domingo, 25 de novembro de 2012


Preocupado com a semifinal da Copa Sul-Americana, Ney Franco vai poupar os titulares do Tricolor em Campinas, neste domingo, no Moisés Lucarelli

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Paulo Henrique Ganso fará seu primeiro jogo como
titular (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
Ponte Preta e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 17h (de Brasília), no Moisés Lucarelli, num jogo em que ambos parecem menosprezar a matemática - a Macaca por ter um risco mínimo de cair, o Tricolor por já não acreditar na possibilidade de terminar como vice-campeão brasileiro, o que o levaria direto à fase de grupos da Libertadores.

Com 46 pontos, a Ponte só será rebaixada se perder seus dois jogos e vir Sport, Náutico, Bahia, Portuguesa e Coritiba fazerem uma complexa combinação de resultados. E, ainda assim, a Macaca leva larga vantagem sobre o Sport, primeiro time na zona do rebaixamento, no critério saldo de gols: o da Ponte é de sete negativos, e a equipe pernambucana tem déficit de 16.

Para o São Paulo, a vaga na fase prévia da Libertadores já está garantida, mas o vice-campeonato só viria com duas vitórias e tropeços de Atlético-MG e Grêmio. Até por isso, o foco tricolor está na partida de quarta-feira, contra a Universidad Católica, pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Ney Franco vai poupar seus titulares e fazer alguns testes na equipe. O principal deles é a escalação de Ganso como titular - será o terceiro jogo do meia no Tricolor, o primeiro desde o início.


Como o risco de rebaixamento é praticamente nulo, a Ponte busca um resultado positivo para se firmar na zona de classificação à Sul-Americana. Com os novos critérios da CBF, no entanto, a presença no torneio dependerá também da participação da equipe na Copa do Brasil de 2013. Se chegar às quartas de final da Copa do Brasil, a Ponte fica fora da disputa continental. 


Roger da Ponte Preta e Ademilson do São Paulo (Foto: Montagem sobre foto da Futura Press)Roger, da Ponte, e Ademilson, do São Paulo: apostas de gol ( Montagem sobre fotos da Futura Press)

A partida será transmitida pela TV Globo para os estados de SP (exceto cidade de Campinas), RS e MG. Para o restante do país, a opção será o canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha também em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 16h30.

header as escalações 2
Ponte Preta: Guto Ferreira iniciou a semana com a possibilidade de repetir pela primeira vez de uma partida para outra a escalação que considera ideal. Mas o treinador dificilmente conseguirá cumprir a expectativa. Com dores no púbis, o atacante Luan foi poupado dos treinos e é dúvida. Ele fará tratamento intensivo até momentos antes da partida para tentar reunir condições de atuar. Caso seja vetado, Rildo, que volta de suspensão, entra em seu lugar. O restante do time não sofrerá mudanças. A provável Ponte tem Edson Bastos; Wendel Santos, Cleber, Ferron e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Cicinho e Nikão; Rildo e Roger.

São Paulo: como o time retornou de viagem de Santiago na noite da última sexta-feira, o técnico Ney Franco teve apenas o treino deste sábado para trabalhar com a equipe que irá a campo. Ele vai abdicar do esquema 4-2-3-1, que vinha sendo utilizado com sucesso para usar o tradicional 4-4-2, com a seguinte formação: Denis; Douglas, João Filipe, Edson Silva e Henrique Miranda; Paulo Assunção, Maicon, Cícero e Ganso; Ademilson e Willian José.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Ponte Preta: Luan é a única dúvida da Macaca. O restante do elenco está à disposição de Guto Ferreira.
São Paulo: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo, Cortez, Wellington, Denilson, Jadson, Lucas e Osvaldo foram poupados pela comissão técnica. Luis Fabiano está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Fabrício, que operou o joelho esquerdo, só retorna em 2013.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Ponte Preta: André Luis, Diego Sacoman, Gerônimo, Giancarlo, Gustavo Lazzaretti, Lucas e Ricardinho.


São Paulo: Ademilson, Bruno Cortez, Ganso, João Filipe, Maicon, Osvaldo, Paulo Assunção, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Rogério Ceni.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Luiz Flavio de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP). Luiz Flavio arbitrou dez jogos no Brasileirão, marcou 404 faltas (média de 40,4 por jogo), aplicou 56 amarelos (média de 5,6 por jogo), um vermelho (média de 0,1 por jogo) e um pênalti (média de 0,1 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo da Macaca na Série A deste ano: Ponte Preta 2 x 1 Portuguesa (19ª rodada).

header fique de olho 2

Ponte Preta: Ferron. O zagueiro completa 100 jogos com a camisa da Macaca. O São Paulo também foi o adversário na estreia do defensor pela Ponte, pela terceira rodada do Paulistão de 2011. Na oportunidade, a Ponte venceu por 1 a 0, no Morumbi. De lá para cá, Ferron ganhou espaço, entre altos e baixos, e participou das boas campanhas da Macaca na Série B do ano passado e no estadual deste ano. No Brasileirão, subiu de produção recentemente com a entrada de Cleber, ficando mais na sobra.


São Paulo: Willian José. Vice-artilheiro da equipe na temporada, com 15 gols, o atacante deverá começar como titular pela última vez. Isso porque seu contrato termina em 31 de dezembro e não será renovado. O atleta já tem um acordo encaminhado para defender o Santos em 2013.

header o que eles disseram

Nikão, meia da Ponte Preta: “Independentemente dos jogadores que entrarem em campo, será uma partida complicada. Se eles (São Paulo) vierem com reservas, os atletas vão querer mostrar serviço para buscar espaço. Nós temos de fazer a nossa parte, entrar concentrados e manter o nosso foco, que é a Sul-Americana”.


Ney Franco, técnico do São Paulo: "Chegou o momento no ano que temos que priorizar e temos uma decisão importante na Sul-Americana. Optamos por recuperar fisicamente os titulares e vamos poupá-los neste domingo".
header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* As campanhas das equipes são bem diferentes no segundo turno. A Ponte Preta, dos 51 pontos que disputou, conquistou 23, fruto de seis vitórias, cinco empates e seis derrotas. Já o São Paulo somou 31 pontos (nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas) e tem a terceira melhor campanha, atrás de Fluminense e Corinthians.

* Como mandante, a Ponte tem aproveitamento de 61%. Foram 18 partidas, com nove vitórias, seis empates e três derrotas, marcando 22 gols e sofrendo 14. Já o São Paulo, como visitante, não tem bom desempenho. Com o mesmo número de apresentações, foram somadas cinco vitórias, três empates e dez derrotas. O time conquistou 33% dos pontos que disputou.
header último confronto v2
São Paulo e Ponte Preta se enfrentaram pela última vez no dia 18 de agosto, no Morumbi, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Tricolor venceu por 3 a 0, gols marcados por Rogério Ceni, Lucas e Osvaldo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/com-risco-minimo-ponte-pega-o-misto-do-sao-paulo-com-ganso.html

Publicitária fala sobre participações no Circuito Vênus desde 2009


Paulista Adrianna Braga, que disputou a prova em oito oportunidades,
quer completar o percurso de 10km abaixo de 44 minutos

Por Rio de Janeiro

eu atleta Adrianna Braga Circuito Vênus  (Foto: Arquivo Pessoal)Adrianna após sua participação em março de 2010
(Foto: Arquivo Pessoal)

Há quatro anos unindo corrida, diversão, beleza e saúde, a segunda etapa de 2012 do Circuito Vênus, voltado só para as mulheres, acontece no Rio de Janeiro neste domingo, e em São Paulo, no dia 16 de dezembro, com percursos de 5 e 10 km. O evento reúne cerca de cinco mil corredoras em cada edição, que também se beneficiam do dia de beleza que acontece sempre na véspera de cada prova. Para a paulista Adrianna Braga, que disputa o evento desde 2009, a prova é o marco de seu ingresso nas corridas de rua, e por isso, tem um lugar todo especial guardado na memória.
Euatleta header Relato (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Por Adrianna Braga

"Dia 8 de março de 2009 foi um dos dias mais importantes da minha vida de corredora. Participei do Circuito Vênus, minha primeira prova de corrida, correndo 5 km em 25 minutos.Foi o estímulo que eu precisava para nunca mais parar de treinar e participar de mais corridas. Fiquei tão encantada com a energia da prova (o dia de beleza, que é todo dedicado para as mulheres, afinal, que mulher não gosta de ser mimada? Além disso, o percurso é muito gostoso), que estava ansiosa para a próxima.

Dito e feito, em novembro me inscrevi para a segunda etapa, e fiquei mais animada ainda, queria viver tudo aquilo de novo e ver se todo treino tinha valido a pena, e valeu: diminui três minutos do meu tempo da primeira etapa, completando em 22 minutos. Nos anos seguintes, 2010, 2011 e 2012, participei de todas as etapas, no começo e no final do ano, e agora, em 2012, corro a prova pela oitava vez, no quarto ano seguido.


Essa prova é muito especial para mim em todos os sentidos, marcou recordes pessoais, fui de 25m para 19m56s nos 5km (etapa de março deste ano), e foi nela também que estreei nos 10km. É uma prova em que não abro mão de fazer, a organização, o cuidado e a atenção que a prova tem com cerca de cinco mil mulheres é impecável, além de poder correr com as amigas. Gosto muito de curtas distâncias, e sem dúvida, as duas etapas do começo são carta marcada no calendário anual de provas. Espero que eu consiga bater mais um recorde na segunda etapa, e fazer os 10km abaixo de 44m".

eu atleta Adrianna Braga Circuito Vênus  (Foto: Arquivo Pessoal)Adrianna durante disputa em fevereiro de 2011, em São Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)

Herói com luvas, Felipe Melo recebe elogios até de Taffarel: 'Sai que é sua!'


Treinador de goleiros do Galatasaray repete frase eternizada na Copa de 1994. 'Fingi que ia para um lado e caí para o outro', diz o 'novo' camisa 1

Por Victor Canedo Rio de Janeiro

Felipe Melo e Taffarel comemoram na partida do Galatasaray (Foto: Reprodução / Instagram)Felipe Melo e Taffarel comemoram juntos a vitória
do Galatasaray (Foto: Reprodução / Instagram)

É uma daquelas coincidências sensacionais que o destino prega. Quando Fernando Muslera foi expulso por cometer um pênalti aos 45 minutos do segundo tempo, Felipe Melo encaminhou-se praticamente de imediato até o uruguaio para pegar suas luvas. A poucos metros dali estava Claudio Taffarel, preparador de goleiros do Galatasaray e ídolo de cada brasileiro em especial nas Copas do Mundo de 1994 e 1998. O volante superou as três substituições já realizadas e incorporou o espírito do antigo camisa 1 para defender a cobrança de Türkdogan. A vitória de seu time sobre o Elazigspor, por 1 a 0, estava garantida. E o líder do Campeonato Turco teve um herói às avessas.

- O Taffarel mesmo brincou e falou "sai que é sua, Felipe Melo!". Quando acabou o jogo ele correu em minha direção e me abraçou. Não falou nada antes porque não tinha muito o que falar. Não dá para escolher esquerda, direita. Mas confesso que me ajudou bastante depois do pênalti. Houve uma falta na entrada da área e eu não sabia quantos homens na barreira eu colocava. Ele soube que iriam cruzar e me aconselhou a pedir um só. É um cara que ganhou tudo. Depois de pegar o pênalti é que não iria tomar o gol, não é? - disse em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM o "Pitbull", como é conhecido pela torcida, antes mesmo de a bola sair pela lateral.

Felipe não teve problemas em admitir que adiantou-se alguns centímetros antes de pular para o lado direito. Talvez por ser praticamente uma novidade ao longo de sua carreira - ele já viveu a mesma experiência em 2006, quando Ronaldinho converteu a cobrança pelo Barcelona contra o Racing Santander. Ou pelo momento de heroísmo.

- É igual quando se faz um golaço de bicicleta irregular. O juiz tem que passar a mão na cabeça (risos). Eu não tenho cacoete de goleiro para ficar parado. Só me dei conta que caminhei depois que vi o vídeo. Tenho na cabeça eu olhando nos olhos do atacante, estava muito confiante mesmo. O problema é que o gol ficou gigante, não sabia para qual lado ir. A sorte é que ele bateu mais ou menos como eu, olhando para o goleiro até o último momento. Fingi que ia para um lado e caí para o outro. Saber que vai pegar o pênalti é uma sensação muito gostosa. Só tive que fazer a bola sair pela lateral - contou o camisa 10, idolatrado até mesmo numa partida fora de casa.

