quinta-feira, 4 de abril de 2013

Na reta final das obras, Maracanã passa por testes de iluminação


Promessa é que estádio seja entregue no fim do mês. Primeiro evento-teste será no dia 27, com jogo entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Correndo contra o tempo para ser concluído até a Copa das Confederações, o Maracanã passou na noite desta quinta-feira por testes de iluminação. As obras no palco da final da Copa do Mundo de 2014 estão na reta final. Nesta semana, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) - responsável pela reforma do estádio - anunciou que os trabalhos estão 95% concluídos. A cobertura está quase finalizada e deve ser concluída na segunda-feira.

No dia 27 deste mês, o Maracanã terá seu primeiro evento-teste para a Copa das Confederações. Apenas os operários que trabalham nas obras do estádio poderão acompanhar um amistoso entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.

Maracanã teste de iluminção (Foto: Genilson Araújo / O Globo)Teste de iluminção no Maracanã (Foto: Genilson Araújo / O Globo)

O estádio passa pelos últimos ajustes; O gramado, recentemente plantado, recebe os últimos retoques antes de ganhar marcações e traves com as redes. Mais de 40 mil cadeiras já foram instaladas, e a cobertura, com 80% das lonas esticadas, ficará completa até segunda-feira.

Placares eletrônicos, sistema de alto-falantes e refletores já estão fixados no alto da cobertura. Dois dos quatro supertelões, cada um com 98 metros quadrados, estão com todas as placas de imagens de alta definição instaladas e os outros dois devem ficar prontos na semana que vem.

Os vestiários de jogadores e juízes estão prontos, com todos os equipamentos e acessórios instalados, e os bares, banheiros e camarotes do lado Leste e parte do Sul já estão com pisos colocados e paredes revestidas de pastilhas ou pintadas. Os lounges das áreas nobres também estão prontos e ganham apenas retoques finais. O mesmo acontece com os acessos às cadeiras, tribunas e camarotes.

As quatro novas rampas ganham pintura final assim como as duas rampas monumentais, recentemente recuperadas e reativadas. O Maracanã também recebeu mais elevadores e, pela primeira vez, terá escadas rolantes. São 15 elevadores espalhados por todo o estádio, sendo oito panorâmicos, e seis escadas rolantes.

Atualmente, mais de 6 mil operários se revezam em três turnos de trabalho.
   

Jeito zen do Japão ajudou Rafael Marques a superar desconfiança


Depois de atuar três anos no país do sol nascente, atacante afirma que cultura asiática foi diferencial para driblar momentos ruins no Botafogo

Por Fabio Leme Rio de Janeiro

Rafael Marques gol Botafogo Vasco (Foto: Fábio Castro / Agif)Rafael Marques celebra segundo gol pelo Botafogo em 23 jogos (Foto: Fábio Castro / Agif)

Nos momentos bons e ruins, Rafael Marques sempre adotou um estilo tranquilo e sorridente, nunca gostou de demonstrar abatimento e nem preocupação, mesmo com a outrora reserva, as vaias do torcedor e as críticas da imprensa. O comportamento peculiar é algo próprio de sua personalidade somado aos conhecimentos adquiridos ao longo da sua carreira.

Antes de chegar ao clube, o atacante teve sete anos de experiência no futebol do exterior, sendo que três deles no Japão, local reconhecido pela cultura tranquila, até mesmo zen, sem os costumeiros estresses do dia a dia, o que para o jogador foi um aprendizado para superar os momentos difíceis encontrados no Glorioso. 

- A cultura japonesa é a de ser tranquilo, se estressar por nada. O índice de violência é muito baixo no país. Se você agredir alguém, mesmo estando certo, você vai preso. A cultura é rígida e eu aprendi isso para a minha vida - explicou o atacante.

Sem ser adepto de dividir os problemas com companheiros e familiares, o alvinegro contou que nos momentos de maior dificuldade o jeito era se reservar no seu próprio canto e pensar na vida, mas garantiu jamais ter pensado em desistir ou pedir para sair do Botafogo.

Rafael Marques Botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / Agif)Rafael Marques orienta o time: postura parecida com a que teve contra o Vasco (Foto: Satiro Sodré / Agif)

- Desistir jamais, tenho isso comigo. O brasileiro não desiste nunca. Não sou de dividir meus problemas com companheiros e familiares, então procurava, na minha casa, depois que minha esposa ia dormir, e com a luz apagada, pensar no que estava acontecendo. Refletia que isso era só um momento e que ia passar - relembrou o autor do primeiro gol na vitória diante do Vasco por 3 a 0.

Nunca vi ninguém tão educado e com uma índole tão boa. Sempre tranquilo, nunca estressado. Ia aos jogos mesmo não estando relacionado. Temos que nos espelhar nele, pois o Rafa é o cara mesmo"
Dória, zagueiro do Botafogo,
sobre Rafael Marques

E o momento passou. Ao ser substituído no confronto com o Vasco, o jogador ouviu, ao invés das vaias, aplausos. Na sua avaliação, a relação com o torcedor começou a mudar depois do último jogo da fase de grupos da Taça Guanabara.

- Considerei minha reestreia no jogo com o Boavista, quando me senti mais confiante, pude atuar do jeito de que gosto e mostrar isso para a equipe e torcida. Escutei muitas coisas calado, digerindo tudo para dar a volta por cima. Sair aplaudido foi muito gratificante - contou.

O atleta é um dos mais queridos pelo grupo e, em diversas vezes, foi citado como exemplo a ser seguido. O jovem zagueiro Dória, após o treino desta quinta-feira, foi mais um a rasgar elogios a quem chamou de "o cara".

- Nunca vi ninguém tão educado e com uma índole tão boa. Sempre tranquilo, nunca estressado. Ia aos jogos mesmo não estando relacionado. Temos que nos espelhar nele, pois o Rafa é o cara mesmo - elogiou a promessa alvinegra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/jeito-zen-do-japao-ajudou-rafael-marques-superar-desconfianca.html

Clubes se juntam para tentar impedir extinção dos direitos econômicos


Advogados de equipes brasileiras temem colapso financeiro caso a proibição, apoiada pela Uefa, seja adotada em âmbito global pela Fifa

Por Cahê Mota e Vicente Seda Rio de Janeiro

reunião clubes sobre Uefa - Flávio Godinho, do Flamengo, e Daniel Pereira, diretor jurídico do Porto (Foto: Vicente Seda)Daniel Pereira (E), do Porto, e Flávio Godinho, do Fla, estiverem no encontro (Foto: Vicente Seda)

Mais de 20 membros de departamentos jurídicos de clubes de todo o Brasil, além do Porto, de Portugal, se reuniram na tarde desta quinta-feira em um restaurante na zona sul do Rio de Janeiro para discutir medidas que possam frear o ímpeto da Uefa, que tenta junto à Fifa proibir a inscrição de jogadores ligados a fundos de investimento em todo o mundo. No Brasil, diversos dos principais atletas têm parcelas dos seus direitos econômicos compradas por esses fundos e, na visão do grupo, a proibição teria grande impacto no mercado do continente. Será produzido um estudo formal com base nos termos discutidos no encontro pedindo que a Fifa ouça os clubes sul-americanos antes de tomar qualquer decisão.

Após a reunião, ficou decidido que será formada uma comissão com advogados de clubes, que deverá emitir em breve uma espécie de manifesto e tomará as medidas para fazer com que os clubes sul-americanos sejam ouvidos pela Fifa antes que a questão seja analisada pelo Comitê Executivo da entidade. Esse grupo será composto por Flavio Willeman e Marcos Motta, representando o Flamengo; Daniel Cravo, advogado do Internacional; André Sica, advogado do Palmeiras; e Osvaldo Sestário, que representará os clubes do Norte e Nordeste. Também fará parte da comissão Daniel Pereira, diretor jurídico do Porto, que esteve no encontro.

A propriedade de terceiros sobre os direitos de jogadores (“Third Party Ownership” ou “TPO”, em inglês) é combatida abertamente pela Uefa, que em dezembro de 2012 aprovou em seu comitê executivo o veto a inscrições de atletas com direitos repartidos com terceiros em suas competições. A Uefa já proíbe a utilização de receitas provenientes da comercialização, por seus filiados, dos direitos econômicos de atletas para equacionar balanços financeiros, o “Uefa Licensing System”.

Entre as ponderações descritas no convite enviado aos clubes para o encontro desta quinta, um trecho afirma que a Fifa já terá o tema na pauta da próxima reunião do seu Comitê Executivo: "Atenta a este cenário e sob pressão da Uefa, em janeiro do corrente ano, a Fifa iniciou um estudo global para saber como cada país trata e regula a questão, enviando para todas as suas associações filiadas (inclusive a CBF) um formulário de perguntas. Uma vez concluída esta análise, a possibilidade de proibição do TPO em nível global será então submetida ao comitê executivo da entidade, já em sua próxima reunião, a ser realizada em 30 e 31 de maio de 2013, nas Ilhas Maurício", diz o convite, assinado por Botafogo, Flamengo e Vasco - também tiveram participação na organização e convocação os advogados Marcos Motta e Bichara Neto, que representarão o Flamengo ao lado do vice jurídico do clube, Flávio Willeman, e Daniel Cravo, do Internacional.

O Corinthians foi campeão mundial com jogadores de fundos de investimento, o Internacional também, eu ouso dizer que dificilmente hoje um jogador de primeira linha no Brasil é 100% do clube. Os direitos sobre os jogadores são um ativo do clube, como são os direitos de televisão"
Marcos Motta

Em reportagem publicada no site oficial da Uefa em 11 de dezembro de 2012, a entidade anuncia que seu comitê executivo aprova a proibição da inscrição de atletas ligados a terceiros em suas competições "por questão de princípios" e que tal posição deverá ser levada para análise imediata da Fifa. A Uefa diz que manterá a decisão em seus torneios, ainda que a Fifa não tome os "passos necessários", prevendo um período de transição de três a quatro temporadas.

- Esse tópico foi discutido em detalhes no Conselho de Estratégia do Futebol Profissional, e foi emitida uma recomendação para que a propriedade de terceiros sobre jogadores seja proibida. O Comitê Executivo da Uefa endossou essa recomendação - afirmou ao site oficial o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, em 11 de dezembro.

O presidente da Uefa, Michel Platini, na mesma reportagem, explica o motivo da decisão:

- Não acho que seja muito bom jogadores de diversos clubes pertencerem a instituições financeiras ou a pessoas. Creio que ética e moralmente não é bom. Pensamos a respeito e pedimos à Fifa para lidar com isso - disse.

reunião clubes sobre Uefa - Marcos Motta, advogado (Foto: Vicente Seda)O advogado Marcos Motta critica a proposta apoiada pela Uefa (Foto: Vicente Seda)

Marcos Motta, advogado com vasta experiência em casos na Fifa, considera "absurdo" o fato de a Uefa querer impor a medida ao resto do mundo sem o devido debate.

- Não satisfeita em tentar regular isso na Europa, a Uefa está pressionando a Fifa a implantar isso no mundo inteiro, sem ouvir os outros. Se a Uefa quer fazer na Europa, tudo bem, mas goela abaixo dos clubes sul-americanos? O Corinthians foi campeão mundial com jogadores de fundos de investimento, o Internacional também, eu ouso dizer que dificilmente hoje um jogador de primeira linha no Brasil é 100% do clube. Os direitos sobre os jogadores são um ativo do clube, como são os direitos de televisão. Não faz sentido a alegação da Uefa, é um absurdo.

Além dos clubes brasileiros, na reunião, o diretor jurídico do Porto, de Portugal, Daniel Pereira, também se mostrou contrário à iniciativa da Uefa defendendo que, ao menos, aconteça um debate com clubes e federações antes que seja tomada qualquer decisão pela Fifa. Pereira citou a ausência de maior abertura para diálogo com a entidade europeia e explicou que não enxerga diferença no aporte de verba de uma instituição financeira para a compra de direitos de um jogador e para patrocínio de um clube. O português preferiu não conceder entrevista sem uma autorização prévia do seu clube.
Não acho que seja muito bom jogadores de diversos clubes pertencerem a instituições financeiras ou a pessoas. Creio que ética e moralmente não é bom"
Michel Platini

Flavio Willeman, vice-presidente jurídico do Flamengo, afirmou que a iniciativa tem como meta impedir que haja uma decisão "verticalizada".

- O Flamengo procurou liderar essa movimentação. A intenção é estabelecer uma comissão para que algumas premissas de interesses dos clubes sejam levadas à CBF, à Fifa e à própria Uefa. Já há um consenso de que essa medida prejudica os clubes brasileiros, e a intenção é estar inserido no debate, não deixar que ocorra uma decisão verticalizada. Essa comissão vai estabelecer alguns parâmetros para que a gente participe do debate.

Daniel Cravo, advogado do Internacional e um dos organizadores da reunião, também mostra preocupação com o impacto das medidas propostas pela Uefa caso sejam aprovadas para implementação em âmbito global pela Fifa.

- A ideia foi fazer uma exposição da situação atual com essa pressão que a Uefa está exercendo sobre a Fifa. Pode ser uma situação grave para o futebol brasileiro e sul-americano se acontecer uma mudança brusca, com a extinção dos direitos econômicos. Requer uma medida imediata, então ajustamos um prazo até segunda-feira para que alguns clubes possam levar isso a instâncias políticas internas e possam se juntar aos que já definiram posição, caso do Flamengo, do Internacional, do Botafogo, do Vasco.

André Sica, do Palmeiras, falou em colapso no caso de aprovação da medida pela Fifa.

- Foi muito pertinente essa reunião, é muito importante para todos os clubes. Isso pode levar a um colapso da economia dos clubes. Acho que isso aqui foi um exemplo de como os clubes podem se juntar por uma causa comum a todos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/clubes-se-juntam-para-tentar-impedir-extincao-dos-direitos-economicos.html

Bota decide parar de pagar custos do Engenhão, mas não devolverá estádio


Após reunião, cúpula do clube decide aguardar laudo da prefeitura

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Após uma reunião na noite desta quinta-feira, a cúpula botafoguense resolveu que o Engenhão não será devolvido, a princípio. A medida a ser tomada imediatamente será o não-pagamento de qualquer custo relacionado ao estádio enquanto ele não puder ser utilizado. Além disso, o clube entrará na Justiça para resguardar seus direitos neste caso.

O encontro durou cerca de duas horas e contou com a presença de pouco menos de 20 pessoas, entre eles o presidente Maurício Assumpção, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, o presidente do conselho fiscal, André Silva, e o presidente do conselho deliberativo, José Luiz Rolim, além de representnates do conselho diretor.

- Vamos esperar o laudo pedido pela prefeitura, que sairá entre 15 dias e um mês para nos reunirmos novamente e aí sim tomar uma nova atitude. A minha opinião é de que deveria devolver o estádio, mas essa é minha opinião. Na conversa que tivemos, as pessoas resolveram tomar essa atitude primeiro.

INFO_ENGENHAO_02 (Foto: Infoesporte)
 

Centenário, Marcelo Mattos receberá homenagem do Botafogo


Volante completa 100 jogos com a camisa alvinegra no domingo, diante do Olaria, e vai ganhar um quadro comemorativo do clube

Por Fabio Leme Rio de Janeiro

Marcelo Mattos treino Botafogo (Foto: Fabio Castro/AGIF)Marcelo Mattos atingirá marca de 100 jogos pelo Botafogo no domingo (Foto: Fabio Castro/AGIF)

O volante Marcelo Mattos vai completar a marca de 100 jogos com a camisa do Botafogo no próximo domingo, diante do Olaria, caso nada fora do comum venha a acontecer. A diretoria do Glorioso, aliada ao departamento de marketing, já prepara um quadro em homenagem ao jogador, que receberá após o treino da manhã de sexta-feira. Adotado neste tipo de situação em alguns clubes, Mattos não atuará com a camisa de número 100 diante do time da zona norte.

Marcelo Mattos, tem 29 anos, e chegou ao clube em 2010 vindo do Panathinaikos, da Grécia. Sua estreia foi no triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após quase três temporadas no Alvinegro, o jogador criou identificação com o torcedor sendo um dos mais queridos. Somente no Corinthians, Mattos tem mais partidas disputadas por um mesmo time. Foram 159. Em 99 pelo clube de General Severiano, o jogador marcou apenas uma vez.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/centenario-marcelo-mattos-recebera-homenagem-do-botafogo.html

Dia de visita na Penitenciária San Pedro: tensão, desânimo e oração


Reportagem do GLOBOESPORTE.COM esteve na prisão em Oruro para visitar os 12 corintianos detidos há 45 dias na Bolívia

Por Leandro Canônico Oruro, Bolívia

É dia de visita na Penitenciária San Pedro, em Oruro, na Bolívia. Lá dentro, os 12 corintianos presos como suspeitos da morte do menino Kevin, atingido por um sinalizador no dia 20 de fevereiro, no empate entre San José e Corinthians, completam 45 dias de cárcere. Desanimados, ainda sonham com a liberação.

Do lado de fora, duas filas se formam. Uma para homens, outra para as mulheres. A primeira anda mais rápido, porque a quantidade de senhoras visitando parentes e amigos chega ser quase o triplo. De minuto em minuto, o portão de ferro se abre e um oficial pede para que os próximos a entrar apresentem seus documentos.

Penitenciária San Pedro, em Oruro (Foto: Leandro Canônico)Entrada da Penitenciária San Pedro, em Oruro, onde estão os 12 corintianos  (Foto: Leandro Canônico)

A partir daí começa a saga de quem pretende ver um dos detentos da Penitenciária San Pedro. Esse primeiro policial, de cara, carimba seu braço para identificá-lo como visitante. À esquerda, em um cubículo de alumínio, um senhor pede para que os visitantes deixem seus celulares. É preciso pagar dois bolivianos (R$ 0,50).

Já dentro do presídio, novamente homens e mulheres se dividem. Elas do lado esquerdo. Eles do lado direito. O próximo passo é ser registrado no livro de visitas. Dois oficiais controlam a vistoria aos documentos, anotam os dados da pessoa, escrevem o número no braço, tal como está registrado nas anotações, e carimbam.

Com dois carimbos na pele mais os números de identificação escritos à caneta, o visitante tem de ser revistado. Primeiro o corpo, depois a mochila. Na mala, eles procuram celulares, remédios (que só podem entrar mediante receita médica, salvo os mais genéricos). Tirar fotos dentro da penitenciária é proibido. A revista parece bem superficial.

braço carimbo Oruro (Foto: Leandro Canônico)Visitante tem braço carimbado para controle da polícia boliviana (Foto: Leandro Canônico)

Enquanto o visitante aguarda para ser revistado, alguns presos acenam do pátio e gritam perguntando por quem estão procurando e ficam ali, à espera. Antes de entrar definitivamente no mesmo ambiente dos detentos, outro policial dá o terceiro carimbo e faz um número zero: “É para saber que você entrou”, diz.

Ao dar o primeiro passo no pátio é possível entender quem são aqueles presos que ficam perguntando a todos quem são os visitados. Essas pessoas são chamadas de “táxis”. Elas conhecem a prisão de ponta a ponta e têm na cabeça quem são os detentos e onde eles costumam ficar alojados. É o ganha pão deles.

Assim que você diz quem quer ver, eles fazem a correria e o levam até lá. Desde que em troca recebam algumas moedas, algumas vezes até notas maiores. Ao perceberem, então, que se trata de brasileiros, os “táxis” logo começam a gritar “los 12 brasileños?”, “la gente de Corinthians?”.
É muito difícil você acordar todos os dias e ver uma grade"
Corintiano preso

Depois de 45 dias na prisão de Oruro, os brasileiros alvinegros já sabem como funcionam as leis internas. E sabendo da pressão que os visitantes sofrem para dar um trocado, prontamente saem de suas celas para acompanhar e amenizar a pressão dos outros detentos bolivianos.

Como ainda estão sob investigação e não foram condenados, os 12 torcedores do Corinthians, suspeitos da morte do garoto Kevin (no Brasil, o menor H.A.M., de 17 anos, confessou o disparo do sinalizador, mas a Justiça da Bolívia não aceitou), estão divididos em duas celas mais privativas, num setor fechado. Apesar de livros serem proibidos, os brasileiros estão lendo um exemplar de "Memórias do Velho Vamp", do ex-jogador Vampeta.

Os demais presos, aqueles já condenados, ficam em barracões, que chegam a ter até 100 pessoas dentro – a Penitenciária San Pedro conta atualmente com 600 detentos. Recentemente, os policiais bolivianos quiseram tirar os corintianos dessa área mais reservada, mas, após intervenção da embaixada, desistiram.

Está certo que as condições dos brasileiros na penitenciária não são das melhores, mas seguir nessas duas celas mais reservadas é algo que dá mais segurança a todos eles. Ambas são muito pequenas. Os colchões ficam colados uns nos outros. Em volta, as mochilas penduradas e os objetos de higiene pessoal.

Estou cansado de ter paciência e calma"
Detento corintiano

Por falar em higiene pessoal, a chegada da reportagem o GLOBOESPORTE.COM coincidiu com o retorno da água. O presídio estava havia três dias sem abastecimento. Consequentemente, todos os detentos estavam sem banho pelo mesmo período. Muitos carregavam baldes cheios para suas celas.

Nas paredes das duas celas dos corintianos, pedidos de justiça ("Força aos 12 inocentes", diz um dos cartazes, feito pelo filho de um detento boliviano). Pôsteres do Corinthians mostram o amor deles pelo clube, mas os rostos carregam o abatimento e o estresse de 45 dias de prisão.

Pelo telefone público, o contato dos 12 com as famílias é diário. De manhã, de tarde e de noite. Os assuntos? Sempre os mesmos: notícias sobre a liberação deles e sobre os familiares e amigos. Ao vivo, um grupo de senhoras que vive em Oruro se reveza na visita aos brasileiros. Elas levam comida, lavam as roupas deles...

Orientados pelo advogado Miguel Blancourt a não dar entrevistas pelo menos até esta sexta-feira, quando uma comitiva de deputados brasileiros vai visitá-los, os 12 corintianos iniciam a conversa arredios, mas aos poucos se soltam e 
relatam alguns sentimentos. Na prisão, o humor se altera muito rapidamente.

 Dia-a-dia.
- É muito difícil você acordar todos os dias e ver uma grade.
- É horrível você participar de uma contagem de presos.
- Estou cansado de ter paciência e calma.
- Se a gente fosse culpado, ainda estaríamos conformados. Mas como somos inocentes, é difícil ficar aqui e passar por isso.

Essas são apenas algumas das frases ouvidas durante os pouco mais de 30 minutos que o GLOBOESPORTE.COM ficou em contato com os brasileiros detidos em Oruro. Ao final, duas senhoras passaram nas duas celas chamando os corintianos para uma oração. Eles rezaram o Pai Nosso e a Ave Maria e se despediram.

Antes, três deles acompanharam todos aqueles que estavam lá para vê-los para evitar o assédio dos “táxis”. Inevitável. Antes de ir embora, ainda foi possível escutar: “Monedas, monedas, solamente unas monedas” (moedas, moedas, somente umas moedas). Eles são insistentes.

Por fim, a retirada dos documentos e dos celulares de volta é tranquila. Mas o bater forte do portão de ferro na saída dá uma sensação de que, do lado de dentro, a tensão continua.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/04/dia-de-visita-na-penitenciaria-san-pedro-tensao-desanimo-e-oracao.html

Dois minutinhos com... Bernardinho: autorama,Titãs, filhos e vôlei, claro


Técnico do Rio de Janeiro diz que gostaria de enfrentar Robert Scheidt e Torben Grael, e afirma que Bruninho é um 'Bernardinho evoluído'

Por Danielle Rocha e André Durão Rio de Janeiro


Era para ser um Natal como outro qualquer, mas não foi. Quebrar os anjos da mãe, jogando futebol dentro de casa, teve consequências. O pequeno Bernardo estava de castigo, certo de que não tinha sido um bom menino e que não encontraria um presentinho embaixo da árvore com seu nome. Foi surpreendido pelo avô. Aquela caixa grande trazia o autorama e a primeira lembrança de ter chorado de felicidade. Falar de infância para Bernardinho é voltar imediatamente a essa cena. Depois dali, a bola passou dos pés para as mãos. Melhor assim. Na quadra, começou a construir um caminho de conquistas. Primeiro como levantador, depois como técnico. Aos 53 anos, com tantos títulos no currículo, continua fanático por vôlei assim como era aos 20. Nunca se esqueceu do conselho que recebeu de seu primeiro treinador, depois que aceitou um convite para jogar um torneio no time adulto, deixando o infanto-juvenil de lado. E sofre com o simples exercício de imaginar como será a vida quando chegar a hora de sair de cena para investir em novos projetos. Ao menos, a rotina que inclui treinos, viagens, competições, palestras e compromissos como empresário, deverá ficar menos puxada. Bem de acordo com o trecho da música "Epitáfio", dos Titãs, que escolheu como sua preferida, no quadro Dois minutinhos com...
Pinça o verso e não consegue segurar o riso: "Devia ter trabalhado menos..."

 Apesar de não gostar muito de responder sobre vida pessoal, Bernardinho topou o desafio. Tinha que responder ao maior número de perguntas no tempo determinado. Algo que deveria ser fácil para alguém de fala tão rápida. Mas quando o assunto deixa a esfera esportiva, o treinador do Rio de Janeiro gosta dos porquês, de tudo bem explicadinho. E aí, os dois minutos viraram 12.
Nos 10 excedentes, falou sobre sua admiração pelos velejadores Torben Grael e Robert Scheidt, e o desejo de enfrentá-los; sobre a maior dor que já sentiu; o poder das filhas Julia e Vitória de fazê-lo rir, a última vez que chorou e sobre a frustração de  ver um país pior do que via quando era jovem. E, claro, comentou sobre mais uma final da Superliga contra o Osasco, que será disputada neste domingo, às 10h, no ginásio do Ibirapuera. A Rede Globo transmite ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha a tudo em Tempo Real. Confira abaixo as respostas que ficaram fora do vídeo:

Aos 50 eu sou...

Mosaico Bernardinho entrevista dois minutos (Foto: Reprodução)

Feliz com tantas coisas que a gente conquistou. Conquista pessoal, esportiva, é no vôlei, é no esporte. Mas frustrado por ver um país pior do que eu via quando era jovem. Acho que isso é uma coisa que me incomoda todos os dias. Vejo que não estou ajudando em muita coisa. Vejo que a gente tem muita coisa para fazer e me incomodo com meu próprio silêncio em relação a coisas erradas.
Se você pudesse enfrentar um atleta de outro esporte, quem seria?
Eu citei dois aqui (Robert Scheidt e Torben Grael) que eu gostaria de enfrentar sim, mas que não tenho o menor jeito. Vou até vomitar no barco. São dois caras tão excepcionais. Você quer medir forças com os melhores. Então, se eu fosse um craque do iatismo gostaria de medir forças com eles, porque acho que são os Pelés da vela e do esporte olímpico brasileiro.


Maior dor que já sentiu?
Do ponto de vista esportivo, algumas frustrações de ver uma grande equipe não conquistar aquilo que podia e merecia conquistar. Por uma série de situações. Em 96 (Olimpíadas de Atlanta) a derrota na semifinal foi uma grande frustração. No âmbito pessoal é difícil dizer. De um modo geral as duas vêm muito em função da dor dos outros. Por exemplo, quando um filho é injustiçado ou quando uma filha sente uma dor ou tem algum problema. Quando você é pai, entende o quanto isso dói. Hoje eu entendo porque meu pai sofreu essas situações, queria brigar por mim. Quando você não é pai não percebe isso.


A última vez que você chorou?
Foi um mês atrás, quando eu vi uma tia minha chorando pela perda de uma filha.


O que faz você rir?
As macaquices das minhas filhas. As brigas das minhas filhas com a mãe, a Fernanda (risos). Isso chega a ser divertido eventualmente, mas é parte do processo. O que me faz sorrir são os pequenos prazeres, que não são pequenos, são enormes, que a gente não valoriza como deve.


Se pudesse entrar numa máquina do tempo para qual época iria?
Gostaria de ver, resgatar alguns personagens que davam algum sentido à história. Personagens que tentaram deixar um legado e que pudessem fazer esse país melhor.


Maior preocupação quando deixar o vôlei?Como preencher esse tempo todo que ele ocupa, né?  É difícil cair no vazio. 
Não vou sentir falta de nada entorno, a não ser disso aqui (aponta para a quadra). Gostaria de poder estar de alguma forma ligado à quadra ou aos atletas. Nessa coisa da troca, do suor, de ralação, de desafio. Não sei o que vou fazer com tempo que dedico a isso. Tanto tempo livre... Claro que há mil projetos aí, mas vou sentir muita falta desse dia a dia. Não vou sentir falta de nada mais. Pode ter certeza que não vou sentir falta dos holofotes, não vou sentir falta de nada, nada, nada, mas nem um pouquinho. Vou sentir falta só disso aqui. Até daqueles holofotes ali que iluminam a quadra.

Bernardinho treino vôlei  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Bernardinho no treino do Rio de Janeiro
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Uma palavra
Inconformismo.


Um filme?
"Intocáveis". Esse filme francês me tocou muito, foi muito bacana.


Osasco
Um grande rival. Já tivemos momentos contra Minas, contra  tal, agora é Osasco. Um grande time, que faz um ótimo trabalho. Várias jogadoras que estão lá passaram por aqui. E é um time que quer ganhar da gente sempre.

  
Luizomar de Moura
Um grande treinador. Que faz um trabalho muito bom. Que pode crescer e amadurecer muitas coisas ainda. Se preocupa com muitas coisas que não dizem respeito ao trabalho.


Uma final de Superliga
É o coroamento de um trabalho. Você trabalha para isso. Você não pode chegar aí e ficar tenso em relação a ísso. Tem que estar feliz de estar ali e aproveitar o momento. Todas as dez equipes, 120 jogadoras, contando as 12 que jogam efetivamente em cada equipe da Superliga feminina gostariam de estar lá. Cortaram apenas 24. Essas são, obviamente, são merecedoras de estar lá porque trabalharam para isso. São felizardas de terem tido esse privilégio de jogar mais uma final da Superliga.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/04/dois-minutinhos-com-bernardinho-autoramatitas-filhos-e-volei-claro.html

Secretário-geral da Conmebol afirma que ação da PM foi 'imperdoável'


José Luis Meiszner considera postura de policiais mineiros péssimo exemplo

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

José Luiz Meiszner, Secretário Geral da Conmebol (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)José Luiz Meiszner critica ação da polícia mineira (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)

O secretário-geral da Conmebol, José Luis Meiszner, criticou de forma dura a atuação da Polícia Militar de Minas Gerais nesta quarta-feira, no Independência, após a vitória do Atlético-MG sobre o Arsenal-ARG, por 5 a 2, pela quinta rodada do Grupo 3 da Taça Libertadores. Depois do apito final do árbitro, os jogadores do clube argentino reclamaram muito e foram contidos pelos policiais, que usaram cassetetes e escudos e empunharam armas com munição de borracha.

- O que a polícia do Brasil fez ontem à noite aos jogadores do Arsenal-ARG é imperdoável e incompreensível, não se pode repetir. No entanto, não podemos garantir, de maneira séria e responsável, que isso não voltará a acontecer, porque temos limitações - disse o dirigente à agência estatal de notícias argentina Télam.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DA CONFUSÃO NO INDEPENDÊNCIA

Para Meiszner, o ocorrido no estádio Independência é um péssimo exemplo de como os conflitos devem ser tratados dentro de um estádio e na sociedade como um todo.

- O ocorrido ontem no Brasil foi um caso de má aplicação das medidas de segurança, porque o que a polícia local fez foi um ato antinatural para uma sociedade moderna.

A opinião de Meiszner não é a posição formal da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. O Atlético-MG, conforme disse o presidente Alexandre Kalil, não se sente responsabilizado por nada e afirmou que o problema foi estritamente entre os jogadores do Arsenal-ARG e os policiais.

confusão jogo Atlético-MG Arsenal Sarandi policia (Foto: EFE)Polícia Militar em conflito com jogadores do Arsenal-ARG (Foto: EFE)

Entenda o caso
Após a partida entre Atlético-MG e Arsenal-ARG, os jogadores do clube argentino partiram para cima dos árbitros, inconformados com a derrota. Chamados, os policiais entraram no gramado, cercaram os juízes e, com o uso de cassetetes e escudos, tentaram afastar os argentinos. Sentindo-se agredidos, alguns atletas empurraram os policiais. A partir daí, a confusão ficou generalizada.

A briga teve sequência até os vestiários do clube visitante. Encurralados, os jogadores trocaram socos e pontapés com agentes da Polícia Militar e chegaram a arremessar três cadeiras de madeira no tumulto. Duas delas atingiram um radialista, que ficou levemente ferido.

Após a batalha, foi lavrado um boletim de ocorrência, e uma juíza foi chamada ao local. Depois de os envolvidos serem ouvidos, foi assinada uma Ata de Audiência, onde ficou decidido que o atletas identificados como agressores teriam que pagar R$ 4 mil para cada vítima (dois policiais e um radialista), além de R$ 26 mil, que serão repassados a entidades filantrópicas de Belo Horizonte. A diretoria do Atlético-MG emprestou o dinheiro aos dirigentes do Arsenal-ARG, e a delegação argentina foi liberada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/04/secretario-geral-da-conmebol-afirma-que-acao-da-pm-foi-incompreensivel.html

liga europa - Tottenham sofre dois gols, mas se recupera e empata com o Basel


Bale se lesiona no fim e vira preocupação para os Spurs. No jogo de volta, empate sem gols ou por 1 a 1 garante equipe suíça nas semifinais

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

O Tottenham conseguiu um empate sofrido com o Basel, nesta quinta-feira, em jogo válido pela ida das quartas de final da Liga Europa. Jogando mal mesmo diante de sua torcida, o time inglês deixou a equipe suíça marcar dois gols, mas, aos trancos e barrancos, conseguiu igualar o marcador. A partida de volta será realizada na Suíça, na próxima quinta-feira. O critério de gols fora de casa vale apenas para o empate. Jogo sem gols ou 1 a 1 classifica o Basel.

Bale, classificado como o Cristiano Ronaldo galês, sofreu uma lesão no tornozelo nos acréscimos, dando uma preocupação a mais aos torcedores no fim da temporada. Na partida, o meia teve atuação discreta e pouco fez para ajudar os Spurs. Os destaques do jogo foram o egípcio Salah e o suíço Stocker, que deram muito trabalho ao rival.

Lewis Holtby e Mohamed Salah, Tottenham x Basel (Foto: Getty Images)Lewis Holtby divide com Mohamed Salah, um dos destaques do Basel (Foto: Getty Images)

O Tottenham começou mantendo a posse de bola, mas esbarrava na marcação perfeita do time suíço, que protegia bem a defesa, impedindo que os ingleses chegassem perto da grande área. Quando saía para jogar, o Basel era bem mais perigoso. Aos oito minutos, Schär, da entrada da área, obrigou o goleiro dos Spurs a fazer boa defesa.

Houve mais duas boas chances para o Basel antes dos 10 minutos iniciais. Streller e Schär, novamente, quase marcaram. Bale, que não começou bem, criou chances razoáveis quando resolveu participar da partida. Aos 16 minutos o galês cobrou falta na área, a defesa tentou afastar, mas quase fez contra. Dois minutos depois, o meia chutou de primeira, mas para fora.

Após a pequena tentativa de pressão dos donos da casa, o Basel voltou a ser superior e chegou ao primeiro gol. Aos 29 minutos, Streller recebeu cruzamento, girou o corpo, chutou e acertou a trave. No rebote, Stocker confirmou o gol. O segundo foi feito aos 33. Em cobrança de escanteio, Streller se adiantou à defesa e cabeceou para o meio da área. Frei aproveitou e tocou de cabeça para o fundo da rede.

Gareth Bale, Tottenham x Basel (Foto: AFP)Gareth Bale participa pouco da partida e nem ajuda tanto os Spurs na reação (Foto: AFP)

No fim, o Tottenham conseguiu diminuir e quase empatou. Aos 39, Parker tentou o chute cruzado, a bola bateu na defesa, e Adebayor aproveitou o rebote para marcar. Parker teve a melhor chance do jogo dois minutos depois, mas perdeu um gol inacreditável. Holtby fez boa jogada de ataque, mas deixou a bola escapar de frente para o goleiro. Na sobra, o capitão, com o gol aberto, conseguiu tocar para fora.

A segunda etapa foi toda de Salah. O egípcio fez o que quis com a defesa do Tottenham, mas na hora do chute, a eficácia não era a mesma. O Tottenham não merecia, mas chegou ao empate aos 12 minutos. Sigurdsson conseguiu espaço e acertou um belo chute de longe: 2 a 2.

A partida ficou feia após o empate. Houve mudanças dos dois lados, mas ninguém conseguiu chances claras de gol. Nos acréscimos, o Tottenham teve mais um problema. Bale sofreu dura entrada e lesionou o tornozelo, deixando o campo na maca.

Hotspur Gylfi Tottenham jogo Basel  (Foto: EFE)Tottenham pouco chega à área do Basel, mas consegue dois gols e a reação na partida (Foto: EFE)

FONTE

liga europa - Benfica vira sobre o Newcastle por 3 a 1 e fica perto da vaga na semifinal


Ingleses saem na frente com Cissé, mas cometem falhas no sistema defensivo e não seguram o resultado diante dos portugueses

Por GLOBOESPORTE.COM Lisboa

Com apenas um revés em casa nesta temporada, o Benfica mostrou sua força e, de virada, venceu por 3 a 1 o Newcastle, nesta quinta-feira, no primeiro duelo das quartas de final da Liga Europa. Os gols dos portugueses foram marcados por Rodrigo, Lima e Cardozo. Cissé, ainda na primeira etapa, abriu o placar para os ingleses. Os Encarnados só saíram derrotados no Estádio da Luz em jogo contra o Barcelona, em partida válida pelo Grupo G, ainda na fase de classificação da Liga dos Campeões: 2 a 0.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 16h05m (de Brasília), no St. James' Park, na Inglaterra. Para garantirem a vaga, os ingleses precisarão vencer por 2 a 0 ou três gols de diferença. A repetição do placar levará o confronto para a prorrogação.

Benfica pressiona, mas Krul brilha
A postura do Benfica em casa foi a mesma dos últimos jogos. Nos primeiros minutos, o portugueses armaram uma blitz para cima dos ingleses. Ao contrário, o Newcastle se defendia e tinha a intenção de explorar os contra-ataques com a dupla de ataque Cissé e Sissoko. Foram através dos pés deles que os ingleses assustaram a meta de Artur.

Andre Almeida jogo Benfica e Newcastle (Foto: Reuters)Andre Almeida arranca e leva o Benfica ao ataque pelo lado direito (Foto: Reuters)

Ainda assim, para essa tática funcionar foi necessário contar com as boas interverções de Krul. O goleiro holandês realizou pelo menos três belas defesas que evitaram uma goleada para os Águias nos 45 minutos iniciais. Mesmo assim, o gol dos ingleses aconteceu. Aos 12 minutos, Sissoko recebeu passe pelo lado direito e cruzou rasteiro para o companheiro. Cissé, esperto, escapou dos defensores e apenas tocou para o fundo do gol.

A partir daí, só deu Benfica. Gaitán, Cardozo e Rodrigo obrigaram Krul a fazer uma série de defesas. De tanto insistir, o gol saiu aos 25. Depois de belo chute do paraguaio da entrada da área, o goleiro espalmou para o lado direito. No rebote, Rodrigo ganhou dos zagueiros e deixou tudo igual: 1 a 1.

O gol provocou novo ânimo para o time de Jorge Jesus. Aos 28, nova investida contra a meta dos ingleses. Depois de duas finalizações, de Rodrigo e Cardozo, Krul trabalhou e levou o time de Alan Pardew com o empate para o vestiário.


Lima entra, e Benfica vira
 

Lima comemoração Benfica Newcastle (Foto: Reuters)Lima comemora gol do Benfica  (Foto: Reuters)

No segundo tempo, o Newcastle não modificou o seu plano de jogo. A intenção de explorar as jogadas em velocidade com Cissé quase funcionou aos dois minutos. O atacante recebeu passe em profundidade e tocou por cima de Artur. A bola, no entanto, beijou a trave esquerda e caprichosamente não entrou.

Melhor em campo, o Benfica usou todas as suas armas para fazer a vantagem dentro de casa. Jorge Jesus mandou a campo Enzo Pérez e Lima nos lugares de Rodrigo e André Gomes. As alterações surtiram efeito. Aos 20, Lima aproveitou um recuo errado de Santon e tocou na saída de Krul.

O gol deixou os donos da casa mais confiantes e o Newcastle acusou o golpe. Uma nova falha dos seus defensores proporcionou o terceiro gol. Depois de bola alçada na área, Taylor tocou com a mão na bola e o árbitro, em cima, marcou pênalti. Cardozo precisou cobrar duas vezes para fazer a festa completa dos torcedores dos Encarnados.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2013/04/benfica-vira-sobre-o-newcastle-e-fica-perto-da-vaga-na-semi-da-liga-europa.html

Guarani-MG deve ir de branco contra Tombense: 'Tem dado certo', diz Jr.

Apesar do técnico dizer que não é supersticioso, equipe de Divinópolis só venceu no estadual quando entrou em campo de branco

Por Cleber Corrêa Divinópolis, MG

Uniforme branco do Guarani-MG (Foto: Cleber Corrêa)Uniforme branco vem dando sorte ao Guarani-MG(Foto: Cleber Corrêa)

Coincidência ou não, jogando com o segundo uniforme, o Guarani-MG conseguiu os melhores resultados no estadual. De branco, o time venceu o América TO por 3 a 1 e o Nacional-MG por 1 a 0, empatou com a Caldense por 1  0 1, e perdeu para Tupi e América-MG.

De vermelho o time perdeu para Villa Nova-MG, Atlético-MG e apenas arrancou um empate com o líder Cruzeiro, na Arena do Calçado. O técnico Leston Júnior disse que não é supersticioso, mas deve usar o que vem dando certo.

- Tradicionalmente o Guarani-MG joga de vermelho, a gente tem usado o branco por causa do horário, o vermelho esquenta mais em dias do sol. Mas quando usamos o uniforme dois conseguimos bons resultados, tudo indica que vamos manter o que tem dando certo, o Tombense pode usar o vermelho, o primeiro uniforme deles, sem problemas – contou Leston.

Guarani e Tombense jogam neste sábado, ás 17h, na Arena do Calçado, em Nova Serrana.


camoeonato mineiro - Diretoria do Guarani-MG espera público maior diante da Tombense


Clube não confirma se vai manter promoção do jogo contra Nacional-MG, mas vai disponibilizar carga maior de ingressos

Por Cleber Corrêa Divinópolis, MG

Torcida do Guarani-MG (Foto: Anna Lúcia Silva)Diretoria quer mais apoio da torcida
(Foto: Anna Lúcia Silva)

Embalado com a vitória na rodada anterior diante do Nacional-MG, a diretoria do Guarani-MG quer apoio total da torcida na partida contra a Tombense, no sábado, pela nona rodada do Mineiro. O jogo está marcado para as 17h, na Arena do Calçado, em Nova Serrana.

No entanto, a assessoria do time de Divinópolis ainda não confirmou se vai manter a promoção realizada no domingo, a qual os 100 primeiros torcedores que compraram ingresso foram à Arena do Calçado de graça. A diretoria do clube alugou dois ônibus para levar a torcida.

O certo é que a carga de bilhetes para a partida contra a Tombense  deve ser maior, já que o time vem de uma vitória e esperando um público bem maior que os 669 pagantes do último jogo. Com oitos pontos no estadual, o time de Divinópolis ocupa a oitava posição na tabela e ainda segue ameaçado pelo rebaixamento, mesmo o Araxá e América TO abrindo uma boa vantagem, já que estão com apenas três pontos e na Z-2.


   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2013/04/diretoria-do-guarani-mg-espera-publico-maior-diante-da-tombense.html

Resultados desta quarta na Copa do Brasil, Libertadores e onze estaduais


Galo goleia o Arsenal-ARG em casa, e Corinthians vence o Millonarios na Colômbia. Inter elimina o Rio Branco-AC, e Flamengo bate o Remo no Pará

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Taça Libertadores 2013 (Fase de grupos - 5ª rodada)
Boca Juniors-ARG 1 x 0 Barcelona-EQU
San José-BOL 1 x 1 Tijuana-MEX
Caracas-VEN 0 x 4 Huachipato-CHI
Atlético-MG 5 x 2 Arsenal-ARG
Millonarios-COL 0 x 1 Corinthians

Copa do Brasil 2013 (Primeira fase - jogos de ida)
Ceilândia-DF 0 x 0 Ceará
Resende-RJ 2 x 1 Caxias-RS
Bangu 1 x 2 Betim-MG
Brasil de Pelotas 0 x 1 Atlético-PR
Guarani de Juazeiro-CE 1 x 2 Santa Cruz
Veranópolis-RS 1 x 0 Santo André
Noroeste-SP 0 x 0 Criciúma
Cianorte-PR 2 x 1 Barueri
Nacional-AM 2 x 0 Águia de Marabá-PA
Remo 0 x 1 Flamengo
Rio Branco-AC 0 x 2 Internacional
Vitória da Conquista-BA 0 x 1 Sport
Naviraiense-MS 0 x 0 Portuguesa

Obs.: O Internacional garantiu vaga na próxima fase.

Campeonato Paulista 2013 (Primeira fase - 17ª rodada)
XV de Piracicaba 2 x 0 Bragantino
Ituano 0 x 0 União Barbarense


Campeonato Paulista Série A3 2013 (Primeira fase - 17ª rodada)
Rio Preto 0 x 0 Francana
Palmeiras B 2 x 4 Inter de Limeira
Taubaté 3 x 1 Novorizontino
União São João 2 x 3 Joseense
Independente-SP 2 x 3 Flamengo-SP
Guaçuano 1 x 0 Votuporanguense
Itapirense 2 x 0 São Vicente
Sertãozinho 1 x 1 América-SP
Batatais 1 x 3 Barretos
São Bento 0 x 2 Marília

Obs.: Com a derrota, o União São João está rebaixado.

Campeonato Carioca 2013 (Taça Rio - 4ª rodada)
Vasco 0 x 3 Botafogo

Campeonato Carioca Série B 2013 (Taça Santos Dumont - 8ª rodada)
Bonsucesso 3 x 1 Angra dos Reis
Ceres 0 x 3 Goytacaz
Serra Macaense 1 x 1 São João da Barra
Barra da Tijuca 0 x 5 América-RJ
Barra Mansa 6 x 0 Paduano
Americano-RJ 3 x 0 Juventus-RJ
Mesquita 0 x 3 Portuguesa
América TR 1 x 1 Artsul


Campeonato Cearense 2013 (Segunda fase - 9ª rodada)
Horizonte 1 x 2 Fortaleza

Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 3ª rodada)
Quixadá 4 x 3 Iguatu
Trairiense 1 x 1 Nova Russas
Arsenal-CE 1 x 1 Itapipoca


Campeonato Paraibano 2013 (Segunda fase - 3ª rodada)
Campinense 1 x 0 Botafogo-PB
Campeonato Potiguar 2013 (Copa Cidade de Natal - 1ª rodada)
Corintians-RN 1 x 2 América-RN
Alecrim 0 x 2 Santa Cruz-RN
ABC 0 x 3 Potiguar de Mossoró
Baraúnas 0 x 1 Assu


Campeonato Alagoano 2013  (Segunda fase - Hexagonal - 3ª rodada)
CEO 1 x 2 ASA

Campeonato Capixaba 2013 (Primeira fase - 14ª rodada)
Espírito Santo 1 x 2 São Mateus
Linhares 1 x 2 Aracruz
Estrela do Norte 2 x 2 Real Noroeste
Rio Branco-ES 2 x 3 Desportiva
Conilon 3 x 1 Vitória-ES

Obs.: Com as vitórias, Aracruz e Desportiva se classificaram para as semifinais.

Campeonato Maranhense 2013 (Segundo turno - 1ª rodada)
Americano-MA 1 x 3 Cordino
Imperatriz 1 x 1 Sampaio Corrêa
São José-MA 3 x 1 Bacabal


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/resultados-desta-quarta-na-copa-do-brasil-libertadores-e-onze-estaduais.html

Éverton Luiz elogia César Lucena, provável companheiro para o clássic


Zagueiro, que chegou nesta semana, deve fazer a estreia na partida
contra o Cruzeiro, domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Everton Luiz na coletiva do América-MG (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)Éverton Luiz: elogios ao novo companheiro (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)

O América-MG apresentou o zagueiro César Lucena, que estava no Santa Cruz, nessa segunda-feira, no CT Lanna Drumond. O atleta já chegou e se integrou ao grupo, tendo, inclusive, participado dos treinamentos comandados pelo técnico Paulo Comelli. Regularizado na CBF, o jogador já pode enfrentar o Cruzeiro, na partida deste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão.

O possível companheiro de zaga de Lucena é Éverton Luiz, que elogiou o colega contratado. Os dois já se conheciam na época em que eram adversários no Recife.

- Um jogador de experiência. Eu conheço ele da época que eu jogava no Náutico, e ele, no Sport. É um excelente zagueiro, alto, é um jogador que veio para somar. Eu acho que foi uma ótima contratação. Independentemente de quem jogar, acho que vai ser uma ótima dupla, temos tudo para conseguir o resultado positivo.

No entanto, o treinador Paulo Comelli ainda não confirmou a mudança. Perguntado se saberia da formação da defesa americana, Éverton Luiz disse não confirmou nada.

- Isso é só com o Paulo (Comelli) mesmo. Amanhã a gente deve ter um coletivo, aí vamos ficar sabendo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2013/04/everton-luiz-elogia-cesar-lucena-provavel-companheiro-para-o-classico.html

Borges e Dagoberto são poupados do treinamento na Toca da Raposa II


Atacantes, no entanto, não preocupam o departamento médico do Cruzeiro

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

jogadores treino Cruzeiro (Foto: Tarciso Badaró)Jogadores treinam debaixo de muita chuva (Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)

O Cruzeiro treinou debaixo de muita chuva, na tarde desta quarta-feira, na Toca da Raposa II. Mesmo em condições climáticas adversas, o técnico Marcelo Oliveira comandou um trabalho técnico, de olho no jogo deste domingo, às 16h (de Brasília), diante do América-MG, no Mineirão. A atividade celeste não contou com a presença dos atacantes Ambos foram poupados, mas, segundo o departamento médico do clube, não preocupam.

Borges, autor de um belo gol na última partida, na vitória por 4 a 2 sobre o Villa Nova, em Nova Lima, será titular novamente. No entanto, ele ganhou concorrência nesta semana. Anselmo Ramon, recuperado de lesão muscular, já treina normalmente. Nesta quarta-feira, ele participou dos trabalhos nos dois períodos. Já Dagoberto está fora da partida contra o América-MG, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ricardo Goulart ficará com a vaga.

Quem mais uma vez não treinou foi o lateral-direito Mayke e o zagueiro Wallace. O primeiro reclamou de dores musculares. Já Wallace teve uma indisposição estomacal.

Veja os vídeos do Cruzeiro

FPNTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/04/borges-e-dagoberto-sao-poupados-do-treinamento-na-toca-da-raposa-ii.html

Com vaga no clássico, Ricardo Goulart avisa: 'Espero me firmar'


Jogador, decisivo nos dois últimos jogos, quando saiu do banco, enfrenta o
América-MG neste domingo e espera que se mantenha entre os titulares

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Ricardo Goulart comemora gol Cruzeiro sobre Caldense (Foto: Juliana Flister/Agência Estado)Ricardo Goulart comemora chance dada, mas avisa que quer mais Foto: Juliana Flister/Agência Estado)

O meia Ricardo Goulart será titular neste domingo, contra o América-MG, às 16h (de Brasília), e quer mostrar serviço para buscar uma vaga no time. Decisivo nos últimos dois jogos, contra Caldense e Villa Nova, quando entrou no segundo tempo e marcou os gols da vitória, Goulart espera provar ao técnico Marcelo Oliveira que tem condições de estar entre os 11 iniciais.
- Todo jogador quer jogar, quer ser titular. Infelizmente, só jogam onze. É uma oportunidade para a gente tentar conseguir ser titular. O pessoal do banco que entrar tem que fazer a diferença mesmo. Vou ter outra oportunidade e espero me firmar.

Goulart destacou a necessidade de o Cruzeiro vencer o América-MG para se manter na liderança do Campeonato Mineiro. Segundo ele, o mais importante serão os três pontos, de preferência com uma boa atuação do camisa 31.
- (A torcida) Vai ver um jogador aguerrido, com boas movimentações, chegando à área. Vou fazer de tudo para que a gente possa fazer os três pontos, a cada jogo procurar me firmar. Esse é o objetivo.

Ricardo Goulart contou não ter se desanimado quando as oportunidades diminuíram. Titular nos dois primeiros jogos da temporada, ele acabou perdendo espaço com a entrada de Diego Souza e não figurou nem no banco de reservas em algumas partidas. No entanto, entrou nos dois últimos jogos e foi bem.

- Tem coisas no futebol que a gente não entende. Comecei os dois jogos, depois não fui para o banco. Mas eu tenho que trabalhar. Quem decide é o Marcelo (Oliveira). Fiquei de fora e trabalhei a semana inteira, firme. Tinha na minha mente que quando fosse entrar tinha que ajudar. Isso aconteceu e fiquei muito feliz.

Exame não detecta lesão, e Guerrero pode voltar ao Timão no domingo


Sem problema grave na coxa direita, peruano deve treinar nesta quinta e, se não sentir dores, vai enfrentar o São Bernardo, pelo Paulistão

Por Diego Ribeiro Bogotá, Colômbia

Guerrero Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Guerrero, em treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

O atacante Paolo Guerrero pode ser reforço do Corinthians na partida deste domingo contra o São Bernardo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu. Após ter sentido dores na coxa direita no clássico com o São Paulo, o peruano foi vetado do confronto com o Millonarios, nesta quarta-feira, em Bogotá, mas não teve qualquer lesão detectada em exames realizados no Brasil. Assim, ele está liberado pelo departamento médico e deve treinar nesta quinta.

– Eram apenas as dores mesmo, agora ele está liberado para a preparação física. Se tudo der certo, tem boas chances de voltar domingo. Mas vamos aguardar os treinamentos – afirmou o médico Julio Stancati.

A presença de Guerrero é fundamental no duelo válido pelo Campeonato Paulista, já que o Corinthians não terá pelo menos dois atacantes para enfrentar o São Bernardo – Alexandre Pato, com a seleção brasileira, e Emerson Sheik, suspenso.

Outros desfalques serão os volantes Ralf e Paulinho, também com a Seleção que enfrenta a Bolívia no sábado, e Alessandro, suspenso. Além disso, o departamento médico tem o meia Renato Augusto e o lateral-esquerdo Igor, que se recuperam de lesões mais graves. O meia Douglas ainda treina para recuperar a forma e não sabe se terá condições de jogar domingo.

Com oito gols, Guerrero é o artilheiro corintiano na temporada. Nas mãos do preparador físico Fábio Mahseredjian, ele só não vai para o jogo se as dores voltarem. A intenção de Tite é utilizar força máxima no estadual para não perder ritmo em meio à disputa da Libertadores.

Presos em ‘pesadelo’, pais de Kevin carregam culpa por morte de garoto


Limbert e Carola convivem com o vazio deixado pela morte do filho mais velho e com o arrependimento de terem permitido viagem a Oruro

Por Leandro Canônico Cochabamba, Bolívia

A caminho do trabalho, a parada no cemitério “Parque de las Memorias”, em Cochabamba, na Bolívia, é obrigatória para o professor de História Limbert Beltrán. É a maneira que ele encontrou de seguir próximo de Kevin Douglas Beltrán Espada, seu filho mais velho, morto por um tiro de sinalizador durante o jogo Corinthians x San José.

Muito embora o trágico dia 20 de fevereiro de 2013 seja tratado por Limbert como um “pesadelo”, a realidade martela sua cabeça todos os dias. Difícil se conformar com o fato de seu filho mais velho, de apenas 14 anos, nunca mais voltará daquela viagem a Oruro, na qual foi ver o time de coração pela primeira vez.

Pais de Kevin Espada, Carola Beltrán Espada e Limbert Beltrán  (Foto: Leandro Canônico)Pais de Kevin Espada, Limbert e Carola Beltrán se culpam pela morte do filho (Foto: Leandro Canônico)

- Todos os dias, quando deito a cabeça no travesseiro, eu penso que vou acordar desse pesadelo. Só quero ter um pouco de paz para seguir adiante - resume.

No primeiro contato telefônico com a família de Kevin, a reportagem do GLOBOESPORTE.COM sugeriu um encontro em local neutro, um restaurante ou algo parecido. Até para amenizar o peso de falar novamente sobre a tragédia. Mas Limbert fez questão de marcar no cemitério onde o filho está enterrado.

- Eu passo todos os dias aqui antes de ir ao trabalho para falar com ele. É uma maneira de eu estar próximo. Foi o que sobrou para mim. Em casa, eu sinto um vazio enorme com a ausência dele. Não consigo sequer falar. Aqui no cemitério é onde consigo desabafar, falar alguma coisa - explicou o pai de Kevin.

Ao chegar perto do túmulo do filho, com a lápide encravada na terra e enfeitada por três vasos de flores, Limbert se agacha e toca a terra, batendo com a mão aberta e depois dando um soco, simulando um cumprimento.
- Era assim que nos cumprimentávamos todos os dias - disse o professor, com a voz embargada e os olhos cheios de lágrima.

Carola Beltrán, mãe de Kevin, não adotou a mesma rotina do marido de passar todos os dias pelo cemitério por conta das atividades no trabalho. Também professora, ela tem horários distintos de Limbert. Mas na última quarta-feira ela estava lá. Vestida de preto, abatida, ela também se agachou. E beijou as flores.

- Fique em paz, meu filho - sussurrou.
Fique em paz, meu filho"
Carola Beltrán, à beira do túmulo de Kevin
As duas cenas são tristes. Doídas. Em nenhuma circunstância é natural ver os pais se despedirem do filho. Muito menos tão cedo. Mas pior ainda é o sentimento de culpa que ambos carregam por terem liberado o filho para ir com o primo Beymar até Oruro para assistir ao jogo.

- Nós o protegemos tanto durante esses 14 anos. Eu não me conformo de não ter dito não para ele aquele dia. Para você ter uma ideia do quanto nos preocupávamos com ele, quando ele tinha de pegar ônibus, nós o levávamos até a porta do veículo e depois ligávamos para o avô dizer se ele havia chegado. Pensando nisso, como eu permiti uma viagem de ônibus até Oruro? Como? - questionou o pai.

Carola é mais calada. Suspira a todo o momento, como quem tenta conter as lágrimas. Mas não consegue evitar esporádicos choros.

- Por quê? Por quê? Eu não consigo entender, não encontro resposta. Não tenho ânimo para mais nada - declarou a mãe.

Xodó da família
Kevin, de 14 anos, era o mais velho dos quatro filhos de Limbert e Carola – os outros são Jhojan, de nove, Alexandra, de oito, e Matías, de dois. Os três recebiam os cuidados do mais velho enquanto os pais trabalhavam. Tal carinho com os irmãos fazia o garoto ainda mais especial aos pais.

reprodução facebook Kevin Douglas Beltran Espada torcedor do San Jose-BOL (Foto: Reprodução / Facebook)Kevin Douglas Beltrán Espada tinha 14 anos Foto: Reprodução / Facebook)

- Era um menino incrível, dedicado, educado... Não consigo entender como uma tragédia dessas pode ter acontecido com ele - repete o pai.

Mesmo sem ter condições financeiras, Limbert e Carola decidiram enterrar o corpo de Kevin no “Parque de las Memórias” porque era um lugar que chamava a atenção do garoto quando ele passava de carro com o pai.

- Eu pedi ajuda à minha família para deixá-lo aqui. Sei que não é um lugar que condiz com as minhas condições, mas sempre que passava em frente o Kevin alertava para a beleza do local, cheio de árvores. Ele até se surpreendeu na primeira vez que me perguntou e eu disse que era um cemitério - contou Limbert.

O carro em que Kevin passeava com o pai era justamente um presente para o filho mais velho. O Mitsubishi, ano 1998, foi comprado em 2003, depois de um temporal.

- Eu estava com o Kevin e a Carola na rua e caiu uma tempestade horrível. Chamei vários táxis para nos levar para casa e nenhum parou, com medo de molharmos os estofados. Naquele dia, olhei para o meu filho, com apenas quatro anos, e disse que ele teria um carro. No dia seguinte peguei um empréstimo e comprei.

O carro azul pertence até hoje à família Beltrán. Custou à época US$ 6 mil, parcelados em muitos anos com o banco. Era nele que Limbert estava ensinando Kevin a dirigir nos fins de semana, para daqui a alguns anos ter mais experiência para passar no exame de direção.

- Não deu tempo - lamentou o pai do garoto.

A mãe, Carola, em uma última declaração na conversa, realizada em boa parte do tempo dentro do carro azul por conta da chuva, desabafou.

- Só quero que tudo isso acabe e que o nome do meu filho saia da mídia. Queremos ter um pouco de paz, que deixem de falar do meu Kevin.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/04/presos-em-pesadelo-pais-de-kevin-carregam-culpa-por-morte-de-garoto.html