quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lodeiro brilha, Botafogo atropela o Audax e encosta no líder Vasco


Uruguaio faz um gol e participa de outros dois na vitória por 4 a 0. Bolívar marca pela terceira vez em quatro partidas na Taça Guanabara

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • o nome do jogo
    Lodeiro
    O uruguaio teve sua primeira atuação convincente no Carioca. Aliou garra, presente em outros jogos, à eficiência ofensiva. Fez um gol e participou de dois.

  • alçapão
    Seedorf
    O holandês, que enfrentou o Flu, conheceu pela primeira vez um estádio acanhado no estadual. Moca Bonita, com gramado ruim, recebeu 1.154 pagantes.

  • deu errado
    Audax
    Vinha de duas vitórias e um empate, mas derrapou feio. Nem a presença de medalhões - Eller, Bonfim, Andrade e Nélio - deu tranquilidade ao time.
Pressionado por dois empates consecutivos, o Botafogo assumiu uma postura diferente e foi muito mais eficiente na tarde desta quarta-feira, no triunfo por 4 a 0 sobre o Audax (confira os gols), em Moça Bonita, pela quarta rodada da Taça Guanabara. O embalo teve o brilho de Lodeiro, que fez um golaço e ainda participou de outros dois. Fellype Gabriel, Bruno Mendes e Bolívar completaram a melhor apresentação do time no ano.
A superioridade foi reconhecida pela própria torcida, que deu trégua na briga com o técnico Oswaldo de Oliveira e cantou músicas especiais para Vitinho, definindo-o como melhor do que o Neymar, e Bolívar, com a letra que foi de Dodô: "Uh, tá maneiro, o Bolívar é artilheiro".

O Botafogo pulou para a vice-liderança do Grupo A, com oito pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Friburguense, que tem seis e enfrenta o Fluminense às 22h. O líder é o Vasco, que tem nove e pega o Flamengo nesta quinta. O Madureira, que bateu o Macaé por 2 a 1, também soma oito pontos, mas leva a pior no critério de saldo de gols. O Audax tem sete pontos no Grupo B, assim como Fluminense e Flamengo, mas ocupa o terceiro lugar.

O meia Andrezinho afirmou que o modo como a vitória saiu foi o mais importante.

- Acho que precisamos de uma vitória dessas, convencer da forma que convencemos. O espírito é esse, marcação forte, não diminuir o ritmo. Agora precisamos da vitória em Macaé para selar uma classificação que vimos lutando muito - resumiu.

A partida contra o Macaé será às 19h30m de domingo, no Moacyrzão. O Audax enfrenta o Madureira um dia antes, às 17h, em Conselheiro Galvão.

Lodeiro comemora gol do Botafogo sobre o Audax (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Lodeiro comemora seu gol sobre o Audax (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Muitos erros e embalo com Lodeiro
O Botafogo, que na semana passada empatou com o Bangu, voltou a Moça Bonita e encontrou um campo aparentemente mais castigado, mas com a grama mais baixa - o que, segundo Oswaldo de Oliveira, facilitou o jogo. O duelo, no entanto, começou truncado, com erros e jogadas ríspidas. A marcação alvinegra era falha, e o Audax assustava, como em chute de longe de Andrade, que Jefferson espalmou, e em erro de saída do goleiro, mais tarde, salvo por Bolívar.

Aos poucos, porém, pelos pés de Lodeiro as chances começaram a pintar claramente para o Botafogo. Aos 21 minutos, ele abriu o placar com uma bomba de fora da área que achou o ângulo direito. Com mais qualidade, o Glorioso se impôs e aproveitou para ampliar, aos 34: Lodeiro roubou a bola e tocou para Fellype Gabriel concluir em batida cruzada. A partir daí, o mandante já tropeçava nas falhas do gramado e protagonizava lances bizarros
.
Banho de bola alvinegro
O técnico Maurício Barbieri tentou mudar o panorama do jogo com a entrada do atacante Ivan Junior na vaga do meia Hyuri, um dos mais participativos, sempre pelo lado direito. E, por necessidade, trocou o goleiro Douglas Leite, lesionado, por Rafael. Mas logo recebeu um balde de água fria com o terceiro gol. Lodeiro deu passe para Vitinho, que arriscou já de dentro da área. Após rebatida da defesa, Bruno Mendes desencantou na temporada.

Seedorf na partida do Botafogo contra o Audax (Foto: Satiro Sodré / Agif)Seedorf estreou no acanhado estádio de Moça Bonita: entrou no segundo tempo (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Sem reação, o time de São João de Meriti se desorganizou de vez e abriu caminho para a goleada. Bolívar anotou o seu, ratificando a fama de zagueiro-artilheiro: são três gols em quatro rodadas. A trama ensaiada foi semelhante à da estreia, contra o Duque - bola levantada na área, desvio na altura da primeira trave e conclusão. O placar poderia ter sido maior: o Botafogo acertou a trave em dois lances no mesmo ataque, com Vitinho, em jogada individual, e Andrezinho, da meia-lua. Ainda teve um gol anulado - Vitinho estava impedido - e a ilustre presença de Seedorf, que entrou aos 26.

Num período em que o Audax esteve perto de reduzir o placar e desperdiçou pelo menos duas oportunidades, devido ao relaxamento do visitante, o holandês assumiu a batuta e distribuiu passes açucarados em sua primeira tarde no acanhado estádio da Zona Oeste carioca. Mas Jadson, na principal chance, enrolou-se todo. E o próprio camisa 10, aos 38, dominou na área, enganou o zagueiro, mas errou o alvo por pouco.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/01/lodeiro-brilha-botafogo-atropela-o-audax-e-encosta-no-lider-vasco.html

Palmeiras vai atrás de 14 reforços ainda no 1º semestre, diz presidente


Paulo Nobre fala de pedido do treinador Gilson Kleina, que quer trabalhar com um grupo de 32 atletas nesta temporada

Por Felipe Zito e Gustavo Serbonchini São Paulo

Paulo Nobre, presidente do Palmeiras (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)Paulo Nobre terá pouco tempo para montar o elenco (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)

A diretoria palmeirense vai ter trabalho para fechar o elenco para esta temporada. Enquanto alguns clubes precisam de peças pontuais para acertar o grupo, o Verdão vai entrar no mercado em busca de nada menos do que 14 jogadores. Pelo menos este foi o pedido do treinador Gilson Kleina para o novo presidente do clube, Paulo Nobre.

– O Kleina queria trabalhar com 32 jogadores na temporada e nós temos 18 (na verdade, tem 27, mas muitos são recém-promovidos da base e outros estão disponíveis para negociação - veja abaixo). Então tem bastante gente ainda para trazer. Mas precisamos trazer com inteligência. Não adianta trazer só para chegar ao número de 32 – disse o mandatário, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Por enquanto, a principal negociação do Palmeiras é a troca de Luan. O Internacional é o time que está mais perto do acerto com o atleta, que pediu para deixar o time da capital. O volante Josimar chegaria para reforçar o elenco do Verdão. A diretoria ainda tenta trazer mais atletas do Inter na negociação. 

A situação do Palmeiras é critica. Após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mais de 20 jogadores deixaram a equipe, entre dispensados e atletas com contrato no fim.

Precisamos trazer jogadores com inteligência. Não adianta trazer  só para chegar ao número de 32"
Paulo Nobre

As eleições presidenciais também prejudicaram a reestruturação do elenco. Como o pleito foi na semana passada, já com o Paulistão em andamento, o novo mandatário teve pouco tempo para agir e o anterior estava praticamente impossibilitado de buscar novas peças.
Muito criticado, e sem força política, o ex-presidente Arnaldo Tirone já não tinha plenos poderes para fazer transações no término de seu mandato - precisava de aprovação do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) para contratar reforços.

Paulo Nobre não tem mais a obrigação dessa aprovação, mas encara um mercado sem grandes opções. Além de não ter dinheiro em caixa, o presidente está ciente de que "a maior parte dos jogadores que estavam dando sopa já foi contratada". Nobre busca atletas que venham a baixo custo ou custo zero. A esperança é conseguir jogadores por empréstimo - e pagando apenas os salários.

– Subir para a Série A é obrigação. Não podemos nem pensar em outra coisa. Mas vamos montar um elenco bom para jogar o restante da temporada. Não posso prometer títulos, mas já entramos nas oitavas de final da Copa do Brasil, por exemplo. Ganha um jogo e anima o elenco. Depois embala. A mesma coisa é a Libertadores. Com todo o respeito ao Once Caldas, mas ninguém esperava o título deles em 2004. Eles passaram por Santos, São Paulo e ainda venceram o Boca Juniors na final – diz o presidente.

A carência é em quase todos os setores. Em alguns deles, como no meio de campo, por exemplo, o time conta com os titulares definidos, mas precisa de peças de reposição. Para esta temporada chegaram apenas quatro jogadores: o goleiro Fernando Prass e o lateral Ayrton foram contratados, enquanto os volantes Souza e Wendel retornaram de empréstimo.
O Palmeiras já iniciou o Campeonato Paulista e ainda tem mais três competições pela frente. Além da Série B do Brasileiro, o clube disputará a Copa do Brasil e a Taça Libertadores. O continental começa no dia 14 de fevereiro para o Verdão. A equipe pega o Sporting Cristal às 22h, no Pacaembu.

Elenco que Gilson Kleina tem à disposição
Goleiros Fernando Prass, Bruno e Raphael Alemão
Laterais Ayrton, Juninho e Fernandinho*
Zagueiros Henrique, Maurício Ramos, Marcos Vinícius, Luiz Gustavo e Leandro Amaro**
Volantes Márcio Araújo, Wesley, João Denoni, Wendel e Souza
Meias Valdivia, Patrick Vieira, Tiago Real*, Bruno Dybal e Diego Souza
Atacantes Barcos, Maikon Leite, Luan**, Vinícius, Caio e Índio
* machucado / ** disponível para negociação

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/01/palmeiras-vai-atras-de-14-reforcos-ainda-no-1-semestre-diz-presidente.html

futebol espanhol - Real x Barça ou Messi x C. Ronaldo? Craques dominam 1º clássico do ano


Com argentino e português endiabrados, gigantes espanhóis iniciam duelo pela semifinal da Copa do Rei. Camisa 10 busca marca de Di Stéfano

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

É inevitável. Falar de Real Madrid e Barcelona é, já há algum tempo, repetir à exaustão os nomes de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Para ainda reforçar a condição de incontestáveis no momento, basta lembrar que, às vésperas do primeiro superclássico de 2013, os craques de Portugal e Argentina roubaram as manchetes do planeta bola com sete gols num só domingo. Os números refletem diretamente as ambições de merengues e catalães, que iniciam a semifinal da Copa do Rei, nesta quarta-feira, às 18h (de Brasília), no Santiago Bernabéu - Atlético de Madri e Sevilla decidem a outra vaga. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogaço em Tempo Real a partir das 17h45 (de Brasília).

Para o Barcelona, o visitante, é a chance de manter viva a chance de uma tríplice coroa na temporada, já que tem a conquista do Campeonato Espanhol encaminhada e está nas oitavas de final da Liga dos Campeões - enfrentará o Milan. Além disso, a oportunidade de potencializar a crise do rival antes de uma sequência com o duelo diante do Manchester United na mesma Champions é quase um sonho para a torcida.

Além disso, o Barça pode, se vencer, chegar aos 88 triunfos no clássico, igualando-se ao Real Madrid. Em 222 jogos oficiais entre as duas equipes, o time da capital soma uma vitória a mais, num histórico que conta ainda com 47 empates.

info comparativo Messi X CR7 (Foto: arte esporte)
Lionel Messi, dono de estilo nada provocativo, muito provavelmente não pensa da mesma maneira, mas sabe que os seus gols deverão influenciar diretamente no ambiente merengue. E o argentino ainda pode entrar definitivamente na história do clássico caso marque ao menos uma vez: com 17 gols ele está muito próximo de igualar o compatriota Alfredo Di Stéfano, que anotou 18 gols contra o Barcelona em toda sua trajetória no Real. E se chegar a um hat-trick, ele alcançará a marca de 300 tentos em partidas oficiais pelo Barcelona.

- Acho que a cada ano ele está se superando, e neste ano não é diferente. É algo natural para ele, não que ele pense em fazer isso. Messi joga para o grupo, é o jogador mais completo da atualidade. Quando está 0 a 0 e precisamos ele aparece e faz a diferença. Foi mais do que justo ele ganhar a quarta Bola de Ouro - disse o lateral brasileiro Adriano, companheiro do argentino.

'Ronaldodependência' chega a 60%

Cristiano ronaldo real madri gol getafe (Foto: Agência Getty Images)Cristiano Ronaldo marcou metade dos gols do Real em 2013 (Foto: Agência Getty Images)


Cristiano Ronaldo, por sua vez, tem "menos tempo de casa", digamos. O seu primeiro superclássico aconteceu apenas em novembro de 2009, com derrota por 1 a 0 para o time de, à época, Zlatan Ibrahimovic (Messi já havia entrado em campo seis vezes contra o arquirrival). Depois de passar em branco por mais duas oportunidades, o luso embalou, decidiu até título (Copa do Rei) e chegou a esta quarta-feira com bom retrospecto individual diante do Barça: 10 gols em 16 jogos - oito nos últimos seis encontros, com média melhor que a do hermano no período (quatro gols).

Se amplificadas as estatísticas para as equipes, é notória a existência de uma "Ronaldodependência". Em 2013, Cristiano marcou dez dos 20 gols do Real Madrid, incluindo os três sobre o Getafe, no último domingo. Somando as duas assistências, o seu percentual de participação direta em tentos do time de José Mourinho chega aos 60%. Messi, com nove gols e duas assistências entre os 25 do Barça, apresenta 44%.

- Será uma partida muito importante, um duelo complicado. Vamos enfrentar uma das equipes mais fortes do mundo, será uma grande noite. Jogamos em casa, por isso temos grandes chances de ganhar. Temos que jogar bem porque sabemos que Barça tem um time fantástico - afirmou Cristiano, que verá um Santiago Bernabéu lotado: de acordo com a imprensa espanhola, todos os 80 mil ingressos foram vendidos.
Real com desfalques

di maria real madrid coletiva (Foto: Agência EFE)Di María está suspenso (Foto: Agência EFE)

Como estão entre os maiores da Europa, é claro que tanto Real Madrid quanto Barcelona possuem um elenco de extrema qualidade. Ambos vêm embalados por recentes resultados, mas é o time de Tito Vilanova e Jordi Roura (o assistente comandará a equipe em virtude da ausência do técnico que está nos EUA fazendo tratamento contra câncer) quem tem mais motivos para comemorar ao menos no pré-jogo. Fora a liderança no Espanhol com 11 pontos de vantagem para o segundo colocado (Atlético de Madri), todos os principais jogadores estão à disposição.

Não é o caso do Real Madrid. O argentino Angel Di Maria e o português Fábio Coentrão, ambos suspensos, e o brasileiro naturalizado português Pepe, lesionado, estão fora. Além disso, o goleiro Iker Casillas foi operado e será ausência pelos próximos três meses. Em seu lugar pode estar a novidade do dia: a estreia de Diego López, recém contratado junto ao Sevilla. Kaká, que não vem sendo aproveitado por Mourinho, foi relacionado para o confronto, mas ainda não é certo que ele fique no banco de reservas.

Apesar dos desfalques, o Real já mostrou que tem condições de incomodar o Barça. No início da temporada, levou a melhor na Supercopa da Espanha, também disputada um duplo confronto. No dia 7 de outubro, o time comandado pelo técnico José Mourinho empatou por 2 a 2 no Camp Nou, na única vez em que o clube catalão não venceu no primeiro turno do atual campeonato. Quem marcou os gols? Duas dicas...

messi barcelona x real madrid (Foto: Getty Images)Messi comemora gol contra o Real Madrid no primeiro turno: craque está a um de Di Stéfano (Getty Images)

FONTE:

História de vida humilde faz José Aldo ganhar torcida de americanos


Fãs assíduos de MMA, David e Mark não ligam para as críticas e mostram torcida pelo brasileiro na luta contra americano Frankie Edgar no UFC 156

Por Adriano Albuquerque e Ivan Raupp Direto de Las Vegas

Nem todo americano vai torcer por Frankie Edgar na luta contra José Aldo no UFC 156. O brasileiro ganhou o apoio de dois fãs de MMA que acompanham religiosamente os eventos do Ultimate, sempre à procura de atletas para tirar fotos com eles e conseguir autógrafos. O que faz os dois remarem contra a maré altamente patriota dos Estados Unidos é a história de vida do campeão dos penas da organização.

- Nós gostamos do estilo de luta do José Aldo. E ele joga futebol também (risos). A história dele é muito emocionante. Ele vem de uma origem muito humilde, já morou na academia, e hoje está onde está - disse David Kim, que tem 29 anos, nasceu em Los Angeles e é filho de  sul-coreanos.

Fãs José Aldo MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Fãs americanos mostram imagens de José Aldo (Foto: Adriano Albuquerque/ SporTV.com)

SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
David trabalha como segurança e aproveitou uma folga para ir ao hotel e cassino Mandalay Bay, onde os lutadores estão hospedados. Ele foi junto do amigo Mark Logan, um farmacêutico que tem 25 anos, também nasceu em Los Angeles e tem ascendência filipina. Mark contou que alguns amigos americanos o criticam bastante por não torcer sempre para os compatriotas:

- Tem muita gente como eu, que torce para o melhor lutador. Não importa o país onde ele nasceu. Só que tem muita gente que não gosta disso e critica.

Os dois encontraram José Aldo tanto na segunda quanto na terça-feira e pediram para tirar foto com ele nos dois dias, o que motivou até uma brincadeira, que por sinal eles não entenderam:
- Eu queria entender português para saber o que eles estavam dizendo (risos). O José começou a rir com o pessoal dele quando pedimos para tirar a foto hoje (terça), mas não deu para entender o que era - disse David Kim.

Além de José Aldo, David e Mark também se dizem muito fãs de Vitor Belfort, Wanderlei Silva e Junior Cigano, para quem torceram bastante na derrota para o americano Cain Velásquez, no UFC 155. E o que mais os impressiona no MMA brasileiro é o estilo de jiu-jítsu criado pela família Gracie.

O momento ruim do dia para David e Mark, assim como para a reportagem do SPORTV.COM, ocorreu quando o segurança do hotel expulsou todos que estavam próximos à sala de treino dos lutadores. No Brasil isso é comum de acontecer, mas até então era algo inédito nos eventos promovidos nos Estados Unidos.

O UFC 156 será realizado na noite deste sábado, em Las Vegas (EUA), e terá transmissão ao vivo do canal Combate, a partir das 21h (de Brasília). O SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.
UFC 156

2 de fevereiro de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
José Aldo x Frankie Edgar
Rashad Evans x Rogério Minotouro
Alistair Overeem x Antônio Pezão
Jon Fitch x Demian Maia
Joseph Benavidez x Ian McCall


CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Evan Dunham
Tyron Woodley x Jay Hieron
Jacob Volkmann x Bobby Green
Yves Edwards x Isaac Vallie-Flagg
Chico Camus x Dustin Kimura
Edwin Figueroa x Francisco Rivera


banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

De volta a Moça Bonita, Oswaldo quer melhora: 'Nível de acerto foi débil'


Técnico acredita que tanto o Bota quanto o Bangu foram prejudicados pelo gramado irregular, que dificultou os jogadores na hora da finalização

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Oswaldo de Oliveira orienta o time no treino (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Nesta quarta-feira, no jogo contra o Audax, o Botafogo volta ao palco onde tem más recordações recentes neste Carioca. Na segunda rodada, a equipe alvinegra enfrentou o Bangu, não teve um bom desempenho e empatou em 0 a 0. Pouquíssimas chances foram criadas por ambos os times, e o técnico Oswaldo de Oliveira acredita que a condição do gramado prejudicou a vida dos jogadores na hora das finalizações.

Foi no mesmo estádio de Moça Bonita que o treinador ouviu as primeiras reações de hostilidade de torcida em relação a ele. Os alvinegros pediram a saída de Oswaldo e gritaram o nome de Loco Abreu, seu desafeto.

- No jogo contra o Bangu enfrentamos condições difíceis de gramado e temperatura. O campo é muito irregular, com falhas. O nível de acerto foi muito débil das duas equipes. O Fellype errou duas, e o Hugo, do Bangu, a bola acertou o joelho dele antes de chutar. Os goleiros pouco trabalharam. Com a grama alta e fofa, a bola fica bem mais lenta. Se agora estiver mais baixa, pode ficar um jogo mais veloz - disse Oswaldo.

Bruno Mendes Botafogo x Bangu (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Gramado de Moça Bonita foi alvo de críticas no jogo contra o Bangu (Foto: Fernando Soutello / AGIF)

O técnico viu evolução na equipe no empate em 1 a 1 com o Fluminense, na última rodada, mas acredita que ainda é cedo para fazer uma previsão de onde o Bota pode já chegar, já que foram disputadas apenas três rodadas.

- O clássico com o Fluminense foi muito difícil, disputado, e fomos bastante exigidos. Mas ainda estamos começando, vamos ver se a equipe progride.

O Bota é o terceiro colocado do Grupo A da Taça Guanabara com cinco pontos, atrás do Vasco e do Friburguense.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/de-volta-moca-bonita-oswaldo-quer-melhora-nivel-de-acerto-foi-debil.html

Musa paraguaia do dardo mostra ótima forma para carnaval do Rio


Preparando-se para a folia, atleta posa de biquíni e divulga foto em rede social

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Musa paraguaia do lançamento de dardo, Leryn Franco já está no clima do carnaval do Rio. Depois de ser convidada para curtir a folia em um camarote da Marques de Sapucaí, a atleta mostrou que está em ótima forma, ao postar em seu Twitter uma foto sua de biquíni.

Leryn Franco, musa paraguaia do dardo (Foto: Reprodução Twitter)Leryn Franco posa para foto esbanjando boa forma (Foto: Reprodução Twitter)

Sem namorado no momento, Leryn Franco já avisou que se divertirá no carnaval carioca, embora também venha ao país a trabalho. Modelo e apresentadora de um programa de televisão no Paraguai, ela fará uma matéria sobre a festa mais famosa do Brasil.

- Não pensei nem duas vezes em aceitar (o convite para o carnaval). Aqui no Paraguai se escuta muito samba e se dança também. Na verdade, sou melhor atleta do que bailarina (risos). Mas com o espírito que tem no carnaval, qualquer um consegue aprender, né? - disse Leryn, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM na última semana.

Com três Olimpíadas no currículo (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012), Leryn passou a ser chamada de musa depois de esbanjar toda a sua beleza nas competições. A atleta revelou que não se importa com o rótulo.

- Eu adoro. Nenhuma mulher se incomoda em ser chamada de bonita e sexy. Toda mulher gosta. Acho que represento um pouco a mulher paraguaia. Bonita por dentro e por fora - comentou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/01/musa-paraguaia-do-dardo-mostra-otima-forma-para-carnaval-do-rio.html

futebol italiano - Copa da Itália: Lazio bate Juve e vai à final em dia de susto de Hernanes


Um dia depois de ser pai, brasileiro cai desacordado após choque com rival, recupera os sentidos, mas deixa o campo com a cabeça sangrando

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

O Lazio venceu o Juventus por 2 a 1 nesta terça-feira e garantiu vaga na final da Copa da Itália. Na ida, o time da capital havia arrancado empate por 1 a 1 em Turim. Contudo, mais importante do que a classificação é a saúde do meia Hernanes, que protagonizou um episódio de muita tensão. O brasileiro bateu cabeça com Marrone, caiu desmaiado e deixou o gramado com a cabeça sangrando. Pouco após a queda, deu sinais de que estava acordado.

O adversário da decisão, que será disputada no dia 26 de maio no Estádio Olímpico, será conhecido apenas no dia 6 de abril quando Inter e Roma se enfrentarão em Milão. Na ida, a equipe da capital venceu por 2 a 1.

Hernanes Lazio machucado (Foto: AFP)Hernanes deixa o campo após choque com Marrone, que não sentiu tanto e seguiu jogando (Foto: AFP)

O verdadeiro calcio
Feio, violento e com poucos gols. O primeiro tempo foi a essência do que o futebol italiano tem oferecido ultimamente.  O Juventus vem de uma polêmica por um pênalti não  marcado a seu favor contra o Genoa no último domingo. As reclamações resultaram em vários jogadores punidos, além do técnico Antonio Conte. Contra o Lazio, a partida começou com uma situação semelhante, só que sem tantos protestos.

Aos sete minutos, Vucinic recebeu por trás da defesa, caiu após choque com o goleiro e reclamou de pênalti - ignorado pelo árbitro.  O Alvinegro foi melhor, mas precisa desesperadamente de um bom atacante para concluir suas jogadas. Vucinic tentava se movimentar, mas raramente criava chances. O Lazio por sua vez, não respondia. Hernanes, aos 25, acertou o primeiro chute perigoso, fazendo a bola passar por cima do gol.

Juve dá sinais de vida, mas Lazio leva a melhor

Quando a partida caminhava para o intervalo, o Juve começou a transformar a superioridade em chutes a gol. Aos 45, Vucinic chutou à queima-roupa, mas o ótimo goleiro Marchetti defendeu. Giovinco, dois minutos depois, deixou Ciani na saudade, ficou de frente par o gol, mas como o arremate não é seu forte, não deu trabalho para o arqueiro do Lazio realizar nova defesa.

Na segunda etapa, aos sete minutos, os donos da casa foram premiados mesmo sem merecer. Ledesma levantou a bola na área, e González cabeceou para o gol. Na comemoração, o uruguaio ergueu uma camisa de Scaloni, que recentemente deixou o clube e se transferiu para o Atalanta.

Sebastian Giovinco do Juventus e Michael Ciani do Lazio (Foto: AFP) Giovinco deu trabalho a Ciani, mas pecava na hora de concluir a gol (Foto: AFP)

O drama de Hernanes
Um dia depois de ser pai de seu terceiro filho, Hernanes deu um susto em torcedores e familiares. O brasileiro, que está convocado para o amistoso contra a Inglaterra no próximo dia 6 em Wembley, subiu para tentar ficar com a bola e acabou chocando a cabeça com a de Marrone. O meia caiu desacordado e o choque com o chão foi forte, causando sangramento. Para alívio de todos, o jogador acordou, mas teve que deixar o campo em uma maca, sendo substituído logo em seguida.

Em desvantagem, o Juventus seguiu em busca de um golzinho, mas Giovinco era o único a criar jogadas - apesar de seus fracos chutes. Pirlo, eleito no domingo o melhor jogador do futebol italiano em 2012, entrou no lugar de Padolin para tentar dar mais criatividade à equipe.

Fortes emoções
A torcida do Lazio já comemorava a classificação quando o árbitro resolveu dar seis minutos de acréscimo. O Juventus agradeceu e aproveitou. Aos 46, a bola sobrou livre no meio da área, Radu hesitou em tentar afastar, mas Vidal não pensou duas vezes e  empurrou para o gol. Um minuto depois, contudo, em cobrança de escanteio, Floccari cabeceou e garantiu a vaga para o Lazio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2013/01/copa-da-italia-lazio-bate-juve-e-vai-final-em-dia-de-susto-de-hernanes.html

Gabi cresce nos momentos decisivos e garante vitória do Rio sobre o Praia


Ponteira entra durante o jogo, se salva na atuação irregular do time carioca e leva prêmio de melhor em quadra na vitória por 3 a 2 do líder da Superliga

Por GLOBOESPORTE.COM Uberlândia, MG


O clima amistoso, marcado pela homenagem da diretoria do Praia Clube ao técnico Bernardinho e às campeãs olímpicas Fofão, Natália, Valeskinha e Fabi - que receberam o “Troféu Mérito Esportivo” -, ficou apenas do lado de fora da quadra. Quando a bola entrou em jogo, o bicho pegou. Ainda sem a cubana Herrera, que se machucou na nona rodada e teve que ser submetida a uma cirurgia no ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo, o time de Uberlândia não resistiu ao Rio de Janeiro e à jovem Gabi. Em noite pouco inspirada das ponteiras Natália e Logan Tom, a atacante de apenas 18 anos chamou a responsabilidade nos momentos cruciais da partida e foi decisiva na sofrida vitória por 3 sets a 2, parciais de 26/24, 23/25, 25/19, 21/25 e 15/10, que quebrou a invencibilidade do Praia Clube em casa.

Rio de Janeiro vôlei comemoração (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)Rio de Janeiro vôlei comemoração (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)

A homenagem parece ter tirado a concentração das jogadoras do time carioca. Sem o passe na mão da levantadora Fofão, em razão da irregularidade das ponteiras passadoras Logan Tom e Natália, o ataque do Rio de Janeiro tornou-se previsível. Melhor para o time mineiro, que com um saque flutuante e um bloqueio eficiente, liderou o primeiro set desde o início até abrir 20 a 14. Irritado, Bernardinho fez a inversão de 5 e 1 e colocou Bruna e Roberta nos lugares de Fofão e Sarah Pavan, respectivamente. As mudanças surtiram efeito, e o que parecia impossível aconteceu. Com Roberta no saque, o Rio anotou seis pontos consecutivos, fez a diferença que era de seis pontos evaporar e virou para fechar em 26 a 24.

A inesperada derrota no primeiro set não abalou as donas da casa, que abriram 6 a 4 no início da parcial. Se Natália e Logan Tom continuavam vacilantes no passe, Sarah Pavan era a principal opção de Fofão e fazia de tudo para não deixar o time da casa desgarrar no marcador. A boa atuação da canadense, no entanto, não foi suficiente para impedir que o Praia Clube abrisse 20 a 13 e, posteriormente, 24 a 16, numa noite inspirada das gêmeas Monique e Michelle, ex-jogadores do Rio de Janeiro.

Como no primeiro set, Bernardinho mudou. Desta vez, porém, entraram Regiane e Gabi nos lugares das titulares Natália e Logan Tom. As alterações novamente deram certo, e o time carioca diminuiu para apenas um ponto uma diferença que chegou a ser de oito. Spencer Lee parou o jogo depois de sua equipe desperdiçar sete oportunidades para fechar o set. A parada deu certo, e logo na primeira chance a central Mayhara anotou o 25º ponto e garantiu a vitória por 25 a 23, deixando tudo igual no placar.

Bernardinho manteve Regiane e Gabi entre as titulares, e o time carioca chegou pela primeira vez em vantagem numa parada técnica (8 a 6). Melhor que nos sets anteriores, o Rio de Janeiro abriu 20 a 13 e deixou a vitória encaminhada. De caça o Praia Clube virou caçador, tirou seis pontos de prejuízo e encostou em 22 a 19. Mas a reação mineira parou por aí, e o líder da Superliga venceu por 25 a 17.

Outra vez as donas da casa não se abateram com a derrota no set anterior. O começo da quarta parcial até começou equilibrada, com as duas equipes se rezevando no marcador. Mas a partir da primeira parada técnica, o Praia Clube engatou uma sequência de pontos com a ponteira Michelle no saque e abriu 18 a 11. Bernardinho recorreu à estratégia que deu certo no primeiro set e trocou Fofão e Sarah Pavan por Roberta e Bruna. Só que desta vez de nada adiantaram as mudanças do técnico da seleção masculina, e o Praia Clube venceu por 25 a 21 e levou o jogo para o tie-break.

Gabi, do Rio de Janeiro, tenta passar pelo bloqueio do Praia Clube (Foto: Luiz Doro)Gabi, do Rio de Janeiro, tenta passar pelo bloqueio do Praia Clube (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)

No quinto e último set, a bagagem do time do técnico Bernardinho falou mais alto. A disputa no bloqueio continuou acirrada, mas no ataque Sarah Pavan e a jovem Gabi levaram a melhor sobre as gêmeas Monique e Michelle e acabaram fazendo a diferença na vitória por 15 a 10, que assegurou mais dois pontos ao Rio de Janeiro na tabela.

Pinheiros x São Caetano
Depois de surpreender a equipe de Osasco fora de casa pela quarta rodada do returno, o Pinheiros segue sua campanha de recuperação na Superliga. Desta vez, a vítima do time do técnico Wagner Fernandes, o Wagão, foi o São Caetano. A equipe da capital paulista venceu por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/16 e 25/22, e chegou aos 17 pontos, ultrapassou o Minas, que perdeu por 3 a 1 para o Sesi-SP, e subiu para a sexta posição na competição. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/gabi-cresce-nos-momentos-decisivos-e-garante-vitoria-do-rio-sobre-o-praia.html

Nas alturas, São Paulo troca correria por paciência contra Bolívar


Jadson e Rhodolfo destacam necessidade de o Tricolor jogar com inteligência para não sofrer com os efeitos da altitude de 3.660m de La Paz

Por Carlos Augusto Ferrari Santa Cruz de la Sierra, Bolívia


Jadson e Cortez São Paulo na Bolívia (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net )Jadson pede que Tricolor cadencie o jogo contra o Bolívar (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net )

Com a classificação muito próxima, o São Paulo adotará um ritmo de jogo mais cadenciado para enfrentar o Bolívar, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), em La Paz, pela Taça Libertadores. Para não sofrer com a altitude de 3.660m da cidade, os jogadores revelam que a estratégia será de evitar a correria habitual da equipe.

- Temos de trabalhar bastante a bola. Não errar passes vai ajudar muito nosso time a não cansar. Quanto mais estivermos com a bola, melhor para a equipe - afirmou o meia Jadson.

A diminuição da velocidade, aliás, mudará a principal característica do São Paulo. No ano passado, sobretudo pela presença do ídolo Lucas, o Tricolor se acertou quando passou a jogar mais rápido. Desta maneira, o time embalou e chegou à conquista da Copa Sul-Americana.

Ney Franco tentou dar mais cadência ao São Paulo no início de 2013, com a entrada de Paulo Henrique Ganso. No entanto, a alteração durou apenas uma partida (diante do Mirassol, pelo Paulistão). Insatisfeito, o treinador colocou Aloísio na vaga do maestro, reeditando a formação vitoriosa da temporada anterior
.
A goleada por 5 a 0, no Morumbi, deixou o São Paulo em uma confortável situação para ficar com a vaga na fase de grupos. O Tricolor pode até perder por 4 a 0 que avançará. Se fizer um gol, os bolivianos precisarão de outros sete.

- Precisamos jogar com inteligência. Não adianta ficar correndo errado e querer precipitar o lance - disse o zagueiro Rhodolfo.

Quem avançar deste duelo cairá no Grupo 3 da Libertadores. Os outros integrantes são Arsenal, da Argentina, The Strongest, da Bolívia, e Atlético-MG.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/01/nas-alturas-sao-paulo-troca-correria-por-paciencia-contra-bolivar.html