sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Frio nos momentos decisivos, Campinas bate Cruzeiro em três sets


Apesar do placar folgado, partida foi equilibrada e muito disputada

Por Marco Antônio Astoni Contagem, MG
s
Cruzeiro x Campinas, pela Superliga Masculina, Vôlei (Foto: Ana Flavia Goulart / Cruzeiro)Cruzeiro x Campinas, pela Superliga Masculina(Foto: Ana Flavia Goulart / Cruzeiro)

Cruzeiro e Campinas fizeram, no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem (MG), um jogo equilibrado e nervoso, com muitas reclamações contra a arbitragem pelos jogadores dos dois times. Mas no fim, a frieza do Campinas e a atuação de gala de Diogo falaram mais alto. A vitória dos visitantes por 3 a 0 (25/23, 25/22, 25/21) deveu-se muito ao ponteiro, praticamente perfeito em quadra, e a Renato, eleito o melhor da partida. Wallace foi o destaque do Cruzeiro, que também teve no líbero Serginho outra grande figura.

O Cruzeiro volta a jogar sábado, às 21h30m (de Brasília), contra o Vôlei Futuro, novamente em Contagem, na reedição da final da Superliga do ano passado. Apesar da derrota, o time mineiro segue na segunda posição da tabela, com 21 pontos, ao lado do Sesi-SP e um à frente do próprio Campinas. A equipe de São Paulo permanece em Minas Gerais, onde enfrenta o Minas Tênis Clube, também no sábado, só que às 16h.
Força de Diogo

O Cruzeiro começou com praticamente todos os fundamentos funcionando bem. O levantador William conseguiu uma boa sequência no saque, o que, somado à eficiência de Douglas Cordeiro no bloqueio, deixou o time mineiro três pontos à frente. O Cruzeiro foi para o primeiro tempo técnico com 8/5 a seu favor.

O Campinas, porém, não deixou barato. Rivaldo foi para o saque e empatou o jogo. O Cruzeiro teve um apagão que deixou o time paulista com 11/9 de vantagem. Com os nervos no lugar, após um tempo pedido por Marcelo Mendez, os mineiros reequilibraram o jogo, mas quem foi para a segunda parada técnica na frente foi o Campinas: 16/15.

Na volta para a decisão do primeiro set, o jogo foi eletrizante, com cada ponto sendo disputado com plena dedicação das equipes. O fator fundamental para a vitória do Campinas no set, por 25/23, foi a excelente atuação do ponteiro Diogo, que desmontou o sistema defensivo do Cruzeiro, com ataques precisos e potentes.

Paciência e equilíbrio
O ritmo do início do segundo set foi eletrizante. Os times trocaram pontos, se alternando na frente do placar. Num bom momento do oposto Wallace em quadra, o Cruzeiro foi para a primeira parada vencendo por 8/6.

O ponto forte do Campinas na partida foi a frieza. Mesmo em momentos desfavoráveis, quando estava atrás no placar, o time do interior paulista não se deixou abater, mantendo o foco e a concentração. Assim sendo, o Campinas virou o placar novamente, indo para o segundo tempo técnico com 16/15 a seu favor.

O fim do set manteve a tônica do equilíbrio e da disputa acirrada até os momentos finais. Marcelo Mendez trocou Acácio por Rogério, mas a mudança não surtiu efeito, ainda que o camisa 14 do Cruzeiro tenha entrado bem na partida. Marcos Pacheco também mexeu no Campinas, ao promover a entrada de Jurquin, que, com um saque potente, ajudou sua equipe a fechar o set em 25/22. O ponto final foi, mais uma vez, de Diogo.
Vitória consolidada

No terceiro set, foi o Campinas quem começou pilhado. Além de acertar suas jogadas, contava também com erros infantis do Cruzeiro, que parecia desnorteado em quadra. Os campineiros foram para a primeira parada técnica vencendo por 8/4.

A bronca do técnico Marcelo Mendez mexeu com o brio dos jogadores cruzeirenses, que voltaram totalmente diferentes. Tanto que numa incrível sequência de Douglas Cordeiro no saque, o Cruzeiro virou o placar, contando também com bloqueios de Wallace e Rogério. O ginásio em Contagem virou um caldeirão e o barulho da torcida passou a ser ensurdecedor. Na segunda parada técnica, o placar mostrava 16/15 favorável ao Campinas.

Os jogadores do Cruzeiro perderam de vez a paciência com a arbitragem após um ataque do cubano Jurquin, que foi bloqueado. Segundo os árbitros, a bola foi para fora, o que revoltou os cruzeirenses, que não conseguiram manter a concentração. O alto nível da partida foi mantido até o fim e o Campinas, sempre com Diogo, fechou o set em 25/21 e o jogo em 3 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/em-excelente-jogo-campinas-vence-cruzeiro-por-3-sets-zero.html



Sesi-SP bate o Pindamonhangaba e segue na cola dos líderes da Superliga


Equipe da capital vence time do interior e se mantém entre os primeiros

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Sesi-SP precisava da vitória para não perder os líderes Rio de Janeiro e Cruzeiro de vista. O rival, a princípio, não parecia representar muito perigo. Mas, mesmo na penúltima colocação da tabela, Pindamonhangaba deu trabalho ao time da capital. Mesmo fora de casa, fez jogo duro e chegou a vencer um set. Os favoritos, porém, fizeram da parcial apenas um tropeço momentâneo. Fecharam a partida em 3 sets a 1, parciais 25/21, 25/16, 23/25 e 25/21, e se mantiveram na cola dos rivais.

Sesi-SP vôlei Pindamonhangaba (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Equipe comemora ponto na partida desta quinta (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Com o resultado, o Sesi-SP se mantém na terceira colocação da Superliga, mas agora com os mesmos 21 pontos do Cruzeiro, que perdeu para o Campinas, nesta quinta-feira. Os mineiros, no entanto, levam vantagem na média de sets.

Sidão vôlei Sesi-SP (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Sidão foi um dos destaques do Sesi na partidadesta quinta (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Na próxima rodada, a última do primeiro turno, o Sesi-SP vai receber o Volta Redonda, neste sábado, às 17h. O Pindamonhangaba, por sua vez, encara o São Bernardo, fora de casa, no mesmo horário

Sidão, com 16 pontos, foi eleito o melhor jogador em quadra. Cleber, com 18 pontos, Eder, com 16, e Lorena, com 12, foram os outros destaques da equipe. No Pindamonhangaba, Sergio, com 20 pontos, foi o principal jogador na partida.

O Sesi dominou o início da partida. Com grandes atuações de Sidão e Cleber, os donos da casa não tiveram problemas para vencer os primeiros sets. Pinda reagiu na terceira parcial, mas não foi suficiente. No quarto set, a equipe da capital fechou o confronto.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/sesi-sp-bate-o-pindamonhangaba-e-segue-na-cola-dos-lideres-da-superliga.html