terça-feira, 14 de maio de 2013

Na lista de Felipão, Luiz Gustavo foi recusado em testes de Fla e Santos


Volante do Bayern de Munique tem trajetória de superação marcada pela perda da mãe, aos 14 anos. Primeiro técnico coleciona camisas do jogador

Por Filipe Rodrigues Pindamonhangaba, SP

Luiz Gustavo camisa do Flamengo (Foto: Reprodução)Luiz Gustavo, vestindo uniforme do Flamengo, na
infância (Foto: Reprodução)

O estádio Vito Ardito Lerário, em Pindamonhangaba, interior paulista, está parado no tempo. Mais precisamente em 1999, quando o ponta-esquerda Guga, aos 11 anos, conquistou seu primeiro título pelo Esporte Clube Estrela e, de quebra, levou a artilharia da competição, na categoria fraldinha, com 13 gols marcados. Quem frequenta o campo, sede do Estrela, sabe de cor que Guga é, hoje, Luiz Gustavo, volante do Bayern de Munique e da Seleção Brasileira, presente na lista do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações.

Responsável por orientar os primeiros toques na bola de Luiz Gustavo, o técnico Evaldo Machado lembra com detalhes quando "um caneludo de passadas largas" apareceu e preencheu a ficha para começar a treinar, em 1999. Flamenguista, Guga sonhava ser ponta-esquerda e se espelhava em Athirson, ídolo rubro-negro na década de 1990.

- Em matéria de futebol, ele era nota 5 e o irmão mais velho (Jardel) dele nota 10. Ele era dedicado e comprometido; o irmão dele era muito habilidoso. Mas ele evoluiu demais por essa persistência. Houve uma vez em que precisei de goleiro e ele foi o primeiro a se oferecer - lembra Evaldo Machado.

Luiz Gustavo treinou com Machado entre 1996 e 2003. Todos os anos, o jogador preenchia fichas com testes de raciocínio, que era complementada com avaliações do treinador sobre o que precisava ser melhorado. A velocidade nunca foi problema. Nos primeiros anos, o ponto a ser corrigido era a coordenação da perna direita.

Luiz Gustavo Bayern de Munique e Blaszczykowski do Borussia dortmund (Foto: AFP)Luiz Gustavo jogará final da Copa dos Campeões contra o Borussia Dortmund, em 25 de maio (Foto: AFP)

Destaque do Estrela, Guga fez testes no Flamengo e no Santos, mas sem conseguir espaço. Foi encontrar uma oportunidade de se profissionalizar ao acaso, em 2004, quando o Corinthians-AL foi disputar a Copa São Paulo e Luiz Gustavo conseguiu fazer um teste junto ao elenco. Aprovado, foi para Alagoas logo depois da Copinha e acabou se tornando volante. No ano seguinte, foi contratado por emprestado pelo CRB-AL, quando, mais uma vez, contou com a sorte para se destacar.

Esporte Clube Estrela primeiro título Luiz Gustavo (Foto: Reprodução)Luiz Gustavo, em seus tempos de Guga, é o quarto
da esquerda para a direita, agachado 
(Foto: Reprodução)

Em 2007, olheiros do Hoffenhein, da Alemanha, foram ao Rio Grande do Sul observar o meia Carlos Eduardo, do Grêmio, em ação. Aproveitaram para assistir a uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro ali perto, entre Juventude e CRB. Com 19 anos na época, Luiz Gustavo agradou e foi para a equipe alemã por empréstimo. No ano seguinte, o Hoffenhein comprou em definitivo o passe do volante.
- Sempre foi um rapaz calmo. Sempre vem para Pindamonhangaba e, nas férias dele, faço um jogo beneficente. Ele faz questão de aparecer, chamar alguns amigos e nós fazemos uma grande festa para arrecadar alimentos - afirma.

Coleção pessoal

Evaldo Machado guarda recortes de jornal e fotos de Luiz Gustavo desde que o atleta entrou para sua escola em 1997. Quando Guga se destacou na Alemanha e foi contratado pelo Bayern de Munique, em 2008, a coleção de Evaldo aumentou. O treinador ganhou a camiseta que o jogador utilizou na estreia no Bayern.

Camisa Brasil Bayern de Munique Luiz Gustavo (Foto: Filipe Rodrigues)Evaldo mostra coleção com fotos e camisas do Luiz
Gustavo (Foto: Filipe Rodrigues)

Em 2011, Luiz Gustavo foi convocado pela primeira vez para a Seleção e a camisa do jogo contra a Alemanha, devidamente autografada, foi para um lugar de destaque na casa do técnico, apesar da derrota por 3 a 2.

O treinador já tem ingresso garantido para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia de 2 de junho, na reinauguração do Maracanã. Antes disso, no entanto, irá torcer para que o volante faça o gol do título da Liga dos Campeões, no dia 25 de maio, quando o Bayern de Munique enfrenta o Borussia Dortmund, em Londres.

- Ele perdeu a mãe quando tinha 14 anos e sempre a homenageia durante os gols. Apesar de ser reserva, o Luiz Gustavo entra em todas as partidas e ele tem aparecido bem no ataque. Marcou gol no último jogo (3 a 0 sobre o Augsburg) e acho que pode decidir a partida para o Bayern.

Evaldo Machado treinador Luiz Gustavo (Foto: Filipe Rodrigues)Evaldo Machado, treinador do Luiz Gustavo na infância, mostra camisetas históricas do jogador
(Foto: Filipe Rodrigues)

FONYE:

Perto de deixar o Rio, Lucão negocia para fechar com o Sesi-SP


Conversas entre o central e o clube paulista estão adiantadas

Por Marcos Guerra São Paulo

Lucão vôlei Rio de Janeiro entrevista (Foto: Danielle Rocha)Lucão deve trocar de time para a próxima temporada
(Foto: Danielle Rocha)

O central Lucão está perto de trocar o Rio de Janeiro pelo Sesi-SP. Com vínculo com os atuais campeões da Superliga até o fim deste mês, o jogador tem negociações bem encaminhadas com o time paulista. Apenas detalhes o separam de um acerto.

- Estamos conversando com o Lucão e com seu procurador. Ainda não está nada definido. Muitas variáveis estão sendo conversadas ainda, como valores e o ranking dos jogadores - disse o gestor do Sesi, José Montanaro.

Lucão é um dos sete atletas que têm pontuação máxima no ranqueamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Cada equipe pode ter até três jogadores desse nível, e o Sesi já renovou com o também central Sidão, outro atleta com sete pontos no ranking.

Lucão esperou o fim do Campeonato Sul-Americano para também confirmar as negociações. No entanto, ele ainda prefere não entrar em detalhes sobre as negociações até que um vínculo seja assinado.
O ponteiro Lucarelli, que defendeu o Minas na última Superliga, é um reforço certo do Sesi. Ele anunciou sua mudança para São Paulo há três dias, antes mesmo de disputar a final da competição continental pelo time mineiro.

O Sesi está com um novo projeto para a próxima temporada. O time não renovou com o técnico Giovane Gávio, que foi substituído por Marcos Pacheco. O contrato do ponteiro Murilo também não foi renovado. Ele tem propostas de vários clubes do Brasil, da Rússia e da Turquia. No entanto, ele espera que Giovane consiga um patrocinador para montar um novo time em Barueri.

Jogo da virada: em meio à crise, Barroca cobra responsabilidade


Auxiliar técnico vê partida contra o Luverdense como chance de o Bahia começar a sair da crise. Tricolor precisa vencer por três gols de diferença

Por Thiago Pereira Salvador

A partida contra o Luverdense, marcada para esta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, pela segunda fase da Copa do Brasil, deixou de ser uma simples decisão para virar um dos jogos mais importantes do ano para o Bahia. Jogadores e funcionários do clube confiam em um triunfo sobre o time de Mato Grosso para começar a espantar a crise gerada pela má campanha na temporada. No Fazendão, vencer o Luverdense significa iniciar a escalada para deixar o fundo do poço. E o auxiliar técnico Eduardo Barroca, escolhido para ser o comandante da equipe tricolor na competição nacional, sabe bem disso.

eduardo barroca, auxiliar do bahia (Foto: Thiago Pereira)Barroca confirmou o time do Bahia com três atacantes contra o Luverdense (Foto: Thiago Pereira)

- O grupo está triste, está sentido, chateado, introspectivo. É normal pelo momento que estamos passando. Na concentração vou conversar com eles e mostrar que o momento não é bom, mas que temos a oportunidade de virar isso. Só depende da gente. A responsabilidade é nossa – destacou o auxiliar técnico, que assume o time provisoriamente até a contratação de um substituto para Joel Santana, demitido na última segunda-feira.

Para Barroca, os jogadores do Bahia precisam assumir a carga que a situação exige para conseguir dar um fim à crise. Incisivo, o auxiliar técnico repetiu a palavra ‘responsabilidade’ inúmeras vezes nesta terça-feira e afirmou que todos os atletas da equipe tricolor têm motivos de sobra para querer reverter a má fase do time baiano.

- Acho que todos eles têm seus planos, famílias. E acho que o jogo de amanhã pode nos dar uma perspectiva melhor. Temos que nos agarrar em alguma coisa. Só depende da gente. Não podemos transferir essa responsabilidade para ninguém. Eles não precisam provar nada para mim. A responsabilidade deles é com o clube, com a família deles. Eles são profissionais, não queriam estar nessa situação e agora terão que reverter isso – comentou.

Como perdeu o primeiro jogo para o Luverdense pelo placar de 2 a 0, o Bahia precisará vencer por três gols de diferença para garantir a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil no tempo regulamentar. Precisando de gols, Barrroca resolveu armar um time ofensivo para o duelo desta quarta-feira. O esquema tático com três volantes, utilizado por Joel Santana, foi substituído por uma escalação com três atacantes.

- O time que vai ser esse mesmo. Não tem porque fazer mistério. Precisamos do resultado. Precisamos agredir, marcar em cima. Estamos indo com uma equipe rápida e com boa estatura. O momento que estamos passando incomoda, nos entristece. Temos a oportunidade de reverter isso na quarta-feira. Que seja um ponto de partida para mudar tudo isso – concluiu Barroca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/05/jogo-da-virada-em-meio-crise-barroca-cobra-responsabilidade.html

Anderson Barros é aguardado em Salvador para fechar com o Bahia


Dirigente já teve conversa inicial com o presidente Marcelo Guimarães Filho. Zico, Cristóvão e Bonamigo são os nomes preferidos para vaga de técnico

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

Anderson barros botafogo coletiva (Foto: Fábio Castro / Agência AGIF)Ex-diretor do Botafogo pode acertar com o Bahia
nesta terça (Foto: Fábio Castro / Agência AGIF)

Anderson Barros deve ser o novo responsável pelo futebol do Bahia. O ex-dirigente do Botafogo é o nome preferido do presidente do clube baiano, Marcelo Guimarães Filho. Barros é aguardado em Salvador na tarde desta terça-feira para uma reunião final a fim de sacramentar a contratação para substituir Paulo Angioni, que pediu demissão após a goleada sofrida para o Vitória no último domingo.

De acordo com o presidente do Bahia, Anderson Barros não foi uma indicação de Paulo Angioni. O ex-gestor havia indicado outro nome, mas Marcelo Filho questionou sobre a qualidade de Barros e recebeu boas referências. Os dois já conversaram por telefone, e o acerto vai depender do encontro em Salvador.

Com chegada de um novo profissional para comandar o futebol, Marcelo Guimarães Filho pretende também alterar a estrutura do clube. A intenção do presidente é de que este novo profissional, possivelmente Anderson Barros, ocupe o cargo de gerente. Ele estaria subordinado a um executivo de futebol, que seria definido posteriormente.

Cristóvão, Zico e Paulo Bonamigo

Além de um novo gerente de futebol, o Bahia também vai contratar um treinador nos próximos dias. No entanto, o presidente diz que a definição sairá somente depois que o gerente for contratado. Os nomes preferidos de Marcelo Guimarães Filho são Cristóvão Borges, Zico e Paulo Bonamigo. Nenhum dos três foi procurado ainda pela diretoria.

Irritado, Cuca desafia a provarem papo com Felipão sobre R10: 'É sacanagem'


Treinador rebate rumores de que teria denegrido conduta de Ronaldinho Gaúcho em papo com o técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
439 comentários
Cuca treino Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Cuca se irrita com suposta fofoca envolvendo R10
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
O técnico Cuca ficou muito incomodado com os rumores de que estaria ligado a ausência de Ronaldinho Gaúcho na lista de convocados da seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações, no mês que vem. Segundo ele, o que tem circulado sobre o assunto é mentira.
Visivelmente com caras de poucos amigos, o treinador chegou à sala de imprensa calado e logo tomou o assento dos que concedem a entrevista coletiva aos jornalistas. Detalhe: Cuca fala às sextas com os repórteres, que logo ao chegarem ao CT alvinegro foram informados de que o comandante concederia entrevista nesta terça-feira. Ao ser perguntado se teria conversado com Luiz Felipe Scolari sobre o comportamento de Ronaldinho Gaúcho no Atlético-MG, Cuca desabafou e explicou que foi questionado pelo treinador da Seleção apenas com relação ao ombro de Bernard, lesionado recentemente.

- Eu fiquei sabendo por meio do assessor de imprensa nosso, o Domênico, que um veículo informou que o Felipão ligou para mim e que teve resposta não positiva quanto ao Ronaldo. Acho isso desagradável, com 50 anos de idade venho aqui falar de uma situação mentirosa. Jamais o Felipão ligou para mim perguntado sobre algum jogador. Só ligou para perguntar do ombro do Bernard. Se ele ligasse, se fosse esse motivo, estaria convocado. Não temos nem uma vírgula a falar da conduta do jogador, que sempre cumpre as obrigações, os horários. Essa matéria não é verdadeira.

Antes, o treinador já havia admitido a surpresa pela ausência do nome de R10 na lista de convocados.
- Pegou (de surpresa). Estava como todo torcedor, observando ao vivo. Quando vi a ausência dele, me pegou de surpresa.

Pouco depois, Cuca reafirmou que não teve nenhum contato com Felipão relacionado ao meia.

Felipão Scolari convocação Seleção Brasileira Brasil (Foto: André Durão)Cuca nega qualquer conversa com Felipão sobre
Ronaldinho Gaúcho (Foto: André Durão)

- Felipão não ligou, não teve conversa. Do último jogo que o Ronaldo fez pela Seleção, contra o Chile, ele jogou de lá para cá, três ou quatro partidas e foi eleito o melhor em todas. Felipe tem suas ideias. Vai lá e pergunta para ele se ligou a respeito do Ronaldo. A gente fica triste de explicar situações que o rapaz criou.
Cuca desafiou o jornalista que divulgou a notícia que teria conversado com o treinador da Seleção sobre Ronaldinho Gaúcho.

- Tem que perguntar para o Felipão. Seleção não vai ter unanimidade. E o tempo vai mostrar se essas coisas estão certas ou não. Se for campeão está certo, se não, a responsabilidade é dele. Como seria minha ou de outro treinador. A única coisa que não respeito é mentira, é sacanagem. Não faço sacanagem com ninguém, como não quero que façam comigo. Desafio a provar. É muito fácil soltar isso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/05/irritado-cuca-desafia-provarem-papo-com-felipao-sobre-r10-e-sacanagem.html


Cuca não crê em desânimo de R10 por ausência na Copa das Confederações


Treinador relembra palavras de Felipão ao dizer que grupo para a Copa do Mundo ainda está em aberto

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte

Cuca treino Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Cuca terá desfalques de Réver e Bernard no início
do Brasileiro (Foto: Bruno Cantini / Site do Atlético)

Depois de responder à polêmica sobre a ausência de Ronaldinho Gaúcho na lista de Felipão, o técnico Cuca falou sobre a presença do jogador no Atlético-MG no período da Copa das Confederações. O treinador não sabia que terá os desfalques de Réver e Bernard, convocados para a Seleção, em quatro partidas do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro e o meia-atacante estarão em preparação para a Copa das Confederações a partir do dia 30, já que dia 29 eles serão liberados para disputarem o jogo da volta das quartas de final da Libertadores, contra o vencedor de Palmeiras e Tijuana-MEX, que será conhecido ainda nesta terça. Os jogadores convocados que não disputam a Libertadores terão que se apresentar ao técnico Felipão no dia 27 de maio.

Ao saber que Ronaldinho Gaúcho, caso fosse chamado por Felipão, desfalcaria o Galo nos confrontos contra São Paulo, dia 1º de junho, Vasco, dia 5, Santos, dia 8 e Grêmio, dia 12, o treinador do Galo não titubeou.

- Deixa ele aqui, então.

Cuca não acredita que o fato de R10 ter ficado de fora da Copa das Confederações afetará o desempenho e o ânimo do jogador para a sequência das competições vestindo a camisa do Galo.

- Não acredito. Até porque o Luiz Felipe mesmo falou que essa convocação é para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo está em aberto. E o Ronaldo é um cara experiente. Vai fazer mais força para buscar o espaço dele.

Sobre a liberação de Ronaldinho e Réver da reapresentação do grupo após a vitória por 3 a 0 no clássico, Cuca explicou.

- Alguns tiveram probleminhas particulares para resolver e eu e o Maluf (Eduardo, diretor de futebol) autorizamos.

Convocados

Sobre Réver e Bernard, Cuca demonstrou reações diferentes a respeito das convocações.
- O Bernard foi uma surpresa para mim. O Réver mostrou capacidade em cima dos jogos que teve oportunidade de jogar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/05/cuca-nao-cre-em-desanimo-de-r10-por-ausencia-na-copa-das-confederacoes.html

Timão diz rechaçar pressão e deixa abertura da Copa nas mãos da Fifa


Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade', diz comunicado do Corinthians, após cobrança de Jérôme Valcke

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

obras Arena Corinthians estádio (Foto: Reuters)Arena Corinthians, em obra (Foto: Reuters)

O Corinthians diz "estranhar" as cobranças feitas pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nesta terça-feira, em Brasília. Ele disse que as sedes da Copa do Mundo podem mudar, até agosto, se os cronogramas das obras não estiverem sendo respeitados.

Em nota oficial, a diretoria do clube paulista afirmou que "não aceita nenhuma pressão" e deixa a critério da Fifa a possibilidade de tirar da Arena de Itaquera a abertura da Copa do Mundo de 2014.

- Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade - diz a nota do Corinthians.
A diretoria do clube afirma que o cronograma da obra está sendo cumprido e lembra que o próprio Valcke chegou a concordar que o prazo de entrega fosse estendido de dezembro de 2013 para fevereiro de 2014.
Também em nota oficial, o Governo do Estado de São Paulo afirmou que as obras de infraestrutura estão dentro do cronograma:

- As obras de infraestrutura no entorno do estádio do Corinthians estão em pleno andamento, serão entregues no prazo previsto e ficarão como legado para a cidade. Este é o compromisso do Governo de São Paulo, que mantém a confiança de que o Corinthians e a Fifa honrarão o acordo assumido para que a abertura da Copa do Mundo seja realizada na capital paulista - diz a nota do governo.

Confira abaixo o texto assinado pela diretoria do clube paulista:

Corinthians começou as obras quase um ano depois dos demais estádios e, mesmo com todas as dificuldades do repasse financeiro do financiamento e com atrasos referentes ao CID junto à construtora Odebrecht, manteve o organograma da construção.

Tanto é fato que já superou 76% da obra. Por tudo isso, gera estranheza ao clube a posição colocada nesta terça-feira (14) pelo Sr. Jérôme Valcke, sendo que ele mesmo deu o prazo até dezembro de 2013 para conclusão dos estádios. No caso do Corinthians, esse prazo foi estendido pelo próprio Valcke para fevereiro de 2014.

O clube não aceita nenhuma pressão porque é bom lembrar o que sempre disse: o estádio para os corintianos teria 48 mil e, quando o estádio passou  a ser requisitado para a Copa do Mundo, foi feito um remanejamento do projeto para 68 mil lugares.

O objetivo do Corinthians sempre foi, neste caso, servir a cidade, o estado e o país. Por isso, o clube aumentou a capacidade do estádio e não aceita nenhum tipo de pressão.

Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade. O Corinthians só espera que FIFA e COL reconheçam o esforço da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, do Governo Federal e principalmente da população paulista.

Raio-X: Chelsea atropela o Benfica por 8 a 3 em análise de especialistas


Ingleses só perdem nos duelos envolvendo Cahill, David Luiz e Fernando Torres. GLOBOESPORTE.COM segue a final nesta quarta em Tempo Real

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Os muitos milhões de euros investidos por Roman Abramovich podem não garantir diretamente os títulos ao Chelsea, mas é inevitável afirmar que o favoritismo para a decisão da Liga Europa, nesta quarta-feira, contra o Benfica, está ao lado dos ingleses. Com a final disputada em jogo único, na Amsterdã Arena, a partir das 15h45m (de Brasília), o hiato entre os dois elencos tende a ser menor do que se imagina, é bem verdade, embora o fato de contar com estrelas ainda seja um ponto a favor dos Blues. No caso específico da análise de especialistas, são bons os motivos para acreditar que o time de David Luiz, Ramires e Oscar tem a vantagem. Na comparação entre os prováveis titulares, vitória por 8 a 3.

O GLOBOESPORTE.COM ouviu o comentarista do SporTV, Raphael Rezende, o jornalista português Sergio Krithinas, de "O Jogo", e o inglês Janson Burt, do "Sunday Telegraph". Apenas em três oportunidades eles não estiveram em consenso: com a lateral direita, a zaga e a meia-direita, habitada por Ramires e não mais o belga Eden Hazard, descartado para a final por não se recuperar de uma lesão - o zagueiro John Terry também não começará jogando, assim como o suspenso Maxi Pereira, do lado dos encarnados.

Três também foi o número de vitórias do Benfica no confronto direto: o zagueiro Ezequiel Garay, o volante Nemanja Matic e o centroavante Óscar Cardozo derrotaram por unanimidade o inglês Cahill, o brasileiro David Luiz e o espanhol Fernando Torres. Não houve nenhum empate. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o jogaço em Tempo Real, a partir das 15h15m.

Raio-X Benfica x Chelsea (Foto: Editoria de Arte)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2013/05/raio-x-chelsea-atropela-o-benfica-por-8-3-em-analise-de-especialistas.html

Maratona de seis jogos em intervalo de 17 dias preocupa Oswaldo


Técnico espera conseguir preparar bem o time até a parada para Copa das Confederações. Ele está otimista sobre o time no Brasileiro

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira treino Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Oswaldo de Oliveira: preocupação com a maratona
de jogos do Bota (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Por causa da conquista antecipada do Campeonato Carioca, os jogadores do Botafogo ganharam quatro dias de folga, mas agora a história muda. Na quarta-feira, dia 22, a equipe enfrenta o CRB, pela Copa do Brasil, em Volta Redonda, e inicia uma maratona de seis partidas em um intervalo de 17 dias, o que causa grande preocupação ao técnico Oswaldo de Oliveira.

O curto intervalo de menos de três dias (2,8) entre os jogos é o principal problema, já que prejudica a recuperação dos atletas. Oswaldo acredita que o time poderá apresentar problemas já a partir das três primeiras partidas.

- Vamos ter uma sequência de seis jogos em 17 dias, e todos com viagens. Nesse aspecto, aumentou bastante a nossa preocupação. Vamos fazer o possível para chegarmos inteiros nas partidas. Acho que vamos começar a sentir mais a partir do terceiro jogo. Nos preocupa. Depois, vamos parar a Copa das Confederações, o que é uma coisa anormal - disse o treinador.

DIA JOGO CAMPEONATO
22/05 Botafogo x CRB Copa do Brasil
25/05 Corinthians x Botafogo Brasileiro
29/05 Botafogo x Santos Brasileiro
01/06 Botafogo x Cruzeiro Brasileiro
05/06 Bahia x Botafogo Brasileiro
08/06 Ponte Preta x Botafogo Brasileiro
 Apesar das preocupações, o bom desempenho do Botafogo este ano aumenta o otimismo de que o time poderá fazer um bom papel no Brasileiro e terminar em uma colocação melhor do que a do ano passado (sétimo lugar).

- Tudo correndo normalmente, temos motivos para ficar otimistas. Há a experiência acumulada do ano passado e o que desenvolvemos a partir de lá. Mas, sinceramente, tenho uma preocupação com o tipo de calendário que nós temos. Além do Brasileiro, tem sequência da Copa do Brasil, a Sul-Americana e as interrupções. É um acúmulo de jogos, sempre com viagens, porque não podemos jogar no Engenhão. No mais, vejo o Botafogo se desenvolvendo e espero fazer uma campanha bem melhor do que o ano passado.
Oswaldo de Oliveira acredita que a tônica de equilíbrio do Brasileiro se manterá este ano, mas apontou o Atlético-MG como um dos times que candidatam ao título.

- O Atlético está muito bem, jogando bonito. Neste momento, é a equipe que está mais preparada. Mas, com o desenvolvimento do campeonato, já vimos muitas vezes mudar. O equilíbrio é incontestável no Brasil, diferente do que acontece em outros países. Vamos jogar para ver o que vai acontecer. Acho que vamos ter um grande Brasileiro, apesar do calendário apertado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/maratona-de-seis-jogos-em-intervalo-de-17-dias-preocupa-oswaldo.html

Com presença de Fellype Gabriel, Bota tem reencontro com a bola


Após folgas e atividade física na segunda, atletas fazem treino técnico. Meia, que se recupera de dores no joelho esquerdo, participa normalmente

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Após quatro dias de folga e um treino físico na segunda-feira, os jogadores tiveram um reencontro com a bola nesta terça, no campo anexo do Engenhão. O técnico Oswaldo de Oliveira comandou uma atividade técnica com metade com campo reduzido, sem distinção de titulares e reservas. Seedorf participou normalmente do treinamento.

O meia Fellype Gabriel também foi a campo e treinou. Ele sente dores no joelho esquerdo desde que levou uma pancada local no jogo contra o Resende, na semifinal da Taça Rio. O lateral-esquerdo Julio Cesar, que está com um estiramento na panturrilha direita, ficou em tratamento.

 treino Botafogo (Foto: Fred Huber) Oswaldo de Oliveira conversa com os jogadores no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber)

O Alvinegro se prepara para o jogo de volta contra o CRB, pela Copa do Brasil, dia 22, em Volta Redonda. Na partida de ida, em Maceió, o placar foi 0 a 0. A estreia do Glorioso no Brasileiro será dia 25, contra o Corinthians, no Pacaembu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/com-presenca-de-fellype-gabriel-bota-tem-reencontro-com-bola.html

Sem teto: Bota não sabe onde vai jogar na estreia em casa no Brasileiro


Confronto com o Santos, dia 29, ainda está sem local indicado pelo clube, que aguarda a posição da Ferj para marcar jogos fora do Rio de Janeiro

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

estádio Engenhão treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Engenhão ainda não tem previsão de reabertura
(Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

O Botafogo, por enquanto, segue sem casa para fazer seu primeiro jogo em casa no Campeonato Brasileiro, dia 29, contra o Santos, válido pela segunda rodada da competição. O clube ainda aguarda uma posição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para apontar locais fora da jurisdição estadual como opções para sede na competição nacional.

O Engenhão ainda segue sem previsão de reabertura e o Maracanã não poderá ser utilizado pelos clubes pelo menos até o fim da Copa das Confederações. Além disso, o Botafogo teve um desentendimento com o Vasco durante o Campeonato Carioca que levou ao veto a São Januário.

Os dirigentes do Botafogo já receberam propostas de várias cidades brasileiras, como Brasília e Juiz de Fora, mas ainda não apresentaram qualquer uma delas. Nos últimos dias, também não houve possibilidade de contato com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, o que vem dificultando diálogo sobre a situação.

No dia 22, o Botafogo vai jogar contra o CRB-AL, em Volta Redonda, pela Copa do Brasil. Comissão técnica e jogadores seguem com o discurso de lamentação sobre a necessidade de realizar viagens consecutivas para disputar seus jogos.

A Ferj liberou o Flamengo para atuar em Juiz de Fora, nesta quarta-feira, contra o Campinense, pela Copa do Brasil. A tendência é que volte a permitir a saída dos clubes do Rio de Janeiro, mas vai analisar caso a caso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/05/sem-teto-bota-nao-sabe-onde-vai-jogar-na-estreia-em-casa-no-brasileiro.html

Vítima não aparece, e julgamento do pai de Tomic por agressão é adiado


John Tomic segue banido de eventos da ATP pelo menos até outubro

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

John Tomic pai tenista (Foto: Getty Images)John Tomic segue banido de eventos organizados
pela ATP até o fim do processo (Foto: Getty Images)

Agredido pelo pai de Bernard Tomic há uma semana, Thomas Drouet não compareceu à audiência do caso nesta terça-feira e não ofereceu qualquer justificativa para a corte em Madri, na Espanha. Devido a ausência da vítima, a sessão foi adiada para outubro. Com isso, John Tomic segue banido de eventos organizados pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) até a nova audiência ser realizada.

A confusão entre o pai do tenista australiano e o francês Drouet teria começado em Monte Carlo. Segundo o jornal “Herald Sun”, John Tomic chamou a atenção de Bernard em um treino público. Os dois discutiram. Drouet, que trabalha como parceiro de treino do tenista, resolveu intervir. Depois, no voo de Monaco para a capital espanhola, teria acontecido mais um bate boca entre os dois.

Já em Madri, fora do hotel onde estava hospedado, John Tomic agrediu Drouet. O ataque teria sido testemunhado pelos tenistas Alexandr Dolgopolov e Janko Tipsarevic. Bernard estava no local para a disputa do ATP de Madri. John Tomic teria sido preso e foi levado em custódia com sangue no rosto. O pai de Bernard ficou algumas horas na delegacia e foi liberado neste domingo. No dia seguinte ao incidente, o francês se apresentou no Tribunal Superior de Justiça de Madri usando um colar cervical, com o nariz quebrado e um corte próximo ao olho esquerdo.

Thomas Drouet tenista agredido (Foto: AFP)Thomas Drouet no dia seguinte à agressão: nariz quebrado, corte e colar cervical (Foto: AFP)

Esta não foi a primeira vez que John Tomic arrumou confusão com o filho. Em 2012, Bernard pediu ao árbitro de cadeira que obrigasse seu pai a deixar a quadra durante uma partida. Na mesma hora, o juiz Cedric Mourier perguntou o que aconteceria se o próprio Bernard pedisse a saída do pai. O tenista respondeu rapidamente: "não vai rolar". No fim, Mourier deu uma advertência a John (relembre o caso em vídeo no blog Saque e Voleio).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/drouet-nao-aparece-e-julgamento-do-pai-de-tomic-por-agressao-e-adiado.html

Sharapova brinca com 'perigos' da culinária de Roma: 'Ficaria obesa'


Prestes a estrear no WTA da capital italiana, russa diz que ficaria endividada se não estivesse na cidade a trabalho. Ela enfrenta Muguruza na 2ª rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Maria Sharapova chegou a Itália nesta segunda-feira escoltada por policiais para a disputa do WTA de Roma e, nesta terça, já alertou para os perigos de uma das características mais marcantes da capital italiana. Diante das delícias da culinária da cidade, a russa comentou a sorte de estar no país a trabalho. Senão, segundo a própria tenista, ela cederia à tentação e acabaria engordando e gastando dinheiro além da conta.

- Roma é uma cidade perigosa para manter a linha e para a sua carteira. Em cada bar há tantos doces e bolos de creme que não é fácil resistir. Ainda bem que eu estou aqui para trabalhar, caso contrário, eu acabaria ficando obesa e cheia de dívidas - brincou.

Sharapova estreia nesta quarta-feira no WTA de Roma. Em busca do tricampeonato consecutivo, a número 2 do mundo enfrenta a espanhola Garbine Muguruza pela segunda rodada do torneio.

Maria Sharapova (Foto: EFE)Sharapova diz que acabaria engordando e se endividando se não estivesse em Roma a trabalho (Foto: EFE)

Djokovic leva quebra, mas estreia com vitória tranquila no Masters de Roma


Sérvio domina duelo contra Albert Montañes e se classifica para as oitavas

Por SporTV.com Roma

Novak Djokovic contra Montañes Masters 1000 de Roma (Foto: AFP)Djokovic ficou atrás do placar somente no início do
primeiro set contra Albert Montañes (Foto: AFP)

Novak Djokovic só precisou se esforçar no começo da partida de estreia no Masters 1000 de Roma. Nesta terça-feira, o número 1 do mundo chegou a ter um saque quebrado no terceiro game do jogo contra o espanhol Albert Montañes (#89), mas dominou o resto do confronto da segunda rodada e se classificou para as oitavas de final em sets diretos. O sérvio alcançou as parciais de 6/2 e 6/3 em uma hora e 10 minutos.

Djokovic estava com a mão descalibrada. Ainda que ele conseguisse belos winners de cruzada ou paralela, ele mesclava os bons pontos com demasiados erros não forçados - foram 11 no primeiro set - sobretudo no fundo da quadra de Montañes. O espanhol também cometia falhas bobas, como um smash na rede, mas eram menos frequentes neste início. O número 1 do mundo salvou dois break points no primeiro game, mas não evitou a quebra ao tomar o duplo break point no terceiro. No seu sexto break point em apenas 25 minutos de jogo, o sérvio devolveu a quebra logo no game seguinte. A partir de então, Djokovic forçou o saque e foi tomando conta da partida. Foram 12 pontos consecutivos que lhe deram o 5/2. Até o fim do set, vencido por Nole por 6/2, Montañes, que cometeu 16 erros não forçados na parcial, só pontuou uma vez.


Djokovic manteve a superioridade no segundo set. Depois de quebrar novamente o saque de Montañes, ele confirmou por duas vezes seguidas o game de serviço sem ceder pontos. Com a vantagem em mãos, Nole apenas administrou a liderança e sacramentou a vitória com o quarto ace dele na partida.

Djokovic conhecerá somente na quarta-feira o adversário nas oitavas de final. Ele encara o ucraniano Alexandr Dolgopolov ou o vencedor da partida entre o suíço Stanislas Wawrinka e o argentino Carlos Berlocq.

O SporTV2 transmite ao vivo as partidas desta quarta-feira do Masters 1000 de Roma, a partir  das 7h (horário de Brasília).

Confira os resultados dos jogos desta terça-feira:

Novak Djokovic 2 x 0 Albert Montañes - 6/2 e 6/3
Marin Cilic 0 x 2 Kevin Anderson - 6/3 e 7/6(7)
Juan Martín Del Potro 2 x 0 Andrey Kuznetsov - 6/3 e 6/2
Grigor Dimitrov 0 x 2 Richard Gasquet - 6/4 e 6/4
Potito Starace 0 x 2 Roger Federer - 6/1 e 6/2
Carlos Berlocq 1 x 2 Stanislas Wawrinka 5/7, 6/3 e 6/3
Horacio Zeballos 1 x 2 Fernando Verdasco - 6/3, 3/6 e 6/3
Lukas Rosol 1 x 2 Viktor Troicki - 3/6, 6/;1 e 6/4
Julien Benneteau 2 x 0 Nicolás Almagro - 7/6(2) e 6/4
Jeremy Chardy 2 x 1 Feliciano Lopez - 3/6, 7/5 e 7/6(4)
Tommy Haas 0 x 2 Mikhail Youzhny - 6/4 e 6/3
Filippo Volandri 1 x 2 Gilles Simon - 6/3, 2/6 e 6/4
Denis Istomin 0 x 2 Tomas Berdych - 6/4 e 6/0

FONTE.
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/djokovic-leva-quebra-mas-estreia-com-vitoria-tranquila-no-masters-de-roma.html

Em tarde fulminante, Federer liquida 293º do mundo na estreia em Roma


Ex-número 1 do mundo se garante nas oitavas de final com vitória sobre Potito Starace em 51 minutos, na partida mais rápida dele na temporada

Por SporTV.com Roma


Roger Federer não tomou conhecimento do adversário de estreia no Masters 1000 de Roma, na Itália, nesta terça-feira. O atual número 3 do mundo atropelou Potito Starace, 293º do ranking da ATP e tenista da casa, e garantiu com rapidez a vaga nas oitavas de final do torneio. O suíço precisou de somente 51 minutos para conseguir a classificação por 2 sets a 0, com as parciais de 6/1 e 6/2. Federer terminou a partida com 35 bolas vencedoras, contra 13 de Starace.

O confronto com o italiano foi o mais rápido do ex-número 1 do mundo em 2013. A marca anterior era de 54 minutos, contra o russo Nikolay Davydenko, pelas quartas de final do ATP 500 de Dubai, em fevereiro.
Federer vem de eliminação precoce no Masters 1000 de Madri, onde foi derrotado nas oitavas de final pelo japonês Kei Nishikori e teve que responder a críticas depois do acontecido.

Na próxima fase, Federer vai enfrentar o vencedor do confronto entre o ucraniano Mikhail Youzhny e o francês Gilles Simon, que jogam pela segunda rodada na quarta-feira.

O SporTV2 transmite ao vivo as partidas desta quarta-feira do Masters 1000 de Roma, a partir  das 7h (horário de Brasília).

O jogo

Roger Federer contra Starace Masters 1000 de Roma (Foto: Reuters)Roger Federer vence rival (Foto: Reuters)

Federer não estava para brincadeiras. Conquistou duas quebras e chegou a 5/1 em apenas 15 minutos. Starace tentou devolver uma das quebras ao fazer 15-40 no game de serviço do suíço, mas Federer evitou a reação do adversário e virou para levar o primeiro set em 19 minutos. Ele teve 13 winners e um aproveitamento de 80% nos pontos de primeiro serviço.

Após o intervalo, Starace batalhou para sair na frente na parcial seguinte. Conseguiu evitar dois break points, mas não obteve o mesmo sucesso quando o suíço subiu duas vezes à rede para conquistar a quebra. O italiano chegou a confirmar dois serviços no set, mas facilitou a vida do suíço no sétimo game com bolas flutuando. Sacando para o jogo, Federer forçou o saque e pontuou três vezes na segunda bola, fechando a partida com o quarto ace no jogo.

Confira os resultados dos jogos desta terça-feira:

Novak Djokovic 2 x 0 Albert Montañes - 6/2 e 6/3
Marin Cilic 0 x 2 Kevin Anderson - 6/3 e 7/6(7)
Juan Martín Del Potro 2 x 0 Andrey Kuznetsov - 6/3 e 6/2
Grigor Dimitrov 0 x 2 Richard Gasquet - 6/4 e 6/4
Potito Starace 0 x 2 Roger Federer - 6/1 e 6/2
Carlos Berlocq 1 x 2 Stanislas Wawrinka 5/7, 6/3 e 6/3
Horacio Zeballos 1 x 2 Fernando Verdasco - 6/3, 3/6 e 6/3
Lukas Rosol 1 x 2 Viktor Troicki - 3/6, 6/;1 e 6/4
Julien Benneteau 2 x 0 Nicolás Almagro - 7/6(2) e 6/4
Jeremy Chardy 2 x 1 Feliciano Lopez - 3/6, 7/5 e 7/6(4)
Tommy Haas 0 x 2 Mikhail Youzhny - 6/4 e 6/3
Filippo Volandri 1 x 2 Gilles Simon - 6/3, 2/6 e 6/4
Denis Istomin 0 x 2 Tomas Berdych - 6/4 e 6/0

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/em-tarde-fulminante-federer-atropela-293-do-mundo-na-estreia-em-roma.html

Serena Williams vence algoz da irmã e vai às oitavas do WTA de Roma


Atual número 1 do mundo faz 2 sets a 0, duplo 6/2, em partida bastante tranquila contra Laura Robson, que havia eliminado Venus Williams

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Serena Williams tênis contra Laura Robson (Foto: Reuters)Serena Williams vence Laura Robson
(Foto: Reuters)

A americana Serena Williams entrou em quadra nesta terça-feira para encarar Laura Robson e vingar a irmã, Venus, que perdeu na última rodada justamente para a britânica e foi eliminada. E a caçula deu uma aula para a mais velha, mostrando como fazer para vencer a adversária - atual 39 do ranking mundial - que evitou o confronto familiar no torneio. Em um jogo tranquilo de apenas 1h15m06s, o placar ficou 2 sets a 0, duplo 6/2, em sua estreia no WTA de Roma, na Itália.

A rival britânica errou muito. Para se ter uma ideia, em todo o jogo, foram oito duplas faltas contra apenas uma da americana. Apesar disso, Laura fez três aces contra dois, mas pecou ao conseguir apenas um break point. Serena teve cinco e aproveitou todos.

Nas oitavas de final, a atual número 1 do mundo encara a vencedora do duelo entre sua conterrânea Melanie Oudin, atual 93ª, e a eslovaca Dominika Cibulkova, 16ª da WTA, que ocorre nesta quarta.

Zebra dá as caras em Roma: Radwanska e Wozniacki caem

A polonesa Agnieszka Radwanska, atual número 4, encarou a romena Simona Halep, 64ª da WTA, nesta terça. E ela levou a pior, perdendo por 2 sets a 1, parciais de 6/7(2), 1/6 e 2/6. O curioso é que, assim como no caso das irmãs Williams, a caçula Ursula Radwanksa, 35ª, segue na competição após derrotar a sérvia Ana Ivanovic, número 13 do ranking, por 2 sets a 1, 6/3, 2/6 e 6/2. Ela enfrenta a japonesa Ayumi Morita, 45ª, no segundo round, nesta quarta.

Outra tenista top 10 do mundo, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, atual 9ª, também deixou o WTA de Roma. Seu revés foi diante da sérvia Bojana Jovanovski, número 48, por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 4/6 e 6/7, em um jogo duro de 2h57m51s. Ela agora encara sua conterrânea Jelena Jankovic, 18ª do ranking.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/serena-williams-vence-algoz-da-irma-e-vai-oitavas-do-wta-de-roma.html

Fabio Santos brinca com 'preguiçoso' Martínez: 'Vivia reclamando de tudo


Fábio Santos relembra passagem do atacante, atualmente no Boca Juniors, pelo clube alvinegro. Argentino reencontrará Pacaembu nesta quarta

Por Rodrigo Faber São Paulo

O elenco do Boca Juniors conta com um velho conhecido da torcida do Corinthians. O atacante Juan Manuel Martínez, contratado pelo Timão em julho do ano passado, reencontrará a torcida alvinegra nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu. Possível responsável por marcar o argentino, o lateral do Fábio Santos tem lembranças peculiares do jogador.

A fama com os torcedores do Corinthians não é das melhores. Martínez permaneceu apenas seis meses no clube e deixou o Timão porque não estava satisfeito com sua condição de reserva. Mas, mesmo assim, era querido por boa parte do elenco. Tido como boa praça, Martínez fez amizade com os jogadores mais experientes do grupo.

Fábio Santos, lateral do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Fábio Santos tem lembranças engraçadas de Martínez, hoje no Boca (Foto: Rodrigo Faber)

Hoje, ele é um dos principais nomes do Boca Juniors, que vive crise profunda no Campeonato Argentino – ocupa a 18ª colocação, em torneio disputado por 20 equipes. Em 13 jogos, a equipe acumula apenas 10 pontos (uma vitória, sete empates e cinco derrotas). Campeão mundial pelo Corinthians, Martínez deixou boas impressões nos ex-companheiros.

– Ele era muito integrado ao grupo. Nosso elenco sempre foi muito unido. Acabou não encaixando por conta de características de jogo mesmo – diz Fábio Santos, que brinca com o ex-colega.

– O Martínez vivia reclamando de tudo, era um argentino preguiçoso (risos). Não queria treinar nunca, gostava mesmo era de massagem... – emenda, rindo.

Antes da partida em Buenos Aires – vitória do Boca por 1 a 0 – Martínez se recusou a falar sobre as lembranças dos tempos de Corinthians. Após a má atuação do Timão em La Bombonera, o jogador se disse feliz por encontrar os amigos que fez no Brasil e atestou a noite atípica da ex-equipe, alertando previamente que o time pode fazer mais no jogo de volta. Ainda não se sabe se ele será titular no Pacaembu.

martinez boca Juniors alessandro corinthians libertadores (Foto: Agência AFP)Martínez, marcado de perto por Alessandro em Boca x Corinthians, na Argentina (Foto: Agência AFP)

Quem chamou a atenção pelas declarações polêmicas antes da primeira partida foi um dos maiores ídolos do Boca Juniors, o veterano Riquelme. O argentino exaltou a tradição do próprio clube, destacando os seis títulos da Libertadores conquistados na história, contra apenas um do Timão. Para Fábio Santos, pouco importa o que os adversários disserem antes da partida: ele quer dedicar sua atenção única e exclusivamente aos 90 minutos dentro de campo.

– O Riquelme ou qualquer um deles falando ou não falando, para mim tanto faz. O Corinthians vem crescendo a cada ano, ganhou uma Libertadores, um Mundial e tem chance de seguir conquistando títulos. Respeitamos os jogadores deles, mas suas declarações são indiferentes – completou.
O Riquelme ou qualquer um deles falando, para mim tanto faz. Suas declarações são indiferentes"
Fábio Santos, lateral do Timão

O fato de o Boca Juniors jogar com a vantagem em São Paulo não assusta os corintianos. Fábio Santos acredita que, após a experiência na Libertadores do ano passado, o Timão já esteja “vacinado” contra a catimba e qualquer tipo de provocação que os argentinos possam utilizar em busca de desestabilizar emocionalmente o adversário.

– Essa equipe é madura e experiente o suficiente para saber que, se entrar pilhada, pode acontecer alguma coisa. Precisamos colocar intensidade desde o primeiro minuto, não perdendo organização ou dando chance para o Boca. Sabemos que, na discussão, perdemos para eles de lavada – argumentou, entre risos.
Qualquer vitória por dois gols de diferença leva o Corinthians às quartas de final da Taça Libertadores da América. Caso o Timão faça 1 a 0, a decisão irá para os pênaltis. Se a equipe conseguir apenas um gol de vantagem, com o Boca Juniors balançando as redes, será eliminada pelo critério do gol fora de casa.
Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/05/fabio-santos-brinca-com-preguicoso-martinez-vivia-reclamando-de-tudo.html

Com Marin de jurado, musa do Guarani é eleita a Gata do Paulistão


Presidente da CBF participa da comissão que escolheu a mais bela representante. Amanda Sati, 22 anos, ficou com o prêmio de R$ 10 mil

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo


Se dentro de campo o Guarani tem deixado a desejar - foi rebaixado para a Série C do Brasileiro e para a A2 do Paulista, ao menos fora das quatro linhas a torcida bugrina ganhou um motivo para comemorar, na noite desta segunda-feira. Em evento realizado na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), Amanda Sati, musa do time verde de Campinas, foi anunciada a vencedora do concurso Gata do Paulistão 2013.

No corpo de jurados esteve presente o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin. Também prestigiaram o evento o mandatário da FPF, Marco Polo Del Nero, e o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.


Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli)Amanda Sati é eleita a Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli)

Aos 22 anos, Amanda também leva para casa um prêmio de R$ 10 mil. Torcedora do São Bernardo, Nathália Abreu, a segunda colocada, ganha R$ 5 mil, enquanto a terceira, Thais Belmonte, representante do Linense, embolsa R$ 3 mil. Além disso, o concurso elegeu Suellen de Andrade, do Palmeiras, a Miss Simpatia, que recebe R$ 2 mil.

- Acho que o diferencial foi a minha paixão pelo Guarani. Estou na passarela, mas também estou no estádio. Acompanho jogos também fora de Campinas, a torcida bugrina me conhece e é um orgulho representar o time do meu coração - afirmou Amanda.

Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli)Guarani, São Bernardo e Linense: o pódio do concurso (Foto: Marcos Ribolli)

Ao todo, foram 20 candidatas, cada uma representando um dos times que disputaram a primeira divisão do Campeonato Paulista deste ano. Elas foram julgadas em cinco quesitos: estética, elegância, graciosidade, desembaraço e desenvoltura.

Esta foi a quinta edição do concurso e, pela primeira vez, só puderam participar concorrentes que nasceram na mesma cidade do clube para o qual torcem. O Bragantino venceu os dois últimos anos, com Lorena Bueri e Caroline Sautchuk. O Corinthians, com Fernanda Passos, e o Botafogo-SP, com Jéssica Carvalho, levaram o prêmio nas outras vezes.

*Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez

Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)As concorrentes ao prêmio Gata do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2013/05/com-marin-de-jurado-musa-do-guarani-e-eleita-gata-do-paulistao.html

Valcke volta a cobrar estádios e diz que Fifa pode mudar sedes até agost


'Não estamos pensando em mudar a cidade-sede. Isso só acontece quando não tem mais jeito', diz francês ao ser quesitonado sobre São Paulo

Por Fabrício Marques e Felippe Costa Brasília

valcke e aldo no estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Em Brasília, Valcke volta a cobrar estadios da Copa
prontos em dezembro (Foto: Fabrício Marques)

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu um recado para as 12 cidades da Copa do Mundo de 2014: as sedes ainda podem mudar até o dia 1º de agosto, quando os ingressos para o torneio começarão a ser vendidos.

O aviso foi dado durante visita ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na manhã desta terça-feira. Perguntado sobre os problemas da Arena Corinthians, que tem dificuldades para conseguir o empréstimo do BNDES, Valcke revelou que ainda vai conversar com os representantes do estádio paulista para saber a real situação da obra, mas, desde já, disse que eles precisam acelerar.

- Nós sempre dizemos que não é possível aceitar atrasos. É preciso de tempo para testar tudo. A Copa do Mundo é um evento de outra magnitude. Eles vão ter que acelerar. Isso não é uma ameaça. Não estamos pensando em mudar a cidade-sede. Isso só acontece quando não tem mais jeito. Porém, podemos mudar até 1° de agosto, quando começam a vender os ingressos. Temos uma possibilidade para isso, mas os estádios têm que ser entregues a tempo - afirmou.

A declaração de Valcke gerou reação no Corinthians. Em nota oficial, o clube afirmou que "não aceita nenhuma pressão" e deixou a critério da Fifa a possibilidade de tirar do estádio de Itaquera a abertura da Copa do Mundo de 2014.

- Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade - diz a nota do Corinthians.
O francês ainda fez questão de minimizar as exigências feitas pela Fifa, dizendo que são pedidos dos próprios jogadores. O francês deu exemplo do gramado para explicar tanta cobrança.

- O que mais importa é o gramado e é preciso que as seleções gostem de jogar. Essas exigências da Fifa são feitas pelos jogadores, que estão acostumados com os melhores estádios do mundo. É isso que vamos entregar. O meu papel é de ficar cobrando, mas quando um país recebe a Copa temos que apoiar. É um trabalho de equipe com altos e baixos, mas tudo acabará bem.

Sobre os atrasos na entrega de três estádios da Copa das Confederações (Maracanã, Mané Garrincha e Arena Pernambuco), o secretário-geral minimizou os problemas e demonstrou confiança de que tudo estará pronto para a competição deste ano.- Apenas aumenta a pressão sobre as cidades, sobre o COL e sobre a Fifa. Mas a equipe é muito boa, muito profissional. Estamos trabalhando bem juntos. Equipes da Fifa e do COL passaram dias e dias em Brasília, apoiando para acelerar o trabalho e dar o apoio necessário para que tudo esteja pronto. É um trabalho em equipe, exatamente como o futebol.

Ao lado de Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL), Jérôme Valcke segue para o Rio de Janeiro, onde visitará o Maracanã, nesta quarta-feira.

Valcke e autoridades no Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Valcke visita o Mané Garrincha nesta terça ao lado de Ronaldo, Bebeto e Aldo Rebelo (Foto: Fabrício Marques)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/05/valcke-volta-cobrar-estadios-prontos-e-diz-podemos-mudar-ate-agosto.html

Com muito alvoroço e ‘corredor polonês’, Fla chega a Juiz de Fora


Cerca de 300 torcedores ‘abraçam’ ônibus e dificultam a entrada dos jogadores em hotel na cidade mineira. Renato Abreu é o mais assediado

Por Cahê Mota Juiz de Fora

Muito alvoroço e um carinho até certo ponto exagerado. O Flamengo teve um desembarque nada calmo em Juiz de Fora, nesta terça-feira, onde encara o Campinense, quarta, pela segunda fase da Copa do Brasil. Após uma viagem de cerca de três horas e meia de ônibus - uma hora além do previsto -, a delegação foi recepcionada por cerca de 300 torcedores. Ao cercar o veículo na porta do hotel, a multidão dificultou a passagem dos jogadores, que tiveram de encarar um verdadeiro corredor polonês no caminho até o saguão.

Primeiro jogador a passar pelos torcedores, Léo Moura foi o que mais sofreu. Na tentativa de tocar no ídolo, os torcedores acabavam dando verdadeiros tapas, e o lateral chegou ao fim da escada com seu corte moicano completamente despenteado. Pouco antes, Jorginho também já tinha se perdido no meio do alvoroço e precisou da ajuda de seguranças para chegar ao seu destino.

Desembarque Flamengo Juiz de Fora - Léo Moura desembarca (Foto: Cahê Mota)Ônibus do Fla é cercado por torcedores na entrada do hotel em Juiz de Fora. Léo Moura é o primeiro a encarar a multidão (Foto: Cahê Mota)

O jogador mais celebrado, no entanto, foi Renato Abreu. Assim que surgiu no vidro próximo ao banco do motorista, o meia foi ovacionado em altíssimo som, parou na porta do ônibus e sorriu. Quase agachado conseguiu passar pela multidão e trouxe consigo boa parte dos companheiros. Último da fila, Gabriel foi outro a ter seu nome muito gritado, assim como Felipe, que foi chamado de “melhor goleiro do Brasil”.

No saguão, o assédio foi menor, mas ainda assim existiu. Como o local é pequeno, boa parte do elenco subiu para o restaurante para almoçar sem nem mesmo pegar a chave de seus quartos. Muito atencioso, Renato Abreu atendeu pedidos para autógrafos e fotos. O mesmo aconteceu com Nixon, último a deixar o local.

Desembarque Flamengo Juiz de Fora - Renato Abreu atende a fã no saguão do hotel em Juiz de Fora (Foto: Cahê Mota)Um dos mais assediados, Renato Abreu atende fã no saguão do hotel em Juiz de Fora (Foto: Cahê Mota)

Mesmo com os jogadores dentro do hotel, a maioria dos rubro-negros não foi para casa e permaneceu na rua em busca de um aceno enquanto os ídolos almoçavam. Nesta tarde, o Flamengo pode sentir novamente o calor dos torcedores. A equipe treina às 16h30m (de Brasília), no Estádio Municipal, e informou que não se opõe que a atividade seja aberta ao público. A decisão está nas mãos da prefeitura, que será responsável pela segurança.

Flamengo e Campinense se enfrentam quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Estádio Municipal de Juiz de Fora, pela segunda fase da Copa do Brasil. Com o 2 a 1 no jogo de ida, o Rubro-Negro pode perder por 1 a 0 ou empatar que ainda assim avança para pegar o Asa de Arapiraca no próximo estágio da competição.
Confira a delegação do Flamengo em Juiz de Fora:

Goleiros: Felipe e Paulo Victor.
Laterais: Léo Moura, Ramon e João Paulo.
Zagueiros: Renato Santos, González e Wallace.
Volantes: Amaral, Elias e Luiz Antônio.
Meias: Renato Abreu, Gabriel, Rodolfo e Adryan.
Atacantes: Hernane, Rafinha e Nixon.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/05/com-alvoroco-e-corredor-polones-fla-desembarca-em-juiz-de-fora.html