terça-feira, 30 de julho de 2013

Renatinha treina a cabeça para se adaptar a set mais curto na Superliga

Mudança ainda não confirmada pela CBV já é assunto entre as atletas; oposto do Jacareí considera ponto mais valorizado

Por Arthur Costa Jacareí, SP

Oposta Renatinha Colombo do Jacareí Vôlei (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com) Renatinha Colombo em treino do Jacareí
(Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
 
Ainda não confirmada, a mudança na duração dos sets da Superliga, que passariam de 25 para 21 pontos, é debatida por aqueles que mais seriam afetados pela alteração: os jogadores. Para se prevenir de um possível impacto quando a medida por oficializada, a oposto Renatinha Colombo, do caçula da temporada do vôlei feminino Jacareí, treina a ''cabeça'' para se adaptar à regra. Se antes, mesmo que inconscientemente, o foco aumentava quando uma das equipes chegava ao 20º ponto, a meta é chegar à segunda parada técnica, dos 16 pontos, com o nível máximo de concentração.

- Vai ser muito mais rápido. Teremos que prestar muita atenção. Um ponto será muito importante. Agora que reduziu, já não dá mais para buscar uma desvantagem grande. É trabalhar a cabeça porque realmente não dá mais para esperar chegar no 20. No 15, já temos que pensar em fechar o set - disse a atleta, que se mostrou favorável à medida caso ela sirva para aumentar a exposição do esporte.

- O que a gente pensa é: 'para quê (mudar)?' Se a TV aberta for passar, é ótimo. Como a gente vê futebol, as pessoas também querem ver o vôlei, um esporte que está em alta - completou.

Animada com o novo projeto na carreira, Renatinha está ansiosa para atuar ao lado da amiga Fernandinha, levantadora da equipe. Depois de atuarem juntas na seleção paulista, ainda como juvenis, elas reeditam a parceria na equipe do Vale do Paraíba. A oposto evita traçar uma meta para o primeiro ano de time. A intenção, segundo ela, é fazer uma boa temporada para que o projeto tenha continuidade.

- Acho que não tem essa de até onde podemos chegar. Nosso objetivo é fazer grandes jogos e incomodar o pessoal lá de cima. É difícil falar em posição. Temos que fazer um bom campeonato para que o projeto siga por vários anos - destacou.

Vôlei Feminino de Jacareí (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com) 
Jacareí e São José voltam a se enfrentar em jogo-treino na terça-feira (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
 
Com um time formado por atletas que vieram de várias equipes que disputaram a Superliga na temporada passada, Renatinha acredita que a pré-temporada tenha papel importante no entrosamento do grupo, que estreia em uma competição oficial em 9 de agosto, pela Copa São Paulo, diante do Sesi, na Vila Leopoldina. Depois de um jogo-treino contra São José dos Campos na última quinta-feira, 25, as equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira, 30.

- Veio uma de cada tima, mais ou menos. Esses amistosos são muito importantes, é uma parte importante da preparação - completou.

Nenhum comentário: