domingo, 14 de outubro de 2012

Fim de jejuns não é suficiente para Oswaldo comemorar empate do Bota


Depois de três rodadas, time volta a fazer gol e pontuar no Brasileiro. Mas ainda segue com série de sete jogos sem vitórias, a sua pior na competição

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 O Botafogo completou na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro uma série de sete jogos sem vencer, a sua pior na competição. No entanto, o empate em 1 a 1 com o Grêmio, neste domingo, no Olímpico, serviu para encerrar uma sequência de três derrotas seguidas e três jogos sem fazer gols.

Mesmo assim, com um gol marcado aos 45 minutos do segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira não viu motivos para comemorar depois do jogo. Para ele, não é possível se contentar com um resultado como esse na situação em que o time se encontra no Brasileiro.

- Se fomos facetar o jogo, ele apresenta série de fatores importantes serviu para quebrarmos uma série de derrotas. Injustas e inoportunas, mas quebramos de maneira calorosa. Mas não é suficiente para comemorar. Prefiro festejar as vitórias, que estivemos perto de conseguir - disse Oswaldo.

Botafogo_8-ultimas_rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
No jogo, o Botafogo teve mais posse de bola, com 57% contra 43% do Grêmio. Ainda foi melhor nas finalizações (11 a 6). Por isso, Oswaldo fez questão de elogiar o desempenho do time, que em momento algum deixou de correr atrás do resultado no Olímpico.

- Enfrentamos uma equipe com uma campanha muito boa (terceiro colocado), eficiente e com jogadores rápidos. Até tiveram uma boa chance no contra-ataque com o Leandro de fazer o segundo gol. Vejo esse resultado como mérito do Botafogo - analisou Oswaldo.

O Botafogo volta a jogar quinta-feira, contra o Vasco, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O time está na oitava colocação, com 41 pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/fim-de-jejuns-nao-e-suficiente-para-oswaldo-comemorar-empate-do-bota.html

Botafogo arranca empate no fim, Grêmio cai para 3º, e Flu agradece

Botafogo arranca empate no fim, Grêmio cai para 3º, e Flu agradece


 A CRÔNICA
por Hector Werlang

Durante quase todo o jogo, era a rodada dos sonhos para o Grêmio, na noite deste domingo. O Fluminense perdia para a Ponte Preta no Rio, e o time de Vanderlei Luxemburgo vencia o Botafogo no Olímpico com um golaço de Léo Gago. Porém, em poucos minutos, tudo se inverteu. Os líderes cariocas viraram o jogo, e o Tricolor gaúcho viu Bruno Mendes acertar um chute certeiro, que arrancou o empate por 1 a 1 para o Alvinegro.

Os dois gols da partida saíram do banco de reservas. Gago entrou no lugar de Souza e marcou para o Grêmio em cobrança de falta de longa distância. Bruno entrou na segunda etapa na vaga de Renato e, aos 46 minutos, acertou um lindo chute e venceu o goleiro Marcelo Grohe.

O resultado foi ruim para os dois lados. O Grêmio parou nos 57 pontos e ficou a distantes 11 do líder Fluminense. E ainda vê o Atlético-MG lhe roubar a segunda posição. O Botafogo foi aos 41 pontos, mas permanece na oitava colocação, distante da briga por uma vaga na Libertadores.

Leandro, do Grêmio, contra o Botafogo (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Leandro, do Grêmio, disputa a bola com defensores (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)

Jogo equilibrado
O jogo nem tinha começado, e os mais de 30 mil gremistas presentes já comemoravam. Isto porque, no Rio de Janeiro, a Ponte Preta surpreendia ao abrir o placar diante do Flu logo no primeiro minuto. O entusiasmo de vitória combinada com derrota do líder, porém, diminuiu a cada lance.
Mesmo pressionando desde o início, o time de Vanderlei Luxemburgo não soube fugir da precisa marcação rival. Zé Roberto, em chute de fora da área para fora, Leandro, obrigando Renan a grande defesa, e Werley, cabeceando no travessão, quase abriram o placar até os 12 minutos. A dificuldade, a pressa e a ausência de cinco titulares pesaram.
Especialmente a de Elano, o homem que comanda o meio-campo. Um lance resume: Anderson Pico, ao tentar cobrar falta rapidamente, entregou a bola a Vitor Junior, que descobriu Andrezinho e este fez Marcelo Grohe começar a trabalhar. A grande defesa aconteceria aos 19: Andrezinho cruzou, Fellype Gabriel cabeceou à queima-roupa e só não comemorou o gol pois o goleiro teve a agilidade suficiente de espalmar.

O Botafogo optou por começar jogando com uma formação sem Seedorf (gripoado) e Elkeson, ambos no banco, para colocar Vítor Júnior e Rafael Marques. Porém, começou a fazer mais do que apenas marcar. Percebeu que o bicho não era tão feio assim. Manteve mais posse de bola e teve em Andrezinho o centralizador das jogadas. Tudo o que passava por ele se transformava em ataque perigoso. Faltou maior poder de ataque para transformar a superioridade momentânea em gol.

Foi então que um incidente mudou o panorama da partida. Àquela altura, ninguém tinha como saber, mas a lesão de Souza no tornozelo direito – que parecia um prejuízo irreparável – se transformou em oportunidade. Ele até tentou voltar do intervalo, mas deu lugar a Léo Gago.

O camisa 8 mal tinha aquecido e Zé Roberto sofreu falta na entrada da área. A pegou e tratou com carinho. Deu um chute tão forte que Renan não teve tempo de alcançá-la: 1 a 0 aos cinco minutos.

Gol cala a torcida

A vantagem no placar aliviou o Grêmio. Os movimentos ficaram mais naturais. A torcida pegou junto. E o Botafogo parecia aceitar a derrota. Mas o futebol é feito de... oportunidades. E o time carioca correu atrás da sua. Conseguiu reequilibrar e até voltar a comandar a partida em alguns momentos.

Basta ver as trocas que Luxa fez. Sacou o centroavante André Lima para entrada do volante Vilson. Tirou Marquinhos e apostou em Rondinelly. Melhorou, mas o Botafogo empatou
.

Turbinado com as entradas de Seedorf e Elkeson e Bruno Mendes, pressionou. Rafael Marques e Fellype Gabriel assustaram com chutes de fora da área. E de tanto insistir, o gol saiu. Aos 45 minutos do segundo tempo, Bruno dominou na entrada da área e, com categoria, bateu colocado para vencer Marcelo Grohe e levar de Porto Alegre um ponto. O estádio gaúcho, que comemorava efusivamente a vitória, 

emudeceu e não mais reagiu até o apito final do árbitro.


FONTE:

Herói do Bota, Bruno Mendes mostra confiança: 'Entrei para fazer diferença'


Atacante faz o gol do empate em 1 a 1 com o Grêmio aos 45 minutos do segundo tempo em seu segundo jogo com a camisa do clube carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 A estrela de Bruno Mendes brilhou e o Botafogo saiu de campo com um empate em 1 a 1 com o Grêmio, neste domingo, no Olímpico. O atacante, de apenas 18 anos, foi contratado no mês passado e fez apenas seu segundo jogo com a camisa do clube, marcando seu primeiro gol (veja o vídeo). Ele entrou faltando 10 minutos para o fim do jogo no lugar do volante Renato.

O gol saiu em uma jogada inividual, aos 45 minutos o segundo tempo. Bruno Mendes se livrou de dois marcadores e chutou de fora da área no canto esquerdo de Marcelo Grohe. Foi a sua única finalização no jogo.

- Entrei no fim para fazer diferença. O professor conversou comigo e falou para eu partir para cima. Deu certo, fui feliz e pude marcar o gol - explicou Bruno, em entrevista à Rádio Globo.

O atacante pertencia ao Guarani e foi contratado por empréstimo até o fim do ano que vem. Comprado por um grupo de empresários, está vinculado ao Macaé, com contrato até setembro de 2017. Se ele for negociado enquanto estiver no Botafogo, o clube tem dinheiro a um percentual.

Com o resultado deste domingo, o Botafogo se manteve na oitava colocação no Campeonato Brasileiro, com 41 pontos. O time volta a jogar quinta-feira, no Engenhão, contra o Vasco.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/10/heroi-do-bota-bruno-mendes-mostra-confianca-entrei-para-fazer-diferenca.html

Flu busca virada polêmica sobre a Ponte e mantém folga na liderança

Gols de Fred e Gum, em lances discutíveis de arbitragem, rendem virada ao Tricolor: 2 a 1 sobre a Macaca em São Januário


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Com uma dose considerável de sofrimento e outro punhado de polêmica, o Fluminense manteve nove pontos de folga sobre seu concorrente mais próximo, que agora é o Atlético-MG. O líder do Brasileirão venceu a Ponte Preta por 2 a 1, de virada, após levar gol no primeiro minuto da partida em São Januário. Os lances do triunfo tricolor foram questionáveis: o de Fred nasceu de um pênalti inexistente, em toque de mão de Luan, e o de Gum se originou em falta discutível sobre Marcos Junior.

A atuação do Fluminense, que jogou diante de 16.029 pagantes, não foi das melhores. Ganhou mais no sufoco do que na qualidade depois de Luan abrir o placar para a Ponte Preta - que mais matou tempo do que jogou futebol no segundo tempo. No fim, alívio para o líder, que conseguiu manter a distância de nove pontos sobre o Atlético-MG (68 contra 59), que também virou seu jogo - 2 a 1 sobre o Sport. O Grêmio, outro concorrente, empatou por 1 a 1 com o Botafogo e ficou com 57. É justamente o próximo adversário do Flu, quarta-feira, no Engenhão.


A Ponte Preta segue com 37 pontos. É a 14ª, dez à frente da zona de rebaixamento. O time de Campinas volta a campo na quinta-feira, no Recife, contra o Sport.

O Fluminense, até este domingo, havia saído atrás no placar em seis das 29 partidas. E virara apenas uma delas. A segunda veio em uma cabeçada de Gum aos 43 minutos do segundo tempo.

- Papai do Céu tem me abençoado. Sou um cara feliz, é um momento especial, e fico feliz de poder ter feito esse gol decisivo e ajudado o Fluminense nessa reta final do campeonato, que é muito difícil. Nós queremos o título - afirmou Gum.

Fred fez seu 15º gol no campeonato, o quarto de pênalti, e continua empatado com o são-paulino Luis Fabiano, que marcou na vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense. Bruno Mineiro, da Portuguesa, tem 14.


Gum fluminense gol ponte preta (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Zagueiro voador: Gum abre braços para comemorar gol de cabeça (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)

Gol precoce
Três toques de perna direita: o domínio, a ajeitada para encaixar o corpo e a conclusão. Um segundo de viagem no espaço para a bola: da chuteira de Luan até o ângulo de Diego Cavalieri. E uma revolução nas perspectivas do líder do Campeonato Brasileiro para a partida em São Januário. Com um minuto de jogo, o golaço do atacante da Macaca já deixou o Fluminense na obrigação de uma virada.

O time tricolor não está acostumado a sair atrás no placar. Mas não tinha jeito: era tentar mudar o panorama ou sofrer com a desconfiança da aproximação dos rivais na tabela. O gol modificou o comportamento habitual do Fluminense, que ficou mais apressado. Um exemplo: alçou 14 bolas na área apenas no primeiro tempo, contra 18 do jogo inteiro na rodada anterior, diante do Bahia. Mesmo assim, a bola mal chegou a Fred, que somou apenas três passes nos 45 minutos iniciais.

A Ponte não se constrangeu: abraçou a vitória parcial, mesmo tão cedo, e tratou de tomar conta dela. Quatro jogadores levaram cartão amarelo antes do intervalo - ou por matar jogadas do adversário, ou por ganhar tempo, caso do goleiro Edson Bastos.

A necessidade de virada não deu ao Fluminense as armas necessárias para emparedar a Ponte. A posse de bola foi dividida quase ao meio: 52% para os cariocas, 48% para os campineiros. Mas o Tricolor teve lá suas chances.

Duas delas foram claras. Na primeira, Wagner recebeu pela esquerda e concluiu cruzado, muito perto da trave esquerda de Edson Bastos. Na segunda, Digão surpreendeu ao chegar ao ataque e bater colocado, buscando o ângulo. O goleiro da Ponte voou para espalmar a escanteio.

Fred fluminense gol ponte preta (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Fred comemora em São Januário o seu 15º gol no nacional (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

Pressão e virada
Abel Braga percebeu que seu sistema ofensivo, com Rafael Sobis intercalado com Wellington Nem na aproximação a Fred, não funcionou no primeiro tempo. Wagner também foi discreto. Por isso, o treinador decidiu tirar Sobis e colocar Marcos Junior já na largada do segundo período.

O Fluminense sabia que precisava pressionar seu oponente até o limite do suportável. E a Ponte tinha consciência de que os três pontos valiam ouro. O time visitante resolveu radicalizar um processo já visível no primeiro tempo: matar o máximo possível de tempo.

O projeto da Macaca deu mais certo do que o do Flu até os 30 minutos - e fracassou depois. A Ponte demorou para ser encaixotada em sua defesa. O Tricolor teve muito mais posse e, justamente por isso, criou suas chances. Mas aí apareceu Edson Bastos. O goleiro da Ponte fez duas grandes defesas antes de a segunda etapa chegar à metade: uma em conclusão de Wellington Nem, livre na área, outra de reflexo, em desvio perigoso da defesa.

Conforme passava o tempo, aumentava o sufoco imposto pelos tricolores. Para piorar o drama da Ponte, Wendel foi expulso. Mas o gol do Flu não saía. Fred mandou cobrança de falta a milímetros da trave esquerda da Ponte. Incrível.

Passava dos 30 minutos, e Samuel era a última esperança do Flu. Pois foi justamente em uma jogada com o atacante que saiu o empate. Ele desviou na bola, que foi na direção de Luan e bateu em sua mão. O árbitro deu pênalti. Fred cobrou no meio do gol e igualou o jogo - Edson Bastos ainda desviou de leve.

O jogo virou uma bomba-relógio. Renasceu a chance de vitória para o Fluminense. E ela veio com a cabeça de Gum. Marcos Júnior foi ao chão pela direita em disputa com Renê Júnior. O auxiliar levantou a bandeira com a mão esquerda, apontando falta de ataque. O árbitro Nielson Nogueira Dias marcou falta de defesa. Wagner cobrou, o zagueiro desviou, e o Fluminense garantiu mais uma vitória decisiva na caminhada que parece destinada a ter o título nacional como ponto de chegada.


FONTE:

Estagnados: Flamengo e Cruzeiro empatam por 1 a 1 no Engenhão

Gols de Liedson e Everton no primeiro tempo marcam igualdade no Rio de Janeiro e não mudam panorama das equipes no Brasileirão


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Os dois precisavam da vitória - o Cruzeiro pela esperança, o Flamengo pelo alívio. Nenhum conseguiu. O empate por 1 a 1 no Engenhão, neste sábado, manteve o time carioca atento ao que acontece nas redondezas da zona de rebaixamento e deixou a Raposa estagnada no meio da tabela, distante do G-4. Liedson e Everton marcaram os gols da partida.

O Flamengo criou mais, teve maior presença ofensiva, foi mais perigoso nas tentativas a gol - e teve um gol de Liedson mal anulado pela arbitragem. Agora com 36 pontos e há quatro jogos sem vencer, o time subiu para a 14ª colocação, mas cairá um degrau neste domingo, já que Coritiba e Bahia (ambos com 35) se enfrentam.

- Errar é humano, mas esse erro nos custou caro, dois pontos - afirmou Liedson após a partida.
O Cruzeiro preferiu apostar nos contra-ataques e levou perigo em algumas oportunidades, obrigando o goleiro Felipe a fazer três defesas difíceis - mais do que o cruzeirense Fábio, que teve duas. Em nono lugar, os mineiros têm 40 pontos e estão a dez de distância do quarto colocado Vasco, que enfrenta o Santos neste domingo.

- Será muito difícil (alcançar o G-4), mas ainda podemos. Sabemos que, pelo contexto dos jogos anteriores, que foram difíceis, será complicado. Fizemos um bom jogo fora de casa, conquistamos um ponto, que não é nada fácil. Agora é se preparar para enfrentar o Corinthians em casa

Na próxima rodada, o Flamengo visita a Portuguesa, enquanto o Cruzeiro recebe o Corinthians. Os dois jogos são às 22h de quarta-feira.

Vagner Love, Flamengo e Cruzeiro (Foto: Marcio Alves / Agência o Globo)Não foi dia de Love: atacante deu assistência sem querer e perdeu gol feito (Foto: Marcio Alves/Ag.Globo)

Dois gols, dois comportamentos


Montillo e Airton, Flamengo e Cruzeiro (Foto: Luciano Belford / Futura Press)Troca de papéis: o cruzeirense Montillo persegue o volante Airton (Foto: Luciano Belford / Futura Press)

Polêmicas
O panorama do início do primeiro tempo foi repetido na largada da etapa final, com o Flamengo novamente superior ao Cruzeiro. Desta vez, porém, o time rubro-negro martelou em vão em busca do gol. E não se pode dizer que o time de Dorival Júnior não tentou. Arriscou com chute de Ramon, com cabeceio de Liedson, com batida de Cleber Santana, com conclusão de Vagner Love. E nada.
A chance mais clara foi com Love. Ele recebeu livre na área, pela esquerda, após assistência de Cleber Santana. Mas o chute foi fraco, nas mãos de Fábio - pouco antes, o Cruzeiro tinha dado uma rara escapulida ao ataque, com chute de Montillo e defesa de Felipe.

Não era o dia de Love. Nem quando dava sorte, ele conseguia fazer o gol. Em falha da defesa cruzeirense, a bola sobrou para o atacante, que aproveitou desvio na defesa para pegar o contrapé de Fábio. Mas o goleiro conseguiu se recuperar mesmo assim. No cantinho inferior direito, esticou os dedos para mandar a bola a escanteio.

O jogo, aos poucos, foi esquentando. As duas equipes pediram pênaltis. E o Flamengo ainda lamentou um gol mal anulado. Liedson, na segunda trave, aproveitou desviou de cabeça e mandou para a rede aos 39 minutos. Diego Renan dava condições. Mas a arbitragem viu impedimento.

Com isso, a pressão final das duas equipes, especialmente do Flamengo, se tornou inútil. E as duas equipes fecham o sábado estacionadas no Brasileirão.


FONTE:

Arrasador, Anderson Silva nocauteia Stephan Bonnar no UFC Rio III


Atuando entre os meio-pesados, brasileiro aumenta sua série de vitórias para 17 e impõe primeiro nocaute ao 'Psicopata Americano'

Por SporTV.com Rio de Janeiro

 Já dizia uma famosa propaganda de sutiãs que "o primeiro a gente nunca esquece", No caso de Bonnar, a estreia foi bem menos romântica que a sugestão do comercial brasileiro. Após 14 lutas no UFC sem saber o que era ser nocauteado ou finalizado, Stephan Bonnar finalmente foi "apresentado" por Anderson Silva a uma derrota sem ser por pontos. O maior lutador de MMA do mundo teve novamente uma atuação impecável e brindou o público que lotou a Arena da Barra com um show, que culminou com mais uma vitória - a 17ª seguida, sendo 16 pelo UFC, e a 33ª da carreira - contra um rival que é conhecido como

 "Psicopata Americano", pela forma aguerrida com que sempre enfrentou seus adversários.


Anderson Silva, UFC RIO III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Anderson Silva, UFC RIO III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Com uma linda joelhada, seguida de alguns socos, aos 4m40s do primeiro round, o Spider obrigou o árbitro a encerrar o combate, decretando o fim da luta, para delírio dos fãs, que gritavam o seu nome e festejavam mais uma vitória do fenômeno brasiileiro, desta vez pela categoria meio-pesado, uma acima da dos médios, na qual Anderson reina absoluto desde 2006, com dez defesas de cinturão - recorde do UFC.

- Eu não sou o melhor não, mas sou o capaz de fazer o que muitas pessoas não acreditam. Team Nogueira! Lutei nessa categoria só hoje para salvar o evento. Minha categoria é 84 (kg) e é nela que vou me manter - disse o Spider após a luta.

A luta
No primeiro round, Bonnar seguiu a linha de Chael Sonnen dentro do octógono, pressionando Anderson contra a grade e tentando a queda, mas sem ter sucesso. O americano soltava golpes, mas se desgastava, e o Spider quase surpreendeu derrubando seu oponente. O brasileiro se livrou da pressão do Psicopata Americano, mas voltou e encostou na grade como forma de provocar. Parecia que o Spider não queria lutar, só se esquivando. Mas a genialidade apareceu quando ele quis. Uma joelhada devastadora em Bonnar, que caiu. Mais alguns socos e fim de luta. Mais uma vitória para a conta.

Confira as lutas anteriores:
Rodrigo Minotauro venceu Dave Herman por finalização (chave de braço) aos 4m31s do primeiro round
Glover Teixeira venceu Fábio Maldonado por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do segundo round
Jon Fitch venceu Erick Silva na decisão unânime dos juízes
Phil Davis venceu Wagner Caldeirão por finalização (triângulo de mão) aos 4m29s do segundo round
Demian Maia venceu Rick por finalização (mata-leão) aos 2m30s do primeiro round
Rony Jason venceu Sam Sicilia por nocaute técnico aos 4m16s do segundo round
Gleison Tibau venceu Francisco Massaranduba na decisão unânime dos juízes
Diego Brandão venceu Joey Gambino na decisão unânime dos juízes
Serginho Moraes venceu Renée Forte por finalização (mata-leão) no terceiro round
Chris Camozzi venceu Luiz Banha na decisão unânime dos juízes
Cristiano Marcello venceu Reza Madadi na decisão dividida dos juízes

Vettel vence na Coreia e vira líder; Massa aperta Alonso e chega em 4º


Alemão da RBR conquista terceira vitória seguida e supera espanhol da Ferrari na classificação do Mundial a quatro etapas do fim. Bruno Senna é 15º

Por GLOBOESPORTE.COM Yeongam, Coreia do Sul

A quatro etapas do fim, a temporada 2012 tem um novo líder, e ele se chama Sebastian Vettel.

Neste domingo, o alemão venceu o GP da Coreia do Sul - 16ª etapa do campeonato - e desbancou Fernando Alonso, que liderava a classificação desde a oitava prova do ano. Após ultrapassar o companheiro Mark Webber na largada, Vettel passeou em Yeongam até receber a bandeirada do rapper coreano PSY, em versão bem mais contida que a dancinha do hit “Gangnam Style”, que dominou o circo da Fórmula 1 durante todo o fim de semana. Vettel emplacou seu terceiro triunfo consecutivo, um domínio que lembra a soberania da RBR em 2011, e virou o jogo sobre Alonso: chegou aos 215 pontos na tabela de classificação e agora está seis à frente do espanhol, terceiro colocado na corrida.

Desta vez, Felipe Massa não subiu ao pódio como no Japão. Mas voltou a fazer uma boa prova, mostrando estar em ascensão. Após largar da sexta posição, o brasileiro ultrapassou Kimi Raikkonen (Lotus) na primeira volta, ganhou a posição de Lewis Hamilton (McLaren) e chegou em quarto. De quebra, apresentou um ritmo mais forte que o de Alonso durante toda a disputa.
 No fim, chegou a dar um calor no espanhol, ficando a um segundo de distância e fazendo a Ferrari pedir pelo rádio para pegar mais leve. “Felipe, você está mais rápido que Fernando. Por favor, segure a onda”, disse Rob Smedley, engenheiro do brasileiro. Ficou claro que teria condições de lutar pelo pódio caso o companheiro de time não estivesse na briga pelo título. O resultado também foi importante para o time de Maranello, que tomou a vice-liderança da McLaren no Mundial de Construtores (campeonato que rende boas cifras às equipes) e para o próprio Felipe, cada dia mais perto de renovar o contrato para 2013.

Com os carros da Williams em dia ruim, Bruno Senna ficou apenas com a 15ª colocação, logo atrás de seu parceiro, Pastor Maldonado - não sem antes tentar um bote no venezuelano nas voltas finais.


sebastian vettel rbr gp de Coreia do sul (Foto: Agência Reuters)Rapper coreano PSY dá bandeirada para vitória de Vettel no GP da Coreia do Sul (Foto: Reuters)

Depois de ser surpreendido e perder a pole para Webber no sábado, Vettel rapidamente deu o troco. Ultrapassou o companheiro de RBR logo na primeira curva e, em seguida, administrou a corrida para cruzar a linha de chegada oito segundos à frente do australiano. Sem ameaçar os carros da equipe austríaca em nenhum momento, Alonso completou o pódio, a 14s de Vettel. Massa terminou logo atrás. Em quinto, apareceu Kimi Raikkonen, para marcar pontos pela 15ª vez no campeonato, seguido por Nico Hulkenberg, um dos destaques da prova, com a Force India.

Lewis Hamilton sofreu com os desgastes dos pneus da McLaren, terminou em décimo e praticamente deu adeus à briga pelo título. Mesmo assim, chamou a atenção por protagonizar grandes duelos e devido a um fato inusitado: completou a corrida com o pedaço de um tapete de grama sintética preso na lateral do carro após recolhê-lo na área de escape do circuito.

O próximo capítulo da luta de Vettel e Alonso pelo tricampeonato mundial tem data marcada: dia 28 de outubro no GP da Índia, 17ª etapa da temporada. A corrida no Circuito Internacional de Buddh está programada para as 7h30m (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.


Primeira volta movimentada

Foi uma primeira volta de tirar o fôlego, com intensas disputas na estreita pista de Yeongam. Apesar de estar na parte suja do traçado, Vettel largou melhor que Webber e tomou a ponta na primeira curva. Mesmo com o companheiro de RBR na briga pelo título, o australiano não aliviou: nas curvas seguintes, tentou dar o troco no alemão, sem sucesso.

Logo atrás, Hamilton, Alonso, Raikkonen e Massa protagonizaram belos duelos, e os quatro carros praticamente ficaram lado a lado. Melhor para a dupla da Ferrari: Alonso ganhou a terceira posição de Hamilton, enquanto Massa tomou o quinto lugar de Raikkonen.

Psy Fórmula 1 GP da Coreia (Foto: AFP)PSY foi figura onipresente no GP (Foto: AFP)

No pelotão intermediário, Button penou com a dupla da Sauber. Foi tocado pelo seu futuro companheiro de McLaren, Sergio Pérez, na primeira curva. Na sequência, foi acertado em cheio por Kobayashi e deixou a corrida. Com a asa dianteira danificada, o japonês precisou ir para os boxes, caiu para o fim do pelotão e, voltas depois, ainda foi punido com drive through. Nico Rosberg também foi tocado no incidente e abandonou a prova na volta seguinte.

Partindo de 17º, Bruno fez uma excelente largada: conseguiu desviar da batida, ganhou mais duas posições e completou a primeira volta em 12º. Só não ganhou mais posições que Daniel Ricciardo, da STR, que pulou de 21º para 15º. Já Grosjean, o “maluco da primeira volta”, cumpriu o prometido. Foi extremamente cauteloso, não mudou de linha na largada e não se envolveu em nenhum acidente.

Com a Mercedes de Rosberg parada na saída da curva 3, a direção de prova não permitiu o uso da asa móvel até conseguir remover o carro, o que aconteceu na 10ª volta - até lá, poucas ultrapassagens.

Com a asa móvel liberada, os duelos voltaram, com destaque para as brigas entre Ricciardo e Senna pela 13ª posição e Schumacher e Di Resta pelo 10º lugar. Enquanto isso, Vettel imprimiu uma boa sequência e abriu boa vantagem sobre Webber na ponta.

Se Grosjean passou ileso na primeira volta, quase bateu nos boxes. Ao sair dos pits, por pouco não acertou a Force India de Hulkenberg.

A primeira rodada de pit stops não provocou mudanças no pelotão da frente. Hamilton foi o primeiro a parar, na 13ª volta. Uma passagem depois, foi a vez de Webber, Massa e Raikkonen. Na sequência, Vettel e Alonso foram aos boxes. Vettel voltou na ponta com tranquilidade, seguido de Webber, Alonso e Hamilton. Massa e Raikkonen retornaram atrás de Pérez, que ainda não havia parado, e precisaram ultrapassar o mexicano para assumir a quinta e a sexta posições, respectivamente.

Na 20ª volta, Grosjean e Maldonado, pilotos que mais se envolveram em confusão na temporada, fizeram belo duelo pelo oitavo lugar. O francês da Lotus levou a melhor.

Logo depois, foi a vez de Massa e Hamilton disputarem posição, num confronto que rendeu muita confusão em 2011. Desta vez, ambos saíram inteiros do duelo, e o brasileiro se deu melhor, assumindo o quarto lugar. Com problemas para imprimir um bom ritmo com a McLaren, Hamilton ainda sofreu pressão de Raikkonen. O finlandês usou a asa móvel na reta e passou o britânico. Mas o piloto da McLaren deu o troco sem DRS nem nada na curva 4 e recuperou a quinta posição com uma linda manobra. A briga se estendeu por mais seis voltas, até Hamilton parar nos boxes pela segunda vez. O piloto perdeu tempo no pit em razão de um problema no pneu dianteiro.

Massa aproveitou o duelo entre Raikkonen e Hamilton para abrir vantagem na quarta colocação. Com uma boa sequência de voltas, se mostrou mais rápido que Alonso e se aproximou do espanhol. Porém, a Ferrari pediu para o brasileiro segurar a onda e não ameaçar o companheiro de equipe. Mais à frente, Vettel passeava. Na 28ª volta, a vantagem para o segundo colocado, Webber, era de nove segundos.

Alonso e Massa no GP da Coreia (Foto: EFE)Felipe Massa chegou a ficar a menos de um segundo de Fernando Alonso (Foto: EFE)

Distração de Vettel

Vettel estava tão tranquilo na liderança que pareceu ter relaxado. Na 35ª volta, o alemão se distraiu, freou tarde na curva 3 e deu uma forte fritada que desgastou o pneu dianteiro direito. Com medo da queda de rendimento, a RBR logo chamou o piloto para os boxes e antecipou o segundo pit stop. Massa também realizou sua parada, enquanto Webber e Alonso visitaram os boxes algumas voltas antes.

Uma disputa tripla roubou a cena na 39ª volta. Com pneus desgastados, Hamilton sofria investidas de Grosjean e fechava a porta. Hulkenberg se aproveitou da briga e tomou as posições dos dois, subindo para o sexto lugar. E a luta para segurar o francês da Lotus de nada adiantou. O britânico precisou para novamente nos boxes em razão da intensa degradação dos compostos. Voltou no meio do pelotão e precisou ultrapassar os carros da STR para voltar à zona de pontuação.

Hamilton e o tapete verde

De tanto buscar atalhos para ganhar posições, Hamilton acabou se enroscando com um objeto inusitado: um pedaço de grama sintética que cobria uma área de escape da pista. Ele seguiu até o fim da prova com o tapete enganchado em seu carro e ainda precisou segurar a pressão de Pérez – que o substituirá na McLaren em 2013 – na volta final.


 Rapper PSY dá bandeirada na Coreia

Depois do susto durante a corrida, Vettel voltou mais atento da segunda parada. Mesmo assim, não pôde ficar tranquilo até o fim. Por causa de um grande desgaste do pneu dianteiro, precisou diminuir o ritmo, administrou a vantagem e recebeu a bandeirada do cantor coreano PSY, oito segundos à frente de Webber. Alonso completou em terceiro, seguido por Massa, Raikkonen e Hulkenberg. Grosjean, Vergne, Ricciardo e Hamilton completaram os dez primeiros.

Vettel e Alonso no pódio do GP da Coreira (Foto: AFP)Sebastian Vettel e Fernando Alonso tem mais quatro etapas à frente na luta pelo título (Foto: AFP)

Confira a classificação final do GP da Coreia do Sul (55 voltas):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h36m28s651
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 8s200
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 13s900
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 20s100
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 36s700
6 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 45s300
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 54s800
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m09s500
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m11s700
10 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m19s600
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1m20s000
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m24s400
13 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m29s200
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1m34s900
15 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1m36s900
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
19 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
20 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 2 voltas

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m42s037

Não completaram:
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 17ª volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 17ª volta
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 2ª volta
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1ª volta

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/10/vettel-vence-na-coreia-e-vira-lider-massa-aperta-alonso-e-chega-em-4.html