sábado, 27 de julho de 2013

Bastante rodado, Alecsandro vira referência em time de jovens

Atacante orienta misto do Atlético-MG que enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte

Richarlyson; Alecsandro; Atlético-MG; treino; Mineirão (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG) 
Richarlyson e Alecsandro jogam contra o Cruzeiro (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
 
O atacante Alecsandro será a referência do Atlético-MG, diante do Cruzeiro, neste domingo, 16h (de Brasília), no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Não somente pela posição, já que é o centroavante, mas pela experiência, uma vez que será o jogador mais rodado em campo pelo lado atleticano.

O time do Galo será misto, com a presença de apenas dois titulares: Marcos Rocha e Richarlyson. Mas é em Alecsandro a aposta em comandar os mais jovens da equipe alvinegra.
- Há alguns jogadores que ajudam nesse sentido. Domingo, vão ter vários atletas das divisões de base. Tenho a oportunidade de passar essa experiência. E o mais importante é que são jogadores atenciosos e que escutam.

Para o atacante, o título do Galo não pressionará o Cruzeiro no clássico, e o respeito será mútuo.
- A cobrança acontece dos dois lados. O Cruzeiro está na frente e busca a liderança. Vai nos respeitar, e nós vamos respeitá-los. Vai ser um grande clássico.

O provável Galo será formado por Giovanni; Michel, Rafael Marques, Gilberto Silva e Junior Cesar; Rosinei, Lucas Cândido, Richarlyson e Marcos Rocha; Luan e Alecsandro.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/bastante-rodado-alecsandro-vira-referencia-em-time-de-jovens.html

Mano planeja Fla menos viajante no returno: ‘Rio é a cidade do Flamengo’

Depois dos jogos contra Bota e Flu, Fla vai mandar todas as demais partidas do primeiro turno em Brasília: 'Queremos jogar mais no Maracanã', diz

Por Richard Souza Rio de Janeiro

O torcedor do Flamengo conta os minutos para voltar a ver o time no Maracanã. É ansiedade de criança, como se fosse desembrulhar um presente. Os rubro-negros, o time e o palco não se juntam desde 5 de setembro de 2010. Naquele dia, num empate sem gols com o Santos, diante de pouco mais de 40 mil pessoas, eles se despediram. O reencontro, num Maraca novinho e moderno, será neste domingo, contra o Botafogo, pela nona rodada do Brasileirão, às 18h30m (de Brasília). Há quem diga que não é o mesmo estádio. Mas, vá lá, a saudade é maior do que qualquer comparação.

Aos que forem, um conselho: aproveitem. Até o fim do primeiro turno, o Rubro-Negro só jogará por ali mais uma vez. Depois do clássico com o Botafogo, a equipe de Mano Menezes estará no palco novamente em 11 de agosto, pela 13ª rodada, contra o Fluminense. O mando de campo é tricolor. A partir daí, só jogos em Brasília, no Mané Garrincha: contra Atlético-MG, Portuguesa, São Paulo, Grêmio e Vitória.

Mano Menezes no treino Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo) 
Mano Menezes espera por rotina maio no Rio no segundo turno (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
Mano entende a necessidade que o clube tem de fazer receita com partidas na capital federal e respeita o acordo firmado, mas espera que no segundo turno a frequência de jogos no Rio seja bem maior.

- Nós vamos cumprir o que acordamos como clube. O Flamengo tratou e assinou o compromisso para fazer jogos em Brasília, precisa cumprir e vai cumprir. Para o segundo turno é outra situação. Logicamente, dependendo da condução de como for, de fazer algo positivo no Maracanã, queremos jogar mais no Maracanã. O Rio de Janeiro é a cidade do Flamengo – disse.
Enquanto isso, o técnico e o departamento de futebol investem na logística para tentar minimizar o desgaste com viagens. Na próxima quarta, o Flamengo visita o Bahia, em Salvador. De lá, parte para Brasília, local do jogo contra o Atlético-MG no dia 4 de agosto. Como na outra quarta vai enfrentar a Portuguesa na capital federal, a delegação nem voltará ao Rio.

- A gente vai minimizando esse desgaste com um número menor de deslocamentos. Se torna mais natural a permanência e trata-se de fazer uma estrutura que dê sustentação para se permanecer em Brasília.

É o retorno do Flamengo ao Maracanã depois da reconstrução. Estamos trabalhando muito duro para fazer um grande clássico."
Mano Menezes
 
Neste domingo, Mano comandará o Flamengo no Maracanã pela primeira vez. Não chega a estar emocionado, mas considera um momento importante da carreira.

- É um dos maiores palcos do futebol do mundo, em função disso foram jogados grandes clássicos entre seleções, clubes brasileiros, clubes do mundo todo. E a gente vai vivenciar essa experiência agora comandando um clube do Rio pela primeira vez. É o retorno do Flamengo ao Maracanã depois da reconstrução. Estamos trabalhando muito duro para fazer um grande clássico, cuidando para que a nossa parte seja bem feita. Me causa uma satisfação fazer parte disso. A gente sabe exatamente a responsabilidade que é jogar jogos assim. Estamos trabalhando porque sabemos da expectativa que se cria num retorno como esse. Espero que o Flamengo esteja preparado para fazer um grande jogo.

Mano não acredita que seus jogadores, mesmo os mais jovens, sintam o peso do reencontro com o estádio, mas prevê a cobrança do torcedor por empenho.

- Ao longo da história, mesmo com grandes ídolos, o torcedor do Flamengo sempre exigiu uma coisa. Sabemos o que é. É disposição, determinação, a raça, como o torcedor gosta de ver. A gente não pode abrir mão disso. É o que vai construir novos ídolos. Esses meninos que têm essa chance têm o entendimento disso. Temos de ter organização tática, capacidade técnica. Sem outros atributos, não vamos conquistar o torcedor como queremos.

O Flamengo é o 15º na tabela do nacional, com nove pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/07/mano-planeja-fla-menos-viajante-no-returno-rio-e-cidade-do-flamengo.html

Só do telhado: Mano fecha treino, e pedreiros param obra para assistir

Técnico trabalha grupo do Fla sem a presença da imprensa e time só será divulgado pouco antes do clássico com o Botafogo, neste domingo

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Mano Menezes e Marcelo Moreno treino Flamengo (Foto: Richard Souza) 
Mano Menezes conversa com Marcelo Moreno durante o treino de sábado (Foto: Richard Souza)
 
Véspera de clássico, portões do Ninho do Urubu fechados. No último treino antes da partida contra o Botafogo, Mano Menezes trabalhou com os jogadores sem a presença da imprensa na manhã deste sábado. A entrada dos jornalistas só foi permitida ao meio-dia, uma hora depois do início da atividade. Só foi possível ver a parte final do rachão, mas dois pedreiros que trabalham na construção de uma casa em um condomínio ao lado do CT puderam ver tudo. De cima de um telhado, deram um tempo na obra, cruzaram os braços e acompanharam o trabalho.

O Flamengo que vai a campo neste domingo, às 18h30m, no Maracanã, não deve ter surpresas. A única dúvida do treinador gira em torno de Gabriel. Depois de ficar fora contra ASA-AL e Inter, o camisa 10 está recuperado de uma lesão na coxa direita, treinou normalmente e a tendência é que inicie o clássico. Nesta sexta, Mano cogitou deixá-lo no banco, pois o meia-atacante sentiu o ritmo intenso dos treinos.

A provável formação do Rubro-Negro: Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Diego Silva, Elias, Gabriel, Carlos Eduardo e Paulinho; Marcelo Moreno. Depois do treino deste sábado, os jogadores partiram para a concentração em um hotel da Zona Oeste do Rio.
O Flamengo está em 15º na tabela, com nove pontos. O Botafogo tem 16 e é o vice-líder.

torcedores no telhado treino Flamengo (Foto: Richard Souza) 
 Pedreiros assistiram a todo o treino secreto do Flamengo neste sábado (Foto: Richard Souza)
 
FONTE:

Peripécia de Mané e atenção tática: memórias de Oswaldo no Maracanã

Técnico do Botafogo tem recordações de confrontos com o Flamengo no estádio, onde volta a comandar um jogo depois de quase sete anos

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira e Seedorf treino Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo) 
Oswaldo de Oliveira comanda treino com Seedorf (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
Neste domingo, às 18h30m (de Brasília), contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo vai voltar ao Maracanã, e com ele o técnico Oswaldo de Oliveira, um apaixonado pelo estádio, onde aprendeu a gostar de futebol e que foi inaugurado no ano em que nasceu - 1950. Lá, viveu grandes momentos já como um observador precoce de técnicas e táticas do esporte, com o pai Oswaldo, vascaíno.

Clássicos estão vivos em sua memória. Com uma falha ou outra de informação que o tempo se encarrega de dificultar a lembrança. Mesmo assim, os sinais estão lá. Confrontos entre Botafogo e Flamengo fazem parte desse imaginário, mesmo quando não esteve presente.

- No 6 a 0 de 1972 (a favor do Botafogo), eu ouvi pelo rádio. No de 1981 (a favor do Flamengo), estava voltando do Catar - comentou Oswaldo.

Se não estava presente em jogos emblemáticos como as duas goleadas, Oswaldo tem boas recordações de outros confrontos. Em um deles, ficou surpreso com as peripécias de Mané Garrincha, mesmo com o empate em 0 a 0 no confronto pelo Campeonato Carioca de 1963.

O Paulo César (Caju) fazia um falso ponta naquela época e o Botafogo estava ganhando o meio-campo. Essa mudança equilibrou o jogo. Já acompanhava bem essas situações"
Oswaldo de Oliveira
 
- Lembro que nesse jogo o goleiro do Flamengo (Marcial) armava a barreira nas cobranças de falta do Garrincha e conseguia vê-lo indo para a bola. Na hora da cobrança, ele corria e se escondia da visão do goleiro atrás da barreira e mudava o tempo da jogada no meio. Esse era o Mané - disse Oswaldo.

Na Taça Guanabara de 1968, o treinador também estava presente no Maracanã em um jogo que o marcou taticamente. Na época, no empate em 0 a 0, ele percebeu a mudança feita por Válter Miraglia no Flamengo para aumentar o número de jogadores no meio, trocando Cardosinho por Carlinhos.

- O Paulo César (Caju) fazia um falso ponta naquela época e o Botafogo estava ganhando o meio-campo. Essa mudança equilibrou o jogo. Já acompanhava bem essas situações - comentou Oswaldo, que se referiu a Tim como se fosse o responsável pela mudança, mas na verdade ele só assumiu o Flamengo em 1969.

O novo Maracanã já não é novidade para o treinador. Oswaldo esteve lá para acompanhar a vitória do Brasil sobre a Espanha na final da Copa das Confederações. Agora, está ansioso para trabalhar novamente no estádio, onde não disputa um jogo desde 12 de novembro de 2006, quando comandava o Cruzeiro e perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, o maior período de ausência em sua vida neste palco especial.

Maracanã antigo estádio (Foto: Reprodução) 
Antigo Maracanã foi visitado por Oswaldo diversas vezes na juventude (Foto: Reprodução)
 
- Vai ser muito bom. Estive lá na Copa das Confederações, mas será diferente, com bastidores, vestiários, trabalho dentro do campo. Vou fazer isso com muita alegria. Tenho grande expectativa - disse o treinador.

Além dele, os jogadores também estão ansiosos. Sete entre os 11 prováveis titulares para o clássico nunca tiveram a chance de atuar no estádio. Um deles é Seedorf. Oswaldo já viu no holandês, de 37 anos, a ansiedade pela primeira vez.

 - Ele está querendo muito jogar no Maracanã. A gente sente que para ele é importante, a realizaçao de um sonho realmente - afirmou o treinador.

 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/peripecia-de-mane-e-atencao-tatica-memorias-de-oswaldo-no-maracana.html

Chelsea estuda pagar R$ 28,5 milhões para tirar Dória do Botafogo, diz jornal

Segundo 'Daily Mail', time de Mourinho disputa o zagueiro com o Tottenham

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Doria botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Chelsea e Tottenham de olho em Doria, segundo
imprensa inglesa (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
 
Dois clubes ingleses estão interessados no zagueiro Dória, do Botafogo. Segundo o jornal inglês "Daily Mail", José Mourinho, técnico do Chelsea, entrou no caminho do Tottenham para tirar o jogador do time carioca. Aos 18 anos, ele seria uma uma aposta a longo prazo, assim como o PSG fez com o brasileiro Marquinhos, ao pagar € 35 milhões (R$ 101,5 milhões) ao Roma.

Segundo o "Daily Mail", o Chelsea pretende colocar 8,2 milhões de libras (R$ 28,5 milhões) na mesa, mas o Botafogo, dono de 40% dos direitos do atleta, teria pedido 11 milhões de libras (R$ 38,2 milhões) para liberá-lo.

Além da dupla inglesa, Juventus, Milan e até mesmo o Barcelona - que busca desesperadamente um zagueiro nesta janela de transferências - já foram cogitados como destinos possíveis para o jogador alvinegro.

Em meio às especulações, o presidente do Bota, Maurício Assumpção, disse em entrevista recente que não poderia fazer muito para manter Dória. O zagueiro desconversou e disse que ainda não sabe qual será o seu futuro.

- Ele falou que o Botafogo não tinha saída e meio que jogou nas minhas mãos, mas não é bem assim. Claro que eu quero defender o Botafogo, conquistar mais títulos, mas não é uma coisa para resolver assim. Até agora não sei de nada, não chegou nada para mim. O futebol europeu tem muito destaque, os melhores estão lá, mas minha cabeça está no Botafogo - disse Dória, ao longo da semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/07/chelsea-estuda-pagar-r-285-milhoes-para-tirar-doria-do-botafogo-diz-jornal.html

Botafogo não vai se concentrar antes do clássico com o Flamengo

Jogadores vão se apresentar às 11h deste domingo. Realização da missa final do papa Francisco em Copacabana complica a programação do clube

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Oswaldo de oliveira conversa com o time do botafogo  (Foto: Ricardo Sodré / SSPress) 
Oswaldo de Oliveira conversa com o elenco do Bota (Foto: Ricardo Sodré / SSPress)
 
Assim como tem acontecido em diversas partidas este ano, os jogadores do Botafogo não vão se concentrar antes do clássico com o Flamengo, neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã. Os atletas se apresentam no dia da partida às 11h, no Engenhão, e seguem para General Severiano, onde almoçam e descansam até a hora de ir para o estádio. Os deslocamentos de ônibus serão acompanhados pela Polícia Militar, que abrirá passagem até a chegada na sede, já que o acesso está bloqueado por causa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Diante da previsão de muita confusão perto de General Severiano, já que existe a estimativa de até três milhões de pessoas na missa final do papa Francisco, em Copacabana, a diretoria tentou fazer uma logística diferente para fugir do tumulto. Os dirigentes procuraram um hotel na Barra da Tijuca, mas não houve condição de hospedar toda a delegação.

Na manhã deste sábado, os alvinegros tomaram conhecimento de que pessoas ligadas ao Flamengo procuraram saber qual seria a programação do time para o clássico. O volante Marcelo Mattos não deu importância ao assunto.

- Eles podem ficar tranquilos. Concentrados ou não, não vai mudar nada nosso trabalho. Estamos demonstrando isso desde o início do ano, quando começou o atraso de salários. O Flamengo pode ficar tranquilo.

O técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino secreto na manhã deste sábado, no campo anexo do Engenhão, e só vai divulgar a escalação da equipe momentos antes da partida. A tendência, no entanto, é que a base seja mantida. O Botafogo é o segundo colocado do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/botafogo-nao-ira-concentrar-antes-do-classico-com-o-flamengo.html

Hamilton deixa Vettel para trás no fim e crava a pole position na Hungria

Com cronômetro zerado, britânico da Mercedes desbanca alemão da RBR e largará na posição de honra em Hungaroring. Felipe Massa parte em 7º

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste, Hungria

 Pole e vencedor em Hungaroring no ano passado, Lewis Hamilton estava quietinho durante todo o fim de semana. Viu Sebastian Vettel dominar a sexta-feira de sessões livres e seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, ser o mais veloz no Q1 e no Q2 do treino classificatório deste sábado. Mas o britânico deixou para chamar atenção na hora certa. Com o cronômetro zerado, cravou 1m19s388, tirou o alemão da RBR da ponta e conquistou a pole position para o GP da Hungria deste domingo, que será transmitido pelo SporTV a partir das 9h (de Brasília). A TV Globo exibe a prova na íntegra na noite de domingo, após o seriado "Revenge". Confira os melhores momentos do treino no vídeo acima.

Apesar de ser sua terceira pole seguida na temporada, o próprio Hamilton ficou surpreso com a façanha. Após receber a bandeirada, ouviu os parabéns da equipe pelo rádio e mostrou espanto: "Eu sou o pole?". Quando Lewis anotou o melhor tempo, Vettel ainda estava na pista fazendo volta rápida. O jovem alemão tentou dar o troco, mas com 1m19s426 ficou a 38 milésimos do rival. Esta é a 30ª pole position do campeão mundial de 2008 na carreira. Com isso, ele supera ninguém mais ninguém menos que o pentacampeão Juan Manuel Fangio. Ele agora é o sétimo no ranking liderado por Michael Schumacher (68). Dos pilotos em atividade, Lewis está atrás apenas de Vettel (39).

Hamilton treino GP Hungria (Foto: AFP) 
Hamilton deixou Vettel para trás no treino classificatório deste sábado na Hungria (Foto: AFP)
 
A Ferrari segue discreta em qualificações. Felipe Massa larga na sétima posição, duas atrás do parceiro de time Fernando Alonso. Entre eles, em sexto, aparece Kimi Raikkonen. O finlandês – candidato à vaga de Mark Webber na RBR em 2014 – foi ofuscado pelo companheiro de Lotus, Romain Grosjean, que forma a segunda fila ao lado de Rosberg. E por falar em Webber, o australiano enfrentou problemas no sistema eletrônico de sua RBR, que afetou o KERS (sistema de recuperação de energia cinética) e a caixa de câmbio e sequer marcou tempo no Q3, ficando em 10º. Seu compatriota Daniel Ricciardo, também concorrente à sua vaga, colocou a STR na oitava posição, logo à frente da McLaren de Sergio Pérez.

Felipe Massa treino GP Hungria (Foto: Getty Images) 
Felipe Massa largará na sétima posição em Hungaroring (Foto: Getty Images)
 
Novos pneus da Pirelli estreiam
O GP da Hungria marca a estreia a nova geração de compostos da Pirelli, projetados para evitar o “festival” de pneus furados presenciado no GP da Inglaterra, no fim de junho. Os novos compostos são um misto dos pneus da temporada passada com os desse ano. Eles possuem uma cinta de kevlar (material ultra resistente usado em coletes a prova de balas) em substituição ao aço. Foram avaliados nos testes de novatos em Silverstone na semana passada e aprovado pelos pilotos, já que nenhum incidente ocorreu em três dias de atividades. A expectativa agora é saber se a nova construção poderá alterar a performance dos carros, influenciando no equilíbrio de forças da Fórmula 1. No treino deste sábado, a mudança mais visível ficou por conta da queda de rendimento dos carros da Force India, equipe média que se destacou no início do ano.

Hamilton pole treino GP Hungria (Foto: AFP) 
Hamilton, entre Vettel e Grosjean: os três primeiros no treino para o GP Hungria (Foto: AFP)
 
Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
A surpresa do Q1 ficou por conta da eliminação de Paul di Resta. O escocês da Force India bem que tentou, mas não conseguiu fazer mais que o 18º tempo. O fraco desempenho da equipe, destaque no início da temporada, surpreendeu. Sutil por pouco também não caiu fora. Sergio Pérez ficou com a última vaga no Q2, ao anotar 1m21s612. Além de Di Resta, também foram cortados: Esteban Gutiérrez (Sauber);  Charles Pic e Giedo van der Garde (Caterham);  Jules Bianchi e Max Chilton (Marussia). A Mercedes dominou a primeira parte da sessão com Nico Rosberg na frente (1m20s350), seguido por Lewis Hamilton. Felipe Massa avançou com tranquilidade, em oitavo (1m21s004).

Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Felipe Massa deixou para fazer sua volta mais rápida nos segundos finais e chegou a ser empurrado para fora do top 10 já com o cronômetro zerado. Mas logo em seguida, o brasileiro completou sua volta e se garantiu no Q3. A Mercedes seguiu soberana, de novo com Nico (1m19s778) à frente de Hamilton (1m19s862). Pérez novamente conseguiu a última vaga, ao anotar o décimo tempo: 1m20s545. Vettel, Grosjean, Alonso, Raikkonen, Webber e Ricciardo foram os outros que avançaram para a disputar a superpole. Foram eliminados: Sutil (Force India), Nico Hulkenberg (Sauber), Jenson Button (McLaren), Jean-Eric Vergne (STR) e a dupla da Willias, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas.

Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Ainda aquecendo os pneus, Pérez foi o primeiro a marcar tempo, logo superado por Raikkonen e, na sequência, Rosberg e Hamilton, este com 1m20s314. Foi aí que entrou na pista Vettel para desbancar todos com 1m19s506. Mas o jovem prodígio não contava com a astúcia de Hamilton. Com o cronômetro zerado, o britânico da Mercedes – pole e vencedor na Hungria no ano passado - cravou 1m19s386 e tomou a pole-position.

Header_grid (Foto: arte esporte)
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m19s388
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR) 1m19s426  + 0s038
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) 1m19s595  + 0s207
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m19s720  + 0s332
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m19s791  + 0s403
6) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 1m19s851  + 0s463
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1m19s929  + 0s541
8) Daniel Ricciardo (AUS/STR) 1m20s641  + 1s253
9) Sergio Perez (MEX/McLaren) 1m22s398  + 3s010
10) Mark Webber (AUS/RBR) sem tempo


Eliminados no Q2:
11) Adrian Sutil (ALE/Force India) 1m20s569
12) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) 1m20s580
13) Jenson Button (ING/McLaren) 1m20s777
14) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) 1m21s029
15) Pastor Maldonado (VEN/Williams) 1m21s133
16) Valtteri Bottas (FIN/Williams) 1m21s219 


Eliminados no Q1:             
17) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) 1m21s724
18) Paul di Resta (ESC/Force India) 1m22s043
19) Charles Pic (FRA/Caterham) 1m23s007
20) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) 1m23s333
21) Jules Bianchi (FRA/Marussia) 1m23s787
22) Max Chilton (ING/Marussia) 1m23s997


Arte circuito de Hungaroring, GP da Hungria de Fórmula 1 (Foto: Infoesporte)

Mundial de Esportes Aquáticos (Arte) Mundial de Esportes Aquáticos - Neymar? Em tempos de Mundial, só se fala em musa do nado na Espanha

Ona Carbonell faz lotar as arquibancadas do nado sincronizado, fatura sete medalhas e atrai os holofotes na primeira semana da competição

Por Lydia Gismondi Direto de Barcelona
 
Faltando apenas um dia para a chegada de Neymar em Barcelona e uma semana para sua estreia no time de Messi, o assunto esportivo da cidade nos últimos dias só pode ser esse, certo? Errado. Na primeira semana do Mundial de esportes aquáticos, o craque brasileiro perdeu as atenções para Ona Carbonell. Na televisão, jornais e nas ruas, o grande destaque foi a musa espanhola de 23 anos, que encantou em suas apresentações no nado sincronizado e encerrou sua participação neste sábado, com sua sétima medalha (prata), na final da rotina combinada.

Confira algumas imagens da nadadora espanhola no Mundial!

Ona Carbonell nado sincronizado Mundial Barcelona (Foto: Agência AFP) 
Ona Carbonell agradece o carinho da torcida espanhola, que lotou as arquibancadas (Foto: Agência AFP)
 
A nadadora passou a ser a queridinha dos espanhóis após conquistar duas medalhas, no dueto e por equipe, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Este ano, quando ganhou o cargo de solista da equipe da Espanha, a bela morena passou a atrair ainda mais os holofotes. No Mundial de esportes aquáticos, que está sendo realizado em Barcelona até o dia 4 de agosto, os espanhóis tiveram a chance de ver e torcer de perto pela estrela do país.

- Esta sendo incrível. Acho que é essa a palavra. Já disputei muitos campeonatos com grandes públicos, mas este é muito especial, muito diferente de tudo o que eu vivi até hoje - disse, com os olhos brilhando.

Ona Carbonell nado sincronizado Mundial Barcelona (Foto: Getty Images) 
Nadadora decorou sete coreografias para se apresentar em Barcelona (Foto: Getty Images)
 
A cada medalha conquistada pela nadadora no Mundial, a eufórica torcida de Carbonell foi ao delírio. Os fãs da morena assistiram às provas de nado sincronizado com camisas e cartazes em sua homenagem. A torcida aplaudiu, vaiou e gritou como se estivesse acompanhando uma emocionante partida de futebol.

Ona Carbonell nado sincronizado  (Foto: Lydia Gismondi)A musa espanhola faz sucesso com as crianças
espanhola (Foto: Lydia Gismondi)
 
No fim das apresentações, os torcedores mais fanáticos corriam para o portão de saída dos atletas na esperança de conseguir ver a musa. Atenciosa, Carbonell sempre distribuiu autógrafos e posou para fotos. Fora do complexo esportivo do Mundial, também só deu ela. Cartazes com a nadadora estão espalhados por toda a cidade para divulgar a competição. Os jornais e os canais de televisão locais também gastaram grande parte de seus espaços com a atleta.

Além de bonita e talentosa, Carbonell chama atenção por conseguir decorar tantas coreografias ao mesmo tempo, já que faz parte de todos os duetos e equipes da Espanha, além de ser a solista. Ela somou sete medalhas na competição, sendo três de prata e quatro de bronze. A felicidade de chegar no auge de sua carreira competindo em um Mundial em casa só não foi completa devido ao acidente de trem em Santiago de Compostela, esta semana, que deixou pelo menos 78 mortos.
- Estamos oferecendo o nosso total apoio às vítimas do acidente e as suas famílias. Estamos vivendo um sentimento duplo de tristeza e de felicidade - afirmou a musa.

Ona Carbonell nado sincronizado Mundial Barcelona (Foto: Getty Images) 
Este ano, Ona Carbonell assumiu a posição de solista da seleção da Espanha (Foto: Getty Images)
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-esportes-aquaticos/noticia/2013/07/neymar-em-tempos-de-mundial-barcelona-so-fala-em-musa-espanhola.html

Neymar embarca para Barcelona, e fãs fazem um pedido: ‘Volta logo’

Em silêncio, atacante viaja na tarde deste sábado para se apresentar ao novo clube e ouve Neymarzetes implorarem por permanência no Brasil

Por Diego Ribeiro Guarulhos, SP

Neymar embarque fãs neymarzetes (Foto: Diego Ribeiro) 
Neymar é cercado por fãs no saguão do aeroporto de Cumbica antes do embarque (Foto: Diego Ribeiro)
 
A era Neymar em Barcelona está prestes a começar. Assediado por fãs ensandecidas e curiosos em geral, o craque embarcou para a cidade espanhola na tarde deste sábado, no Aeroporto de Cumbica, e deixou para atrás aplausos, lágrimas e saudades de quem foi até o local somente para se despedir. A chegada a Barcelona está prevista para a manhã deste domingo, no horário de Brasília.

Com voo marcado para as 17h40, Neymar chegou com boa antecedência ao aeroporto, por volta das 15h30. Um grupo de oito Neymarzetes fazia festa há bem mais tempo, com cartazes, faixas e camisetas alusivas ao ex-santista e novo astro do Barcelona. O pedido era bem claro:
- Volta logo, Neymar. Nós te amamos - gritavam as garotas.

- Estamos desde cedo esperando, e queremos pelo menos um abraço e uma foto com ele – disse Bruna, uma das “líderes” do grupo.

Neymar sala de embarque (Foto: Mauro Naves/TV Globo) 
Neymar sala de embarque: momento de tranquilidade (Foto: Mauro Naves/TV Globo)
 
A passagem de Neymar pelo saguão do aeroporto durou cerca de três minutos. Acompanhado do pai, do assessor pessoal, de um segurança e um amigo, o craque posou rapidamente para algumas fotos, abraçou as fãs mais atiradas e teve de tirar um chamativo par de óculos escuros a pedido das garotas. Uma delas implorou para que ele não viajasse para a Espanha. Ele respondeu com uma risada.

Enquanto o atacante dava atenção ao fã clube, a aglomeração aumentava ao redor. Fãs comuns e curiosos de todo o tipo passaram a incomodar. A partir daí, seu “staff” resolveu acelerar a entrada dele na sala de embarque e pediu que todos abrissem espaço. Com tanto assédio, o jogador não conversou com os jornalistas.

Rapidamente, Neymar acenou para todos os lados, apertou algumas mãos e sumiu no meio de outros passageiros. Algumas “Neymarzetes” começaram a chorar e foram confortadas por companheiras.

Dentro da sala de embarque, o craque se refugiou do tumulto. Tranquilo, ele tomou refrigerante e comeu torradas enquanto aguardava a chamada do seu voo.

Neymar chega a Barcelona pela manhã e depois já encontra os novos companheiros. Na próxima semana, Neymar vai rever o Santos em amistoso válido pelo Troféu Joan Gamper.

Neymar embarque fãs neymarzetes (Foto: Diego Ribeiro) 
Neymarzetes fazem plantão em Cumbica para se despedir do craque (Foto: Diego Ribeiro)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/noticia/2013/07/neymar-embarca-para-barcelona-e-fas-fazem-um-pedido-volta-logo.html

Em Mundial sem cerveja, marroquinos ansiosos por chegada de Ronaldinho

Repórteres do SporTV Thiago Crespo e Pedro Mota relatam experiênciano país africano, que será sede da competição de clubes em dezembro

Por SporTV.com Rio de Janeiro, RJ

O Atlético-MG vai passar por uma nova experiência em dezembro, no Mundial de Clubes da Fifa, não só por ser sua primeira vez no torneio, mas pelo fato de, neste ano, a competição acontecer no Marrocos, país com uma cultura bem diferente do que se vê no Brasil e até mesmo no Japão, onde o Mundial mais vezes foi realizado. Os repórteres do SporTV Thiago Crespo e Pedro Mota, em participação no "Redação SporTV", relembram a passagens pelo país, quando integraram o projeto "Passaporte SporTV", do Canal Campeão. Agora em São Paulo, eles esperam por muito assédio a Ronaldinho Gaúcho.

- Antes de mais nada, o que atleticano pode esperar é o mesmo frio que a gente está passando aqui em São Paulo agora, porque vai ser inverno por lá. A grande notícia em terras marroquinas é o fato de Ronaldinho Gaúcho disputar esse Mundial de Clubes, isso porque o Marrocos profissionalizou o futebol em 2012 e, portanto, o time número 1 de lá é o Barcelona. As pessoas não torciam muito para os times locais, torciam para o Barcelona, e portanto a ida do Ronaldinho para lá é o acontecimento do ano. Conversei ontem com um repórter da TV marroquino e ele me assegurou que os estádios vão estar completamente lotados por conta da presença do Ronaldinho Gaúcho. Uma manchete de jornal local diz que o "Ronaldinho vem com o Atlético-MG", e não "o Atlético-MG vem com Ronaldinho" - ressalta Thiago Crespo.

Ronaldinho Atlético-MG festa título Libertadores (Foto: AFP) 
Ronaldinho já é aguardado com ansiosidade no final do ano, no Marrcos (Foto: AFP)
 
Para o repórter Pedro Mota, a presença da mídia de outros países no Marrocos para a cobertura do Mundial será uma experiência diferente, já que os marroquinos não estão acostumados a conviver com as câmeras, ao contrário, por exemplo, dos japoneses.

- Esse Mundial vai ser bastante diferente do que a gente está acostumado, principalmente por conta da diferença da cultura muçulmana, que é muito mais retraída. E uma diferença para a cobertura da mídia é que, no caso do japonês, ele está acostumado com câmera, e no Marrocos não tem isso. A gente teve bastante dificuldades lá quando tinha que sair pra rua, todas as vezes que tínhamos que sair pra gravar e fazer alguma reportagem, tínhamos que pedir uma autorização por escrito para o governo, por fax, e eles tinham que autorizar. Isso vai ser uma dificuldade para a imprensa lá.

Outros aspecto levantado por Thiago Crespo, que também diz respeito aos costumes locais, é a bebida alcoólica. Se hoje é proibido o consumo nos estádios brasileiros, na rua o uso é normal. No Marrocos, nem pensar em consumir álcool em público, seja onde for, mas o repórter sugere outra bebida.

- Uma coisa que ele (torcedor atleticano) não pode esperar é cerveja dentro dos estádios e muito menos em volta dele, isso porque a religião muçulmana não permite o consumo de álcool em público. O torcedor atleticano que for vai se contentar com o delicioso "chá de menta".

jogadores Atlético-MG Taça Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Atlético-MG conquistou a Taça Libertadores após decisão nos pênaltis (Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
O Atlético-MG já tem até data para estrear no Mundial, será no dia 18 de dezembro, na cidade de Marrakech, mesmo palco da final. A outra sede do torneio é Agador. O repórter Pedro Mota diferencia as duas cidades.

- Marrakech a gente voltou várias vezes, ficamos lá de janeiro até julho no ano passado, é o grande centro turístico do Marrocos, que tem a cultura berbere bem enfatizada, com encantadores de cobras, as medinas, e todos os produtos típicos. Agadir é uma cidade litorânea, tem o principal porto do Marrocos, é um polo econômico.

Além do Galo, outros quatro clubes já têm presença garantida no Mundial da Fifa, entre os dias 11 e 21 de dezembro: Bayern de Munique, da Alemanha; Monterrey, do México; Raja Casablanca, do Marrocos; e Auckland City, da Nova Zelândia. Mais duas equipes vão ao torneio, um representante da Ásia e outro da África.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/07/em-mundial-sem-cerveja-marroquinos-ansiosos-por-chegada-de-ronaldinho.html


Para Tata ver: Lionel Messi comanda goleada do Barcelona em amistoso

Ainda sem estrelas da Copa das Confederações, Barça esmagaValerenga por 7 a 0, na Noruega. Novo treinador acompanha a partida das tribunas

Por GLOBOESPORTE.COM Oslo, Noruega

Quarenta e cinco minutos foram mais do que necessários para Lionel Messi decidir a favor do Barcelona. Mais uma vez sem a companhia das outras estrelas do time - todos os jogadores que disputaram a Copa das Confederações irão se reapresentar na próxima segunda-feira, incluindo Neymar -, o craque argentino comandou a goleada do time catalão sobre o Valerenga, por 7 a 0, neste sábado, no Estádio Ullevaal, em Oslo, capital da Noruega.

Esta foi a primeira vitória do Barça na pré-temporada 2013/2014. Também foi o primeiro jogo sob olhares de Tata Martino, novo comandante da equipe, ainda que das tribunas. O auxiliar Jordi Roura seguiu dando instruções do banco de reservas, assim como já acontecera na derrota para o Bayern de Munique, por 2 a 0, na última quarta-feira.

Messi jogo Barcelona contra Valerenga (Foto: Reuters) 
Lionel Messi celebra o seu único gol com os companheiros: show à parte para noruegueses (Foto: Reuters)
 
Messi foi o grande destaque, mas não o único. Com um gol, duas assistências primorosas para Alexis Sánchez e Tello e ainda uma bola na trave, o camisa 10 ficou atrás na tabela de marcadores de Jean Marie Dongou.

Curiosamente o substituto do próprio argentino, o camaronês de apenas 18 anos do Barça B anotou duas vezes na etapa final, quando as equipes já tinham praticamente 11 novos jogadores cada. O mexicano Jonathan dos Santos e Joan Román, em linda jogada coletiva, já no finzinho da partida, completaram o placar contra o oitavo colocado do Campeonato Norueguês.

Provavelmente com Tata Martino oficialmente como treinador e o retorno de nomes como Xavi, Iniesta, Pedro, Piqué e Fàbregas, o Barcelona voltará a campo já na próxima terça-feira. O adversário será o Legia Gdansk, na Polônia, em confronto adiado da última semana por conta da triste notícia da saída de Tito Vilanova - o antigo técnico abandonou a profissão para tratar exclusivamente de um tumor na glândula parótida. Há a chance de Neymar também estrear, embora ele esteja confirmado apenas no amistoso contra o Santos, sexta-feira, no Camp Nou.

Tata Martino assiste jogo Barcelona contra Valerenga (Foto: AP) 
Tata Martino assiste ao jogo Barcelona das tribunas (Foto: AP)
  •  
Messi jogo Barcelona contra Valerenga (Foto: Reuters) 
Craque argentino escapa da marcação de um dos adversários (Foto: Reuters)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/07/para-tata-ver-lionel-messi-comanda-goleada-do-barcelona-em-amistoso.html

Indisciplina e baixo rendimento tiram Lúcio de excursão do São Paulo

A pedido do técnico Paulo Autuori, diretoria tricolor saca pentacampeão de viagem por Europa e Ásia. Jogador deve ser negociado em breve

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico São Paulo

Lúcio está fora da excursão que o São Paulo fará nos próximos dias por Alemanha, Portugal e Japão. A decisão da diretoria de tirá-lo da viagem foi tomada depois de um pedido do técnico Paulo Autuori. O baixo rendimento, aliado a questões disciplinares, foi determinante para o treinador tricolor levar adiante esse desejo.

Os dirigentes acataram prontamente o pedido de Autuori justamente por também estarem irritados com as atuações do pentacampeão. Além disso, o clima dele com os demais jogadores não é bom. Há tempos que Lúcio tem se mostrado um companheiro de difícil convivência no São Paulo.

Diante disso, há a certeza dentre os dirigentes e comissão técnica de que o próximo passo deve ser a negociação de Lúcio. Um dos principais reforços de Juvenal Juvêncio para esta temporada, o zagueiro esteve bem longe de render o esperado. Mais distante ainda de apresentar o futebol que o consagrou internacionalmente.

Lúcio é expulso, São Paulo x Atlético-MG (Foto: Leandro Martins/Agência Estado)Lúcio é expulso durante jogo com o Atlético-MG, na Libertadores (Foto: Leandro Martins/Agência Estado)
 
A informação de que Lúcio não vai para excursão por Europa e Ásia já circula fortemente no clube. A diretoria só estuda a melhor maneira de levar isso a público. Até porque espera já anunciar sua saída para outro clube, provavelmente do exterior. O zagueiro já estava barrado do clássico com o Corinthians.

Na última sexta-feira, o pentacampeão treinou separadamente do elenco e foi tirado da lista dos relacionados. Paulo Autuori se irritou com a indisciplina de Lúcio, que não atendeu a um pedido do treinador. Após a derrota para o Inter, o técnico não poupou críticas, até um pouco irônicas, à postura do defensor.

A caminhada de Lúcio no São Paulo foi recheada de problemas. Na Libertadores, ainda com Ney Franco no comando, ele foi substituído no duelo com o Arsenal de Sarandí e ficou insatisfeito. Não esperou os jogadores no vestiário e ficou sozinho no ônibus. Depois, ele criticou publicamente a decisão do antigo treinador.

Também na competição sul-americana, Lúcio foi expulso infantilmente nas oitavas de final contra o campeão Atlético-MG – o São Paulo vencia e estava melhor em campo. À época, ele foi respaldado pela diretoria, mas na sequência as péssimas atuações e a indisciplina fizeram com que a cúpula se arrependesse.

A chegada de Paulo Autuori, então, escancarou o mau ambiente dos jogadores, comissão técnica e diretoria com Lúcio. Contratado para arrumar a bagunçada casa são-paulina, o treinador decidiu, então, por afastar o zagueiro. Autuori não quer mais contar com os serviços do pentacampeão e ele deve se despedir do Morumbi.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/indisciplina-e-baixo-rendimento-tiram-lucio-de-excursao-do-sao-paulo.html

Para Tata ver: Lionel Messi comanda goleada do Barcelona em amistoso

Ainda sem estrelas da Copa das Confederações, Barça esmaga Valerenga por 7 a 0, na Noruega. Novo treinador acompanha a partida das tribunas

Por GLOBOESPORTE.COM Oslo, Noruega

Quarenta e cinco minutos foram mais do que necessários para Lionel Messi decidir a favor do Barcelona. Mais uma vez sem a companhia das outras estrelas do time - todos os jogadores que disputaram a Copa das Confederações irão se reapresentar na próxima segunda-feira, incluindo Neymar -, o craque argentino comandou a goleada do time catalão sobre o Valerenga, por 7 a 0, neste sábado, no Estádio Ullevaal, em Oslo, capital da Noruega.

Esta foi a primeira vitória do Barça na pré-temporada 2013/2014. Também foi o primeiro jogo sob olhares de Tata Martino, novo comandante da equipe, ainda que das tribunas. O auxiliar Jordi Roura seguiu dando instruções do banco de reservas, assim como já acontecera na derrota para o Bayern de Munique, por 2 a 0, na última quarta-feira.

Messi jogo Barcelona contra Valerenga (Foto: Reuters) 
Lionel Messi celebra o seu único gol com os companheiros: show à parte para noruegueses (Foto: Reuters)
 
Messi foi o grande destaque, mas não o único. Com um gol, duas assistências primorosas para Alexis Sánchez e Tello e ainda uma bola na trave, o camisa 10 ficou atrás na tabela de marcadores de Jean Marie Dongou.

Curiosamente o substituto do próprio argentino, o camaronês de apenas 18 anos do Barça B anotou duas vezes na etapa final, quando as equipes já tinham praticamente 11 novos jogadores cada. O mexicano Jonathan dos Santos e Joan Román, em linda jogada coletiva, já no finzinho da partida, completaram o placar contra o oitavo colocado do Campeonato Norueguês.
Provavelmente com Tata Martino oficialmente como treinador e o retorno de nomes como Xavi, Iniesta, Pedro, Piqué e Fàbregas, o Barcelona voltará a campo já na próxima terça-feira. O adversário será o Legia Gdansk, na Polônia, em confronto adiado da última semana por conta da triste notícia da saída de Tito Vilanova - o antigo técnico abandonou a profissão para tratar exclusivamente de um tumor na glândula parótida. Há a chance de Neymar também estrear, embora ele esteja confirmado apenas no amistoso contra o Santos, sexta-feira, no Camp Nou.

Tata Martino assiste jogo Barcelona contra Valerenga (Foto: AP) 
Tata Martino assiste ao jogo Barcelona das tribunas (Foto: AP)
  •  
Messi jogo Barcelona contra Valerenga (Foto: Reuters) 
Craque argentino escapa da marcação de um dos adversários (Foto: Reuters)
 
 
FONTE:

Camisas de Neymar viram febre entre catalães, gringos e brasileiros

Uniforme do atacante ganha posição de destaque nas lojas oficiais do Barcelona e atrai atenções de torcedores de diferentes faixas etárias

Por Alexandre Lopes e Lincoln Chaves Barcelona, Espanha
 

Benjamin torcedor camisa Neymar Barcelona (Foto: Lincoln Chaves) 
Benjamin exibe camisa de Neymar (Foto: Lincoln Chaves)
 
O bate-volta de Neymar em Barcelona há quase dois meses, quando foi apresentado para 56 mil pessoas no Camp Nou, foi só um aperitivo. Neste sábado à tarde, o atacante deixa o Brasil, onde aproveitou o resto das férias após a conquista da Copa das Confederações, e chega domingo pela manhã à cidade do novo clube. Na segunda-feira, o astro faz o primeiro treino no Barça e, quatro dias depois, estreia diante do ex-time, o Santos, pelo Troféu Joan Gamper. O detalhe é que, antes mesmo de iniciar as atividades na Cidade Esportiva, o brasileiro já faz parte do cotidiano da Catalunha.

Neymar já ocupa alguns dos espaços mais nobres da FCBotiga, loja oficial do Barcelona, instalada no Camp Nou e em diversos pontos da cidade - inclusive no aeroporto. O ex-santista ainda não tem o mesmo destaque de Lionel Messi ou Andrés Iniesta, mas as camisas com seu nome e o número 11 nas costas são encontradas tanto na entrada da loja e ao lado da de Messi, próximas a um grande escudo do time catalão.

Os números das vendas de produtos relacionados ao atacante são mantidos em sigilo por "questões estratégicas". Basta observar o furor de clientes atrás de camisas com o nome de Neymar, porém, para não ter dúvidas do potencial do atacante. Só que essa clientela não se limita a turistas brasileiros. O músico Oscar Aponte, de 33 anos, é colombiano e torcedor do América de Cali. De férias em Barcelona, não só comprou o uniforme a ser usado pelo ex-alvinegro como fez questão de tirar fotos. Uma admiração, aliás, que não vem só pelo jogador, agora, estar no futebol europeu.

- Já o conhecia um pouco dos jogos pela Libertadores. É um grande jogador. Gosto muito dele. Vamos ver como vai se comportar aqui - destaca.

E Neymar não atrai só os fãs veteranos. O pequeno sueco Benjamin, de 12 anos, torce para o Malmö. A camisa que vestia quando entrou na loja do Barça? A de Neymar.

-  Gosto da habilidade dele, como ele chuta - conta, tímido.

Oscar loja Barcelona camisa Neymar (Foto: Lincoln Chaves)Oscar conhece Neymar por causa da Libertadores
(Foto: Lincoln Chaves)
 
Mas, como é de se esperar, são os brasileiros que fazem a festa quando o assunto é Neymar. Um grupo de amigos do Rio de Janeiro aproveitou a passagem por Barcelona, durante uma excursão pela Europa, para garantir a camisa com o nome do craque. Nenhum deles é santista: três são flamenguistas e um é vascaíno. Todos, no entanto, não escondem a admiração pelo atacante.
- Assim que entramos em um táxi, o motorista começou a falar de Neymar (risos). Dizia ter dúvidas se ele vai desempenhar um bom papel, lembrou da passagem do Romário... Mas, volta e meia, ele caía no assunto Neymar - descreve o contador Farid Júnior, torcedor do Vasco.
- O pessoal reconhecia minha camisa do Flamengo, via que eu era brasileiro, e alguns perguntavam do Neymar. Vejo que não tem só brasileiro, mas muito gringo também comprando a camisa dele. Acho que está fazendo sucesso - emenda o publicitário Felipe Vilaça.

A tendência é que, à medida que a popularidade de Neymar cresça - o que deve se intensificar nos próximos dias, com a chegada do atacante a Espanha e a realização do primeiro treino -, seja impulsionado também o apelo do reencontro entre Santos e Barcelona. Até o momento, o Camp Nou é o local onde há maior divulgação da partida, com cartazes espalhados pelas imediações do estádio. Nas ruas, o confronto tem ganhado destaque em veículos turísticos de dois andares (double decker), nos quais a imagem de cinco jogadores do Barça (dentre eles, Neymar) convoca a torcida para o duelo
  
Brasileiros compram camisas de Neymar na Espanha (Foto: Lincoln Chaves) 
Flamenguistas e vascaíno compram camisas de Neymar em Barcelona (Foto: Lincoln Chaves)
 

Hamilton deixa Vettel para trás no fim e crava a pole position na Hungria

Com cronômetro zerado, britânico da Mercedes desbanca alemão da RBR e largará na posição de honra em Hungaroring. Felipe Massa parte em 7º

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste, Hungria

 Pole e vencedor em Hungaroring no ano passado, Lewis Hamilton estava quietinho durante todo o fim de semana. Viu Sebastian Vettel dominar a sexta-feira de sessões livres e seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, ser o mais veloz no Q1 e no Q2 do treino classificatório deste sábado. Mas o britânico deixou para chamar atenção na hora certa. Com o cronômetro zerado, cravou 1m19s388, tirou o alemão da RBR da ponta e conquistou a pole position para o GP da Hungria deste domingo, que será transmitido pelo SporTV a partir das 9h (de Brasília). A TV Globo exibe a prova na íntegra na noite de domingo, após o seriado "Revenge". Confira os melhores momentos do treino no vídeo acima.

Apesar de ser sua terceira pole seguida na temporada, o próprio Hamilton ficou surpreso com a façanha. Após receber a bandeirada, ouviu os parabéns da equipe pelo rádio e mostrou espanto: "Eu sou o pole?". Quando Lewis anotou o melhor tempo, Vettel ainda estava na pista fazendo volta rápida. O jovem alemão tentou dar o troco, mas com 1m19s426 ficou a 38 milésimos do rival. Esta é a 30ª pole position do campeão mundial de 2008 na carreira. Com isso, ele supera ninguém mais ninguém menos que o pentacampeão Juan Manuel Fangio. Ele agora é o sétimo no ranking liderado por Michael Schumacher (68). Dos pilotos em atividade, Lewis está atrás apenas de Vettel (39).

Hamilton treino GP Hungria (Foto: AFP) 
 Hamilton deixou Vettel para trás no treino classificatório deste sábado na Hungria (Foto: AFP)
 
A Ferrari segue discreta em qualificações. Felipe Massa larga na sétima posição, duas atrás do parceiro de time Fernando Alonso. Entre eles, em sexto, aparece Kimi Raikkonen. O finlandês – candidato à vaga de Mark Webber na RBR em 2014 – foi ofuscado pelo companheiro de Lotus, Romain Grosjean, que forma a segunda fila ao lado de Rosberg. E por falar em Webber, o australiano enfrentou problemas no sistema eletrônico de sua RBR, que afetou o KERS (sistema de recuperação de energia cinética) e a caixa de câmbio e sequer marcou tempo no Q3, ficando em 10º. Seu compatriota Daniel Ricciardo, também concorrente à sua vaga, colocou a STR na oitava posição, logo à frente da McLaren de Sergio Pérez.

Felipe Massa treino GP Hungria (Foto: Getty Images) 
Felipe Massa largará na sétima posição em Hungaroring (Foto: Getty Images)
 
Novos pneus da Pirelli estreiam
O GP da Hungria marca a estreia a nova geração de compostos da Pirelli, projetados para evitar o “festival” de pneus furados presenciado no GP da Inglaterra, no fim de junho. Os novos compostos são um misto dos pneus da temporada passada com os desse ano. Eles possuem uma cinta de kevlar (material ultra resistente usado em coletes a prova de balas) em substituição ao aço. Foram avaliados nos testes de novatos em Silverstone na semana passada e aprovado pelos pilotos, já que nenhum incidente ocorreu em três dias de atividades. A expectativa agora é saber se a nova construção poderá alterar a performance dos carros, influenciando no equilíbrio de forças da Fórmula 1. No treino deste sábado, a mudança mais visível ficou por conta da queda de rendimento dos carros da Force India, equipe média que se destacou no início do ano.

Hamilton pole treino GP Hungria (Foto: AFP) 
Hamilton, entre Vettel e Grosjean: os três primeiros no treino para o GP Hungria (Foto: AFP)
 
Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
A surpresa do Q1 ficou por conta da eliminação de Paul di Resta. O escocês da Force India bem que tentou, mas não conseguiu fazer mais que o 18º tempo. O fraco desempenho da equipe, destaque no início da temporada, surpreendeu. Sutil por pouco também não caiu fora. Sergio Pérez ficou com a última vaga no Q2, ao anotar 1m21s612. Além de Di Resta, também foram cortados: Esteban Gutiérrez (Sauber);  Charles Pic e Giedo van der Garde (Caterham);  Jules Bianchi e Max Chilton (Marussia). A Mercedes dominou a primeira parte da sessão com Nico Rosberg na frente (1m20s350), seguido por Lewis Hamilton. Felipe Massa avançou com tranquilidade, em oitavo (1m21s004).

Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Felipe Massa deixou para fazer sua volta mais rápida nos segundos finais e chegou a ser empurrado para fora do top 10 já com o cronômetro zerado. Mas logo em seguida, o brasileiro completou sua volta e se garantiu no Q3. A Mercedes seguiu soberana, de novo com Nico (1m19s778) à frente de Hamilton (1m19s862). Pérez novamente conseguiu a última vaga, ao anotar o décimo tempo: 1m20s545. Vettel, Grosjean, Alonso, Raikkonen, Webber e Ricciardo foram os outros que avançaram para a disputar a superpole. Foram eliminados: Sutil (Force India), Nico Hulkenberg (Sauber), Jenson Button (McLaren), Jean-Eric Vergne (STR) e a dupla da Willias, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas.

Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Ainda aquecendo os pneus, Pérez foi o primeiro a marcar tempo, logo superado por Raikkonen e, na sequência, Rosberg e Hamilton, este com 1m20s314. Foi aí que entrou na pista Vettel para desbancar todos com 1m19s506. Mas o jovem prodígio não contava com a astúcia de Hamilton. Com o cronômetro zerado, o britânico da Mercedes – pole e vencedor na Hungria no ano passado - cravou 1m19s386 e tomou a pole-position.

Header_grid (Foto: arte esporte) 
 
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m19s388
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR) 1m19s426  + 0s038
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) 1m19s595  + 0s207
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m19s720  + 0s332
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m19s791  + 0s403
6) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 1m19s851  + 0s463
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1m19s929  + 0s541
8) Daniel Ricciardo (AUS/STR) 1m20s641  + 1s253
9) Sergio Perez (MEX/McLaren) 1m22s398  + 3s010
10) Mark Webber (AUS/RBR) sem tempo

Eliminados no Q2:
11) Adrian Sutil (ALE/Force India) 1m20s569
12) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) 1m20s580
13) Jenson Button (ING/McLaren) 1m20s777
14) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) 1m21s029
15) Pastor Maldonado (VEN/Williams) 1m21s133
16) Valtteri Bottas (FIN/Williams) 1m21s219 

Eliminados no Q1:             
17) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) 1m21s724
18) Paul di Resta (ESC/Force India) 1m22s043
19) Charles Pic (FRA/Caterham) 1m23s007
20) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) 1m23s333
21) Jules Bianchi (FRA/Marussia) 1m23s787
22) Max Chilton (ING/Marussia) 1m23s997


Arte circuito de Hungaroring, GP da Hungria de Fórmula 1 (Foto: Infoesporte)