quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Elenco lamenta derrota no Maracanã, mas já foca no duelo contra a Lusa

Após a derrota diante do Botafogo por 2 a 0, nesta quinta-feira, o Vitória chegou ao terceiro jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro da Série A

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Uma atuação fraca e diferente do Vitória que o torcedor se acostumou a ver nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Assim foi o Rubro-Negro diante do Botafogo, nesta quinta-feira, na derrota por 2 a 0. No final da partida, os jogadores da equipe baiana lamentaram o resultado.

- No primeiro tempo, nosso time foi bem. Depois que tomamos o gol, abrimos espaço e deixamos o Botafogo jogar – lamentou Camacho.

Já o goleiro Wilson lamentou o segundo gol carioca, que decretou a derrota do Vitória.
- Começamos o segundo tempo bem e buscando o empate, mas não conseguimos e numa bola encaixada, eles definiram a partida – disse.

O atacante Vander preferiu lamentar o pouco tempo que teve em campo para ajudar os companheiros.

- É difícil entrar faltando pouco tempo, até porque a cobrança é grande – se limitou a analisar.

Apesar da decepção com o resultado, o lateral Daniel, estreante como titular, preferiu focar na próxima partida do Vitória, no domingo, às 18h30, no Barradão, contra a Portuguesa.

- Acho que não tive como fazer uma grande estreia porque nosso time não saiu de campo vitorioso, mas o mais importante é que temos que trabalhar esses próximos dois dias porque domingo tem mais – analisou.

Clique aqui e assista a vídeos do Vitória

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vitoria/noticia/2013/08/elenco-lamenta-derrota-no-maracana-mas-ja-foca-no-duelo-contra-lusa.html

Oswaldo celebra simbiose com a torcida do Botafogo no Maracanã

Time vence o Vitória por 2 a 0, assume a liderança do Brasileiro e técnico vê mudança na relação com a vibração que vem da arquibancada

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira Botafogo x Vitória (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo) 
Oswaldo durante o Botafogo x Vitória (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
 
A conquista da liderança do Campeonato Brasileiro levou o Botafogo a uma comemoração dupla. Não apenas por ter vencido o Vitória por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã, mas pela relação estabelecida pela torcida antes, durante e depois do confronto, que contou com quase 20 mil pessoas no primeiro jogo do clube como mandante no estádio depois de sua reinauguração.
Desde terça-feira, quando o presidente Maurício Assumpção concedeu entrevista coletiva até a convocação feita por Seedorf na véspera do jogo, a preocupação foi estimular os torcedores. Principalmente depois de os resultados da noite de quarta-feira terem favorecido o Botafogo.

- O fator mais importante foi o que vinha faltando ao Botafogo, que era a participação da torcida. A chamada que a diretoria e o Seedorf deram efeito. Não existe time campeão sem a participação de uma torcida inflamada e vibrante especialmente nesses jogos de meio de semana, quando é comum cair a audiência - afirmou Oswaldo.

O treinador do Botafogo lembrou, inclusive, do tempo em que comandou o Corinthians. Ele citou a diferença de atuação do time quando atuava pela Copa Mercosul e no Campeonato Brasileiro de 1999. Agora, viu o mesmo acontecer com o Botafogo nos jogos disputados na Copa do Brasil em Volta Redonda.

 - Isso bloqueia o entusiasmo. O jogador precisa disso, pois é uma rotina repetida 70 vezes por ano. Se não estiver motivado vai declinar. Sentimos isso na pele quando fomos massacrados pela torcida do CRB-AL, em Maceió. Tivemos o mesmo problema contra o Figueirense lá e em Volta Redonda não havia resposta. A torcida desta vez estimulou, vibrou os 90 minutos e deu a resposta. Essa simbiose, conjunção, ou seja lá que nome dê, é muito importante - disse o treinador.

A participação da torcida fez Oswaldo considerar o jogo desta quinta-feira o melhor do Botafogo em termos de equilíbrio. Desta vez, o time conseguiu manter o ritmo nos dois tempos, evitando qualquer tipo de reação do adversário.

- O time foi irrepreensível do início ao fim. Não foi brilhante, mas consistente, com a mesma pegada o tempo todo, sem falta de atenção e isso veio de fora para dentro - comentou Oswaldo.
O próximo jogo do Botafogo é contra o Vasco, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O time lidera a competição, com 20 pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/08/oswaldo-celebra-simbiose-com-torcida-do-botafogo-no-maracana.html

Wagner Moura vai ao Maracanã, mas funcionária pede para ele 'sair'

Ator, torcedor do Vitória, acompanhou a partida contra o Botafogo nesta quinta-feira, mas foi convidado a mudar de setor e ir para um camarote

Por SporTV.com Rio de Janeiro, RJ

O Maracanã contou com a presença ilustre do ator Wagner Moura nas arquibancadas na noite desta quinta-feira. Torcedor do Vitória mas morador do Rio de Janeiro, ele aproveitou a passagem do clube baiano pela cidade, para enfrentar o Botafogo, e compareceu ao estádio.

O curioso é que, enquanto se divertia com o filho Bem nas cadeiras, Wagner Moura foi convidado, no melhor "estilo Capitão Nascimento", seu personagem do filme "Tropa de Elite", a sair do local, e subir para um camarote do estádio do Maracanã. Seguido pelo filho, prontamente acompanhou a funcionária. Apesar da cortesia recebida, no final, Wagner Moura não teve muito o que comemorar, já que o Botafogo venceu o Vitória por 2 a 0.

Wagner Moura costuma desfilar com a camisa do Vitória e sempre participa de campanhas institucionais promovidas pelo clube rubro-negro. Após dez jogos, o Vitória soma 15 pontos e ocupa a sétima colocação.

Wagner Moura, ator, Maracanã (Foto: Reprodução/SporTV)Wagner Moura deixa setor do Maracanã após convite de funcionária (Foto: Reprodução/SporTV)
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/08/wagner-moura-vai-ao-maracana-mas-funcionaria-pede-para-ele-sair.html

Atuações: Seedorf desequilibra com passes e conduz Bota à liderança

Holandês dá duas assistências no 2 a 0 sobre o Vitória, com gols de Vitinho e Lodeiro. Volante Gabriel também vai bem. Zaga baiana é ponto fraco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Header Botafogo (Foto: Infoesporte) 
 
JEFFERSON - GOLEIRO
Só não foi  mero espectador no primeiro tempo, devido a uma boa defesa em chute de Dinei. Na etapa final, demonstrou a segurança de sempre.
Nota: 6,5


GILBERTO - LATERAL-DIREITO
Apoiou menos do que de costume na etapa inicial e permitiu algumas investidas do ataque do Vitória pelo seu setor. Cresceu após o intervalo e rolou uma boa bola para Seedorf quase marcar em chute rasteiro.
Nota: 6,0


BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Buscou fazer o simples, até exageradamente, cortando pela lateral algumas bolas de forma desnecessária. Também deu uma solada em Escudero e escapou de receber cartão.
Nota: 6,0


DÓRIA - ZAGUEIRO
Um dos melhores em campo no primeiro tempo. Ganhou todas no mano a mano com Maxi Biancucchi e foi preciso ao cortar os lançamentos. Acabou abusando das faltas e recebendo cartão amarelo na etapa final, mas foi bem.
Nota: 7,0


JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Fez bom jogo, com alguns desarmes e triagulações ofensivas, embora tenha chegado pouco à linha de fundo no primeiro tempo. Recebeu um cartão amarelo por reclamação.
Nota: 6,5


MARCELO MATTOS - VOLANTE
Combativo como sempre, fez um bom jogo, embora sem muito brilho com a bola nos pés.
Nota: 6,0


GABRIEL - VOLANTE
O grande responsável pela proteção à defesa. Incansável, dá a impressão de estar em todos os pontos do gramado. Além de se destacar na marcação, com direito a cinco desarmes, ainda deu belo passe para Seedorf rolar para o gol de Vitinho.
Nota: 7,5



VITINHO - MEIA
Mostrou boa presença de área ao marcar o gol e ainda cruzou boa bola para Lodeiro cabecear com perigo no segundo tempo. Também colaborou taticamente, na marcação. Seu pecado foi se precipitar em algumas jogadas individuais. No geral, foi bem.
Nota: 7,0


ELIAS - ATACANTE
Praticamente repetiu o que fez contra o Náutico, ao entrar na vaga de Vitinho e fazer um gol com apenas sete minutos em campo (contra o Timbu foram quatro minutos).
Nota: 7,0

SEEDORF - MEIA
Concentrou as principais jogadas ofensivas. Raras foram as bolas que não passaram por seus pés. Deu as assistências para os gols de Vitinho e de Elias. Também finalizou com perigo no segundo tempo, após bola rolada por Gilberto. Só exagerou um pouco ao tentar um gol por cobertura. É o grande líder do líder do Brasileirão.
Nota: 8,5


GEGÊ - MEIA
Entrou mais para que Seedorf descansasse e saísse aplaudido pela torcida alvinegra, já com o jogo ganho. Ficou pouco tempo em campo.
Nota: Sem nota


LODEIRO - MEIA
No primeiro tempo rendeu abaixo do que pode, apesar de ter participado da jogada do gol de Vitinho. Melhorou após o intervalo e quase fez um gol de cabeça, em que Wilson espalmou, mas também perdeu boa chance após passe de Seedorf.
Nota: 6,0

DEDÉ - MEIA
Não teve nem tempo para mostrar seu futebol. Entrou na vaga de Lodeiro já no final.
Nota: Sem nota

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Sai muito da área e acaba tirando de quem vai fazer o passe a chance de criar uma jogada mais perigosa. Recebeu amarelo ao matar, até com certa necessidade, um contra-ataque.
Nota: 5,0



Header VITORIA (Foto: Infoesporte) 
 
WILSON - GOLEIRO
Nada pôde fazer nos gols de Vitinho e de Elias. Apareceu bem numa cabeçada perigosa de Lodeiro, espalmando a bola para o lado.
Nota: 6,0


DANIEL BORGES - LATERAL-DIREITO
Não chegou a se intimidar por ter de marcar Seedorf em quase todo o primeiro tempo, mas teve dificuldade dado o número de ataques alvinegros por seu setor.
Nota: 5,5


GABRIEL PAULISTA - ZAGUEIRO
Foi melhor nas jogadas aéreas, mas vacilou ao deixar Elias invadir a área livre no lance do segundo gol do Botafogo.
Nota: 4,5


FABRÍCIO - ZAGUEIRO
Falhou feio ao furar uma bola no primeiro tempo, permitindo escapada de Seedorf sem marcação. Esteve inseguro em jogadas pontuais. Pareceu sem ritmo.
Nota: 4,0


DANILO TARRACHA - LATERAL-ESQUERDO
Avançou bem na etapa inicial, quando venceu o duelo com Gilberto. No segundo, recebeu cartão amarelo após fazer falta em Vitinho e acabou substituído.
Nota: 6,0



CAMACHO - MEIA
Entrou na vaga de Tarracha, mas como meia. Fez um desarme importante após Vitinho invadir a área driblando, mas em compensação perdeu uma chance ao pegar um rebote na frente da área e deu um passe errado que quase resultou em gol de Lodeiro.
Nota: 4,5


MICHEL - VOLANTE
Atrasado em algumas jogadas e com muita dificuldade nos passes.
Nota: 5,0


LUÍS CÁCERES - VOLANTE
Melhor com a bola nos pés que o companheiro de cabeça de área. Foi dedicado, tanto para defender, quanto para atacar, aparecendo com razoável frequência na intermediária e na área ofensivas. Acabou refém do domínio do meio-campo adversário.
Nota: 6,5


RENATO CAJÁ - MEIA
Teve boa movimentação no começo, quando fez algumas enfiadas de bola para Tarracha e Biancucchi, mas esteve longe de fazer a diferença. Jogo de regular para fraco.
Nota: 5,0

VÂNDER - MEIA
Entrou em lugar de Cajá no segundo tempo, quando o time ainda perdia por um gol, teve a ousadia de arriscar alguns dribles e também chutar a gol. Mas foi pouco efetivo.
Nota: 6,0


ESCUDERO - MEIA
Começou bem, com grande presença no meio-campo, mas foi perdendo rendimento. Na etapa final, foi deslocado para jogar como lateral-esquerdo e sumiu de vez.
Nota: 6,0


MAXI BIANCUCCHI - ATACANTE
Movimentou-se bem e foi quem mais deu trabalho à defesa botafoguense, mas definitivamente perdeu o duelo para Dória. Acabou substituído por Leilson.
Nota: 6,5

LEILSON - MEIA
Teve pouco tempo para mostrar serviço.
Nota: Sem nota.


DINEI - ATACANTE
Deu bom chute na etapa inicial, mas recebeu poucas bolas em condições de ameaçar a meta de Jefferson.
Nota: 6,0


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/atuacoes-seedorf-desequilibra-com-passes-e-conduz-bota-lideranca.html

Feliz com a resposta da torcida, Seedorf vibra com vitória e liderança

Camisa 10 pede calma com o jovem Vitinho, autor de um dos gols no 2 a 0 sobre o Vitoria nesta quinta-feira, no Maracanã

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Vitinho e Seedorf comemoram, Botafogo x Vitória (Foto: Pedro Martins/Agência Estado) 
Vitinho e Seedorf comemoram gol do Bota (Foto: Pedro Martins/Agência Estado)
 
A vitória do Botafogo por 2 a 0 sobre o Vitoria, nesta quinta-feira, que deu ao Alvinegro a liderança do Campeonato Brasileiro, teve a presença de 19 mil torcedores. Seedorf, que havia feito uma convocação na véspera, ficou feliz com a resposta da arquibancada e também com o desempenho do time dentro de campo.

E o camisa 10 fez sua parte. Deu duas assistências, para Vitinho e Elias, e mais uma vez comandou a equipe. Ele destacou a importância de o Bota somar pontos e deixar alguns dos concorrentes pelo título para trás.

- A torcida atendeu. Chegaram e vai crescer. Entendemos que este horário tem muita gente trabalhando, mas já foi muito melhor. Nós correspondemos dentro de campo. Todos os pontos que fizermos agora podem valer muito lá na frente, o caminho pode começar a ser indicado agora. Já estamos a oito, dez pontos de alguns favoritos. Todos deram o máximo, conseguimos um bom padrão. O adversário era bom, mas enfrentaram um Botafogo forte e determinado - analisou o craque.

 Seedorf comentou sobre Vitinho e disse que é preciso ter calma com o promissor meia, de 19 anos.

- Foi um gol do grupo, uma jogada linda, trabalhada. Ele tem que crescer muito ainda. Não podemos colocar a ênfase no Vitinho. Fez um ótimo jogo, mas precisa crescer ainda.

O resultado deixou o Botafogo com 20 pontos. No domingo, o time volta ao Maracanã, desta vez para disputar o clássico com o Vasco.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/08/feliz-com-resposta-da-torcida-seedorf-vibra-com-vitoria-e-lideranca.html
 

Sob a batuta de Seedorf, Botafogo bate o Vitória e assume a liderança

Holandês comanda o time e dá passes precisos para os dois gols do Alvinegro no Maracanã. Vitória perde a oportunidade de entrar no G-4

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Seedorf voltou a ser o nome do Botafogo e carregou o time à liderança do Campeonato Brasileiro. Antes da partida, convocou os torcedores a irem ao Maracanã. Em campo, organizou o time, acalmou e confortou os companheiros em momentos difíceis (como quando Lodeiro saiu vaiado no segundo tempo) e, mais importante, deu dois belos passes para os gols nos 2 a 0 sobre o Vitória, no Maracanã, pela décima rodada do Brasileiro.

Vitinho e Elias marcaram para o time de Oswaldo de Oliveira, que chegou aos 20 pontos, os mesmos do Coritiba, mas supera os paranaenses no número de vitórias. Já a equipe baiana ocupa a sétima colocação, com 15 pontos.

Seedorf pediu aos torcedores do Botafogo que ficassem ao lado do time, que comparecessem aos jogos para dar apoio. Mas o alvinegro que decidiu ir ao Maracanã teve dor de cabeça. Assim como aconteceu na quarta-feira, na partida entre Fluminense e Cruzeiro, torcedores tiveram dificuldades para entrar no estádio momentos antes da partida. Longas filas se formaram com alvinegros querendo comprar ou trocar seus ingressos e alguns chegaram a desistir e voltaram para casa. Mais próximo ao horário marcado para o início da partida, bilheterias extras foram abertas para agilizar o fluxo, mas ainda assim muitos torcedores só conseguiram chegar a seus lugares com o jogo em andamento.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Vasco no clássico carioca no Maracanã, domingo, às 18h30m. No mesmo horário, o Vitória recebe a Portuguesa, no Barradão.

Vitinho gol Botafogo x Vitória (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo) 
Jogadores comemoram com Vitinho o primeiro gol do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
 
Bela jogada e gol de Vitinho
Se muitos torcedores demoraram a conseguir acesso ao estádio, em campo o time, como que em solidariedade, levou também alguns bons minutos até se ajustar no jogo. Foi um primeiro tempo de poucas chances, com quatro finalizações alvinegras e apenas uma do Vitória. O time baiano marcava forte e apostava na estratégia preferida das equipes que jogam fora de casa: fechadinho atrás, com saídas rápidas. No caso, a formação ofensiva com Renao Cajá, Maxi Biancucchi e Dinei justificava a escolha. Ainda assim, a defesa do Botafogo, credenciada como a segunda melhor do campeonato (apenas oito gols sofridos), segurou bem qualquer investida do adversário e passou por poucos apuros. No mais importante, já no fim do primeiro tempo, Jefferson fez grande defesa em chute forte de Dinei.

Para encontrar espaços na defesa do Vitória, o Botafogo precisava caprichar nos passes e jogar em velocidade. Mas Seedorf, Lodeiro e Vitinho não falavam a mesma língua. Quando se entenderam, saiu o gol. E um belo gol. A jogada começou com o uruguaio na intermediária e chegou a Gabriel, que aparecendo como elemento surpresa deu passe preciso para Seedorf em profundidade na área. O holandês poderia até bater no gol, mas mostrou frieza ao buscar Vitinho melhor colocado, para apenas empurrar para a rede.

No intervalo, o meia parou para dar entrevistas, mas foi abordado por Seedorf, que retirou o jogador e o levou para o vestiário. O que parecia rebeldia, era apenas um ato protetor. O holandês quer evitar o assédio sobre o jovem alvinegro.

- Não gosto dessa ênfase sobre o Vitinho. Ele tem que crescer muito ainda, tem que melhorar muito. Mas fez um ótimo jogo para ajudar o time a conquistar os três pontos. Ele foi bem, mas ainda tem que evoluir muito - disse.

Seedorf encontra espaço e brilha
O jogo ganhou ritmo mais intenso na volta do intervalo. Em 15 minutos, chances de gols para os dois lados. Primeiro Wilson salvou cabeçada perigosa de Lodeiro, depois o Vitória ficou pedindo pênalti de Dória em Renato Cajá quase na pequena área, em jogada de contra-ataque. Logo em seguida Seedorf acertou um chute com estilo que passou raspando a trave, e Rafael Marques e Lodeiro desperdiçaram boas chances diante do goleiro do time baiano.

Seedorf começou a encontrar mais espaços para jogar e, assim, a exibir seu cardápio de passes precisos. Depois de criar duas boas oportunidades, foi o co-autor do segundo gol alvinegro, marcado por Elias, que assim como em seu primeiro gol com a camisa do Botafogo, havia entrado poucos minutos antes. A jogada começou na intermediária, em uma tabela com Marcelo Mattos, e terminou em assistência milimétrica para o atacante dentro da área. Golpe de mestre, certeiro e fatal. Vitória do Botafogo e liderança do Brasileiro garantida.
 
 
FONTE:

Na carona dos ídolos, nova geração de líberos brilha com a camisa da seleção

Melhores da posição em seus últimos torneios disputados, Rogério, de 1,66m, e Laís, seis centímetros mais alta, sonham repetir feitos de Serginho e Fabi

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

Até o fim da década de 90 a maioria dos baixinhos não tinha vez em esportes como basquete e vôlei. Se na modalidade da bola laranja a situação pouco mudou com o passar do tempo, a não ser para fenômenos como Spud Webb, Muggsy Bogues e Nate Robinson, que apesar de medirem, em média, pouco mais de 1,60m, conseguiram fazer sucesso na NBA, o esporte que mais deu títulos ao Brasil nos últimos dez anos sofreu uma transformação com o surgimento do líbero. Adotada em 1997, a mudança beneficiou principalmente o Brasil, muito por conta de craques como Serginho e Fabi. Considerados quase que, por unanimidade, os melhores do mundo, os campeões olímpicos ainda serviram como fonte de inspiração para futuras gerações, que, aos poucos, vêm repetindo seus feitos e já começam a escrever suas histórias.

Rogério durante jogo da seleção brasileira  (Foto: Arquivo pessoal) 
No alto de seus 1,66m, Rogério foi eleito o melhor do Mundial infanto, em julho, no México, e já sonha em seguir os passos do ídolo Serginho na seleção brasileira adulta (Foto: Arquivo pessoal)
 
Rogério Batista é o principal exemplo dessa evolução. Aos 18 anos, o paranaense de Maringá, de apenas 1,66m, foi eleito o melhor do mundo no Campeonato Mundial infanto, no começo de julho, no México. Menos de um mês depois, ele mal teve tempo de descansar e já se prepara para repetir o feito na competição juvenil, entre agosto e setembro, na Turquia.

A expectativa sobre ele é tão grande, que durante um período de treinos da seleção principal o jogador chegou a ser convidado por Serginho para bater uma bola com ele e o ex-capitão da seleção Giba (confira no vídeo abaixo). Incrédulo, o camisa 4 das seleções infanto e juvenil quase perdeu a fala, mas fez bonito ao lado do ídolo.

- Eu sempre fui líbero, desde quando comecei a jogar em 2009, aos 14 anos. O Serginho já era meu ídolo e uma referência para qualquer menino que sonhava em jogar nessa posição. Quando ele me chamou para defender com ele e o Giba durante um treino da seleção principal, em 2011, eu demorei a acreditar que ele realmente estava falando comigo, mas aceitei na hora. A emoção foi tanta que minhas pernas ficaram tremendo por muito tempo (risos). Ele é o cara, não tem ninguém igual. O melhor de todos os tempos. Nos falamos muito pouco, mas ele já  me deu dicas importantes e está sempre curtindo minhas fotos nas redes sociais - elogiou a promessa, que está perto de fechar com o novo time de Maringá e sonha disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

- Esse é meu objetivo, mas sei que a concorrência será muito grande. Temos ótimos líberos no país, mas vou continuar trabalhando para chegar lá com chances. Mas primeiro quero disputar a Superliga e realizar o sonho de enfrentar o Serginho. Existe a possibilidade de acertar com o novo time do Ricardinho e disputar a próxima Superliga.

Sucesso também entre as mulheres
O jogador do Amavôlei Maringá não é o único que tem brilhado com a camisa do Brasil. Seis centímetros mais alta que o amigo, com 1,72m, Laís Vasques foi escolhida a melhor líbero da Copa Pan-Americana da Guatemala e espera repetir a trajetória de Rogério durante o Mundial infanto feminino, na Tailândia.

- Não sei se vou conseguir repetir o feito do Rogério. Ele joga demais e certamente será o novo Serginho. Temos um time forte e se conquistar o título do Mundial na Tailândia já estará de bom tamanho. Se o prêmio de MVP vier melhor ainda - afirmou Laís.

Laís foi eleita melhor líbero da Copa Pan-Americana de vôlei (Foto: Arquivo pessoal) 
Aos 17 anos, Laís foi eleita a melhor líbero da Copa Pan-Americana na Guatemala (Foto: Arquivo pessoal)
 
Fã das jogadoras da seleção Fabi e Camila Brait, a líbero do Vasco teve um começo de carreira um pouco diferente do amigo. Com 1,72m, Laís deu seus primeiros passos nas categorias pré-mirim e mirim como ponteira-passadora e só resolveu mudar de posição quando percebeu que estava encolhendo ao lado das companheiras de time.

- Como eu joguei vôlei de praia, sempre fui muito habilidosa e isso sempre me ajudou a ter um passe bom. Como eu fui ficando pequena ao longo dos anos, decidi me tornar líbero no infantil. Como jogava no Tijuca, e a Fabi treinava muito lá com o time do Rio de Janeiro, ela acabou sendo uma referência muito grande para mim. Mas também gosto da Camila Brait - explicou Laís, que apesar da enorme procura pela posição de líbero não acredita que os baixinhos estejam ameaçados.

- O Rogério é a maior prova viva de que os baixinhos ainda terão vida longa no vôlei. A procura pela posição e a estatura dos líberos estão crescendo, mas os baixinhos sempre terão espaço por serem os mais habilidosos - completou a líbero de 17 anos, que também está negociando com alguns clubes para disputar a próxima Superliga.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/na-carona-dos-idolos-nova-geracao-de-liberos-brilha-com-camisa-da-selecao.html
 

Dante deixa Rio de Janeiro e acerta por um ano com Panthers, do Japão

Após título da Superliga com cariocas, ponteiro de 32 anos vai jogar em time que já foi defendido por Thiago Alves, Lipe e João Paulo Tavares

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Depois de dois anos no Rio de Janeiro e da conquista da última edição da Superliga masculina, Dante está de saída do país. O ponteiro de 32 anos acertou contrato de uma temporada com o Panthers, do Japão, equipe que já contou com Thiago Alves, Lipe Fonteles e João Paulo Tavares.

Dante Vôlei (Foto: Reprodução / Instagram) 
Ponteiro Dante vai defender o Panthers, do Japão, na próxima temporada (Foto: Reprodução / Instagram)
 
- Tive uma temporada maravilhosa no Rio de Janeiro, fomos campeões da Superliga e abraçados pelos cariocas. Foram dois anos muito bons para mim e para a minha família no Rio de Janeiro. Agora surge um novo desafio para a minha carreira, um novo clube, outro país, mas com uma expectativa muito boa. O Panthers me apresentou uma excelente proposta, é um clube bem estruturado, que há vários anos é uma potência no país, sempre disputando e conquistando títulos, e sei do carinho especial que eles têm pelos jogadores brasileiros, porque alguns amigos já jogaram lá. - afirmou Dante, que afirmou ter recusado propostas de clubes do Brasil, da Rússia e da Turquia.

Esta será a primeira passagem por um time asiático de Dante, que já atuou na Grécia, na Itália e na Rússia. Concentrado com a seleção brasileira em Saquarema para a disputa do Sul-Americano, ele só deve ser apresentado em novembro pelo time da cidade de Hirakata (próximo de Osaka).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/dante-deixa-rio-de-janeiro-e-acerta-por-um-ano-com-panthers-do-japao.html

Amigos e rivais: Zé Roberto e capitã polonesa trocam elogios em encontro

Técnico e oposta trabalharam juntos no Fenerbahçe, da Turquia, por duas temporadas e venceram o Mundial de Clubes. Na sexta, serão adversários

Por Murilo Borges e Caio Maciel Campinas, SP

A fase preliminar do Grand Prix em Campinas colocará frente a frente um brasileiro e uma polonesa que nutrem um grande respeito um pelo outro. José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira, e Katarzyna Skowronska, capitã da seleção europeia, se conhecem desde a parceria no vôlei turco, no Fenerbahçe. Apesar da distância, os dois mantêm uma amizade sólida e muita admiração.

Zé Roberto Katarzyna Skowronska treino brasil polônia (Foto: Murilo Borges) 
Amigos, Zé Roberto e Katarzyna Skowronska abrilhantam abertura do Grand Prix (Foto: Murilo Borges)
 
Brasileiro e polonesa trabalharam juntos no Fenerbahçe, entre 2010 e 2011. Logo no primeiro ano, a parceria rendeu um título mundial de clubes, no qual Skowronska foi eleita a melhor jogadora e principal pontuadora do torneio. Os ensinamentos do treinador, porém, não foram úteis apenas nas quadras.

– Foram os melhores anos da minha carreira. Ele me ensinou muita coisa, e não somente sobre vôlei, mas também como ser uma pessoa melhor. Ele é muito balanceado. Quando está bem, tem razões para ficar bem. Quando fica bravo, tem razão para ficar bravo. Ele tem tudo que os melhores treinadores do mundo precisam ter – disse a polonesa, que foi ao treino do Brasil para abraçar o ex-chefe.

Feliz em rever a ex-comandada, Zé Roberto demonstrou satisfação com os elogios e revelou que a admiração pela polonesa é tão grande que tentou contratá-la para o Campinas. O desejo de permanecer na Europa, porém, pesou para que a atleta não jogasse no vôlei brasileiro.

– Tenho um carinho muito grande por ela. Foi uma jogadora que tentei trazer esse ano para o Campinas. Não conseguimos, porque ela queria permanecer na Europa. Temos um relacionamento muito legal. Ela gosta de treinar, de aprender e quer ser uma das melhores jogadoras do mundo. Está chegando a um nível muito bom em todos os sentidos. É uma das melhores opostas do mundo – afirmou o treinador brasileiro.

Apesar dos muitos elogios trocados entre os dois, o clima de amizade ficará fora da Arena Concórdia na noite de sexta-feira. Em casa, o Brasil inicia a caminhada em busca da reconquista do Grand Prix – foi vice-campeão nas três últimas edições. O primeiro desafio será justamente contra a Polônia, às 19h, em Campinas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/07/amigos-e-rivais-ze-roberto-e-capita-polonesa-trocam-elogios-em-encontro.html

Técnico vê Lusa com psicológico abalado e pede ajuda à torcida

Guto Ferreira cobra apoio dos torcedores rubro-verdes para que a Lusa consiga deixar as últimas posições da tabela de classificação

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo

Pelo segundo jogo consecutivo, e em casa, a Portuguesa levou gol nos minutos finais e complicou ainda mais sua situação no Campeonato Brasileiro. Contra o Atlético-PR, perdeu por 3 a 2 e teve o técnico Edson Pimenta demitido. Já nesta quarta-feira, sob o comando de Guto Ferreira, deixou a vitória diante do Criciúma escapar nos acréscimos e ouviu vaias da torcida após o empate em 1 a 1 (veja no vídeo acima).

– Cheguei no vestiário e valorizei os jogadores. Estava todo mundo de cabeça baixa, porque perdemos os três pontos que estávamos muito próximos de conquistar, mas não faltou entrega e isso tem de ser valorizado – disse o novo treinador.

Guto Ferreira quer que a torcida também saiba valorizar o que tem sido feito. O treinador cobra mais apoio dentro de casa. Nesta quarta-feira, apenas 1244 pessoas acompanharam à partida e, ao final, após o gol do Criciúma, não pouparam vaias e críticas ao time. O goleiro Lauro teve de ouvir gritos de “frangueiro”.

Guto Ferreira novo técnico da Portuguesa (Foto: Sergio Gandolphi) 
Guto Ferreira, técnico da Lusa (Sergio Gandolphi)

– O torcedor tem de estar consciente e ajudar, jogar junto, para tirar a Portuguesa dessa situação. Entendo as vaias, mas o jogador precisa de tranquilidade para recuperar a confiança. Não tiro o mérito do protesto deles, mas peço um pouco de crédito, peço que joguem junto com a equipe – declarou Guto Ferreira, que acredita na recuperação da Lusa.

– O dia-a-dia vai mostrar que estamos fazendo a coisa certa. Você só chega ao topo da escada subindo degrau por degrau. Não vencemos em casa, mas pelo menos somamos um ponto e vamos recuperar os outros perdidos fora. Não dá para ficar se lamentando.

Após dez rodadas e apenas uma vitória conquistada, a Portuguesa figura dentro da zona de rebaixamento. Na próxima partida, a equipe tem pela frente o Vitória, em Salvador, para tentar recuperar os pontos desperdiçados no Canindé.

* Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/08/tecnico-ve-lusa-com-psicologico-abalado-e-pede-ajuda-torcida.html

'Eu na torcida': registre e mostre o seu carinho pelo clube do coração

Torcedores poderão enviar fotos nos estádio pelo Brasil das equipes catarinenses na Série A e B do Brasileiro que começa nesta semana

Por GLOBOESPORTE.COM Santa Catarina

Eu na torcida (Foto: Editor de Arte/RBS TV) 
Torcedor pode mandar suas fotos nos estádios pelo Eu na torcida (Foto: Editor de Arte/RBS TV)
 
O Campeonato Brasileiro da Série A e Série B está começando e a maior força que o torcedor pode passar para o clube do coração é direto das arquibancadas. Para empurrar a sua equipe dentro de campo, que tal mostrar para todo mundo o amor pelo seu time? No  GLOBOESPORTE.COM/SC e no Globo Esporte de Santa Catarina o torcedor tem vez. Vá para o campo, e registre os melhores momentos da sua torcida com os amigos e mostre o seu amor pelo clube.

Para ver as suas fotos no 'Eu na torcida', basta acessar a galeria.

Para enviar a sua alegria ao acompanhar o clube do coração é simples. Basta clicar aqui e mandar sua foto vibrando pelo seu time em qualquer estádio do Brasil. Vale lembrar que só serão aceitas fotos das partidas da Série A e também da Série B do Brasileiro e das equipe catarinenses participantes. As melhores fotos serão exibidas no GLOBOESPORTE.COM e também na tela da RBS TV.

Para ficar pode dentro do regulamento é só clicar aqui.

 

Para técnico do Criciúma, ponto sobre Portuguesa significa ‘justiça’

Vadão acredita que equipe catarinense poderia ter saído do Canindé com a vitória, mas se contenta: ‘Seria injusto se tivéssemos perdido mais um jogo’

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Há o sentimento de alívio porque foi no quinto jogo fora que o Criciúma somou o primeiro ponto como visitante. Porém, o técnico Vadão prefere usar o termo ‘justiça’. Segundo o treinador do Tigre, a produção de seus comandados no Canindé foi mais que suficiente para que a equipe catarinense não saísse do confronto da 10ª rodada de mãos abanando (veja os gols do 1 a 1 no vídeo).

- Foi um ponto muito importante, mas seria injusto se tivéssemos perdido mais um jogo. Tirando os primeiros minutos, mandamos no jogo. Tivemos uma marcação muito boa, boa posse de bola, mais presença na área adversária e oportunidades. Sofremos o gol, tivemos duas oportunidades claras para ter virado. No final empatamos porque insistimos. Valeu pelo esforço, mas também pela justiça. Jogamos o suficiente para ganhar, perder seria um castigo muito grande – avaliou o técnico do Carvoeiro, em entrevista coletiva após a partida.

O treinador tem o empate diante da Lusa como um alento para que a equipe possa somar mais pontos em jogos fora de casa. O Criciúma precisava ao menos de um para fazer jus a performance no confronto anterior, o 3 a 2 em favor do Vasco. Para Vadão, o gol de Elton, já nos acréscimos traz tranquilidade ao grupo de jogadores.


- Acredito que equipe rendeu, foi bem, se impôs e não se acanhou. Era isso que mais cobrávamos nos jogos anteriores (fora de casa). Óbvio que estamos satisfeitos com o empate pela maneira que aconteceu, no último minuto. Mas, pelas chances, poderíamos ter tido três pontos.  Tivemos várias oportunidades de gol e acabamos fazendo no finalzinho. O empate acabou sendo bom pela circunstância, pelo que a gente apresentou nos dois últimos jogos. Contra o Vasco fomos traídos, e hoje (diante da Portuguesa) quase novamente a gente acaba tropeçando. Esse gol no final acabou dando mais tranquilidade.

O Criciúma desembarca na capital do carvão no final da tarde desta quinta-feira. O Tigre tem dois para se preparar ao confronto da 11ª rodada. O clube catarinense recebe o Corinthians, às 16h de domingo, no Heriberto Hülse.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/07/para-tecnico-do-criciuma-ponto-sobre-portuguesa-significa-justica.html

Criciúma arranca empate no fim e aumenta crise da Portuguesa

Elton marca aos 47 do segundo tempo e mantém Tigre fora da zona da degola; Lusa estreia técnico Guto Ferreira, mas segue sem vencer

A CRÔNICA 
 
por Maria Clara Ciasca

A Portuguesa já comemorava a vitória na estreia do técnico Guto Ferreira quando, aos 47 minutos do segundo tempo, o Criciúma marcou o gol de empate e acabou com a festa no Canindé. Bruno Henrique havia aberto o placar para os donos da casa, mas Elton, aproveitando falha do goleiro Lauro, salvou os catarinenses da derrota no último lance. O resultado de 1 a 1 mantém o Tigre fora da zona do rebaixamento e aumenta a crise da Lusa.

Com oito pontos, a Portuguesa chegou a cinco partidas sem vitória, afundada na zona da degola. Na próxima rodada, o time rubro-verde tentará a recuperação no Barradão, onde enfrenta o Vitória, no domingo. O Criciúma, por sua vez, conquistou seu primeiro ponto como visitante, chegando a 11. No domingo, os catarinenses recebem o Corinthians no Heriberto Hülse.

Bruno Henrique e Sueliton jogo Portuguesa e Criciúma (Foto: Léo Pinheiro / Futura Press) 
Portuguesa e Criciúma fizeram jogo de poucas chances de gol (Foto: Léo Pinheiro / Futura Press)
 
Equilíbrio e poucas chances no primeiro tempo
Disposta a mostrar serviço ao novo comandante, a Portuguesa tratou de tomar as ações do jogo nos primeiros minutos. A equipe de Guto Ferreira abusava de jogadas pelas laterais: na esquerda, com Rogério, mas, principalmente, na direita, com Luis Ricardo, que voltava ao time rubro-verde após duas partidas afastado para tratar de uma possível transferência - que acabou frustrada. Cañete, sobrecarregado devido à ausência do suspenso Souza, não mostrava criatividade e, nas poucas vezes que tentou, acabou errando.

Depois de levar alguns sustos pelo alto, o Criciúma acertou a marcação com três volantes e finalmente entrou no jogo, a partir dos 20 minutos. E usando da mesma arma da Lusa: as jogadas pelas laterais. Rogério era presa fácil para Sueliton, enquanto Marlos levava perigo nos chutes à distância. Por duas vezes, Lauro precisou dar um tapa para escanteio. No intervalo, o goleiro rubro-verde se disse atrapalhado pelos refletores do Canindé.

Conforme o tempo ia passando e o gol não saía, a partida foi ficando mais violenta. Após falta dura cometida por Leandro Brasília, a Portuguesa teve sua melhor chance na cobrança de Correa. Valdomiro desviou de cabeça, e o goleiro Helton Leite só ficou torcendo, enquanto a bola saía tirando tinta da trave. O Criciúma, por sua vez, teve ótima oportunidade de marcar após trapalhada de Lauro, mas tanto Wellington Paulista quanto Cassiano não conseguiram completar para a rede.

Lusa marca e sofre castigo no fim
À exceção de um chute de Luis Ricardo, logo no reinício da partida, o segundo tempo começou dando sono nos espectadores. Para se ter uma ideia, a torcida da Lusa (o público pagante foi de 1.244 pessoas) só foi se agitar aos 19 minutos, quando Guto Ferreira chamou Moisés, que entrou na partida substituindo Correa. Antes disso, o técnico já havia sacado o inoperante Cañete e promovido a entrada de Jean Mota. Vadão também tentou mudar e colocou Lins e Gilson nos lugares de Cassiano e Leandro Brasília, respectivamente.

E foi a Portuguesa quem se deu melhor logo após as alterações. Depois de boa troca de passes entre Moisés e Luis Ricardo, o lateral tocou para a entrada da área, de onde Bruno Henrique soltou a bomba. A bola ainda tocou na trave antes de morrer no fundo da rede, aos 23 minutos.
Para buscar o empate, o Criciúma apostou em Daniel Carvalho, que, mesmo ainda fora de forma, até conseguiu levar perigo nos primeiros minutos em que esteve em campo. O time catarinense lutou até o fim e acabou premiado. Aos 47, após cruzamento de muito longe para a grande área, Lauro saiu mal do gol, bateu cabeça com Moisés Moura e viu Elton se antecipar para marcar o gol de empate. Festa do Criciúma, revolta da torcida da Lusa, inconformada com mais um vacilo em casa.

 
FONTE:

Cristóvão confirma contato do Flu, mas ficou por 'orgulho' pelo Bahia

 Observação do Blog:
"Mais uma vez os dirigentes do tricolor carioca, demonstraram a falta de ética, ao manter contacto com um profissional empregado"

Treinador afirma que permaneceu no Tricolor baiano por conta das dificuldades que o time superou: 'É mais importante que qualquer coisa'

Por SporTV.com Salvador, BA

Na última segunda-feira, a diretoria do Fluminense resolveu demitir o técnico Abel Braga do comando da equipe. Antes de anunciar Vanderlei Luxemburgo como substituto, a cúpula do time tricolor sondou o treinador Cristóvão Borges, que está à frente do Bahia. Cristóvão, porém, recusou.

- Fui procurado. Cheguei a conversar com o Rodrigo Caetano. Não fui porque o trabalho que eu estou fazendo aqui tem sido muito importante. Porque estou tendo a oportunidade de colocar em prática alguns métodos de trabalho e isso, para mim, é mais importante do que qualquer coisa. Sinto muito orgulho e minha maior motivação é pelos jogadores. Depois de todas as dificuldades que eles viveram, isso é muito mais importante do que qualquer coisa – revelou Cristóvão Borges, em entrevista ao “Arena SporTV”.


cristovao borges, tecnico do bahia (Foto: Thiago Pereira)Cristóvão Borges, técnico do Bahia, recebeu sondagem do Fluminense (Foto: Thiago Pereira)
 
A princípio a escolha do treinador parece ter sido acertada. O Bahia é o vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos em 11 jogos. Na última quarta-feira, o Tricolor venceu o Flamengo por 3 a 0. Mas o técnico não se dá por satisfeito e quer que a equipe continue sua evolução.

- Tem muito mais a evoluir, tem muito mais a mostrar. Quando cheguei, era um cube triste, com a autoestima baixa. A torcida, que era apaixonada, sem acreditar mais. A gente conseguiu resgatar essas cousas. Hoje é uma equipe confiante, com personalidade. Procuramos trabalhar para que eles entendessem e acreditassem que esse é o nível deles.


Agora o Bahia terá uma semana de folga para treinar, uma vez que já jogou pela 11ª rodada. Em jogo adiantado para o dia 10 de julho, para que o São Paulo pudesse excursionar pela Europa, o Bahia venceu por 2 a 1 no Morumbi. O próximo compromisso será no dia 7 de agosto, contra o Atlético-PR, em Curitiba.


FONTE:

http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2013/08/cristovao-confirma-contato-do-flu-e-diz-que-ficou-por-conta-do-trabalho.html

Éverton Ribeiro lamenta gols perdidos contra o Fluminense: ‘quem não faz...’

Meia minimizou o placar final e pediu a mesma pegada para a próxima partida

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Para o meia Éverton Ribeiro, o maior pecado do Cruzeiro na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, nesta quarta-feira, no Maracanã (veja o vídeo ao lado), foi ter desperdiçado boas chances de gol. Ao fim da partida, ele apontou a Raposa como melhor em campo, minimizou o placar final, e pediu a mesma pegada para a equipe se recuperar no próximo jogo.

- Futebol é isso. Quem não faz, às vezes acaba levando. Mas fomos bem. Independente do resultado, temos que ter consciência de que temos que manter essa pegada.

A Raposa teve, pelo menos, quatro chances claras de gol. Duas com Vinícius Araújo, no primeiro tempo, uma com Ricardo Goulart e outra com o próprio Ribeiro, em chute de fora da área, que o goleiro Diego Cavalieri defendeu bem. Éverton Ribeiro considerou o resultado justo, já que foi o Cruzeiro quem não soube aproveitar as chances que teve.

- A gente fez um bom jogo, jogando de igual pra igual, fora de casa. Mas, fora de casa, tem que fazer os gols. Tivemos chances, o Cavalieri foi feliz. É manter esse ritmo, que foi bom. E agora, em casa, temos que ganhar.

O Cruzeiro volta a campo no sábado, às 18h30m (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo será um duelo entre equipes da ponta da tabela, e, para Éverton Ribeiro, a Raposa precisa mostrar força como mandante.

- Tem que ser. Estamos cem por cento no Mineirão. Temos que manter essa estatística para nos manter entre os quatro. (O Coritiba) é uma equipe que está bem também. Vai ser um grande jogo. Vamos tentar a vitória.

Veja os vídeos do Cruzeiro

FOBTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/07/everton-ribeiro-lamenta-gols-perdidos-contra-o-fluminense-quem-nao-faz.html

Cruzeiro afasta quatro jogadores: Thiago Carvalho, Nirley, Leandrinho e Uelliton

Eles estão fora dos planos do técnico Marcelo Oliveira para a temporada 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Egídio, Nirley e Uélliton fazem exames em BH (Foto: Gabriel Medeiros / Globoesporte.com) 
Egídio, Nirley e Uélliton(Gabriel Medeiros / GE.com)
 
Quatro jogadores estão fora dos planos do técnico Marcelo Oliveira. O Cruzeiro confirmou, nesta quinta-feira, que os zagueiros Thiago Carvalho e Nirley, o lateral-direito Leandrinho, e o volante Uelliton foram afastados do grupo principal. Os quatro vão treinar à parte, enquanto o clube decide o futuro deles, que devem ser colocados em outros clubes.

Entre os afastados, Thiago Carvalho é o jogador com mais atuações pelo Cruzeiro. Ele chegou ao clube no começo do último ano, após boa campanha na série B, pelo Boa Esporte. Thiago começou 2012 como reserva, mas terminou o ano no time titular, tendo, inclusive, parte dos direitos comprados pela Raposa no início desta temporada. Em 2013, Thiago Carvalho perdeu espaço com as contratações para o setor, e só fez um jogo, pelo Campeonato Mineiro. Em junho, ele quase foi emprestado à Ponte Preta, mas o negócio não deu certo por conta dos exames médicos.
Os outros três jogadores foram contratados nesta temporada. Nirley chegou por empréstimo, do Criciúma, e fez três jogos pela Raposa. Mesmo número de participações do volante Uelliton, que rescindiu com o Vitória e assinou com o clube mineiro. Uelliton sofreu com lesões e dificuldades para entrar em forma. Leandrinho, contratado junto ao CSA, de Alagoas, após atuar bem contra o time celeste, pela Copa do Brasil, chegou no meio desta temporada, e entrou no segundo tempo do jogo contra o São Paulo, no Morumbi.

Léo Bonatini
O atacante Léo Bonatini, que treinava com o grupo principal desde que voltou do empréstimo junto ao Juventus, da Itália, será reintegrado à equipe de juniores. Recentemente, ele renovou contrato com a Raposa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/08/cruzeiro-afasta-quatro-jogadores-thiago-carvalho-nirley-leandrinho-e-uelliton.html

Marcelo reconhece que mudanças não surtiram efeito desejado

Treinador do Cruzeiro entende que time merecia melhor sorte no primeiro tempo da derrota para o Flu

Por Marco Antonio Astoni Rio de Janeiro

Mesmo jogando bem, o Cruzeiro foi derrotado pelo Fluminense, por 1 a 0 (assista no vídeo aos melhores momentos), quarta-feira, no Maracanã. A derrota fez com que o time mineiro perdesse a liderança do Brasileirão e caísse para o terceiro lugar. Durante o segundo tempo, o técnico Marcelo Oliveira fez duas mudanças no time, tirando Luan e Vinícius Araújo e colocando Willian e Lucca. O próprio Marcelo acredita que as mudanças surtiram pouco efeito prático, mas o treinador valoriza o adversário, muito experiente e técnico, segundo ele.

- Quando se troca jogadores, é por convicção. Esta convicção é construída durante a semana, nos treinamentos, e achei que não só no domingo quanto hoje não surtiu o efeito necessário. Tem que se ressaltar a qualidade do adversário, um time extremamente técnico, que prende bem a bola. Nós tínhamos é que fazer o gol na frente. Tivemos algumas oportunidades, se tivéssemos feito, teríamos um espaço maior para jogar. Méritos para o Fluminense. Não vamos nos abater, pelo contrário, vamos fortes, contando com o torcedor no sábado, para retomar nosso caminho.
Marcelo Oliveira também lamenta a derrota e entende que o Cruzeiro merecia melhor sorte no primeiro tempo, quando criou boas oportunidades, mas não conseguiu concluir a gol.

Deco Fluminense e Cruzeiro (Foto: Nelson Perez / Photocamera) 
A derrota para o Flu tirou a Raposa da liderança do Brasileiro (Foto: Nelson Perez / Photocamera)
 
- Jogar no Maracanã contra o Fluminense, apesar do momento em que eles vivem, é muito difícil. Há muito pouco tempo foram campeões brasileiros, com jogadores experientes e muito técnicos. O Cruzeiro, até os 35 minutos do primeiro tempo, foi soberano, marcou muito, não deixou o Fluminense jogar e teve oportunidades. Entendo que no futebol atual você não tem cinco ou seis oportunidades por jogo, é difícil, é muita marcação e um jogo muito físico. Quando você tem a oportunidade, você tem de ser decisivo e botar a bola pra dentro. Era isso que queríamos, mas infelizmente perdemos chances e numa das poucas jogadas que o Fluminense chegou fez o gol.
O Cruzeiro volta a campo no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), quando pega o Coritiba, no Mineirão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/08/marcelo-reconhece-que-mudancas-nao-surtiram-efeito-desejado.html

Fred marca, Flu espanta crise na estreia de Luxa e vence Cruzeiro

Atacante se redime de pênalti perdido no primeiro tempo e tira o Tricolor do Z-4. Raposa perde chances, acerta a trave e cai para terceiro lugar

A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

A noite de quarta-feira marcou a estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando do Fluminense. Os holofotes até estavam voltados para o treinador à beira do gramado, mas foi Fred, velho conhecido dos torcedores tricolores e do Cruzeiro, o protagonista do duelo entre os times. O camisa 9 poderia deixar o campo como vilão, ao perder pênalti e o rebote no primeiro tempo. Porém, foi decisivo na parte final da partida, fazendo 1 a 0 de cabeça, quando enfim toda a torcida já havia superado a desorganização e as longas filas e conseguido entrar no Maracanã. 
O Fluminense, que foi mal no primeiro tempo e melhorou após o intervalo, encerrou uma sequência de cinco derrotas e saiu da zona de rebaixamento do Brasileiro. Soma agora 12 pontos e tem duas partidas fora de casa pela frente: Ponte Preta no próximo domingo, às 16h, em Campinas, e o Vitória, na quarta-feira, em Salvador.

- O que nós passamos, eles (torcedores) também passam. Futebol é essa paixão. Só que nós sofremos mais, porque temos a semana inteira para trabalhar, jogamos quarta e domingo. A pressão vai aumentando, a gente fez de tudo para evitar a sequência de derrotas. Mas o campeonato ainda tem tudo para acontecer - disse Fred, que tem cinco gols em seis jogos sobre seu ex-clube e comemorou pela primeira vez.

O Cruzeiro, que vinha de três vitórias seguidas, perdeu não só a partida como a primeira colocação. Foi ultrapassado por Coritiba e Bahia, que venceram Ponte Preta e Flamengo, e ainda pode cair mais. Nesta quinta-feira, Botafogo e Vitória se enfrentam e ambos podem superá-lo. O time, com 18 pontos, poderia ter tido melhor sorte se caprichasse mais nas finalizações na primeira etapa, quando foi superior e acertou a trave, em chute de Vinícius Araújo.

- Fizemos um bom jogo, jogamos de igual para igual contra o Fluminense fora de casa, mas temos que fazer os gols. Agora é manter o ritmo, e jogando em casa temos que ganhar - disse Éverton Ribeiro, referindo-se ao confronto do próximo sábado diante do Coritiba, no Mineirão.

O Maracanã recebeu 13.882 pagantes (18.042 presentes), com uma renda de R$ 397.505.

Fred comemora gol Fluminense e Cruzeiro (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.) 
Fred marca e comemora pela primeira vez diante do ex-clube (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)
 
Fábio faz milagre no primeiro tempo
Quando a bola rolou, não demorou para que o Cruzeiro se impusesse e controlasse o jogo, diante de um adversário sem confiança. O meia Deco, errando passes fáceis no meio-campo, foi o retrato do Tricolor no primeiro tempo. Bem organizada, a Raposa explorou bem os avanços de Luan, pela esquerda, e principalmente as investidas de Mayke, pela direita, envolvendo o adversário. Vinícius Araújo, centralizado, levou a melhor em várias oportunidades diante da zaga carioca, mas parou, aos 17 minutos, em Cavalieri. Depois, aos 28, acertou a trave.

Somente no fim da etapa, quando Felipe substituiu Deco, machucado, o Flu esboçou uma melhora. Sobis assustou em chute próximo à trave aos 42. Dois minutos depois, Wagner sofreu pênalti duvidoso de Mayke. Fred, que havia convertido as últimas 11 cobranças, perdeu. Duas vezes. Chutou no canto esquerdo de Fábio, que espalmou. No rebote, o atacante bateu de esquerda, e o goleiro, quase em cima da linha, salvou a Raposa de forma espetacular.

Fred se redime e decide
No segundo tempo, o panorama se alterou. O Cruzeiro diminuiu o ritmo e deu mais espaço ao Fluminense. Com Felipe acertando bons passes, o jogo tricolor fluiu, e Rafael Sobis passou a receber mais bolas, assustando Fábio em chute fora da área logo no início. Atrás, a Raposa apostou na bola alta, mas a defesa tricolor, insegura nas últimas rodadas, respondeu bem. Em um rebote, Éverton Ribeiro tabelou com Egídio e obrigou Cavalieri a linda defesa.
Precisando vencer, Luxemburgo lançou dois jovens no Flu: o lateral-direito Igor Julião e o atacante Kennedy. A equipe passou a atacar mais e chegou ao seu gol. Carlinhos levantou na altura da segunda trave, Kennedy tentou de voleio, e a bola sobrou quicando na frente de Fred. O atacante cabeceou no alto, estufou a rede e, desta vez, comemorou muito o gol contra o ex-time. Alívio em campo e nas arquibancadas, com a torcida saudando os jogadores ao fim da partida aos gritos de "o campeão voltou".

Luxemburgo jogo Fluminense e Cruzeiro (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo) 
Vanderlei Luxemburgo em sua estreia pelo Fluminense (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
 

Carpegiani deixa derrota em segundo plano e elogia postura da Ponte Preta

Técnico valoriza jogaço contra o Coritiba: 'Não posso reclamar que foi injusto'. Foi a primeira derrota do treinador pela Macaca no Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba, PR

A primeira derrota de Paulo César Carpegiani à frente da Ponte Preta no Campeonato Brasileiro foi amenizada pelas imprevisibilidade da partida. Após o revés por 5 a 3 para o Coritiba, na noite de quarta-feira, fora de casa, o técnico deixou o resultado em segundo plano e preferiu valorizar o jogaço no Couto Pereira, com elogios à postura da Macaca diante do líder da competição.
- Foi um jogo aberto, bem jogado, com viradas de jogo. Um jogo diferente. Não posso reclamar que foi injusto. Lamentamos algumas desatenções nas bolas paradas, o azar no gol contra, mas vi uma Ponte organizada, rápida. Tivemos uma atuação muito boa no geral, mas infelizmente não conseguimos segurar a vitória. Perdemos para uma grande equipe, que é líder – afirmou o comandante alvinegro.

Tivemos uma atuação muito boa no geral, mas infelizmente não conseguimos segurar a vitória. Perdemos para uma grande equipe, que é líder"
 
Carpegiani, técnicod a Ponte
 
A partida teve três viradas. A Ponte abriu o placar com William, logo aos três minutos. Lincoln empatou aos 23 minutos, e Robinho fez 2 a 1 para o Coxa logo na sequência. Na volta do segundo tempo, a Macaca começou com tudo e fez dois gols em quatro minutos: Baraka deixou tudo igual novamente, e William recolocou os campineiros na frente. Alex, de falta, Lincoln e depois Robinho definiram a vitória do Coxa.

Apesar de evitar encontrar desculpas para a derrota, Carpegiani reclamou da falta que originou o terceiro gol do Coxa, marcado por Alex. Para o técnico da Ponte, a arbitragem inverteu a infração. No lance, Ramírez e Victor Ferraz disputaram uma sobra na entrada da área. A Macaca saia no contra-ataque, mas a arbitragem parou a jogada e deu falta para o Coxa.
- É o único senão do jogo, sem tirar nenhum mérito do Coritiba. Não é legal ficar salientando isso num jogo que teve o grau de qualidade como esse, mas ali foi uma falta invertida. E, ali, para o Alex, é como colocar na mão – completou.

Com o resultado, a Ponte estacionou nos 10 pontos e ficou à beira da zona de rebaixamento. O próximo desafio está marcado para domingo, às 16h, no Majestoso, contra o Fluminense. Para o duelo, Carpegiani não poderá contar com o volante Fernando Bob, o meia Ramírez e o atacante Rildo. O primeiro está fora por força de contrato, já que pertence ao Tricolor, enquanto os outros dois cumprem suspensão por três cartões amarelos.

Paulo César Carpegiani técnico Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi / EPTV) 
Paulo César Carpegiani elogiou a postura da Ponte contra o Coritiba (Foto: Carlos Velardi / EPTV)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/ponte-preta/noticia/2013/08/carpegiani-deixa-derrota-em-segundo-plano-e-elogia-postura-da-ponte-preta.html

Marquinhos destaca poder de reação e elogia a pressão da torcida do Coxa

Com duas viradas no placar, Coritiba conseguiu reverter o resultado, sem se abater emocionalmente e nem fisicamente

Por Gabriel Hamilko Curitiba

O Coritiba mostrou que pode se reerguer dentro de uma partida e superar situações adversas. Esse foi o resumo da vitória de 5 a 3 sobre a Ponte Preta, que chegou a ficar a frente no placar por duas vezes. Aliviado e satisfeito com o placar, o técnico Marquinhos Santos exaltou a reação e comportamento mental dos jogadores.

Para o comandante alviverde, uma das forças vitais para o bom resultado foi a reação da torcida, que explodiu a favor após o gol de empate do Alex. Dois minutos depois, Lincoln conseguiu a virada definitiva ao marcar o quarto.

- Uma grande partida. O Coritiba fez um grande jogo, jogando para frente. Os responsáveis pela virada foram a força do elenco e a torcida, que se fez presente e nos apoiou de forma única.
O treinador alviverde contou que intenção desde o início era se lançar ao ataque. Por consequência, o Coxa deu mais espaço para a Macaca avançar. Só que dos três gols tomados, dois foram por falha de atenção da defesa e oportunismo do ataque adversário.
Os responsáveis pela virada foram a força do elenco e a torcida"
Marquinhos Santos
 
- A equipe entrou com uma proposta de atacar. Isso proporciona ao adversário espaço. Mas fomos surpreendidos com um gol rápido, que vamos corrigir. Adiantamos o setor, o time ficou mais compacto. No segundo tempo, voltamos desatento, que poderia ter causado um desequilíbrio, mas o time continuou jogando.

Para Marquinhos Santos, o Verdão está pronto e maduro para disputar de igual para igual com os outros rivais nacionais. Ao destacar o grupo, ele fez questão de ressaltar o trabalho físico, que permitiu a correria durante o segundo tempo, sem deixar o ritmo cair.

- Passado dez rodadas e três jogos buscando resultados adversos, acho que está. No Paranaense aconteceu situações semelhantes. Agora a equipe está madura e demonstrou a força do grupo. Esse correr atrás significa fisicamente, com um trabalho do departamento físico impressionante. O Coritiba está a cada rodada se tornando mais forte.

Quando foi questionado se estava aliviado e curtindo o sofrido resultado positivo, Marquinhos disse que o pensamento já é em como enfrentar o Cruzeiro. Assim que acabou o jogo, ele ainda tentou correr para pegar o final da partida da Raposa, para analisar alguns minutos.
-- Já estamos pensando no próximo jogo. Esse já acabou.

O próximo confronto do Coritiba será no sábado, às 18h30m (de Brasília), no Mineirão.

Marquinhos Santos Coritiba (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba) 
Marquinhos Santos comemora vitória, mas já pensa na Raposa (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2013/08/marquinhos-destaca-poder-de-reacao-e-elogia-pressao-da-torcida-do-coxa.html