sábado, 15 de junho de 2013

Roger Federer perde primeiro set, se recupera e vai à final no ATP de Halle

Suíço supera o dono da casa, o alemão Tommy Haas, e encara na decisão o russo Mikhail Youzhny, que derrubou o francês e favorito Richar Gasquet

Por GLOBOESPORTE.COM Halle, Alemanha


O ensaio para o Grand Slam de Wimbledon, que começa no próximo dia 24, está quase perfeito. Neste sábado, o número três do mundo Roger Federer derrubou o dono da casa Tommy Haas, por 2 sets a 1, com um 3/6, 6/3 e 6/4, em uma hora e 38 minutos, e avançou à final do ATP de Halle, na Alemanha. Com um tênis agressivo, Haas venceu o primeiro set, mas depois não conseguiu superar a categoria do suíço e levou a virada. Na final, neste domingo, às 9h (de Brasília), Federer o russo Mikhail Youzhny, que venceu o francês Richard Gasquet.

Roger Federer tênis contra Tommy Haas ATP de Halle (Foto: AP)Roger Federer perdeu o primeiro set, mas conseguiu voltar ao jogo e venceu a partida(Foto: AP)
Federer perde primeiro set, mas se recupera

O duelo entre Roger Federer e Tommy Haas começou equilibrado. E apesar do trabalho para manter o saque, o número três e o 11º colocado no ranking da ATP conseguiram confirmar seus serviços. No sexto game do jogo, porém, Federer falhou, cometeu erros que não costuma oferecer aos rivais na grama e teve seu serviço quebrado por Haas, que abriu 4 a 2. Depois, bastou ao alemão confirmar seus dois saques e fechar o primeiro set em 6/3.

No segundo set, Federer "resolveu" entrar no jogo. E logo abriu 3 a 0 em cima de Tommy Haas, quebrando o serviço do alemão. Atordoado, Haas ainda confirmou seus dois saques seguintes, mas não teve forças para buscar o set, vencido facilmente por Federer por novo 6/3, empatando o jogo.

No terceiro e decisivo set, Federer mais uma vez quebrou o serviço do alemão no começo. Logo no game 3, o número três do mundo abriu 2 a 1 e sacou para confirmar o saque e encaminhar a vitória. Daí em diante, Haas e Federer confirmaram seus serviços, e o suíço venceu por 6/4, avançando para a decisão.


Roger Federer tênis contra Tommy Haas ATP de Halle (Foto: AP)Finalista terá pela frente Richard Gasquet ou Mikhail Youzhny (Foto: AP)

FONTE:

Murray mantém superioridade contra Tsonga e avança à final em Queen's

Número 2 do mundo confirma retrospecto favorável com sétima vitória consecutiva sobre francês e enfrenta Marin Cilic na decisão do ATP 250

Por GLOBOESPORTE.COM Londres


Com dores nas costas, Andy Murray chegou a colocar em dúvida a participação no ATP 250 de Queen's, em Londres. Mas o número 2 do mundo provou sua capacidade para superar os contratempos e já garantiu presença na final da competição. De virada, o escocês derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga neste sábado, por 2 sets a 1 e parciais de 4/6, 6/3 e 6/2. No outro duelo da rodada, o croata Marin Cilic, atual campeão do torneio, bateu o australiano Lleyton Hewitt, também por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/2).

Diante da chuva incessante que provocou atrasos no centenário Queen's Club, Murray confirmou o retrospecto positivo nos confrontos contra Tsonga, apesar das dificuldades para se sobressair no primeiro set da partida. A última derrota do britânico diante do número 7 do ranking mundial data de 2008, no Australian Open. Com um notável poder de recuperação no saque, o campeão olímpico de Londres 2012 virou o jogo e pôde dar sequência ao retrospecto amplamente favorável, com o sétimo triunfo consecutivo. 

- Eu voltei bem melhor no segundo set. Tsonga teve algumas chances, mas consegui fazer uma série de bons saques. Depois da pausa, joguei muito melhor. O jogo contra Cilic vai ser difícil. Ele atua muito bem aqui e venceu nove partidas seguidas. Derrotou alguns dos melhores jogadores de grama esta semana - avaliou Murray.

tenis - Andy Murray, queens (Foto: Getty Images) Andy Murray se recuperou após perder primeiro set e venceu Tsonga em Queens (Foto: Getty Images)

Ainda em recuperação das dores que forçaram sua ausência em Roland Garros, Murray se apressa para retomar a plena forma a tempo de estrear em Wimbledon, no final deste mês, em condições para brigar pelo título. Para fechar com louvor sua participação em Queen's, o número 2 do mundo precisará bater o atual detentor do título na competição, Cilic. O croata, que atualmente aparece na 12ª posição do ranking mundial, quer conquistar o bicampeonato para melhorar sua situação entre os melhores.

A situação de Murray diante de Cilic também é confortável. Em nove confrontos no circuito da ATP, o britânico perdeu para o croata apenas uma vez, no US Open de 2009. Aos 26 anos e no auge da carreira, Murray já acumula dois títulos em Queen’s, nas edições de 2009 e 2011. O duelo decisivo contra Cilic, no domingo, deve começar às 12h (8h de Brasília), por causa da previsão de mais chuva no final da tarde em Londres.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/murray-mantem-superioridade-contra-tsonga-e-avanca-final-em-queens.html

Tetracampeã europeia de judô morre em 'circunstâncias trágicas' na Rússia

Yelena Ivashchenko, de 28 anos, teria cometido suicídio ao se jogar da janela do 15º andar de um prédio em Tiumen, na Sibéria. FIJ lamenta morte da atleta

Por GLOBOESPORTE.COM Tyumen, Rússia


Judô - Yelena Ivashchenko (Foto: Divulgação/Federação Internacional de Judô)Yelena Ivashchenko é encontrada morta na Sibéria,
aos 28 anos de idade (Foto: Divulgação/FIJ)

As Federações Internacional e Russa de judô informaram na manhã deste sábado a morte "em circunstâncias trágicas" da tetracampeã europeia (2007/2009/2011/2012) Yelena Ivashchenko. De acordo com informações de agências de notícias e sites locais, a judoca de apenas 28 anos teria cometido suicídio ao se jogar da janela do 15º andar de um prédio em Tyumen, na Sibéria.

O corpo da atleta foi encontrado perto de um edifício residencial em Tyumen, assim como seu passaporte e um bilhete de suicídio, segundo comunicado de um comitê investigativo da cidade.
Nascida na cidade de Omsk, perto da fronteira da Rússia com o Cazaquistão, Ivashchenko também tinha em seu currículo uma medalha de prata (2008) e duas de bronze (2007 e 2011) em Campeonatos Mundiais. Ela também representou a Rússia nas Olimpíadas de Londres, no ano passado, na categoria pesado (+78kg) - a mesma da brasileira Maria Suelen Altheman, quinta colocada nos Jogos.

- Suas vitórias permanecerão gravadas para sempre na história, e Lena viverá sempre na memória de todos que a conheceram - disse o comunicado da federação russa de judô.

A federação Internacional de Judô (FIJ) também expressou condolências à família e aos amigos da judoca, assim como à "família do judô da Rússia".

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/judo/noticia/2013/06/tetracampea-europeia-de-judo-morre-em-circunstancias-tragicas-na-russia.html

Curtinha: 'Bruna Marquezine' volta ao Mané Garrincha nos braços da torcida

Assim como em evento-teste no Brasileirão, torcedor leva foto gigante da namorada de Neymar para abertura da Copa das Confederações

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília


Bruna Marquezine voltou ao Estádio Mané Garrincha neste domingo. Pelo menos, sua versão em papel. Assim como no jogo entre Flamengo e Santos, pela primeira rodada do Brasileirão, um torcedor levou uma foto gigante da namorada de Neymar para o duelo entre a Seleção e o Japão, na abertura da Copa das Confederações, em Brasília.

A imagem reproduz uma foto de Marquezine na novela "Salve Jorge", na qual interpretou a Lurdinha. Além da versão em papel, a própria Bruna compareceu ao Mané Garrincha no empate entre Santos e Flamengo, que marcou a despedida de Neymar do clube paulista. Em seguida, o craque viajou para a Espanha e levou a namorada na apresentação ao Barcelona.

torcida Brasil cartaz bruna marquezine (Foto: AFP)Torcedor exibe foto gigante de Bruna Marquezine no Mané Garrincha (Foto: AFP)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/bruna-marquezine-volta-ao-mane-garrincha-nos-bracos-da-torcida.html

De longe, Del Bosque se impressiona com Neymar: ‘Foi um golaço, né?’

Técnico diz que assistiu ao primeiro tempo da vitória do Brasil sobre o Japão, o suficiente para ver a pintura do craque do Barcelona: ‘Estávamos ansiosos’

Por Alexandre Alliatti, Elton de Castro e Victor Canedo Recife



A logística de deslocamentos, treino e entrevista coletiva impediu Vicente del Bosque de acompanhar a abertura da Copa das Confederações como gostaria. Mesmo assim, o técnico da Espanha arrumou um tempo para conferir os primeiros 45 minutos da vitória do Brasil sobre o Japão, por 3 a 0, neste sábado, em Brasília. Do Recife, onde a Fúria enfrentará o Uruguai, no domingo, ele não viu os gols de Paulinho e Jô, no segundo tempo, mas se impressionou com o que acompanhou de Neymar na telinha.

- Foi um golaço, né? – disse, referindo-se à pintura do craque do Barcelona logo aos três minutos de jogo.


Em seguida, Del Bosque teceu breve análise sobre o que pôde reparar na seleção de Luiz Felipe Scolari, um possível adversário para as fases finais do torneio.

Vicente del Bosque treino Espanha Copa das Confederações (Foto: Edgard Maciel)Vicente del Bosque brinca com a bola durante treino da Espanha no Recife (Foto: Edgard Maciel)

- Na verdade o Brasil não poderia ter tido melhor começo nesta Copa das Confederações. Muitos de nós estávamos ansiosos com Neymar e o Brasil, e depois veio o ponto de equilíbrio porque o Japão não se entregou com facilidade, trabalhou com disciplina. Na verdade, foi um jogo duro – encerrou.

A Espanha de Del Bosque e o Uruguai de Óscar Tabárez se enfrentarão a partir das 19h (de Brasília) deste domingo, na Arena Pernambuco, em jogo que abrirá o Grupo B da Copa das Confederações. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, GLOBOESPORTE.COM e

SporTV.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/espanha/noticia/2013/06/de-longe-del-bosque-se-impressiona-com-neymar-foi-um-golaco-ne.html

Felipão celebra estreia e atuação de Neymar: 'Ele faz a diferença'

Treinador também destacou as peças de reposição da Seleção

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília



O roteiro da estreia do Brasil na Copa das Confederações não poderia ser melhor. Vitória confortável sobre o Japão, estádio lotado e aplausos no final da partida. Além de tudo isso, o técnico Luiz Felipe Scolari ainda assistiu à redenção de Neymar, que não marcava gols há nove partidas. O reforço do Barcelona abriu o placar neste sábado, no Mané Garrincha, em Brasília, com um golaço. Paulinho e Jô completaram o placar de 3 a 0.

- Eu já disse. O Neymar é o mesmo de sempre. Um ou outro jogo ele pode não estar tão bem, mas num geral, ele é um craque. Ele faz a diferença e vai fazer sempre - disse.

O técnico da Seleção também celebrou o crescimento do equipe, que agora vem de duas vitórias seguidas pelo mesmo placar. Fez 3 a 0 na França, em amistoso na Arena do Grêmio, e repetiu o feito na estreia da Copa das Confederações.

- Nós sentimos que a gente vai encontrando uma maneira de jogar, com peças de reposição que entram e ajudam muito. Agora são detalhes que precisam ser ajustados, mas com o tempo isso melhora.


Felipão jogo Brasil contra Japão (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)Felipão no jogo contra o Japão (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)
   
FONTE^:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/felipao-celebra-estreia-e-atuacao-de-neymar-ele-faz-diferenca.html

Santos costura acordo com Bielsa e aguarda treinador para assinar

Argentino cede nas negociações, aceita condições do Peixe e deve chegar à Vila Belmiro no início da próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo


marcelo bielsa atlético de bilbao (Foto: Agência Getty Images)Bielsa reduz pedidos, entra em acordo com o Peixe e
é aguardado na Vila (Foto: Agência Getty Images)

O Santos não só retomou as negociações com o técnico Marcelo Bielsa, como também avançou nas conversas neste sábado. Após idas e vindas, com desistência e reviravolta, o argentino reduziu suas exigências e as partes chegaram a um acordo verbal. O contrato, válido até o fim de 2014, será assinado depois de o treinador ir até a Baixada Santista e conhecer o clube pessoalmente, condição fundamental e exigida pelo comandante. Sua visita é esperada para o início da próxima semana, entre segunda e terça-feira. Até esse momento, dirigentes do Peixe recomendam cautela com a contratação, temendo exigências de última hora que ainda possam trazer novos capítulos para a novela.

Bielsa aceitou voltar atrás em quase todas as suas pedidas. Abriu mão de carro e casa pagos pelo clube para ele e seus assistentes, diminuiu a pedida salarial, que inicialmente era de R$ 11 milhões anuais livres de impostos, e entrou em acordo para reduzir o valor da multa rescisória. Por outro lado, o Peixe concordou com o pagamento em dólar, mas usando câmbio variável. O treinador queria fixar a conversão pelo valor atual (R$ 2,14) - uma das cotações mais altas dos úlimos meses. O Alvinegro pagará 20% do valor total do contrato neste ano e os 80% restantes na próxima temporada. Seus vencimentos serão praticamente iguais aos de Muricy Ramalho, demitido há duas semanas. O pacote acertado inclui toda a comissão técnica, e o próprio Bielsa decidirá quantos auxiliares terá.

Pelo acordo, Bielsa começará a trabalhar imediatamente, mas é possível que inicie fora do banco de reservas, como um diretor técnico. Ele seria responsável pela avaliação do elenco profissional e do sub-20. Além disso, lideraria uma garimpagem detalhada dos jogos das séries A e B do mercado sul-americano (estima-se que a equipe dele irá acompanhar uma média de 10 jogos por dia). O planejamento é ter o elenco com 25 jogadores definidos para 2014 já no dia 10 de dezembro deste ano. O clube defende que não se trata da simples contratação de um treinador, mas um projeto mais amplo de formação de jogadores. Justamente por isso, os dirigentes entendem que Bielsa precisará de tempo para mostrar resultados. Assim, o argentino não será cobrado por vitórias imediatamente. Pelo menos não pelos diretores.

Com Bielsa iniciando o trabalho no banco de reservas agora ou em 2014, Claudinei Oliveira, técnico do sub-20 que vem dirigindo a equipe interinamente, seguirá na comissão técnica.

As negociações com o argentino, que começaram no dia 1º de junho, passaram pela viagem de Pedro Luiz Conceição até a Espanha (Bielsa dirigia o Athletic de Bibao), além das conversas do técnico com o vice-presidente Odílio Rodrigues, estão bem perto de um desfecho. Depois de considerar as conversas encerradas e até cogitar o plano B Gerardo Martino, do Newell's Old Boys, o Santos parece, enfim, estar próximo de ter um novo comandante.

* Colaboraram Adilson Barros, Cássio Barco, Fernando Prandi e Marcelo Hazan

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/06/santos-costura-acordo-com-bielsa-e-aguarda-treinador-para-assinar.html

Teste para 2014: Mané Garrincha sofre com protestos, bares e assentos

Abertura da Copa das Confederações em Brasília expõe problemas de organização e pontos a melhorar para a Copa do Mundo

Por Fabrício Marques Brasília


Header_TESTE-PARA-2014 (Foto: Infoesporte)
Protesto Brasilia Mané Garrincha (Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)Protesto no entorno do Mané Garrincha
(Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)

Bombas de efeito moral, tiros com bala de borracha e muita correria. Em alguns momentos, o entorno do Estádio Mané Garrincha se transformou em um verdadeiro campo de batalha neste sábado, pouco antes da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Japão, pela abertura da Copa das Confederações, em Brasília. Dentro do estádio, problemas que já tinham acontecido nos eventos-teste realizados voltaram a atormentar os torcedores, como cadeiras inexistentes, longas filas nos bares e falta de alimentos. Problemas de organização que terão um ano para serem resolvidos e não prejudicar a Copa do Mundo de 2014.

Seguindo a onda de protestos que tomou conta de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro nas últimas semanas, estudantes de Brasília organizaram uma grande movimentação para este sábado. No início, o protesto foi pacífico e controlado pela polícia. No entanto, quando os portões do estádio foram abertos, por volta de 12h, os manifestantes conseguiram se aproximar dos locais de entrada dos torcedores. A princípio, as forças de segurança apenas cercaram os protestantes, mas depois de cerca de uma hora de tensão, reagiram com bombas de efeito moral e balas de borracha, gerando grande correria entre torcedores que aguardavam para entrar no estádio.

- Estava na fila com minha esposa e meu filho quando começou a correria. Carros passando, cavalos correndo em nossa direção. Ficamos muito assustados. Acho que todos têm o direito de protestar, até concordo com algumas das reivindicações. Mas tem que ter mais consciência dos manifestantes e da polícia porque tem muita gente que não tem nada com a história em perigo - afirmou o servidor público Alan Kennedy.

problemas no Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Bares apresentam filas longas, mas comida acaba antes de a bola rolar (Foto: Fabrício Marques)

Após os problemas na entrada, os torcedores ainda encontraram outras dificuldades dentro do estádio. A principal delas, a demora nas filas e a falta de produtos nos bares. Antes mesmo do início do jogo, alguns já estavam sem comida e bebida. Os organizadores tentaram repor, mas não foi suficiente e houve muita reclamação.

- As máquinas de passar o cartão não funcionam. Há poucos atendentes. Falta comida. A bebida, quando tem, está quente. Muito mal organizado - protestou o torcedor Ramon Aquino.
Muitos torcedores também sofreram com cadeiras inexistentes. No setor 407, o servidor federal Luiz Gustavo Duarte comprou o ingresso para o assento 38 da fileira T. No entanto, só havia até o número 37.

- Acho um absurdo. Procuramos o pessoal da Fifa e nos ofereceram sentar em outro setor, atrás do gol. Ia ficar longe da família e em um lugar pior. Preferi sentar no degrau da arquibancada mesmo - reclamou o torcedor, acompanhado de vários outros que sofreram com o mesmo problema.

problemas no Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Torcedores exibem ingressos: sem cadeira, escada virou assento (Foto: Fabrício Marques)

Outra reclamação frequente entre os torcedores foi sobre a divisão do mapa de assentos do estádio. Um grupo que comprou ingressos da categoria 1, a mais cara (R$ 266), acabou sentando na última fileira do estádio.

- É uma vergonha. Não deram um mapa para escolhermos os assentos. Compramos pensando que ficaríamos mais perto do campo e acabamos sentando na última fila. Isso não pode acontecer - protestou o médico Lázaro Miranda, de 63 anos.

- Foi legal. O estádio é bonito e o Brasil venceu. Mas ainda tem muito o que melhorar. Faltou sinalização e orientação na entrada e dentro do estádio. As filas dos bares estavam impossíveis. Com certeza, vão precisar rever estas coisas para a Copa do Mundo do ano que vem - avaliou ao fim do jogo o torcedor Rodrigo Ferreira.

problemas no Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Torcedores reclamam de lugares no alto apesar de terem comprado ingressos caros (Foto:Fabrício Marques)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/teste-para-2014-mane-garrincha-sofre-com-protestos-bares-e-assentos.html

Seleção encontra ‘antídoto’ contra vaias e derrota o Japão na estreia



Com gols relâmpagos de Neymar e Paulinho e um de Jô no final, Brasil estreia com vitória na Copa das Confederações. Camisa 10 encerra jejum

 A CRÔNICA

por Leandro Canônico

A seleção brasileira parece ter encontrado o antídoto certo contra as vaias: rapidez. Depois de ser vaiada na maioria dos jogos que fez em solo brasileiro nos últimos tempos, havia uma preocupação de Felipão para a estreia na Copa das Confederações, em Brasília, neste sábado. Mas com dois gols relâmpagos, um no começo do primeiro tempo e outro logo no início da etapa final, a Seleção venceu o Japão por 3 a 0, completando o placar nos acréscimos, e começou bem a disputa pelo tetracampeonato do torneio.

Os primeiros gols do triunfo verde e amarelo, coincidentemente, saíram dos pés dos dois principais jogadores do futebol brasileiro na atualidade. Recém-negociado com o Barcelona, Neymar fez um golaço aos três minutos de jogo, acabando com um jejum de nove partidas sem marcar. Na mira do futebol europeu, o volante corintiano manteve seu faro de goleador e ampliou aos dois do segundo tempo. O terceiro saiu dos pés de , convocado às pressas para o lugar do cortado Damião. A fragilidade do Japão, pouco combativo, facilitou para o time de Felipão.
Mais solto do que nas outras partidas, Neymar conseguiu “brincar” mais de jogar bola. Mas ainda falta ao craque uma atuação igual diante de um adversário mais forte, muito embora o Japão, além do Brasil, seja a única seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014. No mais, o de sempre. Boa atuação de Fred, disposição de Hulk e gritos por Lucas, definitivamente o maior xodó da torcida verde e amarela.

Neymar comemoração gol Brasil Japão (Foto: Reuters)Neymar festeja seu gol, logo no início da partida (Foto: Reuters)

A seleção brasileira volta a campo pela Copa das Confederações na próxima quarta-feira, às 16h, contra o México, no estádio Castelão, em Fortaleza. A terceira e última partida da primeira fase será dia 22, contra a Itália, em Salvador. Os duelos terão transmissão ao vivo da TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM.

Golaço põe fim a jejum de Neymar

Abraçados, os jogadores da seleção brasileira ouviram atentamente o hino nacional, entoado em coro também pela torcida. Alguns acompanharam, outros estavam com os olhos marejados, caso de Julio César, ou fechados, como Thiago Silva. Mas quem mais chamou a atenção foi Neymar, pelo semblante sério, carrancudo.

Fred, Julio Cesar e Thiago Silva, Brasil x Japão (Foto: Getty Images)Abraçado a Fred e Thiago Silva, Julio César se emociona durante o hino brasileiro (Foto: Getty Images)

A seriedade, porém, não tinha nada a ver com braveza. Mas sim com concentração. Algo que Neymar precisava para encerrar o jejum de nove jogos sem balançar as redes. E a incômoda sequência acabou com apenas três minutos de bola rolando na Copa das Confederações – recorde em uma abertura do torneio.

Marcelo deu belo lançamento para Fred. O atacante tentou matar no peito e acabou ajeitando para Neymar bater de primeira e ver a Cafusa, a bola da competição, entrar no ângulo esquerdo de Kawashima. Golaço! Do banco de reservas, o técnico Felipão, o maior protetor do jogador do Barcelona nas últimas semanas, comemorou: “Tá lá!”.

Comemoração do Brasil contra o Japão (Foto: Getty Images)Titulares e reservas festejam o gol de Paulinho (Foto: Getty Images)

Pouco depois do gol, as redes sociais já mostravam as vibrações de famosos pelo fim do jejum do craque. Robinho, Adriano e até Balotelli... Todos felizes com a volta da fase artilheira do principal jogador do Brasil. Mais solto do que nos amistosos contra Inglaterra e França, Neymar participou bem do primeiro tempo.

Mas não ganhou destaque sozinho. Muito embora a Seleção parecesse vulnerável na defesa em algumas oportunidades (Julio César soltou duas bolas), os laterais apoiaram, os volantes marcaram e subiram, os meias se movimentaram e os atacantes foram os maiores protagonistas dos primeiros 45 minutos.

Jô comemora gol do Brasil contra o Japão (Foto: Agência Reuters)Jô beija a camisa: atacante entrou e deixou sua
marca na vitória brasileira (Foto: Agência Reuters)

Hulk e Fred procuraram o gol o tempo todo. O primeiro com seus fortes chutes e as suas investidas pelas pontas. E o jogador do Fluminense com ótimo posicionamento, passes precisos e finalizações que pararam no goleiro Kawashima., como aos 42 minutos, na mais clara das chances depois do gol relâmpago. Marcelo interceptou jogada dos japoneses no meio de campo (na realidade, a bola atingiu as partes baixas do lateral) e parou em Fred. O atacante tabelou com Neymar e recebeu de volta mais adiante. O chute cruzado, defendido pelo goleiro do Japão, encerrou a etapa inicial, na qual o Brasil foi melhor. Mas ainda tímido.

Paulinho = gol

Se Neymar precisou de três minutos para acabar com seu jejum, Paulinho necessitou de apenas dois na etapa final para voltar à rotina de gols. Após cruzamento de Daniel Alves pela direita, o volante do Corinthians dominou na grande área e bateu forte para ampliar a vantagem do Brasil diante do Japão.

Foi o quarto gol de Paulinho com a camisa da seleção brasileira. Agora faltam três para que ele se torne o volante com o maior número de gols pelo Brasil. A lista é encabeçada por cinco jogadores, todos com seis gols. São eles Dunga, Alemão, Emerson, César Sampaio e Falcão.

A atuação da seleção brasileira nessa estreia talvez tenha sido a mais segura da era Felipão – a mais vistosa, provavelmente, foi no primeiro tempo do empate por 2 a 2 contra a Itália, em Genebra. Muito pela fraqueza do Japão, primeiro classificado para a Copa do Mundo de 2014. Os japoneses pouco ameaçaram a Seleção.

Paulinho gol, Brasil x Japão (Foto: AP)Paulinho solta a bomba para ampliar a vantagem brasileira (Foto: AP)

Pouco mesmo. Dono do jogo, o Brasil controlou todas as ações. E botou em prática os treinamentos de finalização aplicados por Felipão durante a semana. Para melhorar a pontaria e o poder de fogo da equipe, o treinador insistiu por vários dias nesse tipo de atividade. Funcionou.
Outra coisa que deu resultado (mais uma vez) foram os gritos da torcida por Lucas. Tímidos no primeiro tempo, eles se tornaram mais fortes na etapa final. E aos 28 minutos, Felipão atendeu e colocou o meia-atacante do Paris Saint-Germain no lugar de Neymar. Misto de vaias e aplausos.
Não houve mistura, no entanto, quando Hulk deu lugar a Hernanes. Normalmente vaiado nos jogos no Brasil, o atacante do Zenit deixou o campo sob (merecidos) aplausos. As alterações deixam claras as intenções de Felipão com Lucas e Hernanes. Os dois parecem mesmo ser as primeiras opções no banco de reservas.

Com a vitória definida e gritos de olé da torcida, a seleção brasileira diminuiu aos poucos o ímpeto ofensivo. O Japão, muito cansado, não oferecia mais resistência e dava cada vez mais espaço. Tanto que ainda deu tempo para mais um gol: em rápido contra-ataque, aos 48 minutos, Oscar partiu em velocidade e acertou um passe milimétrico para Jô, que bateu na saída de Kawashima para definir o placar.


FONTE:

Réver tenta conter ansiedade e quer ‘confundir cabeça de Felipão’

Zagueiro teme que expectativa para jogo com o Japão atrapalhe brasileiros em campo e diz que vai brigar por uma vaga entre os titulares

Por Márcio Iannacca e Thiago Corrêia Brasília


A dois dias da abertura da Copa das Confederações, a ansiedade começa a tomar conta dos jogadores da seleção brasileira. Há 17 dias se preparando para a competição, os atletas não veem a hora de a bola rolar para valer, mas tentam conter a expectativa, para que a ansiedade não atrapalhe a equipe em campo. A estreia será neste sábado, contra o Japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

- Temos que controlar a ansiedade da estreia da Copa das Confederações para que ela não nos atrapalhe – disse o zagueiro Réver.

Rever brasil coletiva (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)Réver na entrevista coletiva em Brasília (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)

O zagueiro do Atlético-MG não será titular contra o Japão. A dupla de zaga da Seleção que inicia a Copa das Confederações é formada por Thiago Silva e David Luiz, titulares desde 2010. Réver sabe que a disputa é dura, mas vem treinando forte e espera dar uma boa dor de cabeça para o técnico Luiz Felipe Scolari.

- Na vida nós temos que abdicar sempre. Acabei tendo um início de ano muito bom e por isso fui convocado. Agora é trabalhar pra confundir a cabeça do treinador, para que eu possa jogar e tentar conseguir esse objetivo que é o título da Copa das Confederações. As opções que eu tenho são nos treinamentos. O treinador sabe da capacidade de cada um que aqui. Tenho a oportunidade de contribuir dentro e fora de campo e vou fazer o meu melhor.

A vontade de jogar e ajudar é tanta, que Réver se coloca à disposição para atuar até mesmo fora de posição, caso seja opção de Felipão. 

- Venho jogando pelo lado esquerdo no meu clube atual. Mas também jogo pelo lado direito. Pelo fato dele ter testado o Dante, ele fez com que eu David Luiz treinássemos juntos. Não deve mudar muito do que ele deve fazer. Temos que treinar bem para tentar jogar.

A seleção brasileira fará na tarde desta quinta-feira seu primeiro treino em Brasília. A atividade, que acontece no Centro de Capacitação Física dos Bombeiros, será fechada à imprensa na primeira hora, por opção da comissão técnica. Na sexta, véspera da estreia contra o Japão, o time faz treino de reconhecimento no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/rever-tenta-conter-ansiedade-e-quer-confundir-cabeca-de-felipao.html

Pausa para Copa das Confederações vale muito para Flu, Coritiba e Timão

Com departamento médico cheio, clubes devem ter vários jogadores de volta na retomada do Brasileiro. Veja os lesionados dos 20 clubes da Série A

Por Fred Gomes Rio de Janeiro

Thiago Neves treino Fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)Thiago Neves é um dos tricolores que ganharam
um tempo a mais para se recuperar de lesões (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)

A Copa das Confederações significa um vazio no coração dos torcedores apaixonados por seus clubes. A pausa, entretanto, será muito benéfica para grande parte dos participantes do Brasileirão, com destaque para Coritiba, líder da competição, Fluminense, atual campeão, e Corinthians, vencedor da última Libertadores.

O Tricolor das Laranjeiras é de longe o time que contará com mais reforços após a pausa. Atualmente, são sete atletas entregues ao departamento médico, entre eles Thiago Neves, Felipe e Wellington Silva, além de três servindo à Seleção - Diego Cavalieri, Jean e Fred. Deco, já liberado para jogar após julgamento nesta sexta-feira, é outro que volta. Michael, suspenso preventivamente por uso de cocaína, ainda será julgado. Abel Braga, após a derrota por 2 a 1 para a Portuguesa, na última quarta-feira, celebrou a parada provocada pela Copa das Confederações.

- Esse tempo será precioso justamente para termos um grupo forte como ele realmente é. Estou recorrendo a meninos que não têm de resolver. Já resolveram em alguns momentos, como o Denilson, mas o time titular do Fluminense é completamente diferente desse (que perdeu para a Portuguesa). A parada significa recuperar um grupo de jogadores que não estou contando. Será importante nesse aspecto - festejou o comandante tricolor.

Renato Augusto treino Corinthians (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)Renato Augusto volta ao Timão após a pausa
(Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

Também com sete jogadores entregues ao departamento médico, o Coritiba provavelmente poderá contar com todos que atualmente estão no estaleiro já contra o Flamengo, primeiro duelo após a Copa das Confederações. O técnico Marquinhos Santos contará com, por exemplo, os importantes retornos da eterna promessa Keirrison e do zagueiro Emerson. O atacante Deivid, que atuou no sacrifício nas últimas duas rodadas com uma inflamação na sola do pé esquerdo, mostrou-se aliviado.

- Esse problema estava incomodando bastante e provocando muitas dores. Agora, vou poder descansar e fazer um tratamento para voltar a jogar, no início de julho, completamente recuperado - estimou.

Quem também considera a pausa crucial para renovar as baterias dos atletas é o fisiologista do Corinthians, Bruno Mazziotti. Para ele, o período será ótimo para o meia Renato Augusto, fora do time desde março devido a um problema muscular na coxa direita. Ele é um dos seis atletas do Timão em tratamento.

- Essa parada é fundamental para ajustar os aspectos físico e técnico. Logicamente você tem uma apreciação melhor para programar a carga de trabalho dos atletas. Como não temos lesões muito graves, a ideia é ajustar tudo (as lesões) na primeira semana da pausa para reestabelecer por completo o elenco e botar Chicão, Paulo André, Edenílson e Alessandro para treinar junto com o grupo já na segunda semana da pausa. O Renato (Augusto) já está liberado clinicamente. Esse tempo ele vai usar para pegar tempo de bola e fazer treinos físicos e técnicos - afirmou.

Médico do Flamengo só vê benefícios

Representante de um time que não foi muito prejudicado por lesões, o médico Marcelo Soares, do Flamengo, procurou dar uma panorama geral da parada. Só há benefícios, segundo ele, e principalmente para os clubes que disputaram competições simultaneamente no primeiro semestre.

- Há a questão individual, mas o primeiro fator positivo é que você ganha um período a mais para os lesionados não perderem jogo nenhum. O outro aspecto é que o atleta vem sempre trabalhando no limite dele (enquanto disputa competições). Quando você dá uma parada, é a chance de fazer as regenerações que têm de ser feitas normalmente durante o campeonato. Não tem aquele treino regenerativo depois dos jogos? Então esse é o momento de aliviar as dores musculares e diminuir esse desgaste. Na parte física, como a maioria dos clubes só deu uma semana de folga para os jogadores, perde-se muito pouco. Logo eles recuperam. Não tem nada de negativo nessa pausa. É muito positivo, ainda mais para clubes que disputaram as finais dos estaduais e a Libertadores. Esses sofrem um desgaste muito maior - completou.

Embora faça campanha intermediária, também é válido destacar a líder no quesito jogadores entregues ao departamento médico. Trata-se da Portuguesa, com oito lesionados.
Confira gráfico dos lesionados:

lesionados2 (Foto: Infoesporte)

Antes de ir para a Itália defender o Udinese, Jadson se casa no Rio

Volante oficializou sua união com Juliana na quinta-feira, e fará cerimônia religiosa no domingo. No início de julho ele se apresenta ao novo time

Por Fred Huber Rio de Janeiro


Antes de viajar para a Itália, onde defenderá o Udinese na próxima temporada, o volante Jadson, do Botafogo, resolveu uma pendência que já durava um ano. Na quinta-feira, ele casou com a mulher Juliana no civil, e no domingo será a vez da cerimônia religiosa. A ideia do casal era oficializar a união em 2012, mas a convocação para a seleção brasileira sub-20 mudou os planos.

Jadson casamento certidão (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Jadson mostra sua certidão de casamento com Juliana (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

- Agora estou muito feliz. Devido ao adiamento no ano passado, fiquei muito ansioso, mas a certeza de me casar com a Juliana só se confirmou. Tudo aconteceu muito rápido tanto na minha vida pessoal quanto profissional, mas acredito que este é o ano da minha vida. Tomara que a alegria fora de campo se estenda para o futebol e eu seja tão feliz na Itália quanto sou pelo Botafogo - afirmou o volante.

Depois de casar, Jadson terá alguns dias para aproveitar a lua de mel, já que só se apresenta ao Udinese no início de julho. Aos 19 anos, ele foi vendido por R$ 6,5 milhões, mas o Botafogo recebeu apenas R$ 2 milhões até o momento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/06/antes-de-ir-para-italia-defender-o-udinese-jadson-se-casa-no-rio.html

Mari Paraíba estreia no vôlei de praia em exibição de quartetos em Manaus

Musa joga ao lado de Natasha Valente, Fábio Luiz e Bruno contra Argentina

Por GLOBOESPORTE.COM Manaus


Após pouco mais de cinco meses de treinamentos, Mari Paraíba fará sua estreia no vôlei de praia neste fim de semana. Às 10h (horário de Brasília) deste domingo, em arena montada na praia fluvial de Ponta Negra, em Manaus, a ex-ponteira do Minas participará do quarteto misto brasileiro que duelará com a Argentina no primeiro de quatro jogos-exibição organizados pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em 2013. Além da musa, representarão o Brasil Natasha Valente, Bruno e o medalhista olímpico Fábio Luiz. Do lado adversário jogam Pablo Bianch, Julian Azaad, Ana Gallay e Alejandra Graino.

Clique aqui e veja a galeria com fotos de uns dos primeiros treinos de Mari Paraíba na praia


vôlei de praia Mari Paraíba e Natasha Valente (Foto: CBV)Mari Paraíba e Natasha Valente vão defender o Brasil ao lado de Fábio Luiz e Bruno (Foto: CBV)

Integrante do Projeto Renovação do Vôlei de Praia, que busca atletas altas da quadra dispostas a migrar para as areias, Mari Paraíba começou a treinar no início de janeiro na Escola de Educação Física do Exército (Esefex), na Urca. Depois, teve a oportunidade de trabalhar no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, com as atletas da seleção brasileira. E agora fará sua primeira partida fora do ambiente de treinos.

Mari Paraíba Saquarema vôlei de praia treino (Foto: Helena Rebello)Mari Paraíba treinando no CT de Saquarema
(Foto: Helena Rebello)

- Estou adorando jogar na areia e tenho me adaptado e evoluído aos poucos. É uma vida nova, bem diferente da que eu levava nas quadras. Darei o meu máximo para chegar ao alto nível. Estou ansiosa para jogar logo, de me ver ali dentro, fazendo o que eu gosto. É um sentimento que vai se aflorar ainda mais no domingo. E encaro como se já fosse um jogo valendo alguma coisa, realmente. Será minha primeira vez na praia diante do público. Não tem como não dar aquele frio na barriga – disse a jogadora, que completa 27 anos no próximo dia 30.

Os outros jogos-exibição, ainda sem adversários e datas definidos, serão realizados em Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Americana (SP). A realização destes eventos tem como objetivo levar o esporte a cidades que não têm o costume de acompanhar a modalidade de perto.

- Já realizamos essas partidas festivas há alguns anos. Até 2011, ainda misturávamos alguns ex-atletas com jogadores da atualidade. Desde o ano passado o formato é este, com nomes importantes do nosso esporte. O Fábio Luiz é medalhista olímpico (prata em Pequim), o Bruno é um atleta da casa, a Natasha é uma das jogadoras do projeto da CBV, que já disputa competições nacionais, e ainda teremos a Mari debutando nas areias – disse o Superintendente de Vôlei de Praia da CBV, Tadeu Saad.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/mari-paraiba-estreia-no-volei-de-praia-em-exibicao-de-quartetos-em-manaus.html

Alison/Emanuel e Schmidt/Solberg vão às quartas no Grand Slam de Haia

Ricardo e Álvaro Filho são elimidados nas oitavas de final e se despedem da etapa holandesa do Circuito Mundial. Semifinal pode ser verde e amarela

Por GLOBOESPORTE.COM Haia, Holanda


Vôlei de praia, Bruno e Pedro (Foto: Divulgação / Fivb)Schmidt e Solberg em ação (Foto: Divulgação / Fivb)

Nesta sexta-feira, duas duplas masculinas carimbaram o passaporte para as quartas de final do Grand Slam de Haia, na Holanda, pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Após passarem pela respescagem e chegarem às oitavas de final, Alison e Emanuel venceram a dupla polonesa Kantor/Losiak e foram às quartas. Pedro Solberg e Bruno Schmidt, única dupla do país a ir direto às oitavas, também avançou às quartas após vitória sobre os autralianos Kapa/McHugh. Os brasileiros lutam pelas vagas nas semifinais neste sábado.

Com três vitórias em três jogos na fase de grupos, Bruno Schmidt e Pedro Solberg mantiveram a invencibilidade ao desbancarem Kapa e McHugh com uma vitória por 2 sets a 1, com parciais de 23/21, 17/21 e 15/8. Agora, eles encaram os americanos Gibb e Patterson, os mesmos que eliminaram Ricardo e Álvaro Filho nas oitavas e foram seus algozes na final do Grand Slam de Xangai, na China.

Vôlei de praia, Emanuel (Foto: Divulgação / Fivb)Emanuel faz a recepção (Foto: Divulgação / Fivb)

Em dia decisivo para Alison e Emanuel, que precisavam superar uma segunda fase eliminatória para garantir vaga nas oitavas, a dupla não decepcionou e garantiu a vitória na respescagem contra os italianos Lupo e Nicolai, por 2 a 1 (22/20, 20/22 e 15/11). Classificados para as oitavas, eles enfrentaram os poloneses Kantor e Losiak e, de virada, venceram com parciais de 18/21, 21/17 e 15/5. Nas quartas, a dupla brasileira enfrenta os poloneses Fijalek e Prudel.

Possivel semifinal brasileira

Caso Alison/Emanuel e Bruno Schmidt/Pedro Solberg passem pelas quartas de final, uma das semifinais em Haia será verde e amarela, o que já garantiria uma equipe brasileira na decisão da etapa europeia.

Até o momento, em três etapas já realizadas do Circuito Mundial, a equipe masculina do Brasil conquistou dois pódios, ambos em Xangai: a prata com Schmidt e Solberg, e o bronze com Ricardo e Álvaro Filho.

   FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/06/alisonemanuel-e-schmidtsolberg-vao-quartas-no-grand-slam-de-haia.html

Lucarelli e Éder brilham, e Brasil atropela a Argentina na Liga Mundial

Com grandes atuações do ponteiro e do central, time de Bernardinho não toma conhecimento do rival e assume a liderança do Grupo A

Por GLOBOESPORTE.COM Mendoza, Argentina



O Brasil segue 100% na Liga Mundial de Vôlei. Depois de bater em duas partidas a atual campeã, a Polônia, na casa da rival, a seleção de Bernardinho mais uma vez venceu no território "inimigo". Na cidade de Mendoza, a vítima agora foi a Argentina, derrotada por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/21 e 25/15, em pouco mais de uma hora de jogo.

Com o resultado, o time de Bernardinho assume, temporariamente, a liderança do Grupo A, que pertencia à Bulgária, que tem duas vitórias, e perdeu apenas dois sets (o Brasil perdeu três no total). Os búlgaros jogam novamente nos dias 21 e 23, quando encaram os próprios argentinos, dentro de casa, e podem reassumir a ponta.

Neste sábado, Brasil e Argentina voltam a se enfrentar, às 20h30 (de Brasília), também em Mendoza, na Argentina. Além de brasileiros e argentinos, completam o Grupo A da competição Estados Unidos, Polônia, Bulgária e França.


Susto no início

O jogo não começou com um bom cenário para o Brasil. Falhando bastante na recepção, o time viu a Argentina chegar à frente no primeiro tempo técnico. Com problemas para virar as bolas e com a marcação da rede argentina atenta, o Brasil tinha dificuldades. Conversando bastante em quadra, a equipe se acertpu, e com Bruninho distribuindo bem o jogo, Vissotto e Dante passaram a entrar na partida.

Com Éder bem nas bolas de meio, o Brasil passou à frente antes do segundo tempo técnico, com 16 a 14 no placar e não deixou mais a ponta. No restante do set, bastou administrar para fechar o set inicial em 25 a 20, em 27 minutos.

O segundo set começou com o Brasil soberano. Com Vissotto bem no saque, a seleção abriu logo 5 a 2. Lucarelli era outro bem no ataque. Assim, o time de Bernardinho virou o primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 6. Do lado argentino, Castellani e Sebastian eram os maiores pontuadores.

Volei - Brasil x Argentina (Foto: Divulgação/FIVB)Lucarelli sobe para marcar mais um ponto para o Brasil (Foto: Divulgação/FIVB)

Mesmo atrás do placar, os hermanos conseguiram vencer o maior rali do segundo set. Após belas defesas lá e cá, os argentinos pararam Dante no bloqueio. Depois, ainda anotaram o primeiro ponto de saque e pegaram Vissotto em novo paredão, trazendo a diferença para 13 a 10, fazendo Bernardinho parar o jogo. Na reta final do set, a seleção voltou a comandar as ações e fechou em 25 a 21.

Fim de papo

O terceiro set teve início, e parecia que seria o mais equilibrado. Apesar de estar sempre à frente do placar, a seleção brasileira via os argentinos em cima. Mas próximo ao segundo tempo técnico, o Brasil voltou a atropelar, com show de Lucarelli, e abriu 16 a 9.


Relaxados, os brasileiros soltaram o jogo e viram os argentinos sentirem a pressão. Tanto é que do tempo técnico em diante a equipe rival só anotou mais seis pontos. No bloqueio de Éder, o Brasil fechou o set em 25 a 13 e o jogo em 3 sets a 0.

A seleção brasileira jogou com Bruninho, Isac, Eder, Vissotto, Lucarelli e Dante, com Mário Júnior de líbero. Entraram Wallace e William. A Argentina atuou com Castellani, Martin, Uriarte, Sebastian, Federico, Bengolea e González de líbero. Entraram Quiroga, Nicolas, De Cecco e Romanutti.

Outros resultados do dia:

Grupo A
EUA 3 x 0 França


Grupo B
Rússia 3 x 0 Sérvia
Itália 3 x 0 Cuba


Grupo C
Canadá 3 x 0 Coreia do Sul


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/lucarelli-e-eder-brilham-e-brasil-atropela-argentina-na-liga-mundial.html

Problemas no teste: Espanha e Uruguai têm transtornos no Recife

Falta de locais para treinos, buracos, lama e trânsito pesado são algumas dificuldades. Uruguaios reclamam, e espanhóis são mais políticos

Por Alexandre Alliatti, Edgard Maciel de Sá, Elton de Castro e Victor Canedo Recife


Recife tem um ano para melhorar. A tabela da Copa das Confederações, essa espécie de teste para 2014, fez de Espanha e Uruguai as cobaias para o que de bom e de ruim a capital pernambucana tem a oferecer para as seleções que a visitarem. E os problemas foram visíveis – um contraste à beleza da cidade e à animação do povo com a presença dos craques estrangeiros.
 Da noite de quarta-feira, quando as duas delegações chegaram a Pernambuco, até este sábado, quando ocorrem os últimos treinamentos antes da estreia no torneio, houve problemas. Em parte, por azar – dada a forte chuva dos últimos dias; mas principalmente por falhas de estrutura.

ônibus Uruguai estrada de acesso CT do Sport (Foto: Edgar Maciel de Sá) Ônibus do Uruguai a caminho do treino: estrada muito ruim (Foto: Edgar Maciel de Sá)

As dificuldades foram maiores com o Uruguai. E as reclamações também. A Espanha foi mais política, mas não ficou sem problemas. Os transtornos foram variados: trânsito infernal (mesmo com batedores), buracos na estrada, lama e, o mais grave, falta de campos de treinamentos adequados para receber as duas seleções ao mesmo tempo. Além disso, ao longo da semana foi possível ver que a Arena Pernambuco não está totalmente pronta, mesmo que já tenha sido inaugurada. Na terça-feira, ela seguia em obras, especialmente em sua parte externa.
Uruguai revoltado

Luis Suarez treino Uruguai academia (Foto: AFP)Sem CT para treinar, Uruguai trabalhou em
academia no primeiro dia no Brasil (Foto: AFP)

A Celeste sofreu mais. Na última quinta-feira, simplesmente não conseguiu um lugar para treinar. Por sorteio, o Arruda seria o local de preparação. Mas segundo os responsáveis pelo estádio, as chuvas que caíram na capital pernambucana impediram o último corte do gramado exigido pela Fifa. Com isso, a atividade foi transferida para o centro de treinamento do Sport, localizado na cidade de Paulista, região metropolitana do Recife. Porém, a distância de uma hora do centro até lá também desagradou. Por fim, o primeiro dia de trabalho acabou quase perdido, apenas com uma atividade em uma academia próxima ao hotel.

Nesse dia, a cidade registrou repetidos pontos de alagamento, incluindo a avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, ponto turístico do Recife. O mesmo havia acontecido há uma semana, quando a administração municipal se mostrou preocupada em evitar uma imagem ruim na Copa das Confederações e planejou tomar medidas. Não adiantou.

Os problemas em sequência geraram críticas do técnico Óscar Tabárez e até uma reunião dos representantes da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) com a Fifa para buscar soluções. Segundo o comandante, toda a situação foi uma grande surpresa para o Uruguai.

- Acredito que, num torneio como esse, o brilho das atuações depende da preparação das equipes. Todos sabiam como chove em junho e julho no Recife. Por isso, estamos surpresos. Não acreditávamos que iríamos passar pela situação de ter que buscar um campo capaz de receber o treinamento - desabafou o treinador.
estrada de acesso ao Ct do Sport (Foto: Edgard Maciel)Funcionários tentam arrumar estrada pouco antes
da passagem do ônibus (Foto: Edgard Maciel)

Na última sexta-feira, enfim, o Uruguai conseguiu treinar no campo. Com o tempo mais firme no Recife, a delegação adiantou o horário da atividade de 16h para 15h15 e confirmou o trabalho para o CT do Sport. Mas antes de chegar até lá, mais problemas pelo caminho. Além da rodovia esburacada, a estrada que dá acesso ao local, de terra, precisou de reparos emergenciais da Prefeitura. Cerca de 30 minutos antes de o ônibus passar, funcionários ainda espalhavam quatro caminhões de brita sobre a lama com a ajuda de um trator. Ao retornar para o hotel, o zagueiro Diego Lugano reclamou da distância até o local do treino enquanto distribuía autógrafos aos torcedores. E não mudou seu discurso na entrevista coletiva.

- Não tínhamos toda essa distância dentro do previsto. Cansa demais. É uma coisa que precisa ser melhorada. O básico para um elenco de futebol é ter um campo em boas condições para treinar e perto do hotel. É o mínimo que queríamos. Trata-se de uma crítica construtiva. Não queremos hotel cinco estrelas, tratamento vip, nada disso. Só um campo perto do hotel. É muito simples. Somos uruguaios e estamos acostumados com coisas até piores, mas em uma competição desse nível é algo que não pode acontecer. Tomara que seja resolvido logo - frisou.

O Uruguai volta a treinar na manhã deste sábado. Será, provavelmente, no CT do Sport. À noite, os atletas conhecerão a Arena Pernambuco. O estádio é um brinco. De encher os olhos. Tem ótimo gramado. Mas precisará de mãos à obra por mais um tempo até ficar definitivamente pronto.

Espanha também com dificuldades

Lama ao redor do treino da Espanha (Foto: Aleandre Alliati)Lama no lado de fora, mas campo bom bom estado
para a Espanha (Foto: Aleandre Alliatti)

Os problemas da Espanha foram menos graves. A diferença é que a Fúria teve sempre um local fixo, e satisfatório, para treinar – o CT Wilson Campos, do Náutico. Consequentemente, os campeões do mundo foram menos críticos em suas manifestações.

Mas houve ressalvas. A principal dificuldade dos espanhóis aconteceu nesta sexta-feira, no deslocamento do hotel, na praia de Boa Viagem, para o treino. O trajeto de cerca de 30 quilômetros foi percorrido em pouco menos de uma hora e meia. Nem os batedores da polícia conseguiram tirar o nó do tráfego. Um dia antes, o ônibus circulou por 40 minutos.

A distância causou certo incômodo na delegação europeia. Até porque o caminho não é dos melhores. Casillas, Xavi, Iniesta e outros craques passaram de ônibus por vias esburacadas e, na quinta-feira, até alagadas em pequenos trechos.

Queremos ficar cômodos e ter bons campos. O resto não tem muita importância"
Vicente del Bosque, técnico da Espanha

No CT, por outro lado, encontraram um gramado muito bom, capaz de resistir inclusive às fortes chuvas. Do lado de fora, porém, havia muita lama, para azar de jornalistas, voluntários e policiais. A imprensa estrangeira chegou a fazer imagens do lamaçal.

Mas o discurso espanhol foi elogioso. O técnico Vicente del Bosque, em entrevista para a TV Globo, foi convidado a dar sua opinião a respeito da estrutura que encontrou na primeira parte da passagem pelo Brasil. Ele titubeou um pouco antes de responder, mas se mostrou satisfeito.

- Bem, não tenho muito do que me queixar. Devemos contemplar as diferentes oportunidades que nos são oferecidas e ser generosos com todo mundo. Queremos ficar cômodos e ter bons campos. O resto não tem muita importância.

A exemplo do Uruguai, a Espanha conhecerá neste sábado a Arena Pernambuco. Seu treinamento será às 18h15m. A partida entre as duas equipes ocorre às 19h no domingo, e a expectativa é de que a grande quantidade de entulho que estava em torno do estádio durante a semana tenha sido removida.

Arena Pernambuco Obras (Foto: Edgard Maciel De Sá)Arena Pernambuco ainda em obras durante a semana (Foto: Edgard Maciel De Sá)

FONTE:

Brasil estreia nas Confederações abençoado pelo amor de Mané

Elza Soares, viúva do craque que dá nome ao estádio de abertura da competição, diz que Garrincha gostaria de ver Fred em ação

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico Brasília, DF


Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Elza Soares disse que Mané gostaria de abençoar
jogadores (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

As pernas tortas de Mané Garrincha eram tão inconfundíveis quanto é a voz rouca e charmosa de Elza Soares, viúva do bicampeão do mundo. É com esse timbre marcante que a cantora, em nome do craque, já morto, abençoa a seleção brasileira para a estreia na Copa das Confederações, contra o Japão, neste sábado, às 16h, em Brasília, no estádio que leva o nome do seu grande amor. A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem o duelo ao vivo. O site acompanha também em Tempo Real.

- Certamente o Mané gostaria de abençoar todos os jogadores. E tenho certeza que ele torceria muito pelo título. O que o torcedor tem que entender é que vivemos de safras. Nem todos vão ser Garrinchas ou Pelés. Temos de dar motivação para esse menino Neymar. Confio nele – disse Elza, defendendo a estrela do time.

Aos 75 anos, a cantora não gosta de ser chamada de senhora. Deixou isso bem claro nos primeiros segundos do contato telefônico com o GLOBOESPORTE.COM.

- Senhora, não. Você! Não me chame de senhora porque eu fico constrangida, menino – pediu, educadamente, a viúva de Garrincha.

Elza Soares estádio mané garrincha (Foto: Francisco Stuckert / Futura Press)Elza Soares cantou na reabertura do estádio Mané Garrincha (Foto: Francisco Stuckert / Futura Press)

Constrangimento que não existe quando o assunto é futebol. Sem fugir dos assuntos, Elza Soares esbanja otimismo em relação à seleção brasileira. E manda um recado para os japoneses: abram os olhos.

- Sou sempre otimista em relação à seleção brasileira. Sempre! O Brasil foi quem ensinou ao mundo o que é jogar futebol. E agora os alunos querem bater no mestre? De jeito nenhum podemos deixar. Esses japoneses têm de abrir o olho, porque vamos vencer por 2 a 1 ou 1 a 0 – apostou a cantora.

Elza não quis arriscar quem serão os autores dos gols (ou do gol) da seleção brasileira na estreia da Copa das Confederações, mas responde rapidamente quando questionada qual jogador da Seleção de Luiz Felipe Scolari iria deixar Mané Garrincha mais entusiasmado.

- Tenho certeza que o Mané gostaria de ver em campo é esse menino do Fluminense, aquele atacante... Fred é o nome dele. Esse garoto é uma maravilha. Se a pessoa que dança bem é pé de valsa, ele é pé de gol. Com ele não tem jeito, se a bola chegar é gol – completou a “comentarista” Elza.

Na inauguração do novo estádio Mané Garrincha, reconstruído para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo, foi Elza Soares quem cantou o hino nacional antes da partida entre Brasília e Brasiliense.
- Eu fiquei muito emocionada quando estive no Mané Garrincha. É um estádio digno de pernas tortas, muito linda – finalizou a musa do craque.

Neymar fred e Lucas, Brasil x Inglaterra (Foto: AFP)Fred foi elogiado por Elza Soares, que disse que Garrincha gostaria de vê-lo jogar (Foto: AFP)

Manutenção da equipe

A seleção brasileira que estreia na Copa das Confederações será a mesma que iniciou a vitória por 3 a 0 sobre a França, no amistoso do último domingo, em Porto Alegre. Satisfeito com o rendimento do time, o técnico Luiz Felipe Scolari diz estar confiante de que esse grupo pode render bem na competição.

- Chegamos bem. Estou satisfeito. Tenho visto o trabalho desses atletas com muita vontade. O ambiente que estão criando entre eles. A cobrança entre eles é sempre de melhora. Tenho muita confiança – declarou o comandante, que manterá Marcelo na lateral esquerda para o duelo com os japoneses.

Durante a preparação para o torneio, a entrada de Marcelo no lugar de Filipe Luís foi a única mudança do amistoso com a Inglaterra (empate por 2 a 2) para a vitória sobre a França. O restante da equipe não sofreu alterações. Prova da confiança que Felipão afirma ter nos 11 escolhidos para começar a Copa das Confederações.

paulinho brasil gol japão (Foto: Agência Reuters)Japão jamais venceu o Brasil. No último jogo, 4 a 0 para a Seleção, em 2012 (Foto: Agência Reuters)

Freguês histórico

Muito embora o futebol tenha evoluído bastante no Japão nos últimos anos, a seleção oriental jamais venceu o Brasil. Em nove confrontos, a seleção brasileira saiu vencedora em sete oportunidades. Houve ainda dois empates. O último encontro foi em outubro do ano passado, na Polônia. A Seleção fez 4 a 0.

Caso não resolva fazer alguma alteração de última hora, o técnico do Japão, o italiano Alberto Zaccheroni, deve mandar a campo os principais nomes convocados para a Copa das Confederações, entre eles Honda. Dessa vez, diferentemente de outras oportunidades, os japoneses não têm nenhum brasileiro no grupo.

Nas quatro Copas do Mundo que disputou em sua história, o Japão sempre teve um brasileiro naturalizado. Wagner Lopes, na França, em 1998, Alessandro dos Santos, na Coreia do Sul e no Japão, em 2002, e na Alemanha, em 2006, e Túlio Tanaka, na África do Sul, em 2010. O time ainda teve Zico como técnico em 2006.
Ficha técnica:

BRASIL X JAPÃO
Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo; Hasebe, Endo, Okazaki, Honda, Kagawa, Maeda.
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Alberto Zaccheroni
Estádio: Mané Garricha - Brasília (DF)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Competição: Copa das Confederações. Data: 15/06/2013. Horário: 16h


   FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/brasil-estreia-nas-confederacoes-abencoado-pelo-amor-de-mane.html