas-tite-avisa-estamos-retomando.html

Santistas se dividem entre novo técnico e manutenção de Claudinei

Abel Braga e Ney Franco são os nomes mais fortes na Vila Belmiro. Atual treinador, porém, agrada a parte do clube e pode permanecer

Por GLOBOESPORTE.COM* Santos, SP

Claudinei Oliveira, treinador do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC) 
Claudinei Oliveira, treinador do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
 
Abertamente, o Santos adota o discurso de que Claudinei Oliveira é o técnico da equipe. Nos bastidores, no entanto, os dirigentes se dividem quanto à contratação ou não de um treinador mais experiente para a sequência da temporada. A parte que é favorável à vinda de um novo comandante, inclusive, já iniciou conversas com alguns nomes, entre eles Abel Braga e Ney Franco.

Campeão brasileiro pelo Fluminense em 2012 e demitido no último dia 29, após dois anos e dois meses no comando do Tricolor das Laranjeiras, Abel teve as condições para contratação sondadas por Pedro Luiz Nunes Conceição, que deixou o Comitê de Gestão na quarta-feira - o agora ex-dirigente nega ter contatado o técnico. Abel, porém, planeja tirar férias na Itália e só deve voltar à ativa em janeiro.

Já Ney Franco, que esteve na mira do Peixe em 2011 (quando dirigia a seleção brasileira sub-20), divide opiniões. Parte dos santistas crê que a experiência do técnico no trabalho com equipes jovens pode ser um trunfo na fase de reformulação que vive o Santos. Outro grupo de alvinegros, porém, defende a permanência de Claudinei no cargo. Vale lembrar que o atual comandante, caso não siga no posto, vai integrar a comissão técnica do novo treinador.

Depois do empate por 1 a 1 com o Corinthians, na última quarta-feira, Claudinei garantiu que a possibilidade de deixar o comando santista não o incomoda, mas admitiu que ainda aguarda uma definição sobre o futuro.

- Não posso falar de futuro, trabalho jogo a jogo. O Santos tem que tomar as decisões. Precisa saber quem vai ser o treinador até o fim do ano, vocês precisam saber, a diretoria precisa saber e é uma decisão que não é minha.

Após a demissão de Muricy Ramalho, o Santos tentou, sem sucesso, as contratações de Marcelo Bielsa e Gerardo Martino. Este último, depois de afirmar à diretoria do Peixe que só voltaria a trabalhar em 2014, acabou substituindo Tito Vilanova no Barcelona.

* Por Fúlvio Feola, Fernando Prandi e Lincoln Chaves, de Santos (SP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/08/santistas-se-dividem-entre-novo-tecnico-e-manutencao-de-claudinei.html

Na Vila, Santos busca empate contra preguiçoso Corinthians e alivia crise

Timão sai na frente logo no início, mas Peixe joga melhor e consegue igualdade no segundo tempo: 1 a 1 nesta quarta-feira

por Diego Ribeiro

O duelo entre o total interesse e o desinteresse quase completo terminou empatado. Um Santos ligado, aplicado e bem diferente daquele que foi humilhado pelo Barcelona recuperou um pouco de seu ânimo após o empate por 1 a 1 com um preguiçoso Corinthians, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro. Enquanto o Timão teve dez bons minutos e abriu o placar logo no início, o Peixe foi obstinado, pressionou, empatou e poderia ter virado mesmo com uma equipe inferior tecnicamente.

Os gols foram marcados por Paulo André e Willian José, ambos expulsos no segundo tempo após um desentendimento que, na verdade, começou com Gil e Neilton. O Santos vai aos 13 pontos, só dois acima da zona de rebaixamento do Brasileiro. O Corinthians sobe para 18, interrompendo a sequência de duas vitórias, mas ainda a apenas um ponto do G-4.

saiba mais
  • Veja como foi o Tempo Real do jogo
  • Tabela e classificação do Brasileiro
Sem a frieza dos números, o resultado foi representativo para o Peixe. Tentando esquecer o Barça, a equipe teve Montillo em uma de suas melhores partidas pelo clube. Um fio de esperança para quem está em reconstrução. No Corinthians, o alerta é ligado novamente. A falta de gana após o primeiro gol foi evidente e impediu um placar melhor.

O Timão tentará reagir no próximo domingo, diante do Vitória, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, num confronto direto pelo G-4. Já o Santos vai ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro, novo líder do Brasileirão, também no domingo, no mesmo horário.

Paulo André cabeceia para o gol e abre o placar na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli) 
Paulo André cabeceia para o gol e abre o placar na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli)
 
Timão tem início "Barça", mas Peixe reage
O início parecia idêntico. Um time bem mais organizado taticamente começa tocando a bola, envolve o Santos e... gol! Sem esforço, o Corinthians abriu o placar aos três minutos, com Paulo André, de cabeça, após desvio de Danilo. O 1 a 0 do Timão veio antes do 1 a 0 do Barcelona, aos oito, mas a reação do Santos foi bem diferente. Em vez de desespero, pés no chão.
A torcida na Vila Belmiro já chegou desconfiada ao estádio. O gol precoce do maior rival não ajudou. Mesmo assim, Montillo chamou a responsabilidade e começou a ditar o ritmo do meio-campo, enquanto o Corinthians preferia se resguardar e investir nos contra-ataques. Sem tanta qualidade ao seu lado, o argentino arriscou três chutes de longe – todos passaram perto da meta de Cássio.

Guilherme e Montillo, Santos x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli) 
Guilherme marca Montillo, o melhor santista em campo (Foto: Marcos Ribolli)
 
A esperada blitz corintiana não se concretizou. Renato Augusto, para variar, foi o mais aceso do meio-campo, com inversões que surpreenderam a zaga santista, dribles e alguma correria. Dos pés dele saíram os melhores ataques – um chute cruzado para fora e uma bola para Romarinho, que exigiu boa defesa de Aranha. De resto, um Timão preguiçoso, como aquele do início do Brasileiro.

Sem um “Barcelona” pela frente, o Peixe gostou muito do jogo. Criou pelo alto, trocou passes, investiu em Cicinho pela direita. Tinha mais posse de bola - 64% contra 36% no primeiro tempo. Mas nada que levasse tanto perigo a Cássio. Ao menos, o torcedor santista foi para o intervalo com algum alento.

Pressão santista dá empate e alívio
O Santos entrou no segundo tempo com a certeza de que o Corinthians não faria nada para mudar o panorama da partida. Então, os garotos capitaneados por Montillo trataram de correr, abrir espaços, criar chances. Sob a regência do argentino, Willian José recebeu passe primoroso, tirou de Cássio e empatou logo aos 10 minutos: 1 a 1, e defesa corintiana vazada após 409 minutos.

Willian José gol Santos x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Willian José chuta e faz o gol de empate do Santos  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
O resultado era mais do que merecido, já que o Peixe resolveu jogar, enquanto o Timão só administrava. As entradas de Pato, Douglas e Ibson reforçaram o conceito de uma equipe  preguiçosa, que só atacou “na boa” e dependeu dos chutes de longe de Renato Augusto. O Santos foi ganhando campo com isso.

Do lado de fora, a torcida percebeu o bom momento e passou a pressionar. Montillo teve mais chutes a gol, o arisco Neilton também. Faltou pontaria. A pressão, porém, esquentou o clima dos dois lados. Incisivo nos dribles, Neilton se estranhou com Gil e iniciou uma discussão que se tornou generalizada. Paulo André e Willian José, autores dos gols, trocaram carinhos e foram expulsos.
O jogo aberto foi a senha para Claudinei Oliveira trocar seus laterais. Galhardo e Mena substituíram Léo e Cicinho. O perigo continuou pelas pontas, mas não terminou em gol. O empate premiou a raça de um Santos que ainda junta os cacos da dolorida goleada na Espanha. Para o Corinthians, o resultado ainda foi lucrativo – para um time desinteressado e que às vezes parece não ligar para o Brasileirão.

 
FONTE:

Zé Teodoro muda o discurso e diz ter sido contra os dez dias sem jogos

Após derrota para o Goiás, técnico se disse prejudicado pelo período só de treinos. Antes do jogo no Serra Dourada, porém, a conversa foi diferente

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

Zé Teodoro  (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Para o técnico, parada quebrou o ritmo do time (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
O Náutico viveu uma situação inusitada nas últimas semanas. Folgou enquanto a maioria dos times da Série A do Campeonato Brasileiro entrou em campo. O Timbu teve dois jogos adiados por conta de compromissos internacionais de Santos e São Paulo e ganhou dez dias para treinar. Num primeiro momento, o técnico Zé Teodoro gostou e comemorou o período, mas na última quarta-feira, após a derrota contra o Goiás, o comandante alvirrubro curiosamente mudou o discurso e disse que foi contra a parada.

Um dia antes de enfrentar o Internacional, em 27 de julho, o treinador foi questionado em entrevista coletiva sobre os dez dias que teria apenas para treinar a equipe e se mostrou bastante satisfeito. Naquela ocasião, ele não tinha conseguido nenhuma vitória no comando do Náutico e alegou precisar de tempo para arrumar a equipe.

- Eu preciso arrumar o time e para isso preciso de tempo. Os dez dias serão muito importantes. Preciso de um resultado contra o Internacional para trazer confiança para o grupo. Depois daremos uma respirada com dez dias para trabalhar. Vamos ganhar condição e poder recuperar jogadores - comentou, um dia antes da vitória por 3 a 0 contra o Internacional.

Para azar do técnico, os dias sem jogos não foram suficientes para recuperar alguns jogadores e ele não teve nenhum reforço do departamento médico. Apesar de lamentar o fato, garantiu ter conseguido treinar bem a equipe. No entanto, após a derrota contra o Goiás, mudou o discurso.

- A parada quebrou a sequência de ritmo de jogo. Queira ou não queira, tem que ter jogos. Fui contra a mudança (adiamento dos jogos). Nos dez dias você trabalha, mas a gente precisa melhorar posse de bola e chegar com qualidade na criação de jogada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/nautico/noticia/2013/08/ze-teodoro-muda-o-discurso-e-diz-ter-sido-contra-os-dez-dias-sem-jogos.html

Enderson se diz preocupado com alto número de passes errados do Goiás

Contra o Náutico, equipe esmeraldina desperdiçou a bola 55 vezes, e Vitor, com 11, foi o que mais errou; treinador espera corrigir: 'não estou satisfeito'

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia

Enderson Moreira, técnico do Goiás (Foto: Zuhair Mohamad / O Popular) 
Enderson: treinador planeja diminuir número depasses errados (Foto: Zuhair Mohamad/O Popular)
 
Ainda que o Goiás tenha vencido o Náutico por 2 a 1 e afastado, ao menos no momento, a ameaça do Z-4, alguns aspectos do desempenho da equipe seguem preocupando Enderson Moreira. O grande número de passes errados é o principal deles. Só contra o Timbu foram 55 erros. Vitor foi quem mais falhou no passe, tendo errado 11 vezes.

- É importantíssimo que não entregue tantas bolas para o adversário. Como tivemos o controle do jogo e a posse de bola, é normal que tenhamos errado mais, mas não estou satisfeito. Vamos trabalhar para corrigir isso. Principalmente após o primeiro gol, tivemos muitos passes errados - afirma Enderson.

As mudanças promovidades pelo treinador, como a entrada do garoto Paulo, até funcionaram bem. No entanto, Enderson faz questão de deixar claro que ainda aguarda novas contratações.
- Estamos buscado reforços. O campeonato é difícil e precisamos qualificar a equipe. Mas é muito difícil. Os valores praticados hoje no futebol brasileiro limitam muito várias equipes. Não é uma vitória que vai fazer com que esqueçamos esse quesito. É preciso reforçar.
Com 16 pontos, o Goiás ocupa a décima posição. A equipe esmeraldina volta a campo já no sábado e enfrenta o vice-líder Botafogo, às 18h30m, no Mané Garrincha, em Brasília.

Walter faz a diferença, marca dois, e Goiás bate o Náutico no Serra: 2 a 1

Centroavante rouba a cena mais uma vez e comanda Alviverde, que volta a vencer após três jogos, afasta ameaça do Z-4 e mantém Timbu na lanterna


A CRÔNICA 
 
por Guilherme Gonçalves

Em mais uma noite de gala, Walter driblou a desconfiança, a marcação adversária e os quilos a mais para comandar o Goiás na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico no Serra Dourada. Decisivo, o parrudo atacante fez prevalecer novamente sua qualidade técnica e marcou os dois gols que voltaram a dar ao Alviverde um triunfo na Série A. Há dias parado, o Náutico até se esforçou, mas amargou nova derrota na competição ante a 5761 pagantes em Goiânia, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão.

O Goiás vai a 16 pontos e pula, ao menos até o fim da rodada, para a décima posição. O Náutico mantém os mesmos sete e segue como lanterna. Alviverde e Timbu voltam a jogar no sábado, às 18h30m. Os goianos pegam o Botafogo no Mané Garrinha, em Brasília, e os pernambucanos encaram o Atlético-MG na Arena Pernambuco, em Recife.

Walter e Elicarlos jogo Goiás e Náutico (Foto: Carlos Costa / Futura Press) 
Walter: destaque do jogo, atacante deixa Elicarlos no chão no Serra (Foto: Carlos Costa / Futura Press)
 
Goiás começa incisivo
Pressionado pela série de três partidas sem vencer e com o Z-4 mais próximo, o Goiás entrou em campo com a obrigação de confirmar o mando de campo. Ligado no jogo, o trio formado por Renan Oliveira, Tartá e o estreante Paulo, novidade da base esmeraldina, se movimentava bem, mas não conseguia abastecer Walter. Tanto que a primeira chance foi criada entre o próprio trio, aos cinco minutos. Após linha de passe, Tartá lançou Paulo, que mandou no travesão. No rebote, Vitor chutou mal e carimbou Walter, que ficou indignado.

Pouco acionado na área e tendo que retornar ao meio para buscar jogo, Walter novamente partiu para a estratégia que, por falta de opções, acaba lhe sobrando: resolver quase que sozinho. Depois de um petardo de Derley no travessão de Renan, aos 19, o atacante ficou com a sobra e tentou encobrir do meio de campo o adiantado Ricardo Berna. Quase entrou.

Lá e cá no fim da etapa inicial
Quando teve a ajuda dos companheiros, Walter decidiu. Após ótima enfiada de bola de Tartá, Vitor foi à linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro. Renan Oliveira não alcançou, mas lá estava o goleador, que apenas completou para as redes e abriu o marcador: 1 a 0.

A vantagem, porém, não se manteve até o intervalo. Aos 34, Vitor deu espaço a Peña, que recuperou bola quase perdida e cruzou na cabeça de Auremir. O lateral-direito subiu sem marcação e cabeceou rasteiro no canto esquerdo de Renan, que caiu atrasado e não evitou o gol: 1 a 1 no placar.

Walter: peso e técnica
Na etapa final, o Goiás voltou tão ligado quanto no início do jogo, só que de forma mais efetiva. Sem dificuldade, não tardou a retomar a dianteira. Após dois cabeceios venenosos de Renan Oliveira, principalmente o primeiro, aos cinco minutos, no qual Berna operou bela defesa, Walter resolveu fazer a diferença mais uma vez. Claramente acima do peso, o atacante fez valer sua qualidade técnica, dominou na entrada da área, ajeitou para a perna direita e mandou um foguete no ângulo, explodindo a torcida esmeraldina no Serra: 2 a 1.

A diferença foi que, ao contrário da primeira metade, o Náutico não conseguiu equilibrar as ações na reta final do jogo. Zé Teodoro até tentou promover substituições para empurrar o time ao ataque, mas foi o Goiás que seguiu dominando. Com as equipes já desgastadas, a partida perdeu um pouco em emoção e caminhou sem novos capítulos até o apito final.

Goiás x Náutico no Serra Dourada (Foto: Renato Conde/O Popular) 
Ernando sobe de cabeça com a marcação do Náutico no Serra Dourada (Foto: Renato Conde/O Popular)
 
 

FONTE:

Nadal supera artimanha de Janowicz e avança às quartas em Montreal

Espanhol sofre com deixadinhas do rival, mas garante classificação para as quartas de final em sets diretos. Miúra ainda vai jogar nas duplas nesta quinta

Por SporTV.com Montreal

Rafael Nadal teve um canhão pela frente, nesta quinta-feira, nas oitavas de final do Masters 1.000 de Montreal, mas teve mesmo que lidar com bolas de efeito para avançar de fase. Contra o polonês Jerzy Janowicz, 18º do ranking da ATP e 10º na lista de maiores pontuadores com aces na temporada, o Touro Miúra acabou sofrendo com as deixadinhas do rival. O jeito foi conquistar a vitória na paciência. Em 1h49m de jogo, o ex-número 1 do mundo conseguiu passar pelo polonês em sets diretos, com as parciais de 7/6(6) e 6/4.

Tênis Nadal Montreal (Foto: Agência Reuters) 
Nadal vibra demais com vitória suada sobre Janowicz (Foto: Agência Reuters)
 
O atual número 4 do mundo já está garantido nas quartas de final da chave de simples. O próximo adversário dele em Montreal será o australiano Marinko Matosevic (nº 74), que derrotou o francês Benoît Paire (nº 27) por 7/6(7), 6(10)/7 e 6/3. O confronto entre o espanhol e o tenista que veio do qualifying será realizado nesta sexta.

O SporTV2 transmite ao vivo as quartas de final do Masters 1.000 de Montreal nesta sexta-feira, a partir das 13h (horário de Brasília).

O jogo

Contra o dono de um dos saques mais potentes do circuito, Nadal foi capaz de devolver a maioria das fortes bolas do adversário. No começo da partida, o espanhol até mesmo pegou no reflexo um foguete do polonês quando estava próximo à rede (veja ao lado). O que ele não esperava era que Janowicz mesclasse os potentes golpes com bolas curtas e deixadinhas, quebrando o ritmo do jogo. Apesar das dificuldades, Nadal teve três oportunidades de vencer o primeiro set. O polonês não só evitou todas elas como inclusive quebrou o serviço do espanhol no game seguinte, com uma veloz devolução aberta. Quando tinha tudo para chegar ao set point, Janowicz jogou um smash na rede. Nadal agradeceu o presente e devolveu a quebra com uma bola acelerada.

A decisão do set ficou para o tie-break. Janowicz ganhou pontos cruciais se colocando bem à rede e definindo no voleio. Mas uma dupla falta deu a Nadal a possibilidade de novamente fechar a parcial. O polonês contou com uma extrema sorte quando, no ponto seguinte, a bola bateu na fita e chorou no lado do rival. Raçudo, o Miúra não se abalou e ganhou o set quando se esticou para não tomar o lob e pontuou com a bola passando por debaixo das pernas do adversário (veja ao lado).

No segundo set, Janowicz abusou das duplas faltas, que foram até mais cruciais. Ele chegou a liderar por 3/0, mas os erros no saque fizeram o polonês perder a partida. Foram duas duplas faltas até tomar o empate, e a nona dele na partida deu o break point para Nadal, que conquistou a quebra no ponto seguinte e fez 5/4. Sacando para o jogo, o Miúra garantiu a vitória com um ace.

Duplas
A dupla Rafael Nadal / Pablo Andujar abandonou o torneio e perdeu de wo, nesta quinta-feira, para os cabeças de chave nº 5 Aisam-Ul-Haq Qureshi, do Paquistão, e Jean-Julien Rojer, da Holanda, que pegam nas quartas de final a dupla britânica Andy Murray / Colin Fleming, que bateu a dupla formada pelo indiano Leander Paes e pelo tcheco Radek Stepanek, por 2 sets a 0, com um duplo 6/3.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/nadal-supera-artimanha-de-janowicz-e-avanca-quartas-em-montreal.html

Serena avança fácil em Toronto; com lesão no abdômen, Bartoli abandona

Número 1 do mundo e campeã de Wimbledon poderiam se enfrentar nas quartas, mas próxima adversária da americana será Magdalena Rybarikova

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

serena williams toronto oitavas (Foto: AFP) 
Serena passou por Flipkens em menos de uma hora, com direito a 'pneu' no 1º set (Foto: AFP)
 
Foi mais fácil do que na estreia. Com direito a "pneu" (6/0), Serena Williams derrotou a belga Kirsten Flipkens em apenas 56 minutos para se classificar para as quartas de final do WTA de Toronto, no Canadá, nesta quinta-feira. Nas parciais de 6/0 e 6/3, a número 1 do mundo despachou a 13ª do ranking perdendo apenas cinco pontos quando tinha o saque em mãos, um aproveitamento de 86% nesse quesito.

Apesar do "pneu" no primeiro set, Serena teve um game de serviço ameaçado por duas vezes. Porém, a americana soube salvar os break points. Flipkens jamais conseguiria outras oportunidades durante a partida. Somente o que ela alcançou foi confirmar o saque duas vezes.

 Na primeira, quando ela finalmente pôs fim à corrida da número 1, levou o público ao delírio ao fazê-lo com um ace. Até ela sorriu. Quando enfim foi derrotada, Flipkens bateu um rápido papo com Serena, como se nada podia fazer para superá-la.
Nas quartas de final, nesta sexta, Serena vai enfrentar a eslovaca Magdalena Rybarikova. A 42ª do ranking garantiu a vaga depois que Marion Bartoli, campeã de Wimbledon, se retirou do confronto entre as duas, pelas oitavas, por causa de uma lesão no abdômen.

Durante jogo que abandonou, Bartoli esquece raquetes

Durou pouco o retorno de Marion Bartoli ao circuito. No primeiro torneio que disputava após o título do Grand Slam de Wimbledon, em julho, a francesa teve que abandonar o WTA de Toronto por causa da lesão no abdômen. Ela deixou a partida depois de perder o primeiro game do segundo set - ela também havia perdido o primeiro set, por 7/6(5).

Além da lesão de Bartoli, algo de curioso aconteceu durante a partida. No começo do jogo, uma das cordas da raquete da francesa arrebentou, e a tenista havia esquecido de levar para quadra outras raquetes. Ela precisou pegar emprestado uma da adversária até que a equipe trouxesse o restante do equipamento da número 8 do mundo.

marion bartoli wta toronto oitavas (Foto: Reuters) 
WTA de Toronto era o primeiro torneio que Bartoli disputava após o título de Wimbledon (Foto: Reuters)
 
FONTE:
 

Zebra passeia em Montreal, e Murray é eliminado por Gulbis nas oitavas

Ernests Gulbis, da Letônia, passa pelo campeão de Wimbledon por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3 e protagoniza a maior surpresa do torneio até agora

Por SporTV.com Montreal, Canadá

Ernests Gulbis tênis contra Andy Murray (Foto: Getty Images) 
Ernests Gulbis eliminou Andy Murray nas oitavas em Montreal (Foto: Getty Images)
 
Ernests Gulbis, da Letônia, eliminou o britânico Andy Murray, número 2 do mundo, e campeão de Wimbledon, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, nas oitavas de final do Masters 1.000 de Montreal, no Canadá, nesta quinta-feira, na maior zebra do torneio até agora.

Nas quartas de final, Gulbis vai enfrentar o vencedor do confronto entre Juan Martín del Potro, da Argentina e o tenista da casa, Milos Raonic.

Andy Murray tênis contra Ernests Gulbis  (Foto: Getty Images) 
Andy Murray se despediu da chave de simples em Montreal (Foto: Getty Images)
 
O SporTV2 transmite ao vivo as quartas de final do Masters 1.000 de Montreal nesta sexta-feira, a partir das 13h (horário de Brasília).

O jogo
Os tenistas começaram confirmando seus serviços com certa tranquilidade até o quarto game. Gulbis errou uma bola fácil no quinto game, teve que reverter uma desvantagem de 0/30, mas conseguiu confirmar o saque. Após Murray ganhar o game de saque, empatando o set em 3 a 3, Gulbis teve dificuldades, mas confirmou seu serviço ao vencer um dos pontos mais disputados do jogo. O britânico empatou o set com um ace, mas não conseguia ameaçar o saque do adversário. No décimo game, o letão abriu 0/40 com uma bela deixadinha e conseguiu quebrar o serviço de Murray para fechar o set em 6/4.

No segundo set, Gulbis voltou confiante e aplicou um belo lob no britânico, logo no primeiro game. No segundo, o letão chamou o cabeça de chave número 2 do torneio para a rede com uma deixada e em seguida aplicou mais um lob. Murray, porém, conseguiu confirmar o saque e empatou o set em 1 a 1.

Gulbis conseguia confirmar seus games de saque sem ser ameaçado. No quarto game, Murray errou uma bola fácil na rede e o letão teve a chance de quebra, que foi confirmada com um voleio para fora do britânico, num belo ponto: 3 a 1 Gulbis. No game seguinte, no entanto, o número 2 do mundo devolveu a quebra com um belo ponto vencido na rede. Murray voltou a ter seu saque quebrado no oitavo game, com um belo voleio do letão, que ficou, assim, a um game da vitória. No último game, Gulbis aplicou um ace, fechou o set em 6/3 e o jogo em 2 sets a 0. (Confira no vídeo acima os pontos finais de cada set.)

Duplas
Murray, porém, ainda segue vivo nas duplas no Canadá. Ao lado do também britânico Colin Fleming, ele derrotou a dupla formada pelo indiano Leander Paes e pelo tcheco Radek Stepanek, também nesta quinta-feira, por 2 sets a 0, com um duplo 6/3.

Nas quartas de final, Murray terá pela frente a dupla formada pelo paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e pelo holandês Jean-Julien Rojer, que passou pela dupla Rafael Nadal / Pablo Andujar sem precisar jogar. Os espanhóis abandonaram o torneio de duplas, perdendo, assim, de wo.
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/zebra-passeia-em-montreal-e-murray-e-eliminado-por-gulbis-nas-oitavas.html

Acusada de doping, Natália tem novo julgamento marcado para o dia 13

Absolvida em primeira instância, ponteira pode sofrer punição contando a partir do seu último jogo. Atleta está sendo poupada da 1ª fase do Grand Prix

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou o julgamento da ponteira Natália para a próxima terça-feira, dia 13. A jogadora corre o risco de sofrer punição contando a partir do seu último jogo, mesmo já tendo cumprido 30 dias de suspensão preventiva após um exame apontar a presença da substância 16-OH Prednisolone acima dos níveis permitidos.

natalia volei (Foto: Divulgação/CBV) 
Natália tem evitado falar sobre acusação de doping (Foto: Divulgação/CBV)
 
Apesar da acusação, Natália pode ser beneficiada pelo fato de a Justiça ter reconhecido, em primeira instância, que houve erro de análise do laboratório responsável pelo exame, o Ladetec. Em julho, o relator do processo Luiz Correa Meyer apontou, com base em um laudo do próprio Ladetec, que a concentração estava abaixo do limite e, portanto, dentro da lei.

Entretanto, após o primeiro julgamento, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) voltou atrás e informou que a substância encontrada no exame da atleta estava com níveis acima do permitido. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, em julho, o procurador Fábio Lira admitiu que o fato foi determinante para a marcação de um novo julgamento.

Natália treinou com a seleção na última semana, mas ficou de fora do grupo que defende o Brasil na primeira fase do Grand Prix. O técnico José Roberto Guimarães afirmou que a ponteira tem encarado o problema com tranquilidade. A jogadora tem sido preservada e não tem dado declarações sobre o caso.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/acusada-de-doping-natalia-tem-novo-julgamento-marcado-para-o-dia-13.html

Após reunião, Giba afirma estar 70% acertado com Taubaté Vôlei

Atleta de 36 anos almoça com dirigentes da equipe e com prefeito de Taubaté. Detalhes entre patrocinadores ainda impedem anúncio oficial

Por Filipe Rodrigues Taubaté, SP

Giba almoça Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues) 
Giba posa para fotos durante o almoço no distrito de Quiririm, em Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues)
 
Uma reunião que durou cerca de duas horas e meia deixou o ponteiro Giba muito próximo de defender o Taubaté Vôlei na temporada 2013/2014. Em um restaurante no distrito de Quiririm, em Taubaté, no Vale do Paraíba, o jogador se reuniu com Ricardo Navajas, supervisor do clube, com o prefeito Ortiz Junior e com o secretário de esportes Cláudio Brazão, o Macaé. O GLOBOESPORTE.COM destacou o interesse da equipe do interior na contratação do atleta nesta segunda.

As bases salariais de Giba já foram acertadas. Os detalhes que faltam estão relacionados aos patrocinadores pessoais do jogador. Após o encontro, tanto Ricardo Navajas quanto Giba afirmaram que o acerto está "70% encaminhado".

- Faltam os outros 30% ainda. Vamos esperar um pouquinho. Encaminhamos muito bem o nosso projeto social, que eu tenho junto com o Emanuel do vôlei de praia. São núcleos que visam dar oportunidades para crianças carentes e afastá-las das drogas. Essas são minhas grandes medalhas na carreira: salvar vidas - afirmou o jogador.

  •  
Giba conversa com Ricardo Navajas, supervisor Taubaté Vôlei (Foto: Filipe Rodrigues) 
Giba conversa com Ricardo Navajas, supervisor Taubaté Vôlei (Foto: Filipe Rodrigues)
 
A recém-criada equipe de Taubaté disputa pela primeira vez o Campeonato Paulista nesta temporada. O clube montou um elenco visando brigar pelas primeiras posições da Superliga. Entre os destaques da equipe, estão o cubano Jurquin e Tiago Barth. Giba, por ser amigo pessoal de Navajas, com quem trabalhou no início da carreira, tem Taubaté como prioridade nas negociações.

- O Giba me ligou. Temos um relacionamento muito aberto. Disse que no nosso orçamento, não havia possibilidade, mas conversamos com o prefeito e houve empresas que se mostraram interessadas com a possibilidade de trazer Giba. É um jogador que tem uma função diferenciada não só como atleta. Vai nos ajudar fora das quadras - disse Navajas.

Uma nova reunião, que será entre essa sexta-feira e a semana que vem, deve ser realizada para acertar as últimas pendências. A intenção é que o jogador chegue e já treine para disputar o Campeonato Paulista, que está em andamento. Na estreia, Taubaté foi derrotado por São Bernardo por 3 sets a 2, na última quarta-feira.

Fã de Guardiola, técnico da Colômbia briga com Chile por posto de '3ª força'

Treinador do Boca Juniors, argentino Marcelo Gigante, que comanda a seleção há apenas 26 dias, diz se espelhar no comandante do Bayern

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

Com apenas 42 anos, o espanhol Pep Guardiola tem uma carreira que inspira técnicos do futebol no mundo todo. Afinal, ele começou na função pelo Barcelona em 2007 e já ganhou dois Mundiais de Clubes, duas Ligas dos Campeões, duas Supercopas da Uefa, três Campeonatos Espanhois, duas Copas do Rei, entre outros troféus, além de ter sido eleito o melhor treinador do mundo em 2012. Atualmente, inicia um trabalho no Bayern de Munique e tem um estilo único, sendo um defensor da manutenção da posse de bola e da marcação pressão. E é nele que se inspira o técnico da seleção da Colômbia no voleibol, Marcelo Gigante.

montagem Marcelo Gigante e Pepe Guardiola (Foto: Montagem sobre foto da CBV) 
Marcelo Gigante tem filosofia parecida com a de Pep Guardiola (Foto: Montagem sobre foto da CBV)
 
Acumulando a função na equipe nacional com o comando do Boca Juniors na Liga Argentina de Voleibol, o hermano de 47 anos se baseia no trabalho de Pep Guardiola. Apesar de estar há apenas 26 dias com os colombianos, ele já tem um objetivo traçado em sua cabeça: alcançar o posto de terceira maior força do vôlei do continente, atrás de Brasil e Argentina, no Campeonato Sul-Americano, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Nesta quarta-feira, sua equipe perdeu para o time de Bernardinho por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/18 e 25/12, mas ele sabe que seu grande rival na competição é, na realidade, o Chile, de seu velho conhecido Daniel Nejamkin, não o Brasil, cujo nível está acima.

- Nesse torneio, sobretudo, existe uma briga pelo terceiro lugar entre Colômbia e Chile. O Paraguai é mais fraco e um pouco menos técnico. O técnico do Chile (Daniel Nejamkin) foi quem me iniciou como treinador, comecei com ele no Boca Juniors quando ainda jogava. Tenho um pouco de sua filosofia de jogo. É uma admiração e respeito mútuo. É como um mestre. Mas gosto muito do Pep Guardiola, apesar de ser outro esporte. É muito simpático e humilde. Creio que busco o que ele faz, que é armar equipes, um grupo. No meu caso, não apenas uma seleção de jogadores. Ele tem um manejo diferente com seus jogadores, o que é importante. Assim como ele, acredito em ter mais a bola - comentou o treinador de cabelos brancos.

vôlei Colômbia Marcelo gigante (Foto: Gabriel Fricke) 
Com ajuda de um smartphone, Gigante comanda a Colômbia no treino (Foto: Gabriel Fricke)
 
Para Marcelo Gigante, a parte física também é uma grande preocupação dentro de quadra, assim como a defesa que, em sua opinião, é o ponto fraco da Colômbia. Com o ataque, tudo certo. Mas a parte de recepção e armação de jogadas ainda peca. Além disso, falta uma liga nacional na Colômbia (o que existe hoje é um torneio que dura apenas uma semana) e também o fortalecimento do trabalho das categorias de base.

- Falta um trabalho de base muito grande. Não temos tanta cultura de um treinamento físico também, mas há bom material. Precisamos trabalhar muito mais do que trabalhamos. Estamos desabrochando, tendo um grande crescimento. O nosso forte é o ataque. Mas é difícil porque é o último fundamento. É receber, armar e atacar. Precisamos trabalhar muito a recepção, o levantamento e a defesa. Outro problema é que não tem um nível nacional, como a Superliga. Brigamos para existir uma liga de dois ou três meses - contou o ex-atleta.

Além de Guardiola e Nejamkin, a filosofia de Marcelo Gigante também leva alguns aspectos do trabalho do técnico do Brasil, Bernardinho, e do comandante da Argentina, Javier Weber, com quem cultiva uma amizade de longa data.

- Jogar com um time de Liga Mundial com um grande treinador é ótimo. É um respeito muito grande. Gostaria de conversar com o Bernardinho, ter uma reunião e aprender um pouco mais de vôlei. É importante também com Javier Weber. Sou padrinho do filho dele e somos amigos há 25 anos. Não dá para imitar, mas dá para pegar um pouco de cada técnico - concluiu Marcelo Gigante, que agora tem pela frente justamente seu maior rival, o Chile, nesta quinta-feira, às 17h30m (de Brasília).

Confira a tabela completa e os resultados do Campeonato Sul-Americano:
Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile
Brasil 3 x 0 Paraguai

Quarta-feira, 07/08
Chile 3 x 1 Paraguai
Brasil 3 x 0 Colômbia

Quinta-feira, 08/08
17h30 - Colômbia x Chile
20h30 - Argentina x Paraguai

Sexta-feira, 09/08
17h30 - Argentina x Colômbia
20h30 - Brasil x Chile

Sábado, 10/08
18h45 - Colômbia x Paraguai
21h45 - Brasil x Argentina


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/fa-de-guardiola-tecnico-da-colombia-briga-com-chile-por-posto-de-3-forca.html

Lili divulga novas fotos do casamento com Larissa com direito a três buquê

Uma das imagens da celebração, que aconteceu na semana passada, em Fortaleza, no Ceará, mostra as três noivas jogando seus buquês para o alto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

casamento lili e larissa volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Lili, Larissa e Bruna França jogam os três buquês durante a festa (Foto: Reprodução/Facebook)
 
Lili e Larissa parecem não querer esquecer o dia mágico que viveram. No último sábado, a jogadora de vôlei de praia e a medalhista olímpica em Londres 2012, aposentada desde janeiro deste ano, fizeram uma cerimônia em Fortaleza, no Ceará, seguida de uma grande festa, para oficializar a união entre as duas. Nesta quinta-feira, Lili divulgou novas fotos da comemoração, com direito a três noivas jogando três buquês para as convidadas. A irmã de Larissa, Bruna França, oficializou sua relação com o marido João Ricardo Moreira no mesmo dia.

Emocionada, Larissa mais uma vez usou as redes sociais para agraceder o carinho da companheira e relembrar o dia especial para as duas.

- Obrigada por esse dia maravilhoso em nossas vidas, meu amor. Te amo! - escreveu Larissa, que recebeu o carinho dos fãs e amigos em comentários parabenizando a união das duas atletas.

casamento lili e larissa volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Lili, Larissa e Bruna França jogam os buquês para as convidadas (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento lili e larissa volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Em clima de romance, Lili e Larissa trocam olhares na cerimônia (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento lili e larissa volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Larissa e Lili trocam alianças durante a cerimônia em Fortaleza (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento lili e larissa volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Felizes, Larissa e Lili se casam em Fortaleza (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento lili e larissa volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Lili exibe seu buquê de flores vermelhas; Larissa optou pelo amarelo (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento lili e larissa volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Lili abraça Larissa e posa para fotos durante a festa em Fortaleza (Foto: Reprodução/Facebook)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/lili-divulga-novas-fotos-do-casamento-com-ex-jogadora-larissa-franca.html

Fora da Superliga, atletas do Voltaço protestam contra decisão da CBV

Confederação Brasileira de Vôlei alega que time não atende às condições mínimas para participar do campeonato. Categoria de base é prejudicada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

protesto dos jogadores de vôlei na CBV (Foto: Globoesporte.com) 
Jogadores da Base do Volta Redonda protestam em frente à CBV (Foto: Globoesporte.com)
 
Fora da temporada 2013/2014 da Superliga Masculina por uma decisão da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV),  jogadores do Volta Redonda protestaram em frente à sede da entidade, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira. Na última terça, o Tribunal de Justiça cassou a liminar que concedia o direito da equipe principal do Voltaço de participar da competição por não atender às condições mínimas exigidas. Com a ausência do time no torneio nacional, cerca de 60 jovens das categorias de base, que também participaram dos protestos com cartazes, precisarão ser dispensados.

- Garantimos a vaga na quadra. A CBV diz que o clube não pode participar, por conta de dívidas do antigo patrocinador, mas se esquece que vários jogadores que não receberam estão empregados e aqui temos 25 famílias dependendo desta vaga. Grande parte que não recebeu continua no clube e já aceitou o acordo - explicou Renato, que também é o capitão da equipe.

A equipe conseguiu uma liminar para participar da Superliga no dia 19 de julho. A medida cautelar foi expedida pelo juiz Alexandre Custódio Pontual da 4ª Vara Cível da Comarca de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. O time entrou com o pedido depois que a CBV anunciou os nomes dos participantes, e o Volta Redonda não estava relacionado no dia 16 de junho.
Segundo a Confederação, o clube teria descumprido os artigos 7º e 11º do regulamento da competição, por desrespeitar o acordo de pagar os salários atrasados a seus atletas. De acordo com Fábio Azevedo, superintendente executivo da entidade, o veto à participação do Volta Redonda é uma medida para preservar os atletas do clube.

- Ao fazer valer as exigências do regulamento da competição, a CBV pensa exclusivamente em defender os atletas. Todas as nossas atitudes foram feitas com este objetivo. Não é interessante para ninguém ter um clube fora da competição. Mas não podemos deixar os atletas desprotegidos. Se o clube tivesse honrado seus compromissos, estaria inscrito no campeonato - explicou Azevedo.

O argumento, no entanto, não convenceu o elenco do clube. Na opinião dos jogadores que protestaram em frente à entidade, a CBV deveria abrir uma exceção em prol dos profissionais que dependem de uma vaga na competição para manter seus empregos. Os atletas do Volta Redonda também garantem que os problemas com pagamentos não se repetirão na próxima temporada.

- Se a CBV se preocupa tanto com os atletas, como diz, que pense em nós, jogadores do Voltaço, pois muitos aqui recusaram propostas do exterior para disputar a Superliga. Confiamos no atual patrocinador e queremos nossa vaga de volta -  disse o ponteiro Renato.

Fábio Azevedo sugeriu aos atletas que o assunto seja discutido novamente em uma reunião entre os jogadores do Volta Redonda, a Comissão de Atletas e a CBV, para buscar soluções sobre a recolocação dos atletas afetados no mercado. Após a ideia, os jogadores do Voltaço decidiram esperar pelo encontro para redefinir a situação da equipe na competição.

- Gostei muito da maneira como a CBV nos recebeu. Conseguimos entender a posição deles e vamos buscar todas as formas possíveis de conseguir participar da Superlliga, de forma amigável e coerente. Muitos atletas deixaram de mudar de time apostando no Volta Redonda. Vamos buscar um caminho - disse o levantador Carlos Fidele Arósio.


protesto dos jogadores de vôlei na CBV (Foto: Globoesporte.com) 
Cerca de 60 jovens da categoria de base serão dispensados (Foto: Globoesporte.com)
 
FONTE:

Giba? Fãs ainda se acostumam com novos rostos da seleção brasileira

Em renovação, time ainda faz torcedores, acostumados com nomes como Giba, Ricardinho, Rodrigão e Serginho, se confundirem ao ver atual elenco

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

Vôlei Torcida Brasil (Foto: Gabriel Fricke) 
Torcida do Brasil se anima com a seleção durante o jogo em Cabo Frio (Foto: Gabriel Fricke)
 
A prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, fez o vôlei do Brasil entrar em um novo momento. Como foi dito em diversas ocasiões pelo técnico Bernardinho, a seleção vive uma "fase de transição". Giba, Ricardinho, Serginho e Rodrigão, entre outros, deram adeus ao time. E novas caras apareceram. Os remanescentes com mais experiência, como Bruninho, Leandro Vissotto e Lucão, passaram a guiar os mais novos. E, para a torcida, ainda é difícil associar os rostos aos nomes, principalmente dos garotos.

Nas arquibancadas do ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde é disputado o Campeonato Sul-Americano de vôlei, o GLOBOESPORTE.COM fez uma experiência. Uma foto do atual elenco foi mostrada aos torcedores. Alguns mostraram bom conhecimento sobre a equipe que disputa a competição. Outros ainda têm na cabeça as figuras célebres da "era Giba".

- Não lembro, não vou lembrar. Se fosse da época do Giba, eu reconheceria, mas é um time novo, é uma renovação - afirmou Vitor Vieira, de 22 anos, que trabalha em um supermercado da região.

Volei - Seleção Brasil (Foto: CBV) 
Renovada, a seleção brasileira joga o Sul-Americano em Cabo Frio (Foto: CBV)
 
Ao ver as imagens, o torcedor Antônio Álvaro, de 50 anos, que hoje trabalha com informática, mas já foi até jogador de vôlei, acertou os nomes de Bruninho, Lucarelli, Renan e William, mas não soube dizer quem são os outros.

- Não sei, não sei, não lembro. Vi o nome desse rapaz ainda hoje. Mauricio? - perguntou ao conferir a foto de Isac.

As torcedoras Yasmim Brandão e Nicole Oliveira, de 13 anos, só reconheceram Bruninho. Já Beatriz Oliveira, estudante de 18, mostrou bastante conhecimento sobre o atual grupo. Ela acertou Bruninho, Wallace, Sidão, Leandro Vissotto, Lucarelli, Lipe, Renan, Mauricio Souza, Lucão e Dante. Mas sua mãe, que estava ao lado, arriscou Giba ao ver Vissotto, antes de deixar a filha responder corretamente.

Após vencer o Paraguai e a Colômbia, ambos por 3 sets a 0, o renovado time de Bernardinho volta a jogar no mesmo local, contra o Chile, na sexta-feira, às 20h30m (de Brasília).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/giba-fas-ainda-se-acostumam-com-novos-rostos-da-selecao-brasileira.html

Seleção respeita jeito 'intenso' de seu técnico: 'Se não for assim, tem ataque'

Bruninho, Lucarelli e Dante afirma que jogadores do Brasil compreendem gestos e a irritação de Bernardinho: 'Não somos nós que vamos mudá-lo'

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

Bernardinho é Bernardinho. O nervosismo mesmo em partidas aparentemente tranquilas, a concentração extrema, as orientações aos atletas, as caras e bocas, os xingamentos com os erros de arbitragem, a irritação com falhas de seu time, a preocupação com as estatísticas e os gestos efusivos perto do banco de reservas. Tudo isso faz do treinador brasileiro o dono de um estilo único, reconhecido por jogadores e técnicos no mundo todo. Nesta quarta-feira, na vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/18 e 25/12, sobre a Colômbia, não foi diferente.

vôlei liga mundial bernardinho brasil e Bulgária (Foto: Agência AP) 
Mão no queixo e concentração extrema são características de Bernardinho (Foto: Agência AP)
 
E nada de reclamações do elenco. Por parte dos atletas, há muito respeito e admiração. Afinal, impossível não aceitar o estilo de alguém que tem no currículo uma medalha de ouro (2004), duas de prata (2008 e 2012) e dois bronzes (1996 e 200) em Olimpíadas, três Campeonatos Mundiais (2002, 2006 e 2010), oito Ligas Mundiais (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010), entre outros títulos. Isso apenas no vôlei masculino e sem levar em consideração sua carreira como jogador.

Acho que, se não for assim, ele tem um ataque do coração"
Dante
 
- Esse é o meu 13º ano com ele. Sei os gestos, o que ele pensa, como age, sei muito bem, mas não dá para mudar isso nele. A única coisa que posso fazer é acalmá-lo em alguns momentos. Mas acho que, se não for assim, ele tem um ataque do coração - brincou o experiente ponteiro Dante, de 32 anos.

Um dos grandes talentos da nova geração do vôlei brasileiro, o ponteiro Ricardo Lucarelli, de apenas 21 anos, já ganhou do técnico a oportunidade de estar nas Olimpíadas de 2012, em Londres, de atuar na Liga Mundial, vencida pela Rússia, no mês passado, e no Campeonato Sul-Americano, disputado nesta semana, em Cabo Frio, cidade litorânea do Rio de Janeiro.
- Ele costuma dar orientações a todo momento mesmo. Me chamou duas vezes para conversar (na vitória sobre a Colômbia). Temos que entender, é o jeito dele e ele foi vitorioso a carreira inteira desse jeito. Na maioria das vezes, é uma bronca (risos), mas estamos acostumados. O Bernardinho tem muita intensidade e não somos nós que vamos mudá-lo - opinou Lucarelli.

Bernardinho jogo vôlei Brasil x Colombia (Foto: Thiago Lavinas)Bernardinho utiliza muito os gestos durante os jogos do Brasil (Foto: Thiago Lavinas)
 
Filho de Bernardinho e seu capitão na seleção brasileira, o levantador Bruninho conta que o pai até melhorou, relaxou um pouco nos últimos anos. Mesmo assim, ele diz que os mais novos rapidamente se adaptam ao estilo único do comandante.

- É assim mesmo, sempre foi. Ele já melhorou muito. Mas até me surpreendi que os mais jovens da seleção estão se acostumando a lidar com ele muito rapidamente, estão se adaptando. Converso muito com eles também - concluiu o atleta de 27 anos.

Confira a tabela completa e os resultados do Campeonato Sul-Americano:

Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile
Brasil 3 x 0 Paraguai

Quarta-feira, 07/08
Chile 3 x 1 Paraguai
Brasil 3 x 0 Colômbia

Quinta-feira, 08/08
17h30 - Colômbia x Chile
20h30 - Argentina x Paraguai

Sexta-feira, 09/08
17h30 - Argentina x Colômbia
20h30 - Brasil x Chile

Sábado, 10/08
18h45 - Colômbia x Paraguai
21h45 - Brasil x Argentina


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/selecao-respeita-jeito-intenso-de-seu-tecnico-se-nao-assim-tem-ataque.html