- Acabou o jogo e todos vieram me abraçar. O mais legal é que sempre disse que queria me tornar um ídolo nacional. E ontem (sábado) fui aplaudido pela torcida adversária. Estou muito contente pela atuação, pela liderança e por poder ajudar. A história acabou sendo feita - completou.

Felipe Melo defende pênalti pelo Galatasaray (Foto: Divulgação / Site Oficial do Galatasaray)Felipe Melo caiu no canto certo e defendeu a cobrança nos minutos finais (Foto: Site Oficial do Galatasaray)

Pênalti perdido vira passado
Na memória recente de Felipe, no entanto, pênalti era um pequeno incômodo. Se marcou dez gols dos últimos 11 pelas suas contas, a cobrança errada contra o Cluj, pela Liga dos Campeões, custou a classificação antecipada no Grupo H - o Galatasaray ainda tem a vantagem na última rodada, no próximo dia 5 de dezembro.

Felipe Melo defende pênalti pelo Galatasaray (Foto: Divulgação / Site Oficial do Galatasaray)Comemoração do 'Pitbull' começou antes mesmo
de a bola sair (Foto: Site Oficial do Galatasaray)

- Até então não tinha perdido. Contra o Cluj o campo estava horrível, tive de mudar meu jeito de bater. Meu pé afundou numa poça d'água na hora e acabei chutando à meia-altura. Mas o Messi perde, o Zico já perdeu. Se eu continuar nessa minha média está ótimo.
Se na Champions as aspirações do Galatasaray passam por alcançar o mata-mata, no Turco a meta de se tornar o bicampeão segue viva. A defesa de Felipe ajudou diretamente o Galatasaray a permanecer na liderança do Turco após 13 rodadas, com 25 pontos, dois a mais que o vice-líder Antalyaspor.

- Jogamos bem durante todo o segundo tempo, merecíamos um resultado mínimo de 5 a 0. Mas eu estava desconfiado, algo iria acontecer. É aquela: quem não faz leva. O pênalti saiu numa jogada isolada, tivemos dois pênaltis a favor que o árbitro não deu. O Besiktas tinha vencido, o Fenerbahçe pode vencer no domingo. Ou seja: a liderança estava ameaçada. Foi bom porque tornou a importância da defesa ainda maior (risos) - encerrou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/11/heroi-com-luvas-felipe-melo-recebe-elogios-ate-de-taffarel-sai-que-e-sua.html

O Fim da Esperança: a trajetória do Palmeiras na queda para a Série B


EE segue jogadores e torcida alviverdes ao longo das últimas rodadas do Brasileirão e descobre manifestações de amor pelo clube ao redor do país

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O Palmeiras conviveu com o drama do rebaixamento por mais da metade do Campeonato Brasileiro. A situação perdurou até o final da competição, e para mostrar os bastidores desse momento difícil na vida dos palmeirenses, o Esporte Espetacular produziu um documentário com depoimentos de torcedores e jogadores sobre as expectativas durante as últimas rodadas do Brasileirão. (Veja ao lado uma versão exclusiva para internet com cenas inéditas)

O 18º lugar perseguia a equipe paulista desde a derrota para o Náutico nos Aflitos, na 30ª rodada. Convocado para um amistoso no Chile, Hernán Barcos chegou em cima da hora do jogo contra o Bahia, pouco apareceu em campo, mas foi decisivo, dando o passe para o gol de Betinho e garantindo uma injeção de ânimo para a equipe na rodada seguinte.

Contra o Cruzeiro, uma história diferente nas arquibancadas. A contragosto, o metalúrgico corintiano Jurandir Aparecido Bueno levava o palmeirense Leandro Bueno ao Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara. Pai e filho divididos pela maior rivalidade de São Paulo e tudo por causa de uma brincadeira de amigos.

Time do Palmeiras após empate com o Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Time do Palmeiras após empate com o Flamengo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- Eles começaram zoando meu pai, colocando camisa do Palmeiras em mim. Aí chegaram com o hino alto, eu escutei e de repente bateu. Bateu o Palmeiras no meu coração e está até hoje – comentou Leandro.

Os gols de Marcos Assunção e Barcos deram mais um fio de esperança à nação alviverde. Mas um gesto antes do jogo pode ter sido uma ajuda a mais para a vitória: as lentes do Esporte Espetacular registraram o assessor do clube, Fábio Finelli, jogando sal grosso nas traves de cada gol.

Paixão alviverde no samba
De Minas Gerais para o Rio Grande do Sul. A partida contra o Internacional provou que o Palmeiras atrai fãs não só no futebol. Presidente da Escola de Samba Mancha Verde de Porto Alegre, José Ricardo de Oliveira nasceu gremista e virou palmeirense por causa do carnaval. Mesmo assim, o sentimento tricolor permanece na rivalidade com o Colorado.

Nós somos os culpados, todos nós. Os trinta jogadores são culpados"
Hernán Barcos

- O Palmeiras não pode cair e logicamente para um clube não cair, ele precisa pegar um clube mais fraco para poder se manter. Hoje ele está pegando um clube mais fraco, que é o time da beira do rio lá, que eu não cito o nome – disse Zezinho, como é conhecido, às vésperas do jogo.
Placar aberto pelo Verdão, virada do Inter e um gol de mão. O 2 a 1 de virada deixou o Palmeiras estático, com 32 pontos, cinco atrás do Bahia, e dependente de uma vitória sobre o Botafogo, que não veio, mas poderia ser pior. Barcos, novamente, manteve as esperanças da torcida com um gol no fim de jogo, garantindo um empate por 2 a 2.

- Nós perdemos gols de cabeça, dentro da área, bola na trave sem goleiro. Se hoje estamos em outra situação, diferente do jogo de hoje, pode ter certeza que estaríamos comemorando uma vitória – explicou o técnico Gilson Kleina.

Vida ou morte
O ambiente para a decisão contra o Fluminense era instável. Além de ser um jogo de vida ou morte para o Palmeiras, alguns jogadores tinham sido ameaçados por torcedores. Apesar da luta em campo, o time das Laranjeiras venceu por 3 a 2, garantindo o título, e forçou o Verdão a vencer o Flamengo posteriormente para evitar a Segundona, já que, devido a um tropeço da Portuguesa, o Alviverde paulista não tinha chances de cair naquela rodada.

- A gente mostrou que tem condições de brigar de igual para igual com o líder do campeonato, temos condição de sair também – afirmou o goleiro Bruno.

torcida Palmeiras choro rebaixamento (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)Torcida chora após rebaixamento do Palmeiras (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)

A confirmação da queda veio contra o Flamengo. Com um gol de empate no segundo tempo, Vagner Love, um dos heróis no retorno à Série A em 2003, fechou o caixão do Palmeiras, que caiu para a Série B após um período de dez anos na elite. O clube será o quinto da história a disputar a Taça Libertadores do ano que vem atuando na segunda divisão.

- Nós somos os culpados, todos nós. Os trinta jogadores são culpados - declarou Barcos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2012/11/o-fim-da-esperanca-trajetoria-do-palmeiras-na-queda-para-serie-b.html

Campinas e Vôlei Futuro acirram rivalidade na estreia da Superliga


Times fazem o quinto encontro na temporada. Campinas leva ampla vantagem, com 100% de aproveitamento sobre o rival deste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Campinas vence o Vôlei Futuro pela semifinal do Campeonato Paulista (Foto: Divulgação / Medley)Imagem de um dos duelos entre as equipes na
temporada (Foto: Divulgação / Medley)

O encerramento da primeira rodada da Superliga masculina reserva mais um clássico do vôlei nacional. Depois de Minas x Cruzeiro no sábado, é a vez de Campinas e Vôlei Futuro acirrarem a rivalidade neste domingo, a partir das 13h, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV e e em Tempo Real pelo Globoesporte.com.

Será o quinto encontro entre as equipes na temporada. A vantagem é do Campinas, com 100% de aproveitamento sobre o Vôlei Futuro. Foram quatro triunfos pelo Paulista (dois na fase de classificação e dois nas semifinais) e um pelos Jogos Abertos.

- Neste primeiro momento, pretendo colocar a equipe nas primeiras colocações. Aposto no fator casa, pois temos uma torcida que passa uma energia muito boa para os atletas. Contamos novamente com – disse o técnico do Campinas, Marcos Pacheco.

Vice-campeã paulista, a equipe, aliás, terá um início caseiro e paulista na Superliga. Depois do Vôlei Futuro, recebe Sesi e São Bernardo na sequência antes de sair para o primeiro jogo fora de casa na competição, dia 6 de dezembro, contra Canoas.

Para o começo da Superliga, porém, Campinas não contará com o meio de rede Orestes, que vinha atuando de titular. Ele sofreu uma luxação no ombro direito, passará por uma cirurgia e perderá os primeiros jogos da Superliga. Sem ele, André Heller entra na equipe principal.

Atual vice-campeão, o Vôlei Futuro encara pela sétima vez a Superliga, mas, ao contrário das últimas temporadas, entra na competição como azarão e não como favorito. Lorena e outros jogadores importantes foram embora. A diretoria aposta em um elenco jovem.

- Tem que trabalhar bastante para as pancadas saírem mais fortes e aguentar até o fim da Superliga – afirma o ponteiro Rapha Oliveira.

Sobre o duelo contra Campinas, a equipe encara como uma revanche, devido ao retrospecto negativo recente.

- Vai ser um desafio pessoal pelo Vôlei Futuro. Tivemos vários confrontos com Campinas no Paulista e em todos saímos derrotados. Então precisamos desta vitória para dar moral – diz o técnico Cézar Douglas.

A Superliga tem 12 times, em chave única. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno e returno. Os oito melhores avançam para as quartas de final, com cruzamento olímpico. O atual campeão do torneio é o Cruzeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/11/campinas-e-volei-futuro-acirram-rivalidade-na-estreia-da-superliga.html

Na estreia da Superliga, Volta Redonda vence Pinda fora de casa


Partida foi bastante disputada no Vale do Paraíba. Definição do vencedor veio apenas no tiebreak após duas horas e meia de jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Pindamonhangaba, SP

Pinda x Volta Redonda Superliga (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)Equipe carioca foi melhor nos momentos de decisão
(Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Em jogo bastante disputado e definido apenas no set de desempate após mais de duas horas e meia de partida, Volta Redonda venceu Pindamonhangaba por 3 sets a 2 (20/25, 25/23, 25/23, 15/25 e 15/8), na tarde deste sábado, no ginásio Juca Moreira, no Vale do Paraíba, e começou com o pé-direito a Superliga Masculina atuando fora de casa.

Motivado pela estreia na elite do vôlei brasileiro e empurrado pela torcida, Pinda começou melhor e fechou a primeira parcial por 25 a 20. A equipe carioca equilibrou a partida no set seguinte, encaixando seu bloqueio e vencendo a segunda parcial por 25 a 23.

O equilíbrio seguiu no jogo e o terceiro set foi novamente decidido sem muita margem de vantagem para nenhuma das equipes. No final, Volta Redonda errou menos e fechou a parcial por 25 a 23.

No quarto set, o técnico de Pinda, João Marcondes, mandou seu time para o tudo ou nada. Mais focado, o time da casa abriu vantagem no placar e fechou a parcial por 25 a 15.
Mas o bom momento de Pinda parou por aí. No tiebreak, Volta Redonda voltou a encaixar seu bloqueio e virar seus ataques, abriu larga vantagem e fechou o jogo com 15 a 8 no set de desempate.

Na próxima rodada, Pinda terá uma verdadeira pedreira pela frente e encara o Rio de Janeiro, fora de casa na próxima quinta-feira, 29, às 20h. No mesmo dia e horário, Volta Redonda visita Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Pinda Vôlei Superliga (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)Pinda tenta se recuperar na Superliga diante do Rio de Janeiro (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

FONTE:

Atual campeão, Cruzeiro detona o Minas e começa bem a Superliga


Com Wallace e Leal arrasadores no ataque, equipe celeste confirma favoritismo e começa edição 2012/2013 com vitória irrepreensível em BH

Por Rodrigo Fuscaldi Belo Horizonte
As torcidas de Minas e Cruzeiro deram um show na primeira rodada da Superliga masculina de vôlei. Mais de dois mil torcedores lotaram a Arena JK, na noite deste sábado, em Belo Horizonte. O Minas, reformulado em relação ao time da última temporada, procurava surpreender o atual campeão Cruzeiro. Já a equipe celeste, reforçada com a presença do cubano Leal, que teve participação fundamental na partida, buscava confirmar o favoritismo. E foi isso o que aconteceu. Mesmo fora de casa, o Cruzeiro bateu o Minas por 3 sets a 0 (25/21, 25/19 e 25/21) e largou na frente na competição.

Junto com Leal, o outro grande destaque da partida foi o ponteiro Wallace. O jogador, destaque do Cruzeiro na campanha vitoriosa da última edição e também na seleção brasileira que disputou as Olimpíadas de Londres, foi espetacular nos saques e nos ataques. Com uma brilhante atuação, ajudou a equipe a conquistar a primeira vitória na Superliga.

Superioridade total
No primeiro set, o Minas até tentou equilibrar as ações. Henrique e Lucarelli, bem no jogo, colocaram várias bolas na quadra cruzeirense. Mas Leal e Wallace, no ataque e, principalmente, no saque, fizeram toda diferença. No segundo tempo técnico, o Cruzeiro já vencia por 16/12. O técnico do Minas tentou de tudo, fez alterações na equipe, mas, no fim, o Cruzeiro conseguiu fechar o set, em um ataque perfeito no meio da rede de Douglas Cordeiro: 25/21.

Cruzeiro e Minas Superliga de vôlei (Foto: Ronaldo Silveira / Divulgação Sada Cruzeiro)Douglas, do Cruzeiro (de branco), se prepara para fazer o ataque (Foto: Ronaldo Silveira/Divulgação Cruzeiro)

Com a obrigação de empatar a partida, o Minas voltou para o segundo set muito mais concentrado. E o Cruzeiro, por sua vez, começou a errar muito. Saques, bolas fáceis, falhas no ataque. Tudo contribuía para que o time da casa comandasse o placar, pelo menos até o primeiro tempo técnico: 8/7. Porém, a partir do décimo ponto, o Cruzeiro voltou a apresentar um jogo consistente e de alto nível. Tanto que abriu boa vantagem no placar e, no segundo tempo técnico, já vencia por 16/12. Até o fim, o Cruzeiro não deu chances ao adversário e venceu fácil: 25/19.
Embora não tenha sido o placar mais elástico da partida, o terceiro set foi o mais fácil. O Cruzeiro se mostrou muito tranquilo em quadra e não deu o menor espaço para que o Minas pudesse crescer. Muito pressionada e errando muito, a equipe da casa tropeçou nos próprios erros e não conseguiu suportar o volume de jogo do adversário. A torcida cruzeirense, em grande número no ginásio do rival, fez a festa e comemorou bastante a primeira vitória do time. Final de set: 25/21, em mais um show do Cruzeiro, que confirma que é um dos principais concorrentes ao título da Superliga.

Agora, na próxima rodada, o Minas encara o Florianópolis, quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), novamente na Arena JK, em Belo Horizonte. Já o Cruzeiro, no ginásio do Riacho, em Contagem, encara o Canoas, no mesmo dia, mas às 20h. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/11/campeao-cruzeiro-detona-o-minas-e-comeca-bem-superliga-3-sets-0.html

Atlético-MG luta por vaga direta na Libertadores e honra contra o Bota


Mineiros precisam vencer neste domingo, às 17h, contra rival sem maiores pretensões no Brasileiro, e ainda secar o Grêmio para alcançar objetivo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Campeonato Brasileiro já tem seu campeão, três clubes rebaixados e os quatro classificados para a disputa da Taça Libertadores de 2013. Há poucos clubes ainda em busca de seus objetivos, mas um deles estará no Engenhão. Neste domingo, às 17h (de Brasília), o Atlético-MG vai ao Rio em busca de uma vitória sobre o Botafogo para seguir lutando para garantir a classificação direta para a fase de grupos da competição sul-americana, enquanto o rival almeja apenas o quinto lugar, que seria a sua melhor campanha desde o título de 1995.

Sem Ronaldinho Gaúcho, machucado, o técnico Cuca mantém sua aposta em Bernard, convocado para a Seleção e eleito a revelação do Campeonato Brasileiro. O jogador formará a dupla de ataque com Jô na tentativa de acabar com a frustração de ter ficado longe da disputa do título da competição conquistando a classificação direta para a Taça Libertadores.

O Atlético-MG tem 66 pontos, um a menos que o Grêmio, o vice-líder. Neste ano, apenas os dois primeiros colocados terão vaga direta na principal competição internacional. O terceiro e o quarto irão para a Pré-Libertadores.

Enquanto o Atlético-MG ainda tem objetivos a alcançar, o Botafogo procura motivos para se manter inteiro na competição e brigar por vitórias nas últimas rodadas. Com 54 pontos, o time está dois atrás do Corinthians e a um do Vasco. Uma vitória se torna importante para tentar conseguir sua melhor colocação desde o título de 1995, ainda que fique a frustração por mais uma vez ficar perto da vaga na Libertadores, mas não alcançá-la.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O Premiere transmite para todo o Brasil, pelo sistema pay per view.

header as escalações 2

Botafogo: disposto a jogar como se ainda estivesse na briga pelo título, o técnico Oswaldo de Oliveira não fará experiências, nem poupará jogadores. A única mudança por opção deve ser a entrada de Fellype Gabriel no lugar de Renato, atuando como volante. Com isso, ele mandará a campo Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Fellype Gabriel, Andrezinho, Seedorf e Lodeiro, e Elkeson.

Atlético-MG: o técnico Cuca definiu a equipe com a entrada de Carlos Cesar na vaga de Marcos Rocha, suspenso, e do meia Escudero no lugar de Ronaldinho, vetado por causa de uma pancada no joelho direito. O restante da equipe será a mesma que iniciou o duelo contra o Atlético-GO, na rodada passada. O Galo irá a campo com Victor, Carlos Cesar, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Escudero e Guilherme; Jô e Bernard.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: Marcelo Mattos foi submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen rompeu o ligamento do joelho esquerdo. Eles só voltam a jogar em 2013. Oswaldo também não contará com Bruno Mendes, que teve seu contrato de empréstimo rescindido por decisão da Justiça.
Atlético-MG: o meia Ronaldinho Gaúcho sentiu dores no joelho direito devido a uma pancada no treino de quinta-feira. O lateral Marcos Rocha, suspenso, desfalca o time. O atacante Neto Berola, com entorse no joelho esquerdo, está vetado pelo departamento médico do clube. E o zagueiro Rafael Marques continua fora desde o traumatismo craniano que sofreu na partida contra o Santos.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Botafogo: Andrezinho, Antônio Carlos, Dória, Elkeson, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vitor Júnior.

Atlético-MG: Ronaldinho Gaúcho, Neto Berola, Rafael Marques, Leonardo Silva e Carlos Cesar.header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Márcio Luiz Augusto (SP) e João Patricio de Araújo (GO). Wilton Pereira arbitrou 15 jogos no Brasileirão, marcou 645 faltas (média de 43 por jogo), mostrou 101 cartões amarelos (média de 6,7 por jogo) e sete vermelhos (média de 0,47 por jogo) e marcou dois pênaltis (média de 0,13 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos mineiros na Série A deste ano: Atlético-MG 1 x 0 Corinthians (2ª rodada) e Atlético-MG 2 x 2 Ponte Preta (20ª rodada).

header fique de olho 2
Botafogo: Elkeson volta a ser titular do Botafogo na ausência de Bruno Mendes. O jogador é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com 10 gols. Ele tem duas propostas oficiais para deixar o clube e deve se despedir ao fim da competição.

Atlético-MG: com a ausência de R49, o destaque da equipe é o atacante Bernard. Veloz e com qualidade técnica, o jogador é a esperança de jogadas ofensivas fora de casa. Especulado no futebol russo, a revelação atleticana deverá fazer o penúltimo jogo pelo clube no Engenhão.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "É mais um passo à frente na busca de melhorar. Todos os clubes tiveram problemas de percurso. Fomos muito atrapalhados por contingências de saída de jogadores e outras coisas que aconteceram durante os jogos e foram decisivas para não vencermos. Por isso, eu estou muito otimista com esse time, principamente com a continudiade do trabalho".


Leandro Donizete, volante do Atlético-MG: “Vai ser um jogo duro porque o Botafogo é muito forte em casa. Mas temos de pegar essa vaga direta na Libertadores. Nos treinos, nós mostramos que está todo mundo focado. E vamos com tudo em busca dessa classificação”.

header números e curiosidades
* O retrospecto recente deste clássico no Brasileirão é amplamente favorável ao Botafogo. De 2001 para cá, as duas equipes se enfrentaram 25 vezes e o Galo venceu apenas quatro (4 a 0, em 2001; 2 a 1, em 2008; 4 a 0, em 2011, e 3 a 2, este ano). Nos demais jogos, o Bota venceu 15 vezes e empatou seis.

* A média de gols do confronto entre Botafogo e Atlético em Brasileiros é superior a três gols por partida. Foram marcados 120 gols em 39 jogos e apenas três empates sem gols foram registrados, todos no Rio de Janeiro, dois no Maracanã (1978 e 87) e um no Caio Martins (2000). A partida com o maior número de gols deste confronto em Brasileiros foi o fantástico empate em 5 a 5, no Mineirão, em 1998.

* Neste Brasileirão, o Atlético-MG não vai bem em jogos como visitante. São 18 jogos, com cinco vitórias, sete empates e seis derrotas, um aproveitamento de 40,7%. Já o Botafogo tem um bom retrospecto em casa. Em 18 jogos foram 13 vitórias, quatro empates e cinco derrotas,
 aproveitamento de 57,4%.

* Quem tem vantagem? Confir
a o histórico do confronto na Futpédia.
header último confronto v2
No dia 19 de agosto deste ano, o Atlético-MG venceu por 3 a 2 o Botafogo, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Neto Berola fez o gol decisivo aos 43 minutos do segundo tempo dando a vitória ao Galo. Marcaram ainda pelo time mineiro, Jô e Escudero. Pelo Botafogo, Andrezinho fez os dois gols. Veja ao lado os melhores momentos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/atletico-mg-luta-por-vaga-direta-na-libertadores-e-honra-contra-o-bota.html

Desfalcados, Timão e Peixe ficam no empate em bom jogo no Pacaembu

Corinthians, sem Paulinho, e Santos, sem Neymar, travam duelo quente, mas que pouco interfere na classificação do


 A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari e Marcelo Prado

Sem suas principais estrelas, Corinthians e Santos fizeram um jogo de equilíbrio na atuação e no placar. No duelo de Tite e Muricy, dois dos técnicos candidatos ao cargo na Seleção Brasileira, Corinthians, sem Paulinho, e Santos, desfalcado de Neymar, empataram por 1 a 1, neste sábado, no Pacaembu, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O estádio estava lotado: o público pagante foi de 34.171 pessoas, e o total, de 36.482, com renda de R$ 1.157.591,94. E tudo no ritmo do Mundial do Japão.

Foi um embate entre pressa e paciência. O Timão teve um início insinuante, semelhante ao que fez em toda Libertadores, mas se perdeu em momentos de um nítido nervosismo e permitiu que o Peixe equilibrasse o jogo. Tranquilidade que sobrou para o Santos sair na frente com Felipe Anderson no primeiro tempo. A igualdade veio a dez minutos do fim, em uma cabeçada certeira do zagueiro Wallace.

A pouco mais de uma semana da viagem para o Oriente, o Corinthians tem quebrada sua série de quatro vitórias consecutivas no Brasileirão e cai para a sexta posição, com 57 pontos. Na rodada final, dois dias antes do embarque, faz outro clássico, agora contra o São Paulo, domingo, às 17h, novamente no Pacaembu – o Morumbi será usado para o show da cantora Madonna.
  
Já o Santos minimiza os números pouco positivos na edição de 2012. O time que iniciou a competição como um dos favoritos ao título aparece apenas na nona colocação, com 50 pontos. No próximo sábado, encerra a participação diante do Palmeiras, às 19h30m, na Vila Belmiro.

Danilo do Corinthians e Arouca do Vasco (Foto: Leandro Martins / Ag. Estado)Danilo, do Corinthians, na perseguição a Arouca, do Santos (Foto: Leandro Martins / Ag. Estado)

Timão começa bem, Peixe marca primeiro

A aproximação do Mundial de Clubes fez o Corinthians voltar a utilizar uma estratégia de muito sucesso na Libertadores. Com a marcação adiantada, o Timão iniciou a partida em ritmo alucinante e forçou os erros defensivos do Santos. Espaço para isso não faltou. Tanto que, em seis minutos, Romarinho e Guerrero apareceram livres na área e só não marcaram por causa de boas saídas do goleiro Rafael.

O Peixe conseguiu jogar quando encaixou a marcação sobre o setor ofensivo corintiano. Se a velocidade foi a arma do Timão, a equipe do litoral apostou na paciência para acalmar a partida. Substituto de Neymar, suspenso, Victor Andrade pouco produziu. Apareceu apenas recebendo de Muricy Ramalho uma sonora bronca na beirada do campo por não cumprir as orientações táticas de atuar pela direita. Na esquerda, Patito Rodríguez era igualmente nulo.

Com Anderson Polga e Edenílson nas vagas de Ralf e Paulinho na marcação, o Corinthians ficou vulnerável na proteção à defesa e mostrou dependência de seus selecionáveis. Por lá, o Santos chegou ao gol, aos 35 minutos. Felipe Anderson tabelou com André, invadiu a área e chutou forte, no canto esquerdo de Cássio.

Todo o volume apresentado pelo Corinthians no início da partida desapareceu até o fim do primeiro tempo. A reação esperada pelos mais de 30 mil alvinegros presentes no Pacaembu não aconteceu. Na melhor chance criada, Romarinho errou a cabeçada com o gol vazio após saída errada de Rafael em cobrança de escanteio.
  
Tite manda Corinthians ao ataque e consegue o empate

O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma postura de tentar encurralar o Santos no campo de defesa nos primeiros minutos. No embalo da torcida, o Timão foi para cima e teve grande oportunidade nos pés de Emerson. Ele recebeu na área um passe de Guilherme Andrade nas costas da defesa e chutou por cima.

Coincidência ou não, a equipe se enervou após a chance perdida e, mais uma vez, permitiu que o Peixe crescesse de produção. Sheik tentou resolver o jogo sozinho, abusando dos lances individuais e sendo pouco produtivo coletivamente. Romarinho correu, correu, correu... enquanto Guerrero e Danilo, bem marcados, quase não apareceram.

Tite arriscou tudo com a entrada de Guilherme no lugar de Anderson Polga e Jorge Henrique em substituição a Guilherme Andrade. O time ficou mais ofensivo, mas abriu espaços para o Santos atacar. Arouca fez grande atuação, tanto na marcação quanto no auxílio ao ataque. Para azar de Muricy, somente Felipe Anderson teve algum destaque. Pato Rodríguez, André e Victor Andrade quase nada produziram.

Sem conseguir criar com a bola no chão, o Corinthians chegou ao empate aos 34, em um lance de bola parada. Após cobrança de falta pela direita, o zagueiro Wallace apareceu entre os defensores rivais e cabeceou no canto direito de Rafael. Explosão corintiana no Pacaembu, de comemoração e alívio, num jogo que pouco importava para as pretensões dos dois times, mas que muito valia para alimentar a rivalidade que tem crescido muito nos últimos anos. 


FONTE:


Elas são boas... de bola: líderes de torcida enfrentam as musas do carnaval em Copacabana

Musas e cheerleaders de lingerie vão fazer duelo de futebol americano na Praia de Copacabana
Musas e cheerleaders de lingerie vão fazer duelo de futebol americano na Praia de Copacabana Foto: Urbano Erbiste
Bárbara Marcolini
Tamanho do texto A A A
Praia, futebol e mulher bonita. Junte as três coisas que o carioca mais gosta e você terá a receita para o Lingerie Soccer, a partida de futebol de areia que promete parar a praia hoje, às 10h30min. Divididas entre as equipes Musas do Carnaval e Cheerleaders, 24 gatas cariocas vão mostrar no Posto 4, em Copacabana, que são boas — de bola e de lingerie.

A inspiração veio dos EUA, onde uma liga de futebol americano feminino, a Lingerie Football League (LFL), faz o maior sucesso com jogadoras disputando a bola oval em roupas íntimas. No Rio, a ideia é criar uma liga semelhante, com competições em nível nacional. A partida deste domingo, em que jogarão as integrantes do grupo de cheerleaders do Showbol e musas do carnaval carioca, será o pontapé inicial para um projeto maior.

As gatas de lingerie vão fazer a alegria dos homens em Copacabana
As gatas de lingerie vão fazer a alegria dos homens em Copacabana

Apesar de não terem muita experiência com a bola nos pés, a meninas esbanjam disposição. Musa do Império Serrano e Rainha da Força Jovem do Vasco, Alessandra Mattos adora futebol, mas admite que sua maior habilidade é mesmo o samba. Já a atriz Tuane Rocha, de 30 anos, desfila há dez na Sapucaí e pratica futebol de areia para manter o corpo sarado.

— Sou uma atleta do carnaval. Quero entrar para ganhar e fazer muitos gols — diz a morena, que será destaque da Mocidade de Padre Miguel em 2013.

As líderes de torcida vão enfrentar as gatas do carnaval
As líderes de torcida vão enfrentar as gatas do carnaval

A modelo Catarina Braga, das Cheerleaders, está animada para estrear no gol, e diz não ver problemas em jogar de lingerie.
— Muitas meninas jogam altinho na praia só de biquíni, todo mundo respeita. Não há nada demais em estar de lingerie — garante.


A liga de futebol americano em lingerie faz muito sucesso nos Estados Unidos
A liga de futebol americano em lingerie faz muito sucesso nos Estados Unidos







Moldados em contrastes, Vettel e Alonso caçam tri no berço de Ayrton


Com a mesma determinação, mas com personalidades opostas, pilotos da RBR e da Ferrari brigam pelo título na prova que marca o adeus de Schumi

Por Alexander Grünwald, Felipe Siqueira e João Gabriel Rodrigues São Paulo

Fernando Alonso tem uma multidão à sua frente, mas não se intimida. Olha fixo, para frente, como se fosse inatingível. Não tem a menor preocupação com o que diz. Afirma, com toda a confiança de quem tem dois títulos nas costas e o status de ser considerado o mais talentoso de sua geração: “Por sorte ou desgraça, fiz um campeonato fora do normal. Não fosse isso, não estaríamos aqui lutando pelo título”.

Quinze minutos depois, quase ao lado, Sebastian Vettel tem a mesma multidão à frente, mas devolve um olhar tranquilo. Olha calmo, para frente, como se fosse veterano. Mas não: tem 25 anos, ainda que o currículo pareça gritar mais. Com os mesmos dois títulos nas costas e uma posição confortável no campeonato, é mais simples que Alonso nas declarações sobre a prova: “É a última etapa, nós iremos tentar caçar os caras da frente. Espero que nada diferente aconteça neste domingo”.

Vettel Alonso GP Brasil (Foto: Getty Images)Sorriso aberto, expressão fechada: Alonso e Vettel duelam em contrastes (Getty Images)

Vettel, da RBR, e Alonso, da Ferrari, parecem ter a mesma determinação, mas embalada em pacotes diferentes. Um, tranquilo, o bom garoto do circuito; o outro, agressivo, sempre disposto a incomodar. Mas, em uma Fórmula 1 que tem privilegiado as máquinas, os dois mostram ter aquelas tais fagulhas de talento dos melhores. Neste domingo, um deles dará o maior passo que sonharia dar. Vai superar, olhem só, uma marca de Ayrton Senna, até hoje o mais jovem tricampeão mundial, com 31 anos, seis meses e 29 dias. E justamente no GP do Brasil, em Interlagos, a partir de 14h, com transmissão da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Candidatos ao título calcados em contrastes, Vettel, que largará em quarto, e Alonso, sétimo no grid, têm a chance de superar a marca de Ayrton logo no berço do brasileiro, morto em 1994. O alemão é quem tem o caminho mais fácil. Depois de um início de 2012 turbulento, sem sinais da soberania que marcou o ano anterior, se acertou à mesma medida que Adrian Newey, o gênio da aerodinâmica, fez nascer sua nova mágica na RBR. Com o melhor carro da temporada, não teve rivais e chega à última etapa com 273 pontos, líder absoluto do campeonato, 13 pontos à frente do espanhol.


INFO - Chances de Vettel e alonso serem campeões (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
No treino classificatório de sábado, os coadjuvantes também se mostraram presentes. Lewis Hamilton, que fará sua última corrida pela McLaren antes de ir para a Mercedes, cravou sua primeira pole no Brasil, à frente do companheiro Jenson Button, segundo colocado. O australiano Mark Webber, da RBR, vem logo depois, em terceiro lugar. Felipe Massa voltou a superar Alonso e sairá em quinto, enquanto Bruno Senna será o 11º no grid com a Williams.


Vettel no treino do GP do Brasil (Foto: Getty Images)Vettel no treino do GP do Brasil (Foto: Getty Images)

Mas nem os números fazem Vettel ter a certeza do tri. Mesmo que passe tranquilidade no discurso, por vezes foi flagrado com a expressão tensa e incomum no box da RBR. Talvez por saber que seu único rival é dos mais perigosos, com alguns quilômetros de experiência a mais que podem pesar na corrida final. Se vencer, o alemão da RBR vai superar a marca de Ayrton com facilidade: tem apenas 25 anos. Caso perca, terá de explicar o inexplicável.

- Nós terminamos em quarto hoje, o que talvez não seja a melhor posição que poderíamos alcançar, mas nós podemos ficar um tanto felizes. Um quarto lugar no grid não é um desastre. Há mais pessoas atrás de nós do que à frente. Estou feliz com essa posição e há muitas oportunidades para amanhã.

O medo de Vettel vem do alto. O alemão sabe que Alonso tem certa atração pelas pistas molhadas. E a previsão aponta justamente para isso. Os 90% de chances de chuva para o horário da corrida em Interlagos fazem o espanhol acreditar no impossível. Depois do oitavo lugar no treino classificatório, que viraria sétimo após a punição a Pastor Maldonado, o piloto da Ferrari relembrou os feitos que o levaram até ali. As três corridas que venceu na temporada, ele diz, foram na base do talento e esforço diante das limitações que o carro lhe impôs.

fernando alonso ferrari gp do Brasil (Foto: Agência Getty Images)Alonso precisará de talento e sorte para ficar com o tri (Foto: Agência Getty Images)

E é por isso que Alonso torce desesperadamente por chuva neste domingo. Com um carro inferior não só à RBR, mas também à McLaren, o espanhol admite que apenas uma corrida anormal poderia mudar o rumo da temporada em seu último ato. Para isso, a pista molhada se torna praticamente indispensável.

- Em condições normais, não temos chances de lutar por vitória. Eu sei disso. Se eu tenho alguma esperança de título, é mais plausível contar com um abandono de Vettel do que eu terminar em uma posição em que consiga ultrapassá-lo na classificação. Obviamente, estou esperando por uma corrida caótica, e a chuva pode ser um importante fator mesmo que a pista molhada seja arriscada para todos - disse o espanhol, que superaria a marca de Ayrton apenas por meses.

Despedida de um mito

Disputa pelo título à parte, o GP do Brasil também marca o último ato de um dos maiores pilotos da Fórmula 1. Depois de um retorno de aposentadoria que não fez jus ao mito, Michael Schumacher se despede mais uma vez das pistas, três temporadas depois de voltar. O alemão, heptacampeão mundial, vai largar em 13º lugar, bem mais longe do que mereceria.

- São vinte anos de Fórmula 1, contando o tempo em que fiquei fora. Não importa como sairei do carro amanhã após a prova, e sim em que posição estarei. Tentarei fazer o melhor, e será bacana se eu estiver empolgado - afirmou.

E a corrida, além de tudo, conta com mais. Há espaço para Hamilton, que tenta roubar o posto de protagonista mais uma vez na despedida à McLaren. Há a dúvida polêmica sobre de que forma Massa ajudaria Alonso contra Vettel. E, no berço de Ayrton, provavelmente também haverá chuva neste domingo...


Michael Schumacher GP do Brasil (Foto: Getty Images)Michael Schumacher se despede da Fórmula 1 no Brasil (Foto: Getty Images)

Confira o grid de largada deste domingo:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m12s458
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m12s513
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m12s581
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m12s760
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m12s987
6 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m13s206
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m13s253
8 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m13s298
9 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m13s489
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m14s121
11 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m14s219
12 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m14s234
13 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m14s334
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m14s380
15 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m14s574
16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m13s174 (perdeu dez posições)
17 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m14s619
18 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m16s967
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m17s073
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m17s086
21 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m17s508
22 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m18s104
23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m19s576
24 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m19s699


F-1: Circuito GP Brasil (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)


FONTE: