quinta-feira, 11 de abril de 2013

Embalado pela torcida, Palmeiras bate Libertad e avança às oitavas

Palmeiras fica quase todo o segundo tempo com um a menos, mas vence na raça e só depende de si para chegar à próxima fase como líder


 A CRÔNICA

por Rodrigo Faber e Gustavo Serbonchini

Charles gol Palmeiras Libertad Libertadores (Foto: Reuters)Charles foi o herói da torcida palmeirense nesta
quinta-feira, contra o Libertad (Foto: Reuters)

Alegria, frustração, confiança e, principalmente, superação: a história do Palmeiras na primeira fase da Taça Libertadores 2013 teve todos os elementos de um filme dramático, mas acabou com final feliz. Nesta quarta-feira à noite, o Verdão venceu o Libertad, do Paraguai, por 1 a 0, no estádio do Pacaembu, e assegurou sua vaga nas oitavas de final da competição continental com uma rodada de antecedência.

Assim como já havia sido contra o Tigre, na semana passada, a equipe apostou na determinação de seus jogadores e na força da torcida para, após atravessar um dos piores momentos de sua história (o rebaixamento à Série B do Brasileirão no ano passado), voltar ao mata-mata da principal competição da América.

Por uma noite, o trecho do hino “defesa que ninguém passa, linha atacante de raça” fez todo o sentido. O gol saiu dos pés de Charles, em um lance casual - Wesley, que seria expulso minutos depois, errou o chute e a bola caiu nos pés do volante, que decidiu.

Com a vitória, o Palmeiras chegou a nove pontos - todos conquistados em casa - assumiu a liderança do Grupo 2 e não pode mais deixar a zona de classificação. Os paraguaios, com oito, agora disputam a segunda vaga com o Tigre, da Argentina, que tem seis. O Sporting Cristal, com o triunfo alviverde, está eliminado - é lanterna da chave com cinco pontos.

A última partida do Verdão pela primeira fase será na próxima quinta-feira, contra o Sporting Cristal, em Lima. A missão do time de Gilson Kleina é assegurar o primeiro lugar da chave para decidir em casa uma vaga nas quartas. A equipe do Palestra Itália pode terminar como líder até perdendo, desde que o Tigre vença o Libertad, no Paraguai. Para não precisar fazer contas, o Verdão tem de vencer. Clique aqui e simule os resultados da última rodada.

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo, novamente no estádio do Pacaembu, para enfrentar o Guarani, às 16h (horário de Brasília), pela penúltima rodada do Campeonato Paulista. A equipe verde já está assegurada nas quartas de final do estadual.

Wendel comemoração Palmeiras Libertad (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Sozinho, Wendel comemora a classificação
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Apoio na arquibancada; tensão no gramado

Já se passaram quase cinco meses desde o rebaixamento do Palmeiras à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Daquele fatídico 18 de novembro até hoje, muita coisa mudou no clube. A relação entre time e torcida é uma delas - sobretudo na Taça Libertadores. Nesta quinta-feira, os alviverdes fizeram sua parte: lotaram o Pacaembu e apoiaram o tempo todo.

O coro, no entanto, não contagiou o time. Diante de um organizado Libertad, pelo qual o próprio Verdão já havia sido dominado em Assunção, no dia 28 de fevereiro, a equipe comandada por Gilson Kleina apostou nos mesmos elementos nos quais havia se apoiado para vencer o Tigre, terça-feira retrasada, também no Pacaembu: raça e determinação. Faltou, porém, qualidade técnica ou pelo menos um atacante que segurasse mais a bola à frente.

Descoordenado, o Palmeiras não teve um padrão tático definido. No setor ofensivo, Vinícius era o único que permanecia em posição fixa, mas muito isolado. Wesley, Juninho e Souza se alternavam nos avanços para apoiar o ataque, sem sucesso. À vontade, o time paraguaio não sentia a pressão por jogar fora de casa: comandado pelo volante Guiñazu, ex-Internacional, parava o Verdão marcando forte e abusando das faltas no meio-campo.

torcida festa Palmeiras jogo Libertad (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcida do Palmeiras deu show no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Poucos lances da primeira etapa de jogo animaram de fato os palmeirenses. Cobranças de falta de Ayrton e Souza – que pararam na barreira do Libertad – e um único cruzamento de Souza para o zagueiro Henrique, que mandou cabeceio por cima do travessão, foram as jogadas de maior destaque dos donos da casa. Das arquibancadas, muitas reclamações com o árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk e vibração especial com carrinhos, chutões e desarmes.

Raça e final feliz


Gilson Kleina não fez alterações em sua equipe no intervalo, mas admitiu que o time sentiu demais a falta de um atacante fixo na área nos primeiros 45 minutos. Logo no início da etapa complementar, o volume do jogo Palmeiras aumentou: apoiado ainda mais insistentemente por sua torcida, a equipe fechou o cerco sobre o Libertad. Chegou à área paraguaia, primeiro em cabeceio de Juninho, depois em chute à queima-roupa de Marcelo Oliveira.

- A Taça Libertadores obsessão, tem que jogar com a alma e o coração... - cantavam os alviverdes.

Os jogadores ouviram o recado que vinha das arquibancadas. Ninguém pedia futebol-arte. Ninguém estava ali pelo brilho individual de qualquer jogador. Queriam o “Alviverde imponente” fazendo valer sua história, colocando a bola na rede. E o pedido foi atendido em um lance peculiar, aos sete minutos.


Charles gol Palmeiras Libertad Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Charles sai para comemorar o gol marcado contra o Libertad (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Revezando-se entre o meio-campo e o ataque, o volante Wesley arriscou chute da intermediária. Finalização fraca, sem qualquer perigo aparente. Fracasso?  Longe disso. A bola sobrou dentro da área para Charles, que apareceu sozinho e teve o único trabalho de tocar para o gol na saída do goleiro Rodrigo Muñoz.

O gol trouxe alívio, mas não diminuiu o nervosismo dos jogadores. Irritado com as consecutivas faltas cometidas pelo Libertad desde o início da partida, Wesley, que já havia sido advertido com cartão amarelo no primeiro tempo, cometeu falta no meio-campo e acabou expulso.

Naturalmente acuado, o Verdão “aceitou” a pressão dos paraguaios. Wendel e Tiago Real entraram para dar novo gás ao meio-campo, mas a preocupação maior era se defender. Uma multidão de camisas verdes dentro da área, rebatendo tudo. Deu certo. Ao seu jeito, sem requinte, mas com muita raça, o Palmeiras está nas oitavas de final da Taça Libertadores.

Charles gol Palmeiras Libertad Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Palmeirenses vão para a torcida na comemoração do gol (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 

FONTE:



Com lema de gladiador, Filipe zera passado por batalha épica na decisão


Dono do segundo melhor passe da Superliga, ponteiro do Cruzeiro esquece campanhas na fase classificatória, pensa no futuro e sonha com a seleção

Por Helena Rebello Belo Horizonte


Gladiadores não conhecem o caminho de volta. A frase, forte e sucinta, virou um dos lemas de Filipe Ferraz para a final da Superliga masculina. Dono do segundo  passe mais eficiente da competição na temporada 2012/2013, o ponteiro garante não olhar para trás nem para se inspirar com conquistas passadas. Acredita que aqueles que enfrentaram batalhas épicas em tempos remotos se importam apenas com desafio que está por vir. E é essa postura que o jogador do Cruzeiro adora. No caso, a chance de sagrar-se bicampeão nacional com a equipe celeste é o estímulo que o move.

A partir das 10h (horário de Brasília) deste domingo, a Rede Globo e o SporTV transmitem o confronto com o Rio de Janeiro, ao vivo, direto do Maracanãzinho. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha todos os lances em Tempo Real.

Filipe é antenado e está sempre conectado às redes sociais. A frase citada no início desta matéria foi postada recentemente na conta do ponteiro no Twitter. Compartilhada com seus seguidores no microblog, virou quase um mantra. O foco no próximo e decisivo jogo é total. As campanhas das duas equipes, as duas melhores da fase classificatória, praticamente idênticas, foram deixadas de lado pelo atleta. A lembrança de que foi eleito o melhor jogador da final da última edição, também. Nada mais tem valor diante do confronto único que definirá o novo campeão.

chamada CARROSSEL Filipe Gladiador (Foto: arte esporte)Filipe: postura de Gladiador para a decisão
da Superliga (Foto: arte esporte)

- Às vezes eu gosto de filosofar um pouquinho nas redes sociais. Eu vejo um filme, um comentário ou frases de pensadores e me sinto bem expondo aquilo. Esse especificamente é um pensamento bom quando se chega em uma final, em mais uma grande batalha. Tem gente que gosta de olhar para trás e ver o que fez de bom,  mas os guerreiros que batalham, que lutam, só pensam em olhar para a frente, e nunca em olhar para trás. Nosso grupo é muito diferenciado, e não é à toa que estamos, pelo terceiro ano  consecutivo, chegando a uma final. Somos muito comprometidos e há entrega e doação máximas. Na hora que um tem que cobrar do outro, cobra mesmo.  Não somos um time de grandes estrelas, todos são reconhecidos pelo conjunto.

E também é pensando no futuro que Filipe espera ter esse reconhecimento ampliado. E esta nova esfera inclui a seleção brasileira de vôlei. Elogiado por Tande, campeão olímpico em 1992, nas transmissões do SporTV, o ponteiro ainda tem esperanças de receber uma chance de Bernardinho. Aos 33 anos, o mineiro acredita que tem muito a contribuir com o grupo verde-amarelo.

- Espero ter uma oportunidade que ainda não tive. Mesmo já tendo mais de 30 (anos) não deixa de ser um sonho para mim. Nos últimos anos o Bernardinho viu as qualidades de outros jogadores, acho que ainda não foi a minha hora. Mas quem sabe se esse ano ele observou alguma coisa especial, viu alguma diferença. Se eu ganhasse essa oportunidade, acho que ele não iria se arrepender.

vôlei Filipe Cruzeiro Crédito:   (Foto: Renato Araújo / Divulgação Sada Cruzeiro)Filipe treina o passe, seu melhor fundamento
(Foto: Renato Araújo / Divulgação Sada Cruzeiro)

Neste domingo, Filipe terá um papel essencial em quadra. Com 54% de aproveitamento na recepção, o ponteiro terá como uma de suas principais missões passar a bola na mão de William para que o levantador tenha mais opções na hora de armar o ataque do Cruzeiro. Como o grupo mineiro e o Rio de Janeiro lideram as estatísticas de eficiência no saque, a expectativa é de muito trabalho na linha de passe.

- É o meu melhor fundamento, e tento aprimorar cada vez mais. Durante toda a temporada me preparei para tudo, saques fortes, balanceados, flutuantes. Sei que está por vir muita pancadaria do Lucão, do Riad e de outros. Tenho que dar essa consistência para a equipe para que o William tenha a bola na mão para armar as jogadas. Vai ser dureza.

Até hoje, Rio de Janeiro e Cruzeiro se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. Na Superliga 2011/2012, o time carioca estreou o confronto com triunfo no Maracanãzinho por 3 sets a 1. No returno, o grupo mineiro deu o troco sem ceder sequer um set ao rival. Na a edição atual do campeonato, os dois duelos foram decididos no tie-break. Mais uma vez, o fator casa foi determinante, e cada equipe comemorou em seus domínios.

Com lesão no tornozelo, Djokovic diz: 'Estou fazendo o melhor que poss


Sérvio é dúvida para o Masters 1000 de Monte Carlo, a partir deste domingo

Por SporTV.com Boise, EUA

Novak Djokovic tem apenas cinco dias para se recuperar de uma lesão no tornozelo direito e disputar o Masters 1000 de Monte Carlo, marcado para começar no próximo dia 14. Nesta terça-feira, o tenista sérvio garantiu a seus fãs que está correndo contra o tempo para tentar se recuperar o mais rápido possível. Exames realizados no número 1 do mundo deixaram o atleta e sua equipe otimistas: os ligamentos não foram afetados.

- O melhor jogador do mundo passou por um exame de ressonância magnética nesta manhã, que revelou não haver dano estrutural tanto na articulação como nos ligamentos. A torção vai exigir bastante repouso nos próximos dias e sessões de fisioterapia. Dependendo de sua recuperação, será tomada uma decisão sobre a participação de Nole no próximo torneio, em  Monte Carlo - disse a equipe do sérvio, em comunicado publicado em seu site oficial.

tênis novak djokovic tratamento (Foto: Reprodução)Novak Djokovic faz tratamento no tornozelo direito (Foto: Reprodução)

O sérvio, que se machucou durante a disputa das quartas de final da Copa Davis, no fim de semana, publicou uma foto em sua página no Facebook nesta terça-feira fazendo tratamento no tornozelo direito. Djokovic aproveitou para agradecer o apoio que tem recebido de seus fãs nos últimos dias.

- Depois de ver os resultados de todos os testes que fizemos, estou muito otimista e forte. Estou fazendo o melhor que posso com a minha equipe para me recuperar rápido e estar pronto para os próximos torneios. Sou grato pela preocupação de vocês comigo e por me mandarem palavras de apoio.

Apesar da torção no tornozelo direito, Novak Djokovic venceu Sam Querrey no domingo e garantiu a vitória para a Sérvia nas quartas de final da Copa Davis. O sérvio, no entanto, ficou preocupado com o inchaço na região depois da partida.

- (O tornozelo) está inchado, e quando isso acontece, definitivamente, não é bom sinal. Mas ainda temos que saber a gravidade da lesão. As lesões fazem parte do esporte, e nós atletas tentamos evitá-las como podemos. Para ser realista, não sei se vou disputar a competição. Moro e treino lá, por isso me sinto em casa no torneio. Eu amo jogar lá, então farei todo o possível para me recuperar e disputar o torneio.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/04/com-lesao-no-tornozelo-djokovic-diz-estou-fazendo-o-melhor-que-posso.html

Técnico de Tsonga afirma: 'Ele crê que pode conquistar um Grand Slam'


Francês afirma que sempre jogou bem na grama e cita Wimbledon como uma das metas. Antes, ele disputa torneios no saibro, entre abril e maio

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

tsonga tênis Wimbledon (Foto: Getty Images) Tsonga aponta Wimbledon como um dos desejos
na grama nesta temporada (Foto: Getty Images)

Jo-Wilfried Tsonga aguarda com ansiedade a série de torneios na grama. Isso porque, de acordo com o técnico do número 8 do mundo, Roger Rasheed, o francês se diz capaz de conquistar um Grand Slam na carreira. E Wimbledon seria o grande foco do tenista para cumprir a meta.

Tsonga já esteve perto de um título de Grand Slam, mas bateu na trave na única vez que disputou uma final dos quatro mais importantes torneios do tênis profissional. Em 2008, ele acabou perdendo a decisão do Aberto da Austrália para o sérvio Novak Djokovic. Desde então, chegou na semifinal do mesmo torneio, em 2010, e às semis de Wimbledon, em 2011 e 2012.

- Jo já disputou uma final de Grand Slam e acredito que ele é um jogador que pode levar um título de Grand Slam. O bom é que ele é um tenista que também crê que pode conquistar um - revelou o treinador.

Tsonga comemora vitória sobre Thomaz Bellucci em Londres (Foto: Getty Images)Francês afirma que sempre jogou bem na grama
(Foto: Getty Images)

Em seu site oficial, Tsonga aponta a quadra rápida como sua favorita, mas a grama parece ser o piso mais desejado por ele no momento. Diante dos dois bons desempenhos mais recentes em Wimbledon, o francês já pensa no primeiro torneio que vai jogar na grama nesta temporada, o ATP de Londres, em junho.

- Sempre joguei bem na grama. Espero ganhar torneios no piso, então vamos ver o que vai acontecer em Londres e em Wimbledon - comentou o jogador.

Antes das séries de competições na grama, Tsonga terá o saibro pela frente. Ele disputa o Masters 1000 de Monte Carlo, na próxima semana, e segue a agenda com o Masters 1000 de Madri, o Masters 1000 de Roma e o Grand Slam de Roland Garros.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/04/tecnico-de-tsonga-afirma-ele-cre-que-pode-conquistar-um-grand-slam.html

Torres marca, Chelsea sofre virada, mas ainda assim vai às semifinais


Centroavante espanhol chega ao seu 20º gol na temporada logo aos quatro minutos e ajuda Blues a garantirem vaga contra o Rubin Kazan com derrota

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou

O gol de Fernando Torres, logo aos quatro minutos, passou a impressão de que o Chelsea teria vida fácil na Rússia mesmo com um time misto. Mas o Rubin Kazan mostrou sua força e, mesmo duas vezes atrás no placar, conseguiu vencer por 3 a 2, de virada, nesta quinta-feira, no Estádio Luzhniki, em Moscou, e valorizou a classificação dos Blues às semifinais da Liga Europa.

Por conta do forte frio, em Kazan, cidade do Rubin, que inutilizou o gramado do estádio local, a partida foi disputada em Moscou. O piso também era diferente: grama artificial, mas que parece não ter dificultado muito o toque de bola de ambos os times. Além de Torres, que marcou seu 20º tento na temporada - sua melhor marca desde que chegou ao clube, em 2011 -, Moses anotou para os ingleses, que haviam vencido o jogo de ida por 3 a 1, na última semana, no Stamford Bridge. Marcano, Karadeniz e Natcho balançaram as redes para os donos da casa.

fernando torres chelsea x rubin kazan (Foto: Reuters)Jogadores comemoram o gol de Fernando Torres, que inaugurou o placar em Moscou (Foto: Reuters)

O time de Rafa Benítez aguarda agora a definição de seu rival em sorteio na próxima sexta-feira, a partir das 7h (de Brasília), juntamente em cerimônia com a Liga dos Campeões. Os outros classificados foram o Benfica, que empatou com o Newcastle na Inglaterra, o Fenerbahçe, também em igualdade diante do Lazio, na Itália, e o Basel, responsável por tirar o Tottenham nos pênaltis.

O Chelsea, que contou com os brasileiros Ramires, David Luiz e Oscar (este último apenas no segundo tempo), volta às atenções agora à Copa da Inglaterra. No domingo, há uma pedreira no caminho dos atuais campeões da Champions: o Manchester City, no lendário Wembley. Wigan e Millwall duelarão na outra chave. Já o Rubin Kazan jogará no mesmo dia diante do Rostov, pelo Campeonato Russo, torneio no qual é o quarto colocado, com 39 pontos.

Torres esfria ânimo russo

O frio de 8ºC que fazia na capital russa é, na verdade, uma temperatura agradável para quem está acostumado com números negativos. Os torcedores do Rubin Kazan que viajaram mais de 700 quilômetros até Moscou sabiam muito bem disso e pareciam confiantes numa virada que os levasse até a semifinal da Liga Europa. Mas a empolgação durou poucos minutos com a bola rolando. Quatro, para ser mais preciso.

terry rondon chelsea x rubin kazan (Foto: Reuters)John Terry e Rondón disputam a bola: zagueiro foi um dos seis titulares do Chelsea no início (Foto: Reuters)

Foi o tempo que Fernando Torres precisou para abrir o placar e chegar ao mesmo gol fora de casa que os russos haviam marcado há uma semana, no Stamford Bridge. Após lançamento perfeito de Frank Lampard, ele aproveitou a saída atrapalhada de Ryzhikov e tocou por cima do goleiro: 1 a 0.

Os Blues já pareciam satisfeitos e deixavam o Rubin Kazan jogar. Aos 34, Kasaev fez fila ao passar por três marcadores e rolou para Emerenko, que chutou fraco. Karadeniz, por sua vez, obrigou Petr Cech a trabalhar bem no último lance do primeiro tempo.

Rubin Kazan vira e assusta

eremenko orbaiz chelsea x rubin kazan (Foto: Reuters)Rubin Kazan chegou a assustar o Chelsea em
momentos no segundo tempo (Foto: Reuters)

Os russos mereciam melhor sorte e acabaram chegando ao empate no início da etapa final. Aos cinco, Orbaiz cruzou da direita, e Marcano subiu livre para cabecear no canto direito de Cech, que ficou parado. Novamente como uma ducha de água fria, porém, o Chelsea chegou ao segundo gol. Aos dez, Moses tabelou com Ramires na entrada da área e finalizou sem chances para Ryzhikov.

O passo para a classificação era gigantesco, mas o Rubin mostrou-se valente e conseguiu pressionar os ingleses até o fim. O empate surgiu aos 17, com Karadeniz. Depois de cruzamento de Ansaldi, o turco se antecipou ao jovem Ake - que usa penteado semelhante ao de David Luiz - para marcar. Aos 29, a virada: Ryazantsev recebeu dentro da área e foi derrubado por Mikel. Natcho deslocou Cech.

Preocupado, Rafa Benítez pôs em campo um de seus titulares: Oscar. O Rubin Kazan seguiu em cima e teve oportunidade para marcar o quarto, aos 36, mas Cech fez boa defesa em cabeçada de Rondón. Daí em diante o Chelsea se segurou e pôde comemorar a classificação para mais uma semifinal na temporada.

moses chelsea x rubin kazan (Foto: Reuters)Após tabela com Ramires, Victor Moses fez o segundo dos Blues em Moscou (Foto: Reuters)

FONTE:

Benfica segura pressão, marca no fim contra Newcastle e vai à semifinal


Ingleses saem na frente, chegam perto de gol da classificação, mas acabam punidos nos acréscimos. Sorteio nesta sexta decide próximo adversário

Por GLOBOESPORTE.COM Newcastle, Inglaterra

Faltou pouco para o Newcastle conseguir uma importante virada nas quartas de final da Liga Europa. Depois de perderem o jogo de ida para o Benfica por 3 a 1, na última semana, os Magpies reagiram em casa e chegaram a sonhar com a classificação com o gol de Cissé no segundo tempo. Mas a superioridade geral dos portugueses acabou sendo preponderante. Com um gol de Salvio nos acréscimos, os lusos empataram por 1 a 1 e ratificaram a presença na semifinal do torneio continental.

O Benfica agora aguarda o sorteio nesta sexta-feira em Nyon, na sede da Uefa, para conhecer o seu adversário na próxima fase. A cerimônia será realizada a partir das 7h (de Brasília) em conjunto com a definição também dos confrontos da Liga dos Campeões - o GLOBOESPORTE.COM transmitirá ao vivo. O Fenerbahçe, que eliminou o Lazio, o Chelsea, algoz do Rubin Kazan, e o Basel, que derrotou o Tottenham nos pênaltis, são as três opções de rivais do time de Jorge Jesus.

Eduardo Salvio gol Benfica (Foto: AFP)Eduardo Salvio empatou para o Benfica nos acréscimos e reforçou a superioridade do Benfica (Foto: AFP)

Benfica mostra superioridade

O Newcastle chegou a balançar as redes no primeiro tempo no St. James Park, com Cissé, aos 44 minutos. Mas o gol bem anulado acabou sendo a única grande chance dos donos casa na etapa inicial. Do outro lado, o Benfica, mesmo jogando visivelmente para o tempo passar, ameaçou mais vezes a meta de Krul e por pouco não complicou a vida dos Magpies antes do intervalo.

Foram duas boas oportunidades dos portugueses logo no início de jogo. Aos três, André Almeida cruzou rasteiro da direita e Lima, de letra, obrigou o holandês a fazer difícil defesa. Ele voltaria a trabalhar no minuto seguinte, quando Melgarejo quase marcou em um despretensioso cruzamento.

Na casa dos 30, mais perigo para o Newcastle. Krul saiu para defender, mas deslizou além da conta e teve de soltar a bola para não sair da área. O brasileiro Lima roubou e rolou para Gaitán, que não conseguiu aproveitar o espaço e carimbou o lateral Haidara. Na sequência, aos 35, Ola John fez boa jogada pela esquerda e levantou para Salvio cabecear para fora.

cisse newcastle x benfica (Foto: Reuters)Cissé teve dois gols anulados, fez o dele, mas despediu-se da Liga Europa com o Newcastle (Foto: Reuters)

Newcastle pressiona, mas leva gol no fim

Os donos da casa sabiam que a tarefa não era fácil. Mas era preciso sair para o jogo e se arriscar, ir para cima de uma maneira que incomodasse o Benfica. Foi o que aconteceu. Principalmente depois das entradas de Ameobi e Ben Arfa, o Newcastle criou chances que lhe permitiram sonhar com a classificação.

O primeiro sinal de que os Magpies eram outro time surgiu aos cinco minutos. Ameobi fez boa jogada na grande área e cruzou rasteiro. Artur teve de espalmar para fora. O Benfica respondeu aos 17, com Gaitán, após conclusão errada de Salvio. A finalização saiu para fora.

Gaitan cabaye newcastle x benfica (Foto: AP)Gaitán e Cabaye disputam a bola (Foto: AP)

Foi uma das raras oportunidades dos encarnados. O Newcastle cresceu no jogo e voltou a balançar as redes de forma irregular aos 21, quando Cissé, adiantado, completou após cabeçada de Ameobi. Aos 26, porém, não houve jeito: Garay e Matic vacilaram, e Ameobi voltou a servir Cissé, que não perdoou e abriu o placar.

Era o que faltava para transformar o St. James Park num pequeno caldeirão. O técnico Jorge Jesus sentiu o momento inferior de sua equipe e promoveu substituições para dar novo sangue aos lusos. Depois de sofrer uma pressão, o Benfica logo recuperou a calma e acabou chegando ao empate aos 47. Rodrigo escapou pela esquerda em contra-ataque e cruzou rasteiro para a grande área. Salvio apareceu para finalizar e venceu Krul, confirmando a classificação dos lusos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2013/04/benfica-segura-pressao-marca-no-fim-contra-o-newcastle-e-vai-semifinais.html

Diário Oficial publica cessão de CT a Vasco e Botafogo por 50 anos


Clubes vão dividir o terreno que fica em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio

Por Raphael Zarko Rio de Janeiro

Depois das assinaturas dos contratos para a cessão do Centro de Treinamento a Vasco e Botafogo, que dividirão um terreno em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, feita no fim do mês passado junto à Prefeitura, o Diário Oficial do Município publicou no dia 2 de abril os detalhes do acordo, que vale por 50 anos. Este era o último passo necessário antes do início das obras.

A área é de mais de 58 mil metros quadrados, e a estrutura deve ficar pronta até a Copa do Mundo, em junho de 2014, segundo estimativa das diretorias. Ainda não há data para o lançamento da pedra fundamental, que simboliza o começo da construção. O nome do CT homenageará um personagem ligado ao esporte, cuja identidade é mantida em sigilo.

info localização CT Vasco Botafogo (Foto: arte esporte)Infográfico mostra a localização exata do terreno a ser dividido entre Vasco e Botafogo (Foto: arte esporte)

O terreno pertencia à Caixa Econômica Federal e foi comprado pela Prefeitura, que cedeu a Vasco e Botafogo. Uma multinacional brasileira de bebidas dará parte do apoio financeiro e divulgará sua marca, como já acontece em São Januário e Engenhão. Os estádios, aliás, são a principal base de trabalho de ambos atualmente. Somente no palco do Glorioso, no entanto, há um campo anexo para treinamentos. Só que, para jogos, ele está interditado devido a problemas na cobertura e não tem prazo para a reabertura.

O Flamengo já utiliza o Ninho do Urubu, no mesmo bairro, e o Fluminense também foi contemplado com um espaço, que fica na Barra da Tijuca, a cerca de 15 quilômetros do CT dos alvinegros, que seré erguido nos mesmos moldes.

Diario Oficial Cessão terreno Vasco e botafogo (Foto: Reprodução )Detalhes da cessão do terreno no Diário Oficial, divulgada na semana passada (Foto: Reprodução)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/diario-oficial-publica-cessao-de-ct-vasco-e-botafogo-por-50-anos.html

Ameriquetes embelezam e dão sorte para o América na Série B do Carioca


qui, 11/04/13
por bernardo.pombo |




Dono da melhor campanha da Série B do Campeonato Carioca até agora com sete vitórias e dois empates em nove jogos, o América coroou a bela trajetória com uma goleada de 8 a 1 sobre o Serra Macaense na última quarta-feira. No entanto, não é apenas dentro de campo que o clube rubro tem chamado a atenção. A empresa que administra o futebol do Diabo coloca animadoras de torcida nos jogos em casa. São as chamadas Ameriquetes, que contagiam os fãs do Diabo. E, além de tudo, estão dão sorte. Confira as fotos:
 

'Gigantismo' ameaça o sucesso dos Jogos do Rio 2016 e futuras edições


Evento cresce demais, e consultor do COI sugere a exclusão e inclusão
de modalidades, maior duração ou até a criação de Jogos da Primavera

Por Carol Fontes Rio de Janeiro

Cerimônia de abertura, Londres (Foto: Agência Reuters)Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Londres,
em 2012, na Inglaterra (Foto: Agência Reuters)

O crescimento desenfreado dos Jogos Olímpicos fez surgir um fenômeno quase indomável: o gigantismo. O aumento do número de participantes, modalidades, espectadores, mídias e tecnologia tornou-se uma ameaça ao sucesso das futuras edições. Atualmente, a organização do evento luta para controlar o próprio êxito e, ao mesmo tempo, realizar um espetáculo que atenda às demandas dos tempos modernos. No Fórum Internacional de Economia do Esporte, realizado nesta semana na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, o consultor do Comitê Olímpico Internacional (COI) Jean-Loup Chapellet fez algumas sugestões para a adequação a essas novas necessidades: buscar novos rumos, incluir e excluir esportes, aumentar a duração do evento e até a criação de Jogos da Primavera são apontados como possíveis soluções.

- É cada vez mais difícil organizar as Olimpíadas. Os Jogos de Munique, em 1972, foram os primeiros que tentaram combater o gigantismo. Montreal 1976 enfrentou um déficit econômico, Barcelona 1992 foi o primeiro evento universal após o boicote, a edição de Atlanta 1996 foi quase um fracasso, e em Atenas 2004 houve muitos atrasos. Em Londres 2012 houve alguns problemas, e o Rio também vai enfrentar dificuldades. O Comitê Olímpico Internacional tem plena consciência disso, por isso tem preparado um plano estratégico. A dúvida é: será que os Jogos ainda são administráveis? - analisa Jean-Loup Chapellet, diretor geral do IDHEAP (Instituto de Estudos Avançados de Administração Pública, na sigla em inglês) e consultor internacional para a organização das Olimpíadas.

De acordo com o dirigente, existem duas formas de mensurar o tamanho dos Jogos: a tradicional e a de vanguarda, com ideias a serem implantadas a partir de 2016. A primeira visa a manter uma unidade de tempo (17 dias) e espaço (uma cidade), o modelo de Sydney (28 modalidades, 300 eventos e 10.500 atletas) e reduzir problemas de logística. A segunda opção é mais inovadora. Além de focar nas disciplinas e eventos em vez dos esportes em si, outras propostas são usar mais cidades nas disputas classificatórias por equipes, estender a duração da competição de duas para três semanas (quatro com as Paralimpíadas) ou até criar uma nova, os Jogos da Primavera, já que existem as Olimpíadas de Verão e de Inverno.

- A abordagem tradicional é falha. Os dados mostram um crescimento em todas as dimensões dos Jogos: mídia, voluntários, segurança, patrocinadores, colaboradores... Apesar de fixar o número de modalidades em 28, há outras disciplinas surgindo, como é o caso do BMX e da maratona aquática, exigindo mais dois locais de competição. Em Londres, o número de competidores foi quase igual, mesmo com a saída do beisebol e do softbol. E muitos esportes ainda querem ser incluídos no programa olímpico: squash, wakeboard, wrestling, escalada, caratê, basquete 3x3 e atletismo cross country. Os Jogos da Primavera seriam uma oportunidade de trazer novos esportes associados aos jovens - acrescentou.

Jean-Loup Chapellet diretor geral do IDHEAP e consultor internacional para a organização das Olimpíadas Jogos Olímpicos Comitê Internacional (Foto: Andre Telles/FGV)Jean-Loup Chapellet no Fórum Internacional de
Economia do Esporte (Foto: Andre Telles/FGV)

Como minimizar os efeitos do gigantismo?

A estratégia de usar outras cidades no torneio já acontece no futebol, com disputas em quatro ou cinco lugares, sendo as semifinais e as finais realizadas na cidade-sede. O COI estuda a possibilidade de seguir esse modelo em outros esportes coletivos, como basquete, handebol, hóquei, rúgbi de 7, vôlei e pólo aquático. Reduzir o tamanho da Vila Olímpica e usar as instalações existentes também estão em pauta.


Para Jean-Loup Chapellet, os Jogos Olímpicos têm a capacidade de transformar centros urbanos em cidades globais, como são os casos de Tóquio, Nova York e Londres. A expressão "cidade global", em oposição à megacidade, foi introduzida por Saskia Sassen em 1991. O termo "cidade mundial" já havia sido usado por Patrick Geddes, em 1915, para descrever as metrópoles que controlam uma quantidade desproporcional de negócios pelo mundo.

- As Olimpíadas provocam mudanças na infra-estrutura, nos transportes e na rotina das cidades-sedes, que precisam realizar diversas reformas, construir um grande aeroporto e outras ações para receber a competição. Pequim é um bom exemplo disso. E o Rio de Janeiro vive agora um momento de intensa transformação. Estima-se que os gastos provisórios sejam de US$ 15 bilhões (quase R$ 30 milhões); em Londres, o custo foi de US$ 17 milhões (cerca de R$ 33,5 milhões).Será que só as cidades globais têm a capacidade de tornarem-se olímpicas? É o que veremos nos Jogos 2020, que tem como candidata Tóquio.

Além da capital nipônica, outras concorrentes a sediar o maior evento esportivo do mundo daqui a sete anos são Istambul, na Turquia, Baku, no Azerbaijão e Doha, no Qatar.

parque olimpico projeto olimpiadas (Foto: Divulgação)Projeto do Parque Olímpico para o Rio 2016 mostra a grandiosidade das instalações (Foto: Divulgação)

Jogos de Munique: início dos problemas do gigantismo

As Olimpíadas de Munique, na época Alemanha Ocidental, tinham tudo para ser as mais pacíficas e tecnicamente perfeitas de todos os tempos, mas acabaram transformando-se no maior pesadelo na história das Olimpíadas. Com a participação recorde de 121 nações e 7.134 atletas, os Jogos foram organizados pelos alemães para celebrar a paz. Os primeiros dez dias do torneio encantaram o mundo. No entanto, na madrugada de 5 de setembro, cinco árabes do grupo terrorista Setembro Negro invadiram a Vila Olímpica e mataram 11 membros da equipe israelense. O que se seguiu, com a paralisação temporária da competição (por 34 horas) e a morte de todos os reféns israelitas, ficou conhecido como o Massacre de Munique.

Com as bandeiras dos países participantes a meio mastro e uma missa no Estádio Olímpico em homenagem às vítimas, os Jogos voltaram a acontecer, após a insistência e a célebre frase do presidente do COI Avery Brundage: “Os Jogos devem continuar!”.

Fim da União Soviética e mudanças territoriais marcam Barcelona

Depois de Munique 1972, a disputa na Catalunha reuniu todos os Comitês Olímpicos Nacionais, atraindo 9.356 atletas de 169 países. Barcelona, que ainda aproveita o legado dos Jogos até os dias de hoje, esperou 70 anos para para realizar o sonho de receber a competição. Em 1924, as Olimpíadas tinham sido prometidas à cidade catalã, contudo, o Barão de Coubertin optou por Paris. Três anos após a tomada de poder pelo nazismo na Alemanha, o torneio seria realizado em Barcelona, mas a Guerra Civil Espanhola adiou mais uma vez o evento.

Os Jogos de Seul, em 1988, foram um divisor de águas. O mundo passou por grandes transformações geopoliticas. A Alemanha se reunificou após a queda do Muro de Berlim, em 1989, a União Soviética se fragmentou em 15 novas repúblicas um ano antes da disputa na Espanha, e o Apartheid foi banido da África do Sul, o que possibilitou o retorno do país às Olimpíadas. Com o fim da ditadura, a Albânia voltou a participar depois de 30 anos, e Cuba, Coreia do Norte e Etiópia estavam livres do boicote. Países como Estônia, Letônia e Lituânia, ausentes há mais de meio século por conta da ocupação soviética, voltaram a marcar presença no evento.

Como consequência da mudança nos territórios, as repúblicas da URSS competiram com o nome de Comunidade dos Estados Independentes (CEI) - na hora do pódio, no entanto, eram erguidas as bandeiras de seus países. O desmembramento da Iugoslávia levou Croácia, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia a participarem com as suas próprias equipes nacionais. Para que não fossem punidos, os iugoslavos competiram como "participantes olímpicos independentes", o que fez o país perder as vagas nos esportes coletivos.

Durante a preparação dos Jogos, Barcelona experimentou grandes mudanças na infra-estrutura, viu a construção de estradas e alterações em todas as partes da cidade.

O quase fracasso de Atlanta 1996

A edição de Atlanta, nos Estados Unidos, marcou o centenário dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, sendo aberta pelo ex-presidente americano Bill Clinton. Os então 197 Comitês Olímpicos Nacionais, filiados ao COI, enviaram suas delegações, num total de 10.318 atletas, sendo 3.512 mulheres, distribuídos em 26 esportes. A comunidade olímpica internacional acreditava que Atenas, uma das candidatas e berço tanto dos Jogos da Antiguidade quanto da Era Moderna, tinha o direito de sediar a competição.

A escolha provocou protestos e acusações de suborno aos membros do COI, sem provas. Esperava-se que os Jogos de Atlanta seriam perfeitos por conta dos altos investimentos, mas percalços como os inesperados problemas nos transportes, gerando grandes engarrafamentos no período de disputas, acabaram dificultando a locomoção dos envolvidos. O calor intenso e um atentado com uma bomba no Centennial Olympic Park, que resultou na morte de duas pessoas e ferimentos em outras 111, contribuíram para o quase colapso.

Em seu discurso de encerramento, o então presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, referiu-se aos Jogos recém-terminados com um "Bom trabalho, Atlanta" em vez do habitual  "Estes foram os melhores Jogos da história".

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/04/gigantismo-ameaca-o-sucesso-dos-jogos-do-rio-2016-e-futuras-edicoes.html

Ronaldinho revela papo decisivo com Kalil e sonha com Galo x Barça


Meia lembra que presidente do clube garantiu que poderia dar estrutura para que voltasse à Seleção e cita possível final do Mundial de Clubes

Por SporTV.com Vespasiano, MG


A felicidade que Ronaldinho Gaúcho estampa no rosto desde que chegou ao Atlético-MG é visível. Duas vezes eleito o melhor jogador do mundo (2004 e 2005), o meia-atacante quase conseguiu levar o Galo ao título brasileiro do ano passado, após chegar ao clube em junho. E o início da temporada 2013 mostra que um grande título pode estar cada vez mais próximo com a camisa atleticana. Em entrevista ao "Arena SporTV", o camisa 10 ainda revelou uma conversa decisiva com o presidente Alexandre Kalil, que o fez decidir pelo clube depois de uma saída tensa do Flamengo.

- Conversei com o presidente e vi que ele estava entendendo o que eu queria. Sempre imaginei (voltar a) passar pelo que estou passando. Ele disse uma coisa muito simples: 'Ele me olhou e disse: sei que tu tá com sangue no olho de novo, que tu quer jogar de novo. Pode vir que no meu clube eu tenho estrutura para (fazer) você voltar à Seleção. Eu falei: o cara entendeu o que eu quero.


Alexandre Kalil e Ronaldinho conversam no Galo (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Conversa franca com Alexandre Kalil levou Ronaldinho ao Galo (Foto:Bruno Cantini/Site Oficial do Atlético-MG)

E para deixar a torcida do Atlético-MG ainda mais esperançosa com a conquista da primeira Taça Libertadores do clube, Ronaldinho Gaúcho cita o próprio carinho vindo das arquibancadas, especialmente quando ganhou uma faixa com sua foto ao lado da mãe Dona Miguelina, com os dizeres "Fé em Deus", quando ela lutava contra um câncer, uma batalha já vencida.

- Ali foi onde me tocou muito, algo que eu não esperava, num momento delicado que a minha mãe vinha passando. Me senti abraçado, vi que estava fazendo a coisa certa, não vou esquecer nunca. Quero dar um título para essa torcida e ficar marcado na história do clube.


Ronaldinho Gaucho e Messi no Barcelona (Foto: Reuters)Ronaldinho Gaúcho abraça o jovem Messi nos
tempos de Barcelona (Foto: Reuters)

Para deixar o sonho ainda mais perfeito, Ronaldinho analisa um duelo possível para o fim deste ano, no Marrocos, na final do Mundial de Clubes da Fifa: Atlético-MG x Barcelona.

- Nunca tinha pensando nessa hipótese. Me imaginei vencendo a Libertadores. Mas se tiver uma alegria dessas, seria a realização de um sonho pelo Galo.


O meia vê semelhanças entre o time do Barcelona em que jogou e o atual Atlético-MG.

- Quando eu cheguei no Barcelona, Real Madrid, vinha com os galáticos, vencendo durante muitos anos. E quando cheguei ao Galo, o clube estava há muitos anos sem participar de uma Libertadores. Poder fazer parte desta volta por cima, lembra muito quando eu cheguei no Barcelona. Estou muito feliz e espero que finalize como no Barça, conquistando muitos títulos.

Ídolo do clube espanhol, pelo qual viveu a melhor da carreira, Ronaldinho disse apostar em Messi e companhia como campeões da Liga dos Campeões neste ano.

Com a melhor campanha da primeira fase, o Atlético-MG está garantido nas oitavas de final da Libertadores, enquanto o Barcelona, após eliminar o Paris Saint-Germain nesta última quarta-feira, jogará as semifinais da Liga dos Campeões. Se garantirem o título dessas competições, os dois clubes disputam o Mundial em dezembro, entre os dias 11 e 21.


'Carrasco' do Palmeiras, Romarinho torce por clássico na Libertadores


Algoz do Verdão, atacante fez quatro gols em três jogos contra o rival. Moral com Tite faz ele sonhar com novos objetivos no Corinthians

Por Diego Ribeiro e Rodrigo Faber São Paulo

Romarinho dá entrevistas no Corinthians (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Romarinho quer enfrentar o Palmeiras nas oitavas
da Libertadores (Foto: Diego Ribeiro)

O Corinthians tem chances de enfrentar o rival Palmeiras logo nas oitavas de final da Taça Libertadores. Apesar do histórico de duas eliminações para o Verdão na competição, em 1999 e 2000, a equipe alvinegra tem agora um "antídoto" que pode funcionar caso o confronto ocorra nas próximas semanas. Com quatro gols em três jogos diante dos alviverdes, o atacante Romarinho até sonha com um clássico na Libertadores.

- Vamos ver. Tomara que a gente pegue o Palmeiras, estamos preparados para isso. Mas vamos fazer o máximo contra qualquer adversário - afirmou o atacante, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Questionado sobre o que o torcedor palmeirense estaria pensando sobre um possível confronto, Romarinho se esquivou:

- O que se passa na cabeça deles eu não sei, tem de perguntar para eles (risos). Mas espero que tudo seja feito corretamente, e que eu possa ajudar o Corinthians.

Cheio de moral com o técnico Tite, Romarinho viu sua situação melhorar com o gol marcado na vitória por 3 a 0 sobre o San José, quarta-feira, no Pacaembu, pela primeira fase da Libertadores. Ele estava ansioso para balançar as redes – o último gol havia sido justamente contra o Palmeiras, em clássico realizado em fevereiro.

No jogo anterior ao da Libertadores, Romarinho teve a chance de quebrar o jejum contra o São Bernardo, também no Pacaembu. O atacante apareceu sozinho na área e teve a podia chutar, mas Guerrero “roubou” seu gol, finalizando antes do companheir
o.
- Dei um tapinha na cabeça dele e perguntei: Por que faz isso? (risos). Estava louco para fazer um gol, fazia tempo que eu não balançava as redes, mas o importante foi ganhar. E consegui fazer um gol no jogo seguinte, está bom.

O “Por que faz isso?” citado por Romarinho faz parte de uma piada que virou hit nas redes sociais. O próprio jogador abraçou a brincadeira e costuma citar a frase nas concentrações e viagens com os companheiros de Corinthians.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/04/carrasco-do-palmeiras-romarinho-torce-por-classico-na-libertadores.html

Oswaldo pede calma com atacante Vitinho: ‘Ainda comete erros’


Decisivo ao assinalar três gols nas últimas duas partidas, jovem precisa de maturidade para repetir como titular boas atuações, acredita o treinador

Por Fabio Leme Rio de Janeiro

Vitinho gol Botafogo Friburguense (Foto: Satiro Sodré / Agif)Vitinho celebra gol diante do Friburguense
(Foto: Satiro Sodré / Agif)

Autor de três gols nos últimos dois jogos, Vitinho vem se destacando e pedindo passagem no elenco. Figura importante diante de Olaria e Friburguense, a promessa de Marechal Hermes aparenta estar adquirindo confiança. O bom futebol demostrado vai conquistando o torcedor do Botafogo, que pediu a sua entrada durante o segundo tempo da partida diante do time de Nova Friburgo. 

Responsável pelo retorno do atacante ao elenco profissional, no início deste ano, Oswaldo de Oliveira colocou um freio na euforia das arquibancadas e diz entender que Vitinho ainda precisa de maturidade e regularidade para alcançar o status de titular.

- Temos que dar sequência, Vitinho é um menino, mas precisa amadurecer. Alterna momentos excelentes nos jogos, mas comete erros, isso é normal, natural. Ele tem muito potencial. Com sensibilidade nós vamos sempre buscar o melhor para o Botafogo, inclusive na preparação desse jogador, que vai dar muita alegria ao torcedor – analisou Oswaldo.

Um dos fatores de amadurecimento que o comandante do Glorioso diz entender ainda faltar no jogador é a capacidade de Vitinho ser decisivo quando é escolhido para iniciar uma partida como titular.


- Os jogos em que ele foi melhor foi quando entrou no decorrer do jogo. Os que ele iniciou, não foi bem, então temos que ir com calma, estudando e conversando – declarou.

A característica de Vitinho em jogar com velocidade faz Oswaldo acreditar que o potencial do atacante se torna mais visível na segunda etapa, quando enfrenta equipes já fragilizadas fisicamente.

- Normalmente, no segundo tempo, tem mais espaço para ele usar a velocidade. A contundência dele aconteceu mais contra Vasco e Flamengo, entre outros jogos que ele entrou – completou o técnico do Botafogo.

Com mais jogos como reserva do que titular, o garoto de 19 anos já marcou quatro vezes no Campeonato Carioca e é o vice-artilheiro do time ao lado de Bolívar e Fellype Gabriel. Seedorf e Lodeiro são os goleadores, com cinco cada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/oswaldo-pede-calma-com-atacante-vitinho-ainda-comete-erros.html

Classificado e líder, Tite quer evitar confronto brasileiro nas oitavas


Após vitória sobre o San José, técnico diz que não gostaria de enfrentar rivais no início do mata-mata: 'Quero o time com menor nível técnico'

Por Diego Ribeiro e Rodrigo Faber São Paulo


Tite já está de olho nos adversários da próxima fase da Libertadores. Classificado na primeira colocação do Grupo 5, com 13 pontos, o Corinthians ficou em boa posição na tabela geral que vai definir os confrontos das oitavas de final. Sem ser politicamente correto, o técnico avisou que, se pudesse, não escolheria um adversário brasileiro para enfrentar no início do mata-mata.

– Gostaria de enfrentar brasileiros só no final, não vou ser político aqui. Não gostaria de enfrentar agora, mesmo, deixa para o final. Se pudesse pegar outras equipes, gostaria que fosse assim. Mas é muito cedo para projetar – afirmou o técnico.

A primeira fase da Libertadores só termina na próxima semana, e por isso o técnico prefere esperar antes de fazer uma análise mais profunda sobre a competição. Hoje, cinco dos seis times brasileiros na disputa estariam classificados. Apenas o São Paulo estaria fora da disputa.

– Reconheço no São Paulo uma grande equipe, com qualidade técnica, não vou torcer para não se classificar. Quem quer ser campeão tem de passar por tudo. Mas não gostaria de pegar um Palmeiras, que está muito sólido e consistente, um Grêmio, um Atlético jogando futebol vistoso, um Fluminense com muita qualidade... – ressaltou Tite.

– Eu quero o time com menor nível técnico, claro. Mas a pontuação baixa de alguns grupos da Libertadores não reflete a qualidade das equipes, é só ver o São Paulo. Se classificar, vai lutar de igual para igual com os primeiros colocados – completou.

O objetivo principal de Tite foi cumprido após a vitória por 3 a 0 sobre o San José, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Além da liderança do Grupo 5, o Corinthians conseguiu ultrapassar o Vélez Sarsfield no saldo de gols e ocupar, momentaneamente, a segunda colocação na tabela geral de classificados – só o Atlético-MG tem mais pontos. Atéo o fim da primeira fase, porém, o Timão pode ser ultrapassado por Libertad, Nacional e Santa Fé.

Tite, Corinthians x San José (Foto: Marcos Ribolli)Tite quer fugir de rival brasileiro nas oitavas de final da Libertadores (Foto: Marcos Ribolli)

FONTE:

Atuações do Timão: Romarinho se destaca na vitória sobre o San José


Atacante busca o jogo, chama as faltas e deixa sua marca na última partida do Corinthians pela primeira fase da Libertadores

Por Rodrigo Faber São Paulo

JULIO CESAR – goleiro
Praticamente um espectador de luxo no estádio do Pacaembu. Substituto do lesionado Cássio, dono da meta alvinegra, não foi exigido pelo quase inofensivo ataque do San José. Nota: 5,0


ALESSANDRO – lateral
Em comparação ao belo desempenho contra o Tijuana, na última partida que o Timão havia disputado pela Libertadores no Pacaembu, rendeu pouco. Teve dificuldade nos avanços ao ataque. Nota: 5,5


GIL – zagueiro
Mal teve oportunidade de tocar na bola. Foi bem nas antecipações, quando avançou à intermediária da defesa, e arriscou alguns passes longos. Nota: 6,0


PAULO ANDRÉ – zagueiro
Buscou mais o jogo aéreo ofensivo que seu companheiro de zaga. Na retaguarda, demonstrou segurança e não se afobou na saída de bola. Equilibrado. Nota: 6,0


FÁBIO SANTOS – lateral
O Corinthians não buscou muito o jogo pelo seu lado. Apesar da liberdade dada pelo San José, preferiu permanecer mais no campo de defesa que no de ataque. Nota: 5,5


RALF – volante
Não teve muito trabalho com o meio-campo do San José, praticamente nulo durante toda a  partida. Buscou apoiar o ataque, na cabeça de área, em alguns momentos. Nota: 6,0


PAULINHO – volante
É o ponto de qualidade técnica do meio-campo. Criativo, conseguiu se adaptar às diversas situações impostas pelo jogo e ainda esbanjou qualidade com dribles e passes. Nota: 6,5


DANILO – meia
Um pouco mais afobado e “desligado” que o normal. Errou alguns passes que não costuma errar, e foi desarmado com certa facilidade pela defesa adversária. Nota: 5,0


ROMARINHO – meia-atacante
Jogador mais procurado no setor ofensivo do Corinthians, correspondeu às expectativas do técnico Tite. Iluminado, deixou sua marca e provou que vai continuar na briga por vaga entre os titulares. Nota: 8,0


EMERSON SHEIK – atacante
Seu principal destaque foi a movimentação. Oscilou entre o setor esquerdo do ataque e o meio-campo, chamando algumas faltas. Deu um gol de bandeja para Guerrero. Nota: 7,0


PAOLO GUERRERO – atacante
Manteve-se na função de pivô, mas pouco ajudou o setor ofensivo, já que a equipe preferiu trabalhar as jogadas de velocidade. Quando a bola caiu no seu pé, resolveu. Matador. Nota: 6,5


ALEXANDRE PATO - atacante
Entrou bem. Chamou a marcação e também a responsabilidade. Bons giros sobre os marcadores e, de quebra, quase marcou o terceiro gol do Timão. Ficou na trave. Nota: 6,5


JORGE HENRIQUE – atacante
Deu mais dinamismo ao novo esquema testado por Tite no ataque do Corinthians. Boas tabelas com os companheiros de setor, com a velocidade já característica. Nota: 6,0


EDENÍLSON - lateral
Entrou apenas para ajudar a segurar a vantagem nos minutos finais, e tinha passagem apagada pelo gramado, mas encontrou tempo e espaço para deixar seu gol. Nota: 6,5



SAN JOSÉ
Eliminado com uma rodada de antecedência, o time boliviano teve a atuação que se esperava no estádio do Pacaembu. Limitado tecnicamente, foi dominado do início ao fim pelo Corinthians. Os visitantes demonstraram que pouco fazem longe dos efeitos da altitude de Oruro. A postura defensiva não impediu que o Timão saísse com os três pontos e a liderança assegurada do Grupo 5, à frente do também classificado Tijuana.


Guerrero gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jogadores do Corinthians comemoram gol sobre o San José (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

FONTE:

Corinthians bate San José e assegura liderança do Grupo 5

Sem dificuldades, Timão faz 3 a 0 nos bolivianos, passa o Vélez, e assume provisoriamente a segunda melhor campanha no geral 


 A CRÔNICA

por Diego Ribeiro


O Corinthians tinha dois objetivos para o duelo desta quarta-feira contra o San José, no Pacaembu. E cumpriu ambos. A vitória tranquila por 3 a 0 assegurou a primeira posição do Grupo 5 da Taça Libertadores e garantiu uma melhor classificação na tabela geral que vai definir os confrontos das oitavas de final. A intenção era fazer saldo e ultrapassar o Vélez Sarsfield. A vitória por três gols era exatamente o que o Timão precisava.

Os gols foram marcados por Romarinho, melhor jogador em campo, Guerrero, que deixou o gramado com dores no tornozelo direito, e Edenilson, nos acréscimos. Com 13 pontos, o Timão ficou à frente do Tijuana (que venceu o Millonarios por 1 a 0 e ficou em segundo, também com 13 pontos, mas saldo de gols inferior). O Atlético-MG, porém, está em posição melhor que o Corinthians - já tem 15 e ainda um jogo a menos. Até o fim da primeira fase, a equipe de Tite pode ser ultrapassada nos outros grupos por Libertad, Santa Fé e Nacional.

O fraco San José termina sua participação com cinco pontos na tabela, todos somados na altitude de Oruro. O time, aliás, levou a campo uma homenagem ao torcedor Kevin Beltrán Espada, morto por um sinalizador no jogo de ida entre as equipes, dia 20 de fevereiro. A equipe boliviana foi aplaudida pela torcida da casa.

Antes de pensar nas oitavas da Libertadores, o Corinthians volta a campo pelo Campeonato Paulista. O próximo jogo é domingo, contra o Linense, às 16h (horário de Brasília), no interior paulista.

Romarinho comemora, Corinthians x San José (Foto: Marcos Ribolli)Romarinho comemora com Paolo Guerrero (Foto: Marcos Ribolli)

Baixinho invade a área

Antes do jogo, as homenagens ao garoto Kevin Beltrán Espada aproximaram as torcidas de Corinthians e San José. Aplaudido, o clube boliviano entrou em campo com uma faixa alusiva ao torcedor morto em Oruro. Um clima bem mais ameno do que o visto naquele fatídico 20 de fevereiro.

Em campo, o Timão mostrou logo de cara que é infinitamente superior ao San José. No empate por 1 a 1 em Oruro, a altitude fez a diferença para os bolivianos. Em condições normais, só deu Corinthians, capitaneado pelo surpreendente Romarinho. Novo titular de Tite, o atacante se mostra cada vez mais adaptado à função de armador, como costumava jogar nos tempos de Bragantino.

Emerson Sheik, Corinthians x San José (Foto: Marcos Ribolli)Sheik, diante do San José (Foto: Marcos Ribolli)

Arisco, instintivo, driblador. Isso tudo ele já era desde a Taça Libertadores do ano passado. Agora, Romarinho também se destaca como passador, deixando os companheiros em condições de marcar. Inclusive em cobranças de falta. O San José deu um punhado de oportunidades ao Corinthians nas bolas paradas, já que só conseguia parar o ataque adversário com faltas – o zagueiro Tordoya foi expulso antes do fim do primeiro tempo

Bem na partida, Romarinho tomou conta das faltas e escanteios, mas estava difícil acertar um cruzamento. Aos 23 minutos, ele se rendeu e deu a bola a Emerson Sheik em uma cobrança pelo lado esquerdo do ataque. Sorrateiro, correu para a área e recebeu um cruzamento perfeito do companheiro. Baixinho, Romarinho nem precisou tirar os pés do chão para fazer 1 a 0.

Em desvantagem no placar e no número de jogadores, o San José se contentou em tentar perder de pouco. Até teve algumas investidas no ataque, a principal delas num chute de Cabrera que chegou a assustar Julio Cesar. O Corinthians quase fez o segundo com Guerrero, após passe perfeito de Romarinho, melhor em campo. Importante para o Timão era ter o jogo sob controle, algo que conseguiu sem maiores problemas.

Guerrero gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Guerrero recebe o abraço dos colegas de time (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Dois gols marcados, vários perdidos

Com um jogador a mais em campo, Tite mandou o time para o ataque. O saldo de gols, afinal, poderia dar uma melhor posição ao Corinthians na classificação geral da primeira fase. Disposição não faltou, e até os zagueiros tentaram ajudar. Gil mandou uma cabeçada no travessão e acendeu a torcida no Pacaembu, que começava a ficar sonolenta.

Emerson Sheik parece ter ouvido os gritos mais fortes da arquibancada. Apagado até então, ele tratou de justificar sua condição de titular com uma jogadaça que tirou três bolivianos da área e deixou Guerrero na cara do goleiro Lampe. Em posição legal, o peruano teve tempo de matar no peito e finalizar de pé esquerdo: 2 a 0, 10 gols do atacante na temporada – artilheiro disparado do Corinthians no ano.

O gol era a senha para uma possível goleada no Pacaembu. Com Alexandre Pato na vaga de Danilo, o Corinthians forçou o ritmo e aumentou o placar. Nos acréscimos, Edenilson marcou o terceiro, para alegria da Fiel. 


FONTE: