segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Com 2 do Sesi expulsos e confusão, Campinas larga na frente na final


No tie-break, Campinas vence jogo tenso e abre 1 a 0 na série melhor de três. Sesi tem até duas partidas em casa para reverter o cenário

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Ginásio lotado, vôlei de alto nível, equilíbrio, clima tenso e tie-break. O primeiro jogo da final do Campeonato Paulista masculino entre Campinas e Sesi teve todos os ingredientes que uma grande partida merece. Com direito a expulsão de dois jogadores do Sesi – Lorena e Leozão – e uma confusão generalizada (assista no vídeo ao lado), Campinas saiu na frente na série melhor de três ao vencer em casa por 3 sets a 2, (21/25, 25/23, 25/17, 18/25 e 15/13), em 125 minutos de jogo, na tarde deste domingo, diante de 2,5 mil torcedores.

Lorena e Leozão foram desqualificados depois de se envolverem em um desentendimento com dois integrantes da comissão técnica do Campinas, que estavam do lado de fora da quadra. Momentos antes, o clima já havia ficado quente quando Diogo, que defendeu o Sesi na última temporada, encarou Lorena após um bloqueio, e Sidão foi tirar satisfação na rede, causando um bate-boca entre os jogadores. Até deixar o jogo, Lorena era um dos destaques do Sesi. A expulsão não significa que os atletas estão suspensos para o próximo jogo. Eles vão passar por um julgamento durante a semana para definir a situação.

- A discussão dentro de quadra acontece. Não é a primeira vez e nem será a última. Agora o ruim é tentar influenciar externamente, cantando jogada, pressionando a arbitragem. Ninguém tem sangue de barata. Os jogadores do Sesi erraram em ter brigado, mas a punição foi só para o nosso lado – lamentou o ponteiro Murilo, capitão do Sesi.

Confusão à parte, o resultado comprova força do Campinas atuando no Ginásio do Taquaral, onde conquistou a sétima vitória em oito compromissos, e deixa a equipe do técnico Marcos Pacheco a um triunfo do inédito título estadual (assista no vídeo ao lado aos pontos finais do duelo deste domingo). O segundo encontro entre os times está marcado para sábado, na Vila Leopoldina. Se houver a necessidade de um terceiro confronto, esse também será realizado em São Paulo e está inicialmente previsto para segunda-feira.

- Foi uma vitória muito importante. É o primeiro grande passo que conseguimos dar na decisão. Vencemos uma batalha hoje. Nosso primeiro set não foi bom, mas depois encontramos o ritmo - disse o técnico Marcos Pacheco. 

Equilíbrio total
O Sesi não se intimidou com a pressão da torcida. Com um saque forte, dificultou a recepção do Campinas e foi para o tempo técnico com vantagem de 8 a 5. Os donos da casa tentavam a reação na base do bloqueio, mas Lorena virava quase todas. A tensão de uma final também gerou algumas reclamações com a arbitragem. No fim, Campinas teve a chance de encostar
, porém, um bloqueio de Lorena em Rivaldo deixou o placar em 21 a 17. O Sesi manteve o ritmo, administrou a vantagem e fechou o set em 25 a 21 com um ataque de Murilo.

Campinas entrou no segundo set mais atenta e abriu 6 a 3. André Heller, em uma bola fácil, mandou para fora, mas se redimiu na jogada seguinte, colocando a bola na quadra do Sesi. Do outro lado, porém, Lorena continua impossível, principalmente no saque. Com dois serviços seguidos dele, o Sesi virou para 8 a 7. A partir daí, as equipes se alternaram no marcador. O Sesi abriu dois pontos novamente com um saque potente de Lorena.

Mas foi também em cima do oposto do Sesi que Campinas iniciou a reação para empatar o jogo. Com um bloqueio triplo em Lorena, fez 18 a 18. Depois, passou à frente na reta final. O time ainda teve a chance de fazer 23 a 21, mas Murilo forçou uma bola de meio com André Heller. A equipe não se abalou, e Franco abriu 24 a 22 em um ataque preciso no fundo da quadra. O empate foi confirmado com um saque de Murilo na rede: 25 a 23.

Lance do jogo entre Campinas e Sesi pela Copa São Paulo (Foto: Divulgação Medley/Campinas)Diogo e Lorena foram personagens do primeiro jogo da final paulista (Foto: Divulgação Medley/Campinas)

Clima esquenta no fim do terceiro set

A vitória no segundo set deixou Campinas mais vibrante. O resultado foi uma larga vantagem logo de cara na terceira parcial: 8 a 3. A vantagem foi bem administrada, e Campinas virou a partida, com 25 a 17. Mas uma confusão roubou a cena. Tudo começou quando Diogo encarou Lorena após um ponto de bloqueio do Campinas. Sidão tomou as dores do companheiro, foi para a rede tirar satisfação, e os jogadores bateram boca. A arbitragem puniu Sidão e Diogo com um cartão amarelo, o que significou um ponto para cada time. Naquela altura, Campinas vencia por 21 a 16. Os ânimos ficaram ainda mais exaltados na pausa para o quarto set.


Leozão e Lorena se desentenderam com dois integrantes da comissão técnica do Campinas, que estavam do lado de fora da quadra. A confusão foi generalizada, com direito a tentativa de agressão. O descontrole custou caro ao Sesi. Na volta para o quarto set, a arbitragem expulsou Leozão e Lorena. A desqualificação da dupla, no entanto, serviu como motivação para o Sesi, que, sob o comando de Murilo, superou as perdas, se recuperou das derrotas nos dois sets anteriores e venceu por 25 a 18, levando a definição para o tie-break.

No set decisivo, o equilíbrio também prevaleceu. Campinas e Sesi trocaram pontos, até Campinas abrir 11 a 9 em um ataque errado de Mao. Com uma bola de segunda, Sandro deu esperança ao Sesi com o Campinas já com o match point. A bola do jogo caiu para Franco. Ele desceu o braço, o ataque desviou na defesa e foi para fora: 15 a 13 Campinas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/10/com-2-do-sesi-expulsos-e-confusao-campinas-larga-na-frente-na-final.html

Ricardo e Pedro Cunha são campeões em BH e assumem a ponta do ranking


hiago e Álvaro Filho ficam em segundo lugar, com Solberg e Schmidt em 3º

Por Helena Rebello Direto de Belo Horizonte

Ricardo e Pedro Cunha subiram mais um degrau neste domingo. Vice-campeã em Goiânia, a dupla olímpica saiu atrás na decisão da etapa de Belo Horizonte, mas virou para vencer Thiago e Álvaro Filho ainda em dois sets, com parciais de 21/18 e 21/12. O título na capital mineira foi o primeiro dos dois na temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e lhes rendeu ainda a liderança do ranking nacional masculino. A parceria agora soma 920 pontos contra 880 de Bruno e Hevaldo.

O pódio teve ainda Pedro Solberg e Bruno Schmidt, que levaram o terceiro lugar sem sequer entrarem em quadra. Com uma lesão no pé, Evandro não teve condições de jogar ao lado de Vitor Felipe.

Thiago e Álvaro Filho largaram na frente na base da pancada. Com ataques potentes e dois bloqueios do carioca, a dupla marcou 7 a 3. Ricardo também pontuou no fundamento e, com boas diagonais, Pedro Cunha conseguiu a virada em rali sensacional. Onipresente na defesa e mostrando habilidade na virada de bola, Álvaro segurou o placar parelho o quanto pôde. Mas, na reta final, não teve como evitar a série de cortadas de Cunha e viu o set escapar: 21/18.

Ricardo e Pedro Cunha são campeões da etapa de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Ricardo faz a torcida se levantar a cada ponto ganho pela dupla na final (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

Na segunda parcial, três saques seguidos de Cunha triscaram na rede e morreram na quadra adversária, cravando 5 a 2 no placar. Ricardo cresceu no bloqueio e, mais acionado, também correspondeu em no ataque. Apesar dos esforços na defesa, Thiago e Álvaro Filho sofreram para pôr a bola no chão e viram o marcador ficar cada vez mais favorável aos rivais.O jogo foi decidido em uma bola na rede do bloqueador carioca: 21/12.
Juliana e Larissa ampliam domínio no feminino

Entre as mulheres, Juliana e Larissa conquistaram o terceiro título seguido na temporada 2012/2013 e o 60º do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Na final deste domingo, as campeãs mundiais superaram Ágatha e Bárbara Seixas no tie-break, com parciais de 21/9, 19/21 e 15/9.
 Com a nova conquista, a dupla se isolou ainda mais na liderança do ranking nacional. Ângela e Neide, que superaram Talita e Maria Elisa em três sets, completaram o pódio feminino.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/10/ricardo-e-cunha-sobem-um-degrau-e-faturam-1-titulo-da-temporada-em-bh.html

Neide chora com 1º pódio, e Ângela festeja folga conquistada em quadra


Campeã da etapa mineira do Nacional, dupla soma pontos suficientes para entrar diretamente no Open de Campinas, próxima etapa do Circuito 2012/13

Por Helena Rebello Direto de Belo Horizonte

O bloqueio certeiro veio seguido do choro. As lágrimas eram o desabafo de Neide após conquistar, ao lado de Ângela, o primeiro pódio da carreira em um Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Com vaga garantida na etapa de Belo Horizonte apenas na última semana, ao vencer o torneio Nacional na capital mineira, a dupla faturou o terceiro lugar da competição principal com grande vitória sobre Talita e Maria Elisa no tie-break (24/22, 18/21 e 15/11). O que, para a alagoana, tornou o triunfo ainda mais especial.

 Neide e Ângela vôlei de praia Belo Horizonte comemoração pódio (Foto: Alexandre Arruda / CBV) Neide e Ângela sobem juntas ao pódio pela primeira vez em um Open (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Na etapa de Goiânia, Ângela e Neide haviam sido derrotadas pela dupla olímpica ainda na fase classificatória por duplo 21/12. Com o segundo lugar na chave, a parceria cruzou com Juliana e Larissa nas quartas de final e foi eliminada. Agora, com o pódio, a brasiliense e a alagoana terão pontos suficientes para entrar diretamente no Open.

 Neide e Ângela vôlei de praia Belo Horizonte comemoração (Foto: Alexandre Arruda / CBV) Neide e Ângela se abraçam em Belo Horizonte
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)

- Na etapa passada perdemos muito feio para elas, e agora fizemos um jogaço. Não temos que achar que vamos perder sempre, porque treinamos igual a elas e podemos chegar ao mesmo patamar. Consegui manter a tranqüilidade durante o jogo, mas assim que acabou não teve como segurar o choro. Temos dificuldades na logística e treinamos pouco juntas, mas o trabalho está sendo excelente. Tudo tem o seu momento, e o nosso foi neste domingo - disse Neide, que treina em Fortaleza, enquanto a companheira treina em Brasília.

Com a torcida do filho Anthony na arquibancada, Ângela fez coro às palavras de Neide e comemorou, principalmente, o descanso que as duas terão por já estarem ranqueadas para o Open de Campinas, quarta etapa do calendário da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro.

- É muito difícil emendar uma semana, um torneio no outro, porque o descanso é necessário e também faz parte do treinamento. Temos que dosar os treinos para não nos lesionarmos. Estou muito feliz porque, com tão pouco tempo juntas e ainda encaixando nosso jogo, já conseguimos bons resultados. Sempre buscamos a excelência, mas não controlamos os resultados. Mas creio que, quando esperamos no Senhor, Ele nos recompensa - disse a brasiliense, bastante religiosa.

Até o próximo compromisso, Ângela e Neide terão três semanas de recuperação pela maratona de jogos e treinamentos. A etapa de Campinas, no interior de São Paulo, será disputada de 2 a 4 de novembro. Além delas, outras 11 parcerias competirão pelo título feminino. Na competição masculina, são 16 duplas inscritas.

FONTE
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/10/neide-chora-com-1-podio-e-angela-festeja-folga-conquistada-em-quadra.html

Ju e Larissa voltam a bater Ágatha e Bárbara e levam 3º título na temporada


Em Belo Horizonte, campeãs mundiais vencem no tie-break e se isolam ainda mais na liderança do ranking nacional. Ângela e Neide completam pódio

Por Helena Rebello Direto de Belo Horizonte

A semana tumultuada pelo anúncio da separação no final do ano terminou com sorrisos no alto do pódio. Na manhã deste domingo, Juliana e Larissa atropelaram Ágatha e Bárbara Seixas no primeiro set, cederam o empate, mas triunfaram no tie-break (21/9, 19/21 e 15/9) para conquistarem o título da etapa de Belo Horizonte. Com 100% de aproveitamento em três torneios na temporada nacional, as campeãs mundiais faturaram o 60º título da carreira no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. O resultado deixou a dupla ainda mais isolada na liderança do ranking brasileiro e ampliou a série invicta para 14 jogos. O terceiro lugar ficou com Ângela e Neide.

- Cada momento desse é uma despedida e estamos bem felizes de podermos jogar ainda. Essa semana completamos 1.000 vitórias, ganhamos mais uma etapa, e poucos ganham três vezes consecutivas. Parece que ficha não caiu e não consigo mensurar tudo isso agora. Apesar de, qualquer coisa que aconteça, vamos continuar sempre querendo ganhar juntas, até par ou ímpar. Espero que consigamos manter isso até o final do ano - disse Larissa, eleita a melhor jogadora da decisão.


No confronto direto, esta foi a quinta vitória de Ju e Larissa em oito confrontos com Ágatha e Bárbara Seixas. Em finais, foram três duelos com três triunfos da santista e da capixaba.

Juliana e Larissa vencem etapa de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Juliana e Larissa constroem hegemonia no Circuito Brasileiro ao vencer em BH (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

Ju e Larissa atropelam no 1º set e seguram reação no fim

Forçando o saque em Bárbara Seixas, Juliana e Larissa saíram na frente no primeiro set. Em duas bobeadas de Ágatha no levantamento, a santista aproveitou a bola de xeque para alargar a vantagem. Quando o placar apontou 8 a 3, o técnico Rico Freitas pediu tempo para suas atletas.
 A sorte, porém, estava do lado das campeãs mundiais. Todas, absolutamente todas as bolas que bateram na fita morreram na quadra adversária. Em uma diagonal curta, Juliana fechou a parcial em 21/9.

Ágathe e Bárbara Seixas são vice-campeãs da etapa de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Ágatha e Bárbara Seixas reagiram no 2º set, mas
não evitaram derrota (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

Na volta do intervalo, Ju e Larissa mudaram a estratégia, passaram a sacar em Ágatha e abriram 3 a 0. A reação, desta vez, veio rapidamente, e um ace da paranaense deixou tudo igual em quatro pontos. Larissa, fugindo muito bem do bloqueio, ajudou a manter a vantagem entre um e dois pontos. Até Ágatha, em ótimo serviço, virar o marcador para 15/14. Larissa, no maior e melhor rali do jogo, ainda recuperou a dianteira. Mas a vantagem, porém, durou pouco. Com dois aces seguidos, Ágatha levou o jogo para o tie-break: 21/19.

No set de desempate, Ju e Larissa abriram dois pontos de frente ainda no princípio. Usando mais o jeito que a força, as campeãs mundiais administraram a vantagem com tranqüilidade.
 Com um ace e um bloqueio seguidos, a santista esticou o placar para 11 a 5. Ágatha e Bárbara correram atrás e descontaram alguns pontos, mas uma bola de segunda e Juliana garantiu o terceiro título seguido da dupla nas areias nacionais.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/10/ju-e-larissa-voltam-bater-agatha-e-barbara-e-levam-3-titulo-na-temporada.html

ederer atinge 300 semanas no topo do ranking, mas Djokovic encosta


Suíço atinge marca histórica, mas não tem posição garantida até o fim do ano

 Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Agora é oficial. Com 12.165 pontos, Roger Federer garantiu nesta segunda-feira sua 300ª semana no topo do ranking mundial de tênis. O suíço tem motivos para celebrar o feito, mas não pode relaxar. Com o título do Masters 1.000 de Xangai, conquistado no domingo, Novak Djokovic encostou no líder. Com 11.970 pontos, o sérvio tem apenas 195 a menos que o rival e ameaça tomar a liderança.

Federer tênis contra Marin Cilic (Foto: Reuters)Palmas para Federer: o suíço garantiu 300 semanas no topo do ranking mundial (Foto: Reuters)

O bote de Djokovic pode ocorrer já na próxima semana, quando Federer terá de defender 500 pontos no ranking pelo ATP da Basileia, no ano passado. O sérvio, por enquanto, não está confirmado no torneio, o que pode evitar a troca de liderança.

O escocês Andy Murray, que perdeu a final para Djoko na China, continua na terceira posição, com 7.690, e Rafael Nadal ainda é o quarto, com 6.995. Federer foi eliminado do Masters na semifinal por Murray, em jogo que chegou a ser interrompido duas vezes por causa da chuva.

Thomaz Bellucci tênis US Open 1r (Foto: Getty Images)Bellucci caiu para o 41º lugar (Foto: Getty Images)

O brasileiro Thomaz Bellucci sofreu uma pequena queda de duas posições e saiu do top 40. Agora ele ocupa a 41ª colocação do ranking.

As 300 semanas de Federer no topo do ranking não são consecutivas. O suíço chegou lá pela primeira vez em 2004 e ficou até 2007. No ano seguinte, caiu para o segundo lugar, retomou a liderança em 2009 e caiu de novo em 2010. Em julho deste ano, com o heptacampeonato em Wimbledon, Roger assumiu novamente a liderança, onde está até agora.

Nas semanas em que esteve no topo, o suíço conquistou um total de 417 vitórias, contra 52 derrotas. Em finais, venceu 46 e perdeu 17.

O segundo tenista que passou mais semanas na liderança foi Pete Sampras, com 286, seguido por Ivan Lendl (270), Jimmy Connors (268) e John McEnroe (170).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/federer-atinge-300-semanas-no-topo-do-ranking-mas-djokovic-encosta.html


Brasil de Meligeni e Oncins vence Desafio dos Campeões em set único


Encontro de ídolos do tênis na Cidade Maravilhosa foi marcado pelo tempo frio e chuvoso. Dupla brasileira levou a melhor na decisão contra equatorianos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Ídolos brasileiros, Jaime Oncins e Fernando Meligeni exibem troféu do Desafio dos Campeões (Foto: Divulgação)Ídolos brasileiros, Oncins e Meligeni exibem troféu
do Desafio dos Campeões (Foto: Divulgação)

O mau tempo no Rio de Janeiro provocou o adiamento do primeiro dia do Desafio dos Campeões, na sexta-feira, e a interrupção da partida entre o francês Yannick Noah e o equatoriano Andres Gómez, no sábado. Neste domingo, o sol chegou a dar as caras na Cidade Maravilhosa, mas a ameaça de chuva fez com que os organizadores realizassem o torneio em apenas um set. Assim, a vitória de Gómez no primeiro set do dia anterior se converteu no primeiro ponto do Equador, que desbancou a França depois que Nicolás Lapentti derrotou Guy Forget. Na decisão, deu Brasil, com Jaime Oncins e Fernando Meligeni.

No duelo de veteranos campeões de Roland Garros, Gómez derrotou Noah por 7/5, em partida marcada pelo equilíbrio e os malabarismos do francês com a raquete. Neste domingo, Lapentti confirmou a superioridade do Equador ao despachar Forget, campeão da Copa Davis, por 7/6 (6). Gomez não manteve o rendimento diante de Jaime Oncins, ídolo do tênis brasileiro nos anos 1990, que ganhou por 7/5. Outro ícone nacional, Fernando Meligeni derrapou no embate contra Forget, que marcou 6/3, mas reverteu a situação no desempate, quando jogou ao lado de Oncins contra a dupla equatoriana. A vitória brasileira foi selada por 10/6.

- Apesar de ter chovido direto, todos fizeram um esforço enorme para que o campeonato acontecesse e a gente também. Valeu a pena. É muito gostoso entrar em quadra e jogar com esses caras, ainda mais no Rio, onde venho desde os 10 anos de idade, com momentos marcantes da minha carreira - disse Oncins.

Cheio de estilo, Yannick Noah garantiu que deixará o Rio de Janeiro com boas impressões, apesar do tempo ruim, e prometeu retornar ao país para a Copa do Mundo de 2014. O francês, ex-número 3 do mundo, chegou ao país um dia depois do previsto, após passar momentos de tensão com o acidente na turbina do voo JJ8055 da TAM. Após se afastar do tênis profissional, Noah decidiu se enveredar pelos caminhos da música e transformou o hobby em trabalho sério. Aos 52 anos, ele já lançou 11 álbuns, incluindo um disco em homenagem a Bob Marley.

Ícones do passado participaram do desafio no Rio, em fim de semana marcado pelo tempo frio e chuvoso (Foto: Divulgação)Ícones do passado participaram do desafio no Rio, em fim de semana frio e chuvoso (Foto: Divulgação)

Confira os resultados do Desafio dos Campeões:
Equador 2x0 França
Andres Gomez (EQU) d. Yannick Noah (FRA) 7/5
Nicolas Lapentti (EQU) d. Guy Forget (FRA 7/6 (6)

Brasil 2x1 Equador
Jaime Oncins (BRA) d. Andres Gomez (EQU) 7/5
Nicolas Lapentti (EQU) d. Fernando Meligeni (BRA) 6/3
Meligeni/Oncins (BRA) d. Gomez/Lapentti (EQU) 10/6


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/brasil-de-meligeni-e-oncins-vence-desafio-dos-campeoes-em-set-unico.html

Azarenka confirma favoritismo e conquista o sexto título da temporada


Número 1 do mundo vence a alemã Julia Goerges por 2 a 0 na final de Linz

Por GLOBOESPORTE.COM Linz, Áustria

Victoria Azarenka caminhava a passos largos para o seu sexto título na temporada. Tinha um set no bolso e vencia o segundo por 5/0. Até que perdeu quatro games seguidos. Apesar do susto, a número 1 do mundo conseguiu impor seu jogo e frear a tentativa de reação da alemã Julia Goerges, vencendo  a final do WTA de Linz, disputada neste domingo, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.

Victoria Azarenka tênis troféu Linz (Foto: AP)Victoria Azarenka tênis troféu Linz (Foto: AP)
Na Áustria, Azarenka perdeu apenas 18 games em cinco partidas. No confronto direto com Goerges, 19ª colocada no ranking, a bielorussa tem agora quatro vitórias em cinco jogos. A única derrota foi no ano passado, em Stuttgart, quando abandonou no primeiro set.

Azarenka agora defenderá a liderança no WTA de Istambul, que reunirá as oito melhores tenistas da temporada a partir do dia 23 de outubro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/azarenka-confirma-favoritismo-e-conquista-o-sexto-titulo-da-temporada.html

Djokovic destrói raquete, reage, bate Murray e fatura o Masters de Xangai


Após ataque de fúria no primeiro set, sérvio se recupera, salva cinco match points do escocês e vence de virada após 3h20m para conquistar título inédito

Por SporTV.com Xangai, China

Cada um teve seu momento de fúria. Novak Djokovic explodiu na reta final do primeiro set, quando deu um bico no bom humor e esmagou a raquete no chão com quatro pancadas. Andy Murray não ficou para trás e repetiu o ato quando perdeu a segunda parcial. Assim caminhou a decisão do Masters 1.000 de Xangai neste domingo, com tensão à vontade nos dois lados da rede e, mais do que isso, dois grandes tenistas com os dentes cerrados na disputa do troféu. Onze quebras de saque, gritos, reclamações, xingamentos, punhos cerrados nas comemorações. E o último a ficar de pé na batalha de 3h21m foi o sérvio que ocupa a segunda posição do ranking. Após salvar cinco match points, Djoko venceu de virada por 2 a 1 (5/7, 7/6, 6/3) e festejou o inédito título no piso duro chinês.

Foi o jogo mais longo da história do torneio, e certamente um dos mais tensos. A vitória suada do número 2 do mundo aproxima Djokovic de Roger Federer, que lidera o ranking mundial. O sérvio passa a ser o único tenista a conquistar sete Masters diferentes, dos nove que são disputados. Terceiro do ranking, Murray não conseguiu repetir o resultado do US Open, quando bateu o adversário na decisão - de lá para cá, Djokovic não perdeu mais.


Novak Djokovic tênis final Murray Masters 1000 troféu (Foto: AFP)Novak Djokovic com a bandeira da China ao fundo: título suado neste domingo (Foto: AFP)

O primeiro set foi um festival de quebras. Nos oito primeiros games, o serviço só foi confirmado uma vez para cada lado. Com os dois tenistas emplacando boas devoluções, o placar seguiu empatado até o 11º game, quando Murray conseguiu outra quebra, e Djoko perdeu a cabeça. O sérvio chegou a abrir 40 a 0, mas cometeu erros bobos. Esmurrou a raquete quatro vezes no chão até destroçá-la, antes de arremessá-la longe. No game seguinte, Murray ainda perdeu um set point, mas confirmou seu saque e fechou a parcial em 7/5.

O segundo set teve roteiro oposto ao do primeiro. Os serviços finalmente funcionaram, e a primeira quebra só veio no sétimo game, a favor do escocês. Djokovic continuava nervoso, aparentemente ainda sob efeito da raquete quebrada na parcial anterior, mas conseguia se manter vivo no jogo. No décimo game, o número 2 do mundo voltou a sorrir. Foi num ponto disputadíssimo, em que ele devolveu uma bola no fundo da quadra por baixo das pernas e ganhou a disputa com uma deixadinha na rede. Ergueu o punho, sorriu para o público e mudou o rumo da partida. Ainda salvou um match point e devolveu a quebra.


montagem Djokovic Andy Murray final Masters 1.000 raquete (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Primeiro, Djokovic; depois, Murray: as raquetes sofreram (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Após duas confirmações, o set foi para o tie-break, e Murray teve outras quatro chances de conquistar o tricampeonato. Não conseguiu. Esbarrou na concentração do sérvio, que mantinha a cabeça no lugar enquanto o britânico não parava de falar, reclamar, xingar. Com paciência, Djoko venceu por 13 a 11 o game desempate com mais de 20 minutos e igualou a partida em sets: 1 a 1. Aí foi a vez de Murray quebrar sua raquete, irritado com a própria atuação.

A terceira parte do jogo começou com o mesmo equilíbrio e os dois tenistas defendendo seus saques até o sexto game. No sétimo, Djokovic tirou mais um coelho da cartola e conseguiu sua quinta quebra no domingo para fazer 4/3. Após a confirmação no oitavo game, o sérvio jogou a pressão toda para o outro lado da rede. E Murray sentiu. Sem conseguir emplacar seu saque, o britânico cedeu outra quebra, desta vez fatal. Com 6/3 na parcial e 2 a 1 no jogo, o número 2 do mundo bateu no peito, cerrou o punho novamente e, com a raquete intacta, soltou o grito de campeão.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/10/djokovic-destroi-raquete-reage-bate-murray-e-fatura-o-masters-de-xangai.html
   

Médico acha que Ganso estreia em 2012, mas evita estipular prazo


José Sanchez afirma que recuperação do meia é superior ao que ele esperava, mas evita marcar data para retorno e espera treinos no gramado

Por Alexandre Lozetti e Marcelo Prado São Paulo

Ganso no Reffis (Foto: Divulgação/ Site oficial do São Paulo FC)Ganso faz tratamento no Reffis
(Foto: Divulgação/ Site oficial do São Paulo FC)

A recuperação de Paulo Henrique Ganso tem superado as expectativas dos médicos do São Paulo. É o que garantiu José Sanchez, um dos responsáveis pelo tratamento do jogador. Recentemente, o técnico Ney Franco afirmou que não se surpreenderia se o meia, contratado em setembro, só fizesse sua estreia em 2013. Mas Sanchez acredita que Ganso estará em campo ainda neste ano.

O novo camisa 8 chegou ao Morumbi com uma lesão no músculo reto femural, ainda da época do Santos. O tratamento em sua coxa esquerda tem sido feito em dois períodos e a evolução anima o departamento médico.
- A recuperação tem sido até superior ao que era esperado. Ele está muito bem, acredito que jogue em 2012, sim. Mas não há como estipular um prazo - afirmou Sanchez.

Segundo ele, a dificuldade de prever uma data se deve ao fato de Ganso ainda não ter feito treinamentos no gramado. Para o médico, um diagnóstico mais preciso da melhora dessa lesão só poderá ser feito quando essa etapa for atingida. A expectativa dos fisioterapeutas é que no início de novembro ele esteja em campo.

Ganso se recupera no Reffis com o fisioterapeuta Betinho (Foto: Site oficial do São Paulo FC)Rotina atual do atleta é de trabalho intenso
(Foto: Site oficial do São Paulo FC)


Ganso foi contratado por R$ 23,9 milhões e assinou contrato por cinco anos com o São Paulo, após longa novela com o Santos. Na última sexta-feira ele completou 23 anos, mas nem assim recebeu folga dos médicos. Só descansou mesmo na tarde de domingo, quando acompanhou a vitória de seu novo time sobre o Figueirense.

Quando o maestro chegou, o time oscilava muito e havia uma pressão para que sua recuperação fosse a mais rápida possível. Ganso chegou a abrir mão de compromissos comerciais, se "internou" no CT e recebeu elogios de Luiz Rosan, o mais experiente dos fisioterapeutas do Reffis. Agora, com o São Paulo jogando um bom futebol, invicto há sete partidas e no G-4 do Campeonato Brasileiro pela primeira vez, até mesmo o clima para sua recuperação ficou melhor. Não existe mais uma exigência tão grande para que ele entre logo em campo.

E o discurso de todos segue o mesmo: Ganso só vai fazer sua estreia quando estiver totalmente reabilitado. Além da coxa esquerda, os médicos têm trabalhado para evitar que o atleta tenha desequilíbrio muscular entre as pernas. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/10/medico-acha-que-ganso-estreia-em-2012-mas-evita-estipular-prazo.html

Spider comemora vitória no UFC Rio e seis anos de cinturão em churrasco


Após nocautear o americano Stephan Bonnar, campeão dos pesos-médios esbanja bom humor e comanda festa ao lado do amigo Rodrigo Minotauro

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro

Virou tradição. Não foi apenas a vitória histórica sobre Chael Sonnen que rendeu um churrasco com os amigos ao campeão Anderson Silva. Neste domingo, poucas horas depois de nocautear o meio-pesado Stephan Bonnar, no UFC Rio III, o Spider se reuniu com os companheiros mais próximos para uma comemoração dupla.

Além de mais uma vitória diante da torcida carioca, o lutador comemorou seis anos do dia em que conquistou o cinturão dos pesos-médios do Ultimate, na luta diante de Rich Franklin, no dia 14/10/2006. Desde então, Anderson já defendeu 10 vezes o seu título.

Embora o Spider nem lembrasse da data, o amigo Rafael Feijão e o empresário Germano Bodanese, que organizou o evento, prepararam um bolo surpresa para o lutador.

Anderson Silva festa comemoração UFC (Foto: Amanda Kestelman / globoesporte.com)Anderson Silva festeja com Minotauro, Feijão e outros amigos (Foto: Amanda Kestelman / globoesporte.com)

- Que legal! Nem eu sabia disso! Acho que estou ficando velho, vou me aposentar - brincou, ao apagar uma vela ao lado dos amigos. Em seguida, um dos amigos lembrou que quando o lutador vence, automaticamente ganha um churrasco de presente. Bem humorado, o Spider pediu uma comemoração para o amigo Feijão.

- Tem de dar um churrasco para ele também, que venceu a última luta - pediu.
Logo depois, Anderson ouviu um discurso emocionado do parceiro e fisioterapeuta Guto, o parabenizando por mais uma conquista. Impossível, ele não perdeu a oportunidade de brincar.
- Está bem, quanto você quer emprestado? - brincou.

Anderson Silva e Minotauro festa comemoração UFC (Foto: Amanda Kestelman / globoesporte.com)Anderson e Minotauro comemora vitórias no UFC
Rio (Foto: Amanda Kestelman / globoesporte.com)

O bom humor do Spider sobrou até para a outra fisioterapeuta, Ângela Côrtes. A profissional, que trabalhou na preparação do atleta para as últimas lutas, foi alvo de uma ''propaganda'' criada pelo lutador.

- Se você está com problema no seu joelho, quadril ou costas. Você tem hérnia de disco? Chame ''Mamãe Ângela de Babalaiô'' - brincou, abraçando a fisioterapeuta.

Quem também passou pela comemoração foi o peso-pesado Rodrigo Minotauro, com o irmão Minotouro. O lutador, que finalizou Dave Herman no último sábado, ficou pouco tempo no evento, uma vez que foi visitar o amigo Fábio Maldonado, que operou o nariz. Entretanto, não escapou das brincadeiras do animado Anderson, que o recepcionou com gritos de boas vindas e um caloroso abraço.
 ]
Anderson Silva festa comemoração UFC (Foto: Amanda Kestelman / globoesporte.com)Anderson Silva, Minotauro e amigos na comemoração (Foto: Amanda Kestelman / globoesporte.com)

SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/10/spider-comemora-vitoria-no-ufc-rio-e-seis-anos-de-cinturao-em-churrasco.html

Pacotão: arbitragens polêmicas no Rio e em Minas marcam a rodada#30


Em São Januário, vitória do Flu tem golaço, erro e defesa do fim de semana. Em Belo Horizonte, Sport pede dois pênaltis diante do Galo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Árbitro Flávio Rodrigues Guerra cercado por jogadores do Sport (Foto: Reprodução SporTV)Árbitro Flávio Rodrigues Guerra cercado por
jogadores do Sport (Foto: Reprodução SporTV)

Em mais uma rodada recheada de lances polêmicos, Fluminense e Atlético-MG voltaram a vencer. Com uma dose considerável de sofrimento, ambos passaram apuros para derrotar Ponte Preta e Sport, respectivamente, por 2 a 1. O líder do Brasileirão tomou um susto logo no primeiro minuto da partida em São Januário, com o golaço da Macaca feito por Luan. Mas conseguiu o triunfo graças a lances questionáveis, como a falta inexistente que originou o gol de Gum, o da virada
.
No Independência, o Galo bateu o Sport com dois gols de Leonardo, que saiu do banco de reservas para devolver a equipe mineira à vice-liderança. No entanto, o jogo também foi marcado por confusões. O time pernambucano reclamou muito da não marcação de dois pênaltis. O segundo, após a virada, já quase no fim do confronto, em um lance que a bola bateu na mão de Carlos César.

O Corinthians já pode pensar exclusivamente no Mundial de Clubes de dezembro, no Japão. Na noite de sábado, o Timão empatou com a Portuguesa por 1 a 1 e atingiu 43 pontos na competição – meta estabelecida pelo técnico Tite para não ter que se preocupar mais com o Campeonato Brasileiro. A partida foi muito fraca tecnicamente. O lateral-direito Luís Ricardo, da Lusa, e o meia Douglas, do Corinthians, erraram 11 passes cada um.

No duelo, a forte marcação da Portuguesa também chamou a atenção. No entanto, o maior ladrão de bolas da rodada foi o lateral-esquerdo Fábio Santos. Ao todo, destruiu as jogadas do time adversário em quatro oportunidades, o mesmo número de Hélder e Jackson, do Figueirense, Rhodolfo, do São Paulo, Diego Sacoman e Wendel Santos, da Ponte Preta, e Gabriel, do Botafogo.

pacotao_rodada_30 (Foto: infoesporte)

golaco (Foto: Infoesporte)
O Fluminense venceu de virada a Ponte Preta por 2 a 1. Mas foi a Macaca que surpreendeu o líder Flu e, logo no minuto inicial do jogo, fez um golaço, de Luan . Ele dominou na entrada da área, ajeitou para a perna direita e bateu por cima de Diego Cavalieri, marcando pela primeira vez com a camisa da Macaca.

defesa (Foto: Infoesporte)

Mesmo com a virada do Flu sobre a Ponte Preta, o grande nome do jogo foi o goleiro Edson Bastos. No duelo, o arqueiro da Macaca fez seis defesas difíceis. Uma delas surpreendeu os 26.444 que pagaram o ingresso em São Januário. Aos 42 minutos, Digão recebeu na entrada da área e bateu colocado, por cima. Edson Bastos se esticou todo e espalmou.

header ator pacotao (Foto: infoesporte)

marcO confronto entre Flamengo e Cruzeiro (empate de 1 a 1) abriu a 30ª rodada do Brasileirão. O Flamengo criou mais, teve maior presença ofensiva e abriu o placar. Mas bastaram oito minutos para o time mineiro empatar o jogo. Em busca do segundo gol na partida, Love recebeu de Léo Moura, tentou finalizar de pé direito, mas foi derrubado na área. O camisa 9 implorou por pênalti, mas o árbitro nada 
marcou;


Após o erro do árbitro Nielson Nogueira Dias, que originou o gol de empate do Fluminense contra a Ponte, o jogo virou uma bomba-relógio. A situação piorou mais ainda quando, aos 42 minutos do segundo tempo, o árbitro marcou uma falta de Rêne Júnior em Marcos Júnior. Na cobrança, Wagner colocou a bola na cabeça de Gum, que só escorou para o fundo da rede adversária, fazendo o gol da virada tricolor.

gol+perdido (Foto: Infoesporte)

Neste domingo, no Independência, o Galo mostrou que ainda está vivo na luta para conquistar o título do Campeonato Brasileiro (venceu o Sport por 2 a 1). Mas a história poderia ter sido outra se o atacante Gilsinho, do Leão, não tivesse desperdiçado uma grande oportunidade ao 13 minutos do segundo tempo. O Sport vencia por 1 a 0 quando o jogador avançou pelo meio, entrou na área mineira e chutou em cima do goleiro Giovanni.

mico (Foto: Infoesporte)
Logo no início do segundo tempo, o placar eletrônico do Morumbi anunciou o segundo gol do Santos sobre o Vasco na Vila Belmiro. A torcida do São Paulo ficou em polvorosa ao ver a chance do time entrar no G-4 cada vez mais perto. Mas não foi só isso. Presenciou um lance hilário. Doloroso, porém, para o árbitro Leandro Vuaden, que levou a pior quando se chocou com Jadson e caiu no gramado sentindo dores na mão. O juiz teve até que ser atendido pelo departamento médico do São Paulo.

frango (Foto: Infoesporte)
 Mesmo correndo muitos riscos, o Galo manteve a invencibilidade em casa na temporada 2012. Venceu o Sport por 2 a 1. Aos 34 minutos, no lance que originou a reação do Atlético-MG na partida, o goleiro Magrão protagonizou o frango da rodada. Ronaldinho Gaúcho mandou a bola na área do Sport e achou Leonardo, que, livre de marcação, só teve o trabalho de cabecear para o gol. Depois, Leonardo ainda marcou o segundo para o Galo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/10/pacotao-arbitragens-polemicas-no-rio-e-em-minas-marcam-rodada30.html

Revolta com a arbitragem faz Edson Bastos insinuar favorecimento ao Flu


'Dá a taça para os caras', dispara goleiro da Ponte, que reclama de pênalti e falta invertida. Lances capitais determinam derrota de virada por 2 a 1

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A insatisfação com a arbitragem dominou as entrevistas dos jogadores da Ponte Preta após a derrota por 2 a 1 para o Fluminense, na noite deste domingo, em São Januário (assista aos melhores momentos da partida no vídeo acima). Depois de parar o ataque tricolor com importantes defesas e ser superado em dois lances polêmicos, Edson Bastos era um dos mais indignados. A revolta foi tanta que o goleiro da Macaca chegou a insinuar um favorecimento para o Fluminense conquistar o Brasileirão.

- Desse jeito, dá a taça para os caras. Não foi pênalti, a falta que ele (árbitro) deu para o Fluminense e saiu o gol foi invertida, era para ser ao nosso favor – disparou o camisa 1 alvinegro, na saída do gramado, em entrevista à Rádio Bandeirantes, de Campinas.

Cicinho também criticou o desempenho do pernambucano Nielson Nogueira Dias. As principais reclamações da Macaca são nas jogadas que garantiram a virada do Flu. A Ponte vencia até os 34 minutos do segundo tempo, quando Nielson viu toque de mão de Luan dentro da área e assinalou pênalti. Fred empatou. Depois, aos 43, Marcos Júnior se enroscou com Renê Júnior na ponta direita, puxou a camisa do pontepretano, mas o árbitro inverteu a marcação. Da falta, nasceu o segundo gol do Flu, com Gum, de cabeça.

Ponte_8-ultimas_rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

- Nós passamos por muitas dificuldades para chegar aqui, jogamos bem, mas aí o árbitro, em dois lances, muda todo o jogo. É complicado – se resumiu a dizer o lateral-direito da Macaca.
Na opinião do executivo de futebol da Ponte, Ocimar Bolicenho, os prejuízos da atuação da arbitragem à Ponte foram além do pênalti e da falta invertida. Para o dirigente, Nielson ‘minou’ a equipe campineira com cartões amarelos. Ao todo, foram cinco, além da expulsão de Wendel Santos. O resultado são quatro desfalques para o duelo contra o Sport, quinta-feira, no Recife: Roger, Nikão, Ferron e Wendel Santos, todos suspensos.

- Eu alertei desde o primeiro tempo. A atuação do árbitro era preocupante. Ele minou a nossa equipe de um jeito que chamou o Fluminense para cima da gente. Assim, realmente fica difícil. Ficamos chateados, até pelo esforço que fizemos para entrar em campo. Mas nada adiantou – disse Bolicenho, em referência aos problemas de logística que a Ponte enfrentou.

Inicialmente, o grupo da Ponte seguiria para o Rio por volta das 21h de sábado, mas um incidente com um avião cargueiro fechou a pista de Viracopos. Com o imprevisto, a diretoria optou por dormir em um hotel em Campinas e viajar no início da tarde deste domingo. O voo foi remarcado para Congonhas, já que ainda não há previsão para o funcionamento de Viracopos voltar à normalidade.

Edson Bastos, goleiro da Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi / EPTV)Edson Bastos, goleiro da Ponte Preta, disparou contra a arbitragem (Foto: Carlos Velardi / EPTV)

FONTE:

Com sinusite, Ramires fica fora de treino e pode não enfrentar o Japão

Volante do Chelsea é dúvida na seleção brasileira para o amistoso, desta terça-feira, em Breslávia, na Polônia

Por Leandro Canônico Breslávia, Polônia

Ramires (Foto: Fellipe Arnold / Globoesporte.com)Ramires pode não enfrentar o Japão nesta terça
(Foto: Fellipe Arnold / Globoesporte.com)
 
O volante Ramires pode ser mais um desfalque para a partida da seleção brasileira, contra o Japão, na próxima terça-feira, às 9h10m (de Brasília), em Breslávia, na Polônia. Com sinusite, o jogador do Chelsea não participou do treino desta segunda-feira. Caso ele não jogue, Sandro, titular da posição nos Jogos Olímpicos de Londres, deverá ser seu substituto.

- O Ramires passou essa noite sem dormir por conta de uma sinusite e nos disse hoje pela manhã que teve enjoo e não conseguiu se alimentar. Como ele estava com uma indisposição geral, nós preferimos mantê-lo no hotel. Vamos fazer o acompanhamento e aguardar para ver como ele reage. Se o jogo fosse hoje, ele estaria fora, mas temos de ver a evolução – disse Rodrigo Lasmar, médico da Seleção.

O possível desfalque de Ramires vem um dia depois da confirmação da contusão de Marcelo. Neste domingo, após exame de ressonância magnética, o lateral do Real Madrid tomou conhecimento de que ficará afastado dos gramados até o início de 2013 por causa de uma fratura no quinto metatarso do pé direito.

O duelo entre Brasil e Japão terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha os lances em Tempo Real.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/10/com-indisposicao-estomacal-ramires-fica-fora-de-treino-e-nao-deve-jogar.html