terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Com clima favorável, mesmo em BH, Osasco passa fácil pelo Minas: 3 a 0


Paulistas vão decidir quem termina primeira fase na ponta na última rodada, em clássico contra o Rio de Janeiro. Para as mineiras resta garantir sétimo lugar

O local do jogo foi a Arena JK, em Belo Horizonte, mas mais parecia uma extensão do ginásio José Liberatti, em Osasco, graças à grande presença de torcedores do time visitante na casa do rival. E o apoio foi válido, já que o Osasco, dono da segunda melhor campanha da Superliga Feminina, atrás apenas do Rio de Janeiro, bateu o sétimo colocado por 3 a 0, parciais de 25/20, 25/19 e 25 a 19 em pouco mais de uma hora e treze minutos de bola em jogo. O nome da partida acabou sendo o da levantadora Fabíola, que com um grande leque de opções distribuiu bem o jogo e não deu muitas chances ao bloqueio rival. Vale destacar também a atuação de Thaisa, muito eficiente no saque e nas bolas de meio.

Volei Feminino -  Jogadoras do Osasco comemoram (Foto: Léo Simonini)Osasco passa pelo Minas e decide com o Rio, em casa, que termina fase em primeiro (Foto: Léo Simonini)

O resultado confirmou pelo menos o segundo lugar do Osasco na tabela de classificação, independentemente da última rodada, com 42 pontos. Já o Minas permaneceu com 19, em sétimo e terá que abrir o olho para segurar a posição ao fim desta fase. Na última rodada da fase classificatória, os dois times jogam na sexta-feira, às 21h (de Brasília). O Minas encara o Campinas, fora de casa, enquanto o Osasco recebe o Rio de Janeiro, no grande clássico do vôlei feminino nacional. Se vencer, ultrapassa o rival e vai para os playoffs como melhor time da fase de classificação.

Visitante indigesto
Mesmo em casa, o Minas tinha menor torcida que o estelar Osasco. As donas da casa até que fizeram o primeiro ponto do jogo, mas este foi o único momento que o time ficou na frente, já que as comandadas de Luizomar de Moura tomaram conta do set, apesar de terem levado alguns sustos. Na primeira parcial, por exemplo, a vantagem era de quatro pontos, mas o Minas chegou a encostar em 9 a 8.

Mas com opções como Sheilla, Fê Garay, Jaqueline, Adenizia e Thaisa, muito eficiente quando acionada, a levantadora Fabíola distribuía o jogo confundindo o bloqueio rival. Sheilla e Jaqueline até chegaram a ser paradas, mas nada que tirasse o controle do jogo do Osasco. Na reta final do set, Larissa entrou para sacar, contou com dois erros da líbero Tássia, e as visitantes abriram 23 a 17. A partir daí foi só administrar e fechar em 25 a 20, após erro no saque de Carla.

Agora sem sustos
As meninas do Minas pareceram sentir a derrota no set inicial. No segundo, o Osasco, já senhor do jogo, passou a errar menos, e consequentemente, a dar menos chances ao adversário. A maior qualidade técnica do time vice-líder da competição, diante do sétimo, ficou evidente após o Minas perder três contra-ataques que acabaram com uma bola no chão de Fernanda Garay, para abrir 13 a 7. Garay mandou mais uma pancada no chão e obrigou Jarbas Soares a parar o jogo.

A bronca surtiu efeito momentâneo, já que Thaisinha fez um ponto, seguido por outro de Carla. Mas os erros voltaram a acontecer, além do alto bloqueio de Thaisa e Adenizia funcionar permitindo a maior vantagem do jogo, em 18 a 9. Lia, uma das principais jogadoras do Minas ao longo da Superliga até tentou dar vida ao time, com dois ataques poderosos da linha dos três, mas como a vantagem já era grande não deu para buscar. Em pouco mais de 25 minutos, Fê Garay, mesmo desequilibrada, conseguiu explorar o bloqueio e fechar em 25 a 19.

Favoritismo confirmado
O Minas não podia mais errar, mas logo no início do set dois erros de recepção em saques de Thaisa complicaram a vida das comandas de Jarbas Soares. O Osasco chegou a abrir 4 a 2, mas um lance reacendeu o torcedor mineiro e também a equipe. Após contra-ataque, a líbero Tássia conseguiu um passe de cabeça. O ponto acabou do adversário, mas a jogada inusitada serviu para animar, já que a primeira parcial passou a ser disputada ponto a ponto e terminou 8 a 6 para as visitantes.

Volei Feminino -  Minas x Osasco (Foto: Léo Simonini)Sheilla bate a bola decisiva na partida disputada em Belo Horizonte (Foto: Léo Simonini)

Sem querer entregar a rapadura, como se diz na gíria, o Minas continuava a se esforçar para manter o jogo parelho e conseguiu até igualar em 11 a 11. Mas a qualidade técnica superior do Osasco era nítida, e enquanto a equipe mineira fazia um esforço muito grande para se manter viva, a adversária, repleta de jogadoras da Seleção Brasileira, jogava mais solta e passava à frente sempre que ameaçada. O segundo tempo técnico foi conseguido após ponto de Sheilla, 16 a 13.

A partir daí, o Osasco manteve o alto nível, principalmente com Thaisa, em grande noite. O time abriu 24 a 18 e teve que esperar somente mais um ponto para fechar em 25 a 19 em ataque de Sheilla.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2013/02/com-clima-favoravel-mesmo-em-bh-osasco-passa-facil-pelo-minas-3-0.html

'Íbis da Superliga', São Bernardo vence a primeira a uma rodada do fim


Após 16 derrotas seguidas, lanterna derrota o São Caetano e vibra muito com o resultado: 'Sempre acreditamos que essa vitória chegaria', disse Kátia

Por GLOBOESPORTE.COM São Bernardo do Campo, SP

São Bernardo vence São Caetano pela Superliga Feminina (Foto: July Stanzioni/SM Press)Jogadoras do São Bernardo vibram com a primeira vitória na Superliga (Foto: July Stanzioni/SM Press)

Após 16 derrotas consecutivas, o lanterna da Superliga Feminina, São Bernardo, enfim, pode comemorar sua primeira vitória. A uma rodada do fim da primeira fase, a equipe do interior paulista venceu o São Caetano pelo placar de 3 sets a 0 (25/14, 26/24 e 25/21), na noite desta terça-feira, no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP).

Mesmo com o triunfo, o time da casa permanece em último, agora com quatro pontos, três a menos que o rival desta noite, que ocupa o penúltimo lugar. Na sexta-feira, o São Bernardo fecha sua participação na Superliga enfrentando o Pinheiros, fora de casa, às 21h. Já o São Caetano encara o Sesi-SP, na Vila Leopoldina, no mesmo horário.

Candidatos a 'Ibís', Pinda, São Bernardo e Tijuca apostam na virada

Os grandes destaques da primeira vitória do São Bernardo foram Thais e a levantadora Kátia, que ganhou o troféu Viva Vôlei.

- Essa vitória também deixa a lição de cada uma acreditar em si. Mostramos o que às vezes não foi reconhecido até aqui pelas derrotas. Treinamos, buscamos, sempre acreditamos que essa vitória chegaria, com a força de cada uma nesse tempo em que as vitórias não vinham - comentou Kátia.

São Bernardo vence São Caetano pela Superliga Feminina (Foto: July Stanzioni/SM Press)Jogadoras valorizaram muito o resultado, mesmo com a má campanha (Foto: July Stanzioni/SM Press)

Para o técnico Fernando Lacerda, o São Bernardo finalmente conseguiu desenvolver aquilo que foi treinado ao longo da temporada.

- Hoje foi o resultado de tudo aquilo que fizemos durante a temporada, sempre treinamos muito, nunca desistimos. Foi o reflexo de todo o empenho da equipe que sempre acreditou que poderia fazer mais - concluiu.

Recuperação de 2010 vira exemplo no Bota depois de derrota em clássico


Depois de perder para o Fla, goleiro Jefferson lembra goleada de 6 a 0 aplicada pelo Vasco no ano da conquista do último título carioca do clube

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Na temporada passada, o Botafogo chegou a ostentar uma invencibilidade de 22 jogos no início, mas acabou sucumbindo justamente na final do Campeonato Carioca, quando perdeu o título para o Fluminense. Este ano, ela durou bem menor. Foram apenas sete jogos até perder o primeiro para o Flamengo, domingo, por 1 a 0.

O fato não parece preocupar o goleiro Jefferson, capitão do time. Ele lembrou a goleada sofrida por 6 a 0 para o Vasco no Campeonato Carioca de 2010. O Botafogo acabou conquistando o título da competição, justamente em uma decisão contra o mesmo rival.

- A derrota nunca deve ver vista como uma coisa boa, mas nela você aprende. Em 2010, perdemos para o Vasco por 6 a 0 e fomos campeões. Devemos tirar lições e continuar com força total, pois estamos no caminho certo. Não podemos achar que está tudo errado por causa de um jogo - afirmou Jefferson.

A atuação contra o Flamengo foi considerada boa apesar do resultado negativo. Para ele, o time precisa casar bons jogos com vitórias para passar ainda mais confiança ao torcedor de que esse grupo pode fazer boas campanhas nas principais competições da temporada.

- Contra o Flamengo, jogamos bem e perdemos. Empatamos com O Fluminense sem fazer um bom jogo. Não podemos acomodar. É jogar bem e vencer. A gente sabe da rivalidade que existe e da paixão do torcedor. O Engenhão é nosso estádio e precisamos fazer dele um caldeirão - comentou Jefferson.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Boavista, domingo, no Engenhão. O time precisa do empate para garantir vaga na semifinal da Taça Guanabra e da vitória para terminar em primeiro lugar no Grupo A sem depender de outros resultados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/recuperacao-de-2010-vira-exemplo-no-bota-depois-de-derrota-em-classico.html

Allegri 'aceita' sugestão de Berlusconi e mostra otimismo contra o Barça


Treinador evita polêmica com presidente, admite usar marcação especial em Messi e afirma que Milan não será 'um cordeiro pronto para ser sacrificado'

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

Massimiliano Allegri na coletiva do Milan (Foto: AP)Massimiliano Allegri na coletiva do Milan (Foto: AP)
O fato de encarar o poderoso Barcelona, de Messi, Iniesta e Xavi, nas oitavas de final da Liga dos Campeões não preocupa o técnico do Milan, Massimiliano Allegri. Otimista, o treinador afirmou nesta terça-feira, em entrevista coletiva, que os rossoneri têm condições de avançar de fase, apesar do favoritismo dos catalães. O duelo acontece nesta quarta, na Itália, às 16h45m (de Brasília), com transmissão do GLOBOESPORTE.COM.
- Não seremos os cordeiros prontos para ser sacrificados. O jogo começa 0 a 0. Tudo depende do que vai acontecer em campo. Precisamos começar a partida com a convicção de que podemos nos classificar – declarou Allegri.
Um dia depois de o presidente do Milan, Silvio Berlusconi, "sugerir” alguns acertos táticos na equipe – como a marcação individual em cima de Messi -, o treinador admitiu que pode ouvir os conselhos do mandatário, mas reiterou que possui a palavra final.

- O conselho do presidente é sempre bem recebido. Após 25 anos no Milan, ele conhece futebol e sempre tem ideias geniais. Entretanto, eu trabalho com o elenco diariamente. Procuro fazer o que é melhor. Messi é um jogador perigoso, como Iniesta. Vamos ter de marcá-los bem – afirmou o treinador.
Por outro lado, Allegri poderá contar novamente com Stephan El Shaarawy. Recuperado de dores no joelho, o Faraó, que foi poupado no jogo contra o Parma, na última sexta-feira, está à disposição do treinador, mas ainda sabe se será titular.

- El Shaarawy está treinando e em boa forma. Vou analisar se ele vai começar jogando. Podemos jogar com um trio no ataque, mas tudo depende da escalação do Barcelona – completou.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/02/allegri-aceita-sugestao-de-berlusconi-e-mostra-otimismo-contra-o-barca.html

Del Piero é oferecido ao Palmeiras, mas Brunoro não mostra empolgação


Dirigente, que ainda busca reforços para fechar o elenco, diz que meia italiano, destaque na Copa do Mundo de 2006, está com a idade avançada

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo


Del PIero sydney fc  e Wellington (Foto: Agência Getty Images)Del Piero está no Sydney (Foto: Ag. Getty Images)

Aos poucos, a nova diretoria do Palmeiras começa a organizar a casa.  Desde que o presidente Paulo Nobre assumiu o cargo no dia 21 de janeiro, nove reforços foram contratados: Vilson, Léo Gago, Leandro, Rondinelly, Weldinho, Marcelo Oliveira, Charles, Ronny e Kléber. Segundo o diretor executivo do clube, José Carlos Brunoro, o clube ainda trabalha para qualificar o elenco. Para isso, estuda muitas opções oferecidas por empresários e vai atrás de alguns nomes solicitados pelo técnico Gilson Kleina.

Pela manhã, o dirigente revelou ao canal Bandsports que o veterano meia italiano Del Piero, de 38 anos e que atualmente joga no Sydney (AUS), havia sido oferecido ao Palmeiras. Depois, explicou a questão ao GLOBOESPORTE.COM.

- Um empresário me procurou perguntando se havia o interesse no jogador. Para falar a verdade, nem pensei muito nesse assunto. Inicialmente, acho muito complicado porque é um atleta de 38 anos – afirmou o dirigente, que condicionou a possível chegada do italiano a um projeto de marketing que precisaria ser montado.

No momento, o Palmeiras trabalha com reforços para quatro posições: zaga, meio-campo e ataque. Brunoro quer dois homens ofensivos, sendo um que atue como referência na área e outro que caia pelos lados. Gilson Kleina deixou claro que gostaria de trabalhar com 30, 32 atletas no elenco. Atualmente, mesmo com as opções que chegaram, ele tem 28 peças à disposição, contando os três goleiros.

Del Piero começou sua carreira no Padova (ITA) e viveu o grande momento de sua carreira com a camisa do Juventus. Disputou e foi um dos protagonistas da conquista da seleção italiana da Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha. Antes do Palmeiras, o gringo teve seu nome especulado no Flamengo.

Clique e assista a vídeos do Palmeiras

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/02/del-piero-e-oferecido-ao-palmeiras-mas-brunoro-nao-mostra-empolgacao.html

Alonso supera Vettel, mas Rosberg lidera 1º dia de testes em Barcelona


Alemão se entende com o câmbio problemático da Mercedes e voa no fim da sessão, batendo Raikkonen por 0s007. Alonso é terceiro e Vettel, o quarto

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

O primeiro dia de treinos de pré-temporada em Barcelona marcou o primeiro confronto entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel nesta temporada. Melhor na parte da manhã com pneus duros, o alemão da RBR foi superado pelo espanhol da Ferrari à tarde, já com os carros calçados com pneus médios. Porém, nenhum dos dois ficou com o melhor tempo desta terça-feira. Com 1m22s616, o alemão Nico Rosberg superou os problemas de câmbio em sua Mercedes e saltou da incômoda oitava posição do período matutino para a liderança da tabela de tempos. Segundo melhor da manhã, Kimi Raikkonen melhorou seu tempo e repetiu a posição à tarde com a Lotus.

nico rosberg mercedes testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Com a Mercedes, Nico Rosberg foi o mais rápido da terça em Barcelona (Foto: Agência Getty Images)

Alguns pilotos, como Vettel e Raikkonen, trocaram os pneus duros pelos médios na parte da tarde. Ainda na primeira hora depois do almoço, o finlandês da Lotus melhorou seu tempo, e por pouco não superou a RBR do alemão. O tricampeão reagiu logo em seguida, baixando sua marca em dois décimos de segundo, sendo o primeiro piloto a virar na casa de 1m22s durante a terça-feira em Barcelona. Depois que a sessão ficou paralisada por 11 minutos para a retirada da Caterham de Charles Pic, que parou na curva 3, parecia que ninguém mais melhoraria. Os tempos só caíram a menos de meia hora para o fim do treino.

Os problemas de confiabilidade, que causaram um princípio de incêndio no carro de Nico Rosberg e uma batida frontal por falha nos freios durante o primeiro teste de seu novo companheiro, Lewis Hamilton, ainda são uma dor de cabeça para a Mercedes. Devido a um problema na caixa de câmbio, que levou mais tempo que o previsto para ser solucionado, Rosberg deu poucas voltas pela manhã, fechando o período com a oitava melhor marca. Uma vez resolvido, o carro demonstrou velocidade e o alemão fez o melhor tempo do dia. Minutos depois, Raikkonen também baixou sua marca, mas deixou a Lotus a míseros 0s007 do rival.

kimi raikkonen lotus testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Por 0s007, Kimi Raikkonen ficou em segundo com a Lotus em Barcelona (Foto: Agência Getty Images)

Quem mais andou nesta terça foi o bicampeão Fernando Alonso, que teve em Barcelona seu primeiro contato com a nova F138, que foi conduzida por Felipe Massa e Pedro de la Rosa em Jerez de la Frontera. O espanhol, que fechou a sesão à frente de Vettel, com o terceiro melhor tempo, deu 110 voltas, contra 86 do venezuelano Pastor Maldonado, que estreou a nova Williams FW35, lançada nesta manhã no circuito catalão. Ironicamente, quem menos andou foi Raikkonen, que por pouco não marcou o melhor tempo.

Confira os melhores tempos da terça-feira em Barcelona:
1 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m22s616 (54 voltas)
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m22s623 – a 0s007 (44)
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m22s952 – a 0s336 (110)
4 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m22s965 – a 0s349 (66)
5 – Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1m23s733 – a 1s117 (86)
6 – Daniel Ricciardo (AUS/STR) – 1m23s884 – a 1s268 (73)
7 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m24s124 – a 1s508 (77)
8 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m24s144 – a 1s528 (82)
9 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m25s124 – a 2s508 (68)
10 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m26s747 – a 4s131 (65)
11 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m27s534 – a 4s918 (49)

Depois de quatro dias de testes em Jerez de la Frontera e deste primeiro contato dos novos carros com o circuito de Barcelona, os pilotos voltam à pista nesta quarta-feira, para dar continuidade à segunda sessão de testes coletivos, que vai até a sexta-feira. Antes do início do campeonato, dia 17 de março, na Austrália, haverá mais treinos de pré-temporada, também em Barcelona, entre 28 de fevereiro e 3 de março.

Veja as escalações das equipes para os próximos dias de testes em Barcelona:

QUARTA, 20 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Fernando Alonso (ESP)
McLaren - Sergio Pérez (MEX)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Lewis Hamilton (ING)
Sauber - Nico Hulkenberg (ALE)
Force India - Paul di Resta (ESC)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Daniel Ricciardo (AUS)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - Max Chilton (ING) e/ou Luiz Razia (BRA)

QUINTA, 21 DE FEVEREIRO
RBR - Mark Webber (AUS)
Ferrari - Fernando Alonso (ESP)
McLaren - Jenson Button (ING)
Lotus - Romain Grosjean (FRA)
Mercedes - Nico Rosberg (ALE)
Sauber - Nico Hulkenberg (ALE)
Force India - Adrian Sutil (ALE)
Williams - Pastor Maldonado (VEN) e Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Giedo van der Garde (HOL)
Marussia - Max Chilton (ING) e/ou Luiz Razia (BRA)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/02/alonso-supera-vettel-mas-rosberg-lidera-primeiro-dia-em-barcelona.html

Preocupado com altitude, Timão vai usar cilindros de oxigênio na Bolívia


Clube providencia material para auxiliar jogadores em duelo contra o San José, em Oruro. Delegação só vai para a cidade quatro horas antes do jogo

Por Diego Ribeiro Cochabamba, Bolívia

Placa de Boas-vindas ao Corinthians em hotel de Cochabamba (Foto: Diego Ribeiro)Hotel em Cochabamba faz saudação aos atletas do Corinthians Foto: Diego Ribeiro)

O Corinthians se cercou de garantias para evitar ao máximo os efeitos da altitude no jogo desta quarta-feira contra o San José, da Bolívia, em Oruro – cidade localizada a pouco mais de 3.700m acima do nível do mar. Para a estreia na Taça Libertadores, o Timão providenciou uma série de cilindros de oxigênio que poderão ajudar os jogadores a recuperar o fôlego durante o confronto. Quanto maior é a altitude, maior fica a dificuldade para “puxar” o ar e respirar.

– É importante sempre ter essa reserva. Quem sentir mais os efeitos, pode utilizar o cilindro. Dois minutos de inalação são suficientes para o atleta se recuperar – afirmou o preparador físico Fábio Mahseredjian.
De acordo com o preparador, cada organismo sente de uma forma diferente os efeitos da altitude. Alguns podem ter dor de cabeça, e até náuseas em casos mais extremos. Outros sequer sentem que estão em um local mais alto do que o de costume.

O Corinthians vai ficar concentrado em Cochabamba, cidade localizada a cerca de 2.550m acima do nível do mar – altitude considerada intermediária. A subida para Oruro só vai ocorrer quatro horas antes do jogo, marcado para as 22h (horário de Brasília, e 21h no horário local).
– O corpo demora cerca de seis, sete horas para sentir os efeitos. Por isso optamos por subir num horário bem próximo ao do jogo. Tudo para minimizar qualquer problema – explicou Fábio Mahseredjian.

A delegação do Timão conta com 22 atletas nesta primeira viagem da Taça Libertadores. O Corinthians vai em voo fretado para Oruro, e volta em voo do mesmo tipo para Cochabamba. O retorno para São Paulo também será em fretado, na quinta-feira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/preocupado-com-altitude-timao-vai-usar-cilindros-de-oxigenio-na-bolivia.html

Arena Fonte Nova realiza testes de iluminação externa no estádio


Consórcio responsável pela construção está em contagem regressiva para a entrega do estádio para a Fifa, marcada para o dia 28 de fevereiro

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

Na reta final da construção, a Arena Fonte Nova não tem somente a forma quase pronta. O estádio baiano começou a ganhar também a cor. Os primeiros testes da chamada 'iluminação monumental' da arena já começaram a ser realizados. A ideia é que o estádio mude de cor de acordo com o time mandante.

Neste primeiro teste, oito projetores já instalados foram ligados. A fachada leste da arena foi colorida de branco, verde, vermelho, amarelo, lilás e azul. Na noite desta terça-feira, os testes terão continuidade para que sejam feitos os ajustes necessários para o dia da inauguração da arena (assista ao vídeo acima).

A Fonte Nova está em contagem regressiva para sua entrega, marcada para o dia 28 de fevereiro. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM esteve nas obras na última segunda-feira e constatou que as obras estão em ritmo acelerado. No entanto, boa parte do terceiro anel segue sem assentos. Na área que fica na região da Ladeira da Fonte de Pedras, muitos caminhões ainda fazem o trabalho pesado para finalizar a área de acesso ao estádio. Muitas cadeiras ainda podem ser vistas embaladas.

Clique aqui e veja as imagens do teste de iluminação

Apesar da data de entrega do estádio para o governo ser no dia 28 de fevereiro, a arena só será oficialmente entregue à população no dia 29 de março, aniversário da cidade de Salvador. A ideia do governo e do consórcio que administra o estádio é que a inauguração sirva com um presente para a capital baiana. Ainda não foi definido o tipo de evento que vai abrir os trabalhos da nova arena, mas existe a possibilidade de um show musical.

Dois dias após data desejada para a inauguração, o estádio deve ver bola rolando pela primeira vez. O primeiro Ba-Vi do Campeonato Baiano está marcado para o dia 31 de março, um domingo.

Teste de iluminação da Fonte Nova 18/02/2013 (Foto: Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação)Teste de iluminação da Fonte Nova foi realizado na noite de segunda-feira (Foto: Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação)

FONTE:

Gabriel prepara volta no domingo ao Bota para reassumir posição de titular


Volante já tem aval do técnico para atuar contra Boavista e precisa provar nos treinos que está em condições de acabar com a carência no setor

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Gabriel no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber)Gabriel trabalha forte para voltar a atuar pelo Botafogo (Foto: Fred Huber)

Gabriel terminou a temporada passada como titular do Botafogo no Campeonato Brasileiro. O começo foi inesperado para quem tinha contrato a vencer no fim de 2012, mas o encerramento do ano acabou sendo o melhor possível, transformando o jogador em peça importante do sistema de jogo do técnico Oswaldo de  Oliveira e garantindo a renovação de seu contrato até o fim de 2015.

Por isso, o provável retorno de Gabriel ao time titular neste domingo, contra o Boavista, pela última rodada da Taça Guanabara, deixa o técnico Oswaldo de Oliveira. Ele garantiu que se o volante estiver em condições, será titular.

- Se estiver pronto, joga - disse Oswaldo, diretamente a Gabriel, em conversa presenciada pelo GLOBOESPORTE.COM.

A animação de Oswaldo tem relação direta com a escassez de jogadores para a posição no momento. Marcelo Mattos, Renato e Lucas Zen ainda estão em recuperação de lesões. No clássico com o Flamengo, ele precisou utilizar o lateral-esquerdo Julio Cesar na posição ao lado de Fellype Gabriel.
Gabriel não joga desde o dia 1 de dezembro, quando o Botafogo empatou com o Flamengo em 2 a 2, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Nesse jogo, ele sofreu uma lesão na coxa direita. Quando estava perto de voltar, voltou a sentir dores no local en ficou mais um tempo afastado. São quase três meses.

Uma volta como essa exige muito do psicológico do jogador. Ele (Seedorf) conversa muito comigo para só voltar quando estiver 100% para ajudar o Botafogo"
Gabriel

- Para falar a verdade estou com muita vontade de voltar. Não vejo a hora de entrar em campo. Perdi minhas férias, passei por um processo difícil de recuperação, mas estou muito feliz agora. Participei do coletivo de sexta-feira, Oswaldo conversou comigo, disse que ainda não era hora e entendi, pois se tratava de um clássico e é complicado não entrar 100%. Estou clinicamente bem. Só falta a minha confiança e da comissão técnica - disse Gabriel, que fez tratamento na manhã desta segunda-feira no Engenhão.

Nesse processo de recuperação, o holandês Seedorf tem sido importante mais uma vez para Gabriel. Os dois são muito próximos desde a chegada do camisa 10 ao clube em julho do ano passado.

- Uma volta como essa exige muito do psicológico do jogador. Ele conversa muito comigo para só voltar quando estiver 100% para ajudar o Botafogo. Vai ser bom entrar contra o Boavista para ganhar ritmo para a semifinal - afirmou Gabriel.

O Botafogo volta a treinar na manhã desta terça-feira no Engenhão. Para se classificar, o time precisa apenas de um empate com o Boavista no domingo. Se vencer, garantirá o primeiro lugar do Grupo A.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/gabriel-prepara-volta-no-domingo-ao-bota-para-reassumir-posicao-de-titular.html

Rafael Marques é destaque em treino dos reservas do Botafogo


Atacante faz dois gols durante a atividade. Titulares ficam na academia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Rafael Marques chamou a atenção na reapresentação do Botafogo após a derrota para o Flamengo (1 a 0), pela Taça Guanabara, no domingo. Enquanto os titulares realizavam trabalho de musculação na academia, os reservas - com reforço de Bruno Mendes - participavam de um coletivo. E o atacante marcou dois gols no campo anexo do Engenhão na manhã desta terça-feira.

Rafael Marques parecia jogar uma partida oficial. Voltou para buscar o jogo, pediu a bola, deu assistências e marcou duas vezes, deixando dois defensores para trás e finalizando bem.

O atacante sequer foi relacionado para um jogo oficial em 2013. A única vez em que entrou em campo foi no amistoso contra o Macaé, em Saquarema, durante a pré-temporada.

A precaução deve-se ao fato de, em 2012, Rafael Marques ter atuado em 17 partidas e não ter marcado nenhuma vez. Ele foi alvo de duras críticas da torcida e o técnico Oswaldo de Oliveira optou por não colocá-lo em campo. Oswaldo chegou a falar no ano passado que o jogador não continuaria. Como o clube não conseguiu negociá-lo, ele segue treinando com o grupo alvinegro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/rafael-marques-e-destaque-em-treino-dos-reservas-do-botafogo.html

Palmilhas especiais auxiliam atletas do Botafogo na prevenção de lesões


Desenvolvidos a partir de um software importado, objetos ajudam também os atletas na recuperação de alguns problemas físicos

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Os jogadores do Botafogo têm à disposição mais uma arma na tentativa de prevenir lesões e fazer com que os jogadores possam render bem dentro de campo. Alguns atletas, como o lateral-direito Lucas, o meia Jeferson e o atacante Henrique, utilizam palmilhas especiais nas chuteiras.

Palmilha - base (Foto: Divulgação)Base da palmilha que é feita para o pé de cada atleta (Foto: Divulgação)

As palmilhas, feitas com um material importado, são produzidas a partir de informações obtidas de um software francês que o Bota possui. Alex Evangelista, fisioterapeuta do clube, disse que os sistemas informatizados facilitam muito na hora de fazer uma avaliação precisa das necessidades dos jogadores. Além de Evangelista, integram a equipe os fisioterapeutas Flávio Meireles e Fábio Azevedo.

Palmilha - software (Foto: Divulgação)Imagem do software que avalia o pé de
cada jogador (Foto: Divulgação)

- Ele mede e posição e vê os problemas do pé. Mostra os pontos de pressão e nos dá as informações onde existe o esforço exagerado, aí a palmilha corrige. A cada dia os atletas precisam mais de sistemas informatizados para avaliação. Não podemos errar. Cada dia a avaliação é mais precisa. Jogador não pode ficar parado no departamento médico - disse Alex Evangelista.

No início do ano, Lucas teve um problema de dores na canela que retardou sua estreia. Ele contou que depois do uso das palmilhas é que as dores começaram a diminuir e ele pôde entrar em campo.

- Eu estava sentindo muitas dores na canela e depois que passei a usar a palmilha elas realmente acabaram. A palmilha é confortável, não atrapalha em nada. É bom quando o existe uma estrutura capaz de detectar e solucionar este tipo de problema.

A lista dos jogadores que utilizam a palmilha vai aumentar. O coordenador médico Gustavo Magliocca tem feito desde a pré-temporada com os atletas para avaliar as necessidades de cada um. A partir dos resultados os objetos serão confeccionados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/palmilhas-especiais-auxiliam-atletas-do-botafogo-na-prevencao-de-lesoes.html

Beckham chega a Paris com a família cercado por batalhão de policiais


Victoria vai à França pela primeira vez desde a assinatura do marido com o PSG

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Beckham chega a Paris com a família (Foto: Reprodução)Beckham com a filha Harper (Foto:Reprodução)

Após a segunda-feira em um parque de Londres, David Beckham voltou a Paris nesta terça com a família. A chegada pela manhã em um trem da Eurostar foi digna de um chefe de estado. O jogador, acompanhado dos filhos e da esposa Victoria, estava cercado por 20 policiais além de 12 seguranças vestidos à paisana. Um carro aguardava todos logo na saída da estação.

É a primeira vez que Victoria vai à França com o jogador depois da assinatura de contrato com o Paris Saint-Germain. A estreia do meia pelo clube está prevista para o próximo sábado diante do Olympique, no Parc des Princes, pelo Campeonato Francês.

Beckham chega a Paris com a família (Foto: Reprodução)Beckham chega a Paris com a família (Foto: Reprodução)

FONTE:

Aos prantos, Pistorius nega crime, mas segue preso após 1ª audiência


Promotoria afirma que crime foi premeditado, enquanto atleta alega ter atirado para se proteger; julgamento da fiança prossegue nesta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Pretória, África do Sul

Oscar Pistorius continua preso. Tido como único suspeito do assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, o atleta paralímpico participou da audiência pelo pedido de fiança, em Pretória, nesta terça. No entanto, sua defesa não conseguiu apresentar provas suficientes e ele terá de permanecer sob custódia. Nesta quarta-feira, a sessão terá prosseguimento, e seus advogados apresentarão mais evidências na corte.


Entre muitas lágrimas e soluços, o multicampeão viu a acusação apontar o caráter do crime como premeditado, enquanto a defesa afirmou que Pistorius confundiu a namorada, que foi alvejada dentro do banheiro, com um ladrão.

No fim da audiência, o representante de Pistorius leu uma declaração do atleta, que estava aos prantos no tribunal. Ele afirmou ter atirado com a intenção de proteger a si mesmo e a namorada.

-  Voltei para a cama e vi que Reeva não estava lá. Foi quando percebi que poderia ser ela lá dentro. Arrombei a porta do banheiro com o taco de críquete e a encontrei jogada no chão. Ela estava viva. Coloquei as próteses. Liguei para os paramédicos e tentei levá-la ao hospital. Tentei salvar Reeva, mas ela morreu nos meus braços. Nada pode estar mais longe da verdade do que eu ter planejado o assassinato da minha namorada. Sou um homem adulto, um cidadão sul-africano e demandante de uma liberação sob fiança. Fiz essa declaração sob minha livre vontade e não fui influenciado. O conteúdo dela é verdadeiro e correto. Não consigo compreender como fui acusado de assassinato. Não tive intenção de matar minha namorada Reeva Steenkamp - disse Pistorius.

MOSAICO - julgamento oscar pistorius (Foto: Editoria de arte)
Pistorius chegou cedo ao local, antes das 7h (horário de Pretória). Escoltado por policiais, o atleta usou um capuz para cobrir o rosto e entrou pela porta dos fundos, tentando evitar os muitos flashes disparados pelos fotógrafos.

Na porta do tribunal, representantes da Liga Feminina do Congresso Nacional Africano protestaram contra o atleta com uma placa que dizia: "Pistorius deve apodrecer na cadeia".

Voltei para a cama e vi que Reeva não estava lá. Foi quando percebi que poderia ser ela lá dentro. Arrombei a porta do banheiro com o taco de críquete e a encontrei jogada no chão. Ela estava viva. Coloquei as próteses. Liguei para os paramédicos, e tentei levá-la ao hospital. Tentei salvar Reeva, mas ela morreu nos meus braços"
Oscar Pistorius

O promotor responsável pelo caso, Gerrie Nel, começou o discurso de acusação afirmando que Pistorius atirou em uma mulher inocente e desarmada, que tentou se proteger dentro de um banheiro. Segundo ele, o sul-africano acertou a namorada três vezes através da porta. O atleta, nesse momento, já cobria o rosto com as mãos.

Cartaz contra Pistorius (Foto: Reuters)Mulheres protestam e pedem prisão para Pistorius na porta de tribunal (Foto: Reuters)

A acusação afirmou que Reeva chegou a se trancar no local, mas não conseguiu se desvencilhar dos tiros. Foram quatro balas, três através da porta, em um crime considerado premeditado. O promotor reiterou que não acredita na hipótese de Pistorius ter confundido Reeva Steenkamp com um ladrão. Segundo ele, essa foi uma estratégia adotada pelo atleta para fugir da culpa pela morte da namorada. A acusação ainda afirmou que a jovem chegou no fim da tarde na casa do medalhista paralímpico, com uma mala para passar a noite.

Ainda pela versão da promotoria, o biamputado Oscar Pistorius levantou-se, colocou suas próteses e andou sete metros para disparar contra a namorada. Questionado se estava acompanhando o raciocínio, o atleta respondeu positivamente, soluçando. O bastão de críquete com sangue, citado pela imprensa sul-africana, que foi encontrado na casa de Pistorius, não foi mencionado pela acusação.

Defesa afirma que atleta não sabia que Reeva estava no banheiro
Na sequência, foi a vez de o advogado de Oscar Pistorius, Barry Roux, ganhar a palavra. De cara, foi questionado o caráter premeditado do crime.

A defesa foi além e afirmou que o episódio não se trata de um assassinato e fez pouco caso do fato de terem encontrado uma mala de Reeva na casa de Pistorius. O advogado mostrou no tribunal alguns casos onde maridos atiraram acidentalmente em mulheres e filhos através de portas fechadas. Roux garantiu que seu cliente quebrou a porta do banheiro para ajudar Reeva após os disparos.

O advogado insistiu que Pistorius não sabia que se tratava de Reeva Steenkamp ao atirar, temendo ser um ladrão. A defesa  também negou que o sul-africano tenha colocado as próteses para cometer o crime.

A acusação não comprou a ideia. O promotor Gerrie Neil afirmou que houve uma discussão antes de Pistorius disparar na direção da namorada, mas não mencionou se ela foi gerada pelo suposto SMS do ex-namorado de Reeva, o jogador de rúgbi François Hougaard. A briga teria sido o motivo para Reeva ter se trancado no banheiro.

- Não seria correto da minha parte falar sobre o motivo. Mas podemos dizer que houve um motivo para matar - disse o promotor.

Juiz considera crime premeditado
Após um recesso, o juiz Desmond Nair, responsável pela audidência, afirmou que o promotor Gerrie Nel apresentou fatos objetivos na corte: a mala da modelo, os tiros por trás da porta, a porta quebrada do lado de fora, e o fato de Pistorius ter levado o corpo para o primeiro andar de sua casa. Nair também observou alguns pontos mostrados pela acusação como: por que um ladrão se trancaria no banheiro? Por outro lado, o juiz afirmou que única inferência da promotoria foi que Pistorius colocou a prótese antes de pegar a pistola e atirar contra Reeva.

Nair preferiu não entrar na discussão plena do significado de premeditação e decidiu que o caso de Pistorius está na categoria seis (crimes extremamente graves). A partir daí, a defesa do sul-africano precisava mostrar ''circunstâncias excepcionais'' para conseguir a fiança.

Depois de outro intervalo, o advogado de Pistorius, Barry Reux, optou por questionar a acusação. Ele contestou fatos apresentados antes da audiência e a ausência de testemunhas para confirmar as declarações da promotoria. O advogado também perguntou que provas concluíram que Pistorius colocou suas próteses antes de atirar. O promotor, Gerrie Nel, garantiu que terá todas as respostas nesta quarta-feira.

Declaração emocionada conta versão de Pistorius

Na sequência, Reux leu uma declaração juramentada de Oscar Pistorius, onde o atleta deu sua versão do ocorrido na noite da última quarta-feira. Enquanto o advogado lia, o campeão paralímpico permaneceu de cabeça baixa.

- Sou um homem adulto, um cidadão sul-africano e demandante de uma liberação sob fiança. Fiz essa declaração sob minha livre vontade e não fui influenciado. O conteúdo dela é verdadeiro e correto. Não consigo compreender como fui acusado de assassinato. Descarto um assassinato premeditado porque não tive intenção de matar minha namorada Reeva Steenkamp - afirmou Pistorius, através do advogado.

Oscar pistorius julgamento Pretoria - Agência AP (Foto: Agência AP)Pistorius chorou muito durante a audiência em Pretória (Foto: Agência AP)

O atleta afirmou que estava vendo TV, sem suas próteses, enquanto Reeva fazia ioga, por volta das 22h do dia da tragédia. Segundo ele, a modelo havia lhe comprado um presente de dia dos namorados e os dois estavam apaixonados. Enquanto o advogado lia a declaração, Pistorius não conseguia se controlar e chorava aos berros. O juiz teve de pedir para o corredor manter a compostura.

Oscar Pistorius afirmou que no meio da noite acordou para pegar um ventilador e fechar a porta da varanda quando ouviu um barulho no banheiro. Ele achava que Reeva ainda estava na cama e que alguém havia invadido sua casa. Por estar sem suas próteses, o biamputado teria se sentido vulnerável e atirou.

- Já sofri ameaças de morte antes. Por este motivo, guardo uma arma de fogo debaixo da minha cama. Não há trancas na janela do meu banheiro - disse.

Posteriormente, a defesa leu uma declaração de Justin Divaris, definido pela mídia local como o melhor amigo de Pistorius, que garantiu que o atleta estava apaixonado pela modelo. O depoimento de uma amiga de Reeva, classificando o corredor como um cavalheiro, também foi lido.

A audiência foi suspensa após advogado de defesa, Barry Roux, pedir para juntar mais evidências com as perguntas demandadas à promotoria. O juiz Desmond Neil concordou e adiou a audiência para estar quarta-feira. O atleta continua preso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/02/oscar-pistorius-segue-preso-apos-primeira-audiencia.html

Em 1º dia de Alonso com nova Ferrari, Vettel lidera manhã de testes de RBR


Rivais na briga pelo título de 2012 se reencontram na pista na abertura da segunda sessão de testes, em Barcelona. Alemão leva a melhor na manhã

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Fernando Alonso em sua primeira aparição com nova Ferrari F138 em Barcelona (Foto: Getty Images)Alonso em sua primeira aparição com nova Ferrari F138 em Barcelona (Foto: Getty Images)

Único dos pilotos confirmados em 2013 a não participar da primeira sessão de testes de pré-temporada, de 5 a 8 de fevereiro, em Jerez de la Frontera, Fernando Alonso finalmente experimentou o novo carro da Ferrari, o F138, nesta terça-feira, na abertura da segunda sessão de treinos, em Barcelona. O bicampeão, que vinha aprimorando a forma física durante esse período, até que foi bem em sua primeira aparição ao volante. Fez o terceiro melhor tempo desta manhã com 1m23s626. Porém um “detalhe” deve ter incomodado o piloto espanhol. Na liderança, ficou justamente o tricampeão Sebastian Vettel, da RBR, seu algoz nos campeonatos de 2010 e 2012. O alemão prodígio, que já testou a nova RBR roxa por dois dias em Jerez, anotou o tempo de 1m23s046. Entre os dois rivais, ficou outro destaque da temporada passada, o finlandês Kimi Raikkonen, com 1m23s571. Todos os três com pneus duros, uma indicação que os tempos podem baixar mais, com o uso de compostos médios, macios e supermacios.

sebastian vettel rbr testes Circuito da Catalunha (Foto: Agência Getty Images)Vettel roubou os holofotes de Alonso e brilhou na manhã em Barcelona (Foto: Getty Images)

Com o novo FW35 da Williams, lançado minutos antes do início dos testes, o venezuelano Pastor Maldonado fez bonito e ficou com o quarto tempo (1m23s733). O treino desta terça-feira não conta com brasileiros na pista.Dono do melhor tempo das atividades em Jerez, Felipe Massa assume o cockpit da Ferrari na sexta-feira, último dia da segunda sessão de testes. Já Luiz Razia guia a Marussia nesta quarta. Seu companheiro, Max Chilton, treinou nesta terça e ficou com o último tempo da manhã.

A primeira parte desta terça-feira de atividades em Barcelona transcorreu sem incidentes de destaque. A única bandeira vermelha ficou a cargo da Sauber de Esteban Gutierrez, que parou na curva 7 e paralisou o treino por nove minutos. Diferentemente de Jerez, onde os testes seguiram initerruptamente de 9h até 17h do horário local (6h a 14h de Brasília na ocasião, por conta do horário de verão), há uma pausa de uma hora para almoço em Barcelona. As atividades recomeçam a partir das 14h local (10h de Brasília).

pastor maldonado williams testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Maldonado com novo carro da Williams, lançadou minutos antes dos testes (Foto: Getty Images)

Maldonado, Nico Rosberg (Mercedes) e Sergio Pérez (McLaren) chegaram a liderar a folha de tempos no início da atividade. Alonso assumiu a ponta no meio da manhã, mas foi rapidamente batido por Paul di Resta (Force India).  Na hora final, foi a vez de Raikkonen e Vettel revezarem a liderança. Os pilotos voltam à pista às 11h de Brasília. A segunda sessão de testes vai até a sexta-feira. Antes do início do campeonato, dia 17 de março, na Austrália, haverá mais treinos de pré-temporada em Barcelona, de 28 de fevereiro a 3 de março.

Confira os melhores tempos da manhã de testes em Barcelona:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m23s046
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m23s571 - a 0s525
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m23s626 - a 0s580
4 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1m23s733 - a 0s687
5 - Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m24s124 - a 1s078
6 - Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m24s144 - a 1s098
7 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) – 1m24s406 - a 1s360
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m24s520 - a 1s474
9 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m25s136 - a 2s090
10 - Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m27s534 - a 4s488
11 - Max Chilton (ING/Marussia) – 1m28s068 - a 5s022


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/02/em-1-dia-de-alonso-com-nova-ferrari-vettel-lidera-manha-de-testes-de-rbr.html

Fifa aprova tecnologia da linha do gol nas Confederações e na Copa de 2014


Objetivo da entidade é apoiar os árbitros em situações difíceis. Empresas interessadas serão convidadas a visitar as cidades-sedes no Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça

Depois de uma implementação bem sucedida de tecnologia na linha do gol (GLT), no Mundial de Clubes no Japão, realizado em dezembro de 2012 e conquistado pelo Corinthians, a Fifa anunciou na manhã desta terça-feira que a inovação também será usada na Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil.


Diante das diferentes tecnologias disponíveis no mercado, a Fifa abriu concorrência nesta terça-feira estabelecendo os requisitos técnicos para ambas as competições. Estão convidados a apresentar propostas os dois fornecedores já licenciados (Hawkeye e GoalRef) e outras empresas atualmente em processo de licenciamento.


Em meados de março, as companhias interessadas serão chamadas a participar de uma visita de inspeção às sedes da Copa das Confederações. A decisão final será confirmada em abril.

bola chip FIFA Mundial  (Foto: AFP)Chip na bola permite que os árbitros recebam um alerta de gol durante um lance duvidoso (Foto: AFP)

Durante a Soccerex, realizada ano passado, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias testadas no Mundial de Clubes do Japão. Em ambos os casos, dispositivos emitem um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassa a linha do gol.

A decisão do uso do chip em bolas não torna a ação obrigatória, e as confederações nacionais estão livres para colocarem em prática ou não a nova regra. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse na ocasião que a Fifa deixará a tecnologia como legado para o Brasil nos 12 estádios da Copa de 2014.


Linha do gol tecnologia bola Fifa (Foto: Reprodução / FIFA)Testes de tecnologia da linha do gol são feitas com frequência pela Fifa (Foto: Reprodução / FIFA)

FONTE:

Grêmio tem 60 dias para definir futuro do espaço da geral na Arena


Liberado pelos Bombeiros para jogos com geral interditada por 2 meses, estádio também precisa de Habite-se da prefeitura. Inspeção é na quinta

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre

arena grêmio gramado (Foto: Hector Werlang)Espaço da Geral está interditado por 60 dias (Foto: Hector Werlang)

A partir desta terça-feira, o Grêmio tem 60 dias para apresentar uma solução ao espaço da geral na Arena, interditado desde a queda de grade que feriu sete pessoas no dia 30 de janeiro, em jogo contra a LDU. O prazo foi dado pelo Corpo de Bombeiros na última reunião com a direção do clube gaúcho e os representantes da Arena Porto-Alegrense, empresa que gere o estádio. Nesse novo intervalo, pode haver partidas, desde que sem a presença da torcida naquela parte da casa gremista.
O alvará anterior concedido pelo Corpo de Bombeiros vence neste dia 19. De acordo com o comandante da corporação, o coronel Guido Pedroso de Melo, a Arena já está liberada em relação ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PCCI). O único porém, portanto, ainda é o futuro do espaço da geral. Barras de proteção ou cadeiras? Embora prefira a segunda opção, Guido abre uma porta para o dialógo e não descarta a primeira possibilidade, a que mais agrada ao Grêmio - em ambos os modelos, a tradicional comemoração avalanche tende a ser extinta.
- O Grêmio pediu 90 dias, mas foram concedidos mais 60 a partir deste dia 19. O indicado por nós é a colocação de cadeiras. Mas aguardamos a posição do Grêmio para, assim, conversarmos e chegarmos a uma definição.
Segundo o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, as conversas com os Bombeiros se iniciarão nesta semana.
- O que nós vamos fazer junto com os Bombeiros é chegar a uma solução de bom senso, que prime pela segurança e pela questão socioeconômoca. Não queremos uma fenômeno de elitização do estádio.
Inspeção para Habite-se será na quinta

Se para os Bombeiros a Arena está liberada por 60 dias com a geral interditada, o mesmo não vale para a Prefeitura de Porto Alegre. A Secretaria de Urbanismo realizará na quinta-feira uma inspeção a fim de conceder ou não o Habite-se, que se trata da permissão definitiva para o funcionamento do estádio, atestanto que a obra está de acordo com seu projeto inicial.

Até o momento, a Arena funcionou com quatro liberações específicas para eventos, e a prefeitura não acena com nova chance de atestados provisórios. Ou seja, a realização da partida contra o Caracas, no dia 5, na Arena, depende do resultado dessa visita dos técnicos da secretaria ao estádio. Além do Habite-se ou da interdição, há a possibilidade de ser emitido um Habite-se parcial, que libera o local para eventos com ressalvas a serem dirimidas ou com espaços específicos sendo fechados por determinado período.

- São duas liberações distintas. A parte dos Bombeiros está regular. Falta a carta de habitação da prefeitura. O próprio município já disse que agora só libera com carta definitiva - avisa o procurador da Ordem Urbanística, Fábio Sbardelloto.
A inspeção estava inicialmente marcada para o dia 26, mas acabou adiantada a pedido da Arena Porto-Alegrense. Uma das explicações pode ser o prazo de dez dias antes de cada partida pela Libertadores que o Grêmio tem para indicar um estádio (Olímpico ou Arena) à Conmebol - o que precisaria ocorrer até sábado, dia 23. A despeito desse obstáculo do clube, a Secretaria de Urbanismo trabalha com a divulgação dos resultados da inspeção apenas na próxima segunda-feira.

Arena do Grêmio área interditada avalanche  (Foto: Francis Targanski / Ag. Estado)Área interditada na Arena do Grêmio(Foto: Francis Targanski / Ag. Estado)

Por que o Grêmio prefere barras
As barras de proteção já existem na geral desde a confusão criada pela torcida organizada na inauguração da Arena, em 8 de dezembro, mas só na metade superior. Na visão do Grêmio, esse recurso é positivo porque...
1. Cobrindo todo o espaço, se evitaria a tradicional comemoração chamada avalanche, que contribuiu com a queda da grade no dia 30, mas haveria a manutenção dos torcedores em pé, habilitando o clube a praticar preços mais populares no local.

2. Os assentos precisariam ser importados e ainda exigiriam uma obra mais complexa. Atualmente, para facilitar o trânsito de fãs em pé no espaço da geral, cada degrau foi dividido ao meio, criando um degrau intermediário. Para a colocação de cadeiras, seria necessário abolir esse degrau intermediário. Um processo que pode levar três meses, enquanto que instalar barras protetoras sequer gastariam 15 dias.

3. Mais um ponto gremista contra as cadeiras: a queda de público. Colocar assentos significa diminuir pela metade a capacidade do espaço da geral. De oito mil pessoas em pé para quatro mil sentadas.


Com Marquinhos e Day iguais, Fla cura ressaca e supera o Uberlândia


Alas se destacam com 25 pontos cada, mas equipe carioca reage depois de um primeiro quarto ruim e deixa o tropeço diante de Franca para trás

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

A ressaca pela derrota para Franca ainda incomodou um pouco os jogadores do Flamengo nesta segunda-feira, mas não foi suficiente para diminuir o apetite dos donos da casa diante do Uberlândia, então terceiro colocado do NBB, que cairia uma posição após a partida. Depois de um primeiro tempo com um gosto amargo, o líder do campeonato usou seu cardápio variado de jogadas para fazer 21 a 4 nos dez minutos seguintes, abrir uma diferença de 12 pontos e encaminhar o 21º triunfo em 22 jogos na competição. No fim do banquete, os torcedores rubro-negros, que desta vez não compareceram em grande número ao ginásio do Tijuca, voltaram a sorrir e foram embora mais do que satisfeitos com a vitória por 79 a 66 (39 a 27), em partida adiada da 23ª rodada (assista aos melhores momentos no vídeo acima).

As duas equipes voltam à quadra na próxima quinta-feira. Enquanto os rubro-negros têm o clássico contra o Brasília, às 21h, no DF, a equipe mineira recebe o Limeira em casa, às 20h.


Mesmo com altos e baixos na partida, como todo o time do Flamengo, Marquinhos mais uma vez foi o cestinha com 25 pontos, ao lado do americano Robert Day, do Uberlândia. Olivinha, com dez pontos e oito rebotes, e Gegê, que também marcou dez pontos, ajudaram na vitória. Para o técnico rubro-negro, José Neto, o fator decisivo foi a marcação.

- Foi uma vitória da defesa, assistimos a vídeos do Uberlândia e percebemos que só se marcássemos muito bem voltaríamos a vencer na competição - disse o treinador.

Pelo lado mineiro, Luis Gruber anotou 18 pontos e nove rebotes para ajudar Robert Day.
  
NBB - Marquinhos, Flamengo x Uberlândia (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)Marquinhos arremessa na vitória do Flamengo sobre o Uberlândia (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem) Marquinhos x Day

Desta vez, quem começou arrasador foi o Uberlândia. Principalmente pelas mãos de Day. Com 100% de aproveitamento nas bolas de três, o ala americano acertou os quatro arremessos que tentou de longa distância e fez 12 dos 23 pontos marcados pelo time do triângulo mineiro no primeiro quarto, contra apenas 18 do Flamengo.

Se o primeiro tempo foi todo de Day, o segundo foi de Marquinhos. O arremesso de três pontos que deu ao time rubro-negro sua primeira liderança na partida foi justamente do camisa 11, que anotou nove pontos no período. Mais do que os quatro feitos no quarto pelo time inteiro do Uberlândia, que já dava sinais de cansaço com as ausências do armador Helinho e do ala Robby Collum, machucados.

NBB - Flamengo x Uberlandia (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)Olivinha tenta evitar a marcação de Robert Day (Foto:Alexandre Vidal / FlaImagem)

Zerado no segundo período, Robert Day acordou novamente na volta do intervalo. Liderado pelo americano, que de cara matou duas bolas de três, o Uberlândia cresceu, e a diferença caiu para apenas um ponto (45 a 44). José Neto parou o jogo e colocou Duda e Shilton em quadra. O Flamengo retomou o controle, e a vantagem cresceu para nove pontos. Day ainda deu o ar de sua graça com mais sete pontos no período, mas os donos da casa souberam administrar o resultado: fim do terceiro quarto com vitória parcial da equipe rubro-negra por 59 a 50.

A boa atuação no fim do período se refletiu no início do último quarto. Em menos de dois minutos de bola em jogo, o Flamengo fez 8 a 2, e a diferença subiu para 67 a 52. Na mesma hora Hélio Rubens pediu tempo. A parada surtiu efeito, o Flamengo passou a errar um ataque atrás do outro, e a vantagem caiu para apenas sete pontos. Parecia que o desfecho do último sábado se repetiria. Mas, desta vez, o líder do campeonato acordou a tempo de vencer por 79 a 66 e evitar sua segunda derrota no NBB. Principalmente porque Robert Day caiu em sono profundo mais uma vez e repetiu seu desempenho do segundo período, sem anotar pontos. Festa rubro-negra para uma torcida que não chegou a lotar o ginásio, mas voltou para casa feliz.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2013/02/com-marquinhos-e-day-iguais-fla-cura-ressaca-e-supera-o-uberlandia.html