terça-feira, 25 de setembro de 2012

Djokovic temia por segurança no Rio antes de marcar confronto com Guga


Brasileiro e sérvio jogam no Maracanãzinho no dia 17 de novembro

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro

Dejan Petkovic tênis Djokovic no Rio (Foto: Divulgação)Petkovic é o promotor da partida que terá seu
compatriota Djokovic contra Guga (Divulgação)

Um amistoso com um ex-número 1 do mundo, promovido por um ídolo e marcado para uma "cidade maravilhosa". Novak Djokovic tinha vários motivos para aceitar o convite do compatriota Dejan Petkovic para duelar com Gustavo Kuerten no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em novembro. Antes de topar, contudo, o tenista sérvio só teve um receio: a segurança da cidade - especialmente em uma favela.

- Quando eu falei com ele (Djokovic) que seria (um bate-bola) na favela, ela perguntou: "Na favela?". A imagem de uma favela lá fora a gente não conseguiu mudar totalmente. Eu disse que a Rocinha está pacificada, e ele falou: "Está bom. Você vai estar comigo?". Eu disse "vou". "Então tudo bem. Se matarem, matam os dois" - contou Petkovic, ganhando risadas de convidados e jornalistas em coletiva nesta segunda-feira, no Maracanãzinho.

Djokovic e Guga farão uma exibição no dia 17 de novembro, às 18h30m (de Brasília), em quadra de saibro construída especialmente para o evento. O atual número 2 do mundo passará três dias no Rio de Janeiro. No primeiro deles, 16 de novembro, vai à Rocinha inaugurar a primeira quadra de saibro pública construída em uma favela da cidade. No dia 18, participará de uma partida de futebol organizada por Petkovic. Zico, Romário, Bebeto e Renato Gaúcho estão entre os nomes já anunciados.

- Para mim vai ser um baita de um privilégio receber o Novak aqui no Brasil. A gente vai poder não só jogar e competir, mas vai ser uma grande festa, mais um grande momento para a minha carreira - disse Guga, em vídeo exibido pelos organizadores.

Imitarei várias pessoas, e uma delas é você (Petkovic). Antes, preciso melhorar meu futebol e ganhar alguns quilos"
Novak Djokovic

Dono de cinco títulos de Grand Slam, Djokovic participou da entrevista por videoconferência. Trocando palavras em sérvio e, depois, em inglês, o tenista fez piadas com Petkovic. Primeiro, afirmou que seu português é melhor que o inglês do craque dos gramados. Em seguida, disse que irá imitar Pet quando vier ao Rio de Janeiro, mas lembrou que para isso precisará ganhar alguns quilos antes de desembarcar no Brasil.

Djokovic dirigiu-se aos jornalistas com um "olá, galera", em português. Depois, falando em inglês, retribuiu os elogios e lembrou a intenção de enfrentar Guga há muito tempo.

- Ele é uma lenda do tênis e uma pessoa incrível. É um dos poucos tenistas que tinha muito carisma quando eu comecei a jogar. Ele tinha personalidade e era reconhecido mundialmente. As pessoas amam ele no mundo inteiro. Guga é um cara fantástico, um amigo. Nos últimos anos, falamos em jogar uma partida no Brasil. Agora isso vai acontecer e estou muito feliz.
Ingressos à venda nesta terça

Um primeiro lote, com 2 mil entradas, para a exibição de Guga e Djokovic será colocado à venda a partir de 0h (de Brasília) desta terça-feira, dia 25 de setembro, no site Ingresso Rápido. Bilhetes para a arquibancada custarão R$ 100, e cadeiras premium sairão a R$ 250. Existe a possibilidade de aumento no valor das entradas para as levas seguintes de ingressos.
Ídolos recíprocos

Ao falar sobre a negociação para trazer Djokovic ao Brasil, Petkovic disse que o primeiro contato foi o melhor possível. