sábado, 16 de fevereiro de 2013

copa do nordeste - Em Natal, ASA desbanca ABC de virada e avança às semifinais


Alagoanos vencem potiguares por 2 a 1, com gols de Didira e Osmar no intervalo de dois minutos, e esperam vencedor do duelo Vitória x Ceará

Por Matheus Magalhães Natal

A noite era de festa no Estádio Frasqueirão, porém, quem levou mais convidados não teve motivos para comemorar. Pacientemente, o ASA viu o ABC abrir o placar ainda no primeiro tempo, com Júnior Xuxa, e só nos 16 minutos finais virou o jogo, calando os torcedores potiguares. Em partida válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste, o time de Arapiraca venceu o de Natal por 2 a 1, com gols de Didira e Osmar, aos 34 e 35 da etapa final, e avançou às semifinais da competição para enfrentar o classificado do confronto entre Vitória e Ceará. O time baiano venceu a primeira fora por 2 a 0 e pode até perder por um gol neste domingo, no Barradão, que avança.

O clima era de decisão para os dois lados. Mas, além da necessidade de marcar, as duas equipes tinham medo de sair atrás no placar. O resultado de 0 a 0 na primeira partida fazia com que o vencedor se classificasse.

 Empate com gols favorecia o ASA, por jogar fora de casa, enquanto o mesmo placar do confronto anterior levaria a decisão para a disputa de pênaltis.

Também existia uma escrita a ser mantida pelos visitantes, já que o ABC nunca venceu o ASA. E também não foi desta vez, para a alegria da dezenas de torcedores alagoanos que vibraram na casa do adversário, diante dos quase 10 mil abecedistas.

jogo entre ABC e ASA (Foto: Frankie Marcone / Ag. Estado)ASA vira para cima do ABC e se classifica (Foto: Frankie Marcone / Ag. Estado)

Medo de tomar gols
A partida começou com as duas equipes cientes dos riscos que corriam em sofrer um gol. Mas foi a zaga do ABC a primeira a vacilar, aos 12 minutos, após um lançamento despretensioso, que encontrou Léo Gamalho mano a mano com Flávio Boaventura. O goleiro Lopes teve que sair da área para tirar a bola da cabeça do atacante.

Com a saída do lateral Renato, lesionado, para a entrada de Bileu, o ABC ganhou um reforço na marcação, mas perdeu em seu poderio de ataque. O jeito era optar por jogadas individuais. Numa delas, Jean Carioca foi derrubado na entrada da área. Aos 27 minutos, Junior Xuxa partiu para a cobrança da falta e colocou a bola no canto esquerdo, sem chance para o goleiro Gilson: 1 a 0.

O jogo ficou nervoso, o que resultou numa sequência de cartões amarelos - dois para o ASA e um para o ABC. Depois disso, a melhor chance de gol foi aos 41, com o meia Didira, que limpou a marcação e chutou colocado para uma bonita defesa de Lopes.

Vira-vira
Os anfitriões começaram a segunda etapa partindo para cima, primeiro com Jheimy, depois com Júnior Xuxa. Os visitantes até tentaram atacar, mas encontraram um ABC compacto em sua defesa. O artilheiro da competição, Rodrigo Silva, não estava numa noite inspirada e deu lugar ao estreante Júnior. O “Diabo Loiro” foi o alvo de praticamente todas as investidas abecedistas, mas sem sucesso.

O alvinegro alagoano cresceu na partida já aos 30 minutos e foi o suficiente. Aos 33, Didira, que era dúvida na escalação momentos antes do início da partida, avançou sozinho na entrada da área e chutou rasteiro, acertando o cantinho de Lopes e empatando o jogo. Dois minutos depois, no contra-ataque, Leo Gamalho fez grande jogada pela direita, foi à linha de fundo e tocou para Osmar empurrar para o fundo das redes e virar o placar, garantindo a classificação alagoana.

abc 1 x 2 asa
Lopes; Renato (Bileu), Flávio Boaventura, Vinicius, Alexandre; Edson, Hamilton, Júnior Xuxa, Jean Carioca (Walter Minhoca); Jheimy e Rodrigo Silva (Júnior) Gilson; Osmar, Tiago Garça, Fabiano, Chiquinho (Rodrigo Dantas) (Wanderson); Basilio, Cal, Marcus Vinicius, Didira (Jorginho); Leo Gamalho e Talisson
Técnico: Givanildo Oliveira
Técnico: Leandro Campos
Gols: Júnior Xuxa (27'/1T); Didira (33'/2T); Osmar (35'/2T)
Cartões amarelos: Gilson; Bileu; Cal; Basílio; Marcus Vinicius; Tiago Garça
Competição: Copa do Nordeste (quartas de final)
Local: Estádio Frasqueirão, Natal
Arbitragem: Francisco Lima e Silva (SE); Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Ivaney Alves de Lima(SE)
 
F0BTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-nordeste/noticia/2013/02/em-natal-asa-desbanca-abc-de-virada-e-avanca-semifinais.html

Cabeça boa: Ganso garante vitória do São Paulo sobre o Ituano

Jogador se redime de críticas e, pelo alto, assegura triunfo e invencibilidade do Tricolor no Morumbi. Galo tem boa sequência quebrada


 A CRÔNICA

por Marcos Guerra

O São Paulo é cada vez mais soberano no Morumbi. Nem mesmo quando o goleiro Rogério Ceni comete falha incrível, o Tricolor deixa o estádio derrotado. Neste sábado, coube aos meias Jadson e Paulo Henrique Ganso salvarem o capitão. Ambos marcaram quando o time sofria pressão e garantiram a vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, pela oitava rodada do Campeonato Paulista - foi a 19º partida consecutiva sem derrota em casa. Uma vitória pessoal para o ex-santista, que vinha sendo bastante criticado. Foi dele o gol que garantiu o triunfo, aos 43 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o São Paulo vai a 13 pontos e está momentaneamente em quarto lugar, mesmo tendo dois jogos a menos que a maioria dos adversários, porque teve partidas adiadas por causa da primeira fase da Taça Libertadores. O próximo desafio do Tricolor, aliás, é uma dessas partidas atrasadas. Na quarta-feira, às 19h30m, o time enfrenta o São Caetano, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.

O Ituano, por sua vez, tem sua série positiva quebrada. O Galo estava invicto havia três jogos e já aspirava a uma vaga no G-8, mas volta a se preocupar com a zona de rebaixamento - está em 13º, com nove pontos. A equipe agora tem uma semana livre para se aprontar para o duelo com o Guarani, no dia 24 de fevereiro, às 18h30m, em Itu.

Vantagem e relaxamento
Para desarmar o favorito anfitrião, o técnico Roberto Fonseca adiantou a marcação do Ituano, congestionando a intermediária com duas linhas de quatro defensores. Além disso, o volante Marcinho Guerreiro assumiu a responsabilidade de colar no armador tricolor Jadson e tentar anulá-lo. A princípio, a tática do Ituano deu certo. O Tricolor tinha mais posse de bola, mas não conseguia derrubar a barreira do Galo de Itu. Abusados e em crescimento no Paulistão, os visitantes assustaram em contra-ataques, só que a pontaria os impediu de abrir o placar.

Aos poucos, a qualidade técnica do São Paulo começou a prevalecer sobre o empenho defensivo do Ituano. O time de Ney Franco passou a apostar em toques rápidos e curtos para envolver o adversário até que, aos 18 minutos, Jadson se livrou da marcação e deu um passe na medida para Osvaldo, em velocidade pela esquerda, colocar no canto direito de Anderson.

O Tricolor tinha o jogo sob controle e buscava aumentar a vantagem. O relaxamento, porém, atrapalhou. Aos 30 minutos, Kleiton Domingues arriscou chute da intermediária. Ele não pegou em cheio, e a bola não ganhou muita velocidade. Rogério Ceni, que parecia desconcentrado, errou o tempo da bola e a deixou passar para dentro do gol, ao tentar encaixá-la caindo, e cedeu o empate. Depois da falha, o experiente goleiro ficou sentado no gramado sem entender o que tinha acontecido. Depois, inconformado, levantou e socou a trave.

O golpe acordou o São Paulo. Rogério quase foi de vilão a herói em cinco minutos. Ele teve a chance de se redimir em uma cobrança de falta que caprichosamente carimbou o travessão de Anderson, mas o Ituano se segurou nos minutos finais do primeiro tempo.

Ganso salva
A tranquilidade da etapa inicial ficou de lado no time do São Paulo, que retornou com todo o gás. Jadson comandou as ações. Já aos dois minutos, o meia cobrou falta e encontrou Toloi para o cabeceio, que passou pouco acima do gol. Aos cinco minutos, o armador acertou. Em uma nova cobrança de falta da intermediária, Jadson levantou para Lúcio. O zagueiro não chegou a tocar na bola, mas atrapalhou Anderson, que não conseguiu fazer a defesa. Bom para o meia, que anotou seu quinto gol no ano.

Em desvantagem, o Ituano se lançou ao ataque e quase chegou ao empate em uma cobrança de falta de Fernando Gabriel. Apesar de o São Paulo ainda atacar, foi o visitante que cresceu e teve as melhores chances. De tanto pressionar, o Galo de Itu chegou ao empate aos 27 minutos. Leandro Silva recebeu livre na direita, arrancou e cruzou. A bola atravessou a área e encontrou Adailton livre, com o trabalho apenas de completar para o gol.

Aos 28, Ney Franco tirou Aloísio para colocar Ganso em campo. A princípio, o meia dava mostras de que seria o jogador burocrático das últimas partidas. Toques de lado, lentidão, um certo desinteresse. Até que, aos 43, se redimiu. Após cruzamento de Osvaldo, pela esquerda, o camisa 8 apareceu livre para escorar de cabeça para o gol, tirando o time do sufoco e garantindo os três pontos.


FONTE:


Renan Barão finaliza McDonald e se mantém como campeão dos galos


Brasileiro aplica um kata-gatame no quarto round e mantém o cinturão interino da categoria do UFC. Sequência de vitórias do campeão chega a 30

Por SporTV.com Londres

Não foi na "paraibagem", como prometido no UFC São Paulo, mas na disputa de quem estabeleceria a marca mais expressiva do MMA atual, o brasileiro Renan Barão levou a melhor. Com 30 vitórias consecutivas na carreira - a maior sequência da atualidade - o potiguar impediu que o americano Michael McDonald - segundo colocado no ranking oficial do UFC - se tornasse o mais novo campeão do UFC no formato atual. Com uma atuação segura e muito estratégica, o campeão - que entrou para a luta com um protetor bucal fluorescente - finalizou o americano com um kata-gatame aos 3m57s do quarto round, mantendo o cinturão interino dos pesos-galos do UFC.

Renan Barão vence luta do UFC contra  Michael McDonald (Foto: Getty Images)Renan Barão aplica o kata-gatame para finalizar Michael McDonald no UFC em Londres (Foto: Getty Images)

- Estou me sentindo muito feliz, venho fazendo um trabalho muito duro. Fui para o Rio de Janeiro me preparar para essa luta, mas vou comemorar em Quintas. Um beijo a todos! Obrigado a todos por estarem aqui. Dominick Cruz, eu quero você! - disse Barão após a luta.

Confira o card preliminar do UFC: Barão x McDonald
Confira as demais lutas do card principal do UFC: Barão x McDonald

A luta
Renan Barão vence luta do UFC contra  Michael McDonald (Foto: Getty Images)Renan Barão comemora a vitória contra o americano Michael McDonald em Londres (Foto: Getty Images)

O primeiro round começou com o brasileiro tentando um chute rodado e, pouco depois, levando McDonald para o chão, ficando na guarda do americano. Após alguns momentos de estudos, Barão buscou avançar, mas recebeu um golpe forte de direita e sentiu, dobrando as pernas. McDonald buscou aproximar-se para continuar a conectar golpes, mas o brasileiro inverteu o domínio do rival e ficou em posição de vantagem, acertando dois bons socos no desafiante. Após a luta voltar a ser disputada em pé, Barão conseguiu levar o rival para o chão, onde ficou até o fim do round.

No segundo round, instruído pelo treinador Dedé Pederneiras para levar a luta para o chão, Renan Barão tentou executar o planejado, mas o americano estava atento e evitava a todo momento a aproximação do brasileiro aplicando socos curtos e se movimentando muito. Com bons golpes na curta distância, Michael McDonald conseguiu parar as aproximações do brasileiro e se impôr na luta.

O terceiro round trouxe Renan Barão mais agressivo, conectando bons golpes e acuando o americano, que se movimentava tentando afastar-se do brasileiro. Com força e técnica, o campeão levou McDonald para o chão, mas o americano levantou-se rapidamente, mostrando agilidade. A 30 segundos do fim do round, um chute rodado tocou o rosto do americano, que pareceu ter sentido um pouco o impacto.

No quarto round o brasileiro voltou agressivo e mais preciso no acerto da distância. Mesmo com McDonald sendo ágil, os primeiros golpes entraram com força, mas o americano conseguiu contragolpear e acertar o rosto de Barão. A luta era muito estudada e equilibrada, mas já era possível ver um ferimento no rosto do desafiante. A dois minutos do fim do round, Barão conseguiu derrubar o americano após uma tentativa errada de queda do desafiante, pegando suas costas, e, logo em seguida, aplicar um kata-gatame. Após alguns instantes em que McDonald dizia estar com a situação sob controle, Barão ajustou o golpe e fez o americano bater, desistindo do combate.

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Com 18 nomes, Cuca divulga lista de relacionados para encarar o Araxá


Sem mistérios, time já está escalado, com Luan na vaga de Ronaldinho

Por Léo Simonini Belo Horizonte

Luan no treino do Atlético-MG (Foto: Fernando Martins)Luan será titular do Atlético-MG diante do Araxá (Foto: Fernando Martins Y Miguel)

A lista de convocados para a partida contra o Araxá foi divulgada pelo técnico Cuca após o treino recreativo deste sábado. Como o time já está definido, o treinador convocou 18 jogadores para a partida. Os não relacionados, casos mais notórios de Rafael Marques, Serginho e Neto Berola, que até recentemente sempre figuravam nesta lista, terão uma espécie de “feriado prolongado”. Isto porque, o Atlético-MG só voltará ao trabalho na próxima quarta-feira pela manhã.

Confira a lista completa de relacionados:
Goleiros: Victor, Giovanni
Laterais: Marcos Rocha, Carlos Cesar, Junior Cesar e Richarlyson
Zagueiros: Réver, Leonardo Silva, Gilberto Silva
Volantes: Pierre, Leandro Donizete e Rosinei
Atacantes: Bernard, Tardelli, Jô, Alecsandro, Luan e Araújo


Um detalhe interessante desta lista é que não existem meias, uma vez que no grupo atleticano apenas Ronaldinho, Morais e Nikão são propriamente da função. Bernard, Diego Tardelli, Luan e Araújo funcionam como meias-atacante no esquema implantado por Cuca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/02/com-18-nomes-cuca-divulga-lista-de-relacionados-para-encarar-o-araxa.html

Jogadores garantem motivação da Libertadores no Campeonato Mineiro


Para Leonardo Silva e Leandro Donizete, competição estadual tem de
ser encarada com a mesma seriedade e motivação da internacional

Por Léo Simonini Belo Horizonte

Leonardo Silva Atlético-MG (Foto: Fernando Martins)Zagueiro Leonardo Silva pede respeito ao campeonato estadual (Foto: Fernando Martins)

Como se diz no futebol, os jogadores do Atlético-MG entraram em campo a mil por hora diante do São Paulo, na última quarta-feira. Com muita vontade, raça e determinação, os atleticanos não deixaram o adversário dar sequer um chute a gol em todo o primeiro tempo. No fim, vitória por 2 a 1 na estreia da Libertadores. Agora, o foco volta a ser o Campeonato Mineiro, onde o time encara o Araxá, neste domingo. E, no que diz respeito à motivação, os jogadores querem repetir a atuação do meio de semana.

- Tem que ser, é uma competição importante que começamos mal, perdendo para o Cruzeiro. Mas viemos de uma grande vitória contra o São Paulo e não podemos deixar cair não, temos que jogar do mesmo nível, não importa a competição, temos que ir com seriedade para conseguir a vitória, explicou o volante Leandro Donizete.

O zagueiro Leonardo Silva tem a mesma opinião do companheiro e pede respeito ao Campeonato Mineiro e ao adversário.

- Tem que ser a mesma motivação. Temos que levar o mesmo espírito e entusiasmo para esse jogo, é uma competição que também temos interesse de conquistar, por isso temos que ter respeito pelo Campeonato Mineiro e também pelo Araxá. Vamos fazer um grande jogo e se levarmos o mesmo entusiasmo de quarta vamos conseguir a vitória.


Atlético-MG e Araxá se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Independência, em BH. A partida terá transmissão, ao vivo e em alta definição pela TV Globo Minas, logo depois de Temperatura Máxima. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha tudo, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.


FONT:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/02/jogadores-garantem-motivacao-da-libertadores-no-campeonato-mineiro.html

Botafogo espalha bandeiras pela orla e faz a festa dos donos de barracas


Clube cede carteiras de sócio-torcedor como cortesia para 109 parceiros informais do Leme e de Copacabana assistirem aos jogos do time

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Com objetivo de ter suas cores tremulando pela orla carioca, o Botafogo adotou uma estratégia incomum para ter suas bandeiras erguidas nas barracas espalhadas do Leme ao Leblon. Neste sábado, o diretor de marketing Marcelo Guimarães, ao lado de belas mulheres, entregou aos donos das barracas garrafas de espumante personalizadas e carteiras de sócio-torcedor válidas até o fim do Campeonato Carioca, além de bandeiras já com mastro para serem fincadas na areia.

ENTREGA BANDEIRAS BOTAFOGO NA PRAIA (Foto: Vicente Seda)Meninas exibem bandeiras do Botafogo cedidas pelo clube (Foto: Vicente Seda)

De acordo com Guimarães, a iniciativa tem como meta principal expor o Botafogo em um dos principais espaços da cidade. As carteiras de sócio-torcedor foram tiradas da cota de cortesia do programa. Os donos das barracas também funcionarão como parceiros informais do clube, indicando visitas para turistas e distribuindo panfletos do programa sócio-torcedor para os seus clientes. Ele afirmou que 109 barracas toparam colocar a bandeira do Botafogo em seu espaço apenas entre Leme e Copacabana, sendo que 50 kits já foram entregues. Na próxima semana, o clube cadastrará as barracas do Arpoador ao Leblon.

- Todo trabalho tem como objetivo final o fortalecimento da marca. Usamos muito redes sociais, mas achamos importante a presença na praia porque no Rio ela tem um valor simbólico inestimável. Então povoar a praia com a marca do Botafogo é uma ação para somar a tudo o que a gente faz para colocar a marca em evidência. Foi uma surpresa muito positiva, 109 toparam - disse Guimarães.

ENTREGA BANDEIRAS BOTAFOGO NA PRAIA (Foto: Vicente Seda)Bandeiras do Botafogo são espalhadas pela orla das praias do Rio de Janeiro (Foto: Vicente Seda)

Sobre a parceria informal na divulgação do clube, ele afirmou que não é o foco principal, mas que é uma estratégia.

- Importante mesmo é a presença da bandeira. A gente dá a possibilidade de ele interagir com o clube, indicar visitas, mas não é um projeto comercial - esclareceu.

José Jorge, ou o "Zeca da barraca", como se apresentou, afirmou que já vai comemorar a parceria neste domingo, no clássico entre Botafogo e Flamengo no Engenhão, às 18h30m.

- O meu pai trabalhou aqui 44 anos, eu estou há seis, ele faleceu. Vou prestigiar o meu time de coração. Amanhã já vou curtir. Iria de qualquer forma, mas agora já tenho os ingressos - festejou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/botafogo-espalha-bandeiras-pela-orla-e-faz-festa-dos-donos-de-barracas.html

Barça vence de virada com dois de Messi em noite histórica para o craque


Maior artilheiro em jogos oficiais da história do Barcelona, argentino chega a 301 gols pelo clube, antes do duelo com o Milan pela Liga dos Campeões

Por GLOBOESPORTE.COM Granada, Espanha

Antes de encarar o Milan pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona esperava um jogo tranquilo fora de casa, contra o Granada, neste sábado, pelo Campeonato Espanhol. Tanto que o técnico Jordi Roura se deu ao luxo de poupar alguns titulares. Mas o compromisso foi complicado, e por pouco o clube catalão não tropeçou. Graças a Messi, porém, o time chegou a sua 21ª vitória em 24 jogos na competição. Com duas bolas na rede, o argentino comandou a virada por 2 a 1, alcançando a marca histórica de 301 gols em partidas oficiais pela equipe catalã.

A vitória deixou o Barça com 65 pontos, disparado na liderança. O segundo colocado é o Atlético de Madri, que tem 50 e entra em campo neste domingo contra o Valladolid. Em terceiro, longe da briga pelo título, o Real Madrid soma 46. O Granada permaneceu com 26 pontos, em 14º lugar, quatro posições acima da zona de rebaixamento.

Messi comemora gol do Barcelona contra o Granada (Foto: EFE)Messi comemora seu gol de número 300 pelo Barcelona (Foto: EFE)

No próximo fim de semana, Messi & cia. enfrentam o Sevilla, no Camp Nou. Antes, no entanto, o Barcelona tem o primeiro duelo com o Milan pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, no San Siro. O GLOBOESPORTE.COM transmite o jogo ao vivo e também acompanha em Tempo Real, na próxima quarta-feira, às 16h45 (de Brasília). O Granada volta a campo no domingo da semana que vem, para enfrentar o Celta, fora de casa.

Susto
De olho na partida contra o Milan, quarta, pela Liga dos Campeões, o técnico Jordi Roura (Tito Vilanova está em Nova York, fazendo tratamento para se recuperar de um tumor na glândula parótida) decidiu poupar alguns titulares, como Iniesta, Puyol e Alba. Além deles, Xavi, lesionado, e David Villa, que foi submetido nesta semana a um tratamento contra cálculo renal, também foram desfalques.

Sem cinco titulares, Jordi Roura armou o time com Fábregas e Thiago Alcântara no meio municiando o trio de atacantes formado por Messi, Pedro e Aléxis Sanches. E foi dos pés do camisa 10 que foram criadas as melhores jogadas, que só não se transformaram em gols porque a pontaria de Sánchez não estava afiada.

Aos 25 , o Barcelona pagou caro por desperdiçar tantas chances. Após jogada rápida pela esquerda, Nolito cruzou. Livre e em posição irregular dentro da pequena área, Ighalo abriu o placar, surpreendendo os catalães. Apesar do impedimento, o árbitro validou o lance, para euforia no Estádio Coliseum Alfonso Pérez, em Granada.

Messi na partida do Barcelona contra Granada (Foto: EFE)Messi mais uma vez fez história: 301 gols em jogos oficiais pelo Barcelona (Foto: EFE)

Messi faz história
Na volta para o segundo tempo, uma mudança: Adriano sentiu dores na perna direita e deu lugar a Jordi Alba. E não demorou para o time catalão empatar. Logo aos quatro minutos, Fàbregas arriscou de fora da área, o goleiro Toño deu rebote, e Messi aproveitou livre para marcar seu gol de número 300 em jogos oficiais pelo Barcelona. Foi também o seu primeiro no estádio - agora, dos palcos da primeira divisão espanhola, só falta ao argentino balançar a rede no Cornellà-El Prat, curiosamente, na capital catalã, onde o rival Espanyol manda seus jogos.

O gol histórico deu a falsa sensação de que o Barça deslancharia na partida. Ledo engano. Apesar do amplo domínio e das boas oportunidades, como uma bola na trave de Pedro, o time catalão encontrava enorme dificuldade para estufar a rede. Coube a Messi, então, resolver. Aos 27, em cobrança de falta da entrada da área, o argentino venceu o goleiro Toño com extrema categoria para fazer seu 301º gol em jogos oficiais pelo time catalão.

O argentino é o maior artilheiro da história do Barcelona. No entanto, se os amistosos forem levados em conta, o craque tem 323 (contando com os dois deste sábado) e está atrás do filipino Paulino Alcántara, que fez 369 entre 1912 e 1927 e do espanhol Josep Samitier, com 333 entre 1919 e 1932.

Esse foi o 14º jogo seguido em que Messi marcou no Campeonato Espanhol. Com 36, lidera a lista de artilheiros, com 12 a mais do que o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e a 17 do colombiano Falcao Garcia, do Atlético de Madri. Na temporada passada, o argentino marcou 50 vezes na competição. Se mantiver a média de mais de um gol por jogo, tem tudo para para superar a marca, já que faltam 14 rodadas para o fim da disputa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/02/barca-vence-de-virada-com-dois-de-messi-em-noite-historica-para-o-craque.html

Em jogo movimentado, Bangu bate o Madureira por 3 a 2 e ajuda o Vasco

Equipe de Moça Bonita vence com gol de pênalti polêmico e agora torce por tropeço do Fluminense para o Volta Redonda. Madureira ainda tem chances

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM


Madureira e Bangu precisavam da vitória neste sábado para incomodar mais ainda os grandes na reta final da Taça Guanabara. E um velho confronto carioca de dois clubes pequenos e tradicionais esquentou mais ainda o clima já quente pelo forte calor em Conselheiro Galvão. A vitória do Bangu por 3 a 2  - dois gols de Sérgio Junior e um de Eudes, em pênalti polêmico, com Derley e Rodrigo Lindoso marcando para o time da casa - fez o Alvirrubro ficar a um ponto do Fluminense, no Grupo B. Agora, o clube de Moça Bonita chegou a 11 pontos, mas depende de tropeços do Tricolor, que enfrenta neste domingo o Volta Redonda.

O Vasco, que corria o risco de ver o Madureira chegar aos 14 pontos se vencesse, agradece. A equipe de Conselheiro Galvão se manteve na vice-liderança do Grupo A com 11 pontos, um ainda acima da equipe de São Januário, que enfrenta neste domingo o Audax, na Colina.

Tanto Madureira como Bangu seguem na briga por uma vaga na semifinal. Na próxima rodada, a 8ª , última da primeira fase da Taça Guanabara, o Madureira enfrentará no domingo, fora de casa, o Fluminense, e a equipe de Moça Bonita receberá o Volta Redonda, no mesmo dia e horário.

Empate no primeiro tempo
Fazia tanto calor em Madureira que na somba os termômetros marcavam 31 graus. Mas o sol forte não initimou o time da casa. A vitória era necessária? Então, a lei era atacar. Logo no primeiro minuto, Rodrigo Lindoso bateu um escanteio que Derley desperdiçou por milésimos de segundo.

Jogar pelas pontas era o melhor caminho encontrado pelo Madureira. E o Bangu fazia de tudo para explorar os contra-ataques. Num deles, pela esquerda, a bola chegou da linha de fundo limpa para Yves. Mas o volante mandou por cima, para fora.

Mais bem organizado em campo, o Madureira nem demorou tanto a abrir o placar com Derley, aos 17 minutos. O atacante se aproveitou da falha do zagueiro Carlos Renan, que cabeceou a bola para trás. O camisa 9 do time anfitrião não desperdiçou e bateu firme, marcando seu quarto gol no Campeonato Carioca.

A vantagem no placar acabou fazendo mal ao Madureira. Mais acomodado, o time diminuiu o ímpeto. E o Bangu, em desvantagem, tratou de mudar um pouco seu plano de jogo.

Melhor, o time tinha, no entanto, dificuldade de superar o bloqueio dos anfitriões. Até que, numa falta cobrada da direita por Bruno Santos, foi a vez de o goleiro Márcio entregar o ouro. Após saída desastrosa, Carlos Renan se redimiu e serviu de cabeça Sérgio Junior, que empatou aos 38 minutos.

Gols e emoção
O segundo tempo parecia começar preguiçoso para as duas equipes.

 Os poucos torcedores presentes em Conselheiro Galvão só acordaram com o belo chute de fora da área do meia Rodrigo Lindoso, aos oito minutos. O goleiro Getúlio Vargas mandou a escanteio e salvou o Bangu, que despertou. Três minutos depois, após centro de Bruno Santos pela esquerda, Leozão falhou na cabeçada. Sérgio Junior aparou a bola com certa dificuldade mas logo em seguida bateu certeiro, para as redes, virando a partida para o Bangu.

O Madureira mexeu. Índio e Jairo entraram nos lugares de Junior e Vitinho. A partida ganhou em velocidade. As jogadas pelas laterais voltaram, e num escanteio Jairo e Leozão mandaram duas cabeçadas na trave. O tão sonhado empate surgiu aos 34. Rodrigo Lindoso recebeu livre e, na altura da meia-lua, bateu colocado, sem defesa.

Em casa, o time de Conselheiro Galvão partia para a virada quando um lance polêmico acabou decidindo a partida. Sérgio Junior  caiu após entrada de Lucas, e o árbitro interpretou que o atacante banguense foi derrubado
Eudes não desperdiçou e fez 3 a 2 aos 38. O Madureira ainda tentou o empate, mas o Alvirrubro, com um a menos - Bruno Santos fora expulso -, conseguiu segurar o resultado. A torcida do Vasco agradece.

+ EXPANDIR A CRÔNICA COMPLETA 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2013/16-02-2013/madureira-bangu.html

Fla congela no fim, perde para Franca e é derrubado pela 1ª vez no NBB


Com defesa forte, equipe paulista acaba com vantagem de 14 pontos nos
últimos minutos, vence por 91 a 86 e termina com a série invicta do rival

Por Marcello Pires Rio de Janeiro


Os 14 pontos de vantagem durante o último quarto davam a impressão de que a 21ª vitória consecutiva no NBB viria de maneira tranquila para o Flamengo na tarde deste sábado, no quase lotado e muito quente ginásio do Tijuca. Mas do outro lado estava o Franca, dono da melhor defesa da competição nacional, que resolveu aparecer nos últimos cinco minutos de jogo. Sem deixar o Rubro-Negro jogar, a equipe paulista conseguiu uma virada incrível, venceu por 91 a 86 e comemorou como uma conquista de título. Pela primeira vez, o líder do campeonato foi derrubado.

Jhonatan foi o grande nome do Franca, sendo o maior pontuador da equipe, com 22 pontos, oito deles no último quarto. Ex-jogador do Flamengo, Teichmann marcou 14 pontos e pegou nove rebotes. Figueroa (15 pontos), Lucas (14) e Léo (12) foram os outros destaques do time vencedor. Apesar da derrota, Marquinhos mais uma vez teve grande atuação, com 26 pontos, oito rebotes e seis assistências. Benite fez 15 pontos, e Duda marcou 13.

O Flamengo volta à quadra na próxima segunda-feira para enfrentar o Uberlândia, às 20h, no ginásio do Tijuca, em partida adiada da 23ª rodada. O Franca recebe o Joinville, em casa, quinta feira (21/3), também às 20h.

basquete Flamengo x Franca NBB (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Jhonatan marcou 20 pontos para comandar a vitória do Franca (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Se o calor para quem estava nas arquibancadas já era insuportável, para os jogadores de Franca e Flamengo, então, nem se fala. Mas isso não foi capaz de inibir as duas equipes dentro de quadra. Num primeiro tempo frenético, rubro-negros e francanos passaram os dez minutos iniciais como num jogo de gato e rato. O time paulista tinha o controle da partida, mas em três arremessos de três pontos acabou cedendo à liderança. No último, de Marquinhos, no estouro do cronômetro, que colocou os donos da casa três pontos à frente (29 a 26), de forma definitiva no primeiro quarto.

Mesmo sem o ala Cauê Borges, que deixou a quadra machucado nos primeiros minutos da partida, Franca não se abateu e voltou com a mesma intensidade. Já o time carioca caiu de produção, principalmente Marquinhos. Autor de 11 pontos nos primeiros dez minutos, o cestinha rubro-negro zerou na primeira metade do segundo quarto e foi substituído por Duda.

Com o camisa 10 veio uma injeção de ânimo habitual, e duas bolas de três pontos, suficientes para recolocar o líder do NBB em vantagem novamente. Daí para frente o Flamengo não permitiu mais a reação da equipe paulista e foi para o vestiário vencendo por 45 a 38.

No intervalo, o torcedor rubro-negro deu uma força para o ala Duda numa das eliminatórias para o torneio de três pontos, que faz parte da programação do Jogos das Estrelas, dias 1º e 2 de março, em Brasília (DF). O camisa 10 da Gávea até foi bem e acertou 13 arremessos, mas Léo Meindl teve um desempenho um pouco melhor e converteu 14 bolas.

Nada que afetasse o desempenho rubro-negro na sequência da partida. Muito pelo contrário. O líder do campeonato voltou arrasador, fez 13 a 6 nos primeiros três minutos e ampliou a diferença para 58 a 44. Mas Franca não se entregava. Liderada por Jhonatan, Teichmann e Lucas Mariano, a equipe do interior paulista engrossou o jogo e diminuiu a diferença para oito pontos (70 a 62).

Com o jogo nas mãos, o Flamengo só não podia errar para chegar à 21ª consecutiva. E foi exatamente isso que aconteceu até a metade do último quarto, quando a equipe da Gávea abriu 14 pontos a parecia que não perderia mais. Daí em diante, tudo mudou. O Flamengo congelou, e o Franca colocou fogo no jogo. Com uma defesa agressiva e sem cometer mais erros no ataque, o time paulista reagiu e virou para 87 a 83 com dois arremessos do argentino Figueroa. O time da casa ainda tentou acordar, mas viu chegar o fim da sua invencibilidade.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2013/02/fla-congela-perde-para-franca-e-deixa-invencibilidade-escapar.html

copa do nordeste - Campinense para o Sport na Ilha e está na semi da Copa do Nordeste


Raposa aguarda vencedor do duelo Santa Cruz x Fortaleza para conhecer
seu adversário. Fora da disputa, Leão volta as atenções ao Pernambucano

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

No encontro de rubro-negros para decidir uma vaga na semifinal da Copa do Nordeste, quem saiu de campo comemorando foram os visitantes. O Campinense não tomou conhecimento do Sport na Ilha do Retiro, tomada por 20.099 torcedores, e garantiu a classificação ao empatar com o Leão em 2 a 2.

Como as duas casas não saíram do zero na partida de ida, no Amigão, um empate com gols favoreceria a equipe paraibana, já que sua defesa não foi vazada em casa. Uma vitória simples classificaria o Sport, e um novo 0 a 0 no placar levaria a decisão para os pênaltis. Esta possibilidade, no entanto, deixou de existir aos 41 do primeiro tempo, quando Felipe Azevedo abriu o placar para o Leão.

Mas o Campinense não se intimidou: chegou ao empate três minutos depois, virou na etapa final e, mesmo com o empate dos anfitriões na parte final da partida, soube se impor e segurar o resultado que garantiu a classificação.

Com o resultado o Sport encerrou sua participação na Copa do Nordeste e agora volta as atenções para o segundo turno do Campeonato Pernambucano. A estreia é no domingo, dia 24, fora de casa, contra o Salgueiro.

O Campinense segue adiante no Nordestão para mais uma mata-mata, agora na luta para chegar à decisão. O adversário sairá do confronto entre Santa Cruz e Fortaleza, que se enfrentam neste domingo, às 16h, no Arruda. A primeira partida entre as duas equipes terminou empatada em 3 a 3. O primeiro jogo das semifinais será no domingo seguinte, dia 24.

sport x campinense (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Felipe Azevedo abriu o placar na Ilha do Retiro para o Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Pressão da Raposa em cima do Leão
O Campinense entrou em campo com a mesma escalação que iniciou o jogo de ida, e o Sport precisou fazer uma mudança: Com Rithely vetado por causa de uma pancada na cabeça que tomou na primeira partida, Vadão promoveu a esteia de Marino. Nos primeiros dez minutos do jogo, a equipe paraibana mostrou a intenção de ser ofensiva na casa do adversário. Partiu para o ataque, mas sem muita qualidade no último toque.

O primeiro bom momento aconteceu com apenas dois minutos. Bismarck recebeu boa bola de Dedé, mas, no arremate, houve o zagueiro Gabriel desviou para escanteio. Outra grande chance apareceu quando Moacir entregou o ouro na entrada da área do Sport. A bola ficou com Jefferson Maranhense, que serviu a Dedé, mas faltou capricho no chute, que saiu à esquerda do gol de Magrão.

Sem conseguir criar e com dificuldades para escapar da marcação, o Sport partiu para as jogadas individuais, mas também sem muito sucesso. Numa dessas investidas, Marcos Aurélio avançou na velocidade pela esquerda, mas acabou desarmado. A bola sobrou para Marino, e o estreante, de longe, chutou mal, sem perigo algum para o goleiro Pantera.

Só aos 32 minutos o Leão teve a primeira grande chance de abrir o placar na Ilha. Reinaldo cobrou falta e acertou o travessão. Mas aos 41, num contra-ataque, Marcos Aurélio tocou para Felipe Azevedo mandar a bola para a rede: Sport 1 a 0. A alegria da torcida na Ilha do Retiro, no entanto, não durou muito. Três minutos depois, Dedé fez o passe para Bismarck, livre de marcação, vencer Magrão e empatar o jogo: 1 a 1 que levaria a Raposa às semifinais.

Classificação do visitante
Precisando da vitória a qualquer custo, o Sport voltou para o segundo tempo com uma mudança. Vadão atendeu ao pedido da torcida e mandou Felipe Menezes para o jogo no lugar de Marino, que não fez uma boa estreia. A ideia era deixar a equipe mais ofensiva, e o Leão recomeçou o jogo preocupando a defesa do Campinense. Hugo cabeceou com perigo, mas a bola saiu por cima do gol.

No contra-ataque foi a vez de a Raposa assustar a torcida na Ilha. Dedé partiu em disparada e ficou frente a frente com Magrão, que salvou o Sport. Mas aos sete minutos, o goleiro nada pôde fazer quando Bismarck, que fez uma grande partida, serviu para Zé Paulo virar o duelo.

A situação ficou ainda mais complicada para o Sport, que precisava marcar mais dois gols para se classificar. Fábio Bahia arriscou de longe, e Pantera quase se atrapalhou ao defender o chute. O goleiro do Campinense ainda contou com a sorte quando Felipe Menezes mandou de fora da área e acertou o pé da trave. Marcos Aurélio também chutou com perigo.

Aos 32, Cicinho foi derrubado por Jefferson Maranhense dentro da área, e o pênalti foi marcado. Felipe Azevedo bateu bem, empatando. A partir daí foi grande a pressão do Sport, que precisava de mais um gol para tomar a classificação do Campinense. Mas o time não conseguiu se organizar para transformar o sufoco numa reação.O último grande momento foi de Marcos Aurélio, que chutou por cima do gol de Pantera. E o Leão amargou a eliminação em casa.

SPORT 2 x 2 CAMPINENSE
Magrão, Cicinho, Gabriel, Mateus e Reinaldo; Fábio Bahia, Marino (F. Menezes/Ruan), Moacir e Hugo (Sandrinho); Marcos Aurélio e Felipe Azevedo Pantera, Tiago Granja, Edvânio, Roberto Dias e Panda; Wellington (Bruno de Jesus), Dedé, Glaybson e Bismarck (Ricardo Maranhão); Zé Paulo (Danilo Portugal) e Jefferson Maranhense
Técnico: Oliveira Canindé
Técnico: Vadão
Gols: Felipe Azevedo 2 (Sport) Bismarck, Zé Paulo (Campinense)
 
Local: Ilha do Retiro, Recife. Competição: Copa do Nordeste - quartas de final. Arbitragem: Jailson Macedo de Freitas (BA), auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-nordeste/noticia/2013/02/campinense-empata-com-sport-e-esta-nas-semifinais-da-copa-do-ne.html

Azarenka x Serena: final em Doha terá encontro da atual e da nova número 1


 Líder do ranking da WTA até segunda, tenista da Belarus bate Radwanska e vai à decisão contra a americana, que derrotou Sharapova e assume o topo

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar

Serena Willams no tênis contra Sharapova no Qatar (Foto: EFE)Serena bate Sharapova e vai à final (Foto: EFE)
 
Serena Williams nem precisava enfrentar a número 1 do mundo, Victoria Azarenka, para tomar o posto da rival no ranking da WTA. Ao derrotar a tcheca Petra Kvitova e chegar às semifinais do Premier de Doha, no Qatar, a americana garantiu seu retorno ao topo da lista, que será atualizada na segunda-feira, e, aos 31 anos, ainda se tornará a tenista mais velha a liderar o circuito mundial. Apesar disso, Serena venceu a russa Maria Sharapova e garantiu presença na decisão do torneio, justamente contra Azarenka, que derrotou Agnieszka Radwanska.
Neste domingo, os torcedores em Doha presenciarão o encontro da atual número 1 do mundo contra a nova número 1 do mundo. Serena Williams precisou de 1h13m para derrotar a musa russa Maria Sharapova por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 6/2) e se classificar para a final. Na outra semifinal, Azarenka também fez 2 a 0, com um duplo 6/3, na polonesa Radwanska, em 1h18m.

saiba mais
Nas semifinais do torneio de duplas, as italianas campeãs do Aberto da Austrália, Sara Errani e Roberta Vinci, começaram perdendo, mas viraram e venceram a alemã Anna-Lena Groenefeld e a tcheca Kveta Peschke no tie-break: 1/6, 7/6 e 11/9. Na outra chave, a russa Nadia Petrova e a eslovena Katarina Srebotnik também tiveram dificuldades, mas reagiram e chegaram à final após derrotarem as americanas Raquel Kops-Jones e Abigail Spears também no tie-break: 3/6, 6/3 e 12/10.

tênis victoria azarenka wta de doha (Foto: Agência Reuters)Victoria Azarenka bate Radwanska e pega Serena Williams na final em Doha (Foto: Agência Reuters)

FONTE:

Nova número 1 do mundo, Serena Willians ganha camisa do PSG


Presente é dado pelo presidente do clube francês, Nasser Al Khelaifi

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar

A americana Serena Williams, de 31 anos, se tornará a tenista mais velha a assumir a liderança do ranking mundial da WTA na próxima segunda-feira, após a vitória sobre a tcheca Petra Kvitova por 2 sets a 1, nas quartas de final do Premier de Doha, no Qatar. Neste sábado, a veterana ganhou de presente uma camisa personalizada do Paris Saint-Germain com o seu nome e o número 1 nas costas. O presente foi dado pelo presidente do clube francês, Nasser Ghanim Al Khelaifi.

Serena Willians ganha camisa personalizada do PSG (Foto: Divulgação)Serena Willians ganha camisa personalizada do PSG (Foto: Divulgação)

A tenista dos Estados Unidos vai ocupar o lugar da bielorrussa Victoria Azarenka no topo do mundo. A última vez que Serena apareceu como número um foi em outubro de 2010. A americana conseguiu se manter no posto por 123 semanas entre 2002 e 2010.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/02/nova-numero-1-do-mundo-serena-willians-ganha-camisa-do-psg.html

Na disputa pelo 3º lugar, Campinas leva a melhor em cima do Praia Clube


Time comandado pelo olímpico José Roberto Guimarães segura posição na tabela ao bater clube mineiro, que errou muito, e fechar jogo em 3 sets a 1

Por Diego Alves Uberlândia, MG

Na disputa pela terceira colocação da Superliga Feminina de Vôlei, Praia Clube e Campinas fizeram uma partida equilibrada na noite desta sexta-feira, em Uberlândia. Mesmo fora de casa, as paulistas não se intimidaram e venceram o confronto direto por 3 sets a 1, parciais de 27/25, 26/24, 21/25 e 25/18, em 2h36m. A levantadora Pri Heldes levou o troféu Viva Vôlei. Duas jogadoras estrangeiras foram as maiores pontuadoras do confronto. A ponteira Vasileva, do Campinas, e a central Dani Scott, do Praia Clube, terminaram o duelo com 19 pontos cada.

O resultado consolidou o time do técnico José Roberto Guimarães no 3º lugar, com 36 pontos. Com 32 pontos, a equipe mineira precisa contar com uma derrota do Sesi para o líder Rio de Janeiro, neste sábado, para se manter na 4ª posição. As duas equipes voltam a jogar no dia 22 de janeiro, pela última rodada do segundo turno da fase classificatória. O Campinas recebe o Minas e o Praia Clube vai a Santa Catarina, enfrentar o Rio do Sul.


Praia Clube x Campinas (Foto: Valter de Paula)Diferente do primeiro turno, Campinas levou a melhor na casa do clube mineiro
(Foto: Valter de Paula)

Praia Clube e Campinas mostraram porque disputam a terceira colocação da Superliga Feminina. O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio e acirrada briga pela dianteira no placar. Enquanto as mineiras atacavam com Monique Pavão e Dany Soctt, as paulistas respondiam com Waleswka e Priscila Daroit. Na primeira parada técnica, as donas da casa venciam por 8/7. A conversa com José Roberto Guimarães deixou mais ligado o Campinas, que passou a dificultar o passe do Praia e virou o jogo para 16/13. Com o apoio da torcida, que lotou o G2, o Praia revidou a virada no placar, fazendo 23/21. Mas, não teve refresco para ninguém. As visitantes buscaram ânimo e igualaram em 24/24. No erro de ataque de Michelle, o Campinas fechou a etapa em 27/25, em 37 minutos de jogo.

O Praia queria fazer valer o fator casa e voltou com muita disposição para o segundo set. A equipe comandada por Spencer Lee foi eficiente no bloqueio, com Dany Scott e Angélica dominando a rede, e chegou a fazer 10/05. Depois de abrir vantagem, o Praia cometeu erros seguidos de ataque, principalmente com Dayse, e o Campinas tomou a dianteira no placar, em 16/14, impulsionado pelos pontos de Vasileva. Com um lugar entre os primeiros colocados em disputa, o time da casa não se entregou e seguiu na cola do da equipe paulista. O empate veio no ace de Angélica, com a bola desviando na fita e deixando a recepção do Campinas sem ação. O jogo seguiu equilibrado e no set point das visitantes Dany Scott fez mais um bloqueio e conseguiu novo empate, 24/24. E em outro erro de ataque de Dayse, o Campinas venceu o set por 26/24.


Praia Clube x Campinas (Foto: Valter de Paula)Praia Clube levou apenas um set do Campinas (Foto: Valter de Paula)

Com a última chance de se manter vivo no jogo, o Praia veio para o tudo ou nada no terceiro set. Assim como na etapa anterior, as mineiras iniciaram liderando o marcador, em noite inspirada de Danny Scott. A norte-americana seguiu bem nos bloqueios e nas jogadas de ataque, aproveitando os passes da levantadora Juliana Carrijo, e ajudou a colocar o time cinco pontos à frente na reta decisiva do set. E depois do belo ponto de Juliana, que passou a bola de segunda para o fundo da quadra adversária, o Praia fez 23/18 e encaminhou a vitória. Dessa vez, Priscila Dairot e Vasileva não conseguiram reverter a situação e as donas da casa encerraram o set em 25/21, com o ponto de Michelle.

Ao contrário das etapas anteriores, o Campinas largou na frente no quarto set e chegou a colocar cinco pontos de frente. Waleswka liderou o time no ataque e a líbero Suelen foi quase impecável na defesa. O Praia tentou correr atrás do prejuízo, mas parou nos erros individuais em vários fundamentos e não deu prosseguimento à reação do set anterior. Com facilidade, o Campinas liquidou a fatura em 25/18.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2013/02/na-disputa-pelo-3-lugar-campinas-leva-melhor-em-cima-do-praia-clube.html

Norceca anuncia Copa Pan-Americana de vôlei feminino, no Peru, em junho


Anúncio oficializa 12º edição do evento intercontinental, que acontece pela primeira vez em um país da América do Sul

Por GLOBOESPORTE.COM Lima, Peru

Brasil 3 x 2 EUA, Copa Pan-Americana (Foto: CBV / Divulgação)Brasil 2 x 3 EUA, em um jogo espetacular pela Copa Pan-Americana (Foto: CBV / Divulgação)

A Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe de Volêi) anunciou, nesta quinta-feira, a realização da Copa Pan-americana de vôlei feminino, de 5 a 16 de junho, em Lima e Iquitos, no Peru. A disputa serve como porta de entrada para o Gran Prix de Vôlei, competição sob chancela da FIVB (federação internacional), do ano seguinte.

O México foi a nação que mais sediou a Copa Pan-americana, foram oito vezes. Além disso, República Dominicana, Porto Rico e EUA foram sedes por uma vez cada.

As doze equipes participantes desta edição serão: Estados Unidos, atual campeão; Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, México, Trinidad e Tobago e o anfitrião, Peru.

Com quatro títulos, Cuba segue como país mais vencedor do torneio anual, seguida por, Brasil, com três conquistas e, por Estados Unidos e República Dominicana, com duas conquistas cada. No ano passado, em Ciudad Juárez, no México, pela segunda vez seguida, os EUA viraram o jogo contra o Brasil quando perdiam por 2 sets a 0 (28/30, 18/25, 25/22, 25/21 e 15/11), conquistando a medalha de ouro. Cuba ficou com o bronze vencendo uma partida de cinco sets contra a República Dominicana (25/21, 28/26, 23/25, 18/25 e 15/12).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/norceca-anuncia-copa-pan-americana-de-volei-feminino-no-peru-em-junho.html

Enquanto sonha com coroa, Rebecca se aproxima de título nacional com Lili


Ajudante de Talita na conquista do 'Rainha da Praia', jovem cearense vai assumir, ao lado da capixaba, a liderança do ranking na etapa de João Pessoa

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Quando Talita sagrou-se Rainha da Praia pela primeira vez, em 2008, Rebecca ainda nem jogava vôlei de praia. Revelada por um projeto de Reis Castro, técnico multicampeão com Juliana e Larissa, a jovem cearense foi fundamental na conquista do bicampeonato da atleta olímpica na edição 2013 do torneio carioca. “Como gente grande”, como definiu a parceira de ocasião, a defensora dividiu o brilho com a dona da festa sentindo o título sendo, em parte, seu. Mas, enquanto herdar a coroa no próximo ano não passa de um sonho, Rebecca se aproxima de vencer, ao lado de Lili, a temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro.

Volei - Rainha da Praia - Rebecca usando a coroa da Talita (Foto: Jorge William/Agência O Globo) Talita reconhece a ajuda de Rebecca e divide a coroa com a cearense (Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Integrante mais jovem da recém-criada seleção brasileira de vôlei de praia, a cearense também foi a caçula entre as participantes do Rainha da Praia 2013. Derrotada no primeiro jogo, a defensora ajudou Talita a se classificar para a decisão contra Vivian e, pelo desempenho, foi convidada pela sul-mato-grossense para atuar novamente na final, no último domingo. Mais uma vez, Rebecca se destacou e colaborou diretamente para o triunfo da parceira da ocasião – que reconheceu seu mérito “dividindo” os louros.

- Foi maravilhoso proporcionar isso para a Talita. Na chave eu fui quem se entrosou melhor com ela, então já estava meio que esperando o convite. Ela é uma pessoa muito calma, paciente, bem experiente. E me passou muita tranqüilidade, me deixou jogar como eu gosto, falando durante o jogo. Ela passou a coroa para mim e fiquei muito feliz porque a ajudei a estar ali. Foi tudo de bom. Vamos ver se, no ano que vem, eu tenho a chance de brigar pelo título. Fiquei muito feliz, mas também quero sentir a alegria que ela sentiu – disse Rebecca.

Título da temporada ao alcance das mãos

vôlei de praia Lili e Rebecca (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com) Rebecca e Lili no alto do pódio no Rio de Janeiro (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Eleita revelação do Circuito Brasileiro em 2011, a defensora de 19 anos tem boas chances de sagrar-se campeã da temporada 2012/2013 ao lado de Lili. Vencedora do Open do Rio, a dupla subiu ao pódio em Campinas e Curitiba e foi favorecida com a formação de nove novas parcerias entre as 12 principais da competição, sobretudo após o torneio carioca, em dezembro.
Juliana e Larissa ainda lideram a classificação (2320), mas serão ultrapassadas já na etapa de João Pessoa, de 21 a 24 de fevereiro. Com 2200 pontos, Rebecca e Lili formam a dupla mais bem colocada em atividade vão somar no mínimo 180 pontos na capital paraibana, sem chances de serem ultrapassadas por Ágatha e Bárbara Seixas. Apesar da vantagem, as futuras líderes do ranking evitam comemorar antes da hora.

- Estivemos juntas na seleção, mas lá não treinávamos juntas. Vamos treinar nesta semana e meia o máximo possível para ter um bom resultado em João Pessoa. Queremos nos esforçar ao máximo para pensar só nos jogos, sem pensar na pontuação. Quando terminar o torneio e virmos que passamos (na classificação), aí sim vai cair a ficha e vamos ficar felizes. Vai ser maravilhoso – disse Rebecca.

O Open de João Pessoa é a oitava etapa da temporada 2012/2013. Nele, a jovem cearense e Lili terão a concorrência de Juliana/Maria Elisa, Ângela/Neide, Ágatha/Bárbara Seixas, Talita/Taiana, Maria Clara/Carolina, Val/Thaís, Vivian/Shaylyn, Thati/Érica Freitas, Bruno/Natasha Valente e mais as duas duplas finalistas do Nacional, disputado neste final de semana.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/02/enquanto-sonha-com-coroa-rebecca-se-aproxima-de-titulo-nacional-com-lili.html

Alvo de todos pela coroa, Alison tenta inédito tri seguido do Rei da Praia


Capixaba pode ser o primeiro a conquistar o título por três vezes consecutivas, mas terá concorrência forte na praia de Ipanema

Por Leo Velasco Rio de Janeiro

Nas duas últimas vezes que disputou o Rei da Praia, Alison Cerutti saiu da arena montada na Praia de Ipanema com a coroa e o troféu de campeão. Neste sábado, quando entrar em quadra às 10h (de Brasília) para a disputa da edição 2013 do torneio, o capixaba será o homem a ser batido, o alvo da vez. Podendo entrar para a história da competição como o primeiro tricampeão consecutivo, ele terá que se esforçar muito para manter o título.

Disputado na Praia de Ipanema, em frente à Rua Paul Redfern, o Rei da Praia começa neste sábado, às 10h, com os seis jogos classificatórios, disputados com um set de 21 pontos. No domingo, às 12h, acontece a final. O SporTV transmite a competição. Além de Alison, Emanuel, Ricardo, Harley, Pedro Solberg, Pedro Cunha, Bruno Schmidt e Evandro participam do torneio.

ilustração CARROSSEL rei vôlei de praia (Foto: arte esporte / cláudio roberto)Alison tentará manter a coroa, enquanto rivais lutarão para destroná-lo (Foto: arte esporte / cláudio roberto)

- Ano passado, eu já tinha a responsabilidade de defender o título. Agora, está todo mundo realmente querendo ganhar. Tenho que entrar em quadra com todas as armaduras. Estou muito motivado para continuar com a coroa. A concorrência aumenta a cada ano. São sete grandes adversários e amigos. Tem brincadeiras aqui fora, mas o juiz apita e já era – afirmou Alison.

Nos últimos dois anos, Alison chegou ao título derrotando seu parceiro Emanuel, o único a vencer o Rei da Praia três vezes (2004, 2005 e 2008).

- É óbvio que ele quer o tetra, é óbvio que eu quero o tri e ser o primeiro consecutivo. Isso está dentro da gente. Mas não tem nada de provocação. Adoraria enfrentar o meu parceiro na final de novo. Isso mostra que o trabalho está sendo bem feito. Mas acho que a pressão aumenta para mim – disse o Mamute.

emanuel e Alison no rei da praia (Foto: Maurício Kaye/divulgação CBV)Emanuel e Alison se enfrentara na final do Rei daPraia 2012 (Foto: Maurício Kaye/divulgação CBV) 

Primeiro colocado do ranking do Circuito Brasileiro, Bruno Schmidt também teve participação nas duas últimas finais do Rei da Praia. Ele foi o escolhido por Alison para ser sua dupla na decisão. Agora, ele quer que aconteça o contrário.

- Eu sempre falei que era um prazer ajudar o Alison a ser campeão. Eu quero ser ajudado agora. Praticamente, tive o gostinho de saber como é ser coroado, ali do lado dele. Estou muito esperançoso e com uma ansiedade muito grande. É um fim de semana só por ano, não tem outro Rei da Praia – destacou Bruno.

Em sua 15ª edição, o Rei da Praia mescla experiência e juventude. Emanuel é o mais velho, com 39 anos. Ricardo, de 38, é o que tem mais bagagem na competição, sendo o único presente em todos os anos do torneio.

- Nem sei dizer como é bom estar aqui. Sinto-me muito bem no evento. Este ano todos estão mais treinados do que nos anos anteriores, o nível está fortíssimo. Todos estão com sangue nos olhos para se superar e vencer o evento. Quero continuar jogando em alto nível por muitos anos e ser coroado outra vez, que espero que seja este ano – declarou Ricardo.

Único estreante, o carioca Evandro é o mais novo, com 22 anos. É também o mais alto, com 2,10m, e espera surpreender.

- Fiquei surpreso por ser chamado este ano, não esperava. Vou comendo por fora. Primeiro eu quero mostrar o meu voleibol. A coroa deixo para os mais experientes e corro por fora.

Confira a tabela de jogos deste sábado:
Bruno Schmidt / Pedro Cunha X Evandro / Alison
Pedro Solberg / Ricardo X Emanuel / Harley
Bruno Schmidt / Evandro X Pedro Cunha / Alison
Pedro Solberg / Harley X Ricardo / Emanuel
Bruno Schmidt / Alison X Evandro / Pedro
Pedro Solberg / Emanuel X Ricardo / Harley

Oswaldo recebe elogios de Seedorf como confirmação da boa relação


Técnico se sente envaidecido e orgulhoso por ter sido comparado a Carlo Ancelotti e Guus Hiddink em entrevista concedida pelo jogador

Por Thales Soares Rio de Janeiro


Seedorf no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Seedorf e Oswaldo trocam ideias no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

O técnico Oswaldo de Oliveira foi alvo de elogios rasgados do holandês Seedorf na quinta-feira, quando o jogador concedeu entrevista coletiva no Engenhão. Os dois trabalham juntos desde julho do ano passado, quando o jogador chegou ao Botafogo para assumir o papel de grande astro do grupo dentro e fora de campo.

Não à toa, Seedorf sempre se mostrou a favor da permanência de Oswaldo no cargo no fim do ano passado, quando a diretoria ainda negociava com o treinador. Agora, ele mais uma vez defendeu Oswaldo, que recebeu os elogios como uma confirmação de seu bom relacionamento com o jogador.
- Quando cheguei na minha casa, o telefone tocou, e várias pessoas fizeram referência a essa entrevista do Seedorf. Ela só reforça a relação que tenho com ele no dia a dia, de muita troca de experiência. Tenho aprendido com ele. A relação é muito aberta, e ouvi-lo falar com essa naturalidade me deixa muito feliz, traduz exatamente o que tem sido a nossa relação desde o ano passado, quando nos encontramos - comentou Oswaldo.

Seedorf citou o italiano Carlo Ancelotti e o holandês Guus Hiddink como nomes que podem ser comparados a Oswaldo. Ainda assim, ele o tratou como uma pessoa incomum no mundo dos treinadores.

- Ele hoje tem uma força muito grande, a sua voz tem uma força muito grande. Isso me envaidece e orgulha muito. Elas (as palavras) se tornam surpreendentes pela avaliação e comparação que faz ao mesmo tempo. Se ele torna público, me deixa feliz - disse Oswaldo.

Seedorf volta a campo com o Botafogo neste domingo, contra o Flamengo, no Engenhão, pelo Campeonato Carioca. O time lidera o Grupo A, com 14 pontos, e pode se classificar antecipadamente para a semifinal da Taça Guanabara em caso de vitória no clássico.

FONT:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/oswaldo-recebe-elogios-de-seedorf-como-confirmacao-da-boa-relacao.html

Julio Cesar entra de vez na briga por vaga de volante titular no Botafogo


Lateral é improvisado mais uma vez pelo técnico Oswaldo de OIiveira e enfrenta o Flamengo, domingo: 'Se continuar bem pode até permanecer'

Por Thales Soares Rio de Janeiro

julio cesar botafogo (Foto: Thales Soares )Julio Cesar vai substituir Marcelo Mattos no clássico com o Flamengo (Foto: Thales Soares )

Os 45 minutos de Julio Cesar como volante contra o Resende foram suficientes para que o técnico Oswaldo de Oliveira confirmasse observações de quando comandou o jogador em Flamengo e Cruzeiro para fazer dele mais um concorrente a uma posição no meio-campo. Ele atuará na posição domingo, contra o Flamengo, no Engenhão, pelo Campeonato Carioca, substituindo Marcelo Mattos, machucado.

Contratado como lateral-esquerdo, Julio Cesar iniciou a temporada atrás de Márcio Azevedo e Lima na sua posição de origem. No entanto, com a ausência de volantes (Lucas Zen, Gabriel e Marcelo Mattos estão sem condições de jogo), ele foi requisitado e deixou Oswaldo satisfeito. O treinador abriu de vez a briga pela vaga de titular na posição.

- O Julio já fez essa função comigo em outros clubes e nos dois últimos jogos parcialmente. Então, vou efetivá-lo até que tenha a volta de um desses três (Marcelo Mattos, Lucas Zen ou Gabriel). Mas se continuar bem pode até permanecer - avaliou Oswaldo.

Além de Julio Cesar, o treinador também tem utilizado Fellype Gabriel como volante no lugar que pertencia a Renato, fora do time desde o primeiro jogo da temporada, quando sofreu uma lesão na coxa esquerda. Outra opção seria Jadson, mas Oswaldo o considera um jogador mais parecido com Fellype Gabriel, tendo assim mais dificuldades de substituir Marcelo Mattos.

No grupo, Oswaldo ainda conta com Rodrigo Dantas e Fabiano como volantes. Mas ambos ainda não tiveram chances de começar jogos sob o comando do treinador. Dantas chegou a ser utilizado algumas vezes no ano passado, mas sem atuar por longos minutos.

O Botafogo lidera o Grupo A da Taça Guanabara, com 14 pontos. Se vencer o Flamengo, garantirá sua classificação para a semifinal da competição com uma rodada de antecedência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/julio-cesar-entra-de-vez-na-briga-por-vaga-de-volante-titular-no-botafogo.html