segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mari Paraíba estreia nas areias com vitória sobre a Argentina em exibição

Ao lado de Natasha Valente, Fábio Luiz e Bruno, musa derrota Pablo Bianch, Julian Azaad, Ana Gallay e Alejandra Graino no desafio 4x4 em Manaus-AM

Por GLOBOESPORTE.COM Manaus


Mari Paraíba vôlei de praia Manaus (Foto: Isabella Pina)Sorridente, Mari Paraíba exibe a medalha ganha
em Manaus (Foto: Isabella Pina)

Demorou mas aconteceu. Mari Paraíba finalmente estreou no vôlei de praia. Depois de trocar as quadras pela areia, em janeiro, a musa vinha treinando duro para fazer seu primeiro jogo no novo piso - o que aconteceu na manha deste domingo, em Manaus, no Amazonas. Ao lado de Natasha Valente, Fábio Luiz e Bruno, ela participou de uma exibição 4x4 e mostrou que é "pé-quente". A equipe brasileira derrotou o time argentino, formado por Pablo Bianch, Julian Azaad, Ana Gallay e Alejandra Graino, por 2 sets a 1, com parciais de 21/14, 21/23 e 15/12, em 1h08m.

Este foi o primeiro de quatro jogos-exibição que serão realizados pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) neste ano. O primeiro desafio aconteceu na arena montada na praia fluvial de Ponta Negra, em Manaus, e contou com a presença do medalhista olímpico Fábio Luiz.

- Foi muito boa a estreia. Eu estava ansiosa antes do jogo, mas, assim que começou a partida, consegui me soltar e me concentrar no que tinha de fazer. Foi um prazer enorme jogar do lado do Fábio Luiz, um medalhista olímpico, do Bruno e da Natasha. Espero que esta seja a primeira de muitas medalhas. Adorei a energia e o clima da torcida da praia. Foi maravilhoso estrear com o pé direito -  disse Mari Paraíba, que faz parte do Projeto Renovação do Vôlei de Praia, que busca atletas altas da quadra dispostas a migrar para as areias.

Feliz após sua estreia no vôlei de praia, a ex-ponteira do Minas foi bastante assediada pelos fãs em Manaus em busca de autógrafos e uma foto com a musa. Os próximos três jogos-exibição serão realizados em Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Americana (SP) - ainda sem data definida.

Brasil Argentina desafio vôlei de praia Manaus (Foto: Isabella Pina)Brasileiros e argentinos confraternizam após o desafio em Manaus (Foto: Isabella Pina)

Brasil Argentina desafio vôlei de praia Manaus (Foto: Isabella Pina)Durante o jogo, argentinos vendem caro a derrota  (Foto: Isabella Pina)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/mari-paraiba-estreia-nas-areias-com-vitoria-sobre-argentina-em-exibicao.html

De olho no Mundial e na Copa do Brasil, Rio de Janeiro retoma treinos

Dez das 14 atletas contratadas para temporada 2013/2014 marcam presença na quadra da Escola de Educação Física do Exército, onde treina desde 2004

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Fofão Rio de Janeiro treino vôlei (Foto: Danielr Pereira / Adorofoto)Fofão aparece sorridente no retorno do Rio às
quadras (Foto: Danielr Pereira / Adorofoto)

Oito vezes campeão da Superliga feminina de vôlei, o Rio de Janeiro voltou às quadras para retomar os treinos em busca de olho na temporada 2013/2014. Nesta quinta-feira, 10 das 14 atletas contratadas pelo clube carioca marcaram presença no ginásio da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio, onde o grupo tem se preparando desde 2004. As levantadoras Fofão e Roberta; as meios-de rede Valeskinha, em recuperação de cirurgia no joelho, Natasha e Carol; as ponteiras Régis e Amanda; a oposta Bruna; e as líberos Fabi e Juju trabalharam sob o comando dos assistentes técnicos Hélio Griner e Ricardo Tabach. Além da Superliga, prevista para começar em 27 de setembro, o time também disputará o Mundial de Clubes, em outubro, na Suíça, em busca de título inédito, o Campeonato Carioca, sem data definida, e a Copa do Brasil, que vale vaga para o Sul-Americano. Quem vencer o torneio continental se classifica para o Mundial de 2014.

Carol Rio de Janeiro treino vôlei (Foto: Danielr Pereira / Adorofoto)Meio-de-rede Carol durante o treino na Escola de Educação Física do Exército (Foto:Daniel Pereira/Adorofoto)

- É uma temporada de grandes campeonatos, grandes desafios. Estamos retornando após ciclo vitorioso, encerrado com o inédito título sul-americano de clubes, no Peru, mais um troféu importante para a galeria da Unilever. A minha expectativa para essa nova temporada é das melhores. É um prazer receber as novas companheiras e desejar que elas se sintam em casa aqui com a gente - afirmou a líbero bicampeã olímpica Fabi, que completa nove anos seguidos defendendo o Rio de Janeiro.

Novo reforço da equipe, a meio-de-rede Natasha espera somar com sua força de vontade e espírito de grupo.

- Pelo que pude acompanhar na final da Superliga, uma das características fortes da Unilever é a união do time. Isso fez diferença naquela partida decisiva e espero poder contribuir - comentou a central de 27 anos e 1,87m de altura, natural de Porto Murtinho, no Rio Grande do Sul - Sempre tive vontade de integrar um time vencedor como a Unilever  acrescentou.

Rio de Janeiro treino vôlei (Foto: Danielr Pereira / Adorofoto)Dez das 14 contratadas para temporada 2013/2014
treinaram no Rio (Foto: Daniel Pereira/Adorofoto)

A ponteira Gabi e a meio-de-rede Juciely, que integram as seleções juvenil e adulta, respectivamente, permanecem à disposição da Confederação Brasileira de Voleibol. A apresentação das duas jogadoras estrangeiras, que também farão parte do elenco na temporada 2013/14, a ponteira Brankica Mihajlovic e a oposta Sarah Pavan, está prevista para o mês de setembro. O técnico Bernardinho segue no comando da seleção brasileira masculina.

O preparador físico do time carioca, Marco Antônio Jardim, destaca que, nesta temporada, haverá, pelo menos, cinco momentos distintos de preparação.

- Neste primeiro momento, estamos dando ênfase ao treinamento de força e resistência visando o número de jogos e competições que as jogadoras terão pela frente ao longo do ano - explicou.

Além das oito Superligas (1997/98, 1999/2000, 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008, 2008/2009, 2010/2011 e 2012/2013), o Rio de Janeiro ainda soma no currículo dez títulos estaduais, os últimos nove consecutivos. A equipe acabou de sagrar-se campeã sul-americana, na edição de 2013, carimbando o passaporte para o Mundial da Suíça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/de-olho-no-mundial-e-na-copa-do-brasil-rio-de-janeiro-retoma-treinos.html

Sem Jaque, José Roberto convoca para treinos visando ao Grand Prix

Com o retorno da oposto Sheilla, treinador começa a preparação para a competição, que acontece entre os dias 2 de agosto e 1º de setembro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Zé Roberto Sheilla vôlei (Foto: Divulgação / CBV)Sheilla está de volta ao time de Zé Roberto
(Foto: Divulgação / CBV)

Com o retorno da oposto Sheilla e sem a ponteira Jaqueline, o técnico da seleção feminina de vôlei José Roberto Guimarães convocou o grupo para o início dos treinos visando o Grand Prix, que acontece entre os dias 2 de agosto e 1º de setembro. Ao todo, 19 jogadoras foram chamadas. As atletas se apresentam nesta terça-feira, 18, no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquerema, no Rio de Janeiro.

Invicta em 2013, a seleção conquistou no mês passado os torneios de Montreux e Alassio. Foram nove jogos e nove vitórias. Foram convocadas as levantadoras Claudinha, Dani Lins e Fabíola, as opostos Sheilla, Monique e Tandara, as ponteiras Fernanda Garay, Natália, Ellen, Priscila Daroit e Michelle, as centrais Juciely, Adenízia, Bia, Fabiana, Thaisa e Letícia Hage e as líberos Fabi e Camila Brait.

Convocadas

Claudinha (levantadora)
Dani Lins (levantadora)
Fabíola (levantadora)
Sheilla (oposto)
Tandara (oposto/ponteira)
Monique Pavão (oposto)
Natália (ponteira)
Fernanda Garay (ponteira)
Ellen (ponteira)
Michelle Pavão (ponteira)
Priscila Daroit (ponteira)
Juciely (meio de rede)
Adenízia (meio de rede)
Fabiana (meio de rede)
Thaisa (meio de rede)
Letícia Hage (meio de rede)
Bia (meio de rede)
Camilla Brait (líbero)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/sem-jaque-jose-roberto-convoca-para-treinos-visando-o-grand-prix.html

Com sondagem do futebol árabe, Bolívar pretende renovar com Bota

Adaptado ao Glorioso, zagueiro quer prorrogar contrato que vai até o fim  de 2013: 'Me apeguei ao clube e admiro todos que lá trabalham'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Bolívar Botafogo (Foto: Thiago Benevenutte)Bolívar pretende renovar com o Botafogo e nega
proposta do exterior (Foto: Thiago Benevenutte)

O Botafogo tem convivido com o assédio de alguns clubes por seus jogadores. Sondagens surgem, como foi o caso do meia Fellype Gabriel, perto de deixar o Glorioso rumo aos Emirados Árabes. Outro alvo dos árabes é Bolívar, mas o zagueiro de 32 anos não pretende sair. À vontade no Bota, ele deseja renovar o contrato, que vai até dezembro de 2013. 
- Ainda não (renovou), vamos esperar. Meu empresário deve me ligar para falar alguma coisa. Vamos aguardar, mas, como falei, quero permanecer. Me apeguei ao clube e admiro todos que lá trabalham - disse o zagueiro à Rádio Brasil.

Considerado um dos pilares do time campeão do Campeonato Carioca, o zagueiro já foi procurado pelo clube para tratar da renovação. A diretoria não pretende perder o atleta, contratado no início da temporada. Mas, em caso de proposta oficial do exterior, Bolívar espera pela oferta de um contrato longo para aceitar o acordo com os árabes. Sem algo concreto, ele mantém a cautela.

- Para mim, oficialmente, não chegou nada. Meu empresário me passa quando tem algo concreto. De momento não sei nada. Isso me incomoda, não gosto que fiquem especulando. Estou muito bem aqui. O torcedor me recebeu bem e meu objetivo é permanecer.

Bolívar e Fellype Gabriel não foram os únicos que despertaram interesse. No caso de Vitinho e Dória, propostas oficiais já chegaram, mas o Botafogo recusou todas. E nesta sexta-feira foi noticiado na imprensa espanhola um possível interesse do Barcelona em Dória. A intenção da diretoria, no entanto, é manter o grupo, confiante em uma boa campanha no Campeonato Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/06/com-sondagem-do-futebol-arabe-bolivar-pretende-renovar-com-bota.html

Barcelona cogita contratação do zagueiro Dória, segundo jornal catalão

'Sport' diz que clube culé cogita comprar jogador do Botafogo e emprestá-lo para outro time por algumas temporadas para ganhar experiência

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona


Doria seleção sub-20 Brasil (Foto: Divulgação)Dória foi o capitão da seleção brasileira sub-20 em
dois torneios na Europa (Foto: Divulgação)

Não é novidade que Barcelona está em busca de reforços para a sua defesa. Mas, o mais novo nome a integrar a lista de possibilidades para a posição, segundo o jornal catalão “Sport”, é o zagueiro Dória. O atleta do Botafogo é visto como promissor pela equipe culé. No entanto, a publicação diz que dirigentes do clube pensam em contratar o jogador para emprestá-lo a outra equipe espanhola por algumas temporadas, antes de escalá-lo com a camisa blaugrana.

Dória, capitão da seleção brasileira Sub-20 campeã do torneio de Toulon e da Valais Cup, na Suíça, é apontado como uma das principais promessas do país. O jornal lembra que o jogador de 18 anos é veloz, forte e possui bom controle de bola, mas ainda é inexperiente. O valor para a sua contratação especulado na Espanha, € 2 milhões (R$ 5,7 milhões), é considerado baixo para os padrões europeus, o que aumenta o interesse do Barça. Mas, segundo presidente do Botafogo Maurício Assumpção, o valor real da multa rescisória do zagueiro é de € 8 milhões (R$ 21 milhões).

A primeira opção do Barcelona ainda é Thiago Silva, porém a dificuldade em tirá-lo do Paris Saint-Germain é um empecilho. Outro jogador que está na mira do clube culé é David Luiz, do Chelsea, porém não há nada de concreto entre os dois até o momento. Os dois estão atualmente com a Seleção que disputa a Copa das Confederações e formam a dupla titular da equipe brasileira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/06/barcelona-cogita-contratacao-do-zagueiro-doria-segundo-jornal-catalao.html

Libera, Felipão!': torcida pede e tem contato com Seleção no fim do treino

Público de cerca de sete mil é autorizado a entrar nos minutos finais, na parte do alongamento, e ganha três bolas de presente dos jogadores

Por Richard Souza, Thiago Correia e Marcelo Baltar Fortaleza



Cerca de sete mil torcedores, segundo a Polícia Militar, cercaram o portão do estádio Presidente Vargas, onde a seleção brasileira treinou na tarde desta segunda-feira, para tentar um contato com os jogadores, mas tiveram que se contentar com apenas os últimos minutos da atividade. Quando foram liberados, depois de uma hora e meia de trabalho da equipe sob o comando de Luiz Felipe Scolari, foram presenteados com três bolas chutadas pelos atletas para a arquibancada.

Empolgados com a vitória sobre o Japão, por 3 a 0*, no último sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, os torcedores cantaram o hino nacional e pediram para assistir ao treino. Mas a atividade estava prevista para ser fechada, de acordo com a programação da CBF e orientação da Fifa.

Apesar disso, ao ver o grande número de torcedores na porta do estádio, Felipão conversou com a segurança e pediu que o treino fosse aberto. A recomendação do COL e da Fifa era de que fosse fechado por questões de segurança. Mesmo assim, após muita insistência da comissão técnica, os torcedores puderam entrar no fim e ter o contato com os jogadores.

Na atividade, os reservas fizeram um jogo-treino durante 70 minutos com o time sub-20 do Ceará, empatando por 2 a 2, gols de Jadson e Lucas. Enquanto isso, os titulares trabalharam de forma leve.

seleção brasileira torcida treino (Foto: Richard Souza)Multidão aguarda para assistir ao treino do Brasil (Foto: Richard Souza)

Algumas informações desencontradas na capital do Ceará levaram o grande número de fãs ao estádio. Um boato nas redes sociais espalhou que o treino seria aberto, com a entrada sendo um quilo de alimento não perecível. Por isso, foi possível ver alguns torcedores carregando sacos de mantimentos, na esperança de ver os atletas em campo.

O treino no PV estava previsto para 15h (de Brasília), mas começou atrasado. O Brasil se prepara para enfrentar o México na próxima quarta-feira, às 16h (de Brasília), no Castelão. A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem a partida ao vivo.

Torcida treino seleção, Presidente Vargas (Foto: Richard Souza)Alguns fãs carregam alimentos por causa de boato nas redes sociais (Foto: Richard Souza)

seleção brasileira torcida treino (Foto: Richard Souza)Filas se formam do lado de fora do PV (Foto: Richard Souza)

* CORREÇÃO: Diferentemente do que foi publicado inicialmente nesta reportagem, o placar do jogo de estreia do Brasil, contra o Japão, não foi 3 a 1, mas 3 a 0. A informação foi publicada equivocadamente às 15h03 e corrigida às 17h05m.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/fas-cercam-o-pv-e-pedem-para-ver-o-treino-da-selecao-libera-felipao.html

Nigéria passeia, mas Taiti faz gol histórico e leva torcida ao delírio

Africanos vencem com facilidade por 6 a 1 e lideram o grupo no saldo de gols, à frente da Espanha. Já os taitianos saem aplaudidos do Mineirão

Por Juliano Costa Belo Horizone, MG


Atleticanos e cruzeirenses se uniram pelo vermelho de uma seleção da Polinésia Francesa numa segunda-feira que entrou para a história do futebol mundial. Com caminhoneiro, contador, entregador e alpinista entre seus 23 convocados, o Taiti fez um gol na Nigéria. E daí que os africanos fizeram seis e venceram o jogo? Todos os 20.187 presentes no Mineirão sabiam que o grande feito era taitiano. O volante Jonathan Tehau, que, assim como 22 de seus 23 companheiros, nunca havia jogado fora da Oceania, foi o responsável por unir torcedores rivais num grito de gol no Mineirão. Foi a primeira partida oficial da amadora equipe do Taiti numa competição oficial, a Copa das Confederações.

A diferença técnica entre os campeões da Oceania e da África era gigantesca. Mas o incrível desleixo dos nigerianos e o ímpeto dos taitianos fizeram com que o jogo não terminasse numa goleada muito maior. Era exatamente isso o que o Taiti queria – sair do Mineirão de cabeça erguida, com honra, sob aplausos de torcedores que souberam reconhecer seu esforço e dedicação. Para a Nigéria, o 6 a 1 acabou sendo pouco. Uruguai e Espanha, as outras equipes do Grupo B, devem fazer muito mais sobre o Taiti. E o saldo de gols é o primeiro critério de desempate para a classificação.

Vaias, aplausos e muitos gols

Vaiando até o Hino da Nigéria, numa atitude pouco vista até em casos de países em guerra, a torcida mineira tentou mostrar que estaria com os taitianos do começo ao fim. Qualquer troca de passes rendia aplausos. Esse calor da arquibancada – que esteve longe de ficar lotada – fez com que os taitianos se enchessem de confiança. O grito de “Ih, ih, ih, seleção do Taiti” era o equivalente ao “si se puede” dos campos da América do Sul para a pequena nação da Polinésia Francesa.


Taiti x Nigéria (Foto: AP)Jogadores da Nigéria comemoram mais um gol (Foto: AP)

Pena que a empolgação taitiana foi abalada por um incrível lance de azar logo aos 5 minutos de jogo. Num cruzamento despretensioso, o capitão Nicolar Vallar afastou de cabeça, mas viu a bola bater no árbitro salvadorenho Joel Aguilar e cair limpa para o lateral Uwa Echiejile, que resolveu arriscar de longe. O chute desviou no próprio Vallar e morreu dentro da rede do Taiti. Um duro golpe para o zagueiro taitiano, cujos pais, Claude e Mirella, estavam no Mineirão.

O gol tratou de reestabelecer a ordem futebolística em campo. A Nigéria passou a mandar no jogo, deixando claro ali quem era adulto e quem era moleque. O Taiti se abalou. Cada passe errado era lamentado como pênalti perdido em final de Copa. Os nigerianos pareciam até assustados diante de tamanha inocência. Profissionais que são, faziam seu dever. Tocavam a bola em ritmo de treino, esperando a hora certa de entrar na fraquíssima defesa adversária. O segundo gol saiu aos 10 minutos, com Oduamadi passando pelos zagueiros como se fossem cones. Aos 16, Musa passou por três, pelo goleiro e, na hora da finalização, enrolou-se com a bola e entrou para o Inacreditável Futebol Clube.


Torcida Taiti, Mineirão (Foto: Valeska Silva)Torcida no Mineirão esteve ao lado do Taiti
durante todo o jogo(Foto: Valeska Silva)

Mas o abismo na qualidade dos dois times não fez o torcedor mineiro desistir de apoiar o Taiti. Pelo contrário. Um desarme sobre a estrela Obi Mikel, do Chelsea, foi apreciado como uma aparição do cometa Halley. Pais-corujas não seriam mais carinhosos com seus filhos num jogo de campeonato escolar. Até quando erravam de forma grotesca, os taitianos recebiam gracejos. No terceiro gol nigeriano, o goleiro Samin soltou a bola no pé de Oduamadi. O replay do lance no telão arrancou gargalhadas, algo que se vê num torneio escolar, não numa competição da Fifa.

O Taiti chegou duas vezes à área nigeriana nos primeiros 45 minutos, ambas com Chong-Hue. Ficou no quase. Na segunda, caído, ele dava tapas no gramado, desesperado. Deu dó.

As estatísticas do primeiro tempo mostraram uma Nigéria com 69% da posse de bola, mas o número de finalizações não foi tão maior que o do Taiti: nove contra seis. Prova de que os taitianos não tinham medo algum de arriscar. E de que os nigerianos tentavam ir tocando até a linha do gol, como se tivessem estabelecido para si mesmos a regra de que “gol fora da pequena área não vale”. Puro preciosismo, que, claro, rendeu vaias da torcida mineira.

Milagres acontecem


A Nigéria começou o segundo tempo com uma preguiça irritante. Os nigerianos tocavam a bola com desleixo, algo que os deuses do futebol não costumam tolerar. Chegava a ser cômico: o nigeriano pintava sozinho na cara do gol, driblava o goleiro e tropeçava no gramado – ou na própria soberba. Aconteceu cinco vezes. Cinco! A torcida mineira riu como se estivesse num circo.

Taiti x Nigéria (Foto: Marcos Ribolli)Oduamadi celebra o seu segundo gol na partida (Foto: Marcos Ribolli)

A alegria maior, porém, ainda estava por vir. Aos 9, Vahirua cobrou escanteio e Jonathan Tehau subiu com estilo para fazer o primeiro gol da história do Taiti numa competição oficial fora da Oceania. Os mineiros foram ao delírio. Gol de Cruzeiro ou Atlético não renderiam comemoração maior – até porque, o Taiti conseguira juntar as duas torcidas rivais numa só força. No campo, os taitianos vibraram simulando o movimento de uma canoa. No banco, membros da comissão técnica pareciam só faltar chorar. Linda festa taitiana.

Quinze minutos depois, naquelas grandes ironias que só o futebol é capaz de fazer, a Nigéria chegou ao quarto gol num lance em que a bola bateu em Vahirua e Jonathan Tehau, justamente os responsáveis pelo gol taitiano, antes de entrar.


Comemoração Taiti (Foto: Marcos Ribolli)Jogadores do Taiti comemoram o primeiro
gol internacional (Foto: Marcos Ribolli)

Cabia mais. Oduamadi fez seu terceiro gol, despontando na artilharia da competição, ao completar cruzamento de Ideye. O lateral Uwa Echiejile fez o sexo aos 35.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/nigeria-passeia-mas-taiti-marca-gol-historico-e-leva-torcida-ao-delirio.html


Renato Abreu rescinde contrato com Flamengo

Jogador está fora do clube no dia em que o novo técnico foi apresentado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


O Flamengo anunciou, via site oficial, a rescisão de contrato com o meia Renato Abreu. Em nota publicada em seu site, o clube apenas informa o desligamento do atleta, sem entrar em detalhes sobre o motivo da saída. O contrato de Renato com o Fla terminaria no fim do ano, e o acordo para a saída do jogador acontece no mesmo dia em que o técnico Mano Menezes foi apresentado. Porém, a decisão partiu da diretoria, apesar de o presidente Eduardo Bandeira de Mello e o vice de futebol Walim Vasconcelos sequer terem citado o caso na apresentação de Mano, na Gávea.

Neste ano, Renato chegou a receber vaias da torcida rubro-negra em Juiz de Fora após perder um pênalti contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro, na derrota por 2 a 0. Sem digerir muito bem as críticas, chegou a declarar: "Fiquei surpreso por ter acontecido isso".

Com a camisa rubro-negra, Renato fez 271 jogos, marcou 73 gols e virou o maior artilheiro do Fla no século XXI. Foram duas passagens: de 2005 a 2007 e de 2010 a 2013. Nestes sete anos, conquistou dois Cariocas e uma Copa do Brasil.

Confira a nota divulgada pelo clube:

"O Clube de Regatas do Flamengo acertou, na tarde desta segunda-feira, a rescisão de contrato do jogador Renato Abreu, que iria até o final do ano. A diretoria rubro-negra agradece a Renato pelos serviços prestados e deseja ao atleta sucesso na continuidade de sua carreira. O elenco do Flamengo se reapresenta nesta terça-feira, às 15h, no Centro de Treinamento George Helal (Ninho do Urubu)."


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/06/renato-abreu-rescinde-contrato-com-flamengo.html

Antes de Wimbledon, Sharapova curte show de Rihanna em Londres

Musa russa agradece cantora 'por uma noite divertida' e posta foto durante o show sem o namorado Grigor Dimitrov, que foi eliminado no ATP de Queen's

Por GLOBOESPORTE.COM Londres


A chave principal do Grand Slam de Wimbledon começa só no dia 24 de junho. Enquanto isso, Maria Sharapova, que já está em Londres, aproveitou para curtir o show da cantora Rihanna na noite deste sábado, no Twickenham Stadium. Ela se mostrou animada antes do início do show e até fez uma perguntas para os seguidores inglêses no Twitter: "Londres está preparada para mexer com Rihanna?".

Sharapova show Rihanna Londres (Foto: Reprodução/Twitter)Sharapova prestigia show de Rihanna em Londres (Foto: Reprodução/Twitter)

Durante a performance da cantora de Barbados, a musa russa postou uma foto com o palco ao fundo, sem o namorado, o búlgaro Grigor Dimitrov. Na última semana, ele disputou o ATP de Queen's, em Londres, mas foi eliminado ainda na segunda rodada. Sharapova fez questão de agradecer à cantora, que retribuiu:

- Obrigado, Rihanna, por uma noite divertida! - escreveu Sharapova.
- A qualquer hora. Significa muito para mim. Obrigada - escreveu Rihanna.

 Rihanna show sharapova tênis (Foto: Getty Images) Rihanna faz show em Londres com Sharapova na plateia (Foto: Getty Images)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/antes-de-wimbledon-sharapova-curte-show-de-rihanna-em-londres.htm


Murray se recupera de tombo, vira contra Cilic e leva o título em Queen's

Britânico abre boa vantagem, cai, e perde o primeiro set, mas se recupera e derruba sérvio em Londres, conquistando taça antes da estreia em Wimbledon

Por GLOBOESPORTE.COM Londres


Andy Murray, número dois do mundo, conquistou pela terceira vez o título do ATP de Queen's, em Londres, neste domingo. Mas a vitória diante do sérvio Marin Cilic, 12º colocado no ranking mundial, por 2 sets a 1, com 5/7, 7/5 e 6/3, não foi nada fácil e pode ser dividida em três partes. 

Primeiro, o britânico começou atropelando. Mas, uma queda no primeiro set, durante uma devolução de bola, o "tirou" do eixo e deu a vitória ao rival. Daí em diante, porém, no terceiro "ato" da final, só deu Murray, que venceu os dois sets seguintes e com a conquista chega bem para o Grand Slam na grama sagrada de Wimbledon.

Tenis ATP Queens - Andy Murray taça (Foto: Getty Images) Andy Murray ergue a taça de campeão em Queen's (Foto: Getty Images)

Murray começa bem, leva tombo e perde set

Logo no início, Murray quebrou o serviço de Cilic. E com 16 minutos de jogo abriu 3 a 0. A chuva porém, veio, e paralisou a decisão em Queen's por alguns minutos. Na sequência, o "banho" ajudou e Cilic voltou bem melhor. Deu o troco para cima de Murray e depois, com direito a queda do britânico durante uma devolução, confirmou seu saque, empatando o jogo em 4 a 4.

O tombo mudou o rumo da partida no primeiro set. Incomodado e com dores, Andy Murray não era o mesmo do início do jogo. Desta forma, acabou tendo o serviço quebrado e viu um set que vinha até o momento fácil, ser vencido por Marin Cilic por 7/5.

Tenis ATP Queens - Andy Murray tombo (Foto: Getty Images)O britânico sentiu muitas dores depois da queda em uma devolução de boa (Foto: Getty Images)

Britânico se recupera e fica com o título

No segundo set, equilibrado do início ao fim, os dois tenistas confirmaram seus saques até o 11º game, quando Andy quebrou o serviço de Cilic e depois sacou para fechar em 7/5, levando a decisão para o último set na grama de Queen's.

Comandando o jogo, Murray conseguiu a virada e o título vencendo de forma tranquila o último set. O britânico abriu logo 4 a 1, quebrando o serviço de Cilic em duas oportunidades. O sérvio ainda conseguiu devolver uma quebra, mas não teve forças e categoria para buscar a vitória, perdendo por 6/3 o duelo.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/murray-se-recupera-de-tombo-vira-contra-cilic-e-leva-o-titulo-em-queens.html

Roger Federer diz que está 'apto e renovado' para encarar Wimbledon

Após quebrar jejum de títulos com o trófeu no ATP de Halle, na Alemanha, tenista afirma estar confiante para o Grand Slam de Londres

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Roger Federer tênis contra Tommy Haas ATP de Halle (Foto: AP)Roger Federer vence ATP de Halle (Foto: AP)

Conquistar o ATP de Halle, neste domingo, sobre Mikhail Youzhny, trouxe a Roger Federer uma injeção de ânimo. Sem vencer desde agosto de 2012, no Aberto de Cincinnati, o número três do mundo afirmou que o troféu conquistado na Alemanha era o que ele precisava para ganhar a confiança necessária e entrar na briga pelo título em Wimbledon, competição que começa no dia 24 de junho.

- Estou muito feliz como eu joguei esta semana e animado sobre o que está por vir agora. Eu me sinto confiante, apto e renovado e isso é muito importante neste momento da temporada - afirmou o tenista.

Após avaliar a temporada de 2013 até agora, o suíço chegou a admitir que não ficou absolutamente satisfeito com seu desempenho nos primeiros seis meses.
- Talvez se eu tivesse mudado meu calendário de torneios eu teria ganhado mais títulos, mas esse não era o objetivo.

FONTE:

http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/roger-federer-diz-que-esta-apto-e-renovado-para-encarar-wimbledon.html

Federer se reinventa, vira em cima de Youzhny e acaba com jejum de títulos

Sem ganhar um título desde agosto de 2012, ex-número um do mundo sai atrás, mas consegue se recuperar e conquista o ATP de Halle, na Alemanha

Por GLOBOESPORTE.COM Halle, Alemanha


No primeiro set, em pleno tie-break, quando o tenista precisa, acima de tudo, controlar os nervos, Roger Federer mostrava exatamente o contrário. Ao devolver um ataque de Mikhail Youzhny para fora, no que seria uma simples troca de bola, o suíço número três do mundo não se conteve.

Com toda a força e cara fechada, jogou sua raquete direto na grama. Também pudera.

Desconcentrado, Federer via ir por água abaixo, ao menos naquele momento, a chance de acabar com o jejum de títulos que o acompanhava desde agosto do ano passado, quando venceu o Masters 1000 de Cincinnati.

Mas a diferença de Federer é exatamente essa. Quantos jogadores, numa situação dessas, com tudo remando contra, conseguem se reencontrar? Melhor, se reinventar? Roger consegue. E o fez. De virada, o suíço derrotou o freguês, mas que endureceu demais, Mikhail Youzhny, por 2 sets a 1, com um 6/7(5), 6/3 e 6/4, e conquistou seu sexto título no ATP de Halle, na Alemanha, fechando com chave de ouro o ensaio antes do Grand Slam de Wimbledon, quando a lenda tentará buscar seu oitavo título na grama sagrada do torneio.

Tênis, Atp Halle, Federer (Foto: Getty Images)Federer venceu pela sexta vez em Halle, na Alemanha (Foto: Getty Images)

Federer não se encontra no início

Youhzny começou sacando. E desde o início do duelo mostrou superioridade diante de Roger Federer. Quando tinha o serviço em mãos, o russo exibia confiança, arriscava-se, fazia caras e bocas nas comemorações e confirmava os saques com tranquilidade. Do outro lado, a conhecida categoria de Federer não era vista. Uma devolução aqui, outra acolá... No mais, o número três do mundo tinha sérias dificuldades em confirmar seus serviços.

Mesmo assim, Federer conseguiu "arrastar" o set até o tie-break, diante de uma torcida surpresa em Halle, que parecia mais uma vez não crer que a "zica" do suíço era "verdadeira". Talvez o próprio tenha passado a acreditar nas superstições, quem sabe? Afinal de contas, mostrou que apesar de dizer que a seca de títulos nos últimos dez meses não incomoda, o tiram do sério. Ao menos neste domingo.

Tênis, Atp Halle, Youzhny (Foto: Agência AP)Youzhny venceu o primeiro set, mas viu a lenda Federer virar o jogo (Foto: Agência AP)

Quando perdia por 4 a 3 o tie-break, após mais uma falha, Federer atirou sua raquete contra a grama, como se dissesse  para ele mesmo ser impossível cometer um ato falho em uma jogada tão simples para a sua categoria. Desse jeito, desconcentrado, ele viu Mikhail fechar o primeiro set em 7/6(5), saindo na frente na briga pelo título do ATP de Halle, na Alemanha.

Lenda ressurge

O segundo set veio e a história parecia se repetir. De um lado, Youhzny batia forte, conseguia "achar" as paralelas da grama de Halle. Federer confirmava seus serviços, um game ou outro, até com maior facilidade, mas o jogo ainda tinha a cara do russo. Foi quando veio o game sete.

E como num passe de mágica, a magia de Federer voltou. Confiante como nunca na partida, o suíço abriu 4 a 3 no jogo. No game seguinte, exibiu seu repertório e colocou 5 a 3, quebrando o serviço de Youzhny. Depois, bastou sacar e fechar o set em 6/3, ressurgindo para o jogo e levando a decisão para o terceiro set.

No último e derradeiro set, Youzhny já era um "passageiro" nas mãos de Federer. Se antes comandava as ações, agora o russo sofria até para sacar. Com cinco aces em todo o terceiro set, Federer quebrou o serviço do rival no sétimo game e abriu 4 a 3. Depois, chegou ao placar de 5 a 3 e administrou os games seguintes para fechar em 6/4, vencer Mikhail Youzhny (o 14º triunfo sobre o rival, sem perder uma partida) e acabar com a "zica" que o acompanhava desde o Masters 1000 de Cincinnati, em agosto do ano passado.

Tênis, Atp Halle, Federer (Foto: Agência AP)Federer conseguiu se recuperar e voltou a jogar um tênis acima da média (Foto: Agência AP)

FONTE:

Mano chega ao Flamengo e se diz 'orgulhoso de atingir objetivo'

Pouco mais de seis meses após deixar cargo mais importante da carreira, treinador tem a missão de comandar reestruturação rubro-negra

Por Cahê Mota* Rio de Janeiro



Está dado o pontapé inicial para passagem de Mano Menezes pelo Flamengo. Seis meses e 25 dias após ser demitido da seleção brasileira, o treinador foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira, no salão Gilberto Cardoso Filho, na Gávea, e tem contrato até o fim de 2014. Orgulhoso por estar dirigindo o clube mais popular do Brasil, ele afirmou estar realizando um dos seus objetivos na carreira. Não demonstrou receio pela instabilidade no cargo - será o terceiro técnico rubro-negro na temporada - e afirmou não querer criar ilusões na torcida sobre a possível chegada de reforços de impacto. O gaúcho de 51 anos retoma a carreira com a missão de comandar o time em um processo de reestruturação, como já fez com Corinthians e Grêmio.

Confirmado como substituto de Jorginho na quinta-feira, Mano Menezes se pronunciou através de declarações curtas nos últimos dias, fosse através de uma rede social ou do site oficial do clube. Já suas primeiras palavras olhando no olho dos rubro-negros foram as seguintes:

- É um prazer muito grande estar aqui. Quando você inicia uma carreira, tem determinados lugares que mira como objetivo. E, certamente na carreira de um técnico brasileiro, um dos objetivos é um dia assumir o Flamengo, e eu estou assumindo essa responsabilidade agora, com orgulho, como já disse.
O presidente Eduardo Bandeira de Mello, o vice de futebol Wallim Vasconcelos e Paulo Pelaipe, diretor executivo, também estiveram presentes em cerimônia, em que o clube voltou a frisar a importância do sócio-torcedor para decisões envolvendo o futuro do futebol.

mano menezes flamengo apresentação (Foto: Cahe Mota)Mano Menezes é assediado antes de apresentação na Gávea (Foto: Cahe Mota)

Mano Menezes terá seu contato inicial com o elenco do Flamengo na tarde de terça-feira, no Ninho do Urubu. Os jogadores estão de folga desde o dia 8, quando conquistaram, contra o Criciúma, a primeira vitória no Brasileirão. O treinador assume a equipe na modesta 14ª colocação na competição nacional, com cinco pontos em cinco jogos. O Rubro-Negro está também na terceira fase da Copa do Brasil, em que terá pela frente o Asa de Arapiraca (AL).

- Conhecemos a grandeza do clube, sabemos que o patamar que o torcedor rubro-negro tem é muito alto de exigência. Porque quem conquistou o que o Flamengo já conquistou, quer que isso se repita novamente. E é para isso que a direção assumiu esse trabalho, e juntamente com ela e toda a comissão técnica nós queremos construir esse projeto - prosseguiu o treinador.

mano menezes flamengo apresentação (Foto: Cahe Mota)Mano pediu paciência e apoio aos torcedores
(Foto: Cahe Mota)

Nome de consenso da diretoria desde a demissão de Jorginho, diante da necessidade de um profissional consagrado para tocar o projeto de reestruturação previsto pela nova diretoria, Mano terá a companhia do auxiliar técnico Sidnei Lobo e do preparador físico Eduardo Silva, além da comissão técnica permanente do clube. Na Gávea, o ex-comandante da Seleção receberá um salário maior do que seu antecessor, Jorginho, mas menor do que os R$ 800 mil previstos em reajuste contratual para Dorival Júnior, primeiro técnico do Fla na temporada. O montante é superior ainda ao que Mano recebia na CBF.

- As adversidades não podem tirar o ânimo. No dia em que estivermos bem, vamos querer estar melhor no dia seguinte. No dia em que não estivermos bem, vamos querer melhorar. Não vamos buscar referência fora do clube. A referência do Flamengo é o Flamengo. Basta olhar dentro do clube e tentar reencontrar aquilo que, em determinado momento, ficou pelo caminho - disse Mano Menezes, sem esconder a empolgação com o desafio.
A torcida rubro-negra parece ter gostado da escolha da diretoria por Mano Menezes. Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM, 85% dos cerca de 10 mil votantes aprovaram a contratação. O treinador, que na chegada à Gávea teve seu primeiro contato com os torcedores, agradeceu o apoio, mas não quer ser tratado como salvador da pátria.

Acho que não podemos criar ilusões, porque a frustração é um dos piores sentimentos que o torcedor pode ter"
Mano Menezes

- É ótimo, quando contratado, ter uma aceitação de um nível de torcida do Flamengo. O que precisa vir na sequência nós já sabemos. Repito, mas não podemos nos acomodar com a questão do longo prazo, pois sabemos como pode terminar isso. Você não pode criar a expectativa de que o técnico vai fazer tudo sozinho, porque não vai.
Mano Menezes aproveitou para pedir aos rubro-negros não criarem expectativas em relação a muitas contratações. Ciente de que a diretoria tenta equacionar as finanças do clube, o treinador afirmou que deverão chegar reforços pontuais.

- Reforços não virão em grande número, pois temos limitação. Mas a visão que temos é que, num número reduzido, vamos encontrar jogadores conhecidos e com capacidade técnica indiscutível para vestir a camisa do Flamengo. Não sou do tipo de técnico que condiciona: "Se não chegarem três ou quatro reforços, eu não venho". Não faço isso. Muitas vezes, temos a intenção de fazer uma boa contratação, mas ela não acontece. Acho que não podemos criar ilusões, porque a frustração é um dos piores sentimentos que o torcedor pode ter - explicou Mano.

Demitido da seleção brasileira em novembro do ano passado, Mano Menezes declarou que foi difícil aceitar a decisão da CBF. Por meses evitou aparecer e conceder entrevistas. Agora no Flamengo, mostrou desconforto em se estender no tema, mas não escondeu a dor pela saída.

- Nos primeiros dias é dificil dormir, mas depois passa. Como sou dotado de certa inteligência, as coisas boas a gente faz durar mais tempo, e as ruins faz durar menos tempo. Já passou, já cicatrizou, e o que vem acontecendo depois da minha saída me deixa contente em relação ao trabalho que comecei a construir.

Mano menezes flamengo apresentação (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)Mano Menezes assinou contrato até o fim de 2014 com o Flamengo (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)

* Colaborou Thiago Benevenutte, estagiário.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/06/recomeco-duplo-apos-selecao-mano-chega-para-tocar-o-novo-fla.html

Reviravolta: Santos desiste da contratação de Marcelo Bielsa

Clube emite nota oficial em seu site e comunica fim das negociações com o treinador, sem especificar os motivos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo


O Santos desistiu da contratação do técnico Marcelo Bielsa. Por meio de seu site oficial, o clube emitiu uma nota comunicando a desistência, sem especificar os motivos. A reviravolta na negociação, que tinha um acerto verbal entre as partes durante o fim de semana, se deu no início da tarde desta segunda-feira. Assim, Claudinei Oliveira segue no comando da equipe por tempo indeterminado.

Santos Marcelo Bielsa desistência site oficial (Foto: Reprodução / Site Oficial do Santos)Nota oficial divulgada pelo Peixe: falta de acerto com argentino (Foto: Reprodução / Site Oficial do Santos)

O acordo era dado como certo pela diretoria alvinegra, otimista pelo tom das conversas com Bielsa. Após diminuir as exigências, principalmente em termos financeiros, o argentino deu aval à negociação e era esperado na Vila Belmiro no início desta semana para conhecer a estrutura do Santos, conversar com os dirigentes e assinar contrato até o fim de 2014.

Sem fechar com o nome preferido para o cargo desde a saída de Muricy Ramalho, a diretoria buscará agora opções mais em conta no mercado. Uma das possibilidades é o também argentino Gerardo Martino, que dirige o Newell's Old Boys e tem um acordo para deixar o clube ao final da Copa Libertadores (enfrenta o Atlético-MG na semifinal, nos dias 3 e 10 de julho).

Outra alternativa, até agora não ventilada no clube, é Jorginho. Desempregado desde que deixou o Bahia no início do ano, o ex-jogador rejeitou uma proposta do Náutico porque quer esperar o Santos. Na Vila Belmiro, porém, o nome do treinador - que atuou com a camisa do Peixe no fim carreira, nos anos 90 - não foi cogitado pelos principais cartolas.

Marcelo Bielsa em treino do Athletic Bilbao (Foto: Getty Images)Marcelo Bielsa dirigiu o Athletic Bilbao na Europa e agora está sem clube (Foto: Getty Images)

FONTE:

Para Loffredo, Espanha deveria mudar de apelido: 'De furiosa não tem nada'

Apesar de elogiar a equipe, atual campeã do mundo, comentarista afirma que o time joga de forma tranquila e, por isso, não poderia ser chamado de Fúria

Por SporTV.com Rio de Janeiro



Atual campeã mundial, a Espanha arrancou com vitória na Copa das Confederações: 2 a 1 em cima do Uruguai, na Arena Pernambuco, no Recife. Apesar dos 71% de posse de bola e de ter mostrado qualidades que fazem dela uma das favoritas ao título, o comentarista André Loffredo viu em campo uma seleção que não mereceria o apelido de Fúria. Para ele, o jogo dos espanhóis é tranquilo demais para merecer a denominação (assista ao vídeo).

- Tenho impressão de que, há muito tempo, a Fúria não é a Fúria. Acho que devemos mudar o apelido da Espanha. Ainda não tenho uma sugestão, mas é uma equipe que, de furiosa, não tem nada. É um time administrativo - considerou.

Fabregas, Espanha x Uruguai (Foto: Reuters)Espanha largou com vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai na Copa das Confederações (Foto: Reuters)

Questionado pelo narrador Luiz Carlos Júnior se não poderia considerar então uma "administração furiosa", Loffredo afirmou que não.

- Não é uma administração furiosa, o time não parte para cima com ímpeto, vontade, disposição. Parte para cima na posse de bola, na tranquilidade - avaliou.

O comentarista Lédio Carmona, ao contrário, foi só elogios para a atual campeã do mundo e considerou a Espanha furiosa, brilhante e impecável. O jornalista André Rizek lembrou que os espanhóis nem sempre traduzem a força no placar e considerou o resultado contra o Uruguai previsível, assim como as vitórias de Brasil e Itália nos outros duelos da primeira rodada da Copa das Confederações - Taiti e Nigéria ainda se enfrentam nesta segunda-feira (confira a tabela) .



- Foi muito previsível, não só o jogo da Espanha, mas os três até aqui, com o Brasil ganhando com facilidade do Japão e a Itália do México. A Espanha (vencendo por) 2 a 1 era previsível porque é um time que está acostumado a ter uma posse de bola absurda, jogar um futebol maravilhoso, mas ganhar com placares magros. A Espanha, como todo mundo esperava, vem para ganhar o titulo - disse.

Os espanhóis voltam a campo na próxima quinta-feira, quando encaram o Taiti, no Maracanã. No mesmo dia, Nigéria e Uruguai se enfrentam na Fonte Nova, em Salvador-BA. A segunda rodada abre na quarta, com Brasil x México, em Fortaleza-CE, e Japão x Itália, no Recife-PE.

Assista a outros vídeos do Seleção SporTV

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/selecao-sportv/noticia/2013/06/para-loffredo-espanha-deveria-mudar-de-apelido-de-furiosa-nao-tem-nada.html

Espanhóis se despedem do Recife com cerveja, fast-food e pagode

Após passagem marcante pela capital pernambucana, jogadores festejam vitória sobre Uruguai com música e lanches em hotel

Por GLOBOESPORTE.COM Recife


A passagem da seleção espanhola por Recife foi marcante. Primeiro, para a população, que fez vigília em frente ao hotel e assediou os jogadores desde a chegada, na última quarta-feira. Depois, pela partida na Arena Pernambuco, em que a Fúria venceu o Uruguai com méritos de sobra. E por último, para os próprios espanhóis. Os jogadores aproveitaram bem a estadia, e a saideira teve direito até a pagode.

Antes mesmo de os jogadores retornarem ao hotel em que estão hospedados no Recife após a vitória sobre o Uruguai, algumas pessoas com instrumentos musicais já preparavam a recepção. Logo depois, a delegação mal desceu do ônibus e já era possível ouvir a batucada de longe.

Jogadores da Espanha comemoram vitória no Recife (Foto: Globoesporte.com)Jogadores da Espanha comemoram vitória no Recife com pagode, cerveja e fast-food (Globoesporte.com)

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM conseguiu acesso à cobertura de um prédio vizinho e pôde ver jogadores como o meia Iniesta e o goleiro Pepe Reina em ritmo de descontração, rindo bastante. Ao som de pagode, a delegação se fartava com sanduíches de uma grande rede de fast-food e cervejas.

Jogadores da Espanha comemoram vitória no Recife (Foto: Globoesporte.com)Espanhóis percebem que estão sendo observados
(Foto: Globoesporte.com)

No entanto, alguns jogadores olharam para o alto e perceberam a presença da reportagem. Rapidamente, alguns garçons e seguranças do hotel agiram e colocaram vários guarda-sóis para impedir que imagens fossem feitas.

Já era segunda-feira, e a festança continuou madrugada adentro. Nesta manhã, a Espanha embarca rumo ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Taiti, às 16h da próxima quinta-feira, no Maracanã. Com toda a festa feita no Recife, é possível cravar: os espanhóis já estão mais que adaptados ao Brasil.

Guarda-sóis tentam esconder festa da Espanha (Foto: Globoesporte.com)Guarda-sóis tentam esconder a festa dos espanhóis (Foto: Globoesporte.com)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/espanha/noticia/2013/06/espanhois-se-despedem-do-recife-com-cerveja-fast-food-e-pagode.html

Falhas na mobilidade urbana fazem torcida enfrentar calvário até Arena

Quem optou pelo transporte público passou sufoco com filas, falta de informações e tumultos para assistir ao jogo entre Espanha e Uruguai

Por Elton de Castro Recife


Arena Pernambuco - metrô lotado (Foto: Elton de Castro / Globoesporte.com)Repórter enfrenta metrô lotado para chegar à
Arena (Foto: Elton de Castro / Globoesporte.com)

O jogo era especial. Frente a frente, craques como Iniesta e Cavani fizeram mais de 40 mil pessoas lotar a Arena Pernambuco no último domingo, para acompanhar o duelo entre as campeãs mundiais, Espanha e Uruguai, vencido pelos europeus, por 2 a 1. Mas nem mesmo todo o encanto causado pela magia da Celeste e pelo envolvente futebol da Fúria foi capaz de neutralizar a revolta dos torcedores com o sistema de transporte público do Recife. Durante todo o caminho, falta de informação para os turistas, filas quilométricas, tumultos e uma certeza: a capital pernambucana está longe de resolver as falhas na mobilidade urbana. Problema que chegou a ser criticado pela seleção uruguaia durante a semana.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM viveu um dia de torcedor para mostrar as dificuldades vividas pelas pessoas, que optaram pelo sistema público de transporte, como foi recomendado pelos governantes. A aventura - ou calvário - teve início no Aeroporto Internacional dos Guararapes, um trajeto de 19 quilômetros até a arena. Lá, um posto de informação foi montado para auxiliar os turistas que desembarcavam pelo terminal sul. No entanto, a simpatia dos funcionários não foi suficiente para que os uruguaios Jorge Fontes e Adrián Fontes descobrissem onde ficava a estação de metrô, que ficava a cerca de dois quilômetros de distância.

Arena Pernambuco - estação lotada (Foto: Elton de Castro / Globoesporte.com)Torcedores enfrentam estação lotada para chegar à Arena Pernambuco de metrô (Foto: Elton de Castro / Globoesporte.com)

- As informações não existem. Tive que atravessar uma avenida e entrar em uma rua, mesmo sem conhecer nada. Não tem uma placa informando e nem ajuda para chegar até lá - disse, Jorge Fontes, ressaltando que tinha acabado de chegar ao Recife.

O problema encontrado pelo uruguaio foi compartilhado por vários turistas, que transitavam pela rua sem direcionamento. Na Estação Aeroporto, o problema da informação persistiu, mas os 24 trens disponibilizados durante o dia deram conta do recado e deixaram o tempo de espera em cerca de cinco minutos. Melhor para Carlos Andrade, que veio de João Pessoa-PB e subiu no trem na estação do shopping.

- Deixei meu carro no estacionamento e o vi shopping e vim pegar o metrô. Perdi o primeiro, mas o segundo passou com cinco minutos de diferença. Se for assim até lá, será ótimo.

A esperança de Carlos foi interrompida após três estações. Quando o metrô chegou a Joana Bezerra, o que obrigaria uma mudança de trem, o primeiro tumulto aconteceu. Sem muita fiscalização - nem sinalização - várias pessoas tentavam entrar sem pagar, benefício dado para quem tinha o ingresso do jogo. Na área de embarque, mais problemas. Apesar do pouco tempo de espera, alguns torcedores ainda não sabiam da proibição de alguns objetos. Situação solucionada por um simpático voluntário, que sugeriu o Terminal Integrado de Passageiro (TIP) como opção para guardar os pertences de quem necessitasse.

Mas o local dos pertences foi o menor dos problemas para chegar até a Arena Pernambuco. Bastou o metrô entrar na estação Cosme Damião, tida como um dos legados do evento, que custou cerca de R$ 19 milhões, para que o pânico fosse instaurado. Com o grande fluxo de trens e a pouca capacidade do local, pessimamente projetado, as pessoas se aglomeravam na área de embarque, que não dispunha de nenhuma proteção. Situação que fazia com que os torcedores corressem o risco de cair nos trilhos.

O que era ruim ficou ainda pior quando outro trem chegou ao local - o terceiro em 10 minutos. Quem desembarcou não conseguiu sair da plataforma porque os 65 ônibus disponibilizados pela organização local não foram suficientes para deixar os passageiros no estádio. Um guarda, bastante tenso, da Companhia Brasileira de Transporte Urbanos (CBTU) tentava - sem muito sucesso - orientar os torcedores. Irritados, muitos começaram a vaiar. Houve empurra-empurra e confusão.

Arena Pernambuco - muvuca na porta do ônibus (Foto: Elton de Castro / Globoesporte.com)Situação dos ônibus não foi diferente da do metrô (Foto: Elton de Castro / Globoesporte.com)

O desespero foi ainda maior na escada que dava acesso aos ônibus. Bastante estreito, o local chega a ser claustrofóbico. Deficientes e gestantes até dispunham de um elevador, mas para alcançá-lo era necessário enfrentar a multidão. Livre da escada foi a vez de entrar no ônibus que levaria até a Arena Pernambuco. Na fila de embarque, mais problemas. Sem organização, a população começou a tentar entrar nos veículos de qualquer forma. Cenário que fez com que a espanhola Ana Botella lamentasse a ida ao estádio.

- Não temos informações, não tem organização e isso é muito triste. Vim para torcer pela Espanha, mas a chegada ao estádio foi traumática.

Após entrar no ônibus, a sensação de estar dentro de uma lata de sardinha foi inevitável. Os 2,2 quilômetros até a Arena Pernambuco foram feitos com cerca de 200 pessoas em um veículo que tem capacidade para 50.

Após duas horas e dez minutos de “via-crúcis” e mais dois quilômetros de caminhada, a Arena Pernambuco surgiu no horizonte. Mas a vista do estádio, que é bastante bonito, não foi suficiente para acalmar os ânimos do uruguaio Carlos Montoya.

- Terrível. Tudo hoje foi terrível. Muito perigoso a chegada até aqui. Tinha comprado o jogo contra o Taiti, mas não virei.

Vista geral da Arena Pernambuco (Foto: Elton de Castro / Globoesporte.com)Vista geral da Arena Pernambuco lotada de torcedores (Foto: Elton de Castro / Globoesporte.com)

Transtornos também na volta para casa

A ida ao estádio não foi o pior percurso que os torcedores tiveram que fazer no último domingo. Na volta para casa, uma enorme confusão se formou na fila que dava acesso aos ônibus responsáveis por levar a população até o metrô. O tumulto chegou a derrubar as grades que serviam para fazer o traçado dos pedestres e teve que ser contido pela polícia. Mas a confusão continuou na estação Cosme e Damião. Muito mais apertado do que no trajeto de ida, o local foi palco para empurra-empurra entre os torcedores e muita discussão.

O dia de torcedor na Arena Pernambuco deixou evidente que Pernambuco terá um árduo trabalho para solucionar o problema da mobilidade urbana até 2014, quando será uma das sedes da Copa do Mundo da Fifa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/falhas-na-mobilidade-urbana-fazem-torcida-enfrentar-calvario-ate-arena.html

Patinhos feios em festa de gala, Taiti e Nigéria duelam no Mineirão

Campeões da África e da Oceania têm os elencos mais modestos da Copa das Confederações, mas 'Águias' são bem superiores no papel

Por Juliano Costa Belo Horizone, MG


Nigéria e Taiti, às 16h de um dia útil, em Belo Horizonte. O duelo menos badalado desta estrelada Copa das Confederações, nesta segunda-feira, no Mineirão, reúne um campeão africano com um único representante em time de elite (o volante Obi Mikel, do Chelsea) contra uma equipe amadora, que tem apenas um profissional (o atacante Marama Vahirua, do Panthrakikos, da Grécia). Só 17.210 ingressos foram vendidos antecipadamente, menor número da competição. O SporTV e o GloboEsporte.com transmitem a partida ao vivo.

Numa Copa das Confederações com estrelas como Neymar, Iniesta, Suárez, Balotelli, Chicharito e Kagawa, os times de Nigéria e Taiti pintam como os “primos pobres”. São as duas seleções de menor valor no torneio, de acordo com levantamento feito pela Pluri Consultoria. Neymar, sozinho, tem valor de mercado estimado em R$ 191,4 milhões, mais do que o time inteiro da Nigéria (R$ 188,9 milhões). A comparação com o Taiti é ainda mais cruel. O elenco completo desta pequena nação da Oceania é avaliado em R$ 7 milhões – o brasileiro mais “barato” no grupo de Felipão é o goleiro Jefferson, cotado em R$ 11,8 milhões.

Obi Mikel treino Nigéria (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Obi Mikel treina no Mineirão: mais conhecido entre os nigerianos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nesse jogo de cifras modestas, Mikel desponta como estrela solitária. Avaliado em R$ 68,4 milhões, é mais caro do que jogadores brasileiros como Dante, Luiz Gustavo, Paulinho e Bernard. Responsável por “carregar o piano” no meio-campo cheio de craques do Chelsea, o volante foi inscrito com a camisa 10 na Copa das Confederações. Será, disparado, o rosto mais familiar à torcida mineira em campo.

Atual campeã africana, a Nigéria já não tem, há tempos, um grupo de jogadores famosos, como Kanu, Okocha e Oba-Oba Martins. O time foi todo reformulado, e ainda corre risco de ser eliminado pela seleção do Malaui nas eliminatórias para a Copa de 2014. No elenco que chegou ao Brasil apenas na madrugada deste domingo, por causa do protesto dos jogadores devido a acerto de premiação no torneio classificatório para o Mundial, oito atuam em seu próprio país, cinco em times do segundo escalão europeu (CSKA Moscou, Dínamo de Kiev, Werder Bremen, Celtic e Sporting Braga) e os demais em equipes de lugares como Chipre, Israel e Noruega, ou de divisões inferiores à elite de Alemanha, Itália e Portugal. Segundo o técnico Stephen Keshi, foi uma opção dele trazer jogadores mais jovens ao Brasil. Mikel é mesmo o único mais conhecido.
Disparidade no ranking

Marama Vahirua treino taiti (Foto: Marcos Ribolli)Marama Vahirua no treino Taiti: único profissional
da seleção da Oceania (Foto: Marcos Ribolli)

Ainda assim, qualquer resultado que não seja uma vitória confortável dos nigerianos será considerado zebra. A Nigéria é a 31ª no ranking da Fifa, 107 posições à frente do Taiti, que chega ao Brasil credenciado por ser o atual campeão da Oceania, em sua primeira participação em um torneio oficial fora de seu próprio continente. A equipe foi campeã batendo a Nova Caledônia na decisão. E a Austrália? Cansada do nível fraco de seus vizinhos, a equipe da terra dos cangurus decidiu, desde as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, filiar-se à Federação Asiática. Já a Nova Zelândia, outro país da região com um pouco mais de tradição no futebol mundial, foi eliminada pela Nova Caledônia nas semifinais da Copa da Oceania.

Assim, o Taiti chegou ao Brasil. Com camisas floridas, colares de concha, papete (calçado típico da região) e uma única pretensão: perder com o mínimo de gols possível. Vale lembrar que a maior goleada da história da Copa das Confederações foi um 6 a 0 do Brasil sobre a Austrália, na final do torneio de 1997. E Espanha e Uruguai ainda cruzarão o caminho dos taitianos, que andaram perdendo até para o time das Ilhas Salomão nas eliminatórias para a Copa de 2014.
Vamos tentar aprender para que possamos melhorar o nosso futebol em 10 ou 15 anos"
Eddy Etaeta, técnico do Taiti

– Somos realistas. Vamos competir contra Nigéria, Espanha e Uruguai. E sabemos que há um grande hiato entre o futebol de altíssimo nível que estas seleções podem fazer e o nosso. Vamos tentar aprender para que possamos melhorar o nosso futebol em 10 ou 15 anos – disse o técnico Eddy Etaeta, que comanda um caminhoneiro e um contador, dentre outros amadores, na seleção do Taiti.
– Não estou dizendo que jogaremos de igual para igual com a Nigéria. Não é provável. Mas mentalmente digo que estamos prontos. Vamos lutar como leões e tentar representar nosso país da melhor medida possível – emendou Vahirua.
Stephen Keshi, técnico da Nigéria, repetiu três vezes em entrevista coletiva na véspera do jogo que “respeita o Taiti” e que “não existe time fraco numa competição como a Copa das Confederações”. Ele admitiu, porém, que conhece “pouco ou quase nada” sobre o adversário.

- Vamos nos preparar para o Taiti como vamos nos preparar para pegar a Espanha, o Uruguai e seja lá quem for o nosso adversário – disse Keshi.

Stephen Keshi coletiva Nigéria (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Stephen Keshi, técnico da Nigéria, prega respeito ao Taiti (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Curiosidade

O Taiti já jogou um torneio de base importante: o Mundial Sub-20 de 2009, no Egito. Na ocasião, os taitianos perderam para os próprios nigerianos. Cinco jogadores do Taiti estiveram em campo naquela partida: Teheivarii Ludivion, Heimano Bourebare, Steevey Chonh Hue e os irmãos Alvin e Lorenzo Tehau. Da Nigéria, nenhum.

Local: Mineirão, 16h (Brasília)
Árbitro: Joel Aguilar, El Salvador


Taiti: Xavier Samin (Mikaël Roche); Vincent Simon, Tamatoa Wagemann, Jonathan Tehau, Teheivarii Ludivion e Edson Lamaire; Lorenzo Tehau, Henri Caroine, Steevy Chong-Hue e Marama Vahirua; Alvin Tehau. Técnico Eddy Etaeta.

Nigéria: Vincent Enyeama; Efe Ambrose, Godfrey Oboabona, Kenneth Omeruo e Uwa Echiejile; John Ogu, Obi Mikel e Sunday Mba; Anthony Ujah, Ahmed Musa e Nhamdi Oduamadi; Técnico Stephen Keshi.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/patinhos-feios-em-festa-de-gala-taiti-e-nigeria-duelam-no-mineirao.html