sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

De volta ao Fla, Alex Silva foge de polêmica e se diz arrependido: 'Errei'


Reintegrado ao grupo do Fla, zagueiro diz que se precipitou ao sair em 2012 e quer cumprir todo o contrato: ‘Quero ficar até o fim’

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Alex Silva está de novo no Flamengo. E agora quer ficar até o fim do contrato, em junho de 2014. Única “cara nova” que se reapresentou para a pré-temporada nesta quinta-feira, o zagueiro está cheio de planos para retomar sua trajetória no clube. Quer reconquistar espaço no grupo e no time titular. Quer ganhar títulos com o Rubro-Negro, a confiança da torcida e novas chances na seleção brasileira. Copa das Confederações e Copa do Mundo estão nos planos, mas primeiro pretende jogar em alto nível e erguer taças vestido de vermelho e preto.

Alex Silva na academia, Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)Alex Silva fazendo musculação na academia no dia da reapresentação (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)

- Eu me arrependo de certas atitudes, mas sou ser humano. Eu me arrependi de sair da forma como foi, houve precipitação da minha parte. Não é porque estou voltando ao Flamengo que estou falando isso, não faço média. Mas poderia ter tido mais paciência, uma conversa melhor com a antiga administração. Não fui o errado na história. Mas é passado. Espero que a torcida me entenda. Se alguém está magoado, que lembre que sou ser humano e que todo mundo erra. Errei, espero que a torcida entenda e possa me apoiar. Juntos, vamos lutar por títulos pelo Flamengo.

Contratado em julho de 2011, o zagueiro, de 27 anos, teve uma passagem curta e tumultuada pelo clube. Chegou para ser titular absoluto de Vanderlei Luxemburgo e ajudou o time a conquitar a vaga na Libertadores de 2012. Após a virada do ano, no entanto, ficou tudo de cabeça para baixo. Alex foi afastado após se recusar a viajar à Bolívia para a partida contra o Real Potosí, pela pré-Libertadores, há um ano. Ele reclamava de luvas atrasadas, que somariam R$ 250 mil, e entrou com ação na Justiça para deixar a Gávea. Tinha o ex-vice de finanças Michel Levy como desafeto. Levy chegou a chamá-lo de “bichado” quando o jogador fez cobranças públicas. Depois de uma longa novela, as partes chegaram a um acordo e Pirulito retirou a ação. Em troca, teve sua saída facilitada.

Ouvi só coisas boas do presidente, da nova administração, do Paulo Pelaipe (diretor de futebol). Vi que estão com boas intenções, realmente essas pessoas querem fazer o Flamengo voltar a pensar grande. Quero fazer parte desse projeto"
Alex Silva

Rumou para o Cruzeiro, mas por lá quase não jogou. Depois de três partidas, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, passou por cirurgia e perdeu a temporada inteira. Na reta final da recuperação, encerrou o vínculo com a Raposa e se preparou para voltar ao Flamengo, agora sob a gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello.   
- Estou muito feliz. Primeiro pelo interesse da nova diretoria no meu retorno, mostraram boa vontade. Mostraram que querem contar comigo para a temporada de 2013. Chego bastante motivado depois do período no Cruzeiro. Voltei motivado e feliz por vestir novamente a camisa do Flamengo, que é muito forte. Quero a partir de agora ficar no Flamengo até o fim do meu contrato. Ouvi só coisas boas do presidente, da nova administração, do Paulo Pelaipe (diretor de futebol). Vi que estão com boas intenções, realmente essas pessoas querem fazer o Flamengo voltar a pensar grande. Quero fazer parte desse projeto. São pessoas sérias.

Alex diz que o joelho esquerdo está forte. Forte também é a disposição para ganhar um lugar no time. O técnico Dorival Júnior terminou a temporada passada com Renato Santos e González como titulares da zaga.

- Ninguém é titular, ainda mais em se tratando de pré-temporada. Às vezes você termina o ano bem e na volta aos treinos tem de matar um leão por dia. Aqui não vai ser diferente. Respeito os jogadores que aqui estão. Voltei para ajudar.

O discurso comedido mostra que Alex Silva agora foge de polêmicas. Ele diz que não perdeu a personalidade forte, a mania de dizer o que está na cabeça. Mas, pelo menos por enquanto, só pensa em jogar bola.

- Hoje, meu foco é não polemizar, é não ter problemas na carreira. Só quero jogar futebol em alto nível no Flamengo.

Abaixo, o internauta confere os principais trechos da entrevista:

Reencontro com o grupo
- Mudou muita gente, mas tive a felicidade de jogar com o Cleber Santana no Vitória e no São Paulo. Tem o Muralha, Thomás, meninos que já estavam, Felipe, Léo Moura, Renato. E os jogadores novos que me receberam bem.

Conversa com Dorival Júnior
- O Dorival já me conhece, não tive a oportunidade de trabalhar com ele, mas o admiro como treinador, é muito inteligente. Quando ele estava no Inter, também me queria lá. É um cara competente, vitorioso, educado. Espero poder ajudá-lo em campo

Rejeição da torcida
- Alguns ficaram magoados, porque no futebol nem sempre vão saber a verdade. A torcida tem o direto de ficar chateada, respeito, mas nunca vai saber o que realmente aconteceu. Em alguns mometnos você tem de omitir. Quando falei a verdade, prejudiquei a minha carreira. É bom deixar claro que tive outros clubes interessados no meu futebol, sondagens chegaram ao Flamengo, mas estou voltando para ficar. Estou voltando para realmente honrar a camisa do Flamengo, até porque é outra administração, uma administração séria, que vai dar o suporte para que a gente brigue por títulos e volte à Libertadores. A minha primeira passagem não foi ruim, conquistamos a vaga na Libertadores. Se houve problemas fora do campo, é passado. Espero que a torcida me entenda, não foi falta de respeito com torcecedor, mas sim uma coisa profissional.
Se houve problemas fora do campo, é passado. Espero que a torcida me entenda, não foi falta de respeito com torcecedor, mas sim uma coisa profissional."
Alex Silva

Arrependimento
- Eu me arrependo de certas atitudes, mas sou ser humano. Eu me arrependi de sair da forma como foi, houve precipitação da minha farte, parte de advocacia. Não é porque estou voltando ao Flamengo que estou falando isso, não faço média. Mas poderia ter tido mais paciência, uma conversa melhor com a antiga administração. Não fui o errado na história. Você vem de clubes que cumprem compromisso e quando não é correspondido acaba assustado. Mas é passado. Espero que a torcida me entenda. Se alguém está magoado, que lembre que sou ser humano e que todo mundo erra. Errei, espero que a torcida possa entender e me apoiar. Juntos, vamos lutar por títulos pelo Flamengo.

Salários atrasados no Flamengo
- Pelo que vi da nova administração, o interesse em contar comigo já conta muito. Sobre atraso de salário prefiro não comentar. Quem deixou foi a última administração, eu era jogador do Cruzeiro. O importante é daqui para frente. Hoje, meu foco é não polemizar, é não ter problemas na carreira. Só quero jogar futebol em alto nível no Flamengo. Neste ano de 2013 vou procurar não falar muito, mostrar meu potencial, e brigar por títulos. Quero fazer de 2013 o meu ano.
Nota: com a saída de Alex Silva em abril do ano passado, o Flamengo aliviou a folha salarial em R$ 300 mil, já que os vencimentos passaram a ser de responsabilidade do Cruzeiro. O jogador, portanto, não tem atrasados a receber do Rubro-Negro.

Alex Silva Cruzeiro x Atlético-PR (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Alex Silva (contra o Atlético-PR) jogou pouco pelo
Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)

Condição física
- Muito boa. Ouvi comentários, existem pontos de interrogação, gente dizendo que o Alex não vai ser mais o mesmo. Mas a medicina avançou muito, o Cruzeiro me deu todo o suporte, tenho de agradecer ao Cruzeiro, que me devolveu bem ao Flamengo. Fiz testes na reapresentação com o doutor Runco (José Luiz Runco), com o Pavanelli (Cláudio Pavanelli, fisiologista), viram que a coisa está boa, a perna está firme. Estou feliz por estar bem, recuperado, e por poder fazer a pré-temporada com o grupo. E agora meu pensamento é dentro do campo. Voltar a ser o Alex Silva do São Paulo, da Seleção, dentro do campo
.
Disputa pela vaga de titular
- Encaro com naturalidade. Ninguém é titular, ainda mais em se tratando de pré-temporada. Às vezes você termina o ano bem e na volta aos treinos tem de matar um leão por dia. Aqui não vai ser diferente. Respeito os jogadores que aqui estão. Voltei para ajudar. Independentemente de ser titular ou reserva, quero ajudar o Flamengo.

Qualidade do elenco e necessidade de reforços
- Reforços sempre são bem-vindos. Seja no Flamengo, no Corinthians, que ganhou o Mundial, no São Paulo, campeão da Sul-Americana. Acho que o ponto forte é que a nova diretoria está no caminho certo pelo que ouvimos deles e nos deixaram felizes e satisfeitos. Isso já conta muito. Antes de falar de reforços, temos primeiro de resolver o problema Flamengo, as pendências. Isso tem de se resolver, foram os jogadores que ficaram da temporada passada, mas depois vão pensar em reforços. Os jogadores que estão aqui são grandes jogadores. Tem Liedson, Ibson, Léo Mora, Renato. Acho que para começar o Carioca o time está bem servido. A diretoria já deve estar conversando com alguns nomes. Nós estamos começando a pré-temporada, e esse grupo tem de fazer um bom Carioca para ganhar moral para a Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro.

Volta à Seleção
- Meu primeiro projeto é ajudar o Flamengo a ganhar um título. E o Carioca é o primeiro objetivo. Quero ajudar o Flamengo e voltar a jogar em alto nível. O segundo objetivo é a seleção brasileira. E o Flamengo pode fazer com que eu possa retonar, um clube grande, com camisa. Não perde para nenhum clube grande do cenário brasileiro.
Sonho de jogar pelo Fla no Maracanã
- Vai ser realizado. É o sonho de qualquer jogador de futebol jogar no Maracanã lotado com a torcida do Flamengo a favor. Espero ter essa oportunidade, não só de jogar, mas de disputar um título. O que marca a carreira de um jogador num clube são quadros de títulos, títulos na parede. E quero deixar isso no Flamengo até o fim do meu contrato.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/01/de-volta-ao-fla-alex-silva-foge-de-polemica-e-se-diz-arrependido-errei.html

Meu Tesouro: com raquete de Djoko, Zé Roberto reforça bagagem de ouro


Fã de tênis e do sérvio, tricampeão olímpico aposenta lembrança após usá-la duas vezes e quebrar uma das cordas: 'Vou guardar como um troféu'

Por Heitor Esmeriz e Murilo Borges Campinas, SP

Zé Roberto segura raquete de Djokovic (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)Zé Roberto segura raquete de Djokovic: tesouro
(Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)



Zé Roberto segura raquete de Djokovic (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)A assinatura de Djoko um pouco borrada: raquete aposentada (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)

- Eu treinei duas vezes com a raquete, mas desisti. Não vale a pena. Ela não vem com o dom (risos). É melhor deixá-la como troféu. É um pecado usar, mas também é um pecado não usar. Ela é única, feita especialmente para ele. Não é uma que dá para comprar. Eu tenho uma semelhante, da mesma marca, mas você percebe a diferença. Essa é mais fina, mais leve.

Zé Roberto ainda não teve a oportunidade de agradecer a Djokovic pelo presente. O técnico, aliás, nunca conversou pessoalmente com o tenista. Os contatos ficaram apenas quando os dois dividiram a sala de musculação da Vila Olímpica. A admiração de Zé Roberto por Djokovic é evidente. Cada característica do tenista é acompanhada de um elogio. O foco e a elasticidade são os principais pontos destacados pelo treinador, que vê em Djoko a junção do que Federer e Nadal têm de melhor.

- Quando eu avistei o Djokovic na academia, fiquei impressionado pela flexibilidade dele. Alongava com muita facilidade. O foco também é outro ponto incrível nele. De uns quatro, cinco anos para cá, evoluiu muito, está constante. É um cara extremamente focado, com uma cabeça incrível, não desiste nunca e deixa o adversário sob pressão. Eu acho, por exemplo, que o Nadal disputa pontos mais longos, enquanto o Federer troca menos bola. O Djoko tem tanto uma coisa como a outra, o melhor de cada um dos dois. É um jogador que tem todos os fundamentos bem feitos – analisou.

Zé Roberto segura raquete de Djokovic (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)Zé Roberto é só elogios ao estilo de Djoko
(Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)

E quem fala é um apaixonado por tênis. Sempre que dá, aproveita a pausa entre um treino e outro, uma viagem e outra, para praticar o esporte. O auxiliar Paulo Cocco tem o mesmo hobby e acompanha Zé Roberto nas brincadeiras. Em Campinas, os dois jogam pelo menos uma vez por semana.

- Sempre fui fã de tênis. Tenho uma raquete sempre comigo. Se estamos em um hotel com quadra, eu e o Paulinho (Paulo Cocco) aproveitamos para jogar. Sou apaixonado por movimento. Os detalhes me impressionam.

O tênis, ao lado do hipismo, divide a preferência no coração de Zé Roberto após o vôlei. As duas modalidades foram escolhidas pelo treinador, já de olho no futuro.

- São duas coisas que dá para você fazer até um pouco mais velho. O tênis não precisa correr, dá para ficar só rebatendo, enquanto cavalo dá para montar até os 80 anos. São dois esportes que já escolhi para a minha velhice. Vôlei não dá. É muito impacto. No futebol também sempre fico todo ralado, sem contar que a cabeça acha que dá, mas não obedece.

Mas, no momento, a prioridade de Zé Roberto ainda é o vôlei, pelo menos fora das quadras, comandando Campinas e a seleção feminina. Sorte do Brasil. Em 2016, no Rio de Janeiro, ele buscará a quarta medalha de ouro. Mais uma para a sua coleção de conquistas, que agora, por que não, conta com uma raquete de Djokovic. Uma raquete que continua em boas mãos.

Zé Roberto segura raquete de Djokovic (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)Duas paixões de Zé Roberto: o vôlei e o tênis (Foto: Murilo Borges/Globoesporte.com)

FONTE:

Copa SP: Santos perde dois pênaltis, mas aproveita 'mico' e vence o Remo


Com gols de Jubal, Léo Citadini e Yuri, Peixe faz 3 a 0 no adversário paraense, em Jaguariúna, e assume liderança do Grupo V

Por GLOBOESPORTE.COM Jaguariúna, SP

O primeiro grande mico da Copa São Paulo de Futebol Júnior abriu caminho para o Santos estrear com vitória na abertura da temporada 2013. Apontado como um dos candidatos ao bicampeonato da Copinha, o Peixe venceu o Remo por 3 a 0, nesta sexta-feira à tarde, no Estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna, pelo Grupo V. O diferencial dos times, que fizeram um duelo equilibrado, foi a falha do goleiro do time paraense (assista ao vídeo com os principais lances)
.
Logo a seis minutos de partida, Elielton praticamente garantiu a vitória do Santos. Após cobrança de falta e desvio de cabeça de Jubal, o goleiro foi displicente ao tentar desviar para escanteio e ir com a mão frouxa para a bola. Acabou furando e vendo seu time atrás no placar logo nos primeiros movimentos da partida.

A falha, porém, foi o único erro de Elielton na partida. Forçado a trabalhar no restante do duelo, o goleiro pegou um pênalti cobrado por Gustavo Henrique, aos 16 minutos do primeiro tempo, e fez ótima defesa em chute de Lucas Otávio, de fora da área.

No embalo do crescimento de seu goleiro, o Remo dificultou a vida do Santos e poderia sair de Jaguariúna com um placar melhor. A primeira chance criada foi em contra-ataque, finalizado por Biro por cima do travessão. Na etapa final, Rodrigo acertou a trave esquerda de Gabriel, enquanto Jayme parou em grande defesa do camisa 1 santista.

Elielton, Santos e Remo, Copa São Paulo (Foto: Denny Cesare / Agência Estado)Goleiro de Remo Elielton falha na derrota para o Santos (Foto: Denny Cesare / Agência Estado)

A chance de o Remo surpreender acabou aos 33 minutos. Destaque na base do Guarani e contratado pelo Santos no início do ano passado, Léo Citadini aproveitou jogada de Stefano Yuri pela esquerda e bateu cruzado, sem chance para Elielton. Quase nos acréscimos, o Peixe teve a chance de ampliar com Giva, em mais uma cobrança de pênalti. O camisa 11 bateu no canto direito, mas mandou fora.

O que Giva não fez, Yuri garantiu no último minuto do tempo regulamentar. O camisa 19 invadiu a área e bateu no canto direito alto. Elielton ainda tocou na bola com a ponta dos dedos, mas não evitou o terceiro gol do Santos.

Grupo e próxima rodada
O Santos divide a liderança do Grupo V com o São Mateus, que, na preliminar, venceu o Corinthians-AL por 1 a 0, gol do atacante Tácio (o Peixe tem vantagem por ter marcado dois gols a mais). Os dois clubes, aliás, disputam a primeira posição na próxima segunda-feira, às 16h, novamente em Jaguariúna. Duas horas antes, Corinthians-AL e Remo se enfrentam também no Alfredo Chiavegato, em busca dos primeiros pontos na Copinha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/01/copa-sp-santos-perde-dois-penaltis-mas-aproveita-mico-e-vence-o-remo.html

Tsonga sente incômodo na virilha e abandona partida na Copa Hopman


Com o Aberto da Austrália próximo, francês deixa a quadra no duelo de duplas mistas contra a África do Sul para se prevenir de lesão mais grave

Por GLOBOESPORTE.COM Perth, Austrália

Tsonga Copa Hopman (Foto: Getty Images)Tsonga conversa com Johannson e decide
abandonar a partida (Foto: Getty Images)

Durante o duelo de duplas mistas com a África do Sul, pela última rodada da Copa Hopman, em Perth, na Austrália, o francês Jo-Wilfried Tsonga sentiu uma lesão na virilha nesta sexta-feira. Preocupado em estar bem fisicamente para o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, o número 8 do mundo conversou com a parceira Mathilde Johannson e decidiu abandonar a partida no início do segundo set. Os sul-africanos Kevin Anderson e Chanelle Scheepers ficaram com a vitória, e o país venceu o confronto por 3 a 0.

- Não sei direito o que tenho, mas senti algo durante a partida de simples. Era algo mínimo até as duplas mistas. A lesão começou a me incomodar, então foi melhor eu sair. Não posso correr riscos – disse o francês ao deixar a quadra.

Horas depois, Tsonga se pronunciou no Twitter sobre a dor e confirmou que está fora do ATP de Sydney, que começa nesta segunda-feira.

- Hoje senti um pequena dor na virilha que me impede de estar competitivo para Sydney. Estou otimista para o futuro.

A medida preventiva foi para se preparar melhor para o Aberto do Austrália, que será disputado entre 14 e 27 de janeiro, em Melbourne.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/tsonga-sente-incomodo-na-virilha-e-abandona-partida-na-copa-hopman.html

Nikolay Davydenko supera Ferrer e enfrenta Gasquet na final em Doha


Russo vence espanhol por 2 sets a 0 e fará decisão contra francês, que derrotou o alemão Daniel Brands por duplo 7/5 na outra semifinal

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Catar

Após um ano e sete meses longe de uma decisão de etapa, Nikolay Davydenko (44º do ranking) não encontrou dificuldades para chegar à final do ATP 250 de Doha, no Catar. Nesta sexta-feira, o russo bateu o espanhol David Ferrer, cabeça de chave número 1 do torneio e quinto colocado do ranking, com vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em apenas 1h04m. Na final, o russo vai duelar contra o cabeça de chave número 2, o francês Richard Gasquet, décimo do mundo, que também se classificou ao derrotar o qualifier alemão Daniel Brands (153º), com um duplo 7/5, em 1h37 minutos de partida.

O confronto Davydenko x Gasquet será o sexto entre os tenistas pelo circuito. O francês leva vantagem, com três vitórias e duas derrotas, apesar do russo ter vencido o último duelo, que aconteceu nas quartas de final do ATP 500 de Roterdã.

Nikolay Davydenko tênis comemoração Doha (Foto: Reuters)Nikolay Davydenko comemora vitória sobre David Ferrer, em Doha, no Catar (Foto: Reuters)

Nikolay Davidenko volta para uma final após um ano e sete meses. Em 2010, o russo faturou o título ao vencer o espanhol Rafael Nadal, antes superou Roger Federer na semifinal. Já em 2011, o russo foi vice ao ser superado, com facilidade, pelo tenista suiço por 2 sets a 0.

Richard Gasquet tenta mais um título após quebrar um jejum de mais de dois anos sem triunfos, quando venceu o seu compatriota Gilles Simon, no ATP 250 de Bagcoc, em setembro de 2012.

Radwanska supera dois tie-breaks e disputa título em Auckland com belga


Polonesa supera americana Jamie Hampton e agora encara Yanina Wickmayer

Por GLOBOESPORTE.COM Auckland, Nova Zelândia

Agnieszka Radwanska tênis Auckland (Foto: Getty Images)Agnieszka Radwanska se esforça em Auckland
(Foto: Getty Images)

Agnieska Radwanska penou para avançar à decisão do WTA de Auckland. Nesta sexta-feira, a polonesa precisou de dois tie-breaks (7/6(4) e 7/6(3)) para eliminar a americana Jamie Hampton e manter os 100% de aproveitamento na competição australiana. Em busca de seu primeiro título em 2013, a número 4 do ranking mundial enfrentará, neste sábado, a belga Yanina Wickmayer.

Wickmayer se classificou para a decisão em uma batalha de três sets contra alemã Mona Barthel. A belga largou na frente, mas cedeu o empate após uma parcial arrasadora da rival no saque. No total, Barthel cravou 12 aces na partida. A potência no serviço, no entanto, não foi o bastante para deter Wickmayer. No tie-break, a belga venceu por 7/6(3).

- O vento estava realmente forte, e quando ela (Barthel) sacou um pouco mais fraco ficou realmente difícil manter o ritmo do jogo. Mas acho que o vento afetou nós duas, assim como o sol em apenas um lado da quadra, já que não víamos nada – disse Wickmayer.

A campanha de Radwanska
Agnieszka Radwanska (POL) venceu Jamie Hampton (EUA) 7/6 e 7/6
Agnieszka Radwanska (POL) venceu Elena Vesnina (RUS) 6/3 e6/3
Agnieszka Radwanska (POL) venceu Simona Halep (ROU) 6/3 e 6/1
Agnieszka Radwanska (POL) venceu Greta Arn (HUN) 6/2 e 6/2

A campanha de Wickmayer
Yanina Wickmayer (BEL) venceu Mona Barthel (ALE) 6/4, 1/6 e 7/6
Yanina Wickmayer (BEL) venceu Kirsten Flipkens (BEL) 6/3 e 6/4
Yanina Wickmayer (BEL) venceu Romina Oprandi (SUI) 6/3 e 6/0
Yanina Wickmayer (BEL) venceu Magdalena Rybarikova (ESL) 7/6 e 6/2


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/radwanska-supera-dois-tie-breaks-e-disputa-titulo-em-auckland-com-belga.html

Aluna' de Venturini, Fofão e Dani Lins, Roberta espera brilhar em 2013


Preparada para receber cobranças, jogadora do Rio de Janeiro carrega na bagagem a experiência do tempo em que passou com levantadoras

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Poucas jogadoras tiveram o privilégio de Roberta Ratzke. Aos 22 anos, a levantadora do Rio de Janeiro já treinou e jogou ao lado de três destaques da posição. Dani Lins, Fernanda Venturini e Fofão colaboraram, cada uma à sua maneira, para o desenvolvimento da jovem paranaense como atleta. Em meio à correria das disputas da Superliga, Roberta aproveita o dia a dia para ganhar ritmo e experiência. Segundo a levantadora, Dani foi a mais divertida de suas professoras, enquanto Fernanda, foi lembrada como a mais exigente.

- Dei muitas risadas com a Dani. Já a Fernanda me chamava atenção para um detalhe e cobrava o resultado imediato em quadra durante os treinamentos. Aprendi muito com ela, assim como venho aprendendo com a Fofão, que é mais paciente, porém também detalhista em suas observações – conta a jogadora de 1,85m.

Roberta vôlei Unilever x Sesi (Foto: Daniel Ramalho / Adorofoto)Roberta é, atualmente, a segunda levantadora do Rio de Janeiro (Foto: Daniel Ramalho / Adorofoto)

Independentemente da forma como cada uma a ajudou no esporte, Roberta se diz grata a tudo que aprendeu ao longo dessas três temporadas. Para ela, o objetivo agora é manter a regularidade em quadra, características de suas inspirações.

- Todas sempre me ajudaram muito, em palavras e atitudes. O fato de presenciar o dia a dia delas nos treinos e nos jogos é enriquecedor. Sempre observei tudo, principalmente a movimentação, a visão de jogo de cada uma delas – analisou.

Da quadra, as lições vêm das jogadoras. Do banco, é Bernardinho quem cobra pelo desenvolvimento da atleta. Segundo a levantadora, o treinador tem sido importante para sua carreira, e ela admite que a tendência é o aumento das cobranças.

- As cobranças do Bernardo vem aumentando de uma temporada para outra. Ele me cobra cada vez mais liderança, quer atitude, e venho tentando corresponder sempre que sou chamada.

Roberta já atuou em diversas equipes do país, como Santa Mônica, Paraná Clube e Circulo Militar, todos no Paraná. Em São Paulo, atuou pelo São Caetano (em que disputou sua primeira Superliga), Mackenzie e Pinheiros. Também integrou as seleções brasileiras infanto-juvenis, entre 2006 a 2009, conquistando o bronze no Campeonato Mundial Juvenil do México em 2009. A levantadora acredita em um grande final de temporada para ela e para o Rio de Janeiro.

- Acho que 2013 vai ser um grande ano. Sei que ainda sou nova, mas quero mostrar que, se necessário, estou preparada para qualquer desafio – finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/aluna-de-venturini-fofao-e-dani-lins-roberta-espera-brilhar-em-2013.html

Vice do Bota coloca o time entre os cinco principais do país


Chico Fonseca afirma que grupo tem condições de disputar os títulos das competições em todos os níveis nesta temporada

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Faixa torcida Botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Torcedores acompanharam a reapresentação
do time (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Com a contratação de quatro reforços, o Botafogo está quase com seu elenco completo para o começo da temporada. O vice-presidente de futebol, Chico Fonseca, ainda negocia a contratação de um zagueiro, um atacante e um lateral-direito, que tem Neto, do Bahia, como favorito no momento. Assim, ele considera o clube entre os cinco mais bem preparados para as primeiras competições.

- O Botafogo saiu na frente. Coloco a estrutura montada, os profissionais, entre a dos quatro ou cinco principais clubes do país - afirmou Chico, que assumiu o cargo no fim do ano passado para iniciar a reformulação no departamento de futebol e montar o elenco para este ano.

Por enquanto, o Botafogo já conta com os atacantes Henrique e Anderson Aquino e o lateral-esquerdo Júlio César. No entanto, os três ainda não foram apresentados por ainda não terem assinado contrato. Eles estão sendo submetidos a exames médicos e acertando os últimos detalhes das negociações.

Além deles, o Botafogo ainda tem o zagueiro André Bahia como novidade para 2013. No entanto, o jogador já vinha treinando com o grupo desde novembro do ano passado.

- Temos um elenco preparado para disputar os títulos das competições em todos os níveis. Não entraremos para nos classificar para a Libertadores. Se vai ou não ser campeão, é outra história, mas começamos o ano pensando nisso - afirmou Chico Fonseca.

Mesmo sem treinamento no campo, alguns membros de torcidas organizadas estiveram na arquibancada de General Severiano para manifestar apoio ao time. O grupo vai trabalhar no Rio até o dia 11, quando viajará para Saquarema, onde ficará até o dia 18. A estreia no Campeonato Carioca é no dia 20, contra o Duque de Caxias, no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/vice-do-bota-coloca-o-time-entre-os-cinco-principais-do-pais.html

Lateral do Bahia confirma ter recebido proposta do Botafogo


Neto revela ter sido procurado pelo clube carioca, mas Tricolor baiano nega negociação

Por GLOBOESPORTE.COM, com informações da TV Bahia Salvador

Na manhã desta sexta-feira, o lateral-direito do Bahia, Neto, confirmou que recebeu propostas do Botafogo. Em entrevista à TV Bahia, o jogador afirmou que foi procurado pelo clube, mas ressaltou sua vontade de permanecer no Tricolor baiano.

- Pessoas me procuraram para eu poder fazer esse acerto junto ao Botafogo. Mas, como eu disse, meu foco é o Bahia. Até porque foi o clube que me abriu as portas aqui no Brasil. Lógico que a gente fica um pouco balançado. A gente está revendo meu contrato com o Paulo Angioni para renovar... Por enquanto, eu não posso falar nada – afirmou o jogador.

O Botafogo confirma a negociação. De acordo com fontes ligadas ao clube carioca, a transferência do lateral já estava acertada, mas o Bahia se recusava a liberar o jogador. Por outro lado, a diretoria do clube baiano desmente a negociação. O Tricolor afirma que o lateral não está sendo negociado e tem contrato vigente com o clube até dezembro deste ano.

Neto chegou no meio do ano passado para resolver a carência do Bahia na lateral direita. O jogador agradou e logo se firmou no time titular. Com a camisa tricolor, o lateral disputou 19 partidas - todas como titular - e marcou dois gols.
FONTE:

Botafogo não considera saída de Elkeson oficial


Mesmo anunciado pelo Guanghzou Evergrande, da China, jogador ainda tem contrato com o clube carioca e se enquadra na lista de liberados para negociar

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Elkeson gol Botafogo x Atlético-MG (Foto: Wagner Meier / AGIF)Elkeson ainda é do Botafogo, segundo dirigente
(Foto: Wagner Meier / AGIF)

O nome de Elkeson já apareceu no site oficial do Guanghzou Evergrande, da China, como novo reforço do clube para esta temporada. No entanto, o Botafogo não considera a negociação sacramentada e trata o jogador como em contrato com o clube e em uma lista de liberados para negociar, que inclui Loco Abreu, Caio, Jobson, Willian, Somália e Fábio Ferreira.

- Continuo dizendo que o Elkeson ainda é jogador do Botafogo - afirmou o vice-presidente de futebol do clube, Chico Fonseca.

Elkeson ainda está com seu contrato até maio de 2015 registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A negociação foi concluída, segundo o site oficial do Guanghzou, em R$ 15,6 milhões. O clube carioca é dono de 35% dos direitos econômicos do jogador.

Em 2012, Elkeson terminou a temporada como artilheiro do Botafogo com 18 gols, três a mais do que Herrera. O jogador assumiu uma nova função na temporada passada, sendo deslocado para o ataque pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

Dos jogadores da lista de liberados para negociar, Loco Abreu deve ir para o Nacional, do Uruguai, Caio está acertando com o Samsung Suwon Bluewings, da Coreia do Sul, Jobson tem proposta do São Caetano e Somália, Fábio Ferreira e Willian negociam com outros clubes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/botafogo-nao-considera-saida-de-elkeson-oficial.html

Loco diz que falta resolver tempo de contrato para acertar com o Nacional


Atacante disse, em entrevista no Uruguai, que pretende retornar ao país e se aposentar no clube de coração, mas quer acordo por três temporadas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Loco Abreu no jogo contra a pobreza na arena (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Loco Abreu está perto de voltar ao NacionalURU(Foto:DiegoGuichard/GLOBOESPORTE.CM)

A saída de Loco Abreu do Botafogo está cada vez mais próxima. Nesta sexta-feira, em entrevista a uma rádio uruguaia, o centroavante declarou que já acertou as bases financeiras de sua transferência para o Nacional, do Uruguai. Porém, o tempo de contrato ainda emperra o acordo, já que o jogador quer ficar por três anos na equipe e se aposentar, mas a diretoria ofereceu um ano e meio.

- O Botafogo me liberou para negociar. Até agora não teve nenhum chamado. É uma negociação tripla e não é fácil. Quero vir para cá. Quero um contrato por três anos e cumprir o sonho de jogar e me aposentar no Nacional. Já existe um acordo econômico. Eles me ofereceram um ano e meio e eu peço três. Falta resolver isso. Tenho essa ansiedade de querer voltar - afirmou, à Sport 890.

Loco Abreu atuou pelo Figueirense no Campeonato Braslieiro de 2012, emprestado pelo Botafogo. Fora dos planos dos cariocas para a temporada de 2013, o uruguaio foi liberado para negociar seu retorno ao clube de seu coração.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/loco-diz-que-falta-resolver-tempo-de-contrato-para-acertar-com-o-nacional.html



Exercício na água tem efeito similar ao do treinamento realizado no solo


Para a recuperação de lesões nos pés, tornozelos, joelhos e no quadril, especialista recomenda trabalho de hidroterapia aos atletas e pacientes

Por Rio de Janeiro

Ser atleta com este calor não é fácil. Que tal exercitar-se na água com efeitos similares ou superiores aos dos treinamentos no solo? Qualquer lesão ou cirurgia vai afetar a marcha, não importa o local (pé, tornozelo, joelho ou quadril). Às vezes, ficamos muito tempo imobilizados, no leito, em cadeira de rodas ou muletas, sem apoiar o pé no chão e colocar carga no membro afetado. Após estes tipos de lesão, dependendo da gravidade, ficamos totalmente inseguros, às vezes esquecemos como andar, mancamos e não conseguimos transferir o peso para a perna afetada.

Perdemos a coordenação da marcha. Começamos em “deep water”, um fosso no extremo da piscina com profundidade superior à altura do paciente, com auxilio de cinto pélvico ou tubo de água, exercitando os membros inferiores com movimentos alternados, ainda sem carga.

Depois, trabalhamos com caneleiras flutuantes, aumentando a resistência, dissociando movimentos de quadril e pernas, recuperando o mecanismo da marcha. Num estágio mais avançado, após permissão médica, começamos a dissociação de cinturas, alternância de membros superiores e inferiores, aumentando progressivamente o peso corporal (trabalhando progressivamente a profundidades cada vez menores) até chegar 50% do mesmo.

Hidroterapia eu atleta (Foto: Divulgação)Exercício na água tem efeito similar ao do treinamento realizado no solo (Foto: Divulgação)

Vamos utilizar vários tipos de marcha, em diferentes direções, para frente, para trás, de lado, em diagonal, em zigue-zague, etc., introduzindo paradas súbitas. Utilizamos ondas, turbulência, steps, jump com o objetivo de fortalecimento da musculatura e estabilização.

São criadas atividades simulando situações reais, às vezes, mais difíceis devido à instabilidade do meio liquido, por outro lado facilitando movimentos mais ousados, já que a queda na água é macia, particularmente quando o paciente é adaptado ao meio líquido. Quando o paciente receia estar na água, fica mais temeroso e efetuamos inicialmente exercícios de adaptação mental à água e trabalhamos de uma maneira mais fácil e calma.

Respeitamos sempre as diferenças individuais, o nível de condicionamento físico e a adaptação ao meio líquido. Há atletas para os quais o meio liquido não é familiar, portanto não apreciam estar na água, preferem terra firme, mas vêm à piscina para usufruir os benefícios e a eficácia da fisioterapia aquática. O trabalho é individualizado, o tratamento é progressivo, as limitações são respeitadas, o progresso individual é levado em conta.

A hidroterapia é versátil, dinâmica e criativa: apresenta-se ao paciente situações desafiantes para que ele crie estratégias para resolvê-las. Às vezes, um simples exercício de dar um, dois, três passos e parar é suficiente para desequilibrar o paciente dependendo da profundidade, obrigando-o a desenvolver uma “estratégia cerebral” que restabeleça o equilíbrio. Podemos acrescentar turbulência, mudanças do posicionamento das pernas, etc. O paciente precisa contrair todo o corpo para manter-se equilibrado.

A hidroterapia permite trabalhar de maneira global ou segmentar, sempre funcional, além de trabalhar o núcleo corporal, ou seja, o fortalecimento da musculatura abdominal e para-vertebral. A respiração diafragmática está presente em todos os exercícios. O relaxamento no final da sessão é muito importante para eliminar tensões musculares ao nível do músculo trapézio, na região cervical, e tensões psicológicas causadas pela lesão.

O paciente fica muito ansioso por querer ficar logo bem, tornar-se independente, não depender de muletas, cadeira de rodas, acompanhantes, ficar livre da dor, voltar à vida normal. O atleta, que é particularmente ativo, tende a ser mais ansioso. Isto pode ser bom, pois ajuda na recuperação. Por outro lado, aplicando carga precocemente na área lesionada pode sobrecarregar a musculatura envolvida, causando algum tipo de tendinite, bursite, prejudicando a reabilitação.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Sandra Wegner (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/01/exercicio-na-agua-tem-efeito-similar-ao-do-treinamento-realizado-no-solo.html

Ex-BBB dá dicas de como manter o corpo em forma depois dos 30 anos


Fabiana Teixeira malha apenas três vezes por semana e tem uma alimentação balanceada, sem refrigerantes, frituras e comidas gordurosas

Por Cleber Akamine Ribeirão Preto, SP

Ela tem 36 anos, um filho de seis e não encontra muitos horários para ir à academia. Cheia de compromissos profissionais em agências publicitárias, eventos e sessões de fotografias, a ex-BBB Fabiana Teixeira ignora as desculpas comumente usadas pelas pessoas que não praticam nenhuma atividade física e faz de tudo para encaixar os treinamentos na sua agenda (VEJA AS FOTOS DA SESSÃO DE TREINAMENTOS DA EX-BBB FABIANA)

Fabiana Teixeira participou do BBB-12 (Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com)Fabiana Teixeira participou do BBB-12 (Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com)

Três vezes por semana, 45 minutos por dia, ela vai à academia em Ribeirão Preto. Acompanhada de perto pelo personal trainer Francisco Camargo, Fabiana faz caretas, grita, fecha os olhos, mas não foge aos exercícios. Com espírito de "prova do líder", ela mantém a concentração e segue a cartilha do sucesso: muita dedicação.

- É preciso ter força de vontade. Ir à academia é mais do que estar de bem com o seu corpo. É estar de bem com a sua própria saúde. Acho que a mulher precisa se cuidar, gostar dela mesma, ter dedicação. Sem sofrimento, não há recompensa - comentou Fabiana, que precisou mudar seus hábitos alimentares.

Fabiana Teixeira teve filho aos 30 anos e começou a frequentar a academia somente aos 32 (Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com)Fabiana Teixeira teve filho aos 30 anos
(Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com)

Com a agenda lotada e sem se preocupar com a saúde, a ex-BBB confessa que consumia muitas frituras e refrigerantes na rua, no melhor (ou pior) estilo fast food.

- Ir para a academia significou uma mudança alimentar, e minha família ganhou com isso. Hoje eu me alimento com produtos integrais e lights. Na minha casa não tem refrigerante. Não existe fritura. Tudo é grelhado, à vapor ou assado. É preciso cortar gordura - disse.

E as mamães que jogam a culpa na idade? Para Fabiana, que foi à academia pela primeira vez aos 31 anos, não há desculpa.

- É claro que quanto antes você começar a ir, melhor. Mas não tem idade para você conquistar o corpo que você quer. Eu fui pra academia depois de ter filho - declarou.

Genética
Fabiana sabe que academia e alimentação não são suficientes para manter um corpão. Favorecida pela genética, a "Mama" não precisa pegar muito peso, como explica o seu personal.

- O treino tem movimentos bem encaixados, com controle neuromotor. É um treino leve, mas muito intenso. É mais difícil do que você treinar muito pesado e exige muita dedicação por parte dela. Claro que para ter esse corpo, ela conta com uma genética privilegiada. Porém, sem dedicação, sem força de vontade, ela não chegaria nesse nível - comentou o personal.

Fabiana Teixeira faz apenas três treinos semanais (Foto: Cleber Akamine / globoesporte.com)Fabiana Teixeira faz apenas três treinos semanais (Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com)

Outros cuidados
Além da academia e da alimentação, Fabiana Teixeira tem alguns cuidados estéticos.
- Hoje, além da academia eu faço massagens, drenagem linfática. Passei a usar, agregados à academia, alguns procedimentos estéticos, que são basicamente massagem, responsável por trazer relaxamento e ativar a circulação.

Sobre o envelhecimento, Fabiana não parece muito preocupada com a questão para tantas mulheres.


- Acho que é natural. Todo mundo vai envelhecer e faz parte da minha vida. Existem inúmeros exemplos de mulheres mais velhas que têm o corpo bonito - explicou as ex-BBB, que elegeu suas pernas e o bumbum como as partes preferidas do corpo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2013/01/mae-aos-30-ex-bbb-da-dicas-de-como-manter-o-corpo-em-forma.html


Benítez promete descanso a Torres e pede reforços para brigar pelo título


Técnico do Chelsea, porém, não cita o nome de Demba Ba, do Newcastle

Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COM Londres

O técnico do Chelsea, Rafa Benítez, reclamou nesta quinta-feira da falta de opções em seu elenco após a derrota para o lanterna Queens Park Rangers, na última quarta. Diante da maratona de jogos, o treinador espanhol disse que o time precisa de reforços para brigar pelo título do Campeonato Inglês.

- O Fernando Torres é um dos jogadores que precisam descansar. Você tem dois ou três jogadores que jogaram muitas partidas nas últimas semanas e meses. Então é difícil.

Fernando Torres Chelsea (Foto: EFE)Fernando Torres em jogo do Chelsea (Foto: EFE)

Embora os rumores apontem um acerto próximo, Benítez não confirmou a chegada do atacante Demba Ba, do Newcastle. Segundo o técnico, o negócio ainda não é oficial, mas ele espera que a contratação seja fechada até o fim de semana.

- Acredito que o clube está trabalhando e espero que venha mais alguém.

Rafa Benítez Chelsea (Foto: Getty Images)Rafa Benítez quer reforços (Foto: Getty Images)

A derrota do Chelsea para o QPR no Stamford Bridge encerrou uma série de quatro vitórias da equipe e a deixou 14 pontos atrás do líder Manchester United, em quarto lugar, embora com um jogo a menos.

- Temos que fazer tudo quase perfeito para diminuirmos a diferença - disse Benítez, que rebateu as críticas de que escalou um time fraco ao poupar os meias Juan Mata e Eden Hazard.

- Não podemos repetir os mesmos jogadores todos os jogos, e se você enfrenta um time que está na parte debaixo da tabela, em casa, você tem que confiar nos seus jogadores - encerrou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/01/benitez-promete-descanso-torres-e-pede-reforcos-para-brigar-pelo-titulo.html


Xerife da área: Cris é apresentado e promete estilo guerreiro no Grêmio


Todo elogios a Luxemburgo, zagueiro chamou técnico de "pai"

Por Hector Werlang Porto Alegre

Ele foi contratado para ser e assumiu o papel: Cris é o xerife do Grêmio na Libertadores. Ao ser apresentado como novo reforço do clube gaúcho, na tarde desta quinta-feira, no Olímpico, o zagueiro de 35 anos prometeu não só manter como aperfeiçoar o estilo guerreiro do seu futebol. Vale tudo para ser campeão da América.
- Meu estilo é esse. Sempre foi assim: jogar forte, ser firme. Vou me doar ao máximo, sempre fui chamado de guerreiro. Vou manter e ajudar. O Grêmio tem um estilo parecido. Vamos ver se dá certo para sermos campeões - disse o jogador, que assinou contrato até dezembro após ser contratado do Galatasaray, da Turquia.

Cris, Grêmio (Foto: Wesley Santos / Press Digital)Cris é o novo reforço do Grêmio para 2013 (Foto: Wesley Santos / Press Digital)

Cris revelou que as tratativas começaram em dezembro do ano passado. Ao chamar o técnico Vanderlei Luxemburgo de pai, por tê-lo revelado no Corinthians no final da década de 1990, explicou ter aceito a proposta de voltar ao Brasil após nove anos pela qualidade do grupo tricolor.

- Luxa é um pai para mim, me ajudou muito. Ele me ligou e aceitei a proposta. É uma honra voltar a trabalhar com ele e um grande clube do futebol brasileiro. Passei muito tempo fora, estava na hora de voltar.

Cris apareceu no Estádio Olímpico nesta quinta (Foto: Fernando Becker/RBS TV)Cris apareceu no pátio do Olímpico, antes de ser
apresentadi (Foto: Fernando Becker/RBS TV)

Foi no Lyon, da França, que Cris teve grande destaque na Europa. Lá, ganhou títulos nacionais – repetindo o que havia feito no Brasil com Corinthians e Cruzeiro. Ele ainda não ganhou a Libertadores, e espera ser campeão apesar de o tempo ter passado.

- O tempo passa. A gana de ganhar é a mesma, a vontade de ajudar é a mesma. Estarei pronto para dar o meu melhor para o clube, preciso da ajuda dos companheiros. Vim pela qualidade do grupo e darei o máximo - completou.

Cris é o substituto de Gilberto Silva, que acertou com o Atlético-MG. A direção do Grêmio ainda busca mais um defensor para suprir a ida de Naldo a Udinese.


Geração 2018: Copinha mostra futuro e abre temporada da bola no Brasil


Atletas sub-20 de grandes potências e clubes desconhecidos disputam Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional fonte de craques

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Destaque SporTV News - Neymar na sua estreia na Copinha (Foto: Reprodução SporTV)Neymar na Copa São Paulo em 2009, cinco anos
antes da Copa do Mundo, seu maior desafio Foto: Reprodução SporTV)


Em 2009, o Santos foi eliminado nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao perder por 2 a 1 para o Cruzeiro. No ataque do time derrotado, estava um menino que logo viraria o maior astro do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 - cotado até para já disputar o Mundial de 2010. Não é todo dia que surge um Neymar, e talvez seja utopia imaginar que a nova edição da Copinha, que começa nesta sexta-feira, ofereça produtos de última hora para a seleção brasileira, às vésperas de seu maior desafio. Mas tendo como base o tempo natural para o amadurecimento de um jogador, os atletas que disputarão o torneio podem ser a geração 2018 do Brasil.

A base da renovação para 2014 surgiu no final da década passada. E passou pela Copinha
 Neymar não esteve só. Lucas, ainda chamado de Marcelinho, defendeu o São Paulo em 2010.

 E foi campeão. Um ano antes, Oscar também esteve presente pelo clube do Morumbi. O volante Sandro vestiu a camisa do Inter no torneio em 2008. Todos eles hoje são figuras frequentes na Seleção.
Clubes Título
Corinthians Oito
Fluminense Cinco
Inter Quatro
Atlético-MG e São Paulo Três
Flamengo, Nacional, Ponte Preta e Portuguesa Dois
América-MG, América-SP, Barueri, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus, Marília, Paulista, Santo André, Santos e Vasco

Um
Serão 100 times em campo na edição de 2013 da competição. O mesmo campeonato reúne promessas dos maiores gigantes do futebol brasileiro e de clubes desconhecidos. Doze competidores irão a campo no primeiro dia de disputa, em seis jogos: São Mateus-ES x Corinthians-AL (14h), Santos x Remo (16h), São José-SP x São Francisco-BA (17h), Cruzeiro x São Caetano (19h), São Carlos x Guaicurus-MS (19h) e São Paulo x União Rondonópolis (21h). É a abertura do calendário brasileiro de futebol.

O atual campeão é também o maior vencedor da Copinha. O Corinthians ganhou em 2012 seu oitavo título da disputa ao fazer 2 a 1 no Fluminense no Pacaembu. O clube carioca é justamente o segundo que mais levantou o troféu do torneio: cinco vezes, seguido por Internacional (quatro), São Paulo e Atlético-MG (três), Flamengo, Nacional, Ponte Preta e Portuguesa (dois).

corinthians campeão copa são paulo júnior (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Campeão em 2012, Corinthians vai reformulado para a Copinha (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Olho no futuro
O próprio Corinthians (está no Grupo G e estreia domingo, contra o XV de Piracicaba) é a prova de que a Copinha pode ser uma boa fonte. O título do ano passado rendeu frutos ao clube, que ou aproveitou, ou conseguiu emprestar quase todo o elenco vencedor. Tite utilizou alguns dos garotos ao longo do ano e até levou um deles, o meia Giovanni, ao Mundial. Resultado: a turma que disputará a edição de 2013 está totalmente reformulada. Do time titular da final, restou apenas o atacante Leonardo.

- Nós mudamos a base. Os jogadores de 2012 acabaram sendo aproveitados no profissional ou estão emprestados. É o reflexo de um bom trabalho que foi feito. Agora, vamos com jogadores mais jovens. A base é de nascidos em 94, com alguns de 93 e outros de 95 – afirma o técnico Rodrigo Azevedo Leitão.


rivaldo rivaldinho mogi mirim treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Rivaldinho, filho de Rivaldo, está pré-selecionado
para o elenco do Corinthians na Copinha (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


O Corinthians olha para o futuro. Em vez de reciclar jogadores mais rodados na Copinha, aposta em novatos - um deles é Rivaldo Júnior, de 17 anos, filho do pentacampeão em 2002. O Fluminense adota lógica parecida. Atletas como Rafinha, Higor, Eduardo, Marcos Junior e Michael, vice-campeões em 2012, não estarão presentes este ano. Já subiram aos profissionais. Serão substituídos por uma base nascida em 1994, mas também com atletas de 95 e 96. Uma das principais apostas do clube é o goleiro Marcos.
- A equipe é boa, tem talento, mas é nova e ainda não sabemos até onde ela pode ir. A evolução terá de ser durante a competição. Podemos surpreender? Claro, mas ainda não sabemos se vai fluir - diz Marcelo Veiga, treinador do Flu, que integra o Grupo S, ao lado de Atlético-AC, Itaúna-MG e Velo Clube-SP.
O Cruzeiro é um caso parecido. Em dezembro, foi campeão brasileiro sub-20, e cinco dos destaques daquela equipe já foram alçados ao grupo principal, ficando fora da Copinha: o zagueiro Wallace, os laterais Mayke e Vinícius Freitas, o meia Alisson e o atacante Vinícius Araújo. Mas restam boas apostas em um clube acostumado a ir bem na base. São os casos do goleiro Charles, do volante Bruno e do atacante Pedro Paulo.

O Botafogo também deixará "jovens experientes" fora do torneio. Atletas mais conhecidos da torcida, como Sassá e Cidinho, não estarão presentes. Apostas também são a arma do Flamengo, com destaque para uma dupla de 17 anos: o meia Renan Donizete, filho do ex-atacante Donizete Pantera, e o atacante Douglas Baggio, autor de 72 gols em 57 jogos na última temporada. O Atlético-MG também aposta em um garoto de 17 anos. Carlos foi artilheiro e destaque do time vice-campeão da Copa Brasil Sub-20. Desde pequeno, foi acostumado a disputar jogos contra categorias acima de sua idade. É natural da Bahia, mas começou em Santos, curiosamente na mesma escolinha que descobriu Robinho.

Montagem, Douglas Baggio e Renan Donizete (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Douglas Baggio e Renan Donizete são apostas do Flamengo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

A busca pelo título
Givanildo - Santos - Sub-20 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)Givanildo é uma das apostas do Santos
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)


A renovação nos elencos não é exatamente o caso do clube que revelou Neymar. Mesmo que crie talentos em ritmo de produção industrial, o Peixe sente falta do caneco. Só ganhou um, em 1984. Para matar a saudade da conquista, repetirá a base do ano passado e apostará em atletas contratados. Vale ficar de olho em Léo Cittadini, meia que teve saída conturbada do Guarani, e Givanildo, ex-Vitória, atacante que vem fazendo muitos gols na base da Vila. Por outro lado, Victor Andrade e Gabriel Barbosa, o Gabigol, ficaram fora do torneio. Os dois estão entre as principais promessas do clube, que divide o Grupo V com Corinthians-AL, Remo e São Mateus-ES.

São Paulo e Palmeiras se reforçaram, externa ou internamente, para o torneio. O Tricolor contratou 14 meninos ao longo do ano, e sete deles estarão na Copinha a partir desta sexta-feira. Destaque para o atacante Adelino, ex-Guarani. Apontado como uma das principais revelações do Bugre, o jogador causou polêmica entre a torcida e dirigentes de Campinas quando trocou de clube.
No Verdão, o reforço é da própria casa. Jogadores como o atacante Vinícius, que já tem 47 jogos pelos profissionais, estarão no elenco. Também vale ficar de olho no meia Bruno Sabiá e no volante Victor Hugo.

Tradição na revelação de craques
Realizada desde 1969, a Copa São Paulo se notabilizou por revelar alguns dos principais craques do futebol brasileiro. Nomes como Falcão, Casagrande, Toninho Cerezo, Denner, Djalminha, Kaká e Robinho disputaram a competição antes de despontar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/Copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2013/01/geracao-2018-copinha-mostra-futuro-e-abre-temporada-da-bola-no-brasil.html

Em baixa no Milan, Pato retorna ao Brasil para tentar recuperar prestígio


Contratado por R$ 40 milhões, atacante deixa a Europa com longo histórico de lesões para ser o homem-gol do Corinthians em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro

Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Kfouri/Corinthians)Alexandre Pato, novo reforço do Corinthians
(Foto: Daniel Kfouri/Corinthians)

Ao todo foram 150 jogos, 9.784 minutos em campo, 63 gols, dois títulos e 16 lesões. Este é um breve resumo da trajetória de Alexandre Pato com a camisa do Milan. Reforço do Corinthians para 2013, o atacante desembarca no Brasil com um preocupante histórico de lesões.

Na atual temporada, por exemplo, Pato atuou somente em sete partidas (fez dois gols) das 25 disputadas pelo clube italiano - ou seja, ficou fora de 72% dos jogos de sua ex-equipe.

Contratado pelo Timão por cerca de € 15 milhões (pouco mais de R$ 40 milhões), o jogador de 23 anos será a principal arma do time paulista para superar o baixo rendimento de seu ataque no ano passado, quando um volante (Paulinho) acabou como artilheiro da equipe - e, mesmo assim, a equipe conquistou Libertadores e Mundial de Clubes. A tendência é que forme dupla com o peruano Guerrero.

No Milan, o nome de Pato sempre foi acompanhado de uma enorme expectativa. Ele foi contratado em 2007, quando o clube italiano aceitou pagar ao Internacional € 22 milhões (R$ 56 milhões), mesmo sabendo que só poderia contar com o atacante em 2008, quando completasse 18 anos. O jogador chegou à Itália com uma enorme publicidade em torno de seu nome, sendo considerado uma das maiores promessas do futebol mundial.

Quando finalmente estreou pela equipe rubro-negra, em 13 janeiro de 2008, marcou um belo gol na vitória sobre o Napoli, por 5 a 2, e foi aplaudido de pé. Menos de um mês após sua estreia, o atacante conheceu sua primeira lesão, que o afastou dos gramados por algumas semanas. Ele terminou a temporada 2007/2008 com nove gols em 20 partidas.

Alexandre Pato sofre lesão pelo Milan contra o Palermo (Foto: AFP)Alexandre Pato se machuca pelo Milan... cena comum nas últimas temporadas (Foto: AFP)

De novembro de 2009 pra cá, o jogador nunca mais conseguiu manter a regularidade que o fez ter a ascensão meteórica na carreira. Ele passou mais tempo no Milan-Lab, departamento médico milanista. Foram 14 lesões, que, somadas às duas anteriores, o deixaram fora de ação por 577 dias. Até uma viagem aos Estados Unidos para realizar exames na clínica de um renomado neurologista quiropraxista não foi suficiente para descobrir um tratamento adequado para a sequência de problemas musculares do jogador.

Os seguidos problemas de ordem clínica fizeram os números de Alexandre Pato caírem (veja o infográfico abaixo). Em 2011/2012, por exemplo, marcou somente quatro gols em 18 jogos (participou de 33,96% das partidas do Milan). Na temporada seguinte, teve seu pior desempenho: foram dois gols em sete jogos (participou de 28%), perdendo espaço na seleção brasileira - foi convocado pela última vez para as Olimpíadas, realizada entre junho e agosto de 2012, por Mano Menezes. Na competição, foi reserva de Leandro Damião, atacante do Internacional.

Com tudo isso, a desvalorização foi grande. O Corinthians vai pagar pouco mais de R$ 40 milhões, cerca de R$ 16 milhões a menos do que o Milan desembolsou há aproximadamente cinco anos. Vale lembrar que, segundo o jornal francês L'Equipe, o Paris Saint-Germain estava disposto a pagar cerca de € 35 milhões - R$ 80 milhões - para ter o jogador no início do ano passado, mas o Milan rejeitou a proposta.

Olho na Seleção
Insatisfeito na Itália e de olho no bom momento vivido pelo Timão após os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes, o atacante volta ao Brasil para recuperar o prestígio e reconquistar seu espaço na seleção brasileira, atualmente comandada por Luiz Felipe Scolari. Por causa disso, ele teria, inclusive, recusado outras propostas de times europeus. A decisão de Pato de voltar ao país passa também por Tite. O treinador conversou com o jogador algumas vezes por telefone para tentar convencê-lo a deixar a jogar no Timão.

MINTAGEM - Alexandre pato internacional treino brasil (Foto: Vipcomm / Mowasports)Ex-Internacional, Alexandre Pato pretende retornar à seleção brasileira (Foto: Vipcomm / Mowasports)

Para 2013, o Corinthians espera que Alexandre Pato acabe de vez com um problema que irritou a torcida corintiana em 2012. Apesar dos gols decisivos de Emerson e Paolo Guerrero, na Libertadores e no Mundial de Clubes, respectivamente, o Timão sofreu com o fraco aproveitamento dos seus atacantes. O volante Paulinho, decisivo no esquema tático de Tite pela forma como aparece no setor ofensivo, foi o artilheiro do Timão no ano, com 13 gols.

Em 2012, o desempenho dos atacantes do Corinthians foi abaixo do esperado. Emerson, por exemplo, balançou 12 vezes as redes adversárias. Guerrero, que chegou ao clube em meados de julho, anotou oito gols. Romarinho fez sete. Liedson e Willian, que não conseguiram se firmar entre os titulares e deixaram o clube após a Libertadores, fizeram cinco cada. O pior desempenho na temporada 2012 pertence a Jorge Henrique. O jogador disputou 43 partidas e fez somente três gols. Elton, emprestado ao Vitória, tem o mesmo número. Gilsinho e Adriano, outros que saíram durante a temporada, fizeram um.

Info_PATO-02 (Foto: infoesporte)
* Texto de Igor Castello Branco, sob supervisão de Cassius Leitão

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/01/em-baixa-no-milan-pato-retorna-ao-brasil-para-tentar-recuperar-prestigio.html