segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Teve Isso! Jogo entre árbitros, idolatria a Neymar, protesto com tablet.


Curiosidades no fim de semana têm jogador chamando atacante de 'chupetinha' na hora do pênalti, esparadrapo no juiz e provocação ao Verdão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Caro internauta, você já assistiu a uma partida de futebol entre árbitros? Vinte e dois juízes trocando o apito por uma boa briga pela bola? Pois bem. Neste fim de semana, árbitros das federações de futebol potiguar e cearense iniciaram um confronto de ida de volta, em Natal.  Essa foi uma das muitas surpresas no último fim de semana. Como a do torcedor do Vasco vestido de palhaço que resolveu protestar contra o presidente Roberto Dinamite por um tablet em São Januário, na derrota por 3 a 0 para o Sport. Isso mesmo.

Fora as várias idolatrias a Neymar. Como a do garotinho, que, com camisa do Santos debaixo da do Cruzeiro, pediu para o craque assinar. Depois dos três gols marcados e a assistência na goleada por 4 a 0, foi a vez de a torcida celeste se render ao craque, com aplausos. Em Santa Catarina, na hora de bater o pênalti, Zé Carlos, do Criciúma, viveu seu momento Adauto, personagem da novela "Avenida Brasil", ao ser chamado de "chupetinha"... Enfim, o futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos na última rodada. Perdeu alguma? Confira:
Túlio passa em branco mais uma vez

Em sua segunda partida desde que voltou ao Botafogo, o atacante Túlio Maravilha teve boas chances, mas não conseguiu marcar os gols "Emoções" e "Detalhes" que prometera para homenagear a terra onde Roberto Carlos nasceu. O Glorioso atuou com uma equipe formada por jogadores sub-23 e venceu o jogo por 1 a 0, gol de Vitinho.  Túlio também não tinha marcado na derrota de 1 a 0 para o Boavista na semana passada. O atacante continua com 993 gols - segundo suas contas - e ainda precisa fazer sete para chegar ao tão sonhado milésimo. Ainda não há uma definição de quando será a próxima partida do Botafogo com a presença de Túlio.
Idolatria sem rivalidades

Mais que um ídolo da torcida do Santos, o atacante Neymar desperta a idolatria de milhares de torcedores de outros times do Brasil, sobretudo crianças. Antes da partida entre Santos e Cruzeiro, no Estádio Independência, um garotinho levantou a camisa do Cruzeiro que estava vestindo e pediu para o atacante dar um autógrafo no uniforme do Santos que estava por baixo. Atencioso, carismático e simpático, Neymar atendeu o pedido, numa demonstração que a idolatria por um craque ultrapassa as rivalidades clubísticas.

O nome do jogo

Com o pai assistindo e aplaudindo a sua atuação da tribuna, Neymar estava inspirado e foi o grande nome da goleada do Santos sobre o Cruzeiro por 4 a 0, no  Independência. Além de marcar três gols, ele deu o passe para o gol de Felipe Anderson. Diante da exibição de gala do craque santista, até a torcida do Cruzeiro bateu palmas e gritou o nome de Neymar. Uma demonstração de carinho que deixou o jogador bastante emocionado a ponto de reverenciar os torcedores da Raposa durante a partida. Com o resultado, o Santos está na nona colocação, com 46 pontos. Já o Cruzeiro está em décimo terceiro, com 43 pontos.
   
De quem é a culpa
No segundo tempo da partida entre Palmeiras e Botafogo, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, o volante Wesley, do Verdão, se chocou com o árbitro Elmo Alves Rezende e caiu no chão. Após a trombada, o jogador abriu os braços e reclamou, mas o juiz gesticulou que não teve culpa e não podia fazer nada. A posse da bola ficou com o  Botafogo, que partiu para o ataque. A bronca do Palmeiras com a jogada só não foi maior porque a defesa do Verdão aliviou o perigo.

Chuva de gols
América-RN e Boa Esporte não têm mais grandes aspirações na Série B. Mesmo assim, fizeram uma partida emocionante e bem movimentada, com direito a muitos gols no Estádio Nazarenão. O placar final de 4 a 4 acabou sendo justo. O América-RN saiu na frente, com Isac, mas o Boa empatou com Radamés. No fim da primeira etapa, Thiago Galhardo colocou novamente o time potiguar em vantagem. No segundo tempo, Isac ampliou para o América-RN, mas o Boa Esporte chegou ao empate com Marcelo Macedo e Radamés. Aos 41 minutos, Edson Rocha marcou o quarto do América-RN. Quando parecia que tudo já estava definido, Fernando empatou novamente para a equipe mineira, aos 45 minutos.
Zé Carlos igonora 'chupetinha' e faz história na Série B

O Criciúma perdeu a chance de assumir a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado em casa pelo Joinville por 3 a 2. Apesar do resultado adverso, o atacante Zé Carlos tem o que comemorar. Ao marcar, de pênalti, o seu 26º gol na competição, ele se tornou o maior artilheiro de uma edição da Segundona. O pênalti foi cometido pelo zagueiro Diego Jussani no próprio Zé Carlos no fim da partida.  Enquanto o atacante ajeitava a bola para a cobrança da penalidade, o defensor do JEC chegou bem perto do seu ouvido e o chamou de 'Chupetinha', numa alusão ao personagem Adauto, interpretado pelo ator Juliano Cazarré, na novela "Avenida Brasil". No entanto, a provocação não surtiu efeito, já que Zé Carlos converteu o pênalti. O Tigre segue na vice-liderança, com 68 pontos, enquanto o Joinville, ainda com chances de classificação para a Série A, é o sexto, com 56 pontos.

Cadê o escudo?

 
Na comemoração do primeiro de seus dois gols marcados no empate por 2 a 2 com o Botafogo, em Araraquara, o atacante Barcos, do Palmeiras, fez o tradicional gesto de beijar o escudo do clube como forma de mostrar o seu amor pelo Verdão. O problema é que o escudo não estava no lado esquerdo, mas sim na parte central. Apesar do oportunismo e do faro de gol do 'Pirata', o empate não ajudou muito o Palmeiras na sua luta para escapar do rebaixamento. O time está na décima oitava posição, com 33 pontos. Já o Botafogo está na quinta colocação, com 51.

Jogo de árbitros
Neste fim de semana, árbitros das federações potiguar e cearense disputaram um amistoso no campo do CT Alberi Ferreira de Matos, de propriedade do ABC. A partida terminou empatada por 1 a 1. Segundo o site oficial do ABC, haverá um "jogo da volta", em Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, em data a ser definida.

Árbitros do Rio Grande do Norte e Ceará realizaram amistoso neste sábado (Foto: Divulgação/Site oficial do ABC)Árbitros do Rio Grande do Norte e Ceará realizaram amistoso neste sábado (Foto: Divulgação/Site oficial do ABC)
Oeste e Palmeiras juntos em 2013

Durante o confronto entre Oeste e Fortaleza, no Estádio dos Amaros, em Itápolis, no interior paulista, válido pela partida de ida das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, um cartaz erguido por duas torcedoras na arquibancada chamou a atenção. Nele estava escrito que Oeste e Palmeiras estarão juntos na Série B do Campeonato Brasileiro em 2013. A partida terminou empatada por 1 a 1, e a decisão da vaga ficou para o próximo domingo, no Estádio Presidente Vargas. Um empate sem gols classifica o time cearense.

Torcida do Oeste durante jogo contra o Fortaleza, pela Série C (Foto: Alan Schneider/Globoesporte.com)Torcida do Oeste durante jogo contra o Fortaleza, pela Série C (Foto: Alan Schneider/Globoesporte.com)

Aplaudido na expulsão
No segundo tempo da partida entre Grêmio e Ponte Preta, no Estádio Olímpico, o lateral-esquerdo Julio Cesar foi expulso pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro após dar um carrinho violento no atacante Rildo como forma de parar o contra-ataque. Ao sair do campo, o jogador gremista foi aplaudido pelos torcedores por impedir uma jogada de perigo contra a meta do goleiro Marcelo Grohe. Mesmo com um jogador a menos, o Tricolor Gaúcho venceu por 1 a 0, gol do atacante André Lima. O Grêmio ocupa a terceira colocação, com 63 pontos, enquanto a Ponte Preta está na décima quarta posição, com 43.

Protesto com tablet
O Vasco engatou neste domingo a sexta derrota seguida ao tomar 3 a 0 do Sport em São Januário. Insatisfeito, um torcedor resolveu usar o seu tablet para protestar, escrevendo “Dinamite não vendeu meu protesto”, em alusão aos muitos jogadores negociados pelo clube durante o Campeonato Brasileiro. O nariz de palhaço deu o tom tradicional à manifestação. O Vasco é o sétimo colocado, com 50 pontos, enquanto o Sport, que luta desesperadamente para escapar da zona do rebaixamento, é o décimo sétimo, com 36 pontos.

Primeiro rebaixado
Após a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, no Estádio Serejão, em Taguatinga, o Atlético-GO é o primeiro clube rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2013. Os gols do Timão foram marcados pelo argentino Martínez e por Guilherme. Após 34 rodadas, o Atlético-GO segue na última colocação, com apenas 23 pontos ganhos. São cinco vitórias, oito empates e 21 derrotas. O Corinthians, por sua vez, está na oitava posição, com 50 pontos. Mais três clubes serão rebaixados para disputar a Segundona no ano que vem.  
Furacão no ABC

Mesmo fora de casa, a torcida do Furacão foi maioria no Estádio Anacleto Campanella, no ABC Paulista, e ajudou o Atlético-PR a derrotar o São Caetano por 3 a 1, num confronto direto por uma das quatro vagas para a Série A do Campeonato Brasileiro em 2013. Os gols do Atlético-PR foram marcados por Marcelo (2) e Marcão, enquanto Wagner descontou para o Azulão. Com o resultado, o Furacão, na quarta colocação, com 65 pontos, abriu quatro pontos de vantagem sobre o São Caetano, em quinto lugar, com 61.

Dedo fora do lugar
No primeiro tempo da partida entre Grêmio e Ponte Preta, no Estádio Olímpico, o dedo do lateral-esquerdo Anderson Pico, do Tricolor Gaúcho, saiu do lugar numa dividida com o atacante Luan, da Macaca. O jogador recebeu atendimento médico ainda no gramado e apresentou uma expressão de dor muito forte. Sem condições de continuar na partida, ele acabou substituído por Julio Cesar. O Tricolor Gaúcho venceu a partida por 1 a o, gol do atacante André Lima. O Grêmio ocupa a terceira colocação, com 63 pontos, enquanto a Ponte Preta está na décima quarta posição, com 43.
Heber com esparadrapo

 Aos 22 minutos do segundo tempo de São Paulo x Fluminense, o jogo teve de ser paralisado. O motivo não foi contusão nem tumulto com jogador. O suor que escorria da cabeça de Heber Roberto Lopes soltou o radiocomunicador preso no rosto do juiz, que precisou de um esparadrapo nada discreto para prender a fiação e poder seguir a partida, que terminou empatada por 1 a 1
Sacado minutos antes de começar a partida

No jogo entre Bragantino e Vitória-BA, em Bragança Paulista, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o volante Acleisson foi 'sacado' da partida pelo próprio presidente do Braga, Marquinho Chedid, quando os times já estavam posicionados. A medida foi tomada por uma confusão envolvendo o número de cartões amarelos que o jogador havia recebido nesta Série B. Um membro do quarteto de arbitragem avisou à comissão técnica do Braga de que o sistema eletrônico da CBF mostrava que Acleisson estava suspenso pelo terceiro amarelo. No entanto, na contagem do clube, ele tinha dois amarelos e estava pendurado, não suspenso.

Por via das dúvidas, o volante Glauber acabou herdando a posição na partida. O curioso é que Acleisson atuou na rodada anterior, contra o ASA de Arapiraca, e não levou cartão amarelo. Na foto oficial tirada antes da partida, Acleisson é primeiro em pé da esquerda para direita. Com a vitória de 3 a 0, o Bragantino é o décimo sexto colocado, com 35 pontos, enquanto o Vitória-BA é o terceiro, com 66 pontos.

