quarta-feira, 10 de julho de 2013

Elano retoma vaga, e Renato testa Maxi Rodríguez e Kleber em treino

Adriano e Souza, preservados de trabalho tático, dão lugar a Ramiro e Matheus Biteco em preparação ao confronto com Botafogo

Por Hector Werlang Porto Alegre
 
kleber grêmio treino olímpico (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) 
Kleber foi testado em treino no Olímpico
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 
Aos poucos, Renato Gaúcho vai mostrando como planeja o futuro do Grêmio. O treino da tarde desta quarta-feira, por exemplo, mostrou uma novidade entre os 11 titulares: Elano retomou a posição após curar lesão no joelho direito. Na atividade tática, sem adversário, o treinador ainda testou Maxi Rodríguez e Kleber como alternativas para enfrentar o Botafogo, domingo, na Arena, pela sétima rodada do Brasileirão.

Foi uma sessão para ajustar posicionamento e os movimentos ofensivos. Em meio campo, no gramado principal do Olímpico, o treinador ensaiou como o time deveria fazer a transição da defesa ao ataque. A prioridade era tocar a bola, em velocidade entre volantes e meias, acionar laterais à linha de fundo e cruzar à área.

Elano ocupou a vaga de Guilherme Biteco, o titular diante do Atlético-PR. A sua entrada mudou o posicionamento de Zé Roberto, que mirou ao lado esquerdo do losango. Não foi a única troca. Adriano e Souza, preservados da atividade por relatarem e dores musculares e um quadro viral, deram lugar a Ramiro e Matheus Biteco. O time, portanto, foi: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Ramiro, Matheus Biteco, Zé Roberto e Elano; Vargas e Barcos.

Durou quase 30 minutos quanto os reservas treinavam sob comando do auxiliar Roger Machado. Então, Renato começou a testar. Maxi entrou na vaga de Ramiro. Virou o meia mais avançado, com Elano ficando pela direita e Mathues Biteco como primeiro volante. Depois, Kleber entrou no ataque, o que recuou Vargas para a posição de Elano.

Riveros, ainda sem condição legal de jogo, trabalhou entre os suplentes. Marco Antonio, com dores nas costas, também não participou da atividade. Não há informação, por parte do departamento médico, de eventuais exames ou tratamento.

FONTE:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/07/elano-retoma-vaga-e-renato-testa-maxi-rodriguez-e-kleber-em-treino.html

Seedorf sua a camisa em treino físico do Bota em General Severiano

Camisa 10 alvinegro vai a campo e faz trabalho de velocidade no gramado ao lado do preparador Ricardo Henriques

Por Fred Huber Rio de Janeiro
 
O Botafogo aproveitou que não há jogo no meio desta semana e realizou um treino na parte da manhã e outro na parte da tarde nesta quarta-feira, em General Severiano. No primeiro, a ênfase foi na parte tática, e no segundo, o condicionamento físico dos atletas. Seedorf, que havia ficado na sala de musculação pela manhã, foi o primeiro a ir ao campo e deu muitos piques ao lado do preparador físico Ricardo Henriques.

Seedorf treino físico General Severiano (Foto: Fred Huber) 
Seedorf durante treinamento físico nesta quarta-feira em General Severiano (Foto: Fred Huber)
 
Os goleiros também foram bastante exigidos. Os outros jogadores foram divididos em grupos e realizaram atividades diferentes, como exercícios funcionais na grama sintética e musculação na academia.

Líder do Brasileiro com 13 pontos em seis rodadas, o Botafogo se prepara para o confronto com o Grêmio, domingo, às 16h (de Brasília), em Porto Alegre.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/seedorf-sua-camisa-em-treino-fisico-do-bota-em-general-severiano.html

Outro papo: mal no Brasileiro, Fla e ASA se enfrentam na Copa do Brasil

Em Arapiraca, cariocas e alagoanos se enfrentam pela terceira fase e abrem disputa por vaga nas oitavas de final da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Arapiraca, AL
 
treino flamengo brasilia Elias conversa com Sidnei Lobo e Mano Menezes (Foto: Cahê Mota) 
Flamengo, com Mano, volta a jogar pela Copa do
Brasil nesta quarta (Foto: Cahê Mota)
 
É hora de virar a chave, trocar o chip, mudar a estação e pensar na terceira fase da Copa do Brasil. O Flamengo tenta esquecer que está na 18ª posição no Campeonato Brasileiro, na zona de rebaixamento, e decolar com Mano Menezes. E o ASA deixa um pouco de lado o seu 16º lugar na Série B, bem perto do Z-4. Os dois times se enfrentam às 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira pelo jogo de ida, no estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca, cidade que fica a 125 quilômetros da capital Maceió. Cada um com o pensamento de ser um dos 16 times que disputarão o título. 
Os jogadores do ASA enxergam a partida como uma vitrine. O discurso está afinado em Arapiraca, e todos pregam respeito ao adversário. Mas os atletas não escondem a vontade de mostrar serviço contra o Flamengo.

No Flamengo, os jogadores esperam encontrar um ambiente que impõe pressão e um adversário empolgado nos minutos iniciais. Mano Menezes fará uma mudança. Depois de duas partidas, a paciência com Carlos Eduardo acabou. O substituto ainda não foi divulgado. Val e Adryan disputam o lugar.  
Leandro Bizzio Marinho apita o jogo. Os auxiliares são Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli. O trio é de São Paulo. A Rede Globo transmite para o Rio de Janeiro, e o SporTV 2 mostra para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real e com vídeos exclusivos.



header as escalações 2

ASA: o técnico Ricardo Silva não tem muitas opções para montar o time. Com baixas importantes no elenco, ele vai manter a base que perdeu para a Chapecoense na última sexta-feira, por 2 a 0, em Arapiraca, pela Série B. O lateral-esquerdo Chiquinho Baiano já cumpriu suspensão e volta ao time no lugar de Márcio Goiano. Recuperado de uma forte gripe, o zagueiro Fabiano deve vencer a disputa com Edson Veneno. O volante Rudiero está treinando bem e, segundo o treinador, vai ganhar uma chance no meio-campo. No ataque, o companheiro do centroavante Léo Gamalho também deve mudar. A tendência é que o velocista Wanderson ganhe a vaga do meia Thalyson para aumentar o poder de fogo da equipe. Assim, o ASA deve atuar com: Gilson, Osmar, Fabiano, Tiago Garça e Chiquinho Baiano; Rudiero, Jorginho, Reinaldo e Didira; Wanderson (Thalyson) e Léo Gamalho.
Flamengo: Mano Menezes tem apenas uma dúvida para escalar a equipe. Depois de barrar o meia Carlos Eduardo, o técnico rubro-negro tem de escolher o substituto. O volante Val e o meia-atacante Adryan foram testados. Na primeira opção, Elias passa a jogar mais adiantado no meio. A segunda alternativa mantém a formação tática que tem sido utilizada. A escalação será divulgada pouco antes da partida e terá Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Elias, Adryan (Val) e Gabriel; Paulinho e Moreno.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

ASA: seis jogadores não podem atuar nesta quarta-feira, sendo um deles o grande destaque do time. O centroavante Lúcio Maranhão - artilheiro do ASA na Série B, com quatro gols - já defendeu o Vitória nesta Copa do Brasil e não foi relacionado. Na mesma situação, o atacante William Henrique (ex-Vitória), o volante Glaybson (ex-Campinense) e atacante Jeferson Maranhense (ex-Campinense) também estão fora. Suspenso, o volante Cal vai ser substituído por Rudiero. Punido em julgamento por doping, o zagueiro Micael também não foi relacionado. Ele pegou 45 dias de suspensão e precisa cumprir mais 19.
Flamengo: Mano tem todos os jogadores à disposição.

 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
ASA: Cal e Pedro Silva.
Flamengo: Renato Santos.

 
header_na_historia (Foto: arte esporte)

Flamengo e ASA se enfrentam pela terceira vez na história da Copa do Brasil. Em 2006, as duas equipes se enfrentaram logo na primeira fase da competição. O Rubro-Negro passou com dificuldade pela equipe alagoana. Após um empate por 1 a 1 em Arapiraca, gols de Denílson e Ronaldo Angelim, avançou com uma vitória de virada por 2 a 1, no Maracanã, gols de Renato Silva e Peralta. Cascata fez para o ASA. Naquele ano, o Flamengo conquistou bicampeonato da Copa do Brasil.

Veja aqui a ficha do jogo na Futpédia clicando aqui.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2013/07/outro-papo-mal-no-brasileiro-fla-e-asa-se-enfrentam-na-copa-do-brasil.html

Presidente afastado emite nota e se coloca à disposição do interventor

Marcelo Guimarães Filho foi afastado do cargo na última terça-feira por decisão judicial e diz que ‘aceita decisão com tranquilidade’

Por Raphael Carneiro Salvador
 
MARCELO GUIMARÃES FILHO; BAHIA (Foto: Eric Luis Carvalho) 
Presidente do Bahia disse aceitar a decisão judicial
com tranquilidade (Foto: Eric Luis Carvalho)
 
Um dia após a decisão judicial de afastá-lo do cargo de presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho se pronunciou. O dirigente emitiu uma nota à imprensa e disse que aceita o fato com tranquilidade. De acordo com o texto, o presidente afastado do Tricolor vai se colocar à disposição do interventor nomeado, Carlos Rátis, para qualquer esclarecimento.

- Coloco-me totalmente à disposição do gestor transitório para quaisquer esclarecimentos que ele julgue necessários.  Recomendei a mesma atitude colaborativa aos diretores e funcionários, mesmo àqueles que foram afastados. Afinal, o que realmente importa é o sucesso do Bahia – escreveu o dirigente.

Rátis voltou ao posto de interventor do Bahia depois do julgamento realizado na manhã desta terça-feira. Mesmo com o afastamento do presidente, especialistas acreditam que a o dia-a-dia do Tricolor não sofrerá alteração. A confirmação disto foi feita pelo próprio advogado, que garantiu não exercer influência no futebol do clube.

Para não depender somente do Bahia na tentativa de ter a lista de sócio, Carlos Rátis e o grupo de apoio decidiram buscar os nomes também na Caixa Econômica Federal, banco que emite as cobranças do clube. Após um dia com reuniões e mandados judiciais, o interventor se reuniu com o diretor de futebol, Anderson Barros. No encontro, ouviu a intenção do dirigente de continuar no cargo e recebeu a incumbência de assinar a rescisão do meia Paulo Rosales. No entanto, ele adiou a assinatura e prometeu resolver o caso do argentino até a próxima sexta-feira.

Confira a nota oficial

Caros torcedores,
Como todos sabem, hoje o Tribunal de Justiça nomeou um interventor para o clube. Aceito a decisão judicial com tranquilidade e espero que todo o processo transcorra da melhor maneira possível.  Coloco-me totalmente à disposição do gestor transitório para quaisquer esclarecimentos que ele julgue necessários.  Recomendei a mesma atitude colaborativa aos diretores e funcionários, mesmo àqueles que foram afastados. Afinal, o que realmente importa é o sucesso do Bahia.

Atenciosamente,
Marcelo Guimarães Filho

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/07/presidente-do-bahia-emite-nota-e-se-coloca-disposicao-do-interventor.html

Milton Cruz muda o discurso e diz que aceitaria ser efetivado no cargo

Técnico interino comandará o São Paulo contra o Bahia, nesta quarta-feira

Por Gustavo Serbonchini São Paulo


Milton Cruz mudou o discurso. Se anteriormente não cogitava a possibilidade de se tornar o treinador efetivo do São Paulo, agora ele já pensa em ficar no comando da equipe por mais tempo. Peça de reposição imediata do Tricolor na ausência de técnicos, o interino acumula 19 jogos à frente da equipe, com oito vitórias, seis empates e cinco derrotas.

Ex-jogador do clube, Milton trabalha na comissão técnica são-paulina desde 1989. De uns anos para cá, é sempre chamado para assumir a equipe quando há mudança de técnico, situação que ocorre neste momento após a saída de Ney Franco.

– Estou começando a gostar de ser treinador. Depois de conviver com grandes técnicos e de tudo o que eles me ensinaram, acredito que estou maduro para o cargo aqui no São Paulo ou se eu sair. Mas no momento o clube está em busca de um grande nome e estamos aqui para ajudar.

Apesar de a efetivação de Milton Cruz ser sempre cogitada, o presidente Juvenal Juvêncio não pensa na possibilidade. O dirigente não quer o auxiliar, um de seus homens de confiança, no papel de intermediário entre diretoria e comissão técnica.

Milton Cruz São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Milton Cruz comandou o São Paulo contra o Santos, no domingo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
– Estou preparado se quiserem que eu assuma, mas a gente deixa para a diretoria. Pode ser que um dia me deem a oportunidade. Sabem da minha capacidade. Já tive convites para ser treinador no Japão, Emirados Árabes e no Brasil, mas nunca me animei. Tenho reconhecimento da diretoria, jogadores e torcida.

A diretoria do São Paulo trabalha para anunciar o nome do novo treinador o mais rapidamente possível. Paulo Autuori, que deixou o comando do Vasco, é o mais cotado para o cargo. Muricy Ramalho é outro nome que agrada aos dirigentes. E de acordo com Milton Cruz, a decisão tem de ser apenas da diretoria.

– Quando pergunta, eu falo. O Autuori da outra vez, Muricy, Ricardo Gomes... Se perguntam, a gente está à disposição para ajudar. Mas cabe a eles escolher o treinador de preferência. Na cultura do futebol quem decide é a diretoria. Eles sabem o que é bom. O jogador tem de fazer sua parte dentro de campo. Tem de acatar a decisão da diretoria.

Milton Cruz irá comandar o São Paulo pelo menos mais uma vez antes da chegada do novo treinador. Ele estará à beira do campo no duelo desta quarta-feira contra o Bahia, às 21h (horário de Brasília), no Morumbi.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/milton-cruz-muda-o-discurso-e-diz-que-aceitaria-ser-efetivado-no-cargo.html

Iguais, São Paulo e Bahia lutam contra a oscilação no Morumbi

Tricolores voltaram com derrota da parada no Brasileirão e tentam reagir, nesta quarta-feira, às 21h, na capital paulista

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
Tão aguardada por alguns times, a paralisação do Campeonato Brasileiro por causa da Copa das Confederações não fez bem a São Paulo e Bahia. No reinício da competição, os tricolores decepcionaram e voltaram a ser pressionados. Nesta quarta-feira, às 21h, no Morumbi, os times tentam reagir imediatamente para não se complicarem. A partida é válida pela 11ª rodada e foi antecipada para o clube paulista disputar a Copa Audi, na Alemanha, e a Copa Suruga, no Japão.
O São Paulo vive também a expectativa de ter um novo treinador. Paulo Autuori é o mais cotado para assumir o lugar de Ney Franco. Enquanto isso não acontece, Milton Cruz continua interinamente na função, agora com a missão de fazer o time responder à derrota por 2 a 0 para o Santos. O Tricolor paulista está em nono lugar, com oito pontos.

Focado em consertar os erros cometidos na derrota para o Corinthians, o técnico Cristóvão Borges quer usar a partida desta quarta-feira para continuar solidificando sua filosofia de trabalho no time. A ideia do treinador no Bahia é fazer ajustes e definições aos poucos, trabalhando jogo por jogo, para galgar posições melhores na tabela de classificação.

Alicio Pena Júnior (MG) apita a partida. Os assistentes são Fabio Pereira (TO) e Marconi Helbert Vieira (MG). O Premiere Futebol Clube transmite a partida. Você acompanha também, em Tempo Real com vídeos, no GLOBOESPORTE.COM.


header as escalações 2

São Paulo: Milton Cruz não revelou a formação, mas fará mudanças. Rodrigo Caio e Maicon serão os volantes, enquanto o garoto Lucas Farias ganhará uma oportunidade na lateral direita. Outra possibilidade é a saída de Ganso para a entrada de um atacante, mudando o esquema para o 4-3-3. Já na lateral esquerda, Juan deve perder o lugar para Clemente Rodríguez. O time deve ter: Rogério Ceni, Lucas Farias, Lúcio, Rhodolfo e Clemente Rodríguez; Rodrigo Caio, Maicon e Jadson; Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo.
Bahia: Cristóvão Borges não deve ousar. A base do time deve ser a mesma de domingo, com exceção do meio-campo: com Diones de volta após cumprir suspensão, Fabrício Lusa deve deixar o time. Assim, o Bahia deve ter a seguinte formação: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Raul; Fahel, Diones (Fabrício Lusa), Rafael Miranda e Anderson Talisca; Marquinhos e Fernandão.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: os volantes Wellington e Denilson estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Rafael Toloi, com um problema no tornozelo direto, o lateral-direito Douglas, com dores no joelho direito, e o atacante Ademilson, com uma virose, também não atuam.
Bahia: apesar de estar recuperado de uma lesão no joelho, o volante Hélder pediu para ficar fora, porque ainda não se sente seguro para jogar. No departamento médico, Toró, Rafael Donato e Ávine também não jogam.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
São Paulo: Lúcio e Luis Fabiano
Bahia: Fahel, Jussandro, Marquinhos Gabriel, Ryder e Titi

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
 Alício Pena Júnior (MG) apita o jogo, auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Marconi Helberth Vieira (MG). O árbitro participou de duas partidas neste Campeonato Brasileiro: Náutico 0 x 3 Vitória e Fluminense 2 x 1 Goiás. Ele tem média de 6,5 amarelos mostrados por jogo. Já aplicou um cartão vermelho, assinalou em média 31 faltas por jogo e ainda não deu pênalti. O campeonato tem média de 4,1 amarelos, 0,2 vermelho, 32,9 faltas e 0,2 pênalti por partida.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
São Paulo: sem Wellington e Denilson, suspensos, o time perde muito em roubadas de bola e na possibilidade de surpreender o adversário saindo para o ataque. Wellington é o segundo maior ladrão da equipe com 11 roubadas, e Denilson tem cinco ao todo. Rodrigo Caio é o que mais rouba bolas, com 12. A equipe vai depender da inspiração dos armadores Ganso e Jadson para conseguir furar a defesa do Bahia.
Bahia: a equipe precisa tomar cuidado com o número de faltas no Brasileirão. O time baiano é o que mais cometeu infrações até o momento (128 no total) e, consequentemente, é também primeiro colocado em cartões amarelos, com 20 advertências. Portanto, cabeça no lugar será fundamental para enfrentar o São Paulo, que, sob o comando do interino Milton Cruz, passa por momento conturbado. Aproveitar o oportunismo de Fernandão será fundamental também. Dos seis gols do Bahia, ele fez quatro e, quando o artilheiro marca, o time não perde o jogo.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

No Campeonato Brasileiro de 1996, em jogo válido pela primeira fase, o São Paulo atropelou o Bahia no Morumbi, com um 5 a 2. O placar da partida foi construído por Pedro Luís, André Luís, Müller e Aristizábal (2), para o time paulista, e Bobô e Darci, para a equipe baiana. O São Paulo e o Bahia tiveram um jogador expulso cada um: Edmílson e Darci. Clique aqui e veja a ficha técnica do jogo na Futpédia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/iguais-sao-paulo-e-bahia-lutam-contra-oscilacao-no-morumbi.html

Sharapova exibe barriga sarada e brinca com pele: 'Parecendo camarão'

Após viagens por Suécia e México, russa faz maquiagem corporal para fotos e chama atenção com forma física. Próximo torneio dela será em Stanford

Por GLOBOESPORTE.COM Flórida, EUA
 
Desde que foi eliminada de Wimbledon, Maria Sharapova aproveitou para tirar alguns dias de folga. Após ter sido derrotada pela portuguesa Michelle Larcher de Brito na segunda rodada e também ver o namorado Grigor Dimitrov ser eliminado do Grand Slam britânico, a número 2 do mundo deixou o Reino Unido rumo à Suécia e em seguida ao México. O país latino-americano, além de ficar para sempre na memória da tenista, também deixou marcas no corpo dela. Julgando estar com a pele vermelha por causa do sol, a russa fez uma brincadeira no Twitter.

- Maquiagem corporal é vital quando você volta do México parecendo um camarão que comeu dez baldes de guacamole e precisa posar para a capa de uma revista - postou a tenista.
Sharapova vai voltar às quadras no WTA de Stanford, nos EUA, entre os dias 22 e 28 de julho.

maria sharapova body makeup (Foto: Reprodução / Twitter)Sharapova posta foto durante tratamento de maquiagem corporal (Foto: Reprodução / Twitter)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/sharapova-exibe-barriga-sarada-e-brinca-com-pele-parecendo-camarao.html

Teliana Pereira cai na primeira rodada do WTA de Palermo, diante de italiana

Tenista brasileira perde por 2 sets a 0 para Karin Knapp, mas voltará à quadra para jogar, ao lado de colombiana, a chave de duplas femininas

Por GLOBOESPORTE.COM Palermo, Itália

Teliana Pereira tênis Bogotá semi (Foto: Reuters) 
Teliana Pereira tênis Bogotá semi (Foto: Reuters)
 
A brasileira Teliana Pereira, número 111 do mundo, não passou da primeira rodada do WTA de Palermo, na Itália, após perder nesta terça-feira por 2 sets a 0 para a italiana Karin Knapp, parciais de 6/3 e 6/2, em 1h15 de jogo.

A italiana aproveitou melhor o primeiro serviços e venceu 24 dos 27 que disputou quando acertou o primeiro saque, enquanto Teliana, apesar de acertar um saque a mais no primeiro serviço, só conseguiu vencer 15 deles.

Apesar da derrota na chave de simples, Teliana Pereira não dá adeus ao WTA de Palermo, já que ainda disputa a chave de duplas femininas. Ela joga ao lado da colombiana Mariana Duque-Marino.

As duas enfrentam a dupla formada pela alemã Kristina Barrois e a austríaca Nicole Rottmann.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/teliana-pereira-cai-na-primeira-rodada-do-wta-de-palermo-diante-de-italiana.html

Matar ou morrer no Horto: Galo confia em seu retrospecto no Independência

Em seis confrontos de mata-mata desde a reinauguração do estádio em BH, Atlético-MG foi eliminado uma vez com empate e avançou nas outras cinco

Por Daniel Carvalho Belo Horizonte



O retrospecto está lá, na ponta da língua dos atleticanos: 37 partidas sem saber o que é o gosto da derrota. A estatística engrossa a cada passo que o Atlético-MG dá no estádio Independência, onde o time não perde desde a reinauguração em 2012. A cada rival que cai morto no Horto, o histórico aumenta, e é com essa bagagem que a equipe de Cuca entra em campo nesta quarta-feira, às 21h50m, no jogo de volta da semifinal da Libertadores, contra o Newell’s Old Boys. O SporTV transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogão em Tempo Real.

Durante a série invicta, o Galo esteve com a faca no pescoço seis vezes. E, mesmo sem derrota, nem sempre houve final feliz. Da vitória inútil sobre o Goiás que resultou em eliminação na Copa do Brasil de 2012 até o suado empate recente com o Tijuana, o sofrimento está sempre lá. A torcida sabe. E nem por isso enche menos os pulmões na hora de gritar e apoiar o time até o fim. 


Seja qual for o fim.

Atlético-MG no estádio Independência (Foto: Bruno Cantini / Flckr do Atlético-MG)Força em casa: Atlético tem ótimo retrospecto no Independência (Foto: Bruno Cantini / Flckr do Atlético-MG)
Entre os duelos com o Goiás e com o Tijuana, o Atlético derrubou um rival atrás do outro nos confrontos de mata-mata no Independência. Bateu o América-MG na final do estadual de 2012 – com um triunfo e um empate –, venceu o arquirrival Cruzeiro na abertura da decisão de 2013 e despachou o São Paulo com a autoridade de um 4 a 1 nas oitavas da atual Libertadores. O embate desta quarta põe a escrita à prova da maneira mais dramática até agora: com a derrota para o Newell’s no jogo de ida por 2 a 0, será preciso vencer por três gols de diferença para evitar os pênaltis e avançar à decisão inédita.

Rival Placar Torneio Ano
Goiás 2 x 1 Copa do Brasil 2012
América-MG 1 x 1 Estadual 2012
América-MG 3 x 0 Estadual 2012
Cruzeiro 3 x 0 Estadual 2013
São Paulo 4 x 1 Libertadores 2013
Tijuana 1 x 1 Libertadores 2013
O goleiro Victor, que ouviu de perto os decibéis ensandecidos da torcida ao pegar o pênalti decisivo contra o Tijuana (veja no vídeo abaixo), sabe que o apoio das arquibancadas será fundamental nesta quarta. E todos os 21.715 ingressos foram vendidos antecipadamente.

- Vamos jogar em casa, com o apoio de nossa torcida, e todos sabem de nossa força no 
Independência. É fazer valer o nosso retrospecto dentro de casa.

No Independência, são 37 jogos de invencibilidade, mas a série invicta em casa chega a 53. Desta vez, contudo, a torcida precisará de um grito extra para lutar contra a estatística. Desde 1992, na Libertadores, apenas oito vezes um time conseguiu avançar após perder o primeiro jogo por dois gols de diferença.

 
Problema para a final

O volante Leandro Donizete, que não jogou a primeira partida em Rosário, na Argentina, dá a receita para perseguir a vitória e conta com a ajuda dos torcedores para fazer pressão do início ao fim.

- A torcida será importante, não apenas para nos apoiar, mas para fazer pressão sobre o time do Newell’s.

Se a árdua missão for cumprida e o Atlético-MG passar pelo Newell’s, todo o histórico do Independência será inútil para a final contra o Olímpia, do Paraguai. O regulamento da Conmebol prevê que o estádio da final precisa ter capacidade para receber, no mínimo, 40 mil torcedores – quase o dobro do Horto. A opção, portanto, seria o Mineirão.

O presidente Alexandre Kalil, no entanto, ainda acredita que a entidade que comanda o futebol sul-americano possa rever a determinação, abrindo mão de cumprir a regra caso o Galo avance.

- O regulamento tem brechas. Tem que ser feito um trabalho para mostrar que lugar bom não é grande, e sim confortável e seguro - afirmou Kalil em entrevista ao Arena SporTV.
Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/matar-ou-morrer-no-horto-galo-confia-no-retrospecto-do-independencia.html

Assediado por fãs em restaurante, Andy Murray leva 'revistada' no rosto

Campeão de Wimbledon é atingido no olho após jantar com a namorada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Após conquistar o título inédito de Wimbledon e ainda quebrar um jejum de 77 anos - a última vez que um britânico levantou a taça foi em 1936, com Fred Perry -, Andy Murray colhe os frutos do sucesso em Londres. Mas nem tudo são flores. Assediado na saída de um restaurante ao lado da namorada, Kim Sears, o vice-líder do ranking mundial levou uma "revistada" no rosto ao receber um pedido de autógrafo de um fã não muito delicado.

tênis andy murray e kim sears (Foto: Agência Getty Images)Andy Murray e Kim Sears, após "revistada" na saída de restaurante (Foto: Agência Getty Images)
 
Natural da Escócia, o tenista sentiu o golpe, colocou os dedos sobre olho, mas atendeu aos apelos e acabou deixando uma dedicatória ao torcedor. No último domingo, Murray derrotou ninguém menos que o número 1 do mundo, Novak Djokovic, por 3 sets a 0 (6/4, 7/5 e 6/4).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/assediado-por-fas-em-restaurante-andy-murray-leva-revistada-no-rosto.html

Discreta, Bartoli chega a Paris e promete jogo com DJ que a inspirou

Campeã de Wimbledon fará exibição com Bob Sinclair nesta quarta-feira

Por SporTV.com Paris
 
Sob os holofotes desde que foi coroada campeã de Wimbledon, no último sábado, Marion Bartoli desembarcou nesta terça-feira em Paris. A tenista francesa não tinha anunciado publicamente o dia da chegada à cidade, porém, logo quando saiu da estação Gare du Nord, a jogadora foi reconhecida pelas pessoas que estavam no local.
 
- Estou começando a perceber a atenção da mídia, sobretudo na França, e até mesmo na Inglaterra. Isso já é uma alegria imensa para mim e isso é um grande momento para compartilhar. Pude perceber isso com todas essas pessoas na rua que me fizeram parar (e tirar fotos). É bom viver esses momentos - disse Bartoli à agência de notícias AFP.

Antes de deixar a estação, a jogadora de 28 anos revelou que vai fazer uma rápida partida contra o DJ Bob Sinclair na quarta-feira. Segundo a campeã de Wimbledon, as músicas do músico francês a ajudaram bastante durante as duas semanas do torneio, principalmente a canção "Summer Moonlight". No mesmo dia em que joga com Sinclair, Bartoli vai participar do sorteio das chaves da Fed Cup de 2014, também em Paris.

marion bartoli chegada desembarque paris (Foto: AFP)Com troféu de Wimbledon na mão, Bartoli chega de forma discreta em Paris (Foto: AFP)
 
marion bartoli chegada desembarque paris (Foto: AFP)Reconhecida, francesa posou para fotos exibindo o troféu de campeã do Grand Slam britânico (Foto: AFP)
 
FONTE:

Organização do ATP 500 do Rio de Janeiro confirma vinda de David Ferrer

Evento, que acontece em fevereiro do ano que vem, no Jockey Club, será disputado no saibro e terá premiação de US$ 1,25 milhão no masculino

O ATP 500 do Rio de Janeiro já tem seu primeiro nome confirmado. Nesta terça-feira, a organização do evento anunciou a presença do espanhol David Ferrer, terceiro colocado no ranking mundial. O tenista será o primeiro a compor a chave da disputa, que terá sua primeira edição em 2014 e será jogada no saibro.

tênis david ferrer Wimbledon (Foto: Agência Reuters)David Ferrer, número 3 do mundo, estará no Rio de Janeiro em 2014 (Foto: Agência Reuters)
 
- Já estive no Brasil, mas faz alguns anos. Esperamos muito por um torneio no Rio, a cidade que todo mundo quer estar, especialmente os esportistas. No momento que soube dos planos do Rio Open, sabia que entraria no meu calendário - disse Ferrer.

O torneio também terá uma chave feminina. Mas nenhuma tenista foi confirmada até o momento. A disputa masculina está prevista para acontecer entre os dias 15 e 23 de fevereiro do ano que vem, no Jockey Club, no bairro Jardim Botânico. A organização fica por conta do grupo IMX, braço responsável pelo esporte do Grupo EBX, de Eike Batista. O investimento inicial para o torneio deve ficar na casa dos R$ 25 milhões.

A premiação do evento será de US$ 1,25 milhão (R$ 2,6 milhões) na chave masculina e US$ 250 mil (pouco mais de R$ 500 mil) no evento feminino da WTA. Pelas regras da ATP, dos 11 eventos ATP 500 da temporada, os tenistas do top 30 são obrigados a participar de pelo menos quatro. A quadra central para a disputa terá capacidade para sete mil pessoas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/organizacao-do-atp-500-do-rio-de-janeiro-confirma-vinda-de-david-ferrer.html

Polônia vence os EUA, e Brasil se classifica de forma antecipada

Seleção do técnico Bernardinho garante presença na fase final da Liga Mundial, disputada em em Mar del Plata, com duas partidas de antecedência

Por GLOBOESPORTE.COM Wroclaw, Polônia
 

O Brasil não precisou entrar em quadra neste domingo para garantir, de forma antecipada, a sua classificação para a fase final da Liga Mundial de vôlei. Jogando diante de sua torcida, a equipe da Polônia mostrou garra e superou os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25/23, 17/25, 25/21 e 25/23).

Com o resultado, a seleção do técnico Bernardinho já está garantida na próxima etapa. Os poloneses estão com 13 pontos. A Bulgária, por sua vez, com 14. As duas equipes ainda vão se enfrentar nos próximos dois jogos. A fase decisiva do torneio será disputada em Mar del Plata, entre 17 e 21 de julho.

A seleção brasileira encerra a fase de grupos diante dos Estados Unidos, que têm 12 pontos. Os dois jogos serão disputados no próximo fim de semana, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Também pela Chave A, a França venceu a Argentina, fora de casa, por 3 sets a 1 (25/23, 25/20, 22/25 e 25/19), neste domingo. Com o triunfo, os europeus chegaram  aos 15 pontos, mas já cumpriram todos os jogos pela primeira fase da competição. Os argentinos, apesar da lanterna do grupo, têm presença assegurada na fase final por serem do país-sede.

vôlei Polônia x EUA (Foto: FIVB)Vitória da Polônia garantiu classificação da equipe brasileira na Liga Mundial (Foto: FIVB)
 
Pelo grupo B, a Itália foi derrotada pela Sérvia, por 3 sets a 1, (28/26, 17/25, 25/23 e 25/19), mas se manteve na liderança, com 19 pontos. Na segunda colocação está a Rússia, que perdeu para a Alemanha, no sábado, e também soma 19. A equipe da Alemanha, no entanto, está na quarta colocação, com 14 pontos, e ainda fará mais dois jogos contra o Irã.

Japão e Canadá se enfrentaram pelo Grupo C. Mesmo jogando diante de sua torcida, os japoneses foram derrotados por 3 sets a 2 ( 25/23, 23/25, 25/27, 25/18, 15/7). Já Portugal acabou caindo diante da Coreia do Sul por 3 a 1 (32/34, 23/25, 25/21, 26/28). A chave já foi definida com Canadá, com 23 pontos, classificado. Apenas o primeiro deste grupo avança.
Confira a classificação dos grupos

Grupo A
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Brasil 8 7 1 19
França 10 5 5 15
Bulgária 8 5 3 14
Polônia 8 4 4 13
EUA 8 4 4 12
Argentina 10 1 9 5
Grupo B
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Itália 10 7 3 19
Rússia 10 7 3 19
Sérvia 10 5 5 16
Alemanha 8 4 4 14
Irã 8 4 4 12
Cuba 10 1 9 4
Grupo C
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Canadá 10 8 2 23
Holanda 10 7 3 22
Coreia do Sul 10 4 6 13
Finlândia 10 4 6 12
Portugal 10 4 6 11
Japão 10 3 7 9
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/polonia-vence-os-eua-e-brasil-se-classifica-de-forma-antecipada.html

Gabi exalta seleção 'experiente' e celebra convocação para Grand Prix

Ponteira de 19 anos chegou na segunda-feira a Maceió e já treina para a série de três amistosos da equipe feminina de vôlei contra a Holanda

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió, AL
 
Gabi treino Rio de Janeiro vôlei Superliga  (Foto: Carlos Moraes / Ag. O Dia / Agência Estado)Gabi em ação com a camisa do Rio de Janeiro
(Foto: Carlos Moraes / Ag. O Dia / Agência Estado)
 
Aos 19 anos, a ponteira Gabi é considerada um dos grandes talentos da nova geração do voleibol brasileiro. No último domingo, a jogadora, que conquistou medalha de bronze no Mundial Juvenil, recebeu a notícia da convocação para a seleção brasileira feminina adulta de vôlei e, já no dia seguinte, se apresentou em Maceió, um dos locais da preparação da equipe comandada por José Roberto Guimarães para o Grand Prix (disputado entre 2 de agosto e 1º de setembro). Enquanto se integra ao grupo brasileiro, a jovem atleta destaca a importância de trabalhar ao lado de jogadoras experientes.

- Estou muito feliz por essa oportunidade. Espero aproveitar isso da melhor forma possível. É muito bom estar perto dos meus grandes ídolos. Joguei contra a maioria dessas meninas na Superliga e acredito que ganhei uma grande bagagem com isso. Do ano passado para esse consegui evoluir bastante. O fato de ter jogado uma etapa do Grand Prix em 2013 também foi positivo. Espero aprender muito. Tenho que melhor muito o passe e a defesa por ser uma jogadora baixa - analisou a ponteira do Rio de Janeiro.

Gabi se despediu da seleção de base no fim do mês passado, quando faturou a medalha de bronze no Mundial juvenil da República Tcheca. Encerrado seu ciclo nas categorias inferiores, a jogadora de 19 anos agora só poderá defender a seleção principal. E a oportunidade não demorou a surgir: foi convocada para o Grand Prix.

Sobre a pressão de ser uma das grandes apostas do voleibol brasileiro, ela afirma que leva a situação com naturalidade, mas garante ser exigente com os resultados.

- Levo isso numa boa. Tento sempre focar no meu trabalho. Sou muito exigente comigo. Primeiro, quero conseguir me manter na seleção adulta e depois jogar uma Olimpíada. O meu grande sonho é disputar os Jogos Olímpicos no Brasil em 2016 - disse a jogadora.

Gabi em fase de preparação para Grand Prix (Foto: Divulgação/CBV)Em Maceió, a seleção brasileira de vôlei se prepara para Grand Prix (Foto: Divulgação/CBV)
 
Na opinião de José Roberto Guimarães, treinador da seleção brasilera feminina de vôlei, a jovem atleta ainda poderá dar muitas alegrias ao torcedor brasileiro.

- A Gabi foi convocada para a seleção adulta no ano passado e jogou uma fase do Grand Prix na Polônia. Ela teve uma boa participação na Superliga no time da Unilever. É uma das mais talentosas da nova geração e está tendo sua chance de participar desse grupo que tem uma base formada do ciclo passado. Ela está em um momento de formação e aprendizado. É uma jogadora que pode nos ajudar bastante - afirmou.

Como preparação para o Grand Prix, o Brasil disputará três amistosos contra a Holanda em território nacional. Nos dias 11 e 12 de julho, os jogos serão em Maceió, e no dia 14, em Natal. A primeira e a terceira partida serão transmitidas pelo SporTV.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/gabi-exalta-grupo-experiente-e-celebra-convocacao-para-grand-prix.html

Laboratório aponta doping falso de Natália, e STJD pede desculpas

Jogadora foi suspensa por 30 dias e iria a julgamento com base em laudo equivocado do Ladetec, único que pode realizar exames antidoping no Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Campeã Olimpica em Londres, Natália foi vítima de um erro do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), da UFRJ. Após ser supostamente flagrada no doping, a ponteira precisou cumprir 30 dias de suspensão preventiva e iria a julgamento com base no laudo equivocado apresentado pelo Ladetec, o único credenciado a realizar exames antidoping no Brasil, com licença para fazer as análises na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos do Rio, em 2016. Embora o material que tenha orientado a denúncia se referisse à presença da substância proibida 16-OH Prednisolone acima dos níveis permitidos, o relator Luiz Correa Meyer apontou, com base no laudo do próprio laboratório, que a concentração estava abaixo do limite e, portanto, dentro da lei. A jogadora do Campinas recebeu um pedido de desculpas como sentença no julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei. As informações são do jornal "O Globo".
 
- Não sei o que viemos fazer aqui - disse o médico da atleta, João Olinto, ao diário carioca.

natalia volei (Foto: Divulgação/CBV)Campeã olímpica, Natália tem laudo de doping falso (Foto: Divulgação/CBV)
 
Presidente da Comissão Disciplinar, Wanderley Rebello mostrou-se convencido das alegações que absolveram Natália.

- Não sei se pelo tribunal ou pela CBV, mas só nos cabe pedir desculpas à atleta e desejar sorte na carreira, já que se trata de uma grande campeã - disse ao jornal.

A jogadora aceitou o exame sem exigir a contraprova, e a sua defesa afirmou que apenas as medicações usadas legalmente para tratar asma poderiam produzir a substância detectada pelo laboratório. Um dos três remédios prescritos para Natália, o Symbicort, produz a substância o 16-OH Prednisolone, permitida em uma concentração de até 30 nanogramas por mililitro. O medicamento não oferece vantagem competitiva e o seu uso é destinado apenas para preservar a saúde da atleta.

Antes de encontrar os auditores e descobrir que as taxas estavam dentro dos limites permitidos, Olinto, que administra os remédios de Natália nos últimos anos, precisou realizar uma série de pesquisas científicas mirabolantes para descobrir eventuais condições em que o tratamento poderia infringir a lei.

- Não posso fazer comentários sobre nenhum processo. Se algumas das partes entende que houve um erro, o sistema vai avaliar da melhor maneira o que aconteceu - afirmou ao Globo o diretor do Ladetec, Francisco Radler, alegando compromisso contratual com a Agência Mundial Antidoping (Wada).

Coordenador do Ladetec, Francisco Radler optou por não comentar o ocorrido e preferiu aguardar a posição das autoridades envolvidas no caso.

- O laboratório segue as normas da Agência Mundial Antidoping (Wada). De um lado, ao realizar os seus procedimentos. De outro, ao ser impedido de comentar casos em andamento. Portanto, infelizmente, teremos de aguardar que as autoridades competentes avaliem o caso nos fóruns apropriados. Não sabemos nada sobre o caso, pois só trabalhamos com códigos e não fomos chamados pelo tribunal e nem mesmo pela parte interessada em apoiar o resultado do laboratório que é a entidade responsável pelo controle de dopagem - declarou ao GLOBOESPORTE.COM.

Laboratório cometeu erro com Solberg

vôlei de praia Pedro Solberg na etapa da Finlândia (Foto: Divulgação FIVB) 
Pedro Solberg na etapa da Finlândia, antes do erroem exame antidoping (Foto: Divulgação FIVB)
 
Esta não foi a primeira vez que o Ladetec cometeu erros com atletas brasileiros. Em julho do ano passado, antes das Olimpíadas de Londres, Pedro Solberg recebeu o aviso da FIVB de que havia testado positivo para o esteroide exógeno androstane, que pode ser usado para ganhar massa muscular, dependendo da quantidade no organismo. O exame foi feito pela Wada, no Rio de Janeiro, no dia 30 de maio, e o atleta sempre negou que tenha consumido qualquer substância proibida.


Desde o início, Pedro questionou a forma como sua amostra foi tratada pelo laboratório, que não veio acompanhada de um dossiê do exame onde constariam as informações sobre a amostra de urina utilizada para os testes.

Pedro procurou a FIVB para recorrer da punição, que foi suspensa preventivamente pela federação. Dois exames feitos pelo Ladetec detectaram a presença do esteroide, mas um terceiro teste, feito em um laboratório na Alemanha, não apresentou a substância. Após esse resultado negativo, a FIVB absolveu Solberg no caso.

 FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/natalia-e-pega-no-doping-por-erro-de-laboratorio-e-tribunal-pede-desculpas.html

Rosamaria volta ao Campinas e mira títulos: 'Equipe está ainda mais forte'

Capitã da Seleção Brasileira no Mundial Juvenil, ponteira se reapresenta e treina com restante da equipe. Meta é buscar taças na temporada 2013/14

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP
 
Rosamaria Campinas (Foto: Felipe Christ/Campinas)Rosamaria foi revelação na temporada passada pelo
Campinas (Foto: Felipe Christ/Campinas)
 
Após participar da campanha da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Juvenil, na República Tcheca, a ponteira Rosamaria, de 19 anos, se juntou as companheiras do Campinas para iniciar a preparação da temporada 2013/14. Capitã da equipe que conquistou a medalha de bronze na competição, a jogadora retorna com ritmo de jogo e busca junto com a equipe campineira os títulos do Campeonato Paulista e da Superliga.

- Nossa equipe ficou ainda mais forte para este segundo ano. Esperamos fazer uma temporada melhor e, com certeza, buscar títulos. Quero continuar crescendo dentro do grupo e aproveitar as experiências. Estou muito feliz em continuar no Campinas e as expectativas são as melhores possíveis - afirmou Rosamaria.

A ponteira teve atuação de destaque durante o Campeonato Mundial, já que com ela em quadra a Seleção Brasileira perdeu apenas um set até as quartas de final. A equipe venceu, Rússia, Estados Unidos, México e Bulgária na primeira fase, além de Argélia e Sérvia no mata-mata, perdendo apenas para a China. Na disputa da medalha de bronze, o Brasil passou pela Itália.

Preparação

A preparação do Campinas segue a todo vapor. As centrais Walewska e Carol Gattaz, as levantadoras Pri Heldes e Rosane, a ponteira/oposta Ju Nogueira e a líbero Michelle trabalham em dois períodos, alternando exercícios físicos com o trabalho técnico em quadra.


Já as ponteiras Tandara e Natália e a levantadora Claudinha se concentram no Rio de Janeiro com Zé Roberto e a comissão técnica da Seleção Brasileira. A ponteira americana Kristin Richards também defende a seleção de seu país.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/07/rosamaria-volta-ao-campinas-e-mira-titulos-equipe-esta-ainda-mais-forte.html

Musa do vôlei, Mari Paraíba visita o Pão de Açúcar com o namorado Riad

Jogadora aproveita o domingo de sol para passeio no ponto turístico

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Uma das principais musas do vôlei brasileiro, Mari Paraíba aproveitou o domingo de sol de forma especial. Ao lado do namorado, o jogador de quadra Riad, ela foi ao Pão de Açúcar, onde tirou fotos e postou nas redes sociais.

Em 2012, Mari posou para a revista Playboy. Na época, a atleta anunciou que estava deixando o vôlei de quadra. Depois de seis meses parada, a paraibana aceitou o desafio de trocar a quadra pelas areias.

A primeira experiência de Mari Paraíba em uma competição oficial na praia terminou nas quartas de final da última etapa do Circuito Sul-Americano, na semana passada. Ela jogou ao lado de Natasha Valente.

Mari Paraiba Rio de janeiro (Foto: Reprodução / Instagram)Mari Paraiba e o namorado Riad posam no Pão de Açucar (Foto: Reprodução / Instagram)
 
FONTE:

Na primeira 'avaliação', ex-atletas da seleção de vôlei aprovam o Gigantão

Maurício e Montanaro estiveram em Araraquara durante a reinauguração do ginásio nesta terça-feira e ressaltaram a nova estrutura e tradição do local

Por GLOBOESPORTE.COM Araraquara, SP
 
Maurício e Montanaro na reinauguração do ginásio Gigantão, em Araraquara (Foto: Marlon Tavoni/ EPTV)Maurício e Montanaro conversam na reinauguração
do ginásio Gigantão (Foto: Marlon Tavoni/ EPTV)
 
Após quase três anos fechado, a reinauguração do ginásio Castelo Branco, conhecido como Gigantão, em Araraquara nesta terça-feira teve a presença de uma dupla de peso para fazer a ‘avaliação’ dos novos padrões. Maurício, bicampeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei em 1992 e 2004, e Montanaro, prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984, aprovaram as modificações que o Gigantão recebeu.

- Eu já joguei aqui. Agora voltando e vendo o ginásio acho que esta de parabéns, ficou muito bonito. É uma cidade com muita tradição em esporte, precisava disso. Acho que isso vai incentivar mais jovens a praticar modalidades. Espero que muitos talentos apareçam para o vôlei aqui – afirmou Mauricio.

Montanaro relembrou os momentos quando atuava pelo time do Banespa, Pirelli e pela seleção brasileira no local. O ex-atleta é agora gestor da equipe do Sesi, que venceu o Araraquara no amistoso de reinauguração do ginásio por 3 a 2 - parciais de 25/23, 23/25, 20/25, 25/17 e 25/9.

- É um prazer estar aqui novamente. O Gigantão faz parte da história do esporte no Brasil. Araraquara sempre teve tradição. Espero que agora o vôlei da cidade volte para elite nacional e possamos nos enfrentar valendo taça. Seria fantástico – projetou.

O ginásio está fechado desde outubro de 2010, quando a aba lateral desmoronou por problemas na estrutura e o local teve de ser interditado. Além de uma reforma na área estrutural, o Gigantão recebeu a ampliação da quadra, instalação de placar eletrônico, troca do sistema de iluminação, colocação de novas tabelas para basquete, instalação de cadeiras, mudança nos vestiários com instalação de banheiras de hidromassagem e a troca do piso da quadra para flutuante, que diminui o impacto para os atletas.

- Ganhou muito com a qualidade, se percebe que tudo foi bem feito. A quadra, a área de recuo que cresceu bastante, cadeiras para o público, enfim tudo ficou melhor. Fio feito um trabalho muito bom e ter um local como esse vai alavancar as modalidades daqui. Com certeza, teremos muitos eventos – ressaltou Montanaro.

Sesi e Araraquara fazem duelo na reinauguração do Gigantão (Foto: Marlon Tavoni/ EPTV)Sesi venceu o Araraquara no amistoso de reinauguração do Gigantão (Foto: Marlon Tavoni/ EPTV)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2013/07/na-primeira-avaliacao-ex-atletas-da-selecao-de-volei-aprovam-o-gigantao.html

Como 'professor' de Álvaro, Ricardo se recria e renova ânimo por vitórias

Dez anos após conquista de Mundial com Emanuel, veterano elogia o jovem parceiro e acredita em caminho vitorioso da dupla pela frente

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
 
vôlei de praia Ricardo (Foto: FIVB)Ricardo, em entrevista  após a prata no Mundial:
motivação renovada com Álvaro (Foto: FIVB)
 
Dez anos atrás, quando sagrou-se campeão mundial ao lado de Emanuel, Ricardo deu o grande passo para conquistar o título olímpico no ano seguinte, em Atenas 2004. De lá para cá, expandiu o vitorioso currículo com pódios nos mais importantes torneios mundo afora e foi assumindo cada vez mais o papel de líder em quadra. Com Álvaro Filho - 16 anos mais jovem - como parceiro, o baiano vê o perfil de professor aflorar, ao mesmo tempo em que sua vontade de vencer se renova.
Aos 38 anos, Ricardo só fica atrás de Emanuel no quesito idade na seleção masculina de vôlei de praia. Ao jogar com Álvaro, de apenas 22, o bloqueador exercita mais facetas durante o jogo.
 Além do desempenho técnico, cuida da orientação tática e psicológica, ajudando a manter o time seguro em momentos de pressão. Mas o veterano garante que também sai ganhando com a dupla. Além do vigor físico do defensor, ganha novo ânimo para seguir em busca de mais títulos.

- Fico feliz de estar do lado de um garoto como ele, um jovem tão talentoso. E isso me  motiva. Durante todos estes anos eu vivi uma experiência nova, uma motivação nova a cada conquista.Isto tem sido muito presente na minha carreira. Foram dez anos desde o primeiro título, mas espero continuar vivenciando este ambiente competitivo, esta alegria dos pódios por mais outros anos.

vôlei de praia Ricardo e Álvaro Filho (Foto: FIVB)Como 'professor' em quadra, Ricardo orienta Álvaro Filho: em troca, ganha novo ânimo (Foto: FIVB)
 
Nesses planos, Álvaro espera que estejam inclusas as Olimpíadas de 2016. Eleito o melhor jogador do Mundial de Stare Jablonki após conquistar a prata neste domingo, o paraibano disse que a experiência ao lado de Ricardo ficaria ainda melhor com a vaga nos Jogos.

- Jogar ao lado do Ricardo é uma honra diária. Um cara tão vencedor, que me ensina todos os dias. E jogar as Olimpíadas no  Brasil é o sonho  de todos os jogadores do país. Seria perfeito chegar lá como uma das duplas para coroar a parceria.

Enquanto sonham com o futuro, Ricardo e Álvaro seguem no Circuito Mundial 2013. A partir desta quarta-feira,  disputam  o Grand Slam de Gstaad, quinto torneio deste porte na temporada e sétima etapa no geral.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/como-professor-de-alvaro-ricardo-se-recria-e-renova-animo-por-vitorias.html

Marketing, férias e boom econômico: o Mundial numa vila de 700 pessoas

Ideia de promover evento esportivo para divulgar o Hotel Anders transforma Stare Jablonki em roteiro turístico e impulsiona o comércio da região

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
 
Com apenas 700 habitantes, Stare Jablonki está longe de ter a fama de cidades como Varsóvia, Cracóvia ou Gdansk. Mas, desde 2004, entrou no mapa do vôlei mundial graças ao sonho ousado de uma família polonesa. Para elevar seu hotel ao posto de referência na região de Mazury, os Dowgiallo apostaram na organização de eventos esportivos e colheram frutos bem maiores do que imaginavam. Criaram um novo conceito de  férias e geraram um boom econômico. Com a realização do Mundial de vôlei de praia, acreditam que tenham multiplicado em até 20 vezes a renda dos estabelecimentos comerciais na semana passada.

vôlei de praia família Dowgiallo Stare JAblonki (Foto: FIVB)A família Dowgiallo: Andrzje, com a bola, a esposa Wanda, e os filhos Magdalena e Tomasz (Foto: FIVB)
 
Andrzje Dowgiallo trabalhava com turismo há anos. Em 1992, comprou um terreno em um local privilegiado pela natureza, cercado por lagos e por uma reserva de pinheiros, para se tornar um empreendedor. O negócio começou modesto, com apenas 20 quartos, contando apenas com a beleza e a tranquilidade do local como atrativo. A visão empresarial do polonês o incentivou a buscar um novo chamariz, e um jogador de vôlei deu a dica.

Atleta do indoor, Piotr havia regressado dos Estados Unidos, onde fora apresentado à modalidade das areias. Estava encantado com o sucesso que ela fazia e passou seu conhecimento à família dona do hotel em que se hospedou nas férias. Ensinou as regras, a como montar uma quadra e semeou a ideia que Andrzje buscava. Com ajuda da esposa, o empresário contatou a Federação Polonesa e iniciou uma parceria que se ampliou ao longo dos anos. Tomasz, filho do casal e ex-jogador de handebol, procurava uma ocupação produtiva após sua aposentadoria do esporte e abraçou a ideia. Atualmente é o diretor do evento.

vôlei de praia Hotel Anders Stare Jablonki (Foto: Reprodução )Parte da propriedade do Hotel Anders, que hoje
tem 350 quartos  (Foto: Reprodução)
 
A primeira experiência da família foi a organização de um campeonato europeu de base. O hotel cresceu - hoje tem 350 quartos, além  de piscina, spas, etc -, e os donos também deram um salto como promotores de evento ao receber, em 2004, o Open de Stare Jablonki, na época apenas para o naipe masculino. Organizaram ainda outras quatro edições da competição, já com participação feminina, até alcançar o nível de Grand Slam em 2010. E, no ano passado, souberam que o pequenino vilarejo sediaria o Mundial de vôlei de praia.

A estrutura do evento era surpreendente. Além das sete quadras e dos jogos, com arquibancada quase sempre cheia, o complexo tinha palco com shows diários, além de recreação durante todo o dia para crianças e adultos. No lago, os torcedores se refrescavam do calor (para os padrões poloneses), enquanto outros tomavam sol deitados em cangas estendidas no gramado. Os restaurantes e as barraquinhas de lanches completavam a oferta de serviços.

- O interessante é que, como é um lugar afastado, ninguém vem de passagem. As pessoas que estão aqui precisaram planejar a viagem e vieram aqui porque queriam participar, vivenciar este evento. É isto que torna a atmosfera tão legal. A região inteira se envolve e quer participar. Trabalhamos muito duro para tornar isso possível, mas o retorno e a satisfação compensam - disse Tomasz.

vôlei de praia entretenimento Stare Jablonki  (Foto: Helena Rebello)Entre um jogo e outro, torcedores tomam sol no gramado ou se refrescam no lago (Foto: Helena Rebello)
 
Magdalena, irmã deTomasz, também está diretamente envolvida na organização, que apresenta números impressionantes, ainda mais levando em conta que, durante o restante do ano, apenas 700 cidadãos vivem em Stare Jablonki. Somando montagem, manutenção, voluntariado e os serviços, 1.500 pessoas trabalharam no torneio. Sete hotéis da região foram mobilizados apenas para receber os atletas, árbitros e profissionais que atuaram no Mundial. E tantos outros, além de campings, estiveram lotados abrigando parte dos 120 mil torcedores esperados nos sete dias de competição.

vôlei de praia entretenimento Stare Jablonki  (Foto: Helena Rebello)Palco recebe show diários, além de animadores
que inventam coreografias (Foto: Helena Rebello)
 
- Normalmente a primeira semana de julho é considerada um período de temporada baixa aqui. E durante o torneio simplesmente todos os hotéis em um raio de muitos, muitos quilômetros estão sem vagas. Só fecharemos os números nesta semana, mas acreditamos que os ganhos tenham sido 20 vezes maiores do que seriam em uma semana comum - avaliou Tomasz.

Durante os jogos, a mesma empolgação da família Dowgiallo foi compartilhada pela torcida polonesa. O público vê o evento como um programa de férias e passou dias inteiros na arena aproveitando todo o entretenimento que ela oferecia. Józef Kowalkowski, que trabalha em uma indústria polonesa, foi de Olsztyn a Stare Jablonki, distantes cerca de 30km, com a esposa e a filha.

- As crianças brincam no gramado, dançam com os recreadores, tiram foto com o mascote. E desde cedo aprendem a torcer, aprendem que o esporte é saudável. É muito bom. É um passeio que vale a pena, sem dúvidas.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/marketing-ferias-e-boom-economico-o-mundial-em-uma-vila-de-700-pessoas.html