quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Favorita, Radwanska vence na estreia do WTA de Auckland


Antes de estrear no Australian Open, Maria Sharapova brinca com canguru


Russa sofreu inflamação na clavícula direita, desistiu do WTA de Brisbane e foi direto para Melbourne a fim de treinar para o primeiro Grand Slam do ano

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

A bela Maria Sharapova deu o ar de sua graça em um zoológico de Melborune, na Austrália, onde encantou não apenas as pessoas ao seu redor, mas também um canguru, figura típica do país. O animal se aproximou e ganhou comida das mãos da russa, que se divertiu e registrou o momento em uma rede social. Após sofrer uma inflamação na clavícula direita, a tenista desistiu de disputar o WTA de Brisbane e foi direto para a capital seguir com os treinos para o Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano, de 14 a 27 de janeiro.

Maria Sharapova e canguru na Austrália tênis (Foto: Arquivo Pessoal)Maria Sharapova se diverte alimentando um canguru, em Melbourne, na Austrália (Foto: Arquivo Pessoal)

Inflamação na clavícula faz Sharapova desistir de competição em Brisbane


Número dois do mundo diz que não teve tempo hábil para treinar e vai se poupar para o Australian Open.Ucraniana Lesia Tsurenko é a substituta

Por GLOBOESPORTE.COM Brisbane, Austrália

Campeã do Roland Garros, Maria Sharapova anunciou, na manhã desta terça-feira, que não irá disputar o torneio WTA de Brisbane, na Austrália. Recentemente, a russa também deixou de participar de um jogo de exibição na Coreia do Sul. A tenista sofreu uma pequena inflamação na clavícula direita e não teve tempo suficiente para treinar.

Sharapova iria estrear na segunda rodada da competição, em um duelo duante da australiana Jarmila Gajdosova, mas preferiu se poupar para o Australian Open, de 14 a 27 de janeiro. Com a ausência da número dois do mundo, quem assume o posto é a ucraniana Lesia Tsurenko.

Sharapova (Foto: Getty Images)Sharapova anuncia que está fora do torneio de Brisbane por conta de problema no ombro (Foto:Getty Images)

- Tive uma inflamação na clavícula e o meu médico disse que eu não deveria treinar muito por uma semana. Para falar a verdade, poucos dias de treino não seriam suficientes para estrear nesta quarta-feira e competir em alto nível - lamentou a russa, que irá direto para Melbourne dar início à sua preparação para o primeiro Grand Slam do ano.

O diretor do torneio de Brisbane elogiou o esforço da tenista para estar em forma e lhe desejou uma rápida recuperação.

- Nos sentimos muito pela Maria porque sabíamos o quanto ela queria jogar para as pessoas da cidade. Ela foi fantástica desde que chegou aqui e trabalhou duro na academia, na quadra e no departamento médico, fazendo tudo o que podia para estar pronta. Infelizmente, ela não conseguiu. Esperamos que ela consiga se recuperar por completo da lesão e entrar em ação no Australian Open - afirmou Cameron Pearson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/inflamacao-na-clavicula-faz-sharapova-desistir-de-competicao-em-brisbane.html

Azarenka estreia com vitória no WTA de Brisbane e avança às quartas


Líder do ranking mundial, bielorrussa vence alemã Sabine Lisicki por 2 sets a 0, com duplo 6/3. De olho em vaga na semi, Azarenka encara Ksenia Pervak

Por GLOBOESPORTE.COM Brisbane, Austrália

Número um do mundo, Victoria Azarenka iniciou a temporada 2013 em grande estilo no WTA de Brisbane. A bielorrussa venceu a alemã Sabine Lisicki por 2 sets a 0, com um duplo 6/3, nesta quarta-feira, e avançou às quartas de final do torneio. O próximo desafio da tenista será contra a cazaque Ksenia Pervak, que surpreendeu Caroline Wozniacki, eliminando a dinamarquesa ainda na primeira rodada. A disputa na cidade australiana é uma preparação para o Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano, que será realizado em Melbourne, de 14 a 27 de janeiro.

Victoria Azarenka tênis contra Sabine Lisicki Brisbane (Foto: EFE)Victoria Azarenka em ação no duelo contra alemã Sabine Lisicki pelo WTA de Brisbane (Foto: EFE)

No duelo contra Lisick, Azarenka mostrou um pouco de dificuldade para confirmar os serviços, levando apenas 53% dos pontos disputados. A alemã, por sua vez, marcou em 46% das oportunidades quando colocava a bola em jogo. Apesar do esforço, com três quebras, não conseguiu conter a melhor do ranking da WTA, sendo quebrada seis vezes. Esta foi a quarta vez que as duas tenistas se enfrentaram pelo circuito profissional, todas com vitórias para a bielorrussa.

Quem também garantiu uma vaga nas quartas de final em Brisbane foi Angelique Kerber. Em duelo acirrado, a alemã derrotou a porto-riquenha Monica Puig por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 7/6 (9-7), em 2h32m de disputa. Em busca de uma vaga na próxima fase, Kerber vai medir forças com a russa Anastasia Pavlyuchenkova.

A ucraniana Lesia Tsurenko, que substituiu Maria Sharapova - a russa se recupera de uma inflamação na clavícula direita e desistiu do torneio -, venceu a australiana Jarmila Gajdosova por 2 sets a 1: 1/6, 6/1 e 6/4. Apesar do início ruim, a tenista teve uma reação impressionante e agora enfrenta a eslovaca Daniela Hantuchova.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/azarenka-estreia-com-vitoria-no-wta-de-brisbane-e-avanca-quartas.html

Djokovic e Ivanovic vencem e deixam Sérvia perto da final da Copa Hopman


Sérvios superam Tomic e Barty nas duplas mistas e mantêm invencibilidade. País assume liderança isolada do grupo A e busca vaga contra a Alemanha

Por GLOBOESPORTE.COM Perth, Austrália

Se Novak Djokovic perdeu a primeira partida do ano, não demorou muito para ele retomar o caminho das vitórias. Só que o número 1 do mundo tinha uma companhia em quadra. No último duelo entre Sérvia e Austrália, pela segunda rodada da Copa Hopman, em Perth, ele e Ana Ivanovic suaram para vencer os “anfitriões” Bernard Tomic e Ashleigh Barty por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 e 10/6.

- Como disse depois da partida, foi o dia da Ana. Graças ao grande jogo dela, a Sérvia conseguiu a vitória contra a Austrália. Hoje não foi o meu melhor dia em quadra, e (Bernard) Tomic fez um grande jogo e mereceu vencer (a primeira partida). Estou na expectativa para enfrentar a Alemanha na sexta e espero chegar à final. Obrigado a todos pelo apoio - postou Djokovic noTwitter.

A Sérvia assumiu a liderança do grupo A do torneio, com 100% de aproveitamento em duas partidas, e pode garantir a vaga na final na sexta, no duelo contra a Alemanha, lanterna da chave com duas derrotas. Austrália e Itália, ambas com 50%, também sonham com a classificação e se enfrentam nesta quinta.

Ana Ivanovic e Novak Djokovic Copa Hopman (Foto: Getty Images)Ivanovic e Djokovic comemoram vitória suada contra Austrália na Copa Hopman (Foto: Getty Images)

02/01/2013 19h04 - Atualizado em 02/01/2013 19h14 Aberto do Brasil tem cinco tenistas do top 35 e Nadal ainda é hipótese


Torneio será disputado de 9 a 17 de fevereiro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Bellucci é aposta brasileira para quebrar hegemonia espanhola

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Bellucci jogo ATP Challenger Finals para home (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)Bellucci é esperança brasileira para acabar com
domínio espanhol (Foto: Inovafoto)



Rafael Nadal tênis Wimbledon 1r (Foto: Getty Images)Em fase final de recuperação, Nadal tem interesse em disputar torneio (Foto: Getty Images)

Confira todos os vencedores do Aberto do Brasil:
2001 - Jan Vacek (TCH)
2002 - Gustavo Kuerten (BRA)
2003 - Sjeng Schalken (HOL)
2004 - Gustavo Kuerten (BRA)
2005 - Rafael Nadal (ESP)
2006 - Nicolás Massú (CHI)
2007 - Guillermo Cañas (ARG)
2008 - Nicolás Almagro (ESP)
2009 - Tommy Robredo (ESP)
2010 - Juan Carlos Ferrero (ESP)
2011 - Nicolás Almagro (ESP)
2012 - Nicolás Almagro (ESP)

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/aberto-do-brasil-tem-cinco-tenistas-do-top-35-e-nadal-ainda-e-hipotese.html

Ferrer leva susto, mas vira contra alemão e estreia com vitória em Doha


Cabeça de chave número 1, espanhol perde primeiro set, mas derrota Dustin Brown. Gasquet, Monfils e Youzhny também vencem seus jogos

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Catar



Tenista David Ferrer, AP (Foto: Agência AP)David Ferrer teve trabalho, mas derrotou o alemão Dustin Brown por 2 sets a 1 em Doha (Foto: Agência AP)

Segundo cabeça de chave, o francês Richard Gasquet, número 10 do mundo, se classificou ao derrotar o tcheco Jan Hernych (193º) por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) e agora vai enfrentar Grega Zemlja (55º), também da República Tcheca.

O francês Gael Monfils (77º) começou o torneio com uma vitória fácil sobre o tenista local convidado Mousa Shanan Zayed (6/0 e 6/3), enquanto o russo Mikhail Youzhny (25º) chegou ao 400º triunfo na carreira ao bater o alemão Benjamin Becker (65º) por 4/6, 7/6(3) e 6/1.

Hulk sobe ao palco em show de forró na virada do ano em João Pessoa


Atacante do Zenit, que nasceu em Campina Grande, interior da PB, foi atração no show da banda de forró Garota Safada, realizado na capital

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa

De folga do Zenit, o atacante paraibano Hulk esqueceu um pouco a preocupação com as próximas convocações do novo técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, e veio curtir a virada do ano em João Pessoa, capital da Paraíba. Com direito a participação no show da banda Garota Safada, que foi uma das atrações do réveillon Al-Mare, na praia do Bessa.

O jogador vive momento de instabilidade no seu novo clube, principalmente depois de um início conturbado, quando teve problemas com alguns jogadores e o treinador Luciano Spaletti, mas deixa claro que está confiante em ser lembrado por Felipão. Hulk era homem de confiança e figura constante nas convocações do antigo técnico Mano Menezes.

Hulk no show de Garota Safada (Foto: Krystine Carneiro / G1 PB)Hulk participando do show de Garota Safada, que aconteceu em João Pessoa, na virada do ano (Foto: Krystine Carneiro / G1 PB)

Para 2013, a ideia do jogador é compor o elenco que vai estar na Copa das Confederações, e, quem sabe, já começar a se firmar entre os jogadores que estarão na Copa do Mundo de 2014.
- Já conversei em outras oportunidades com Felipão e ele sempre me tratou muito bem. Além disto, eu conheço muitos amigos que trabalharam com ele e todos sempre o elogiaram muito. Quero ter esta oportunidade agora - disse Hulk recentemente, em entrevista concedida na Paraíba.

As 'férias' do jogador acabam no dia 10 de janeiro, quando ele deve viajar para Dubai, onde será realizada a pré-temporada do Zenit. Em fevereiro, o time joga na Liga Europa e depois reestreia no Campeonato Russo, logo após o rigoroso inverno do país.

- Acabei de chegar no Zenit. Fui para lá porque, depois de conquistar 11 títulos pelo Porto, estava na hora de novos desafios – completou o atacante, sobre a decisão de ir para a equipe do leste europeu, em uma das transações mais caras do futebol mundial.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2013/01/hulk-sobe-ao-palco-em-show-de-forro-na-virada-do-ano-em-joao-pessoa.html

Lucas é apresentado pelo PSG de olho no posto de melhor do mundo


Ex-são-paulino diz que conversou com Raí sobre clube e cidade e aguarda definição da situação de Nenê para conhecer número da sua camisa

Por Daniela Scatolin Doha, Catar

Lucas, Treino PSG (Foto: Agência AFP)Lucas faz seu primeiro trreino no PSG (Foto: AFP)

Lucas foi apresentado oficialmente nesta terça-feira, em Doha, no Catar, como jogador do Paris Saint-Germain. Ainda sem número na camisa, o ex-são-paulino aguarda a definição da situação de Nenê para, quem sabe, herdar a camisa 10 do atacante brasileiro.

Sem medo da pressão, logo em sua primeira entrevista pelo clube francês o ex-são-paulino afirmou que pretende se tornar o melhor jogador do mundo. Ele disse ter gostado das palavras do novo técnico Carlo Ancelotti que o comparou com Lionel Messi.

- Não tenho medo da pressão, jogador de futebol vive disso... Vim aqui para fazer o meu melhor. Fico feliz com as palavras do técnico. Vou jogar contra grandes times e grandes jogadores. Farei de tudo para alcançar o objetivo de ser o número um - disse o atleta.

Pouco depois da apresentação, Lucas fez seu primeiro treino com os novos companheiros. Ele ainda não sabe se vai participar de um amistoso da equipe no país árabe. Caso não seja selecionado para a partida, a estreia ficará para a primeira do ano no Campeonato Francês,  no dia 12 de janeiro.

Motivado, o jogador usa o exemplo de Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo para marcar época na Europa. No entanto, Lucas garante que também é fã de outro jogador que os brasileiros não guardam boas recordações em Copas do Mundo: Zidane.

- Meu ídolo, sempre falei, é o Zidane, apesar de ter sido o carrasco do Brasil. Também sempre gostei de ver Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Denílson, que são jogadores que partem para cima dos adversários. São jogadores que marcaram a história de grandes clubes, e eu espero fazer o mesmo - afirmou.

Lucas, apresentação PSG (Foto: Daniela Scatolin / TV Globo)Lucas é apresentado oficialmente em Doha, no Catar (Foto: Daniela Scatolin / TV Globo)

O jovem de 20 anos afirmou ter aproveitado a ajuda de outro ex-craque do São Paulo para conhecer a nova casa. Antes de partir para a intertemporada do clube, no Catar, Lucas conversou com Raí, de passagem marcante pelo PSG, para conhecer mais sobre o clube e a cidade, mas já revelou seus planos para os próximos anos.

- Falei bastante com o Raí, e ele me aconselhou a me concentrar em jogar pelo Paris Saint- Germain e a aprender francês. Morar em Paris será uma grande experiência para mim, vou em busca de meus objetivos pessoais, quero ser campeão com o PSG e ser o melhor do mundo. Eu gosto de vencer tudo que disputo - disse.

A pressão por jogar em um time que vem sendo questionado, apesar do grande investimento do dono da equipe Nasser Al Khelaifi em contratações, não intimida Lucas. Ele afirma que pretende casar bem o desempenho no PSG com a presença na seleção brasileira.

Lucas com sua mãe Fatima, apresentação PSG (Foto: Daniela Scatolin / TV Globo)Atleta posa com a camisa ao lado da mãe, Fátima
(Foto: Daniela Scatolin / TV Globo)

- Meu objetivo é ajudar o grupo a ganhar títulos. Esta equipe é competitiva, e penso que teremos sucesso. Não esqueço a seleção brasileira, e este objetivo de ser o melhor jogador do mundo. Nunca penso em perder em campo. Não tenho medo de pressão. Vou fazer o melhor todos os dias para honrar a camisa que visto.

O ex-atleta do São Paulo também destacou a importância de Leonardo, diretor do PSG, em sua contratação e agradeceu o apoio do técnico Carlo Ancelotti.

- Fico contente de saber que o treinador confia em mim. O futebol é minha vida. Farei de tudo para alcançar os objetivos e dar alegrias aos torcedores. Quando eu entro em campo eu não tenho medo de nada, de me machucar, vou para cima e aqui, no PSG, os torcedores podem esperar um Lucas com determinação, raça, e que não se intimida. Darei meu melhor pelo clube depois de ter feito isso no São Paulo. O Paris é um grande clube. É um belo objetivo, e Leonardo me ajudou nesta tomada de decisão.

A venda de Lucas abarrotou os cofres do Morumbi. O São Paulo lucrará cerca de R$ 118 milhões.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/01/lucas-e-apresentado-pelo-psg-de-olho-no-posto-de-melhor-do-mundo.html

Napoli confirma saída de Vargas e analisa melhor oferta pelo chileno


Diretor do clube italiano diz que atacante, na mira de São Paulo, Grêmio e Flamengo, será emprestado, e diz que também estuda propostas da Europa

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Eduardo Vargas na partida do Napoli (Foto: Getty Images)Eduardo Vargas será emprestado pelo Napoli e
três brasileiros têm interesse (Foto: Getty Images)

O Napoli confirmou que o atacante Eduardo Vargas será mesmo emprestado, e não fará parte do grupo em 2013. Em entrevista ao "La Repubblica", o diretor esportivo do clube, Riccardo Bigon, disse que a adaptação do chileno ao Napoli e à Itália não foi esperada, mas que ainda apostam em seu sucesso e, por isso, não vão abrir mão do jogador em definitivo.

- Ele vai ser emprestado. Temos várias alternativas na Europa e na América do Sul, e vamos analisá-las para escolhermos a melhor para que ele continue se desenvolvendo. A adaptação ao futebol italiano e à vida no dia-a-dia se mostrou mais difícil do que era esperado - afirmou.

No Brasil, São Paulo, Grêmio e Flamengo acompanham a situação de perto. Os paulistas já fizeram uma proposta ao Napoli e estão de plantão, à espera de um sinal positivo, para fecharem a contratação. Vargas é prioridade do presidente Juvenal Juvêncio para fechar o grupo de 2013, pois a comissão técnica e a diretoria avaliam que suas características se assemelham bastante às de Lucas, negociado com o PSG.

Há a possibilidade de Casemiro ser incluído na transação, embora isso não constava nas conversas iniciais, e Juvenal não queira abrir mão do jogador. A proposta do Tricolor paulista é de empréstimo por um ano, ou até um ano e meio.

Já o Grêmio enviou um representante ao Chile para negociar com o pai de Vargas, mas ele voltou sem uma definição. O clube gaúcho já disse que não pretende aumentar a oferta. Como há vários interessados, o Napoli aproveita para valorizar o atacante e tentar receber um valor maior.

No Flamengo, o diretor-executivo Paulo Pelaipe também admitiu interesse na contratação do chileno, mas negou que tenha feito proposta. A expectativa é de que haja uma definição nos próximos dias. Durante as férias de fim de ano, em Santiago, Vargas declarou seu desejo de deixar o Napoli para poder atuar mais do que na última temporada.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/01/napoli-confirma-saida-de-vargas-e-analisa-melhor-oferta-pelo-chileno.html

Fortaleza e Belo Horizonte são as duas primeiras sedes com arenas entregues para a Copa. Nas outras 10 cidades, obras ultrapassaram 50%



Panorama: dezembro marca conclusão de Castelão e Mineirão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Mineirão, Dezembro (Foto: Glauber Queirozi / ME)Mineirão foi entregue no dia 21 com direito a show
da banda Jota Quest (Foto: Glauber Queirozi / ME)

O último ano previsto de obras nos estádios da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014 começa com todas as arenas acima da marca de 50% de conclusão. Lanternas da fila, a Arena da Amazônia, em Manaus, e a Arena das Dunas, em Natal, atingiram a metade dos trabalhos no último mês de dezembro, que também foi marcado pela entrega dos dois primeiros estádios: Castelão, em Fortaleza, e Mineirão, em Belo Horizonte.

Com grande festa e a presença da presidente Dilma Rousseff, o Castelão entrou para a história no dia 16 de dezembro de 2012 como o primeiro estádio da Copa de 2014 a ficar pronto. Cinco dias depois, foi a vez do Mineirão ser entregue, em cerimônia que também foi prestigiada pela presidente e terminou com show da banda Jota Quest.

O mês de dezembro também foi marcado por avanços nos outros quatro estádios que, ao lado de Castelão e Mineirão, vão ser palco da Copa das Confederações de 2013. Foi o caso da Fonte Nova, em Salvador, que começou a receber os assentos, e do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que finalizou a primeira etapa da instalação da cobertura. Maracanã e Arena Pernambuco também seguem com obras em ritmo acelerado para cumprir o prazo de conclusão estabelecido pela Fifa: 15 de abril.

Nos seis estádios restantes, que só farão parte da Copa do Mundo de 2014, o cronograma é um pouco mais elástico, mas sem espaço para atrasos: todas as arenas deverão ser entregues até dezembro de 2013.

Desde o dia 1º de outubro do ano passado, o GLOBOESPORTE.COM publica no início do mês um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede.

Castelão, Dezembro (Foto: Glauber Queiroz / ME)Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para a disputa da Copa de 2014 (Foto: Glauber Queiroz / ME)

Concluídos no prazo

O balanço da Copa divulgado pelo governo federal em setembro de 2011 previa que, ao fim de 2012, nove estádios da Copa estivessem concluídos. Cronograma que só foi cumprido em dois deles: Castelão e Mineirão.

Com direito a mensagem especial do presidente da Fifa, Joseph Blatter, o Castelão foi entregue no dia 16 de dezembro e ficou marcado como o primeiro estádio da Copa de 2014 a ficar pronto. A presidente Dilma Rousseff foi o centro das atenções na cerimônia, que contou com show do cantor Fagner e a presença de cerca de 20 mil pessoas.

Após a entrega, o Castelão entrou na fase de ajustes e controle de qualidade. O processo, conhecido como comissionamento da obra, avalia as condições de todos os materiais utilizados para que esteja tudo pronto para as primeiras partidas oficiais, marcadas para o dia 27 de janeiro, pela Copa do Nordeste: no primeiro jogo, se enfrentam Ceará e Bahia; em seguida, será a vez de Fortaleza e Sport.

Cinco dias após o Castelão, foi a vez do Mineirão ser entregue. A cerimônia também contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e mensagem de Blatter. A banda Jota Quest foi responsável por animar o publico mineiro com grande show na esplanada do estádio - espaço com 80 mil m² e que promete ser a nova área de lazer e eventos de Belo Horizonte.

Com a fachada original preservada, o tradicional estádio da capital mineira já está com a partida de inauguração marcada: Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam no dia 3 de fevereiro, pelo campeonato estadual.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/01/panorama-dezembro-marca-conclusao-de-castelao-e-mineirao.html

Ano novo, festa nova: Neymar curte balada em Jurerê Internacional


Jogador de vôlei Giba também comparece à festa POSH Floripa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Neymar segue curtindo as baladas em Jurerê Internacional. Desta vez, o atacante foi à primeira edição do ano da POSH Floripa com os amigos nesta terça-feira. Outras personalidades como Giba, Daniel Rocha, Bruno Gissoni, Marco Antônio Gimenez, Monique Alfradique, Liah Soares também passaram por lá. As pick-ups foram comandadas comandadas pelos DJs Edo Krause, Pedro Freitas e BHM.


Neymar festa Santa Catarina (Foto: Cassiano de Souza / Index assessoria)Neymar em festa em Jurerê (Foto: Cassiano de Souza / Index assessoria)

Giba festa Santa Catarina (Foto: Cassiano de Souza / Index assessoria)Giba  (Foto: Cassiano de Souza / Index assessoria)
FONTE:

futebol espanhol - Treinador retorna antes do esperado, deve comandar atividade da equipe culé na tarde desta quarta e pode até ficar no banco no próximo sábado


Recuperado de problema de saúde, Tito volta a trabalhar no Barcelona

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

O técnico do Barcelona, Tito Vilanova, voltou aos trabalhos nesta quarta-feira. O comandante culé havia sido submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor na glândula parótida há 13 dias e a previsão era de que retornasse ao batente apenas na segunda quinzena de janeiro. No entanto, o treinador superou as expectativas e pretende estar no banco de reservas para orientar Messi, Iniesta, Xavi & cia. já no próximo domingo, contra o Espanyol, no Camp Nou.

De acordo com o jornal "Mundo Deportivo", Tito chegou bem cedo no centro de treinamento do Barcelona para preparar a equipe e a estratégia para o próximo compromisso no Espanhol. A expectativa é que o comandante esteja com os comandados no treino da tarde desta quarta-feira no CT da equipe culé.


Tito joga padel no final de ano (Foto: Reprodução / Twitter)Tito joga padel com o filho, mostrando estar recuperado de problema de saúde (Foto: Reprodução / Twitter)

No dia 28 de dezembro, o presidente do Barcelona, Sandro Rossel, havia afirmado que Tito só voltaria em 20 dias. Segundo o dirigente, o treinador alternaria a rotina no clube com algumas idas ao hospital para seguir com o tratamento. Era previsto que o profissional retornasse apenas em um mês e meio após a cirurgia por conta de sessões de quimioterapia e radioterapia.

Tito foi submetido a uma cirurgia no dia 20 de dezembro e recebeu alta dois dias depois. O comandante foi homenageado pelos torcedores do Barcelona e pelos jogadores na vitória por 3 a 1 sobre o Valladolid, no dia 22. O duelo foi o último do time culé na temporada. Nesta terça-feira, o treinador se divertiu com o filho em uma partida de padel, mostrando estar recuperado do problema.

No Espanhol, a equipe ocupa a liderança, com 49 pontos, nove à frente do Atlético de Madri e a 16 do arquirrival Real Madrid.
FONTE:

Líder em jogos, Cortez dá volta por cima e anula busca por novo lateral


Com 74 partidas em 2012, maior número desde Rogério Ceni em 2005, e evolução no fim do ano, jogador convence Juvenal a desistir de reforço

Por Alexandre Lozetti São Paulo

O São Paulo não vai mais procurar um reforço para a lateral esquerda em 2013. Um cenário que se modificou graças às atuações de Cortez no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Até a metade da competição, seu desempenho não agradava ao presidente Juvenal Juvêncio, que estava convencido da necessidade de um novo jogador para a posição. Porém, sua evolução mudou os planos do chefe. De quebra, Cortez terminou o ano como jogador que mais atuou pelo Tricolor, com 74 participações nos 78 jogos da equipe.

Cortez são paulo treino (Foto: Joâo PIres / Vipcomm)Cortez disputou 74 das 78 partidas do São Paulo em 2012, e marcou dois gols (Foto: Joâo PIres / Vipcomm)

O número é o maior desde que Rogério Ceni, em 2005, disputou 77 partidas. Cortez conquistou 42 vitórias, teve 15 empates e sofreu 17 derrotas. Ninguém havia participado de tantos triunfos num ano desde o volante Josué em 2006, segundo dados do site oficial do São Paulo. Mais do que as estatísticas, a postura do lateral-esquerdo em campo foi determinante para sua impressão diante do presidente se modificar.

Depois de um bom início no Paulistão, o desempenho de Cortez piorou contra adversários mais fortes. Juvenal o considerava apático, sem raça e sem entrar em divididas. Um dos marcos para sua mudança foi uma conversa com a comissão técnica após a derrota por 1 a 0 para o Vasco. Já sob o comando de Ney Franco, o camisa 6 voltou a priorizar a marcação e cresceu muito.
Além de se destacar nos desarmes, Cortez recuperou a força no apoio, participou mais de lances ofensivos, reconquistou a torcida e mudou a cabeça de Juvenal. O apoio do diretor de futebol Adalberto Baptista também foi importante. O dirigente sempre foi seu defensor. Agora, o presidente valoriza sua adaptação.

Antes, o São Paulo chegou a pensar na contratação de Fabrício, do Internacional, e cogitou até André Santos, do Arsenal. Agora, não vai buscar novos laterais. Carleto, campeão brasileiro pelo Fluminense em 2012, volta de empréstimo para ser reserva imediato de Cortez. O grupo conta ainda com o jovem Henrique Miranda, de 19 anos, uma das maiores esperanças da diretoria na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Rogério Ceni no treino do São Paulo (Foto: VIPCOMM)Rogério Ceni foi apenas o 16º que mais jogou em
2012 em razão da lesão no ombro (Foto: VIPCOMM)

Raridade
Em razão da lesão no ombro direito, sofrida na pré-temporada do ano passado, Rogério Ceni terminou o ano de 2012 longe dos que mais entraram em campo. Um fato raro para quem já disputou 1.050 partidas com a camisa do São Paulo. Ele foi apenas o 16º no ranking, com 34 jogos: 18 vitórias, nove empates e sete derrotas.

Outro destaque é o atacante Lucas, que apesar das frequentes convocações para a seleção brasileira, inclusive nas Olimpíadas de Londres, participou de 60 jogos. Ele não desfalcou o Tricolor nenhuma vez por lesões ou suspensões. Já o centroavante Luis Fabiano sofreu com os dois fatores e jogou 44 vezes.

Confira abaixo a lista dos que mais atuaram em 2012:
1º) Cortez - 74 jogos
2º) Jadson e Rhodolfo - 69 jogos
3º) Denilson - 65 jogos
4º) Cícero - 61 jogos
5º) Lucas - 60 jogos


FONTE;

Bisping diz que Belfort será um 'saco de pancada ambulante' após 1º round


Inglês desconfia do preparo físico do brasileiro e afirma: 'Será uma noite fácil'

Por SporTV.com Rio de Janeiro

O primeiro evento do UFC do ano colocará Vitor Belfort e Michael Bisping frente a frente no octógono montado no Ibirapuera, em São Paulo, no dia 19 de janeiro. Conhecido por ter um estilo provocador como Chael Sonnen, o inglês vem provocando o brasileiro desde que a luta foi anunciada como a atração principal da noite. Na última delas, Bisping apontou falhas no preparo físico de Belfort e disse que conseguirá uma vitória mais tranquila do que todos possam imaginar.

- Tenho na minha cabeça que posso ficar na notrocação por cinco rounds de cinco minutos. Não acho que o Vitor Belfort pode fazer a mesma coisa e, depois de um round, ele vai ser um saco de pancadas ambulante. Vai ser uma noite fácil para o Conde - disse Bisping ao MMAinterviews.tv, referindo-se ao próprio apelido.

Vitor Belfort x Michael Bisping mma ufc (Foto: Wander Roberto/UFC)Vitor Belfort e Michael Bisping em foto para divulgar o evento deste mês (Foto: Wander Roberto/UFC)


Além de Vitor Belfort x Michael Bisping, o UFC São Paulo tem mais dez lutas programadas. Destaque para a estreia do participante do TUF Brasil Daniel Sarafian, que vai fazer sua estreia na organização diante de CB Dolloway. Confira o card completo:
UFC São Paulo

19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Justin Salas
Iuri Marajó x George Roop
Roger Hollett x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba


Header, UFC ao vivo (Foto: SporTV)
saiba mais

'Nova contratação', Souza tem futuro incerto e não se reapresenta na quinta


Volante perderá começo da pré-temporada

Por Hector Werlang Porto Alegre

souza grêmio treino olímpico (Foto: Lucas Uebel/TRATO.TXT)Souza foi destaque no time de Luxa
(Foto: Lucas Uebel/TRATO.TXT)

Permanecer com Souza não é tarefa fácil. Não é à toa que a direção do Grêmio negocia com o Porto há quase 30 dias. Trata do ‘fico’ como ‘nova contratação’ e, apesar do otimismo em continuar com o volante, admite que ele será ausência na reapresentação de quinta-feira.
O contrato de empréstimo terminou em 31 de dezembro de 2012. Sem interesse em renová-lo, o clube europeu fez uma pedida inicial de 10 milhões de euros (R$ 26 milhões) pela liberação. O time brasileiro propôs 3 milhões de euros (R$ 8 milhões) por 50% dos direitos econômicos. 
Aguarda a resposta.

- Se negociamos há muito tempo, isto é um bom sinal. Se não houvesse entendimento, as tratativas teriam sido encerradas. Não é fácil, haverá um alto investimento do clube. Sem a renovação do empréstimo, o Souza virou uma nova contratação. E, neste caso, até termos uma definição ele é jogador do Porto – admitiu o diretor executivo de futebol Rui Costa.

Embora fora dos planos do técnico Vitor Pereira, Souza deve se apresentar quinta-feira ao Porto – a data é a mesma do Grêmio para retomar os trabalhos. Por enquanto, passa férias no Rio de Janeiro. Destaque do time de Vanderlei Luxemburgo, portanto, perderá os primeiros dias da pré-temporada tricolor. A diretoria não teme a hipótese de o jogador ficar fora da primeira fase da Libertadores.

- Vamos trabalhar para resolver o mais rápido possível. Não temo que ele fique fora da Libertadores. Temos até 48 horas antes do jogo para regularizar a situação dele – completou Rui.
O Grêmio estreia na busca pelo tri dia 23, em Quito, contra a LDU. A volta é dia 30. Quem passar, entra no Grupo 8.

Fla mira Conca e faz contatos para tentar dar início a uma negociação


Clube procura meia argentino e seu advogado em busca de informações. Jogador retorna ao Guangzhou Evergrande nesta quinta-feira

Por Eduardo Peixoto, Janir Jr. e Richard Souza Rio de Janeiro

Conca e Ibson no jogo das Estrelas  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Conca encara marcação de Ibson no Jogo das
Estrelas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Eduardo Bandeira de Mello assume efetivamente o Flamengo nesta quarta-feira e pela primeira vez sentará na cadeira da sala da presidência para colocar em prática os projetos de sua gestão. Um deles, e talvez o mais importante e complicado no momento, é montar um time forte para a temporada. Um dos nomes na lista de possíveis reforços é Darío Conca, do Guangzhou Evergrande, da China. O GLOBOESPORTE.COM apurou que o Rubro-Negro fez contato com o jogador em 26 de dezembro, um dia antes da participação do argentino no Jogo das Estrelas, promovido por Zico em São Paulo.

A tentativa do clube seria para tê-lo a partir do segundo semestre. Conca, que tem contrato até o fim de 2014, gostou do que ouviu, mas tem duas preocupações: a garantia do cumprimento dos compromissos financeiros por parte do Flamengo e a identificação com o Fluminense, já que é ídolo no Tricolor.

Um dos advogados que cuidam da carreira de Conca, Marcos Motta também foi procurado pelo Flamengo. O clube buscou informações sobre as possibilidades de negócio. Motta não confirma a informação. Segundo ele, o meia voltará ao clube chinês na próxima quinta-feira para retomar os treinos.

- Vários clubes do Brasil fizeram consultas pelo Conca, mas o único que falou abertamente sobre a negociação foi o Fluminense. Então não vou falar o nome de nenhum outro clube. Como não houve avanço (com o Flu), o assunto está encerrado. O Conca volta para a China e se reapresenta normalmente. O que vai acontecer daqui a um ano, daqui a seis meses, eu não sei. Qualquer clube interessado no Conca tem de procurar os chineses - afirmou.

O Fluminense fez consultas e ouviu que não haveria qualquer tipo de negócio sem Conca devolver cerca de R$ 24 milhões que lhe foram adiantados em 2012. Em reunião, Conca teria dito que poderia devolver parte da quantia e o Flu arcaria com o restante. No entanto, o valor foi considerado alto e esta fórmula influenciava também a pedida salarial. Para fazer a devolução, o meia teria pedido vencimentos na casa de R$ 1 milhão. O Flu ofereceu cerca de R$ 750 mil. Marcos Motta negou em seu Twitter os valores divulgados.

O alto salário de Conca seria um entrave para o Flamengo, já que a nova diretoria rubro-negra decidiu que não irá assumir compromissos que não poderá cumprir. A situação financeira do clube é considerada muito grave, e a prioridade é regularizar os débitos pendentes com o atual elenco, como o salário de novembro (em aberto desde o último dia 25), parcela do 13º, férias e prêmios.

O diretor executivo do Flamengo, Paulo Pelaipe, foi procurado para falar sobre o assunto e disse que não conduz nenhuma negociação por Conca.


- Esse assunto não chegou para mim. Só se o Wallim está conduzindo, mas eu teria sido informado - afirmou.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM tentou contato com o vice de futebol Wallim Vasconcellos, mas ele não atendeu o telefone.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/01/fla-mira-conca-e-faz-contatos-para-tentar-dar-inicio-negociacao.html

Por seleção e retomada no Verdão, Valdivia trata joelho durante as férias


No Chile, Mago passa por acompanhamento em clínica e é monitorado por Sampaoli, técnico da equipe nacional. No Verdão, desconfiança continua

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Valdivia Palmeiras (Foto: Anderson Rodrigues / globoesporte.com)Chileno Valdivia sofreu com lesões durante 2012
(Foto: Anderson Rodrigues / globoesporte.com)

O meia Valdivia curte férias no Chile, mas a necessidade de estar pronto para a temporada de 2013 fez com que ele continuasse o tratamento da lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, sofrida em outubro, num jogo contra o São Paulo. Nas últimas semanas, o Mago frequentou a Clínica Meds, em Santiago, onde recebeu acompanhamento médico de dois profissionais. Seu retorno ao Brasil está previsto para esta quarta-feira, já que a reapresentação ao Palmeiras ocorre na quinta.

De acordo com o jornal La Tercera, do Chile, Valdivia quer manter o silêncio até voltar ao Brasil. O jogador está focado na recuperação e espera ter um ano mais regular, após ter sofrido com lesões e problemas pessoais em 2012.

– Qualquer coisa que ele diz gera muita polêmica, para o bem ou para o mal. Ele prefere ficar em silêncio até que volte a São Paulo para iniciar a pré-temporada – disse um amigo do Mago, ao jornal.

Dois motivos fizeram Valdivia intensificar o tratamento nas férias: a desconfiança que vive no Verdão e a possibilidade de retornar à seleção chilena, agora treinada por Jorge Sampaoli. O técnico, inclusive, espera ter uma conversa com o Mago antes de ele se reapresentar ao Palmeiras. A intenção é convocá-lo para um amistoso já em fevereiro.

No Palmeiras, o técnico Gilson Kleina falou em recuperar o Mago, mas sabe que a tarefa é difícil. As lesões o fizeram jogar menos da metade das partidas do Verdão desde sua chegada para mais uma passagem pelo clube, em agosto de 2010. Além disso, polêmicas dentro e fora de campo desgastaram sua imagem diante da torcida. O Palmeiras não se opõe a uma negociação para tentar recuperar parte do dinheiro investido na contratação.

Mesmo assim, o presidente Arnaldo Tirone mantém a postura de dizer que Valdivia faz parte dos planos para a temporada.

– O Valdivia é um patrimônio do clube, e nós temos de cuidar dele. É um patrimônio que só vai deixar o clube se for por um dinheiro alto. O Kleina conta com ele para a Libertadores – afirmou.
O problema é que Tirone deixa o cargo em 21 de janeiro. Depois disso, a presidência ficará nas mãos de Paulo Nobre ou Décio Perin, candidatos da próxima eleição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/01/por-selecao-e-retomada-no-verdao-valdivia-trata-joelho-durante-ferias.html

Rafael Marques se reapresentará com restante do elenco do Botafogo


Atacante não tem propostas. Insatisfação da torcida fez o técnico Oswaldo de Oliveira declarar que ele não tinha ambiente para permanecer em 2013

Por Fred Huber Rio de Janeiro

O atacante Rafael Marques foi contratado pelo Botafogo durante o Campeonato Brasileiro deste ano em uma tentativa da diretoria de suprir uma carência da equipe, mas ele não conseguiu se firmar. Em 12 jogos, ainda não fez gol com a camisa alvinegra. A torcida não perdoou, ainda mais que o viu como substituto de Loco Abreu, que havia sido emprestado para o Figueirense. Diante deste cenário, a ideia da diretoria era negociá-lo para o próximo ano, mas, sem propostas, o atacante deve se reapresentar com o restante do elenco no dia 4 de janeiro. Seu alto salário diminui o interesse de possíveis interessados. Ele recebeu apenas sondagens de clubes japoneses e um da Turquia.

- Até o momento ele se reapresenta normalmente com o restante dos jogadores - afirmou o diretor técnico Sidnei Loureiro.


Rafael Marques, Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Rafael Marques arrisca voleio no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

Rafael Marques, de 29 anos, jogava no Omiya Ardija, do Japão, antes de acertar com o Bota, com quem tem contrato até o dia 31 de dezembro de 2015. O principal entusiasta foi o técnico Oswaldo de Oliveira, que o conheceu no período que dirigiu o Kashima Antlers. Ele defendeu o atacante enquanto pôde, mas no fim da temporada deu declarações de que não havia mais ambiente para a permanência.

- Ele não vai ter paz. É um excelente jogador, vou sempre dizer isso, apesar de algumas pessoas acharem o contrário. Cada um tem seu ponto de vista. As pessoas analisam pelo que assistiram aqui, eu analiso pelo que vi antes.

Além de Rafael Marques, Oswaldo terá de volta outra peça em 2013: Loco Abreu, que volta do período de empréstimo. Neste ano, o uruguaio pediu para ir para o Figueirense, já que passou a ser reserva no Bota. O treinador já avisou que o atacante terá de se encaixar em sua filosofia.

- Com a minha permanência, ele deve se adaptar àquilo que nós queremos. Eu não posso negar que, com Abreu e Seedorf (ambos com 36 anos), será muito difícil iniciar os jogos, principalmente com o calor. É uma situação que precisa ser bem organizada - afirmou Oswaldo recentemente.

A reapresentação do elenco será dia 4 de janeiro. Os jogadores farão uma pré-temporada entre os dias 11 e 19 no CT da CBV, em Saquarema. Dia 20 o time estreia no Carioca, contra o Duque de Caxias.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/12/rafael-marques-se-reapresentara-com-restante-do-elenco-do-botafogo.html

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/12/rafael-marques-se-reapresentara-com-restante-do-elenco-do-botafogo.html

Gabriel projeta evolução e diz não temer forte concorrência em 2013


Volante acredita que nesta temporada já é será bem conhecido da torcida e dos rivais: 'As pessoas vão me respeitar mais me conhecendo'

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Gabriel coletiva Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Gabriel inicia 2013 com o status de titular do Bota
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Gabriel foi um das revelações do Botafogo em 2012 e terminou a temporada como titular. Em 2013, ele inicia com o moral elevado, mas terá ainda mais concorrência por uma vaga no meio de campo. Além de Jadson e Renato, Marcelo Mattos e Lucas Zen, que estavam machucados, devem ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira. O volante, no entanto, não se intimida.
Gabriel acredita que a disputa interna tornará o Alvinegro mais forte, e lembro que todos terão oportunidades para mostrar que podem ser úteis.

- Concorrência é sempre bom, não deixa os jogadores se acomodarem. É bom ter uma sombra. Marcelo Mattos, Lucas Zen... todos são jogadores de grande qualidade e que já comprovaram isso dentro do Botafogo. Vamos respeitar as decisões que forem tomadas, mas vou procurar sempre jogar. Se eu merecer, isso vai acontecer. Ter o grupo completo será bom, as competições são longas.

O volante fez um balanço do ano e disse que agora inicia uma temporada já sendo mais conhecido da torcida e dois rivais. Ele garante que o sucesso não vai mudar sua postura.

- No início de 2012 eu não conhecia ninguém, acho que agora será mais fácil. As pessoas vão me respeitar mais me conhecendo, sabendo da maneira que eu trabalho. Eu como pessoa não vou mudar, porque foi assim que eu cheguei onde estou. Sei que tenho muitos defeitos que preciso melhorar e pretendo fazer isso no dia a dia.

Gabriel, de 20 anos, acredita que irá evoluir daqui para frente, já que está bem adaptado ao time profissional. Ele aposta que a manutenção de Oswaldo e da base do time vão deixar o Bota melhor preparado para disputar títulos.

- É difícil chegar, mas acho que mais ainda é manter. Em 2013 espero manter um bom ritmo e conseguir títulos, que é o mais importante. Temos que ter um entrosamento maior para conseguir sucesso. Com a manutenção da base, vamos

chegar mais forte nos campeonatos, sem necessidade de adaptação. Vamos chegar fortes para conseguirmos nossos objetivos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/gabriel-projeta-evolucao-e-diz-nao-temer-forte-concorrencia-em-2013.html

Papões de títulos, Inter e São Paulo são os campeões de vender craques


Sem cariocas na lista, clubes lideram negociações de 2003 a 2011 com quase R$ 700 milhões. Após saída de Oscar e Lucas, números vão crescer

Por Márcio Mará Rio de Janeiro

Os dois clubes têm a seguinte teoria: não sofrem ao vender o ídolo"
Amir Somoggi

O lema para resumir a estratégia de Internacional e São Paulo nos últimos anos poderia ser este: "Craque a gente faz em casa. Ou descobre, ainda novinho, em outro clube, e contrata. Depois vende bem, para montar um time melhor e ser campeão". Assim tem sido. Os números, sejam em cifras ou títulos, mostram que o Colorado e o Tricolor Paulista continuam acertando. Campeões em campo, estão na liderança na hora de fazer um bom negócio, segundo estudo do consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi.

Numa lista sem clubes cariocas entre os oito primeiros, os gaúchos ocupam a ponta. De 2003, primeiro ano do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, até 2011, o Inter faturou R$ 411 milhões. Durante esse período, se desfez de craques e bons jogadores. Alexandre Pato, Nilmar (duas vezes), Alex (meia), Sandro, Giuliano, Taison, Rafael Sobis, Juan, Edinho, Danilo Silva, Walter, Ceará, Jorge Wagner... Juntos, esses jogadores formariam um time de dar inveja.

Info_CLUBES-MAIS-FATURARM-VENDENDO-JOGADORES (Foto: infoesporte)
E o que dizer do São Paulo, segundo em faturamento nas negociações, com R$ 287 milhões? É só escalar as estrelas, a começar por Kaká, vendido em 2003 para o Milan.  Luis Fabiano, Hernanes, Breno, Cicinho, Denílson, Lugano e Ilsinho são os outros destaques de uma relação que, somada à do Inter, totaliza quase R$ 700 milhões.

No ano que passou, os cofres encheram mais ainda após as transferências de Oscar, do Inter para o Chelsea, por € 31,9 milhões (R$ 79 milhões) e Lucas, do São Paulo para o Paris Saint-Germain, por € 43 milhões (R$ 117,8 milhões). Com isso, os dois clubes vão abrir mais vantagem ainda sobre o terceiro colocado, o Cruzeiro, que faturou R$ 275 milhões. E vai ficar mais fácil montar bons times e conquistar títulos, tal como tem acontecido nos últimos anos.
Ao assumirmos, passamos a avisar à torcida que todo ano um grande jogador seria vendido"
Fernando Carvalho

É só olhar para as duas salas de troféus. Se o São Paulo conquistou a terceira Libertadores e o terceiro título mundial de clubes de sua história (ambos em 2005), três Brasileiros (2006, 2007 e 2008) e um Paulista (2005) de 2003 a 2011, o Inter acabou campeão de tudo: levou um Mundial de Clubes (2006), duas Libertadores (2006 e 2010), a Copa Sul-Americana (2008), duas Recopas Sul-Americanas (2007 e 2011) e seis estaduais (2003, 2004, 2005, 2008, 2009 e 2011).

- Os dois clubes têm a seguinte teoria: não sofrem ao vender o ídolo. Abrem mão desse jogador para montar um time competitivo. O São Paulo é formador de jogadores, o Inter trabalha mais com uma rede nacional para contratar jovens promissores. Os resultados têm acontecido. Depois da venda do Lucas e do Oscar, a diferença deles para os outros clubes ainda vai aumentar mais  - afirmou Amir Somoggi.

Presidente do Internacional de 2002 a 2006, Fernando Carvalho ainda ocupou outras funções no clube, como a vice presidência de futebol em 2010. Poucos conhecem a estratégia do Colorado como ele.

- Culturalmente, antes os dirigentes escondiam dos torcedores a venda dos maiores ídolos. Foi assim com Falcão, Taffarel e tantos outros. Quando ficavam sabendo, o negócio já estava feito. Ao assumirmos, adotamos uma política transparente. Passamos a avisar que venderíamos um grande jogador por ano. Não adianta ter um bom e os outros mais ou menos. Foi assim com Pato, Nilmar e os demais. Acabou sendo estratégia de gestão. Equilibrávamos as finanças, o time era sempre competitivo. Ganhamos muitos títulos e dávamos sorte com os substitutos. Quer um exemplo? Vendemos o Bolívar, aí trouxemos o Índio, que inclusive o superou. Também negociamos o Sobis e o Tinga, vieram o Alex, o Vargas...

info correção clubes mais lucraram negociações (Foto: arte esporte)A conversão do euro para real à época da venda foi feita pelos valores do site Oanda.com (Foto: Arte esporte)

Fernando Carvalho acha, inclusive, que o Inter até mudou a sua filosofia no último ano e já deveria ter vendido o astro atual da companhia.

- Se eu fosse o presidente atual, teria negociado o Leandro Damião quando ele estava voando. O Inter recebeu proposta entre 20 e 22 milhões de euros. Agora, ele está mais desvalorizado.
O ex-dirigente colorado garante que não se arrependeu de qualquer venda e considera a de Alexandre Pato, quando já não era mais o presidente, a melhor da história do clube. Em 2007, o garoto de 17 anos foi negociado por € 22 milhões, o que na época rendeu R$ 56 milhões. Nesse período de 2003 a 2011, essa transação só perdeu para a de Robinho, do Santos para o Real Madrid. O atacante, então com 21 anos, saiu por € 24 milhões (R$ 67,8 milhões).
Se eu ainda fosse presidente do Inter, teria vendido o Damião quando estava voando. Agora, está mais desvalorizado"
Fernando Carvalho

O Inter fez outras boas transações para ocupar a ponta. Como a do volante Sandro, para o Tottenham, da Inglaterra, por € 10 milhões (R$ 24 milhões), em 2010; do atacante Taison, no mesmo ano, para o Metalist, da Ucrânia, por € 6 milhões (R$ 13,4 milhões); a do meia Giuliano para o Dnipro, da Ucrânia, por € 10 milhóes (R$ 22,5 milhões), em 2011; e a do meia Alex  para o Spartak Moscou, por € 5 milhões (R$ 15 milhões), em 2009.

Concorrente direto pela liderança, o São Paulo também vendeu bem de 2003 a 2011. Em 2010, o apoiador Hernanes foi negociado para o Lazio, da Itália, por € 13,5 milhões (R$ 30,9 milhões). Três anos antes, o clube cedeu o zagueiro Breno para o Bayern Munique, da Alemanha, por US$ 19 milhões (R$ 33,7 milhões). Bem antes disso, em 2003,  o maior astro são-paulino, o meia Kaká, foi para o Milan pelo valor de € 8,5 milhões (R$ 28, 9 milhões). No ano seguinte, o clube aceitou oferta do Porto de US$ 8 milhões (R$ 16 milhões) e negociou o atacante Luis Fabiano.

- Na época em que o São Paulo vendeu o Kaká, achou que tinha feito um bom negócio. Mas depois se viu que não foi bem assim. Mas é um clube que sabe negociar seus jogadores. Por ser um bom formador, leva vantagem - afirmou Amir Somoggi.

Carrossel_INTER-SAOPAULO_Jogadores-vendidos (Foto: infoesporte)Pato, Nilmar e Alex pelo Inter; Kaká, Breno e Luis Fabiano pelo São Paulo: clubes vendem mas conseguem repor saída de grandes jogadores. Faturam milhões e ganham títulos (Foto: infoesporte)

Montar uma usina para fabricar talentos é o principal motivo, segundo Somoggi, de o Atlético-PR figurar em sexto lugar, à frente de Grêmio e Palmeiras. O clube paranaense procura seguir o exemplo do Tricolor Paulista. E não ter no momento uma divisão de base forte é também a justificativa que o consultor de marketing encontra para os quatro grandes do Rio não aparecerem entre os oito principais vendedores de craques do futebol brasileiro.

- O Atlético-PR pode não ter uma grande torcida, mas montou uma baita estrutura. Com isso, forma jogadores, valoriza os aspectos técnicos. Os clubes do Rio se enfraqueceram nesse sentido. Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo têm menos estrutura para formar jogadores. Deveriam seguir o modelo do Inter.

Quem mais lucrou além do São Paulo com a venda do Lucas foi o Santos. Essa negociação valorizou mais o Neymar"
Amir Somoggi

Mesmo com Inter e São Paulo se isolando mais na ponta dos negócios,  Amir, que elogiou também Cruzeiro e Corinthians, prefere a política do Santos, o quinto colocado em faturamento na venda de jogadores.

- O Santos está copiando o padrão dos grandes clubes europeus, que conseguem manter o grande astro da equipe. É o que o Barcelona faz com o Messi, o Real Madrid com o Cristiano Ronaldo...  Fez bem em não vender ainda o Neymar. A torcida fica feliz, o jogador fica feliz, títulos vêm. O jogador se valoriza. Quem mais lucrou com a venda do Lucas para o PSG, além do São Paulo, foi o Santos. Essa negociação valorizou ainda mais o Neymar. Imagina quanto ele não vai valer agora...O ídolo é importante. Se o Oscar tivesse ficado mais tempo no Inter, poderia ser um ídolo como o Falcão. Vou dizer uma coisa: o Santos tem mais potencial de globalização do que o Flamengo, por exemplo - disse o consultor de marketing, que, tal como o torcedor, sonha ver os clubes brasileiros com futebol mais poderoso dentro de campo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/01/papoes-de-titulos-inter-e-sao-paulo-sao-os-campeoes-de-vender-craques.html