terça-feira, 23 de julho de 2013

Sem acordo, Botafogo acerta jogo avulso com o Vitória para o Maracanã

Clube carioca ainda não tem contrato longo assinado, mas primeiro confronto como mandante está definido para o dia 1 de agosto

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 

Divisão Torcida Maracanã (Foto: Andre Durão) 
Botafogo acerta primeiro jogo mandante no Maracanã (Foto: Andre Durão)
 
O Botafogo acertou nesta quarta-feira a realização de seu primeiro jogo como mandante no Maracanã. Será mesmo contra o Vitória, dia 1 de agosto, às 19h30m, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes disso, o clube vai fazer a sua estreia no estádio no domingo, contra o Flamengo, mas atuando como visitante.

O acordo foi feito em caráter de urgência para que o Botafogo pudesse passar para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o local do confronto, o que deveria ter acontecido, inclusive, até segunda-feira. No entanto, houve uma permissão para que a decisão fosse adiada em um dia.

Assim como o Fluminense, o Botafogo terá direito aos ingressos das arquibancadas atrás dos  gols. Ainda não há previsão de preço. Isso será estudado em novas reuniões da diretoria do clube para analisar a questão, já que o clube conta com sócios-torcedores, com direito a descontos, e o anúncio deve ser feito no fim de semana.

O Botafogo ainda negocia um contrato de dois anos com o clube, mas as conversas ainda não chegaram a uma definição. Existe um acordo encaminhado para a realização de até 12 jogos no estádio em 2013 e mais 15 em 2014. A realização do clássico entre Fluminense e Vasco, domingo passado, dificultou o andamento das negociações, já que se tratava do primeiro jogo entre clubes no estádio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/botafogo-acerta-jogo-avulso-com-o-vitoria-para-o-maracana.html

Luis Fabiano desabafa: 'Eu fui mais feliz e ganhei mais títulos no Sevilla'

Chamado de 'pipoqueiro' pela torcida nos últimos jogos, atacante diz não precisar provar nada e lamenta que não esteja dando certo no São Paulo

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

O caso de amor e ódio vivido pela torcida do São Paulo e o atacante Luis Fabiano se agravou em meio à crise no clube. Artilheiro do time na temporada, com 17 gols, mas em baixa por causa das más atuações, o Fabuloso passou a ouvir com mais frequência os gritos de "pipoqueiro" vindo das arquibancadas. Nesta terça-feira, em entrevista no CT da Barra Funda, o jogador se defendeu, mas admitiu que faltaram conquistas de peso pelo clube.

– Eu não preciso provar nada a ninguém. Só no São Paulo as coisas não aconteceram da maneira que eu gostaria. Fui mais feliz e ganhei mais títulos no Sevilla. Infelizmente, isso é real – disse o Fabuloso, defendendo-se das críticas de que só marca contra clubes menores e acaba falhando nos jogos mais importantes. –  É impossível ter 173 gols só contra o Mogi Mirim e outros times pequenos.

Eu não preciso provar nada a ninguém. Só no São Paulo as coisas não aconteceram da maneira que eu gostaria"
Luis Fabiano
 
O centroavante é cobrado por não ter títulos de peso nas passagens pelo Tricolor. Entre 2001 e 2004, conquistou apenas um Torneio Rio-São Paulo. Desde que voltou, em 2011, soma a vitória na Copa Sul-Americana do ano passado, mas não atuou no jogo decisivo, no Morumbi, por ter sido expulso no primeiro confronto, em Buenos Aires.

No Sevilla, clube que defendia quando foi convocado para disputar a Copa do Mundo de 2010, o currículo é bem mais recheado. Ele foi bicampeão da Copa da Uefa (atual Liga Europa), além de ter conquistado a Supercopa da Europa, duas vezes a Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha.

– Fiz gol em final contra o Corinthians (Paulistão de 2003), mas não vencemos. Eu entro em campo com os olhares da imprensa e do torcedor de que preciso fazer (gols). Eu tento me doar, amo o São Paulo, mas estou com 32 anos, é difícil entrar em campo com esse peso. Se o São Paulo ganhar e eu não fizer gol, será que vão me chamar de pipoqueiro? Mas eu aprendi a lidar. Quando as coisas começarem a ir bem, isso vai passar – disse.

Nesta quarta-feira, o atacante terá mais uma chance de desencantar numa partida importante. O São Paulo encara o Internacional, às 21h (de Brasília), no Morumbi.

luis fabiano são paulo treino (Foto: Roberto Vazquez) 
Luis Fabiano, em treino no São Paulo (Foto: Roberto Vazquez)
 
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/luis-fabiano-desabafa-impossivel-ter-173-gols-so-contra-o-mogi.html

Inter e Vasco se destacam na janela do exterior, apontam analistas

Comentaristas veem gaúchos e cariocas como times que mais se fortaleceram. Veja o balanço das contratações na Série A

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro

 Ignacio Scocco comemora gol do Newell's Old Boys sobre Velez Sarsfield (Foto: AFP) 
Scocco fez seis gols pelo Newell's na Libertadores: contratação de impacto do Inter (Foto: AFP)
 
A janela de transferências internacionais se encerrou no último sábado, e com ela a oportunidade para os clubes brasileiros de repatriarem jogadores do exterior. Se alguns não se movimentaram, outros foram às compras com o objetivo de reforçar seus elencos. Inter, Náutico e Vasco foram os que mais aproveitaram a janela, em quantidade, entre os concorrentes do Brasileirão. Os dois primeiros conseguiram três jogadores, cada, enquanto o último foi quem mais contratou: cinco.

Os gaúchos se reforçaram com os meias Alex e Alan Patrick, que estavam no Al-Gharafa-CAT e Shakhtar Donetsk-UCR, respectivamente, e com a sensação da Libertadores: o atacante Ignacio Scocco, que defendeu o Newell's Old Boys.

Segundo o comentarista do SporTV André Rizek, o Inter foi o clube que mais acertou:
- Principalmente pelo Scocco. O Alex foi muito bem no Corinthians e também na sua passagem anterior pelo Inter, mas o Scocco é o diferencial da janela.

Scocco é argentino, tem 28 anos, marcou seis gols na Libertadores e teve seu vínculo adquirido por US$ 6,5 milhões (R$ 14,3 milhões). Na opinião de André Loffredo, comentarista do SporTV, ele vale o investimento.

tabela contratações durante tabela internacional (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
- O Scocco, para mim, é um atacante que não tem igual no Brasil. É muito raro encontrarmos um jogador brasileiro com as características dele. Tem boa finalização, mobilidade e sabe cobrar bolas paradas. Vamos ver se repete no Inter o que fez pelo Newell's - afirmou.

Não foi somente o Inter que se deu bem na janela. Com uma campanha irregular no Brasileirão, o Vasco foi às compras para encorpar seu elenco. E conseguiu. Acertou com Guiñazu, Reginaldo, Montoya, Fagner e o ídolo Juninho Pernambucano, que retornou após passagem pelo New York RB, dos Estados Unidos. Para Loffredo, os novos reforços darão uma outra cara ao time.

- O Vasco aproveitou a janela para qualificar seu elenco, estava precisando disso. O Juninho é um cara diferente. É muito importante se ter um líder no elenco. Precisamos ver o Montoya, pois se destacou por um time não muito grande na Argentina (All Boys), assim como o Reginaldo, que veio da Itália (Siena). O Guiñazu é um jogador que vai contribuir bastante, pois, além do poder de marcação, se doa muito dentro de campo. Já o Fagner, se voltar no mesmo nível em que estava quando saiu do Vasco, tem grandes condições de ser o melhor lateral-direito do Brasil.
Paulo Cesar Vasconcellos, também do SporTV, é outro que acredita que o Vasco vai subirá de patamar com os reforços.

- O maior acerto do Vasco foi no retorno do Juninho. Ele é o maior ídolo na história recente do clube. O simples fato de ele estar em campo já aumenta a autoestima dos jogadores - afirma o comentarista, que vê o Colorado como um dos favoritos no Brasileirão. - O Internacional já brigava pelo título. Essas contratações, para mim, só afirmam a condição dele como um dos favoritos.

juninho pernambucano vasco gol fluminense série a (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br) 
Juninho reforça Vasco com sua técnica e liderança (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
 
Correndo por fora, o Náutico contratou os meias Diego Morales (Al Ahli-EAU) e Ángelo Peña (Caracas-VEN) e o atacante Juan Manuel (Peñarol-URU). Outros nomes que merecem destaque são os laterais-esquerdos André Santos (Flamengo) e Clemente Rodríguez (São Paulo) e os atacantes Thiago Ribeiro (Santos) e Willian (Cruzeiro). Os mineiros estão bem próximos ainda de Julio Baptista, que atuava pelo espanhol Málaga. Na tabela acima, são considerados os reforços que chegaram do exterior durante o período da janela - até o último dia 20 - mesmo que o jogador tenha rescindido seu contrato antes, ficando livre de qualquer vínculo.

Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Goiás, Grêmio e Portuguesa não investiram em transferências internacionais. Agora, resta aos clubes o mercado nacional. A janela brasileira vai até 4 de outubro, sendo que um clube poderá se reforçar com no máximo cinco atletas de outras agremiações da Série A do Campeonato Brasileiro, sendo três de um mesmo time, e desde que os atletas não tenham completado sete partidas por suas equipes.

* Diogo Santarém, estagiário, sob a supervisão de Bernardo Ferreira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/inter-e-vasco-se-destacam-na-janela-internacional-apontam-analistas.html

Tenista suíço se aventura em salto de paraquedas antes do ATP de Gstaad

Atual número 10 do ranking mundial, Stanislas Wawrinka pula de 4.000m de altitude, demonstra nervosismo, mas afirma: 'O sentimento é ótimo'

Por GLOBOESPORTE.COM Gstaad, Suíça

O atual número 10 do ranking mundial do tênis, Stanislas Wawrinka, trocou as quadras pelo céu de Gstaad, na Suíça. À vontade em seu país, o tenista participou de uma ação de um dos patrocinadores do ATP 250, que acontece de 20 a 28 de julho, na cidade turística, para entrar renovado em sua décima tentativa de vencer a competição. Ele saltou de um monomotor de uma altura de 4000m.

VÍDEO: assista às imagens do salto de Stanislas Wawrinka

Após receber as orientações do instrutor, o atleta vestiu uma roupa vermelha e os óculos de proteção e decolou rumo às nuvens a bordo de um avião chamado "Flying Devil" (do inglês, "Demônio Voador"). Tudo correu tranquilamente, mas a fisionomia de Wawrinka ainda demonstrava certo nervosismo em frentes às câmeras logo após o salto.

- Você não pode sonhar com uma paisagem melhor. Estava um pouco nervoso, mas adorei o momento. O paraquedas e o tênis trazem fortes emoções. Me agradam e me dão prazer. Quando estava no avião, na hora de saltar, o nervoso aumenta, mas quando você está no ar, o sentimento é ótimo - disse o tenista.

salto paraquedas Wawrinka tênis (Foto: Reprodução / youtube) 
Wawrinka salta de paraquedas nos Alpes suíços (Foto: Reprodução / youtube)
 
A missão de Wawrinka, apesar de estar em casa, não é nada fácil. Em Gstaad, ele terá a companhia de Roger Federer, atual número 5 do ranking. Além dele, o suíço poderá encarar Janko Tipsarevic, Federico Delbonis, Juan Monaco, Mikhail Youzhny e o brasileiro Thomaz Bellucci.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/para-relaxar-para-atp-em-gstaad-tenista-suico-salta-de-paraquedas.html
 

De volta ao ATP de Gstaad após nove anos, Federer ganha vaca de presente

Agrado da organização marca retorno do tenista ao torneio suíço, onde foi campeão em 2004. Naquele ano, ele também ganhou animal, pelo título

Por GLOBOESPORTE.COM Gstaad, Suíça

A última vez que Roger Federer disputou o ATP 250 de Gstaad, na Suíça, foi em 2004. Nove anos depois, eis que o ex-número 1 do mundo vai voltar a brigar pelo título do torneio, nesta semana. Para marcar o retorno do tenista suíço, a organização do campeonato deu uma vaca de presente para o atual 5º do ranking. Chamado Desirée, o animal ainda estava com um grande chapéu de flores entre os chifres.

Tênis Federer Gstaad (Foto: Agência EFE) 
Federer e a vaca Desirée (Foto: Agência EFE)
 
Essa é a segunda vaca que Federer ganha dos organizadores do ATP de Gstaad. Justamente em 2004, quando foi campeão da competição, o tenista ganhou uma espécie, além da premiação pelo título. A Juliette, como era chamada, morreu em 2007. Ela foi sacrificada porque não produzia leite suficiente.

Cabeça de chave nº 1 em Gstaad, Federer só vai entrar no torneio nas oitavas de final. Ele joga na quarta-feira ou na quinta-feira contra o alemão Daniel Brands, mesmo rival na estreia em Hamburgo, na última semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/de-volta-gstaad-apos-nove-anos-federer-ganha-vaca-de-presente.html

Praia Clube abre Jogos Regionais de São Paulo com vitória sobre o Lins

Em competição no interior paulista, time de Uberlândia representa cidade de São Carlos e vence melhor de três sets com parciais de 25/11 e 25/12

Por GLOBOESPORTE.COM São Carlos, SP

O Praia Clube estreou com vitória nos Jogos Regionais de São Paulo na noite desta segunda-feira, em São Carlos. O time derrotou a agremiação de Lins por 2 sets a 0, com parciais de 25/11 e 25/12. Na fase classificatória os jogos são realizados em melhor de três sets. Na competição, o grupo treinado pelo técnico Spencer Lee representa a cidade-sede da partida.

No interior paulista, o time mineiro é formado pelo seguinte elenco: as levantadoras Camila Torquette e Juliana Carrijo; as centrais Letícia Hage, Mayhara Silva e Natália Martins; as ponteiras Isabela Paquiardi e Monique Aguiar e a oposta Jéssica Santos, além do preparador físico Eduardo Araújo.

Praia Clube Eduardo Araújo, Monique Aguiar, Jéssica Santos, Camila Torquette, Letícia Hage, Isabela Paquiardi, Juliana Carrijo, Natália Martins, Mayhara Silva e Spencer Lee (Foto: Raphael Augustus/Divulgação Praia Clube) 
Eduardo Araújo, Monique Aguiar, Jéssica Santos, Camila Torquette, Letícia Hage, Isabela Paquiardi, Juliana Carrijo, Natália Martins, Mayhara Silva e Spencer Lee (Foto: Raphael Augustus/Divulgação Praia Clube)
 
Nesta terça-feira, às 16h, o Praia Clube enfrenta o time de Porto Ferreira. A competição segue até 28 de julho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2013/07/praia-clube-abre-jogos-regionais-de-sao-paulo-com-vitoria-sobre-o-lins.html

Novidade na Superliga, Érika diz que coração estará no Mineirão na quarta

Torcedora fanática do Atlético-MG, ponteira do Brasília não poderá assistira final da Libertadores em Belo Horizonte, mas promete muita torcida

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF

erica coimbra camisa atlético-mg vôlei futebol (Foto: Reprodução/Twitter) 
Érika não pode ir ao Mineirão, mas avisa que não faltará torcida pelo Galo (Reprodução / Twitter)
 
A ponteira Érika Coimbra, reforço do recém-criado time de vôlei do Brasília, se juntou nesta semana ao grupo para o início de nova temporada, mas já avisou que nesta quarta-feira seu coração estará em outro lugar, mais precisamente junto a mais de 60 mil atleticanos que lotarão o estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, para a final da Taça Libertadores, em que o Atlético-MG enfrenta o time paraguaio do Olimpia.

- Vou assistir ao jogo em Brasília, pois voltei a treinar nesta semana, mas meu coração está no Mineirão, com toda certeza - afirma a atleta, torcedora fanática do Galo, que revela ainda que a decisão tem mexido com os nervos dos atleticanos.

- Sonhamos demais com esta conquista. Nós torcedores merecemos este presente. Estamos na final com todos os méritos, mas, independente de qualquer resultado, nada mudará no meu coração atleticano. Estou rezando e na torcida para que os jogadores estejam em uma noite inspirada.

Érika também mostra que conhece as táticas não só nas quadras, mas também nos gramados. A jogadora de vôlei acredita que o Olimpia, que tem vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0, em Assunção, jogará fechado. Ela aposta nos amigos Ronaldinho Gaúcho e Tardelli para o Atlético-MG sair vencedor e campeão.

- Além de torcedora fanática, tenho amigos no Galo, como o Ronaldinho e o Tardelli. Com certeza, com o talento que os dois têm, a confiança neles cresce. A ansiedade e nervosismo estão presentes para mim e todos os atleticanos.

Nesta quarta-feira, o Atlético-MG precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença para levar a decisão para a prorrogação e, no caso de permanecer o placar, para os pênaltis. Em caso de vitória por três gols de diferença, o Galo fica com a taça da Libertadores 2013.

vôlei érika coimbra polônia (Foto: Divulgação/Site Oficial Atom) 
Antes de acertar com o Brasília, Érika jogava pelo Atom Sopot, na Polônia (Foto: Divulgação/Site Oficial Atom)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/novidade-na-superliga-erika-diz-que-coracao-estara-no-mineirao-na-quarta.html

Na volta ao Brasil, Bruninho se rende à Rússia: 'Melhor time do mundo'

Após duas derrotas na Argentina, levantador da seleção admite que os rivais estão em melhor fase, mas acredita na evolução do Brasil

Por SporTV.com São Paulo

O Brasil bem que gostaria, mas não conseguiu dar o troco na Rússia na Liga Mundial, quase um ano depois de ter perdido o ouro nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Os russos foram novamente melhores e venceram por 3 a 0 na decisão da Liga Mundial, em Mar del Plata, na Argentina. Na volta para casa, na noite desta segunda-feira, o levantador Bruninho admitiu a superioridade dos rivais, apesar de ter levado a melhor individualmente ao ser eleito o melhor levantador da competição (assista ao vídeo).

- A gente tem que entender que o time deles hoje é melhor que o nosso, não só que o nosso... Hoje, o melhor time do mundo é a Rússia. A gente tem muita coisa para evoluir. Apesar de jovem, é um time que mostrou potencial - afirmou o jogador, no desembarque.

Bruninho, levantador, desembarque (Foto: Reprodução/SporTV) 
Bruninho admitiu que os russos vivem melhor momento que os brasileiros (Foto: Reprodução/SporTV)
 
O técnico Bernardinho, que também reconheceu a superioridade dos russos após a partida, tentou minimizar o impacto da derrota. O técnico lembrou que o Brasil ainda está no início de um ciclo olímpico e pode usar o que aconteceu na Argentina como aprendizado.

- Que a gente possa colher essa medalha de ouro no final do ciclo, isso é o ideal. Já tivemos vitórias prematuras e que, eventualmente, não colhemos o melhor resultado no final. Que a derrota e a segunda colocação sirvam como fonte de reflexão - disse.

O oposto Wallace não escondeu o abatimento no retorno ao Brasil. O jogador, que não conseguiu repetir as boas atuações anteriores e fazer a diferença para a Seleção na final contra os russos, ainda não absorveu a derrota.

- É difícil. Derrota é sempre dolorosa, ainda mais do jeito que foi - comentou.

A seleção não terá muito tempo de descanso. No dia 4 de agosto, a equipe começa a disputar o Sul-Americano, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A competição vale vaga para o Mundial de 2014.
Assista a outros vídeos do "SporTV News"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/07/na-volta-ao-brasil-bruninho-se-rende-aos-russos-melhor-time-do-mundo.html

Técnico da seleção infanto-juvenil usa filosofia humana do 'pai' Luizomar

Maurício Thomas aposta no espírito de equipe e no entrosamento do grupo no Mundial da Tailândia. Meninas fazem período de aclimatação no Japão

Por Carol Fontes Rio de Janeiro

Maurício Thomas assumiu o comando da seleção brasileira infanto-juvenil feminina há apenas dois anos, mas já pode ser considerado um especialista em Mundiais. Durante sete anos, o treinador foi assistente-técnico de Luizomar de Moura nas equipes femininas de base. Experiência que revolucionou sua forma de ver e compreender o vôlei, principalmente, tratando-se de jovens promessas, que precisam lidar com a distância da família, a pressão e o peso de vestir a camisa do Brasil. No currículo da dupla, estão o bicampeonato do Mundial Infanto-juvenil, em 2005 e 2009, e o lugar mais alto do pódio no Mundial Juvenil de 2007. Maurício considera Luizomar um verdadeiro paizão, que lhe ensinou a trabalhar um lado mais humano e afetivo no esporte, receita que virou sinônimo de sucesso nas quadras.

- O Luizomar é um paizão, aprendi muito com ele, principalmente, o lado humano e afetivo. Ao mesmo tempo que ele cobra, nunca deixa de respeitar as atletas, dando moral e valorizando o trabalho de cada uma. Ele tem a preocupação de dar carinho pelo fato de as meninas serem jovens e estarem longe de casa e da família - contou Maurício, que ocupou o mesmo cargo na equipe do Osasco (SP), também dirigida por Luizomar.

vôlei mauricio thomas e luizomar de moura (Foto: CBV) 
Luizomar dá instruções para atletas, e Maurício Thomas (na época, assistente) observa (Foto: CBV)
 
De olho no sucesso no próximo Mundial infanto-juvenil, que será disputado de 26 de julho a 4 de agosto, nas cidades de Nakhon e Ratchasima, na Tailândia, Maurício aposta no espírito de equipe, no entrosamento e em uma filosofia de "doação coletiva", implantada por ele e Luizomar.

- Conseguimos implantar uma filosofia de doação coletiva. As meninas sabem que uma complementa a outra. Além de talento e entrosamento, os pontos positivos da equipe são envolvimento e a entrega para alcançar um objetivo em comum, que é representar o Brasil e levar o título. É muito bom ver o patriotismo das meninas, a entrega é total. A gente abre mão de tudo para defender a seleção, família, amigos, viagens... No meu caso, foram 10 anos da minha vida de muita alegria, passando por glórias e conquistas que mexem muito conosco e nos motiva a continuar - analisou Maurício.

Na última quinta-feira, 18, a seleção brasileira embarcou para o Japão, onde realiza um período de aclimatação, principalmente, por conta do fuso horário. Como parte da preparação, o time disputará quatro amistosos contra as donas casa.

vôlei mauricio thomas  (Foto: CBV) 
Mauricio Thomas comanda a seleção brasileira infanto-juvenil feminina desde 2011 (Foto: CBV)
 
- A aclimatação é importante para nos acostumarmos ao fuso, são 10 horas a mais. Vamos enfrentar as japonesas, um time que erra pouco e defende muito bem. Esta edição do Mundial será difícil. Muitos países imitaram o modelo brasileiro, investindo na base. Precisamos suprir isso com bom volume de jogo, estratégia, técnica e preparação física e psicológica para enfrentar os gigantes. Os times estrangeiros têm sempre uma ou duas jogadores bem diferenciadas. O formato deste ano mudou, teremos 20 equipes e um mata-mata a partir das oitavas de final, com os times de melhor campanha se cruzando. Um jogo decide tudo. A pressão é grande e começa logo que elas vestem esse uniforme. As meninas estão ansiosas e com medo, por isso, digo para darem o seu melhor.

O Brasil está no Grupo C do torneio, ao lado de Estados Unidos, República Dominicana, Argélia e Eslovênia. A estreia será no dia 26 de julho contra as dominicanas. O time canarinho será representado pelas levantadoras Thais e Mariana; as opostos Lana e Lorenne; as centrais Marina, Laiza, Gabriela e Amanda; as ponteiras Drussyla, Karol e Gabi; e a líbero Laís.

vôlei mauricio thomas  (Foto: CBV) 
Treinador comanda equipe que vai à Tailândia para disputa do Mundial Infanto-juvenil (Foto: CBV)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/tecnico-da-selecao-infanto-juvenil-usa-filosofia-humana-do-pai-luizomar.html

Doping: STJD do vôlei decide julgar caso de Natália em instância superior

Polêmica envolvendo ponteira deve ir ao Tribunal já no mês de agosto

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro

A polêmica envolvendo a acusação de doping da jogadora da seleção de vôlei Natália vai ganhar mais um capítulo. Na semana passada, a Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei decidiu oficialmente recorrer e agendar um novo julgamento para o caso, deste vez em um instância superior, no pleno. Ao GLOBOESPORTE.COM, o procurador Fábio Lira explicou a decisão.

- Foi uma decisão da Procuradoria. Vai ser julgado agora no pleno. No momento que o laboratório, no caso o Ladetec, envia uma análise adversa para a Confederação, já significa que não está alinhado com as normas antidoping mundiais. Esse é o primeiro ponto. Mas, posteriormente ao julgamento, recebi um ofício através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), do próprio Ladetec, informando que a substância encontrada no exame da atleta estava com níveis acima do permitido. Foi mais um fator que me fez entender que necessitava de um novo julgamento - explicou o procurador.

natalia volei (Foto: Divulgação/CBV) 
Caso envolvendo a jogadora Natália será julgado pelo STJD do vôlei (Foto: Divulgação/CBV)
 
O caso de Natália, atleta do Campinas, será julgado em segunda instância. Segundo a Procuradoria, tanto a atleta quando o laboratório Ladetec poderão se manifestar diante do tribunal. A previsão é que o julgamento seja marcado para a primeira quinzena de agosto.

A ponteira Natália chegou a cumprir 30 dias de suspensão preventiva após um exame apontar a presença da  substância 16-OH Prednisolone acima dos níveis permitidos. No entanto, no início deste mês, o relator Luiz Correa Meyer apontou, com base em um laudo do próprio Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), que a concentração estava abaixo do limite e, portanto, dentro da lei.

Posteriormente, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, responsável por assessorar o Ministério dos Esportes na implementação da política nacional antidoping, questionou o caso e afirmou que apuraria os fatores relacionados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/doping-caso-de-natalia-sera-julgado-em-instancia-superior-no-stjd-do-volei.html

Bruninho diz que pai ganhou tudo na vida e critica polêmico Tintim: 'Bobão'

Após derrota na final da Liga Mundial, levantador brasileiro reconhece que 'russos estão ganhando tudo', mas reprova atitudes de Alexey Spiridonov

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro






Se depender da seleção brasileira, o polêmico Alexey Spiridonov não vai conseguir atingir ninguém com seu jeito provocador. Campeão da Liga Mundial, o ''Tintim'' russo, como foi apelidado, foi flagrado por câmeras fazendo um gesto obsceno para o técnico Bernardinho após o triunfo por 3 sets a 0 na final. Apesar de mais uma alfinetada do polêmico jogador, o levantador Bruninho, que é filho do comandante, fez pouco caso.

- Eu acho que, de alguma maneira, temos que aceitar, botar o rabo entre as pernas e escutar. É o momento deles, que estão ganhando tudo. Sempre tive a oportunidade de jogar com inúmeros jogadores que venceram tudo durante muito tempo e nunca vi ninguém provocando e nem nada. Se ele gosta de provocar, problema dele. Temos apenas que nos motivar com isso de alguma maneira e não deixar eles ganharem mais.


vôlei Bruninho brasil liga mundial (Foto: João Gabriel ) 
O levantador Bruninho criticou a postura de Spiridonov após a vitória dos russos (Foto: João Gabriel )
Na imagem em questão, Spiridonov parou de frente para as câmeras e pronunciou "oi, Bernardinho" e em seguida mandou o gesto obsceno direcionado ao desafeto. Bruninho conta que seu pai e treinador não comentou nada sobre o incidente e diz que esse tipo de provocação não costuma atingir o comandante brasileiro.

- Não falei com ele, mas com certeza não deve estar incomodado com nada. Existem algumas pessoas, e ele (Bernardinho) é um delas, que venceram tudo na vida. Não é uma questão ''baixa'' dessa que vai fazer perder a linha. É um bobão que está ali para provocar. É o momento dele. Vamos trabalhar para mais para frente ele não poder provocar - disse o levantador brasileiro.
A Rússia venceu o Brasil por 3 sets a 0 para conquistar a competição. Foi o primeiro revés do Brasil em sets diretos em uma final de Liga Mundial. A seleção, que lutava por seu décimo título, teve de se contentar com seu quarto vice-campeonato. A Rússia levanta pela terceira vez o troféu da competição.


Gesto obsceno do 'Tintim' Spiridonov (Foto: Reprodução) 
Gesto obsceno do 'Tintim' Spiridonov após a vitória sobre a seleção brasileira (Foto: Reprodução)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/bruninho-diz-que-pai-ganhou-tudo-na-vida-e-critica-polemico-tintim-bobao.html


Técnico Cuca faz mistério no último treino do Atlético-MG no Mineirão


 

Imprensa só teve acesso no final da atividade, quando time treinava pênaltis

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte

treino Atlético-MG (Foto: Fernando Martins) 
Clima entre os jogadores do Atlético-MG durante o treino era de descontração (Foto: Fernando Martins)
 
No último treino do Atlético-MG no Mineirão antes da final da Libertadores, a imprensa só teve acesso no final da atividade, depois de o técnico Cuca orientar treinamento tático durante cerca de uma hora. Quando os repórteres tiveram acesso ao campo, os jogadores cobravam penalidades.

Com bom aproveitamento, Leonardo Silva, Réver, Bernard, Ronaldinho Gaúcho, Guilherme, Luan, Diego Tardelli, Alecsandro e Jô foram os que mais treinaram as cobranças de pênalti. O volante Leandro Donizete e o lateral Junior Cesar, que será titular na decisão na vaga de Richarlyson, suspenso, fizeram corrida ao redor do campo.

Nesse período da atividade, o técnico Cuca observou as cobranças a distância, atrás de uma das placas de publicidade em volta do gramado. O presidente do clube, Alexandre Kalil, esteve presente e viu todo o treinamento em pé, na beira do campo, ao lado do diretor de futebol, Eduardo Maluf.

O clima entre os jogadores era de descontração, com muitas brincadeiras entre Ronaldinho e Richarlyson, quando os dois se dirigiam ao vestiário, ao final do treino. O meia Bernard era outro que estava relaxado e não cansou de brincar com os companheiros.

O Atlético-MG encara o Olimpia nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), com o objetivo de vencer por três gols de diferença para conquistar o título da Libertadores. Uma vitória por dois gols de diferença levará a decisão para a prorrogação e, persistindo o empate, para a disputa de pênaltis.

O Galo terá o apoio de mais de 60 mil torcedores para buscar a conquista inédita. Além de Richarlyson, o treinador não poderá contar com o lateral-direito Marcos Rocha, que recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo de ida, na derrota por 2 a 0, em Assunção.

Veja os vídeos do Atlético-MG

Jornalista: 'Cruzeirense gosta de futebol. Atleticano gosta do Atlético'

Autor do lema 'Caiu no horto, tá morto' e torcedor fanático do Alvinegro, Fred Melo Paiva brinca que 'sonho' do torcedor da Raposa é gritar 'Galo'

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Os torcedores do Atlético-MG vivem a enorme expectativa pelo jogo mais importante da história do clube, a finalíssima da Libertadores nesta quarta-feira, diante do Olimpia, no Mineirão. Um momento ainda mais especial por se tratar de uma torcida extremamente apaixonada, que há muitos anos busca um título de maior alcance. Na opinião do jornalista Fred Melo Paiva, colunista do jornal "Estado de Minas", há uma diferença fundamental entre os torcedores do Atlético e do grande rival Cruzeiro.

- Com todo respeito à torcida do Cruzeiro, tem uma diferença muito grande entre a mística do atleticano e do cruzeirense. O cruzeirense gosta de futebol. O atleticano gosta do Atlético. O que desperta uma final como a de amanhã (quarta) para o atleticano é algo que tem menos a ver com o futebol e mais como uma superação quase pessoal, desse coletivo. O Atlético ganhando vamos ter casamentos sendo salvos, chefes vão esquecer que seus funcionários não estão rendendo o suficiente. É uma coisa diferente. Acho que o cruzeirense sonha em gritar 'Galo' - afirmou Paiva, torcedor declarado do Alvinegro mineiro, no "Redação SporTV".

Autor do lema "Caiu no horto, tá morto", escrito em uma coluna publicada em setembro passado, Fred Melo Paiva afirma que a ideia surgiu naturalmente.

- Surgiu na hora, escrevendo. Inicialmente não teve uma grande repercussão. Não era nem o título da coluna. Mas depois, com as redes socias, virou esse grande dizer do atleticano atual. Um dia cheguei no estádio e os torcedores gritavam isso. Eu quase morri - afirmou o jornalista.

torcida estádio Independência jogo (Foto: Fernando Martins)Torcedor mostra o lema da torcida do Galo no Independência (Foto: Fernando Martins)
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/07/jornalista-cruzeirense-gosta-de-futebol-atleticano-gosta-do-atletico.html

Pressão não assusta: ameaça de queda em 2011 foi pior, avalia Bernard

Meia se lembra do primeiro ano como profissional no Atlético-MG, quando o time lutou para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro

Por Alexandre Lozetti, Fernando Martins e Léo Simonini Belo Horizonte

Bernard, meia do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG) 
Bernard: já acostumado com pressão no Galo (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)
 
Pressão não é uma novidade na breve carreira profissional do jovem Bernard. Atualmente vivendo a expectativa de tirar o Atlético-MG da fila sem títulos importantes, o atacante garante estar calejado com o clima de pressão em cima da obrigação pela conquista.

O jogador lembrou do primeiro ano como profissional, em 2011. Na época, o Atlético-MG lutava para não cair pela segunda vez no Brasileiro. Chegou nas últimas dez rodadas precisando de um aproveitamento de 80% e, sob o comando de Cuca, se livrou do rebaixamento.

- Viver uma pressão como a que eu vivi em 2011, de ter que sair do rebaixamento é pior do que reverter um jogo de 2 a 0 numa Libertadores. A gente tinha que fazer quase 100% de aproveitamento para evitar o rebaixamento. Em 12 jogos tinha que ganhar oito, mais ou menos. Essa pressão eu já vivi no futebol. Agora é uma pressão nova e espero que a gente possa dar o nosso melhor.

Por isso, Bernard acredita que já está preparado para conquistar seu segundo título em menos de um mês, já que foi campeão da Copa das Confederações, pela Seleção Brasileira, em junho.

- Dois títulos tão importantes que podem ser colocados no meu currículo. É correr atrás. O atleta vive de história, de querer colocar o nome na história do clube. Quero conquistar títulos onde quer que eu vá, seja aqui no Atlético-MG ou em outro clube. Conseguindo esses dois títulos vou ficar bastante feliz. Caso conquiste essa Libertadores será a primeira do Atlético-MG e, com certeza, todos serão marcados.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/pressao-nao-assusta-ameaca-de-queda-em-2011-foi-pior-avalia-bernard.html

Zaga invicta: um dos trunfos do Bota para se manter vivo na Copa do Brasil

Em cinco partidas até agora na competição, Glorioso não levou gol. Equipe enfrenta o Figueirense nesta quarta-feira, em Florianópolis

Por Fred Huber Rio de Janeiro

doria botafogo (Foto: Satiro Sodre/SSPress) 
Dória no treino físico de segunda-feira, no Engenhão (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
 
O Botafogo fez até o momento, nos duelos com Sobradinho, CRB e Figueirense, pela Copa do Brasil, cinco jogos e não levou gol. Se mantiver este bom desempenho defensivo, estará classificado para as oitavas de final, já que venceu a equipe catarinense por 1 a 0 no jogo de ida, em Volta Redonda. Apesar disso, a ideia não é ter uma postura mais defensiva na quarta-feira, no Orlando Scarpelli.

O zagueiro Dória disse que todos estão felizes com os números na defesa, mas que o Botafogo não pode mudar seu estilo de jogo. A ideia é impor o ritmo e conseguir a classificação.

- Destes jogos, eu joguei três. Não levamos gol, e isso é importante. No Brasileiro, um 0 a 0 não nos deixa felizes, mas na Copa do Brasil pode ser muito importante. Fico feliz de poder ajudar. Se terminar 0 a 0 nesta quarta-feira, pode ser uma coisa boa, garantir nossa classificação, mas nosso estilo não é ficar atrás, é de ter posse de bola, impor o ritmo. Nunca jogamos para empatar.
Um duelo entre os clubes não termina empatado há seis anos (ou sete jogos). A última igualdade foi em dezembro de 2007, um 1 a 1 pelo Brasileiro, no Engenhão. De lá para cá, foram quatro vitórias do Botafogo e três do Figueirense.

Dória acredita em um confronto muito difícil para o Bota. Para ele, uma das complicações é o ataque veloz dos catarinenses.

- O Figueirense tem um time bem treinado, forte e atacantes rápidos que não desistem nunca. Sabemos que será complicado, ainda mais dentro da casa deles. Estamos concentrados e sabemos o que queremos.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/zaga-invicta-um-dos-trunfos-do-bota-para-se-manter-vivo-na-copa-do-brasil.html

Dankler é regularizado e já pode atuar pelo Botafogo

Contrato do jogador aparece no boletim da Federação do Rio e no da CBF. Com ele, Oswaldo de Oliveira tem seis zagueiros à disposição

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Dankler Botafogo (Foto: Thales soares) 
Dankler foi apresentado na semana passada (Foto: Thales soares)
 
Depois da negociação por empréstimo de Matheus com o Icasa, o Botafogo registrou na segunda-feira o contrato do zagueiro Dankler, ex-Vitória, voltando a ter seis jogadores para a posição no grupo. Seu nome já foi publicado no boletim da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e no da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Dankler, no entanto, está há um ano sem jogar. Ele ficou em litígio neste período com o Vitória, já que o clube não havia demonstrado interesse em renovar seu contrato, que terminou no dia 14 deste mês. O zagueiro assinou um pré-contrato com o Botafogo em fevereiro deste ano.
Oswaldo ainda não tem previsão para utilizar Dankler, que ainda não treina com o grupo. Ele tem Bolívar, Dória, André Bahia, Antônio Carlos e Rodrigo Defendi à disposição para a zaga.

Aos 21 anos, Dankler era tratado como grande promessa no Vitória. Sua contratação foi feita pensando na possibilidade de negociação de Dória, que desperta o interesse de vários clubes da Europa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/dankler-e-regularizado-e-ja-pode-atuar-pelo-botafogo.html

Com Marcelo Mattos de volta, Bota ensaia jogadas antes do Figueira

Time se prepara para enfrentar duelo desta quarta-feira, em Florianópolis, pela terceira fase da Copa do Brasil

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Em seu último treinamento antes do confronto com o Figueirense, quarta-feira, em Florianópolis, pela Copa do Brasil, o Botafogo se preparou ensaiando jogadas de bola parada, além de cobranças de pênaltis, depois de uma atividade técnica nesta terça-feira. O time contará com a volta do volante Marcelo Mattos, suspenso no jogo com o Náutico, na vaga de Renato.

No treinamento técnico, Oswaldo de Oliveira não contou com o lateral-direito Gilberto, substituído por Edilson. No entanto, ele foi apenas poupado e não será problema para o jogo com o Figueirense. O volante Renato também ficou fora da atividade, mas deve viajar com o grupo.

edilson botafogo   (Foto: Thales Soares) 
Debaixo de chuva, Edilson treinou no lugar de Gilberto, poupado  (Foto: Thales Soares)
 
Para se classificar, o Botafogo precisa de um empate e pode até perder por um gol de diferença desde que também marque. O Figueirense só conquista a vaga de forma direta se vencer por dois gols.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/com-marcelo-mattos-de-volta-bota-ensaia-jogadas-antes-do-figueira.html



Desempenho como visitante no Brasileiro vira exemplo no Botafogo

Time fez cinco gols em quatro jogos sem mando de campo na competição e enfrenta o Figueirense, quarta-feira, em Florianópolis, pela Copa do Brasil

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bolivar coletiva Botafogo (Foto: Thales soares) 
Bolívar exalta dedicação dos jogadores ofensivos na marcação (Foto: Thales soares)
 
Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil por 1 a 0, o Botafogo enfrenta o Figueirense nesta quarta-feira, em Florianópolis, com a possibilidade de conseguir a vaga com um empate em 0 a 0. No entanto, o pensamento ofensivo do time será preservado e quem diz isso é o zagueiro Bolívar.

Para isso, o desempenho no Campeonato Brasileiro serve de exemplo para o comportamento do time. Em quatro jogos como visitante na competição, foram quatro gols marcados, com uma vitória, um empate e duas derrotas, ambas por 2 a 1, que ainda assim dariam a vaga ao Botafogo nas oitavas de final da Copa do Brasil.

- Temos que enfrentar o Figueirense da mesma maneira que temos atuado, buscando o gol como visitante que vale muito. Na maioria dos jogos em que atuamos fora de casa temos marcado gols. Não podemos ficar esperando e trazer o adversário para  cima nem mudar a nossa forma de jogar. Precisamos apenas ficar bem posicionados para não sermos surpreendidos pelos contra-ataques - explicou Bolívar.

Defensivamente como visitante, no entanto, há um empate com o número de gols feitos. O time também sofreu cinco gols em quatro jogos. Mesmo assim, Bolívar valorizou o trabalho realizado no setor defensivo pelo trabalho que se inicia com os jogadores de ataque.

No geral, o Botafogo tem a segunda melhor defesa do Brasileiro, com sete gols sofridos. Na Copa do Brasil, o time ainda não foi vazadom em cinco jogos disputados, ainda que o Figueirense, que está na Série B, seja o seu adversário mais bem posicionado. Antes, eliminou Sobradinho-DF e CRB-AL.

- Sofremos poucos gols e temos que valorizar o sistema ofensivo, pois ele inicia a marcação na frente e a bola demora a chegar na defesa. Além disso, estamos bem entrosados. Temos uma média baixa de gols - afirmou Bolívar, lembrando que o Botafogo sofreu apenas 17 gols em 32 jogos disputados em 2013.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/desempenho-como-visitante-no-brasileiro-vira-exemplo-no-botafogo.html

Poliana e Ana Marcela fazem história e conquistam ouro e prata nos 10km

Depois de prata e bronze nos 5km, brasileiras fazem dobradinha inédita para o país em prova da maratona aquática. Paulista se emociona com triunfo

Por SporTV.com Barcelona
 
Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha fizeram história para o Brasil. De novo. Depois da prata e do bronze nos 5km da maratona aquática no sábado, as duas brasileiras protagonizaram uma grande prova nesta terça-feira, na disputa dos 10km da modalidade, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona. Dessa vez elas conquistaram uma dobradinha inédita para o país, subindo aos dois lugares mais altos do pódio. Poliana completou a prova em 1h58m19s2 e faturou a medalha de ouro. Ana Marcela chegou apenas três décimos atrás da compatriota e ficou com a prata. A alemã Angela Maurer terminou na terceira colocação, com 1h58m20s2.

Poliana e Ana Marcela mundial maratona aquática barcelona  (Foto: Divulgação) 
Poliana (E) e Ana Marcela beijam medalhas de ouro e prata dos 10km (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
 
- Estou muito emocionada. Tinha conseguido ganhar uma medalha nos 5km, mas essa prova de 10km é sempre muito mais difícil, é prova olímpica, mais disputada. Muita gente queria me aposentar depois de Londres, depois de uma prova horrível que aconteceu lá. Estou muito feliz. Agora tudo vale muito a pena, cada esforço, cada manhã gelada. Vale muito a pena. Tenho que agradecer a todos, (principalmente) depois de um ano (2012) ruim para mim - disse Poliana, não contendo as lágrimas depois de se tornar campeã mundial dos 10km, em entrevista ao SporTV (confira no vídeo abaixo).

Poliana e Ana Marcela tiveram um desempenho impecável. As duas ficaram sempre no primeiro pelotão e brigando pelo pódio durante toda a prova. Elas se dividiram na liderança junto com outras competidoras até abrirem uma boa distância para as demais nos últimos metros. Deixaram para trás inclusive a atual campeã olímpica dos 10km, a húngara Eva Risztov (9º lugar), e a campeã mundial de 2011, a britânica Keri-Anne Payne (14º). As brasileiras então travaram uma disputa particular pela medalha de ouro, que acabou ficando com nadadora paulista.

- Tracei uma estratégia com o meu técnico (o marido Ricardo Cintra) que foi não ficar muito atrás. Nos últimos 500 metros tudo pode acontecer. Então, quando vimos que estávamos as duas na frente, nadamos muito forte e fizemos uma espécie de parede, de bloqueio para que ninguém passasse por nós - explicou a vencedora.

A medalha para Poliana vem um ano após um desempenho dela aquém do esperado, na mesma prova, nos Jogos Olímpicos de Londres. Na ocasião, a brasileira abandonou a disputa com um quadro de hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35ºC. O normal é cerca de 37ºC.

Poliana mundial maratona aquática barcelona  (Foto: Divulgação)Ainda na água, Poliana vibra demais com vitória nos 10km do Mundial (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-esportes-aquaticos/noticia/2013/07/poliana-e-ana-marcela-conquistam-ouro-e-prata-nos-10km-do-mundial.html

Empresária e modelo, Sharapova faz fortuna também longe das quadras

Dona de marca de doces e repleta de patrocínios, russa capitaliza nos negócios, em um ano, quase o que já levou em prêmio por toda a carreira

Por Matheus Tibúrcio Rio de Janeiro

Maria Sharapova é uma das melhores tenistas da atualidade e também se dá muito bem quando não está competindo ou treinando. Número 2 do ranking da WTA, a russa é a tenista de maior sucesso fora das quadras. Além do dinheiro ganho por títulos e por desempenhos nos torneios do circuito internacional, ela completa o patrimônio com uma lista considerável de patrocínios, além de participações em propagandas, revistas, ensaios fotográficos e das vendas da sua linha de doces Sugarpova. De tanto que promove sua imagem, a tenista  quase chega a ganhar em 12 meses, com atividades extraquadra, o que já acumulou de premiação em competições durante toda a carreira.

maria sharapova modelo tenis (Foto: Divulgação) 
Contratos de patrocínio e trabalhos como modelo rendem muito dinheiro para Sharapova (Foto: Divulgação)
 
Desde que se tornou profissional, em abril de 2001, Sharapova já acumulou cerca de US$ 26,7 milhões (R$ 60 milhões) nos torneios em que participou, de acordo com dados da WTA. Ela é a terceira entre as atletas de todos os tempos, atrás somente dos quase US$ 28,7 milhões (R$ 64,5 milhões) de Venus Williams e dos quase US$ 46,6 milhões (R$ 104,7 milhões) de Serena Williams.

Sharapova não precisou de 12 anos para, fora de quadra, ganhar tanto dinheiro. Segundo dados da revista "Forbes", somente entre julho de 2012 e junho de 2013, ela arrecadou US$ 29 milhões (R$ 65,2 milhões), sendo US$ 23 milhões (R$ 51,7 milhões) provenientes de cachês, contratos de publicidade e de patrocínio e porcentagens de licenciamento. Ela foi apontada como a 22ª atleta mais bem paga do mundo nesse período. Entre os tenistas, ela só perdeu para o suíço Roger Federer, que ocupa a vice-liderança da lista com uma receita de US$ 71,5 milhões (R$ 160,7 milhões).

Período (julho a junho) Patrocínios e cachês (em US$)
2009/2010 23,5 milhões
2010/2011 22,4 milhões
2011/2012 22 milhões
2012/2013 23 milhões
A bolada ganha fora dos torneios tem enchido o bolso da tenista nos últimos anos. No mesmo período, entre julho e junho do ano seguinte, ela faturou US$ 23,5 milhões (R$ 52,8 milhões) em 2009/2010, US$ 22,4 milhões (R$ 50,3 milhões) em 2010/2011 e US$ 22 milhões (R$ 49,4 milhões) em 2011/2012. Em 2010, ela inclusive renovou por oito anos o patrocínio com a Nike por um total de US$ 70 milhões 9R$ 157,3 milhões).

Com uma lesão no quadril, Sharapova só vai voltar às quadras no WTA de Toronto, no Canadá, a partir de 5 de agosto. Enquanto isso, a exemplo da maioria das vezes em que não disputa um torneio oficial, a tenista vai faturando por meio das ações abaixo:

Sugarpova: Sharapova entra no ramo de negócios, mas não foge das críticas
Entre 2008 e 2009, Sharapova passou nove meses fora das quadras por causa de uma cirurgia no ombro, local de uma séria lesão que a tirou de vários torneios na época, inclusive dos Jogos Olímpicos de Pequim e do US Open. Com o tempo ocioso na memória, a russa decidiu já pôr em prática atividades que lhe renderiam dinheiro fora de quadra, especialmente para uma aposentadoria tranquila no futuro. Após uma avaliação junto com o empresário Max Eisenbud, os dois decidiram entrar no ramo de doces, pois chegaram à conclusão de que era um mercado que não tinha uma empresa que se destacava das demais.

maria sharapova sugarpova tenis (Foto: Getty Images) 
O produto de Sharapova tem 15 sabores; alguns têm forma de bolas de tênis (Foto: Getty Images)
 
A tenista lançou então em agosto do ano passado sua marca de doces Sugarpova, utilizando US$ 500 mil (R$ 1,1 milhão) do próprio dinheiro para abrir o negócio. Em vários torneios que disputava desde então, ela passou a promover o produto antes de estrear nas competições. Além dos Estados Unidos, os eventos já passaram por Austrália, França, Rússia e Inglaterra, entre outros países. Caixas já foram enviadas também para Canadá, Japão, Índia, China e outras nações.

- Negócios e esporte são ambos mundos bastante competitivos. Quero ser a melhor nos dois - declarou a russa à rede britânica BBC quando lançou a marca no Reino Unido.

Atualmente a linha conta com 15 sabores. Três deles apresentam doces em formato de bolinhas de tênis, e a maioria do restante representa coisas de que a tenista gosta, como bolsas, sapatos, óculos, flores e animais.

Nem tudo é perfeito, porém, no mundo dos negócios. Assim como no tênis, Sharapova também recebe reclamações, mas por causa dos doces. O produto da tenista já foi criticado pelo Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido devido aos teores de açúcar. A entidade chegou a dizer que a russa estava se prevalecendo da sua forma física para promover de forma irresponsável um produto gorduroso.

Um pacote de 142 gramas de qualquer sabor é vendido a US$ 5,99 (R$ 13,50) no site da empresa. Segundo Eisenbud, já foram vendidos mais de 1,5 milhão de unidades, incluindo 30 mil por meio do portal nos seis primeiros meses de vida do produto.

maria sharapova sugarpova tenis (Foto: Montagem/ Fotos Divulgação e Getty Images) 
Sharapova promove sua marca de doces Sugarpova (Foto: Montagem/ Fotos Divulgação e Getty Images)
 
Duas máquinas: a dupla perfeita entre Sharapova e Porsche
No fim de abril, Sharapova fechou parceria com a montadora alemã Porsche, dias antes de defender o título do WTA de Stuttgart, na Alemanha. A número 2 do mundo teve sucesso na caminhada e, além do bicampeonato, faturou também um carro da marca. No último fim de semana, a russa foi anunciada como nova embaixadora da empresa, fechando um contrato de três anos, até 2016.

maria sharapova Porsche tenis galeria (Foto: Editoria de Arte) 
Sharapova virou embaixadora da Porsche (Foto: Editoria de Arte)
 
De marcas de material esportivo a de celular, Sharapova constrói patrimônio
O contrato com a Porsche é apenas uma pequena parte da longa lista de patrocínios que Sharapova possui. Atualmente a tenista também tem acordo com Head (material esportivo), Nike (material esportivo), Cole Hann (moda), TAG Heuer (relógios e acessórios), Evian (água) e Samsung (celular e eletrônicos).

E a musa não se limita a emprestar o rostinho angelical para as propagandas das marcas. Ela também participa da criação de produtos. Entre outras ações, personalizou o próprio tênis para a disputa de Roland Garros deste ano, criou uma linha de sapatos para a Cole Hann e participou da produção de uma linha de óculos escuros para a TAG Heuer. Também chegou a colaborar com a Tiffany e utilizou joias da marca.

- Eu já tive muitas experiências de exercício de criatividade junto com meus parceiros - reconheceu a tenista.

Apesar de promover as marcas, Sharapova já aprontou das suas. Ao conquistar o WTA de Indian Wells, em março, ela foi flagrada utilizando um iPhone, celular da Apple, empresa rival da Samsung no ramo de telefonia.

Fora os patrocínios, Sharapova também se promove como modelo. Não raramente ela é capa de revistas ou participa de ensaios fotógrafos. A russa já chegou a dizer nas redes sociais o quanto gosta de moda e até cogita a possibilidade de abrir um blog sobre o tema.

- Vejo minha imagem indo para algumas direções. Moda e a área de cosméticos são minhas paixões, e acho que há espaço nelas - deixou aberto a tenista.

sharapova forbes (Foto: Reprodução) 
Dinheiro ganho pelos tenistas. Em ordem: total, salário/premiações e patrocínios (Foto: Reprodução)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/empresaria-e-modelo-sharapova-faz-fortuna-tambem-longe-das-quadras.html