sábado, 12 de janeiro de 2013

No sufoco, Botafogo empata com Taubaté e avança na Copa SP


Após 1 a 1, Fogão garante liderança do grupo O com sete pontos

Por Filipe Rodrigues Taubaté, SP

Na base do sufoco, o Botafogo empatou com o Taubaté por 1 a 1 na tarde desta sexta-feira, 11, e garantiu a liderança do grupo O da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com sede no estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté, no Vale do Paraíba.

Os donos da casa, que precisavam vencer para avançar, abriram o placar com Raí na primeira etapa. O Botafogo chegou ao empate no primeiro minuto da segunda etapa, com Vinícius.

Jogadores do Botafogo comemoram empate (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)Jogadores do Botafogo comemoram empate (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)

Com esse resultado, o Fogão termina a primeira fase com sete pontos em três partidas. O Burro da Central ficou com o segundo lugar, com cinco pontos ganhos. Santo André, três pontos, e Gama, com um ponto apenas, completam a chave.

Na segunda fase, o Botafogo encara o líder do grupo P, com definição no domingo, 13.

Taubaté abre o placar

Precisando da vitória, o Taubaté partiu para o ataque e assumiu as rédeas do jogo. O Botafogo se defendia e apostava nas roubadas de bola para tentar o contra-ataque.

Nesse estilo de jogo, o Burro da Central levava a melhor, principalmente com o apoio da torcida, que ignorava a chuva no Joaquinzão e cantava o tempo todo.

os, o Taubaté desperdiçou uma oportunidade de bola parada. Hércules cruzou na área e Sérgio ajeitou para Marcelo, que arriscou o chute cruzado da entrada da área e levou perigo.

A pressão ia aumentando e aos 24 minutos saiu o primeiro gol do Burrão. Renan tentou jogada individual e foi derrubado um pouco atrás da meia-lua pelo zagueiro Cazu. Falta que Raí cobrou com perfeição, de canhota, e marcou: 1 a 0.

Taubaté x Botafogo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Jonas Barbetta/ Top 10 Comunicação)Taubaté x Botafogo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Jonas Barbetta/ Top 10 Comunicação)

O gol acordou o Botafogo que passou a pressionar pelo gol de empate. Uma vitória do Taubaté poderia eliminar os cariocas da competição. O clube tentava nas jogadas criadas por Carlinhos e Fernandes, mas parava na defesa do Taubaté.

Taubaté x Botafogo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Jonas Barbetta/ Top 10 Comunicação)Taubaté x Botafogo duelam na Copinha
(Foto: Jonas Barbetta/ Top 10 Comunicação)

A primeira boa oportunidade do Fogão no primeiro tempo veio aos 35 minutos. Fernandes lançou entre dois zagueiros do Taubaté e encontrou Jefferson, que invadiu a área em velocidade. Desequilibrado, o atacante conseguiu tirar do goleiro Yuri, mas Lucão surgiu para tirar a bola em cima da linha do gol.

O Botafogo atacava e o Taubaté respondia em velocidade. Aos 38, Hércules lançou Renan que ganhou na corrida dos zagueiros e, na hora de finalizar, caiu reclamando de um toque no calcanhar. O árbitro mandou seguir.

Aos 44, foi a vez de Yuri salvar o gol de empate. Fernandes fez grande jogada pela direita e cruzou para Vinícius, que se antecipou à zaga e chutou de primeira. Yuri defendeu de peito e a bola foi em direção ao gol. O arqueiro se recuperou e, no tapinha, evitou que a bola entrasse. No rebote, Jefferson arriscou, mas foi travado por Yuri.

Gol-relâmpago do Bota
O Botafogo começou a segunda etapa com uma blitz em cima do Taubaté. E com um minuto de bola rolando, a pressão deu resultado. Carlinhos lançou Vinícius que ganhou da zaga taubateana na corrida e tocou rasteiro na saída de Yuri.

Taubaté x Botafogo se enfrentam no Joaquinzão (Foto: Taubaté/ Divulgação)Taubaté x Botafogo se enfrentam no Joaquinzão (Foto: Taubaté/ Divulgação)


Após o gol, a situação se inverteu. O Taubaté foi com tudo para o ataque e o Bota marcava em buscar do contra-ataque. Aos 27 minutos, Douglas teve que se esticar todo para evitar o gol dos donos da casa. Ícaro recebeu da entrada da área, e ajeitou para Eduardo que vinha de trás. O volante bateu por cobertura e Douglas espalmou com a ponta dos dedos. A bola ainda bateu no travessão.

Conforme o tempo passava, o Botafogo se retraía mais e o Taubaté tocava bola tentando furar o bloqueio botafoguense, mas sem sucesso. Aos 42 minutos, novamente Eduardo levou perigo em chute de fora da área. O volante encheu o pé e a bola passou raspando a trave de Douglas. Nos minutos finais, o Taubaté continuou a pressionar, mas sem resultado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/01/no-sufoco-botafogo-empata-com-taubate-e-avanca-na-copa-sp.html

Diretor do Rubin Kazan vai à Turquia decidir futuro de Carlos Eduardo


Aleksandr Aibatov definirá com o meia-atacante se ele jogará por Flamengo ou Santos na volta ao Brasil. Decisão deve sair até segunda-feira

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Carlos Eduardo Rubin Kazan (Foto: Reprodução)Carlos Eduardo em ação pelo Rubin KazanFoto: Reprodução)

O futuro de Carlos Eduardo está nas mãos de Aleksandr Aibatov Rustemovich. O diretor executivo do Rubin Kazan, da Rússia, chega na tarde deste sábado a Antália, na Turquia, onde o clube russo realiza a intertemporada. O dirigente terá uma reunião com o meia-atacante para tratar do retorno do jogador ao futebol brasileiro e vai decidir se ele jogará no Flamengo ou no Santos, clubes que fizeram propostas para contratá-lo. O destino deve ser conhecido até segunda-feira.

Carlos Eduardo tem a garantia de que será liberado por empréstimo de uma temporada sob a condição de ampliar o contrato atual, que vence no meio de 2014, por igual período. O próximo time teria apenas de pagar seu salário. Cadu também vai participar da decisão, mas já disse aos russos que irá acatar o que for considerado melhor para o clube. A prioridade dele é voltar à seleção brasileira para ter chances de disputar a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, as propostas salariais de cariocas e paulistas são muito parecidas. Sendo assim, o que vai pesar na decisão do dirigente do Rubin Kazan são as garantias de que Carlos Eduardo terá visibilidade na volta ao Brasil e mais chances de ganhar valor de mercado para uma futura negociação. O clube russo investiu € 24 milhões no jogador em 2010 (R$ 64,5 milhões na cotação atual).


No fim da noite de sexta, o atleta se manifestou via Twitter e manteve seu futuro em aberto.

- Ainda não decidi nada sobre meu futuro. Estou na Turquia trabalhando com o Rubin Kazan. As coisas precisam ser feitas com calma e dignidade – postou.

Ainda não decidi nada sobre meu futuro. Estou na Turquia trabalhando com o Rubin Kazan. As coisas precisam ser feitas com calma e dignidade"
Carlos Eduardo

Flamengo e Santos estão otimistas. O diretor de futebol rubro-negro, Paulo Pelaipe, teria a garantia de que o jogador defenderá o clube da Gávea na volta ao Brasil. Pelaipe trabalhou com Carlos Eduardo no Grêmio. O meia-atacante surgiu no Olímpico em 2007 e foi um dos protagonistas da equipe vice-campeã da Libertadores da América. No mesmo ano, foi vendido para o Hoffenheim, da Alemanha. O executivo é um admirador do jovem e tem relação de longa data com o empresário do jogador, Jorge Machado. A mudança para o Rio de Janeiro e a transferência para o clube brasileiro de maior torcida também são atrativos para o atleta. Ele chegaria ao Rubro-Negro para ser titular e com status de principal contratação da gestão de Eduardo Bandeira de Mello até aqui.

No Peixe, a presença de Neymar também faz parte da estratégia. O clube acredita que o Rubin Kazan gostaria de ver Carlos Eduardo bem perto do principal jogador brasileiro da atualidade. Muricy Ramalho disse nesta sexta que Cadu quer jogar na Vila Belmiro. O técnico tem mantido contato quase diário com o meia e já conversou, inclusive, sobre questões táticas.

