segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Luxa resgata 'projeto' de 3 atacantes e quer Barcos à la Evair dos anos 90


Apesar de desejo, técnico não confirma se esquema mais ofensivo será usado diante do Fluminense, no Rio de Janeiro, pela Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Vargas e Barcos no treino do Grêmio (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)Vargas e Barcos teriam companha de Welliton no esquema (Wesley Santos/Agência PressDigital)

O passado costuma ensinar. Serve para a pessoa não repetir os mesmos erros no presente. Mas também é recomendável olhar para trás quando se tenta acertar. Em busca da fórmula perfeita para retomar as boas atuações do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo quer resgatar o esquema que o fez bicampeão brasileiro nos anos 1990, com o Palmeiras.

O técnico não confirma se o plano será colocado em prática num curto prazo, mas admite que o "projeto" é usar três atacantes. E com Barcos fazendo função semelhante à de Evair em seus tempos de Verdão. Na verdade, queria testar já no domingo, no 1 a 0 sobre o Veranópolis, porém o acidente de carro do cunhado de Barcos impediu sua utilização na partida. Mesmo antes da chegada do argentino, o comandante tricolor já havia aventado essa possibilidade, agora tratada com mais força.

- O elenco é farto, mas ainda temos que fazer jogar. Eu ia colocar Vargas, Barcos e Welliton. E o Barcos fazendo a função que o Evair fazia. Não pude. O Barcos faz parede e a bola segue, os meias conseguem jogar. É um projeto, vamos ter que fazer em uma outra etapa - cogita. - Barcos chegou e jogou, hoje teve que sair. Vão ter que jogar para se identificar. Não vejo problema jogar com três atacantes desde que voltem para marcar.

Histórico no Grêmio é curto e negativo

Em 1993, Luxa usava Edmundo e Edilson com Evair. No ano seguinte, o Capetinha saiu para dar lugar a Rivaldo no sistema ofensivo. De acordo com o técnico, a busca por um novo esquema surge como a chance de se fazer algo novo, sair da rotina à qual clube e rivais estão acostumados:
- Em uma partida que permita fazer mudanças, eu vou fazer. O meio de campo do Grêmio está acostumado. O Marco Antônio sabe o que vai fazer. O Fernando sabe. O Adriano, chegando, sabe o que vai fazer ao lado do Souza ou do próprio Fernando. Quero criar alternativas para ter três no meio de campo e três atacantes. Dois volantes e um meia, mais três atacantes. Posso ter um volante, dois meias e três atacantes. Essas alternativas é que quero criar.

Luxa usou três atacantes, como titulares, no Gauchão de 2012. Foi no clássico com o Internacional. O setor teve Bertoglio, Miralles e André Lima na final da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Não deu certo. Perdeu por 2 a 1.

Contra o Fluminense, na quarta, pela Libertadores, no entanto, a tendência é de que o esquema 4-4-2 seja mantido. Barcos volta após resolver seu problema particular. Adriano é outro retorno, depois da liberação para seu casamento. O Grêmio viaja na tarde desta segunda rumo ao Rio de Janeiro. Na terça, treina no Engenhão, palco da partida de quarta, válida pela segunda rodada do Grupo 8.


Dose tripla faz Giancarlo disparar na liderança do prêmio Artilheiro do Ano


Atacante do Ferroviário pede música no Fantástico e se isola no Prêmio Friedenreich. Rafael Oliveira, do Papão, e Hernane, do Fla, correm por fora

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Giancarlo comemora terceiro gol contra o Maracanã (Foto: Kiko Silva / Ag. Diário)Líder Giancarlo comemora terceiro gol na vitória
sobre o Maracanã (Foto: KikoSilva / Ag. Diário) 

O atacante Giancarlo vem sendo um pesadelo para os goleiros no Campeonato Cearense. Neste domingo, o camisa 9 do Ferroviário marcou três vezes na goleada por 5 a 0 sobre o Maracanã e se isolou na liderança do prêmio Artilheiro do Ano com 11 gols. De quebra, ainda teve direito de pedir música no Fantástico.

Líder na semana passada, Aleilson passou em branco na derrota do Paragominas para o Remo por 2 a 0, no jogo de volta da semifinal do primeiro turno do Parazão. Além de cair para a segunda colocação no ranking, com nove gols, ganhou a companhia de outros dois concorrentes: Alemão, do Crato, e Rafael Oliveira, do Paysandu. O primeiro marcou um no empate em 1 a 1 do Azulão do Cariri com o São Benedito e segue atrás de Giancarlo não só na disputa pelo prêmio de maior goleador da temporada no futebol brasileiro, mas também pela artilharia do Cearense. Já o segundo foi o destaque do Papão ao balançar a rede em três oportunidades na impiedosa goleada sobre o São Francisco por 6 a 1, no sábado, pela semifinal do primeiro turno do Paraense.

Rafael Oliveira comemorando seu gol (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Rafael Oliveira, do Paysandu, (centro) fez três gols e está em segundo na lista (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)

No Engenhão, Hernane, do Flamengo, decidiu o clássico contra o Botafogo ao marcar de canela o gol único da partida, que terminou 1 a 0 para o time rubro-negro. Agora, o Brocador, como se autodenominou, lidera com folga a artilharia do Carioca com oito gols, mas permanece no terceiro pelotão no ranking de goleadores do ano, junto com Tiago Chulapa, do Treze, e Warley, do Botafogo-PB. Os dois atacantes entraram em campo no duelo entre seus respectivos times, mas apenas o veterano atacante do Belo deixou o seu no empate em 1 a 1, pelo Campeonato Paraibano.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:
Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 18/02 correção 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43
 gols

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/artilheiro-do-ano/noticia/2013/02/giancarlo-faz-hat-trick-e-dispara-na-lideranca-do-premio-artilheiro-do-ano.html

Com Messi, Rivaldo e Romário, Timão e Verdão genéricos empatam no RN


Com grafias diferentes, Corintians e Palmeira duelam pelo Campeonato Potiguar no mesmo dia em que clássico original foi disputado em São Paulo

Por Jocaff Souza Caicó, RN

O maior clássico do Campeonato Paulista ganhou neste domingo uma versão genérica no interior do Rio Grande do Norte. Corintians-RN e Palmeira-RN mediram forças no Estádio Marizão, na cidade de Caicó, a 256 quilômetros de Natal e a mais de 2.700 de São Paulo, que viu, no mesmo dia, o confronto original entre Corinthians e Palmeiras. A diferença começa pela grafia dos clubes - o alvinegro potiguar não tem o "h", enquanto o Palmeira é sem a letra "s" - e passa pelos nomes das "estrelas" em campo: o dérbi potiguar, que terminou em 1 a 1, teve Messi, Romário, Rivaldo e Diego Maradona.

Messi, goleiro do Palmeira-RN, durante jogo contra o Corintians-RN (Foto: Jocaff Souza)O goleiro Messi, do Palmeira, se chama Jamerson e ganhou o apelido de Messinho (Foto: Jocaff Souza)

Pelo lado corintiano, a responsabilidade de vestir a camisa 10 é de Rivaldo, xará do pentacampeão mundial que defendeu o Timão e o Verdão. Mas as coincidências param por aí e o jogador explica o porquê.

- O nome foi minha mãe que colocou e não tem qualquer ligação com aquele outro Rivaldo. Espero que o meu futebol possa ser parecido com o dele - brincou o meia, autor do gol do Corintians no empate deste domingo (assista aos gols da partida).

Pelo lado palmeirense, três astros do futebol internacional tinham seus genéricos em campo. O atacante baixinho que veste a 11 só poderia se chamar Romário. O lateral-direito, que mais parece um velocista, atende pelo nome de Diego Maradona. E havia ainda um Messi, que não é atacante, mas fecha o gol alviverde. O goleiro explica que o apelido foi adaptado pelos amigos do time, mas o nome original foi dado pela mãe.

- Meu nome é Jamerson e minha mãe me chama de Messinho. Quando comecei a jogar futebol profissionalmente, os jogadores passaram a me chamar de Messi. Mas a semelhança é só no nome mesmo, infelizmente - lamentou o goleiro.

Rivaldo comemora gol do Corintians-RN contra o Palmeira-RN (Foto: Jocaff Souza)Gol de Rivaldo e festa do Corintians no clássico genérico no Rio Grande do Norte (Foto: Jocaff Souza)

No comando do Corintians, assim como no xará paulista, está um gaúcho. Gilberto Gaúcho é o técnico do Galo do Seridó, time que já havia treinado em 2012. Neste ano, ele começou o torneio no Potiguar de Mossoró, mas foi demitido após uma sequência de três derrotas. De volta à velha casa, Gilberto acredita que pode ter um bom desempenho no Estadual.

Gilberto Gaúcho, técnico do Corintians-RN (Foto: Jocaff Souza)Assim como Tite no Timão, um gaúcho comanda o Corintians-RN (Foto: Jocaff Souza)

- Temos bons jogadores e vamos mudar nosso estilo de jogo. Como um bom gaúcho, vou implantar um esquema com uma boa marcação para subirmos na tabela da competição - falou o treinador corintiano, conterrâneo de Tite.

O técnico do Palmeira é um velho conhecido do futebol potiguar. Tecy Ângelo, ex-jogador e ídolo do ABC, foi efetivado na última semana na equipe de Goianinha, após a demissão de Baltazar Germano. Em sua primeira experiência à frente de uma equipe profissional, ele sabe da responsabilidade e das cobranças que a função exige, mas conta que já está calejado.

- Já tenho uma experiência na área. Joguei por muito tempo, principalmente aqui no Rio Grande do Norte e estou calejado quanto à forma de jogo das equipes daqui. Agora tenho tudo para mostrar o que sei e vou me empenhar bastante para conquistar bons resultados - explicou o técnico do Palmeira.
Paixão dividida

Na arquibancada do Marizão, dois amigos e as mesmas paixões. Rafael Alves Silva, consultor de vendas, e Aldenyr Pereira Dantas, vigilante, ambos com 29 anos, torcem para o Corintians-RN e, diferentemente do que se possa imaginar, escolheram o Palmeiras paulista como clube de coração. Em meio aos poucos mais de 200 torcedores alvinegros que estiveram no estádio, Rafael era o único que vestia uma camisa verde - afinal, no mesmo horário, o Verdão fazia o clássico original com o Timão, em São Paulo.

Amigos torcem para o Palmeiras e para o Corintians-RN (Foto: Jocaff Souza)Alcenyr e Rafael torcem para o Palmeiras em SP e para o Corintians no RN (Foto: Jocaff Souza)

- Sou torcedor do Corintians desde que nasci, assim como minha família. Mas em São Paulo, eu torço para o Palmeiras... Meu sangue é até verde - brinca Rafael, mostrando o braço.

Alcenyr explica que a falta de um time de "peso" na região foi decisiva pela escolha do alviverde paulista.

- Sou torcedor do Galo aqui em Caicó, mas em São Paulo sou Porco. Assim como nós, muitos daqui da cidade torcem para outros clubes porque os times do Seridó não disputam muitas competições durante o ano e, consequentemente, não conseguem troféus - conta o vigilante.

Mesmo sem a presença de títulos, Rafael reitera a paixão pelo time da sua terra.

- Sempre vou torcer pelo Galo, mesmo que o time seja muito irregular, como o deste ano. Nós somos apenas torcedores, mas sabemos quando um time não está bem. O Corintians não consegue manter um equilíbrio e, quando tem a vitória na mão, sempre deixa escapar - lamenta o torcedor.
Situação complicada na tabela

Torcida do Corintians-RN no jogo contra o Palmeira-RN (Foto: Jocaff Souza)A 'Fiel' do Corintians-RN levou pouco mais de 200 torcedores ao Marizão (Foto: Jocaff Souza)

Debaixo de uma chuva que não deu trégua por um minuto, Corintians e Palmeira mostraram um futebol de muita raça, mas de pouca habilidade. Rivaldo abriu o placar em cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo, e Bruninho marcou para o Verdão do Agreste na segunda etapa, deixando tudo igual.

O resultado acabou não sendo bom para nenhum time. O Corintians ocupa a sexta colocação, com 12 pontos, e o time de Goianinha está logo atrás, na sétima posição, com 11 pontos.

Restando apenas três rodadas para o fim do primeira fase do Campeonato Potiguar, as duas equipes lutam pela classificação. Apenas os seis primeiros colocados avançam para se juntar a ABC e América-RN na segunda fase.

Teve Isso! Neymar é expulso, juiz pede para sair e Saci se lesiona


Ponte Preta ironiza craque santista e namorada após cartão vermelho. E mais: árbitro empresta meiões a goleiro e torcedores pedem a volta do velho estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


O fim de semana teve o primeiro time a conquistar um turno de um Estadual, uma pequena torcida celebrando o retorno à elite, mesmo com derrota, e um clássico genérico no interior do Rio Grande do Norte. Mas teve também um atacante com falta de sorte para marcar, um goleiro consagrado em uma semana para esquecer, além de um monte de histórias embaladas por um certo craque moicano. Confira o Teve Isso! desta segunda.

Radamés usa camisa número 50 do Boa Esporte (Foto: Reprodução Sportv)Radamés usa camisa número 50 do Boa
(Foto: Reprodução Sportv)

Radamés cinquentinha
O volante Radamés, do Boa Esporte, foi homenageado, neste sábado, no estádio Independência, em Belo Horizonte, no empate sem gols com o América-MG, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O jogador entrou em campo e jogou com a camisa 50, em referência ao número de jogos realizados pela equipe de Varginha.

Além de ser um destaque em campo, Radamés também é conhecido por ser marido da modelo Viviane Araújo, destaque de bateria da escola de samba Salgueiro. Além de desfilar a beleza na avenida, Viviane é presença constante em lançamentos de novos uniformes do Boa Esporte, em Varginha.

Que semana, Ceni...

Os últimos dias não foram bons para o goleiro e capitão do São Paulo, Rogério Ceni. Na quarta, ele acabou sendo coadjuvante na derrota para o Atlético-MG, pela Libertadores, quando deu água para Ronaldinho Gaúcho e acabou vendo o rival se aproveitar da posição e fazer o cruzamento para o primeiro gol do Galo. Neste sábado, ele falhou feio na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, pelo Paulistão, no primeiro gol da equipe de Itu.

- O erro faz parte. Não tem nem como explicar. Não vou falar do vento, do campo... Às vezes acontece. Falei no vestiário para eles ficarem tranquilos. Se nós não ganhássemos, a responsabilidade seria minha. Fui eu que fiz a cagada - admitiu o goleiro.

Goleiro Anderson Paraíba trocou o meião branco por um preto (Foto: Caio Lorena / Globoesporte.com)Goleiro Anderson Paraíba trocou o meião branco por um preto (Foto: Caio Lorena/Globoesporte.com)

Meiões de presente
Antes da vitória do Sport Atalaia por 2 a 0 sobre o CSA, sábado, pelo Alagoano, um fato inusitado envolvendo Anderson Paraíba, goleiro do time da casa, e o árbitro Francisco Carlos Nascimento ganhou repercussão. De acordo com o juiz da partida, o arqueiro da equipe da casa estava infringindo as regras ao utilizar meiões na cor branca, assim como os companheiros de equipe, e a solução encontrada foi emprestar um par da sua coleção ao jogador.

- O goleiro sabe que tem que ir com o material diferente, tanto das equipes, quanto do árbitro. Ele informou que não tinha um meião de outra cor, mas pedi para o quarto árbitro levar lá o meu. Ele entregou ao jogador, e foi resolvida a situação - explicou o árbitro.

Questionado sobre o futuro do par de meiões, Chicão não titubeou e afirmou que o par de meias ficará com o goleiro.

- Acho que vai ficar com ele agora, de presente - disse bem-humorado.

Motorista derruba jogador adversário

Na partida entre São José e Caxias, que terminou empatada em 0 a 0 pela oitava rodada da Taça Piratini - primeiro turno do Campeonato Gaúcho -, uma cena no mínimo inusitada provocou risadas nos torcedores que acompanhavam o jogo no Estádio Centenário. Após receber atendimento médico no gramado por conta de uma contusão, o jogador Marco Antônio, do São José, foi colocado no carrinho móvel. No entanto, ao fazer a curva para deixar o campo, o motorista do veículo, que é funcionário do Caxias, acabou derrubando o atleta (veja no vídeo ao lado a partir de 06:49). 

Saci machuca a perna

Fábio Saci é o nome da irreverência no Guarany de Sobral. O jogador, que  comemora os gols ao estilo 'saci-pererê', pessou por um imprevisto neste sábado, na derrota por 2 a 1 para o Horizonte, que o fez lamentar a homenagem ao personagem.

Depois de marcar o gol de honra, ele se machucou ao fazer a imitação. Por sorte, o gol foi no fim do jogo, e ele não precisou ser substituído. Saci lamentou apenas o fato de o gol não ter evitado a derrota para o Galo do Tabuleiro.

Botafogo-PB x Treze, Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Charles Vagner (5) não se conforma com expulsão (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)

Discussão com companheiro e expulsão
No clássico entre Botafogo-PB e Treze, válido pela décima rodada do Campeonato Paraibano, dois jogadores do Galo discutiram em campo e um deles acabou expulso pelo árbitro Adalberto Moésia. O lance aconteceu aos 43 minutos do segundo tempo. Depois de falhar na marcação do meia Doda, o lateral Ramon Zanardi foi questionado pelo volante Charles Vagner. Os dois chegaram a discutir asperamente e foram rapidamente separados por outros jogadores do Treze. O árbitro do jogo, no entanto, entendeu que houve agressão por parte do volante e deu-lhe o cartão vermelho. No meio da confusão, os brigões chegaram a se abraçar na frente de Adalberto Moésia, que no entanto não mudou de opinião. Adalberto Moésia não quis falar sobre o lance depois da partida, mas deixou claro que vai relatar o lance na súmula, o que pode complicar ainda mais a situação de Charles Vagner para a sequência do Campeonato Paraibano.

Corintians-RN e Palmeira-RN fizeram clássico 'genérico' em Caicó (Foto: Jocaff Souza)Corintians-RN e Palmeira-RN empatam clássico 'genérico' em Caicó (Foto: Jocaff Souza)
Clássico genérico em Caicó

No mesmo dia que Corinthians e Palmeiras empataram por 2 a 2 pelo Paulistão, os xarás do Rio Grande do Norte fizeram o "clássico genérico”, em Caicó, pelo Campeonato Potiguar. Corintians-RN e Palmeira-RN também ficaram na igualdade na tarde deste domingo: 1 a 1. O duelo foi realizado no Estádio Marizão.

O Corintians-RN saiu na frente com um gol de Rivaldo, xará do jogador que atuou nos dois times paulistas, aos 13 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. O empate do Palmeira-RN só veio na segunda etapa, aos 34 minutos, com Bruninho.

Vitória com técnico e auxiliar expulsos

Em partida válida pela primeira rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro, a URT venceu o Uberlândia por 1 a 0, mesmo com as expulsões do técnico Luis Eduardo e do auxiliar -técnico Pael após sucessivas reclamações com a arbitragem. O gol da vitória foi marcado por Leandro Bocão aos sete minutos do segundo tempo. URT e Uberlândia voltam a campo no próximo fim de semana. No sábado, o Verdão recebe no Parque do Sabiá o Democrata SL, que empatou com o Uberaba em 1 a 1. A URT, no domingo, terá pela frente o Mamoré, no Clássico do Milho. 

E o gol, Rhayner??

Sem marcar um gol desde o dia 30 de janeiro de 2011, quando atuava no Náutico, o atacante Rhayner, do Fluminense, ganhou de presente do cobrador oficial Thiago Neves a chance de balançar as redes numa cobrança de pênalti. Foi durante o triunfo tricolor sobre o Volta Redonda por 3 a 1, neste domingo, pelo Carioca.
Na ânsia de quebrar o jejum, o atacante pegou a bola de Thiago Neves, que o deixou bater. Nervoso, desperdiçou ao cobrar fraco, rasteiro, no meio do gol. Gatti salvou com os pés. No rebote, Thiago Neves teve outra oportunidade, mas mandou na trave.

Um barrado e outro hospitalizado
O time do Canoas passou por duas situações inusitadas na tarde deste domingo, pelo Gaúcho. Antes da derrota para o Pelotas por 1 a 0, o técnico Rodrigo Bandeira ficou impossibilitado de escalar um jogador que estava sem documentação. O lateral Michel seria titular, mas esqueceu de levar a carteira de identidade. Sem documento, não pode assinar a súmula e acabou fora da partida.

Para a vaga de Michel, Diego Salini foi o escolhido. O meia ficou 38 minutos em campo. Após um choque de cabeça, teve que ser substituído e foi hospitalizado. Ele recebeu atendimento na Unidade de Pronto Atendimento São Francisco de Paula, fez um exame de tomografia e recebeu alta por estar acompanhado pelo médico do clube.

Sergipe é o primeiro time brasileiro a levantar taça em 2013 (Foto: Fillipe Araújo-FSF)Sergipe é o 1º a levantar taça nos Estaduais 2013 (Foto: Fillipe Araújo-FSF)

A primeira taça do Estadual 2013
Após quase dez anos de angústia, sofrimento e esperança de dias melhores, o Sergipe finalmente voltou a sorrir. Após  empate por 1 a 1 com o River Plate-SE, levantou a Taça Governo de Sergipe, o primeiro turno do Campeonato Sergipano, após jejum de títulos que esteve próximo de completar uma década. Leandro Kível abriu o placar para o Ouro Negro, e David, de pênalti, igualou. O Sergipe é o primeiro clube brasileiro do ano a erguer um troféu de campeonato estadual em 2013 (turno), e fecha sua participação com uma campanha impecável. Invicto, com o melhor ataque e a melhor defesa. Mas o "título" não garante ao alvirrubro nenhum privilégio para o segundo turno. Esta nova etapa do Estadual começa do 'zero', com as entradas de Confiança e Itabaiana, que disputavam a Copa do Nordeste.

torcida do Grêmio com faixa de protesto (Foto: Renan Olaz / Ag. Estado)Gremistas com faixa de protesto contra a Arena (Foto: Renan Olaz / Ag. Estado)

Do contra
A relação entre torcedores do Grêmio e seu novo estádio começou a azedar. Depois de o técnico Vanderlei Luxemburgo criticar o gramado da Arena, foi a vez de parte dos fãs, com uma faixa nas arquibancadas do Olímpico, protestar, durante a vitória por 1 a 0 sobre o Veranópolis, neste domingo, pelo Gauchão.

A inscrição dizia: "Olímpico é nosso, Arena é da $$$", em referência à construtora OAS, que ergueu o estádio no Bairro Humaitá e será parceira do clube por 20 anos. Ela é detentora de 35% dos lucros obtidos com o local.

torcida do Araxá no estádio independência (Foto: Fernando Martins)Torcida do Araxá no estádio independência(Foto: Fernando Martins)
 
Animação no ponto cego
Depois de 22 anos sem jogar a elite do futebol mineiro, o Araxá teve um apoio barulhento no Independência, na derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, neste domingo. A torcida do Ganso no estádio do Horto era pequena, mas bastante animada e divertida. Cerca de três ônibus deixaram a cidade do Alto Paranaíba na manhã do dia do jogo para ver de perto o duelo entre Galo e o "Ganso" pela segunda rodada do Campeonato Mineiro.

Os torcedores do Araxá exibiram faixas divertidas no gradil, chamado de 'ponto cego' do Independência, e os fãs do Ganso não pouparam a brincadeira.

- Se o Araxá perder, tivemos dificuldade de ver um possível vexame do Ganso aqui hoje - disse o torcedor antes de a bola rolar.

Leo Moura entra em campo com a camisa do Zico no jogo Flamengo e Botafogo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Jogadores com a camisa do Zico no clássico (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Homenagem ao sessentão
Os jogadores do Flamengo entraram em campo homenageando o ídolo Zico neste domingo, antes da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, pelo Carioca. Como o Galinho de Quintino está perto de completar 60 anos de idade, o que acontecerá no próximo dia 3 de março, o time rubro-negro entrou em campo vestindo uma camisa preta promocional pelo aniversário do ex-camisa 10.

Pelo Twitter, o futuro "sessentão" agradeceu.

-  Queria agradecer aos jogadores, comissão técnica e direção do Fla, já que o time entrou em campo com a camisa dos meus 60 anos. E vamos torcer mais 45min – postou, no intervalo da partida.


Juiz pede para sair

Aplicar um cartão vermelho para Neymar não foi o fato mais inusitado do dia do árbitro Luiz Flávio de Oliveira na vitória da Ponte Preta por 3 a 1 sobre o Santos, domingo, que manteve a Macaca na liderança do Paulistão.
Com uma lesão muscular, o juiz pediu para ser substituído e deu lugar a Rodrigo Braghetto, que terminou a partida no comando do apito.

Site da Ponte Preta ironiza Neymar após expulsão (Foto: Reproduçãi internet)Site da Ponte Preta ironiza Neymar
(Foto: Reprodução internet)

A Ponte entre Neymar e a namorada
O site oficial da Ponte Preta não deixou passar em branco a expulsão de Neymar na partida contra o time de Campinas, no jogo deste domingo pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

Durante a descrição de Ponte x Santos em tempo real, o site da Macaca ironizou o atacante, dizendo que, após receber o cartão vermelho, ele poderia assistir à entrevista de sua namorada, a atriz Bruna Marquezine, nos vestiários do estádio Moisés Lucarelli. Minutos depois do jogador ter sido expulso, a atriz participaria do programa "Domingão do Faustão", da TV Globo.

- Neymar vai poder ficar no vestiário acompanhando a namorada Bruna Marquezine no Domingão do Faustão - postou o site da Ponte durante o intervalo da partida.

Neymar diz ter tentado acertar a bola com um chute, que acabou pegando em Artur. Isso acabou originando a confusão.

- Foi uma disputa de bola. Apanhei e fui expulso. Não posso tentar chutar a bola? Foi uma jogada normal, todo mundo se bate dentro da área. Ele (árbitro) apelou.

No palco do Domingão, a atriz falou sobre o relacionamento com o jogador do Santos.

- É tudo muito novo para mim. Quando eu era criança, ninguém tinha interesse na minha vida pessoal. Cresci, o interesse foi mudando e agora também namoro com uma outra pessoa pública. Mas, se a gente consegue levar as coisas com naturalidade, sem expôr a nossa vida, conversando, não tem como dar errado - disse a atriz, que ainda revelou já ter sido apresentada aos pais de Neymar.

- Já conheci. Ele também já conheceu a minha família e conversou com meus pais.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/02/teve-isso-neymar-e-expulso-juiz-pede-para-sair-e-saci-se-lesiona.html

seleção brasileira - CBF confirma Brasil x Chile em BH, e Felipão diz que time será 'caseiro'


Segundo técnico, provavelmente todos os jogadores convocados para a partida do dia 24 de abril serão de clubes do futebol nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na tarde desta segunda-feira mais um amistoso da Seleção em 2013. O time de Luiz Felipe Scolari enfrentará o Chile no dia 24 de abril, em Minas Gerais, no reformado Estádio do Mineirão, provavelmente apenas com jogadores que atuam no futebol brasileiro. No mês passado, a imprensa chilena já dava como certa a partida.

- É um jogo em que muitos, a maioria ou 100% dos atletas, jogam no Brasil. Provavelmente será assim. A exceção é que a gente consiga que alguns venham. É importante conhecer o campo de Minas e ter a participação do torcedor junto conosco já futuramente para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, pois poderemos jogar em Minas Gerais - disse Felipão ao site da CBF.

Como o amistoso não será realizado em uma "data Fifa" (dias reservados pela entidade no calendário para jogos internacionais), os clubes europeus não são obrigados a liberar os jogadores para a Seleção.

A última vez em que Brasil e Chile se enfrentaram foi nas oitavas da Copa do Mundo de 2010. Robinho, Luís Fabiano e Juan garantiram a vitória por 3 a 0. Ao todo, as duas seleções se enfrentaram 66 vezes, com 47 vitórias brasileiras, 12 empates a apenas sete triunfos chilenos.
Antes deste amistoso do dia 24 de abril, o Brasil enfrenta a Itália, no dia 21 de março, em Genebra, e a Rússia, no dia 25, em Londres, no Stamford Bridge.

No calendário de amistosos deste ano também estão confirmados um novo confronto com a Inglaterra, no dia 2 de junho, no Maracanã, outro contra a França, no dia 9 de junho, na Arena do Grêmio, e mais um, no segundo semestre, no dia 14 de agosto, contra a Suíça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/02/cbf-confirma-jogo-do-brasil-contra-o-chile-em-24-de-abril-no-minerao.html

Guto credita irritação de Neymar à forte marcação: 'Quis levar vantagem'


Técnico evita se aprofundar no assunto da expulsão do craque santista e do lateral-direito Artur, mas aprova decisão do árbitro

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Neymar perdeu a cabeça durante a derrota do Santos por 3 a 1 para a Ponte Preta, neste domingo, do Majestoso, e acabou expulsão após confusão com o lateral-direito Artur, que também recebeu o cartão vermelho. Para o técnico da Macaca, Guto Ferreira, a irritação do craque santista foi fruto da forte marcação campineira.

O lance aconteceu aos 46 minutos do primeiro tempo. Após dividida na área, Neymar e Artur trocaram empurrões. Com a bola no alto, o santista chutou por trás o pontepretano, que revidou por cima. Cleber entrou no meio da confusão e empurrou Neymar. Após pedir a opinião do árbitro auxiliar, Luiz Flávio de Oliveira deu cartão vermelho direto para Neymar e Artur e não deu nenhuma punição para Cleber.

- Em um jogo difícil, ninguém gosta de ser marcado com qualidade. E ainda bem que, contra a gente, sob o nosso comando, a vida do Neymar não tem sido fácil. Foi assim ano passado. Agora de novo. Aí, tenta-se criar situações para tentar levar vantagem de algum jeito. Que bom que o Luiz Flávio de Oliveira foi coerente e aplicou as regras – comentou Guto, se referindo também ao duelo pelo returno do Brasileirão do ano passado.

Na oportunidade, também no Majestoso, a Ponte anulou Neymar e fez 1 a 0 com Luan. O Peixe só deu um chute ao gol durante toda a partida. Desta vez, Neymar criou uma boa chance enquanto esteve em campo, mas vinha sofrendo com o sistema defensivo da Macaca, que mais uma vez optou em marcá-lo por setor. Sem Neymar, o Santos caiu de produção.

Com o resultado, a Macaca se isola na liderança do Campeonato Paulista, com 18 pontos. Ainda invicta, tem cinco vitórias e três empates até o momento. O próximo desafio será contra o lanterna São Bernardo, domingo, às 18h30, novamente em casa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/ponte-preta/noticia/2013/02/guto-credita-irritacao-de-neymar-forte-marcacao-quis-levar-vantagem.html

Na súmula, árbitro diz que Neymar iniciou confusão com Artur


Segundo Luiz Flávio de Oliveira, o atacante santista desferiu um chute entre as pernas do adversário, que reagiu. Ambos foram expulsos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O árbitro Luiz Flávio de Oliveira, que apitou o jogo entre Ponte Preta e Santos, no último domingo, em Campinas, relatou agressões do atacante Neymar, do Peixe, e do lateral-direito Artur, da Macaca. Ambos foram expulsos. O relatório pode complicar a situação dos dois jogadores, que, a princípio, cumprem suspensão automática pelo vermelho, mas correm risco de serem julgados por agressão.

Segundo Luiz Flávio, foi Neymar quem começou a confusão, acertando um chute entre as pernas de Artur, que reagiu.

- Expulsei aos 47 minutos de jogo (...) o jogador Neymar por haver, após a marcação de uma falta contra sua equipe, desferido um chute entre as pernas de seu adversário (Artur). Cumpre-me informar que, após ser segurado pelo rosto, (Neymar) desfere dois tapas no braço do adversário.

Sobre Artur, o juiz escreveu o seguinte:

- Expulsei o jogador Artur por haver, depois de ser atingido com um chute entre as pernas, segurado acintosamente o rosto do adversário.

O caso será analisado pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo.


Veja cópia da súmula:
súmula santos ponte preta (Foto: Reprodução/Site da FPF)
FONTE:

Invicta no Majestoso, Ponte de Guto se impõe de novo contra um grande


Desde a chegada de treinador, Macaca ostenta invencibilidade em seu estádio. Contra quatro grandes de São Paulo, time tem bom desempenho

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Ótimo aproveitamento diante de sua torcida, resultados positivos contra os maiores candidatos ao título e exibições convincentes na atual temporada. Fatores diretamente proporcionais a times que ocupam as primeiras posições na tabela. Líder isolada do Campeonato Paulista, com dois pontos acima do segundo colocado, a Ponte Preta não foge à regra.

Alemão comemora gol da Ponte Preta (Foto: Ag. Estado)Alemão comemora gol da Ponte contra o Santos: liderança e confiança em alta na Macaca (Foto: Ag. Estado)

Desde a chegada de Guto Ferreira, em setembro do ano passado, a Macaca tem feito boas partidas nos principais compromissos. No Estádio Moisés Lucarelli, já são oito partidas de invencibilidade, com sete vitórias e um empate. Em 2013, os números são ainda melhores: 100% de aproveitamento diante da torcida, após vitórias sobre Oeste (1 a 0), Penapolense (2 a 0) e Santos (3 a 1).

A Ponte vem, jogo a jogo, sonhando e tendo atitude. Se isso vai ser suficiente, eu não sei, mas até agora está dando certo e esperamos poder olhar na tabela e ver a Ponte em primeiro lugar"
Guto Ferreira

Os duelos contra os maiores clubes do futebol paulista é um capítulo à parte na trajetória de Guto Ferreira. Com exceção de sua estreia, quando levou 3 a 0 do Palmeiras de Gilson Kleina no Pacaembu, o treinador tem surpreendido os rivais, sempre colocados como candidatos ao título.

A Ponte de Guto já enfrentou Santos e São Paulo duas vezes, além de um encontro com o Corinthians. Contra o time da Vila Belmiro, duas vitórias em Campinas (1 a 0, gol de Luan, no segundo turno do Campeonato Brasileiro, e o 3 a 1 deste domingo, no duelo que garantiu a liderança isolada do Paulistão). Diante do Tricolor, foram dois empates por 0 a 0, primeiro no interior e depois em São Paulo. Contra o Timão, vitória por 1 a 0 no Pacaembu, gol de William. O estádio, aliás, é palco de boas lembranças em 2012 quando o adversário foi o Corinthians.

Pelas quartas de final do Paulistão, a Macaca superou o Timão por 3 a 2 e garantiu presença na semifinal - quando foi eliminada pelo rival Guarani. Já pelo Brasileiro, a Ponte vencia até os minutos finais por 1 a 0, mas levou o empate. Dentre os considerados grandes, a Ponte ainda tem pela frente o Palmeiras, pela 17ª rodada, em 7 de abril, em casa.

Esses números deixam a Macaca em condições de sonhar com planos maiores na temporada. Em busca de seu primeiro título de expressão, a Ponte defenderá nas próximas rodadas a liderança do Estadual. Nas últimas 11 rodadas, seis serão no Moisés Lucarelli (São Bernardo, Atlético Sorocaba, São Caetano, Botafogo-SP, Palmeiras e Mirassol).

- A Ponte vem, jogo a jogo, sonhando e tendo atitude. Se isso vai ser suficiente para nos levar até o tão almejado sonho, eu não sei, mas até agora está dando certo e esperamos poder crescer, nos fortalecer e poder, lá no final, olhar na tabela e ver a Ponte onde está hoje, em primeiro lugar - afirmou Guto Ferreira, logo após o triunfo sobre o Santos.

Com 18 pontos e ainda invicta no Campeonato Paulista, a Ponte volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o São Bernardo, às 18h30, no Moisés Lucarelli. Para esta partida, a Macaca não contará com o lateral-direito Artur, suspenso após a expulsão contra o Santos, mas pode ter a volta do atacante Chiquinho, que desfalcou o time por dores na coxa esquerda.

Neymar na partida do Santos contra a Ponte Preta (Foto: Ag. Estado)Artur trocou empurrões com Neymar e desfalca a Ponte contra o São Bernardo, domingo (Foto: Ag. Estado)

FONTE:

Atuações: Seedorf e Jefferson têm maiores notas alvinegras no clássico


Botafogo acaba derrotado pelo Flamengo no Engenhão: 1 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Header-Materia_Botafogo (Foto: infoesporte)

JEFFERSON - GOLEIRO
Fez boas defesas. Mostrou segurança na partida e não teve culpa no gol..
Nota: 7,0

LUCAS  - LATERAL-DIREITO
Teve desempenho regular na defesa, sem comprometer, mas ficou um pouco apagado no apoio.
Nota: 5,5

ANTÔNIO CARLOS - ZAGUEIRO
O melhor da zaga alvinegra, mostrou segurança na partida.
Nota: 6,5

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Com dificuldades nas bolas aéreas e também com a velocidade do ataque rival. Falhou ao deixar Gonzalez desviar para Hernane no primeiro gol. Melhorou no decorrer do jogo.
Nota: 5,0

MÁRCIO AZEVEDO - LATERAL-ESQUERDO
Mostrou disposição e se movimentou bastante, procurando puxar contra-ataques, mas foi pouco eficiente.
Nota: 6,0

JÚLIO CÉSAR - VOLANTE
Com dificuldades para encontrar sua posição no campo, o lateral improvisado de volante não foi bem na marcação nos primeiros 20 minutos. Falhou ao ficar de costas e dar condição para Hernane marcar o primeiro do Flamengo. Melhorou um pouco no decorrer da partida.
Nota: 5,0

FELLYPE GABRIEL - VOLANTE
Acertou um chute na trave e procurou dar qualidade à saída de bola, mas, fora da sua posição original, encontrou dificuldades na marcação.
Nota: 6,0

JADSON - VOLANTE
Entrou para melhorar a marcação no segundo tempo, quando o Flamengo crescia no jogo, e cumpriu o seu papel.
Nota: 6,0

LODEIRO - MEIA
Fez algumas jogadas e uma boa cobrança de falta no primeiro tempo, mas não teve boa atuação. Apagado na etapa final.
Nota: 5,0

VITINHO - MEIA
Perdeu uma ótima chance em passe de Seedorf, aos cinco minutos, e pouco apareceu no restante do primeiro tempo.
Nota: 5,0

CIDINHO - MEIA
Entrou na vaga de Vttinho e deu mais velocidade ao ataque alvinegro, movimentando-se bem e procurando participar dos lances.
Nota: 6,0

SEEDORF - MEIA
Fez grande jogada aos cinco minutos, quando deixou Vitinho livre para perder a chance do empate, e foi o principal articulador da equipe. Faltou alguém para acompanhá-lo. Caiu de produção no segundo tempo.
Nota: 7,0

BRUNO MENDES - ATACANTE
Nas duas boas chances que teve no primeiro tempo, finalizou em cima de Felipe. Saiu no intervalo.
Nota: 4,0

SASSÁ - ATACANTE
Entrou no lugar de Bruno Mendes. Teve dificuldades para vencer a marcação e ficou apagado, com a bola chegando pouco ao ataque.
Nota: 5,0

OSWALDO DE OLIVEIRA
Escolheu atuar com dois volantes improvisados e uma falha de marcação logo no início da partida lhe custou a derrota no clássico. As substituições que promoveu não alteraram o panorama da partida.
Nota: 5,5

Header-Materia_Flamengo (Foto: infoesporte)

Clique aqui e veja as notas do Flamengo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/atuacoes-seedorf-e-jefferson-tem-maiores-notas-alvinegras-no-classico.html

Oswaldo promete chance a Henrique mas, por ora, descarta Rafael Marques


Com Bruno Mendes em má fase no ataque (apenas um gol no Carioca), técnico do Bota diz que tem de "haver um momento" propício para retorno

Por Vicente Seda Rio de Janeiro

Henrique treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Henrique deve ter chance no Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Apesar das atuações apagadas de Bruno Mendes e Sassá, que o substituiu no intervalo do clássico contra o Flamengo, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, afirmou que ainda não pretende dar uma nova oportunidade a Rafael Marques. Segundo o treinador, a reta final da Taça Guanabara não é o momento ideal para essa chance.

- Eu acho que ainda não é não (a hora de escalá-lo), tem de haver um momento mais propício para ele.

Rafael Marques foi contratado em 2012 após a saída de Herrera e disputou 17 jogos, mas ainda não conseguiu balançar a rede pelo clube. Em outros momentos do Carioca, Oswaldo já deu sinais de quem só pretende relacionar o atacante em um momento sem pressão.

Questionado sobre Henrique, Oswaldo fez uma comparação à entrada de Bruno Mendes na equipe no ano passado. Ele prometeu oportunidade ao jogador, o que não aconteceu no comentário sobre Marques, e explicou o motivo de ter escolhido Sassá para substituir Mendes no clássico.

- O Henrique passa por uma situação semelhante à do Bruno no ano passado. É jovem, está sendo preparado, o Sassá está mais habituado, tem se saído bem no treino. Mas o Henrique vai ter oportunidade porque tem se aplicado muito e melhorado a cada treinamento - disse o treinador.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/oswaldo-promete-chance-henrique-mas-por-ora-descarta-rafael-marques.html

Fellype Gabriel minimiza inchaço no joelho e crê que deve jogar domingo


Improvisado como volante, camisa 11 deixou o campo contra o Flamengo pouco depois de levar uma pancada do lateral-esquerdo do João Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A sina de problemas no joelho não deixa Fellype Gabriel em paz. O meia do Botafogo teve de ser substituído no segundo tempo da derrota para o clássico após pancada no local dada pelo lateral João Paulo, do Flamengo, e, apesar de tentar disfarçar a preocupação, saiu do Engenhão na noite desse domingo com um inchaço e a dúvida se terá condição de enfrentar o Boavista na última rodada.
- Levei um pisão no tornozelo quando o Carlos Eduardo chegou atrasado, mas o que incomodou mesmo foi a joelhada no joelho que não deu para continuar. Inchou, mas vamos tentar nos recuperar para jogar domingo. Foi uma pancada forte, eu estava de lado, mas é
tranquilo, sem preocupação. Vou tratar e tentar ficar à disposição - disse, à Rádio Brasil.

O camisa 11 voltou ao estádio já na manhã desta segunda-feira, ao lado de Gabriel e Andrezinho, para fazer tratamento, mesmo com a folga geral para o elenco.

Na análise de Fellype, o Botafogo não pode abrir mão de vencer para terminar em primeiro.

- Foi um resultado ruim, estávamos bem, eles fizeram o gol, depois perdemos chances e ficamos mais expostos. Eles têm um time rápido, se fecharam e saíram no contra-ataque, ponto forte principalmente com o Rafinha. Tivemos alguns problemas na parte final do jogo. Mas temos de ter tranquilidade, porque precisamos nos classificar em primeiro. Mais uma decisão, eles (Boavista) estão bem, ainda têm chance de classificação e, da nossa parte, vamos buscar a vitória de todas as maneiras para não deixar essa fase cair - finalizou.


Fellype Gabriel na partida do Botafogo contra o Flamengo (Foto: Fernando Soutello / Agif)Fellype Gabriel afasta o perigo na partida contra o Flamengo antes de sair (Foto: Fernando Soutello / Agif)

FONTE:

Técnico do Botafogo ainda pensa em vantagem na reta final da Taça GB


Oswaldo de Oliveira lembra que, com liderança do grupo, time jogará por empate na semifinal, e afirma: 'Vantagem em clássico é fundamental'

Por Vicente Seda Rio de Janeiro

oswaldo oliveira botafogo (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Oswaldo de Oliveira ainda sonha com liderança (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)

Sem atingir a meta de liderar a classificação geral na Taça Guanabara para obter vantagem de empate na semifinal e final do turno, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, já traça projeções sobre os possíveis confrontos na fase decisiva do turno. O clube de General Severiano enfrenta o Boavista na última rodada, domingo, no Engenhão, precisando vencer para garantir o primeiro lugar do Grupo A.

Oswaldo prevê equilíbrio na fase final e considera a vantagem de empate importante, especialmente em clássicos marcados pelo equilíbrio. Porém, lembra que ainda é possível ter a vantagem também na final. Para isso, se o Botafogo confirmar a liderança do grupo, basta o Flamengo, líder na classificação geral, não passar da semifinal.

- Eu acho que a coisa vai ficar muito dividida. É claro que essas vantagens são importantes num momento de desequilíbrio, em um clássico ter uma vantagem de empate é fundamental. Mas para a semifinal teremos a vantagem se ficarmos em primeiro. Para a final, se o Flamengo passar, é uma contingência, então agora temos de pensar em garantir o primeiro lugar do nosso grupo - analisou.

Ele aproveitou ainda para defender Vitinho, que não correspondeu às expectativas no clássico contra o Flamengo. O treinador considerou normal a queda de rendimento de um dos destaques do time.

- É natural, é garoto, sabemos que vai oscilar mesmo. Foi um momento em que ele não conseguiu repetir o que vinha fazendo. Tem de trabalhar, manter a tranquilidade, para buscar melhores atuações no futuro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/tecnico-do-botafogo-ainda-pensa-em-vantagem-na-reta-final-da-taca-gb.html

Jadson admite estar fisicamente 'muito abaixo' dos companheiros


Volante diz que participação no Sul-Americano sub-20 pesou na preparação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Jadson do Botafogo no jogo contra o Bangu (Foto: Fernando Soutello / Agif)Jadson já atuou em seis jogos da Taça Guanabara (Foto: Fernando Soutello / Agif)

A participação de Jadson no Sul-Americano sub-20 junto à seleção brasileira ainda traz reflexos para o começo de temporada do jogador. Depois de perder boa parte da preparação para o começo do Campeonato Carioca, o volante acredita que está atrás dos companheiros de Botafogo quanto à preparação física.

- Para mim, pesou em dobro. Pois, além de não fazer a pré-temporada, eu não joguei nenhum jogo pela Seleção. Fisicamente você fica muito abaixo dos demais jogadores - relatou à Rádio Brasil.

Curiosamente, quando retornou ao clube após a eliminação do Brasil na competição, Jadson afirmou que sua preparação física não estava muito atrás do restante do elenco.

Único volante à disposição de Oswaldo de Oliveira para o clássico contra o Flamengo, no domingo, o jovem foi a campo no segundo tempo e viu sua equipe ser derrotada para o rival por 1 a 0. Para Jadson, o grande defeito do Botafogo na partida foi má pontaria.


- Toda a preparação foi bem feita. Faltou calma na hora de finalizar. Confiamos no trabalho. Perdemos a batalha, mas o trabalho está sendo bem conduzido. Claro que perder um clássico machuca muito. Mas temos que manter os pés no chão que podemos conseguir o título”.

O Botafogo volta a campo no próximo domingo, contra o Boavista, às 16h (de Brasília), no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/jadson-admite-estar-fisicamente-muito-abaixo-dos-companheiros.html

Dorival vê evolução em Rodolfo e destaca apoio dos mais experientes


Meia, que terá o contrato renovado pelo Flamengo ainda esta semana, ganha chance no clássico com o Botafogo e se destaca no Rubro-Negro

Por Richard Souza Rio de Janeiro

A diretoria do Flamengo pretende renovar o contrato de Rodolfo nesta semana. O meia, de 19 anos e emprestado pelo Madureira até o dia 27 de março, será contratado. O Rubro-Negro quer adquirir 50% dos direitos econômicos, e o valor da negociação giraria em torno de R$ 600 mil. O tempo de contrato ainda está em discussão, mas será de três a quatro anos.

Rodolfo participou de todo o segundo do tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, neste domingo, e ganhou pontos. O técnico Dorival Júnior gostou da postura do garoto, que fez sua quarta partida pela equipe profissional e substituiu o estreante Carlos Eduardo, novo camisa 10 da equipe, no intervalo.

- Foi importante, teve uma participação mais ativa, responsável, assumindo mais um compromisso. Foi um fato importante. Temos de dar tempo ao tempo para que os garotos cresçam. Esse é o caminho - afirmou o treinador.

No clássico, o meia teve ótima chance de fazer o primeiro gol como profissional do clube, mas ficou no quase (veja no vídeo acima). Aos 17 do segundo tempo, já com o Flamengo em vantagem, Rafinha driblou no meio de campo e enfiou para Rodolfo nas costas da zaga. O jogador entrou livre, cortou Jefferson e com o gol vazio, mas um pouco desequilibrado, chutou por cima do travessão. Sem sofrer qualquer abalo com o lance perdido, continuou bem e deixou ao treinador a impressão de que está em crescimento. Dorival diz que vê participação direta de atletas mais rodados do grupo na evolução dos jovens.


Rodolfo na partida do Flamengo contra o Botafogo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Rodolfo perdeu gol incrível depois de deixar o goleiro Jefferson para trás (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

- Vale ressaltar que só estamos caminhando com esse tipo de trabalho porque os experientes proporcionam essa condição. O Renato tem papel importante no vestiário, o Cleber (Santana) entra, está sempre presente. Acho que com esse ambiente estão conseguindo criar algo favorável. Esse é o fato mais importante, dando tranquilidade aos garotos. Acho que é muito pouco, o time está em processo de montagem, há muito para fazer daqui para frente. Acho que é um bom início, espero que possamos levar até o fim do turno.

Rodolfo foi promovido ao time profissional depois da eliminação do Flamengo na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. Na Taça Guanabara, ele participou dos jogos contra Quissamã, Madureira e Nova Iguaçu. No ano passado, o jogador fez parte do time que disputou o Brasileiro Sub-20, que também caiu na fase inicial. Entre 2010 e 2011, jogou no Internacional.

O grupo do Flamengo foi liberado nesta segunda-feira e volta a trabalhar na tarde desta terça, no Ninho do Urubu. O time é o líder do Grupo B da Taça Guanabara, com 19 pontos, e está classificado para a semifinal com a melhor campanha da fase classificatória.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/02/dorival-ve-evolucao-em-rodolfo-e-destaca-apoio-dos-mais-experientes.html

Canela de Hernane decide, Flamengo vence Botafogo e garante vantagem

Clube rubro-negro bate rival por 1 a 0, se consolida como melhor campanha geral e joga por empate no mata-mata da Taça Guanabara


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Nas arquibancadas do Engenhão, a torcida do Flamengo emplacou sua versão para a música “Viva la Vida”, do grupo britânico Coldplay. Mas, dentro de campo, foi na simplicidade de uma canelada que Hernane decidiu o clássico contra o Botafogo. O Brocador, como se autodenominou, marcou o gol único da partida logo no início e garantiu a vitória por 1 a 0 na noite deste domingo.

O resultado dá uma série de benefícios ao vencedor. Depois de conquistar 19 dos 21 pontos que disputou, o Rubro-Negro garantiu a primeira posição do Grupo B uma rodada antes do fim da fase classificatória da Taça Guanabara – o Fluminense tem 15 pontos – e também se garantiu como time de melhor campanha geral. O status garante a vantagem de empate na semifinal e, se avançar, na decisão do primeiro turno.

A vitória reforça a importância de Hernane no início de temporada. Ele marcou oito dos 14 gols do time no ano e lidera com folga a artilharia do Carioca – os vice-líderes têm quatro. O atacante ofuscou a estreia de Carlos Eduardo, que jogou por 45 minutos e foi discreto.

- A equipe manteve a base, isso foi importante. E os jogadores que chegaram contribuíram para esse momento chegar. É fruto também do trabalho de dia a dia, e quem entra procura manter. E agora é dar continuidade que estamos no caminho certo - disse Léo Moura.

Apesar da derrota, o Botafogo não fez uma partida ruim. O time teve chances de empatar, acertou a trave, mas demonstrou deficiência nas finalizações. O principal jogador foi Seedorf. Por outro lado, a tática de Oswaldo de Oliveira de improvisar Júlio César na cabeça de área no primeiro tempo não funcionou, e a defesa deu espaços à dupla adversária Elias e Ibson.

- Foi um jogo equilibrado, momento de sorte do Flamengo decidiu. Temos que ficar de cabeça erguida e seguir trabalhando - analisou Seedorf.

O Alvinegro segue na liderança do Grupo A, com 14 pontos. O Vasco é o segundo, com 13.

Canela brocadora


Hernane comemora gol do Flamengo contra o Botafogo (Foto: Rudy Trindade / VIPCOMM)Hernane comemora gol do Flamengo contra o Botafogo (Foto: Rudy Trindade / VIPCOMM)

Estreante do domingo e principal contratação do Flamengo em 2013, Carlos Eduardo teve o primeiro contato com os torcedores rubro-negros com um Engenhão com público razoável (pouco mais de 23 mil presentes). Ele e Rafinha foram os mais festejados na entrada em campo. O meia-atacante não jogava desde o dia 6 de dezembro, quando defendeu o Rubin Kazan, na Liga Europa. A torcida do Botafogo não tinha um novo jogador para conhecer. Mas, para quem tem Seedorf, celebrar a cada partida o mesmo ídolo não é difícil. E assim foi feito.

A noite abafada no Rio de Janeiro não significou início de jogo em ritmo lento. Aos três minutos, o Flamengo abriu o placar. Após cobrança de escanteio de João Paulo da esquerda, González ganhou na cabeça de Bolívar sem sair do chão, a bola desviou nas costas de Fellype Gabriel e sobrou para Hernane, na pequena área, empurrar de canela para o gol. Os botafoguenses levantaram os braços pedindo impedimento, mas Júlio César deu condição e não acompanhou a movimentação do adversário.

O Botafogo encontrou um caminho aberto pela esquerda e fez duas jogadas semelhantes. Na primeira, Fellype Gabriel aproveitou corte mal feito da zaga e chutou no pé da trave. Logo depois, Seedorf driblou Wallace com facilidade e rolou para Vitinho bater por cima.

A partida continuou intensa. Ibson fez lindo passe para Rafinha. Ele entrou livre na área, mas Jefferson saiu bem, fechou o ângulo e defendeu com as pernas.


As chances se sucediam de lado a lado em ritmo frenético. Aos 12, foi a vez do Botafogo. Lodeiro roubou a bola de Ibson, Bolívar ajeitou, e Bruno Mendes chutou forte, mas em cima de Felipe. O goleiro espalmou e evitou o empate.

O Flamengo alternava marcação frouxa no meio-de-campo - Cáceres foi a exceção - com agilidade nos ataques. A movimentação de Ibson e Elias deu resultado novamente aos 15. Elias ajeitou, e Hernane, de primeira, finalizou rente à trave direita de Jefferson.

A força do Botafogo estava com os estrangeiros. Seedorf e Lodeiro revezaram-se na função de articulador de jogadas. O uruguaio também levou perigo em uma cobrança de falta. A jogada mais provável era o cruzamento, mas ele bateu no canto direito, e Felipe se esticou para defender.

Fellype Gabriel na partida do Botafogo contra o Flamengo (Foto: Fernando Soutello / Agif)Fellype Gabriel na sobe para cortar de cabeça pelo Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Agif)

A partida, enfim, diminuiu de velocidade a partir dos 25 minutos. Para sorte de Carlos Eduardo, que sentiu o ritmo pesado e teve dificuldades de movimentação. Ele saiu no intervalo para a entrada de Rodolfo. O Botafogo foi levemente superior até o fim da primeira etapa, mas sem perigo nas finalizações. Oswaldo de Oliveira percebeu a falta de pontaria e trocou Bruno Mendes por Sassá.

Rodolfo: quase inacreditável
O equilíbrio do primeiro tempo permaneceu na fase final. O Flamengo insistiu com a velocidade de Rafinha, desta vez auxiliado por Rodolfo. Do outro lado, o Botafogo ameaçou pelo alto. Seedorf cobrou escanteio, Antonio Carlos subiu sozinho e testou para fora.

Aos 17, enfim, o Flamengo encaixou um contragolpe. Rafinha driblou no meio de campo e enfiou para Rodolfo nas costas da zaga. O meia entrou livre, cortou Jefferson e com o gol vazio, mas um pouco desequilibrado, chutou por cima do travessão.

Outra tabela entre Rafinha e Rodolfo quase terminou em gol de Hernane. O camisa 11 cruzou rasteiro, e o Brocador só não marcou o segundo dele no jogo porque Bolívar, de carrinho, colocou a escanteio. No lance, o artilheiro sentiu uma fisgada na coxa esquerda e foi substituído por Igor Sartori, filho de Alcindo, ex-jogador do Flamengo no fim da década de 80. Do lado de fora, começou o tratamento com gelo no local, mas, a princípio, não preocupa para as próximas partidas.

O Botafogo começou a pressionar a partir dos 30. Sassá bateu de fora e Felipe defendeu em dois tempos. Logo depois foi a vez de Lucas driblar na ponta direita e chutar de bico para defesa do goleiro adversário. Mas, recuado, o líder resistiu e garantiu a vitória.


FONTE: