domingo, 12 de maio de 2013

Alex faz dois, e Coritiba leva o quarto estadual seguido sobre o Atlético-PR


Resultado de 3 a 1 é construído de virada sobre os garotos do Furacão. Experiência do camisa 10 e sorte de Geraldo garantem conquista histórica


 A CRÔNICA
por Gabriel Hamilko

Os meninos do Atlético-PR tentaram e assustaram. Chegaram a encostar na taça por 30 minutos. Mas quem a levou para casa foi o Coritiba. De virada, o Verdão venceu por 3 a 1, conquistou mais um tetracampeonato - que não se repetia há 39 anos. Só que diferentemente da década de 70, o adversário da final nos quatro anos foi o rival Furacão. Se os torcedores alviverdes gritaram "é campeão" por quatro anos, os rubro-negros tiveram que ouvir a provocação de "tetravice".

A massa coxa-branca estava confiante no título. No domingo do Dia das Mães, o Estádio Couto Pereira ficou lotado, com o maior público do ano: 24.872 mil  torcedores, que viram Hernani abrir o placar para o Atlético-PR, que jogava melhor e bloqueava o Coritiba. Mas a partir dos 29 minutos do primeiro tempo, Alex mostrou por que é craque e fez o seu primeiro. Ainda na primeira etapa, virou o resultado, e Geraldo - o talismã - fechou no segundo tempo. No jogo de ida, na Vila Capanema, os times haviam empatado por 2 a 2.

Com o término do estadual, o Coritiba se volta para a Copa do Brasil. Na quarta-feira, enfrenta o Nacional-PR, pela segunda fase. Já o Sub-23 do Atlético-PR se divide. Alguns atletas vão para o time principal, que se prepara para o Brasileirão - no fim do mês. O restante realizará amistosos e torneios internacionais.

Coritiba Campeão Taça (Foto: Joka Madruga/Agência Estado)Coritiba é tetracampeão paranaense e alcança feito histórico (Foto: Joka Madruga/Agência Estado)

Furacão assusta, mas Alex devolve a tranquilidade

O Coritiba entrou em campo com o resultado a seu favor. O empate dava a taça para o Verdão. Só que problemas de última hora deram uma nova cara para o time. O volante Willian sentiu uma fisgada na coxa e foi cortado. Júnior Urso foi o substituto. Nas laterais, Escudero e Victor Ferraz foram escalados. No Furacão, a principal mudança foi a entrada do zagueiro Erwin.

A missão do Atlético-PR era simples: pressionar o Coxa e abrir o placar logo. Com cinco minutos, Hernani arriscou e contou com a ajuda do goleiro Vanderlei. A bola bateu nas mãos do arqueiro alviverde e entrou. 1 a 0 para o Atlético-PR. Com a vantagem, o Furacão recuou bruscamente. Sem espaço para atacar, o Coritiba se resumia às trocas de passes entre Escudero, Chico e Leandro Almeida na zaga.

Mas bastou um pouco de qualidade para a situação mudar. Entrou em cena o toque de craque do meia Alex. Com o auxílio da correria de Rafinha e Robinho, a bola passou a fluir mais entre a defesa atleticana. Com 30 minutos, o capitão alviverde conseguiu um belo chute, sem chances para o goleiro Santos. O empate deu um novo panorama e desajustou a zaga rubro-negra. Aos 40, Alex voltou a aparecer bem em jogada individual, chutando forte e aproveitando o rebote do arqueiro rubro-negro para decretar a virada.

Alex comemora, Coritiba x Atlético-PR (Foto: Joka Madruga/Agência Estado)Alex comemora gol que deu a virada do Coritiba sobre o Atlético-PR (Foto: Joka Madruga/Agência Estado)

No segundo tempo, Coritiba amplia e faz a festa

O gol da virada antes do fim da etapa inicial deu tranquilidade para o Coxa. Sem mudanças, o Verdão voltou com uma tática de toque de bola no meio-campo. Quem não conseguia sair para o ataque era o Furacão, parado no esquema de três zagueiros - com Escudero ocupando a esquerda.

As chances mais claras eram para o Coritiba. Primeiro com Robinho, que aproveitou a sobra de bola para arriscar um chute perigoso, que passou à direita de Santos. Depois, Alex ficou próximo de fazer o terceiro dele, mas a bola parou no travessão e na linha.

A experiência do time valeu sobre os aguerridos atleticanos. A equipe rubro-negra corria muito, mas começou a perder o jogo na cabeça fria dos alviverdes e também na estrela e talento de Alex. O camisa 10 foi responsável pelos gols do primeiro tempo e o lance mais perigoso no segundo. Por duas oportunidades mandou a bola no travessão.

Mas quem fechou o placar foi o talismã do Coritiba. O angolano Geraldo entrou no lugar de Rafinha no fim do segundo tempo para confirmar o título em um chute sem muita força de fora da área, desviado na zaga, após bom cruzamento de Deivid pela esquerda. Depois do gol, a alegria no Couto Pereira tomou conta dos alviverdes, que comemoram o tetracampeonato e não perderam a oportunidade de fazer graça com o arquirrival gritando "tetravice".


FONTE:

Após nova decepção no Ba-Vi, torcedores do Bahia invadem o CT


Cerca de 50 torcedores foram ao Fazendão na noite deste domingo. Carros de jogadores foram danificados depois da goleada sofrida na Fonte Nova

Por Eric Luis Carvalho, Rapahel Carneiro e Thiago Pereira Salvador


A goleada de 7 a 3 sofrida pelo Bahia neste domingo teve novas consequências. Além da demissão de Paulo Angioni, um grupo de torcedores invadiu o CT do clube e danificou carros de jogadores e funcionários. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do clube. De acordo com a Polícia Militar da Bahia, cerca de 50 torcedores se concentraram na porta do Fazendão e em seguida invadiram o CT tricolor.

Parte dos torcedores aguardava a chegada do ônibus do clube. Alguns jogadores foram para casa direto do estádio, e outros do hotel. Sabendo da manifestação, os demais jogadores foram dispensados pelo caminho, colcados em táxis e veículos particulares. Apenas funcionários estão no ônibus que está impedido de entrar no CT.

Torcida Bahia protesto (Foto: Erik Salles/Agência Estado)Ainda na Fonte Nova, torcedores já protestavam contra a situação do Bahia (Foto: Erik Salles/Agência Estado)

Um dirigente da torcida organizada Bamor, que participa da manifestação, conversou com a repórter da TV Bahia, Renata Menezes. De acordo com o manifestante, mais de 150 torcedores estariam ocupando o interior do CT. Ele negou que existam carros danificados. Segundo o dirigente da torcida, o grupo exige a dispensa de pelo menos seis jogadores: Marcelo Lomba, Pablo, Titi, Magal, Souza e Diones.

A PM está no local para tentar evitar maiores conflitos. Imagens divulgadas pelas torcedores nas redes socias mostram o ônibus do lado de fora, enquanto torcedores estão dentro do CT, e não permitem que o ônibus da delegação entre. Um major da PM foi autorizado pelos manifestantes a entrar para conversar com os torcedores.

Está é a segunda goleada sofrida pelo Bahia para o maior rival nesta temporada. Antes dos 7 a 3 deste domingo, o Tricolor foi goleado por 5 a 1 pelo Vitória na inauguração da Arena Fonte Nova. Além das duas derrotas humilhantes para o maior rival,o Bahia coleciona mais um vexame no ano, a Revolta das Caxirolas.

No segundo Ba-Vi do ano, o Tricolor foi novamente derrotado pelo maior rival, desta vez por 2 a 1. Revoltados com a situação do time, torcedores arremessaram caxirolas no gramado. Por conta da revolta, o uso do instrumento foi proibido nos estádios baianos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/05/apos-nova-decepcao-no-ba-vi-torcedores-do-bahia-invadem-o-ct.html

Após goleada histórica, Joel Santana evita coletiva: ‘Nada a declarar’


Treinador compareceu na sala de imprensa da Arena Fonte Nova logo após o jogo para avisar que não comentaria a derrota para o Vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador


Uma goleada impossível de ser explicada. Neste domingo, logo após a derrota para o Vitória pelo placar de 7 a 3, na Arena Fonte Nova, o técnico Joel Santana fugiu da coletiva de imprensa e se negou a falar qualquer coisa sobre o resultado que praticamente define a final do Campeonato Baiano 2013. O treinador até chegou a aparecer na sala de imprensa do estádio, mas apenas para dar um comunicado aos jornalistas que aguardavam por declarações.

- Por respeito a vocês da imprensa que estão aqui, eu vim. Eu nem viria, não tenho nada a dizer, nada a declarar. Não tem o que falar em uma hora dessas. Tem que ficar calado, ir pra casa e esperar o que vai acontecer – disse Joel Santana.

Joel não falou, mas o comportamento que teve em campo evidenciou a insatisfação com a equipe do Bahia. No início da partida, o técnico permaneceu de pé na área técnica e reclamava a todo o momento com os jogadores. Após o terceiro gol do Vitória, o treinador permaneceu sentado no banco de reservas, sem falar uma palavra, postura que também adotou durante todo o segundo tempo.

Parte da imprensa baiana chegou a especular que a 'fuga da coletiva' seria um indício de que Joel entregaria o cargo de treinador do Bahia ainda neste domingo. No entanto, quem acabou pedindo demissão do Tricolor foi o gestor de futebol, Paulo Angioni.

Nesta segunda-feira, Joel iniciará o trabalho para tentar reverter desvantagens na Copa do Brasil e no Campeonato Baiano 2013.  Pela competição nacional, o Tricolor enfrentará o Luverdense na Arena Fonte Nova, na quarta-feira, e precisa vencer a partida por três gols de diferença para conseguir vaga na terceira fase do torneio. Já no domingo, o time baiano encara novamente o Vitória, no Barradão, pela grande final do estadual. Para ficar com o título, o Bahia precisa vencer por cinco gols de diferença.
Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/05/apos-goelada-historica-joel-santana-evita-coletiva-nada-declarar.html

Antes do Ba-Vi, cantor Netinho é homenageado na Arena Fonte Nova


Torcedor do Bahia, o artista, que está internado em São Paulo, tem o seu clipe exibido nos telões do estádio que recebe neste domingo o Ba-Vi

Por Eric Luis Carvalho Salvador

Internado em São Paulo com problemas vasculares, o cantor Netinho foi homenageado neste domingo na Arena Fonte Nova. Antes da bola rolar para o clássico Ba-Vi, o novo clipe de Netinho, "Bate Tum Tum Tum", foi exibido nos dois telões da arena.  A homenagem faz parte de uma campanha criada nas redes sociais, onde amigos, parentes e fãs do artista se comunicam por meio da hashtag #ForçaNetinho. Durante os momentos em que o clipe foi exibido, a tag #ForçaNetinho permaneceu na tela. O cantor é torcedor do Bahia, mandante no clássico deste domingo, válido pela primeira partida da decisão do Campeonato Baiano.

netinho fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Clipe de Netinho com mensagem de apoio ao cantor é exibido na Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho)

Netinho está internado no hospital Sírio-Libanês desde a última sexta-feira. Em Salvador, o cantor havia passado 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança.  Netinho está sob cuidados médicos desde o dia 24 de abril, quando foi internado por apresentar problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia.  Durante o tratamento, Netinho sofreu uma hemorragia no fígado.

Neste domingo, o cantor apresentou uma melhora clínica. De acordo com o boletim médico divulgado no começo desta tarde, Netinho “apresentou melhora clínica e laboratorial, e respira sem a ajuda de aparelhos, com estado de consciência preservado".

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2013/05/antes-do-ba-vi-cantor-netinho-e-homenageado-na-arena-fonte-nova.html

Amor de Ba-Vi: Antes do jogo, Tricolor pede rubro-negra em casamento



Torcedor do Bahia, Bruno Ferreira fez o pedido a Tamara Sampaio, torcedora do Vitória, neste domingo na Arena Fonte Nova, em Salvador

Por Eric Luis Carvalho Salvador

Bahia e Vitória. Um casamento de 81 anos. Eles juram que não, mas o amor é a base dessa relação. Um não vive sem o outro. Um faz a grandeza do outro. Bruno e Tamara. Um amor de rivais. Rivais que se amam como Bahia e Vitória. E no Ba-Vi deste domingo, Bruno e Tamara decidiram dar um passo fundamental para, assim com os dois clubes amados, eternizar esse amor. O grande evento deste domingo na Arena Fonte Nova era o clássico, mas uma surpresa antes do clássico fez as torcidas esqueceram a rivalidade e se unirem. Tudo por amor.

casamento; fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Duas paixões e o mesmo amor: Rubro-negra Tamara disse sim, ao tricolor Bruno (Foto: Divulgação/Arena Fonte Nova)

Torcedor do Bahia, o técnico de segurança do trabalho Bruno  Ferreira Barbosa, de 24 anos, teve a ideia de pedir a namorada Tamara em casamento durante o primeiro Ba-Vi da decisão do Campeonato Baiano.

- Ela não desconfia de nada porque desde o início do do namoro costumamos ir juntos aos jogos. Acompanhamos a partida em torcidas separadas e nos reencontramos no final. Sempre pensei em fazer o pedido em algum jogo do Bahia, e agora surgiu a oportunidade, justamente em uma Ba-Vi – disse Bruno à assessoria de imprensa da Arena Fonte Nova.

Trinta minutos antes da bola rolar para o Ba-Vi, Bruno apareceu no telão da Arena Fonte e fez o sonhado pedido.

- Tamara, você é a mulher da minha vida! Você aceita se casar comigo?


casamento; fonte nova (Foto: Divulgação/Aren Fonte Nova)Após o "sim", torcedores trocaram alianças na Arena Fonte Nova (Foto: Divulgação/Aren Fonte Nova)

Pega de surpresa, a a rubro-negra Tamara Sampaio, de 20 anos, foi levada pelo irmão de Bruno até a área das arquibancadas temporárias do estádio para encontrar o namorado e responder ao pedido. Uniformizados com as camisas dos seus times amados, o casal se encontrou para um rápido abraço e sob aplausos de rubro-negras e tricolores deram início a um novo jogo na vida, o jogo do amor. Tamara disse “sim” para festa dos torcedores. A cervejaria que dá nome ao estádio presentou o casal com 50 caixas de cerveja e dez caixas de energético para a festa de casamento.

Empolgados, os torcedores do Bahia até iniciaram um coro de “mulher do rubro-negro só casa com tricolor”. Tudo levado na esportiva para deleite dos presentes com a típica alegria do povo baiano. Pedido aceito, brincadeiras à parte e cada um para o seu lado. Durante 90 minutos, Bruno e Tamara estarão separados pela paixão, mas a partir de agora, juntos para a vida toda por amor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2013/05/amor-de-ba-vi-antes-do-jogo-tricolor-pede-rubro-negra-em-casamento.html

Mesmo após goleada, Caio Jr. pede pés no chão: 'Não tem nada ganho'


Treinador do Vitória comemora triunfo por 7 a 3 sobre o Bahia, mas diz que time só deve comemorar a conquista quando acabar o segundo jogo

Por Raphael Carneiro Salvador


O Vitória não perde um Ba-Vi há sete partidas. Venceu o rival nos três clássicos deste ano. No primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, deu 7 a 3 no Bahia. Agora, só perde o título estadual se perder por cinco gols de diferença no Barradão. Nem por isso, o técnico Caio Junior quer jogadores e torcedores comemorando um título antecipado.

Depois do jogo deste domingo, Caio Junior demorou bastante no vestiário do Vitória. Quando foi para a coletiva de imprensa, o treinador mostrou tranquilidade para comentar o resultado positivo. O técnico fez questão de enaltecer o rival e pediu para que todos mantenham foco no segundo jogo, que será realizado no domingo, no Barradão.

- Tem que valorizar a vitória. Foi um momento marcante na história do clube. Três vitórias em um clássico na Fonte Nova. Ainda não está ganho porque não terminou. A prova que não terminou é que ninguém esperava um resultado desse. Temos que comemorar só quando acabar e a gente estiver a taça na mão – pediu um precavido Caio Junior.

Para o treinador do Vitória, o Bahia teve momentos importantes dentro de campo, mas Caio Junior lembrou que o Rubro-Negro estava em uma tarde inspirada.

- A gente trabalhou muito como o Bahia ia jogar. Isso foi decisivo na minha opinião. Só que nós tivemos uma tarde bem inspirada. Fizemos gol cedo e uma série de coisas que desanimou o adversário. Queria exaltar que o adversário teve fibra e, em alguns momento do jogo, teve uma reação assustadora. Mas os gols saíram no momento decisivo, inclusive o último. Eu fiquei muito chateado de a gente ter tomado o terceiro gol. Fernandão foi um herói dentro de campo, se superou e fez a jogada do terceiro gol – comentou Caio Junior.

Durante a coletiva, o técnico ainda lembrou que o Bahia deve entrar em campo motivado a reverter o resultado. Por isso, ele reforçou o pedido de cautela ao elenco rubro-negro.

- Não tem nada ganho porque não temos a taça e tem um jogo ainda. Existe um adversário que vai estar com raiva, com gana de reverter. Se você não ganhar tem a critica. Se ganha bem te colocam em uma situação que não existe pra ganhar pressão – finalizou o treinador do Vitória.

O Leão só perde o título baiano se for derrotado por cinco gols de diferença no Ba-Vi do próximo domingo, no Barradão.
Clique aqui e assista a vídeos do Vitória

Em festa antecipada, Vitória goleia Bahia, e torcida já grita: 'É campeão'

Rubro-Negro, que completa 114 anos nesta segunda-feira, vence Tricolor por 7 a 3 na Arena Fonte Nova e fica muito perto de levar o título baiano


 A CRÔNICA
por Raphael Carneiro

Nem o mais otimista torcedor do Vitória poderia imaginar. A supremacia do Vitória era evidente. Seis jogos de invencibilidade diante do rival com direito a uma goleada na reinauguração da Fonte Nova. Mas o pensamento era de que, na final, a história poderia ser diferente. Não foi. O terceiro Ba-Vi do ano foi exatamente quando o Vitória encontrou a maior facilidade dos clássicos em 2013. Nem parecia o primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano. Melhor para o Rubro-Negro, que venceu por 7 a 3 e abriu larga vantagem para voltar a levantar a taça estadual.

A supremacia rubro-negra veio em um momento mais do que especial. Nesta segunda-feira, o Vitória completa 114 anos de fundação. Gabriel Paulista, Dinei (quatro vezes), Fabrício  e Maxi Biancucchi deram os presentes tão esperados pela torcida - Fernandão fez dois, e Adriano, o terceiro do Bahia. O Leão só perde o título baiano se for derrotado por cinco gols de diferença no Ba-Vi do próximo domingo, no Barradão. Por ter feito a melhor campanha entre os dois, leva a vantagem do empate no placar agregado.

Vitória comemora contra Bahia (Foto: Raul Spinassé/Futura Press)Rubro-Negro venceu e aumentou vantagem na luta pelo título baiano (Foto: Raul Spinassé/Futura Press)

Pelo que se viu em campo neste domingo, a vantagem rubro-negra é quase uma garantia do título. De um lado, um Bahia sem qualidade, esquema tático ou qualquer outra virtude necessária para um time de futebol. Do outro, um Vitória disciplinado, bem armado e ciente do que era necessário fazer para sair com o resultado positivo e o terceiro triunfo seguido em clássico após 18 anos.

- O time pipocou, não quis jogar. Se omitiu de jogar bola – resumiu o meia do Bahia Zé Roberto na saída dos times para o intervalo.

Antes da partida final para a festa do título, os dois times terão compromisso pela Copa do Brasil. O Vitória enfrentará o Salgueiro pelo primeiro jogo da segunda fase. O Bahia, que poupou os titulares na última quarta e perdeu por 2 a 0 para o Luverdense-MT, tem o jogo de volta na Arena Fonte Nova. As duas partidas serão nesta quarta-feira.

Gols, xingamentos e provocações
O primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano não começou muito diferente dos outros clássicos do ano. Apesar de o Bahia ter demonstrado postura diferente logo que a bola rolou, o Vitória não demorou muito para se impor. Logo aos três minutos, após cobrança de falta, Gabriel Paulista aproveitou confusão na área e abriu o placar.

Dez minutos depois, o Vitória  fez uma bela jogada no ataque. Sem ser incomodado pela zaga adversária, Renato Cajá tocou para Dinei, que fez um golaço na Fonte Nova. Mantendo a média de um gol a cada dez minutos, Fabrício, de cabeça, fez o terceiro do Vitória.

A larga vantagem para o Rubro-Negro provocou cenas curiosas. Revoltada, a torcida do Bahia gritou "olé" quando o rival tocou a bola, xingou o presidente e vaiou atletas como Marcelo Lomba e Titi. A do Vitória, feliz da vida, chegou a cantar “Fica, Marcelinho!”, em referência ao presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho. Ainda houve tempo para Fernandão, de pênalti, diminuir para o Tricolor e ser vaiado pela sua própria torcida.

Vitória comemora contra Bahia (Foto: Erik Abel/Agência Estado)Dinei comemora um dos seus quatro gols sobre o Bahia (Foto: Erik Abel/Agência Estado)
Festa rubro-negra e gritos de campeão

Mal o segundo tempo começou, e o torcedor teve emoção de sobra. No primeiro minuto, Dinei fez o segundo dele de cabeça. Logo na saída de bola, Fernandão diminuiu. O gol do Bahia dava a impressão de que o Tricolor iria complicar a vida do rival na base da emoção, mas a qualidade técnica foi superior.

O Vitória manteve o domínio da partida e passou a controlar o jogo a seu gosto. Dinei fez o terceiro dele em um chute de fora da área. Não perca as contas: 5 a 2 para o Vitória. Com mais uma goleada, o Bahia perdeu a cabeça. Fahel cometeu uma falta dura no meio de campo e foi expulso. O que já estava fácil para o Vitória ficou ainda mais tranquilo. Maxi Biancucchi fez o sexto do Vitória. Nos minutos finais, Adriano diminiu, mas ainda houve tempo de Dinei fazer o sétimo do Vitória (quarto dele no jogo) e sacramentar a goleada na Arena Fonte Nova.

O torcedor do Vitória deixou o estádio de alma lavada na véspera do aniversário do clube. Goleou o rival pela segunda vez no ano, ampliou para sete o número de jogos sem perder para o Bahia e antecipou um pouco o que pode ser a festa do título, com os gritos de “É campeão!”, que iniciaram na arquibancada e devem ganhar força até o próximo domingo no Barradão.


FONTE:


Segue o baile': Bruno Soares celebra vice em Madri e subida no ranking


Mesmo ainda na luta por um título de Masters 1000, brasileiro será número 11 do mundo na atualização do ranking de duplas da ATP nesta segunda-feira

Por SporTV.com Madri

Bruno Soares continua na luta por um título de Masters 1000, mas esta semana rendeu bons frutos para ele. Vice-campeão em Madri ao perder para os irmãos Mike e Bob Bryan neste domingo, o melhor duplista brasileiro da atualidade vai subir nos dois rankings de duplas da ATP, que serão divulgados nesta segunda-feira. Hoje na 14ª posição geral e formando a quarta melhor dupla da temporada com o austríaco Alexander Peya, o mineiro será o novo número 11 das duplas - melhor posto na carreira - e voltará a ocupar com o companheiro a segunda colocação da lista que define as oito parcerias que disputarão o ATP Finals, em novembro. Os líderes são justamente os irmãos americanos.

A decisão em Madri foi a segunda de Bruno Soares em um Masters 1000. A primeira vez foi em 2011, quando ele perdeu a final em Monte Carlo ao lado do argentino Juan Ignacio Chela.

Bruno Soares e Alexander Peya contra irmãos Bryan Masters 1000 de Madri (Foto: A.Martinez / Mutua Madrid Open)Soares e Peya formarão a segunda melhor dupla do ano nesta segunda (Foto: A.Martinez/Mutua Madrid Open)

- Mais uma semana de coisas muito positivas. Amanhã terei meu melhor ranking: #11, e voltamos a ser a dupla 2 do Race. Cada vez mais perto dos nossos objetivos. A um posto do top 10 e muito perto de ganhar um Master 1000. A luta continua - escreveu o brasileiro no Twitter.

Antes de Madri, Soares e Peya foram campeões do ATP 500 de Barcelona, há pouco mais de duas semanas. A conquista colocara o brasileiro como número 14 do mundo nas duplas. Entre os dois torneios espanhóis, o mineiro caiu nas quartas de final do ATP 250 de Munique, na Alemanha.

- Mais uma grande semana para nossa dupla. Hoje eles (irmãos Bryan) foram melhores e levaram o caneco. Agora é descansar e ir pra Roma com tudo - completou Soares, adicionando a hashtag "segueobaile".

Soares e Peya são cabeças de chave nº 7 no Masters 1000 de Roma. Eles estreiam somente nas oitavas de final e podem se reencontrar com os irmãos Bryan nas quartas da competição italiana.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/segue-o-baile-bruno-soares-celebra-vice-em-madri-e-subida-no-ranking.html



Nadal bate Wawrinka, é campeão em Madri e fatura o 40º título no saibro


Com terceira conquista na capital espanhola, Miúra se torna segundo maior vencedor de torneios da Era Aberta na terra batida, junto com Thomas Muster

Por SporTV.com Madri


Na sétima final em sete torneios que disputou em 2013, Rafael Nadal conquistou o quinto título no ano. Contra um Stanislas Wawrinka que sentiu dores no primeiro set e só no segundo complicou um pouco a vida do espanhol, o atual número 5 do mundo levou a melhor na decisão do Masters 1000 de Madri neste domingo. Com as parciais de 6/2 e 6/4, o ex-líder do ranking da ATP faturou o terceiro troféu de campeão do torneio, em uma hora e 11 minutos.

Na trajetória até o título em Madri, Nadal perdeu apenas um set nas cinco partidas que fez. Foi nas quartas de final, contra o compatriota David Ferrer. De resto, quatro vitórias em sets diretos contra Mikhail Youzhny, Pablo Andújar e agora Wawrinka.

Nesta temporada, antes de Madri, Nadal havia sido campeão no Aberto do Brasil, no ATP de Acapulco, no Masters 1000 de Indian Wells e no ATP de Barcelona. Ele fora derrotado nas decisões do ATP de Viña del Mar e do Masters 1000 de Monte Carlo.

- Quero parabenizar Stan primeiramente, ele está tendo um ano fantástico. Desejo o melhor para ele nas próximas semanas. Quero agradecer à minha equipe. Tivemos uma sequência muito boa desde que voltei a jogar. Poder sentir essa emoção de jogar em frente a essa torcida, que é o melhor público do mundo, me faz sentir especial toda vez que jogo aqui - disse Nadal após receber o troféu.
rafael nadal madrid tenis campeão (Foto: EFE)Nadal posa com a tradicional mordida no troféu de campeão do Masters 1000 de Madri (Foto: EFE)

O título em Madri significou também a 40ª conquista de Nadal no saibro. Ele se tornou o segundo maior tenista na Era Aberta que mais vezes ganhou torneios sobre a terra batida, junto com o austríaco Thomas Muster, que foi número 1 do mundo em 1996. O recordista no piso é o argentino Guillermo Vilas, com 46 troféus de campeão.

Quem novamente viu Nadal em ação foi Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid. Assim como na vitória do espanhol contra David Ferrer nas quartas de final, o português assistiu à partida junto com o lateral Sergio Ramos, companheiro de clube merengue.

O próximo desafio de Nadal será o Masters 1000 de Roma, onde ele é hexacampeão e defende o título do ano passado. O SporTV2 começa a transmitir a competição nesta segunda-feira, a partir das 6h (horário de Brasília). O ex-número 1 do mundo estreia somente na segunda rodada.

Rafael Nadal contra Wawrinka final Masters 1000 de Madri (Foto: EFE)Nadal se joga no chão ao conquistar o Masters 1000 de Madri pela terceira vez na carreira (Foto: EFE)

O jogo

Dominando a rede e imprimindo seu ritmo de jogo desde o início, Nadal brigou pela quebra logo no primeiro game da partida. Wawrinka evitou por cinco vezes a perda do game, mas o espanhol conquistou a vantagem com uma cruzada na passada e vibrou muito com ela. Depois do disputado game inicial, o Miúra alcançaria sem problemas o 4/0.

rafael nadal tenis madri (Foto: AFP)Nadal perdeu apenas um set nas cinco partidas
que disputou em Madri neste ano (Foto: AFP)

Ao confirmar o serviço pela primeira vez no confronto, no quinto game, Wawrinka pediu atendimento médico por causa de um incômodo próximo da região superior da coxa esquerda. Na sequência, o máximo que ele conseguiu na parcial foi vencer outro game de serviço. Acelerando bem as bolas no forehand, Nadal seguiu superior em quadra e selou a vitória por 6/2 no set com o único ace dele na parcial.

Wawrinka deixou o primeiro set para trás e voltou para quadra renovado. A partida se tornou bem mais equilibrada do que na parcial anterior, tanto que os seis primeiros games foram vencidos pelos sacadores. Em um ponto do quarto game, por exemplo, Nadal subiu à rede e foi bombardeado duas vezes até que o suíço mandou a bola para fora. Com uma dupla falta do adversário, o Miúra fez 4/3. O espanhol só teve o trabalho então de confirmar seus serviços restantes no duelo e, com o 6/4, garantiu o terceito título no saibro de Madri.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/nadal-bate-wawrinka-e-campeao-em-madri-e-fatura-o-40-titulo-no-saibro.html

Soares e Peya não resistem aos irmãos Bryan na final em Madri


Brasileiro e austríaco perdem por 2 sets a 0 para os gêmeos americanos
em menos de uma hora de partida, com parciais de 6/2 e 6/3

Por Globoesporte.com Madri, Espanha

bruno soares alexander peya tenis duplas (Foto: Getty Images)Alexander Peya executa um smash na finalna capital espanhola (Foto: Getty Images)

O brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya perderam para os irmãos gêmeos americanos Bob e Mike Bryan na final do Masters 1000 de Madri, na manhã deste domingo. Após boa campanha até a decisão, a dupla não resistiu à força dos adversários e foi superada até com certa facilidade, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3.  A partida foi disputada em 57 minutos. Este foi o quinto torneio conquistado no ano pela dupla americana.

Bruno Soares e seu parceiro deram sinais, no início do duelo, de que conseguiriam encarar os americanos. Mas foi falsa impressão. Os irmãos Bryan logo passaram a quebrar o saque dos oponentes, sem dar brecha para troco. Eles fecharam o primeiro set em 6/2.

No segundo, os tenistas dos Estados Unidos, que formam a dupla número um do mundo, tiveram mais dificuldade. Pela primeira vez no jogo, o brasileiro e o austríaco conseguiram quebrar o saque dos oponentes. O set chegou a estar 4 games a 1 a favor dos irmãos Bryan, mas eles perderam terreno, e a diferença caiu para 4 a 3. Porém, os adversários de Bruno Soares devolveram a quebra de saque, foram a 5 a 3 e fecharam o set em 6 a 3.

A parceria entre Soares e Peya ocupa a o quarto lugar no ranking de duplas da ATP e, este ano, já levantou dois troféus - São Paulo e Barcelona. O brasileiro também foi campeão em Auckland, mas com o britânico Colin Fleming.

bruno soares alexander peya irmãos bryan tenis duplas (Foto: Getty Images)Duplas finalistas posam para foto com respectivos troféus (Foto: Getty Images)

FONTE:
 

Serena bate Sharapova, leva 50º título e se mantém na liderança do ranking


Americana é campeã em Madri e entra no seleto grupo de dez tenistas com 50 troféus no currículo. Russa segue sem vencer a rival no saibro

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

serena williams tenis madri (Foto: Getty Images)Serena Williams: título em Madri e liderança do
ranking assegurada (Foto: Getty Images)

Para sair do WTA de Madri com o troféu nas mãos,  Maria Sharapova não precisava "apenas" superar a melhor do mundo. Em quadra, a russa enfrentaria a atual líder do ranking mundial, Serena Williams, e um tabu. No retrospecto de duelos entre as duas tenistas, a musa loira havia perdido 12 de 14 partidas, além de nunca ter vencido a rival no saibro. A final deste domingo na Espanha fez crescer o resultado negativo das estatísticas para a vice-líder. A americana de 31 anos não deu chances à adversária, garantiu a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em 1h18m de partida, e chegou ao incrível número de 50 títulos na carreira.

Muito mais do que o título de Madri, estava em jogo na final deste domingo a liderança do ranking da WTA. Atual número 1 do mundo e campeã da competição em 2012, Serena precisava vencer para defender sua pontuação e se manter no topo. Se a russa conseguisse arrancar a vitória, levaria também o posto de melhor tenista do mundo.

Além de proteger sua liderança, a conquista na Espanha teve um outro sabor especial para a americana de 31 anos. Com ela, Serena somou 50 títulos na carreira e se tornou a décima tenista da história a atingir esta marca. As outras nove jogadoras que já alcançaram esse número na disputa de simples são: Martina Navratilova (167 no total), Chris Evert (154), Steffi Graf (107), Margaret Court (92), Evonne Goolagong-Cawley (68), Billie Jean King (67), Lindsay Davenport (55), Virginia Wade (55) e Monica Seles (53).

serena williams tenis madri campeã (Foto: Reuters)Boleiros levantam a número 1 do mundo (Foto: Reuters)

O jogo

O primeiro set não fez jus a um duelo entre líderes do ranking mundial. Serena passeou em quadra e ditou o ritmo de jogo. Apática, Sharapova não mostrou reação, sequer chegou ameaçar algum serviço da rival e ainda somou cinco duplas faltas. Com duas quebras e muita tranquilidade, a americana fechou a parcial em 6/1.

Mas Sharapova acordou no segundo set. A musa russa reagiu e conseguiu arrancar sua primeira quebra na partida. Mas não foi suficiente, porém, para garantir a vitória e acabar com o tabu de quase 10 anos sem vencer a americana. Em ótima fase aos 31 anos, Serena somou mais duas quebras, fez 6/4 e encerrou o duelo com o título.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/serena-bate-sharapova-leva-50-titulo-e-se-mantem-na-lideranca-do-ranking.html

Barça vira sobre o Atlético após título, mas volta a perder Messi por lesão


Craque deixa o gramado no segundo tempo e time fica com um a menos. Mesmo assim, equipe catalã bate rival de Madri por 2 a 1, fora de casa

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha

Campeão sem entrar em campo no sábado graças ao empate entre Espanyol e Real Madrid, o Barcelona venceu o Atlético de Madri por 2 a 1 neste domingo, de virada, no Vicente Calderón, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. A festa com direito ao tradicional "pasillo" (um corredor de aplausos formados pelos jogadores rivais) só não foi completa por causa de Lionel Messi: além de encerrar a série de 21 partidas seguidas com gols na competição, o camisa 10 deixou o campo novamente sofrendo com lesão muscular (provavelmente, uma recaída das dores na coxa direita que o atrapalharam contra o Bayern de Munique na Liga dos Campeões).

barcelona pasillo campeão (Foto: AP)Jogadores do Atlético fazem o 'pasillo' para o Barça: campeão espanhol por antecipação  (Foto: AP)

Messi deixou o gramado aos 25 minutos do segundo tempo, quando Tito Vilanova já havia feito três substituições. Assim, o Barça ficou com um jogador a menos em campo. E acabou virando a partida mesmo assim. O Atlético saiu na frente com Falcao García aos cinco. Dois minutos depois da saída do camisa 10, Alexis empatou para os visitantes. O gol da vitória saiu aos 34, quando David Villa chutou mal, a bola desviou em Gabi e enganou o goleiro Courtois.

A vitória deixou o Barça com 91 pontos, dez a mais que o Real Madrid. O Atlético segue em terceiro, com 72; O time treinado por Vilanova tem mais três partidas pela frente até o término do Espanhol, com o objetivo de passar dos 100 na tabela: Valladolid (Camp Nou), Espanyol (Cornellá-El Prat) e Málaga (Camp Nou).

Já a equipe de Diego Simeone tem um compromisso importante na próxima sexta: a final da Copa do Rei contra o Real, no Santiago Bernabéu. Esta será a última chance de títulos para os clubes da capital na temporada.

Com o título garantido por antecipação, Vilanova escalou o Barça com alguns reservas: Pinto, Daniel Alves, Piqué, Adriano e Alba; Song, Fàbregas, Iniesta; Alexis, Messi e Tello. No Atlético, o único brasileiro titular foi o zagueiro Miranda, mas o atacante Diego Costa entrou no segundo tempo.

messi atletico de madrid x barcelona (Foto: AP)Messi volta a sentir lesão e deixa o Barcelona com um a menos em campo contra o Atlético (Foto: AP)

Tradicionalmente, um time campeão espanhol por antecipação é recebido no primeiro jogo após o título com o "pasillo" se jogar fora de casa: os anfitriões fazem um corredor e parabenizam os visitantes. E isso aconteceu no Vicente Calderón. Depois de uma etapa inicial sem muitas emoções, a partida melhorou após o intervalo. Logo aos cinco minutos, a falha do Barça falhou, Falcao recebeu sozinho na área e bateu de primeira, com o biquinho do pé direito, no canto esquerdo de Pinto para fazer 1 a 0.

Vilanova, que já havia perdido Daniel Alves machucado no primeiro tempo (Bartra entrou), fez mais duas mudanças: Song e Adriano deram lugar a Busquets e Villa. Aos 25, sem muito alarde, Messi deixou o gramado e foi para o vestiário do Barça, deixando o time com dez jogadores.

Mesmo sem seu principal atleta, o time catalão conseguiu a virada. Aos 27, Alexis fez boa tabela com Fàbregas e chutou no canto direito para empatar. Aos 34, Tello cruzou duas vezes, Villa aproveitou a segunda tentativa e chutou mal, mas a bola desviou em Gabi e entrou (gol contra).

alex sanchez barcelona x atletico madrid (Foto: AP)Alexis dedica o gol marcado ao Dia das Mães com uma mensagem por baixo do uniforme (Foto: AP)
   
FONTE::
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/05/barca-vira-sobre-o-atletico-apos-titulo-mas-volta-perder-messi-por-lesao.html