quarta-feira, 3 de abril de 2013

Deco diz que Neymar é craque, mas admite: 'Não gosto dele como pessoa'


Meia do Fluminense evita comentar se uma possível transferência para a Europa seria benéfica para o santista. Mais tarde, em nota, se desculpa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Neymar e Deco (Foto: Reprodução  / Instagram)Deco e Neymar posam juntos no fim de 2012 (Foto: Reprodução / Instagram)

O meia Deco, do Fluminense, revelou nesta quarta-feira que não nutre grande admiração por Neymar quando o assunto é a vida fora das quatro linhas. O luso-brasileiro, em entrevista à Rádio Bradesco Esportes FM, evitou comentar sobre opções para o futuro do atacante santista. Deco foi incisivo ao responder se achava que Neymar deveria se transferir para o futebol europeu.

- Não acho nada. É a vida dele. Ele sabe o que é melhor, o pai, a família. Não gosto dele como pessoa. Admiro como jogador, é craque. Mas isso é um problema dele. Deixa ele fazer a vida dele - declarou Deco.

Diante da insistência do entrevistador, o meia do Fluminense, que se projetou desde novo no futebol europeu, aceitou comentar, de forma geral, sobre as vantagens de tentar a vida no Velho Continente.

- Na Europa você acaba competindo com os melhores e evolui - explicou.
Neymar vê seu nome constantemente em especulações envolvendo as maiores potências do futebol mundial, principalmente o Barcelona. Deco, por sua vez, fez fama e se naturalizou português após grande sucesso com a camisa do Porto. Teve ainda passagens de sucesso por Barcelona e Chelsea antes de retornar ao futebol brasileiro para defender o Fluminense.

Em dezembro do ano passado, por ocasião do amistoso entre Amigos de Ronaldo e Amigos de Zidane, em Porto Alegre, Neymar postou em uma rede social uma foto ao lado de Deco. Na legenda, escreveu: "Muita qualidade pra uma pessoa só (risos)".

Deco se desculpa
Mais tarde, em nota oficial, Deco se pronunciou sobre o assunto e pediu "desculpas se se expressou mal". Confira abaixo a íntegra da nota.

"Sobre as notícias publicadas com relação a Neymar, gostaria de esclarecer que, no contexto da entrevista, acreditei ter deixado claro que seus gostos, preferências e escolhas relacionados à sua vida privada só cabem ele e a mais ninguém. Não tenho nenhuma crítica a ele e peço desculpas se me expressei mal ou se não fui claro o bastante para evitar problemas.Quem acompanha a minha carreira sabe que não tenho o hábito de criticar outros jogadores, especialmente no que diz respeito à sua vida pessoal".
"Conto com a compreensão de todos vocês".
"Obrigado".

Juiz de Vasco x Botafogo acerta o nariz de Renato Silva. Sem querer


Luís Antônio Silva dos Santos gesticula após expulsão e acaba por bater no rosto do zagueiro. O árbitro se desculpa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 
Uma cena inusitada marcou o clássico entre Vasco e Botafogo, nesta quarta-feira, em Volta Redonda. Após expulsar o goleiro vascaíno Alessandro, o árbitro do jogo, Luís Antônio Silva dos Santos, acabou por golpear, sem querer, o nariz do zagueiro Renato Silva, que chegava para argumentar. O juiz, que gesticulava quando ocorreu o incidente, imediatamente se desculpou, fazendo um carinho na cabeça do zagueiro.

O Vasco perdeu o jogo por 3 a 0 e está praticamente eliminado da Taça Rio.

Oswaldo de Oliveira enaltece controle total do clássico pelo Botafogo


Depois da vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, técnico lembra necessidade de igualar a pontuação do Volta Redonda, que lidera o Grupo A da Taça Rio

Por Thales Soares Volta Redonda, RJ


A boa exibição do Botafogo contra o Vasco deixou o técnico Oswaldo de Oliveira satisfeito. O time emplacou a quinta vitória seguida na temporada, sendo três delas em clássicos. A sequência garantiu o título da Taça Guanabara e os 100% de  aproveitamento na Taça Rio.

O Botafogo ainda encontrou dificuldades no primeiro tempo, com um gramado encharcado em Volta Redonda. Ainda assim, conseguiu criar as melhores chances. No segundo, fez três gols e garantiu a vitória por 3 a 0.

- O Botafogo conseguiu controlar o jogo o tempo todo. No primeiro tempo, ainda houve o fato de Tenório e Carlos Alberto conseguirem segurar a bola no ataque, ajudados pelo estado do gramado. no segundo, colocamos o Fellype Gabriel mais próximo dos volantes e ganhamos a segunda bola. Então, o jogo fluiu pelas laterais como a gente queria e conquistamos a vitória gradativamente - explicou Oswaldo.

Com um jogo a menos, o Botafogo chegou a nove pontos no Grupo B da Taça Rio. O Volta Redonda lidera com 12 e os dois times se enfrentam apenas na última rodada. Oswaldo espera estar, pelo menos, em igualdade de condições até lá.

- A equipe (do Botafogo) vem jogando boas partidas e a Taça Guanabara já passou e nos deu o que a gente precisava. Estamos focados na Taça Rio e precisamos alcançar o Volta Redonda, que está na nossa frente. Temos um jogo para igualar e assim estaremos convencendo de que temos uma boa campanha no Carioca - comentou Oswaldo.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Olaria, domingo, em Volta Redonda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/oswaldo-de-oliveira-enaltece-controle-total-do-classico-pelo-botafogo.html

Curtinha: divisória móvel separa torcidas no clássico no Raulino


Estádio de Volta Redonda se readapta para receber duelos entre dois grandes depois de mais de um ano. Vasco e Botafogo se enfrentam no local

Por Gustavo Rotstein e Thales Soares Volta Redonda, RJ

Sem clássicos desde a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, o estádio Raulino de Oliveira se readapta para receber duelos entre dois grandes clubes do estado. A divisória de torcedores, que normalmente fica próxima ao placar eletrônico - deixando apenas um pequeno espaço para os torcedores dos times de menor expressão -, foi movida para o centro do gramado, em frente ao setor social. Isso divide a área do público em partes iguais para assistirem ao confronto entre Vasco e Botafogo, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), pela quarta rodada da Taça Rio.

Entretanto, o espaço que separa as duas torcidas é pequeno, pouco mais de dois metros, e fica em uma das partes cobertas do estádios. Policiais formam fileiras ao lado das divisórias para que não aconteça qualquer problema. Por enquanto, a expectativa é de um público pequeno, principalmente por causa da forte chuva.


estádio Raulino de Oliveira divisórias torcida (Foto: Thales Soares )Divisória móvel é levada para o centro do estádio Raulino de Oliveira (Foto: Thales Soares )

estádio Raulino de Oliveira divisórias torcida (Foto: Thales Soares )Espaço que separa as torcidas tem apenas pouco mais de dois metros de distância (Foto: Thales Soares )

FONTE:

Atuações: quarteto brilha na goleada sobre o quase eliminado Vasco


Lodeiro, Fellype Gabriel e Rafael Marques, com um gol para cada, vivem grande noite. Autor de bonito drible, Jefferson também se destaca nos 3 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Header-Materia_Botafogo (Foto: infoesporte)
 
JEFFERSON - GOLEIRO
Deu um drible desconcertante em Eder Luis e teve atuação de goleiro de Seleção debaixo da trave.
Nota: 7,5


LUCAS - LATERAL
Avançou com inteligência, aproveitando a presença constante de Fellype Gabriel ao seu lado.
Nota: 6,5


BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Exagerou nas faltas, mas teve participação importante nos cortes de cruzamentos. Nota 6,5.

Nota: 6,5

DÓRIA - ZAGUEIRO
Não brincou diante da dificuldade imposta pelo gramado. Firme na marcação.
Nota: 6,5


JULIO CESAR - LATERAL
Raramente foi ao ataque, mas ainda assim fez o cruzamento para o gol de Lodeiro.
Nota: 7,0


MARCELO MATTOS - VOLANTE
Teve trabalho com Carlos Alberto e alternou bons desarmes com dribles do adversário.Nota 6.

Nota: 6,0

GABRIEL - VOLANTE
Não poupou esforços no gramado pesado. Muito bem na cobertura.
Nota: 6,5


LODEIRO - MEIA
Sem Seedorf, fez o time jogar com sua movimentação constante e criou boas jogadas de ataque. Premiado com um gol.
Nota: 7,5


FELLYPE GABRIEL - MEIA
Foi outra válvula de escape do time, mostrando categoria e inteligência para organizar o meio-campo. Fez um gol de oportunismo.
Nota: 7,5


RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Recebeu a incumbência de exercer a função de Seedorf. Foi além e abriu caminho para a vitória, com um gol no clássico, que o holandês ainda não fez.
Nota: 7,5


BRUNO MENDES - ATACANTE
Mesmo sem gol, participou de dois deles e ainda provocou a expulsão do goleiro Alessandro.
Nota: 7,0


VITINHO - ATACANTE
Atuou pouco tempo.
Sem nota


HENRIQUE - ATACANTE
Entrou no fim.
Sem nota


EDÍLSON - LATERAL
Jogou poucos minutos.
Sem nota


OSWALDO DE OLIVEIRA - TÉCNICO
Armou o time com paciência para usar as laterais do campo e jogar no erro do Vasco.
Nota: 6,5


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/atuacoes-quarteto-brilha-na-goleada-sobre-o-quase-eliminado-vasco.html

Bota dispara na etapa final, goleia o Vasco e praticamente elimina o rival


Com gols de Rafael Marques, Lodeiro e Fellype Gabriel, time de Oswaldo de Oliveira se aproveita do despesero cruz-maltino e vence mais uma vez

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ

Se o Vasco depositava no clássico as suas esperanças de se manter vivo na Taça Rio, o Botafogo tratou de enterrá-las sem piedade. Com um segundo tempo muito eficiente, o Glorioso se aproveitou da grave crise no rival e fez 3 a 0, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, na noite desta quarta-feira, em reedição da vitória apertada na final da Taça Guanabara, há 24 dias. 

Os gols foram de Rafael Marques, Lodeiro e Fellype Gabriel.

Agora, só um milagre dará a classificação ao Cruz-maltino, que permanece com um ponto e na última posição do Grupo A. Basta uma vitória do próprio time de Oswaldo de Oliveira nas quatro partidas que lhe restam para adiantar sua vaga e eliminar o Vasco. O Alvinegro tem nove pontos e está em segundo, atrás do Volta Redonda, que tem um jogo a mais.

Depois de um ano e quatro meses, o estádio recebeu um jogo de grande porte, em virtude da interdição do Engenhão, e teve 5.478 pagantes (6994 presentes)  com renda de R$ 111.670,00.

45 minutos mornos

Em termos de estrutura, o novo palco principal do futebol carioca não teve reestreia pomposa. Com rachaduras maquiadas na arquibancada, que recebeu público razoável, e muitas poças no gramado castigado pela chuva, o estádio viu um clássico ríspido e de pouca categoria em seu início. Não faltaram lances de perigo, no entanto. Aos oito minutos, Fellype Gabriel acertou belo voleio da entrada da área, que passou pertinho da trave direita de Alessandro.

O Botafogo foi melhor em campo e dominou as ações nos primeiros 15 minutos. Aos poucos, porém, o Vasco equilibrou e, mesmo desordenado, assustou Jefferson em cruzamentos para a área e contragolpes. Na parada técnica, Paulo Autuori pediu que Wendel e Eder Luis presisonassem a saída do rival, para reduzir a diferença de posse de bola entre as equipes.

Mas a jogada que talvez tenha chamado mais atenção no Raulino de Oliveira foi o duro carrinho de Sandro Silva em Fellype Gabriel, que acertou em cheio o tornozelo direito do meia alvinegro. O árbitro mostrou apenas o cartão amarelo ao volante, ignorando dos protestos de time e torcida. Aos 37, Alessandro rebateu duas bolas em uma tentativa ofensiva esquisita do Botafogo, num reflexo das dificuldades que ambos encontraram para criar com qualidade.

Eficiência x descontrole
Na volta do intervalo, nenhuma alteração de lado a lado. Entretanto, logo aos sete minutos, saiu o primeiro gol. Bruno Mendes desviou de cabeça no primeiro pau, Alessandro raspou na bola, e Rafael Marques completou para o fundo da rede. Era a senha para o desespero do Vasco, que partiu para cima. Pedro Ken e Bernardo entraram nas vagas de Wendel e Eder.

Apesar disso, foi o Glorioso que marcou novamente, afundando o Cruz-maltino ainda mais na crise: Julio Cesar cruzou, Alessandro errou mais uma vez e deixou Lodeiro livre para tocar para a meta vazia. Para completar a lambança, o camisa 12 foi expulso no lance posterior, ao pôr a mão na bola fora da área. Para evitar o vexame, Tenorio, o único atacante do Vasco, foi quem saiu para o goleiro reserva Michel Alves entrar. Mas o clássico já parecia definido.

Sob os gritos de "eliminado", a equipe de Autuori não tinha mais forças. Ciente da virtual saída melancólica do Carioca, mesmo a três rodadas do fim, baixou a cabeça e . Restou ao Botafogo tocar a bola, e a Oswaldo fazer substituições para experimentar outras situações. No fim, protestos cruz-maltinos e vibração alvinegra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/04/bota-dispara-na-etapa-final-goleia-o-vasco-e-praticamente-elimina-o-rival.html

Ney não vê problema com Jadson e Osvaldo na Seleção: 'Se fosse final...'


Técnico do São Paulo evita críticas à CBF e diz que situação do time no Campeonato Paulista permite convocações para jogo contra Bolívia

Por Rodrigo Faber São Paulo

ney franco especial sao paulo (Foto: Marcos Ribolli)Tranquilo no Paulistão, Ney aprova ida de Jadson e Osvaldo para a Seleção (Foto: Marcos Ribolli)

O São Paulo teve dois jogadores convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para o amistoso entre Brasil e Bolívia, neste sábado, dia 6, às 16h (horário de Brasília): o meia Jadson e o atacante Osvaldo. Como o São Paulo joga em La Paz nesta quinta-feira, contra o Strongest, pela Taça Libertadores da América, ambos deverão permanecer na Bolívia até o fim de semana e desfalcar o Tricolor contra o Botafogo de Ribeirão Preto, domingo.

As reclamações de alguns treinadores por conta do amistoso da Seleção chamaram a atenção. O técnico Muricy Ramalho, do Santos, por exemplo, disse não entender o motivo da realização do amistoso em tal data. No São Paulo, Ney Franco se mostrou despreocupado e não criticou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para ele, o bom momento vivido pelo Tricolor não será prejudicado pelos desfalques.

– Convocações da seleção brasileira são tema recorrente. Já foi assim no ano passado. Em determinado momento, muitos clubes vão reclamar. Mas agora é um momento sem definição de título, então dá para convocar. Não terá muita interferência no meu trabalho. Um jogo pelo Campeonato Paulista, estamos liderando... Se fosse uma final, eu estaria lamentando – afirmou Ney, em entrevista coletiva.

É um momento sem definição de título, então dá para convocar. Não terá muita interferência no meu trabalho"
Ney Franco

Atualmente, o São Paulo ocupa a liderança do Paulistão, com 35 pontos ganhos (um a mais que a vice-líder Ponte Preta) e um jogo a menos disputado. Além da viagem a Ribeirão Preto no domingo, o Tricolor ainda enfrenta o XV de Piracicaba no Morumbi (em casa, dia 13) e Mogi Mirim (fora, dia 21). A equipe já assegurou a classificação às quartas de final do estadual.

Osvaldo já havia sido convocado por Luiz Felipe Scolari para os amistosos contra Itália e Rússia, terminados em empate por 2 a 2 e 1 a 1, respectivamente. Já o meia Jadson, constantemente lembrado pelo antigo treinador da Seleção, Mano Menezes, volta a ter oportunidade de representar o país.

A comissão técnica da Seleção usou como critério prejudicar o mínimo possível as equipes que estão disputando competições e jogos importantes durante a próxima semana. A seleção brasileira vai se apresentar ao treinador na noite de sexta-feira e seguirá em voo fretado para Santa Cruz de la Sierra. Logo após o confronto, a delegação retorna ao Brasil.

A Federação Boliviana informou que a renda do amistoso deste sábado será dividida entre a família do jovem Kevin Espada (morto no dia 20 de fevereiro durante jogo entre San José e Corinthians, pela Libertadores) e os ex-jogadores campeões da Copa América de 1963 pela seleção do país.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/04/ney-nao-ve-problema-com-jadson-e-osvaldo-na-selecao-se-fosse-final.html

Cristiano Ronaldo abre a contagem, e Real garante vantagem sobre o Gala


Com toque de cobertura, craque português se torna artilheiro isolado da
Champions e inicia a tranquila vitória dos merengues por 3 a 0, em casa

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

A frieza de Cristiano Ronaldo frente a frente a Muslera ilustra bem como é o Real Madrid dos últimos tempos. Mortal nos contra-ataques e dono de um jogo extremamente objetivo, o time de José Mourinho conquistou uma importantíssima vantagem na caminhada rumo ao sonhado décimo título da Liga dos Campeões. O craque português abriu a contagem com um lindo toque de cobertura, e ainda viu Benzema e Higuaín selarem a vitória por 3 a 0 sobre o Galatasaray, nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, em jogo de ida das quartas de final.

Mosaico Real Madrid Galatsaray Liga dos Campeões (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Os turcos, capitaneados pelo brasileiro Felipe Melo e os renomados Sneijder e Drogba, precisarão joga muito mais na próxima terça-feira, em Istambul. Se conseguirem vencer por 3 a 0, forçarão a disputa de uma prorrogação. Caso os merengues balancem a rede, no entanto, a missão fica ainda mais difícil: golear, ao menos por 5 a 1, devido aos critérios de desempate de gol em dobro marcado fora de casa.

A bonita finalização ao melhor estilo Messi pôs Cristiano Ronaldo como artilheiro isolado da atual edição da Champions, com nove gols. Ele descolou do turco Burak Yilmaz, vice com oito, que pouco produziu para sua equipe e ainda levou um cartão amarelo que o tira do confronto na quarta que vem - o zagueiro Sergio Ramos, que forçou a punição ao chutar a bola para longe após uma falta, será a ausência do lado do Real.

Outro que tem oito é Messi, depois do que marcou no empate por 2 a 2 com o Paris Saint-Germain, na véspera. Ainda assim, a presença do argentino no jogo decisivo no Camp Nou é incerta por causa da lesão muscular sofrida no Parque dos Príncipes.

CR7 à la Messi

Cristiano Ronaldo marca, Real Madrid x Galatasaray (Foto: Reuters)Cristiano encobre Muslera para abrir o placar no ernabéu: toque de classe nos 3 a 0 (Reuters)

Surpreendentemente, o Galatasaray terminou o primeiro tempo no Santiago Bernabéu com 54% da posse de bola. Os turcos, pelo que se propuseram, não jogaram mal. Criaram chances e obrigaram o goleiro Diego López a trabalhar bem contra Drogba, Sneijder, Yilmaz e cia. O problema em questão é que em sua defesa não há quem desequilibre. No galáctico Real Madrid, ter as mesmas qualidades é basicamente pré-requisito - o que ajuda a explicar os 2 a 0 a favor dos mandantes no apito para o intervalo do norueguês Svein Oddvar Moen.

O placar foi inaugurado logo aos nove minutos. Em contra-ataque, Özil acionou Cristiano Ronaldo com um daqueles passes que apenas ele e poucos outros no mundo costumam dar. Diante de Muslera, o português não perdoou e estufou as redes com um lindo toque de cobertura - igual aos que Messi tanto dá nos últimos tempos. Foi o seu 47º gol na história do torneio, que o fez ultrapassar o italiano Filippo Inzaghi (46) e encostar no ucraniano Andriy Schevchenko (48) na artilharia de todos os tempos.

Falhas coletivas da defesa à parte, o Galatasaray ia para o ataque sem temor. Aos 11, Drogba recebeu na entrada da área, escapou da marcação de Varane e concluiu por cima de López. O substituto de Casillas também só olhou a finalização de Sneijder, num de seus raros momentos de perigo no jogo, sair ao lado, aos 15. Mas o goleiro teve de se virar apenas dez minutos depois, em nova conclusão do marfinense.

Drogba e Sneijder jogo Galatasaray Real Madrid (Foto: EFE)Drogba e Sneijder não fizeram a diferença para o Galatasaray (Foto: EFE)

Defesa falha, e Benzema amplia
O Real, é claro, não estava intimidado. Era constantemente um perigo quando puxava um contra-ataque ou mesmo ao encontrar seus laterais com espaço. O volante Essien, que atuava improvisado na direita por uma opção de Mourinho, teve a sua oportunidade de se tornar um garçom por ali. Aos 29, cruzou e viu Benzema, sozinho, ampliar com um chute rasteiro que ainda resvalou na trave.

Era o retrato da primeira etapa. Mesmo com a bola por menos tempo, o Real era objetivo ao extremo. E ainda quase desceu para o intervalo com vantagem maior, já que a cobrança de falta de Cristiano Ronaldo, aos 41, passou muito perto da meta de Muslera. Eboué, dois minutos depois, também perdeu boa oportunidade de diminuir.

Real praticamente define o confronto no segundo tempo

Felipe Melo Özil Galatasaray Real Madrid (Foto: EFE)Felipe Melo tenta desarmar Özil (Foto: EFE)

Talvez por já ter um placar confortável, o Real diminuiu um pouco o ritmo na etapa final. Era interessante marcar o terceiro, mas importante mesmo era não sofrer gol em casa. Então, saiu para o ataque apenas com a certeza de que a defesa se manteria protegida. E assim os merengues fizeram o tempo passar.

A primeira grande chance dos donos da casa na etapa final aconteceu aos 17 minutos. Xabi Alonso descolou ótimo passe para Di María. O argentino avançou e chutou, mas Muslera fez a defesa sem muitos problemas. Aos 28, porém, não houve jeito. Em jogada de bola parada, Xabi Alonso cruzou para Higuaín cabecear e praticamente definir o confronto.

Para piorar a situação dos visitantes, Burak Yilmaz, um dos artilheiros da Champions até o início da rodada - com oito gols -, levou cartão amarelo por simulação e se tornou desfalque para o jogo de volta. A impressão é de que os turcos chegaram até onde poderiam. Para o Real, bastará jogar com a seriedade dos últimos tempos para dar mais um passo rumo à tão sonhada décima conquista da principal competição do continente.

Dida não enfrenta o Cerâmica e é preparado para confronto com Flu


Goleiro sofreu um edema muscular próximo da região pélvica durante a partida contra o Cruzeiro-RS na última quinta-feira

Por Jessica Mello Porto Alegre

Dida treina no Olímpico pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Dida fica de fora contra o Cerâmica
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Não será neste final de semana que Dida voltará a defender as redes gremistas. O goleiro segue com os trabalhos físicos visando estar 100% para o confronto do dia 10, contra o Fluminense, pela Libertadores. Portanto, neste sábado, contra o Cerâmica, Marcelo Grohe terá nova chance de melhorar seu retrospecto na temporada.

No treino desta manhã realizado no gramado suplementar do estádio Olímpico, Dida não se reuniu com os companheiros. Segundo o diretor médico do Grêmio, Saul Berdichevski, o goleiro faz atividades de prevenção para se recuperar fisicamente. Se responder bem ao tratamento, poderá treinar junto com o grupo no final da semana.

- O Dida fará trabalhos especiais com o Rogério (Godoy, treinador de goleiros) para ver como estão os movimentos necessários para a posição e ver se ele está liberado. Para jogar contra o Fluminense, vai depender das respostas que ele der, se sentirá dor... - explicou Berdichevski.

Essa é a segunda vez na temporada que Dida sente dores e precisa ser substituído no decorrer de uma partida. Contra a LDU, em Quito, sofreu uma lesão no ombro direito após uma dividida na área. Ficou fora do time por cerca de 20 dias. Agora, contra o Cruzeiro-RS, também precisou sair em meio ao jogo. Coincidentemente, nas duas ocasiões, o Grêmio perdeu.

   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/04/dida-nao-enfrenta-o-ceramica-e-e-preparado-para-confronto-com-flu.html

Com parada estratégica, Pato mira sequência mais longa pelo Corinthians


Após jogar 11 partidas consecutivas, atacante para, volta mais confiante e espera bater logo a meta de 43 jogos traçada pela comissão técnica

Por Diego Ribeiro Bogotá, Colômbia

Pato no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Pato busca maior sequência no Timão
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Depois de apenas 12 jogos e cinco gols com a camisa do Corinthians, o atacante Alexandre Pato sonha alto com novas metas pelo clube que o acolheu no início deste ano. Livre de lesões, ele chegou a 11 jogos seguidos com a camisa alvinegra, sequência que não tinha há muito tempo pelo Milan, mas ficou fora de quatro partidas para tratar algumas dores musculares na coxa. De volta na semana passada e confirmado para o duelo desta quarta-feira contra o Millonarios, na Colômbia, sua meta é ter sequência ainda maior nesta nova etapa.

Pato não teve lesão, mas sim uma mialgia, dor muscular tardia por causa de uma grande carga de trabalho – os treinamentos diários e os 11 jogos, quase sempre às quarta-feiras e domingos. Agora, o atacante se sente em alto nível para poder ajudar o Timão.

- Posso dizer que esse “stop” (parada) de alguns dias foi muito importante, pude fazer vários trabalhos e não parei quase nenhum dia. Depois daquele desconforto, eu estava treinando, não tive lesão. Isso é para que eu possa ter seqüências cada vez maiores, algo que eu não vinha fazendo no Milan. Essa é a meta, e só tenho a agradecer à fisioterapia por isso – comemorou Pato.

A maior proteção contra lesões foi a principal diferença que o jogador encontrou no Corinthians em relação ao Milan. Não à toa, já foi lembrado pelo técnico Luiz Felipe Scolari na convocação da seleção brasileira para o duelo contra a Bolívia, sábado, em Santa Cruz de la Sierra. Tudo isso com apenas três meses de clube.

- Quando vim para o Corinthians, só tive uma coisa na minha cabeça: jogar. Estou muito feliz, trabalho cada vez mais e me dedico muito. Os bons jogos e resultados me fariam chegar à Seleção, e isso só iria depender de mim dentro de campo. Mas o suporte que encontrei aqui foi decisivo para isso – afirmou Alexandre Pato.

Nesta quarta, Pato vai substituir o peruano Paolo Guerrero, que sentiu dores na coxa direita e não viajou à Colômbia. Será apenas o segundo jogo do atacante desde que retornou do tratamento. No primeiro, deu o cartão de visitas ao sofrer um pênalti e marcar o gol da vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, domingo, no Morumbi. A meta da comissão técnica é ter Pato em pelo menos 43 jogos nesta temporada – seria o maior número de partidas do astro em um ano só.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/04/com-parada-estrategica-pato-mira-sequencia-mais-longa-pelo-corinthians.html

Inspirada na NFL e na NBA, Superliga quer transformar finais em espetáculo


Decisões do torneio de vôlei prometem entreter o público com apresentações de grupos artísticos, coreografias, música, efeitos de luz e interatividade

Por Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro

Efeitos de luz, apresentações de grupos artísticos, coreografias, música e muita interação com a torcida são algumas das surpresas que a Confederação Brasileira de Vôlei está preparando para as finais da Superliga. Inspirados no modelo da NBA, NFL e até de eventos menores, como os torneios universitários americanos, os organizadores buscam tranformar as decisões em um grande espetáculo. O jogo em si passa a ser um dos elementos entre os vários outros voltados para o entretenimento. As ações serão realizadas desde o horário de abertura dos portões até o fim da cerimônia de premiação, que também promete inovar, com um palco e uma estrutura bem mais apoteótica do que o tradicional pódio. Uma das novidades foi o acerto com o DJ polonês e showman Gregory Kulaga, que animou o público na Liga dos Campeões da Europa de vôlei e nos Jogos Olímpicos de Londres.

Ginásio Ibirapuera (Foto: Adorofoto)Ginásio do Ibirapuera será o palco de um espetáculo na final feminina da Superliga (Foto: Adorofoto)

- As pessoas que acompanham o vôlei precisam se acostumar a ter opções de entretenimento. Estamos planejando ações no pré e pós-jogo, nos intervalos e até na cerimônia de premiação, estimulando ainda mais a interação com o público. Nos inspiramos em eventos da Europa e dos Estados Unidos, como NBA, NFL e até torneios universitários - contou Renato D’Ávila, superintendente técnico da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
As pessoas que acompanham o vôlei precisam se acostumar a ter opções de entretenimento. Estamos planejando ações no pré e pós-jogo, nos intervalos e até na cerimônia de premiação, estimulando a interação com o público. Nos inspiramos em eventos da Europa e dos Estados Unidos, como a NBA, NFL e até em torneios universitários"
Renato D'Ávila, superintendente
técnico da Confederação Brasileira de Vôlei

Antes de implantar o novo modelo nas finais da Superliga, a CBV realizou testes pontuais em torneios internacionais realizados no Brasil, como a Liga Mundial e o Grand Prix. Apresentações dos acrobatas da Intrépida Trupe, da comissão de frente da escola de samba carioca Unidos da Tijuca e do grupo musical Monobloco foram alguns exemplos.

- Não posso adiantar ainda quais serão as atrações porque não quero estragar a surpresa, mas teremos muitas ações tanto para quem for ao ginásio como para aqueles que vão acompanhar pela televisão. Já vínhamos experimentando ideias neste sentido em alguns eventos e vamos ampliar esse conceito com a questão do entretenimento.

Outra novidade que promete agitar a plateia é a contratação de um diretor de cerimônias, como já acontece em grandes eventos pelo mundo, tais como a abertura e o encerramento das Olimpíadas.

Juciely isso é vôlei Superliga vôlei (Foto: Divulgação/CBV)Juciely, do Rio de Janeiro, posa ao lado da placa com slogan "Isso é vôlei" (Foto: Divulgação/CBV)

O público será estimulado a chegar mais cedo ao ginásio para vivenciar a nova experiência. A mudança é vista pela CBV como fundamental para tornar a Superliga e o vôlei produtos mais atrativos para jogadores, clubes, torcedores, televisão e patrocinadores. Assim, a expectativa é de que surjam novas e maiores possibilidades comerciais, com a potencial entrada de investidores e equipes, além do maior apelo por mais espaço na televisão. O conceito que está por trás dessa reviravolta foi batizado de "Isso é vôlei". A iniciativa visa criar ligações com a modalidade em diversas situações, como a brincadeira de crianças com balões de festas infantis.

- Quando vemos uma criança brincando com um balão, estamos vendo uma forma rudimentar de vôlei. A criança não sabe, mas isso também é vôlei. O desafio de transformar uma final num espetáculo que por si só já é superlativo é muito grande. Mas, se pensarmos que o espetáculo já está todo lá, então, ele só precisa ser embalado com luzes novas, cores, movimentos inusitados, uma presença instigante, emocionante e muita música dançante. Com essa performance, podemos iniciar uma nova possibilidade de entender e ver o esporte, aliando a ideia de espetáculo por meio do teatro, da dança e do circo ao esporte - analisou Ulysses Cruz, diretor geral de entretenimento das finais da Superliga.

A decisão feminina será disputada no domingo, às 10h, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, entre Osasco e Rio de Janeiro. Enquanto a masculina está marcada para o dia 13 de abril, no Maracanãzinho (RJ). O Cruzeiro, atual campeão, espera o vencedor de Minas e Rio de Janeiro para conhecer seu adversário da final. A TV Globo transmite os jogos ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Curiosidades do Super Bowl e do Fim de Semana das Estrelas
Símbolos do espetáculo no esporte, o All-Star Weekend da NBA, e o Super Bowl, decisão da NFL, viraram fenômenos de audiência em todo o mundo. O fim de semana do All-Star Game conta com uma série de atrações, como o Desafio de Habilidades, Torneio de Enterradas, Torneio de 3 pontos e o Jogo das Celebridades, que reúne políticos, cantores, atores... Na última edição, o jamaicano Usain Bolt, o rapper Ne-Yo e o astro de Hollywood, Josh Hutcherson, que estrelou o filme "Jogos Vorazes", roubaram a cena entre os famosos. O show termina com o jogo das estrelas, o "All-Star Game", amistoso no qual participam os melhores jogadores do ano da Liga Americana, divididos em equipes das Conferências Leste e Oeste.

Beyonce no show de intervalo no Super Bowl (Foto: EFE)Beyonce foi uma das atrações da última edição do Super Bowl; cantora fez show no intervalo (Foto: EFE)

No futebol americano, por sua vez, o duelo marca a decisão do campeonato da NFL, sendo o evento de maior audiência dos Estados Unidos e, a nível mundial, só perde para a final da Liga dos Campeões da UEFA. Disputado desde 1967, a partir da junção das duas principais ligas do país (NFC e AFC), o Superbowl tem uma forte influência da publicidade e do marketing. O custo de comercial de 30 segundos já chegou a três milhões de dólares, mais de seis milhões de reais. Antes do início da partida, um artista famoso canta o hino nacional americano (Alicia Keys, em 2013) e no intervalo há um grande show (Beyoncé, em 2013). Quem organiza a segurança do evento é o Serviço Secreto dos Estados Unidos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/04/inspirada-na-nfl-e-na-nba-superliga-quer-transformar-finais-em-espetaculo.html

Pai de Kevin agradece convite para amistoso. Mãe teme má publicidade


Limbert Beltrán ainda aguarda os dados do voo para Santa Cruz de la Sierra, palco de Brasil x Bolívia, mas exalta a seleção brasileira

Por Leandro Canônico Cochabamba, Bolívia

Pais de Kevin Espada, Carola Beltrán Espada e Limbert Beltrán  (Foto: Reprodução SporTV) Carola e Limbert Beltrán temem que nome do filho seja usado indevidamente (Reprodução/SporTV)

Demorou, mas Limbert Beltrán, pai do garoto boliviano Kevin, morto por um disparo de sinalizador na partida entre San José e Corinthians, no último dia 20 de fevereiro, foi convidado para o amistoso do próximo sábado, entre Brasil e Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra. Parte da renda será destinada à família da vítima.

Limbert recebeu o telefonema da Federação Boliviana de Futebol nesta quarta-feira, mas ainda não tem os dados do voo que vai levá-lo ao local da partida. De qualquer maneira, ele obteve a informação de que assistirá ao amistoso ao lado dos presidentes da Federação Boliviana, Carlos Chávez, e da CBF, José Maria Marin.

- Eu fui avisado que vou ver o jogo ao lado deles. Quero muito agradecer ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol por colocar a seleção brasileira nesse jogo. Agradeço a ajuda também de todos os torcedores que vão comparecer - comentou o pai de Kevin Espada Beltrán.

Muito embora sejam gratos pelas ações solidárias à família, os pais do garoto temem que o nome dele seja usado como forma de dar maior publicidade ao jogo.

- Nós não queremos que o nome do nosso filho seja usado dessa maneira. Só queremos que tudo isso passe e ele deixe de estar na mídia - disse a mãe, Carola.

A renda do amistoso entre Brasil e Bolívia será dividida entre a família de Kevin Espada Beltrán, os campeões bolivianos da Copa América de 1963 e a Federação Boliviana de Futebol, descontando as despesas da partida. A porcentagem correta só será divulgada depois do duelo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/04/pai-de-kevin-agradece-convite-para-amistoso-mae-teme-ma-publicidade.html

Contrato não prevê a devolução do Engenhão por problemas estruturais


Contudo, advogado diz que o fato de a interdição impedir o clube de obter renda com imóvel é motivo para rescisão e até para ação do Bota por danos

Por Thiago de Lima e Vicente Seda Rio de Janeiro

O contrato de concessão do Engenhão, celebrado em 24 de agosto de 2007 entre a Prefeitura do Rio e a Companhia Botafogo, não prevê em suas cláusulas de rescisão a hipótese de devolução do imóvel por conta de problemas estruturais. Essa possibilidade vem sendo estudada pela diretoria alvinegra e defendida abertamente pelo ex-presidente do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro. Pelo contrato, só está descrita a rescisão por conta de descumprimento de obrigações ou insolvência por parte da concessionária. No entanto, segundo o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-RJ, Marcelo Jucá, o clube pode pedir a rescisão por conta das questões estruturais que motivaram a interdição do estádio.

De acordo com o documento obtido pelo GLOBOESPORTE.COM, a concessão tem prazo "improrrogável" de 20 anos e, segundo a cláusula oitava, só pode ser extinta por descumprimento das obrigações por parte da concessionária. A cláusula nona trata de outra possibilidade para extinção da concessão, no caso de insolvência da concessionária. O texto dessa parte do contrato, porém, abre uma brecha, apesar de ressaltar que a decisão sobre a ruptura do acordo é do município.
Concessão Engenhao 1 (Foto: Reprodução)Cláusula oitava fala em extinção apenas se o Botafogo descumprir sua parte (Foto: Reprodução)

Diz a cláusula nona, sob o título "outros fatos extintivos da concessão": "Resolver-se-á o presente termo em caso de falência, concordata, ou qualquer outro fato alheio à execução do contrato que, a juízo do município, comprometa o cumprimento das obrigações assumidas ou o desempenho da presente concessão, ou caracterize a insolvência da concessionária".
Concessão Engenhao 3 (Foto: Reprodução)Na cláusula nona, brecha para rompimento, mas só se a Prefeitura assim o quiser (Foto: Reprodução)

Jucá analisa, contudo, que ocorre uma condição não conhecida anteriormente e afirma que o clube pode, além de rescindir, entrar com uma ação para reaver o prejuízo.

- A presente causa de rescisão (falha estrutural da arena), se trata de condição resolutiva por vício oculto, ou seja, condição anteriormente não conhecida e, sendo assim, obviamente não existe necessidade dessa condição estar prevista no contrato. Logo, constatando-se a causa do mal no plano da existência deste contrato, ele pode deixar de existir, tendo o contratante o direito, inclusive, de ingressar com ação judicial visando o ressarcimento pelos prejuízos gerados.

Consultada, a assessoria do prefeito Eduardo Paes informou que ele e o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, estão em contato desde a semana passada sobre a questão e que até o momento a Prefeitura não tem um parecer oficial sobre a questão do contrato, acrescentando que será necessária análise pelo departamento jurídico. A assessoria do clube de General Severiano limitou-se a dizer que ninguém no Botafogo está autorizado a comentar o assunto, pois a questão ainda está sendo debatida entre o presidente do clube e o prefeito.

Constatando-se a causa do mal no plano da existência deste contrato, ele pode deixar de existir, tendo o contratante o direito, inclusive, de ingressar com ação judicial visando o ressarcimento pelos prejuízos gerados"

 Marcelo Jucá, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-RJ
Em 2007, o Botafogo foi o único a apresentar proposta na licitação aberta para a concessão do Engenhão, na gestão de Bebeto de Freitas. O clube ofereceu pagamento de aluguel mensal de R$ 36.000,00 durante os 20 anos de concessão (total de R$ 8.640.000,00). O reajuste é anual e regulado pelo "Índice de Preços ao Consumidor Ampliado - Especial (IPCA-E)". Entre as obrigações da Companhia Botafogo que constam no contrato de concessão estão a manutenção de equipamentos e instalações, além da cessão gratuita do imóvel ao município para realização de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.

No dia 27, o presidente da RioUrbe, Armando Queiroga, e o engenheiro do consórcio que assumiu a obra, Marcos Vidigal, explicaram que a causa da interdição foi um deslocamento da estrutura 50% maior do que o calculado pelo engenheiro Flavio D'Alambert, da empresa Projeto Alpha, e que, atualmente, segundo relatório de uma empresa especializada alemã, a SBP, ventos de 63km/h colocariam em risco a construção. Ambos afirmaram que o problema já era conhecido e vem sendo acompanhado desde 2007, mas, no entanto, até a emissão do laudo pela empresa alemã, estimava-se que só haveria risco com ventos superiores a 115km/h.

- O deslocamento foi superior ao previsto. Sempre foi motivo de investigação nossa. Ainda em 2007, começamos uma intensa pesquisa para saber que fenômeno era esse, sua consequência e suas causas. Em 2009, saiu o primeiro relatório da projetista com restrição. Não poderia ser usado com ventos acima de 115km/h. Entre 2009 e 2010, continuamos a pesquisa e conseguimos desenvolver um dispositivo que permitiu a medição das cargas nos pendurais. Feitas as leituras dos 100 pendurais, foram feitas 10 leituras para cada um e três foram aproveitadas. Optou-se pela contratação de uma terceira empresa especializada em cobertura de estádios. O relatório final da SBP aponta que a estrutura do Engenhão deverá passar por intervenções preventivas para restaurar os níveis de segurança recomendados - explicou Vidigal na entrevista coletiva do dia 27, na sede da Prefeitura.

estádio Engenhão treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Engenhão está fechado por tempo indeterminado (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM publicada também no dia 27, o projetista Flavio D'Alambert, que além da cobertura do Engenhão é responsável pelos estádios de Cuiabá e Fortaleza da Copa do Mundo de 2014, citou "pressa" nas obras por conta da mudança de construtora durante a execução do projeto. As obras começaram em 2003, quando o prefeito era César Maia. Foram executadas inicialmente pela Delta e concluídas em 2007 pelo consórcio formado pelas construtoras OAS e Norberto Odebrecht.
- A pressa é inimiga da perfeição. Apesar de terem sido tomados todos os cuidados necessários, o ideal era que houvesse um prazo maior para a construção do estádio. O consórcio, quando houve a troca (da Delta para a dupla OAS/Odebrecht), só tinha mais quatro ou cinco meses para entregar - afirmou D'Alambert.

INFO_ENGENHAO_02 (Foto: Infoesporte)

Coincidências cercam as carreiras de Oswaldo e Autuori, rivais no clássic


Técnicos de Botafogo e Vasco, adversários nesta quarta-feira, tiveram primeiro encontro em 1979, como preparadores físicos do América

Por Raphael Zarko e Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira Botafogo entrevista (Foto: Satiro Sodré / Agif)Oswaldo de Oliveira lembra confronto de 1999 com Autuori (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Desde 1979, as carreiras de Oswaldo de Oliveira e Paulo Autuori são cercadas de coincidências. Na época, ainda jovens, chegavam ao América como preparadores físicos e sonhavam com voos bem mais altos. Nesta quarta-feira, eles serão adversários, comandando Botafogo e Vasco, respectivamente, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela quarta rodada da Taça Rio.

A amizade de mais de 30 anos os fez seguir caminhos parecidos em certos pontos de suas carreiras. Ambos passaram por Catar e Japão, onde, aliás, Oswaldo substituiu Autuori para iniciar a temporada de 2007 com o Kashima Antlers. Dez anos antes, o inverso aconteceu no Cruzeiro.

No currículo, Oswaldo, de 62 anos, e Autuori, de 56, também contam com Santos, Flamengo, Botafogo, Vasco e São Paulo como clubes coincidentes.

- Nos conhecemos no início da minha vida profissional e na dele. O encontro foi no América em 1979. Ele vinha da Portuguesa e eu do Bonsucesso. Depois vim para o Botafogo e ele foi para Portugal. Estamos há um tempão sem encontrar. É mais contato telefônico. Acho que nos enfrentamos uma vez em 1999, ele no Santos e eu no Corinthians - disse Oswaldo de Oliveira.

paulo autuori vasco treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Autuori passa por mais um clube no qual Oswaldo trabalhou (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)

O treinador lembrou bem do confronto que venceu por 4 a 1, pelo Brasileiro de 1999. Mas houve outro jogo e Oswaldo novamente saiu vencedor. Ele comandava o Fluminense na vitória ppor 2 a 1 sobre o Botafogo de Autuori, no Campeonato Brasileiro de 2001.

Autuori demonstrou conhecer bem o trabalho de Oswaldo. Ele fez questão de mandar um abraço ao amigo antes do confronto desta quarta-feira, mas preferiu se eximir dos comentários sobre a escalação do adversário para o clássico, já que o Botafogo não terá Seedorf, suspenso.

- Temos que olhar para o nosso time, fazer nosso trabalho. O Oswaldo faz um trabalho muito bom, o time entra em campo já sabendo o que vai fazer. Eles já ganharam a Taça Guanabara e pode ser que teste algo. Aliás, um grande abraço para o meu amigo - afirmou Paulo Autuori.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/04/coincidencias-cercam-carreiras-de-oswaldo-e-autuori-rivais-no-classico.html

Nova reunião: prefeito e Botafogo buscam solução para o Engenhão


Eduardo Paes e Maurício Assumpção estiveram frente a frente, na manhã desta quarta, procurando um fim para o impasse. Quinta deverá ser decisiva

Por Fábio Leme Rio de Janeiro

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tiveram um encontro na manhã desta quarta-feira para discutir a questão do Engenhão. O dirigente alvinegro esclareceu alguns pontos que preocupam o clube como, por exemplo, o custo de manutenção do estádio, além de possíveis formas de ressarcimento ao Glorioso por causa da interdição. Paes ficou de analisar os argumentos apresentados, trabalhando de forma conjunta com o Alvinegro.

Na noite de quinta-feira, a diretoria do clube vai se reunir em uma assembleia no intuito de achar um denominador comum para o impasse. Enquanto alguns diretores acreditam que a busca por uma saída seja a melhor solução, outros entendem que a devolução do estádio é a melhor maneira. Nesta corrente está o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, pessoa influente dentro de General Severiano, e que também estará nas tratativas.

No último dia 26 de março, o prefeito do Rio de Janeiro interditou o Estádio Olímpico João Havelange, por tempo indeterminado, devido ao problema na cobertura, que pode desabar em caso de vento superior a 63km/h. A medida foi tomada após Eduardo Paes receber laudos de uma empresa alemã, a SBP, que fazia a vistoria do local.

Estádio Engenhão problemas na estrutura (Foto: Agência Reuters)Estádio Engenhão tem problemas na estrutura (Foto: Agência Reuters)

FONTE:

Contrato só acaba ano que vem, mas Réver já pensa em renovação


Capitão atleticano, que espera ser procurado pela diretoria para discutir
um novo contrato, deixa claro prioridade é permanecer no Atlético-MG

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Réver vive a melhor fase de sua carreira. O capitão do Atlético-MG é artilheiro do Campeonato Mineiro e do time na temporada. Para coroar o bom momento, foi mais uma vez convocado para a Seleção Brasileira - desta vez para o amistoso contra o a Bolívia, no próximo sábado. O zagueiro ainda tem contrato até o meio de 2014, mas revela que o carinho pelo clube onde vive a boa fase desperta o desejo de adiantar o processo de renovação de contrato.

Réver zagueiro Atlético-MG entrevista (Foto: Maurício Paulucci)Réver espera ser procurado pela diretoria para renovar compromisso com o clube (Foto: Maurício Paulucci)

O defensor atleticano revela que está ansioso para ser procurado pela diretoria do Galo para que as partes possam estudar a renovação.

- Quero deixar bem claro que minha opção sempre vai ser o Atlético-MG. Tenho um carinho muito grande por todo mundo aqui, mas até agora ninguém me procurou. Espero que possam me procurar o quanto antes, para sentarmos e conversamos, porque meu desejo é ficar no Galo.

O diretor de futebol do clube, Eduardo Maluf, informou que faz parte dos planos conversar com o jogador, mas não informou quando a renovação será discutida.

- É um assunto interno do clube. O que posso dizer é que o desejo do Atlético-MG é o mesmo dele. Réver é um jogador que é exemplo de profissional, é ídolo. Não tem dúvidas que vamos tentar ficar com ele.

Galo recebe Arsenal-ARG de olho no primeiro lugar geral da fase de grupo


Jogo será em Belo Horizonte. Partida do turno, na Argentina, terminou 5 a 2 para o Atlético-MG

Por Marco Antônio Astoni e Maurício Paulucci Belo Horizonte

ronaldinho gaucho entrada violenta (Foto: Juani Joncorini/Brazil Photo Press/Agência Estado)Ronaldinho vai reencontrar Braghieri nesta quarta(Foto: Juani Joncorini/Brazil Photo Press/Ag Estado)

Primeiro lugar geral da Taça Libertadores da América, jogando o melhor futebol do Brasil, para muitos, e com Ronaldinho Gaúcho e Réver na seleção brasileira. Em um dos melhores momentos de sua história recente, o Atlético-MG recebe o Arsenal de Sarandí, no Independência, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília). O jogo é válido pela quinta rodada do Grupo 3 da primeira fase.

A única mudança na equipe considerada titular do Atlético-MG é a entrada do atacante Luan no lugar de Bernard, que sofreu uma luxação no ombro esquerdo e desfalca o time por, pelo menos três semanas. O Galo quer a vitória para ficar bem perto do primeiro lugar geral na fase de grupos, o que vai permitir ao time decidir sempre em casa nos confrontos de mata-mata.

O Arsenal-ARG vem buscar pelo menos um ponto diante do Atlético-MG, para decidir em casa, contra o Strongest, da Bolívia, na última rodada, a possibilidade de classificação. O técnico Gustavo Alfaro não tem problemas para escalar o time, que pretende apagar a má impressão deixada em Sarandí, quando levou 5 a 2, na partida do turno.

O trio de arbitragem da partida é paraguaio. O dono do apito é Henrique Caceres, auxiliado por Dario Gaona e Hugo Martínez. O quarto árbitro é o brasileiro Francisco Nascimento.
A partida será transmitida, ao vivo e em alta definição, pela TV Globo Minas, às 22h. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as emoções da partida, em Tempo Real, a partir das 21h30m.

header as escalações 2Atlético-MG: Cuca vai escalar Luan na vaga de Bernard, contundido. Richarlyson se mantém na vaga de Junior Cesar, na lateral esquerda. Provável time: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Luan; Jô.

Arsenal-ARG: o técnico Gustavo Alfaro deve repetir o time que empatou com o Belgrano, em Córdoba, pelo Campeonato Argentino, na última sexta-feira. Provável equipe: Campestrini; Krupsky, Lópes, Nervo e Braghieri; Aguirre, Marcone, Gonzalez e Carbonero; Lugüercio e Celiz.

quem esta fora (Foto: arte esporte)Atlético-MG: Bernard, um dos principais jogadores do elenco atleticano, sofreu uma luxação no ombro esquerdo na partida contra o Tupi e vai desfalcar o time por cerca de três semanas. O atacante Neto Berola ainda se recupera de lesão e continua vetado.

Arsenal-ARG: o time argentino não tem desfalques para a partida desta quarta-feira.

header fique de olho 2Atlético-MG: o atacante Luan, que entra no lugar de Bernard, contundido, terá a chance de jogar sua primeira partida como titular na Libertadores. O jogador, que tem sido requisitado por Cuca no decorrer das partidas, ainda não marcou pelo Galo, mas terá a chance de fazer seu primeiro gol com a camisa alvinegra diante dos argentinos.
Arsenal-ARG: o zagueiro Braghieri deu uma entrada forte que por pouco não machucou de forma séria o meia Ronaldinho Gaúcho. Nesta quarta, os dois vão se reencontrar.

header o que eles disseramRéver, zagueiro do Atlético-MG: “Creio que será uma partida até mais difícil do que foi na Argentina. Lá eles tinham que sair para o jogo e aqui, provavelmente, eles vão esperar para jogar no contra-ataque. Então, temos que ficar atentos e não podemos entrar em campo achando que o jogo vai ser fácil, porque senão vamos dar margens para eles crescerem dentro de campo. Sabemos que o estádio vai estar lotado, com essa torcida apaixonado que temos e espero que nós possamos fazer nesse jogo mais um resultado importante.”

Gustavo Alfaro, técnico do Arsenal-ARG: "Bernard é um jogador que desequilibra, mas o Atlético-MG segue sendo uma equipe perigosa sem ele. O time tem muita capacidade de criação ofensiva. Até este momento na Taça Libertadores, se mostrou uma equipe muito sólida".

header números e curiosidades
* O Atlético-MG é a única equipe ainda com 100% de aproveitamento nesta fase de grupos da Taça Libertadores da América. O Galo venceu as quatro partidas que disputou na competição até agora.
* Esta é apenas a terceira vez que o Arsenal de Sarandí disputa uma edição da Taça Libertadores da América. Em suas duas primeiras participações, em 2008 e 2012, a equipe argentina não passou da primeira fase.
* O Atlético-MG disputou 18 partidas em casa na história da Taça Libertadores, obtendo dez vitórias, sete empates e apenas uma derrota (1 a 2 Boca Juniors, em 1978), com 33 gols marcados e 15 sofridos.
* O Galo segue invicto desde a reabertura do Estádio Independência. Desde a vitória sobre o Goiás no dia 03/05/12 pela Copa do Brasil, o time disputou 29 jogos no local, com 22 vitórias e sete empates, 69 gols marcados e 25 sofridos.

header último confronto v2

O último jogo entre Atlético-MG e Arsenal-ARG foi o primeiro da história e foi disputado há pouco mais de um mês. O Galo foi a Sarandí, na grande Buenos Aires, e não tomou conhecimento do adversário. Venceu por impiedosos 5 a 2, com um show do garoto Bernard, que fez três. Diego Tardelli e Jô marcaram os outros, enquanto Furch e Aguirre descontaram para o time argentino.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/04/galo-recebe-arsenal-arg-de-olho-no-primeiro-lugar-geral-da-fase-de-grupos.html

Ronaldinho Gaúcho analisa futuro do Atlético-MG na Taça Libertadores


Craque atleticano acredita que elenco atual pode fazer história no clube, mas para isso tem que pensar em um jogo de cada vez

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

ronaldinho (Foto: Leo Simioni)Ronaldinho quer pensar um jogo de cada vez (Foto: Léo Simioni)

O Atlético-MG está tranquilo na Taça da Libertadores da América. Com a classificação garantida, o time enfrenta o Arsenal de Sarandí, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Independência. Com este cenário, é quase inevitável pensar no futuro. Caso garanta a primeira colocação geral ao fim da fase de grupos, o Galo tem boas chances de enfrentar, nas oitavas de final, um time do seu próprio grupo.

Ronaldinho Gaúcho acredita que o time não pode pensar em escolher o adversário da segunda fase e que a equipe deve ficar focada na partida contra o time argentino.

- Vai ser difícil contra qualquer equipe, então temos que fazer o nosso melhor e depois ver o que vai acontecer. Temos que ter o objetivo de pensar só neste momento.

O Galo vem de uma sequência de 11 vitórias consecutivas e está invicto como mandante a 46 partidas. Para R10, o elenco atual tem a chance de marcar a história do clube, quebrando recordes, mas acredita que é importante vencer as partidas que restam para conseguir vantagem na próxima fase.

- Temos o objetivo de entrar na história do clube como a equipe que mais venceu consecutivamente. Esse é o nosso objetivo. Queremos ganhar o máximo de jogos porque sabemos que a próxima fase é completamente diferente. Então, a gente vai jogando jogo a jogo sempre buscando a vitória.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/04/ronaldinho-gaucho-analisa-futuro-do-atletico-mg-na-taca-libertadores.html

Seleção encontrará gramado castigado no amistoso contra Bolívia


Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, passa por reformas a poucos dias da partida, mas condições do campo preocupam

Por Carlos Augusto Ferarri Direto de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia

Os organizadores do amistoso entre Bolívia e Brasil, marcado para sábado, às 16h30m (de Brasília), correm contra o tempo para fazer ajustes no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra. Apesar da pressa nas obras na estrutura do local, o time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari encontrará um gramado em condições ruins.

O campo apresenta inúmeras falhas, principalmente na parte central, onde foi colocado areia para tapar os maiores buracos. É possível notar também que diferentes tipos de grama foram plantados. Para piorar, chove forte na cidade nesta quarta-feira, e a previsão mostra de que o tempo continuará instável pelo menos até o fim de semana.

Brasil x Bolívia Estadio Ramón Tahuichi Aguilera    (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Estádio Ramón Tahuichi Aguilera não apresenta boas condições para sábado (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

São 19 funcionários trabalhando por diversos setores do estádio. Nas arquibancadas, algumas cadeiras danificadas estão sendo trocadas. Ainda há bastante sujeira devido aos últimos jogos dos dois clubes da cidade, o Oriente Petrolero e o Blooming. Os camarotes também passam por melhorias para receberem dirigentes dos dois países.

A maior reformulação está no vestiário que será usado pelos brasileiros. Além de pintura, toda a parte elétrica, incluindo chuveiros e iluminação, foi modificada. A CBF exigiu a colocação de armários individuais para, pelo menos, 22 atletas. Os móveis já chegaram, restando apenas a instalação. O piso de borracha, bastante desgastado, será coberto por um novo revestimento.

A administração do estádio, porém, sofre com a falta de recursos para cumprir outros pedidos, como a colocação de ar condicionado nos vestiários. O limite de gastos é de Bs 20 mil, cerca de R$ 5,7 mil. Acima disso, há a necessidade de abrir licitação. Por isso, a alternativa encontrada foi alugar aparelhos.

O estádio Ramón Tahuichi Aguilera foi construído em 1937 e reformado pela última vez para a Copa América de 1997. O local serviu como base para a Seleção Brasileira naquela oportunidade. Dos seis jogos disputados, cinco foram em Santa Cruz. Na decisão, o Brasil venceu a Bolívia por 3 a 1, em La Paz.

Brasil x Bolívia Estadio Ramón Tahuichi Aguilera    (Foto: Carlos Augusto Ferrari)CBF exigiu novos armários para o vestiário da Seleção em Santa Cruz (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

FONTE:


 

Náutico volta a ter atleta convocado para Seleção após hiato de 47 anos


Após ter Nado, atacante do time do hexa, em 1966, lateral-esquerdo Douglas Santos aparece na lista de Felipão para amistoso contra Bolívia

Por Lucas Liausu Recife

Bastante emocionado e nitidamente sem conseguir acreditar que tinha acabado de ser convocado para a seleção brasileira principal, o lateral-esquerdo Douglas Santos apareceu para a entrevista coletiva do Náutico já com lágrimas nos olhos. Ele representará o Timbu com a camisa amarelinha depois de um hiato de 47 anos. O último alvirrubro a ser convocado de forma direta foi Nado, em 1966.

Antes mesmo de começar a responder a primeira pergunta na entrevista coletiva, o Douglas Santos caiu no choro.

- A minha ficha ainda não caiu. Todo jogador sonha em chegar um dia à seleção brasileira e eu espero representar o meu país muito bem. Vou fazer o meu trabalho muito bem feito e não vai ser diferente do que faço aqui no Náutico.


douglas santos náutico (Foto: Lucas Liausu)Douglas Santos chorou muito ao saber da convocação para a seleção brasileira (Foto: Lucas Liausu)

Aos 19 anos, o jogador fará parte de uma seleção brasileira junto com alguns de seus ídolos no futebol. Os atacantes Ronaldinho Gaúcho e Neymar foram citados pelo alvirrubro como exemplos a serem seguidos.

A minha ficha ainda não caiu. Todo jogador sonha em chegar um dia à seleção brasileira e eu espero representar o meu país muito bem"
Douglas Santos

- Vou procurar conselhos porque sei que as pessoas que estão lá terão muitos para me dar. Vou conversar para que eles me passem experiência. Nunca pensei que ia estar ao lado de jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Neymar, por exemplo.

Com um estilo bastante tímido, Douglas provê um início mais cauteloso na Seleção. Ao ser lembrado do famoso trote que é aplicado pelos jogadores mais velhos, garantiu que vai procurar falar o mínimo possível.
- Eu sou muito tímido e não sei como vou fazer lá. Costumo falar pouco e vou procurar resumir tudo em poucas palavras. Acredito que serei bem recebido por eles.

Apesar de ser apenas a sua primeira convocação, Douglas encontrará três jogadores já conhecidos. O goleiro Mateus, o zagueiro Dória e o atacante Leandro estiveram com ele na seleção brasileira sub-20 no início do ano e foram indicados pelo técnico Alexandre Gallo a Felipão.

- Acredito que eu agradei a ele nos trabalhos que nós fizemos aqui no Náutico e eu devo a ele (Gallo) essa convocação. Ele me deu chances de ser titular no ano passado e me ajudou muito. Sei que ele está conseguindo o objetivo dele e eu estou em busca de traçar o meu.

Outra pessoa que foi citada por Douglas Santos em sua entrevista coletiva foi o ex-atacante e hoje auxiliar técnico do Náutico, Kuki. Ele tem uma boa relação com o ídolo da torcida Timbu desde as épocas de categorias de base.

- Devo muito ao Kuki. Ele está comigo desde o começo e sem ele eu não estaria aqui. Desde a base ele fala comigo e foi ele que me deu a notícia. Já aproveitei para agradecer.

Pernambuco e Nordeste representados


leomar Karembeu brasil x frança   (Foto: Getty Images)Leomar, pelo Sport em 2001, foi convocado para aSeleção (Foto: Getty Images)

Nado, na década de 60, foi o último jogador do Náutico convocado para a Seleção. Ele participou da época gloriosa do Timbu.

- Considerando os jogadores que ainda atuavam no futebol pernambucano, temos Nado, que jogou em 1966. À época, ele estava no processo de transferência para o Vasco, mas quando foi convocado ainda jogava pelo Náutico. Na ocasião, o Brasil convocou praticamente quatro times e ele foi um deles.

O último representante de um time de Pernambuco na Seleção foi Leomar em 2001. Na época, o jogador defendia o Sport e foi convocado pelo técnico Leão. 


Este ano, o presidente do Rubro-negro, Luciano Bivar, causou polêmica ao afirmar que pagou para ver o atleta com a camisa canarinha.

A última participação de um jogador de um time do Nordeste foi a de Nadson. Ele estava no Vitória-BA e foi chamado para disputar a Copa Ouro em 2003. A Seleção enviou para o torneio a equipe sub-23.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/nautico/noticia/2013/04/nautico-volta-ter-atleta-convocado-para-selecao-apos-hiato-de-47-anos.html