terça-feira, 30 de julho de 2013

Ex-nº1 da ATP, Guga é homenageado: 'Sou peixe fora d'água nessa turma'

Entidade presta reverência a tenistas que terminaram temporada como líderes do ranking mundial, entre eles o tricampeão de Roland Garros

Por Thiago Lavinas São Paulo

Com o tradicional sorriso fácil no rosto e fininho como nos tempos de atleta, Gustavo Kuerten foi a estrela de um evento organizado pela ATP (Associação de Tenistas Profissionais), nesta terça-feira, em São Paulo, para homenagear os 16 tenistas que terminaram uma temporada como número 1 do mundo desde a criação do ranking profissional da entidade. Aos 36 anos, o maior tenista brasileiro de todos os tempos recebeu de presente um quadro e também teve a surpresa de ter um selo lançado pelos Correios. Em setembro, Guga é um dos convidados de uma festa de gala organizada pela ATP na comemoração dos 40 anos do ranking mundial, que vai reunir todas as estrelas da história do tênis internacional.

- É uma honra muito grande fazer parte desta turma seleta. Sou um peixe fora d'água nessa turma aí. Mas como gosto de praia, tudo bem (risos). Sou fã de muitos desses caras que estão aí. Estou ansioso para tirar a foto do lado de todos esses caras em Nova York. Não posso esquecer a minha câmera - disse.


tênis guga gustavo kuerten evento (Foto: Thiago Lavinas) 
Guga recebe quadro em homenagem aos tenistas que terminaram ano como nº 1 (Foto: Thiago Lavinas)
 
Guga mostrou-se emocionado com a homenagem. Lembrou de momentos marcantes da época de jogador. E afirmou que considera que o sérvio Novak Djokovic tem tudo para ser um dos maiores tenistas da história.

- Djokovic pode quebrar vários recordes do tênis. Ele tem tudo para isso nos próximos anos. Ele já tem seis títulos de Grand Slam, vai ganhar mais aí nos próximos anos. É o cara do momento.
Curiosamente, Djokovic sempre foi fã do brasileiro e revelou, em sua biografia, que se espelhava em Guga quando era criança. Inclusive, escolhia o tricampeão de Roland Garros para jogar videogame.

tênis guga gustavo kuerten evento (Foto: Thiago Lavinas) 
Guga vira selo comemorativo (Foto: Thiago Lavinas)
 
- Eu ainda não consigo entender isso tão claro. Na minha infância era igual. Jogava ping pong já que não tinha videogame e também escolhia o (John) McEnroe, o Boris Becker. É o lado imaginário que é fundamental para uma criança. É lindo isso. De um super-atleta do tênis me ter como referência. Ainda vai demorar alguns anos para entender tudo isso. 

Gustavo Kuerten terminou o ano de 2000 na liderança do ranking mundial. Além do brasileiro, a ATP está homenageando outros 15 tenistas: John McEnroe (1981, 82, 83, 84), Bjorn Borg (1979, 80), Jimmy Connors (1974, 75, 76, 77, 78), Ilie Nastase (1973), Novak Djokovic (2011, 12), Rafael Nadal (2008, 10), Roger Federer (2004, 05, 06, 07, 09), Pete Sampras (1993, 94, 95, 96, 97, 98), Andy Roddick (2003), Lleyton Hewitt (2001, 02), André Agassi (1999), Jim Courier (1992), Stefan Edberg (1990, 91), Mats Wilander (1988) e Ivan Lendl (1985, 86, 87, 89).

- Enfrentei o (Pete) Sampras, (Roger) Federer, (Lleyton) Hewitt, Andy Roddick, (Jim) Courier e o (André) Agassi. Acho que deles eu gostaria de ter enfrentado também o Nadal. Ele me faria sentir um pouco mais em casa por ser um duelo no saibro. Mas vamos deixá-lo ficar mais velhinho (risos) - disse Guga, que lembrou do duelo que fez e venceu contra o sérvio Novak Djokovic no ano passado no Rio de Janeiro.

Único tenista sul-americano na lista e dono de 20 títulos de simples no circuito mundial, Guga apostou que Andy Murray é, atualmente, o tenista com mais chances de entrar nesta seleta lista da ATP.

- Andy Murray seria o próximo atualmente, mas é difícil. O Murray já passou pelo maior desafio dele que era ganhar um Grand Slam em casa. A partir daí, num descuido do Djokovic, a tendência seria ele assumir o posto. Acho difícil ser o Ferrer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/guga-e-homenageado-pela-atp-sou-peixe-fora-dagua-nessa-turma.html

Nenhum comentário: