sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ganso perde posição, e Autuori deve estrear Reinaldo na lateral

Meia foi barrado para a entrada de Maicon. Além dele, Lúcio já havia sido vetado pelo treinador para o clássico deste domingo, contra o Corinthians

Por Marcelo Prado São Paulo

Ganso coletiva São Paulo (Foto: Alexandre Moreira / Ag. Estado) 
Ganso perdeu a vaga de titular no São Paulo (Foto: Alexandre Moreira / Ag. Estado)
 
A paciência do técnico Paulo Autuori com o meia Paulo Henrique Ganso acabou. Incomodado com a fraca produção do meio-campista, o treinador resolveu tirá-lo da equipe titular que enfrentará o Corinthians, neste domingo, no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. No treino realizado no CT da Barra Funda nesta sexta-feira, o treinador montou um meio-campo com três volantes e deixou claro que apenas Jadson será utilizado como homem de criação no clássico que terá início às 16h. Autuori já havia anunciado o veto ao zagueiro Lúcio, que treinou separado e sequer será relacionado para o duelo.

Irritado com a equipe, o treinador vai repetir o que fez na decisão da Recopa, contra o mesmo Corinthians. Na ocasião, ele escalou três volantes. Um que será utilizado é Maicon. Restam duas vagas que serão disputadas por Rodrigo Caio, Wellington e Fabrício, com maiores chances para os dois primeiros, já que o terceiro ainda não está 100% fisicamente por ter ficado muito tempo sem treinar com bola após ser afastado pelo ex-técnico Ney Franco.

Na lateral esquerda, Clemente Rodriguez voltou a sentir dores na coxa esquerda e foi vetado pelo departamento médico. Como Juan novamente não será relacionado, a tendência é que Reinaldo ganhe a sua primeira oportunidade como titular.  Uma segunda opção seria repetir o que fez contra o Internacional e improvisar Douglas na posição. Nesse caso, Lucas Farias atuaria pela lateral direita.

Como não abre mão do esquema 4-4-2, o técnico utilizará Osvaldo e Ademilson no ataque. Isso porque Luis Fabiano foi vetado pelo departamento médico por causa de uma contratura na coxa direita, enquanto Aloísio terá de cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo que recebeu na derrota da última quarta-feira, para o Internacional.

- Meus times não jogam com apenas um atacante. Muito difícil, quase impossível – afirmou o treinador.

Ainda haverá mais um treino na manhã deste sábado, no CT. Mas, se não ocorrer nenhum problema de última hora, a equipe deverá jogar com: Rogério Ceni; Douglas (Lucas Farias), Rafael Toloi, Paulo Miranda e Reinaldo (Douglas); Wellington, Rodrigo Caio, Maicon e Jadson; Osvaldo e Ademilson.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/ganso-perde-posicao-e-autuori-deve-estrear-de-reinaldo-na-lateral.html

Torcida faz festa para o mais novo cruzeirense, o meia Júlio Baptista

Jogador é recepcionado por centenas de torcedores no aeroporto. Feliz com volta ao Brasil, ele não estipula data para estrear com a camisa azul

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Júlio Baptista chega a Belo Horizonte como novo reforço do Cruzeiro (Foto: Maurício Paulucci / Globoesporte.com) 
 Júlio Baptista: chega a BH o novo reforço do Cruzeiro(Fotos: Maurício Paulucci / Globoesporte.com)
 
Centenas de torcedores do Cruzeiro foram até o aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, para receber a maior contratação do clube para a temporada. O meia Júlio Baptista chegou com status de ídolo: estava no Málaga, da Espanha, e tem passagens por clubes como Real Madrid, São Paulo, Roma e, também, pela Seleção Brasileira. O armador de 31 anos assina por dois anos com clube celeste  e chega para ocupar a vaga de Diego Souza, que foi vendido ao Metalist, da Ucrânia. E ficou feliz com a recepção no aeroporto.

- Diferente, diferente. Muitos anos fora do Brasil e é muito bom ter a oportunidade de estar voltando agora. Estou muito feliz de estar voltando para o meu país e espero retribuir o carinho que este povo está me demonstrando.

Júlio Baptista não deu detalhes da negociação. Apenas destacou a dificuldade para decidir pela volta ao Brasil.

Centenas de cruzeirenses vão ao Aeroporto de Confins para receber o novo reforço do Cruzeiro (Foto: Maurício Paulucci / Globoesporte.com) 
Centenas de cruzeirenses foram ao aeroporto
 
- Não foi fácil. Depois de tanto tempo na Europa não é fácil tomar essa decisão. Deu tudo certo. Estou muito feliz e espero ser muito feliz aqui também.


“La Bestia”, como foi apelidado na Europa, desembarcou por volta das 10h (de Brasília) ao lado do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos. O dirigente, que estava na Espanha para acertar com o atleta, foi o mediador da contratação
.
Júlio Baptista começou como volante, no São Paulo, em 2000, mas ao longo de sua carreira foi sendo avançado pelos treinadores. No primeiro clube europeu que jogou, o Sevilla, da Espanha, ele se destacou marcando 43 gols em 71 jogos. O jogador ainda atuou no Real Madrid, Roma , Arsenal e Málaga. Na Seleção Brasileira, Júlio Baptista conquistou a Copa América de 2007, marcando um bonito gol que abriu o marcador contra a Argentina, na final, que terminou 3 a 0 para os brasileiros. Com a camisa amarelinha, o atleta disputou 58 partidas e marcou seis vezes.
A última partida do jogador foi na última rodada do Campeonato Espanhol, na derrota por 4 a 1 do Málaga para o Barcelona, no dia primeiro de junho. Na partida anterior, contra o Deportivo La Coruña, o meia Júlio Baptista marcou contra na vitória por 3 a 1. Como está há quase dois meses sem atuar, não coloca data para estrear.

- Va depender de algumas coisa. Faltam alguns papéis, mas espero que não demore muito.
Júlio Baptista deve ser apresentado para a torcida no Mineirão, neste domingo, antes do clássico contra o Atlético-MG. A partida acontece às 16h (de Brasília) e é válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O meia ainda não pode atuar porque ainda não está oficialmente inscrito na CBF. O jogador deve vestir a camisa 10, que foi deixada por Diego Souza.


FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/07/torcida-faz-festa-para-o-mais-novo-cruzeirense-o-atacante-julio-baptista.htm

Mais de metade do time do Bota fará estreia no Maracanã neste domingo

Sete dos prováveis titulares nunca tiveram a chance de jogar no estádio. Clássico com o Fla também marcou a despedida do clube em 2010

Por Fred Huber Rio de Janeiro
 

Oswaldo de oliveira conversa com o time do botafogo  (Foto: Ricardo Sodré / SSPress) 
Muitos atletas vão estrear no Maraca neste domingo (Foto: Ricardo Sodré / SSPress)
 
O Maracanã é o maior templo do futebol carioca e brasileiro, mas muitos dos jogadores em atividade nunca tiveram a oportunidade de pisar o gramado do estádio por causa dos três anos em que ficou fechado para reformas. O time do Botafogo é um bom exemplo. Dos prováveis 11 titulares para o clássico com o Flamengo, neste domingo, sete farão a estreia no palco como profissionais. 

A emoção promete ser diferente para Seedorf, Gilberto, Dória, Gabriel, Lodeiro, Vitinho e Rafael Marques. E logo em um clássico com o Flamengo. Apenas Jefferson, Bolívar, Julio Cesar e Marcelo Mattos tiveram a chance de atuar no Maraca. A expectativa é de um grande público para o duelo. 

Estamos mais preocupados com o Flamengo do que com o Maracanã"
Jefferson
 
- Todos estão tranquilos, mas existe a expectativa de saber como está. Depois que entrarmos em campo, isso acaba. Estamos mais preocupados com o Flamengo do que com o Maracanã - disse Jefferson, campão da Copa das Confederações com a seleção brasileira no estádio.
O volante Gabriel espera que a realização do seu sonho seja completa, com uma bela vitória sobre o arquirrival para não sair mais da memória.

- Nunca pisei no Maracanã, estou bem ansioso para realizar esse sonho. E nada melhor do que realizar jogando bem e com uma vitória. Há um tempo, nem imaginava que pudesse acontecer. Vou procurar ter um domingo inesquecivel para comemorar com o time e com a minha familia - disse à Rádio Brasil.

Curiosamente, o Botafogo jogou pela última vez no Maracanã contra o próprio Flamengo, no dia 14 de julho de 2010. Jefferson estava em campo e o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, gol do atacante Paulo Sérgio. O momento agora é diferente. O Alvinegro é vice-líder do Brasileiro, e o Flamengo apenas no 15º. Apesar de não assumir um favoritismo, o camisa 1 disse que o time vai com tudo para vencer e recuperar a ponta da competição.

- Não existe isso de favoritismo, ainda mais falando de duas grandes equipes. Vivemos um grande momento e não vamos deixar escapar. O objetivo é buscar a liderança novamente. Vamos com tudo.

 
FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/mais-de-metade-do-time-do-bota-fara-estreia-no-maracana-neste-domingo.html

Animado com seu início, Elias tenta se adaptar à função de centroavante

Jogador está empolgado com a possibilidade de defender o Botafogo no clássico com o Flamengo, no Maracanã: 'Vai ser um sonho realizado'

Por Fred Huber Rio de Janeiro

elias botafogo náutico são Januário Série A (Foto: VItor Silva / SSPress) 
Elias comemora seu gol pelo Botafogo (Foto: VItor Silva / SSPress)
 
Contratado pelo Botafogo após se destacar pelo Resende no Carioca, o atacante Elias tem conquistado elogios e espaço no time. Opção recorrente do técnico Oswaldo de Oliveira no segundo tempo das partidas, ele está satisfeito com seu início do clube e projeta mais.
Para o atacante, a confiança que recebe de Oswaldo no dia a dia é muito importante para sua evolução.

- Estou feliz com o meu momento, meu trabalho tem sido visto. Só penso em me adaptar totalmente o mais rápido possível e ajudar o time. Espero corresponder. O Oswaldo conversa bastante comigo e cobra também. É um cara diferente. Já estava me observando desde o ano passado e pediu minha contratação. Agradeço a ele.

Elias tem sido escalado como centroavante, função que não estava muito acostumado a desempenhar. Mas isso não incomoda. Sua principal preocupação é estar em campo e mostrar serviço. Até agora ele marcou um gol com a camisa alvinegra (assista no vídeo abaixo).

 - Sou de jogar pelas beiradas, mas faço sempre o que ele me pede. Quando cheguei, falei que ia ajudar em qualquer posição. Ele está me utilizando como centroavante e graças e Deus está dando tudo certo.

Depois de sofrer na torcida pelos companheiros contra o Figueirense, já que não pode atuar na Copa do Brasil porque já defendeu o Resende na competição, Elias deve ser relacionado para o clássico com o Flamengo, neste domingo. Será a chance de realizar o sonho de jogar no Maracanã.

- Estou muito animado. Nunca joguei, vai ser um sonho realizado. Vamos enfrentar uma equipe boa como a do Flamengo, mas nós também temos qualidade. Estamos entrosados e esperamos fazer uma bela partida. Esse é o nosso objetivo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/animado-com-seu-inicio-elias-tenta-se-adaptar-funcao-de-centroavante.html

Técnico dos Jogos de 2016, Gallo diz: 'Sem comprometimento não fica'

Escolhido por José Maria Marin para comandar o Brasil nas Olimpíadas, técnico fala da adoção de sistema único e da postura de atletas na base

Por Márcio Iannacca Teresópolis, RJ

Não vai ficar aqui quem não está comprometido"
Alexandre Gallo, sobre os jovens convocados para as categorias de base da Seleção
 
A seleção brasileira que vai disputar as Olimpíadas de 2016, no Brasil, já tem treinador.
 Alexandre Gallo foi o escolhido pelo presidente da CBF, José Maria Marin, para tocar o projeto até os Jogos do Rio de Janeiro. E o planejamento está sendo desenvolvido pelo coordenador das categorias de base da entidade. Da organização dos grupos sub-15, sub-17 e sub-20 até a implantação de uma estrutura única de jogo, nada passa pelo olhar atento do ex-jogador, que tem passagens como técnico por Atlético-MG, Santos, Avaí e Náutico, Bahia, Figueirense e Sport.
Mas o que chamou mesmo atenção na entrevista que ocorreu na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, é a filosofia implantada pelo coordenador da CBF nas categorias de base. O exemplo de empenho, luta e dedicação da equipe principal na Copa das Confederações é o ponto de partida. A partir de agora, as prioridades para a escolha de um jogador para vestir a amarelinha não passam apenas pela capacidade técnica. Elas vão muito além das quatro linhas.

- O  atleta sempre era convocado por sua capacidade. Em seguinda, as pessoas analisavam o comprometimento e o caráter. Nós mudamos isso. Passamos a olhar o caráter, o comprometimento e, em terceiro lugar, a capacidade técnica. Todo jogador que é convocado tem capacidade para estar na Seleção. Estamos buscando jogadores com perfil de entrega, de luta, de determinação. É o que vimos na Copa das Confederações. Estamos voltados para que isso aconteça também nas categorias de base da Seleção. Não vai ficar aqui quem não está comprometido e que cumpra o trabalho que está sendo proposto. Sem comprometimento não fica. Essa tem sido a tônica do nosso trabalho - explicou Gallo.

Sobre a escolha de Marin, que recentemente cravou o treinador como o comandante do time canarinho nas Olimpíadas de 2016 em entrevista ao jornal "O Globo", Gallo se disse honrado e mostrou que o trabalho em busca da inédita medalha de ouro já começou.

- O projeto inicial era fazer um ciclo olímpico até 2016. Fico honrado de o Brasil disputar uma Olimpíada dentro de casa e eu ser o técnico, o comandante, nesse momento. Era um projeto criado desde que eu fui contratado. O importante é fazer com os pés no chão, sem que suba à cabeça. A partir do ano que vem, da Copa do Mundo, nós teremos dois anos de preparação - disse o comandante canarinho.

Mosaico - Gallo, coordenador categorias de base seleção (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
O foco na preparação para as Olimpíadas começará logo após a Copa do Mundo de 2014. A partir daí, Gallo vai trabalhar mais focado nos jogadores com idade para estar na competição, que é sub-23 e pode contar com três atletas com idade superior aos 23 anos. Nos Jogos de Londres, por exemplo, o comandante foi Mano Menezes, que chamou o zagueiro Thiago Silva, o lateral-esquerdo Marcelo e o atacante Hulk.

- As Olimpíadas vão usar atletas até 93. Vamos estender a lista até o ano de 96, que é essa categoria sub-17 atual (o grupo vai disputar o Mundial em outubro, nos Emirados Árabes). Esses jogadores vão estar para completar 21 anos. Serão jogadores aptos, vencedores, acostumados e com lastro de três ou quatro anos de Seleção para disputar a competição. A partir da Copa, nós vamos unificar todas essas gerações para fazer as escolhas. Teremos um conhecimento grande da categoria e poderemos errar o mínimo possível para fazer uma grande competição em 2016 - analisou Gallo.

O coordenador das categorias de base revelou ainda que tem mantido contatos constantes com os principais clubes do futebol brasileiro. Gallo já visitou 19 e vai entrar em contato com mais sete. Tudo para manter um bom relacionamento no momento de convocar e ter um conhecimento maior sobre os atletas relacionados.

Alexandre Gallo Seleção Brasileira sub-17 (Foto: Divulgação / CBF) 
Gallo comanda treino da seleção sub-17, na Granja Comary, em Teresópolis (Foto: Divulgação / CBF)
 
- Vamos fidelizar com os treinadores, com os coordenadores, e isso está sendo importante. Estamos finalizando com o pessoal da TI (tecnologia da informação) da CBF uma pasta de cada clube. O clube poderá informar o dia a dia dos atletas, departamento médico, fisiologia, calendário... Daremos também o feedback. Todo atleta da Seleção voltará com um CD com o que aconteceu nos treinos físicos, técnicos, de goleiro, fisiologia e departamento médico para que o clube saiba efetivamente o que aconteceu. Acabou aquela conversa de que o jogador foi convocado para a Seleção e não voltou em boas condições. Temos tomado essas ações para nos aproximar dos clubes, abrindo as portas da CBF para que a gente possa minimizar os erros nas próximas convocações.

Uma outra informação importante foi revelada por Alexandre Gallo e que engloba a organização das categorias de base no Brasil. De acordo com o treinador, a CBF vai realizar um congresso técnico em setembro, em São Paulo, com os principais clubes do país. A intenção é mostrar a filosofia e a maneira como as seleções vão atuar daqui a para frente aos coordenadores das categorias de base das equipes brasileiras.

- Temos uma maneira única de jogar na CBF. Vamos fazer um congresso técnico, exclusivamente técnico, para mostrar isso aos clubes, coordenadores e treinadores. Tudo para facilitar esse link. Vou dar um exemplo: os profissionais dos clubes podem apontar um ou outro jogador que se encaixariam em determinada função, que vivem um bom momento. Essa fidelização é muito importante.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Eles estão dando a possibilidade de aproximar de verdade a base da Seleção principal."
Gallo, sobre a relação com Felipão e Parreira
 
GLOBOESPORTE.COM: Como iniciou o projet
 nas categorias de base da CBF?
ALEXANDRE GALLO: Após o desempenho da sub-20 no Sul-Americano, nós iniciamos um processo de reformulação. Na primeira convocação da sub-20, nós tivemos problemas por não ser uma data-Fifa, mas mesmo assim fizemos uma grande reformulação. Levamos atletas do sub-17 e conquistamos um título importante. Das dez equipes que disputaram o torneio, nove estavam classificadas para o Mundial, menos o Brasil. Em 2013, o calendário da sub-20 está reduzido. Teremos um jogo comemorativo pelo aniversário da Federação Catarinense, em setembro, e um torneio no interior da França. Vamos levar uma equipe alternativa para abrir o leque de observações da sub-20.
Por conta disso, o foco hoje é a equipe sub-17?
Sim. Essa é a próxima geração sub-20, com foco no Sul-Americano de 2015 (competição que dará duas vagas para as Olimpíadas do Rio e quatro para o Mundial da categoria). Estamos trabalhando com muito cuidado com essa equipe, aumentando o leque de observações e informações. A nossa comissão técnica já viu 340 jogadores. É uma categoria importante e que conseguimos vaga no Mundial. Terminamos o Sul-Americano com a mesma pontuação da Argentina e isso é importante para nós, para o desenvolvimento do trabalho. Essa é uma categoria que vai dar muitos frutos, com atletas importantes, que também já foram campeões no sub-15.

E a sub-15?
Iniciamos com os torneios de Barcelona e Salt (também na Espanha). Vencemos o segundo. Foi uma equipe que desconhecíamos porque foi bem no início do nosso trabalho. E a sub-15 é uma categoria que você precisa estar atento a tudo. Agora, com o passar do tempo e com um conhecimento maior, a última convocação já é toda em cima das nossas observações. Vamos para um torneio importante no México.

Está acumulando o comando técnico das três categorias?
Na verdade, na sub-15, direcionei mais o trabalho para o Caio Zanardi. São muitas situações, torneios com duplicidade de datas. Quando isso ocorre, o Caio assume a sub-15. O meu foco para o próximo ano é a sub-17 e a sub-20. A ideia é organizar e estar à frente de todas as categorias. Tudo para que possamos fazer um trabalho linkado com a seleção principal.

Parreira e Gallo (Foto: Divulgação / CBF)Parreira e Alexandre Gallo conversam na sede da CBF, na Barra da Tijuca (Foto: Divulgação / CBF)
Como é a relação com Felipão e Parreira?
Sempre converso com os dois. A nossa sala é lado a lado na CBF. Eles estão dando uma abertura muito grande. Estou feliz com isso. Estão dando a possibilidade de aproximar de verdade a base do time principal. Alguns atletas da sub-20 foram convocados para o amistoso contra a Bolívia (em Santa Cruz de la Sierra). O trabalho está sendo feito em conjunto. Sempre reporto com relatórios, mostrando que jogadores estão se destacando. Tenho que servir a comissão técnica da principal de alguma maneira.

E a participação como observador dos adversários na Copa das Confederações?
Foi uma experiência grande para aprender com o Felipão, com o Parreira e com o Murtosa. São todas pessoas vencedoras. Eles me deram um espaço muito grande. Fiz análise do México, da Itália, da Nigéria, da Espanha, do Uruguai. Depois do torneio na Suíça (com a seleção sub-20), eu entrei direto nesse trabalho da Copa das Confederações. Tentei passar o meu ponto de vista dos possíveis pontos positivos e negativos dos adversários, da postura que eles vinham tendo em campo. Foi muito bom porque deu tudo certo. Vencer a Copa das Confederações foi uma experiência fantástica. Estar trabalhando com o profissional e ser um grão de areia nessa conquista gigantesca que foi... O mais bacana não foi só vencer, mas foi vencer jogando bem e trazendo a torcida para o lado da Seleção.

O que viu das escolas que pôde observar nas Confederações?
São seleções taticamente muito preparadas. O que aconteceu foi que os atletas do Brasil foram fantásticos e se comprometeram de uma maneira incrível com o trabalho. O mérito é do Felipão, que conseguiu tirar isso tudo deles. Esse comprometimento fez com que o time se entregasse de tal maneira, que marcasse muito, que se encaixasse taticamente na marcação do adversário. O jogador brasileiro sempre vai estar à frente dos outros. E, além disso, eles estavam comprometidos taticamente.

Alexandre Gallo e Maurício Copertino, na TV Tribuna (Foto: Lincoln Chaves)Gallo ao lado do auxiliar Maurício Copertino: os dois
trabalharam juntos no Santos(Foto:Lincoln Chaves)
Esse comprometimento da Seleção principal é o que tem procurado na base?
O que buscamos é um time que se encaixe taticamente, que seja obediente. Em nossas conversas, nós estamos buscando a entrega, a luta, embutindo no jogador brasileiro que ele não tem necessidade de ir para a Europa para aprender a jogar taticamente e voltar para jogar bem no Brasil. Tenho passado para os coordenadores dos clubes que nós não costumamos trabalhar taticamente na base. E é isso que estou brigando. Jogador sub-13 tem que trabalhar taticamente. Deixar jogador solto porque ele vai evouir, isso não funciona mais. A base ficou muito tempo sem trabalhar essa parte. Você joga o sul-americano contra o Uruguai, a Argentina, eles taticamente são bem armados. Antigamente, quando nós corríamos 8km, 9km, a individualidade fazia a diferença. Agora, que você corre 12km, o campo ficou curto. Se o nosso time for taticamente muito obediente e tiver a valência da habilidade técnica, como é o caso dos jogadores brasileiros, a tendência é que a gente volte a ganhar tudo.


O fato de a comissão técnica ter nomes que já passaram por clubes de ponta do Brasil e da Europa ajuda muito no momento de cobrar?
Ajuda e ajuda muito. Estamos na sétima convocação e não tivemos atraso em nenhuma delas. O respeito tem sido grande e entendo que o comando direciona isso. É uma equipe inteira profissional. Os dois preparadores físicos, os dois preparadores de goleiros, os dois auxiliares, são todos acostumados com o profissional. Não sabemos lidar com base. Foi o que o presidente quis fazer: trazer o profissionalismo para a base.


Ao ser escolhido pelo presidente Marin para ser o treinador da Seleção nas Olimpíadas, você acredita que numa eventual saída de Felipão após a Copa o seu nome seja o favorito para assumir o grupo principal?

Não pensei nessa situação. O principal objetivo hoje é trabalhar nas categorias de base da Seleção e cumprir os principais objetivos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/07/tecnico-dos-jogos-de-2016-gallo-diz-sem-comprometimento-nao-fica.html

Elenco do Bayern vale 11,5 vezes mais que o do Atlético-MG, afirma site

Estudo do 'Transfermarkt' avalia em R$ 1,474 bilhão todo o grupo do time alemão. Dante seria mais caro do que Victor, Tardelli, Réver e R10 juntos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

"Moneyball: o Homem Que Mudou o Jogo", filme estrelado por Brad Pitt, mostrou que números não devem, em hipótese alguma, ser desprezados no esporte. O futebol, porém, é talvez aquele que mais insista em contrariá-los - com exemplos clássicos de equipes modestas superando elencos estelares em roteiros quase sempre épicos. Para o site alemão "Transfermarkt", especializado no mercado de transferências, este seria exatamente o caso de uma vitória do Atlético-MG sobre o Bayern de Munique, numa final de Mundial de Clubes por enquanto imaginária, em dezembro, no Marrocos. Campeão da Taça Libertadores na última quarta-feira recheado de destaques, o Galo ainda passa longe da versão mais galáctica do clube alemão, dono de um elenco 11,5 vezes mais caro - na visão da conceituada página, é bom ressaltar.

Schweinsteiger, Müller e Neuer Bayern (Foto: Getty Images) 
Schweinsteiger, Müller e Neuer são três dos pilares do estelar Bayern de Munique (Foto: Getty Images)
 
Vamos, portanto, aos números. O "Transfermarkt" faz o cálculo com a soma de 29 atletas do elenco profissional do Atlético-MG. O valor total chegou a € 43,75 milhões (R$ 128,18 milhões), apenas com o meia-atacante Bernard, o zagueiro Réver, o goleiro Victor e o atacante Diego Tardelli representando mais de 50% deste montante (confira a tabela abaixo).
Tabela Bayern x Atlético-MG (Foto: Globoesporte.com)
Cabe aqui um parênteses: o site estipula o chamado valor de mercado do atleta com base em seus critérios. Bernard custaria em tese € 10 milhões - é o mais caro do elenco atleticano -, mas o clube bate o pé e exige propostas ao menos na casa dos € 25 milhões. Ou seja: números que poderiam não corresponder exatamente à realidade do mercado atual, cada vez mais supervalorizado com o surgimento dos chamados "novos ricos" na Europa e Ásia.

O torcedor do Atlético-MG não precisa ser menos otimista por isso. Na lei do mercado, só o fato de os jogadores estarem no futebol europeu, onde se concentra a maior parcela do capital, já fazem deles mais valiosos. Para o site, os 28 nomes do Bayern de Munique equivalem a € 503,15 milhões (R$ 1,474 bilhão), média de € 17,96 milhões (R$ 52,6 milhões) por atleta. A média de um jogador do Galo, segundo o mesmo estudo, é de € 1,5 milhão (R$ 4,42 milhões).

Não é à toa. Hoje, e já há algum tempo, tirar um atleta do clube alemão não é uma missão tão simples. Requer muita lábia e, principalmente, uma insatisfação com a situação do próprio dentro do elenco - como aconteceu recentemente com o centroavante Mario Gómez, reforço da Fiorentina em negócio que pode alcançar os € 20 milhões.

"Super Mario" era reserva do croata Mario Mandzukic no Bayern. A chegada da revelação e xará Mario Götze, que poderá ser utilizado como um "falso 9" pelo técnico Pep Guardiola, agravaria ainda mais a sua situação. Detentor do título da Liga dos Campeões há dois meses, o time dos brasileiros Dante, Luiz Gustavo, Rafinha e do recém-incorporado Thiago Alcântara (naturalizado espanhol) está em alta. É o nome do momento - status refledido nas inúmeras opções de grife que possui principalmente do meio para a frente. Toni Kroos, Javi Martínez, Bastian Schweinsteiger, Franck Ribéry, Arjen Robben, Thomas Müller... Todos muito bem avaliados.

Ronaldinho Atlético-MG festa título Libertadores (Foto: AFP) 
Aos 33 anos, Ronaldinho está avaliado em apenas R$ 5,6 milhões (Foto: AFP)
 
Levando em consideração o time titular que encerrou a temporada com a conquista da Champions sobre o Borussia Dortmund, pode-se dizer que a defesa também é luxuosa. O goleiro Manuel Neuer, dono da posição também na seleção alemã, está avaliado em € 30 milhões, assim como o lateral-direito e capitão Philipp Lahm. O mais barato deles - e de toda a equipe - é o zagueiro Dante, que custaria € 17 milhões - mais do que Victor, Tardelli, Ronaldinho e Réver juntos.
O zagueiro Dante custaria € 17 milhões - mais do que Victor, Tardelli, Ronaldinho e Réver juntos
Somados os 11 que ergueram o caneco em Wembley, chega-se ao denominador de € 334 milhões (R$ 978,62 milhões). O Atlético, com "pechinchas" como Leonardo Silva (€ 600 mil) e Josué (€ 500 mil) na equipe considerada a principal, atingiu € 33,6 milhões (R$ 98,4 milhões). O que significa um número praticamente dez vezes menor. Sempre, é claro, de acordo com o "Transfermarkt".

Bayern e Atlético terão a chance de se enfrentar numa hipotética final do Mundial de Clubes, no dia 21 de dezembro, em Marrakesh. Antes, nos dias 17 e 18, ambos farão semifinais contra adversários ainda a serem definidos de outros continentes. Até o momento, Monterrey (México), Auckland City (Nova Zelândia) e Raja Casablanca (Marrocos) são os outros representantes do torneio. Em novembro serão definidos os participantes da Ásia e África.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2013/07/elenco-do-bayern-vale-115-vezes-mais-que-o-do-atletico-mg-afirma-site.html

Tata Martino: 'Se Neymar e Messi não derem certo, a culpa será do técnico'

Substituto de Vilanova, treinador argentino é apresentado no Barça, apostano sucesso da dupla sul-americana e diz que vai adotar poucas mudanças

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

O Barcelona já tem oficialmente um novo treinador. Ex-Newell's Old Boys, o argentino Tata Martino assinou nesta sexta-feira um contrato válido por duas temporadas com o clube catalão e, após cumprir os protocolos de apresentação, deu suas primeiras declarações como técnico culé em uma concorrida entrevista coletiva. Pouco após dizer suas palavras iniciais, já foi perguntado sobre a parceria que promete ser a grande sensação na próxima temporada: Neymar e Messi. E ele assumiu a responsabilidade pelo sucesso da dupla.

gerardo tarta martino coletiva novo técnico Barcelona (Foto: Agência EFE) 
Martino assume a responsabilidade pela parceria entre Messi e Neymar (Foto: Agência EFE)
 
- Trabalhei na América do Sul e é normal que não me conheçam. Busco me adaptar ao elenco e aos jogadores que tenho. Nem cogito pensar que Neymar e Messi não podem jogar juntos. Se eles não derem certo, vai ser uma falha do treinador - disse Martino, ao ser perguntado se Neymar e Messi poderiam atuar juntos.

Após desembarcar em Barcelona nesta quinta-feira, Tata Martino se reuniu com o diretor esportivo do Barcelona, Andoni Zubizarreta, na Cidade Esportiva. Nesta sexta, ele voltou a se encontrar com o dirigente catalão, além do presidente, Sandro Rosell, e do vice, Josep Bartomeu, para formalizar o vínculo e não escondeu uma certa surpresa pelo fato de ter sido escolhido para o cargo.

- Estar aqui é um privilégio. Há um ano não pensava que poderia estar aqui. A primeira coisa que devo fazer é manter esse espírito de seguir ganhando. Conseguindo isso, teremos muitos bons anos pela frente. A segunda coisa que devo fazer é me entrosar rapidamente com os jogadores para montar o time - completou o argentino.

gerardo tarta martino coletiva novo técnico Barcelona (Foto: Agência EFE) 
Martino concede sua primeira coletiva novo novo técnico do Barcelona (Foto: Agência EFE)
 
Promessa de poucas mudanças
De Barcelona, ele segue para a Noruega, onde o elenco está reunido para o duelo deste sábado contra o Valerenga, em Oslo, no segundo amistoso desta pré-temporada da equipe espanhola. Lá, o treinador argentino terá o primeiro contato com Messi, considerado um dos responsáveis pela sua contratação.

- Tanto eu quanto Messi somos de Rosário. O Newell's é o nosso clube, mas eu não o conheço pessoalmente - garantiu o treinador, que afirmou ainda que não vai mudar a posição que o argentino vinha jogando na temporada passada, mais centralizado no ataque.

Tata, no entanto, ainda não poderá contar com os jogadores que disputaram a Copa das Confederações, como Xavi, Iniesta, Busquets, Piqué, Fàbregas, Valdes e Daniel Alves, além de Neymar, novo reforço da equipe culé. Eles tiveram as férias prolongadas e se reapresentarão apenas na semana que vem. A promessa é de poucas mudanças na equipe.

- Seguir jogando no 4-3-3? Minha intenção é jogar no mesmo esquema. É como os jogadores se sentem melhor. Fiz isso no Newell's e no Paraguai - completou Martino.

Tata Martino com Santro Rosell na chegada ao Barcelona (Foto: Divulgação / Barcelona) 
Tata Martino com Santro Rosell na chegada ao Barcelona (Foto: Divulgação / Barcelona)
 
A escolha por Martino
Martino chega ao Barça para substituir Tito Vilanova, que teve sua saída oficializada há uma semana. O treinador, campeão espanhol na última temporada, deixou o cargo para tratar um câncer, e Zubizarreta afirmou que o Barcelona agiu rápido para buscar um substituto.

- Não é fácil apresentar um treinador sabendo que o Tito está enfrentado a partida mais difícil da vida. O presidente Sandro Rosell me falou da situação de Tito na terça-feira (da semana passada) à noite e, desde então, começamos a trabalhar com as opções possíveis. No primeiro momento, foi uma dor imensa. Mas a vida teria que seguir em frente, nos falou Tito. Vimos as possibilidades e o nome Tata apareceu. A contratação foi rápida e a reunião para fechar a contratação não durou mais de uma hora e meia - garantiu Zubizarreta, na apresentação do treinador.
A carreira como treinador

Tata Martino assina novo contrato com o Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram) 
Tata Martino assina contrato com o Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram)
 
O ex-meio-campista Martino, hoje com 50 anos, iniciou a carreira como treinador em 1998 à frente de times de menor expressão do futebol argentino, casos de Almirante Brown, Platense e Instituto de Córdoba. O primeiro clube de peso no cenário sul-americano comandado pelo novo treinador do Barcelona foi o Libertad, que - mais tarde, após a Copa de 2006 - o levaria à seleção paraguaia.

Pelo Paraguai, ele teve a chance de disputar sua primeira Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul. A equipe sul-americana teve um desempenho razoável na competição e só caiu nas quartas de final, diante da Espanha, que mais tarde se tornaria a grande campeã do Mundial.
A chegada ao Newell's Old Boys, clube no qual Martino iniciou a carreira como jogador, ocorreu em 2011. No clube, ele faturou, neste ano, o Torneio Final, equivalente ao segundo turno do Campeonato Argentino, e foi até as semifinais da Libertadores. A participação no torneio sul-americano parou nas semifinais, após o Atlético-MG levar a melhor na disputa por pênaltis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/07/tata-martino-assina-contrato-por-duas-temporadas-e-e-apresentado-no-barca.html
 

Autuori quebra a cabeça para fazer ataque quebrar jejum de 320 minutos

Com Luis Fabiano e Aloísio fora, treinador só conta com Osvaldo, Ademilson e Silvinho para clássico deste domingo contra o Corinthians no Pacaembu

Por Marcelo Prado e Carlos A. Ferrari São Paulo

Luis Fabiano (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net) 
Luis Fabiano sofreu lesão contra o Inter e está fora (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
 
Com a derrota para o Internacional, na última quarta-feira, no Morumbi, o São Paulo acumulou seu oitavo revés consecutivo - já são 11 partidas sem vitórias. Enquanto isso, os desfalques por lesões e suspensões só aumentam, e o técnico Paulo Autuori sofre para montar uma equipe competitiva para enfrentar o Corinthians, domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Brasileirão. O maior problema está no ataque.

Luis Fabiano, machucado, e Aloísio, suspenso, não poderão disputar o clássico. Autuori conta com apenas três opções para o setor ofensivo, e nenhuma vive grande momento. Osvaldo caiu de produção após as convocações para a seleção brasileira. Ademilson e Silvinho jamais empolgaram. (No vídeo abaixo, médico fala sobre a lesão de Fabuloso).

Com o ataque desfalcado, o Tricolor entrará em campo no domingo com uma marca incômoda: não marca um gol há 320 minutos. A última vez foi no dia 14 de julho. Na derrota por 3 a 2 para o Vitória, em Salvador, Rogério Ceni, de falta, marcou o segundo, aos 35 do primeiro tempo. Depois, o time passou em branco nas derrotas para Corinthians, pela Recopa, Cruzeiro e Internacional, ambos pelo Campeonato Brasileiro.

- É complicado porque não poderemos contar com nossos dois centroavantes no clássico. Mas temos outras opções. Quem entrar, dará conta do recado - afirmou o zagueiro Rafael Toloi.
A falta de força ofensiva poderá até fazer Autuori mexer no esquema tático, saindo do 4-4-2 para o 4-5-1, com a entrada de mais uma peça no meio-campo para reforçar a marcação. Nesse caso, Fabrício e Maicon seriam as alternativas para o clássico.

Além de Luis Fabiano e Aloisio, Autuori não poderá contar com o volante Denilson e o lateral-esquerdo Clemente Rodríguez, ambos lesionados.

Federer volta a sentir dor nas costas e é dúvida para Masters de Montreal

Suíço revela que incômodo é menor que o sofrido no começo da temporada, mas quer se recuperar logo: 'Minha prioridade é consertá-las'

Por SporTV.com Gstaad, Suíça

federer gstaad tenis (Foto: Reuters) 
Federer pode não jogar em Montreal (Foto: Reuters)
 
A eliminação de Roger Federer logo na estreia no ATP 250 de Gstaad, na Suíça, na quinta-feira, tem uma explicação. O ex-número 1 do mundo voltou a sentir dores nas costas, as mesmas que ele revelou, no Masters 1.000 de Indian Wells, em março, ter sentido durante o começo da temporada. Com o retorno do incômodo, o tenista quer priorizar a recuperação física e pode acabar ficando fora da disputa do Masters 1.000 de Montreal, no Canadá, entre 5 e 11 de agosto.

- Eu tive graves problemas com as minhas costas. Tive que tomar anti-inflamatórios em Hamburgo por causa dela. Minha presença em Montreal está longe de estar assegurada. Primeiro preciso cuidar das minhas costas. O pior que poderia acontecer agora é uma lesão séria. A dor é menor que em Indian Wells, mas terei que me tratar por meio de exercícios e tratamento. Minha prioridade agora é consertar minhas costas. Vou ter que ver se a reabilitação será suficiente para me deixar jogar em Montreal. Se sim, vou jogar. Se não, então terei mais uma semana (para a recuperação) - disse o suíço.

Em Gstaad, Federer perdeu em sets diretos para o alemão Daniel Brands, o mesmo tenista quem ele vencera na última semana, na estreia no ATP 500 de Hamburgo. O atual 5º do ranking voltava ao torneio suíço após nove anos. Em 2004, na última vez que jogara a competição, em casa, ele saíra com o título.

O Masters 1.000 de Montreal terá transmissão ao vivo do SporTV.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/07/federer-volta-sentir-dor-nas-costas-e-e-duvida-para-masters-de-montreal.html

Giba pede dez dias para pensar proposta do Volta Redonda

Reunião realizada entre dirigentes e jogador aconteceu na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ

O campeão mundial Giba e os dirigentes do Volta Redonda Vôlei se encontraram na tarde desta quinta-feira para conversar sobre a proposta de contratação do jogador. Segundo a assessoria de imprensa do time, a reunião durou três horas e o ponteiro se mostrou muito animado e receptivo ao convite. O ex-camisa 7 da seleção brasileira pediu informações detalhadas da estrutura do clube, alojamento, centro de treinamento, investimento em outros reforços, além, é claro, do salário. A assessoria disse ainda que ele pediu dez dias para pensar sobre a proposta e não divulgou valores do possível contrato.


Se Giba acenar positivamente para o Volta Redonda, vai reforçar a equipe para a temporada 2013/2014 da Superliga Masculina e, quem sabe, ajudar a equipe a chegar mais longe na competição. Os Gigantes de Aço conseguiram uma classificação histórica para o campeonato 2012/2013 quando chegaram às quartas-de-final e foram batidos, pelo então atual campeão, Sada Cruzeiro.


vôlei Giba olimpíadas (Foto: Getty Images) 
Atleta pode reforçar a equipe para a temporada 2013/2014 da Superliga (Foto: Getty Images)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/07/giba-pede-dez-dias-para-pensar-proposta-do-volta-redonda.html

Brasil avança com as quatro duplas masculinas para as oitavas nos EUA

Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Alison/Emanuel avançam direto às oitavas, enquanto Evandro/Vitor Felipe e Álvaro/Edson Filipe passam pela repescagem

Por SporTV.com Long Beach, EUA

vôlei de praia Alisson e Emanuel (Foto: Divulgação / CBV) 
Alison e Emanuel estão nas oitavas de final emLong Beach (Foto: Divulgação / CBV)
 
Duas duplas masculinas se classificaram de forma direta às oitavas de final, nesta quinta-feira, por terem terminado na primeira colocação em seus grupos. As outras duas ainda tiveram que enfrentar uma repescagem, mas conseguiram avançar. Com isso, o Brasil avançou com força máxima para as oitavas de final do Grand Slam de Long Beach, nos EUA, do Circuito Mundial.

No feminino, Maria Clara e Carol e Taiana e Talita foram às semifinais.

Bruno Schmidt e Pedro Solberg derrotaram os suíços Gabathuler e Weingart por 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/17, e se classificaram diretamente para as oitavas, fase em que medirão forças contra Herrera/Gavira, da Espanha.

Alison e Emanuel, que tinham vencido um jogo e perdido outro, derrotaram nesta quinta os canadenses Saxton e Schalk por 2 a 1, parciais de 20/22, 21/14 e 15/12. Mesmo com três duplas empatadas no Grupo E, os brasileiros terminaram em primeiro pelos critérios de desempate. Nesta sexta-feira, eles enfrentarão os americanos Doherty e Rogers por uma vaga nas quartas de final.

Evandro/Vitor Felipe teve que encarar a repescagem. Nesta quinta-feira, a dupla acabou derrotada pelos australianos Kapa e McHugh por 2 a 0, com parciais de 21/18 e 21/19. Narepescagem, eles tiveram que bater Brinkborg/Gunnarsson, da Suécia, por 2 a 0, com parciais de 21/16 e 21/13 e seguem em frente. Nas oitavas, os adversários serão os letões Janis Smedins e Samoilovs.

Por fim, Álvaro Filho e Edson Filipe terminaram em terceiro lugar no Grupo H após nova derrota nesta quinta, desta vez para os austríacos Huber e Seidl, por 2 a 1, parciais de 21/17, 16/21 e 17/15. No jogo extra pela vaga rumo às oitavas, porém, eles venceram os tchecos Robert Kufa e Hadrava por 2 a 1, com parciais de 17/21, 21/17 e 15/12 e garantiram o Brasil com todas as suas duplas na competição. Nas oitavas, vão encarar os italianos Lupo e Nicolai.

Além das oitavas, as quartas de final e semifinais do Grand Slam de Long Beach também serão realizadas nesta sexta-feira

Brasil conquista três vitórias no Open de Anapa

No Open de Anapa, na Rússia, do Circuito Mundial, o Brasil obteve, nesta quinta-feira, três vitórias, sendo duas no masculino, com Thiago e Oscar, e uma no feminino, com Elize e Fernanda.
No primeiro jogo, Thiago e Oscar derrotaram uma das duplas da casa, formada por Bogatov e Yutvalin, por 2 a 0, parciais de 21/18 e 23/21. Em seguida, bateram os letões Solovejs e Finsters por 2 a 0, com parciais de 21/19 e 23/21. Nesta sexta-feira, enfrentarão Haralds/Armands, também da Letônia. Se vencerem, confirmam o primeiro lugar e a automática classificação para as oitavas de final.

No feminino, Elize Maia e Fernanda Berti encerraram a participação na fase de grupos derrotando as canadenses MacTavish e Whitaker por 2 a 0, parciais de 21/16 e 21/13, terminando em segundo lugar na chave C, com duas vitórias e uma derrota. Com isso, terão que encarar uma segunda fase classificatória nesta sexta para buscar uma vaga nas oitavas de final. As adversárias serão as gregas Arvaniti e Karagkouni.

Além da segunda fase, que é uma especie de repescagem, e das oitavas, as quartas de final também serão realizadas nesta sexta.

 A etapa de Anapa é o segundo Open de oito agendados para a temporada.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/brasil-avanca-com-quatro-duplas-masculinas-para-oitavas-nos-eua.html

'Queremos ser um time chato com uma torcida chata', avisa Fernandinha

Principal nome do recém-criado Jacareí aposta na experiência do elenco para surpreender na temporada; 'aqui não tem vaidade', afirma

Por Arthur Costa e Danilo Sardinha Jacareí, SP

Levantadora Fernandinha do Jacareí Vôlei (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com) 
Fernandinha chega confiante ao Jacareí Vôlei (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
 
Campeã olímpica com o Brasil em Londres, a levantadora Fernandinha se prepara para um novo desafio na carreira: liderar o recém-criado Jacareí na temporada 2013/14. O projeto foi iniciado há pouco mais de um mês. Pouco tempo, mas suficiente para que a atleta se entusiasmasse. Feliz com o elenco montado, a jogadora que defendeu Campinas na temporada passada mostra confiança ao traçar uma meta para o primeiro ano da equipe. Quer chegar às quartas de final da Superliga.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Fernandinha explicou o motivo da confiança, como a criação de um grupo ''sem melindres'', com a missão de incomodar as tradicionais equipes do país.
- Falando em Superliga, acredito que podemos disputar uma quarta de final e, quem sabe, chegar à semifinal. A gente sabe que é muito difícil, mas a meta para o primeiro ano é essa, de dar trabalho e brigar de igual para igual com os melhores times. Não falta experiência para isso. Muitas jogadoras aqui já jogaram fora e temos uma parte do time que é nova, que vai dar aquela energia. Está um clima muito gostoso - disse a levantadora após um jogo-treino na tarde desta quinta-feira contra São José dos Campos.

A atividade foi realizada em quatro sets, todos vencidos por Jacareí (25/18, 25/17, 25/10 e 25/11), sendo os dois primeiros com o time titular. Essa foi a primeira oportunidade para que o elenco comandado por Robson Guerreiro começasse a ganhar entrosamento com a bola em movimento. Acostumada a ver as novas companheiras de time do outro lado da quadra, Fernandinha aproveitou para acertar os ponteiros com as atletas, que têm como primeiro desafio na temporada a Copa São Paulo, que começa em 9 de agosto.

- Conheço a Renatinha há anos, a Cibele há anos, a Fernanda Ísis, mas só joguei com a Soninha. Com o resto do time, só joguei contra. Até conversando, nós nos perguntávamos quanto tempo havíamos jogado juntas, mas descobrimos que não havíamos jogado. Então, esse período é importante. Estamos tendo muito diálogo. Somos jogadoras mais velhas, não temos mais aquele melindre, conversamos muito e isso ajuda para que as coisas aconteçam a curto prazo. Não tem 'não me toque', e isso é difícil de ver no vôlei feminino. Sabemos receber críticas. Não há estrelismo - analisou a levantadora.

Vôlei Feminino de Jacareí (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com) 
Fernandinha aproveita jogos-treinos para se entrosar com elenco (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
 
A turma das mais experientes da equipe que Fernandinha se refere é formada pela oposta Renatinha, 32 anos, e pelas ponteiras Cibele Barboza, 32 anos, Thaís Barbosa, 33, e Soninha, 35 (confira o elenco abaixo).

Acostumada a frequentar os melhores ginásios do mundo seja com a seleção brasileira ou na passagem que teve pelo vôlei da Itália, Fernandinha quer transformar o ginásio Educamais São João, onde o Jacareí irá mandar seus jogos, num verdadeiro caldeirão. Com as dimensões reduzidas em relação aos palcos dos principais times do país, a intenção é criar um ambiente nada agradável para os visitantes.

- Estava conversando isso com a Renatinha. A gente conta muito com a torcida, que tem que encher o ginásio e fazer o adversário vir pensando 'nossa, vamos enfrentar aquela torcida chata'.
 Nós queremos ser um time chato com uma torcida chata, que vai nos ajudar. Se as pessoas pensam que isso não faz diferença, estão enganadas. Espero que Jacareí venha e torça muito por nós - completou.

Antes da estreia na Copa São Paulo diante do Sesi em 9 de agosto, às 19h, na Vila Leopoldina, Jacareí encara na próxima terça-feira, 30, novo jogo-treino contra o São José dos Campos.

O elenco:

Carol Won Held, ponteira de 21 anos (ex-São Bernardo)
Cibele Barboza, ponteira de 32 anos (ex-VC Baki, do Arzebaijão)
Duda, oposta de 20 anos (ex-São Bernardo)
Érica Adachi, levantadora de 25 anos (ex-Universidade de Fresno-EUA)
Fernanda Ísis, meio de rede de 29 anos (ex- Minas)
Fernandinha, levantadora de 33 anos (ex-Campinas)
Jéssica Suelen, meio de rede (ex-Chapecó)
Renatinha Colombo, oposta de 32 anos (ex-Gresik Petrokimia, da Indonésia)
Renata Maggioni, meio de rede de 25 anos (ex-Campinas)
Soninha, ponteira de 35 anos (ex-Campinas)
Thaís Barbosa, ponteira de 33 anos (ex-Minas)
Thaís Bruzza, ponteira/líbero de 21 anos (ex-São Bernardo)

Zé Roberto minimiza jejum no Grand Prix: 'O importante são as Olimpíadas'

Para tricampeão olímpico, torneio que começa no próximo mês é importante para melhorar entrosamento da equipe, com foco permanente no Rio 2016

Por Amanda Kestelman e Túlio Moreira Saquarema, RJ

O drama já se repete há três anos. Desde 2010, a seleção brasileira vem sendo superada pelas americanas na final do Grand Prix, um dos mais importantes campeonatos mundiais do vôlei feminino. O Brasil, recordista no número de títulos, com oito, não ergue a taça da competição desde o triunfo sobre a Rússia, em 2009. Mas o retrospecto recente não preocupa o técnico Zé Roberto Guimarães. Para o tricampeão olímpico, o torneio é o momento ideal para cometer erros e melhorar o entrosamento do grupo, com foco permanente nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

- Se a gente continuar com o vice-campeonato, mas ganhar as Olimpíadas, por mim está ótimo. O importante são os Jogos Olímpicos. O Grand Prix ajuda porque as jogadoras precisam se adequar rapidamente a estilos muito diferentes de jogo e ganham muita experiência. Também ficamos conhecendo o nível das outras seleções. Podemos observar as novidades no cenário do vôlei e estabelecer parâmetros para o que vamos encontrar pela frente. Sobretudo, é fundamental para conhecermos nossas fraquezas e pontos fortes. No Grand Prix, ficamos sabendo o que temos que manter e o que precisamos melhorar. Isso é o mais importante - ressalta Zé Roberto.

O técnico Zé Roberto comanda preparação das jogadoras no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ) (Foto: Divulgação/CBV) 
O técnico Zé Roberto comanda preparação da seleção no Aryzão, em Saquarema (RJ) (Foto: Divulgação/CBV)
 
Invicta em 2013, com 12 vitórias em competições e amistosos, a seleção brasileira embarca na próxima semana para Campinas (SP), palco da etapa brasileira da competição anual. De 2 a 4 de agosto, o Brasil encara Polônia, Rússia e Estados Unidos na cidade paulista, pelo Grupo A. Nas semanas seguintes, o país realiza confrontos em Mayagüez (Porto Rico) e Almaty (Cazaquistão). A etapa final será disputada em Sapporo (Japão), de 28 de agosto a 1º de setembro. Para Zé Roberto, o segredo de uma boa campanha no Grand Prix é encontrar a sintonia ideal entre as jogadoras.

- É importante você ter uma equipe que já tenha uma boa experiência no Grand Prix. Este é um campeonato um pouco diferente dos outros, porque há jogos em todos os finais de semana e as jogadoras precisam se acostumar a diferentes fusos a cada etapa. Para sermos bem-sucedidos, vamos precisar de um bom entrosamento do grupo, um sincronismo entre as jogadoras. Além disso, na fase final há jogos praticamente todos os dias. É um atrás do outro e o elenco todo precisa estar bem, para que as jogadoras possam se ajudar entre si e evitar sobrecarga de algumas - avalia o treinador.

Diante de um grupo forte, Zé Roberto já espera jogos difíceis no primeiro final de semana da competição. Juntos, Rússia e Estados Unidos somam oito títulos, mesmo número de conquistas do Brasil no campeonato, realizado desde 1993. Apesar do alto nível dos adversários, o treinador da seleção brasileira acredita que o embalo do grupo, que faturou os títulos dos torneios de Alassio e Montreux, além de três vitórias contra a Holanda em amistosos pelo Nordeste, ajudará as jogadoras na rodada de estreia.

- Estamos muito motivados no início desse novo ciclo olímpico. O nosso grupo em Campinas é complicado. São times extremamente fortes e candidatos ao título do Grand Prix. Isso faz com que nosso grupo seja exigido e testado. Exatamente esse tipo de jogo que precisamos. Já temos que pensar em tentar chegar a uma final e encontrá-los novamente - completa Zé Roberto.

A seleção brasileira está invicta em 2013, com 12 vitórias em torneios e amistosos (Foto: Divulgação/CBV) 
A seleção brasileira está invicta em 2013, com 12 vitórias em torneios e amistosos (Foto: Divulgação/CBV)
 
O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real os jogos do Brasil no primeiro final de semana do Grand Prix, em Campinas. Confira a seguir os horários das partidas do Grupo A:

02/08 - Rússia x Estados Unidos - 16h30m

02/08 - Brasil x Polônia - 19h (ao vivo pelo SporTV)
03/08 - Brasil x Rússia - 10h (ao vivo pela Rede Globo)
03/08 - Estados Unidos x Polônia - 12h30m
04/08 - Brasil x Estados Unidos - 10h (ao vivo pela Rede Globo)
04/08 - Rússia x Polônia - 12h30


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/ze-roberto-minimiza-jejum-no-grand-prix-o-importante-sao-olimpiadas.html

Taiana e Talita e Maria Clara e Carol vão às semifinais em Long Beach

Duplas encaram americanas e alemãs nesta sexta-feira e podem fazer uma final brasileira na etapa do Circuito Mundial disputada na Califórnia

Por SporTV.com Long Beach, EUA

O Brasil terá duas duplas nas semifinais do Grand Slam de Long Beach, válido pelo do Circuito Mundial de vôlei de praia. Nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, Taiana e Talita e Maria Clara e Carol venceram os dois jogos do dia, pelas oitavas e quartas de final, e avançaram para a fase decisiva da disputa na Califórnia. Lili e Bárbara Seixas foram eliminadas nas oitavas, e Ágatha e Maria Elisa caíram justamente para Maria Clara e Carol, nas quartas. No masculino, o Brasil avançou com as quatro duplas para as oitavas.

Maria Clara e Carol vôlei de praia (Foto: FIVB) 
Maria Clara e Carol pegam alemãs nas semifinais em Long Beach (Foto: FIVB)
 
Nas semifinais, Taiana e Talita encaram as americanas e donas da casa Ross e Day, que chegaram a ser derrotadas por Ágatha e Maria Elisa no terceiro round, válido pelas oitavas, mas se recuperaram em seguida, vencendo a dupla espanhola Liliana e Baquerizo. Já Maria Clara e Carol vão pegar as alemãs Holtwick e Semmler. Caso vençam, as brasileiras fazem a final da etapa de Long Beach, também na sexta-feira.

O caminho das brasileiras
Nas oitavas de final, Ágatha e Maria Elisa venceram as americanas Ross e Day por 2 sets a 1, com parciais de 21/15, 13/21 e 16/14, nas quartas de final, porém, caíram diante das também brasileiras Maria Clara e Carol, por 2 sets a 0, com um 23/21 e 31/29. Antes, Maria Clara e Carol venceram nas oitavas as suíças Zumkehr e Heidrich, também por 2 a 0 (21/15 e 21/19).
Já Taiana e Talita venceram nas oitavas de final as fortes alemãs Köhler e Schumacher, por 2 sets a 1, com um impressionante 21/6, 19/21 e 15/12. Nas quartas, elas derrubaram as canadenses Pavan e Bansley por 2 sets a 1, com parciais de       17/21, 21/15 e 15/11. Lili e Bárbara Seixas foram eliminadas nas oitavas de final, derrotadas pelas eslovacas Dubovcova e Nestarcova por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/16 e 15/12).

Taiana e Talita comemoram vaga nas semifinais (Foto: Divulgação/FIVB) 
Taiana e Talita comemoram vaga nas semifinais (Foto: Divulgação/FIVB)
 
FONTE:
 

Jornal divulga certidão de nascimento para provar que Falcao tem 27 anos

Ex-professor acusa o novo reforço do Monaco de ter adulterado a idade

Por GLOBOESPORTE.COM Bogotá

documento Falcão Garcia (Foto: Reprodução / youtube) 
Reitor de colégio acusou Falcão Garcia de ter adulterado a idade (Foto: Reprodução / youtube)
 
A polêmica em torno da idade de Falcao García ganhou mais um capítulo. Após o jogador ter sido acusado de adulterar a data de nascimento em dois anos, o jornal colombiano "El Tiempo" divulgou o que seria a certidão de nascimento do novo reforço do Monaco. Segundo o documento, ele tem 27 anos e não 29, como afirmou no início da semana Wilson Serrano, reitor do colégio onde o jogador concluiu o ensino primário.

De acordo com a certidão, Radamel Falcao García Zárate nasceu dia 20 de fevereiro de 1986 em Santa Marta, desmentindo as acusações de Serrano. Antes mesmo de o jornal publicar o documento, o jogador, que recentemente trocou o Atlético de Madri pelo Monaco por € 60 milhões (R$ 176 milhões), negou ter alterado a idade.

- Fiquei surpreendido com as notícias na imprensa sobre minha idade que são totalmente ridículas. Quero desmentir isso veementemente e terminar este assunto de uma vez por todas - escreveu o atleta, terça-feira, em seu perfil oficial no Twitter.

Serrano apresentou ao telejornal colombiano "Noticias Uno" um documento de 1989 que mostra, além da idade, alteração também na cidade natal de Falcao. Oficialmente, o jogador nasceu em Santa Marta, mas segundo a documentação apresentada pelo reitor, o goleador é natural de Bogotá. A reportagem procurou o pai do jogador, que não atendeu as ligações.

- Nós nunca aceitamos cópias do registro civil. É obrigatório que seja o original, e por isso estou em condições de assegurar que Radamel Falcao García Zárate nasceu em 1984 - garantiu Serrano, na reportagem.

Caso a alteração de idade seja confirmada, o caso poderá gerar uma polêmica ainda maior, já que Falcao participou de competições importantes com a seleção nas categorias de base. Em 2001, com 15 anos, jogou o Sul-Americano Sub-17. Em 2005, foi campeão do Sul-Americano Sub-20.

certidão nascimento Falcao (Foto: Reprodução / Jornal El Tiempo) 
Certidão que comprovaria nascimento de Falcao em 1986 (Foto: Reprodução / Jornal El Tiempo)
 
FLNTE:

Guardiola vê Bayern quase no ponto para início da temporada

Treinador se mostra satisfeito com os resultados dos treinamentos, mas pede mais tempo para deixar equipe a seu modo

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha

Guardiola Apresentação elenco Bayern de munique (Foto: Reprodução / Site Oficial Bayern) 
Para Pep, falta muito pouco para o Bayern ficar no ponto (Foto: Reprodução / Site Oficial Bayern)
 
Campeão alemão e europeu, o Bayern de Munique é certamente uma das mais fortes equipes do futebol mundial, e sua pré-temporada não mostra o contrário. Agora dirigido por Pep Guardiola, o quadro alemão vai passando com muita facilidade por seus oponentes nos amistosos de preparação. Animado com o desempenho de seus comandados, o treinador, no entanto, salienta que ainda faltam alguns acertos para ver a equipe a seu modo.

- Estou feliz com o que temos feito até agora, mas ainda precisamos de um pouco mais de tempo. Nós ainda temos que melhorar um pouco. Estaremos bem preparados para fazer um bom jogo – avaliou Guardiola, em entrevista ao "Sky Sports", já referindo-se ao duelo válido pela Supercopa da Alemanha, contra o Borussia Dortmund, sábado, pela abertura da temporada germânica.

Entre os jogadores, o espírito é de absoluta cooperação. Um exemplo é Toni Kroos. Ciente da forte concorrência no meio-campo do Bayern, agora reforçado com as contratações de Mario Gotze e Thiago Alcantara, o jogador de 23 anos usa a diplomacia para destacar uma possível suplência.

- Todo mundo quer jogar, mas é matematicamente impossível. É por isso que temos esses jogos (preparatórios) para os jogadores provarem si mesmos, e então o treinador terá suas impressões para escolher seu time titular. Mas isso não significa que os jogadores vão jogar em todos os jogos em uma temporada que esperamos ser longa – ponderou Kroos.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/07/guardiola-ve-bayern-quase-no-ponto-para-inicio-da-temporada.html