quinta-feira, 21 de março de 2013

Com a 11 de Neymar, Giva garante vitória do Santos sobre o Mirassol

Menino de 20 anos faz seus primeiros gols como profissional e assegura a virada do Peixe na Vila Belmiro. Alvinegro assume a vice-liderança


 A CRÔNICA
por Marcelo Hazan

Neymar não esteve em campo. Horas antes, havia participado do empate entre Brasil e Itália, em amistoso realizado na na Suíça. Mas a sua camisa 11 esteve bem representada na Vila Belmiro, vestida pelo atacante Giva, de 20 anos. O menino, destaque do Peixe na Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcou os gols da vitória alvinegra por 2 a 1 sobre o Mirassol, de virada, nesta quarta-feira à noite, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista.

O segundo gol, aliás, foi irregular. Pato Rodríguez, em posição de impedimento, participou da jogada. O auxiliar Leandro Matos Feitosa assinalou a irregularidade, mas o árbitro Rodrigo Braghetto ignorou a marcação e confirmou o gol, para desespero dos jogadores do Mirassol.

Com o resultado, o Alvinegro engatou a terceira vitória consecutiva no Paulistão e chegou a vice-liderança, com 27 pontos, dois a menos que o São Paulo. Esta é a quarta partida do time sem Neymar. No total, o retrospecto é de três vitórias e um empate. O Mirassol é o 15º, com 12 pontos.

A sofrida vitória do Santos ainda teve as expulsões de Felipe Anderson e Patito Rodriguez, ambos fora do clássico contra o Palmeiras, domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu. O Mirassol, por sua vez, encara o Mogi Mirim, fora de casa, às 18h30m, também no domingo.

Giva comemoração Santos Mirassol (Foto: Ag. Estado)Giva comemora um de seus gols na vitória sobre o Mirassol (Foto: Ag. Estado)

Tudo igual

Santos e Mirassol fizeram um primeiro tempo bastante movimentado, com várias chances de gol. Foram nove finalizações do Peixe, contra oito da equipe do interior. A falta cobrada por Pio na trave esquerda de Rafael, com menos de um minuto de jogo, anunciava um bom jogo na Vila Belmiro. O susto logo de cara serviu para acordar o time da casa, mas não o suficiente a ponto de fazer Miralles aparecer. Diferentemente do usual, o argentino perdeu duas ótimas chances no início e sumiu.


Pouco antes de abrir o placar, o Mirassol havia chegado mais perto novamente com Tiago Luís, ex-Santos e de volta à Vila Belmiro pela primeira vez. Mas na falha de marcação da defesa santista não teve jeito: André Luis aproveitou a sobra no escanteio da esquerda e soltou a bomba, sem chances para Rafael, aos 20 minutos.

O gol acendeu o Mirassol e deixou os poucos santistas nas arquibancadas irritados. Impacientes com os erros do time, eles só se acalmaram aos 40, quando o Peixe, enfim, empatou. Sem Neymar, tradicional dono da camisa 11, coube ao garoto Giva, de 20 anos, o papel de brilhar. Também num escanteio, cobrado por Felipe Anderson, o novato se antecipou à zaga e venceu Emerson. Foi sua primeira bola na rede como profissional.

Com protestos, Giva decide
Se no primeiro tempo sobraram finalizações e chances reais de gol, no segundo faltou inspiração dos dois lados. O nível técnico caiu bastante, e os poucos momentos de emoção saíram em lances de bola na mão dentro da área reclamados pelo Peixe. Nas duas oportunidades, o árbitro Rodrigo Braghetto mandou seguir. Mais tarde, o árbitro decidiria o jogo a favor do Alvinegro.

Em lance polêmico e confuso, Giva, de novo, aproveitou bate-rebate dentro da área e finalizou de chapa no canto esquerdo de Emerson, aos 28 minutos. Indignados, os jogadores do Mirassol partiram para cima de Rodrigo Braghetto, pois o assistente Leandro Matos Feitosa havia sinalizado impedimento de Patito Rodriguez, que fez corta-luz em posição irregular. O árbitro ignorou a sinalização do bandeirinha e confirmou o gol.

O jogo parecia sob controle, mas o Santos quase se complicou. Em apenas dois minutos, perdeu dois jogadores expulsos: Felipe Anderson e Patito, que abusaram da força em divididas e levaram o vermelho. O Mirassol não teve tempo para se aproveitar dos dois jogadores a mais. Sorte do Peixe.


FONTE:

Olivinha e Marquinhos brilham, e Fla volta a vencer após quatro jogos


Dupla rubro-negra anota 49 dos 99 pontos do time carioca, que chegou ao 25º triunfo e se manteve na ponta do NBB com uma derrota a menos que Brasília

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Depois de amargar quatro derrotas consecutivas - uma pelo NBB, diante do embalado Bauru, e três pela Liga das Américas, que culminou com a eliminação do time carioca no torneio -, o Flamengo agradeceu a fidalguia da diretoria do Joinville, que homenageou o agora rubro-negro Shilton pelos serviços prestados à franquia catarinense, mas não fez média em quadra e atropelou os donos da casa. Com grandes atuações dos alas Marquinhos, que anotou 29 pontos, e Olivinha, com outros 20, o time da Gávea venceu por 99 a 72 (49 a 38), fez as pazes com a vitória, chegou ao 25º triunfo e se manteve na liderança da competição com uma derrota a menos que a equipe de Brasília.

Além dos alas rubro-negros, Benite também teve grande atuação, principalmente no primeiro tempo. Com 18 pontos, nove deles anotados nos primeiros 20 minutos, o armador também se destacou. Pelo lado catarinense, Thyago Aleo, com 18 pontos, e Vinícius Teló, com outros 17, foram os maiores pontuadores.


jogo basquete Joinville x Flamengo NBB (Foto: Jackson Nassler / Divulgação)Marquinhos arrisca de média distância (Foto: Jackson Nassler / Divulgação)

As duas equipes voltam à quadra no sábado, pela 32ª rodada. Enquanto os líderes do NBB encaram o Limeira, no interior paulista, às 16h, a equipe catarinense, que amargou sua 12ª derrota em 13 jogos, recebe o Tijuca, no mesmo horário, em Joinville.

O JOGO

Parecia que o primeiro quarto seria tranquilo para o Flamengo, mas a previsão não se confirmou. O time rubro-negro fez 10 a 2 e se manteve na liderança com uma certa folga até 14 a 11. Até que Thyago Aleo entrou em ação, anotou cinco pontos consecutivos e colocou o Joinville à frente por 16 a 14. José Neto parou o jogo na mesma hora. A bronca do técnico rubro-negro surtiu efeito e, liderados por Benite e Marquinhos, que juntos anotaram 21 pontos no período, os visitantes viraram e fecharam os primeiros dez minutos vencendo por 29 a 23.

Shilton homenagem basquete jogo Joinville x Flamengo (Foto: Jackson Nassler / Divulgação)Ex-Joinville, Shilton recebe homenagem na noite de quinta (Foto: Jackson Nassler / Divulgação)

O segundo quarto começou com uma bola de três pontos de Benite, aumentando a diferença para nove pontos, a maior do jogo até então. Mas, novamente, adefesa rubro-negra, muito criticada pelo técnico José Neto nos jogos pela Liga das Américas, voltou a falhar. Melhor para os donos da casa, que reagiram, anotaram 9 a 2 e diminuíram o prejuízo para apenas um pontinho. Mas a reação catarinense parou por aí, o Flamengo cresceu no jogo e o primeiro tempo terminou com 11 pontos a favor do time carioca.

O Flamengo voltou disposto a liquidar a fatura no terceiro período. E o objetivo foi cumprido em apenas cinco minutos. Com um início avassalador, marca registrada do time rubro-negro na competição, a equipe do técnico José Neto fez 16 a 5 e aumentou a vantagem para 65 a 43. Atordoados com o volume do time carioca, os donos da casa não conseguiram reagir e chegaram ao fim do quarto perdendo por 74 a 52.

Com o jogo praticamente decidido, o Flamengo só precisou administrar a diferença nos últimos dez minutos para fazer as pazes com as vitórias. E foi justamente o que o time carioca fez. Mesmo depois de perder o paraguaio Bruno Zanotti com cinco faltas - todas cometidas no último período - a pouco menos de seis minutos para o fim da partida, os visitantes aumentaram a diferença e venceram por 99 a 72.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2013/03/olivinha-e-marquinhos-brilham-na-vitoria-do-flamengo-sobre-o-joinville.html

Atuações da Seleção: Oscar e Neymar se destacam, e Hulk destoa


Apesar de não manterem regularidade durante todo jogo, jovens foram os melhores do Brasil. Julio Cesar, Fred e Hernanes também vão bem

Por Alexandre Lozetti São Paul 

Headers_materia_Brasil (Foto: Infoesporte)

JULIO CESAR - goleiro
Fez ótimas defesas em duelos contra atacantes, sobretudo Balotelli, mas estava muito adiantado no gol marcado pelo atacante no segundo tempo. Saldo positivo - Nota 7



DANIEL ALVES - lateral-direito
No início, sofreu no espaço entre ele e David Luiz, por onde Giaccherini e Balotelli criaram muito. Melhorou o posicionamento depois, mas foi tímido no ataque - Nota 5


DAVID LUIZ - zagueiro
Parecia o ponto fraco da defesa no começo do jogo ao perder os lances com Balotelli, mas depois melhorou. Conseguiu se antecipar e levar vantagem  - Nota 5


DANTE - zagueiro
Salvou gol de Balotelli, que seria o da virada italiana, mas sofreu nas bolas aéreas, que levaram muito perigo à defesa brasileira - Nota 5


FILIPE LUÍS - lateral-esquerdo
Fez partida segura. A Itália criou poucas chances de gol por seu lado. Teve mais trabalho com a entrada de Cerci, mas foi firme. Cruzou no lance do primeiro gol - Nota 6


FERNANDO - volante
Foi bem nos desarmes, com poucas faltas e firmeza ao dividir. Participou bem do jogo, mas faltou acompanhar mais os italianos que vinham de trás para a área do Brasil - Nota 6


HERNANES - volante
Voltou bem à Seleção. Orquestrou os lances de meio-campo, foi o responsável por iniciar a armação. No segundo tempo sofreu com a falta de movimentação dos atacantes - Nota 6,5


OSCAR - meia
Participou muito do jogo ao buscar a bola com os volantes e laterais, nem sempre com acertos. Muita categoria ao fazer o segundo gol, mas errou passe na jogada que resultou no gol de empate de Balotelli - Nota 7


HULK - atacante
Atuação muito ruim. Errou quase tudo que tentou, não deu sequência aos contra-ataques e coroou sua partida ao pisar na bola de forma bisonha dentro da área - Nota 4


NEYMAR - atacante
Fazia partida discreta até participar bem dos dois lances de gol. Primeiro em belo lançamento para Hulk, depois ao puxar contra-ataque e deixar Oscar livre. Caiu menos, jogou mais. - Nota 7


FRED - atacante
Oportunista, aproveitou vacilo da defesa italiana para marcar. Participou muito do jogo no primeiro tempo, com tabelas pelo chão. A bola chegou pouco no segundo - Nota 6


KAKÁ - meia
Participou pouco da partida depois que entrou. Seria melhor ter atuado ao lado de Oscar. Tentou recompor o sistema de marcação e acabou anulado - Nota 5


DIEGO COSTA - atacante
Também poderia ter jogado ao lado de Fred em vez de substitui-lo. Praticamente não teve chance de mostrar seu futebol. - Nota 5


MARCELO - lateral-esquerdo
Mais ofensivo que Filipe Luis, tentou forçar o apoio na esquerda, mas não houve tempo para produzir nada efetivo - Nota 5


JEAN - volante
Entrou no fim da partida para reforçar a marcação - Sem nota


LUIZ GUSTAVO - volante
Entrou no fim porque Hernanes pediu para sair - Sem nota


LUIZ FELIPE SCOLARI - técnico
Conseguiu arrumar o sistema defensivo durante o primeiro tempo e usou bem o contra-http://globoesporte.glob
m/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/03/atuacoes-da-selecao-oscar-e-neymar-se-destacam-e-hulk-destoa.html, com um time compacto no meio. No segundo, porém, foi surpreendido pelas mudanças de Prandelli, fez substituições que não alteraram a forma de atuar, o.coe ainda tirou jogadores que estavam bem, caso de Oscar - Nota 4,5



Headers_materia_Italia (Foto: Infoesporte)
ITÁLIA - No primeiro tempo dependeu da genialidade de Pirlo, que colocava a bola onde queria, mas sentiu falta de meias entre ele e os atacantes. No intervalo, o volante saiu e Cesare Prandelli abriu a defesa brasileira com Cerci pela direita, e El Shaarawy pela esquerda. Apesar de uma atuação irregular de Montolivo, a equipe cresceu, ganhou espaços e Balotelli teve ainda mais liberdade para finalizar. Fez um gol, e perdeu muitos outros.


Oscar amistoso Brasil x Itália (Foto: Getty Images)Oscar foi um dos melhores da Seleção, apesar de falha no gol de Balotelli; Hulk foi mal (Foto: Getty Images)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/03/atuacoes-da-selecao-oscar-e-neymar-se-destacam-e-hulk-destoa.html

Brasil abre 2 a 0 no primeiro tempo, mas cede empate à Itália na Suíça


Fred e Oscar marcam para a Seleção contra a Azzurra, que reage na etapa final com De Rossi e Balotelli. Time de Felipão pega Rússia na segundaPor Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Genebra, Suíça


Ficou no quase. Nesta quinta-feira, no Estádio de Genebra, o Brasil chegou a abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas viu a Itália reagir e deixar tudo igual na etapa final, com chances de virada. Com o resultado, Luiz Felipe Scolari chega ao segundo jogo sem vitória desde que voltou à Seleção (derrota de 2 a 1 para a Inglaterra) na estreia. Somando à era Mano Menezes, o time brasileiro mantém o jejum de não vencer campeões do mundo com o grupo completo. Já são seis confrontos - Argentina (duas vezes, 1 a 0 e 4 a 3), Alemanha (3 a 2), Inglaterra (2 a 1) e França (1 a 0). A última vitória foi contra os ingleses em novembro de 2009. Triunfo por 1 a 0, em Doha, no Qatar.

Os gols do Brasil saíram todos no primeiro tempo. Fred e Oscar, em bela jogada de Neymar, fizeram para o time canarinho. Os italianos, que foram mais perigosos durante os 90 minutos, só balançaram a rede de Julio César na etapa final. De Rossi e Mario Balotelli, com um belo chute de longe por cima do goleiro brasileiro, marcaram para a Squadra Azzurra. 
Na próxima segunda-feira, também às 16h30m (de Brasília), a equipe terá mais uma oportunidade de conquistar a primeira vitória sob a batuta de Felipão. O time canarinho vai enfrentar a Rússia, em Stamford Bridge, em Londres, na Inglaterra. O jogo marcará a volta de Scolari ao estádio dos Blues, clube que comandou de julho de 2008 a fevereiro de 2009.

Mosaico galeria Brasil Itália amistoso (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Antes do início da partida, os jogadores de Brasil e Itália exibiram uma faixa contra o racismo. Tudo sob o olhar atento de Kevin Prince Boateng, que desembarcou na Suíça para participar de uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Internacional das Discriminações Raciais. Além disso, o jogador do Milan vai se encontrar na sexta com o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Em janeiro, Boateng foi alvo de insultos racistas de torcedores do Pro Patria, time da Quarta Divisão da Itália, durante um amistoso da pré-temporada do Milan. Por conta das atitudes da torcida, ele se retirou de campo, interrompendo a disputa do confronto no segundo tempo.
Itália desperdiça várias chances de gol e...

Logo no primeiro minuto de jogo, a Itália só não abriu o marcador devido a uma bela defesa de Julio César com a mão direita. Bonucci recebeu pelo lado esquerdo nas costas de Daniel Alves. O lateral-esquerdo italiano deu um corte em David Luiz e finalizou para a intervenção do arqueiro brasileiro.

O Brasil não demorou a responder. E a boa jogada saiu dos pés de Neymar. O atacante arrancou da intermediária e quando chegou à entrada da área finalizou cruzado. Buffon espalmou e salvou. A partida continuou quente e Balotelli quase marcou aos seis. Julio César defendeu com os pés.

A Itália seguiu melhor e teve mais duas chances de marcar. Na primeira, aos 13, com Balotelli, e sete minutos depois, com Maggio. O Brasil tinha dificuldades para criar as jogadas. Neymar foi fundamental nos gols, mas ainda oscilou um pouco.

... é o Brasil que sai na frente na etapa inicial com Fred


Felipão amistoso Brasil x Itália (Foto: Mowa Press)Felipão tem um empate e uma derrota em seuretorno à Seleção (Foto: Mowa Press)

E foi com gritos de “Itália, Itália”, vindos das arquibancadas, que a Seleção encontrou ainda mais dificuldades para criar jogadas. Felipão tentava orientar a equipe. Mas os erros de passe na saída de bola incomodavam o comandante. Uma falha de Oscar na tentativa de achar Daniel Alves o fez voltar para o banco.

Mas o que parecia difícil se tornou fácil nos pés de Fred. Aos 32, Filipe Luís cruzou da esquerda, Bonucci raspou de cabeça e a bola sobrou para o atacante da Seleção. De primeira, o jogador finalizou para vencer Buffon e colocar o Brasil em vantagem. Foi o segundo de Fred em dois jogos sob a batuta de Felipão.

A Itália teve duas chances de empatar ainda na etapa inicial. Na primeira, aos 37, com Balotelli. Outra grande defesa de Julio César. Em seguida, Pirlo bateu rente à trave do goleiro. E, mais uma vez, foi o Brasil quem colocou a bola na rede. Neymar puxou contra-ataque, atraiu a marcação e lançou para Oscar, que tocou na saída de Buffon: 2 a 0, aos 41.

Um minuto antes do gol da Seleção, lance polêmico. Em contra-ataque brasileiro, Neymar rolou para Hernanes na área e o meio-campista do Lazio foi derrubado por De Sciglio, mas o juiz não marcou o pênalti.

Azzurra cresce, empata e quase vira no segundo tempo



A partida não voltou para o segundo com a mesma intensidade. Aos oito, a Itália diminuiu após cobrança de escanteio e bobeada da defesa. De Rossi aproveitou cruzamento e desviou sem chance para Julio César: 2 a 1. O gol incendiou os torcedores italianos.

E a empolgação surtiu efeito. Três minutos depois, Oscar perdeu a bola na intermediária para Balotelli. O italiano avançou até a entrada da área e bateu colocado para vencer Julio César e deixar tudo igual em Genebra. Aos 16, Felipão sacou o meia do Chelsea e apostou na entrada de Kaká.
Após o empate, Julio César voltou a aparecer para salvar o Brasil. Aos 18, Balotelli aproveitou mais uma bobeada da defesa e recebeu sozinho na entrada da pequena área. O italiano finalizou e mais um
a vez o arqueiro da Seleção fez a defesa, evitando a virada da Azzurra.

Em lances praticamente seguidos, Brasil e Itália tiveram chances de ficar à frente no marcador. Na primeira, aos 30, Balotelli recebeu dentro da área e foi travado por Dante. No minuto seguinte, Neymar cruzou para Hulk, que matou a bola errado no peito e perdeu a oportunidade de ficar cara a cara com Buffon. A última chance foi da Itália, mas Diamanti isolou a oportunidade em cobrança de falta.


BRASIL 2 X 2 ITÁLIA
Julio Césao, Hernanes (Luiz Gustavo), celo), Fernandá), Neymar, Hulk (Jean) e Fred (Diego Costa) Buffon, Maggio, Barzagli, Bonucci, De Sciglio (Antonelli), De Rossi Oscar (Kakr, Daniel Alves, Dante, David Luiz, Filipe Luis (Mar (Diamanti), Montolivo, Pirlo (Cerci), Giaccherini (Poli), Osvaldo (El Shaarawy) e Balotelli (Gilardino).
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Cesare Prandelli
Gols: Fred, aos 32 do primeiro tempo; Oscar, aos 41 do primeiro tempo; De Rossi, aos 8 do segundo tempo; Balotelli, aos 11 do segundo tempo
Cartões amarelos: Fred, Hernanes, Filipe Luis (Brasil); Maggio, Poli (Itália)
Local: Estádio de Genebra, em Genebra (SUI). Público: 29.700 torcedores. Horário: 16:30 (de Brasília)
Árbitro: Stephan Studer (SUI)

GDF recorre à ONU para contratar serviços para o estádio Mané Garrincha


Governo fechou dois convênios com o Pnud no valor de R$ 34 milhões para áreas como pintura, tecnologia da informação, limpeza e vigilância

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) precisará recorrer à ONU para conseguir deixar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pronto para a abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho. Segundo informação publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira, dois convênios no valor de R$ 34 milhões foram firmados com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para áreas essenciais do estádio.

Com os convênios, será possível contratar de uma forma mais rápida que os processos convencionais de licitação serviços para pelo menos 15 setores relacionados ao estádio, como mobiliário, pintura, tecnologia da informação, instalações hidráulicas e elétricas, limpeza e vigilância. Na página do Pnud na internet já constam os editais para compra de armários para vestiários e instalação de aparelhos de raio-x para malas e scanners de pessoas que serão usados no Mané Garrincha.

Em nota, a Secretaria Extraordinária da Copa no Distrito Federal (Secopa-DF) afirmou que os convênios foram assinados para auxiliar na contratação de estruturas temporárias para o estádio, exigidas pela Fifa.

- O PNUD possui expertise na realização de grandes eventos, como a Rio+20. A iniciativa foi elogiada pelo Comitê Organizador Local (COL) porque, além de reduzir custos, proporciona a troca de experiências, que ficará como legado para o Distrito Federal - diz o comunicado da Secopa-DF.

Obras Estádio Mané Garrincha (Foto: Fabricio Marques)Estádio Mané Garrincha será palco da abertura da Copa das Confederações (Foto: Fabricio Marques)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/03/gdf-recorre-onu-para-contratar-servicos-para-o-estadio-mane-garrincha.html

Messi tatua desenho das mãos do filho Thiago na perna esquerda


Craque do Barcelona está com a seleção argentina para jogos das Eliminatórias

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Leo Messi gravou seu filho para sempre. O jogador do Barcelona tatuou um desenho das mãos do pequeno Thiago na perna esquerda. Foram nada menos do que quatro horas para concluir a arte. O jogador do Barcelona fez a tattoo durante a concentração com a seleção argentina para os jogos pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. Os hermanos encaram a Venezuela na próxima sexta no Monumental de Núñez. No dia 26, é a vez da Bolívia.

messi tatuagem (Foto: Reprodução)A tatuagem em homenagem ao filho Foto: Reprodução)

messi tatuagem (Foto: Reprodução)Messi ainda escreveu o nome do filho (Foto: Reprodução)

messi tatuagem (Foto: Reprodução)Tatuagem de Messi (Foto: Reprodução)

messi tatuagem (Foto: Reprodução)Messi enquanto estava sendo tatuado (Foto: Reprodução)

O atleta já tem uma tatuagem feita há algum tempo em homenagem à mãe Celia no ombro esquerdo.

messi tatuagem  praia (Foto: Reprodução)Messi fez tatuagem em homenagem à mãe há alguns anos (Foto: Arquivo)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2013/03/messi-tatua-desenho-das-maos-do-filho-thiago-na-perna-esquerda.html

Da Bahia à Nicarágua, passando pelo Fla, a saga do fenômeno da internet


Maycon Santana, que recebeu chance na Gávea após vídeo com jogadas suas explodir na rede, tenta o recomeço no futebol da América Central

Por Janir Júnior Rio de Janeiro


A realidade mudou, mas o mundo virtual continua como principal ferramenta de Maycon Santana. Ainda garoto, aos 14 anos, ele surgiu como fenômeno da internet, com vídeos contendo lances de efeito, gols e habilidade com a bola postados por um amigo no Youtube. Depois de uma explosão de acessos, torcedores se mobilizaram e o Flamengo foi buscar o menino em Adustina, interior da Bahia, em 2007. Com dificuldades de adaptação e uma idolatria obsessiva por Cristiano Ronaldo, o jogador sucumbiu e foi dispensado do clube no início de 2011. Depois, teve passagem pelo Tigres, fez alguns treinos num time de pouca expressão na Alemanha e, desde o fim de janeiro, defende o Walter Ferreti, do quase desconhecido futebol da Nicarágua.

- Tô jogando aqui na Nicarágua. Que matéria você gostaria de fazer? Estou longe, acho que nem tenho como (rs). Tenho que ir jantar, pois a janta aqui é de 18h30 às 19h. Mas aqui tem um vídeo, vê aí (o vídeo mostra uma vitória do Ferreti e o jogador brasileiro faz um gol e dá passe para o outro) – sugeriu Maycon Santana, numa espécie de vale a pena ver de novo.

Depois do rápido contato feito, é claro, através da internet, o jogador sumiu do mundo virtual. Na vida real, ele mora em locações do clube e divide espaço com outros jogadores. Na Nicarágua, o beisebol é o esporte preferido da população.

Allan Ribeiro, amigo de infância de Maycon Santana e responsável por filmar e postar o vídeo que despertou o interesse do Flamengo, diz que o jogador amadureceu.

- Ele está bem, feliz, gostando muito. A cabeça dele mudou, agora sabe o que quer. Caiu a ficha. Pena que não foi no Flamengo - disse Allan, que, agora, posta vídeos de lances do amigo na Nicarágua.

Maycon Santana futebol (Foto: Divulgação)Novo rubro-negro: Maycon Santana (à esq.) com companheiro no Walter Ferreti (Foto: Divulgação)

A semelhança entre passado e presente ficou apenas nas cores do Walter Ferreti, iguais às do Flamengo, só que com listras verticais. Os campos de treinamento são bem modestos e os jogos têm pouco público. A Nicarágua serve como ponte para o futebol mexicano. No time de Maycon, outros brasileiros também tentam a sorte.

Na sua chegada ao clube, no fim de janeiro, Maycon Santana, apresentado à imprensa local como grande aposta de reforço, chegou a reclamar em uma rede social sobre a dificuldade de comunicação:
- Tô no deserto, aqui nem celular pega.

A saída para se comunicar com o mundo foi, novamente, a internet, ferramenta que funcionou para Maycon Santana tanto para o bem como para o mal.

Maycon Santana futebol (Foto: Reprodução)O franzino Maycon na chegada ao Flamengo(Foto: Reprodução)

O trabalho de fortalecimento muscular feito no Flamengo deu corpo a Maycon Santana; e o futebol se encarregou de modelar a figura comum a jogadores. Hoje, aos 20 anos, ele desfila com um moicano à la Cristiano Ronaldo, usa roupas da moda - e justas - e utiliza a Internet - mais uma vez - para desfilar o seu estilo.

Mas, ao ser apresentado no Walter Ferreti, Maycon Santana usava chinelo de dedos e tinha um sorriso estampado no rosto. É mais uma tentativa de engrenar na carreira, no clube que é ligado à Polícia Nacional da Nicarágua e conquistou títulos nacionais em 1998 e 2001.

O Ferreti tem 25 anos de existência. Inicialmente, surgiu como Mint, mas, devido a um acidente fatal no qual o presidente da época e também fundador, Walter Ferretti Fonseca, morreu, em 1991, os dirigentes resolveram fazer uma homenagem, e a equipe passou a ter o nome atual.
O time ocupa a quarta colocação na competição local. A negociação para o acerto de Maycon Santana aconteceu através de um advogado escolhido pela família para representar o jogador.

Obsessão por Cristiano Ronaldo e 'travado' para sair do carro


Paulo Henrique, que trabalhava nas categorias de base do Flamengo na época de Maycon Santana, lembra da maneira inusitada como o menino de Adustina chegou ao clube, da falta de evolução e da confusão mental entre a realidade e o universo virtual e paralelo no qual o jogador sonhava ser Cristiano Ronaldo.

- O Maycon chegou ao Flamengo ainda garoto, através da Internet, numa situação que não é convencional. Ele mostrou certa qualidade, técnica, mas se deslumbrou com o Rio e ficou prejudicado. Outro problema foi que ele queria imitar o Cristiano Ronaldo, achava que ia fazer através dos vídeos o que o Cristiano fazia. Perdeu o foco e não evoluiu. Outros atletas como Nixon e Lucas (que hoje estão no profissional) passaram à frente, enquanto ele estagnou. A última vez que tive contato foi quando ele estava no Tigres, nunca mais tive notícia – afirmou Paulo Henrique.

O amigo Allan Ribeiro garante que Maycon conseguiu controlar o fanatismo por Cristiano Ronaldo:

- Ele é fã, mas aquela história de fanatismo acabou.
Info_MAYCON-SANTANA-2 (Foto: Infoesporte)

A chegada de Maycon Santana ao Flamengo trouxe o choque de realidade que assustou o menino. A transição de Adustina para o Rio. A mudança dos campos de terra batida para o gramado da Gávea. A substituição de uma câmera amadora que registrava seus lances pelas entrevistas com emissoras de todo o país interessadas no curioso caso do fenômeno da internet. Tudo isso fez com que o menino travasse, literalmente.

- Demorou uma semana para ele conseguir entrar no CT. Chegávamos na porta, ele travava e não conseguia sair do carro. Fizemos algumas sessões juntos, ele tentou se adaptar às mudanças e, depois, seguiu o trabalho com os profissionais da base - recordou o psicólogo Paulo Ribeiro, que na época trabalhava com o time principal e foi convocado para ajudar na adaptação de Maycon Santana.

Paulo Ribeiro acredita que, com a mudança para a Nicarágua, o jogador passa por novo choque de realidade, mas, agora, em menores proporções:
- Está se repetindo, mas não tem a mesma dimensão de como foi no Flamengo.

Maycon Santana futebol (Foto: Reprodução)Estilo jogador: Maycon com roupa de grife e brincos (Foto: Reprodução)

Além de "travar" para conseguir sair do carro, na chegada ao Flamengo, Maycon Santana teve outros problemas detectados, entre eles anemia e verminose. A socialização com os demais aspirantes a profissionais também foi complicada. Houve um treino em que responsáveis pelas categorias de base tiveram que buscá-lo embaixo da cama, já que estava escondido, pois não queria sair do quarto. Antes de chegar à Gávea, o garoto nunca tinha saído de Adustina, nem mesmo para Salvador. Um assistente social contratado pelo Flamengo chegou a viajar à cidade do jogador para saber como era a vida dele.

Dos tempos de Flamengo, ficou a amizade com Nixon. Ambos são evangélicos e mantêm contato até os dias atuais.
Pela internet, é claro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/03/da-bahia-nicaragua-passando-pelo-fla-saga-do-fenomeno-da-internet.html

Ex-técnico de Adriano, Prandelli lamenta desinteresse: ‘Uma pena’


Treinador da seleção da Itália, adversária do Brasil nesta quinta, diz ter ótimas recordações do Imperador, mas admite que atacante relaxou

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Genebra, Suíça

camisa italia Cesare Prandelli (Foto: EFE)Cesare Prandelli será o técnico da Itália na Copa das Confederações neste ano (Foto: EFE)

Ver Adriano, com apenas 31 anos, longe do futebol e com um currículo recheado de polêmicas  assusta qualquer um que gosta de esporte. Imagine então quem trabalhou ao lado dele e conviveu com o jogador no auge. É o caso de Cesare Prandelli, técnico da Itália, adversária do Brasil nesta quinta-feira, em Genebra.

Se tudo tivesse corrido bem na carreira do Imperador, Prandelli, que treinou o atacante no italiano Parma, poderia ver o jogador no amistoso, ao lado de Neymar. Mas isso está bem longe de acontecer. Talvez nem ocorra mais. Sem entrar em campo desde março de 2012, quando rompeu contrato com o Corinthians.


- Tenho ótimas recordações do Adriano. Ele passou dois anos comigo no Parma e teve grande desempenho. Foi um grande jogador, um dos mais fortes. Talvez não tenha mais motivação. Por isso relaxou. Uma pena – comentou o italiano.

O fato de usar o verbo no passado mostra como a maioria das pessoas, relacionadas ao futebol ou não, enxergam o Imperador hoje em dia.
 Apesar de ainda ter apenas 31 anos e um passado vitorioso no futebol, o atacante, com passagens por Flamengo, Parma, Inter de Milão, São Paulo e Corinthians, parece ter desistido.

A partida entre Brasil e Itália nesta quinta-feira, no estádio de Genebra, na Suíça, será às 16h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.


Perto da ONU, Seleção 'poliglota' pega Itália em busca da união com Felipão


Com jogadores rodados pela Europa e com várias línguas no currículo, Seleção tenta buscar inspiração para criar grupo forte visando a 2014

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Genebra, Suíça

O GLOBOESPORTE.COM transmite Brasil x Itália ao vivo a partir das 15h30m (de Brasília)

A "Cidade da Paz" recebe nesta quinta-feira um dos clássicos de maior rivalidade do futebol mundial: Brasil x Itália, às 16h30m (de Brasília), em Genebra (Suíça), no segundo compromisso sob a batuta do técnico Luiz Felipe Scolari (derrota por 2 a 1 para a Inglaterra na estreia). O local do confronto é considerado um dos centros mais importantes da diplomacia e da cooperação mundial em razão da presença de organizações como as Nações Unidas. Justamente por batalhar pela união e segurança dos povos e por uma melhor integração que a ONU tem em sua sede as bandeiras de todos os países membros. Na Seleção, não é diferente.
A pouco mais de dois meses da Copa das Confederações, a busca de Scolari é exatamente por uma união estável e segura para que a Seleção possa buscar o hexacampeonato em 2014. Dos 11 prováveis titulares para o confronto diante dos italianos, todos, obviamente, falam o português, idioma do Brasil. Mas também há os que falam inglês, alemão, espanhol, francês e o italiano. Tudo por conta das passagens que já tiveram por vários países da Europa. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também vai acompanhar a partida na Suíça em Tempo Real.

Sede da ONU em Genebra, perto do estádio do jogo do Brasil (Foto: Márcio Iannacca)Sede das Nações Unidas em Genebra: 'Cidade da Paz' é palco de clássico (Foto: Márcio Iannacca)

Mas a ligação do Brasil com as Nações Unidas não para apenas na coincidência de atuar no país onde fica a sede da organização. Em 2004, o time canarinho foi realizar uma missão da ONU no Haiti: dar alegria ao povo. Naquela ocasião, a região estava passando por uma guerra civil e se encontrava completamente destruída. O goleiro Julio César, titular da Seleção na partida desta quinta-feira, foi um dos atletas que viajaram até o local para participar do amistoso. O treinador da equipe na ocasião era Carlos Alberto Parreira, atual coordenador técnico.

E é justamente com a intenção de dar alegria a um povo, desta vez o brasileiro, com a conquista do hexa que o Brasil encara o desafio desta quinta-feira. Tudo com o objetivo de formar a nova “Família Scolari”. E a força está na criação de um sistema defensivo que possa conter os rivais. Arma de Felipão.

luiz felipe scolari felipão brasil treino (Foto: Mowa Press)Após derrota na estreia, Felipão busca vitória em seu segundo jogo(Foto: Mowa Press)

- Tenho passado a eles que o resultado é importante porque temos que ter no Brasil um pouco mais de força, de crédito, de confiança. E para ter isso, nós temos que ter vitórias. Quando saímos do Brasil em 2002 era o fim do mundo. Nós não tínhamos o resultado. Quando a Copa foi acontecendo, todo mundo foi acreditando. Quando dermos o primeiro passo, o segundo passo, todos vão olhar diferente. Os nossos jogadores terão mais confiança para jogar – explicou Felipão.

Mas o duelo não será fácil. Para atrapalhar ainda mais, com o grupo completo, o Brasil não vence uma partida de um campeão do mundo desde 2009. O último triunfo aconteceu no dia 14 de novembro. Naquela ocasião, em Doha, no Qatar, a equipe comandada por Dunga derrotou a Inglaterra por 1 a 0, com um gol de Nilmar. De lá para cá, o time disputou outros cinco jogos e caiu em todos. Os adversários foram a Inglaterra (2 a 1), Alemanha (3 a 2), Argentina (duas vezes – 1 a 0 e 4 a 3) e França (1 a 0).

Felipão aposta em três atacantes e deixa Kaká no banco
No último treino antes do confronto, Felipão apostou na Seleção com três atacantes. Hulk, Neymar e Fred foram os escolhidos do comandante. Além disso, o técnico fez questão de confirmar Fernando como volante de marcação. Hernanes também iniciará a partida na equipe principal.
Na defesa, o treinador iniciou a atividade com Dante, mas logo em seguida recolocou Thiago Silva no time titular. Sempre ao lado de David Luiz. O meia Kaká é que realmente ficará como opção no banco de reservas. Apesar disso, Felipão admitiu que usará o jogador durante o confronto desta quinta-feira.

- A ideia é utilizá-lo no decorrer do jogo e, quem sabe, iniciar a partida da próxima semana, contra a Rússia. Vamos ver o transcorrer do jogo. Queremos que ele mostre o seu potencial, se está em condições ou não. Observar o ambiente dele com os outros jogadores e a característica dele com os outros jogadores.

Na reestreia pela Seleção, Felipão viu o time cair por 2 a 1 para a Inglaterra, em Wembley. Rooney e Lampard fizeram para o English Team. Fred balançou a rede para o Brasil. Naquela ocasião, o treinador teve apenas um treino para acertar a equipe preferiu utilizar a base deixada por Mano Menezes.

Balotelli treino Itália (Foto: Getty Images)Polêmico Balotelli é a estrela da seleção italiana contra o Brasil em Genebra (Foto: Getty Images)

Jejum de quase 31 anos incomoda italianos
A seleção italiana, que não vence o Brasil desde a Copa do Mundo de 1982, quando Paolo Rossi fez três gols na vitória por 3 a 2 e impediu a ida da Seleção à semifinal do Mundial da Espanha, chega para esse confronto mais entrosada do que o time de Felipão. Nada mais natural. Até porque a equipe de Cesare Prandelli vem jogando junto há mais tempo. As ideias, no entanto, são mais ou menos as mesmas. Ambos os técnicos optam por uma mescla de experiência com juventude.

- É difícil ser considerado favorito contra o Brasil. Não tem como. Vai ser um jogo complicado. A seleção brasileira tem um time de qualidade extraordinária. Será um jogo muito interessante - declarou o técnico da Azzurra.

Na chegada a Genebra, os jogadores da seleção italiana levaram um susto. Um raio atingiu a aeronave no momento do pouso. Por conta disso, todos ficaram sobressaltados na chegada à Suíça. Ninguém ficou ferido.
- Foi um grande susto – comentou o comandante.

Brasil x itália
Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva (Dante), David Luiz e Filipe Luís; Fernando, Hernanes e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Buffon; Maggio, Barzagli, Bonucci e De Sciglio; De Rossi, Pirlo, Marchisio e Montolivo; Balotelli e El Shaarawy.
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Cesare Prandelli
LOCAL: Estádio de Genebra, em Genebra (SUI). HORÁRIO: 16:30 (de Brasília)

ÁRBITRO: Stephan Studer (SUI)
TRANSMISSÃO: TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM transmitem a partida. O site também acompanha em Tempo Real.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/03/perto-da-onu-selecao-poliglota-pega-italia-em-busca-da-uniao-com-felipao.html

Liverpool entra na disputa com o United para contratar Dedé, diz jornal


Reds se aproximam de grupo de empresários dono de parte dos direitos do zagueiro. Segundo diário, Juventus e Benfica também estão interessados

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Zagueiro Dedé com a Seleção em Genebra (Foto: Mowa Press)Dedé em Genebra (Foto: Mowa Press)

O Liverpool entrará em uma disputa com o Manchester United fora dos gramados. Segundo o jornal "Daily Mirror", os arquirrivais lutarão para contratar o zagueiro Dedé, do Vasco da Gama. De acordo com a publicação, os Reds já entraram em contato com um dos grupos detentores de parte dos direitos do jogador. O DIS tem 45% e a Ability possui 10%, enquanto o clube carioca é dono de outros 45%.

O diário explica que o Vasco está disposto a negociar o jogador por 15 milhões de libras (R$ 45 milhões) e que Juventus e Benfica também estão no páreo. Para alcançar o valor, o Liverpool deverá vender dois jogadores para fazer caixa. Além disso, os brasileiros Lucas Leiva e Philippe Coutinho poderão ajudar a convencer Dedé a se transferir para o clube.

O que deverá deixar os Reds em vantagem sobre o United é a aposentadoria do zagueiro Carragher, lenda do clube. A saída do vice-capitão deixará uma vaga na defesa pronta para ser preenchida pelo brasileiro. No United, há os experientes Ferdinand e Vidic, além de jogadores mais jovens como Jones e Evans brigando por posições entre os titulares.

O "Mirror" lembra que o Vasco passa por sérios problemas financeiros, o que os obriga a vender seu principal jogador.

- O desejo de todos é que ele continue, mas devemos priorizar o pagamento de salários, taxas e acordos com o governo, então, é inevitável que teremos que vendê-lo - disse Cristiano Koehler, dirigente do Vasco.

FONTE:

René tem missão de arrumar cozinha de um 'restaurante' em pedaços


Diretor cita 'herança maldita', mas culpa atual gestão também pela crise do clube, enquanto busca um técnico 'corajoso'

Por Raphael Zarko Rio de Janeiro

René Simões Vasco  (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)René Simões trabalha para rearrumar a casa
(Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

A cozinha de René Simões está desarrumada. O diretor executivo de futebol do Vasco lembrou até do restaurante que possui num shopping carioca ao fazer o comunicado da demissão do técnico Gaúcho no comando do time. Fez uma metáfora com a cozinha do estabelecimento, da qual disse ser incapaz de demitir o cozinheiro sem antes ter um substituto acertado para seu lugar. A história foi contada, porém, para ressaltar que o mundo do futebol é diferente e que as tratativas com o substituto de Gaúcho ainda não haviam começado. Com declarações confusas, o dirigente chegou a dizer que não pensava na troca de comando do time, mas que conversou durante a semana sobre a possibilidade com o diretor técnico Ricardo Gomes e com o presidente Roberto Dinamite.

René elogiou Gaúcho o quanto pôde. Falou na seriedade e na dedicação do agora ex-treinador do Vasco, lembrou da pele preta, vermelha e branca, com as cores do Vasco, como definiu o dirigente. Porém, ao mesmo tempo, comentou a "situação que se criou", sem conseguir explicar a que se referia.
- Não posso avaliar isso agora (sobre a situação que se criou). Mas vi um vestiário totalmente apático, antes e depois do jogo - disse René, que também estava muito abatido.

O dirigente lembrou até a "herança maldita" da gestão Eurico Miranda, um discurso que parecia em desuso nos últimos tempos em São Januário. Mas também colocou a responsabilidade entre os que "agora administram a dívida", referindo-se aos atuais dirigentes do clube.

- No início do Carioca, quando vencemos três jogos consecutivos, disse que continuava muito preocupado, enquanto muitos estavam surpresos. Agora, continuo muitíssimo preocupado, mas surpreso com está acontecendo - declarou René.

Sem comentar os novos nomes já especulados, e até sondados, para dirigir o time, René apenas citou algumas qualidades que espera encontrar novo novo técnico.

- Precisamos de um treinador corajoso, que goste de desafios, porque hoje é preciso muita coragem para reverter esse quadro, no clube, e até na competição, para tentarmos ainda chegar às semifinais da Taça Rio.
A lista de treinadores que interessa ao Vasco tem Paulo Autuori, Cristóvão Borges e Ney Franco, que vive momento conturbado no São Paulo. Dorival Júnior, recém-demitido pelo Flamengo, também seria um nome visto com bons olhos, porém considerado um tanto caro para a realidade financeira cruz-maltina

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/03/rene-tem-missao-de-arrumar-cozinha-de-um-restaurante-em-pedacos.html

Gaúcho é demitido do Vasco. Autuori, Cristóvão e Ney Franco são opções


Diretor executivo René Simões faz o comunicado após derrota para o Nova Iguaçu, a terceira seguida do treinador neste Campeonato Carioca

Por Gustavo Rotstein e Raphael Zarko Rio de Janeiro e Volta Redonda

Gaúcho jogo Vasco Nova Iguaçu derrota (Foto: Ag. Estado)Gaúcho faz cara feia durante a derrota para o Nova Iguaçu: demitido do cargo (Foto: Ag. Estado)

Gaúcho não é mais treinador do Vasco. O anúncio da demissão foi feito pelo diretor executivo René Simões, logo após a derrota para o Nova Iguaçu, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em Volta Redonda. Foi o terceiro revés seguido do time no Campeonato Carioca, o segundo para times de menor investimento. A decisão pela troca, entretanto, já estava mais que madura.
- Durante a semana, conversei sobre a possibilidade com o Ricardo (Gomes, diretor técnico) e até com o presidente (Roberto Dinamite), mas jamais achei que o time ia perder novamente. Vi falta de reação no vestiário, um time apático no campo e nos treinamentos. Gaúcho entendeu a demissão - declarou René.
Gaúcho, que estava no Vasco desde 2009, já foi treinador da base, técnico interino e auxiliar, além de treinador principal, não será realocado para outro setor do clube. Logo após o apito final, antes de saber da decisão, ele chegou a dizer que nunca sairia do Vasco. O técnico havia assinado um contrato até 2014. Desta forma, terá direito a receber uma multa rescisória.
A bola nem havia rolado em Volta Redonda, mas o destino de Gaúcho estava selado. A diretoria já tinha a certeza de que ele não deveria permanecer como treinador do Vasco. A derrota por 2 a 0 para o Nova Iguaçu serviu apenas para oficializar a decisão do comando do futebol, que ao longo da semana havia iniciado os contatos para contratar um técnico. E isso aconteceria até mesmo se houvesse uma vitória cruz-maltina no Estádio Raulino de Oliveira.

Autuori, Cristóvão e até Ney Franco
Nos últimos dias, o Vasco trabalhou com alguns nomes disponíveis no mercado. Os dirigentes se informaram sobre Paulo Autuori, que é o principal sonho, Cristóvão Borges, que é a possibilidade mais viável, e Dorival Júnior. No entanto, o técnico que recentemente deixou o Flamengo não deve retornar a São Januário, já que provavelmente trabalhará no exterior.
Ex-técnico da seleção do Catar, Paulo Autuori é o principal nome a ser buscado pelo diretor executivo René Simões, que é quem está à frente do processo. Mesmo assim, sabe-se que é uma possibilidade complicada, já que o treinador é considerado caro. No entanto, o clube promete investir, já que se trata do número um da lista. Além disso, a forte amizade entre Autuori e o diretor técnico Ricardo Gomes pode ser um ponto a favor.


Em se tratando de amizade com Ricardo Gomes, Cristóvão Borges aparece como a opção mais viável, também do ponto de vista econômico. O treinador que conduziu a equipe ao segundo lugar no Brasileiro e à semifinal da Copa Sul-Americana de 2011, além das quartas de final da Libertadores, está desempregado desde que deixou São Januário, em setembro do ano passado.

O Vasco julga interessante também o nome de Ney Franco. O treinador do São Paulo vive momento de instabilidade no clube paulista. Ele não foi contactado, mas é visto com bons olhos pela cúpula do futebol cruz-maltino.
René promete 'respostas' para quinta

Presente à derrota para o Nova Iguaçu em Volta Redonda, René Simões é quem está na linha de frente na busca pelo novo treinador do Vasco, embora Ricardo Gomes tenha voz ativa. Ao menos no discurso, René garante que ainda não havia contactado nenhum substituto.

- Tenho um restaurante, e já me disseram que eu não podia demitir o cozinheiro sem saber quem contratar para a cozinha. Mas, apesar disso, não sondei ninguém. Todas as respostas vamos ter amanhã (quinta-feira) - finalizou René Simões.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/03/gaucho-e-demitido-do-vasco.html

Atuações: Vasco tem penca de notas baixas em noite de derrota amarga


Dakson é um dos poucos que se salvam no revés cruz-maltino por 2 a 0 diante do Nova Iguaçu, em Volta Redonda


Header-Materia_Vasco (Foto: infoesporte)
ALESSANDRO - GOLEIRO
Fez uma bela defesa e levou dois gol, nos quais não teve culpa.
Nota: 5,5


NEI - LATERAL-DIREITO
Não dominou a primeira bola do jogo, e errou tudo o mais que tentou. Saiu no intervalo.
Nota: 4,0


ANDRÉ RIBEIRO - ZAGUEIRO
Atrás, pouco conseguiu levar vantagem sobre os atacantes. Mas na frente só não marcou porque foi, literalmente, bloqueado (com a mão) pelo jogador do Nova Iguaçu.
Nota: 4,5


RENATO SILVA - ZAGUEIRO
Estava perdido na marcação no lance do primeiro gol do Nova Iguaçu.
Nota: 4,5


WENDEL - LATERAL-ESQUERDO
Errou o primeiro passe do jogo com menos de um minuto. Depois, se enrolou com Renato Silva no lance do gol. Tentou uma bicicleta bonita.
Nota: 5,0


SANDRO SILVA - VOLANTE
Fez o que pôde na marcação. E até tentou ajudar chegando ao ataque, mas errou muito também.
Nota: 5,0


PEDRO KEN - VOLANTE
Participou bastante da marcação e quase fez um gol de cabeça.
Nota: 5,5


DAKSON - MEIA
Dois lindos passes para Eder Luis perder gols. Era o único a escolher as melhores jogadas.
Nota: 6,5


CARLOS ALBERTO - MEIA
Não mostra velocidade para concluir as jogadas que cria. Perdeu bola no meio de campo que quase terminou em gol do Nova Iguaçu e desperdiçou uma chance dentro da área.
Nota: 4,0


EDER LUIS - ATACANTE
Perdeu duas chances logo no início. Perseguido pela torcida, parece sem condições psicológicas de atuar.
Nota: 4,0


ROMÁRIO - ATACANTE
Mostrou muita dificuldade para dominar as poucas bolas que chegavam. Não conseguiu uma finalização com perigo.
Nota: 4,5


ELSINHO - LATERAL-DIREITO
Tentou criar jogadas de ataque. Numa delas, fintou na linha de fundo, mas tentou tocar quando era para chutar. Mostrou alguma qualidade.
Nota: 6,0


BERNARDO - MEIA-ATACANTE
Isolou uma cobrança de falta e conseguiu pouco mudar o jogo.
Nota: 5,0


MARLONE - MEIA
Entrou no meio da segunda etapa. Driblou bem numa jogada, mas exagerou ao tentar o segundo drible quando devia ter chutado.
Nota: 5,0


GAÚCHO
Ficou apático quase todo o segundo tempo, sem reação. Não conseguiu sequer instruir os jogadores. Poderia ter tirado Carlos Alberto, que jogou muito mal.
Nota: 4,0



miniheader_estaduais_novaiguacu (Foto: Arte esporte)
O destaque foi o meia-atacante Leo Salino, que mostrou pontaria calibrada e fez os dois gols da partida. O time marcou bem o Vasco e contou com o desespero do adversário para jogar nos contra-ataques.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/03/atuacoes-vasco-tem-festival-de-notas-baixas-em-noite-de-derrota-amarga.html

campeonato carioca -Vasco perde para o Nova Iguaçu, e Gaúcho é demitido logo em seguida

Com menor público de um time grande no Carioca, time cruz-maltino é derrotado de novo na Taça Rio, desta vez por 2 a 0, em Volta Redonda


 A CRÔNICA
por GLBOESPORTE.COM

Diante de apenas 1.248 torcedores - 770 pagantes, o menor público de um time grande neste Campeonato Carioca, com renda de R$ 9.355 -, o Vasco voltou a decepcionar sua imensa torcida, que andava bem infeliz e revoltada com o técnico Gaúcho, demitido logo após o jogo. Nesta quarta-feira, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o time cruz-maltino voltou a ser derrotado na Taça Rio, desta vez pelo Nova Iguaçu, por 2 a 0, gols de Léo Salino.

O resultado deixa o time cruz-maltino ainda sem pontuar no segundo turno do estadual, nas últimas posições do Grupo A. O time da Baixada Fluminense, que luta contra o rebaixamento, passou a somar os seus três primeiros pontos e está em quinto na mesma chave.


Gaúcho, vaiado logo que apareceu seu nome no placar eletrônico do estádio antes da partida, voltou a ser hostilizado junto com o time e a diretoria durante o jogo. Foram ouvidos coros como "Fora, Gaúcho", "Ô Dinamite, quebra meu galho, pega o Gaúcho e vai pra casa do ...." e até um "Volta, Eurico". O próximo jogo do Vasco será na outra quarta-feira, contra o Olaria, em Moça Bonita. O Nova Iguaçu enfrentará o Quissamã no mesmo dia, em Macaé.

Leo Salino comemora, Nova Iguaçu x Vasco (Foto: André Mourão/Agência Estado)Léo Salino comemora o seu primeiro gol, para delsolação de Pedro Ken (Foto: André Mourão/Ag. Estado)

Nervosismo vascaíno
O time cruz-maltino já apareceu nervoso no primeiro tempo, errando muitos passes, enquanto o  Nova Iguaçu conseguia segurar mais a bola, mas não penetrava na defesa adversária. Apesar de seus problemas, coube ao Vasco as primeiras boas jogadas, as duas com Eder Luis. Na primeira, aos 8 minutos, o atacante recebeu bom passe de Dakson e por pouco não chegou antes do goleiro Jefferson, e na segunda, aos 10, quando o camisa 7 chutou por cima uma grande oportunidade à frentre de Jefferson.

A resposta da equipe da Baixada veio logo depois, em cabeçada de Maicon que Alessandro defendeu com muita dificuldade. Apesar do perde e ganha no meio de campo e de não fazer uma boa partida, o Vasco passou a ser mais perigoso e, aos 23, Romário quase marcou de cabeça.

Os erros se sucederam em campo, a paciência da torcida vascaína foi se esvaindo e como a responsabilidade era maior do Cruz-Maltino, o Nova Iguaçu aproveitou para se dar bem. Após Maicon perder gol feito, o time da Baixada abriu o marcador, aos 42: Glauber fez bela jogada pela esquerda e cruzou para a área, Maicon aparou a bola para Léo Salino, que disparou um forte chute no ângulo direito de Alessandro. Logo depois, o primeiro tempo foi encerrado e o time do Vasco, muito vaiado.


Gaúcho faz substituições, mas Vasco continua mal
O Vasco voltou para o segundo tempo com duas modificações: Elsinho e Bernardo entraram nos lugares de Nei e Eder Luis, respectivamente. Logo aos 3, uma cabeçada de André Ribeiro tocou no braço esquerdo de Silvio na área do Nova Iguaçu, e o zagueiro do Vasco ficou pedindo pênalti em vão. O time cruz-maltino tinha postura mais ofensiva, mas era facilmente envolvido nos contra-ataques adversários, que com o passar do tempo passaram a ser mais raros. O Vasco não saía do ataque, mas errava muito e não criava uma clara chance de empatar.

O contestado Gaúcho fez outra mudança no time, aos 29, pondo Marlone no lugar de Pedro Ken, com o objetivo de deixar o Vasco ainda mais ofensivo. A essa altura, o Nova Iguaçu quase não passava do meio do campo com a bola, mas o time de São Januário esbarrava na muralha defensiva do lado oposto e em suas imensas limitações. Tanto bateu que não furou, foi vazado. Léo Salino pegou a bola de fora da área e a colocou no ângulo esquerdo de Alessandro para marcar o segundo, aos 41. Logo depois Carlos Alberto perdeu um gol feito, o que só fez a ira dos vascaínos aumentar. No fim do jogo, mais protestos do pequeno e revoltado público.


FONTE: