sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tite, sobre possível convite da CBF: 'Que papai do céu me ilumine'


Fora dos microfones, treinador do Corinthians não confirma (e não descarta) assumir a Seleção Brasileira caso seja procurado pela entidade

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Tite no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, no treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Bastou Mano Menezes ser demitido para que Tite ganhasse força como o possível novo técnico da Seleção Brasileira. Antes do treino do Corinthians, nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, o treinador tentou desconversar sobre a chance de assumir o cargo a menos de dois anos da Copa do Mundo.

Tite caminhava para o campo em que os jogadores titulares treinariam quando foi questionado pelo repórter Fábio Seródio, da Rádio Jovem Pan, se aceitaria a missão caso fosse convidado pela cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

– Que papai do céu me ilumine! – limitou-se a dizer.

Seguindo em direção ao campo para distribuir as bolas da atividade pelo gramado, o treinador disse que, se dependesse dele, não concederia entrevista coletiva nesta sexta-feira.

 Costumeiramente, o dia é reservado para ele, principalmente desta vez, em que o Timão fará o clássico contra o Santos, sábado, às 19h30m, no Pacaembu, pelo Brasileirão. Assim, Tite é esperado na sala de imprensa, ainda hoje, para conceder entrevista coletiva.

Em alta depois de conquistar o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Libertadores de 2012, Tite nunca escondeu o desejo de comandar a Seleção Brasileira. No entanto, sempre deixou claro que respeitava a presença de Mano Menezes na função e sonhava com o cargo depois do Mundial no Brasil.  

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/11/tite-sobre-possivel-convite-da-cbf-que-papai-do-ceu-me-ilumine.html

Sem pretensões, Coelho e Tigre se enfrentam pela última rodada


Com campanha mediana, Coelho não consegue acesso à Série A. Péssimo rendimento provoca rebaixamento do Tigre, que disputa a Série C em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

América-MG x Ipatinga (Foto: Ag. Estado)América-MG e Ipatinga se enfrentam pela última
rodada da Série B do Brasileiro (Foto: Ag. Estado)

O América-MG receberá o Ipatinga, nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. O confronto, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, encerra a participação das equipes na competição. E nenhum dos dois tem grandes pretensões, já que estão têm os destinos definidos para 2013.

O Coelho, apesar de ter começado bem a temporada e ficado 13 rodadas no G-4, teve significativa queda de rendimento e, na nona colocação, já não tem mais chances de conquistar uma vaga entre os quatro primeiros. Como anfitrião, condição do jogo desta sexta-feira, o América-MG teve sete vitórias, quatro empates, mas foi derrotado sete vezes. O Coelho marcou 30 gols, mas sofreu 29

Já o Ipatinga fez uma temporada que o torcedor deseja esquecer. No primeiro turno, o time do Vale do Aço acumulou 13 derrotas seguidas, o que o afundou na tabela de classificação. O Tigre ficou no Z-4 por 33 rodadas consecutivas, sendo 11 delas na lanterna. Com isso, a recuperação se tornou praticamente impossível.

Como visitante, possui o pior desempenho do campeonato. Em 18 jogos, foram 14 derrotas, três empates e apenas uma vitoria, por 2 a 0, sobre o Bragantino. O time tentou, mas não conseguiu escapar da zona da degola e foi rebaixado à Série C de 2013. Vale lembrar que foi a última temporada do time como Ipatinga. No ano que vem, se mudará para a região metropolitana de Belo Horizonte e passará a se chamar Betim Esporte Clube.

Projeto 2013
Foram quatro treinadores diferentes em menos de um ano, além do auxiliar técnico Cláudio Prates, que assumiu, interinamente, o time do América-MG por duas rodadas. O objetivo da diretoria em promover tantas mudanças era recuperar o bom futebol que o Coelho apresentou no primeiro turno, quando foi líder e passou 13 rodadas no G-4. As mudanças não surtiram efeito, e o América-MG não conquistou a tão sonhada vaga para a Série A. Com a cabeça já na próxima temporada, o técnico Vinícius Eutrópio foi contratado para montar uma nova equipe. Por isso, a importância do jogo contra o Ipatinga, que servirá para avaliar quem poderá deixar o Coelho e quem continuará em 2013.

- É difícil. Obviamente, o América-MG fez um bom início e, em algum momento, houve uma mudança de rota. Não vou dizer que foi erro, não posso dizer isso, é difícil pontuar. O que tenho que usar agora são essas informações de quem já estava aqui e, junto com a diretoria e comissão técnica, trabalhar para não passar pelo mesmo erro. A postura financeira do clube também vai mudar. Vamos procurar resgatar esse perfil do América-MG, que sempre foi revelador. Seja da base, de equipe do interior ou de jogadores que ninguém conhece, disse Vinícius Eutrópio.

Para o último jogo do ano, o técnico não poderá contar com o atacante Alessandro, o zagueiro Everton Luiz, o lateral-direito Boiadeiro e o volante Marquinhos Paraná, todos em processo de recuperação de lesões. O meia Rodriguinho, expulso contra o América-RN, cumprirá suspensão e também está fora. Assim, Junior Timbó assumirá a titularidade no meio-campo. A novidade está no gol, com Matheus no lugar de Neneca. O provável América-MG entrará em campo com Matheus; Rodrigo Heffner, Lula, Vinícius Simon e Bryan; Dudu, China, Patrick e Júnior Timbó; Fábio Júnior e Kaká.

Com dignidade
O Ipatinga não passa por um bom momento financeiro, o que culminou com o pedido de mudança de nome e de sede do clube para Betim. Já rebaixado, na penúltima posição, com 31 pontos, o Tigre jogará a última partida do campeonato contra o Coelho, mas os jogadores parecem estar empenhados em terminar o torneio com hombridade. O atacante Léo destacou que o time, apesar de ter que disputar a Série C em 2013, não jogou a toalha em nenhum momento.

- Apesar de todos os problemas, esse grupo nunca jogou a toalha. Nosso objetivo agora é fechar o ano com a cabeça erguida, disse Léo, em entrevista ao site oficial do Ipatinga.

Sem Bruno Batata e Andrezinho, que retornaram ao Corinthians, do Paraná, e sem nenhum jogador lesionado ou suspenso por cartões, o Ipatinga, que será escalado pelo técnico Eugênio Souza, terá os mesmos jogadores da última rodada, quando foi derrotado pelo Guaratinguetá, por 3 a 2. Assim, entrarão em campo Helton Leite; Gedeílson, Eron, Pedrão e Edson; Sílvio, Ronaldo, Marcio Diogo e Bruninho; Léo e Rogério Ávila.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/11/sem-pretensoes-coelho-e-tigre-se-enfrentam-pela-ultima-rodada.html

Com 14 jogadores em fim de contrato, Coelho se planeja para 2013


Entre os que têm com vínculo no fim, estão Fábio Jr. e Marquinhos Paraná

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Fábio Júnior e Marquinhos Paraná, do América-MG (Foto: Montagem / Globoesporte.com)Fábio Júnior e Marquinhos Paraná têm contrato no
fim (Foto: Montagem / Globoesporte.com)

A temporada 2013 já começou para o América-MG. O Coelho fracassou na busca por uma vaga na Série A e encerrou o ano do centenário abaixo das expectativas. Sob o comando do novo técnico, Vinícius Eutrópio, a maior certeza é que haverá uma reformulação no elenco. A grande aposta serão os jogadores das categorias de base e os jovens atletas que o clube deverá garimpar. Com mudanças a vista, muitos sairão, alguns deles, entre os 14 que têm o contrato até o fim deste ano.

Entre os têm vínculo perto do fim estão o atacante Fábio Júnior e o volante Marquinhos Paraná. Alessandro também, mas, contundido, estenderá o vínculo pelo período em que se recupera. Os que completam o grupo são: o zagueiro Gabriel; os laterais Rodrigo Heffner e Rafael Estevam; os volantes Leandro Ferreira e Dudu; os meias Gilberto, Thiago Humberto e Júnior Timbó; e os atacantes Rodrigo Pimpão, Ewerthon e Adeílson. O lateral-esquerdo Pará e o volante Thiago, que estavam na mesma situação, já rescindiram.

O técnico Vinícius Eutrópio, que usa a reta final de Série B para observar melhor os jogadores, afirmou que as decisões sobre o aproveitamento do atual elenco estão próximas de serem concluídas.

- As conclusões são mínimas agora. Muito pelas informações de todos que já estavam aqui. Vim para me juntar, claro que tenho meu ponto de vista, e vou colocá-lo. Falta muito pouco para que possamos acertar nossas conclusões. Já estamos em ação. Mas leva tempo, porque o mercado está aquecido, e os jogadores que queremos também são desejados por outras equipes.

A diretoria americana ainda conversa com os representantes, mas já comunicou aos jogadores quais seguirão nos plano. O diretor de futebol do clube, Jair Albano Félix, no entanto, preferiu não entrar em detalhes.

- Tratamos da situação dos 33 jogadores, tanto de saída quanto de renovação. Devemos ter confirmações na próxima semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/11/com-14-jogadores-em-fim-de-contrato-coelho-se-planeja-para-2013.html

Bruno Mendes: Justiça cobra valor total da venda para pagar credores


Penhora vai além da ação de Andrei e recai sobre totalidade dos direitos econômicos do jogador negociados pelo Guarani por R$ 7 milhões

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bruno Mendes, treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)Bruno Mendes segue no Botafogo mas sem atuar
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)

A lista de processos trabalhistas contra o Guarani é longa e, com isso, a situação do atacante Bruno Mendes se complica cada vez mais. Se antes parecia que o pagamento de R$ 516.563,19 referente ao valor da ação do ex-jogador Andrei seria suficiente para liberar os seus direitos econômicos da penhora e, assim, revalidar o seu contrato de empréstimo com o Botafogo, a Justiça cobra do clube paulista na verdade o montante total da negociação com o grupo HAZ, que pagou R$ 7 milhões pelo jogador e o registrou no Macaé.

Em uma decisão atualizada do dia 30 de outubro no processo de Andrei, o juiz Maurício Bearzotti de Souza lista 12 ações contra o Guarani, que devem ser beneficiadas pela penhora dos direitos de Bruno Mendes. Entre os credores estão o ex-atacante Viola, o ex-meia Renato Pé Murcho e até Carlos Augusto Negrão, técnico de Tae Kwon Dô.

- Cancelado o negócio jurídico, conforme decisão anterior, considerando o valor mencionado na entrevista de fl. 319/320, determino que a penhora nos direitos econômicos do atleta Bruno Mendes seja aproveitada nos processos abaixo (...). Ou seja, a penhora deste feito compreende a totalidade dos direitos econômicos do atleta e eventual saldo será aproveitado nos processos acima - escreveu o juiz.

O empresário Gustavo Arribas esperava uma decisão favorável a Bruno Mendes até esta sexta-feira. Mas, por enquanto, o mandado de segurança pedido pelos advogados do jogador foi ignorado pela Justiça. O Botafogo conseguiu a marcação de uma audiência com todas as partes para o dia 11 de janeiro de 2013.

A rescisão do contrato de empréstimo com o Botafogo e o cancelamento de seu registro no Macaé foram publicados segunda-feira no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim como a reativação de seu compromisso com o Guarani. Desde então, o jogador não treina com o grupo no clube carioca por não poder aparecer de uniforme.

No contrato de empréstimo feito com o HAZ há uma cláusula que prevê o pagamento de seis milhões de euros caso Bruno Mendes deixe o Botafogo por motivos alheios a sua vontade. O valor também é o mínimo para uma negociação, na qual 25% do líquido seria pago ao clube carioca.

Marcelo Mingone, presidente do Guarani na época da negociação, renunciou ao cargo e não mais foi encontrado. O clube fez uma notificação ao dirigente para que desse explicações sobre o destino do dinheiro, mas não recebeu resposta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/bruno-mendes-justica-cobra-valor-total-da-venda-para-pagar-credores.html

Fifa confirma visita de Jérôme Valcke a São Paulo, Rio e Curitiba


Ao lado de Bebeto, Ronaldo e Aldo Rebelo, ministro do Esporte, secretário-geral concluirá o tour pelas sedes da Copa do Mundo de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Jerome Valcke em evento da Copa 2014 (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)Jérôme Valcke finalizará visitas aos 12 estádios da
Copa (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)

O Secretário-Geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitará Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo entre os dias 26 e 28 de novembro. Ele estará acompanhado por Bebeto e Ronaldo, membros do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL) e do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

A viagem começa na segunda-feira, dia 26 de novembro, no Rio de Janeiro. A delegação visita o Maracanã, sede da final da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. A próxima parada, dia 27, será em Curitiba. O prefeito Luciano Ducci e o vice-governador Flávio Arns apresentarão o serviço de transporte público da cidade ao escolher o “hybribus”, um ônibus sustentável movido a eletricidade e biodiesel, para ser o meio de transporte até o estádio. Após uma apresentação de atualizações, o estádio será visitado.

O tour termina no dia 28 em São Paulo, também sede do sorteio da Copa das Confederações no dia 1º de dezembro. Jérôme Valcke, Ronaldo, Bebeto e o Ministro do Esporte serão acompanhados pelo presidente do COL José Maria Marin, o membro do Comitê Executivo da Fifa Marco Polo Del Nero e o prefeito Gilberto Kassab na visita às obras da Arena Corinthians.
 Depois, todos seguem para a reunião de diretoria do COL que será realizada à tarde no Centro de Convenções do Anhembi.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/11/fifa-confirma-visita-de-jerome-valcke-ao-rio-curitiba-e-sao-paulo.html

Cabral anuncia que Seleção estreará no novo Maracanã contra a Inglaterra


Informação é divulgada na cerimônia de abertura do Programa Governamental de Observadores dos Jogos Olímpicos de Londres

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

OBRAS OLIMPICAS MARACANÃ (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Em reforma, Maracanã terá Brasil x Inglaterra na
reabertura (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

O Brasil fará seu jogo de estreia no novo Maracanã diante da Inglaterra, no próximo dia 2 de junho de 2013. A informação foi divulgada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, na manhã desta sexta-feira, durante abertura do encontro sobre o Programa Governamental de Observadores dos Jogos Olímpicos de Londres.

- Gostaria de primeiro dar uma informação importante para este encontro. O primeiro jogo da seleção brasileira no Maracanã renovado, reconstruído, já pronto para os Jogos Olímpicos, será dia 02 de junho contra a Inglaterra - disse.


A previsão de entrega do Maracanã é no fim de fevereiro de 2013. O jogo diante dos ingleses será disputado duas semanas antes do início da Copa das Confederações. A Confederação Brasileira de Futebol não confirma o amistoso, mas diz que ele tem 90% de chances de ser realizado. Segundo a CBF, o contrato ainda não está assinado.

Esse seria considerado o jogo da volta, já que a seleção brasileira enfrentará a Inglaterra no dia 6 de fevereiro, no estádio Wembley no primeiro jogo do time de Mano Menezes em 2013.
Quatro campeões mundiais na disputa

A edição de 2013 da Copa das Confederações já tem sete representantes definidos. Destes, quatro são campeões mundiais: a seleção brasileira, como anfitriã, além de Espanha (última campeã Mundial e da Eurocopa), Uruguai (vencedor da Copa América) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). Completam a lista de classificados México (campeão da Copa Ouro), Japão (campeão asiático) e o Taiti (campeão da Oceania). Falta definir o representante africano, que sairá do torneio continental a ser disputado em janeiro e fevereiro de 2013.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/11/cabral-diz-que-selecao-estreara-no-novo-maracana-contra-inglaterra.html

Após queda na Seleção, Inter trata Mano Menezes como opção


Clube gaúcho já fez primeiro contato com futuro treinador, mas por meio de ‘interlocutores’. Dunga também segue cotado para assumir vestiário

Por Diego Guichard e Tomás Hammes Porto Alegre

Mano Menezes entrevista  (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)Mano Menezes é especulado no Beira-Rio
(Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)

Os dois últimos técnicos da Seleção entraram na rota do Inter: Dunga e Mano Menezes. De um deles, deverá sair o comandante que treinará o clube gaúcho na próxima temporada. Os primeiros contatos iniciais já foram feitos, mas somente por meio de interlocutores.

A situação de Mano Menezes na Seleção estava sendo monitorada pelo clube gaúcho. Durante a tarde desta sexta-feira, o treinador acabou sendo demitido do cargo. Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, um conselheiro colorado com trânsito na direção chegou a falar que o anúncio, que ocorreu pelas 16h, “caiu do céu”.

- Evidente que é opção para o Inter. Cai do céu. É tudo que o Inter precisa. Já estávamos cogitando a queda. É líder, treinador da Seleção, que não tinha do mercado. E o Inter tem a preocupação de não cometer o mesmo erro de colocar ídolos no comando – frisou o conselheiro.

Em um momento de “correria” para projetar a próxima temporada, a direção colorada espera avançar as negociações para que o anúncio possa ser feito rapidamente.

- Estou dependendo ainda de algumas coisas. Não depende só de mim – disse o presidente Giovanni Luigi, por volta das 15h.

Dunga deu autógrafos e tirou fotos no Olímpico (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)Dunga não recebeu contato do Inter
(Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)

Ao ser questionado sobre o nome de Dunga, Luigi despistou. Não negou, mas também não confirmou:

- Até pode ser. Não vou dizer que sim, nem que não.

Até a tarde desta sexta, Dunga ainda aguardava contato, sendo que pessoas próximas ao capitão do tetra apostam em uma solução até o término desta semana. O carinho do treinador pelo clube é importante nas tratativas, pela vontade em retornar ao Beira-Rio. O estilo sério é visto como um trunfo para segurar o ambiente turbulento do vestiário.

Luiz Felipe Scolari, Paulo Autuori e Marcelo Oliveira são outros treinadores que chegaram a ser ventilados. A direção do Inter aguarda a oficialização do novo comandante para alinhavar o elenco colorado de 2013 e projetar contratações e dispensas.

Cruzeiro anuncia a contratação de Diego Souza, que estava no Al-Ittihad


Meia chega para assinar contrato de três anos com o clube mineiro

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Diego Souza, no treino do Vasco (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Diego Souza é o primeiro reforço do Cruzeiro para
2013 (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

A diretoria do Cruzeiro, nesta sexta-feira, anunciou o acerto com o meia Diego Souza. Entretanto, a oficialização da contratação do jogador pelo clube ainda depende da realização de exames médicos por parte do atleta em Belo Horizonte. Caso seja aprovado, Diego Souza assinará um contrato de três anos de duração. 

No clube árabe, Diego Souza ficou sem receber salários e, insatisfeito, forçou a saída. O jogador conseguiu o atestado liberatório da Fifa, já que o Al-Ittihad se recusou em fornecer o documento.
Esta será a segunda passagem de Diego Souza no futebol mineiro. A primeira, entre 2010 e 2011, pelo Atlético-MG, não foi muito feliz. O jogador se apresentou um pouco acima do peso e não conseguiu render satisfatoriamente. O Galo, na época, esperava o mesmo futebol do melhor jogador do Brasileirão de 2009, quando ainda atuava pelo Palmeiras. Em uma ação de marketing, chegou a dar a camisa 1 para o atleta.


Em 2011, já pelo Vasco, recuperou o bom futebol e foi um dos principais responsáveis pela conquista da Copa do Brasil, competição, que, a propósito, Diego Souza já venceu duas vezes. Ainda em 2011, contra o Cruzeiro, o jogador realizou uma partida memorável. Na oportunidade, na Arena do Jacaré, o Vasco venceu os mineiros por 3 a 0, com três gols de Diego Souza, um deles de bicicleta e outro após um chapéu em Fábio (veja o vídeo).

Diego Souza, pelo Twitter, também anunciou o acordo.

- Gostaria de anunciar minha contratação pelo Cruzeiro nos próximos três anos. A oficialização ocorrerá após minha realização de exames médicos.
  
Nome completo: Diego de Souza Andrade
Data de nascimento: 17 de junho de 1985 (27 anos)
Local: Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1,86m
Peso: 86 kg.


Clubes: Fluminense-RJ (2003/2005), Benfica-POR (2005), Flamengo-RJ (2005/2006), Grêmio-RS (2007/2008), Palmeiras-SP (2008/2010), Atlético-MG (2010/2011), Vasco-RJ (2011/2012), Al-Ittihad-ARA (2012)


Títulos: Campeonato Carioca (2005), Copa do Brasil (2006 e 2011), Campeonato Gaúcho (2007) e Campeonato Paulista (2008)

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/11/cruzeiro-anuncia-contratacao-de-diego-souza-que-estava-al-ittihad.html

Fabi e Giovannoni preparam futuro e voltam ao banco de escola


Aos 32 anos, líbero do Rio de Janeiro e ala-pivô do Brasília já começam a pensar na aposentadoria, e vão dividir tempo entre a quadra e a faculdade

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro

Há mais ou menos 15 anos, a sala de aula ganhou definitivamente contornos de ginásio. A vida colegial tinha chegado ao fim, mas na quadra o aprendizado continuava. Só que na prática, incluindo finais de semana e feriados, com professores usando bermudas e bem longe do silêncio tradicional. A rotina puxada exigiu que a faculdade de Educação Física fosse trancada bem no comecinho. Fabi optou pela dedicação total ao vôlei. Ganhou fama de líbero confiável, dinheiro, dois ouros olímpicos. De uns tempos pra cá, a vontade de voltar ao banco de escola tomou força. Dia desses, na saída de um treino, ficou sabendo que um curso de nível I para treinadores seria dado por Célio Cordeiro Filho na Escola de Educação Física do Exército. Foi ao encontro dele e pediu para ser integrada à turma. Não queria perder a oportunidade de aprender com o mestre de Bernardinho e José Roberto Guimarães.

Fabi curso de técnicos vôlei  (Foto: Divulgação)Fabi no último dia do curso com o professor Célio Cordeiro (à direita) (Foto: Divulgação)

Mesmo sem ainda ter definido se ficar à beira da quadra será o lugar escolhido para ficar no futuro. Aos 32 anos, Fabi tem dificuldade de lidar com um fantasma que a assombra: a aposentadoria. Pensou na possibilidade de se despedir nos Jogos de Londres. Voltou atrás. Embora reconheça uma pontinha de nostalgia em seu comportamento, quer aproveitar ao máximo cada treino e competição. Os planos são de jogar por mais sete, oito anos, mas ela sabe que tudo pode mudar. Por isso mesmo, quer abrir uma nova porta. Além do curso terminado no mês passado, dará inicío à faculdade de Administração à distância.

- Estou voltando a fazer coisas diferentes. Não sei se vou ser treinadora, mas preciso me instruir. Pretendo jogar mais algum tempo. Talvez uns sete, oito anos. Mas tenho que investir também no pós carreira. Fiz o curso com o Célio, que foi professor do Bernardo, do Zé, do Talmo e do Giovane. É uma lenda viva. Tem 80 anos e brinca que enterrou um monte (risos). Vi que ele estava aqui e que seria a chance de fazer o curso. E ele me deu essa oportunidade. Eram 54 homens e só eu de mulher. O Comitê Olímpico Brasileiro também tem dado oportunidades e alguns cursos que me interessam muito (gestão esportiva). E é uma porta que se abre. As pessoas também dizem que eu falo bem. Lembro que durante os Jogos de Londres o Galvão Bueno me elogiou publicamente. Fiquei lisonjeada. O que eu acho é que não vou ter como fugir de ficar ligada ao vôlei. Não sei se vou conseguir sair da quadra - disse a jogadora do Rio de Janeiro.

guilherme giovannoni vestibular prova estudo (Foto: Divulgação)Guilherme Giovannoni durante a prova do vestibular para Administração (Foto: Divulgação)

Nem ela nem Guilherme Giovannoni. Também na casa dos 30 e poucos anos, o ala-pivô já começa a dar os primeiros passos em direção à uma nova carreira. Há duas semanas, com caneta, lápis e borracha em mãos, foi prestar vestibular para Administração, em Brasília. Viu seu nome na lista de aprovados para o primeiro semestre de 2013. O problema agora é administrar uma agenda apertada que inclui estudo, treinos, viagens, jogos, escolinha de basquete e presidência da Associação de Jogadores.

-  Estou um pouco como a Fabi. Não pretendo parar agora, mas tenho que me preparar para isso. A criação da minha escolinha me motivou a ter vontade de conhecer mais. E também comecei a organizar a Associação e quero ver se até janeiro temos a diretoria formada. A CBB quer reconhecê-la legalmente e a Liga também. Devagar estamos andando. Já estou meio envolvido como presidente. Eu vou ter que aprender a tocar a carreira de jogador, a Associação, o estudo e a escolinha. Hoje tenho lá pessoas que me ajudam a administrar e também os professores. De vez em quando apareço, mas não é uma rotina. Agora o que quero é ir à faculdade. Aqui não tenho tanto problema de trânsito e quero fazer o curso presencial, ir ao maior número de aulas possível apesar dos muitos jogos. Não piso numa sala de aula há 15 anos, estou meio enferrujado - brinca.

Mas dentro das quatro linhas, a vida vai bem, obrigado. Giovannoni guarda com carinho as lembranças de sua primeira participação nos Jogos Olímpicos. Da foto com Usain Bolt à campanha que marcou o retorno do Brasil ao evento após 16 anos. No NBB, quer ajudar a levar o Brasília ao quarto título em cinco edições.

- Acho que jogo por mais quatro, cinco anos. Devo ir até 36, 37... Mas não bato pé quanto a isso. Enquanto tiver disposição para acordar cedo e correr atrás da bola vou continuar.  Vai dar tristeza quando tiver que parar, afinal são 20 anos de carreira profissional, sem contar categoria de base. O que tenho que fazer é saber me preparar para a próxima fase. 

Oswaldo lamenta situação de Bruno Mendes: 'Está triste e confuso'


Sem vínculo com o Botafogo por decisão da Justiça, jogador, de 18 anos, não pode treinar com o grupo. Contrato com o Guarani foi reativado

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bruno Mendes no treino do Botafogo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Bruno Mendes não está treinando mais no Bota
(Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

O imbróglio judicial com o Guarani vem complicando a vida de Bruno Mendes. Sem poder treinar com o grupo, após ter seu contrato de empréstimo com o Botafogo e o compromisso com o Macaé rescindidos - além do vínculo com o Guarani reativado -, ele tem demonstrado abatimento. Por enquanto, Bruno segue fora até a audiência marcada para o dia 11 de janeiro de 2013, em Campinas.

O técnico Oswaldo de Oliveira lamenta que o fato esteja impedindo a jovem revelação de evoluir nos últimos dias de trabalho desta temporada. Bruno Mendes já está fora do confronto com o Atlético-MG, domingo, no Engenhão, e também não deve enfrentar o Flamengo, na rodada final do Campeonato Brasileiro, dia 1 de dezembro.

- A saída dele afeta, claro, mas o Bruno está confuso, triste, chateado com essas coisas que o futebol nos mostra hoje e se pudesse ser evitado seria melhor. Ele tem 18 anos, teve uma ascensão surpresa e inesperada e está sendo podado da possibilidade de dar continuidade. Espero que as coisas tenham um desenlace favorável ao Botafogo, principalmente, e ao jogador, pois é a vontade dele permanecer - disse Oswaldo.

O contrato assinado por Bruno Mendes com o Botafogo vai até dezembro 2013. No entanto, seu vínculo definitivo estava ligado ao Macaé até setembro de 2017. O clube foi usado pelo grupo HAZ, que comprou seus direitos econômicos do Guarani por R$ 7 milhões, para fazer o registro na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Como seus direitos estavam penhorados na Justiça pelo ex-jogador Andrei, fruto de uma ação trabalhista contra o Guarani, toda a negociação foi cancelada, pois o Guarani não fez o depósito devido ao seu credor. A expectativa é de que haja uma solução para o pagamento dos mais de R$ 500 mil cobrados do clube paulista.

- Queremos muito que o Bruno Mendes continue no Botafogo, pois tem muito potencial a ser desenvovldio. É uma coisa que você vê logo alta aos olhos. O Botafogo está se empenhando o máximo que pode, mas com a nova lei, os jogadores são repartidos e para haver um consenso demora - comentou Oswaldo.

Para o jogo contra o Atlético-MG, Elkeson será o atacante, mais uma vez. O jogador é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com 10 gols.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/oswaldo-lamenta-situacao-de-bruno-mendes-esta-triste-e-confuso.html

Palmeiras é punido pelo STJD com a perda de mais quatro mandos


Além da suspensão, clube terá de pagar multa de R$ 30 mil. Pena será cumprida somente em 2013, na Copa do Brasil ou na Série B do Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Torcida do Palmeiras sofre com gás em Araraquara (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcedores sofrem com gás de pimenta após
confusão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecedência, o Palmeiras sofreu mais uma derrota. Nesta sexta-feira, o clube foi julgado por causa dos incidentes na partida contra o Botafogo, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, punido com a perda de quatro mandos e multado em R$ 30 mil. As informações são do site Justiça Desportiva.

Como o Alviverde se despede de seu torcedor em 2012 neste domingo, quando enfrenta o Atlético-GO no Pacaembu, às 17h (horário de Brasília), a pena será cumprida na Copa do Brasil e Série B do ano que vem. As partidas do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores da América não terão seus mandos alterados.

O Verdão foi denunciado duas vezes no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, "por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens e o lançamento de objetos", que previa multa de até R$ 200 mil e a perda de 20 mandos de campo. Além da reincidência, outro fato que complicou a vida do clube foi o Tribunal ter considerado a denúncia da Procuradoria como "muito grave".

Segundo Paulo Bracks, presidente da sessão, a única solução justa ao Palmeiras, que vem sendo denunciado constantemente no artigo 213, seria atuar com portões fechados, bem distante de casa, sob alegação de que o clube falhou na prevenção e repressão.

Na ocasião, torcedores revoltados com o resultado e mais um tropeço da equipe no Campeonato Brasileiro tentaram invadir o gramado (veja vídeo ao lado). Após serem contidos, entraram em conflito com policiais e a confusão só foi controlada após a chegada de reforço da PM, que teve de usar gás de pimenta para coibir a agressão dos palmeirenses.

Depois do incidente, a Federação Paulista de Futebol proibiu a entrada da torcida Mancha Alviverde nos estádios de São Paulo até a apuração da responsabilidade dos fatos. Preocupado com a sequência de derrotas sofridas pelo Palmeiras no STJD, o diretor jurídico do clube, Piraci Oliveira, pediu calma aos torcedores na partida do próximo domingo, contra o Atlético-GO.

- Independentemente do resultado de hoje, temos de estar atentos para o jogo do Pacaembu. Não pode haver qualquer distúrbio, do contrário a pena será alta - alertou o dirigente, em sua conta pessoal no Twitter.

Este é o terceiro revés sofrido pelo Palmeiras no Tribunal recentemente. Antes do julgamento desta sexta-feira, o clube já havia sido punido com a perda de quatro mandos de campo devido aos incidentes no clássico contra o Corinthians, no dia 16 de setembro (o Verdão enfrentou Coritiba, Cruzeiro e Botafogo em Araraquara, e Fluminense em Presidente Prudente), e também teve pedido de anulação da partida contra o Internacional rejeitado.
Clique e veja mais vídeos do Palmeiras


Confusão Torcida Palmeiras x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Confusão no clássico contra o Corinthians já havia punido o clube (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Mano deixa o comando da Seleção: CBF anunciará substituto em janeiro


Tite, Muricy Ramalho e Felipão são os favoritos para assumir o cargo. André Sanches, diretor de Seleções, pede tempo para responder se fica

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

POSIÇÃO JOGADORES (total = 102)
GOLEIRO (13): Júlio César, Diego Alves, Jefferson, Victor, Rafael, Gabriel, Renan, Renan Ribeiro, Gomes, Neto, Fábio, Cássio e Diego Cavalireri
LATERAL-DIREITO (9): Daniel Alves, Maicon, Danilo, Fábio, Rafael, Mariano, Mário Fernandes, Lucas Marques e Márcio Rocha
LATERAL-ESQUERDO (8): André Santos, Adriano, Cortês, Kleber, Alex Sandro, Marcelo, Carlinhos e Fábio Santos
ZAGUEIRO (16): Thiago Silva, David Luiz, Lúcio, Dedé, Rever, Juan, Bruno Uvini, Luisão, Leandro Castan, Henrique, Alex, Breno, Rhodolfo, Emerson, Leonardo Silva e Durval
VOLANTES (18): Lucas, Jucilei, Ralf, Paulinho, Sandro, Ramires, Hernanes, Wesley, Anderson, Henrique, Luís Gustavo, Elias, Rômulo, Casemiro, Fernandinho, Fernando, Jean e Arouca
MEIAS (23): Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Oscar, Ganso, Carlos Eduardo, Thiago Neves, Douglas Costa, Lucas, Éderson, Giuliano, Elano,
Douglas, Jadson, Renato Augusto, Renato Abreu, Cícero, Willian, Elkeson, Diego Souza, Bruno César, Dudu, Bernard e Fellype Gabriel
ATACANTES (15): Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Diego Tardelli, André, Hulk, Phillipe Coutinho,
Nilmar, Kléber, Leandro Damião, Luis Fabiano, Jonas, Fred, Borges e Wellington Nem
Mano Menezes não é mais técnico da seleção brasileira. A decisão foi tomada nesta sexta-feira após reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo. A CBF vai anunciar nas próximas horas de forma oficial a saída do comandante da equipe nacional. O novo técnico será escolhido pela entidade apenas no início de janeiro: Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos) e Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras) estão cotados.

O diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanches, deixou a reunião com uma dúvida: permanecer ou não no cargo após a saída de Mano. O ex-presidente do Corinthians pediu mais tempo para tomar a decisão e deverá dar uma coletiva ainda nesta sexta-feira, às 17h, na sede da FPF.

Mano Menezes foi comunicado pela CBF logo após a reunião. O treinador soube da informação em São Paulo e não vai se pronunciar sobre a demissão. O técnico foi contratado em julho de 2010 pelo então presidente Ricardo Teixeira como susbtituto de Dunga.

A era Mano: 102 convocados
No comando da Seleção principal, Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde que estreou no dia 10 de agosto de 2010. O treinador deixa o comando do Brasil apenas com a taça do Superclássico das Américas de 2011 e 2012, fracassos na Copa América e Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa. Após muitas críticas por ter perdido títulos importantes e por não ter formado uma base para a Copa das Confederações de 2013 e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014, o técnico vinha de elogios por três boas atuações contra Iraque (6 a 0), Japão (4 a 0) e Colômbia (1 a 1), mas não resistiu mesmo com a conquista do segundo Superclássico na última quarta.

Galeria Mano Menezes seleção Brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Os momentos de Mano na Seleção: fracasso na Copa América e Londres l (Fotos: Editoria de Arte)

No total, Mano convocou 102 jogadores diferentes depois que substituiu Dunga. O principal nome desta fase foi Neymar, que ficou fora do Mundial da África do Sul, estreou junto com Mano e terminou a era Mano como artilheiro da Seleção: 17 gols em 27 jogos. Por outro lado, Paulo Henrique Ganso, que também iniciou sua carreira com a amarelinha com grande atuação no 2 a 0 sobre os Estados Unidos em 10 de agosto de 2010, perdeu espaço e estava fora dos planos do treinador recentemente.

Poucos jogadores da Copa de 2010 continuaram no grupo. O zagueiro Thiago Silva, o meia Kaká, o lateral-direito Daniel Alves e o volante Ramires foram os remanescentes para o período de renovação promovido por Mano de olho no Mundial no Brasil. Além de Neymar, a Seleção passou a contar com nomes como Oscar, Lucas, Leandro Damião, David Luiz, Paulinho e Hulk frequentemente na lista de convocados do treinador.

O primeiro grande teste de Mano foi a Copa América do ano passado, na Argentina. Sem apresentar grandes atuações, a Seleção acabou eliminada nos pênaltis pelo Paraguai nas quartas de final, com cobranças erradas de Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred.

Mesmo com o fracasso, o técnico foi mantido pela CBF e sobreviveu também à mudança na presidência da entidade: saiu Ricardo Teixeira, entrou José Maria Marin em março de 2012. Pressionado, o técnico viajou para Londres neste ano em busca do ouro inédito. O time chegou à final, mas voltou para casa sem a sonhada medalha: derrota de 2 a 1 para o México na decisão em Wembley.

O fraco desempenho nos duelos com seleções tradicionais pesou contra Mano. Foram cinco derrotas, dois empates e duas vitórias (ambas no Superclássico das Américas contra a Argentina, quando as equipes só podiam contar com jogadores que atuassem nos dois países): Brasil 0 x 1 Argentina (2010); Brasil 0 x 1 França, Brasil 0 x 0 Holanda, Brasil 2 x 3 Alemanha, Brasil 0 x 0 Argentina e Brasil 2 x 0 Argentina (2011); Brasil 3 x 4 Argentina, Brasil 2 x 1 Argentina e Brasil 1 x 2 Argentina (2012).

Sob o comando do técnico, o Brasil caiu para sua pior posição na história do ranking da Fifa: 14º lugar em outubro. Atualmente, o time pentacampeão mundial está em 13º. Apenas em cinco oportunidades, a Seleção ficou fora do “top 10”. Em todas, sob o comando de Mano em 2012: 11º em julho; 13º em agosto; 12º em setembro; 14º em outubro e 13º em novembro.
Além de artilheiro, Neymar também foi o jogador que mais atuou sob o comando de Mano. O craque do Santos entrou em campo em 27 oportunidades, contra 25 do capitão Thiago Silva. O segundo goleador é Alexandre Pato, que balançou a rede oito vezes.

A maior decepção da era Mano foi Ganso. Agora no São Paulo, o meia sofreu com contusões no Santos e demorou a recuperar espaço na Seleção. Após a boa estreia não aproveitou as oportunidades que recebeu, mal apareceu nas Olimpíadas e foi desbancado por Oscar, que cresceu de produção e passou a ser destaque também no Chelsea.

Entre os veteranos, a primeira grande aposta do treinador foi Ronaldinho Gaúcho, que voltou a ser chamado após algumas boas exibições no Flamengo em 2011. Porém, o atual ídolo do Atlético-MG também não caiu nas graças do técnico e foi esquecido nas últimas listas. Por outro lado, Kaká ganhou as primeiras chances neste ano e passou a ser nome forte para a Copa das Confederações.

A demissão do treinador foi anunciada por Marin nesta sexta, dois dias após a conquista do Superclássico das Américas. No jogo de ida, em Goiânia, no dia 20 de setembro, a Seleção venceu a Argentina por 2 a 1 em partida marcada por vaias da torcida contra Mano e pedidos por Luiz Felipe Scolari. A volta seria em outubro na cidade argentina de Resistencia, mas o confronto acabou adiado por causa de um apagão no estádio quando as equipes já estavam em campo.
Apesar de a CBF ter manifestado o desejo de ver a Seleção declarada bicampeã do Superclássico, a Conmebol remarcou a final do torneio para a última quarta, na Bombonera. O Brasil perdeu por 2 a 1 no tempo normal e conseguiu o bi do torneio com 4 a 3 nos pênaltis.
Confira todos os jogos da era Mano Menezes na Seleção:

DATA JOGO COMPETIÇÃO LOCAL
10/08/2010 Brasil 2 x 0 Estados Unidos Amistoso Nova Jersey (EUA)
07/10/2010 Brasil 3 x 0 Irã Amistoso Abu Dhabi (Emirados)
11/10/2010 Brasil 2 x 0 Ucrânia Amistoso Derby (Inglaterra)
17/11/2010 Brasil 0 x 1 Argentina Amistoso Doha (Qatar)
09/02/2011 Brasil 0 x 1 França Amistoso Paris (França)
27/03/2011 Brasil 2 x 0 Escócia Amistoso Londres (Inglaterra)
04/06/2011 Brasil 0 x 0 Holanda Amistoso Goiânia
07/06/2011 Brasil 1 x 0 Romênia Amistoso São Paulo
03/07/2011 Brasil 0 x 0 Venezuela Copa América La Plata (Argentina)
09/07/2011 Brasil 2 x 2 Paraguai Copa América Córdoba (Argentina)
13/07/2011 Brasil 4 x 2 Equador Copa América Córdoba (Argentina)
17/07/2011 Brasil 0 x 0 Paraguai Copa América La Plata (Argentina)
10/08/2011 Brasil 2 x 3 Alemanha Amistoso Stuttgart (Alemanha)
05/09/2011 Brasil 1 x 0 Gana Amistoso Londres (Inglaterra)
14/09/2011 Brasil 0 x 0 Argentina Superclássico Córdoba (Argentina)
28/09/2011 Brasil 2 x 0 Argentina Superclássico Belém
07/10/2011 Brasil 1 x 0 Costa Rica Amistoso San José (Costa Rica)
11/10/2011 Brasil 2 x 1 México Amistoso Torreón (México)
10/11/2011 Brasil 2 x 0 Gabão Amistoso Libreville (Gabão)
14/11/2011 Brasil 2 x 0 Egito Amistoso Doha (Qatar)
28/02/2012 Brasil 2 x 1 Bósnia Amistoso St.Gallen (Inglaterra)
26/05/2012 Brasil 3 x 1 Dinamarca Amistoso Hamburgo (Alemanha)
30/05/2012 Brasil 4 x 1 Estados Unidos Amistoso Washington (EUA)
03/06/2012 Brasil 0 x 2 México Amistoso Dallas (EUA)
09/06/2012 Brasil 3 x 4 Argentina Amistoso Nova Jersey (EUA)
15/08/2012 Brasil 3 x 0 Suécia Amistoso Estocolmo (Suécia)
07/09/2012 Brasil 1 x 0 África do Sul Amistoso São Paulo
10/09/2012 Brasil 8 x 0 China Amistoso Recife
19/09/2012 Brasil 2 x 1 Argentina Superclássico Goiânia
11/10/2012 Brasil 6 x 0 Iraque Amistoso Malmo (Suécia)
16/10/2012 Brasil 4 x 0 Japão Amistoso Breslávia (Polônia)
14/11/2012 Brasil 1 x 1 Colômbia Amistoso Nova Jersey (EUA)
21/11/2012 Brasil 1 (4) x (3) 2 Argentina Superclássico Buenos Aires (Argentina)

Ex-jogador do Bota, Mendonça assiste ao treino no Engenhão


Acompanhado de amigos, ele faz visita ao clube, mostra fotos e relembra histórias com o técnico Oswaldo de Oliveira

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O técnico Oswaldo de Oliveira recebeu a visita, no treino desta sexta-feira, do ex-jogador Mendonça, que defendeu o Botafogo entre 1975 e 82. Ele levou alguns amigos para acompanhar a atividade no campo anexo do Engenhão e relembrar histórias com o comandante do time.

Oswaldo ficou surpreso ao ver o ex-jogador e demonstrou muita satisfação. Mendonça e os amigos mostraram fotos ao treinador de formações antigas do Botafogo, já que ele chegou a trabalhar no clube em 1980.

Mendonça e Oswaldo de Oliveira botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Oswaldo vê fotos levadas por Mendonça ao treino do Botafogo (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)

Mendonça acompanhou o penúltimo treinamento antes do confronto do Botafogo com o Atlético-MG, domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O time está na sexta colocação, com 54 pontos.

Mendonça atuou no período de jejum de títulos do Botafogo (que durou de 1968 a 89), mas alcançou números expressivos: atuou em 340 jogos e marcou 116 gols, o mais famoso deles sobre o Flamengo, em 1981. Deu um drible desconcertante em Junior e concluiu, contribuindo para a vitória por 3 a 1 e a classificação para a semifinal do Brasileiro. Em 2008, o Botafogo lançou uma camisa retrô de Mendonça.

Veja abaixo o gol de Mendonça em 1981:

Após 'breve namoro', Timão volta a se interessar por Alexandre Pato


Timão sonha com atacante e aposta em recuperação da carreira dele como estratégia para convencer o Milan a emprestá-lo por até um ano

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
49 comentários
Alexandre pato milan treino (Foto: Agência AFP)Alexandre Pato, em treino do Milan (Foto: AFP)
As declarações de Alexandre Pato de que pode deixar o Milan tiveram reflexo no Corinthians. Depois de flertar com ele na metade da temporada, o Timão volta a usar sua "estratégia de sedução" para tentar finalmente contratá-lo. Grandes investimentos estão descartados, mas o clube aposta que pode vencer a disputa com outra arma: a recuperação da carreira do atacante.
Com a filosofia do presidente Mário Gobbi Filho de não gastar em demasia com contratações, a cúpula do departamento de futebol abriu as portas do CT Joaquim Grava para Pato. A intenção é que ele fique de seis meses a um ano no Brasil por empréstimo para se recuperar fisicamente das inúmeras lesões, voltar a jogar com frequência e, claro, retomar o prestígio de quem surgiu no Internacional como um novo fenômeno do futebol.
Até o técnico Tite já fez campanha para o acerto. Em maio, ainda durante disputa da Libertadores, o treinador chegou a falar com Pato pelo telefone sobre as intenções do clube paulista e mostrar que retornar ao Brasil neste momento poderia ser decisivo para colocá-lo na Copa do Mundo de 2014. Comandante e jogador têm as carreiras agenciadas pelo mesmo empresário, o gaúcho Gilmar Veloz, ponto que pode favorecer o entendimento.
Por enquanto, os corintianos vivem dias de espera até que o atacante entre em acordo com o Milan sobre o futuro. Reserva e pouco motivado para seguir em Milão, Pato aprovou a ideia de atuar pelo Timão, principalmente pelo momento vivido pelo clube, atual campeão da Libertadores e representante da América do Sul no Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.
O maior adversário é a concorrência que pode surgir nas próximas semanas. Apesar de estar em baixa, Pato possui mercado na Europa por ter apenas 23 anos. Em janeiro, o Milan recusou uma proposta de R$ 70 milhões (€ 28 milhões) do Paris-Saint Germain. Caso a saída seja acertada, o clube, que atravessa uma crise, dará preferência a negociações em definitivo.
O departamento de marketing do Corinthians, aliás, sonha com um reforço de peso para tentar alavancar as receitas com publicidade, como aconteceu na era Ronaldo. Adriano, o segundo “galáctico” contratado, só trouxe problemas e impediu qualquer avanço na área.
No início da semana, o vice-presidente Luis Paulo Rosenberg não descartou a possibilidade de um clube contratar um grande nome para 2013. Segundo ele, a direção aguarda apenas um pedido do técnico Tite para que o marketing tente viabilizar uma ajuda ao futebol.
Enquanto sonham com Pato para disputar vaga com o peruano Paolo Guerrero, os corintianos negociam em outras frentes. O meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, e o zagueiro Gil, do Valenciennes, da França, são os mais cotados a desembarcar no clube assim que a delegação retornar do Mundial.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/11/apos-breve-namoro-timao-volta-se-interessar-por-alexandre-pato.html

Djokovic faz embaixadinhas com Zico e pega autógrafo de Washington


Tenista sérvio mostra sua habilidade ao lado do Galinho no Engenhão e ainda tieta o Coração Valente após a partida festiva do último domingo

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

Dentro de campo, Novak Djokovic deixou claro que leva jeito para o futebol. Com um gol e uma assistência, o tenista foi um dos destaques do jogo festivo que marcou a preliminar de Fluminense e Cruzeiro na tarde do último domingo, no Engenhão. Antes da partida, porém, o número 1 do mundo mostrou toda a sua habilidade com a bola de tênis mesmo sem a raquete. Ao lado de Zico, o sérvio fez embaixadinhas com a bolinha amarela durante o aquecimento.

montagem Zico, Djokovic e Washington evento Engenhão (Foto: Cadu Machado / Master Sports & Marketing)O sérvio Djokovic com Washington e Zico no Engenhão (Foto: Cadu Machado / Master Sports & Marketing)

Depois do jogo, o tenista aproveitou ainda para pegar um autógrafo de Washington em sua camisa. Ídolo do Fluminense, o Coração Valente também disputou a partida festiva, marcou dois gols e teve seu nome gritado pelos tricolores.

- Foi um grande prazer poder voltar ao Engenhão, ter a alegria de escutar a torcida do Fluminense cantando a música que fizeram em minha homenagem e ainda jogar com verdadeiros craques. Mas confesso que não esperava de ser procurado pelo Djokovic para eu assinar sua camisa. Logo ele, que era o dono da festa! Mas aproveitei também e pedi o autografo dele na minha camisa, assim como o do Guga também, que é um cara super campeão - frisou Washington.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2012/11/djokovic-faz-embaixadinhas-com-zico-e-pega-autografo-de-washington.html

Campeão da Davis, Stepanek sobe no ranking e ultrapassa Bellucci


Sem jogar, brasileiro perde um posto e fica na 33ª posição na lista da ATP

Por GLOBOESPORTE.COM Ponte Vedra Beach, EUA
a
Radek Stepanek tênis Copa Davis final troféu (Foto: Reuters)Stepanek festeja o título da Davis (Foto: Reuters)

A vitória sobre Nicolás Almagro deu a Radek Stepanek mais do que o título da Copa Davis. O tenista tcheco também somou pontos no ranking mundial e ganhou seis posições a lista da ATP. O veterano de 34 anos saltou para a 31ª colocação e ultrapassou o brasileito Thomaz Bellucci. Sem jogar na última semana, o paulista é agora o número 33 do mundo.

No top 10, não houve alterações. Novak Djokovic lidera, com 12.920 pontos, e tem a ponta do ranking assegurada ate o início de 2013. Atrás do sérvio estão, respectivamente, Roger Federer, Andy Murray, Rafael Nadal, David Ferrer, Tomas Berdych, Juan Martín del Potro, Jo-Wilfried Tsonga, Janko Tipsarevic e Richard Gasquet.

No grupo dos cinco melhores brasileiros, apenas Leonardo Kirche (202 do mundo) não caiu, mantendo a posição da lista anterior. Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, perdeu quatro postos e foi parar em 128; Thiago Alves desceu duas posições e ficou em 133º; e João Souza, o Feijão, aparece em 143º, sete posições abaixo de seu último posto.

Confira as pontuações do top 10 e dos melhores brasileiros:
1. Novak Djokovic (SER) - 12.920 pontos
2. Roger Federer (SUI) - 10.265
3. Andy Murray (GBR) - 8.000
4. Rafael Nadal (ESP) - 6.795
5. David Ferrer (ESP) - 6.505
6. Tomas Berdych (TCH) - 4.680
7. Juan Martín Del Potro (ARG) - 4.480
8. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 3.490
9. Janko Tipsarevic (SER) - 2.990
10. Richard Gasquet (FRA) - 2.515

33. Thomaz Bellucci (BRA) - 1.112 pontos (-1)
128. Rogério Dutra Silva (BRA) - 452 (-4)
133. Thiago Alves (BRA) - 428 (-2)
143. João Souza (BRA) - 393 (-7)
202. Leonardo Kirche (BRA) - 238 (0)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/campeao-da-davis-stepanek-sobe-no-ranking-e-ultrapassa-bellucci.html

Adenízia passa por cirurgia na mão direita e desfalca Osasco por 2 meses



Meio de rede do atual campeão da Superliga feminina passa por procedimento para tratar lesão nos dedos médio e anelar e receberá alta na quinta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP

Submetida a uma cirurgia na mão direita nesta quarta-feira, a meio de rede Adenízia poderá voltar às quadras em cerca de dois meses. A jogadora do Osasco sofreu uma lesão durante o treino de terça-feira, ao tentar defender uma bola. O procedimento para corrigir a fratura nos dedos médio e anelar foi realizado com sucesso e a atleta terá alta hospitalar na quinta-feira. A recuperação de Adenízia terá a supervisão do fisioterapeuta da equipe paulista, Fernando Fernandes.

A jogadora passou pelo procedimento no mesmo dia do lançamento oficial da Superliga feminina 2012/2013 e desfalcará o Osasco, atual campeão da competição, nas primeiras rodadas. Adenízia se machucou quando treinava com as companheiras no Ginásio Municipal José Liberatti e será substituída por Dani Suco. Após a conquista do Mundial, no mês passado, o time paulista terá o reforço de Sheilla e Fernanda Garay para a nova temporada do principal torneio entre clubes do país.

Adenízia Osasco  Superliga (Foto: João Pires / Vipcomm)A meio de rede Adenízia Osasco Superliga (Foto: João Pires / Vipcomm)

FONTE:

Circuito Mundial amplia calendário e terá só duplas convocadas nas etapas


Confederações definirão os representantes de cada país em Grand Slams e Opens. Campeonato Mundial é confirmado para Stare Jablonki, na Polônia

Por SporTV.com Rio de Janeiro

A próxima temporada do Circuito Mundial terá uma série de mudanças em relação ao formato dos últimos anos. Com o fim do contrato do antigo patrocinador máster, o evento será desmembrado em 10 Grand Slams – além do Mundial em Stare Jablonki - e 18 Opens, tendo cerca de 10 meses de duração. Outra mudança significativa será a restrição do número de atletas por etapa, com cada confederação nacional sendo responsável por convocar e inscrever jogadores. O calendário oficial e todas as alterações devem ser divulgados pela Federanção Internacional de Vôlei (FIVB) até a metade de dezembro.

reunião de vôlei FIVB lausanne (Foto: Divulgação / FIVB)Reunião na sede da FIVB, em Lausanne, esboça o calendário do Circuito em 2013 (Foto: Divulgação / FIVB)

O calendário do Circuito Mundial de 2013 sofreu com atraso em sua formulação devido, entre outros fatores menores, à troca de comando da FIVB, agora presidida pelo brasileiro Ary Graça, e à saída da Swatch, fabricante suíça de relógios que patrocinava e batizava o evento (FIVB Beach Volleyball Swatch World Tour) desde 2003.

O martelo ainda não foi batido, mas a nova temporada deve ter 10 meses de duração. Desta forma, provavelmente haverá etapas com datas conflitantes com as do Circuito Brasileiro e outros campeonatos nacionais mundo afora. Na última semana, uma reunião em Lausanne entre representantes de todas as cinco confederações continentais definiu que 10 Grand Slams (Brasil, China, Itália, Holanda, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Emirados Árabes e Malásia demonstraram interesse em serem sedes) reunirão a elite do vôlei de praia e serão propriedade da FIVB, enquanto outros 18 eventos intermediários, chamados Opens, terão propriedade dividida e visarão ampliar o alcance da modalidade. Em 2012, o Circuito Mundial teve seis Opens e nove Grand Slams, entre torneios femininos e masculinos.

O Campeonato Mundial de 2013, na Polônia, foi confirmado em Stare Jablonki, de 1º a 7 de julho. O calendário internacional contará ainda com a Continental Cup, competição que permite a participação de 143 países nas seletivas olímpicas, e o Mundial sub-23, disputado na Croácia

.
vôlei de praia arena Stare Jablonki (Foto: Divulgação / FIVB)Stare Jablonki, sede de Grand Slam em 2012, receberá o Mundial no próximo ano (Foto: Divulgação / FIVB)

Duplas serão convocadas pelas confederações
Até esta temporada, qualquer dupla poderia se inscrever em uma etapa do Circuito Mundial. As três parcerias de cada país com mais pontos no ranking garantiam vaga direta na fase principal, enquanto as demais disputavam uma única vaga no country cota (confrontos apenas entre compatriotas) para competirem no qualifying com atletas de outros países. Com o novo formato, não existirá mais country cota ou qualifying.

Os representantes de cada país serão definidos e convocados pela respectiva confederação. A ideia é que três duplas de cada nacionalidade por naipe (masculino e feminino) sejam inscritas nos Grand Slams, enquanto os Opens contariam com duas parcerias. Estas questões ainda estão em pauta e podem sofrer alterações nas próximas semanas.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/circuito-mundial-amplia-calendario-e-tera-so-duplas-convocadas-nas-etapas.html

Pinda Vôlei aposta na força dos jovens para se destacar na Superliga


Equipe do Vale do Paraíba estreia em casa neste sábado, 24

Por GLOBOESPORTE.COM Pindamonhangaba, SP

O Pinda Vôlei aposta na força de seus jovens para triunfar na Superliga. A equipe do Vale do Paraíba estreia em casa na competição nacional neste sábado, 24, no ginásio Juca Moreira, com entrada de graça para o torcedor, às 18h. Pindamonhangaba vai enfrentar Volta Redonda nesta primeira rodada da competição.

Equipe de vôlei de Pindamonhangaba (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)Equipe de vôlei de Pindamonhangaba (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A representa do Vale na Superliga fez algumas mudanças no elenco que disputou o Campeonato Paulista deste ano. Chegaram para reforçar o oposto Breno Marques, o levantador Ruan Coelho, o ponta Rodrigo Nóbrega e o central Felipe Mariano Silva. O oposto Fabiano Bittar, o Tuba, deixou o grupo.

- O que é muito interessante nestas contratações é que são garotos novos. E o que isso vai agregar a equipe? Eles são jovens, são jogadores de força, são jogadores com um potencial muito grande e que, vencendo o aspecto emocional, aquele medo inicial, vão dar muito trabalho para diversas equipes grandes da Superliga - aposta o técnico João Marcondes.


O time de vôlei masculino de Pinda participou dos Jogos Abertos do Interior, em Bauru, mas saiu sem medalhas.

Equipe de vôlei de Pindamonhangaba treina para Superliga (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)Equipe de vôlei de Pindamonhangaba treina para Superliga (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

- Quando se perde nunca é interessante, mas para mim foi interessante pois foi possível dar ritmo necessário para nossos atletas. A cada set, a cada jogo, nós tinhamos uma montagem de equipe. Testamos vários jogadores e não podemos contar naquele momento com a força máxima da equipe (Breno não participou dos Abertos). Mas deu para ver quais são as dificuldades que vou ter e deu para ver também qual é o nosso ponto forte, então, em cima do que foi foi presenciado nos Jogos Abertos, principalmente no aspecto psicológico, é o que vai ser trabalhado nestes próximos dias e neste início de Superliga - opinou o comandante.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2012/11/pinda-volei-aposta-na-forca-dos-jovens-para-se-destacar-na-superliga.html