quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Del Potro atropela Tipsarevic e segue na briga para ir às semis em Londres


Após duas derrotas, sérvio é eliminado do Torneio dos Campeões da ATP

Por SporTV.com Londres

Desde o primeiro game, a superioridade de Juan Martín del Potro. O primeiro set durou 28 minutos, e o segundo, não muito mais. Por 6/0 e 6/4, o argentino número 7 do mundo derrotou o sérvio Janko Tipsarevic (9 do ranking) e manteve vivas suas chances de classificação para as semifinais do Torneio dos Campeões da ATP, em Londres. Tipsarevic, por sua vez, está eliminado.

Juan Martín del Potro tênis Londres ATP Finals  (Foto: Getty Images)Juan Martín del Potro briga para ir às semis no ATP Finals (Foto: Getty Images)

Com uma vitória e uma derrota, Del Potro tem campanha similar à do espanhol David Ferrer (5) no Grupo B do evento. No sábado, dia da última rodada da fase de grupos, Delpo encara o já classificado Federer, enquanto Ferrer duela com Tipsarevic, que não tem mais chances de avançar, já que perdeu todos os quatro sets que disputou até agora. Caso argentino e espanhol vençam, o saldo de sets definirá o semifinalista.

No Torneio dos Campeões, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os participantes são divididos em dois grupos de quatro atletas e jogam entre si dentro das chaves. Os melhores avançam às semifinais. O Grupo A tem Novak Djokovic (1), Andy Murray (3), Tomas Berdych (6) e Jo-Wilfried Tsonga (8). Após duas rodadas, Nole lidera, com duas vitórias, seguido por Murray e Berdych, com um triunfo e um revés cada. Tsonga, que soma dois resultados negativos, ainda tem pequenas chances de passar de fase.

Del Potro dispara na frente
O começo não foi nada bom para Tipsarevic, que cometeu erros bobos e perdeu o saque no primeiro game. No segundo, quando sérvio mandou uma direita para fora, Del Potro abriu 2/0. Com a dianteira, o argentino ganhou liberdade para soltar suas fortes direitas. Uma delas, sem defesa para Tipsarevic, deu outra quebra e 3/0 para o sul-americano. A vantagem foi grande demais para que o sérvio reagisse, e Delpo passeou até o fim. Em 28 minutos, fechou o pneu: 6/0.
Tipsarevic só saiu do zero no primeiro game do segundo set. Mesmo assim, teve de salvar um break point para evitar que o adversário saísse na frente outra vez. A resistência do número 9 do mundo - que disputa o torneio graças à ausência do lesionado Rafael Nadal - não durou muito. No quinto game, Del Potro conseguia a quebra e abria vantagem outra vez. Sem sustos, o argentino só precisou confirmar o saque até fechar o segundo set em 6/4.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/del-potro-atropela-tipsarevic-e-segue-na-briga-para-ir-semis-em-londres.html

Processo contra o Guarani pode tirar o xodó Bruno Mendes do Botafogo


Justiça do Trabalho pede anulação do negócio, em favor de ação movida pelo ex-zagueiro Andrei, que penhorou os direitos econômicos do atacante

Por Edgard Maciel de Sá e Thales Soares Rio de Janeiro

Bruno Mendes no treino do Botafigo (Foto: Fernando Soutello / Agif)Bruno Mendes: futuro em risco no Botafogo
(Foto: Fernando Soutello / Agif)

O Botafogo pode sofrer a qualquer momento um duro golpe na Justiça do Trabalho, sem nem mesmo ser parte no processo, que culminaria na saída Bruno Mendes, de apenas 18 anos, novo xodó da torcida, autor de cinco gols em seis jogos no Campeonato Brasileiro. Tudo por causa de uma ação do ex-zagueiro Andrei contra o Guarani, clube que revelou o jovem atacante.

No processo iniciado em 2005, na 9ª Vara do Trabalho de Campinas, Andrei penhorou os direitos econômicos de Bruno Mendes, mas não recebeu qualquer montante relacionado à negociação com o grupo HAZ Sport Agency, no valor de R$ 7 milhões. Em decisão do dia 22 de outubro, o juiz Maurício Bearzotti de Souza determinou que a CBF cancele o registro do jogador. O Guarani deveria ter depositado R$ 516.563,19 em favor do ex-zagueiro.

- Declaro a fraude à execução e, consequentemente, anulo o negócio jurídico consistente na comercialização dos direitos econômicos do atleta Bruno Mendes. Aplico à Reclamada multa por ato atentatório à dignidade da Justiça, ora fixada em 10% do valor atualizado da execução. Determino que (a CBF) cancele o registro do atleta Bruno Mendes no Boletim Informativo Diário (BID), relativamente ao clube que adquiriu os respectivos direitos econômicos junto à Reclamada - escreveu o juiz.

Bruno Mendes foi registrado pelo grupo com contrato até setembro de 2017 no Macaé. Então, o Botafogo acertou o seu empréstimo até dezembro de 2013. O jogador teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF no dia 21 de setembro. Nove dias antes, já havia uma decisão da Justiça na qual o Guarani era intimidado a depositar o valor do processo.
Declaro a fraude à execução e, consequentemente, anulo o negócio jurídico consistente na comercialização dos direitos econômicos do atleta Bruno Mendes"

Decisão da Justiça
- O juiz deu várias chances para o Guarani resolver isso. Mesmo depois da decisão do dia 22 de outubro, ainda colocou um prazo de 24 horas para que o depósito fosse feito e isso não aconteceu. Não sei se a CBF já recebeu o ofício, mas assim que receber, terá 24 horas para cumprir a decisão - afirmou o advogado de Andrei, Daniel Calichio, ao GLOBOESPORTE.COM.

Na última terça-feira, o presidente do clube carioca, Maurício Assumpção, se reuniu com o agente Gustavo Arribas e ouviu que é interesse do grupo a permanência do atacante por mais tempo no Botafogo. Já há clubes europeus interessados na contratação do jogador, como o Juventus, da Itália, segundo um de seus observadores no Brasil afirmou.

Curiosamente, Andrei também tem um processo em curso contra o Botafogo na 4ª Vara do Trabalho de Niterói. A ação foi iniciada em 2002, um ano depois de o ex-jogador ter defendido o clube carioca, e está em fase de execução.

- É apenas uma enorme coincidência - afirmou o advogado, lembrando que o pedido da penhora dos direitos de Bruno Mendes aconteceu no dia 19 de julho, muito antes da ida do jogador para o Botafogo.

Clique aqui e veja vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/11/processo-contra-o-guarani-pode-tirar-o-xodo-bruno-mendes-do-botafogo.html

Meu Tesouro: pedaços de Londres e Pequim rolam no 'museu' de Fabi


Retalho do 'solo sagrado' onde Fabi levou último ouro, bolas oficiais dos Jogos de 2008 e 2012 e várias camisas fazem líbero virar o 'baú da seleção'

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro

A caminhada por um dos corredores da Arena de Londres, minutos depois da premiação, foi interrompida por uma voz com sotaque, que pedia para que Fabi esperasse. Ainda com a cabeça ocupada por flashes da vitória sobre os Estados Unidos, e com os olhos vidrados na medalha de ouro, a líbero atendeu ao chamado. Recebeu os parabéns e uma caneta para deixar sua assinatura, ao lado das de outras companheiras de seleção, num pedaço grande do piso da quadra dos Jogos, especialmente recortado para ganhar lugar no Museu Olímpico de Lausanne. Em troca da gentileza, ganhou um retalho, de aproximadamente 15 centímetros, que considera uma das relíquias de seu acervo. As outras duas, que demandaram muito mais trabalho para serem conseguidas, são as bolas oficiais usadas em jogos dos dois títulos olímpicos. 

Entrevista FAbi, Vôlei (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fabi apresenta as maiores relíquias do seu minimuseu: bolas oficiais dos Jogos de 2008 e 2012 e retalho do piso da quadra da grande final das Olimpíadas de Londres (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- A Tchichenko (central russa que foi prata nos Jogos de Atenas-2004 e agora trabalha na Federação Internacional de Vôlei) me chamou e pediu que eu deixasse meu autógrafo e depois me deu um dos 15 pedacinhos que tinha cortado para dar para cada integrante da nossa equipe. Achei uma das recordações mais legais. Surreal. É uma recordação bacana, simples e singela que pode não representar muito para as pessoas, mas para mim... Isso aqui é um pedaço da conquista! Solo sagrado - ri.

Nos últimos três meses, quem passa pela porta da casa de Fabi não demora muito tempo para perguntar pela medalha do bicampeonato. E também não faz cerimônia para tocá-la quando a vê ao alcance das mãos. A cortesia não termina ali. Ninguém pode deixar o apartamento sem antes ver outros itens do "minimuseu" e ouvir as histórias contadas por Fabi.

- Não tem essa de só ver o ouro deste ano, não. Tem que ver o de Pequim também!  E aí depois eu mostro o piso, as bolas autografadas pelas meninas (na dos Jogos de 2008 só faltam assinar Walewska e Fofão), a minha coleção de camisas e as fotos. Tenho isso de guardar as coisas. Tenho registro fotográfico de todo lugar que vou. Hoje já posso contar a minha história através de imagens. Virei o baú da seleção. As meninas vivem me pedindo fotos de, sei lá, sete anos atrás. Lá em Londres, consegui tirar uma foto com o Karch Kiraly (ex-jogador americano campeão na quadra e na praia). Estava tentando há dois anos, mas tinha vergonha. E ele se surpreendeu ao ver que eu conhecia a história dele. Então, toda vez que alguém vai me visitar eu sinto toda a emoção das conquistas de novo.

E ai de quem fizer uma proposta para que Fabi se desfaça de alguma das peças que garimpou. Tem ciúme de todas. Principalmente das que precisou ter paciência, persistência e inteligência para driblar os outros interessados. Teve um bom professor. O técnico José Roberto Guimarães faz parte do grupo que se empenha para levar uma bola olímpica na bagagem. De acordo com a pupila, ele costuma doá-las para instituições. Fabi, não. Deixa as dela bem perto dos olhos e não admite que ninguém brinque ou ensaie um joguinho com as duas. Só as tirou de casa para serem fotografadas.

Nos outros dias, ficam bem guardadinhas. A ideia agora é que ganhem um local de destaque, numa estante ou numa redoma, talvez. O pedacinho de piso também vai ganhar um lugar especial. 

Fabi, Coleção, Olimpiadas (Foto: Divulgação)Fabi tem até agora 30 camisas em sua coleção. Próxima a ser obtida será de Logan Tom  (Foto: Divulgação)

-  Quando a gente vai aos Jogos procura trazer algo para ter uma lembrança que tem esse valor de relíquia. Nas Olimpíadas são muitas bolas, mas parece que tem um guardinha para cada uma (risos). Por isso, em Pequim eu não consegui pegar. Até que fomos para a Copa dos Campeões, no Japão, e as bolas oficiais estavam lá. E eu falei para a comissão, brincando: "Se não me derem eu vou pegar!". Aí o Zé Roberto sugeriu trocar uma nossa por uma deles. Então, peguei essa. Já a de Londres eu garanti lá mesmo. A comissão técnica bolou uma estratégia para conseguir pegar as bolas. Por meio da inteligência da comissão, consegui, com muito custo, ficar com a que o nosso estatístico tinha pego. Fui conversando, pedindo, lembrando que eu já tinha a de Pequim, e na hora de ir embora e ele disse: "Você é muito chata." E me deu a bola. Sabe como é, né? Se uma menina quer, todas querem. Mas o meu museu tem coisas bem valiosas - diverte-se.

O próximo item a entrar no catálogo deverá ser a camisa de Logan Tom. Fabi quer que a passagem da americana - que amargou dois vices nas Olimpíadas - pelo time do Rio de Janeiro fique devidamente registrada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/bau-do-esporte/noticia/2012/11/meu-tesouro-pedacos-de-londres-e-pequim-rolam-no-museu-de-fabi.html

Marin faz pressão nas sedes da Copa das Confederações e admite exclusão


Presidente da CBF e do Comitê Organizador Local afirma que estádios podem ficar fora da competição caso atrasem data de teste oficial

Por Leandro Canônico São Paulo

José Maria Marin coletiva Fifa Copa das Confederações (Foto: Eliária Andrade / Ag. O Globo)Marin pede agilidade para as sedes da Copa
das Confederações (Eliária Andrade / Ag. O Globo)

A Fifa confirmou nesta quinta-feira as seis sedes da Copa das Confederações de 2013, no Brasil, e afirmou que não há plano B para o caso de atraso em alguma das obras dos estádios. José Maria Marin, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local, no entanto, afirmou que não serão tolerados mais atrasos. E que pode ter corte.

Depois do evento em que Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador foram confirmadas como sede da competição, Marin foi categórico ao afirmar que o estádio que não estiver pronto para o primeiro teste, no dia 15 de abril de 2013, estará automaticamente fora do torneio.

- O estádio que não estiver pronto no dia 15 de abril estará excluído. Isso não sou eu que estou determinando. É um compromisso que assumimos com a Fifa - falou Marin.

A declaração do presidente da CBF, de certa forma, vai na contramão do que afirmaram os representantes da Fifa nesta quinta-feira, no Museu do Futebol. Segundo eles, a entidade não tem "plano B" para o caso de algum estádio não ficar pronto. As situações mais críticas são as de Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

- Não temos plano B. Estamos convencidos que essa era a data. Se não estivéssemos convencidos que estariam prontos em 15 de abril, os estádios não seriam anunciados hoje. Não tem volta. É um ponto sem retorno - disse Walter de Gregorio, diretor de comunicações da Fifa.
Inicialmente, o prazo para entrega dos estádios da Copa das Confederações era dezembro deste ano. Mas apenas Belo Horizonte e Fortaleza vão cumprir essa data. Os outros quatro têm de entregar a obra para a Fifa em fevereiro, com a condição de estarem completamente prontos para o primeiro teste, no dia 15 de abril.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/11/marin-faz-pressao-nas-sedes-da-copa-das-confederacoes-e-admite-exclusao.html

Inter aposta em retrospecto com Fred, D'Ale e Forlán para bater Ponte


Com o trio, Colorado acumula 71,42% de aproveitamento no Brasileirão

Por Tomás Hammes Porto Alegre

Forlan comemora gol do Internacional contra o Vasco (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)Forlan comemora gol do Inter contra o Vasco
(Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)

Um é a revelação colorada em 2012, que apresenta vigor, toque e boa penetração na área. O outro é a referência técnica da equipe, o pensador que dita o ritmo do time e coloca os companheiros na cara do gol adversário. O terceiro desembarcou em Porto Alegre gozando de prestígio internacional e na bagagem o título de melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. Juntos, formam o trio que tem a missão de municiar e se aproximar de Leandro Damião para buscar os gols apagar a imagem desoladora da temporada atual. São: Fred, D’Alessandro e Diego Forlán.

Quando estão em campo juntos, o toque de qualidade fica evidenciado. As jogadas saem com mais naturalidade e as oscilações, tão constantes no Brasileirão, reduzem. Um indício é o desempenho que ostenta o time quando conta com o trio. Eles atuaram simultaneamente em sete partidas até o momento. Em nenhuma, o Colorado conheceu a derrota. Foram quatro vitórias e três empates, o que dá um aproveitamento de 71,42%, pior apenas do que o líder Fluminense, que tem 71,6%. Contando as ocasiões em que começaram a partida, o rendimento é ainda melhor. Nos seis embates, o desempenho é de 77,77%.

O problema é justamente quando algum dos três desfalca o Inter. Ou, em um quadro ainda pior, quando nenhum atua. A comprovação da importância deles veio no último domingo diante do Náutico. Tanto Fred quanto D’Ale e Forlán estiveram ausentes porque estavam suspensos. Com a possibilidade de diminuir a distância para o São Paulo, quarto colocado e último que estaria garantindo uma vaga à Libertadores em 2013, para cinco pontos, o que se viu foi um time apático, sem criações de jogadas, deixando Damião isolado. O resultado terminou com um acachapante 3 a 0 e a chance de disputar o torneio sul-americano permanecer viva apenas no campo matemático. Nos 27 jogos em que o trio não esteve junto, o time venceu nove, empatou nove e perdeu outras nove, com aproveitamento de 44,44%
 

Inter com Fred, D'Ale e Forlán
Inter 0 x 0 Vasco
Inter 4 x 1 Flamengo
Botafogo 1 x 1 Inter
Inter 2 x 2 Sport
Inter 3 x 1 Bahia
Vasco 1 x 2 Inter
Inter 2 x 1 Palmeiras
7 jogos
4 vitórias
3 empates
Aproveitamento: 71,42%
 
Neste domingo, quando enfrentar a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, eles estarão de volta. Se a vaga é um sonho distante, o torcedor se apega no futebol apresentado pelo trio para acreditar em uma recuperação e término na competição com posição mais digna, como pregou o grupo após o revés no Recife.

Com os três em campo, o Inter não balançou as redes somente em uma oportunidade. Foi no dia 28 de julho, ainda no primeiro turno. O adversário era o Vasco e a partida marcava a estreia do uruguaio pelo clube gaúcho. Ainda sem entrosamento, se movimentou, mas não conseguiu evitar o empate. De quebra, os colorados viram El Cabezón sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda.

Mais de um mês depois, o trio esteve novamente reunido. E, dessa vez, não deu chances para o azar. Atropelou o Flamengo por 4 a 1, com dois gols de Forlán (Damião e Josimar fizeram os outros tentos colorados). O primeiro do uruguaio nasceu após cruzamento de Fred, que Ramón não conseguiu afastar. O camisa 7 aproveitou e guardou. No seu segundo, todos os três participaram do lance. Fred passou para D'Ale, que mandou a bomba na trave e, no rebote, Forlán anotou. O gol de Damião saiu em jogada originada de Fred.


D'Alessandro Fred Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)D'Alessandro e Fred são os responsáveis por municiar Forlán e Damião
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

No duelo com o Botafogo – empate em 1 a 1 –, Fred voltou a ter papel decisivo. O camisa 35 lançou Damião, que marcou o gol colorado aos 23 minutos do segundo tempo. Nessa partida, Forlán entrou aos 12 minutos da segunda etapa, porque estava desgastado por ter defendido a seleção do Uruguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Diante do Sport, na igualdade em 2 a 2, quando a crise no Beira-Rio foi deflagrada após o contundente discurso de Fernandão de que alguns jogadores estariam em uma "zona de conforto", D’Alessandro viu a movimentação do centroavante colorado e deu um toque rápido de primeira para o goleador cruzar na cabeça de Rodrigo Moledo (Cassiano aproveitou o rebote e fez o primeiro gol do Inter).
 

O triunfo sobre o Bahia por 3 a 1 iniciou com um gol de Fred. O de Forlán teve a participação dos três. Fred viu a movimentação de D'Alessandro e tocou. O camisa 10 cruzou para o uruguaio cabecear. Na sequência de duas vitórias seguidas, sobre Vasco e Palmeiras – ambas por 2 a 1 –, novamente se fez perceber o protagonismo do argentino, do garoto e do camisa 7. Contra os cariocas, Forlán foi o autor dos dois gols. Com duas assistências milimétricas de D’Ale. Na segunda, com jogada começada por Fred. A polêmica partida contra o Verdão – que está sub judice – teve o gol de Fred após suave toque de cabeça do uruguaio. No segundo, El Cabezón tabelou com Forlán e cruzou na cabeça de Rafael Moura, que só empurrou.

Se restam poucas aspirações no Brasileirão, o Inter aposta no talento do trio para buscar as quatro vitórias nas partidas restantes e terminar o ano com a esperança de que 2013 possa recolocar a equipe no caminho dos grandes títulos. Se Fred, D’Ale e Forlán forem mais assíduos em campo ao mesmo tempo, há possibilidades de isso ocorrer.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/11/inter-aposta-em-retrospecto-com-fred-dale-e-forlan-para-bater-ponte.html

Eleição no conselho: Inter tem dia crucial para definição do futuro


Giovanni Luigi, Luiz Antonio Lopes e Sandro Farias são candidatos para
o biênio 2013/14. Pleito tem chance de ser definido no primeiro turno

Por Diego Guichard Porto Alegre

Em época em que o futebol do Inter se mostra praticamente sem pretensões, com chances remotíssimas de classificação para a Libertadores, o assunto eleições ganha corpo e importância. O futuro do clube para o próximo biênio 2013/14 começará a ser encaminhado (ou até definido) na noite desta quinta-feira, quando ocorrerá eleições presidenciais entre três candidatos: Giovanni Luigi (chapa 1), Luiz Antonio Lopes (chapa 2) e Sandro Farias (chapa 3).

O pleito é o momento em que os 346 conselheiros responderão pela imensidão de toda torcida colorada. A responsabilidade é gigantesca, já que a eleição poderá ser definida em primeiro turno caso somente um candidato ultrapasse a cláusula de barreira de 25% (87 votos). Somente dois podem ir para o segundo turno, marcado para 15 de dezembro, aberto à votação de cerca de 75 mil associados aptos ao voto.

Candidatos a presidência do Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Candidatos a presidência do Inter: Sandro Farias, Luiz Antonio Lopes e Giovanni Luigi(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)

Situação
Como vantagem, o grupo de Luigi conta com o maior apoio de movimentos políticos na candidatura. São sete no total: Movimento Inter Grande (MIG), Colorado Eu Sou, Coração Colorado, DNA Colorado, Inter Maior, Inter Sempre e Alma Colorada. O trunfo do movimento seria o de conseguir a eleição ainda no primeiro turno, já que conta com o apoio massivo do conselho.
Queremos uma comissão técnica experiente com muito conhecimento tático e bagagem de vestiário
Giovanni Luigi, chapa 1
Com o Brasileirão em andamento, o atual presidente evita fazer projeções para o futebol caso confirme a reeleição. Não fala se o vice de futebol Luciano Davi e se o treinador Fernandão permanecerão em seus respectivos cargos. Mas conta com uma “avaliação interna” que será divulgada ao final da competição.
- Queremos uma comissão técnica experiente com muito conhecimento tático e bagagem de vestiário. Teremos um diretor técnico remunerado que possa estar de manhã à noite, fazendo com que se possa cumprir normas e determinações, que administre a logística, faça a interlocução entre os meninos da base e ajude no comando do dia-a-dia do vestiário – frisou Luigi.
Como discurso de campanha, apega a boa saúde financeira do clube. E nesta quarta-feira, em contato com a Rádio Guaíba, o dirigente disse ter uma “contratação alinhavada” para 2013. De acordo com Luigi, trataria-se de um destaque do Brasileirão.
Vice multicampeão
Primeira chapa a anunciar oficialmente a candidatura, Luiz Antônio Lopes é o candidato, mas conta com um nome forte e conhecido no futebol, o do ex-presidente multicampeão Vitorio Piffero. No plano de gestão do grupo, aliás, a maior argumentação é baseada justamente em feitos e títulos conquistados até 2010.

Tem que mudar a direção e tudo começa por Vitorio Piffero. Não sei quem estava na zona de conforto

Luiz Antonio Lopes, chapa 2
No argumento, Lopes critica o resultado da gestão atual nos gramados. Sobre o elenco, o candidato não faz “terra arrasada”, mas promete uma “reavaliação” de plantel.

- Tenho a melhor equipe para fazer esse retorno do Inter a essa fase maravilhosa, com o melhor vice de futebol que o clube pode ter. Tem que mudar a direção e tudo começa por Vitorio Piffero. Não sei quem estava na zona de conforto - comenta Lopes.

A chapa é oriunda dos movimentos União Colorada, Ação Independente Colorada e Mais Inter, o que não garantiria a cláusula de barreira. Nos bastidores, no entanto, o grupo crê na migração de votos da situação por causa justamente da influência de Vitorio Piffero e no apoio massivo do torcedor para o segundo turno.

Candidatos a presidência do Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Conselheiros poderão definir eleição no primeiro turno (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)

Oposição ou “nova via”
A verdadeira oposição se encontra com Sandro Farias, já que Luigi chegou a trabalhar com integrantes do grupo de Lopes em gestões anteriores. O candidato fala em remodelação do departamento de futebol a partir de uma trinca de gestores. O movimento aposta na criação de dois cargos executivos para substituir o diretor de futebol (cargo vago atualmente).

- Imagina-se uma reestruturação no futebol. Um conselho de gestão no qual o vice de futebol participa junto, em um tipo de triângulo, com um diretor técnico, com formação de gestão no esporte, e outro ajudando na infraestrutura. O treinador será um cara que terá de estar afinado com isso. Precisa estar acostumado a liderar vestiários com atletas de ponta, com nível de seleção – opina.

Imagina-se uma reestruturação. Um conselho de gestão no qual o vice de futebol participa com um diretor técnico e outro ajudando na infraestrutura

Sandro Farias, chapa 3
No plano de gestão apresentado, o mais elaborado entre as três chapas, fala-se em três pilares: “clube democrático”, “gestão profissional” e “futebol campeão”. O movimento quer a utilização de softwares de acompanhamento e estatísticas de desempenho de atletas e também almeja ampliação de investimento na base para que sejam revelados mais atletas formados no Inter desde a infância. Busca-se também a maior participação, exploração e acompanhamento dos conselheiros do clube.

O Convergência Colorada entra sozinho na disputa e também conta com o apoio de conselheiros independentes e dissidentes de outros grupos para tentar ultrapassar a cláusula de barreira. O grupo busca, principalmente, o crescimento no Conselho Deliberativo.

O resultado do primeiro turno será divulgado no final da noite. A expectativa do resultado se potencializa pelo fato de encaminhar o futuro do presidente que acompanhará a parte mais importante das obras e estará no comando do clube durante a Copa do Mundo de 2014.

ELEIÇÕES DO INTER - 346 conselheiros
CHAPA 1
Presidente: Giovanni Luigi
Vice de futebol: Não divulgado
1º Vice-Presidente: Marcelo Feijó de Medeiros
2º Vice-Presidente: Diana Raquel de Oliveira
Movimentos: Inter Grande (MIG), Colorado Eu Sou, Coração Colorado, DNA Colorado, Inter Maior, Inter Sempre e Alma Colorada
CHAPA 2
Presidente: Luiz Antonio Lopes
Vice de futebol: Vitorio Piffero
1º Vice-Presidente: Décio Hartmann
2º Vice-Presidente: Carlos Rafael dos Santos Junior
Movimentos: União Colorada, Ação Independente Colorada e Mais Inter
CHAPA 3
Presidente: Sandro Farias
Vice de futebol: João Patrício Herrmann
1º Vice-Presidente: Luiz Henrique Nuñez de Oliveira
2º Vice-Presidente: Fabrício de Oliveira Berto
Movimento: Convergência Colorada


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/11/eleicao-no-conselho-inter-tem-dia-crucial-para-definicao-do-futuro.html

Por nove votos a zero, STJD mantém resultado de Inter x Palmeiras


Auditores negam pedido de impugnação da vitória colorada por 2 a 1 em julgamento de duas horas. Verdão continua sob sério risco de rebaixamento

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Depois de uma sessão cansativa e que durou mais de duas horas, o STJD decidiu manter a vitória do Internacional por 2 a 1 sobre o Palmeiras, dia 27 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão entrou com pedido de impugnação da partida com a alegação de que um gol de mão de Barcos teria sido anulado com ajuda de recursos externos – algo proibido pela Fifa (assista ao vídeo). Por nove votos a zero, os auditores e o presidente Flávio Zveiter negaram o pedido dos palmeirenses.

A decisão tomada nesta quinta-feira não é passível de recurso, e por isso o clube paulista terá de acatar a definição dos tribunais. Dessa forma, a CBF vai retirar o asterisco que consta na tabela do Brasileirão. O Inter continua com 51 pontos, na sexta posição, enquanto o Palmeiras fica com 33, a sete de sair da zona de rebaixamento, faltando quatro rodadas para o término da disputa por pontos corridos. 


Apesar de todos os esforços do Palmeiras, os auditores do STJD consideraram que não houve provas suficientes que mostrassem a interferência do delegado Gerson Baluta na anulação do gol. O clube paulista se baseava no depoimento de uma repórter, que teria sido interpelada por Baluta para falar se o gol tinha ou não sido irregular. Além disso, o Tribunal rejeitou todo o material reunido pelos advogados alviverdes - recortes de jornais e um vídeo com leitura labial do árbitro após o lance - alegando que tais provas foram apresentadas apenas nesta quinta-feira, o que poderia significar uma vantagem ao Verdão.

– Se essa partida for remarcada, quem vai apitar? Vai ser portão fechado? Porque vai dar morte. Anular a partida é um absurdo – afirmou o procurador Paulo Schmitt.

O árbitro Francisco Carlos Nascimento comemorou o desfecho da história.
– Feliz com o resultado. Agradeço a quem me deu apoio, como a Comissão de Arbitragem e meus familiares. Agradecer aos que não duvidaram da minha palavra.

O Verdão enviou uma comitiva ao Rio de Janeiro para acompanhar o julgamento. Além de Barcos, que deu seu depoimento sobre o lance, estavam presentes o presidente Arnaldo Tirone e o gerente de futebol César Sampaio. O Inter foi representado pelo advogado Daniel Cravo, que estava satisfeito com a manutenção do placar do jogo.


– É um resultado que já esperávamos, não trabalhávamos com outra hipótese. Acho que a presença dos árbitros foi determinante também. Não houve divergências. Não havia nenhuma prova para o que o Palmeiras alegava. Diziam que uma repórter havia falado com o delegado, e que isto, em efeito cascata, teria influenciado na decisão de anular o gol. Isso não foi provado.

O julgamento
Às 11h12m, o presidente Flávio Zveiter declarou aberta a sessão do Tribunal Pleno do STJD. Logo de cara, um baque para o Palmeiras: o relator Ronaldo Botelho indeferiu documentos apresentados de "última hora" como evidências alviverdes para tentar anular o jogo. Entre as provas indeferidas, está a leitura labial contratada pelo clube para desvendar o diálogo entre os árbitros. Sendo assim, apenas as testemunhas e os vídeos puderam ser usados.

O julgamento começou com os depoimentos das testemunhas. O advogado José Mauro do Couto, do Palmeiras, apresentou o vídeo com o lance polêmico, com imagens da TV Bandeirantes. Na transmissão, a repórter Taynah Espinoza disse que o delegado do jogo, Gerson Baluta, perguntou aos repórteres se o gol de Barcos foi ou não com a mão. O lance foi repetido à exaustão, também com imagens da TV Globo.


barcos julgamento palmeiras (Foto: Ralff Santos / Futura Press / Agência Estado)Barcos no julgamento, acompanhado de César Sampaio (Foto: Ralff Santos / Futura Press / Agência Estado)

Às 11h47m, Barcos foi chamado para dar seu depoimento. Ele admitiu que tocou com a mão na bola, mas só o fez porque foi puxado pelo zagueiro Índio e teria sofrido pênalti. Indagado pelo procurador Paulo Schmitt, o Pirata disse que não ouviu em campo qualquer comentário sobre a possível interferência externa para anular o gol – e ainda disse que comemorou o gol como sendo dele próprio, e não de Maurício Ramos, que também estava na jogada.

barcos julgamento palmeiras (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Arbitragem também presente no STJD
(Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)

Logo depois, foi a vez de o árbitro Francisco Carlos Nascimento falar, em argumentação que já era esperada. Ele disse que realmente validou o gol de Barcos por achar que tinha sido de cabeça, mas que logo recebeu a comunicação do quarto árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima. E disse ter consciência de que os árbitros não podem receber informações externas. O longo tempo de paralisação, segundo ele, foi por causa das reclamações dos dois times.

– Acho que não demorou mais do que 12 segundos (o chamado do quarto árbitro). Acho que a partida ficou uns cinco minutos parada. Houve tumulto por causa da reclamação dos jogadores – disse Francisco Carlos Nascimento.

O juiz ainda sustentou que não deu cartão amarelo para Barcos porque o quarto árbitro não conseguiu ver com clareza quem havia tocado com a mão na bola. Nascimento questionou Jean Pierre sobre o autor da infração, mas ele não soube responder. Sobre a súmula, que relatou que "nada houve de anormal", os árbitros afirmaram que os lances técnicos não são registrados no documento, só casos disciplinares.


Na sequência, Jean Pierre e o delegado Gerson Baluta também deram depoimentos sustentando a tese de que o gol anulado não teve qualquer interferência externa . Baluta, inclusive, citou que jamais permitiu que um monitor de TV ficasse perto do campo – ele diz já ter retirado um aparelho em um jogo do Vasco, em São Januário. Já o quarto árbitro afirmou que viu um "jogador de branco" tocando com a mão na bola, e que a decisão da anulação foi exclusivamente dele (veja vídeo ao lado publicado pelo Esporte Espetacular do último domingo que simula a visão dos árbitros em campo).

Mais de uma hora após o início da sessão, às 12h35m, os advogados dos dois clubes fizeram suas defesas. Cada um teve 15 minutos de explanação – José Mauro do Couto, pelo Palmeiras, e Daniel Cravo, pelo Inter. Por fim, o procurador Paulo Schmitt deu seu depoimento com contundência. Para ele, anular o jogo seria um absurdo, já que o Palmeiras estaria pedindo a impugnação só por estar em situação complicada no Brasileirão.

– Se isso acontecer, tem de pegar o boné e ir embora – disse.

Passadas duas horas de julgamento, a votação começou. O relator Ronaldo Botelho disse que não havia como provar que o delegado teve interferência na anulação do gol, apesar de depoimentos sugerirem o contrário. Todos os outros auditores acompanharam o voto de Ronaldo, acabando com as esperanças palmeirenses. Flávio Zveiter deu o voto final, construindo o placar de nove a zero pela manutenção do resultado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/por-nove-votos-zero-stjd-mantem-resultado-de-inter-x-palmeiras.html

Frustração vira estímulo no Botafogo: 'É sinal de que o time acredita'


Goleiro Jefferson relata tristeza dos jogadores pelo empate com o Palmeiras no último minuto e faz apelo para torcedor apoiar no sábado

Por Thales Soares Rio de Janeiro
Jefferson treino botafogo (Foto: Jorge William / Agência o Globo)Jefferson se prepara para jogo com a Portuguesa
(Foto: Jorge William / Agência o Globo)

O gol de Barcos no últimos minuto do jogo que impediu o Botafogo de diminuir a vantagem do São Paulo na luta por uma vaga na Taça Libertadores de 2013 deixou os jogadores frustrados e decepcionados. No entanto, esse sentimento acabou servindo de estímulo para o grupo manter a esperança de que o objetivo ainda é possível de ser alcançado.

São oito pontos de diferença. Se o Botafogo vencer os quatro jogos que restam, precisa torcer para o São Paulo não conseguir mais do que uma vitória para chegar ao quarto lugar. Se o clube paulista empatar os quatro, a disputa irá para o saldo de gols. O São Paulo, no momento, tem 10 a mais.

Botafogo 4 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

- A tristeza dos jogadores depois daquele gol mostra o quanto queremos chegar. Se não fosse assim, teríamos saído de campo sem cobrança e não foi o que aconteceu. A gente queria vencer. Isso é sinal de que o Botafogo acredita - disse o goleiro Jefferson, capitão do time.

Na briga pela quarta vaga na Libertadores, Internacional, com 51 pontos, mesma pontuação do Botafogo, mas com uma vitória a menos, e Vasco, com 50, ainda tem chances. O São Paulo ainda tem a possibilidade de conseguir a classificação pela Copa Sul-Americana, o que acabaria com as chances de seus três rivais.

Mesmo com todas as dificuldades, Jefferson pede para que os torcedores acreditem na possibilidade de classificação. O time entra em campo sábado, contra a Portuguesa, no Engenhão, e a esperança do goleiro é de que haja apoio de quem comparecer ao estádio.

- A gente faz até um apelo para torcedor comparecer ao estádio. Enquanto houver chance, vamos brigar. Precisamos do incentivo, de saber que o torcedor também acredita - comentou Jefferson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/frustracao-vira-estimulo-no-botafogo-e-sinal-de-que-o-time-acredita.html

Zé Roberto comemora vice paulista e projeta duplo reforço para a Superliga


Treinador elogia desempenho da equipe com apenas 3 meses de formação e espera contar com as ponteiras Vasileva e Soninha na competição nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

José Roberto Guimarães aplaude jogada do Campinas (Foto: Felipe Christ/Amil)Zé Roberto faz questão de aplaudir o segundo lugar
do Campinas (Foto: Felipe Christ/Amil)

Campinas parou diante do Osasco e ficou com o vice no Campeonato Paulista de vôlei feminino. Apesar do revés na final, tricampeão olímpico José Roberto Guimarães aprovou o desempenho de suas comandadas, principalmente pelo fato delas estarem apenas na primeira competição juntas após a formação da equipe, que tem pouco mais de três meses.

- Estou muito feliz por tudo o que fizemos. Com apenas três meses efetivos de trabalho, chegar a uma final de Campeonato Paulista é motivo para se comemorar - afirmou o treinador, que agora espera melhor desempenho na Superliga, quando irá contar com os reforços das ponteiras Vasileva e Soninha.

- O estadual serviu também como uma boa preparação para a Superliga. Jogamos a competição inteira sem opção de troca nas pontas e, agora, com a chegada da Vasileva ficaremos mais fortes. Também esperamos o retorno da Soninha - completou ele, citando a ponteira ainda em recuperação de cirurgia nas costas.

Com uma campanha de respeito, Campinas encerrou sua participação no Paulista com 11 vitórias e apenas cinco resultados negativos, em 16 partidas. Capitã do Campinas, a experiente Walewska também jogou a bola da equipe para cima. A jogadora lembrou que a equipe é formada por atletas jovens e que chegar à final contra o Osasco foi um grande aprendizado.

Com apenas três meses efetivos de trabalho, chegar a uma final de Paulista é motivo para se comemorar"

Zé Roberto Guimarães
- As meninas estão de parabéns. Conseguimos tudo isso logo no primeiro ano. E gostaria de parabenizar especialmente nossas ponteiras, que são jovens, tiveram que encarar uma responsabilidade grande e foram muito bem - ressaltou sobre Pri Daroit e Ju Nogueira, além de garantir que espera uma boa Superliga.

- Agora é somar, agregar a Vasileva e esperar pela Soninha para lutar também pelo título brasileiro - acrescentou.

Outra bastante experiente no elenco campineiro, a levantadora Fernandinha lembrou que a medalha de prata tem que ser comemorada como ouro pelo Campinas.
- É uma medalha de prata que vale ouro - resumiu a campeã olímpica em Londres, com a Seleção Brasileira.

A estreia do Campinas na Superliga será no dia 23, novamente contra o Osasco.

Sequinha', Carol Solberg volta a jogar com Mª Clara três meses após ser mãe


Com o pequeno José na torcida, irmãs retomam a parceria no Nacional de Curitiba. Karin/Shaylyn e Renata/Elize Maia também estão entre as inscritas

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Pela barriga sequinha nem parece que Carol Solberg deu à luz há apenas três meses. Como se não bastasse a boa forma física, a carioca quer mostrar que também já está em condições de voltar a competir. Longe das quadras desde o início deste ano, a caçula da ex-jogadora Isabel vai retomar a parceria com a irmã Maria Clara neste final de semana, em Curitiba. Com o pequeno José na torcida, as duas irão trilhar novamente o caminho que percorreram há oito anos, no início da parceria. Sem um wild card para o Open, a estreia da dupla na temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia será no Nacional, torneio classificatório para a disputa da elite da modalidade.
                                     Clique aqui e confira o blog da Maria Clara


Carol Solberg Maria Clara vôlei de praia (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Carol Solberg (esq.) e Maria Clara voltam a jogar juntas em Curitiba (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)

Carol pesava 66kg antes de engravidar e, mesmo tendo engordado 11 quilos durante a gestação, já perdeu quase tudo o que ganhou. Quando o filho completou um mês, retomou os treinos. No começo, ela admite que sofreu para se readaptar à antiga rotina. Um mês depois, quando voltou a trabalhar diariamente com Maria Clara, ganhou novo ânimo, que se renovou mais uma vez com a proximidade da reestreia oficial.

- Como voltei a treinar rápido, meu corpo também respondeu rapidamente. No início os treinos foram bem ruins, mas melhoraram demais nas últimas semanas. Ainda sinto falta do arranque e do vigor que tinha, mas estou evoluindo a cada dia, sempre muito empolgada. Estou ansiosa para viajar, voltar ao ambiente competitivo, e curiosa para saber como vou me adaptar a jogar viajando com o José - disse Carol, que ainda está amamentando.

Nas etapas, Carol terá sempre a companhia do marido, o fotógrafo Fernando Young Brasileiro, ou da mãe. Criada com os irmãos no ambiente do vôlei, a atleta de 25 anos prefere não comparar a situação atual com a de sua infância e acredita que, até por isto, Isabel só dê palpites quando ela pede.

Carol Solberg Maria Clara vôlei de praia (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Carol exibe a barriga sequinha ao lado da irmã MariaClara (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)

- São situações bem diferentes. Ela jogava na quadra, nós éramos vários (além de Carol e Maria, Isabel teve Pedro Solberg, que também joga, e Pilar), eram outros tempos. Ela só responde quando eu pergunto, mas me dá a maior força e vai me ajudar com ele quando estiver em quadra.
O único porém da reestreia da dupla será o retorno no Nacional, competição classificatória para o Open, que reúne a elite brasileira. Com o afastamento de Carol, a dupla caiu no ranking da modalidade e ficou fora da zona de classificação direta. As duas pediram um wild card (são distribuidos três por etapa no feminino) à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), mas não foram contempladas. Assim, terão que alcançar a decisão deste torneio para garantir vaga na competição da próxima semana, também em Curitiba.

Mesmo com o caminho mais longo, Maria Clara está animada. Parceira da irmã por oito temporadas, a carioca jogou ao lado de Raquel Pellucci, Val e Lili neste ano. Agora, espera recuperar a regularidade.

- Foi um ano engraçado por jogar com outras três pessoas mas, mesmo sem resultado nenhum, foi um ano em que aprendi muito, principalmente a extrair o que cada momento e torneio dinha de melhor. Agora vou sentir um gostinho especial ter a Carol de novo ao meu lado. Não voltamos simplesmente por sermos irmãs, mas porque temos prazer de jogar juntas. Realmente acredito que somos melhores juntas.

No Nacional, Carol e Maria Clara estão garantidas na fase principal, que começa no sábado, com outras sete parcerias: Karin/Shaylyn, Renata/Elize Maia, Thati/Érica Freitas, Naiana/Bruna, Leize/Rachel, Fernanda Nunes/Amana e Juliana Simões/Haissa. O quadro final será definido nesta sexta-feira com as duplas que passarem pelo qualifying.

Carol Solberg Maria Clara vôlei de praia (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Dupla de irmãs treina na praia de Ipanema antes de viajar (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)

FONTE:

Federer vence Ferrer pela 14ª vez e é primeiro semifinalista em Londres


Número 2 do mundo garante classificação no Torneio dos Campeões da ATP

Por SporTV.com Londres

Roger Federer tênis Londres ATP Finals (Foto: Getty Images)Roger Federer está nas semifinais do ATP
Finals, em Londres (Foto: Getty Images)

Roger Federer não fez uma grande partida, mas jogou bem o suficiente nos momentos mais importantes. Mesmo sacando mal no primeiro set e cometendo mais erros do que de costume em todo o duelo, o atual número 2 do mundo fez 6/4 e 7/6(5) e derrotou David Ferrer (5 do ranking) pela 14ª vez em 14 jogos. Com o resultado, o suíço torna-se o primeiro classificado para as semifinais do Torneio dos Campeões da ATP, em Londres.

Após o jogo, a tabela do Grupo B na capital inglesa tem Federer na liderança, com duas vitórias em dois jogos. Ferrer tem um triunfo e um revés, enquanto Juan Martín del Potro (7) e Janko Tipsarevic (9), que perderam seus jogos de estreia, vão se enfrentar ainda nesta quinta-feira, a partir das 18h (de Brasília).

No Torneio dos Campeões, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, os participantes são divididos em dois grupos de quatro atletas e jogam entre si dentro das chaves. Os melhores avançam às semifinais. O Grupo A tem Novak Djokovic (1), Andy Murray (3), Tomas Berdych (6) e Jo-Wilfried Tsonga (8). Após duas rodadas, Nole lidera, com duas vitórias, seguido por Murray e Berdych, com um triunfo e um revés cada. Tsonga soma dois resultados negativos.
Árbitro prejudica Ferrer no começo

O começo de Federer foi ótimo, e o suíço quebrou o espanhol logo no segundo game. O retrospecto negativo, contudo, não abalou Ferrer. O espanhol teve um break point já no terceiro game e só não quebrou porque o árbitro de cadeira errou em uma marcação. O número 5 do mundo tinha acabado de acertar uma ótima devolução de saque e se preparava para o golpe seguinte, com a quadra aberta, quando o árbitro avisou que a primeira bola de Ferrer havia quicado fora. O replay, então, mostrou bola boa, o que deixou o espanhol furioso. O ponto teve de ser disputado de novo, e Federer escapou de ter o serviço quebrado.

Mesmo assim, o suíço tinha problemas para encaixar seu primeiro serviço (40% de aproveitamento no set), e Ferrer aproveitou no quinto game. Com uma esquerda para fora do número 2 do mundo, o espanhol devolveu a quebra e empatou a parcial em seguida. Os dois tenistas seguiam alternando bons e maus momentos - com mais falhas do que bolas vencedoras -, e o jogo foi igual até o nono game. No décimo, Federer teve seu melhor instante na partida. Depois de dois belos pontos, viu o rival cometer dois erros e conseguiu a quebra, fechando o set em 6/4.

O segundo set foi igualmente equilibrado e com poucas chances de quebra. Federer sacava melhor, e Ferrer confirmou seus a maioria de seus serviços sem problema. Ambos tiveram break points em um game, mas os sacadores prevaleceram. No 12º game, sacando para o tie-break, Ferrer ainda cometeu uma dupla falta a um erro não forçado, mas saiu de 0/30 para confirmar o saque.

O game de desempate começou errático, com o suíço errando um voleio e o espanhol cometendo uma falha não forçada. Uma esquerda de Ferrer que morreu na rede deu a vantagem de 4/2 para Federer. O suíço, a três pontos da classificação para as semifinais, não bobeou. Acertou dois ótimos saques, abriu 6/3 e chegou a três match points. No terceiro deles, fez outro ótimo serviço e completou a vitória.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/federer-vence-ferrer-pela-14-vez-e-e-primeiro-semifinalista-em-londres.html

Gaúcho barra Eder Luis e faz quatro mudanças para encarar o Atlético-MG


Técnico interino do Vasco conta com recuperação de Alecsandro e promove Felipe e Thiago Feltri à equipe titular para jogo deste domingo, na Colina

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Alecsandro Juninho Pernambucano vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Alecsandro voltou a treinar no gramado
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

No primeiro coletivo em sua nova passagem como técnico interino do Vasco, Gaúcho promoveu quatro modificações na equipe que enfrenta o Atlético-MG. Em relação à última escalação de Marcelo Oliveira - derrota por 3 a 0 para o Sport -, a principal mudança foi a barração de Eder Luis, que deu lugar a Felipe no meio-campo. Eduardo Costa substituiu Nilton, suspenso, e nas laterais, Jonas e Thiago Feltri entraram nas vagas de Auremir e William Matheus, respectivamente.

A boa notícia foi a volta de Alecsandro. Após dois dias em recuperação de dores na coxa direita, o centroavante retornou aos trabalhos no campo e participou do coletivo realizado no CFZ, na manhã desta quinta-feira, formando dupla com Carlos Tenorio. No entanto, após 40 minutos de treinamento a dupla de ataque passou em branco e o placar final foi 0 a 0.

O Vasco treinou com a seguinte formação: Fernando Prass, Jonas, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Wendel, Juninho e Felipe; Tenorio e Alecsandro.

felipe gaúcho vasco (Foto: Ivo Gonzalez/Globo)Gaúcho orienta Felipe no treino do Vasco (Foto: Ivo Gonzalez/Globo)

FONTE:

'Maior do Brasil', telão 'americano' vira atração na inauguração da Arena


Equipamento mede 96 m² e foi fabricado pela mesma empresa que produziu o maior telão do mundo em HD, localizado na cidade de Dallas

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre

header arena do grêmio (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Para onde o torcedor do Grêmio vai direcionar o seu olhar na inauguração da Arena, dia 8 de dezembro, daqui a exato um mês? Obviamente, a tendência é de que mire o gramado, cheio de atrações artísticas e a partida amistosa contra o Hamburgo. No entanto, o campo terá um adversário de peso. Ou melhor dois. Em fase final de instalação, a dupla de telões vinda diretamente dos Estados Unidos promete ser um show à parte.

arena telão grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Telão da Arena do Grêmio foi finalizado na terça-feira (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

A fabricante é a mesma que produziu o maior telão do mundo em HD, localizado no estádio do Dallas Cowboys, na cidade de Dallas, onde o Brasil jogou amistoso com o México, em junho. A peça gigante nos Estados Unidos tem 1072 m². Cada um dos telões da Arena tem 96,4 m², espaço superior a alguns apartamentos, e pesa 5 toneladas. Estão sendo alojados atrás dos gols.
- Não tem igual no Brasil - explica Eduardo Martins, executivo da gerenciadora das obras.

O processo de montagem dos módulos começou há cerca de uma semana foi concluído nesta terça-feira. O "modus operandi" exigiu, inclusive, a construção de uma plataforma provisória de madeira nas arquibancadas para o içamento das 15 placas que compõem cada estrutura. A intenção é testar a imagem até quarta-feira. O aparelho só voltará a ser ligado novamente apenas no próximo dia 20.

arena grêmio telão montagem (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Montagem mostra etapas do içamento do telão (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

Mais do que impacto visual, o Grêmio planeja fazer de seus dois sofisticados telões potentes fontes de geração de receita. Já existem algumas ideias, embora o valor de arrecadação ainda não seja estimado.

Em uma das ações associadas aos telões, o torcedor poderá ir ao Memorial (que ocupará dois pisos do Setor Oeste) e brincar de fazer gols num Danrlei imaginário. O gremista que mais se destacar no game irá aparecer no aparelho gigante e ganhar prêmios. Ou seja, se ver no telão estimulará a ida ao Memorial, e vice-versa.

- É o conceito europeu do "matchday" - explica o presidente da Grêmio Empreendimentos Eduardo Antonini, sobre a ideia de fazer o fã curtir o dia inteiro da partida no estádio, indo antes para almoçar, consumir produtos, e não "apenas" assistir ao jogo.

Refletores prometem 'sombra zero'


arena grêmio galeria estádio arena do grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Refletores são instalados na Arena (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

Além do telão, outra novidade são os refletores. Saem as antigas torres de luz do Olímpico para dar lugar um conceito mais moderno de distribuir as lâmpadas. Ao todo, são 408, espalhadas na parte superior dos setores Leste e Oeste do estádio. Cada lâmpada, emite 2 mil watts. O plano é eliminar as sombras do gramado.

Por dentro dos telões

13,17m x 7,32m = 96,4 m² 

Içado a 52 metros de altura

Alta resolução

Resolução de 648 x 360 pixels

Peso de 5.471 kg por painel

Consumo máximo 41.300 W
por painel (típico = 10.800 W)

Brilho 6.000 NITs
 
.- No Olímpico, temos apenas seis pontos de luz. Agora, teremos uniformidade - projeta Antonini.
Tanto a instalação do telão quanto a colocação dos refletores exigem trabalho especializado. Cerca de 30 alpinistas industriais se agarram às estruturas metálicas do estádio para montar as peças.

No total, 3,2 mil operários trabalham em dois turnos de oito horas cada para aprontar tudo para 8 de dezembro, dia da inauguração.


O evento de  abertura está estimado em aproximadamente R$ 20 milhões. A capacidade total da nova casa gremista será de 60.540 lugares. A Arena segue forte na sua contagem regressiva.

arena grêmio galeria estádio arena do grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Um dos telões, ao fundo, e as placas do outro sendo erguidas (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

Ronaldinho x Fla: processo é suspenso para tentativa de acordo


Meia do Atlético-MG cobra R$ 55 milhões do clube carioca. Nova audiência deve ser realizada em cerca de 15 dias

Por Vicente Seda Rio de Janeiro

ronaldinho gaúcho assis audiência flamengo (Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho deixa o TRT-RJ após audiência
(Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)

Após cerca de 40 minutos, a primeira audiência do litígio entre Ronaldinho Gaúcho e Flamengo chegou ao fim, na manhã desta quinta-feira, na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-RJ). Segundo os advogados que representaram o clube carioca, Bichara Neto e Marcos Motta, o processo foi suspenso provisoriamente para que as partes tentem um acordo. Caso contrário, uma nova audiência deve ser realizada em 15 dias.

- O processo está suspenso por 15 dias para que as partes entrem em acordo. Dentro desses 15 dias as partes têm de informar à juíza (Adriana Leandro de Souza Freitas) se houve ou não acordo. Não havendo acordo, a juíza vai marcar outra audiência - explicou Marcos Motta.

Ronaldinho, que estava acompanhado do irmão e empresário Assis, além dos advogados Sérgio Queiroz e Gislaine Nunes, deixou o Tribunal em meio a muita confusão. O empurra-empurra irritou Assis, mas provocou risos no meia do Atlético-MG.

- Estou tranquilo. Por mim, tem acordo, mas vamos aguardar porque me pediram para ficar calado - limitou-se a dizer o jogador na saída do TRT-RJ, respeitando o segredo de Justiça.

Na audiência desta quinta-feira, que transcorreu de forma tranquila apesar da confusão no lado de fora, não chegou a se falar em valores para um possível acordo. No entanto, somadas, as duas ações movidas pelo jogador chegam a R$ 55 milhões. O processo com valor de R$ 40 milhões se refere à rescisão unilateral dos contratos de trabalho e de cessão da imagem do jogador, que cobra multa por quebra do acordo. A outra ação busca R$ 15 milhões por danos morais, em função de declarações dadas por dirigentes do clube e que o atleta considerou ofensivas à sua imagem após sua saída do Rubro-Negro, no dia 31 de maio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/11/ronaldinho-x-fla-processo-e-suspenso-para-tentativa-de-acordo.html

Gramado do Engenhão melhora e já se aproxima de padrões europeus


Após diminuição do número de jogos e obtenção de máquinas de iluminação artificial, campo apresenta evolução e volta a ser elogiado

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

Durante boa parte de 2012, o Engenhão foi alvo de muitas reclamações sobre o estado do gramado. Sem o Maracanã, que passa por reformas para ser um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, o estádio do Botafogo passou a receber um alto número de partidas, já que, além dos donos da casa, Flamengo e Fluminense também mandaram seus jogos no local. O desgaste do campo virou motivo de críticas dos jogadores, que condenavam as condições do gramado. A diretoria alvinegra precisou intervir para conseguir melhorar a situação.

No dia 30 de julho, o Botafogo solicitou a interdição do campo por duas semanas, sob a justificativa de preservar a integridade física dos atletas. Jogos de Flamengo e Fluminense precisaram ser adiados ou tiveram seu local alterado. Enquanto isso, o clube adquiriu máquinas de iluminação artificial, que são utilizadas nos principais estádios europeus, como Camp Nou (Barcelona), Santiago Bernabéu (Real Madrid) e Old Trafford (Manchester United).

máquinas de luz do Engenhão (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Máquinas de iluminação artificial usadas no Engenhão  (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)

Para conseguir adquirir as máquinas, o Botafogo se utilizou de uma parceria com a Ambev, que enviou o gerente de futebol da empresa, Rafael Pulcinelli, para a Holanda, onde visitou a empresa que produz os aparelhos. A tecnologia começou a ser utilizada no dia 7 de agosto e, três meses depois, a evolução já é nítida, chegando perto da média dos campeonatos europeus.

- Pegamos o Engenhão em uma fase muito ruim, mas trouxemos, juntamente com o Botafogo, essas máquinas de iluminação artificial para o gramado que, auxiliada pela diminuição da carga de jogos no segundo semestre, ajudou para essa melhora. Hoje estamos muito perto da média da Liga Espanhola e nossa intenção é deixar o mais próximo possível da média da Liga Inglesa, que é considerada a que tem os melhores gramados do mundo - afirmou Pulcinelli.

Ainda de acordo com ele, o artifício para manter o gramado em boas condições é uma exigência do Comitê Organizador Local e da Fifa para os estádios que receberão jogos da Copa do Mundo, já que é obrigatório que todos os assentos sejam cobertos, o que gera zonas de sombreamento no campo de jogo.

Gráfico Manutenção Gramado Botafogo (Foto: Reprodução)Gráfico indica a evolução da qualidade do gramado do Engenhão desde agosto (Foto: Reprodução)

No Engenhão, as máquinas são ligadas diariamente, a partir das 22h, até o amanhecer. Também foi instalada uma câmera no estádio, que permite que técnicos da empresa holandesa possam acompanhar a evolução do estado do gramado, que atualmente tem nota média de 6,9, considerando todas as áreas do local. A expectativa é que até o fim do ano ela se aproxime da média do Campeonato Inglês, que é superior a 9, sendo a melhor do mundo. Na Espanha, a média fica perto de 8 (gráfico acima).

Para os jogadores, já é possível notar que o Engenhão está melhor de jogar. O lateral-direito, Lucas, do Botafogo, afirmou que o estádio voltou a ser uma referência e elogiou a interdição do gramado solicitada pela diretoria quando a situação já era precária.

- Melhorou muito mesmo. O Engenhão hoje virou uma referência novamente. A gente tinha muitos jogos, teve Campeonato Carioca, Copa do Brasil, aquele início todo. Acho que a diretoria soube administrar nessa reta final para não prejudicar mais, afastou um pouco os jogos e isso ajuda. Gramado precisa descansar também para termos condições boas de jogo - explicou o jogador.

máquinas de luz do Engenhão (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)No detalhe, a máquina em ação no gramado do Engenhão (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)

Deco, meia do Fluminense, já percebera a melhora desde o jogo contra o Grêmio, em 17 de outubro.
- O gramado do Engenhão estava muito bom, parabéns para quem está cuidando dele - disse o camisa 20 das Laranjeiras após aquela partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/gramado-do-engenhao-melhora-e-ja-se-aproxima-de-padroes-europeus.html

Dória faz 18 anos, visita escolinha e revela história do seu primeiro gol


Descoberto no Rio Cricket, em Niterói, zagueiro do Botafogo deixa a adolescência consciente de suas responsabilidades como homem e jogador

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Completar 18 anos é um marco na vida de qualquer adolescente. E a vez de Dória chegou. Nesta quinta-feira, as brincadeiras serão inevitáveis até mesmo em casa. Os pais Hélio e Lourdes sofrem vendo o filho, zagueiro titular do Botafogo, crescer em um meio no qual a pressão é intensa e, às vezes, cruel. A festa de aniversário será apenas domingo, dia seguinte ao jogo com a Portuguesa, no Engenhão, quando o time estará de folga, mas os efeitos já começam a ser sentidos.

No pequeno quarto que divide com o irmão Henrique, de 13 anos, Dória ainda tem uma série de jogos de videogame, onde se diverte como criança. No campo, porém, ele se apresenta como gente grande, enfrentando grandes atacantes do futebol brasileiro. A rotina de ainda viver nos dois mundos é acelerada, e o reconhecimento na rua aumenta a cada dia.

Doria Botafogo especial (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Doria posa com a garotada da escolinha onde começou a jogar (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

A convite do GLOBOESPORTE.COM, Dória voltou ao local onde começou a levar o futebol mais a sério. Em uma escolinha comandada por Marcelo Fernandes, que passou a cuidar de sua carreira, no Rio Cricket, ele se desenvolveu e encontrou crianças que perseguem o mesmo sonho. Algumas o reconheceram rapidamente, outras demoraram um pouco mais. Depois, autógrafos e o cumprimento de vários conhecidos.

- Estou me acostumando. Outro dia, um fiscal de ônibus por onde passo todo dia me parou para perguntar se eu era jogador. Alguns adolescentes da minha idade me reconhecem falam comigo. Fico feliz - comentou Dória.

Doria Botafogo especial (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Dória dá autógrafo para pequeno torcedor
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

As aulas para aprender a dirigir e conseguir a carteira de habilitação ainda não começaram. Ele só deve se dedicar a mais um benefício dos 18 anos apenas nas férias. Por enquanto, se preocupa em ajudar o Botafogo a tentar alcançar a vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Algo difícil, mas não impossível. O São Paulo tem oito pontos de vantagem, faltando apenas quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.

- Com 18 anos, vem mais responsabilidade. O pessoal brinca comigo, diz que não pareço ter a idade que tenho. Mas eu também brinco. Falei para o meu pai que iria comprar um apartamento para me mudar e morar sozinho. Ele nem dormiu direito nesse dia - contou Dória, que ainda vai de carona para os treinos com o goleiro Jefferson, que também mora em Niterói.

Com 18 anos, vem mais responsabilidade. O pessoal brinca comigo, diz que não pareço ter a idade que tenho. Mas eu também brinco. Falei para o meu pai que iria comprar um apartamento para me mudar e morar sozinho. Ele nem dormiu direito nesse dia"
Dória

A preocupação com o futuro existe. Dória completou o ensino médio em dezembro de 2011, com apenas 16 anos. Consciente da necessidade de estudar para ter uma melhor formação, mira em exemplos dentro do grupo, como o holandês Seedorf.

- Ele fala várias línguas. O português dele é até melhor do que o nosso. Tem que aprender a falar direito mesmo - disse Dória.

O começo foi difícil. Desde pequeno, o zagueiro correu atrás do sonho. Com dois amigos, aos 11 anos, encarou uma viagem para Curitiba, onde fez um teste no Atlético-PR. Ficou uma hora na rodoviária esperando a chegada de um responsável do clube. Voltou para o Rio sem fazer a segunda fase.

- Ficamos morrendo de preocupação. Ele ligou de lá preocupado porque tinha perdido uma touca. Imagina se isso era problema. Ele sozinho na rodoviária, pequeno daquele jeito, e preocupado com a touca do amigo que pegou emprestada - revelou Lourdes.

Depois dessa preocupação, Dória foi parar na escolinha de Marcelo no Rio Cricket. Aos 13 anos, começou a se desenvolver até se tornar o zagueiro que conquistou rapidamente a confiança da torcida do Botafogo. Companheiro de quarto de Antônio Carlos, procura tirar lições para o seu futuro como jogador.

- Os torcedores falam comigo na rua, dizem para eu não ir embora, que tenho que ficar no Botafogo muito tempo. Converso muito com o Antônio Carlos, que é meu companheiro, também com Jadson, Gabriel, que são mais novos como eu - disse Dória.

O primeiro gol como profissional já saiu. Na goleada de 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no Engenhão, ele completou de cabeça uma cobrança de falta de Andrezinho (veja o vídeo). Por trás da bola na rede, há sempre uma história a ser contada e o zagueiro também tem a sua.

- Na concentração, o Altamiro (Bottino, fisiologista) pegou amostra de sangue de alguns jogadores. Eu, Seedorf, Bruno Mendes e Gabriel fomos. Mais ninguém. Falei que só os que haviam feito o exame fariam os gols. No fim do jogo, o Bruno Mendes correu para falar comigo e nem lembrava mais dessa história. Falei e deu certo. Os quatro fizeram os gols - vibrou o zagueiro.

Com menos de um ano de profissional, Dória tem metas, e a primeira delas é entrar na lista de convocados para o Sul-Americano Sub-20. Por enquanto, ainda não foi chamado para vestir a camisa das seleções de base, mas controla sua expectativa.

- Estou tranquilo e espero a oportunidade. Tenho que mostrar no clube o meu futebol para ser lembrado. Mas procuro não ficar pensando nisso ou então acabo esquecendo de jogar - comentou Dória, mais uma vez mostrando a consciência de um adulto para realizar os sonhos de criança.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/doria-faz-18-anos-visita-escolinha-e-revela-historia-do-seu-primeiro-gol.html