quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tenista Sergei Bubka cai do terceiro andar de prédio em Paris


Namorado da número 1 do mundo Victoria Azarenka, tenista ucraniano sofre fraturas múltiplas em acidente, mas não corre risco de morte

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

O tenista ucraniano Sergei Bubka caiu do terceiro andar de um prédio em Paris (Foto: Getty Images)O tenista ucraniano Sergei Bubka caiu do terceiro
andar de um prédio em Paris (Foto: Getty Images)

O tenista ucraniano Sergei Bubka, namorado da número 1 do mundo Victoria Azarenka, caiu do terceiro andar de um prédio em Paris na manhã desta quinta-feira, de acordo com o site francês RMC Sport. Filho do recordista mundial do salto com vara e número 186 do mundo, o atleta de 25 anos sofreu fraturas múltiplas e foi levado ao Hospital Georges Pompidou.

Apesar da queda de três andares e das fraturas múltiplas, o estado de saúde do ucraniano estaria evoluindo positivamente. O diagnóstico inicial apontava que o atleta estaria em estado grave, mas os médicos reavaliaram o quadro clínico do tenista e informaram que Bubka não corre risco de morte.

O tenista, que mora em Monte Carlo, no Principado de Mônaco, estava em um apartamento de amigos na capital francesa. De acordo com os relatos, Bubka Junior teria ficado trancado no banheiro e, ao tentar passar para a sala pela janela, caiu.

Bubka iniciou a carreira profissional no tênis em 2005, e alcançou sua melhor posição no ranking da ATP em novembro do ano passado, quando se tornou 145º do mundo. Na temporada atual, o ucraniano jogou 10 partidas de primeiro nível, vencendo apenas duas. Como melhor resultado em 2012, Bubka chegou à final do Challenger de Vancouver, quando foi superado pelo holandês Igor Sijsling.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/tenista-sergei-bubka-cai-do-terceiro-andar-de-predio-em-paris.html

Andy Murray perde para polonês e está eliminado do Masters de Paris


Um dia após a queda do sérvio Novak Djokovic, britânico sofre virada de Jerzy Janowicz e perde por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 7/6(7/4) e 6/2

Por SporTV.com Paris

O polonês Jerzy Janowicz, 69º colocado no ranking da ATP, surpreendeu Andy Murray e está nas quartas de final do Masters 1.000 de Paris. Janowicz venceu de virada por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 7/6(7/4) e 6/2, e agora aguarda o vencedor do duelo entre Júan Monaco e Janko Tipsarevic para conhecer seu adversário na próxima fase. Ele se emocionou com a vitória. (Assista ao vídeo).

O primeiro set começou equilibrado, sem nenhum dos atletas oferecendo ameaça ao saque do adversário. No décimo primeiro game, Andy Murray pressionou o serviço do polônes, que acabou cometendo dupla falta e permitindo a quebra. Em seguida, o britânico confirmou seu ponto e fechou a parcial em 7/5.

No segundo set, o polonês de apenas 21 anos passou a cometer mais erros, facilitando a vida de Murray. O britânico número 3 do ranking da ATP quebrou o saque do qualifier no sétimo game. Quando a partida já parecia decidida, Janowicz surpreendeu arrancando uma quebra e deixando tudo igual no placar: 5/5. A partida acabou indo para o tie-break e, no ponto decisivo, as largadinhas do qualifier fizeram a diferença (7-4).

Na terceira parcial, veio a virada. Janowicz impôs seu ritmo, conseguiu três quebras e fechou em 6/2 sem muitas dificuldades.

Jerzy Janowicz (Foto: EFE/Ian Langsdon)Jerzy Janowicz venceu Murray de virada e avançou no Masters 1.000 de Paris (Foto: EFE/Ian Langsdon)

Em outros duelos pelas oitavas de final, o tcheco Tomas Berdych superou o sul-africano Kevin Anderson, 1/6, 6/3 e 6/4, e o francês Gilles Simon avançou direto para as quartas. O japonês Kei Nishikori nem entrou em quadra devido a um problema no tornozelo direito. O francês Michael Llorda também garantiu vaga nas quartas de final após derrotar o argentino Juan Del Potro.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/11/andy-murray-perde-para-polones-e-esta-eliminado-do-masters-de-paris.html

Fase final da Continental Cup será disputada em janeiro no Brasil


Federação Internacional de Vôlei ainda não definiu a cidade sede

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou, nesta quinta-feira, o Brasil como sede da fase final da Continental Cup. De 9 a 13 de janeiro, em cidade a ser definida, a competição reunirá os cinco campeões da fase local do torneio, além dos países que classificaram duas duplas no mesmo naipe para os Jogos de Londres. Cada uma dessas nações, porém, terá apenas uma dupla na disputa feminina e outra na masculina.

- Este é um momento único para o vôlei de praia mundial. É a primeira que a Fase Final da Copa do Mundo será disputada, e o fato de a competição ser realizada em um dos países onde o esporte é mais popular só dá mais importância ao torneio. Esperamos um grande espetáculo, com as melhores duplas do mundo - disse o presidente da FIVB, o brasileiro Ary Graça.

Vôlei de Praia, Brasil (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Vivian, Taiana, Lili e Ângela representaram o Brasil na final feminina (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

No masculino, os 10 países que disputarão o título são Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Letônia, Suíça (por terem classificados duas duplas nos Jogos de Londres), além de Japão, África do Sul, Noruega, Venezuela e Canadá (campeões da fase local da Continental Cup).

No feminino, os países classificados são Brasil, Estados Unidos, Alemanha, República Tcheca (com duas duplas nos Jogos de Londres), Austrália, Ilhas Maurício, Rússia, Argentina, Canadá (campeões da fase local da Continental Cup). A China, país mais bem colocado no ranking olímpico mas que não se classificou pelos outros critérios, foi convidada a participar da competição.

O formato de disputa dividirá as equipes em dois grupos, com cinco componentes cada, e jogos de todos contra todos. Os dois melhores classificados de cada grupo avançarão às semifinais.

noruega vôlei de praia continental cup (Foto: Divulgação / FIVB)No masculino, a Noruega venceu a disputa no continente europeu (Foto: Divulgação / FIVB)

   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/fase-final-da-continental-cup-sera-disputada-em-janeiro-no-brasil.html

Praia e Sesi empatam em último amistoso entre equipes


Técnicos focam no revezamento de atletas, optam por não fazer set decisivo e jogo termina em 2 sets a 2

Por Felipe Santos Uberlândia, MG

Se não fosse pelo uniforme do Sesi e pelo resultado do jogo ninguém falaria que era um amistoso. Em mais um jogo preparatório para Superliga Feminina, o Praia Clube enfrentou as paulistas em Uberlândia e deram uma amostra do que vem na Superliga. Pelo equilíbrio que as duas equipes apresentaram nos dois jogos, o resultado não poderia ser mais justo: 2 sets a 2, parciais de 22/25, 26/24, 19/25 e 25/21.

A maior pontuadora do jogo foi a central Angélica, do Praia Clube, com 13 pontos. Sem a obrigatoriedade de fazer o quinto set, por ser uma partida amistosa, os técnicos das duas equipes optaram por terminar a partida em 2 sets a 2. Ao contrário da partida de quarta-feira, os técnicos optaram por revezar as jogadoras para que elas ganhassem ritmo de jogo. Agora, o Praia Clube viaja no início de novembro para os Rio de Janeiro onde faz três amistosos com o time comandado por Bernardinho.

  •  
Praia e Sesi terminam empatam em último amistoso entre equipes   (Foto: Felipe Santos)Praia e Sesi terminam empatam em último amistoso entre equipes

(Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)
 
O Praia Clube começou forte e logo de cara fez 5 a 1. Aproveitando os erros de ataque das donas da casa, o Sesi conseguiu empatar o primeiro set. Com a entrada de Fabi, que estava no banco de reservas, o time paulista encaixou as jogadas de ataque e abriu dois pontos de vantagem ao fazer 22 a 20. E com o bloqueio após tentativa de ataque da cubana Herrera, o Sesi fechou o primeiro set em 22 a 25.

O segundo set começou equilibrado, mas o Praia Clube abusava nos erros na defesa. Além disso, no ataque, Herrera não apresentava a mesma eficiência do jogo anterior e, quando não parava no bloqueio de Fabi e Tandara, atacava para fora. Ficou a cargo da central Angélica garantir os pontos das donas da casa. Com ataques precisos no meio de rede, parando as campeãs olímpicas com bloqueio individual e com um saque venenoso, colocou o Praia

O Sesi chegou a encostar no placar após uma boa sequência de saques de Dani Lins. Mas, com a mesma moeda, Monique Pavão desmontou a defesa adversária e ajudou o Praia a fazer 20 a 17. O Sesi, no entanto, acertou o bloqueio no fim do set, encostou no placar, mas as mineiras, após ataque no corredor para fora de Tandara, fecharam o set em 26 a 24.

No terceiro set o Sesi encaixou a defesa. Boa parte das investidas do ataque praiano eram defendidas e revertidas em contrataques para a equipe paulista. Com uma sequência de saque de Sassá, elas chegaram a marcar 12 a 8. A reação do Praia começou depois de Letícia Hage e Michelle Pavão fecharam a porta para as atacantes paulistas. Mas mesmo com a equipe completamente modificada, o Sesi aproveitou os erros de ataque das meninas do Praia e fechou o terceiro set em 19 a 25.


O quarto set foi marcado pelo rodízio das atletas. As duas equipes voltaram bastante modificadas com intuito de dar ritmo de jogo a todas as jogadoras. As mudanças foram benéficas para o time da casa no início do set. As “reservas” do Praia acertaram a recepção e o bloqueio e contaram com a eficiência ofensiva da central Angélica e da ponteira Sara Caixeta para fechar o set em 25 a 21. E quando todos esperavam pelo quinto e decisivo set, a surpresa. Fim de jogo e empate em 2 sets a 2.

   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2012/11/praia-e-sesi-empatam-em-ultimo-amistoso-entre-equipes.html

Vôlei feminino de Uberlândia disputa final do Campeonato Estadual

Competição começa nesta quinta-feira e segue até domingo, em Ipatinga

Por GLOBOESPORTE.COM/TRIANGULO Uberlândia, MG

A equipe de vôlei feminino de Uberlândia disputará a final do Campeonato Estadual Pré-Mirim de Vôlei Feminino, em Ipatinga, com mais quatro times. Os jogos serão realizados de hoje até domingo e reunirão além do Usipa de Ipatinga, as equipes do Olympio Clube, CEV Brasil e Minas Tênis Clube, todos de Belo Horizonte.

As uberlandenses seguiram para a cidade logo no início da manhã desta quinta-feira. De acordo com Valéria Cristina, assistente técnica do Sesi/Uberlândia, a maioria das jogadoras vem da categoria de base e já passou por competições iniciantes, adquirindo experiências e boas técnicas.

A equipe fará seu primeiro jogo nesta quinta, contra o CEV Brasil, às 17h30, no ginásio Usipa.

Rio de Janeiro inicia preparação para Superliga com vitórias sobre o Minas


Time comandado por Bernardinho recorre a amistosos para solucionar falta de entrosamento antes da estreia no principal torneio entre clubes do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A menos de um mês para a estreia na Superliga, o técnico Bernardinho corre contra o tempo para traçar as estratégias do Rio de Janeiro no principal torneio entre clubes do Brasil. A solução encontrada para entrosar a equipe foi aproveitar a série de amistosos antes do primeiro jogo na competição, contra o São Caetano, no próximo dia 23. O desafio inicial da fase preparatória foi encarar as meninas do Minas, em duas partidas disputadas no ginásio da Escola de Educação Física do Exército (Esefex), no Rio.

- Esses jogos funcionarão como laboratório para a equipe, porque o Campeonato Carioca ainda não consegue servir de base para uma preparação mais intensa para a Superliga. Há uma carência de jogos na pré-temporada aqui no Rio, e isso pode nos prejudicar diante dos times paulistas, que disputam um campeonato mais estruturado e chegam mais preparados - analisou Bernardinho.

Fofão arma jogada em amistoso do Rio de Janeiro contra o Minas (Foto: Divulgação)
Fofão arma jogada em amistoso do Rio de Janeiro contra o Minas (Foto: Divulgação)

No duelo com as mineiras, o time comandado pelo técnico da seleção masculina levou a melhor e não perdeu um set sequer nos dois encontros. O Rio de Janeiro venceu os dois jogos, com três sets disputados pelas jogadoras titulares e um set com as reservas, por 4 a 0. Na partida desta quinta-feira, a vitória teve parciais de 25/14, 25/22, 25/21 e 25/21.

O elenco principal do heptacampeão da Superliga foi formado por Fofão, Natália, Logan Tom, Sarah Pavan, Valeskinha, Juciely e Fabi. No último set, Roberta, Régis, Amanda, Bruna, Mara, Juju e a recém-contratada Luciane Escouto assumiram o jogo. Jovem revelação, a ponteira mineira Gabi foi poupada por ter disputado o Sul-Americano Juvenil, no mês passado.

A miss gaúcha Luciane Escouto fez sua estreia com a camisa do time carioca (Foto: Divulgação)A miss gaúcha Luciane Escouto fez sua estreia
com a camisa do time carioca (Foto: Divulgação)

- É um time completamente novo, que ainda está desentrosado. Precisamos construir a equipe, e isso leva tempo. Vamos demorar para alcançar o ritmo de jogo necessário para a Superliga - avaliou o técnico.

O Rio de Janeiro volta à quadra da Esefex na semana que vem, para enfrentar o Praia Clube, de Uberlândia. Na semana seguinte, é a vez de encarar as meninas do Sesi, de São Paulo, na última rodada de jogos preparatórios antes da Superliga.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/rio-de-janeiro-inicia-preparacao-para-superliga-com-vitorias-sobre-o-minas.html

Anderson Barros diz que Jobson vive 'situação extremamente delicada'


Dirigente afirma que clube dá todas as condições e que atraso do salário é de no máximo dez dias e será pago na próxima semana

Por Raphael Marinho Rio de Janeiro

Jobson botafogo (Foto: Raphael Marinho/Globoesporte.com)Jobson não deve ser aproveitado em 2012
(Foto: Raphael Marinho/Globoesporte.com)

Os problemas do Botafogo com Jobson parecem não chegar ao fim. O jogador vem treinando separadamente do elenco, mora atualmente em General Severiano e não deve ser aproveitado em 2012 porque não tem agradado à diretoria do clube. O gerente de futebol do Alvinegro, Anderson Barros, classificou o atleta como um caso "extremamente delicado" e acredita que a situação só será resolvida se ele se dedicar.

O próprio fato de ter Jobson morando nas dependências de General Severiano para atender necessidades do próprio jogador, que estava hospedado em um hotel na Barra da Tijuca, incomoda o dirigente, que afirmou que os bons momentos do atacante com a camisa alvinegra foram esporádicos.

- O Jobson é uma situação extremamente delicada. É uma aposta que o Botafogo fez no passado e, por uma série de intercorrências, ainda não teve resultado. Teve sim em um determinado momento alguns resultados técnicos, mas isso foi uma situação extremamente esporádica. Hoje o Botafogo vem tendo dificuldades na administração deste processo, tem procurado dar todas as oportunidades, assim como tem dado a ele condições como estar morando dentro da concentração, até por algumas necessidades do próprio atleta. Mas essa é uma situação que não deverá se repeitr, que a gente deve encerrar para frente e acredito que só será resolvida com um empenho muito grande do próprio atleta - disse Anderson.

Sobre a situação dos salários de Jobson, o dirigente deixou claro que o atraso não passa de dez dias e será resolvido na próxima semana.

- Acho isso uma irresponsabilidade de quem lançou pela primeira vez e colocou isso. O Jobson tem no máximo dez dias de atraso de salário, e o Botafogo vai resolver na próxima semana. Isso não é justificativa para absolutamente nada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/anderson-barros-diz-que-jobson-e-situacao-extremamente-delicada.html

Sem garantias financeiras, Rio 2016 descarta São Januário nos Jogos


Entidade diz que clube não apresentou projeto completo para receber rúgbi até a data limite. Diretoria não sabia sobre necessidade da carta de fiança

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

São Januário, Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)São Januário está fora das Olimpíadas 2016, diz
comitê (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 emitiu um comunicado nesta quinta-feira descartando o uso de São Januário para as competições de rúgbi das Olimpíadas. De acordo com órgão, o clube não enviou dentro do prazo estipulado (última quarta-feira, 31 de outubro) o projeto completo para receber a competição. O Engenhão, então, já surge como a principal alternativa.

A primeira versão da diretoria do Vasco, através do vice-presidente de patrimônio, Manuel Barbosa, é que o comitê não havia exigido a carta de fianças, que estabelece quem vai pagar pela transformação do estádio em uma arena de acordo com as exigências do COI, mas o clube ainda não tem o documento pronto e, por isso, não o anexou ao que foi enviado. Muito embora já estivesse apalavrado que o BNDES vai financiar 60% da reforma e o restante será dividido entre investidores e patrocinadores, que só serão definidos depois da licitação, prevista para 2013.

O restante do comando do projeto, composto pelo presidente Roberto Dinamite, pelo diretor geral Luiz Gomes, pelo vice de marketing Eduardo Machado - além de conselheiros influentes, como o empresário Olavo Monteiro de Carvalho - não atende as ligações ou tem os telefones desligados no momento.

Faltava ainda o projeto de urbanização do entorno de São Januário, que ficará sob responsabilidade da Prefeitura, grande parceira na empreitada pelo fato de Eduardo Paes ser vascaíno. Além dele e do governador Sergio Cabral, outro torcedor do clube, o secretário municial de Conservação e Serviços Públicos (e ex-coordenador da candidatura do Rio-2016), Carlos Roberto Ozório, e o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, sempre foram esperanças de que a honraria de sediar a competição não saísse das mãos do Vasco.

Em entrevista coletiva na terça, o presidente Roberto Dinamite enfatizou a importância de o estádio ser modernizado e contava com a escolha.

- O desejo do Vasco é fazer aqui uma arena. Estamos trabalhando o projeto para fazer de São Januário um anel com uma empresa do ramo. Inicialmente, Nelson (Rocha, ex-vice de finanças) e Fred Lopes (ex-vice de patrimônio) tiveram autonomia nesse processo. Houve reuniões também com prefeito e governador. Para fazer uma arena, passa por obras no entorno de São Januário. É um projeto para o Vasco ser sede do rúgbi, que passa pelo (Carlos Arthur) Nuzman (presidente do COB) e para termos mais conforto para atender o torcedor. Vamos entregar o documento para que isso possa começar a ser realizado - declarou.

Confira o comunicado oficial na íntegra:

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ (Rio 2016™), o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Conselho Internacional de Rugby (IRB, na sigla em inglês) estão totalmente empenhados em garantir competições excepcionais de rugby nos Jogos Olímpicos de 2016.

O Estádio de São Januário fora identificado como a potencial instalação para o rugby. Essa possibilidade estava sujeita ao atendimento de certas exigências.

O Clube de Regatas Vasco da Gama foi requisitado, em 9 de abril de 2012, a enviar, até 31 de outubro de 2012, o projeto completo e todas as garantias, incluindo financeiras, referentes à cessão do estádio nas condições exigidas pelo COI e pelo IRB para o evento.

Por não ter recebido a documentação pedida até a data estipulada, o Rio 2016™ promoverá agora uma reavaliação dos planos operacionais do Estádio João Havelange, em conjunto com o IRB e o COI, para assegurar que a estreia do rugby nos Jogos Olímpicos seja bem sucedida e memorável.
O IRB acrescentou: “O IRB tem sido totalmente informado pelo Rio 2016™ das discussões em andamento sobre a escolha da instalação esportiva para os eventos de rugby nos Jogos Olímpicos.

O IRB continuará a trabalhar em parceria com o Rio 2016™ e o COI para assegurar a realização de eventos de rugby marcantes e bem sucedidos para as equipes, os fãs e as famílias Olímpica e do rugby.”

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/11/comite-rio-2016-descarta-uso-de-sao-januario-nas-olimpiadas.html

Ronaldinho Gaúcho se envolve em acidente de trânsito na Grande BH


Incidente foi antes da reapresentação na Cidade do Galo. Jogador passa bem

Por GLOBOESPORTE.COM e G1 MG Belo Horizonte

O meia Ronaldinho Gaúcho se envolveu em um acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira, antes da reapresentação na Cidade do Galo. O Porsche no qual estava o jogador se acidentou com um Chevette e um caminhão. Ronaldinho não se feriu.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a mulher que dirigia o Chevette teve ferimentos leves e foi levada pelo Corpo de Bombeiros para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Vespasiano, cidade também da Grande BH e onde fica a Cidade do Galo.

Ronaldinho Gaúcho acidente (Foto: Frank Camilo / Futura Press)Chevette envolvido no acidente ficou bastante danificado (Foto: Frank Camilo / Futura Press)

O incidente foi em Lagoa Santa, na MG-010, altura do quilômetro 31, na Grande Belo Horizonte. Segundo a assessoria de imprensa do Atlético-MG, o empresário e irmão do meia, Assis, ligou para o clube informando que Ronaldinho poderia se atrasar para o treino, o que não aconteceu. O jogador, ainda segundo a assessoria, apareceu na Cidade do Galo para as atividades regenerativas, bem, e já deixou o local.

Ronaldinho Gaúcho acidente (Foto: Frank Camilo / Futura Press)Carro de Ronaldinho Gaúcho após o acidente (Foto: Frank Camilo / Futura Press)

No momento do acidente, o atacante estava em outro carro, próximo ao veículo de Ronaldinho. Após a batida do Porsche, os dois foram juntos para o CT atleticano. 

De acordo com policiais militares que estiveram no local do acidente, o jogador não estava dentro do veículo quando a ocorrência foi feita. Somente o motorista do jogador estava no local.

Ronaldinho Gaúcho acidente (Foto: Frank Camilo / Futura Press)Ronaldinho Gaúcho não ficou ferido no acidente (Foto: Frank Camilo / Futura Press)

FONTE:

Botafogo fecha patrocínio pontual para jogo contra o Palmeiras


Empresa de cabos e fios de instalações elétricas vai estampar sua marca nas costas acima do número no uniforme dos jogadores.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Camisa Botafogo (Foto: Divulgação)Camisa do Botafogo como será usada no jogo
deste domingo, em Araraquara (Foto: Divulgação)

O Botafogo fechou o patrocínio pontual com a SIL para o jogo contra o Palmeiras, em Araraquara (SP), no próximo domingo, às 17 horas, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A empresa atua na área de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão), bem como de cabos de solda e para transmissão de áudio e de sinal de vídeo. O valor que será pago ao Botafogo não foi divulgado.

- Estamos atentos a este tipo de ocupação pontual de propriedades disponíveis, modalidade que vem se consolidando como importante fonte de receita para o clube - disse Ayrton Mandarino, diretor comercial do Botafogo, ao site do clube.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/botafogo-fecha-patrocinio-pontual-para-jogo-contra-o-palmeiras.html

O relâmpago Bruno Mendes: 28 jogos, 11 gols e milhões à vista


Atacante diz que pretende ficar no Botafogo, apesar do assédio, e lembra primeira entrevista como jogador do clube: 'Disse que faria história aqui'

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

O futebol é um cenário típico de talentos prodígios, capazes de encantar torcedores em questão de minutos. Muitos não conseguem se estabelecer a longo prazo e somem com a crueldade do tempo. Bruno Mendes é o novo alvo do mundo da bola, ainda aos 18 anos, numa ascensão relâmpago, que desperta curiosidade, interesse e pode mover milhões de euros em pouquíssimo tempo.

Bruno Mendes completou sábado passado apenas 28 jogos como profissional, sendo 18 deles como titular. Foram 11 gols, seis com a camisa do Guarani, onde foi revelado, e cinco pelo Botafogo. Sua estreia nos profissionais aconteceu no dia 21 de janeiro, quando entrou no segundo tempo da vitória do clube paulista por 2 a 1 sobre o Oeste.

- Quero ficar no Botafogo. Na minha primeira coletiva aqui, disse que minha intenção era fazer história com a camisa do clube e continuo pensando nisso. Essa questão (interesse de clubes do exterior) fica com meu empresário (o argentino Gustavo Arribas, sócio do HAZ Sport Agency) - disse Bruno Mendes.

Estreia de Bruno Mendes nos profissionais aconteceu no dia 21 de janeiro, contra o Oeste. Primeiro gol saiu no dia 14 de março, em vitória por 3 a 0 sobre o Brasiliense, pela Copa do Brasil

No Guarani, ele precisou de sete jogos atuando como reserva para assumir a posição de titular. O primeiro jogo em que foi escalado desde o início aconteceu no dia 7 de março, quando o Guarani perdeu para o Brasiliense por 2 a 0, pela Copa do Brasil, no Distrito Federal. A vingança aconteceu com o primeiro gol como profissional, justamente no jogo de volta, dia 14 de março, quando o Guarani venceu por 3 a 0 e se classificou.

Sua trajetória, então, começou a mudar. No confronto com o Botafogo pela Copa do Brasil chamou a atenção dos dirigentes do clube carioca e da comissão técnica. Sua contratação demorou a acontecer e só foi selada em setembro. O Juventus-ITA, por meio de um observador no Brasil, disse ter perdido a chance de comprar seus direitos por R$ 7 milhões há três meses.

No Botafogo, foi colocado para trabalhar à parte, pois sua última partida, a única pela Série B, havia acontecido no dia 14 de julho, no empate em 0 a 0 com o Bragantino. Depois de atuar nos minutos finais da derrota por 2 a 0 para o Bahia, em Salvador, ganhou mais tempo (12 minutos) contra o Grêmio e saiu como herói ao fazer o gol do empate em 1 a 1 nos acréscimos do segundo tempo (veja o vídeo acima).

bruno mendes botafogo x  atletico-go (Foto: Marcelo Santos/AGIF)Bruno Mendes comemora um de seus cinco gols com a camisa do Botafogo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)

- As coisas estão acontencendo muito de repente na minha vida. Tenho que continuar com minha humildade, pés no chão, que sempre tive - afirmou Bruno Mendes, que engrenou em seguida três jogos como titular, mais quatro gols e a condição de novo queridinho da torcida do Botafogo.

O futuro de Bruno Mendes ainda é uma incógnita. Ele está vinculado ao Macaé, com contrato até setembro de 2017. Seu empréstimo ao Botafogo termina em dezembro de 2013. O clube carioca receberá 25% de uma negociação antes do fim do compromisso, com valor mínimo de R$ 15 milhões. O presidente Maurício Assumpção tem uma reunião agendada para semana que vem com Arribas para entender melhor a situação do jovem. Por enquanto, o menino de 18 anos procura curtir o momento, morando com a família no Rio de Janeiro.

- Tenho recebido muito carinho da torcida. Eu me dedico aos treinamentos e esse grupo é muito unido. As coisas estão acontecendo, as vitórias e os gols, meus e dos outros também - disse Bruno Mendes.


Cabeleireiro dos boleiros dá dicas e afirma: 'Neymar é a Gisele do futebol'

Jorginho é o responsável por cortes de cabelo de jogadores como Alexandre Pato, Thiago Neves, Rafael Sobis e Rafael Moura

Por Jessica Mello Porto Alegre

Alexandre Pato e Jorginho (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)Além de cortar, Pato também faz amaciamento para
o cabelo (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)

David Beckham e Cristiano Ronaldo são os maiores expoentes metrossexuais do futebol. Mas não são apenas o inglês e o português que exibem um impecável corte de cabelo e roupas cheias de personalidade. Os boleiros brasileiros também se preocupam e muito quando o assunto é estilo. Jorginho, cabeleireiro do salão Hugo Beauty, em Porto Alegre, é o responsável por cuidar das madeixas de vários atletas, como Alexandre Pato, Thiago Neves, Rafael Moura, Rafael Sobis, Diguinho e Lucas Leiva. O profissional revela que os jogadores têm se preocupado bem mais com o visual:

- Eles andam muito vaidosos e sempre em busca de novidades. No momento, o que mais estão usando são as pomadas para o cabelo. Um é para dar uma aparência mais de molhado aos crespos, enquanto o outro deixa os lisos mais arrepiados.

Entre os diversos estilos lançados dentro de campo ao longo dos anos, um vem se destacando há algum tempo. O cabelo de Neymar é, de longe, um dos penteados mais solicitados por jovens e adolescentes em salões de beleza de todo o Brasil. Nos últimos meses, o moicano do atacante foi "a febre que mais pegou", na opinião do cabeleireiro. No entanto, apesar de reconhecer a influência de tudo o que o jogador faz, seja dentro ou fora de campo, Jorginho não gostaria de ser o responsável pelo cabelo que tanto dita moda.

- O Neymar é a Gisele (Bündchen) do futebol. Não há como negar. Mas eu não gostaria de cortar o cabelo dele, não - descontrai, rindo.

Lucas Leiva e Jorginho (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)Lucas Leiva e Jorginho (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)

Ao mesmo tempo em que os jogadores seguem seus próprios estilos na hora de se entregarem às tesouras de Jorginho, o profissional também tem a liberdade de dizer se aquele corte combina ou não. Ou até se recusar a tirar fora as madeixas, como é o caso de Rafael Moura, atacante do Inter e dono de longos fios loiros.

- Se algum dia ele chegar para mim pedindo para cortar o cabelo bem curto, eu jamais vou cortar. Não combina com o porte físico dele. Hoje, o estilo dele é mais o de "molhar e sair direto para a rua - explica.

Além de alisar os cabelos, Fernandão, técnico do Inter, também usa o estilo repicado (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)Além de alisar cabelos, Fernandão  também
usa o estilo repicado (Foto: Arquivo Pessoal)

E existem também as restrições por parte das mulheres. Se a namorada ou esposa não gostar, então é bem provável que a mudança não seja feita. Meio-campista do Fluminense, Thiago Neves não poderia se aventurar na moda das mechas loiras. Tudo, claro, para agradar à mulher Marcella, que pediu para o jogador não aderir à tendência, segundo revela Jorginho.
De Porto Alegre ao Rio de Janeiro

A ponte aérea Porto Alegre-Rio de Janeiro é frequente na vida de Jorginho. Isso porque ele atende tanto os jogadores de Grêmio e Inter quanto os atletas dos clubes cariocas, especialmente os do Fluminense. E ainda há os que moram fora do Brasil, mas que seguem deixando nas mãos do gaúcho seu estilo do pescoço para cima, como é o caso do atacante Alexandre Pato, ex-Internacional e atualmente no Milan, e do volante Lucas Leiva, ex-Grêmio e atualmente no Liverpool.

Um dos motivos para as reuniões no Rio de Janeiro foi a contratação de Rafael Sobis, em julho de 2011, pelo Flu. O gaúcho de Erechim foi um dos primeiros clientes boleiros que Jorginho teve. E também um dos mais fiéis. Grande parte das mudanças nos cabelos do atacante, desde as luzes, até os fios mais longos, passando pelo arrepiado e até um moicano lateral, quando Sobis morava na Espanha e atuava pelo Betis, foi fruto da inspiração do "hairstylist".

Rafael Sobis e Jorginho (Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)Rafael Sobis é um dos clientes mais antigos
(Foto: Jorginho/Arquivo Pessoal)

- Me matou do coração aquele moicano - diz, aos risos - Mas eu gostei, sim, foi ousado da parte dele, e a gente resolveu manter.

E é na casa de Rafael Sobis que Jorginho fica toda vez que viaja ao Rio, transformando o local em um verdadeiro salão de beleza para atender aos pedidos de todos os jogadores. Enquanto Diguinho usa um estilo mais repicado de cabelo, Fred faz somente alguns retoques.

- A maioria dos jogadores tem uma personalidade bem forte, mas o estilo acaba sendo quase sempre o mesmo, até nas roupas... Eles ficam se cuidando para ver qual marca estão usando - analisa.

No entanto, se os atletas buscam inspiração neles mesmos para seguir e até lançar tendências, está nas mãos de Jorginho o desafio de fazer com que, ao menos no que diz respeito aos cabelos, cada um tenha a sua característica própria. Seja em Porto Alegre ou no Rio de Janeiro.

Sem chance de título, Massa admite carro diferente de Alonso na reta final


Corrida contra o tempo no fim da temporada faz Ferrari priorizar espanhol, que luta pelo tri contra Vettel, da RBR. GP de Abu Dhabi é neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes

Alonso e Massa parque Ferrari World Abu Dhabi (Foto: AP)Alonso e Massa curtem parque temático da Ferrari
em Abu Dhabi, palco do GP de domingo  (Foto: AP)
A três corridas do fim da temporada, a Ferrari corre contra o tempo para desenvolver seus carros para competir de igual para igual com a RBR de Sebastian Vettel, líder do campeonato com 240 pontos e vencedor das últimas quatro etapas. Por causa do pouco tempo para fabricar as peças para os dois carros, no GP de Abu Dhabi deste fim de semana, o time de Maranello vai dar preferência à implementação da maioria das novidades no bólido de Fernando Alonso, que está na luta pelo título, a 13 pontos do alemão. Fora da briga pelo caneco, Felipe Massa terá atualizações, mas não tantas quanto a de seu companheiro. Ele explica que a decisão da equipe é compreensível, em razão da situação do campeonato.

- A equipe trouxe novidades para mim e trouxe mais para o carro do Alonso também. Vamos ver se funciona. O importante é fazermos o carro cada vez mais competitivo, mas talvez a gente não tenha o mesmo carro de novo – revelou o piloto, que é o nono colocado na temporada, com 89 pontos.

Alonso e Massa chegada Ferrari World Abu Dhabi (Foto: AFP)Massa e Alonso visitiam Ferrari World, parque temático da escuderia em Abu Dhabi (Foto: AFP)

Nesta quinta-feira, a dupla do time italiano visitiou o "Ferrari World", parque temático da escuderia localizado próximo ao circuito de Yas Marina. O brasileiro foi um dos pilotos escalados para a coletiva de imprensa oficial da FIA. O GP de Abu Dhabi será disputada no domingo a partir das 11h (horário de Brasília). Os treinos livres começam na sexta-feira e terão transmissão do SporTV. A TV Globo exibe o treino classificatório (sábado) e a corrida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. Em seguida, é a vez do GP dos Estados Unidos, no dia 18 de novembro. A temporada se encerra uma semana depois, com o GP do Brasil, em Interlagos.

Alonso e Massa chegada Ferrari World Abu Dhabi (Foto: AP)Massa e Alonso posam em carro da montadora no Ferrari World, em Abu Dhabi (Foto: AP)

Arte  horários do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
FONTE:

Sheilla sofre fratura no pé esquerdo e se torna incógnita para Superliga


Oposta do Osasco quebra o quarto dedo do pé esquerdo em acidente doméstico e não tem previsão de retorno às quadras

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Sheilla Osasco vôlei (Foto: Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)Sheilla foi campeã mundial com o Osasco
(Foto: Fabio Rubinato/AGF/Divulgação)

Uma das heroínas do bicampeonato olímpico em Londres, a mineira Sheilla sofreu um acidente doméstico no pé esquerdo no final da tarde desta quarta-feira. Após a realização de exames, a equipe médica constatou que a jogadora teve uma fratura no quarto dedo e passará por tratamento de fisioterapia para se recuperar. Sem previsão para retornar às quadras, a oposta do Osasco se torna incógnita para o início da Superliga, no dia 23 de novembro, contra o Campinas.
A jogadora havia participado de treinos na parte da manhã e faria apenas tratamentos de rotina na parte da tarde, na sala de fisioterapia da equipe paulista. Após sofrer o acidente em casa, Sheilla foi acompanhada pelo fisioterapeuta do Osasco, Fernando Fernandes, ao hospital. A oposta de 29 anos defende o time comandado pelo técnico Luizomar de Moura desde o final da última temporada da Superliga, e atualmente é vice-campeã do torneio, pelo Rio de Janeiro.

No Osasco, a mineira foi campeã sul-americana e do Mundial de Clubes, sendo eleita a melhor jogadora da competição disputada em Doha.

'Bernardinho será uma escola', festeja a recém-chegada Luciane Escouto


Aos 25 anos, central gaúcha elogia técnico do Rio de Janeiro e encara acerto com a equipe como oportunidade para aprimorar desempenho em quadra

Por Túlio Moreira Rio de Janeiro

Contratada pelo Rio de Janeiro para a próxima temporada da Superliga, a gaúcha Luciane Escouto não consegue esconder a empolgação com a fase carioca de sua carreira profissional no vôlei. Após a rápida passagem pelo Fluminense, quando se tornou vice-campeã estadual ao defender a equipe tricolor em seu retorno às quadras, a central de 25 anos já treina com o time comandado pelo técnico Bernardinho e se prepara para a estreia no principal torneio entre clubes do Brasil, marcada para o final de novembro.

- Adorei ter participado do Campeonato Carioca, que foi minha primeira atuação aqui no Rio. Além das belezas naturais, o Rio de Janeiro encanta pela torcida de vôlei gigantesca e calorosa. Será uma experiência extraordinária jogar aqui nessa temporada. Estou refazendo a minha rotina para que nada atrapalhe meu desempenho nas quadras. Já estou treinando com a equipe desde o início desta semana - comemora a central, que divide o vôlei com a carreira de modelo, que já lhe rendeu uma vitória no concurso “A Mais Bela Gaúcha”.

Depois de passagem pelo Fluminense, a bela gaúcha Luciane Escouto está empolgada com a chance no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Depois da passagem pelo Fluminense, a gaúcha está empolgada com o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Luciane já disputou edições da Superliga por times como Banespa e Brusque. Na última temporada, a gaúcha foi eliminada na primeira fase dos playoffs, com a camisa do Mackenzie. Mas a jogadora destaca a chegada ao Rio de Janeiro, equipe heptacampeã da competição, como um dos grandes saltos em sua carreira, iniciada ainda na adolescência, em São Leopoldo, sua cidade natal. Apesar de o time de Bernardinho ser tido como um dos favoritos ao título, a central prefere apostar em uma disputa equilibrada e ressalta a força dos principais adversários.

- O Rio de Janeiro está muito bem estruturado, com atletas muito experientes. Apesar de ser apontado como favorito, será um campeonato muito equilibrado, com adversários dificílimos, como Osasco (atual campeão), Sesi e Campinas. Os times pelos quais disputei a Superliga anteriormente tinham uma boa estrutura, equipes com ótimas jogadoras e comissão técnica. Mas acredito que a principal diferença do Rio de Janeiro está na formação da equipe, com jogadoras mais experientes e campeãs olímpicas - destaca Luciane.

vôlei Luciane Escouto rio de janeiro (Foto: Divulgação / Adoro Foto)A chance de treinar com Bernardinho pode abrir
novas portas para Luciane (Foto: Divulgação)

A central gaúcha afirma que foi bem recebida pela nova equipe, vice-campeã da temporada 2011-12, e pretende “correr atrás do prejuízo” para alcançar o mesmo condicionamento físico das companheiras, que já haviam iniciado os treinos para a Superliga. Para Luciane Escouto, a chance de defender o Rio de Janeiro também será uma oportunidade para aperfeiçoar suas habilidades técnicas, além de aproximar a jogadora de Bernardinho e aumentar sua visibilidade para a tão sonhada chance na seleção brasileira.

- O Bernardinho é referência mundial do voleibol e fazer parte da equipe fará com que eu evolua como jogadora. Sei que terei uma preparação intensa, por isso quero dar o máximo de mim o tempo todo e melhorar meu aprimoramento técnico. Motivação e comprometimento não irão faltar. Todo atleta sonha defender a seleção brasileira e a convocação acontece naturalmente, quando o atleta está preparado. Jogar com o Bernardinho será uma escola e, se ocorrer uma convocação, quero estar preparada para ajudar minha equipe a conquistar a vitória - defende a gaúcha.

Luciane Escouto também brilha nas passarelas e foi escolhida como 'gaúcha mais bela' (Foto: Divulgação)Luciane também brilha nas passarelas e foi eleita
'mais bela gaúcha' (Foto: Divulgação)

Além da rotina de atleta, Luciane Escouto encara uma intensa agenda nas passarelas. Depois de vencer mais de cinco mil concorrentes e ser escolhida como a mais bela do Rio Grande do Sul, a gaúcha se prepara para representar seu estado no concurso Miss Mundo Brasil 2013, que definirá a representante brasileira na próxima edição do Miss Mundo. Além disso, participa com frequência de campanhas publicitárias e trabalhos como modelo. Luciane garante, no entanto, que a vida “dupla” não prejudica seu desempenho em quadra.

- A vitória no concurso “A Mais Bela Gaúcha” me credenciou a disputar o “Miss Mundo Brasil” em abril de 2013, na cidade de Mangaratiba (RJ). A preparação para esse concurso e a agenda de compromissos como representante do Rio Grande do Sul são um pouco mais extensas, mas estou conseguindo conciliar sem interferir nos treinos. Eu tento agendar os trabalhos que surgem como modelo para os horários livres, o que tem dado certo até agora - relata.

A estreia do Rio de Janeiro na Superliga está marcada para o dia 23 de novembro, contra o São Caetano, em casa. Antes da competição, a equipe se prepara com amistosos no ginásio do Exército da Urca, no Rio. As meninas do Minas são as primeiras adversárias, em partidas marcadas para esta quarta e quinta-feira.
   

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/10/bernardinho-sera-uma-escola-festeja-recem-chegada-luciane-escouto.html

'Baixinha', Mari Paraíba diz que ficar fora da seleção não pesou no adeus


Ex-ponteira de 1,80m era considerada de baixa estatura para posição e não coloca ausência nas convocações como fator da aposentadoria

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Mari Paraíba deixou as quadras em setembro por não se sentir mais feliz jogando vôlei, porém, o fato de não ser convocada para a seleção brasileira não era um dos fatores da tristeza. Em entrevista à apresentadora Vanessa Riche, no quadro "Tá em Casa", a ex-atleta de 1,80m do Minas explicou que seria difícil ser convocada por causa da estatura, considerada baixa para a posição de ponteira, e ratificou que a desmotivação com o esporte vinha do sonho de viver uma carreira na televisão.

- É muito difícil chegar à seleção brasileira e, para minha posição eu sou considerada baixa. Eu tinha que fazer muito a mais para chegar lá. Eu sei até que ponto poderia chegar e não ficava me iludindo muito em relação à seleção brasileira - afirmou a ex-jogadora.

Tá em Casa com Mari Paraíba (Foto: Divulgação) Mari Paraíba conversa com Vanessa Riche no 'Tá em Casa' (Foto: Divulgação)

Mari recebeu o apoio da família, principalmente do pai, ao decretar a aposentadoria. Se sentindo incomodada jogando vôlei, ela se aposentou para dar início à tentativa de entrar no mundo da TV. No entanto, as experiências vividas dentro de quadra sempre ficam na lembrança, principalmente as amizades feitas.

- O que eu tiro de aprendizado do vôlei é o fato de conhecer gente nova. O tempo em que eu era feliz, eu continuei jogando. A partir do momento em que eu não me via mais feliz, eu resolvi parar, porque não vale a pena você estar dentro de quadra, recebendo, e não estar feliz. Hoje o que eu quero é trabalhar na TV - sonha.

Tá em Casa com Mari Paraíba (Foto: Divulgação)Depois da aposentadoria, Mari Paraíba utiliza mais
maquiagem no dia-a-dia (Foto: Divulgação)

O adeus seria bem mais problemático se não fosse o convite para posar nua na revista Playboy. A paraibana conta que o ensaio veio em um bom momento e que foi um sentimento diferente ter que lidar com a nudez em frente à lente do fotógrafo. Com o dinheiro ganho pelo ensaio, a paraibana juntou os recursos necessários para estabilizar a vida no Rio de Janeiro.

- Quando me vi ali (na revista) foi interessante. Ao mesmo tempo que dá vergonha, o ego aumenta, a autoestima dá uma levantad. Para mim não muda muita coisa, foi uma meta que consegui - disse a paraibana, que atualmente passa praticamente o dia inteiro maquiada.
O namorado, Riad Ribeiro, meio de rede do RJX, é quem sofre um pouco com a aventura da ex-ponteira. A revista já foi até alvo de brincadeiras entre alguns atletas do time carioca e o casal. Porém, segundo Mari, ele leva tudo na esportiva.

- Ele ficou um pouco constrangido, porquevive em um meio onde só tem homem. Um dia cheguei no apartamento dele e os caras colocaram minha revista no banheiro para zoar, mas a gente deu risada. Ele sabe lidar muito bem com isso, ele é bem tranqüilo - contou, rindo.

Assista a mais vídeos do "Tá na Área"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2012/11/baixinha-mari-paraiba-diz-que-ficar-fora-da-selecao-nao-pesou-no-adeus.html


Com wild card, Renata e Elize ganham ânimo às vésperas do fim da parceria


Dupla recebe convite da CBV para disputar o Open de Campinas. Separação será em dezembro para que a atleta carioca possa tratar tendinite no ombro

Por Helena Rebello Direto de Campinas, SP

Nas três primeiras etapas do Nacional, Renata e Elize Maia chegaram às semifinais. Mostraram regularidade mas, sem disputarem nenhuma decisão, ficaram sem vaga para os Opens de Cuiabá (Elize jogou com Taiana), Goiânia e Belo Horizonte. Em Campinas, quarta parada da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, um wild card dará às duas a chance de figurar entre as 12 duplas da elite. Um prêmio que serve de alento e ânimo para a parceria, já que a separação está marcada para o final deste ano.

Renata está atuando no sacrifício desde abril. Para tratar uma tendinite no ombro, a carioca já havia decidido que daria um tempo dos treinos em dezembro. Mas o novo calendário do vôlei de praia nacional, cuja temporada agora vai de setembro a abril do ano seguinte, atrapalhou os planos.

- A mudança é muito boa para o vôlei de praia e para quem disputa o Circuito Mundial, mas para a mim foi um pouco ruim. Eu ia parar para me tratar sem ter competição, e agora vou precisar parar no meio da temporada. Já melhorei bastante, mas não tem como seguir sem tratar. Preciso dar um descanso para o meu ombro para não precisar de cirurgia – contou Renata, quarta colocada nos Jogos de Pequim ao lado de Talita.

renata e elize maia vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Elize Maia e Renata: dupla ganha wild card para o Open de Campinas no Circuito (Foto: Divulgação/FIVB)

Em setembro e outubro, três tropeços em semifinais deixaram um gostinho de frustração. O primeiro deles, em busca da classificação para o Open de Cuiabá, foi diante de Andrezza e Chell. Na capital mato-grossense, amenizaram a derrota ao superarem Naiana e Bruna e conquistarem o terceiro lugar. Nas duas etapas seguintes, porém, não conseguiram repetir o desempenho. Superada em Goiânia e Belo Horizonte por Ângela e Neide nas semis, a dupla não voltou ao pódio.

Na última semana, com a divulgação do ranking feminino para a etapa de Campinas, veio a boa notícia. Renata e Elize foram contempladas com um convite da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para entrarem diretamente no Open, principal competição do Circuito.

 vôlei de praia renata e elize maia (Foto: CBV) Renata (esq) sofre com lesão no om
bro e fará tratamento a partir de dezembro (Foto: CBV)

- Desde que começou o segundo semestre estávamos jogando só o Nacional. Estávamos muito tristes por chegarmos tão perto, vermos que tínhamos totais condições, mas não conseguirmos. Era preciso esforço para levantar a cabeça e seguir firme em busca do próximo torneio, e esse convite, sem dúvida, foi bastante animador – disse Renata.

Feliz pelo descanso extra, Elize acredita que, mesmo com as derrotas, a dupla evoluiu durante o Nacional. E vê o wild card como uma oportunidade dada pela CBV para que a parceria prove isto dentro de quadra.

- Foi uma surpresa boa não precisar jogar a classificatória. Tivemos um descanso a mais e uma melhor preparação. Acho que, mesmo com as derrotas, tivemos uma evolução a cada torneio. A cada vez que batemos na trave aprendemos um pouco mais. Em nenhum momento perdemos a motivação, mas certamente ganhamos motivação extra para Campinas.

No interior de São Paulo, a carioca e a capixaba terão a concorrência de outras 11 duplas: Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (CE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Karin/Shaylyn (SUE/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Leize/Rachel (SC/RJ), Josi/Thais (SC/RJ) e Andrezza/Luciana (AM/CE).

A fase de grupos será disputada nesta sexta-feira, a partir das 8h. No sábado, as quartas de final vão das 9h às 13h e, a partir das 17h, serão disputadas as semifinais, com cobertura ao vivo SporTV. No domingo, às 10h (horários de Brasília), o canal também transmite as decisões feminina e masculina.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/com-wild-card-renata-e-elize-ganham-animo-vesperas-do-fim-da-parceria.html

Cuca reclama de pênalti absurdo em R49 e dispara contra Ricci e STJD


Técnico do Galo ja teve problemas com o árbitro quando dirigia o Cruzeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte


O técnico Cuca não teve meias palavras e disparou contra a arbitragem de Sandro Meira Ricci, no empate em 1 a 1 com o Flamengo, nessa quarta-feira, no Independência. ‘Um absurdo’, avaliou o treinador. Ele criticou a não marcação de um pênalti em Ronaldinho Gaúcho, ainda no primeiro tempo, e também uma possível intencionalidade do árbitro em amarrar o jogo na segunda etapa, quando o Galo, com um a mais em campo, pressionava bastante (assista ao vídeo acima).

- O que eu mais queria era vir aqui e falar do jogo. Mas não dá. Toda vez é a mesma coisa. Isso enche o saco. O Ronaldo falou que foi o pênalti mais escandaloso que ele sofreu na carreira.
 Tenho que falar. É uma coisa absurda. Se fizéssemos o gol, o Flamengo teria que sair para o jogo, não faria a retranca que fez. Não me lembro de uma equipe ter vindo tão atrás. O juiz é conivente, sabe como amarrar uma partida. Para dar cartão, tira, demora. Quando o Paulo Victor ia bater tiro de meta, a torcida até contava. Não teve 30% de jogo, porque ele é conivente. Um absurdo.

Temos que chorar. O cara estava a cinco metros do lance, bem colocado, além de ter árbitro atrás, com ponto. Não dá. Esse campeonato é o campeonato do STJD, da arbitragem horrível"
Cuca, técnico do Galo

Para o treinador alvinegro, a atuação do árbitro deixou os jogadores do Atlético-MG nervosos. Ele se lembrou das chances criadas no segundo tempo. O Galo buscou o empate e teve várias oportunidades de marcar. No entanto, para Cuca, o jogo foi definido no apito, como teria acontecido em outros jogos na competição.

- Este campeonato, Deus nos livre. Temos que chorar. O cara estava a cinco metros do lance, bem colocado, além de ter árbitro atrás, com ponto. Não dá. Esse campeonato é o campeonato do STJD, da arbitragem horrível. Eles roubam a cena toda vez. Não consigo entender a não marcação de um pênalti daquele. E isso muda o jogo. Fomos infelizes. Não teve jogo. Se cronometrarmos o segundo tempo, não tem 17 minutos de jogo. Mas faz parte. Ainda temos chance e vamos lutar até o fim.

Reincidência
Essa não é a primeira vez que Cuca reclama de uma arbitragem de Sandro Meira Ricci em um jogo decisivo. Em 2010, quando dirigia o Cruzeiro, o técnico esmurrou a mesa de coletiva para falar da discutida atuação do árbitro na vitória do Corinthians sobre a Raposa. Perguntado sobre a coincidência, se ela poderia insinuar uma má intenção ou apenas despreparo de Ricci, o treinador alvinegro evitou fazer uma acusação e usou de ironia.

- Não. Ele é bom juiz. Para dar um cartão, demora meio minuto, parece que faz uma multa de trânsito. Aí, corre em um banco, no outro, não sai jogo. Não deixou jogar. Não é ruindade. Ele é bom árbitro. Agora não sei. Deixa para lá. Não posso deixar de falar. Não é só o lance do pênalti. É difícil. Nas chances que tivemos, fomos infelizes, estava tenso, nervoso, a torcida fica nervosa. Todo mundo vê. Não adianta. Tem que falar. Um absurdo desses. O cara que falar que não é pênalti é o fim do mundo. Eu não entendi.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/11/ironico-cuca-elogia-sandro-meira-ricci-e-afirma-que-penalti-foi-absurdo.html

Candidatas a Musa do Brasileirão respondem a quiz sobre seus clubes


Sete concorrentes acertam as cinco questões, e classificação não se altera. Vencedora do concurso será conhecida no dia 3 de dezembro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Musa do brasileirão bahia juliana cardoso (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)Juliana Cardoso, candidata do Bahia, responde ao
quiz (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)

As candidatas ao posto de Musa do Brasileirão 2012 continuam sendo testadas para provar que merecem o posto. Depois de passar pelo Desafio do Globolinha e tentar mostrar a habilidade com a bola, as 20 concorrentes foram desafiadas em um quiz com cinco perguntas. Apenas sete candidatas acertaram todas as questões, o que não mudou a classificação geral.

Na primeira colocação, continua a musa do Grêmio, Martina Spier, que teve quatro acertos na prova. A representante do Sport, Joyce Pereira, segue em segundo, depois de acertar todas as cinco questões - assim como a candidata do Náutico, Ially Mazza, que aparece em terceiro.

Durante a prova, as candidatas a Musa do Brasileirão mostraram nervosismo e chegaram a errar perguntas cuja resposta correta elas garantiam saber. As questões do quiz foram:

- Qual é o mascote do clube?
- Em que estádio o clube manda a maioria de seus jogos atualmente?
- Quantos anos o clube completa em 2012?
- Qual o nome do atual presidente do clube?
- Quem é o maior artilheiro da história do clube?


A última prova, declaração de amor ao clube, acontece na semana que vem. As três representantes que somarem o maior número de pontos serão as finalistas. A campeã será escolhida através de votação popular e receberá o prêmio durante a festa de encerramento do Campeonato Brasileiro, no dia 3 de dezembro, e ganhará um ensaio na Granja Comary, em Teresópolis-RJ. O GLOBOESPORTE.COM fará a cobertura completa da competição pela página da Musa do Brasileirão.

Confira o índice de acerto de cada candidata no quiz:
5 acertos: Ially Mazza, do Náutico; Joyce Pereira, do Sport; Juliana Cardoso, do Bahia; Thais Fusther, do Internacional; Natália Vaccari, da Ponte Preta; Samantha Gomes, do Atlético-MG; e Wanessa Lopes, do Atlético-GO.
4 acertos: Martina Spier, do Grêmio; Milena Machado, do Botafogo; Aline Azevedo, do Corinthians; Priscila Cannone, do Fluminense; Rayanne Oliveira, do Cruzeiro; Franciele Perão, do Figueirense; Raíssa Cavalcante, do Vasco; Dalila Kinderman, do Coritiba; e Jéssica Nunes, do São Paulo.
3 acertos: Gianny Serapião, da Portuguesa; Sulamita Gonçalves, do Flamengo; e Rafaela Miranda, do Santos.
1 acerto: Camila Guerra, do Palmeiras

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/musa-do-brasileirao-2012/noticia/2012/11/candidatas-musa-do-brasileirao-respondem-quiz-sobre-seus-clubes.html

Seedorf vai a campo, mostra bom humor, mas segue tratamento


Holandês conversa com preparador físico Ricardo Henriques e vai para a academia continuar recuperação de lesão na coxa direita

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf no treino do Botafogo com o preparador físico (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Seedorf conversa com o preparador físico
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

O meia Seedorf apareceu no campo junto com os jogadores do Botafogo no treino da manhã desta quinta-feira, no Engenhão, mas não participou da atividade, que teve início após comissão técnica e atletas assistirem vídeos sobre o Palmeiras, rival deste domingo. Com semblante tranquilo, o holandês conversou com o preparador físico Ricardo Henriques, antes de seguir para a academia, onde continuou o tratamento para se recuperar da lesão na coxa direita, que sofreu na vitória contra o Atlético-GO, no último domingo. O jogador tem trabalhado em tempo integral, na tentativa de antecipar sua volta.

Seedorf mostrou bom humor, conversou com profissionais de uma TV holandesa, posou para fotos e, quando questionado por repórteres sobre como estava, brincou, dizendo que está bem.

Na quarta-feira, Bruno Mendes, em entrevista coletiva, afirmou que o holandês deve retornar ao time em duas semanas. Caso o prazo se confirme, Seedorf voltará a jogar na partida contra o Sport, no dia 18 de novembro. Para o jogo contra o Palmeiras, Fellype Gabriel deve ganhar a vaga de titular.

O time realizou uma atividade em campo reduzido com os jogadores de linha. O lateral-direito Lucas, com uma virose, e os meias Elkeson e Fellype Gabriel, com dores musculares, não treinaram. Jadson e Vitor Júnior foram escalados entre os titulares.

O confronto contra o Palmeiras, neste domingo, será disputado na Fonte Luminosa, às 17h (de Brasília), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 50 pontos, o Botafogo é o sexto colocado da competição nacional, oito pontos atrás do São Paulo, que é o último time do G-4.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/seedorf-vai-campo-mostra-bom-humor-mas-segue-tratamento.html