- Ele quer e está fazendo sacrifício para voltar ao Brasil. Vai prolongar seu contrato com o time russo e tem algumas propostas, mas a cabeça dele é jogar no Santos. Já ouvimos isso dele, mas não tem nada acertado. Ele joga pelo lado do campo e é canhoto. Precisamos de um nome ali. É uma oportunidade de negócio que se encaixa, viria só pelos salários – disse Muricy.

Também nesta sexta, o empresário Jorge Machado adotou dois discursos sobre o assunto. Primeiro, afirmou à Rádio Brasil, do Rio, que o desejo do jogador é atuar no futebol carioca. Depois, no entanto, disse ao site do jornal A Tribuna, de Santos, que o meia-atacante prefere jogar no Peixe.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ac/futebol/noticia/2013/01/diretor-do-rubin-kazan-vai-turquia-decidir-futuro-de-carlos-eduardo.html

Central do Mercado: Carlos Eduardo alvo de Fla e Santos; Willians no Inter


Imprensa italiana noticia que Inter de Milão pode voltar a fazer proposta por Paulinho, do Corinthians. Novela Nenê tem fim: destino é o Al Gharafa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Meia-atacante Carlos Eduardo, do Rubin Kazan  (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Fla e Santos duelam para ter Carlos Eduardo(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)

A sexta-feira foi bastante agitada no mercado brasileiro. Enquanto os atletas suam nas pré-temporadas, os dirigentes correm nos bastidores para reforçar os elencos. O meia Carlos Eduardo, do Rubin Kazan-RUS, é um dos mais cobiçados. Flamengo e Santos fazem um clássico pelo jogador, e seu empresário deu declarações divergentes. Uma hora o Rubro-Negro é o favorito, depois o Alvinegro. Quem também está em alta é Paulinho, do Corinthians. O Inter de Milão pode usar o dinheiro da possível venda de Sneijder para o Galatasaray para investir no volante.

Quem mais movimentou o noticiário nesta sexta foi o Internacional. Os colorados acertaram com o volante Willians, do Udinese, o atacante Caio, ex-Botafogo, e os laterais Bruno Peres, do Santos, e Hélder, do Nancy-FRA. Os dirigentes ainda têm como alvo o volante Fellipe Bastos, do Vasco. O Fluminense também teve novidade: o Lyon confirmou a ida do lateral-esquerdo argentino Monzón para as Laranjeiras.

Uma das novelas mais arrastadas deste início de temporada teve, ao que parece, o último capítulo nesta sexta. O meia atacante Nenê, que era pretendido, entre outros, pelo Santos, foi confirmado como reforço do Al Gharafa, do Catar. O caso "Eduardo Vargas", no entanto, ainda deve render mais notícias. Com autorização do Napoli, a diretoria do São Paulo enviou o contrato para tentar contratar o chileno por empréstimo.

Quem visitou o CT Rei Pelé nesta sexta foi o volante Marcos Assunção. Depois de deixar o Palmeiras, o jogador vai assinar contrato de um ano com o Santos. Ele retorna à Vila Belmiro depois de 14 anos. No Vasco, a diretoria conseguiu assegurar a permanência de Tenório, que se integra ao time na segunda-feira. O clube está próximo de contratar o lateral Juan, que jogou no Peixe em 2012, mas se distancia cada vez mais do acerto com Zé Love e Nei. Nelson, lateral-direito do Bétis, está nos planos. No Botafogo, sacramentada a ida de Loco Abreu para o Nacional-URU. O atacante encerrou seu vínculo com o Alvinegro, que terá de pagar R$ 1,8 milhão pela rescisão, e assinou contrato de um ano com o clube de coração.

Muitos jogadores foram apresentados oficialmente em seus novos clubes nesta sexta-feira. Casos, por exemplo, de Alexandre Pato no Corinthians, Bolívar no Botafogo, Jobson no São Caetano e Wellington Paulista no West Ham.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/01/central-do-mercado-carlos-eduardo-alvo-de-fla-e-santos-willians-no-inter.html

Edson Barboza recebe prêmio de nocaute do ano no 'Oscar do MMA'


Rafael Cordeiro é eleito o melhor treinador e 'Cesar Gracie Jiu-Jitsu' leva como melhor academia. Jon Jones e Ronda Rousey também são premiados

Por SporTV.com Las Vegas

O Brasil foi premiado três vezes no World MMA Awards, o "Oscar do MMA", promovido pela revista Fighters Only, na noite desta sexta-feira, em Las Vegas. O lutador Edson Barboza ficou com o trófeu de melhor nocaute do ano, na vitória sobre Terry Etim no UFC Rio II (confira o vídeo ao lado). Rafael Cordeiro, que fez parte da equipe de Wanderlei Silva no TUF Brasil, foi nomeado o melhor treinador. Já na categoria de "Melhor Academia do ano", o prêmio foi para a Cesar Gracie Jiu-Jitsu, do brasileiro César Gracie, técnico de nomes como os irmãos Nick e Nate Diaz, Gilbert Melendez e Jake Shields. A maior premiação do evento, no entanto, foi para o americano Jon Jones, que foi eleito o lutador do ano pela segunda vez consecutiva.

Rodrigo Minotauro também esteve envolvido em dois prêmios. Porém, de forma ruim. O americano Frank Mir levou dois troféus para casa por conta da vitória sobre o brasileiro no UFC 140: "Melhor finalização do ano" e "Melhor reviravolta do ano". Na oportunidade, Mir acabou quebrando o braço de Minotauro com uma chave de braço.

Duas musas também foram lembradas. Ronda Rousey, que assinou com o UFC em 2012, ficou com o prêmio de lutadora do ano. Já na disputa entre as ring girls, Brittney Palmer levou a melhor e ficou com o troféu.

Jon Jones e Ronda Rousey mostram seus prêmios no World MMA Awards (Foto: Getty Images)Jon Jones e Ronda Rousey mostram seus prêmios no World MMA Awards (Foto: Getty Images)

Confira todos os premiados da noite:
Lutador do ano
Jon Jones

Lutadora do ano
Ronda Rousey

Revelação do ano
Chris Weidman

Melhor lutador internacional do ano
Michael Bisping

Luta do ano
Jamie Varner x Joe Lauzon (UFC: Shogun x Vera)

Nocaute do ano
Edson Barboza (sobre Terry Etim no UFC Rio II)

Finalização do ano
Frank Mir (sobre Rodrigo Minotauro no UFC 140)

Reviravolta do ano
Frank Mir (sobre Rodrigo Minotauro no UFC 140)

Treinador do ano
Rafael Cordeiro

Academia do ano
Cesar Gracie Jiu-Jitsu

Árbitro do ano
Herb Dean

Ring Girl do ano
Brittney Palmer

Homem de Negócios do ano
Dana White

Personalidade do ano
Joe Rogan

Melhor Marca – Casual
Bad Boy

Melhor Marca – Técnico
Clinch Gear]~

Melhor Equipamento Técnico
Pretorian

Melhor Organização
UFC

Mídia do ano
Sherdog.com

Jornalista do ano
Ariel Helwani (MMA Fighting/Fuel TV)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2013/01/edson-barboza-recebe-premio-de-nocaute-do-ano-no-oscar-do-mma.html

Muricy elogia Assunção e classifica volante como 'educador'


Treinador diz que experiência, técnica e caráter do jogador, de 36 anos, é exemplo para os mais jovens do elenco

Por Marcelo Hazan Santos, SP

Marcos assunção coletiva (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)Marcos Assunção será 'professor' dos Meninos daVila (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)

O Santos chegou a um acordo com o volante Marcos Assunção, ex-Palmeiras, que já fez exames médicos no Hospital do Coração, em São Paulo, e assinará contrato de produtividade por uma temporada. O anúncio do jogador, que defendeu o clube entre 1996 e 1998, está previsto para a próxima semana.  A qualidade técnica, o negócio de oportunidade, a experiência do atleta de 36 anos, além de sua postura dentro e fora de campo, foram pontos elogiados pelo técnico Muricy Ramalho, contente com o reforço.

Não bastasse tudo isso, Muricy ainda vislumbra Assunção como um "educador" para os jogadores mais jovens, como Felipe Anderson, de 19 anos, Victor Andrade, de 17 anos, além dos demais garotos que retornarão ao elenco profissional após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior: Gustavo Henrique, Pedro Castro e Leandrinho, entre outros.


- É um grande atleta. Procuramos jogadores e homens, e o Assunção se encaixa nisso. Temos muitos jovens e é importante mesclar com a experiência. Ele vai agregar. É bom caráter e isso é fundamental para o Felipe Anderson e os garotos da Copa São Paulo. Ter um jogador desse nível perto dos meninos é importante para educar e passar coisas boas. Vai ajudar dentro e fora de campo - elogia Muricy.

O treinador destacou ainda que o Santos foi bem ao aproveitar a oportunidade. Assunção se desligou do Palmeiras no último domingo e a diretoria alvinegra agiu rápido para garantir a contratação, oferecendo salários menores, mas pagando bônus por partidas disputadas, entre outros objetivos.

Com Marcos Assunção, Cícero e Montillo, Muricy ganha opções variadas para formar o meio de campo do Peixe, que já tinha Arouca e Felipe Anderson como peças de destaque - o volante Adriano ainda está no elenco, mas deve assinar um pré-contrato em fevereiro com outro time, pois o clube encerrou as negociações para renovar seu contrato.

Após se apresentar ao Santos, Assunção precisará fazer um trabalho de fortalecimento, para compensar a diferença de força entre as pernas, consequência do tempo de inatividade por causa de uma lesão no joelho direito. O jogador, que tomou infiltrações na articulação para atuar nas últimas rodadas do Brasileirão, garante que está sem dores.


Clique e assista a vídeos do Santos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/01/muricy-elogia-assuncao-e-classifica-volante-como-educador.html

Pato afirma: 'Não dei passo para trás. Vim para o melhor do mundo'


Novo atacante do Corinthians não acredita que retorno ao Brasil tenha sido retrocesso na carreira e exalta boa fase do Timão

Por Leandro Canônico e Diego Ribeiro São Paulo

Com apenas 17 anos, Alexandre Pato chamou a atenção do Milan e deixou o Internacional rumo à Itália. Cinco temporadas depois e sem o sucesso que imaginava alcançar, o atacante está de volta ao Brasil, agora com 23 anos, para atuar no Corinthians. Essa trajetória não o faz considerar que sua carreira tenha sofrido um retrocesso.

Pelo contrário. Presente na arquibancada do Pacaembu na conquista da Libertadores pelo Timão, ele se empolgou. Mais ainda depois do título Mundial.

- Não dei passo para trás. Vim para o melhor do mundo. O Corinthians ganhou a Libertadores e o Mundial de Clubes – lembrou o atacante.
No retorno ao Brasil, onde disputou pouco mais de 20 jogos como profissional pelo Colorado, o jogador avisa que não vai comemorar gols contra o time que o revelou.

- Se eu fizer gol contra o Inter, não vou comemorar, porque eles me acolheram lá com dez anos. Espero fazer muitos e muitos gols, mas sem comemorar - disse.

Por enquanto, Alexandre Pato está hospedado no hotel que o Corinthians tem no CT Joaquim Grava. Depois da pré-temporada, ele vai começar a procurar algo em São Paulo. Até para pensar em trazer a namorada, Bárbara Berlusconi, da Itália. De qualquer maneira, ele esta impressionado com a estrutura alvinegra.

- Posso falar que isso aqui é uma casa (risos). A estrutura é sensacional. Não decidi nada do futuro ainda, porque cheguei faz pouco tempo, mas por enquanto estou bem aqui - finalizou o novo corintiano.
A camisa de Pato já está à venda. Clique.
  •  
Alexandre Pato apresentação Corinthians (Foto: Andre Penner / AP)Alexandre Pato faz planos ambiciosos para sua trajetória no Timão (Foto: Andre Penner / AP)
 
FONT:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/01/pato-afirma-nao-dei-passo-para-tras-vim-para-o-melhor-do-mundo.html

Com Rafinha e Fred, reservas da sub-20 treinam em San Martin


Enquanto meia do Barcelona vive expectativa de estrear pela Seleção, atleta colorado ganha força na briga por uma vaga. Titulares fazem reforço muscular em academia

Por Marcelo Baltar Direto de San Juan, Argentina

Com Fred, que após entrar bem no jogo contra o Equador ganhou força na briga por uma vaga no time titular, e Rafinha, que vive a expectativa de estrear pela seleção brasileira, os jogadores realizaram um treino tático de movimentação e ensaiaram jogadas. A atividade foi comandada pelo técnico Émerson Ávila.

Treino Seleção Sub-20 (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Reservas da seleção brasileira sub-20 treinam na Argentina (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

Com apenas Samir como zagueiro reserva, já que Antônio Carlos, do Corinthians, foi cortado após uma exigência da Conmebol de que as delegações inscrevessem três goleiros, o auxiliar de preparação física, Jair Ventura, completou a equipe durante o treinamento.  O terceiro goleiro Jordi, do Vasco, que se apresentou apenas nesta quinta-feira em San Juan, fez seu primeiro treino na cidade.

A princípio, o Brasil deve começar o jogo contra o Uruguai com a mesma equipe que estreou no Sul-Americano: Luiz Gustavo, Wallace, Luan, Dória e Mansur; Misael, Mattheus e Felipe Anderson; Adryan, Marcos Júnior e Ademílson. Fred corre por fora na disputa por uma vaga no meio.


Com um ponto, o Brasil enfrenta o Uruguai neste sábado, às 21h (de Brasília), no Bicentenário, em San Juan. A Celeste estreou com empate por 3 a 3 com o Peru. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos, enquanto o SporTV transmite o jogo ao vivo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/01/com-rafinha-e-fred-reservas-da-sub-20-treinam-em-san-martin.html

Raio-X do Rio: jornalista elogia Flu e vê Bruno Mendes como maior promess


Telmo Zanini vê o Tricolor ainda mais forte, elogia jovens do Botafogo e acredita que Flamengo e Vasco deveriam apostar no título estadual

Por SporTV.com Rio de Janeiro 

Os quatro grandes do Rio de Janeiro voltam a campo já nos próximos sábado e domingo, para a primeira rodada do Campeonato Carioca. Para o comentarista do SporTV Telmo Zanini, o atual campeão brasileiro e estadual, o Fluminense, também larga na frente para a temporada 2013. O jornalista destacou que, além de manter o elenco que conquistou os dois títulos no ano passado, o Tricolor acertou com bons reforços.

- O Fluminense já estava melhor que os outros. Foi campeão brasileiro com muita vantagem. Não perder ninguém já foi um grande reforço, um grande avanço. O Fluminense só precisa encontrar alguém para substituir o Deco, porque ele só consegue jogar metade partidas por ano. Esse é o único ponto falho. Mas, na minha opinião, esse jogador não é o Riquelme nem o Felipe. Esses dois também não vão conseguir jogar muitas partidas. É o que falta para o Fluminense ter um elenco quase perfeito, completo. A chegada do Monzon e do Wellington Silva resolvem o problema de ter alguém revezar com o Carlinhos e com o Bruno - explicou o comentarista.

comemoração fluminense campeão brasileiro (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)Campeão brasileiro, o Flu manteve elenco para 2013 (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)

No entanto, para o Estadual, Telmo Zanini acredita que o Tricolor fará muitas partidas com reservas e jogadores das categorias de base, já que a equipe das Laranjeiras também disputa a Libertadores. Com isso, aumentam as chances dos rivais.

- É bom começar o Estadual ganhando, o Vasco e o Flamengo vão investir muito nisso. O Fluminense, que é o atual campeão, vai investir na Libertadores, que é o grande sonho. É a chance do Vasco e do Flamengo para fazer resultado neste estadual. Inclusive, porque a Copa do Brasil só começa em abril. Os dois terão bastante tempo para se preparar para o Brasileirão também.

Bruno Mendes gol Botafogo (Foto: Wagner Meier / Agif)Bruno Mendes fez seis gols em oito jogos pelo Botafogo (Foto: Wagner Meier / Agif)

No Botafogo, o comentarista aposta em um atacante que estreou no ano passado e já conquistou a torcida: Bruno Mendes. O centroavante de 18 anos seria a opção ideal para ocupar o lugar do antigo ídolo Loco Abreu. No entanto, Telmo Zanini não confia tanto nas mudanças feitas na defesa para o ano.

- O Botafogo está seguindo com a política de apostar em jovens. Para mim, melhor que qualquer reforço foi conseguir manter o Bruno Mendes. Mostrou ser um grande jogador e, para mim, vai estourar em 2013. O Botafogo "se livrou", digamos assim, do Loco Abreu. Ele não acrescentava muita coisa e criava problemas dentro do elenco. A contratação do Henrique é, com certeza, um avanço. Só não acho que o Botafogo sai ganhando ao "trocar" o Fábio Ferreira pelo Bolívar. Para mim, o Bolívar não vai ser capaz de resolver os problemas da zaga. Mas o André Bahia, sim, é uma boa aposta.

Para o Vasco, para o jornalista, a saída dos ídolos também foi benéfica. Sem Juninho Pernambucano (37 anos) e Felipe (35), o Cruzmaltino terá um meio de campo com mais mobilidade, apesar de a qualidade técnica não ser a mesma.

- O Vasco mudou completamente de filosofia, está tentando se adaptar a um novo conceito de futebol, aplicado pelo René Simões e pelo Ricardo Gomes. Tem que dar um tempo para ver se vai dar certo. O elenco não melhorou muito, mas também não piorou. O Vasco ganha com a saída do Felipe, principalmente, vai ter um time mais ativo, de mais movimentação. A torcida reclama porque os grandes ídolos saíram. Todo mundo gosta de ter jogadores de nome no seu time, mas os jogadores têm prazo de validade e precisam ser substituídos uma hora.

Sobre o Flamengo, Telmo Zanini não espera um ano repleto de conquistas, mas crê que o clube terá um 2013 melhor que o ano passado.

- O Flamengo vai conseguir mais reforços. Mesmo assim, não dá para esperar muito deste Flamengo. O fato de ter mais organização e mais seriedade na administração já é um avanço. O Gabriel é uma ótima aposta, tem potencial, mas vamos ver como ele se sai em um clube de massa, com responsabilidade de decidir, de definir.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/01/raio-x-do-rio-jornalista-elogia-flu-e-ve-bruno-mendes-como-maior-promessa.html

Em jogo de tirar o fôlego, Rio bate o rival Osasco e leva o título do 1º turno


De virada, time de Bernardinho supera atual campeão da Superliga e fecha
a primeira fase na liderança da competição. Paulistas caem para terceiro

Por Marcello Pires e Leo Velasco Rio de Janeiro

Sob os olhares da campeã olímpica em Pequim 2008 Maurren Maggi, um duelo à parte de outras duas medalhistas de ouro levantou os 4.200 torcedores que encheram o ginásio do Maracanãzinho, nesta noite de sexta-feira. No reencontro de Natália e Sheilla contra suas ex-equipes, a atacante do Rio de Janeiro levou a melhor sobre a oposto do Osasco. De virada, o time de Bernardinho superou as atuais campeãs e venceu por 3 sets a 2, parciais de 18/25, 25/21, 25/23 e 14/25 e 15/8, pela última rodada do primeiro turno da Superliga Feminina. De quebra, a equipe de Natália chegou aos 22 pontos, roubou a liderança de Sheilla e companhia, que têm 21, e fez as rivais caírem para o terceiro lugar. O Praia Clube, que bateu o Rio do Sul por 3 a 1, está na vice-liderança.


Confira como ficou a classificação do primeiro turno da Superliga Feminina!

A levantadora Fofão, do Rio de Janeiro, foi eleita a melhor jogadora em quadra. Prestigiando o jogão na arquibancada, além de Maurren Maggi, estiveram a musa do vôlei de praia Mari Paraíba, Carol Gattaz e Demétrius e Dedé, do time de basquete do Limeira.

Provocada pela torcida do Osasco, que estendeu uma faixa ironizando a oposto do Rio de Janeiro, que durante a semana disse não conhecer bem o adversário, Sarah Pavan começou o jogo com sua canhota calibrada. Foi dela o primeiro ponto do confronto. Jaqueline deu o troco e fez dois para colocar as visitantes em vantagem. Mas a oposto canadense estava inspirada e foi a melhor opção da levantadora Fofão até os 8/7 da primeira parada técnica.

Rio de Janeiro e Osasco (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Jogadoras do Rio comemoram ponto sobre Osasco (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

O jogo era lá e cá, e as duas equipes se alternavam no marcador. Se Sarah praticamente não errava de um lado, as campeãs olímpicas Sheilla e Fernanda Garay entraram no jogo e ajudaram as visitantes a abrirem 16/14 no segundo tempo técnico. A pequena folga do rival no placar perturbou o time de Bernardinho, que passou a errar demais na recepção. Melhor para as atuais campeãs, que abriram cinco pontos, não deixaram mais o Rio de Janeiro encostar e fizeram 25/18.

O segundo set até começou equilibrado, mas o time carioca continuava passando muito mal. Do outro lado, com a bola na mão, Fabíola distribuía como queria o ataque paulista, e rapidamente o time de Osasco abriu quatro pontos (11/7). Com Logan Tom em noite apagada, Bernardinho colocou em quadra a jovem Gabi. Cheia de personalidade, a atacante de 18 anos virou a primeira bola, ganhou moral e incendiou o jogo.

Fofão, vôlei, Rio de Janeiro e Osasco (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Fofão foi eleita a melhor em quadra na vitória do Riosobre o Osasco (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

A vantagem do Osasco virou pó, e as donas da casa fizeram 12/11, obrigando Luizomar a parar o jogo. O pedido de tempo adiantou, e a equipe paulista voltou a ficar na frente (14/12). Mas o Rio continuava melhor. Com o passe na mão de Fofão, o ataque carioca voltou a funcionar e a vantagem mudou de lado novamente. Desta vez, definitivamente. Após 28 minutos, as donos casa deram o troco e fizeram 25/21.

Como nos dois sets anteriores, o Osasco começou melhor e abriu 4 a 1 na terceira parcial.  A vantagem paulista, no entanto, sumiu num piscar de olhos. O Rio se aproveitou de um descontrole no passe do Osasco e virou para 7/6. Daí em diante, a parcial foi disputada lá e cá até o décimo ponto. 

Mas com novo apagão do time paulista, o Rio abriu 17/13. Na mesma hora, Luizomar parou o jogo e trocou a levantadora Fabíola e a oposto Sheilla por Karine e Ivna, respectivamente. As mudanças surtiram efeito, e o atual campeão tirou a diferença e passou à frente: 21/20. Mas mal dava tempo de respirar. E foi num piscar de olhos que a equipe carioca retomou a vantagem e venceu por 25/23.

A vitória de virada no terceiro set parece ter relaxado demais o time do Rio. A equipe carioca começou a quarta parcial de forma sonolenta e viu o Osasco tomar conta do jogo. As atuais campeãs abriram rapidamente uma diferença de nove pontos e só precisaram administrar a vantagem para vencer por 25/14, levando o jogo para o tie-break.

Bernardinho chamou a atenção das suas jogadoras, que entenderam o recado. Depois do massacre no quarto set, o Rio voltou para o tie-break com "sangue nos olhos". A líbero Fabi fez duas defesas incríveis num rally que terminou com a virada de Gabi e 3/1. Sarah Pavan bloqueou Fê Garay e aumentou a diferença. Luizomar pediu tempo, mas Pavan e Natália continuavam virando todas as bolas. Mas quem apareceu novamente para fazer 11/5 foi Fabi. Sem poder atacar, ela marcou ao passar a bola de manchete. E foi num ataque de Gabi que o Rio de Janeiro decretou a vitória diante de sua torcida (15/8) e o título do primeiro turno.

Confira os resultados da 9ª rodada do 1º turno:
São Caetano 0 x 3 Sesi-SP
São Bernardo 0 x 3 Pinheiros
Rio de Janeiro 3 x 2 Osasco
Praia Clube 3 x 1 Rio do Sul

Minas 0 x 3 Campinas

Vôlei, Natália, Rio de Janeiro e osasco (Foto: Daniel Ramalho / Adorofoto)Fabi e Natália brilham no tie-break decisivo  (Foto: Daniel Ramalho / Adorofoto)

FOBTE: