domingo, 23 de junho de 2013

Serena pede desculpas e põe panos quentes em polêmica com Sharapova

Americana diz acreditar que a russa aceitou a trégua  após troca de indiretas sobre o relacionamentos amorosos de ambas através da imprensa

Por SporTV.com Londres


tênis serena williams coletiva Wimbledon (Foto: Agência Reuters)Serena sorri na entrevista coletiva em Wimbledon (Foto: Agência Reuters)

Serena Williams decidiu por um ponto final na polêmica criada com Maria Sharapova sobre os relacionamentos amorosos de ambas. Em entrevista coletiva em Wimbledon neste domingo, a americana revelou que pediu desculpas pessoalmente para a russa durante a festa comemorativa dos 40 anos da WTA, afirmando que tudo não passou de um mal entendido na interpretação de sua entrevista à revista “Rolling Stone”.

A publicação revelou uma conversa por telefone que Serena teve com a irmã Venus Williams em que supostamente cutuca Sharapova. No papo íntimo, a atual número 1 do mundo fala mal de "uma tenista do top 5 que está agora apaixonada". A russa seria a musa, atual namorada do búlgaro Grigor Dimitrov, ex-affair da americana. Neste sábado, Sharapova respondeu através da imprensa, expondo que a líder do ranking da WTA começou seu relacionamento com o técnico Patrick Mouratoglou quando ele ainda era casado.

- Eu fui a primeira pessoa a pedir desculpas. Eu sou a primeira pessoa a me desculpar com as pessoas quando sinto que posso tê-las machucado de alguma forma ou que algo possa ter sido mal interpretado. Eu falei pessoalmente com Maria na festa. Disse que queria me desculpar se ela se sentiu ofendida de ser levada a esta situação. Falei que sentia muito por tudo isso. Sempre tivemos um bom diálogo, então realmente acredito que ela aceitou as desculpas. Ela disse que eu deveria focar no tênis aqui, e vou seguir o conselho, definitivamente. Talvez eu não estivesse muito focada no passado, mas certamente vou focar nisto nas próximas duas semanas - disse Serena.

TÊnis serena williams ao lado do seu treinador  Patrick Moratoglu (Foto: Agência AP)Serena e Patrick Moratoglou: Sharapova expôs relacionamento da americana (Foto: Agência AP)

A mesma entrevista concedida à “Rolling Stones” já havia colocado Serena em outra saia justa. A tenista comentou o estupro de uma menina de 16 anos na cidade americana de Steubenville, de apenas 18 mil habitantes. Após afirmar que a menina “não deveria ter aceitado bebida alcoólica de outras pessoas” e ver sua declaração ser envolta em polêmica, a atleta negou que tenha culpado a vítima no caso. A americana fez questão de esclarecer que se sentiu chocada com o incidente e que sempre apoiou as mulheres e as causas femininas durante a carreira.

- O que aconteceu em Steubenville foi um grande choque para mim. Fiquei bastante triste. Para alguém ser estuprada, e só com 16 anos, é uma tragédia horrível! Para ambas as famílias envolvidas - a da vítima e a dos acusados. Estou entrando em contato com a família da garota para lhe fazer saber que sinto muito pelo que foi escrito na revista. O que está escrito - o que eu supostamente disse - é insensível e ofensivo, e eu de jeito nenhum teria dito ou insinuado que ela tinha toda a culpa. Lutei durante toda minha carreira pela igualdade feminina, direitos iguais para as mulheres, respeito a elas no trabalho - tudo que pude fazer para apoiar as mulheres eu fiz. Minhas orações e apoio sempre vão para a vítima do estupro. Nessa caso, mais especificamente, para uma inocente criança de 16 anos - declarou.


Na campanha de defesa do título, Serene estreia em Wimbledon contra Mandy Minella, de Luxemburgo. A líder do ranking pode enfrentar a polonesa Agnieszka Radwanska (número quatro do mundo) na semifinal. Já Sharapova, terceira do mundo, foi sorteada na chave oposta. Ela pega a francesa Kristina Mladenovic na primeira rodada. Na semifinal, a adversária pode ser Victoria Azarenka, de Belarus. A número 2 do mundo estreia contra a portuguesa Maria João Koehler.
   
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/serena-pede-desculpas-e-poe-panos-quentes-em-polemica-com-sharapova.html

Serena e Nadal tentam manter ritmo, e Federer busca octo em Wimbledon

Americana e espanhol disputam Grand Slam em grande fase na temporada, enquanto suíço pode fazer história caso se torne campeão mais uma vez

Por SporTV.com Londres


O Grand Slam de Wimbledon, que começa nesta segunda-feira e vai até 7 de julho, no All England Club, em Londres, pode ser palco de feitos históricos no tênis. Roger Federer pode ser o primeiro tenista a conquistar o torneio oito vezes - está empatado com o americano Pete Sampras com os sete troféus - enquanto Andy Murray tenta quebrar um longo jejum de tenistas britânicos em casa. No entanto, os holofotes estarão também sobre Serena Williams e Rafael Nadal, que entram na disputa pelo título com o desafio de manterem o alto rendimento que vêm apresentando na temporada.

Nadal Serena apresentação Aberto de Madrid tênis (Foto: EFE)Nadal e Serena chegam em alta para Wimbledon nesta temporada (Foto: EFE)

Antes mesmo do sorteio, Wimbledon foi ingrato com os rivais de Nadal. Cabeça de chave nº 5, o Touro Miúra pode pegar Roger Federer nas quartas de final. Murray, que busca ser o primeiro britânico desde Fred Perry (1934-1936) a conquistar Wimbledon, está no mesmo lado da chave, e pode encontrar um dos dois nas semifinais. Quem se deu melhor foi Novak Djokovic, que tem o espanhol David Ferrer como principal oponente no caminho até a decisão.

Nadal pode parecer presença garantida na final, já que fez isso nos nove torneios que disputou neste ano, conquistando sete títulos. Porém, será a primeira vez que o ex-número 1 do mundo disputará um torneio oficial na grama após os sete meses parado por causa da crônica lesão no joelho esquerdo. Foi justamente após Wimbledon que o espanhol precisou passar pela longa ausência das quadras, depois da precoce eliminação na segunda rodada. Por causa disso, ele espera alcançar pelo menos as quartas de final no Grand Slam.

tênis roger federer treino wimbledom (Foto: Agência Reuters)Federer pode ser primeiro tenista a ganhar oito vezes Wimbledon (Foto: Agência Reuters)

- Desde que eu voltei, consegui disputar todos os torneios que queria. Essa foi a melhor notícia. Antes de voltar, eu pensava em 2013 como um ano de transição. Mas a situação mudou. Vou competir aqui o melhor que puder. Veremos o que acontece. Minha abordagem é que, se chegar às quartas de final, é porque estarei pronto. Mas para mim, vai ser muito duro aqui - disse Nadal.

No feminino, Serena é a tenista da vez. Com uma invencibilidade de 31 partidas, a americana, diferentemente de Nadal, tem boas lembranças do ano passado em Wimbledon. Além de vencer pela quinta vez o Grand Slam em 2012, foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres - o torneio de tênis foi sediado no All England Club. Victoria Azarenka, campeã do Aberto da Austrália, e Maria Sharapova, vice-campeã de Roland Garros, estão no lado oposto da chave de Serena e somente uma delas poderá chegar a decisão para uma possível luta pelo título contra a americana.

Brasileiros em ação

Rogério Dutra da Silva (102º do mundo) é o único brasileiro na chave de simples. Ele estreia nesta segunda-feira contra o ucraniano Sergiy Stakhovsky (117º). Nas duplas, Marcelo Melo joga ao lado do croata Ivan Dodig contra Santiago Giraldo (COL) e Michael Russell (EUA), também na segunda. Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya, cabeças de chave número 3, estreiam em data a ser confirmada pela organização, diante de Eric Butorac (EUA) e Andy Ram (ISR). Na mesma situação que o melhor duplista brasileiro da atualidade, André Sá e Marcelo Demoliner têm uma missão ingrata logo de cara: enfrentam os gêmeos americanos que lideram o ranking da ATP, Bob e Mike Bryan.

O SporTV2 transmite ao vivo o Grand Slam de Wimbledon a partir desta segunda-feira, às 9h (horário de Brasília).

Principais jogos desta segunda-feira:

Santiago Giraldo (COL)/Michael Russell (USA) x Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA)
Rogério Dutra da Silva (BRA) x Sergiy Stakhovsky (UKR)
Victor Hanescu (ROM) x Roger Federer (SUI)
Maria Joao Koehler (POR) x Victoria Azarenka (BLR)
Kristina Mladenovic (FRA) x Maria Sharapova (RUS)
Rafael Nadal (ESP) x Steve Darcis (BEL)
Benjamin Becker (ALE) x Andy Murray (GBR)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/serena-e-nadal-tentam-manter-ritmo-e-federer-busca-octo-em-wimbledon.html

Schmidt/Solberg vence, garante medalha de bronze e lidera ranking

Dupla bate os conterrâneos Alison/Emanuel em disputa verde-amarela pelo terceiro lugar, por 2 a 0, no Grand Slam de Roma

Por GLOBOEPSORTE.COM Roma, Itália


Pedro e Bruno comemoração vôlei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)Pedro e Bruno vibram com bronze em Roma e liderança do Circuito Mundial (Foto: Divulgação / FIVB)

O que poderia ser uma final entre brasileiros passou a ser a disputa pela medalha de bronze. Depois de sofrem nas semifinais, as duplas brasileiras foram para disputa pelo terceiro lugar, no Grand Slam de Roma, na Itália. No duelo verde-amarelo, a dupla Bruno Schmidt e Pedro Solberg bateu os conterrâneos Alison e Emanuel por 2 a 0, com parciais de 21/10 e 21/14.

A medalha de bronze manteve Schmidt e Solberg na liderança do ranking do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A dupla já tinha subido duas vezes ao pódio neste Circuito Mundial. Foi ouro em Haia, na Holanda, e prata em Xangai, China.

Vice-campeões em Roma no ano passado, Alison e Emanuel não tiveram sucesso nesta temporada. Depois de sofrer derrota por 2 sets a 0 para os letões Smedins e Samoilovs, na semifinal, os brasileiros chegaram na luta pelo bronze, onde encontraram Pedro e Bruno, que também perderam na semifinal, para os americanos Dalhausser e Rosenthal, por 2 sets a 1.

Na final, entre Estados Unidos e Letônia, os americanos levaram a melhor e conquistaram a medalha de ouro. Dalhausser e Rosenthal bateram Smedins e Samoilovs por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/18.

Os brasileiros voltam às quadras no Mundial de Vôlei de Praia, dia 2 de julho, na Polônia.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/06/schmidtsolberg-vence-garante-medalha-de-bronze-e-lidera-ranking.html

Invicta na Liga, Bulgária derruba a Argentina e cola no Brasil no grupo A

Europeus perdem primeiro set, mas reagem e viram sobre hermanos. Com 11 pontos, equipe empata com os brasileiros na ponta do grupo A da Liga

Por GLOBOESPORTE.COM Sofia, Bulgária


O primeiro set assustou. Depois de vencer com facilidade a partida de sábado, a Bulgária foi surpreendida no início pela Argentina. Depois, porém, retomou o controle do jogo. Diante de sua torcida, em Sofia, a seleção europeia voltou a dominar os hermanos e venceu por 3 sets a 1, parciais 17/25, 25/19, 25/21 e 31/29, pelo grupo A da Liga Mundial. Com o resultado, os búlgaros seguem invictos e empatam com o Brasil na liderança, com 11 pontos.

A Argentina chegou a ameaçar no início, liderada por Romanutti e Pereyra. Sokolov Tsvetan, no entanto, liderou a Bulgária à reação, com 23 pontos na partida. Os hermanos voltaram a dar trabalho no quarto set, mas a seleção da casa conseguiu confirmar a vitória e os três pontos.


Bulgária Argentina Liga Mundial vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)Depois de susto no primeiro set, Bulgária voltou a vencer a Argentina (Foto: Divulgação/FIVB)

Também pelo grupo A, a França voltou a vencer a Polônia por 3 sets a 2, em Toulouse. Assim como na sexta-feira, os franceses surpreenderam os atuais campeões da Liga e chegaram à vitória por 25/21, 23/25, 25/20, 21/25 e 15/13.

No próximo fim de semana, a Bulgária encara os Estados Unidos, em Nevada, enquanto a Argentina enfrenta Polônia, em Gdansk. O Brasil, por sua vez, enfrenta a França, em São Paulo. Os líderes se enfrentam nos dias 5 e 6 de julho, em Brasília.

No grupo B, em Teerã, o Irã surpreendeu a Sérvia e venceu por 3 sets a 2, parciais 25/20, 24/26, 23/25, 25/22 e 15/12. Na mesma chave, a Alemanha derrubou Cuba em 3 sets a 1, parciais 25/23, 25/22, 24/26 e 25/23.

Pelo grupo C, a Holanda se recuperou da derrota no dia anterior e venceu Portugal por 3 sets a 0, parciais 36/34, 25/23, 25/22.

Confira a classificação dos grupos

Grupo A
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Brasil 4 4 0 11
Bulgária 4 4 0 11
EUA 4 3 1 8
França 6 2 4 6
Argentina 6 1 5 3
Polônia 4 0 4 3
Grupo B
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Itália 6 5 1 15
Rússia 6 5 1 13
Sérvia 6 3 3 10
Alemanha 4 2 2 7
Irã 4 1 3 3
Cuba 6 0 6 0
 
Grupo C
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Holanda 6 4 2 13
Canadá 6 4 2 12
Finlândia 6 3 3 9
Portugal 6 3 3 7
Coreia do Sul 6 2 4 7
Japão 6 2 4 6
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/bulgaria-vence-argentina-segue-sem-perder-e-cola-no-brasil-na-lideranca.html

Soberanas, Taiana e Talita vencem americanas e são campeãs em Roma

Brasileiras derrotam Kessy e Ross e conquistam terceiro título do Circuito

Por GLOBOESPORTE.COM Roma


Não foi tão fácil. Do outro lado da rede, Kessy e Ross mostraram força e lutaram até o último ponto. A fase de Taiana e Talita, porém, pesou. Neste domingo, as duas brasileiras venceram as rivais por 2 sets a 1, parciais (21/17, 19/21 e 15/12), e conquistaram o título do Grand Slam de Roma, pelo Circuito Mundial. Lili e Bárbara terminaram com a terceira colocação.

- Estou muito feliz. Tivemos bons e maus momentos na partida. Ross e Kessy jogaram muito bem esta noite. Estou muito feliz pela Taiana ter marcado o ponto da vitória - disse Talita.

Taiana Talita vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Taiana e Talita comemoram a conquista em Roma (Foto: Divulgação/FIVB)

Das cinco etapas até aqui, Taiana e Talita foram campeãs em três. Antes deste domingo, haviam vencido em Xangai, na China, e em Haia, na Holanda. Com o resultado, as duas disparam na liderança do Circuito Mundial. Agora, se preparam para o Campeonato Mundial, entre os dias 1º e 7 de julho, em Stare Jablonki, na Polônia.

- Temos de esquecer o que aconteceu nesta semana para, a partir da próxima, pensarmos somente no Campeonato Mundial. Iremos para casa, para que possamos focar somente nesta competição, que é a mais importante do ano para nós

Mais cedo, Lili e Bárbara Seixas conquistaram a terceira posição. As duas venceram as alemãs Borger e Büthe por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19) e fecharam o torneio do pódio.

- Essa é a recompensa pelo nosso trabalho. Estamos felizes por jogarmos juntas e nos dedicamos muito na preparação. Não consigo explicar meu sentimento aqui. Estou muito, mas muito feliz porque jogamos o nosso melhor - afirmou Lili.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/06/soberanas-taiana-e-talita-vencem-americanas-e-sao-campeas-em-roma.html

Japoneses e mexicanos elogiam estrutura para seleções no Brasil

‘Carinho do povo’ também é exaltado por jogadores e treinadores de Japão e México, já eliminados da Copa das Confederações

Por Juliano Costa Belo Horizonte



 Enquanto manifestações agitam as principais cidades do Brasil, demonstrando o clima de insatisfação popular com os governantes de uma forma geral, os jogadores de Japão e México se despedem com uma boa impressão do país. Já eliminados da Copa das Confederações, japoneses e mexicanos se disseram felizes com toda a estrutura disponibilizada para eles durante o torneio – transporte, hotelaria, locais para treinamento e aeroportos.

– Gostei da atmosfera da competição. Correu tudo bem. As pessoas nos apoiaram e a estrutura foi boa – disse o meia Keisuke Honda, uma das estrelas do Japão, já classificado para a Copa do Mundo de 2014.

O goleiro Jose Corona, do México, espera voltar em 2014 para o Mundial e destacou o carinho das pessoas e a segurança para o time mexicano no país.

– Aproveitamos bastante esta passagem pelo Brasil. O calor das pessoas, sempre muito amistosas, foi ótimo. E nos sentimos muito seguros também. Esperamos voltar no ano que vem – emendou o arqueiro, que ainda luta por uma vaga nas Eliminatórias da Concacaf.

Os dois treinadores também se mostraram satisfeitos com a organização da Copa das Confederações.

– A infraestrutura me pareceu extraordinária. (O país) está pronto para a Copa. A organização foi ótima. A paixão pelo futebol é muito grande aqui. O torcedor é muito ligado, é muito colorido – disse o italiano Alberto Zaccheroni, técnico do Japão.

José Manuel de la Torre elogiou a organização da competição e apenas lamentou as derrotas mexicanas na competição.

– Estamos felizes pela acolhida, não tivemos problema de segurança. O único problema que tivemos foi perder para Itália e Brasil. Estamos agradecidos pela organização. E que no ano que vem possamos estar aqui novamente – disse o treinador mexicano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/japoneses-e-mexicanos-elogiam-estrutura-para-selecoes-no-brasil.html

Etaeta sente orgulho do Taiti e reconhece diferença técnica: 'Abismo'

Técnico taitiano faz a festa na Arena Pernambuco, mas admite que a realidade do futebol profissional é bem diferente do que vive a seleção da Oceania

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro



 Visivelmente emocionado, o técnico do Taiti, Eddy Etaeta, demorou a deixar o gramado da Arena Pernambuco, após a goleada sofrida por 8 a 0 para o Uruguai. O treinador participou da festa que os jogadores taitianos fizeram no Recife após o jogo de despedida da seleção na Copa das Confederações e agradeceu o apoio recebido pelos brasileiros durante toda a competição.

Nem mesmo o retrospecto de três jogos, três derrotas, 24 gols sofridos e apenas um marcado foi capaz de desanimar o comandante do Taiti. Por ser uma equipe amadora, por disputar pela primeira vez uma competição oficial longe da Oceania, o treinador do Taiti sabe que a participação da seleção na Copa das Confederações foi importante para o reconhecimento da necessidade de crescimento do futebol no país.

- Fomos confrontados com a dura realidade da diferença do futebol profissional com os amadores. É aí que a gente se dá conta do abismo.

Etaeta confirmou que sai satisfeito da competição pelo que o Taiti demonstrou durante toda a disputa.

- A competição acabou para gente, mas estou muito orgulhoso dos meus jogadores. Apesar dos gols sofridos, das derrotas, dos placares continuamos jogando e fomos generosos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/taiti/noticia/2013/06/etaeta-sente-orgulho-do-taiti-e-reconhece-diferenca-tecnica-abismo.html

Goleiro do Taiti pega pênalti, e banco vibra como se fosse gol. Assista!

Jogadores comemoram muito quando Meriel defende cobrança de Scotti, evitando goleada maior do Uruguai, que venceu por 8 a 0 no Recife

Por SporTV.com Recife, PE



O Taiti voltou a ser goleado na Copa das Confederações, na tarde deste domingo, quando perdeu por 8 a 0 para o Uruguai. Mesmo assim, a partida de despedida dos taitianos teve um momento de alegria: o goleiro Meriel defendeu um pênalti, cobrado por Scotti, aos quatro minutos do segundo tempo. O lance foi muito festejado pelos jogadores em campo, pelos atletas que estavam no banco de reservas e pela torcida presente na Arena Pernambuco, no Recife (assista ao vídeo).

No momento do pênalti, os uruguaios já venciam por 4 a 0, placar do primeiro tempo. Aos três minutos da etapa final, Vallar derrubou Aguirregaray e o árbitro marcou pênalti. Scotti cobrou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro, que fez a defesa. Meriel chegou a soltar a bola, mas conseguiu se recuperar e evitar o gol.

- Ele (goleiro) saiu consagrado. Foi o momento em que o público mais vibrou no estádio - disse o comentarista Roger Flores.

Banco de reservas do Taiti vibra com pênalti defendido (Foto: Reprodução/SporTV)Jogadores do banco de reservas vibraram muito com defesa em pênalti (Foto: Reprodução/SporTV)

O Uruguai teve mais um pênalti a favor na partida, mas o goleiro não conseguiu repetir o desempenho na cobrança de Abel Hernández, aos 21 minutos. O atacante cobrou no canto direito de Meriel, que se atirou para o lado oposto. 

Com a goleada sofrida para os uruguaios, a seleção taitiana se despede da Copa das Confederações com três derrotas em três jogos e 24 gols sofridos - perdeu também para Nigéria (6 a 1) e Espanha (10 a 0). O único gol da competição, marcado pelo zagueiro Jonathan Tehau na estreia, também foi muito festejado e entrou para a história do futebol do país da Oceania.
Assista a outros vídeos do "Tá na Área"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2013/06/goleiro-do-taiti-pega-penalti-e-banco-vibra-como-se-fosse-gol-assista.html

'Obrigado Brasil': Taiti se despede com faixa, bandeiras e festa no Recife

Taitianos dão volta olímpica na Arena Pernambuco após sofrerem a terceira e última goleada, para o Uruguai, e agradecem o carinho da torcida do país

Por GLOBOESPORTE.COM Recife



Nem bem o árbitro português Pedro Proença apitou o fim da partida, os jogadores do Taiti começaram a festa. Mesmo goleados mais uma vez na Copa das Confederações, por 8 a 0 pelo Uruguai, os campeões da Oceania agradeceram o apoio da torcida na Arena Pernambuco, no Recife, exibindo bandeiras do Brasil e uma faixa com a mensagem: "Obrigado Brasil".

A torcida ovacionou a seleção mais fraca da competição, enquanto seus integrantes não escondiam a alegria por ter participado pela primeira vez de um torneio oficial fora de seu continente. Com a faixa, os jogadores do Taiti deram uma espécie de 'volta olímpica' no gramado da Arena Pernambuco. Em cada parte que passavam, eram aplaudidos e recebidos com muita festa.

Taiti faixa agradecimento Brasil jogo Uruguai (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Taiti exibe faixa de agradecimento após a goleada do Uruguai (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Desde o início da competição, o Taiti mostrou bastante carisma e se surpreendeu com o assédio dos jornalistas brasileiros nos primeiros treinos. Além disso, reforçou a empatia com a torcida ao doar ingressos a crianças carentes da Favela da Maré para o jogo contra a Espanha, no Maracanã.

saiba mais
  • Goleiro do Taiti pega pênalti, e banco vibra como se fosse gol. Assista!
Ao contrário das grandes seleções, o Taiti não se privou do contato com o público brasileiro e, sempre que possível, deu autógrafos e tirou fotos com fãs nos hotéis onde esteve hospedado. Até mesmo as brincadeiras sobre a fraqueza da equipe, comparada ao Íbis, famoso por se classificar como o pior time do mundo, foram levadas na esportiva por seus jogadores.

A seleção da Oceania deixa a Copa das Confederações com três derrotas, 24 gols sofridos e apenas um gol marcado. Mas o saldo final pouco importou, tanto para os taitianos quanto para os torcedores brasileiros.

Taiti faixa agradecimento Brasil jogo Uruguai (Foto: Reuters)Taitianos fazem a festa com bandeiras do Brasil após o jogo com o Uruguai (Foto: Reuters)

Taiti faixa agradecimento Brasil jogo Uruguai (Foto: EFE)Agradecimento ao Brasil pelo apoio na derrota para o Uruguai em Recife (Foto: EFE)

Taiti faixa agradecimento Brasil jogo Uruguai (Foto: Reuters)Stephane Faatiarau ergue a bandeira brasileira no gramado ao final da partida (Foto: Reuters)

FONTE:

Para Tabárez, Uruguai atingiu primeiro objetivo ao chegar a semifinal

Técnico afirma que meta inicial era ficar no Brasil até o fim da Copa das Confederações; equipe terá mais dois jogos pela frente

Por Franco Benites Recife, PE

oscar tabarez uruguai (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Técnico uruguaio confirmou ter atingido objetivo (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Os 8 a 0 do Uruguai sobre o Taiti significaram a classificação da Celeste para a próxima fase. O técnico da seleção, Óscar Tabárez, comemorou a conquista parcial e reconheceu que a vitória sobre os rivais da Oceania foi algo apenas normal.

- Por sorte, para nós, aconteceu a coisa mais provável no nosso jogo e também no jogo da Espanha. Nada fora do normal ocorreu. No futebol nada é impossível, mas falar da Espanha ou do Uruguai em relação ao Taiti tem que ser feito de forma simples. Estamos satisfeitos porque ganhamos - afirmou.

Tabárez ressaltou, no entanto, que esperava uma vitória, mas que não contava com uma goleada em campo. Ele disse que o Uruguai cumpriu a primeira meta na Copa das Confederações.

- O resultado foi se dando ao longo do tempo, mas (a goleada) não era algo que pensamos no início. Nosso objetivo era nos fixar até o final da competição e conseguimos. Agora, temos dois jogos e duas oportunidades de defender a imagem da nossa seleção - disse.

O técnico ainda afirmou que a decisão de usar a equipe composta de reservas não foi no sentido de menosprezar o Taiti e sim de preservar os jogadores para a semifinal.

- Pensamos: temos que ganhar do Taiti para nos classificar entre os quatro, mas vamos com uma seleção cansada para a semifinal? Vamos confiar nos jogadores que temos. Tudo saiu bem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/uruguai/noticia/2013/06/para-tabarez-uruguai-atingiu-primeiro-objetivo-na-copa-das-confederacoes.html

Na arquibancada, Lugano vive dia de torcedor e popstar em Pernambuco

Zagueiro não fica nem no banco contra o Taiti, é tietado pelos torcedores e chega a ter dificuldades para acompanhar jogo ao lado da esposa e do filho

Por Franco Benites Recife


O zagueiro Lugano esteve pela segunda vez na Arena Pernambuco nesta Copa das Confederações. Em sua estreia no estádio, o capitão do Uruguai pôde ajudar os companheiros de time e sentiu o apoio da torcida diante da Espanha. Neste domingo, o jogador trocou o uniforme de jogo por uma roupa social e viu os torcedores adotarem a equipe do Taiti na goleada da Celeste por 8 a 0.

Logo que chegou ao espaço reservado à equipe do Uruguai, Lugano foi reconhecido e passou os minutos iniciais distribuindo autógrafos e tirando fotos com fãs. Foi preciso a intervenção de voluntários para que ele pudesse assistir à partida tranquilamente ao lado da esposa e do filho.


Lugano Uruguai e Taiti (Foto: Franco Benites)Lugano aplaude o desempenho do Uruguai ao lado do filho e da esposa (Foto: Franco Benites)

Lugano vibrou bastante com os três primeiros gols do Uruguai no jogo e pareceu não se importar com as vaias da torcida cada vez que a bola entrava na rede do Taiti. Os gritos de olé a favor da seleção da Oceania e o incentivo constante ao adversário da Celeste divertiram o zagueiro uruguaio, que apenas ria com o que se passava nas arquibancadas da Arena Pernambuco.

Lugano arquibancada Arena Pernambuco (Foto: Franco Benites)Lugano trocou o uniforme por uma roupa social (Foto: Franco Benites)

Poucas vezes Lugano tirou o olho do jogo e conferiu no telão o replay de cada gol. Nos poucos lances polêmicos do duelo, o zagueiro também voltava suas atenções para cima na tentativa de conferir a repetição do lance.

O sossego nas arquibancadas, no entanto, não demorou muito e logo Lugano voltou a ser abordado pelos fãs. Os voluntários tentaram intervir a cada pedido de autógrafo e até conversaram com o jogador para que ele negasse as solicitações. O uruguaio, porém, continuou permitindo a aproximação dos torcedores e refutou apenas o contato com a imprensa.

Quando a abordagem começou a ficar mais constante, Lugano deixou as arquibancadas. Com isso, ele perdeu o fim do primeiro tempo. Na retomada da partida, o zagueiro voltou ao assento e o assédio se intensificou. Já um pouco mais impaciente, o uruguaio negou alguns pedidos de fotos e demonstrou uma pequena irritação com um grupo mais insistente:

- Estou vendo o jogo. Não tenho como sair agora e eles (os voluntários) não deixam novas fotos.

Lugano arquibancada Arena Pernambuco (Foto: Franco Benites)Lugano foi muito requisitado pelos torcedores na arquibancada da Arena Pernambuco (Foto: Franco Benites)

Conforme os gols foram saindo, a empolgação inicial deu lugar a palmas protocolares. Nem o belíssimo gol de Suárez fez com que Lugano se levantasse para comemorar. O zagueiro só deixou o conforto do assento com gols fáceis perdidos pelos companheiros de time.

Antes que o juiz decretasse o fim do jogo, Lugano deixou a arquibancada para evitar ser abordado pelos torcedores, entrou na área vip e sumiu da vista dos fãs. Alguns deles, os mais sortudos, além da imagem de um jogo histórico em que o time mais fraco foi ovacionado, levarão uma foto de recordação com o zagueiro do time vencedor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/uruguai/noticia/2013/06/na-arquibancada-lugano-vive-dia-de-torcedor-e-popstar-em-pernambuco.html

Uruguai segue o roteiro, goleia o Taiti por 8 a 0 e encara o Brasil na semifinal

Com pênalti perdido e zagueiro expulso, Celeste se classifica com quatro gols de Hernández. Seleção da Oceania se despede com bandeiras do Brasil

 A CRÔNICA

por Edgard Maciel de Sá

O final era previsível. Mas ainda assim o roteiro se repetiu e animou o público na Arena Pernambuco. Taiti em campo na Copa das Confederações é sinônimo de carisma, incentivo da torcida, pixotadas, lances engraçados... E também goleada. Contra o Uruguai não foi diferente. Mesmo com sua equipe reserva, a Celeste fez sua parte, venceu por 8 a 0 na tarde deste domingo no Recife e garantiu a esperada classificação para a semifinal da competição. Depois da baba, no entanto, vem a pedreira. O adversário na próxima fase será o Brasil.

- Ô Uruguai, pode esperar, a sua hora vai chegar! - gritava a torcida após o fim do jogo.

Teve de tudo na Arena. Golaço, pedido de ajuda ao juiz, pênalti defendido pelo goleiro Gilbert Meriel e até jogadores de Uruguai e Taiti sendo expulsos. Com Suárez, Cavani e Forlán poupados, quem aproveitou foi Abel Hernández. Com quatro gols no jogo, o atacante do Palermo, da Itália, saiu do zero para a vice-artilharia da Copa das Confederações, atrás apenas de Fernando Torres.

 Abel Hernandez gol Uruguai jogo Taiti (Foto: AFP) Abel Hernández comemora um de seus quatro gols na partida contra o Taiti (Foto: AFP)

A cena mais bonita, no entanto, veio no fim. Quando o juiz apitou, os jogadores do Taiti saíram do banco com bandeiras do Brasil às costas e ainda exibiram uma faixa com os dizeres "Obrigado, Brasil". Mesmo com três derrotas e 24 gols sofridos, a simpática seleção da Oceania conquistou o país. Deu volta olímpica e tudo para se despedir. Com simpatia e um eterno sorriso no rosto, deixou o gramado como se era esperado: ovacionada de pé pelos pernambucanos.


Ao Uruguai, segundo colocado do Grupo B com seis pontos, caberá uma difícil missão. Repetir a Copa do Mundo de 1950 e surpreender o Brasil na casa do adversário mais uma vez. O confronto pela semifinal será realizado na próxima quarta-feira, às 16h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. A delegação celeste deve embarcar para a capital de Minas Gerais na tarde da próxima segunda.

Gol-relâmpago, 'Olé' e Hernández matador

Não deu nem para respirar. Bastou o jogo começar e o Taiti pegar na bola pela primeira vez para a Arena Pernambuco vibrar. Em uma cena incomum no futebol profissional, os gritos de 'Olé' para a amadora seleção da Oceania começaram antes de o relógio marcar um minuto. Tão rápido quanto o tempo que o Uruguai precisou para abrir o placar. Após escanteio da direita, Scotti escorou na primeira trave, e Abel Hernández apareceu livre para fazer 1 a 0. Vaias e protestos? Só mesmo contra a Celeste, já que o gol-relâmpago só serviu para aumentar ainda mais o apoio ao Taiti.

 Nicolas Vallar Taiti jogo Uruguai (Foto: Reuters) Esforçados, taitianos mais uma vez ganharam o apoio dos torcedores brasileiros (Foto: Reuters)

A cada roubada de bola, tentativa - quase sempre frustrada - de ataque ou defesa do goleiro do Taiti, manifestações positivas. Havia até quem gritasse pedindo para o juiz ajudar os taitianos. A cada troca de passes uruguaia, vaias e mais vaias. Do banco, o trio Suárez, Cavani e Forlán assistia a tudo inquieto. Os atacantes pareciam loucos para aproveitar a oportunidade de enfrentar uma defesa frágil. Suspenso, o capitão Lugano vibrava ao lado da família na arquibancada. Em campo, Hernández se consagrava.

- Ei, juiz, ajuda o Taiti! - bradavam os torcedores da arquibancada.

Sem seus principais titulares, o Uruguai até dava muitos espaços para o Taiti. Tocava a bola diversas vezes sem ameaçar o frágil adversário. Mesmo tendo apenas 37% da posse de bola no primeiro tempo, a equipe da Oceania finalizou quatro vezes ao gol. Duas delas com Vahirua. Mas o lance que levantou mesmo a Arena nasceu dos pés de Chong Hue. O camisa 13 deu uma arrancada pela esquerda, passou pela defesa e chegou a driblar o goleiro Silva, mas saiu com a bola pela linha de fundo.

A essa altura, Hernandez já havia marcado o segundo após belo chapéu em Jonathan Terau, e Peréz tinha anotado o terceiro aproveitando o rebote de uma cabeçada na trave. No último minuto, ainda saiu o quarto gol: Hernández, de novo, em belo passe de Gargano.

Diego Perez gol Uruguai jogo Taiti (Foto: Reuters)Comemoração de gol do Uruguai: cena se repete por oito vezes na partida (Foto: Reuters)

Pênalti defendido e expulsão animam a Arena

Se Hernández brilhava na frente, Scotti destoava atrás. Primeiro o zagueiro desperdiçou um pênalti sofrido por Aguirregaray. Atônito com o erro, sequer tentou o gol no rebote após a defesa estabanada de Meriel. A reação da torcida foi tão intensa que o lance acabou valendo praticamente como o segundo "gol" do Taiti na competição. Logo em seguida, Scotti conseguiu o improvável. Fez falta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso diante de uma seleção amadora. Deixou o campo vaiado.

Gilbert Meriel goleiro Taiti defende Pênalti jogo Uruguai (Foto: Reuters)Gilbert Meriel ainda defendeu um pênalti cobrado
por Scotti no segundo tempo (Foto: Reuters)

Não demorou muito e um zagueiro do Taiti também foi para o chuveiro mais cedo após falta pela direita. Mas Ludivion sentiu todo o carinho da torcida brasileira por sua seleção. Durante a rápida caminhada até o centro do campo, foi aplaudido de pé pela Arena Pernambuco. E retribuiu com sorrisos e acenos.

Os minutos se passaram, o roteiro não se alterou e o Uruguai fechou a goleada em 8 a 0. Ao todo, Hernández marcou quarto vezes, sendo um de pênalti, e chegou à vice-liderança da competição atrás apenas de Fernando Torres, da Espanha, que tem cinco. O botafoguense Lodeiro também deixou sua marca. Assim como Suárez, que entrou no fim do jogo e ainda teve tempo de marcar duas vezes - o suficiente para chegar aos 35 gols pelo Uruguai e passar o companheiro Forlán na artilharia histórica da seleção. Só faltou mesmo um gol do Taiti para fechar o jogo com chave de ouro e coroar todo o incentivo dos torcedores.

No fim, a bela cena com as bandeiras do Brasil e a faixa de agradecimento. Aos taitianos, restaram os aplausos e a reverência do povo brasileiro. Aos uruguaios, o aviso: contra o time de Felipão, Neymar, Fred e Cia, a história tem tudo para ser bem diferente.

Taiti faixa agradecimento Brasil jogo Uruguai (Foto: Reuters)Com bandeiras do Brasil e faixa, jogadores do Taiti agradecem à torcida brasileira (Foto: Reuters)
 

FONTE:

Castelão apoia Nigéria e 'leva' até Shakira, mas vê Espanha vencer

Cearenses compram a ‘causa africana’, vaiam e provocam os campeões mundiais, mas no fim se rendem ao bom futebol de Alba e companhia

Por Alexandre Alliatti, Roberto Leite e Victor Canedo Fortaleza



No Brasil para acompanhar o noivo Piqué durante a Copa das Confederações, a cantora Shakira ainda não foi flagrada pelas câmeras nos estádios. Mas, neste domingo, apareceu ao menos nos braços da torcida no Castelão, em Fortaleza. Em forma de papelão, ela foi usada para provocar o zagueiro titular da seleção espanhola e do Barcelona. A foto da colombiana foi apenas uma das formas encontradas pelo público cearense para "secar" a Fúria. A maioria dos 51.266 cearenses foi ao estádio pela “causa africana”.

Escolheram o mais fraco – no caso a Nigéria – para apoiar. Mas tiveram mesmo de se render ao bom futebol dos atuais campeões mundiais, que venceram por 3 a 0 e se classificaram às semifinais na primeira colocação do Grupo B. Os nigerianos acabaram eliminados.

Andrés Iniesta, uma das únicas unanimidades diante dos brasileiros pela sua fama, mostrou realmente por que é um dos melhores do mundo. Mas o craque do jogo foi o lateral-esquerdo Jordi Alba, autor de dois belos gols. Ainda assim, a confiança na seleção brasileira nas arquibancadas era visível. Todos aguardam por uma decisão contra a Fúria no próximo domingo, no Maracanã.


torcida Nigéria Shakira Dia de torcedor Castelão (Foto: Reuters)'Shakira' marca presença no meio da torcida cearense no Castelão (Foto: Reuters)

Sol deixa buracos na arquibancada

O sol novamente castigou Fortaleza. Na área central das arquibancadas, buracos foram formados por quem tentava de qualquer forma evitar o rigoroso calor da capital cearense. Uma área que em tese seria uma das mais nobres do estádio estava vazia – algo que não aconteceu no jogo entre Brasil e México, na última quarta-feira. Na época, não havia escolha. Agora, venceu o desconforto.

Torcida Espanha  Nigéria Castelão (Foto: Victor Cannedo)Torcida foge do sol no Castelão e deixa 'buracos' na arquibancada (Foto: Victor Cannedo)

Foram poucas manifestações clubísticas. Quase nulas. Antes de a bola rolar, o telão exibia os mais animados nas arquibancadas. Camisas e bandeiras do Ceará geravam vaias dos torcedores do Fortaleza. E vice-versa. Os rivais locais resolveram se unir quando um casal de corintiano e são-paulina apareceu. E tome mais vaias.

Durante o jogo, os torcedores preferiram se concentrar na Nigéria. Sabiam que a missão não seria lá exatamente das mais fáceis. Surgiram os gritos de incentivo, vaias ao toque de bola espanhol e até mesmo empolgados “olés” conforme os africanos se aproveitavam da suposta preguiça dos campeões mundiais, praticamente classificados.


Durou pouco. Aos três minutos, o golaço de Jordi Alba trouxe os cearenses de volta à realidade. Abatidos, os torcedores aos poucos mudaram de semblante com as chances criadas pelos africanos. Obi Mikel, aos dez, e Mba, aos 19, quase levaram a torcida ao delírio. Faltou qualidade para que a tímida arquibancada explodisse.

Shakira aparece com ‘nigerianos’

Um segundo tempo em princípio monótono minimizou ainda mais o “fator torcida”. Para passar o tempo, a arquibancada se dividia entre “olas” e algumas vaias quando a Espanha tocava demais a bola sem avançar território. Atrás do gol defendido por Valdés, no entanto, surgiu uma provocação ao zagueiro Piqué. Brasileiros com o corpo pintado de verde levaram ao estádio uma espécie de miniatura de papelão de Shakira, casada com o defensor. A cada toque na bola do camisa 3 o grupo se exaltava.

Uma torcedora usou a criatividade para chamar a atenção da colombiana e levou uma faixa com a inscrição "Shakira, estoy aqui", lembrando um sucesso da namorada de Piqué. Shakira foi vista desembarcando em Fortaleza, mas não foi clicada por fotógrafos no Castelão.

Já com a vantagem assegurada depois do gol de Fernando Torres, a torcida resolveu comprar a briga já pensando numa possível final diante do Brasil. Os tradicionais “Espanha, pode esperar, a sua hora vai chegar” e “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” marcaram presença num clima amistoso. No fim, outro belo gol de Jordi Alba até arrancou aplausos de quem estava ali pela “causa africana”.

torcida Nigéria Shakira Dia de torcedor Castelão (Foto: AFP)Torcida da Nigéria faz graça com imagem de Shakira (Foto: AFP)

FONTE:

Atuações: Jordi Alba faz dois e brilha na Espanha. Mikel e Musa se salvam

Lateral-esquerdo se destaca ao lado de Iniesta, Pedro e Sergio Ramos na vitória da Fúria por 3 a 0 sobre a Nigéria. Africanos pecam nas conclusões

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza


Headers_materia_NIGERIA (Foto: Infoesporte)

ENYEAMA – GOLEIRO
Salvou a Nigéria cara a cara com Soldado duas vezes. Levou sorte em chute à queima-roupa de Fàbregas que explodiu na trave e voltou em suas mãos. Não teve culpa nos gols.
Nota 6,0


AMBROSE – LATERAL
Levou um drible desconcertante de Iniesta na defesa. Do seu lado, a Espanha fez dois gols. Acertou alguns cruzamentos no ataque.
Nota 5,0


OBOABONA – ZAGUEIRO
Devagar nas coberturas das jogadas, teve dificuldade com o rápido ataque espanhol. Mas salvou um chute de Fernando Torres cara a cara com o goleiro.
Nota 6,0


OMERUO – ZAGUEIRO
Mostrou disposição com bloqueios precisos na defesa. Mas se machucou e foi substituído ainda no início do jogo.
Nota 6,5


EGWUEKWE – ZAGUEIRO
Entrou no lugar de Omeruo no primeiro tempo. Foi bem nas bolas aéreas, mas teve dificuldade nos botes.
Nota 6,0


ECHIEJILE – LATERAL
Ofensivo e perigoso pela esquerda no primeiro tempo. Cansou no fim.
Nota 6,0


OGUDE – VOLANTE
Apareceu mais com faltas do que com a bola nos pés.
Nota 5,0


Mikel, Nigéria e Espanha (Foto: Andre Durão)Mikel perdeu chance de empatar o jogo no primeiro tempo, mas se salvou na Nigéria (Foto: Andre Durão)
MIKEL – VOLANTE

Jogador mais habilidoso da equipe, organizou os ataques, mas muitas vezes ficou isolado. Conseguiu boas tabelas e teve a chance de empatar o jogo no primeiro tempo, mas parou em Sergio Ramos.
Nota 7,0


MBA – MEIA
Foi fominha e desperdiçou alguns contra-ataques. Quase fez um gol numa linda finalização no cantinho, mas que Valdés fez grande defesa.
Nota 6,5


OGU – MEIA
Entrou no lugar de Mba, mas pouco participou do jogo.
Nota 6,0


IDEYE – ATACANTE
Deu trabalho caindo pelos dois lados do campo no primeiro tempo. Voltou também para ajudar a marcação, mas cansou no segundo tempo e quase não apareceu apareceu.
Nota 6,5


MUSA – ATACANTE
Perigoso pela esquerda, sempre a válvula de escape da equipe com sua velocidade. Caiu pela direita no segundo tempo e construiu a melhor chance do jogo, deixando Muhammad na cara do gol.
Nota 7,0


AKPALA – ATACANTE
Substituto do lesionado Oduamadi, fez o papel de centroavante na área. Tabelou com Mikel na oportunidade mais clara do primeiro tempo. Deu trabalho também no jogo aéreo.
Nota 6,5


MUHAMMAD – ATACANTE
Entrou no lugar de Akpala e teve a melhor chance do jogo cara a cara com Valdés, mas bateu muito mal.
Nota 5,0



Headers_materia_ESPANHA (Foto: Infoesporte)

VALDÉS – GOLEIRO
Fez uma grande defesa em chute de Mba no primeiro tempo. Depois, foi mais espectador.
Nota 6,5

ARBELOA – LATERAL
Teve dificuldade com os avanços de Musa e errou alguns passes à frente. Pouco foi ao ataque, mas fechou bem na defesa.
Nota 5,5

PIQUÉ – ZAGUEIRO
Perdeu na velocidade para Musa em alguns lances, mas não comprometeu.
Nota 6,0

SERGIO RAMOS – ZAGUEIRO
Preciso nos desarmes e salvou um chute de Mikel que empataria o jogo no primeiro tempo. Se destacou com ótimos lançamentos ao deixar Soldado na cara do gol e dar a assistência para o último gol de Jordi Alba.
Nota 7,5

JORDI ALBA – LATERAL
Muito ofensivo, fez dois gols e mostrou personalidade. No primeiro, após linda troca de passes da Espanha, recebeu de Iniesta e passou por três antes de marcar. No segundo, saiu na cara do gol após lançamento de Sergio Ramos e ainda driblou o goleiro.
Nota 8,0

BUSQUETS – VOLANTE
Seguro na marcação, ainda apareceu com dribles no campo de ataque.
Nota 6,5

XAVI – MEIA
Passes de primeira e precisos. Fez boas tabelas com Fàbregas e cobrou falta na cabeça de Sergio Ramos em cabeçada que Enyeama defendeu.
Nota 6,5


jordi alba espanha x nigeria (Foto: Getty Images)Jordi Alba marcou duas vezes e mostrou personalidade no ataque da Espanha (Foto: Getty Images)

FÀBREGAS – MEIA
Tabelas rápidas e chegadas à frente para finalizar. Perdeu uma chance da entrada da pequena área ao acertar a trave após cruzamento de Soldado.
Nota 6,5


DAVID SILVA – MEIA
Entrou no lugar de Fàbregas, mas foi displicente e errou passes no ataque.
Nota 5,5

INIESTA – MEIA
Toque de calcanhar, drible desconcertante em Ambrose e quase um golaço. Deu o passe para o primeiro gol de Jordi Alba e deixou Fernando Torres na cara do gol no segundo tempo, mas o atacante desperdiçou.
Nota 7,5


PEDRO – ATACANTE
Caindo pela ponta esquerda, sempre levou perigo com sua velocidade. Deu ótimos passes, entre eles a assistência para o gol de Fernando Torres e uma bola na cara do gol que Soldado perdeu.
Nota 7,0


DAVID VILLA – ATACANTE
Entrou no lugar de Pedro e teve duas boas chances, mas concluiu mal.
Nota 6,0

SOLDADO – ATACANTE
Saiu duas vezes na cara do gol, mas parou no goleiro Enyeama. Fez um cruzamento na medida para o chute de Fábregas na trave.
Nota 6,0


FERNANDO TORRES – ATACANTE
Entrou no lugar de Soldado e, na primeira bola, marcou de cabeça, isolando-se na artilharia do torneio com cinco gols. Mas perdeu uma oportunidade na cara do goleiro logo depois.
Nota 7,0


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/atuacoes-jordi-alba-faz-dois-e-brilha-na-espanha-mikel-e-musa-se-salvam.html

Calor maltrata, e Espanha admite que clima foi adversário no Castelão

Busquets passa mal antes da partida, e Jordi Alba relata dores nos pés. Fúria diminui ritmo com alta temperatura

Por Alexandre Alliatti e Victor Canedo Fortaleza



A Espanha não foi o time que costuma ser. Contra a Nigéria, venceu por 3 a 0 neste domingo (veja os melhores momentos no vídeo ao lado), mantendo o hábito de não ceder pontos aos rivais. Mas a atuação não foi das melhores. O técnico da equipe campeã do mundo, Vicente del Bosque, reconheceu que seus comandados tiveram problemas em campo. E viu dois oponentes: a Nigéria e o calor. O segundo elemento chegou a causa uma indisposição no volante Busquets antes da partida. Ele vomitou no estádio.

As duas equipes foram a campo com temperatura superior a 30 graus no Castelão. Como a Espanha fez seu primeiro gol cedo, diminuiu um pouco o ritmo. Para o treinador, foi uma reação compreensível, até positiva.

- É bom esse equilíbrio entre pausa e aceleração. É bom para nós. Tivemos dois rivais grandes, a Nigéria e o calor. Jogar 90 minutos em todo ritmo é impossível. Essas pausas são importantes – disse o treinador.

O lateral-esquerdo Jordi Alba, autor de dois gols na partida, também comentou o desgaste causado pelo calor. Chegou a relatar dores.

- Os pés estão doendo, o calor é incrível, mas não é desculpa, pois estas condições são as mesmas para todas as equipes - disse o jogador.


Del Bosque Nigéria e Espanha (Foto: Agência EFE)Del Bosque admite que calor foi uma dificuldade para a Espanha  (Foto: Agência EFE)

Com ou sem calor, o fato é que a Nigéria ameaçou a Espanha além do que a Fúria está acostumada. Só no primeiro tempo, foram quatro chances vivas de gol para os africanos. Del Bosque admitiu algumas dificuldades defensivas e afirmou que o placar poderia ter sido mais amplo para as duas equipes.

- Foi uma partida difícil. Tivemos um excelente rival, que se equiparou a nós na posse de bola. Tivemos o intervalo e voltamos bem. Acho que foi um resultado curto. As duas equipes poderiam ter marcado mais gols – opinou.

No segundo tempo, a Espanha melhorou e alcançou mais dois gols. Del Bosque acredita que a equipe adversária freou um pouco depois de levar o segundo gol.

- A Nigéria, a meu ver, diminuiu o ritmo, buscou o gol com menos ímpeto.
A Espanha segue em Fortaleza. Na quinta-feira, tem jogão contra a Itália, por vaga na final da Copa das Confederações. A outra semifinal terá Brasil e Uruguai.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/calor-maltrata-espanha-e-tecnico-admite-que-clima-foi-adversario.html

Não foi desta vez: Nigéria assusta, mas Espanha vence e pega a Itália

Africanos perdem muitos gols no Castelão e pagam preço caro por isso. Placar é exagerado, e torcida avisa que hora da Fúria vai chegar

 A CRÔNICA

por Alexandre Alliatti, Roberto Leite e Victor Canedo

A Espanha vai perder. Pode não ser na semifinal da Copa das Confederações, contra a Itália, tampouco em uma eventual decisão (contra o Brasil, tomara), 

mas uma hora a Espanha vai perder. Neste domingo, no Castelão, em Fortaleza, a Nigéria não conseguiu quebrar a sequência de invencibilidade em competições oficiais que os campeões do mundo costuram desde a Copa do Mundo de 2010. Mas fez algo quase tão importante quanto: mostrou que o ótimo time da Fúria não é imbatível. O placar de 3 a 0 é uma mentira descarada. Os africanos mereciam mais.

Fernando Torres comemora gol da Espanha contra a Nigéria (Foto: Agência EFE)Ferna
ndo Torres faz um dos gols da Espanha na vitória de 3 a 0 sobre a Nigéria  (Foto: Agência EFE)

Alba, duas vezes, e Fernando Torres fizeram os gols da Espanha, que sofreu com o calor superior a 30 graus na capital cearense. A Nigéria colecionou chances. E desperdiçou uma depois da outra. Fez o público presente no estádio, novamente simpático ao adversário espanhol, cogitar arrancar os cabelos. Mas pelo menos expôs algumas fragilidades da Fúria. Não por acaso, a torcida brasileira cantou mais de uma vez:

- Ô, Espanha, pode esperar, a tua hora vai chegar.

Foi a terceira vitória da Roja em três jogos. Os bicampeões europeus avançam às semifinais com a primeira colocação do Grupo B, seguidos pelo Uruguai. A Nigéria está eliminada. A Fúria seguirá em Fortaleza para, na quinta-feira, enfrentar a Itália. Um dia antes, o Brasil enfrenta o Uruguai. É daí que sairão os dois finalistas. E então, quem sabe, chegará a hora de a Espanha perder, como avisou a torcida cearense.

Mikel, Nigéria e Espanha (Foto: Andre Durão)Mikel se lamenta: Nigéria teve boa atuação, mas não superou a Espanha (Foto: Andre Durão)

A ousadia da Nigéria: jogar futebol contra a Espanha

Nem o Uruguai, muito menos o Taiti, claro. Quem melhor encarou a Espanha nesta Copa das Confederações foi a Nigéria. Antes do jogo deste domingo, os africanos avisaram que não teriam medo dos campeões do mundo. Em campo, assinaram embaixo da promessa. Foram firmes, agressivos, ousados. Surreal: fizeram a Fúria dar chutões, errar passes, se atrapalhar.

O pecado para os africanos foi levar um gol quando o jogo ainda era um recém-nascido. Aos três minutos, a Espanha deixou o sistema ofensivo nigeriano zonzo. A troca de passes foi instantânea, de pé em pé, quase sempre de primeira. A bola caiu com Iniesta, que logo acionou o lateral-esquerdo Jordi Alba. Aí valeu o individualismo: ele entrou a dribles na área e desviou do goleiro. Enquanto o placar mostrava que o jogo ficava 1 a 0 para a Fúria, pairava no ar aquela sensação de que poderia pintar nova goleada.

Coisa nenhuma! Lá foi a Nigéria mostrar que a Espanha, ora bolas, também pode ter a segurança de seu campo de defesa questionada. Teve uma, duas, três, quatro chances. E errou uma, duas, três, quatro vezes. Poderia ter empatado com Mikel, seu motor de arranque, mas ele bateu por cima. Ou com Mba, que mandou colocado, no cantinho, e fez Valdés se espichar para despachar a escanteio. Ou em cabeceio de Akpala, em nova defesa de Valdés. Ou na furada que Ideye deu na pequena área, acossado por Piqué.

Nada. Mas reparemos que não foi uma ou outra chance. Foram pelo menos quatro. E vivas. A Nigéria alcançou 45% de posse no primeiro tempo, contra 55% da Espanha. Chutou sete vezes, contra nove do rival. Ousou enfrentar os campeões do mundo. Ousou jogar bola.

Mas cabe a ressalva. A Espanha também poderia ter ampliado. Soldado teve duas chances claras, mas foi vencido pelo goleiro Enyeama em ambas. E o atacante, muita vezes deslocado para a ponta direita, também deu o cruzamento que resultou em chute na trave de Fàbregas.

Pique Nigéria e Espanha (Foto: Andre Durão)Piqué tenta o corte contra Ideye: zagueiro teve problemas com o ataque nigeriano (Foto: Andre Durão)
 
Espanha melhora

O segundo tempo começou com o mesmo desenho de seu período antecedente. Com cinco minutos, Ideye voltou a perder uma chance clara. O técnico Vicente del Bosque percebeu que o perigo não cessara. Resolveu agir. Colocou David Silva na vaga de Fàbregas e depois Fernando Torres no lugar de Soldado.

Deu certo. O time melhorou. Xavi teve duas chances, uma em cobrança de falta, outra em chute defendido pelo goleiro. E logo em seguida a Espanha alcançou o segundo gol. Aos 16 minutos, Pedro, na esquerda, mandou na área, e Fernando Torres, que havia acabado de entrar no lugar de Soldado, apareceu bem para marcar seu quinto gol na Copa das Confederações.

Mesmo com o crescimento espanhol, a Nigéria não deixou de ao menos tentar fazer seu golzinho. Mas seguiu falhando feio. Gambo Muhammad teve a melhor oportunidade. Bateu mal, torto, para fora.

A Espanha ainda teve David Villa em campo, no lugar de Pedro. E fez o terceiro gol. Aos 43 minutos, Alba, de novo, apareceu livre. Frente a frente com o goleiro, conseguiu fintar o adversário e fechar a conta. Uma conta um tanto exagerada, com os juros cobrados sobre uma equipe que perdeu tantos, tantos, tantos gols.

Jordi Alba comemora 3° gol da Espanha contra a Nigéria (Foto: Andre Durão)Artilheiro: lateral Jordi Alba comemora seu segundo gol no jogo (Foto: Andre Durão)
 

FONTE: