quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Presidente do Timão cogita prestar auxílio à família de torcedor morto


Dirigente nega relação do Corinthians com organizadas e se irrita
com perguntas sobre se diretoria cede ingressos para torcedores

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo

sorteio libertadores Mario Gobbi, presidente do Corinthians (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Mário Gobbi promete ajudar torcida de rapaz morto (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com

O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, cogita prestar auxílio financeiro à família de Kevin Espada, de 14 anos, torcedor do San José morto na última quarta-feira, durante duelo entre Corinthians e o clube boliviano, pela Taça Libertadores. Em entrevista coletiva concedida no CT Joaquim Grava, o dirigente voltou a lamentar a tragédia e garantiu que o clube não vai se omitir.

Gobbi lembrou do caso da torcedora Amanda Ferraz, que, aos 21 anos, morreu atropelada pelo ônibus do Corinthians durante uma das comemorações do centenário do clube.

- Sempre ajudamos, só não ficamos divulgando. Queremos fazer isso (ajudar a família de Kevin) no momento adequado - disse o presidente.


Gobbi atendeu aos jornalistas depois de ir a uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, bairro da zona oeste de São Paulo.

- Jamais pensei em vir aqui para falar de tragédia. O Corinthians está extremamente sensibilizado - declarou o mandatário, lembrando que o clube decretou sete dias de luto e ainda prestará homenagens ao jovem nas duas próximas partidas.

Se os familiares de Kevin Espada podem receber ajuda do Corinthians, os 12 torcedores que estão presos em Oruro estão sob os cuidados da embaixada brasileira. Mário Gobbi mostrou-se bastante irritado durante a coletiva quando questionado sobre a relação do clube com as organizadas. Em alguns momentos, ele negou qualquer tipo de auxílio financeiro; em outros, disse ser "normal" ceder ingresso às torcidas.

- O Corinthians não participa de financiamento de viagens. Quem quer ver o jogo do Corinthians tem de pagar ingresso - falou Gobbi, para depois completar. - Temos uma relação com a torcida igual a de todos os outros clubes, de respeito e diálogo. Os órgãos que cuidam do futebol no país acharam por bem separar a área de organizadas nos estádios, e há ingressos reservados para esses setores. Quando eu cheguei aqui, em 2008, como diretor de futebol, já era assim.

Independentemente da relação do Corinthians com a torcida, o clube pode ser punido pelo ocorrido, podendo até ser excluído desta edição de Taça Libertadores. O presidente Mário Gobbi, entretanto, já afirmou não crer em qualquer punição por entender que se trata de uma fatalidade.

*Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de José Gonzalez

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/presidente-do-timao-cogita-prestar-auxilio-familia-de-torcedor-morto.html

Com clima de futebol, Brasília supera Fla no clássico dos coadjuvantes


Nezinho e Paulão comandam a vitória do time da casa por 82 a 70, para delírio da torcida que superlotou o ginásio Nilson Nelson: 16.352 pagantes

Por Marcello Pires Direto de Brasília

A modalidade era o basquete, mas os ingredientes do jogo entre Brasília e Flamengo desta quinta-feira, válido pela 25ª rodada do NBB, eram todos de futebol.  Apesar de estarem em menor número, os torcedores rubro-negros lotaram seu espaço - que não era pequeno – e não pararam de cantar dentro do ginásio Nilson Nelson. A torcida dos donos da casa, então, nem se fala. A procura por ingressos foi tanta, que o público recorde de 16.352 pessoas superou em muito os 3.330 de Mogi das Cruzes e Franca – até então o maior do campeonato - e muita gente ficou do lado de fora. Com a bola em movimento, as duas equipes deixaram a rivalidade e as recentes polêmicas fora da quadra e fizeram um jogaço digno do tamanho do maior clássico da modalidade no país. No fim, vitória incontestável do Brasília, por 82 a 70. Com 18 pontos, Nezinho foi o cestinha do jogo. Pelo Fla, Olivinha anotou 17.

Numa noite em que as estrelas dos dois times não brilharam como de costume, coube aos coadjuvantes se destacarem.  Se de um lado Nezinho e Paulão supriram a falta de inspiração de Alex e Guilherme, que até subiram de produção no último quarto, do outro Duda e Olivinha ocuparam os lugares de destaque de Benite e Marquinhos, que talvez tenha feito sua pior partida na competição. O resultado diminui o prejuízo do Brasília na tabela de classificação para apenas duas derrotas a mais que os rivais (4 a 2) e mantém os tricampeões na briga pela melhor campanha na fase de classificação.

As duas equipes voltam à quadra pela 26ª rodada, neste sábado. Enquanto os rubro-negros viajam até Fortaleza para pegar o Basquete Cearense, às 16 horas, Brasília volta a jogar em casa diante do Tijuca, às 16h30m.

Basquete NBB - Brasília x Flamengo (Foto: João Pires/LNB)Um dos nomes do clássico, Nezinho sobe para converter dois pontos para o Brasília (Foto: João Pires/LNB)

O jogo
A primeira cesta foi do Flamengo, com Benite, e o primeiro quarto parecia que também seria. O time carioca começou com a mão quente e logo abriu 11 a 5. Os donos da casa erravam muito e a diferença de seis pontos se manteve até 13 a 7. José Carlos Vidal, então, trocou Guilherme Giovannoni por Márcio Cipriano. A mudança surtiu efeito, a marcação dos donos da casa melhorou, o ataque fez seis pontos seguidos e o placar ficou igual. O lucro só não foi total porque Olivinha ainda encontrou tempo de fazer uma bandeja para recolocar os visitantes em vantagem por 15 a 13.

Apesar da desvantagem no marcador, o momento era todo de Brasília. E isso ficou evidente no placar. Depois de o jogo seguir arrastado até 22 a 21, os donos da casa acertaram a mão e as bolas de três pontos começaram a cair e fazer a diferença. Nezinho converteu duas e Guilherme uma, contra apenas uma de Duda, e a vantagem foi para sete pontos. O camisa 10 rubro-negro também estava quente, e, novamente numa bola de três, ele diminuiu o prejuízo para quatro pontos, que só não se manteve antes do intervalo porque Arthur anotou dois lances-livres para fazer 37 a 31.

Se o jogo já era bom, ficou ainda melhor no terceiro quarto. Se Alex e Guilherme erravam muito mais do que acertavam do lado de Brasília, Marquinhos e Benite repetiam a dose pelo lado rubro-negro. Sendo assim, coube a Nezinho de um lado e Duda do outro carregarem suas equipes no período. O Flamengo chegou a diminuir a vantagem para apenas um ponto, mas o camisa 23 da capital federal levou a melhor sobre o 10 da Gávea e os donos da casa abriram nove pontos, a maior vantagem do jogo.

A diferença no fim do terceiro período até diminuiu para cinco pontos, mas os rubro-negros voltaram nervosos nos últimos dez minutos. O paraguaio Bruno Zanotti se enroscou suas vezes com os adversários. Na primeira, a arbitragem deu uma técnica que Arthur aproveitou. Na segunda, ele levou a melhor e provocou a terceira falta de Guilherme. Mas Brasília era muito melhor e, com alguns lampejos de Alex e Guilherme, abriu sua maior vantagem no jogo até então a cinco minutos do fim: 68 a 56.

O resultado parecia consumado em favor dos donos da casa, mas quando se trata de Flamengo e Brasília é melhor não arriscar. A diferença caiu para seis pontos, o jogo ganhou em emoção e parecia que os cariocas reagiriam. Mas após dois vacilos ofensivos consecutivos dos visitantes, os tricampeões abriram nove pontos, a pouco mais de dois minutos para o fim e acabaram com as esperanças rubro-negras. O apagão do Flamengo foi tão surpreendente que até Guilherme, até então sumido, apareceu com duas enterradas que levantaram o público da casa, que comemorou sem parar até o estouro do cronômetro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2013/02/com-clima-de-futebol-brasilia-supera-fla-no-classico-dos-coadjuvantes.html

Curtinha: Sapucahy vai ao Engenhão convidar Seedorf para o 'Esquenta!'


Sambista e produtor musical de programa da Rede Globo quer contar com a presença do craque holandês

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O cantor Leandro Sapucahy esteve nesta quinta-feira no Engenhão para convidar o holandês Seedorf para participar do programa "Esquenta!", da TV Globo. O holandês foi apresentado por Andrezinho depois do treinamento e se mostrou receptivo.

Sapucahy é conhecido por comandar festas como a Sapucapeta, que costuma fazer sucesso na Zona Sul do Rio de Janeiro.


Sassá, Leandro Sapucahy, Cidinho e Seedorf botafogo (Foto: Thales Soares)Sassá, o cantor Leandro Sapucahy, Cidinho e Seedorf posam no Engenhão (Foto: Thales Soares)

FONTE:

Espetacular, importante, trabalhador: Rafael Marques é elogiado no Bota


Criticado pela torcida em 2012, atacante é abraçado pelo time e deve ser titular no domingo. Lodeiro diz que companheiro não teve sorte

Por Thales Soares Rio de Janeiro

A presença de Rafael Marques no time titular do Botafogo no treinamento técnico desta quinta-feira chamou a atenção. O jogador foi perseguido durante seus primeiros meses de clube, com a torcida ligando a sua contratação à despedida de Loco Abreu. Foram 17 jogos e nenhum gol, o que agravou a situação. Desde a última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, ele sequer é relacionado.

Neste começo de ano ficou atrás de Bruno Mendes, Henrique e Sassá. Mas a maré virou. Com bons treinamentos e a falta de gols de seus concorrentes, Rafael Marques abriu espaço para receber uma oportunidade. No treinamento desta quinta-feira, ele fez gols, arriscou uma bicicleta e participou ativamente das jogadas de ataque. O incentivo dos companheiros se tornou constante, principalmente de Seedorf e Bolívar.

Rafael marques botafogo treino (Foto: Thales Soares)Rafael Marques pode ser titular contra o Boavista (Foto: Thales Soares)

Oswaldo de Oliveira ainda vai esperar os treinamentos de sexta-feira e sábado para confirmar o jogador no time titular. No entanto, sua escalação vem sendo comemorada internamente por líderes do grupo que o consideram capaz de dar a volta por cima no confronto com o Boavista e, assim, se transformar em um jogador importante para a sequência da temporada.

Ele tem a confiança total do grupo e da comissão técnica. É preciso ver o tanto que ele trabalha. É um jogador espetacular. Já falei para ele a qualidade que tem"
Andrezinho

- Ele tem a confiança total do grupo e da comissão técnica. É preciso ver o tanto que ele trabalha. É um jogador espetacular. Já falei para ele a qualidade que tem, e esse gol vai sair naturalmente. Fiquei um tempo sem fazer gol também e fui cobrado. Ele tem consciência do trabalho e respaldo dentro de campo, e a gente pede para o torcedor que faça o mesmo, apoie o time, pois ele está merecendo essa chance. Um gol seria um momento de comoção maior - afirmou Andrezinho.

Contratado na mesma época, Lodeiro também é só elogios para Rafael Marques. O uruguaio disse, inclusive, que não é preciso fazer gol para ser um jogador importante. Ele citou até a participação de Bruno Mendes neste começo de temporada, quando marcou um gol em seis jogos.

- Um jogador não é bom somente se faz um gol. Ele sabe o que deve fazer. O Bruno também não fazia gols, mas achávamos que ele se saía bem, com a movimentação para criar espaços. O Rafael Marques é um jogador muito bom, que não teve sorte, mas sempre trabalhou forte, é uma boa pessoa e merece outra chance. Sabemos que é um jogador importante - disse Lodeiro.

Os atacantes utilizados pelo Botafogo este ano marcaram apenas dois gols, sendo um de Bruno Mendes e outro de Sassá. Contratado para esta temporada, Henrique ainda não balançou a rede.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/apoiado-por-oswaldo-e-seedorf-rafael-marques-ganha-forca-no-bota.html

Botafogo tem grupo quase completo nesta quinta-feira no Engenhão


Apenas Gilberto e Marcelo Mattos fazem atividade separadamente. Trinta e três jogadores participaram do treinamento técnico comandado por Oswaldo

Por Thales Soares Rio de Janeiro

No treinamento desta quinta-feira, no campo anexo do Engenhão, o trabalho técnico realizado por Oswaldo de Oliveira foi além da presença de Rafael Marques no time titular. O fato de os volantes Renato, Gabriel e Lucas Zen e o meia Andrezinho terem participado da atividade com o grupo foi motivo de comemoração do departamento médico do clube e da preparação física.
Renato disputou apenas o primeiro jogo da temporada, quando sofreu uma lesão na coxa esquerda. Gabriel vinha de recuperação de uma lesão na coxa direita. Já Lucas Zen, finalmente, foi liberado para trabalhar sem restrição com o grupo depois do rompimento do ligamento do joelho esquerdo no meio do ano passado.

Andrezinho no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares)Andrezinho participa do treino com o grupo e vai jogar domingo (Foto: Thales Soares)

Andrezinho ficou fora dos dois últimos jogos para  passar por um processo de readequação física, já que sofria com dores musculares na perna direita. Agora, garante estar recuperado do problema. Ele será titular contra o Boavista, domingo, no Engenhão, pela última rodada da Taça Guanabara.

- Foi parte do planejamento, até porque nosso pensamento é ter uma continuidade e não disputar dois jogos e parar. Não tive lesão, foi um fortalecimento para aguentar a temporada. A evolução foi grande  - afirmou Andrezinho.

Dos 35 jogadores do elenco atual do Botafogo, apenas dois não treinaram com o grupo. O volante Marcelo Mattos, com uma torção no tornozelo direito, e o lateral-direito Gilberto, com uma lesão na coxa direita, ainda trabalham separadamente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/botafogo-tem-grupo-quase-completo-nesta-quinta-feira-no-engenhao.html

Após autópsia, polícia boliviana indicia 12 corintianos por homicídio


Segundo perícia, sinalizadores apreendidos com torcedores detidos coincidem com cápsula encontrada em Kevin. Corintianos seguirão presos

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia

 A autópsia feita no corpo do torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada apontou que a morte foi causada pela "explosão de um artefato que não é vendido na Bolivia", informou a polícia local, na noite desta quinta-feira.

De acordo com a perícia, sinalizadores apreendidos com dois dos 12 torcedores corintianos detidos na delegacia de Oruro coincidem com a cápsula encontrada no menino, que tinha 14 anos – o disparo perfurou o olho direito e entrou no crânio do garoto. Clique aqui e veja como funciona o sinalizador.

Com o laudo da perícia em mãos, Abigail Saba, fiscal de investigação (equivalente à delegada no Brasil), confirmou que os 12 corintianos serão indiciados por homicídio. Na Bolívia, crime de homicídio pode resultar em pena de 5 a 20 anos de cadeia, e o fato de o garoto ser menor de idade não configura agravante. Clique aqui e veja a identidade dos 12 presos.

Logo após o indiciamento, os corintianos foram transportados de camburão da delegacia de Oruro para um centro de detenção provisória. O Itamaraty já enviou agentes até o local para se certificar de que "não haverá abusos" da polícia local. Antes de serem indiciados, os torcedores chegaram a falar com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM - e até toparam gravar um vídeo, com a versão deles.


Corintianos presos na Bolívia (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Corintianos são transportados para centro de detenção provisória (Foto: Diego Ribeiro)

Dos 12 detidos, dois foram presos com sinalizadores e estão na condição de autoria, enquanto os outros dez responderão como cúmplices. Todos serão encaminhados ao Ministério Público e terão medidas cautelares julgadas, para saber se respondem em liberdade ou se terão a prisão preventiva decretada. A audiência que vai julgar as cautelares não têm data para acontecer, pois depende da agenda do MP. Todos continuarão presos até que sejam julgados.

O advogado do grupo de torcedores, o boliviano Jaime Luiz Flores, chegou à sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen" ("Força Especial de Luta Contra o Crime") na tarde desta quinta-feira. Ele confirmou que dois dos presos portavam sinalizadores idênticos ao que acertou Kevin Douglas Beltrán Espada, o jovem fã do San José. Um desses torcedores, Cleuter Barreto Barros, portava artefatos do mesmo lote do sinalizador que matou o boliviano.

- Na nossa perspectiva, entendemos que não houve participação de dez dos que estão apreendidos no momento, e estes deveriam ter liberdade imediata. Os outros dois foram presos com sinalizadores, então talvez tenham de esperar um pouco mais. Um deles, Cleuter Barreto Barros, foi detido com um sinalizador do mesmo lote daquele que atingiu a pessoa morta - informou o advogado do grupo.

corpo de  Kevin Beltrán morto na partida do Corinthians na Libertadores (Foto: AP)Corpo de Kevin Beltrán é transportado (Foto: AP)

O corpo de Kevin já foi liberado para ser velado e enterrado em Cochabamba, sua cidade natal, a 210 quilômetros de Oruro. A data ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que o enterro ocorra nesta sexta-feira.

info sinalizador 4 (Foto: arte esporte)
 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/autopsia-em-torcedor-aponta-morte-por-artefato-nao-vendido-na-bolivia.html

Em fase de conhecimento, médico do Bota pede avaliação no fim do ano


Já convivendo com lesões no começo da temporada, Magliocca detalha recuperação de jogadores importantes como Renato, Gabriel e Andrezinho

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Gustavo Magliocca ainda vai completar dois meses no cargo, mas já precisou conviver com lesões de jogadores neste começo de temporada. Gabriel e Renato, principalmente, ficaram afastados do time do Botafogo por longos períodos, além de Andrezinho, que recebeu uma preparação especial e não participou dos últimos dois jogos, e Gilberto, lateral-direito reserva, ainda se recuperando de uma lesão na coxa direita. Além dos problemas musculares, ele vem enfrentando ainda o processo de recuperação do volante Marcelo Mattos, que torceu fortemente o tornozelo direito.

Essa série de situações vem colocando à prova o trabalho do médico. Magliocca foi contratado no fim do ano passado com o peso de ser um especialista em medicina esportiva. Ele assumiu o comando do departamento no lugar de Luiz Fernando Medeiros, que culminou também nas saídas de Pablo Dias e Victor Batelli.

Gustavo Magliocca, médico Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Gustavo Magliocca, médico Botafogo, contratado no fim de 2012 (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

No momento, apenas Gilberto e Marcelo Mattos não treinam com o grupo e isso deixou Magliocca satisfeito. Ao GLOBOESPORTE.COM, ele disse que ainda precisa de mais tempo para conhecer o grupo e considera que apenas no fim da temporada seu trabalho poderá ser avaliado corretamente.

- Seria irresponsável de dizer que deu tempo de conhecer todos. O planejamento é ser seguro ao longo de um ano e não posso basear o trabalho na primeira fase do Campeonato Carioca, de achar que o mesmo time jogaria 10, 11 jogos seguidos. É fisicamente impossível. O que eu conheço são sete jogos, dentro de uma perspectiva de títulos ao longo do ano. Antes, eu trabalhava com ciclos e entendia a carga que o técnico passava e adaptava para a saúde. Isso gerava performance. No futebol, a carga é o jogo - explicou.

Magliocca vem da natação. Ele fazia parte da comissão técnica que trabalhava com Cesar Cielo. O vice-presidente Chico Fonseca, que também veio da natação, trouxe o médico para o Botafogo. Ele tenta implantar uma nova filosofia, utilizando o número de minutos do jogador em campo para avaliar o desempenho.

Esse ano, tudo dando certo, serão 3,8 dias de intervalo entre os jogos. Tenho que aumentar essa minutagem em uma espaço mais curto de recuperação.Para falar em ano bom ou ruim não é pelo número de lesões, mas pela carga de  minutos de jogos executados ao longo do ano"
Gustavo Magliocca

- É preciso planejar melhor a condição de rendimento junto ao departamento técnico dentro da função. Tenho a minutagem de cada jogador no ano passado. Em 2012, eles disputavam um jogo a cada cinco dias. Esse ano, tudo dando certo, serão 3,8 dias de intervalo entre os jogos. Tenho que aumentar essa minutagem em uma espaço mais curto de recuperação.Para falar em ano bom ou ruim não é pelo número de lesões, mas pela carga de  minutos de jogos executados ao longo do ano. É  diferente da natação ou atletismo. Ele não se prepara para jogar uma partida, mas para uma sequência que vai trazendo as suas conquistas - comentou.

As principais lesões deste ano foram esclarecidas pelo médico. Segundo ele, a de Gabriel durante a pré-temporada não foi uma reincidência. Na verdade, houve um teste para saber em que situação se encontrava e constatou-se que ainda não estava curado para se juntar ao grupo. Por isso, seus exames só foram encerrados recentemente, na semana em que foi liberado para trabalhar com os outros companheiros. Tanto que será titular contra o Boavista, domingo, no Engenhão, pela última rodada da Taça Guanabara.

- Quando Gabriel se reapresentou em janeiro ainda tinha o edema. Todo dia, o Ricardo (Henriques, preparador físico) e Altamiro (Bottino, fisiologista) passam a carga que o jogador deve atingir e o Gabriel estava muito avançado no funcional. Decidimos fazer um teste e avisamos que se sentisse qualquer coisa deveria sair do treino. Teve a mesma dor, fizemos um novo exame de imagem e o grau 2 refratário estava lá. Então, voltou ao tratamento - disse Magliocca.

Sobre Renato, a situação mudou. Depois de sofrer uma lesão na coxa esquerda logo na primeira rodada do Carioca, jogador precisou fazer um trabalho de reforço muscular no quadril. Por isso, Magliocca espera colocá-lo à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para a semifinal ou na final, caso o Botafogo se classifique.

Renato no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares)Renato participa do treinamento com o grupo do Botafogo (Foto: Thales Soares)

- Renato tinha uma cicatriz no músculo da lesão que sofreu em setembro do ano passado. O exame de imagem estava excelente, mas a fibrose não some e representa um risco de cinco a sete vezes maior do que de outro atleta que nunca teve essa lesão. Ele era um dos melhores na pré-temporada, não tinha minutagem acumulada, mas fez uma amplitude maior do que o normal do músculo no jogo e abriu um pedacinho da fibrose. Depois, fizemos um diagnóstico de disfunção do púbis e trabalhamos o quadril. Temos que avaliar dentro do gesto e está melhor do que eu esperava. A projeção é de que esteja apto na semifinal ou final, que ainda participe da Taça Guanabara.

Com relação a Andrezinho, Magliocca garantiu que não houve uma lesão muscular, mas uma queda em relação à mecânica do jogador. Ele não participou dos três últimos jogos e sequer foi relacionado para os confrontos com Resende e Flamengo. Assim como Gabriel, o meia volta contra o BOavista.

- Em 2011, ele tinha uma minutagem pequena no Internacional.Em 2012, fez um bom trabalho no Botafogo e avaliamos o comportamento físico e a mecânica a jogo. Houve uma queda na mecânica e decidimos tirá-lo desses jogos para intensificar esse trabalho - explicou.

Este ano, o Botafogo ainda teve o lateral-direito Lucas com um periostite (inflamação dos ossos da perna) causada por uma mecânica ruim do pé, que foi corrigida com uma palmilha. Por isso, começou a temporada fora do time para adquirir melhor condicionamento. Seu substituto Gilberto acabou sofrendo uma lesão na coxa direita, repetindo o que havia acontecido em novembro do ano passado.

- Se o conhecesse melhor, talvez ajudasse na prevenção. Com um atleta mais experiente fica mais fácil, pois ele mesmo já se conhece e te passa mais informações. Além disso, o Gilberto é um atleta em transição dos juniores para os profissionais e isso faz  diferença - comentou.

No ano passado, no mesmo período, o Botafogo havia tido os desfalques de Loco Abreu e Andrezinho, ambos com lesões musculares. Durante a temporada, ainda passaram pelo departamento médico com lesões Fellype Gabriel, Antônio Carlos, Marcelo Mattos, Renato, Gabriel, Lucas, Rafael Marques, Seedorf, Fábio Ferreira, Brinner, Elkeson
- Pensamos o ano inteiro. Não consigo entrar com ansiedade de ter resultado no meio da Copa do Brasil, viajando dia sim, dia não. O plano no geral é em cima da  performance - disse Magliocca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/em-fase-de-conhecimento-medico-do-bota-pede-avaliacao-no-fim-do-ano.html

Ao menos em loja londrina, atacante Neymar 'vale mais' que Pelé


Harrods vende camisas autografadas em espaço reservado a ícones do esporte

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

Neymar melhor que Pelé? Quando o assunto é o valor de uma camisa autografada, o atacante do Santos bate o maior ídolo do futebol brasileiro. Na luxuosa loja Harrods, em Londres, há as duas camisas à venda autografadas por ambos em um espaço reservado para ícones do esporte. A peça com a assinatura do atual destaque da seleção brasileira custa cerca de R$ 3,9 mil. Já a do Rei sai ao preço de R$ 3,4 mil.

A semana foi de polêmica envolvendo o nome dos dois ilustres santistas. Em entrevista ao Esporte Espetacular, Pelé criticou Neymar, dizendo que o jogador estava se preocupando com a vaidade e esquecendo um pouco da equipe. Logo depois,  Wagner Ribeiro, empresário de Neymar, respondeu, afirmando que se Pelé jogasse futebol atualmente, ele seria inferior ao atleta, em virtude da condição física dos zagueiros adversários. O agente ainda disse que o Rei estaria com ciúme.

camisa Neymar moldura (Foto: Leandro Garrido)Camisa de Neymar (Foto: Leandro Garrido)

camisa Pelé moldura (Foto: Leandro Garrido)Camisa do Pelé  (Foto: Leandro Garrido)

Matéria de Leandro Garrido, sob supervisão de Cíntia Barlem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2013/02/em-loja-de-luxo-londrina-atacante-neymar-vale-mais-que-pele.html

Tragédia em Oruro: a morte de Kevin, aos 14, e a noite mais escura da Fiel


Torcedor do San José tem crânio perfurado por sinalizador atirado por corintianos. Testemunha vê fatalidade, e Conmebol 'aguarda informações'

Por GLOBOESPORTE.COM Oruro, Bolívia

Kevin amava o San José. Declarava sua paixão pelo clube boliviano nas redes sociais, mas a relação terminou em tragédia. Um sinalizador de navio atirado pela torcida do Corinthians na noite da última quarta atravessou o olho e perfurou o crânio do adolescente de 14 anos. A morte foi instantânea, com perda de massa encefálica.  A polícia deteve 12 corintianos com nove artefatos semelhantes - um cilindro de plástico com 2,5cm de diâmetro e 20cm de comprimento, segundo dados do inquérito aberto para apontar os culpados. O clima de luto e apreensão tomou conta de Oruro. A delegação do Corinthians deixou o país na manhã desta quinta com proteção policial depois de uma noite praticamente em claro. A noite mais escura da Fiel.

Pelo novo regulamento da Libertadores, o Corinthians pode até ser excluído da competição se for provada na investigação a culpa de torcedores do clube. Néstor Benítez, porta-voz da entidade, considera prematuro analisar o caso,  e "aguarda informações" antes de anunciar possíveis medidas. Duílio Monteiro Alves, diretor adjunto de futebol do Timão, diz não temer qualquer tipo de punição ao clube.

- Temos convicção de que foi um acidente - disse.
Fabiano Curi, que produz um filme sobre comportamento de torcidas em estádios, presenciou a cena e disse que um corintiano não soube usar o artefato, causando o que ele chamou de "fatalidade". Segundo ele, o torcedor teria acendido o sinalizador de uma maneira errada, em uma posição mais horizontal, o que provocou uma rajada na direção da torcida do San José. O produtor estava com sua câmera no local, mas garante não ter filmado o episódio. Policiais pegaram o cartão de memória da filmadora, mas Fabiano afirma que estava em branco.

info local tragédia corinthians 2 (Foto: arte esporte)
O caso não terá uma resolução em menos de 15 dias, tempo necessário para colher os resultados dos exames nos 12 torcedores presos na noite de quarta.
 Todos tiveram que passar por um teste para detectar a presença de pólvora nas mãos. O coronel Carlos Quiroga Ramos disse que todas as evidências indicam que o autor do disparo do sinalizador está entre esses corintianos presos.

MOSAICO - tragédia torcedor san jose morre libertadores corinthians (Foto: Editoria de arte)
O episódio deixou o empate por 1 a 1 em segundo plano. Tite chorou na coletiva e disse que trocaria o título mundial do ano passado pela vida de Kevin. O dirigente Edu Gaspar também fez um discurso emocionado ao lembrar que seu filho costuma frequentar o Pacaembu. O capitão Alessandro resumiu o clima entre os jogadores.

- Poucos dormiram essa noite. Não há como recuperar essa vida. Espero que todas as medidas cabíveis sejam tomadas - disse o lateral, antes do voo de volta da Bolívia ao Brasil.

Horas de tensão
Logo após a confirmação da morte de Kevin, torcedores bolivianos se revoltaram. Os primeiros alvo foram dirigentes e jogadores não relacionados, que estavam em uma área reservada do estádio. Não parou por aí. Na volta do intervalo, aos gritos de "assassinos", bolivianos atiraram objetos nos jogadores que retornavam do vestiário para a partida. Os torcedores do Corinthians também foram alvo de ira. Para evitar tumulto generalizado, a polícia não permitiu a saída imediata dos alvinegros, que ficaram presos no local do confronto após o apito final.

No intervalo da partida, oficiais bolivianos se dirigiram à arquibancada onde a torcida do Corinthians estava posicionada, em busca dos responsáveis pelo acidente. Temendo represália, membros de organizadas rapidamente retiraram faixas e bandeiras, causando tumulto e confusão. Torcedores foram revistados, e a polícia deteve todos os que foram encontrados com sinalizadores. O coronel Hector Rios explicou que o tipo de artefato que atingiu Kevin não é visto em estádios bolivianos. Todos os que estavam com cilindros semelhantes foram detidos.

Os 12 presos vão prestar depoimento, de forma individual, ainda nesta quinta. O prazo é de 24 horas para que todos os depoimentos sejam tomados. Os torcedores estão na sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra Crimen" (FELCC). Confira a lista com os nomes dos brasileiros.

Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
Tadeu Macedo Andrade - 30 anos
Reinaldo Coelho - 35 anos
José Carlos da Silva Junior - 20 anos
Marco Aurélio Nefeire - 31 anos
Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
Hugo Nonato - 27 anos
Clever Souza Clous - 21 anos
Cleuter Barreto Barros - 24 anos
Fábio Neves Domingos - 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/tragedia-em-oruro-morte-de-kevin-aos-14-e-noite-mais-escura-da-fiel.html

Presos na Bolívia se dizem inocentes: 'Não foi nenhum daqui'


Repórter e blogueiro do GLOBOESPORTE.COM conversam com detidos em Oruro. Eles garantem que não sabem quem atirou sinalizador

Por Diego Ribeiro* Oruro, Bolívia

Os 12 torcedores do Corinthians presos (clique aqui e veja os nomes deles) após a morte de um garoto de 14 anos na partida entre San José e Timão, em Oruro, estão dividindo uma cela de 12 metros quadrados e apenas um banheiro nos fundos da "Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen" (Força Especial de Luta Contra o Crime), no centro da cidade boliviana. Após autorização da fiscal investigativa Abigail Saba, a reportagem do GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao local e conversou com os corintianos.

Foram dois contatos. No primeiro, eles não quiseram tirar fotos e nem se identificar. Em seguida, na presença do blogueiro do Timão do GLOBOESPORTE.COM, Ricardo Taves, eles se soltaram e aceitaram, inclusive, ser filmados. Tadeu Macedo Andrade, de 30 anos, foi o porta-voz do grupo. Ele reiterou que nenhum dos detidos atirou o sinalizador. No entanto, não soube identificar quem teria sido o autor do disparo que matou o garoto.

- Estamos aqui de bodes expiatórios. Não foi nenhum daqui. Todo mundo sabe, a justiça, a polícia, que não foi a gente (quem atirou o sinalizador). Não sei afirmar quem foi - disse.

Tadeu explicou que o grupo está sem alimento e água. Além disso, reclama que não puderam tomar banho e que estão se alimentando graças a apoio de amigos.

- Falta chuveiro, água, mas estamos bem. Conseguimos um advogado aqui. Falar para nossas famílias que, cedo ou tarde, vamos sair daqui, porque somos inocentes

Um a um, os corintianos estão prestando depoimentos a respeito da morte do garoto Kevin Douglas Espada, de 14 anos, atingido por uma cápsula que, de acordo com a polícia boliviana, partiu de um sinalizador aceso pela torcida visitante em Oruro.

torcedores corinthians presos (Foto: Ricardo Taves)Torcedores do Timão presos alegam inocência (Foto: Ricardo Taves)

- Chegamos ao estádio cerca de meia hora antes do jogo, fizemos nossa festa e estávamos na batucada (com a bateria). Foi um acidente, logo depois do gol do Corinthians. Levantamos o bandeirão e aquilo disparou – relatou.

- Fomos escolhidos aleatoriamente pela polícia – completou outro preso.
O grupo está apreensivo com possíveis retaliações de torcedores bolivianos. Durante a manhã, porém, o clima foi de tranquilidade – na medida do possível – na sede da delegacia.

* Colaborou Ricardo Taves, blogueiro do Corinthians
info local tragédia corinthians 2 (Foto: arte esporte)Infográfico mostra detalhes de como aconteceu a tragédia no estádio Jesús Bermúdez (Foto: arte esporte)

FONTE:

Polícia boliviana apreende nove sinalizadores e diz que fez revista


Autoridades de Oruro lamentam morte de torcedor de 14 anos e comparam projéteis apreendidos com cápsula encontrada no crânio de jovem

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia

A polícia boliviana informou na manhã desta quinta-feira que apreendeu nove sinalizadores de navio encontrados no meio da torcida do Corinthians logo após a tragédia que vitimou o garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, durante a partida da equipe brasileira contra o San José, em Oruro. Os artefatos têm cerca de 40 centímetros de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Em entrevista coletiva, o coronel Carlos Quiroga Ramos, comandante da polícia departamental de Oruro, deu detalhes sobre a perícia realizada após a tragédia. Segundo o blogueiro do GLOBOESPORTE.COM, Ricardo Taves, torcedores do Corinthians que estão em Oruro disseram que o autor do disparo do sinalizador não está entre os 12 presos e já voltou ao Brasil.

O “Caso Estadium”, como está sendo chamado em Oruro, não terá uma resolução em menos de 15 dias. Isso porque este é o tempo necessário para colher os resultados dos exames nos 12 torcedores presos na noite de quarta – todos tiveram que passar por um teste para detectar a presença de pólvora nas mãos. O coronel disse que todas as evidências indicam que o autor do disparo do sinalizador está entre esses corintianos presos.

info local tragédia corinthians 2 (Foto: arte esporte)

- Estamos esperando os estudos de laboratório para que se determine a causa do óbito dessa pessoa, mas temos certeza de que partiu de uma dessas 12 pessoas – afirmou Quiroga Ramos.

O resultado completo da perícia será divulgado na tarde desta quinta. Ainda falta a comparação dos sinalizadores apreendidos com a cápsula encontrada no crânio do jovem morto na tragédia. A polícia boliviana informou que esse tipo de artefato não é vendido na Bolívia e que veio do Brasil. As autoridades locais dizem que o projétil percorreu cerca de 40 metros – do ponto de partida até o choque com o torcedor morto.

Durante a entrevista, o coronel se confundiu e disse que é permitida a entrada de sinalizadores nos estádios da Bolívia. Por outro lado, afirmou que toda a segurança foi garantida antes da partida e que os torcedores corintianos foram revistados na porta do Estádio Jesús Bermudez. Os brasileiros contestam essa versão.

MOSAICO - Perícia  torcedor san jose morre libertadores corinthians (Foto: Diego Ribeiro)
Na mesma entrevista, o governador de Oruro lamentou a tragédia e pediu punição severa aos envolvidos.

- Condeno este tipo de acontecimento, que não pode ocorrer em nenhum lugar. Que todos os torcedores reflitam sobre esse acontecimento, bem como a Conmebol e outras instituições esportivas. Eu vi o artefato partindo do setor norte, onde estava a torcida visitante. O departamento de Oruro está de luto por esta trágica morte de uma de nossas crianças – afirmou Javier Tito Vélez.

O caso vai agora para o Ministério Público, já que o inquérito policial foi encerrado. O processo que se inicia irá apurar melhor o caso. Enquanto isso, os 12 brasileiros ficam sem previsão de saída da detenção – eles estão alojados na sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra Crimen" (FELCC), no centro de Oruro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/policia-boliviana-apreeende-nove-sinalizadores-e-diz-que-fez-revista.html

Alonso domina manhã marcada por volta de Sutil de olho em última vaga


Alemão testa Force India, única equipe ainda incompleta para a temporada 2013. Button e Webber têm desempenhos discretos no 3º dia em Barcelona

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

adrian sutil formula 1 barcelona (Foto: Getty Images)Sutil volta a vestir o macacão da Force India, pelo menos para os testes da F-1 (Foto: Getty Images)

Na manhã deste terceiro dia de testes em Barcelona (Espanha), as atenções estavam voltadas para um personagem muito menos badalado do que astros como Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Este personagem é Adrian Sutil. Afastado da Fórmula 1 desde o fim de 2011 devido a um escândalo de agressão a um funcionário da Lotus em uma boate, o alemão voltou a guiar um carro da categoria de olho na última vaga do grid, na Force India, equipe que defendeu por quatro temporadas. E, apesar do tempo longe das pistas, o piloto não fez feio. Ficou em uma discreta sétima posição. Porém, o tempo de 1m23s641 foi superior à marca de Paul di Resta, único confirmado no time indiano até o momento. Na sexta-feira, o outro concorrente à vaga, Jules Bianchi, pegará o volante. A previsão de chuva na região, entretanto, pode atrapalhar as comparações.
Mas quem fez bonito mesmo foi o bicampeão Fernando Alonso, que ficou com o melhor tempo da manhã: 1m21s875, de pneus macios. Fazendo simulações de classificação com a Ferrari F138, o espanhol dominou a atividade, fazendo volta rápida em cima de volta rápida. A marca, porém, não foi melhor que a anotada por Sergio Pérez (McLaren) na quarta-feira, melhor da semana até o momento.

fernando alonso formula 1 (Foto: AFP)Fernando Alonso foi o mais veloz com a Ferrari F138. Antena para colher dados aerodinâmicos (Foto: AFP)

Quem mais próximo de Alonso nesta manhã foi Nico Hulkenberg, que anotou 1m22s160 com a Sauber. Logo atrás, veio Romain Grosjean (Lotus), com 1m22s188. Jenson Button e Mark Webber obtiveram marcas discretas levando em consideração às equipes que defendem. O britânico da McLaren ficou apenas com o sexto melhor tempo (1m22s840), enquanto o australiano da RBR foi o oitavo (1m23s024). No duelo das “nanicas”, a Marussia voltou a levar a melhor sobre a Caterham. Max Chilton marcou 1m26s416, contra 1m27s344 de Giedo van der Garde. A atividade não contou com as presenças dos brasileiros Felipe Massa (Ferrari) e Luiz Razia (Marussia). Massa está confirmado nos testes de sexta.

Os pilotos dão uma pequena pausa para o almoço às 13h do horário local (9h de Brasília) e voltam à pista uma hora depois. Além das atividades desta semana em Barcelona, foram realizados quatro dias de testes em Jerez de la Frontera no início do mês, tendo o brasileiro Felipe Massa como o mais rápido. Antes do início do campeonato, dia 17 de março, na Austrália, haverá mais treinos de pré-temporada, também em Barcelona, entre 28 de fevereiro e 3 de março.

Confira os melhores tempos da manhã do terceiro dia de testes em Barcelona:
1 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m21s875
2 – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – 1m22s160
3 – Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1m22s188
4 – Nico Rosberg (AL/Mercedes) – 1m22s627
5 – Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1m22s675
6 – Jenson Button (ING/McLaren) – 1m22s840
7 – Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1m22s877
8 – Mark Webber (AUS/RBR) – 1m23s024
9 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m23s366
10 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m26s416
11 – Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – 1m27s344


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/02/alonso-domina-manha-marcada-por-volta-de-sutil-de-olho-em-ultima-vaga.html

Dani Alves reconhece que Barça deve melhorar para seguir na Champions


Iniesta assegura que o Barcelona tem capacitade para reverter desvantagem contra o Milan no jogo de volta, que será disputado no Camp Nou

Por GLOBOESPORTE.COM Milão

O lateral-direito Daniel Alves admitiu nesta quarta-feira, após a derrota por 2 a 0 para o Milan, em duelo válido pela ida das oitavas da Champions, que o Barcelona deve melhorar de nível se quiser seguir vivo na competição. As equipes disputarão o jogo de volta no Camp Nou no dia 12 de março e os catalães terão duas preocupações. Além da diferença gerada em Milão, há o critério de gols fora de casa, o que poderá beneficiar ainda mais os italianos.

- Para seguir nesta competição temos que ser um pouco melhores. Perdemos por mérito deles e por demérito nosso, essa é a verdade - avaliou.
Já o meia Iniesta teve uma visão mais otimista e se diz confiante sobre uma recuperação no Camp Nou.

- O resultado é muito negativo, mas estamos capacitados para dar a volta no marcador e consertar o erro. A partida de volta será outra história. Jogaremos em casa e com um campo melhor - lembrou.

El Shaarawy e Daniel alves, Milan x Barcelona (Foto: AP)Daniel Alves tenta parar o atacante El Shaarawy (Foto: AP)

FONTE:

Campeãs olímpicas almoçam com Ary Graça no Rio: 'Trouxemos ideias'


Fabi, Fofão, Sheilla e Adenízia dão sugestões ao presidente da FIVB

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Ary Graça almoçou com quatro campeãs olímpicas nesta quarta-feira. No escritório da entidade, no Rio de Janeiro, o dirigente se encontrou com Fabi, Fofão, Sheilla e Adenízia para ouvir opiniões e sugestões das atletas sobre o esporte no âmbito nacional e mundial.

- É importante que as coisas sejam tratadas de forma democrática. Queremos contribuir, ajudar no desenvolvimento do vôlei. Trouxemos ideias que acreditamos ser boas para todos. O Ary disse que as ideias eram boas e muito bem-vindas. Saímos muito satisfeitas - disse a líbero Fabi.


vôlei almoço Fabi, Fofão, Ary Graça, Sheilla e Adenízia (Foto: Divulgação / CBV)Fabi, Fofão, Ary Graça, Sheilla e Adenízia em almoço no Rio de Janeiro: troca de ideias (Foto: Divulgação/CBV)

- É muito válido ele escutar as nossas opiniões, e nós ouvirmos as dele. Essa troca é muito boa para o vôlei. É muito bom ter esse espaço - completou Sheilla.

Nesta sexta-feira, as jogadoras disputam o clássico de maior rivalidade do vôlei feminino nacional. Pela última rodada da fase classificatória da Superliga feminina, o Rio de Janeiro de Fofão e Fabi duela com o Osasco de Sheilla e Adenízia. A partida vale a primeira colocação geral e terá transmissão ao vivo do SporTV a partir das 21h (horário de Brasília), direto do ginásio José Liberatti.


Com Casemiro, time B do Real Madrid goleia a Espanha sub-20


Ex-volante do São Paulo entra no segundo tempo da vitória por 5 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha

Após a derrota na estreia, o volante Casemiro conseguiu sua primeira vitória com o Real Madrid  O ex-jogador do São Paulo começou no banco, mas entrou no segundo tempo e participou da goleada de 5 a 0 sobre a seleção espanhola sub-20, em amistoso realizado na quarta-feira.

Os gols do time B do clube merengue foram marcados por Cheryshev, Lucas, Jota (duas vezes) e Óscar Plano. A Fúria sub-20 fez um período de treinamentos no CT do Real e aproveitou o amistoso com o Castilla como preparação para o Mundial da categoria, que será disputado na Turquia entre os dias 21 de junho e 13 julho.

Casemiro estreou pelo time B do Real no último sábado, quando a equipe perdeu por 3 a 1 para o Sabadell, pela Segunda Divisão do Campeonato Espanhol. O volante foi contratado por empréstimo pelo clube merengue no fim de janeiro, a poucos minutos do fechamento da janela de transferências de inverno da Europa. O contrato é válido por seis meses, com opção de compra. Apesar de estar no time B, o brasuca está inscrito na Liga dos Campeões.

Casemiro em ação pelo Real Madrid Castilla (Foto: Realmadrid.com)Casemiro em ação pelo Real Madrid Castilla contra a Fúria sub-20 (Foto: Realmadrid.com)

FONTE:

Caracas surpreende Huachipato no Chile e embola grupo de Flu e Grêmio


Na base do chutão, time venezuelano faz 3 a 1 sobre chilenos e alcança a primeira vitória. Chave termina rodada com quatro times com três pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Talcahuano, Chile

O time que surpreendeu o Grêmio no Brasil provou do seu próprio veneno na noite desta quarta-feira: no vazio Estádio CAP, no Chile, o Huachipato levou um baile de um visitante, o Caracas. A equipe venezuelana se recuperou da derrota em casa para o Fluminense, fez 3 a 1 e conquistou a sua primeira vitória na Taça Libertadores. Curé e Peña, duas vezes, marcaram os gols do triunfo, enquanto Aceval descontou para os anfitriões.

De quebra, o resultado ainda embolou o Grupo 8, já que o Grêmio derrotou o Fluminense por 3 a 0 no outro jogo da noite, no Engenhão. A chave agora tem todos os seus quatro times com três pontos após duas rodadas. Na próxima rodada, os venezuelanos visitam o Tricolor gaúcho, no dia 5 de março. Já os chilenos farão sua segunda partida em casa diante do Tricolor carioca, na próxima quarta-feira.

Luis Peña comemora gol do Caracas na Libertadores (Foto: EFE)Autor de dois gols, com direito a golaço por cobertura, Peña foi o nome do jogo no Chile (Foto: EFE

Caracas suporta pressão e surpreende no chutão

Empolgado com a vitória fora de casa sobre o Grêmio, na estreia, o Huachipato armou uma blitz no início do jogo para cima do Caracas. Logo no minuto inicial, Brian Rodríguez balançou a rede após rebote do goleiro Baroja. Mas o árbitro marcou impedimento milimétrico, mas existente, do atacante uruguaio. Na jogada seguinte, Falcone cabeceou com perigo, por cima do travessão. Mas, aos poucos, os venezuelanos foram se soltando e se arriscando nos contra-ataques. E conseguiram abrir o placar após um chutão da defesa, aos 13. Sozinho contra dois, Curé aproveitou falha de Muñoz, que errou o tempo de bola, ganhou na velocidade de Labrín e bateu na saída do goleiro, que falhou no lance.

Os poucos torcedores presentes ao Estádio CAP pareciam não acreditar. Principalmente quando Baroja salvou uma cabeçada à queima-roupa de Brian Rodríguez. O centroavante, muitas vezes isolado no ataque, era a principal arma chilena, mas sua pontaria não estava em dia como foi contra o Grêmio. Melhor para o Caracas, que pegou confiança com o placar e passou de pressionado a pressionador. O travessão livrou os donos da casa no chute longo de Peña, quando a bola ainda quicou sobre a linha do gol. Mas aos 46, não teve jeito. Em novo chutão para a frente, dessa vez do goleiro, a zaga chilena voltou a falhar, e Curé apareceu de novo: sua finalização foi defendida, mas no rebote seu passe encontrou Peña, que bateu com categoria no cantinho de Veloso: 2 a 0.

Dany Cure comemora gol do Caracas na Libertadores (Foto: AP)Curé comemora o primeiros dos três gols do Caracas sobre o Huachipato, no Chile (Foto: AP)

Peña faz golaço, e venezuelanos seguram resultado
Inconformado, o técnico Jorge Pellicer voltou para o segundo tempo com duas alterações: trocou o lateral Labrín por Aceval e o volante Sandoval pelo atacante Llanos. Mas a mudança esperada não aconteceu. O Caracas continuou melhor e levando perigo ao gol de Veloso. Aos cinco, Curé ganhou na velocidade de Muñoz e chutou sem angulo, rente à trave. Três minutos depois, Peña acertou o alvo. Após outro chutão para o ataque, dessa vez com origem no meio de campo, Otero ganhou no corpo dos defensores e rolou para o meia acertar um lindo chute que encobriu o goleiro. Um golaço.

Desorientado, o Huachipato só conseguia assustar no chuveirinho, mas Baroja seguia passando segurança no gol. No único lance em que a bola passou pelo goleiro, passou também por todo mundo na área, e o cruzamento de Aceval foi parar na rede, diminuindo o marcador aos 19 minutos. A pressão do início do jogo voltou, mas era tarde demais. As bolas aéreas chilenas não deram mais resultado, e o Caracas segurou sua primeira vitória na competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/02/caracas-surpreende-huachipato-no-chile-e-embola-grupo-de-flu-e-gremio.html

Para o Corinthians, já acabou a Libertadores 2013


O Brasil liderou o ranking mundial de mortes (comprovadamente) ligadas a futebol em 2012. E começamos bem 2013. Neste momento, há um torcedor do Náutico hospitalizado em estado grave no Recife, foi baleado por um “torcedor” do Sport no último sábado, dia em que as equipes sequer se enfrentaram! Ontem, 12 torcedores do Corinthians passaram a noite detidos em Oruro, acusados de matar um moleque boliviano de 14 anos, que foi ao estádio ontem e não voltou para casa porque foi atingido em cheio por um rojão.
Não tenho a menor expectativa que o governo brasileiro, como fez a Inglaterra nos anos 1980, abrace essa questão e trate do assunto com a gravidade que ele merece, e não apenas com medidas paliativas e midiáticas dos ministérios públicos estaduais, como acontece há 20 anos por aqui, fechando e abrindo torcida organizada, como se isso resolvesse alguma coisa.
Ontem, aconteceu uma mancha irreparável na história do Corinthians, na história do futebol brasileiro. Porque se é verdade que o Corinthians é uma torcida que tem um clube, que alguns de seus episódios mais bonitos estão diretamente ligados a ela, como a invasão do Maracanã, a invasão de Tóquio, a premissa também tem de ser verdadeira para falar de uma das páginas mais tristes e hediondas da vida alvinegra.
Se for comprovado que o rojão partiu mesmo da torcida corintiana, como neste momento apontam as evidências, o mínimo, mas o mínimo mesmo, que deveria acontecer é o Corinthians ser sumariamente eliminado da Libertadores, como aliás prevê o código disciplinar da Conmebol (desde que o clube boliviano decida denunciar o brasileiro). Talvez assim estes trogloditas sintam a gravidade do que fizeram, porque uma vida parece valer pouco para esse tipo de gente. Talvez assim outros trogloditas fiquem inibidos de fazer isso no próximo jogo. O que não dá para permitir é que o Corinthians siga jogando a competição depois do que aconteceu ontem. Era para ser uma festa a estreia do atual do campeão. Como encarar com naturalidade, agora, que torcedores do Corinthians (por mais que 98% deles sejam de paz) sigam viajando pelo continente, sigam entrando em estádios, como se nada tivesse acontecido?
O clube brasileiro diz que vai fazer o que estiver ao alcance para ajudar a família do rapaz. Não jogar mais esta competição em 2013, de luto, ainda que seja uma medida imposta pela Conmebol, já é bom começo.

FONTE:

Técnico do Milan garante que equipe balançará a rede no campo do Barça



Após vitória por 2 a 0 em Milão, Allegri exalta poderio defensivo e lembra que equipe poderia ter ampliado ainda mais a vantagem

Por GLOBOESPORTE.COM Milão

 Massimiliano Allegri, técnico do Milan, estava tão animado após a vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona, nesta quarta pela ida das oitavas da Liga dos Campeões, que resolveu desafiar os catalães. O treinador promete que sua equipe fará mais um gol no Camp Nou no dia 12 de março, quando será disputada a partida de volta.

- Foi uma vitória merecida. Tivemos a oportunidade de marcar o terceiro, mas o terceiro marcaremos no Camp Nou - afirmou após a partida.

O comandante elogiou especialmente o setor defensivo da equipe rossonera.
- Meus rapazes fizeram uma grande partida na defesa. Fazer com que o Barça não tenha opção para chutar nenhuma vez não é fácil - concluiu.

Allegri, contudo, lembra que o Barcelona não costuma ser tão piedoso atuando emseus domínios.

- Precisamos marcar em seu estádio porque lá eles têm uma ótima média de gols - alertou.

Muntari e Boateng comemoram, Milan x Barcelona (Foto: AFP)Muntari e Boateng fizeram os gols do Milan (Foto: AFP)

FONTE: