sábado, 18 de maio de 2013

Herói, Rafael Marques é celebrado pela torcida em tarde de autógrafos


Cerca de 250 botafoguenses vão até a loja do clube, em General Severiano, para tietar o autor do gol do título carioca

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Sinal dos tempos. Herói do título da Taça Rio, que deu ao Botafogo a conquista do Campeonato Carioca por antecipação, o atacante Rafael Marques foi o escolhido para uma tarde de autógrafos na loja oficial do clube, em General Severiano. Cerca de 250 alvinegros foram pegar autógrafos e tirar fotos com o jogador. Outras presenças ilustres foram os troféus da Taça Rio e Guanabara.

Rafael Marques tarde autógrafos Botafogo (Foto: Fred Huber)Rafael Marques ao lado de uma torcedora. Taças foram expostas na loja do clube (Foto: Fred Huber)

Rafael Marques atendeu a todos os pedidos com um sorriso e ouviu inúmeras vezes um "muito obrigado". Alguns torcedores aproveitaram para abraçar o atacante, e um deles até deu um beijo em seu rosto. Ele vive um momento de lua de mel com os alvinegros depois de um início muito complicado e cercado de críticas, já que marcou seu primeiro gol apenas em sua 21ª partida.

- É um momento válido, gosto de ter este contato e carinho da torcida, ainda mais depois de um começo difícil no clube. É maravilhoso, vou ganhar com muito carinho. É legal receber um abraço, uma palavra de afeto, me dá mais motivação para o decorrer do ano. Espero que aconteça mais.

Rafael Marques tarde autógrafos Botafogo (Foto: Fred Huber)Torcedores tietam Rafael Marques na loja
do clube (Foto: Fred Huber)

A confiança de Rafael Marques tem ficado evidente até nos treinamentos. Neste sábado, por exemplo, ele fez um golaço de cobertura no goleiro Jefferson e foi aplaudido pelos companheiros.

- Na hora até pensei: "Será que eu faço? É o Jefferson...". É um goleiro de Seleção, vive uma boa fase e está convocado para Copa das Confederações. Eu tento dar o meu máximo em todos os treinos, porque aí as coisas acontecem naturalmente no jogo. Estou bem confiante, ainda mais depois do gol do título.

O atacante volta a campo pela primeira vez depois de ser o herói do título na próxima quarta-feira, em Volta Redonda, contra o CRB, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, em Maceió, houve empate por 0 a 0.

Rafael Marques tarde autógrafos Botafogo (Foto: Fred Huber)Cerca de 250 torcedores encararam fila para ter contato com Rafael Marques (Foto: Fred Huber)
   

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/heroi-rafael-marques-e-celebrado-pela-torcida-em-tarde-de-autografos.html

Diego Souza se surpreende com mobilização da torcida do Cruzeiro


Meia está motivado para conseguir o placar suficiente para levar o título

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Diego Souza, Cruzeiro, treino, Toca da Raposa II (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Diego Souza está surpreso com mobilização da
torcida (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

A derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, na primeira partida da final do Campeonato Mineiro, não significou crise na Toca da Raposa II. O que se viu, na semana que antecedeu a partida decisiva, neste domingo, às 16h (de Brasília), foi mobilização de torcedores e da diretoria. O meia Diego Souza disse ter ficado surpreso com os acontecimentos. Segundo ele, a reação de apoio dos torcedores tocou o grupo.

- Fazia tempo que não via uma mobilização tão grande assim, de uma torcida à espera do resultado.

 Sabemos como somos cobrados no Brasil. Depois de um clássico com derrota por 3 a 0, é bom ter o apoio do torcedor, que vai lotar e nos apoiar. O que tenho a dizer é que nosso grupo está bastante motivado, sabe da dificuldade, mas que acreditamos. Amanhã, é suar sangue e buscar os gols necessários.

O meia celeste quer que o time retribua o apoio dos torcedores, com entrega em campo, para, quem sabe, buscar a vitória por três gols de diferença.

- Isso não pode faltar. Tem que ter brio, tem que suar sangue. Não esperávamos essa mobilização toda. Aonde eu vou, tem torcedor que apoia. Ninguém cobra. Só fala que estamos juntos, que vão cantar por nós o tempo todo. Isso é bonito, isso dá força. Sei da dificuldade, mas, dentro de casa, quem manda somos nós. Já conhecemos nossa força, e temos que buscar o resultado de todas as maneiras.

Diego Souza espera não só uma dedicação diferente do último jogo, mas também um outro futebol. Ele lamentou a má atuação no último domingo, e espera que o Cruzeiro faça valer o fator caso na próxima partida.

- O espírito tem que ser outro. Já apagamos da memória aquele jogo. Nossa equipe não conseguiu produzir. Agora, é um jogo diferente. Estamos com nosso torcedor, em nossa casa e temos que impor nosso ritmo, fazer que o outro lad

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/05/diego-souza-se-surpreende-com-mobilizacao-da-torcida-do-cruzeiro.html

Cruzeiro fecha preparação para a decisão com golaço de Lucca


Atacante está relacionado para a partida contra o Atlético-MG, no Mineirão

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

O Cruzeiro fechou a preparação para a decisão do Campeonato Mineiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-MG. O elenco realizou um rachão, na manhã deste sábado, na Toca da Raposa II. Em clima de descontração, os jogadores celestes fizeram o costumeiro treino recreativo antes dos jogos.

Lucca treino Cruzeiro  (Foto: Tarciso Badaró)Lucca faz um golaço no treino na Toca da Raposa II (Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)

A atividade contou com um belo gol do atacante Lucca. Recuperado de contusão, o garoto, contratado junto ao Criciúma, está relacionado para a partida e poderá fazer a estreia pelo Cruzeiro. O clássico será realizado no Mineirão, e a Raposa precisará vencer por, pelo menos, três gols de diferença para ficar com a taça.

Veja os vídeos do Cruzeiro

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/05/cruzeiro-fecha-preparacao-para-decisao-com-golaco-de-lucca.html

Clima de descontração e torcida confiante marca manhã no Galo


Cerca de cem torcedores do Atlético-MG apoiam os jogadores alvinegros

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte

O clima na Cidade do Galo foi bastante familiar, no último treino do Atlético-MG, antes de encarar o Cruzeiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão. Cerca de cem torcedores, entre mulheres e crianças, acompanharam de perto a atividade que encerrou a preparação do time para a grande decisão do Campeonato Mineiro. A cada gol, vários aplausos e gritos das arquibancadas do CT animaram ainda mais o treinamento atleticano.

torcida treino Atlético-MG (Foto: Fernando Martins)Torcida do Atlético-MG marca presença na Cidade do Galo (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/05/clima-de-descontracao-e-torcida-confiante-marca-manha-no-galo.html

campeonato mineiro - Quase 50 mil ingressos já foram vendidos para o clássico de domingo


Torcedores do Cruzeiro tem direito a 90% da cota total de bilhetes

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Esplanada do Mineirão (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Mineirão vai estar lotado para o clássico de
domingo (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)

Os torcedores de Cruzeiro e Atlético-MG deverá lotar as dependências do Mineirão, neste domingo, às 16h (de Brasília), na segunda partida da grande decisão do Campeonato Mineiro. Até a noite dessa sexta-feira, já haviam sido vendidos, aproximadamente, 40 mil ingressos, sem contar a cota da Minas Arena, concessionária que administra o estádio.

A divisão, até agora, é a seguinte. Cerca de 17 mil ingressos foram vendidos nas bilheterias, e aproximadamente 11 mil, pela internet, para os sócios da modalidade “Cruzeiro Sempre”. Além disso, há os bilhetes (cerca de 12 mil) destinados aos sócios das categorias Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Tríplice Coroa, que já têm os lugares garantidos.

Segundo a Minas Arena, dos 7.800 ingresso destinados à concessionária, aproximadamente seis mil já foram vendidos. Neste sábado, as vendas continuam pela internet, na sede do Atlético-MG, na sede campestre do Cruzeiro e na sede do Barro Preto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/2013/05/quase-50-mil-ingressos-ja-foram-vendidos-para-o-classico-de-domingo.html

Em amistoso movimentado, Vasco bate Figueirense por 2 a 1 em Florip


Tenorio e Alisson marcam os gols da vitória. Time estreia no Brasileiro no próximo sábado, contra Lusa. Figueira joga na Copa do Brasil na quarta

Por Diego Madruga Florianópolis


Na teoria, o amistoso entre Figueirense e Vasco, neste sábado, não valia nada. Mas em campo, principalmente no segundo tempo, a vontade era de quem disputava uma competição eliminatória. Sob os olhos de 3.297 pessoas no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis - a renda foi de R$ 40.955, com 3.069 pagantes -, melhor para o cruz-maltino, que apresentou uma equipe mais consistente e venceu por 2 a 1, com gols de Tenorio e Alisson – Bruno Pires marcou para os catarinenses.

Às vésperas de estrear pelo Brasileirão, as duas equipes fizeram testes. No Figueirense, 11 jogadores entraram no intervalo, sendo seis estreantes. O Vasco, que relacionou 19 atletas para a partida, colocou os oito suplentes para o segundo tempo. O lance mais curioso do confronto, no entanto, envolveu a arbitragem. Depois que o zagueiro Renato Silva saiu lesionado, o técnico Paulo Autuori tentou promover a volta de Wendel, sacado no intervalo. O árbitro Edmundo Alves do Nascimento não concordou, mesmo com os pedidos do técnico adversário Adilson Batista, que não queria enfrentar um time com um a menos.

Depois do longo período sem jogos oficiais após a eliminação do Carioca, o Vasco, que no amistoso anterior batera o Tupi-MG por 5 a 1,  volta a campo no próximo sábado (25), contra a Portuguesa, em São Januário, na estreia da Série A. O Figueirense, antes da primeira partida na segunda divisão, tem o compromisso do jogo de volta da Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, a equipe catarinense recebe o Arapongas (PR), depois de um empate sem gols na ida. Se houver outro 0 a 0, a partida irá para os pênaltis. Caso ocorra empate por 1 a 1 ou qualquer outro placar, a vantagem será do visitante, o Arapongas, por fazer gols na casa do adversário.

alisson thiaguinho vasco Figueirense amistoso (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Alisson comemora com Thiaguinho o gol da vitória do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

Pegada e gol do Demolidor

O discurso adotado nos dois clubes durante a semana, de que o amistoso seria encarado como uma preparação séria, não ficou apenas nas palavras. Com o apito de Edmundo Alves do Nascimento, os times adiantaram a marcação. A pegada inicial dificultou a criação das jogadas e, sem grandes articuladores, coube a Figueirense e Vasco arriscarem de fora da área.

O Cruz-Maltino, com a qualidade de Felipe Bastos na finalização, foi o primeiro a tentar, aos três minutos, assustando o goleiro goleiro Ricardo. O time catarinense respondeu da mesma forma. Primeiro com Ricardinho, depois, com o zagueiro Douglas, que se arriscou no ataque. A vontade vascaína exibida no início diminuiu antes dos 20 minutos. Quando tinha a posse de bola, a equipe carioca trocava passes pouco objetivos. Sem ela, o time era envolvido pelo Figueirense. O controle, no entanto, não foi traduzido em oportunidades.

Quando o Figueirense era melhor na partida e havia desperdiçado outras chances, o Vasco aproveitou um erro do capitão adversário. Aos 36, depois de um chutão, Douglas tentou dominar na coxa, mas a bola escapou e caiu nos pés de Dakson. O meia cruz-maltino invadiu a área e tocou para Tenorio. Livre, o atacante esperou o goleiro Ricardo cair para finalizar e garantir a vantagem inicial. O gol animou os torcedores vascaínos no Orlando Scarpelli, que passaram a provocar com gritos de “ão, ão, ão, segunda divisão”, em referência à queda do Furacão para a Série B em 2012.

sandro silva vasco Figueirense amistoso (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Sandro Silva em boa briga com meio-campo do Figueira (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

Mais gols e a volta não autorizada de Wendel

A volta do intervalo serviu para que os técnicos fizessem o combinado: as mudanças. No lado do Figueirense, 11 novos jogadores entraram - Adilson Batista poupou os titulares para o jogo na quarta pela Copa do Brasil, contra o Arapongas -, enquanto o Vasco fez oito alterações. Com um novo time, os catarinenses precisaram de dois minutos para empatar. Depois de um cruzamento do estreante Rennan Oliveira do lado direito, o zagueiro Bruno Pires, também em sua primeira partida, escorou sem chances para Michel Alves.

Aos sete minutos, os torcedores no Orlando Scarpelli já tinham visto mais movimentação do que na etapa inicial inteira. Numa delas, Thiaguinho fez fila na defesa do Figueirense e arriscou de canhota. Tiago Volpi espalmou, mas nos pés de Alisson, que, atento, bateu de primeira para fazer o segundo do Vasco.

Quando o jogo era marcado pelo equilíbrio, o Vasco perdeu um jogador. Aos 25, Renato Silva deixou o gramado lesionado. Sem opções por ter utilizado todos os atletas do banco, Paulo Autuori queria promover a volta de Wendel – o técnico Adilson Batista havia concordado com o retorno -, mas o árbitro Edmundo Alves do Nascimento não autorizou.

Com a vantagem numérica, o Figueira apertou em busca do empate até o fim. Mas o Vasco conseguiu segurar o resultado. Com duas vitórias nos amistosos, a torcida, que compareceu ao Orlando Scarpelli, agora espera uma estreia boa no Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/05/em-amistoso-movimentado-vasco-bate-figueirense-por-2-1-em-floripa.html

Com lágrimas, Beckham dá adeus a Paris na vitória do PSG sobre o Brest


Após anunciar aposentadoria, inglês joga sua última partida no Parque dosPríncipes e é ovacionado por jogadores e torcedores. Lucas faz reverência

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


David Beckham, que está se aposentando do futebol, despediu-se da torcida do Paris Saint-Germain de forma emocionante, no Parques dos Príncipes, com a vitória sobre o Brest por 3 a 1. O clube não confirma que esta tenha sido a última partida oficial do inglês, mas pelo choro do jogador nos minutos finais, além da festa após a partida, tudo leva a crer que ele não deverá estar em campo contra o Lorrient na rodada final do Campeonato Francês.

Beckham, que disputou 14 partidas com a equipe, ganhou de presente do técnico Carlo Ancelotti a faixa de capitão, sendo o sétimo jogador do clube a ter a honraria na temporada. Os pais, a esposa - a ex-Spice Girl Vitoria - e os quatro filhos do casal estavam nas tribunas. Em campo, o posicionamento imposto pelo comandante italiano impediu que a estrela da noite brilhasse. Atuando mais recuado, como distribuidor do jogo, o meia pouco fez, mas no segundo tempo resolveu arriscar mais dos seus tradicionais lançamentos, mostrando os últimos lampejos de seu talento aos torcedores.

O Paris Saint-Germain conquistou o Francês no último fim de semana na vitória por 1 a 0 sobre o Lyon, dando fim ao jejum de 19 anos sem levantar a taça. O último compromisso da temporada será no próximo domingo, longe de Paris. Neste sábado, o time chegou a 80 pontos, contra 70 do segundo colocado Olympique.

Beckham chora PSG Brest (Foto: Reuters)David Beckham deixa o gramado chorando (Foto: Reuters)

Ibra rouba o show

Ibrahimovic não deu chances para uma possível zebra e abriu o placar logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Com muita categoria, o sueco tabelou, livrou-se da marcação e chutou com força para fazer 1 a 0. Na jogada seguinte ao gol, o grandalhão quase fez o segundo. De frente para o goleiro, tentou o drible, mas não conseguiu passar pelo rival.

Victoria Beckham leva a filha Harper para assistir ao jogo de despedida do pai. (Foto: Agência Reuters)Victoria Beckham e a filha Harper (Foto: Reuters)

O Brest teve mais posse de bola, mas pouco incomodou. Chafni tentou inúmeros chutes de fora da área, mas não estava com a pontaria em dia. A melhor jogada de Beckham na partida aconteceu aos 13 minutos. O inglês fez um lindo lançamento para Ibra, que dominou a bola com as costas tentando um passe, que infelizmente não encontrou ninguém.

O segundo gol parisiense saiu dos pés de Becks. O capitão cobrou escanteio, e Matiudi, sem nenhuma intimidade com a bola, chutou sem jeito, mas conseguiu ampliar. Aos 35, o futuro novo aposentado da praça teve uma grande chance para fazer seu gol. Falta na entrada da área do Brest, ele se posicionou ao lado de Ibrahimovic. O sueco, todavia, não quis saber de homenagens e cobrou a falta. Acabou fazendo o terceiro, um belo gol. O goleiro ainda tocou na bola, mas ela entrou no ângulo.

Para a segunda etapa, o PSG apresentou uma novidade: Lucas entrou após o intervalo, mas assim como o restante do time, pouco fez. A única grande chance parisiense veio aos 15 minutos. Gameiro ficou na cara do gol, mas chutou nos pés do goleiro. Mas o clima já era de festa, de amistoso festivo.

Ibrahimovic Beckham PSG Brest (Foto: Agência Reuters)Ibrahimovic fez dois gols na partida (Foto: Agência Reuters)

A emoção de Beckham

 
Quando Lavezzi se postou ao lado do quarto árbitro para entrar como substituto, aos 36, Beckham começou a chorar. Mas antes de o camisa 32 deixar o campo, o Brest diminuiu com Benschop, que entrou por trás da defesa e chutou cruzado. A substituição aconteceu dois minutos depois, e o jogo simplesmente parou. Todos os jogadores do PSG foram em direção ao inglês para cumprimentá-lo. Lucas foi além e fez um sinal de reverência. O estádio ficou de pé para os últimos aplausos.

Após o apito final, o inglês voltou a campo para agradecer ao público. Os companheiros aproveitaram a oportunidade e o jogaram para o ar, em gesto que tradicionalmente é feito com os treinadores em dia de título.

Beckham PSG Brest (Foto: AP)Beckham vive últimos momentos no Parque dos Príncipes (Foto: AP)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2013/05/sob-lagrimas-beckham-se-despede-de-paris-com-vitoria-sobre-o-brest.html

Romarinho marca, e Brasiliense é campeão na reinauguração do Mané


Jovem atacante entra no segundo tempo e marca terceiro gol da vitória por 3 a 0 do Jacaré em cima do Brasília. Time de Taguatinga leva oitavo título

Por Fabrício Marques e Marcelo Baltar Brasília


Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff deu o pontapé inicial. À tarde, Brasiliense e Brasília fizeram a estreia oficial do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Após três anos e três meses, o estádio voltou a receber uma partida, e sua reabertura foi marcada pelo oitavo título candango do Jacaré. O Brasiliense venceu o Colorado por 3 a 0 (veja o vídeo acima) e levou o Campeonato Metropolitano do Distrito Federal 2013, em festa que foi coroada com gol de Romarinho, para orgulho do pai, Romário, que não conseguiu segurar as lágrimas nas tribunas do estádio.

A decisão do Candangão foi ato final da festa de inauguração do novo Mané Garrincha, que durou todo este sábado. Às 10h30, a entrega oficial do estádio foi feita em cerimônia prestigiada pela presidente Dilma Rousseff, o governador do DF, Agnelo Queiroz, além do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e outras autoridades. Logo após o evento, torcedores começaram a ocupar o entorno do estádio, que teve portões abertos às 14h45. Por volta das 16h, Elza Soares, que foi casada por 16 anos com o craque que dá nome ao estádio, entoou o Hino Nacinoal, abrindo os trabalhos para o jogo inaugural da nova arena.

Em campo, o Brasiliense repetiu o placar da primeira partida da decisão e se tornou o segundo maior vencedor do Campeonato Candango – ao lado do próprio Brasília, com oito conquistas –, atrás apenas do Gama, que já levantou a taça dez vezes. O lateral Bocão foi o responsável pelo primeiro gol da nova arena. O artilheiro Washington marcou o segundo tento da partida e Romarinho, sob os olhos atentos do pai, fez o terceiro gol da partida, que selou o triunfo do Jacaré.

ROmarinho brasiliense gol brasília (Foto: Adalberto Marques / Agência Estado)Romarinho comemora seu gol, o terceiro do Brasiliense (Foto: Adalberto Marques / Agência Estado)

O jogo deste sábado, no entanto, ainda não teve todos os 72 mil lugares do novo Mané Garrincha liberados. Apenas as arquibancadas inferiores foram liberadas. No dia 26 de maio o estádio terá sua primeira partida com carga máxima de ingressos. O jogo entre Flamengo e Santos, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, será organizado pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 e será o último teste antes da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, com o duelo entre Brasil e Japão.

Hino nacional com Elza Soares, atraso e gols anulados

Antes de a bola rolar oficialmente, torcedores enfrentavam grandes filas do lado de fora e viam a ação de alguns cambistas. Outros torcedores protestavam por conta da pouca quantidade de ingressos, e alguns reclamavam dos gastos elevados nas obras do estádio que, segundo o Comitê Orgaizador Local (COL), foi construído por R$ 1 bilhão.

Seguindo o padrão da Fifa, os dois times entraram juntos em campo e ficaram perfilados para a execução do Hino Nacional, que foi entoado pela cantora Elza Soares, que foi ovacionada pelos torcedores presentes. Com 26 minutos de atraso, e após 1027 dias de obras, a bola, enfim, rolou no Mané Garrincha.

O jogo começou bastante pegado e não demorou para o primeiro cartão amarelo do novo estádio sair. O zagueiro Fábio Braz, do Brasiliense, foi o punido. Precisando do resultado, o Brasília tentou criar algumas jogadas e perdeu algumas chances, mas o destaque da primeira etapa ficou com os auxiliares.

Elza soares canta antes do início da final entre Brasiliense e Brasília estádio mané garrincha (Foto: Francisco Stuckert / Futura Press)Elza Soares canta Hino Nacional (Foto: Francisco
Stuckert / Futura Press)

Aos 39 minutos, Bocão arrancou bem pela direita, trocou passes e entrou na área e balançou as redes. Entretanto, o bandeirinha José Reinaldo marcou impedimento e retirou do lateral do Jacaré o prazer de ser o autor do primeiro gol do estádio. Ao menos momentaneamente. Quatro minutos mais tarde foi a vez do Brasília ter semelhante frustração, quando o auxiliar Carlos Emanuel anulou gol marcado por Giba, também por impedimento.

Romarinho entra e garante a festa do Brasiliense

Se na primeira etapa o jovem lateral Bocão viu a alegria de ser o autor do primeiro gol do Mané Garrincha ser barrada pela anulação de seu tento, na segunda etapa bastaram apenas quatro minutos para compensar tal situação. Com nova arrancada pela direita, o garoto tabelou com Giso e chutou no canto direito de Marcão: 1 a 0, e título quase garantido.

Diante da difícil missão, o Brasília não esboçou reação. O Jacaré continuou com o domínio da partida. Peninha chegou a colocar a bola na trave. Aos 23 minutos, Romarinho entrou na partida e ainda seria um dos protagonistas da decisão. A conquista do Brasiliense foi selada com o artilheiro Washington, que marcou seu décimo gol na competição, e garantiu a vitória do time de Taguatinga. No entanto, ainda sobrou tempo para Romarinho deixar o pai - que estava nas tribunas do estádio - orgulhoso e marcar o terceiro gol do Jacaré, já nos acréscimos da partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/df/futebol/campeonato-brasiliense/noticia/2013/05/com-gol-de-romarinho-brasiliense-vence-na-reinauguracao-do-mane.html

Nos pênaltis, CRB vence o CSA e conquista o bicampeonato alagoano


No centenário do rival, Galo levanta o troféu do estado pela 27ª vez

 A CRÔNICA

por Victor Mélo

CRB posa para a fotografia (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)Bicampeão, CRB posa para a fotografia (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)

O vermelho foi realçado na bandeira de Alagoas. Depois de dois grandes confrontos diante do rival CSA, o CRB demonstrou força em campo e conquistou o cobiçado bicampeonato estadual. Neste sábado, o time regatiano perdeu no tempo normal por 1 a 0, mas venceu nos pênalits por 4 a 3, no Estádio Rei Pelé, e beijou sua 27ª taça do Campeonato Alagoano.

O goleiro Tiago defendeu os pênaltis batidos por Adalberto e Anderson e foi o herói da conquista. Converteram para o CRB Denílson, Paulo Sérgio, Marcus Vinícius e Schwenck. Johnnattan desperdiçou uma cobrança para o Galo, mas não perdeu a festa do título

Após a partida deste sábado, os torcedores tomaram as ruas nas imediações do Trapichão e iniciaram um carnaval fora de época em Maceió. Os dois maiores rivais de Alagoas não se encontravam na decisão há 15 anos e a conquista do título no centenário do rival foi especial para os regatianos.

- Esse time mereceu muito esta conquista. Fizemos a melhor campanha, tivemos o melhor ataque e, com muito esforço, fomos buscar esta taça. Agora vamos comemorar e depois pensar no jogo contra Botafogo, pela Copa do Brasil. Temos chances e vamos trabalhar muito para passar deles - declarou o técnico do Galo, Ademir Fonseca, que conquistou o terceiro título estadual de sua carreira.

CRB x CSA, Rei Pelé (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)CRB e CSA fizeram um jogo parelho no Rei Pelé (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)

Schwenck perde chance clara na primeira etapa

O CSA tomou a iniciativa no clássico, tentando variar o jogo pelas pontas, mas era pouco efetivo quando se aproximava da área. Com a vantagem do empate, o CRB jogava fechado e, aos poucos, foi avançando pela esquerda, principalmente com o lateral João Victor.

O Azulão chegou com mais perigo aos 25 minutos. Elyeser alçou a bola na área e Diego Clementino cabeceou na trave. Atenta, a arbitragem já havia paralisado a jogada, assinalando impendimento do ataque. Aos 28 minutos, João Victor foi acionado nas costas da defesa do CSA e arrematou forte, mas sem direção. 

O CRB continuava perigoso e criou uma grande oportunidade aos 36 minutos. O meia Walter Minhoca tentou passe vertical no comando de ataque, a bola desviou no zagueiro Adalberto e sobrou limpa para o atacante Schwenck. O camisa 9 do Galo teve tempo de ajeitar o corpo e olhar para o goleiro Flávio, mas colocou muita força no chute e a bola subiu.

Lesão
Um dos destaques do CRB no campeonato, o goleiro Galatto sofreu uma lesão muscular e foi substituído por Tiago aos 41 minutos. Aos 44, João Victor recebeu livre na área e tocou para trás:o meia Jairo perdeu a passada no lance e deu chance para o goleiro Flávio defender.

CRB x CSA, Rei Pelé (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)Audálio ganha a disputa com Alex Henrique (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)

CSA abre o placar no segundo tempo

O CSA decidiu testar o goleiro do CRB no início do segundo tempo e quase abriu o placar aos dois minutos. O artilheiro Everaldo mandou uma raquetada de fora da área, pela direita, e a bola passou assobiando pela trave de Tiago.

O jogo pegou fogo e, em outro chute venenoso, Diego Clementino viu a bola acertar o travessão do CRB aos nove minutos. Partindo para o ataque, o CSA deixava espaços e quase sofreu um contra-ataque mortal. Schwenck recebeu a bola de frente para o goleiro do CSA e bateu no canto: Flávio se esticou todo e fez uma defesa espetacular.

Aos 33 minutos, o CSA incendiou o lado azul do Rei Pelé. Fabiano tocou para Everaldo, que pensou rápido e acionou Elyeser, livre de marcação. O volante encheu o pé e acertou o canto direito do goleiro Tiago: 1 a 0.

O CRB partiu para cima nos minutos finais, mas, valente, a defesa do CSA segurou a vitória e forçou a prorrogação.

Pouco risco na prorrogação

O Galo começou o tempo extra mais presente no campo ofensivo. Os volantes Everton Luiz e Johnnattan se desdobravam na marcação e João Victor seguia sendo uma boa opção pela esquerda.

O Azulão estava com moral por ter vencido o clássico no tempo normal e tentava ser mortal no ataque, trocando passes e esperando espaços para dar a estocada. Os dois times, no entanto, não arriscavam muito e o jogo foi para os pênaltis.

Galo leva o título nos pênaltis

Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Tiago. Ele entrou no lugar de Galatto ainda na primeira etapa e demonstrou frieza ao defender as cobranças de Adalberto e Anderson Oliveira.

Goleiro do CSA, Flávio pegou a penalidade executada por Johnnattan, mas não evitou os gols de Denílson, Paulo Sérgio, Marcus Vinícius e Schwecnk. Alex Oliveira, Diego Clementino e Everaldo converteram as cobranças do Azulão, mas, no fim, o Galo venceu por 4 a 3 e iniciou a festa que pintou o estado de vermelho.

João Victor, CRB (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)João Victor voa para dominar a bola (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)


Serena sofre quebra, acorda e passeia sobre romena para ir à final em Rom


Americana tem saque quebrado no 3º game do primeiro set, reage e atropela Simona Halep com direito a 'pneu'. Nº 1 pega Azarenka ou Errani na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Serena Williams tênis contra Simona Halep (Foto: AFP)Serena Williams está na final em Roma (Foto: AFP)

Simona Halep era a zebra do sábado. E a número 64 do ranking começou jogando como zebra - sem compromisso. A romena quebrou o saque de Serena Williams logo no terceiro game do primeiro set. No entanto, pagou o preço ao acordar a fera que estava dormindo. A americana, melhor tenista da atualidade, entrou no jogo e não deu mais chances à adversária. Ela iniciou uma reação espetacular, venceu o jogo por 2 sets a 0 em 1h05m, com direito a "pneu" no segundo set (6/3 e 6/0), e garantiu presença na decisão do WTA de Roma, na Itália.

Agora, Serena Williams aguarda a adversária que sai da outra semifinal entre a belarus Victoria Azarenka (3ª) e a italiana Sara Errani (6ª), que joga em casa, com o apoio da torcida.

Além da vaga na final, Serena ampliou seu recorde de maior período sem derrotas na carreira. Já são 23 vitórias consecutivas. Nas oitavas, contra a espanhola Lourdes Dominguez Lino, a americana havia igualado as 21 vitórias seguidas de 2002 e 2003. Na ocasião, ela teria a invencibilidade quebrada com derrotas nas quartas do WTA de Los Angeles e na final do WTA de Charleston, respectivamente. Nas quartas, Serena superou essa marca, com 22 êxitos.

Esse é o segundo grande feito alcançado por Serena em duas semanas. No último domingo, ao faturar o bicampeonato do WTA de Madri, na Espanha, a número 1 do mundo conquistou o 50º título de simples na carreira. Ela tem também 22 troféus de campeã nas duplas.

O jogo

A americana começou a partida com dificuldades para confirmar seu serviço. Enquanto isso, Halep fechou rápido ao ir para o saque. Na sequência, quebrou Serena e ganhou moral. Mas foi aí que a número 1 do mundo ficou brava e tomou conta do jogo. Ela fez 11 pontos seguidos, devolveu a quebra e caminhou tranquilo para fechar em 6/3.

Com o domínio da partida, Serena voltou para a parcial final determinada a acabar rápido com o jogo. E não deu outra. A americana quebrou o saque da romena mais três vezes e arrasou a rival com um "pneu": 6/0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/serena-sofre-quebra-acorda-e-passeia-sobre-romena-para-ir-final-em-roma.html

Do 'pneu' ao sufoco, Azarenka vence Errani e pega Serena na final em Roma


Em jogo com duas paralisações por conta da chuva, número 3 do mundo faz 6/0, mas sua para fechar jogo em 2 a 0. Ela reencontra americana após Doha

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Victoria Azarenka tênis contra Sara Errani  (Foto: AFP)Victoria Azarenka vence Sara Errani (Foto: AFP)

A chuva apareceu, foi embora, voltou e deu uma trégua novamente. Assim como o tênis de Victoria Azarenka na manhã deste sábado, na semifinal do WTA de Roma. Inconstante em quadra, a número 3 do mundo chegou a fazer 6/0 no primeiro set, mas caiu de rendimento e acabou levando um sufoco da italiana Sara Errani no segundo set. Apesar disso e das duas paralisações por conta do tempo ruim, ela fechou o jogo em 2 sets a 0 (6/0 e 7/5), em 1h34m, e garantiu a vaga na final do torneio. Agora, Vika reencontra Serena Williams, que mais cedo bateu a romena Simona Halep.

O último duelo entre as duas foi na decisão do WTA de Doha, quando a tenista do Belarus derrotou a atual número 1 do ranking por 2 sets a 1 e conquistou o título no Catar.

O jogo

Azarenka não se intimidou com a torcida italiana, que mostrou todo o seu apoio à tenista da casa. Ela entrou em quadra determinada e não deu chances a Errani. Confirmou seu serviço duas vezes e conseguiu duas quebras logo de cara para abrir 4/0. Foi aí que a chuva apareceu e parou o jogo pela primeira vez, no quinto game, quando estava 30/15. Na volta, Vika mostrou que não perdeu o ritmo, continuou sacabdo para fazer 5/0 e, em seguida, fechou com mais uma quebra e o "pneu": 6/0.

Victoria Azarenka tênis contra Sara Errani chuva Roma (Foto: AFP)Jogo é interrompido duas vezes por causa da chuva (Foto: AFP)

O segundo set começou igual, até a chuva interromper novamente, no quarto game. Azarenka voltou à quadra quebrando o serviço da italiana (3/1), mas dessa vez Errani devolveu o "presente" logo no game seguinte (3/2). No nono game, a número 6 da WTA foi à rede e, com um lindo lobe, passou à frente e teve a chance de servir para fechar o set (5/4). Foi a vez de Vika se impor e empatar - o que deu motivação para a virada.

Quando parecia que o set iria para o tie-break, Azarenka sacou para fazer 6/5 e atacou Errani, conseguindo três match points. A italiana ainda conseguiu salvar duas chances de quebra, mas na terceira não teve jeito: 7/5 e fim de jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/do-pneu-ao-sufoco-azarenka-vence-errani-e-pega-serena-na-final-em-roma.html

Federer sua, mas despacha Benoit Paire e pega Nadal na final em Roma


Suíço passa sufoco no primeiro set, vence no tie-break e volta ao 'rumo' no segundo, fechando em 2 sets a 0, para agora encarar Nadal na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália

 
Os fãs tratavam o duelo entre Roger Federer e Benoit Paire como o embate entre Davi e Golias. Surpresa do Masters 1000 de Roma, na Itália, o francês não repetiu a história, batendo o gigante. Mas não vendeu barato a derrota. Ao menos no primeiro set. Com um tênis coeso e surpreendendo, o número 36 do ranking mundial deu trabalho para Federer, quando levou ao tie-break e teve a chance de vencer o primeiro set, mas após 1h27m de jogo no saibro, foi derrotado pelo número três do mundo por 2 sets a 0, 7/6 (com 7 a 5 no tie-break) e 6/4.

Na final, neste domingo, Federer chega a sua terceira decisão em Roma terá que "parar" Nadal, que venceu Tomas Berdych na outra semifnal. Desde que voltou ao circuito após lesão, o espanhol chegou em todas as decisões - oito com Roma - e busca seu sétimo título na Itália. Ele já venceu em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2012.

O SporTV 2 transmite ao vivo a decisão do Masters 1000 de Roma neste domingo a partir das 11h (horário de Brasília), com narração de Eusébio Resende e comentários de Dácio Campos.

Roger Federer tênis contra  Benoit Paire Roma (Foto: Reuters)Roger Federer teve trabalho no primeiro set, mas deslanchou no segundo (Foto: Reuters)

O jogo

Federer começou o jogo em ritmo lento, e teve trabalho para confirmar seu serviço. Do outro lado, solto e sem responsabilidade, Benoit apostava no saque e conduzia bem seus serviços. Mesmo assim, passou por um susto e só se salvou com um saque a 203km/h, quando saiu de um 0/40 e confirmou seu serviço, empatando o primeiro set em 3 a 3.

No game seguinte, mantendo o ritmo avassalador, Paire quebrou o serviço de Federer após um erro não forçado do suíço. O troco veio logo em seguida, com Federer devolvendo a quebra e empantando o jogo na quadra central de Roma. Nos games seguintes, ambos confirmaram os saques, com a decisão vindo no tie-break, onde a experiência e sangue frio de Nadal falaram mais alto: 7 a 6 no tie-break e no set.

A derrota no primeiro set fez Benoit sentir a pressão no retorno para o jogo. Logo no terceiro game, o francês teve seu serviço quebrado e Federer teve um 3 a 1 a seu favor, abrindo caminho para a vitória. Com paralelas potentes, o suíço caminhou tranquilamente para o triunfo, confirmando os serviços sem dificuldade, diante de um "Davi" que já não enxergava mais possibilidades de bater o "Golias" : 6/4 para Federer e vitória no segundo set e no jogo.

tênis roger federer atp de Roma (Foto: Agência AP)Na decisão, Federer terá pela frente o espanhol Rafael Nadal (Foto: Agência AP)
   
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/federer-sua-mas-despacha-benoit-paire-e-pega-nadal-na-final-em-roma.html

Nadal vence Berdych, está na final de Roma e busca 6º título na temporada


Espanhol passa com tranquilidade pelo tcheco, que havia eliminado Djokovic, e agora aguarda Roger Federer ou Benoit Paire na decisão

Por SporTV.com Roma


 Comprovando a ótima temporada no saibro, o tenista Rafael Nadal não teve problemas para bater o tcheco Tomas Berdych, neste sábado, e garantir vaga na final do Masters 1000 de Roma, na Itália. O espanhol venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1h17 de confronto. Além disso, aumentou a freguesia contra Berdych, atualmente 6º do ranking mundial e que havia surpreendido nas quartas de final o sérvio Novak Djokovic. Nadal venceu pela 13ª vez seguida o rival, para quem só perdeu três vezes.

Nadal busca o seu sétimo título na capital italiana. Ele já venceu o Masters 1000 de Roma em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2012. E aguarda o seu rival na decisão, que vai sair da outra semifinal entre o suíço Roger Federer e o francês Benoit Paire. O título vai fazer o tenista espanhol voltar a ocupar o quarto lugar no ranking mundial. Após um longo período sem jogar por causa de problemas no joelho, Nadal voltou ao circuito e em sete torneios disputados nesta temporada, venceu cinco e foi vice nos outros dois. 

Nadal tênis contra Tomas Berdych Roma (Foto: Reuters)Nadal busca seu sétimo título na Itália, após vencer em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2012 (Foto: Reuters)

O SporTV 2 transmite ao vivo a decisão do Masters 1000 de Roma neste domingo a partir das 11h (horário de Brasília), com narração de Eusébio Resende e comentários de Dácio Campos.

O jogo

Nadal não teve muitas dificuldades em quadra neste sábado para superar Tomas Berdych, que vinha de uma bela virada sobre Novak Djokovic. Logo no primeiro game do jogo, o espanhol já conseguiu uma quebra de saque a seu favor. Com um jogo firme no fundo da quadra e sem deixar o tcheco subir muito à rede, ele venceu o primeiro set por 6 a 2 em apenas 31 minutos.

O segundo set foi mais equilibrado. Berdych passou a arriscar mais e parecia que teria gás para reagir. O theco chegou a ter um break-point e a chance de quebrar o saque do espanhol, mas não aproveitou a oportunidade. Já no nono game, Nadal conseguir a quebra. E em seguida sacou para confirmar o set vencido por 6 a 4.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/nadal-vence-berdych-esta-na-final-de-roma-e-busca-6-titulo-na-temporada.html

Campeão olímpico e tri mundial, Giba entra para o hall da fama


Brasileiro será homenageado na Polônia, entre os dias 24 e 25 deste mês, ao lado do italiano Zorzi, em cerimônia que também terá Ary Graça

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Inaugurado em 2003, na Polônia, o Hall da Fama do vôlei mundial ganhará contornos em verde e amarelo. Tricampeão mundial e campeão olímpico em Atenas, em 2004, quando foi o MVP da competição, o passador-atacante brasileiro Giba será eternizado pela Federação Internacional de Vôlei.

A cerimônia será entre os dias 24 e 25 deste mês, na Polônia, durante amistosos do time da casa diante da Sérvia, como preparação para a Liga Mundial. Giba será homenageado ao lado do italiano Zorzi, líder da seleção italiana na década de 1990 e dono de dois mundiais.

vôlei Giba olimpíadas (Foto: Getty Images)Giba será homenageado pela Federação Internacional de Vôlei na Polônia (Foto: Getty Images)

Giba, por sua vez, tem três mundiais (2002, 2006 e 2010), um Olimpíada (2004), além de inúmeras Ligas Mundiais, Copas do Mundo e Copas dos Campeões. A cerimônia contará com a presença das lendas sérvias Vladimir e Nikola Grbic, e os poloneses Wojciech Drzyzga e Krystina Wlecial.

Além de Giba e Zorzi, também será feita uma homenagem in memorian a Arkadiusz  Golas, talentoso polonês falecido em 2005, em um acidente de carro na Áustria, quando tinha apenas 24 anos.

O presidente da FIVB, o brasileiro Ary Graça, também deixará as impressões de suas mãos na Volleyball Alley, espécie de "calçada da fama" do vôlei mundial. Entre os homens, o Brasil já tem Bernard e Maurício como homenageados pelo Hall da Fama.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/campeao-olimpico-e-tri-mundial-giba-entra-para-o-hall-da-fama.html

Sem conseguir contato com a pupila após desligamento, treinador entende estranhamento com novo sistema após tantos anos em um formato vencedor

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Por uma década, Reis Castro foi o responsável por guiar Juliana e Larissa nas conquistas e nos momentos de crise. Com o novo sistema de seleções, o técnico multicampeão teve seu trabalho restrito ao Circuito Brasileiro e soube através do GLOBOESPORTE.COM do corte da santista do grupo que defenderá o país no Circuito Mundial. O treinador tentou contato com a pupila para dar uma palavra de conforto, mas não conseguiu dar seu recado. Apesar do apoio à Juliana, Reis compreende a decisão do afastamento da atleta após críticas ao formato adotado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

- Neste momento a Juliana está precisando de todo o apoio. Mas eu compreendo a postura da CBV. Quem quer estar lá tem que seguir as novas regras. Se fosse o pai ou a mãe do Marcos Miranda na mesma situação dela, ele teria que aplicar as regras, aplicar a ordem. Teria que fazer isso com qualquer um, mesmo que fosse o pai ou a mãe dele. Ele tem que zelar pelas regras que a Confederação impôs e lutar pelo bem estar do grupo – disse, em entrevista por telefone.

Juliana, Larissa e Reis Castro técnico vôlei de praia (Foto: CBV)Reis Castro e Juliana: parceria vitoriosa por uma década junto com Larissa e Oliveira (Foto: CBV)

Reis ligou para Juliana quando soube das declarações da jogadora em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Nesta sexta, após o anúncio da nova dispensa da bloqueadora, Reis tentou novamente contato telefônico, sem sucesso.

Para o ex-jogador, o estranhamento de Juliana é natural devido à estrutura a que a atleta estava acostumada e aos resultados expressivos que este formato produzia. Em Fortaleza, a equipe treinava em um centro de treinamento particular com profissionais especializados à disposição para a preparação fosse de mais alto nível. E os inúmeros títulos conquistados na última década comprovaram a qualidade do trabalho.

Juliana treino vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV)Juliana no CT de Saquarema: estadia durou menos
de uma semana (Foto: Divulgação / CBV)

- Eu particularmente já tinha conversado muito com ela sobre a questão da seleção. Eu, Oliveira (preparador físico), Larissa e Juliana trouxemos muitos títulos para o país. É muito difícil para uma jogadora estar em um esquema campeão e ser apresentada a um esquema novo. É normal ela estranhar. Sempre deixamos nosso atleta ter voz para que se sentisse seguro dentro de quadra. Mas hoje o sistema é novo, e as regras estão bem claras. Não é mais o Reis ou o Oliveira. Nós mostramos durante nove anos que o nosso sistema era bom. Eles querem implantar um sistema que acreditam que pode ser vitorioso, e acho isso natural.

Fora da seleção adulta, Reis foi convidado pela CBV para assumir, no segundo semestre o comando das seleções nas categorias sub-21 e sub-23. Enquanto isso, segue lapidando talentos no Ceará, como fez com Juliana, Larissa e Rebecca, revelação da temporada 2011 do Circuito Brasileiro e atualmente comandada pelo técnico Elmer Calvis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/tecnico-pessoal-reis-apoia-juliana-mas-compreende-corte-novas-regras.html

Clube turco sonha com ex-lateral Roberto Carlos para ser treinador


Sivaspor vai abrir negociações para ter pentacampeão no comando do time. Atualmente, ex-jogador é dirigente e auxiliar de Guus Hiddink no Anzhi

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia

Roberto Carlos e Guus Hiddink Anzhi Makhachkala (Foto: Reuters)Roberto Carlos acompanha jogo do Anzhi ao lado
do holandês Guus Hiddink (Foto: Reuters)

O ex-lateral Roberto Carlos pode trocar o Anzhi pelo Sivaspor. Porém, em cargos diferentes. Enquanto na Rússia, o ex-jogador atua como diretor de futebol e auxiliar do holandês Guus Hiddink, na Turquia, ele seria o treinador da equipe, que estaria interessada em fazer uma proposta de trabalho ao brasileiro. As informações foram divulgadas neste sábado na imprensa turca.

O ex-jogador, que pendurou as chuteiras no ano passado, atuou no futebol turco de 2007 a 2009. Na ocasião, ele defendeu o Fenerbahçe. No clube, ele conquistou o Campeonato Turco e a Copa da Turquia, tornando-se um dos ídolos da equipe.

Roberto Carlos marcou época como lateral-esquerdo da seleção brasileira. O ex-jogador conquistou o pentacampeonato mundial sob o comando de Luiz Felipe Scolari em 2002. O ex-atleta também foi destaque do time de galácticos do Real Madrid nos anos 90 e na década passad

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/05/clube-turco-sonha-com-ex-lateral-roberto-carlos-para-ser-treinador.html

CSKA de Vágner Love empata e conquista o título nacional


Time do ex-jogador do Fla não sai do zero diante do Kuban Krasnodar. Zenit pode igualar pontuação, mas perde para o rival no número de vitórias

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou, Rússia

Vagner Love CSKA campeão Rússia taça (Foto: AP)Vágner Love comemora a conquista do
Campeonato Russo (Foto: AP)

O CSKA conquistou o título do Campeonato Russo na manhã deste sábado, em Moscou. Ao empatar por 0 a 0 com o Kuban Krasnodar, o time do atacante brasileiro Vágner Love, ex-Flamengo, ficou com o caneco com uma rodada de antecedência.

Com o resultado, a equipe de Moscou chegou aos 64 pontos, seis à frente do Zenit, que ainda tem dois jogos pela frente. Porém, mesmo se igualar a pontuação, o time de São Petersburgo perderia o título por conta do primeiro critério de desempate: número de vitórias (20 a 17).

Além de Vágner Love, que retornou ao clube no início de 2013 e marcou cinco gols em oito jogos, o CSKA conta ainda com o lateral-direito Mário Fernandes, ex-Grêmio. O ex-tricolor disputou 27 jogos na competição.

A equipe de Moscou não conquistava o Campeonato Russo desde 2006. Antes disso, o CSKA já havia levantado a taça em 2003 e 2005. Na última rodada do torneio, o time vai encarar o Rostov, no Stadion Olimp 2, em partida válida pela 30ª rodada da competição.

No dia 1º, pela final da Copa da Rússia, o CSKA vai enfrentar o Anzhi Makhachkala , no Stadion Akhmat-Khadi Kadyrova. A decisão será em partida única.

Vagner Love CSKA campeão Rússia taça (Foto: AP)Vágner Love comemora a conquista do CSKA com os companheiros de equipe(Foto: AP)

Vagner Love CSKA campeão Rússia taça (Foto: AP)Jogadores do CSKA comemoram a conquista do título do Campeonato Russo (Foto: AP)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-russo/noticia/2013/05/cska-de-vagner-love-empata-e-conquista-o-titulo-nacional.html

Bayern 'dorme' por 10 minutos, mas reage com show e golaço de Ribéry


No último jogo antes da final da Liga dos Campeões, time de Munique consegue virada impressionante diante do Borussia M'Gladbach: 4 a 3

Por GLOBOESPORTE.COM Mönchengladbach, Alemanha

A uma semana de decidir a Liga dos Campeões diante do Borussia Dortmund, o Bayern de Munique entrou em campo neste sábado para seu último jogo antes da final: a despedida do Campeonato Alemão contra outro Borussia, o Mönchengladbach, na casa do adversário. Apesar de já ter garantido o título nacional, Jupp Heynckes mandou a campo sua equipe titular, que foi surpreendida, levou três gols em 10 minutos de jogo, mas virou a partida: 4 a 3, com destaque para Ribéry, que marcou dois gols e deu duas assistências.

A vitória faz com que o Bayern encerre sua campanha com 91 pontos: recorde em toda a história do Campeonato Alemão. Os bávaros desperdiçaram apenas 11 pontos ao longo do torneio, empatando quatro vezes e perdendo em uma oportunidade - foram 29 vitórias.

Ribery gol jogo Bayern de Munique e Mönchengladbach (Foto: AP)Ribéry: destaque do Bayern na virada sobre o M'Gladbach (Foto: AP)

O duelo foi histórico principalmente para Jupp Heynckes. Com aposentadoria marcada para o final da atual temporada, o treinador do Bayern se despediu do Campeonato Alemão justamente diante da equipe que o projeto no cenário do futebol. Heynckes atuou como jogador no Mönchengladbach nas décadas de 1960 e 1970, além de ter começado com técnico no clube. Por conta disso, recebeu uma homenagem antes do jogo deste sábado, sendo aplaudido por toda a torcida local.

Jupp Heynckes jogo Bayern de Munique e Mönchengladbach (Foto: EfE)Com aposentadoria marcada, Heynckes foi
homenageado neste sábado (Foto: EFE)

No entanto, os primeiros minutos de bola rolando foram motivo de irritação para o técnico. A defesa que havia levado apenas 15 gols em 33 jogos durante todo o campeonato permitiu que o Borussia Mönchengladbach abrisse dois gols de diferença em quatro minutos. Stranzl abriu o placar para os anfitriões depois de cobrança de falta de Arango. Um minuto depois, Dante errou um passe simples na saída de bola e entregou para Hrgota, que tocou para Hanke chutar cruzado e aumentar.

Depois do susto inicial, o Bayern tentou começar uma reação e chegou a diminuir a diferença com Javi Martínez, aos seis minutos. Mas aos nove o Borussia Mönchengladbach partiu em contra-ataque rápido que culminou no gol de Nordtveit: 3 a 1, em menos de 10 minutos de jogo.

O restante do primeiro tempo foi de pura pressão do Bayern de Munique, que avançava com muita qualidade principalmente com Ribéry. Os chutes de fora da área eram muito explorados, mas a pontaria não estava calibrada. O francês conseguiu acertar uma finalização com muita categoria de dentro da grande área, aos 19 minutos, chutando rasteiro no cantinho de Ter Stegen: 3 a 2. Logo no começo da etapa final, o atacante francês apurou a mira mais uma vez: depois de cruzamento de Lahm, pegou de primeira, fora da área, e marcou um golaço para empatar o jogo, aos oito minutos.

Cinco minutos depois, veio a esperada virada dos bávaros. Depois de muita pressão e toque de bola ao redor da área, Ribéry cruzou da direita e acionou Robben, que tocou com calma no canto de Ter Stegen: 4 a 3. Após a virada, os bávaros mandaram na partida. O goleiro Ter Stegen mostrou porque vem sendo especulado como o principal alvo do Barcelona para substituir Valdés ao protagonizar belas defesas. Do outro lado, Neuer pouco era testado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/05/bayern-dorme-por-10-minutos-mas-reage-e-vence-no-adeus-ao-alemao.html

Vida, obra e frases de Alex Ferguson que são pouco conhecidas


Confira curiosidades do técnico que se despede do futebol neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester

Muito se sabe sobre os feitos do técnico Alex Ferguson, que se despedirá do Manchester United  após 27 anos no comando do clube neste domingo, contra o West Brom, pelo Campeonato Inglês. Mas o escocês possui curiosidades e frases que são pouco conhecidas ou ficaram no esquecimento. A ligação com a política, as atividades diferentes exercidas antes dos êxitos nos gramados, os principais rivais, além de uma pedra no sapato vinda na Espanha.

Ferguson também é dono de declarações polêmicas. Contra seu maior rival, o francês Arsène Wenger, Sir Alex chegou a questionar a inteligência do técnico do Arsenal. Lendas do United como David Beckham e Gary Neville também foram alvos de depoimentos curiosos.

Veja as listas de curiosidades, dados e frases de Fergie separadas pelo GLOBOESPORTE.COM:

info curiosidades Alex Ferguson (Foto: Editoria de arte)
 
aspas frases Alex Ferguson (Foto: Editoria de arte)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/05/vida-obra-e-frases-de-alex-ferguson-que-sao-pouco-conhecidas.html

2004: o título paulista que consagrou Muricy e deixou mágoas em Tite


São Caetano se diz arrependido por demissão que corintiano não engole até hoje, e enaltece título 'dividido' pelos treinadores finalistas de 2013

Por Alexandre Lozetti São Paulo

Muricy Ramalho e Tite disputarão, neste domingo, o título do Campeonato Paulista. O santista luta pela quarta conquista, terceira consecutiva, enquanto o comandante do Corinthians tentará levantar o troféu estadual pela primeira vez. Números que poderiam ser diferentes e começaram a ser decididos no dia 16 de fevereiro de 2004. Naquela segunda-feira à tarde, a diretoria do São Caetano se reuniu, insatisfeita com a sexta colocação no Grupo 2 do Paulistão, e decidiu trocar o treinador. Demitiu Tite e contratou Muricy. Uma decisão que deu o pontapé inicial na gloriosa carreira de um deles no estado de São Paulo e deixou forte mágoa no coração de outro.

Montagem Tite Muricy Ramalho São Caetano (Foto: Editoria de Arte)Tite e Muricy no São Caetano. O primeiro montou o time que o segundo levou ao título (Foto: Editoria de Arte)

Na época de ouro do São Caetano, os técnicos comandavam um timaço com jogadores como Mineiro e Gilberto, que disputaram a Copa do Mundo de 2006, já por outros clubes, e destaques como Marcelo Mattos, Marcinho, Euller, Fabrício Carvalho, Anderson Lima... Até hoje, Tite não se conforma com a demissão. Tem convicção de que poderia ter sido campeão paulista, assim como Muricy Ramalho, que assumiu, melhorou a posição na tabela e deu a volta olímpica.

O gaúcho, hoje no Timão, havia classificado o Azulão para a Libertadores na última rodada do Brasileirão de 2003. Por ironia do destino, com uma goleada sobre o Internacional, concorrente direto à vaga, e dirigido por Muricy. Empolgado, mudou-se com toda a família para a cidade de São Caetano do Sul, no ABC, região da Grande São Paulo. Matriculou os filhos na escola, e tinha relação próxima com dirigentes, que frequentavam até sua casa. A saída foi um baque.

- O Tite foi o grande responsável pela formação daquela equipe. Ele trouxe praticamente todos os jogadores a dedo, e depois o Muricy só complementou com seu jeito mais simples de conduzir, mais malandrão. Foi um trabalho dos dois. São dois treinadores com estilos diferentes, mas muito competentes e vencedores - afirma o ex-lateral-direito Anderson Lima.

No Corinthians, Tite festeja ter feito seu primeiro trabalho com início, meio e fim no estado de São Paulo, após tentativas frustradas no Palmeiras, no próprio Timão, entre 2004 e 2005, e no São Caetano. A possibilidade daquele título paulista poderia ter antecipado seu sucesso, mas acabou marcando a carreira de Muricy Ramalho.

Muricy Ramalho treino Santos (Foto: Ivan Storti / Site Oficial do Santos)Hoje no Santos, Muricy conquistou o Paulistão 2004
pelo Azulão (Foto: Ivan Storti / Site Oficial do Santos)

O técnico já era campeão estadual em Pernambuco, pelo Náutico, e no Rio Grande do Sul, com o Internacional. Ao assumir o lugar de Tite e vencer o Paulistão, reabriu o mercado paulista, onde conquistaria no futuro três Brasileiros e uma Libertadores por São Paulo e Santos. Muricy conseguiu mesclar a bola parada, uma de suas maiores marcas, com as cobranças de Anderson Lima e o cabeceio de Fabrício Carvalho, com um futebol que chamava atenção.

Parte da diretoria campeã em 2004 amarga, hoje, o mau momento do São Caetano, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e foi rebaixado no mês passado para a segunda divisão do Paulista. Diretor de futebol há nove anos, Genivaldo Leal fala com saudade dos tempos em que o clube brigava pelos principais títulos. E, apesar da conquista com Muricy, admite que a troca de comandante foi um erro.

Tite Corinthians treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite levou o São Caetano à Libertadores
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- Naquele momento nos precipitamos. Tanto um quanto outro tinha condições de ganhar. Dirigentes também cometem muitos erros, não deveríamos ter trocado. A qualidade dois dois foi muito importante. Os dois estão na história do São Caetano. Foi um erro naquele momento, assim como foi um erro a saída do Muricy - reconhece Leal, até hoje no cargo.

Arrependimentos à parte, a campanha do Azulão melhorou demais com Muricy. Com o time ainda sendo formado por Tite, foram quatro empates, uma vitória e uma derrota para o Marília, que sacramentou a demissão. O substituto venceu oito partidas e empatou uma. Eliminou o São Paulo nas quartas de final, o Santos na semi, e passou pelo Paulista na decisão. Mesmo assim, quem participou daquela campanha, hoje, faz questão de "dividir" o título.

- O Muricy tem aquele jeito fechadão, mais durão, carrancudo, mas é um baita profissional. O Tite era um paizão, abraçava todo mundo, batia no peito. Aprendemos muito com os dois. Fico feliz pelo sucesso de ambos - elogia Leal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2013/05/2004-o-titulo-paulista-que-consagrou-muricy-e-deixou-magoas-em-tite.html