segunda-feira, 27 de maio de 2013

Serena deixa 2012 para trás e estreia atropelando em Roland Garros

Após eliminação na primeira rodada no ano passado, americana inicia edição desta temporada superando Tatishvili por 6/0 e 6/1 em menos de uma hora

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Com propriedade, Serena Williams deixou para trás o fantasma da eliminação na primeira rodada na edição de 2012 de Roland Garros. A número 1 do mundo mostrou extrema superioridade na estreia no Grand Slam francês neste ano e passou por cima da georgiana Anna Tatishvili (#74) neste domingo, quase aplicando uma "bicicleta" sobre a adversária. A americana conquistou facilmente a vaga na segunda rodada, com as parciais de 6/0 e 6/1 em 51 minutos de partida.

Essa foi a 25ª vitória consecutiva de Serena na temporada. A última derrota dela em quadra foi contra Victoria Azarenka, em fevereiro, na decisão do WTA de Doha, no Catar. Nos registros da WTA, a americana ainda tem uma derrota na semana seguinte por W.O., por causa do abandono antes de estrear nas oitavas de final do WTA de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Serena Williams primeira rodada Roland Garros (Foto: AP)Por pouco Serena não aplicou uma 'bicicleta' na estreia em Roland Garros (Foto: AP)

Em 2012, Serena perdeu na estreia em Roland Garros para a francesa Virginie Razzano, então 111ª colocada do ranking mundial. A americana fora derrotada por 4/6, 7/6(5) e 6/3.

Dessa vez, contra Tatishvili, a história foi diferente. A número 1 do mundo precisou de somente 20 minutos para aplicar o "pneu" (6/0) na partida. Dominando as jogadas, a americana mandou quatro aces e 17 winners, desestabilizando a adversária. Tatishvili pouco produzia e ainda esbarrou nas três duplas faltas e em nove erros não forçados. A georgiana só conseguiu sete pontos em toda a parcial, contra 25 da líder do ranking.

No segundo set, Serena baixou um pouco o ritmo, mas continou se mantendo no controle da partida e logo fez 3/0. O melhor momento de Tatishvili no jogo foi no quarto game do segundo set. Com muito esforço, ela alcançou o 40-15 e, mesmo perdendo um ponto, conseguiu conquistar o game de honra. No sexto, a georgiana fez de tudo para salvar o saque, inclusive passando por um rali de 27 ataques, mas não evitou a quinta quebra no jogo. No serviço, a americana fechou a parcial de 31 minutos, completando 27 winners, oito aces e somente 14 erros não forçados em todo o confronto.

Na próxima fase, Serena vai enfrentar a francesa Caroline Garcia, que derrotou a ucraniana Yuliya Beygelzimer neste domingo por 6/3 e 6/4. O confronto válido pela segunda rodada será realizado ou na quarta-feira ou na quinta-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/serena-deixa-2012-para-tras-e-estreia-atropelando-em-roland-garros.html

Gata do dia: Wozniacki 'ressurge' em Paris após cinco derrotas seguidas

Ex-número 1 do mundo põe fim a jejum e vai à 2ª rodada em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Caroline Wozniacki primeira rodada Roland Garros (Foto: AFP)Com belo vestido, Wozniacki volta a vencer após
cinco partidas no circuito (Foto: AFP)

Caroline Wozniacki chegou a Roland Garros com um péssimo retrospecto na gira europeia de saibro. Depois da eliminação nas quartas de final do WTA de Charleston, nos Estados Unidos, a dinamarquesa perdeu na primeira partida de quatro torneios (Stuttgart, Madri, Roma e Bruxelas) antes de estrear no Grand Slam francês. Porém, a ex-número 1 do mundo finalmente retomou o caminho das vitórias nesta segunda-feira. Pela primeira rodada do torneio em Paris, ela derrotou a britânica Laura Robson, 37ª do ranking, por 2 sets a 0, com as parciais de 6/3 e 6/2.

Wozniacki jogou com um vestido que caiu bem nela, nas cores branca e azul e com a alça amarela.
Na segunda rodada, a atual número 10 do mundo enfrenta a sérvia Bojana Jovanovski (#47), que superou a tcheca Barbora Zahlavova Strycova (#138) por 6/3 e 6/2.

Wozniacki nunca conquistou Roland Garros. O máximo onde ela conseguiu chegar foi nas quartas de final, em 2010, quando perdeu para a italiana Francesca Schiavone e campeã do Grand Slam francês naquele ano.

Confira os principais resultados desta segunda-feira:

Na Li (CNH) 2 x 0 Anabel Medina Garrigues (ESP) - 6/3 e 6/4
Agnieszka Radwanska (POL) 2 x 0 Shahar Peer (ISR) - 6/1 e 6/1
Caroline Wozniacki (DIN) 2 x 0 Laura Robson (GBR) - 6/3 e 6/2
Su-Wei Hsieh (TWN) 0 x 2 Maria Sharapova (RUS) - 6/2 e 6/1


Caroline Wozniacki primeira rodada Roland Garros (Foto: AFP)Wozniacki vibra com classificação para a segunda rodada de Roland Garros (Foto: AFP)

FONTE:

Sharapova despacha taiwanesa em 54 minutos na estreia em R. Garros

Russa inicia defesa de título derrotando com facilidade Su-Wei Hsieh

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


O duelo desta segunda-feira entre Maria Sharapova e Su-Wei Hsieh, pela primeira rodada de Roland Garros, durou apenas 54 minutos. A número 2 do mundo iniciou a defesa do título do Grand Slam francês sem sustos e derrotou facilmente a taiwanesa por 2 sets a 0. Com parciais de 27 minutos, a russa avançou de fase em Paris por 6/2 e 6/1.

Maria Sharapova primeira rodada Roland Garros (Foto: Getty Images)Sharapova passou apenas 54 minutos em quadra na primeira rodada em Roland Garros (Foto: Getty Images)

Conquistando logo o primeiro game de serviço da adversária, Sharapova construiu a vitória no primeiro set em cima do segundo serviço da rival. Hsieh pontuou apenas três vezes nas 11 ocasiões em que queimou o primeiro saque. Com esse baixo aproveitamento da adversária, a número 2 do mundo precisou somente manter a regularidade e a superioridade em quadra. Com uma dupla falta da taiwanesa, a russa obteve a segunda quebra e o set de presente.

Sharapova cresceu ainda mais na parcial seguinte. De forma avassaladora, a russa só permitiu que Hsieh confirmasse um saque. Fechando o confronto com 25 winners (sendo 15 só no segundo set), a vice-líder do ranking conquistou a quarta quebra na partida e selou a classificação no game de serviço. O único porém na vitória da russa foi que ela cometeu até mais erros não forçados que a oponente: 19 contra oito.

Na segunda rodada, Sharapova vai enfrentar a canadense Eugenie Bouchard, que passou pela búlgara Tsvetana Pironkova por 6/1 e 7/6(2).

Confira os principais resultados desta segunda-feira:

Na Li (CNH) 2 x 0 Anabel Medina Garrigues (ESP) - 6/3 e 6/4
Agnieszka Radwanska (POL) 2 x 0 Shahar Peer (ISR) - 6/1 e 6/1
Caroline Wozniacki (DIN) 2 x 0 Laura Robson (GBR) - 6/3 e 6/2
Su-Wei Hsieh (TWN) 0 x 2 Maria Sharapova (RUS) - 6/2 e 6/1


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/sharapova-despacha-taiwanesa-em-54-minutos-na-estreia-em-r-garros.html

Holandesas levam título inédito, e duplas brasileiras completam pódio

Meppelink e Van Gestel vencem Ágatha e Maria Elisa no Grand Slam de Corrientes, enquanto Maria Clara e Carol batem vice-campeãs olímpicas

Por SporTV.com Corrientes, Argentina



A primeira medalha de Ágatha e Maria Elisa como parceiras teve sabor levemente amargo. Com campanha invicta até então, as brasileiras venceram dois dos três jogos na “maratona” do Grand Slam de Corrientes neste sábado. No mais importante deles, porém, as duas não mantiveram o ritmo e foram derrotadas pelas holandesas Madelein Meppelink e Sophie van Gestel por 2 sets a 0 (21/17 a 21/19). O pódio da etapa argentina, terceira do Circuito Mundial 2013, teve ainda as irmãs Maria Clara e Carol, que derrotaram as vice-campeãs olímpicas Kessy e Ross na disputa pelo bronze.

Este foi o primeiro título da parceria holandesa, formada em 2011 e atual líder do ranking mundial. Apesar da frustração por bater na trave, Ágatha também comemora o resultado mais expressivo da carreira no Circuito Mundial – antes havia chegado ao segundo lugar no Open do Guarujá, em 2008, com Shaylyn, e em terceiro no Open da Tailândia, com Bárbara Seixas, em 2012.

Para o Grand Slam de Haia, próxima etapa do Circuito Mundial, a participação de Ágatha e Maria Elisa como parceiras ainda é uma incógnita. Maria Elisa havia sido inscrita pela comissão técnica da seleção ao lado de Juliana, que foi cortada na última semana. Na página do evento, as duas seguem inscritas, enquanto Ágatha está relacionada para atuar ao lado de Ângela.

Superiores, holandesas faturam o primeiro título juntas


Ágatha e Maria Elisa largaram na frente e abriram 5 a 2, mas folga no placar foi extinta rapidamente. Em jogo com saques forçados e ataques fortíssimos, as holandesas assumiram a dianteira em 8 a 7. As brasileiras somaram pequenos erros e viram o placar se tornar elástico com dois aces de Meppelink (15 a 9). Em bom serviço de Maria Elisa, a vantagem caiu para três pontos. A defensora salvou dois set points, mas não evitou a derrota parcial: 21/17.

No segundo set, Meppelink e Van Gestel se alternaram em ataques certeiros. Desarrumado, o time brasileiro somou erros de posicionamento e viu as holandesas passearam em quadra. A enorme vantagem fez as europeias relaxarem e também cederem pontos de graça. Os pontos animaram as brasileiras, e Maria Elisa marcou para igualar em 18 a 18. O jogo esquentou, mas um bloqueio de Meppelink sobre Ágatha pôs fim à reação: 21/19.


Maria Clara e Carol viram sobre vice-campeãs olímpicas e levam bronze


 O início da partida teve placar bastante apertado. Aos poucos, porém, os erros das americanas permitiram que as brasileiras se distanciassem no marcador. Para completar, a sorte estava do lado verde-amarelo. Em certo lance, Maria Clara defendeu com o pé, a bola atravessou a quadra adversária e morreu em cima da linha. Quatro pontos atrás (18 a 14), Kessy e Ross pediram tempo. As irmãs cariocas seguiram dando show, e Maria Clara, em belo ataque de segunda, fechou a parcial em 21 a 16.

No segundo set, as americanas forçaram erros das brasileiras e rapidamente abriram 8 a 4. A diferença foi caindo aos poucos e, mostrando boa visão de jogo Carol pontuou de primeira com uma manchete. As irmãs ainda salvaram dois set points, mas não evitaram o tie-break: 21/19. No set decisivo, um bloqueio de Carol deixou o Brasil com dois pontos de vantagem ainda no princípio. Bem no bloqueio, Kessy foi reduzindo a vantagem aos poucos até empatar em 9 a 9. No momento mais crítico do jogo, Carol brilhou no bloqueio. As americanas pediram tempo, mas a caçula da família Salgado seguiu gigante junto à rede. Ross salvou dois match points, e Maria Clara cedeu o terceiro ao errar o tempo de bola. Na sequência, porém, ela se redimiu: 15/13.

Podio vôlei de praia Ágatha e Maria Elisa (Foto: FIVB Photo)Podio animado no vôlei de praia (Foto: FIVB Photo)
   
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/05/holandesas-levam-titulo-inedido-e-duplas-brasileiras-completam-podio.html

Ponteira brasileira: holandesa estava apaixonada e tentando engravidar

Amiga de Ingrid Visser, Érika revela que ex-jogadora estava fazendo tratamento para ser mãe. Corpo foi encontrado na Espanha

Por SporTV.com Rio de Janeiro



Desaparecidos desde o dia 13 de maio, foram encontrados nesta segunda-feira os corpos da holandesa Ingrid Visser e de seu namorado, na região rural de Alquerías, próximo à cidade de Murcia, na Espanha, segundo o jornal "Marca". A ponteira brasileira Érika Coimbra, que era amiga de Ingrid e companheira de time, disse que a holandesa estava feliz com o atual namorado e fazia tratamento para engravidar (assista ao vídeo).

- Não posso falar com certeza, porque a gente tem que saber o que vai sair na perícia, mas a Íris é um anjo, tinha aquela carinha linda de princesa e estava super feliz, fazendo tratamento para engravidar. Estava com o namorado, apaixonada, programando uma vida pela frente e infelizmente aconteceu isso - afirmou.

Os corpos de Ingrid Visser, de 36 anos, e de seu namorado, Lodewijk Severin, de 57, foram encontrados semi enterrados em uma plantação de limão ao lado de uma casa com marcas de violência. A polícia, no entanto, ainda espera pela confirmação da identidade dos corpos.

- Quando a perícia chegou na casa, eles confirmaram que atos violentos foram cometidos - disse Joaquin Bascuñana, delegado do Governo na região da Murcia.

Ingrid Louise Visser vôlei Holanda (Foto: Getty Images)Ingrid Visser queria ser mãe (Foto: Getty Images)

A jogadora, que atuou em times importantes como o CAV Murcia, também jogou no Brasil, defendendo o Minas, na temporada 1997/98. O tempo no time mineiro, fez com que Ingrid se apaixonasse ainda mais pelo país, afirma Érika.

- A Ingrid sempre foi apaixonada pelo Brasil. Ela namorou, se não me engano, oito ou nove anos um jogador de vôlei de praia, jogou no Minas, falava português perfeitamente. Sempre falava para mim que (o Brasil) era a segunda casa dela. Em 2012, fui jogar no Azerbaijão e ela ajudava muito a traduzir. Ela era apaixonada pela vida, estava programando um filho. É uma notícia triste para uma garota cheia de vida como ela.

Depois do título polonês, com o Atom Sopot, e o prêmio de melhor ponteira do país, Érika, ex-jogadora da seleção brasileira, não esconde o desejo de voltar a jogar no Brasil. Mas, garante que ainda não recebeu uma proposta concreta dos clubes brasileiros.

- Quero voltar a jogar no Brasil, penso em jogar aqui novamente, fazer minha aposentadoria por aqui, sei que ainda posso dar muito ao voleibol brasileiro, mas ainda não tem nenhuma proposta concreta. Tenho proposta da Rússia, do Atom, que acabou de cobrir a proposta russa, mas quero voltar para o Brasil. Estou tentando encontrar um caminho para estar em casa - disse a ponteira, de 33 anos.

Assista a mais vídeos do "SporTV News"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/05/ponteira-brasileira-diz-que-holandesa-estava-feliz-e-tentando-engravidar.html

Gigante italiano decide, e Solberg e Schmidt ficam fora do pódio argentino

Dupla brasileira é derrotada por Lupo e Nicolai, que teve grande atuação no bloqueio. Letões derrubam americanos e conquistam título do Grand Slam

Por SporTV.com Corrientes, Argentina


Uma muralha de 2,03m impediu que Pedro Solberg e Bruno Schmidt subissem ao pódio em Corrientes. No Grand Slam argentino, terceira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em 2013, os atuais campeões brasileiros pararam no bloqueio de Paolo Nicolai, que conquistou com seu parceiro Daniele Lupo a medalha de bronze na competição. Em 38 minutos, os italianos derrubaram a dupla verde-amarela em sets diretos, com parciais de 21/13 e 23/21.

O título da etapa ficou os letões Smedins e Samoilovs, algozes dos brasileiros nas semifinais argentinas. Na decisão, eles derrotaram os americanos Gibb e Patterson, campeões do Grand Slam de Xangai justamente sobre Pedro e Bruno, por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/19.

vôlei de praia Bruno Schmidt Corrientes (Foto: FIVB)Bruno Schmidt se esforça para defender: dupla para no bloqueio do gigante Nicolai (Foto: FIVB)

Bloqueio italiano deixa brasileiros tontos em quadra

Apesar de terem descansado menos tempo do que os brasileiros após as semifinais, Nicolai e Lupo começaram a disputa pelo bronze acelerados e abriram 3 a 0. Gigante junto à rede, Nicolai usou seus 2,03m para alargar a vantagem com pontos em série no bloqueio – seriam cinco em toda a parcial. Até Nicolai, o defensor da parceria europeia, pontuou no fundamento. Desestabilizados com o massacre, Pedro e Bruno somaram erros tanto na defesa quanto no ataque, parecendo desorientados em determinados momentos. Com uma diagonal curta, Lupo fechou a parcial em 21/13.


vôlei de praia Paolo Nicolai Corrientes (Foto: FIVB)Paolo Nicolai ataca: gigante italiano faz a diferença
no bloqueio sobre os brasileiros (Foto: FIVB)

O Brasil saiu na frente no segundo set, mas estagnou e viu os italianos abrirem 5 a 1. Após ponto europeu no melhor rali da partida, os brasileiros pediram tempo. A vantagem se manteve até Lupo e Nicolai marcarem 9 a 4 no placar. No serviço de Bruno Schmidt, eleito o melhor sacador do Circuito Brasileiro nesta temporada, o time reagiu, empatou e fez os rivais pedirem tempo. A dupla brasileira seguiu bem e abriu dois pontos de vantagem em 16 a 14.

Mas a alegria durou pouco. Após ataque de segunda de Nicolai e outro sem bloqueio de Lupo, os italianos voltaram à dianteira. Solberg salvou um match point, mas a dupla desperdiçou um set point que teve em seguida. Em lance duvidoso, a arbitragem deu ponto de Nicolai enquanto os brasileiros esbravejavam que a bola tinha saído. Com novo match point a favor, o gigante italiano não perdoou desta vez. No bloqueio, o oitavo da partida, selou a conquista do bronze: 23/21.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/05/gigante-italiano-decide-e-solberg-e-schmidt-ficam-fora-do-podio-argentino.html

Atacante Alex retorna ao Botafogo e volta aos treinos já nesta terça-feira

Desde agosto do ano passado nos Emirados Árabes, jogador disputou 23 partidas pelo Dibba Al Fujairah e fez dez gols. Reestreia só depois de julho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Alex ex-botafogo Dibba treino (Foto: Divulgação)Alex estava no Dibba Al Fujairah (Foto: Divulgação)

Além de Elias, contratado por empréstimo junto ao Resende, o Botafogo terá mais uma opção de ataque para a temporada: o atacante Alex, de 22 anos. Revelado pelo clube, o jogador estava no Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes, e retorna após um ano e três meses longe do Alvinegro. Ele já começa a treinar com o elenco alvinegro nesta terça-feira, pela manhã, mas só poderá reestrear após a abertura da janela de transferências internacionais, no meio do ano.

Alex foi emprestado ao Joinville em fevereiro do ano passado e, em agosto, foi para o Dibba United, dos Emirados Árabes. No campeonato local, ele disputou 23 partidas e marcou dez gols, sendo cinco nos últimos cinco jogos. Porém, não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/atacante-alex-retorna-ao-botafogo-e-volta-aos-treinos-ja-nesta-terca-feira.html

Elias termina exames médicos e será apresentado na quinta-feira pelo Bota

Atacante, que pertence ao Resende, chega por empréstimo até o fim do ano. Jogador havia despertado interesse de Flamengo e Vasco

Por Thales Soares Rio de Janeiro


Autor de quatro gols em 15 jogos no Campeonato Carioca, o atacante Elias, de 26 anos, terminou nesta segunda-feira o processo para a assinatura de seu contrato com o Botafogo até o fim do ano. O jogador, que pertence ao Resende e chegará por empréstimo, será integrado ao elenco nesta terça-feira e tem sua apresentação marcada para quinta.

- É um momento de muita felicidade. Como jogador, sempre almejei objetivos grandes, como atuar no Botafogo. Estou realizando um sonho. Chego para dar sequência ao trabalho e buscar o título brasileiro. Quero aproveitar minha oportunidade fazendo gols e ajudando este grupo a fazer história - afirmou, ao site oficial do Botafogo.


Elias chamou a atenção do técnico Oswaldo de Oliveira na disputa do Campeonato Carioca. Na semifinal da Taça Rio, inclusive, ele abordou o jogador ainda no gramado do Estádio Raulino de Oliveira depois da vitória por 5 a 0 do Botafogo sobre o Resende. No jogo da Taça Guanabara, Elias fez de pênalti um dos gols da derrota por 4 a 2 para o Bota. Ele também marcou contra o Flamengo neste estadual (veja os dois gols nos vídeos)

Com a chegada de Elias, que só poderá participar da disputa do Campeonato Brasileiro por ter defendido o Resende na Copa do Brasil, Oswaldo agora terá cinco atacantes à disposição. Além dele, o time já conta com Rafael Marques, Bruno Mendes, Henrique e Sassá.

Elias, que já passou também por Sampaio Corrêa-RJ, Duque de Caxias, Madureira e Bahia, tem contrato até o dia 30 de novembro de 2014 com o Resende. Flamengo e Vasco chegaram a demonstrar interesse na sua contratação.

Elias gol Resende (Foto: Celso Pupo / Agência Estado)Elias comemora um de seus quatro gols pelo Resende no Carioca (Foto: Celso Pupo / Agência Estado)

Maracanã: jogo-teste terá mudanças nas vias e metrô. Ainda há ingressos

Órgãos se reúnem para anunciar o esquema operacional do amistosos entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo, às 16h. Bilhetes na internet

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro


Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, prefeitura do Rio de Janeiro e governo do Estado, CBF e Polícia Militar se reuniram nesta segunda-feira, no ginásio do Maracanãzinho para anunciar o esquema operacional do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã. A partida será o primeiro jogo aberto ao público desde que o estádio foi fechado para obras, em 2010.

coletiva col (Foto: Marcelo Baltar)Coletiva do COL explica como será a operação para amistoso entre Brasil x Inglaterra (Foto: Marcelo Baltar)
 
Durante a coletiva, foi anunciado que restam apenas 3 mil ingressos a serem vendidos pela internet, além de algumas entradas de gratuidade). Os bilhetes de bilheteria já foram todos comercializados. Quase 35 mil ingressos foram vendidos pela internet. Os torcedores têm ate sábado para retirar nas bilheterias, localizadas na Gávea (Flamengo), Laranjeiras (Fluminense), Caio Martins (Niterói), General Severiano (Botafogo), São Januário e setor Sul do Engenhão.

 Ainda restam 3 mil ingressos para serem comercializados pela internet. No total, 74 mil entradas foram colocadas à disposição dos torcedores. Os cerca de 4.500 proprietários de cadeiras cativas terão seus lugares assegurados e ficarão alocados do lado oposto das cabines de imprensa.

Esquema operacional não será idêntico ao da Copa das Confederações

Apesar de ser um evento organizado em parceria entre CBF e COL, o esquema operacional ainda não será exatamente igual ao da Copa das Confederações. O diretor operacional do Comitê, Thiago Paes, ressaltou que esse será um jogo-teste, e que alguns quesitos serão alterados para as três partidas oficiais do torneio da Fifa, em junho. Muitos quesitos também não funcionarão na mesma escala ou padrão da competição. Itens como corte do gramado, gandulas, segurança, protocolo de entrada dos times, logística de segurança das delegações, desde o desembarque no aeroporto, passando pela estadia nos hotéis e treinos, serão os mesmo usados na Copa das Confederações.

- O Maracanã só estará 100% pronto para o jogo do dia 16 (Itália x México) por conta das estrutura temporárias que serão usadas para a Copa das Confederações e não serão usados neste jogo de domingo - Thiago Paes, diretor operacional do COL.

De acordo com o COL, serão quatro os principais quesitos que não serão testados no domingo, além de algumas questões internas. Os serviços de internet e comunicação para a imprensa ainda não estarão instalados, como já era previsto, segundo o COL. O protocolo de hospitalidade será hospedado pela CBF, já que foi a entidade que comercializou os ingressos. A geração das imagens será da Rede Globo, e não da HBS, que faz a geração Fifa. O último item diz respeito à venda de ingressos, que foi feita por empresa contratada pela CBF, que não é a mesma da Fifa.
Mudanças no trânsito, metrô e acessos

A principal mudança será no acesso as principais ruas de acesso ao estádio: elas serão interditadas, priorizando a passagem de pedestres. A partir das 13h de domingo, a Radial Oeste, no sentido Centro, será fechada, assim como o a Avenida Maracanã. Assim como no primeiro evento-teste, no dia 27 de abril, o Viaduto Oduvaldo Cozi será de uso exclusivo para pedestres. A Prefeitura do Rio de Janeiro vai anunciar os detalhes nesta terça-feira.

O metrô também vai realizar uma operação especial para a partida. A partir das 13h de domingo, a transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho entre a Central e Botafogo. O torcedor deverá usar as estações de acordo com setor de seu ingresso.

Segurança reforçada

A parte de segurança será trabalhada em conjunto entre as seguranças privada e publica. Dentro do estádio todo controle de acesso, ativação perímetro de segurança será supervisionado por seguranças contratados pelo COL, em conjunto com a Polícia Militar.

Dentro do estádio haverá de 1.000 a a 1200 agentes de seguranças privados, que vão controlar desde o controle acesso, catracas, arquibancadas. Cerca de 90 agentes ficarão no cakmpo de jogo, para evitar que torcedores entrem no gramado que, segundo o COL, estará “muito limpo”

O Maracanã terá pela primeira vez o Centro de Controle Integrado, com oito órgão de segurança trabalhando juntos. 383 câmeras vão monitorar o comportamento das pessoas dentro do estádio. Não será permitida a entrada de instrumentos musicais no estádio. Bebida alcóolica não será comecializada na arena no dia do jogo.

Dentro do estádio, serão 350 policiais militares, ajudando os agentes privados na questão de acesso. Na parte externa, serão 650 policiais e 60 viaturas cobrindo todo o entrono do Maracanã. Estações de metro e trem terão reforço no policiamento. Duas aeronaves farão o patrulhamento aéreo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/05/maracana-jogo-teste-tera-mudancas-nas-vias-e-metro-ainda-ha-ingressos.html

Seleção espanhola divulga pré-lista para a Copa das Confederações

Vicente del Bosque anuncia lista com 26 jogadores, de onde três serão cortados. Sem jogar desde janeiro, Casillas é chamado, e Torres volta

Por GLOBOESPORTE.COM Madri


Atual campeã do mundo, a Espanha já tem praticamente definido o elenco que jogará a Copa das Confederações, no Brasil, a partir de 15 de junho. Nesta quarta-feira, o técnico Vicente del Bosque divulgou uma lista com 26 convocáveis para a competição internacional, de onde três atletas serão cortados. Entre os relacionados, aparecem o goleiro Casillas, atualmente na reserva do Real Madrid e sem jogar deste janeiro, e o atacante Fernando Torres, de volta depois de boas atuações pelo Chelsea na reta final da temporada.

Jogadores seleção espanha convocados copa das confederações (Foto: Agência EFE)Jogadores seleção espanha convocados para a Copa das Confederações (Foto: Agência EFE)
 
Há duas novidades entre os pré-convocados de Del Bosque: os laterais Azpilicueta, do Chelsea, e Monreal, do Arsenal. Entretanto, o atleta dos Gunners pode ficar fora da competição, uma vez que sofre por causa de dores nas costas e esteve em Barcelona na última semana para realizar tratamento.

Entre os 26 nomes relacionados, 12 atuaram em todas as competições oficiais sob o comando de Del Bosque (Copa das Confederações, em 2009, Eurocopa, em 2012, e Copa do Mundo, em 2010): Casillas, Reina, Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué, Albiol, Xavi, Xabi Alonso, Busquets, Torres, Fàbregas, David Silva e Juan Mata.

No Brasil, a Espanha enfrentará Uruguai, Tahiti e Nigéria, nos dias 15, 21 e 24 de junho, respectivamente.

Confira a lista completa:

Goleiros: Casillas (Real Madrid), Reina (Liverpool) e Valdés (Barcelona).
Defensores: Arbeloa, Sergio Ramos e Albiol (Real Madrid), Azpilicueta (Chelsea), Piqué e Jordi Alba (Barcelona) e Monreal (Arsenal).
Meias: Xabi Alonso (Real Madrid), Javi Martínez (Bayern de Munique), Xavi, Busquets e Iniesta (Barcelona), Cazorla (Arsenal), Juan Mata (Chelsea), Javi García (Manchester City) e Beñat (Bétis).
Atacantes: Torres (Chelsea), Navas (Sevilla), Pedro, David Villa e Fàbregas (Barcelona), David Silva (Manchester City) e Soldado (Valencia).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/05/espanha-divulga-lista-de-convocados-para-copa-das-confederacoes.html

Corinthians descarta empréstimo de Pato ao Milan: 'Chance zero'

Fonte ligada à diretoria diz que clube não tem interesse em se desfazer de um jogador que 'acabou de ser contratado e que está agradando bastante'

Por Marcelo Prado São Paulo


Pato treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Alexandre Pato é o vice-artilheiro do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Os jornais italianos repercutiram no fim de semana o interesse do Milan em contratar Alexandre Pato por empréstimo de seis meses. Não há, porém, a menor possibilidade de isso acontecer, segundo uma pessoa ligada à diretoria do Corinthians.

– O Corinthians não recebeu nada sobre isso. E a chance é zero. Pode esquecer. O Pato acabou de chegar – afirmou a fonte.

Alexandre Pato chegou ao Timão no começo do ano. O clube de Parque São Jorge investiu R$ 40,5 milhões para repatriar o jogador revelado pelo Internacional e que estava no Milan desde 2007. Até agora, o atleta ainda não se firmou como titular, mas tem agradado bastante. No total, marcou sete gols e é o vice-artilheiro da equipe na temporada, atrás apenas de Paolo Guerrero.

O próprio técnico Tite prevê mais chances para o jogador no segundo semestre.

– O Pato tem todas as condições de um grande atacante. Às vezes ficamos pensando um pouquinho excessivamente em relação a ele. Não é preciso apressar o processo, até porque ele já jogou mais aqui no Corinthians do que havia jogado na Itália. É nosso segundo artilheiro e está sempre criando oportunidades. Com jogos às quartas e domingos, vai ser inevitável que entre mais na equipe – afirmou o treinador.

O Milan procura um atacante para substituir Pazzini, que sofreu grave lesão no joelho e ficará afastado dos gramados por seis meses.  Outros jogadores da posição da equipe também devem sair. Boateng está na mira de vários clubes ingleses, Robinho sonha com um retorno ao Santos, enquanto Bojan ficará sem contrato após o término do empréstimo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/05/corinthians-descarta-emprestimo-de-pato-ao-milan-chance-zero.html

Ministro culpa burocracia por atrasos e diz que SP superaria Espanha-82

Durante encontro em São Paulo, Aldo Rebelo diz que nada atrapalhará cronograma e diz que estado paulista poderia fazer Copa sozinho

Por Leandro Canônico São Paulo


Ministro Aldo Rebelo (Foto: Alexandre Lozetti)Aldo Rebelo culpa burocracia por atraso nas obras
da Copa do Mundo (Foto: Alexandre Lozetti)

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em São Paulo na manhã desta segunda-feira para um encontro com blogueiros. Por pouco mais de uma hora, ele falou sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e voltou a esbanjar otimismo. Muito embora alguns atrasos ainda preocupem.

- Nós temos aqui no Brasil uma burocracia muito forte, que envolve órgãos de controle e etc. Os planejamentos deviam levar em consideração essa circunstância, porque você não sabe o que pode acontecer. Mas tenho segurança de que as obras serão concluídas e nenhum atraso comprometerá o evento – disse Rebelo.

Confiante de que a Copa das Confederações de 2014 e a Copa do Mundo de 2014 serão um sucesso, o ministro voltou a defender que a ideia de ter 12 sedes no Mundial foi acertada. E que se fosse apenas levada em consideração a questão econômica, ela seria feita apenas no estado de São Paulo.

- Se fosse por questão econômica, faríamos a Copa do Mundo somente no estado de São Paulo. Teremos três grandes estádios modernizados na capital (Morumbi, Palestra Itália e Arena Corinthians) e depois poderíamos criar sub-sedes em cidades do interior, como Ribeirão Preto, Presidente Prudente... – acrescentou.

- Faríamos uma Copa melhor do que a Espanha fez em 1982 – completou, referindo-se ao caso hipotético de apenas São Paulo ser sede.

Defensor da Copa do Mundo com 12 sedes – a Fifa gostaria que fosse com menos cidades -, Aldo Rebelo ressaltou o tamanho do Brasil.

- Somos um continente e se escolhemos fazer a Copa do Mundo, temos de fazê-la pelo país todo. Não fazia sentido excluir a região norte, por exemplo – finalizou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/05/ministro-culpa-burocracia-por-atrasos-e-diz-que-sp-superaria-espanha-82.html

Após vitória sobre o Galo, Coxa se organiza para ficar longe de Curitiba

Delegação coxa-branca embarca para Salvador na terça-feira e só volta para casa depois da partida contra o Goiás, no sábado, no Serra Dourada

Por Gabriel Hamilko Curitiba


Coritiba e Bahia treinam lado a lado, ao som de axé (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Coritiba vai treinar em Salvador durante a semana
(Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)

Bem recebido pela torcida no domingo, o Coritiba vai dar adeus para a capital paranaense e vai passar uma semana fora. Após a boa vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 1, o Verdão encara duas rodadas longe de casa. Na quarta-feira, o adversário será o Bahia, em Salvador. Depois, no sábado, a equipe paranaense encara o Goiás no Estádio Serra Dourada.

Para conseguir aproveitar a rotina de viagens e treinamentos, a delegação coxa-branca vai ter uma programação especial. A equipe se reapresentou nesta segunda-feira, no CT da Graciosa, e realiza um último treino no Estádio Couto Pereira, durante a manhã de terça. Na sequência, os jogadores embarcam para a capital baiana.

Até o confronto contra o Tricolor, os atletas permanecem em concentração. Após o duelo, no Estádio Pituaçu, a equipe alviverde ainda permanece em Salvador, onde realizará os treinamentos. Na sexta, uma nova viagem para Goiânia. O time coxa-branca só volta para casa no domingo pela manhã.

Os jogadores estão cientes da maratona que terão pela frente na semana, mas o atacante Deivid se mostrou confiante em bons resultados no tour pelo Brasil.

- Teremos uma semana dura pela frente, com duas partidas longe do Couto Pereira. Mas nosso pensamento é o de somar o maior número de pontos possível antes da parada do campeonato para a Copa das Confederações. Vamos trabalhar forte e lutar bastante por isso na quarta-feira e também no sábado - disse.

O confronto contra o Bahia, na quarta-feira, será às 21h (de Brasília) no Estádio Pituaçu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2013/05/apos-vitoria-sobre-o-galo-coxa-se-organiza-para-ficar-longe-de-curitiba.html

Bernard avalia: cansaço da viagem de volta do México pesou na derrota

Meia do Atlético lamenta os 2 a 1 sofridos para o Coritiba na estreia

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte


bernard CORITIBA x ATLÉTICO-mg (Foto: Joka Madruga/Futura Press/Agência Estado)Bernard: Brasileiro é importante como a Libertadores(Foto: Joka Madruga/Futura Press/Agência Estado)

Após a derrota por 2 a 1 para o Coritiba, na estreia do Atlético-MG no Brasileiro, o meia Bernard era um dos mais abatidos. Se por um lado o revés no Couto Pereira contribuiu para o semblante do jogador, o desgaste por conta da viagem ao México foi determinante para o camisa onze do Galo ter uma atuação discreta, assim como a maioria da equipe.

O time deixou Tijuana na sexta-feira e chegou à capital paranaense no final da tarde de sábado. Para Bernard, o desempenho do Galo contra o Coritiba foi prejudicado por conta do cansaço.

- Não serve como desculpa, mas atrapalhou um pouco. Foram 24 horas de viagem. A gente chegou sábado no final da tarde. Ficou muito cansativo. Foi um fator que pesou bastante. Saímos de um fuso horário com quatro horas a menos. E isso faz muita diferença.

Bernard lamentou a derrota no Couto Pereira e destacou que o Galo vê o Brasileiro com a mesma importância do ano passado.

- Os mesmos três pontos do final vão ser importantes como os do início. Infelizmente não conseguimos fazer mais gols e sofremos o gol no final. Temos que começar com regularidade.  Ter atenção nos 90 minutos. Queremos chegar forte nessa competição, porque é muito importante para a gente o Brasileiro também, assim como é a Libertadores.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/05/bernard-avalia-cansaco-da-viagem-de-volta-do-mexico-pesou-na-derrota.html

Veja os resultados de sábado pelo Brasileirão, Série B e seis estaduais

Abertura do Brasileirão tem vitória do Vasco e empates entre Timão e Bota e entre Vitória e Inter. Na Série B, Palmeiras sofre, mas vence na estreia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Campeonato Brasileiro 2013 (1ª rodada)
Vasco 1 x 0 Portuguesa
Vitória 2 x 2 Internacional
Corinthians 1 x 1 Botafogo

Campeonato Brasileiro Série B 2013 (1ª rodada)
Palmeiras 1 x 0 Atlético-GO
Figueirense 3 x 2 América-RN
Icasa 2 x 1 Sport
Joinville 3 x 0 Bragantino
ABC 0 x 2 Paraná
Guaratinguetá 1 x 0 América-MG

Campeonato Roraimense 2013 (Segundo turno - 5ª e última rodada)
São Raimundo-RR 5 x 0 Náutico-RR
Baré 0 x 1 Atlético Roraima
*São Raimundo-RR é campeão do segundo turno e decidirá o Roraimense 2013 contra o Náutico-RR.

Campeonato Paulista Série A3 2013 (Final - jogo de volta)
São Bento 1 x 1 Batatais (Ida: 3 x 1)
*São Bento é campeão da Série A3 2013.

Campeonato Paulista Segunda Divisão 2013 (Primeira fase - 5ª rodada)
Cotia 1 x 1 Osasco
Desportivo Brasil 1 x 3 Taboão da Serra
Guarulhos 1 x 2 Primavera
Atibaia 3 x 0 Sumaré
Jacareí 2 x 2 Ecus
Água Santa 4 x 1 Mauaense
Presidente Prudente 0 x 4 Tupã
União Suzano 5 x 2 Atlético Mogi

Campeonato Carioca Série B 2013 (Taça Corcovado - 7ª rodada)
Ceres 1 x 0 Tigres
Bonsucesso 1 x 0 Serra Macaense
América de Três Rios 4 x 4 Barra da Tijuca
Mesquita 0 x 3 Barra Mansa
Portuguesa-RJ 0 x 1 Angra dos Reis
Artsul 1 x 0 Sampaio Corrêa-RJ
Paduano 2 x 0 America-RJ
Juventus 0 x 3 São João da Barra - WO
Cabofriense 3 x 2 Americano

Campeonato Carioca Série C 2013 (Primeira fase - 3ª rodada)
Campo Grande 0 x 1 Arraial do Cabo
Villa Rio 0 x 0 Queimados

Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 13ª rodada)
Itapipoca 1 x 0 Trairiense
Iguatu 1 x 0 Uniclinic

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/05/veja-os-resultados-de-sabado-pelo-brasileirao-serie-b-e-seis-estaduais.html

Após falha, Neneca desabafa: ‘Não apaga o que já fiz pelo América-MG’

Na estreia da Série B, Coelho é derrotado por 1 a 0 pelo Guaratinguetá

Por GLOBOESPORTE.COM Guaratinguetá, SP



Não foi a estreia dos sonhos do América-MG, no Campeonato Brasileiro da Série B, muito menos a partida que o goleiro Neneca, que completou cem jogos com a camisa do Coelho, esperava. Diante do Guaratinguetá, fora de casa, o Coelho saiu de campo derrotado, por 1 a 0 (veja o vídeo acima). Para piorar, o gol da equipe paulista contou com a ajuda do goleiro alviverde, que falhou bisonhamente no lance. Neneca reconheceu que a partida não terminou da forma que ele gostaria, mas acredita que a falha não apagará a história construída no time alviverde.

- Infelizmente, aconteceu a infelicidade de tomar o gol daquela maneira. Mas isso não apaga o que já fiz com a camisa do América-MG. Tenho o campeonato inteiro para me redimir e dar alegrias à torcida.
No segundo tempo, quando já estava em desvantagem no placar, o América-MG perdeu o lateral-esquerdo Danilo, expulso, depois de receber o segundo cartão amarelo. Mesmo assim, o Coelho foi ao ataque, mas se expôs e correu riscos de levar mais gols. Para Neneca, o time precisa dar continuidade ao trabalho, porque a Série B está somente no início.

- Já é difícil sair atrás e reverter o placar. Com um a menos, fica mais difícil ainda. Tivemos que nos atirar de uma forma desorganizada, nos expor para o adversário. Mas é bola para frente. Temos que dar continuidade, porque tem muita coisa pela frente.

Neneca acredita que a ansiedade pela estreia no Brasileirão pode ter atrapalhado alguns jogadores. Mais calmo, o elenco terá de trabalhar o lado psicológico, porque, na próxima terça-feira, o time terá outro desafio pela Série B, diante do Figueirense, às 21h50m (de Brasília), no Independência.

- Durante todo o tempo, fomos melhores, mesmo com um jogador a menos. O Saulo fez várias defesas que nos dariam o gol. A ansiedade é do ser humano, tentamos conter, mas uns conseguem mais, e outros menos. Mas temos que controlar isso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2013/05/apos-falha-neneca-desabafa-nao-apaga-o-que-ja-fiz-pelo-america-mg.html

brasileirão série b - Neneca falha, e Guaratinguetá bate América-MG na estreia na Série B

Em jogo de muita correria das duas equipes, Garça leva a melhor sobre Coelho em chute despretensioso de Jonatas Belusso

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Sorte e azar. Elementos tão presentes em uma partida de futebol. Quando o jogo começa, é praticamente impossível definir quem está "virado para a lua", ou quem "acordou com o pé esquerdo". Mas quando a bola rola, os personagens começam a aparecer e é preciso esperar o apito final para saber quem é quem. Foi assim neste sábado no estádio Dario Rodrigues Leite. Não parecia ser noite do Guaratinguetá, que parecia ser o azarado da vez logo na estreia do Brasileirão da Série B diante do América-MG, começando o jogo com a lesão de dois jogadores, tomando bola no travessão. Mas a sorte virou quando Jonatas Belusso arriscou um chute despretencioso de fora da área. Apesar de defender o Coelho, o goleiro Neneca parecia estar sem o pé dele na hora de bloquear o fatídico chute, que ainda tocou em suas mãos antes de morrer no fundo do gol.

A falha do arqueiro custou caro ao América-MG, que tentou igualar o placar na segunda etapa, pressionou a Garça, mas como a sorte não estava do seu lado, ainda teve o lateral Danilo expulso antes de perder as demais chances que teve. Melhor para o Guará, que parecia ter acordado com o pé esquerdo, mas começou a Série B com o pé direito.

Ambas as equipes voltam a campo nesta terça-feira, 28. O Guará tenta embalar diante do Avaí, na Ressacaca, às 19h30. Já o América-MG vai em busca da melhor sorte diante do Figueirense no Independência, às 21h50.

Jonatas Belusso Guaratinguetá x América-MG (Foto: Divulgação/ AGF)Jonatas Belusso comemora o gol da vitória da Garça (Foto: Divulgação/ AGF)

Azar ou sorte?

Nos minutos iniciais, o Guaratinguetá parecia não sentir a falta de entrosamento do time, que teve a estreia de cinco atletas em relação ao time que atuou no Paulista da Série A2. Com o esquema tradicional do técnico Carlos Octávio, de dois meia-atacantes abertos pelos lados do campo, a Garça tentava pressionar com as descidas dos laterais Eduardo Arroz pela direita e Renato Peixe pela esquerda. O América-MG marcava forte no meio campo e usava os avanços dos laterais do Guará para contra-atacar e acionar o artilheiro Fábio Júnior.

Das tribunas do estádio Dario Rodrigues Leite, o suspenso técnico do Guará, Carlos Octávio, orientava pelo celular seu auxiliar Sandro Gaúcho, que comandou o time à beira do gramado. De lá, viu o azar fazer parte da estreia da equipe na Série B. Ainda no primeiro tempo, foi obrigado a mudar o time por duas vezes por contusão. Júlio César e Leandro Oliveira deixaram o campo para a entrada de Bruno Formigoni e Léo Gonçalves. Das tribunas, Carlos Octávio também viu o Coelho criar as duas principais chances da primeira etapa, de cabeça em dois escanteios seguidos. No primeiro, Vitor Hugo cabeceou para Saulo fazer um verdadeiro milagre para evitar o gol. No segundo, Fábio Júnior carimbou o travessão. Mas o azar deu lugar à sorte aos 38 minutos, quando Jonatas Belusso arriscou um chute de longe, e Neneca aceitou, dando números finais ao primeiro tempo.

Inversão de papéis

Se na primeira etapa era a Garça quem procurava o jogo, foi o Coelho quem ficou com mais posse de bola na parte final do jogo. Com Nikão encontrando espaços pelo miolo de zaga do time da casa, o América-MG chegava com perigo. Mas a sorte continuava do lado da Garça, que teve no goleiro Saulo o grande destaque para impedir o empate dos mineiros, que passaram a jogar com um homem a menos aos 20 minutos, após expulsão de Danilo por falta em Jonatas Belusso.

Mas nem parecia que o Coelho estava com um homem a menos em campo, se mantendo no campo ofensivo depois dos 30. O Guaratinguetá parecia afobado mesmo com a vantagem no placar e no número de jogadores, se desfazendo da bola com rapidez. Apesar de mais posse de bola, o América-MG pecou no famoso ''último passe''. Melhor para a Garça, que estreou com vitória na Série B.


FONTE:

CBF sorteia ordem dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil


Botafogo, Inter, Santos e Cruzeiro decidem classificação fora, enquanto o Flamengo fará o segundo duelo em casa. Datas são 3, 10, 17 de 24 de julho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Info-CONFRONTOS-COPA-BRASIL (Foto: Infoesporte)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou nesta segunda-feira a ordem dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. Dos nove clubes da elite do futebol brasileiro que chegaram até a fase atual da competição, só três vão decidir a classificação para as oitavas de final com o mando de campo: 

Flamengo, Criciúma e Atlético-PR. Já Botafogo, Internacional, Santos, Cruzeiro, Goiás e Ponte Preta farão a segunda partida fora de casa. No único confronto que não envolve equipes da Série A do Brasileirão, o Luverdense vai decidir no Mato Grosso a vaga contra o Fortaleza. A CBF ainda não definiu os dias de cada jogo, mas já divulgou as datas reservadas para os duelos: 3, 10, 17 e 24 de julho, após a Copa das Confederações.

A partir das oitavas de final, em agosto, o Vasco e mais cinco clubes brasileiros da Libertadores 2013 (Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras) entram no torneio nacional para completar os 16 times das oitavas de final. O São Paulo está fora por jogar a Copa Sul-Americana.

Na quarta-feira, o Naviraiense ganhou no tribunal o direito de seguir na competição após ser denunciado pela suposta irregularidade contratual do atacante Bahia, que enfrentou o Paysandu. Antes, a Portuguesa havia sido eliminada pela surpresa sul-mato-grossense.

CORREÇÃO: ao contrário do publicado inicialmente, o confronto entre Ponte Preta e Nacional-AM terá seu primeiro jogo com mando de campo do time paulista. O equívoco foi publicado às 15h13m e corrigido às 15h58m.

Teve Isso! Emoção de Neymar, gol salvador de goleiro e lateral bizarro

Despedida do craque santista é destaque na estreia das Séries A e B, que teve ainda cumprimento estranho e torcedor solitário do Bragantino em SC

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


O primeiro fim de semana das Séries A e B do Campeonato Brasileiro rendeu boas histórias. Logo no primeiro dia com jogos, o Oeste empatou com o Avaí por 1 a 1 com um gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo. Se tal situação já é pouco comum no futebol, ainda mais quando o gol que iguala o placar é feito pelo goleiro, de cabeça. Foi o que ocorreu em Itápolis, em partida que teve ainda uma comemoração inusitada. A despedida de Neymar do Santos também foi destaque, mas não foi só isso: a rodada teve torcedora dorminhoca, talismã no Icasa e até cobrança de lateral bizarra na vitória do Grêmio por 2 a 0 contra o Náutico. Confira!


Foi lá e resolveu!

A cena se repete em vários jogos decisivos: o time precisa de um gol nos últimos minutos, e o goleiro sai lá de trás de sua solidão e parte para a área para tentar ajudar a equipe no que parece ser um feito quase impossível. Quase nunca consegue. Na sexta, na abertura da Série B, a partida estava bem longe de ser decisiva. Como o Oeste perdia em casa para o Avaí por 1 a 0, o goleiro Fernando Leal foi para a área adversária aos 48 da etapa final. E conseguiu. Após cobrança de escanteio, com uma cabeçada certeira e firme, empatou a partida em 1 a 1.

- Foi meu primeiro gol na carreira. Quando vi o escanteio, coloquei na minha cabeça que tinha de subir para a área e Deus me abençoou. Não costumo fazer isso, mas... - disse Fernando Leal, logo após o apito final.


Um estranho cumprimento

O gol marcado pelo goleiro Fernando Leal foi realmente inusitado. Porém, igualmente fora do comum foi a forma que o meia do Oeste Melinho encontrou para cumprimentar o "artilheiro" rubro-negro. Depois do jogo, enquanto era entrevistado pelo repórter Fábio Leopisi, do SporTV, Leal levou uma "patolada" e ficou sem graça com a atitude.

– Fiz uma brincadeira pelo acontecimento raro. Fui dar um tapinha, mas não pensei na hora e aconteceu isso. Acabei roubando a cena dele – explicou Melinho.


Torcedor solitário

Um detalhe chamou a atenção na vitória do Joinville sobre o Bragantino por 3 a 0, no sábado, também pela Série B. Durante um dos infrutíferos ataques da equipe paulista, a transmissão do PremiereFC mostrou nas arquibancadas da Arena Joinville um solitário e sofredor torcedor do Braga. Ele lamentou a chance desperdiçada pelo zagueiro Kadu, aos 43 minutos da etapa inicial. Apesar de estar sozinho naquele local do estádio, 8.136 compareceram à estreia do JEC na Série B.


Futebol ‘sonolento’ contagia torcedora do ABC

A estreia do ABC na Série B 2013 foi frustrante para os torcedores do Alvinegro. Cumprindo perda de mando de campo, a equipe potiguar recebeu o Paraná no estádio Almeidão, em João Pessoa, e foi derrotada por 2 a 0 pelo Tricolor paranaense. Muitos torcedores deixaram o jogo antes mesmo do término. Uma torcedora, apesar de não ir embora, mostrou que o futebol do ABC não estava empolgante. Ela foi flagrada pelo PremiereFC aos 33 minutos do segundo tempo se esforçando para se manter acordada (veja o vídeo).


Fé no 'Padim Ciço'

O jogo de estreia do Icasa era complicado: receber o Sport, apontado como um dos favoritos à conquista da Série B e, consequentemente, a uma das quatro vagas ao acesso à elite no ano que vem. Durante a execução do Hino Nacional no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE), chamou a atenção um homem de baixa estatura que se perfilou com o time cearense carregando a imagem de Padre Cícero, padroeiro da cidade, e um terço.

Antônio da Silva, vulgo "Toinho", tornou-se uma espécie de talismã da equipe de Juazeiro e passou a acompanhar o time depois que deixou de torcer para o rival Guarani local para vestir as cores do Verdão do Cariri. E deu muito certo: o Icasa derrotou o Sport por 2 a 1, começando a Segundona com três valiosos pontos.


Medida por medida

Se Padre Cícero auxiliou o Icasa fora de campo, o Verdão do Cariri também contou com uma ajudinha a mais nos 2 a 1 sobre o Sport. Antes do jogo, o goleiro Magrão já tinha percebido que a marca do pênalti de uma das áreas estava próxima demais da linha do gol. E foi justamente naquela área que saiu o pênalti que resultou no primeiro gol do time cearense. Na cobrança, Elanardo converteu.

Após o fim do primeiro tempo, Magrão deixou claro que achou que a marca estava próxima demais. A equipe do PremiereFC conferiu a medida com uma trena e descobriu que ela havia sido pintada a 9,50m do gol, quando a regra da Fifa exige uma distância de 11m.


Cruz-maltino de roupa nova

A semana marcou lançamentos das camisas novas de Flamengo e Botafogo para o Brasileirão 2013. Neste sábado, na primeira rodada, foi a vez de o Vasco estrear sua camisa, com riqueza de detalhes. Além da inscrição "115 anos" no ombro, que tem uma pequena faixa diagonal preta, há nas costas uma referência ao primeiro escudo usado pela equipe.

Na parte interna, as bandeiras estilizadas de Brasil e Portugal se fundem, com a citação ao trecho do hino "no futebol és um traço de união" dos dois países. Na barra da manga, as oito estrelas referentes às quatro conquistas de campeonatos brasileiros, mais a Libertadores, Mercosul, Sul-Americano e Terra e Mar. Nas costas, próximo à barra, inscrições lembrando feitos históricos do clube, como "Virada do Século", "Camisas Negras" e "Resposta Histórica". Ah, e na estreia do Brasileirão, o Vasco derrotou a Portuguesa por 1 a 0.

mensagens camisa Vasco (Foto: Reprodução / Instagram)Mensagens na  nova camisa do Vasco (Foto: Reprodução / Instagram)

Cartão-faixa de parabéns

O técnico Tite completou 52 anos neste sábado e foi homenageado pela torcida do Corinthians antes do empate por 1 a 1 com o Botafogo, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro, no estádio do Pacaembu. Os alvinegros paulistas estenderam uma faixa com os dizeres “Parabéns Tite” no setor do Tobogã.

Faixa Parabéns Tite Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti)Faixa "Parabéns Tite" na torcida do Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti)

Bruna Marquezine na torcida do Flamengo

Os torcedores do Flamengo não perderam a chance de mostrar o bom humor na partida contra o Santos. Enquanto esperava na longa fila para entrar no estádio Mané Garrincha, um rubro-negro se destacou por estar com uma imagem da atriz Bruna Marquezine, namorada de Neymar, que se despediu do Peixe para jogar no Barcelona. Mas não era uma imagem qualquer.

Na réplica, a atriz estava com um biquíni do Flamengo. Em entrevista recente, a namorada do jovem craque declarou que torce pelo jogador e até passou a assistir a mais jogos do Santos, mas que seu time do coração é o Rubro-Negro.

bruna marquezine mané garrincha flamengo x santos (Foto: Thiago Dias)Imagem de Bruna Marquezine, com biquini rubro-negro, no Mané Garrincha (Foto: Thiago Dias)

Lágrimas na despedida

Era a estreia de Santos e Flamengo no Brasileirão 2013, no palco de estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações, com quase 70 mil torcedores presentes, mas o protagonista da tarde era só um: Neymar. O craque fez sua última partida pelo Peixe antes de se transferir para o Barcelona e não escondeu a emoção com o momento. Durante a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Ellen Oléria, o jogador deixou escorrer as lágrimas (veja o vídeo).


- A emoção é grande. Mas quando o jogo começa, a gente esquece tudo - disse Neymar, antes de a bola rolar.

Em campo, o novo atleta do Barcelona teve atuação discreta em sua última partida com a camisa do Santos. Apesar de ter sido o jogador mais participativo do Alvinegro, ele não conseguiu se despedir da equipe paulista com uma vitória e deixou o Mané Garrincha com um 0 a 0 diante do Flamengo. O adeus ao Peixe começou com o choro de emoção, mas terminou com declarações de alegria pelo novo desafio na carreira.

- Será uma honra jogar com Messi, Xavi, Iniesta... O Dani Alves foi o cara que mais me encheu o saco, no bom sentido, para ir para lá (risos)... Será uma satisfação grandiosa - disse o craque.

Torcida Flamengo Mané Garrincha (Foto: Cahê Mota)Torcida lotou o Mané Garrincha e gerou a maior
renda do futebol nacional (Foto: Cahê Mota)

Mais no Mané Garrincha: recorde de renda e água fria

O empate entre Santos e Flamengo por 0 a 0 não se destacou apenas pela despedida de Neymar. O duelo ficará na história do futebol brasileiro também por ter tido a maior renda de bilheteria. Os ingressos caros para a partida, e os quase 70 mil torcedores presentes renderam R$ 6.948.710,00 de renda com a partida. Antes, o maior valor absoluto arrecadado em um jogo no Brasil havia sido os R$ 4.484.282,25 da partida entre São Paulo e Internacional, na semifinal da Libertadores de 2010.

O duelo foi o primeiro do estádio Mané Garrincha com todos os lugares do estádio disponíveis. A arena ganhou elogios dos técnicos Muricy Ramalho e Jorginho, mas ambos reclamaram de um detalhe: a água fria nos chuveiros.

-A gente percebe que ainda faltam umas coisinhas. Esse jogo é para isso, testar.  O chuveiro estava gelado – declarou o técnico santista.

Jorginho concordou sobre a água, mas achou o saldo positivo.

- Ninguém reclamou.  O campo não está excepcional, mas está em nom estado, bem melhor do que vários campos que jogamos.  O estádio é maravilhoso, meio alçapão. Só faltou água quente, tomei banho de água fria – comentou Jorginho.


Seca a mão, Josa!

O volante Josa, que tem atuado como lateral-esquerdo na ausência de Douglas Santos, protagonizou um lance no mínimo curioso na derrota do Náutico por 2 a 0 para o Grêmio. O jogador tentou cobrar um lateral, ainda no primeiro tempo, e arremessou a bola, mas ela escapuliu e sequer entrou no jogo. A torcida gremista no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, não perdoou e curtiu com o volante, que secou as mãos e conseguiu concluir o arremesso na segunda tentativa (veja o vídeo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/05/teve-isso-emocao-de-neymar-gol-salvador-de-goleiro-e-lateral-bizarro.html