quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bruninho pede paciência contra a França: 'Time que não concede erros'

Seleção brasileira faz primeiras partidas em casa na Liga Mundial de vôlei nesta sexta e no sábado e pode garantir vaga na fase final antecipadamente

Por Marcos Guerra São Paulo
 

O técnico Bernardinho vai cantando as jogadas, chama por Dante, Lucarelli, Vissotto. Ele quer deixar o ataque da seleção brasileira bem ensaiado para encarar a forte defesa da França nos duelos desta sexta-feira e de sábado, ambos às 10h, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
 Desde 2008, o adversário sequer chega à fase final da Liga Mundial, mas o discurso verde-amarelo é de cautela para não subestimar os europeus.

- Vamos enfrentar um time que não concede muitos erros ao adversário, então, não podemos perder a paciência e errar para eles. Eles já assustaram batendo a Polônia (atual campeã da Liga) duas vezes na semana passada. Temos de respeitá-los. Precisamos ter cuidado para conseguir vencê-los - disse o capitão Bruninho, que faz coro com o pai e técnico Bernardinho.

Bruninho, no treino da seleção brasileira de vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Bruninho aponta caminho para vitórias sobra a
França: ter paciência e minimizar erros (Foto: CBV)
 
- A França tem uma qualidade de defesa muito grande, um volume de jogo espetacular. Vai trazer problemas para nós, mostrou qualidade nas vitórias contra a Polônia na semana passada. Precisamos ter paciência para atacar, porque eles vão subir bola - disse o treinador da seleção.

Para quebrar a defesa francesa, o técnico Bernardinho vai contar com força máxima no ataque. O central Lucão se recuperou das dores abdominais e retornará ao time titular, assim como o ponteiro Lucarelli, que não sente mais dores na coxa. Os dois não apresentaram limitações durante o treino da manhã desta quinta-feira e se juntarão a Bruninho, Éder, Vissotto e Dante no sexteto titular - o líbero Mário Junior completa o time principal.

Além da paciência no ataque, Bruninho aponta outra receita para superar os franceses: acabar com o excesso de erros da seleção. Com uma equipe em renovação, o Brasil cedeu muitos pontos em falhas nos confrontos com a Polônia, apesar das duas vitórias. De lá para cá, Bernardinho teve três semanas e dois triunfos diante da Argentina para entrosar seus comandados.

Classificação do Grupo A Pts V D SP SC
1º Brasil 11 4 0 12 3
2º Bulgária 11 4 0 12 3
3º Estados Unidos 8 3 1 10 6
4º França 6 2 4 10 16
5º Argentina 3 1 5 5 16
6º Polônia 3 0 4 7 12 
Pts: pontos; V: vitórias; D: derrotas; SP: sets prós; SC: sets contras
 - Estamos no caminho. O ajuste fino tem melhorado, mas a questão dos erros é uma tecla em que estamos batendo sempre, conversando. Precisamos ser um time agressivo, que ao mesmo tempo erra pouco. A França é um time que vem com uma nova geração querendo mostrar serviço e é franco atirador. Isso pode ser um ponto positivo para eles. Sabem que o ginásio vai estar lotado e que existe uma pressão diferente sobre a nossa equipe - disse Bruninho.

Caso vença os dois confrontos com os franceses sem ir ao tie-break, e a Bulgária supere os Estados Unidos duas vezes, o Brasil conquistará uma das vagas na fase final da Liga Mundial já neste fim de semana. Bruninho, porém, demonstra não ter pressa.

- Não vamos pensar muito na classificação agora. Vamos pensar em fazer dois grandes jogos e conseguir evoluir como estamos fazendo todo fim de semana para dar mais um passo rumo a Mar del Plata - disse o levantador, sobre as finais da Liga Mundial, de 17 a 21 de julho, na Argentina.

Laurent Tillie, versão francesa de Bernardinho (Foto: Marcos Guerra)Técnico Laurent Tillie coloca França como zebra no
duelo com o Brasil  (Foto: Marcos Guerra)
 
A França, por sua vez, assuma a condição de zebra no duelo. O técnico Laurent Tillie tem como armas seu filho Kévin, o levantador brasileiro naturalizado francês Rafael Redwitz e Earvin N’Gapeth. O ponteiro, que tem histórico de exclusão da seleção francesa, é hoje o principal atacante da equipe na Liga Mundial.

- A França trouxe jogadores novos. O Brasil também mudou muito. Vamos dar nosso máximo, com toda nossa energia. Vamos lutar a cada ponto. Queremos fazer um bom trabalho aqui no Brasil, mas os brasileiros são quase perfeitos - disse o treinador francês.

A TV Globo transmite ao vivo as duas partidas, que também serão acompanhadas pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real.

Ginásio do Inirapuera está pronto para receber jogo da seleção brasileira de vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Ginásio do Inirapuera está pronto para receber jogos da seleção brasileira de vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/bruninho-pede-paciencia-contra-franca-time-que-nao-concede-erros.html

Campo Grande recebe etapas de vôlei e vôlei de praia no fim de semana

Torneios serão disputados nos ginásios Guanandizão e Dom Bosco.

Por GLOBOESPORTE.COM Campo Grande
Vôlei copa pantanal (Foto: Divulgação/FVMS)Copa Pantanal de vôlei no Guanandizão (Foto:
Divulgação/FVMS)
 
Seja na areia ou na quadra, o vôlei terá uma agenda movimentada no próximo fim de semana em Campo Grande. O ginásio Guanandizão recebe na sexta-feira (28), as partidas da 3ª etapa do Circuito Estadual da categoria sub-19, com participação de duplas de Campo Grande, Três Lagoas, Sidrolândia, Amambai e Ribas do Rio Pardo. Começando no sábado (29) e se estendendo até domingo (30), as disputas da 3ª etapa do Circuito Estadual adulto movimentam duplas dos naipes feminino e masculino de Mato Grosso do Sul e outros estados.

Já nas quadras dos ginásios Dom Bosco e Guanandizão, acontecem de sexta-feira a domingo (28 a 30) os jogos da fase classificatória da 3ª Copa Pantanal de Vôlei, com a participação de equipes das categorias mirim, infanto-juvenil e juvenil, das cidades de Campo Grande, Bodoquena, Maracaju e Ponta Porã.

Veja vídeos do Globo Esporte MS
 
 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ms/noticia/2013/06/campo-grande-recebe-etapas-de-volei-e-volei-de-praia-no-fim-de-semana.html

Veterano, Dante assume papel de líder: 'Do lado de cá, é mais complicado'

De aposta nos Jogos de Sydney a referência, ponteiro tenta ajudar jovens do novo grupo de Bernardinho a manter nível das últimas gerações da equipe

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
Em 2000, Dante era tratado como promessa. Levado para Sydney como uma aposta do técnico Radamés Lattari, o ponteiro era uma das apostas da geração que surgia no país àquela época. O jogador se firmou. Aos poucos, se tornou uma das referências da seleção de Bernardinho na conquista de um ouro olímpico e outros títulos. Agora, porém, se adapta ao posto de líder. Mais experiente do novo grupo montado pelo treinador, Dante não foge da responsabilidade de guiar os mais jovens no início de um novo ciclo olímpico aos 32 anos.

O ponteiro perdeu as contas de quantas edições da Liga Mundial já disputou. Com sete títulos da competição no currículo, surge como maior referência de jovens que sequer haviam vestido a camisa da seleção até agora. Em mais uma disputa, Dante diz encarar de forma tranquila o papel de veterano.


Dante seleção vôlei (Foto: Marcos Guerra)Dante assume papel de líder da nova geração (Foto: Marcos Guerra)
 
- Isso faz parte de qualquer vida, qualquer profissão. Você, quando é médico, recém-formado, ainda fica meio preso. Mas, quando tem 50 anos, vai dar palestras, é a voz da experiência, vai falar com a garotada. Isso acontece com qualquer um. Você tem de estar preparado. Quando você é mais jovem, é mais fácil. Você apenas observa, escuta. Do lado de cá, é mais complicado. Se você falar alguma coisa errada, em um momento errado, pode perder um jogo, um campeonato por isso. E eu sei que, se eu falar alguma coisa, vão seguir o que eu estou falando. Todo mundo erra, mas precisamos errar o mínimo possível.

A nova geração, ele diz, tem tudo para manter o nível das últimas equipes que representaram o país. Com quatro vitórias em quatro jogos, o novo grupo mostrou força na primeira parte da Liga Mundial. Dante afirma que o grupo tem condições de ir ainda mais longe.


- É um grupo maravilhoso. Nós costumamos dizer que o clima está tranquilo, o pessoal pensando em um objetivo só. A garotada não reclama hora nenhuma, está a fim de treinar, de batalhar. Quer conquistar tudo o que a geração antiga conquistou. Você consegue enxergar isso nos olhos deles.
 E todos têm um futuro impressionante. Lá na Polônia, fui conversar com um jornalista de renome deles, que me perguntou: “Quantos ‘Lucarellis’ vocês têm no Brasil? Sai um, entra outro, e a seleção continua no mesmo nível”. Isso é mérito da nossa base. Conseguem fazer com que a molecada chegue no adulto e mantenha o nível – afirma.

No papel de veterano, Dante diz saber dosar os elogios e as broncas. O ponteiro tenta conversar até mesmo com jogadores de mais bagagem, como Lucão, para tentar acertar o jogo brasileiro.

- Tem de ser morde e assopra. Tem de saber pegar pesado em alguns momentos e saber quando elogiar. Você sente, já passou por aqui. Você vê o cara triste porque tomou algum esporro ou errou um ataque ou defesa, isso faz parte. Todo mundo erra, mas precisa ter consciência de que não pode cometer o mesmo erro. A garotada tem de aprender o mais rápido possível. Lucão é o grande exemplo disso, sempre converso com ele. Está sendo bom.

Neste fim de semana, Dante será uma das referências do Brasil diante da França. As duas equipes entram em quadra nesta sexta-feira, às 10h, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. No sábado, fazem o segundo duelo às 10h10m. A TV Globo e o SporTV transmitem as duas partidas, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/veterano-dante-assume-papel-de-lider-do-lado-de-ca-e-mais-complicado.html

Brasileiro naturalizado francês faz papel de espião na Liga Mundial

Há mais de dez anos na Europa, Rafael Redwitz irá enfrentar a seleção brasileira pela primeira vez: 'É um momento especial para mim'

Por Marcos Guerra São Paulo
 
Rafael Redwitz, brasileiro que joga na seleção francesa de vôlei (Foto: Marcos Guerra)Rafael Redwitz é casado com uma francesa e tem
uma filha franco-brasileira (Foto: Marcos Guerra)
 
O levantador Rafael Redwitz veste o azul do uniforme francês, comanda seu time com gritos de “allez”, mas se sente em casa no ginásio do Ibirapuera. Até sua família comparece ao treino em São Paulo para prestigiá-lo, afinal, os duelos entre Brasil e França pela Liga Mundial de vôlei neste fim de semana são ótimas chances de matar as saudades do filho. Naturalizado francês em abril, o curitibano enfrentará pela primeira vez a seleção que um dia defendeu.

- Sou franco-brasileiro. Igual a coração de mãe, não escolho entre um filho e outro. Estou muito feliz de poder estar aqui no Brasil. É um momento especial para mim, quero aproveitar ao máximo. Minha família e meus amigos estarão aqui. É um momento bonito da minha carreira - disse Rafael.

O levantador conhece bem o time brasileiro. Ele até já foi companheiro de Bruninho e Lucão na equipe verde-amarela vice-campeã da Copa América de 2007. Ao chegar ao Ibirapuera, cumprimentou alguns dos ex-companheiros, mas a amizade fica de lado. Rafael passa todas as dicas de como parar o ataque brasileiro, mas conta que seu trabalho é fácil, já que, por estarem sob os holofotes do vôlei mundial, os brasileiros são bastante estudados mundo afora.

- Dá para ser espião sim, mas todo mundo conhece a seleção brasileira, olha e se inspira no Brasil. Nós não somos diferentes. Estamos aqui com um objetivo de fazer um bom jogo contra eles e evoluir na competição. As caras brasileiras são novas para o público, mas quem joga sabe que o Éder está na seleção há dez anos, sabe que o Lucarelli é um fenômeno - disse Rafael, que reconhece o favoritismo do Brasil no duelo.

Sou franco-brasileiro. Igual a coração de mãe, não escolho entre um filho e outro"
Rafael Redwitz
 
Aos 21 anos, o levantador se aventurou no voleibol europeu e só voltou ao Brasil para visitar sua família durante as férias. Ele aos poucos se ambientou com os costumes locais, o clima, a culinária, mas foi a francesa Marion que o fez estabelecer laços mais sólidos com a França. Os dois se casarão e tiveram a pequena Luiza há dois anos e meio. Antes mesmo disso, Rafael já havia recebido o convite para tirar a dupla cidadania e defender a França, o que enfim conseguiu em abril, mais de dez anos depois de deixar o país.

- Aos poucos foi se desenrolando esse processo de me tornar francês, de defender a seleção da França. Não foi uma coisa premeditada, planejada. Já estava há muito tempo na Europa e foi uma grande oportunidade da minha carreira. É um sonho poder jogar a Liga Mundial.

Rafael Redwitz está realizado e nas nuvens por poder jogar diante do Ibirapuera lotado. Mesmo que quase toda a torcida seja contra nesta sexta e no sábado, às 10h, ele sabe que ao menos seus familiares o apoiarão. A TV Globo transmitirá as partidas ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM trará todos os detalhes em Tempo Real.

Rafael Redwitz, brasileiro que joga na seleção francesa de vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Rafael Redwitz enfrentará o Brasil pela primeira vez (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
FONTE:

Com Mari Paraíba, última etapa do Sul-Americano começa nesta sexta

Em Sobral, haverá ainda a decisão do título do masculino e participação de dupla brasileira campeã mundial sub-21. Brasil já é campeão no feminino

Por GLOBOESPORTE.COM Sobral, CE

Mari paraiba e natasha volei de praia Manaus (Foto: Divulgação/Instagram)Mari Paraíba estreia em torneios oficiais ao lado
de Natasha  (Foto: Divulgação/Instagram)
 
A última etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2012/2013, em Sobral, no Ceará, começa nesta sexta-feira e vai até domingo, com várias atrações. No feminino, as atenções estarão voltadas para a estreia de Mari Paraíba em torneios oficiais. Ela atuará ao lado de Natasha. No masculino, haverá a decisão do título e a participação da dupla Allison e Guto, que foram campeões mundiais sub-21, no último final de semana, em Umag, na Croácia.

O Brasil já conquistou o título feminino por antecipação. Destaque para a dupla Elize Maia e Fernanda Berti, que disputou sete das oito etapas, vencendo quatro e ficando em segundo lugar nas outras três.

No masculino, depois de oito etapas, o Brasil lidera com 1400 pontos, seguido pelo Chile, que tem 1360. A Venezuela está em terceiro com 1300 pontos. O primeiro lugar soma 200 pontos, o segundo, 180, o terceiro, 160, e assim por diante, de 20 em 20 pontos, sendo que apenas uma dupla de cada país pontua.

No masculino, os demais representantes do país serão Thiago/Oscar, Saymon/Fábio, Edson Felipe/Daniel Lazzari, Bruno/Hevaldo, Marcus/Léo Gomes e Eduardo/Léo Morais. Já no feminino, além de Natasha/Mari Paraíba e Elize Maia/Fernanda Berti, estarão em Sobral Neide/Carol Horta, Thaís/Sandressa, Paola/Roberta Glatt e Andressa/Paula Hoffmann.

Shelda, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000 e Atenas, em 2004, e, hoje, Secretária de Esportes de Sobral, vibra com a realização do torneio na cidade:

- É muito gratificante poder ajudar a trazer uma etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia para Sobral. O povo aqui gosta muito de voleibol e está esperando com muita expectativa ver os atletas de perto. Ainda mais porque o Brasil pode confirmar o título no masculino. Toda essa movimentação na cidade é uma forma de o nosso esporte crescer aqui - afirmou Shelda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/com-mari-paraiba-ultima-etapa-do-sul-americano-comeca-nesta-sexta.html

atletismo - Bicampeão olímpico cria problemas ao divulgar imagens de Wimbledon

Mo Farah participa da Diamond League de Birmingham neste sábado

 Por GLOBOESPORTE.COM Londres


O bicampeão olímpico Mo Farah arrumou problemas com a organização de Wimbledon. Ouro nos 5.000m e 10.000m em Londres no ano passado, o atleta britânico esteve na quadra central do evento, nesta quarta-feira, em um espaço para convidados. Ele quebrou as regras do torneio ao fazer imagens com seu celular e divulgar nas redes sociais.

Um porta-voz da do torneio disse que o assunto está sendo apurando pela organização. Ainda não se sabe se vai haver alguma ação formal contra Mo Farah. Filmar é proibido por conta dos direitos exclusivos de canais de televisão.

- Temos que respeitar o direito das nossas emissoras, eles tem direitos exclusivos de imagens. Também temos que respeitar os nossos jogadores - disse o diretor comercial, Mick Desmond.

Mo Farah filmando tênis Wimbledon (Foto: Getty Images)Mo Farah filmando dentro do camarote de convidados de Wimbledon (Foto: Getty Images)
 
Mo Farah prestigiou o terceiro Grand Slam de tênis da temporada antes de competir na etapa de Birmingham, na Inglaterra, da Diamond League. Simpático e usando óculos escuros, o britânico tirou fotos, deu muitas risadas e fez sua tradicional comemoração. No sábado, Mo Farah participa da prova dos 5.000m.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/06/bicampeao-olimpico-cria-problemas-ao-divulgar-imagens-de-wimbledon.html

Brasil tem seis representantes no torneio juvenil de Wimbledon

Beatriz Haddad, Marcelo Zormann, Carolina Meligeni, Rafael Matos, João Walendowsky e João Menezes tentam buscar título do Grand Slam

Por SporTV.com Londres

Beatriz Haddad tênis (Foto: Divulgação)Vice nas duplas em Roland Garros, Bia é um dos
seis brasileiros no juvenil (Foto: Divulgação)
 
O Brasil será representado por seis tenistas no torneio de juvenis de Wimbledon. Em ação no All England Club, em Londres, a partir deste sábado, estarão Beatriz Haddad, Marcelo Zormann e Carolina Meligeni. No qualifying, que começa nesta quinta, Rafael Matos, João Walendowsky e João Menezes tentam se classificar para a chave principal da disputa.

Na história do torneio juvenil de Wimbledon, realizado desde 1947, apenas dois brasileiros conseguiram chegar até a final: Ivo Ribeiro, em 1957, e Ronald Barnes, em 1959. Os dois acabaram derrotador pelo britânico Jim Tttershall e por Toomas Leius, da ex-União Soviética, respectivamente.

O SporTV2 transmite ao vivo o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/brasil-tem-seis-representantes-no-torneio-juvenil-de-wimbledon.html

Murray revela vontade de enfrentar Serena, que trata desafio com humor

Motivado por fã, britânico diz que seria interessante jogar contra número 1 do mundo da WTA. Americana brinca sobre quem seria o vencedor do duelo

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

São muitos os fãs de tenistas que afirmam que Serena Williams teria capacidade de jogar de igual para igual se enfrentasse os jogadores homens. Agora ela ganhou um sinal para que isso possa acontecer. Na coluna que escreve para o site da rede britânica BBC, Andy Murray revelou nesta quinta-feira que foi desafiado por um internauta a jogar contra a americana. E ele viu a proposta com bons olhos. O número 3 da ATP até sugeriu Las Vegas, nos EUA, como o possível local do confronto contra a líder do ranking da WTA.

MONTAGEM - Serena williams e Andy Murray (Foto: Agência Getty Images)Serena e Murray: um duelo entre os dois à vista? (Foto: Agência Getty Images)
 
- Fui desafiado por alguém no Twitter a enfrentar Serena. Acho válido, por que não? Que tal Las Vegas como sede? Nunca bati bola com ela. Ela obviamente é uma tenista fantástica e penso que as pessoas se interessariam em ver os homens jogarem contra as mulheres e verificar como os estilos se confrontam - comentou Murray.

Após a vitória desta quinta sobre a francesa Caroline Garcia em Wimbledon, Serena também aprovou a ideia da partida. Em tom humorado, a americana primeiro caçoou do britânico e depois afirmou que só teria chances de derrotá-lo caso fugisse de algumas regras normais dos jogos de simples de tênis.

- Sério? Ele quer jogar contra mim? Ele tem certeza (risos)? Seria divertido. Duvido que eu ganhe um ponto sequer, mas seria legal. Ele é provavelmente um dos três maiores jogadores que eu definitivamente não gostaria de enfrentar. Mas, sim, talvez a gente possa fazer alguma exibição. Seria tranquilo, (só se) eu usando as linhas laterais, ele sem saque; eu podendo sacar até as linhas de base também, ele sem as pernas... - brincou Serena.

Murray e Serena estão em Londres, onde disputam o Grand Slam de Wimbledon. Ambos estão na terceira rodada do torneio. Eles têm como próximos adversários, respectivamente, o espanhol Tommy Robredo e a japonesa Kimiko Date-Krumm, que se tornou a tenista mais velha a alcançar a terceira fase da competição.

O SporTV2 transmite o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/murray-revela-vontade-de-enfrentar-serena-que-trata-desafio-com-humor.html

Roger Federer é eleito o esportista mais poderoso do mundo pela Forbes

Tenista é o primeiro em ranking da revista que não leva em conta apenas os salários, mas também a aparição na mídia e o potencial de marketing

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

tênis roger federer roland garros (Foto: Agência Reuters)Federer foi eleito a celebridade esportiva mais
poderosa do mundo (Foto: Agência Reuters)
 
Se dentro de quadra o tenista Roger Federer vive seu pior primeiro semestre desde que chegou ao topo do mundo pela primeira vez, em 2004, fora dela o suíço segue ditando o ritmo. Em eleição da revista americana Forbes, especializada em negócios, Federer foi eleito a celebridade esportiva mais poderosa do mundo. A lista, ao contrário de estudo feito pela própria revista no início de junho, leva em conta não apenas os ganhos financeiros dos atletas, onde Tiger Woods ainda leva vantagem. Para eleger Federer, a Forbes também ranqueou a aparição dos atletas na mídia, o potencial de marketing e até o "ranking social".

Depois de Federer aparecem no top 10, em sequência, Tiger Woods, seguido do ala bicampeão da NBA pelo Miami Heat LeBron James, David Beckham, o astro Kob Bryant, do Los Angeles Lakers, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, o velocista Usain Bolt, a estrela do futebol americano Drew Brees e o também tenista Rafael Nadal. Nenhum esportista brasileiro aparece.

tiger woods golfe campeão (Foto: Reuters)Tiger Woods é o segundo da lista dos mais poderosos, mas segue como o mais bem pago (Foto: Reuters)
 
Federer recebe por ano a quantia de US$ 71 milhões (R$ 150 milhões).Juntando todos os "fatores", ele foi eleito o oitavo na lista geral de celebridades mais poderosas do mundo, que tem a apresentadora de TV dos Estados Unidos Opra Winfrey em primeiro. O suíço é o 45º que mais aparece na TV, e sétimo no ranking de aparição na mídia. Além disso, é o 41º com maior potencial de marketing e ocupa a 33ª posição no ranking social da revista. Do Brasil, apenas como celebridade, a top Gisele Bundchen aparece na 81ª posição.

No top 100 da revista, além dos já citados acima, outros esportistas dividem os holofotes com estrelas do cinema e da televisão, como Lady Gaga, Steven Spielberg e Madonna. O gofilsta Phil Mickelson é o 52º. Serena Williams a 56ª. Outra tenista, Maria Sharapova é a 62ª, enquanto Tom Brady (marido de Gisele e quarterback do Patriots) é o 65º. O boxeador Manny Pacquiao é o 78º da lista, seguido pela também estrela do boxe Floyd Mayweather, em 88º.

Confira o top 10 dos esportistas mais poderosos

1º - Roger Federer - Tênis - (oitavo no geral)
2º - Tiger Woods - Golfe - (15º no geral)
3º - LeBron James - Basquete - (16º no geral)
4º - David Beckham - Futebol - (19º no geral)
5º - Kobe Bryant - Basquete - (24º no geral)
6º - Cristiano Ronaldo - Futebol - (31º no geral)
7º - Lionel Messi - Futebol - (39º no geral)
8º - Usain Bolt - Atletismo - (48º no geral)
9º - Drew Brees - Futebol americano - (50º no geral)
10º - Rafael Nadal - Tênis - (51º no geral)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/06/roger-federer-e-eleito-o-esportista-mais-poderoso-do-mundo-pela-forbes.html

Após início apático, Djokovic supera americano e avança em Wimbledon

Sob teto retrátil, número 1 do mundo mostra que não pretende repetir destino dos colegas Nadal e Federer e avança à terceira rodada após começo lento

Por SporTV.com Londres

Após começo lento, Djokovic deslanchou para bater rival americano (Foto: Getty Images)Após começo lento, Djokovic deslanchou para bater
rival americano (Foto: Getty Images)
 
A atuação apática de Novak Djokovic no início do confronto contra o americano Bobby Reynolds pela segunda rodada de Wimbledon deixou os fãs do sérvio temerosos de que a zebra que tem assolado o torneio poderia estar prestes a atacar novamente. Mas o número 1 do mundo conseguiu evoluir diante da insistência do adversário e provou que não está disposto a ter o mesmo destino que os colegas Rafael Nadal e Roger Federer. Após 1h54m, o duelo consolidou a superioridade de Nole, que despachou o rival por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-2), 6/3 e 6/1.

Após as eliminações de Nadal, na primeira rodada, e de Federer e do australiano Lleyton Hewitt na rodada seguinte, Djokovic é o único campeão de Wimbledon a sobreviver no torneio. O sérvio faturou o título de 2011 e não terá mais que bater o rival suíço, atual campeão, na busca por seu segundo campeonato de Grand Slam na atual temporada. O número 1 do mundo já levou o Australian Open, em janeiro, ao derrotar o britânico Andy Murray.

Para garantir uma vaga nas oitavas de final, Djokovic precisará enfrentar o vencedor do duelo entre o francês Jeremy Chardy (25), cabeça de chave número 28, e o alemão Jan-Lennard Struff (115). O confronto, marcado para esta quinta-feira, precisou ser adiado por causa da chuva que caiu sobre a capital britânica. Diante do clima chuvoso, a partida de Nole e Reynolds só pôde ser continuada graças ao teto retrátil da quadra central do All England Club.
A eliminação de Reynolds deixou os Estados Unidos sem representantes na chave masculina. É a primeira vez desde 1911 que o país não emplaca nenhum competidor na terceira rodada do torneio inglês.

O SporTV2 transmite ao vivo o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

O número 1 do mundo Novak Djokovic acena para a arquibancada do All England Club (Foto: Getty Images)O número 1 do mundo acena para a arquibancada do All England Club (Foto: Getty Images)
 
O jogo

Pela primeira vez na edição deste ano, o teto retrátil da quadra central de Wimbledon precisou ser acionado. Por causa da chuva fina que caía em Londres, todos os olhos se voltaram para o duelo entre Djokovic e Reynolds. As partidas nas outras quadras do All England Club estavam paralisadas.

wimbledon teto retratil quadra principal (Foto: Reuters)Devido à chuva, teto retrátil foi acionada para que
Djokovic e Reynolds jogassem (Foto: Reuters)
 
Apesar da proteção do estádio, os dois tenistas sofreram com escorregadas, que têm sido uma tônica para todos os jogadores neste ano. Nas trocas de bola, Djokovic era regular, mas não conseguia se distanciar muito no placar, à exemplo da estreia. O máximo que o número 1 conseguiu foi quatro break points: dois no quarto game, desperdiçados com uma bola para fora e com outra na rede, e mais dois jogados fora no sexto. O bote do sérvio apareceu no tie-break. Dessa vez mais ativo, forçando o saque e fechando a quadra quando estava na devolução, ele anotou cinco pontos consecutivos. A vantagem lhe deu mais tranquilidade para levar a primeira parcial, com um ace.

Mesmo aparentando estar um pouco travado, Djokovic construía oportunidades. Na volta para o jogo, de cara teve mais três chances de quebra, mas novamente não converteu. A dificuldade do sérvio também muito se devia à atuação de Reynolds, que por pouco não conquistou um triplo break point no primeiro game de serviço de Nole. Na hora de cravar o smash, pegou mal e mandou a bola para fora.

A partir daí, Djokovic não seria mais tão complacente em quadra. Ele até deixou de converter um break point no terceiro game, com um belo ponto de lob e voleio de Reynolds, mas três pontos depois enfim conquistaria a sonhada quebra de vantagem.

Já na reta final da partida, arquibancada de Wimbledon pôde finalmente presenciar o Nole que costuma vencer duelos com garra e disciplina. O número 1 do mundo voltou a se impor e mostrou sua superioridade a Reyndols. O sérvio chegou a abrir 3/0 e poderia resolver o confronto com facilidade se não desperdiçasse mais três break-points. Quando finalmente conseguiu quebrar o serviço do adversário, Djokovic já contabilizava 5/1 no placar e bastou mais um saque preciso para avançar à terceira rodada.
 
 FONTE::
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/apos-inicio-apatico-djokovic-supera-americano-e-avanca-em-wimbledon.html

Eliminada, Sharapova segue em Londres para assistir ao namorado

Número 3 do mundo fica na torcida no dia seguinte à derrota para Larcher de Brito em Wimbledon e vê o duelo de Grigor Dimitrov contra esloveno

Por SporTV.com Londres
 
Eliminada de Wimbledon na quarta-feira, após ser derrotada pela portuguesa Michelle Larcher de Brito, Maria Sharapova continua dando o ar de sua graça no All England Club, em Londres. A tenista russa deixou de lado a tristeza pelo baque no torneio, botou os estilos óculos escuros e foi nesta quinta à quadra 3 torcer pelo namorado, o búlgaro Grigor Dimitrov. O namorado da número 3 do mundo joga neste momento contra o esloveno Grega Zemlja em busca de uma vaga na terceira rodada do Grand Slam britânico.

O SporTV2 transmite o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

Sharapova volta à quadra de Wimbledon para dar força ao namorado (Foto: Agência Reuters)Sharapova volta à quadra de Wimbledon para dar força ao namorado (Foto: Agência Reuters)
 
maria sharapova wimbledon tenis jogo dimitrov (Foto: AFP) 
Russa aplaude atuação de Dimitrov (Foto: AFP)
 
 
tênis maria sharapova wimbledon (Foto: Agência Reuters)A musa não para de incentivar o namorado (Foto: 
Reuters)
 
FONTE:
 
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/eliminada-sharapova-acompanha-partida-de-dimitrov-de-oculos-escuros.html

Próxima adversária de Serena é a mais velha a chegar à terceira rodada

Com 42 anos, Kimiko Date-Krumm estipula recorde em Wimbledon na Era Aberta e vai enfrentar a número 1 do mundo em busca da vaga nas oitavas

Por SporTV.com Londres
Kimiko Date-Krumm vitória tênis Wimbledon (Foto: Reuters)Japonesa distribui autógrafos após a vitória na
segunda rodada de Wimbledon (Foto: Reuters)
 
A japonesa Kimiko Date-Krumm estipulou um recorde em Wimbledon. A tenista de 42 anos se tornou nesta quinta-feira a mais velha jogadora a se classificar para a terceira rodada do Grand Slam britânico na Era Aberta (desde 1968). Pela segunda rodada do torneio, a atual número 84 do mundo derrotou a romena Alexandra Cadantu, 87ª do ranking, por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5) para alcançar a impressionante marca.

Na próxima fase em Wimbledon, Date-Krumm vai pegar a americana Serena Williams, número 1 do mundo, em duelo valendo vaga nas oitavas de final. A líder do ranking derrotou, também nesta quinta, a francesa Caroline Garcia, de 19 anos.

Date-Krumm já havia conquistado um feito digno de reconhecimento neste ano em Wimbledon. Com a vitória sobre a alemã Carina Witthoeft na primeira rodada, ela se tornara a segunda tenista mais velha a alcançar a segunda rodada do torneio na Era Aberta. Ela só perde para a americana Martina Navratilova, que conseguiu a mesma classificação com 47 anos, em 2004.
O SporTV2 transmite o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

Kimiko Date-Krumm vitória tênis Wimbledon (Foto: Reuters)Kimiko Date-Krumm comemora vitória que lhe rendeu recorde em Wimbledon (Foto: Reuters)
 
FONTE:

Serena despacha francesa de 19 anos e continua viva em Wimbledon

Americana foge do fantasma das zebras que atacou o torneio na quarta e avança à terceira rodada com vitória em sets diretos sobre Caroline Garcia

Por SporTV.com Londres
 

Número 1 do mundo, Serena Williams entrou em quadra nesta quinta-feira, contra a francesa Caroline Garcia, de 19 anos, como agora imensa favorita ao título de Wimbledon, por causa da surpreendente eliminação de Maria Sharapova e do abandono por lesão de Victoria Azarenka no dia anterior. A adversária na segunda rodada poderia ser a figura de mais uma zebra no All England Club, em Londres, mas a americana tratou de jogar o fantasma que atacam os favoritos no Grand Slam britânico para longe. Com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, Serena derrotou a 100ª do ranking e se classificou para a terceira rodada da competição.

tênis serena williams wimbledon (Foto: Agência Reuters)Serena jogou firme nesta quinta contra oponente de 19 anos e avançou à terceira rodaa (Foto: Reuters)
 
Nem parecia que Garcia tinha 19 anos. A jovem francesa, que vive atualmente seu melhor momento na carreira, começou a partida impressionando. Quatro pontos consecutivos: uma boa bola no pé da adversária, dois winners (na cruzada e na paralela) e um ace. Era um início promissor para a 100ª do ranking. Mas do outro lado estava a gigante Serena, que devolve em dobro, ou até mais, o que as rivais fazem com ela dentro de quadra. Mesmo jogando bem, Garcia sucumbiu ao poderio da americana, que abriu uma quebra de vantagem na metade do set e fechou a parcial convertendo outro break point, após um erro não forçado juvenil da francesa.

caroline garcia tenis wimbledon (Foto: Getty Images)Mesmo jogando bem, Garcia não foi páreo para
Serena e foi derrotada (Foto: Getty Images)
 
Serena continuava tendo que variar as jogadas para superar uma esforçada adversária. Mas a exemplo do primeiro set, Garcia dificultou a vida da americana nos primeiros games. No sexto, a número 1 quebrou pela terceira vez o serviço da francesa. Com a folga no placar, Serena foi preparando o terreno para conquistar a vitória, sacando com excelência. O match point por pouco não veio no oitavo game, quando ela subiu à rede após um slice da oponente e ajeitou o corpo para soltar o winner na paralela. Mas a bola ficou na rede, e ela lamentou profundamente o erro. Não teve problema, dois pontos depois ela se viu a um ponto da classificação e selou a vitória, a 33ª consecutiva dela na temporada.

O próximo desafio de Serena em Wimbledon será contra a japonesa Kimiko Date-Krumm, nesta sábado. Com 42 anos de idade, a asiática se tornou a mais velha tenista a alcançar a terceira rodada de Wimbledon, ao vencer a romena Alexandra Cadantu.

O SporTV2 transmite o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

Algoz de Sharapova figura entre mais bonitas e tem 'formação' de campeã

Aos 20 anos, Michelle Larcher de Brito se dividiu entre lições na academia de tenistas de Nick Bollettieri e os hobbies de uma adolescente comum

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

O sorriso tímido de menina logo se esconde atrás das mãos que vão ao rosto. Michelle Larcher de Brito está em êxtase, mal consegue acreditar no que acabara de fazer. A portuguesa de apenas 20 anos deixa os dias de figurante no circuito mundial de tênis e ganha os holofotes ao bater a número 3 do mundo, a russa Maria Sharapova, na segunda rodada do Grand Slam de Wimbledon.
 O maior feito na carreira de uma jovem que foi preparada desde muito cedo para figurar entre as melhores do tênis.

Tênis Michelle Larcher De Brito  Wimbledon (Foto: Agência Reuters)Michelle Larcher de Brito vibra com maior feito da carreira: bater Maira Sharapova (Foto: Agência Reuters)
 
Fora das quadras, Michelle também faz sucesso pela beleza. Ela não estourou ainda como Sharapova, mas já fez alguns ensaios fotográficos para revistas de moda. E já figurou em uma lista das 20 atletas mais bonitas que ainda não são "conhecidas pelo grande público" feita por um site especializado em esporte no ano passado.

Michelle de Brito - foto perfil WTA (Foto: Reprodução WTA)Michelle de Brito na foto do seu perfil no
site da WTA (Foto: Reprodução WTA)
 
Uma rival que parece incomodar Maria Sharapova. Além da vitória em quadra em Wimbledon no primeiro duelo entre as duas, Michelle já havia também desbancado a russa ao tirar o posto da jogadora mais nova a conquistar o campeonato mundial de juniores Eddie Herr internacional em sub-16. A marca pertencia a Sharapova, mas a portuguesa a "roubou" ao levar o título quando tinha 12 anos.

Formação nos Estados Unidos
Filha de António Larcher de Brito, um português de Angola, e de Caroline, uma sul-africana, Michelle mal conseguia segurar uma raquete quando deu seus primeiros passos no tênis. Aos nove anos, ela e toda sua família deixaram Lisboa para morar em Bradentron, no estado americano da Flórida. A garota prodígio ganhou uma vaga na mais famosa e conceituada academia de formação de tenistas do mundo, comandada por Nick Bollettieri, que revelou nomes como Andre Agassi, Jim Courier, Monica Seles e Mary Pierce.

Por seis anos, Michelle recebeu acompanhamento de perto do técnico que teve papel fundamental na formação de diversos campeões do tênis. A própria Sharapova passou pela academia de Bollettieri, assim como as irmãs Serena e Venus Williams.  A garota aprendeu bem as lições de Nick e já aos 14 anos entrou para o circuito profissional, agora sob as orientações de seu pai.

Michelle Larcher tenista arquivo (Foto: Getty Images)Michelle Larcher durante o circuito mundial de tênis
(Foto: Getty Images)
 
A adolescente comum, que gosta de ler, nadar, ir ao cinema e escutar as músicas do cantor americano Justin Timberlake, teve de dividir espaço com a promessa do tênis português. Em 2008, conquistou sua primeira vitória de destaque, superando a polonesa Agnieszka Radwanska, atual número 4 do mundo, durante o torneio de Miami - Michelle vendeu caro a derrota para Serena na rodada seguinte. No ano seguinte, foi a primeira portuguesa a entrar na chave principal de simples de um Grand Slam, em Roland Garros. Na ocasião ela chegou à terceira rodada e pulou para a 76ª posição no ranking mundial, seu melhor posto até hoje.

Ela tem grandes chances a voltar ao Top 100 após Wimbledon. Atualmente, Michele é a número 131 do mundo, mas a vitória sobre Sharapova lhe dará moral para seguir em frente no torneio londrino e somar cada vez mais pontos, mesmo que a ficha ainda não tenha caído.

- Estou muito empolgada. Eu não acredito que venci. Estou um pouco chocada e animada. Eu apenas tentei ficar focada o máximo possível - disse Michelle, que coloca os pés no chão para o duelo com a italiana Karin Knapp, pela terceira rodada de Wimbledon.

Michelle Larcher de Brito tenista arquivo (Foto: Getty Images)Michelle Larcher de Brito em ensaio para revista
(Foto: Getty Images)
 
- Eu penso em um jogo por vez. Não quero colocar pressão em mim mesma. Só quero seguir em frente e continuar dando o meu máximo, mantendo essa motivação e confiança.

Antes de vencer Maria Sharapova, Michelle de Brito precisou passar pelo qualifying em Wimbledon, onde venceu a sul-africana Chanel Simmonds (número 166 do mundo) por 6-3 e 6-1. Depois, bateu a francesa Claire Feuerstein (número 160 da classificação WTA) pelos parciais de 6-1 e 6-2. E, por fim, derrotou a israelita Shahar Peer, ex-número 11 da WTA e atual 171ª do ranking, por esmagadores 6-3 e 6-0. Na primeira rodada da chave principal em Londres, a tenista portuguesa venceu a norte-americana Melanie Oudin (123 do mundo) por 2 sets a 1, parciais de 7-6, 1-6 e 6-4.

O SporTV2 transmite o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/algoz-de-sharapova-figura-entre-mais-bonitas-e-tem-formacao-de-campea.html

Wimbledon: Djoko e Serena tentam escapar de 'fantasma dos números 1'

Atuais líderes dos rankings mundiais, Novak Djokovic e Serena Williams têm caminho aberto rumo à final do Grand Slam britânico

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
Roger Federer derrota coletiva tênis (Foto: AP)Maior campeão de Wimbledon, Federer caiu diante
do ucraniano número 116 do mundo (Foto: AP)
 
Um a um, os antigos líderes dos rankings da ATP e da WTA foram ficando pelo caminho no gramado de Wimbledon. Os medalhões do tênis duraram no máximo três dias no Grand Slam britânico. Uns caíram diante de adversários desconhecidos, outros foram ao chão com escorregões perigosos no grama do All England Club e frustrantes lesões. Apenas os atuais números 1 ficaram em pé. O sérvio Novak Djokovic e americana Serena Williams têm um caminho mais tranquilo rumo ao título, mas estão em alerta. Não querem dar espaço para o fantasma que assombra os principais tenistas na edição deste ano do Grand Slam britânico.

A zebra deu suas caras logo na abertura de Wimbledon. Na segunda-feira, Rafael Nadal foi surpreendido pelo belga Steve Darcis. O espanhol, que nunca havia sido derrotado em uma primeira rodada de Grand Slam, sucumbiu em uma atuação irreconhecível.

Victoria Azarenka sequer chegou a enfrentar a italiana Flavia Pennetta nesta quarta-feira. A tenista de Belarus levou um tombo feio na vitória sobre a portuguesa Maria João Koehler, na primeira rodada, e lesionou o joelho direito. A bruxa solta também atacou outros seis atletas na quarta, um recorde para a competição - Darcis, o croata Marin Cilic, o tcheco Radek Stepanek, o francês Jo-Wilfried Tsonga, o americano John Isner e a cazaque Yaroslava Shvedova.

tênis victoria azarenka lesão Wimbledon (Foto: AFP)Azarenka se lesionou em tombo feio na estreia de Wimbledon (Foto: AFP)
 
Os outros seis antigos líderes de ranking, porém, foram vítimas das zebras. As sérvias Ana Ivanovic e Jelena Jankovic foram superadas respectivamente pela canadense Eugenie Bouchard (número 188) e pela sérvia Vesna Dolonc (número 98). A dinamarquesa Caroline Wozniacki não encontrou seu jogo diante da tcheca Petra Cetkosvka (número 171). Entre os homens, o veterano Lleyton Hewitt surpreendeu ao bater o suíço Stanislas Wawrinka, mas foi derrotado na sequência pelo alemão Dustin Brown, apenas o número 189 do mundo.

tênis maria sharapova Wimbledon (Foto: Agência Getty Images)Sharapova também foi ao chão e foi vítima da zebra
em Wimbledon (Foto: Agência Getty Images)
 
No entanto, dois tropeços chamaram mais a atenção. Pela segunda rodada, a russa Maria Sharapova, número 3 do mundo, foi ao chão por três vezes. Ela escorregou no gramado do All England Club e não alcançou as bolas da portuguesa Michelle Larcher de Brito, de apenas 20 anos, e perdeu para a número 131 do mundo. O último a cair foi Roger Federer. Dono de sete taças de Wimbledon, o suíço tentava defender seu título para se isolar como o maior campeão do torneio. O número 3 do mundo esteve longe do seu auge e foi batido pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky, 116º do ranking.

Serena e Djokovic em ação na quinta

Nesta quinta-feira, Serena Williams foi a primeira a tentar espantar a “assombração dos números 1”. E foi bem. Por 2 sets a 0, ela derrotou a francesa Caroline Garcia, 100ª do ranking. Por enquanto, a única grande rival é a polonesa Agnieszka Radwanska, 4ª do ranking - as duas podem se enfrentar na semifinal.

Novak Djokovic, por sua vez, ainda vai jogar nesta quinta. Ele fecha a programação da quadra central contra o americano Bobby Reynolds (número 156). Assim como Serena, ele tem o caminho mais livre, sem Nadal e Federer como barreiras. O sérvio pode pegar o espanhol David Ferrer (4º do ranking) na semifinal e o número 2 do mundo, o escocês Andy Murray, na decisão.

Djokovic tênis contra Florian Mayer Wimbledon (Foto: Reuters)Djokovic também busca afastar o fantasma que assombra os números 1 em Wimbledon (Foto: Reuters)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/wimbledon-djoko-e-serena-tentam-escapar-de-fantasma-dos-numeros-1.html

'Fábrica de volantes', Grêmio fatura quase R$ 60 milhões com vendas

De Fernando, último a deixar o Tricolor, a Lucas e Rafael Carioca, clube tem histórico positivo na formação e venda nesta posição nos últimos anos

Por Jessica Mello Porto Alegre
 
Fernando comemora, Grêmio x Independiente (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Fernando é exemplo mais recente da tradição
de volantes (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 
Élton, China, Bonamigo, Dinho, Luís Carlos Goiano. Todos jogadores históricos do Grêmio e com uma característica em comum: atuavam como volantes. Muitos deles não foram formados no clube gaúcho, é verdade, mas integram uma estatística de grandes nomes que davam retaguarda aos zagueiros tricolores. Nos últimos anos, o clube não só seguiu com bons jogadores na posição, mas também se especializou em revelar jovens camisas 5 e 8. Das últimas 13 grandes vendas de jogadores formados na base, seis foram de meio-campistas de marcação. Os valores totais envolvidos na negociações somam quase R$ 100 milhões. Nos cofres do Grêmio, caíram R$ 57,4 milhões.

Último jogador negociado, Fernando foi vendido por R$ 36 milhões ao Shakhtar Donetsk. O Grêmio, detentor de 40% dos direitos do jogador, lucrou R$ 14 milhões.

A boa venda de Fernando após passagem pelo grupo principal do Grêmio, rendendo-lhe, inclusive, convocações e atuações pela Seleção, apenas segue um ciclo iniciado já há anos. Antes, Lucas, Rafael Carioca e Adilson foram alguns dos volantes vendidos para clubes europeus. Pode-se somar aí até o caso de Anderson, meia de formação em Porto Alegre que passou a atuar mais recuado a partir das necessidades do futebol inglês.

Volante Clube Ano da venda Valor recebido pelo Grêmio
Fernando Shakhtar Donetsk 2013 R$ 14,4 milhões
Adilson Terek Grozny 2011 R$ 2,9 milhões
Rafael Carioca Spartak Moscou 2009 R$ 15,48 milhões
Tiago Dutra e Bruno Renan Villarreal 2009 R$ 4,9 milhões
Lucas Liverpool 2007 R$ 19,6 milhões
 * Valores com a cotação da época
A trajetória de Anderson pelo meio-campo, aliás, é até comparada com a de Emerson, campeão da América com a camisa tricolor e que, recentemente, foi auxiliar técnico da equipe principal. O volante também teve suas origens como meio-campista. E, ao comentar do sucesso do prata da casa no Manchester United, foi só elogios.

- Comecei no Grêmio como meia. Fui atuar mais recuado com a Seleção, em 1999, com o Vanderlei (Luxemburgo). Com o Anderson, que está muito bem na Europa, aconteceu quase a mesma coisa. No futebol inglês, que é um campeonato muito difícil, passou a jogar mais atrás. Era uma das grandes promessas do Grêmio e saiu do time muito bem, muito novo. Se firmou bem na Europa. Jogar lá fora não é fácil - analisa.

Outro ponto curioso de todas as últimas grandes vendas do Grêmio de jogadores formados na sua base é de que nenhum atua do meio para frente, apenas para trás. O último grande goleador a sair dos campinhos de Porto Alegre para os do mundo foi Ronaldinho Gaúcho, em 2001. O fato é visto com completa naturalidade por Emerson, por considerar a formação de atletas de defesa uma das características do time gaúcho.

- O Grêmio sempre foi um clube formador de jogadores de defesa. A exceção, nos últimos anos, foi o Ronaldinho, que é de um nível top. É a cultura do clube, o modo como se joga, sempre teve bons defensores - afirma.

Grêmio, uma fábrica de volantes

anderson manchester united (Foto: Agência Getty Images)Formado no Grêmio como meia, Anderson virou
volante na Inglaterra (Foto: Agência Getty Images)
 
O sucesso de jogadores da posição dentro do Estádio Olímpico é uma das razões, aliás, pelas quais as categorias de base seguem relevando atletas de meio-campo. Inspirados naqueles que conquistam boas atuações e conseguem garantir o seu sucesso profissional, os garotos que chegam ao clube para se inscrever nas escolinhas apontam suas preferências para as posições que dão mais resultados. No caso do Grêmio, a de volante.

Segundo o coordenador geral das categorias de base do clube, Junior Chávare, chega a ser "assustador" o número de meninos que querem ser volantes:

- É até assustador. De cada dez atletas que nós avaliamos, quatro são volantes. O Grêmio sempre teve essa característica de ter bons jogadores de meio-campo. E o volante tem um espírito guerreiro, de intensidade de jogo, que são características do Grêmio. Normalmente o jogador da base se inspira nos que tiveram sucesso. Eles querem ser da mesma posição do ídolo. Isso acaba contribuindo para se ter mais atletas nessa posição.

É até assustador. De cada dez atletas que nós avaliamos, quatro são volantes. O Grêmio sempre teve essa característica de ter bons jogadores de meio-campo."
 Junior Chávare, coordenador geraldas categorias de base do Grêmio
 
Dentre as equipes sub-20, 19 e 17, hoje existem oito volantes que já estão sendo observados e que inspiram confiança em seus comandantes. Três deles iniciaram seu processo de transição para o grupo principal. Processo esse que é feito com muita calma para evitar "queimar" qualquer tipo de etapa, vindo a prejudicar o atleta de alguma forma no futuro. A lapidação das características e qualidades do jovem é feita antes de encarar uma atividade com a equipe profissional. Da base, o jogador deve sair "semi-pronto", de acordo com Chávare.

Neste ano, aliás, o Grêmio passou a desenvolver um projeto chamado de "Lapidar", visando ao desenvolvimento de fundamentos em todas as posições, tendo uniformidade em todos os setores do campo. A ideia é de que o Tricolor passe a revelar atletas além do meio-campo. Assim, profissionais realizam exercícios específicos para cada categoria e em cada posição, deixando a parte técnica completa e apenas os aspectos emocionais e comportamentais para serem aperfeiçoados ao integrar o grupo principal.

Matheus Biteco, aposta para o futuro

matheus biteco grêmio são luiz gauchão arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Matheus Biteco tem moral no grupo de Luxa
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 
Foi o que aconteceu neste ano, por exemplo, com Matheus Biteco. Aos 18 anos, passou a treinar sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e já conta com seis jogos profissionais em seu currículo. Teve chance de vestir a camisa canarinho, pela seleção sub-20, e recebeu até assédio de clubes europeus. É um dos jogadores, na visão compartilhada de Chávare e de Emerson, que mais pode render ao clube nos próximos anos nesta posição.

- Da nova geração, vejo que o Matheus Biteco ainda vai evoluir muito. O potencial e o profissionalismo dele é muito grande. Não é a toa que já chegou na Seleção Sub-20. Se continuar nesse caminho, ainda vai render muitos frutos - aposta Emerson.

Quem sabe Matheus não siga os mesmos passos do seu irmão, Guilherme, que também veio da base e já carimbou seu passaporte para a Europa - teve 70% dos seus direitos vendidos para o Hoffeinheim, da Alemanha, no ano passado, mas segue atuando no Rio Grande do Sul até o fim do ano que vem.

Tevez recebe a 10 na chegada ao Juventus: 'Responsabilidade enorme'

Velha Senhora oficializa acerto com Manchester City e a contratação  do atacante argentino, que vai herdar o número deixado por Del Piero

Por GLOBOESPORTE.COM Turim, Itália
 
Agora é oficial. O Juventus anunciou Carlitos Tevez como sua mais nova atração para a temporada que está por iniciar. O atacante argentino, ex-Manchester Ciy, foi submetido a exames médicos na manhã desta quinta-feira e, em seguida, foi apresentado à imprensa como o novo dono da camisa 10, número que andava sem dono desde que Del Piero se despediu do clube, há um ano.
- A responsabilidade de usar a 10 é enorme. Já herdei essa camisa de Diego Maradona no Boca Juniors. Eu a respeito e isso vai me propocionar um grande desafio. Também respeito Del Piero, que é um símbolo desse clube e um grande jogador - disse Tevez.

carlos tevez juventus apresentação (Foto: Reprodução / Facebook)Tevez foi anunciado oficialmente pelo bicampeão italiano (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Frisando a satisfação pelo desfecho positivo, Tevez salientou que a transferência era um desejo antigo de ambas as partes e que finalmente se concretizou. Além disso, informou que não chegou a negociar com o Milan.

- Os primeiros contatos com o Juventus foram feitos em 2011. Foi concluído com sucesso, e agora estou feliz. O Juventus foi o único clube que falou comigo -  frisou.

Durante a coletiva de apresentação, Tevez ainda destacou a oportunidade de ter agora a seu lado grandes nomes do futebol italiano, como os ídolos da seleção italiana Pirlo e Buffon.

Tevez exames médicos Juventus (Foto: AP)Tevez foi apresentado após passar pelos exames
médicos no Juventus (Foto: AP)
 
- Com Pirlo tudo será fácil. Mas estou feliz por jogar com outros grandes jogadores, como Buffon e muitos outros. São jogadores que eu respeito muito – registrou o novo atacante do Juventus, mencionando, com destaque maior, o meia e o goleiro da Azzurra.

A negociação vinha se arrastando ao longo das últimas semanas, e os atuais bicampeões italianos venceram a concorrência do Milan para ficar com o atacante argentino, que estava há quatro temporadas no Manchester City, após passagem de destaque pelo rival United.

Como o contrato de Tevez com os ingleses venceria em 2014, os dirigentes do City decidiram vendê-lo agora aos italianos para não perder o jogador na próxima temporada sem receber nenhum retorno financeiro em troca. Especula-se que a Velha Senhora desembolse até € 12 milhões (R$ 35 milhões) para ficar com o argentino em definitivo.

Hoje com 29 anos, Carlos Tevez, que vai assinar um contrato válido por três anos com os italianos e receberá € 5 milhões (R$ 14 milhões) por temporada, chegou ao Manchester City em 2009 após duas temporadas defendendo o arquirrival United. Cria do Boca Juniors, o atacante argentino vestiu também a camisa do Corinthians e do West Ham, além da seleção de seu país.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/06/confirmado-juve-apresenta-tevez-como-seu-novo-camisa-10.html