Acleisson posado time (Foto: Divulgação)Acleisson está com o time posado. É o primeiro em pé da esquerda para a direita (Foto: Divulgação)

Torcedora do choro ao riso
O Palmeiras perdia para o Botafogo por 2 a 1, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, até os 45 minutos do segundo, para desespero de uma jovem torcedora do Verdão, que chorava copiosamente na arquibancada. Inconsolável naquele momento, ela não acompanhou a jogada que resultou no gol de empate do atacante Barcos, o segundo dele na partida. Ao perceber que o seu time acabara de empatar, sua fisionomia mudou radicalmente, passando do choro ao riso. O empate não ajudou muito o Palmeiras na luta para escapar do rebaixamento. O time está na décima oitava posição, com 33 pontos. O Botafogo está na quinta colocação, com 51.

Ônibus quebrado provoca derrota por W.O. 
Um fato curioso marcou a rodada do fim de semana da Copa Rio, competição que dá vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. O Macaé seguia para o Rio de Janeiro, para o jogo contra o Madureira, em Conselheiro Galvão, quando o ônibus da delegação enguiçou. Segundo a assessoria de imprensa do clube, a empresa que alugou o coletivo não tinha outro para ceder ao Macaé, que acabou voltando para a cidade e perdendo por W.O. Com o resultado, o time do Norte Fluminense está eliminado da competição. O Madureira, por sua vez, foi declarado vencedor por 3 a 0 e garantiu a vaga sem derramar uma gota de suor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/11/teve-isso-jogo-entre-arbitros-idolatria-neymar-protesto-com-tablet.html

Safarova brilha, e República Tcheca festeja título da Fed Cup outra vez


Em Praga, donas da casa levantam a taça pelo segundo ano consecutivo

Por GLOBOESPORTE.COM Praga

Petra Kvitova, número 1 da República Tcheca, teve a chance de definir a Fed Cup, mas acabou derrotada por Ana Ivanovic. Lucie Safarova, contudo, não desperdiçou a chance pouco depois. Atual 17ª colocada no ranking, a tcheca brilhou, aplicando 6/1 e 6/1 sobre Jelena Jankovic e garantindo a vitória sobre a Sérvia. Em Praga, a torcida da casa fez a festa outra vez.

República Tcheca tênis final troféu Fed Cup (Foto: AP)Time tcheco conquista a Fed Cup pelo segundo ano consecutivo (Foto: AP)

O ponto de Safarova fechou em 3 a 1 a série melhor de cinco entre tchecas e sérvias e manteve a Fed Cup em solo tcheco - o time também foi campeão em 2011. Caso Jankovic, que reclamou de dores nas costas, houvesse conseguido o triunfo, o duelo teria sido decidido na partida de duplas.
A República Tcheca agora soma sete títulos na competição e torna-se a maior vencedora da Fed Cup, ao lado da Austrália.

- Aqui, em casa, com uma torcida dessas, é indescritível, uma sensação incrível. São tantas emoções e tanta felicidade, e é para estas sensações que trabalhamos mesmo quando não estamos com vontade - disse Safarova, maior nome do confronto final. No sábado, ela abriu a série com vitória ao derrotar Ana Ivanovic.

Safarova festejou a conquista dançando ao lado da compatriota Andrea Hlavackova. As duas ensaiaram a coreografia da canção Call Me Maybe, de Carly Rae Jepsen.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/safarova-brilha-e-republica-tcheca-festeja-titulo-da-fed-cup-outra-vez.html

Djokovic recupera topo do ranking e garante posição até o fim do ano


Resultado do ATP Finals, em Londres, não vai alterar primeiras colocações

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A última semana não chegou a ser exatamente como Novak Djokovic esperava. O sérvio foi eliminado logo em sua estreia no Masters 1.000 de Paris. Ainda assim, o tenista tem um outro bom motivo para comemorar. Nesta segunda-feira, recuperou a liderança do ranking da ATP. De quebra, garantiu a posição até o fim da temporada.

Novak Djokovic tênis final Murray Masters 1000 (Foto: Reuters)Novak Djokovic volta a assumir a primeira colocação no ranking (Foto: Reuters)

Até então número 1 do ranking, Federer perdeu a liderança com a retirada dos pontos do Masters 1.000 de Paris e do ATP Finals do ano passado, disputas vencidas pelo suíço em 2011. Com isso, Djokovic, que tem 11.420 pontos, assumiu o topo da lista oficialmente. A vantagem de mais de 2 mil pontos para o segundo colocado (9.465) garante a liderança do sérvio até o fim da temporada, já que o ATP Finals, disputado nesta semana em Londres, vale apenas 1.500 pontos.

- Definitivamente, não é fácil terminar por anos seguidos como o número 1, principalmente pelo nível de competição que tivemos nesse ano. Quatro jogadores diferentes venceram os torneios de Grand Slam. Estou muito feliz e isso me traz confiança para as próximas temporadas – disse Djokovic.

Terceiro colocado na lista, Andy Murray também não tem chances de ameaçar a vice-liderança de Federer até o fim do ano. O britânico soma 7.600 pontos, com uma distância confortável para o espanhol Rafael Nadal, quarto colocado (6.795).

Jerzy Janowicz Masters 1000 de Paris (Foto: Getty Images) Janowicz surpreende em Paris (Foto: Getty Images)
O top 10 ainda sofreu outras alterações essa semana. Juan Martin Del Potro e Jo-Wilfred Tsonga trocaram de lugar. O argentino agora aparece em sétimo, com 4.080 pontos. O francês caiu para a oitava colocação: 3.490. Seu compatriota, Richard Gasquet ganhou duas posições e agora é o décimo, com 2.515 pontos.

Vice-campão do Masters 1.000 de Paris, o polonês Jerzy Janowicz deu um enorme salto na lista, ganhando 43 colocações. O tenista de apenas 21 anos ocupa o 26º lugar (1.300 pontos). O brasileiro Thomaz Bellucci ganhou três posições e, agora, é o 32º (1.112).

No feminino, o ranking praticamente não sofreu alterações. A bielorrussa Victoria Azarenka segue na liderança, com 10.595 pontos. A russa Maria Sharapova (10.045) e a americana Serena Williams (9.400) completam o trio das primeiras colocadas. A única novidade no top 10 é a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que ganhou uma posição depois do vice em Sofia e aparece em 10º lugar (3.765).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/djokovic-recupera-topo-do-ranking-e-garante-posicao-ate-o-fim-do-ano.html

Murray sofre, mas vira sobre Berdych e larga bem no ATP Finals


Britânico erra muito no primeiro set, desperdiça chances, mas se recupera diante de tcheco e inicia competição em Londres com vitória no grupo A

Por SporTV.com Londres

Antes de entrar em quadra, Andy Murray se disse menos pressionado para o ATP Finals. Leve com os títulos que conquistou em 2012, o britânico chegou para a competição que reúne os melhores tenistas da temporada com o sonho de um novo brilho. Com a torcida em Londres ao seu favor, como nos Jogos Olímpicos, no entanto, o número 3 do mundo não teve uma vida tão fácil na estreia. Diante do incansável tcheco Tomas Berdych, se perdeu em erros no início e demorou a aproveitar as chances de quebra que teve. Ainda assim, reagiu e virou em 2 sets a 1, parciais 3/6, 6/3 e 6/4, em 2h16m12s.

Com a vitória, Murray saiu na frente no grupo A, com uma vitória em um jogo. Na chave, ainda vai encontrar o sérvio Novak Djokovic e o francês Jo-Wilfried Tsonga. No grupo B, estão o suíço Roger Federer, o espanhol David Ferrer, o argentino Juan Martin Del Potro e o também sérvio Janko Tipsarevic, que substitui o lesionado Rafael Nadal, da Espanha.

Andy Murray no ATP Finals tenis (Foto: Reuters)Andy Murray sofreu para passar por Berdych na estreia  (Foto: Reuters)

Murray desperdiça chances
O anfitrião não começou bem a partida. Logo no início, Murray teve duas chances de quebra, mas não aproveitou. Berdych conseguiu se recuperar e confirmou o primeiro serviço. Os dois tenistas, então, passaram a confirmar seus saques até com certa facilidade. No quinto game, o britânico se mostrou mais agressivo. Encurralou o adversário, que, a princípio, não conseguiu responder. Abriu 40/0, mas o tcheco forçou o saque para conseguir buscar e evitar os três break points. Depois, vibrou muito ao confirmar novamente seu serviço e fazer 3/2.

Na sequência, Berdych manteve o ritmo e deu trabalho para Murray. Explorando o fundo de quadra do escocês, o tcheco conquistou seus dois primeiros break points. Ao contrário do rival, não desperdiçou e passou à frente no placar: 4/2. Não se pode dizer que o britânico não teve chances de se recuperar. Depois de confirmar seu serviço, teve outras duas oportunidades de quebra. Mais uma vez, não aproveitou. Berdych, então, fechou em 6/3.
Britânico se recupera

No segundo set, os dois tenistas confirmaram seus primeiros serviços com facilidade. No terceiro game, no entanto, Berdych voltou a fazer o escocês correr de um lado para o outro para evitar a quebra. O tcheco teve três chances, mas Murray conseguiu buscar e confirmar o saque com um belo ace, fazendo 2/1.

O escocês, então, acordou. No game seguinte, enfim, aproveitou um break point. Quebrou o saque de Berdych e, ao confirmar o seu na sequência, abriu 4/1 no set. Depois, manteve o ritmo e fechou a parcial em 6/3.

Murray continuou melhor no terceiro set. Conseguiu uma quebra logo no início e controlou a pressão de Berdych. No game final, teve dois match points em mãos. Desperdiçou o primeiro, mas não se abateu. Fechou a partida em 6/4 e, com os punhos cerrados, festejou a vitória na estreia com a torcida.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2012/11/murray-sofre-mas-vira-sobre-berdych-e-larga-bem-no-atp-finals.html

Dinamite diz que M.Oliveira quis sair e sonha com Ricardo Gomes para 2013


Presidente do Vasco diz que deseja a volta do ex-comandante cruz-maltino. Mas ressalta que retorno 'depende muito mais' do treinador

Por SporTV.com Rio de Janeiro

A saída de Marcelo Oliveira do Vasco não partiu da diretoria cruz-maltina, mas sim do próprio treinador. Em entrevista ao "Arena SporTV" desta segunda-feira, o presidente do clube carioca, Roberto Dinamite, explicou que conversou com o técnico pela manhã, e o comandante decidiu deixar o Gigante da Colina.

- Tivemos uma conversa na manhã de hoje (segunda-feira) e ele explicou os pontos de vista dele. Conversamos de uma forma natural. Ele dizendo que estava insatisfeito com algumas coisas, nós também, principalmente com relação aos resultados. E quando você tem um clube grande em que os resultados não acontecem, não é a culpa do treinador. Mas foi uma decisão mais dele de sair. Por isso, respeitamos - explicou Dinamite.

Quem assume o lugar de Marcelo Oliveira em caráter interino será o auxiliar Gaúcho. Ele, que já esteve no comando da equipe no triunfo sobre o Palmeiras por 3 a 1, dirigirá a equipe nas últimas quatro rodadas do Brasileirão. O Vasco fecha a competição contra Atlético-MG, Coritiba, Flamengo e Fluminense.

O presidente ainda sonha com a possibilidade de Ricardo Gomes voltar ao comando da equipe na próxima temporada. Ele sofreu um AVC em agosto do ano passado, em um clássico contra o Flamengo, e ainda está se recuperando do trauma.

- Essa possibilidade existe. Voltar vai depender muito mais dele. Ele está com vontade de que isso se torne uma realidade. Estou falando o que sinto e tudo o que tenho conversado com o Ricardo. Ele estando bem e falando que está em condições, vamos trabalhar para fazer de tudo que retorne ao convívio do Vasco, já que teve uma passagem muito importante para o clube.

Marcelo Oliveira assumiu o Vasco no dia 12 de setembro, em substituição a Cristóvão Borges, que deixou o clube depois da derrota para o Bahia por 4 a 0. Sob o comando do treinador, o time disputou dez partidas, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas.

Assista a vídeos do "Arena SporTV"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2012/11/dinamite-explica-saida-de-moliveira-e-sonha-com-ricardo-gomes-para-2013.html

Após lágrimas, torcedora do Verdão pede aos jogadores: 'Joguem a vida'


Flagrada pelas câmeras chorando no empate contra o Botafogo, Julia, de 14 anos, admite não ter visto gol de Barcos e acredita na fuga da degola

Por Daniel Romeu São Paulo

torcedora meu palmeiras julia de moraes (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Julia foi flagrada chorando antes do gol de empate
(Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

O choro de Julia, de 14 anos, representou o sentimento de milhões de palmeirenses pelo mundo. O Botafogo ainda vencia por 2 a 1 em Araraquara, neste domingo, quando a torcedora alviverde foi captada em desespero pelas câmeras, sem acreditar na complicada situação do time no Brasileirão. As lágrimas, no entanto, logo se tornaram pulos de alegria, com o gol de empate que fez a torcida voltar a acreditar na recuperação da equipe. Triste com a situação do Verdão, a adolescente acredita resumir o sentimento de toda a torcida quando faz um pedido aos atletas: jogar a vida para livrar o time da Série B.

O fanatismo pelo Palmeiras vem do berço. De família palmeirense, a menina de 14 anos herdou a paixão do avô, italiano. Com a punição sofrida pelo clube no STJD e mudança dos jogos para Araraquara, cidade onde mora, Julia não perdeu a chance de ter contato com os ídolos. Fez plantão na porta do hotel, pegou autógrafos e até seguiu o ônibus do time pela cidade... Ainda emocionada, admite que não viu Barcos dominar a bola no peito e chutar no ângulo do goleiro Jefferson, para empatar e amenizar o sofrimento alviverde.

torcedora meu palmeiras julia de moraes (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Julia mostra autógrafo de Henrique, seu ídolo no Palmeiras (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

– Foi muito desespero, nem vi o gol. Já eram 46 minutos do segundo tempo e falei: ‘Meu Deus, já era, acabou’. Comecei a lembrar a trajetória do Palmeiras no ano e a chorar de desespero. Eu não quero que o Palmeiras caia, ninguém quer. Comecei a chorar muito, e meu amigo me pediu para parar. Abaixei a cabeça para limpar o rosto, escutei todo mundo gritando e levantei para ver se a bola tinha entrado. Na hora em que vi que estava dentro do gol, saí pulando. Fiquei com a maior esperança de que fosse fazer o terceiro gol – disse Julia.

Apesar de tudo ir contra, ainda dá. Só vou deixar de acreditar quando realmente estiver rebaixado"

Julia, torcedora do Verdão
Mesmo com o empate no fim, a rodada foi muito ruim para o Verdão. Bahia e Sport venceram seus jogos e, a quatro rodadas do encerramento do Campeonato Brasileiro, o time está a sete pontos do Tricolor baiano e da Portuguesa, 16º e 15º colocados, respectivamente, os últimos que hoje se salvariam da queda para a Série B.

Apesar de muitos palmeirenses já terem abandonado a esperança pela salvação, Julia promete acreditar até o fim. Sem se preocupar com o fato de representar todo o sentimento da torcida neste momento delicado, a menina assume o papel de porta-voz dos palmeirenses e faz uma cobrança o time.

- Apesar de tudo ir contra, ainda dá. Só vou deixar de acreditar quando realmente estiver rebaixado. Se eu pudesse fazer um pedido para os jogadores, seria para jogarem como se fosse a vida deles. É muita gente que está triste com tudo isso. Quando eu estava lá, todos os palmeirenses falaram que naquela hora eu expressei o que estavam sentido.
Paixão registrada

O caderno com o escudo do Palmeiras é companheiro de Julia desde o ano passado. Com sonho de ser jornalista, ela mantém um blog sobre futebol e, na agenda, anota tudo sobre os jogos do Verdão: gols, reportagens, fotos, comentários e até relatos do que ela própria sentiu durante as partidas. O jogador predileto, ela tem na ponta da língua: Henrique, pela raça demonstrada durante as partidas. Empenho que, segundo ela, tem faltado a alguns companheiros do zagueiro no Brasileirão.

– Ele é guerreiro. Ontem (domingo), com o time perdendo, ele largou a zaga e foi ao ataque. Isso que falta para os outros jogadores do Palmeiras. A diretoria não teve pulso firme, e nem alguns jogadores. Mas nem todos – declarou.

Muito nova, ela lembra pouco da queda alviverde em 2002 e do acesso conquistado no ano seguinte. Com o rebaixamento batendo à porta novamente, inclusive, é até difícil recordar que o Verdão comemorava o título da Copa do Brasil há quatro meses. Conquista que Julia comemorou toda vestida de verde, correndo pelas ruas de Araraquara. Cena que espera repetir no dia 2 de dezembro. Desta vez, para celebrar a permanência do Palmeiras na elite do futebol brasileiro, e um fim de ano digno para a torcida.

torcedora meu palmeiras julia de moraes (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Julia ainda acredita na salvação do rebaixamento para o Verdão (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

Adriano avisa que volta aos campos em 2013: 'Não sei se será no Rio'


Atacante diz que continuará treinando com mais garra e toma decisão de se afastar com a justificativa de que está pensando no Flamengo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

adriano flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Adriano não joga mais em 2012 e vai esfriar a
cabeça (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Depois de novas polêmicas, Adriano se antecipou ao Flamengo e avisou que não treina mais no clube em 2012. O atacante informou que volta aos campos na próxima temporada, mas deixou claro que seu futuro pode ser longe do Rubro-Negro. O jogador, ao lado de Zinho, concederá entrevista coletiva nesta terça-feira para dizer o que foi acertado entre as partes.

- Pensei muito, conversei com amigos e minha família e cheguei à conclusão que a melhor coisa a ser feita é voltar em 2013. Tomei essa decisão não só por mim, mas também pensando no Flamengo. Estou quase recuperado, mas faltam pouquíssimas rodadas para o final do campeonato. O clube tem que se concentrar nessa reta final e eu na minha volta com 100% da minha forma física e não apenas para saciar as expectativas. Continuarei treinando com ainda mais garra. Ainda não sei se será no Rio, mas posso afirmar que em 2013 estarei pronto para entrar nos campos. Agradeço sempre e muito aos que torcem por mim. Acreditem, essa decisão foi tomada pensando em todos. Fiquem com Deus e muito obrigado - declarou, via assessoria de imprensa.


Depois de faltar ao treino de quinta-feira da semana passada, Adriano pediu à diretoria do Flamengo liberação até esta terça. O jogador já ultrapassou o limite de faltas imposto no contrato assinado no dia 21 de agosto, mas recebeu novas chances da diretoria.

Adriano disputou sua última partida no dia 4 de março, ainda pelo Corinthians. A segunda cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo do atacante foi realizada no dia 13 de abril.

Pelo lado do clube, a sensação é de dever cumprido, pois foram dadas todas as chances para o atacante. Com o anúncio oficial de sua saída, Adriano também evitou que a diretoria rubro-negra tivesse que tomar uma decisão que poderia causar desgaste.

O Imperador tinha vínculo com o Flamengo até o dia 22 de dezembro, mas seu contrato de imagem já estava rescindido por conta de problemas disciplinares. Com mais de três advertências dadas ao jogador, o clube já tinha o direito de demitir Adriano por justa-causa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/11/adriano-avisa-que-volta-aos-campos-em-2013.html

Amigo de Pet, Djoko se diz ansioso para enfrentar Guga: 'Lenda'


Sérvio fala com entusiasmo de partida exibição marcada para o dia 17, no Maracanãzinho, e joga a favor do Rio em mudança de sede do ATP Finals

Por Cahê Mota Direto de Londres

Encontro entre amigos, ambiente agradável e a oportunidade de jogar com uma de suas referências no tênis. Assim Novak Djokovic resumiu a viagem que fará ao Brasil em duas semanas para enfrentar Gustavo Kuerten em partida exibição no Maracanãzinho, no dia 17 de novembro. Sorridente, o sempre simpático sérvio deu uma pausa nas perguntas em torno de sua participação no ATP Finals, que começa nesta segunda-feira, em Londres, e falou com empolgação da expectativa para o compromisso na Cidade Maravilhosa.

- Nunca estive no país, vai ser a primeira vez, e estou muito animado. Primeiramente, para conhecer o Rio, que, aparentemente, é uma das cidades mais incríveis do mundo. Também por jogar contra Guga, que é uma lenda deste esporte. Estou realmente ansioso por esse momento. Ele foi um tenista muito habilidoso e tem uma personalidade divertida.

Djokovic, Federer, Murray e Del Potro na festa do tênis ATP Finals (Foto: Getty Images)Djokovic ao lado de Murray, Federer, e Del Potro na festa do ATP Finals (Foto: Getty Images)

A ida de Djoko ao Brasil muito tem a ver com sua relação com o compatriota Dejan Petkovic. O tenista falou com orgulho da trajetória do amigo, ídolo do Flamengo e um dos estrangeiros mais bem sucedidos no futebol brasileiro.

- Ele é um amigo e um dos principais responsáveis pela minha ida ao Brasil. Fico muito feliz por ver um amigo, um sérvio, se tornar uma estrela no futebol brasileiro.
Pet será o responsável por apresentar as maravilhas do Rio ao amigo. Ansioso pela viagem, Djoko disse que chegará ao país sem programação turística, passando a responsabilidade para o compatriota.

- Ainda não tenho planos, vou deixar isso por conta do meu anfitrião.

Djokovic máscara Darth Vader (Foto: EFE/Ian Langsdon)Irreverente, tenista sérvio poderá apresentar surpresas ao público brasileiro (Foto: EFE/Ian Langsdon)

Tenista é favorável a saída do ATP Finals de Londres
Mesmo que sem querer, o sérvio ainda jogou a favor do Rio de Janeiro durante o evento na capital britânica. Tema recorrente entre os jornalistas locais, a permanência do ATP Finals, que reúne os melhores tenistas da temporada, em Londres foi abordada com todos os entrevistados na sala de coletivas da North Greenwich Arena. Ao contrário de Murray e Federer, Djoko remou contra a maré e deixou claro que prefere que uma nova sede receba o torneio a partir de 2014. Os cariocas são candidatos ao posto.

- Temos mais um ano aqui, são cinco anos no total. Acho que a maioria dos jogadores compartilha da opinião de que essa é uma das melhores competições que temos. Pela organização, por ser em um lugar com uma história longa com o tênis, cultural, e podemos ver que a torcida conhece bem o esporte. Seria um prazer continuar, mas sou dos que apoiam a divulgação global deste evento e do esporte. Então, acho que deveríamos dar a oportunidade para outras cidades ao redor do mundo. Assim, promoveríamos melhor.

Líder do ranking mundial a partir desta segunda-feira, Novak Djokovic tem a posição confirmada independentemente dos resultados em Londres e celebrou o fato de encerrar o segundo ano consecutivo como número 1.

- Estou muito orgulhoso, assim como todo meu time. Definitivamente, não é fácil terminar por anos seguidos como o número 1, principalmente pelo nível de competição que tivemos nesse ano. 
Quatro jogadores diferentes venceram os torneios de Grand Slam. Estou muito feliz e isso me traz confiança para as próximas temporadas.

Gustavo Kuerten na coletiva do Hall da Fama (Foto: Reuters)Gustavo Kuerten será o adversário de Djokovic no Maracanãzinho (Foto: Reuters)

Por fim, ele falou ainda sobre a disputa em Londres. Admitindo que a desgastante temporada terá influência direta na performance dos oito classificados, o sérvio se mostrou otimista quanto ao seu desempenho.

- É normal que não se esteja no melhor da forma nesta altura da temporada, são os efeitos de um ano longo que influenciam física e mentalmente. Mas esse é um torneio muito importante e eu quero jogar bem, definitivamente. Espero que o meu melhor neste momento seja o bastante para vencer. Estou em Londres já há alguns dias me preparando para essa competição e até o momento está tudo bem. Estou otimista.

No Grupo A, Djokovic estreia nesta segunda contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, sétimo no ranking, em partida que deve ter início por volta das 18h (de Brasília). Antes, pela mesma chave, Andy Murray, terceiro, encara o tcheco Tomas Berdych, quinto, por volta das 12h.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/amigo-de-pet-djoko-se-diz-ansioso-para-enfrentar-guga-lenda-do-tenis.html

Com 'base sólida', Harley/Benjamin vê adaptação como chave para se manter


Perceiros colocados em Campinas, veteranos celebram evolução da parceria e esperam manter regularidade em Curitiba, de 16 a 18 de novembro

Por Helena Rebello Direto de Campinas, SP

Com os pés no pódio, Harley e Benjamin respiraram aliviados. A sensação, finalmente, era de dever cumprido. Após eliminações precoces nas três primeiras etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, os veteranos conquistaram o terceiro lugar em Campinas, melhor resultado desde que voltaram a jogar juntos, em agosto desde ano. Apesar dos sorrisos pela premiação, a maior satisfação dos dois era a certeza que a parceira enfim mostrou seu potencial. E que, se adaptando às circunstâncias, podem ir ainda mais longe.


vôlei de praia Harley Campinas (Foto: Divulgação/CBV)Harley vibra na quadra principal em Campinas: melhor campanha da dupla com Benjamin no ano (CBV)

Harley e Benjamin jogaram juntos pela primeira vez entre 2005 e 2006 e conquistaram duas etapas do Circuito Mundial e uma do Circuito Brasileiro. Neste ano, separados de Evandro e Bruno Schmidt, respectivamente, uniram-se em um projeto de "tiro curto", sem planos a longo prazo. Pelo Circuito Mundial, pararam no country-cota na Polônia. Em território nacional, caíram nas quartas em Cuiabá e não passaram da fase classificatória em Goiânia e Belo Horizonte.


Em Campinas, foram os primeiros colocados da chave na fase de grupos, e cairam apenas nas semifinais, em jogo duríssimo contra Pedro Solberg e Bruno Schmidt (relembre no vídeo ao lado), que se sagrariam campeões da etapa. As derrotas, para os veteranos, foram importantes para que, com humildade, os dois construíssem uma base forte para vencer.

- Apesar de nos conhecermos bastante e termos muita bagagem, pudemos ver como o entrosamento é fundamental em um campeonato tão nivelado. Talvez, se tivéssemos ganho algo bem no começo, poderíamos ter criado uma impressão mentirosa e, logo em seguida, quebrar a cara com a realidade. Foi duro, mas foi importante para montarmos uma base sólida para mantermos uma regularidade entre os quatro primeiros do ranking daqui para a frente - contou Harley.

O discurso do brasiliense está afinado com o de Benjamin. Aos 40 anos, o sul-mato-grossense vê o time em ascensão, mas também pontua fatores técnicos que podem melhorar na sequência do campeonato. Neste momento, ele vê que a facilidade de adaptação de ambos, adquirida com a experiência, será fundamental para mais um salto de qualidade.


vôlei de praia Billy e Benjamin (Foto: Divulgação/CBV)Benjamin escapa do bloqueio de Billy: campanha invicta até as semis em Campinas (Foto: Divulgação/CBV)

- Toda evolução é gradativa e aqui precisa estar equilibrada no conjunto. É importante estarmos com a confiança em alta mais uma vez. Ainda temos que equacionar algumas deficiências, mas vamos transpor isso. Como temos uma boa bagagem, temos uma consciência grande de perceber o momento de dar e pedir socorro em quadra, de mudar uma estratégia ou manter. Essa condição para nos adaptarmos rapidamente deve ajudar em nossas campanhas com cada vez mais frequência.

O próximo compromisso oficial da dupla será no dia 16 de novembro, sexta-feira. A data marcará o início do Open de Curitiba, quinta etapa da temporada do Circuito Brasileiro. Na capital paranaense Harley e Benjamin disputarão o títulos com outras 15 parcerias masculinas. No feminino, 12 duplas irão participar.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/com-base-solida-harleybenjamin-ve-adaptacao-como-chave-para-se-manter.html

Osasco faz 3 a 0 no Campinas e larga na frente na final do Paulista


Time do técnico Luizomar de Moura pode conquistar o título nesta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas (SP)

Favorito indiscutível ao título do Campeonato Paulista de vôlei, o Osasco fez sua parte sem complicações na primeira partida da final. Por 25/20, 25/13 e 25/23, o time do técnico Luizomar de Moura derrotou o Campinas na casa do rival e largou na frente na série melhor de três. O título pode vir já na quarta-feira, em Osasco, quando as duas equipes voltam a se encontrar a partir das 20h30m (de Brasília).

Jaqueline Osasco volei paulista final (Foto: Divulgação /  Fabio Rubinato)Sem a lesionada Sheilla, Jaqueline comandou o ataque do Osasco, (Foto: Divulgação / Fabio Rubinato)

Com o resultado deste domingo, o Osasco, atual campeão mundial de clubes, estendeu sua série invicta para 38 jogos. No Paulista, são 15 triunfos, com apenas cinco sets perdidos.
Graças a um bom começo de Daymi Ramirez e Ju Nogueira, o Campinas esteve à frente até o 6/5 do primeiro set. As favoritas de Osasco, contudo, não demoraram a tomar o controle do jogo. Após 27 minutos, o placar mostrava 25/20 para as visitantes. A segunda parcial foi uma extensão do primeiro, mas com o bloqueio de Osasco anulando Campinas. O time da casa pouco fez e, em 23 minutos, o 25/13 dava uma enorme vantagem às favoritas.

O terceiro set foi mais parelho, mas sempre com o Osasco à frente. O time do técnico Luizomar de Moura abriu 24/20 e parecia prestes a selar a fatura rapidamente. Campinas ainda esboçou uma reação, salvando três match points e conseguindo um contra-ataque para empatar o jogo, mas a bola de Ju Nogueira não passou da rede e seu números finais à partida: 25/23.

- O time foi extremamente disciplinado taticamente. Nós estruturamos um plano estratégico e elas foram obedientes. A Fabíola fez uma grande partida e com uma distribuição bastante homogênea. A equipe do Osasco está de parabéns pela partida que fez hoje, mas agora é foco total na próxima quarta-feira - disse Luizomar, que não contou com Sheilla, lesionada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/osasco-faz-3-0-no-campinas-e-larga-na-frente-na-final-do-paulista.html

Tricolor carioca pode ser campeão já na próxima rodada contra o Palmeiras. Atlético-GO perde para o Corinthians e é o primeiro rebaixado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Fred comemora gol do Fluminense no São Paulo (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)Gol de Fred deixa o Flu ainda mais próximo do título
(Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)

Falta pouco para o torcedor do Fluminense poder comemorar o título do Campeonato Brasileiro 2012. Na rodada#34. o Tricolor carioca, que empatou com o São Paulo, foi beneficiado pela derrota do Altético-MG para o Coritiba e colocou uma mão na taça, que pode ir para a equipe do Rio já no outro fim de semana. Na próxima rodada, o time de Fred, Deco, Cavalieri e Cia. depende de um tropeço do Galo e uma vitória ou empate contra o desesperado Palmeiras para conquistar o torneio.

No duelo dos artilheiros Fred e Luis Fabiano, mais de 50 mil torcedores lotaram o Morumbi, o maior público do campeonato. O Tricolor Paulista saiu na frente com um mico de Gum. Último homem de linha, o zagueiro recuou mal a bola para o goleiro Diego Cavalieri, Luis Fabiano aproveitou o vacilo e marcou o seu 16º gol na competição. Mas, pouco depois, Samuel Rosa, uma das revelações da equipe carioca, roubou a pelota de Rafael Toloi e serviu Fred, que se isolou na artilharia da competição com 17 tentos anotados.
Lanterna do Brasileiro, o Atlético-GO foi o primeiro clube a ser rebaixado. Contra o Corinthians, o Dragão de Pituca, o mais faltoso, foi derrotado por 2 a 0 e jogará as próximas partidas para cumprir tabela. O triunfo mais surpreendente do fim de semana foi no duelo entre Vasco e Sport. Fora de casa, o Leão bateu o time de São Januário, que perdeu as últimas seis partidas, por 3 a 0. O segundo tento do time do Recife, marcado por Hugo, foi uma obra-prima pela envolvente troca de passes dos visitantes.
Uma das partidas mais polêmicas foi a vitória do Flamengo sobre o Figueirense por 1 a 0. O árbitro Emerson Almeida Ferreira marcou dois impedimentos do ataque do Figueira que não existiram e anulou dois gols legais do clube catarinense. Muralha do Fla, Paulo Victor realizou quatro intervenções difíceis e fez a defesa da rodada. Individualmente, o maior destaque do fim de semana foi Neymar, do Santos. O jovem craque fez três gols e deu uma assistência na vitória do Peixe sobre o Cruzeiro por 4 a 0. A atuação de gala fez com que a torcida da Raposa o aplaudisse de pé. Confira abaixo os destaques da rodada, com vídeos:

pacotao_rodada_34 (Foto: infoesporte)
golaco (Foto: Infoesporte)
Sem vencer há seis jogos, o Vasco não vive seu pior momento no Brasileirão. O Sport aproveitou a má fase do clube carioca e triunfou em São Januário por 3 a 0. O último gol do time do Recife foi belíssimo pela jogada. Após cruzamento de Felipe Azevedo, Gilberto dominou a bola e deu um lindo passe de calcanhar para Hugo. Livre de marcação, o meia colocou a bola no cantinho direito de Fernando Prass, que nem se mexeu.


header drible 2 (Foto: infoesporte)
Grande destaque da vitória do Santos sobre o Cruzeiro, Neymar fez três gols, mas o drible de Miralles também merece destaque. Pela direita, o argentino tabelou com Rafael Galhardo, deu um lençol em Willian Magrão, entrou na área e apenas rolou a bola para o camisa 11 do Peixe fechar o caixão.

defesa (Foto: Infoesporte)

Um dos destaques da vitória do Flamengo sobre o desesperado Figueirense, o goleiro Paulo Victor não se destacou apenas pelas quatro defesas difíceis, mas também pela intervenção mais bela da rodada. O volante Claudinei cruzou da direita, e o meia Botti acertou uma linda bicicleta à queima-roupa. O arqueiro do Fla saltou e conseguiu salvar a equipe carioca.

gol+perdido (Foto: Infoesporte)

Na luta para se manter na elite do futebol brasileiro, o Palmeiras empatou com o Botafogo por 2 a 2, mas a história da partida poderia ser diferente ser o meia Patrick Vieira não tivesse desperdiçado uma chance de ouro. O jovem deu um bom passe para Maikon Leite, que chutou e obrigou Jefferson a fazer uma boa defesa. No rebote, o palmeirense finalizou muito mal, e a bola saiu pela linha de fundo.

mico (Foto: Infoesporte)

Regular durante todo o Brasileiro, o zagueiro Gum vacilou feio contra o São Paulo e Luis Fabiano aproveitou a falha do defensor para fazer o gol do Tricolor Paulista no duelo. O zagueiro recuou mal para Diego Cavalieri. Ligado na jogada, Fabuloso chegou na jogada antes do goleiro, driblou o arqueiro do Flu e marcou o seu 16º tento no campeonato.

header ator pacotao (Foto: infoesporte)

Além do gol de André Lima, outra jogada chamou a atenção na vitória do Grêmio sobre a Ponte Preta. Depois de driblar Werley, o meia Nikão sofreu uma falta rasteira, mas caiu no gramado e colocou as mãos no rosto. Os jogadores da Macaca pediram um cartão para o defensor gremista, porém o árbitro André Luiz de Freitas Castro mandou o jogo seguir.

sarrafo (Foto: Infoesporte)

Ainda na partida do estádio Olímpico, o lateral-esquerdo Júlio César cometeu a falta mais violenta do fim de semana. Para matar o contra-ataque da Ponte Preta, o camisa 6 do Grêmio deu um carrinho e acertou o atacante Rildo. Logo em seguida, o árbitro puxou o cartão vermelho do bolso e realizou a única expulsão da rodada#34.

erro (Foto: Infoesporte)

No duelo entre Flamengo e Figueirense, o árbitro Emerson Almeida Ferreira mandou mal ao anular um gol legítimo do atacante Júlio César. Na mesma linha do penúltimo homem do Fla, o atacante do Figueira recebeu lançamento, dominou e chutou. A bola entrou, mas o juiz não validou.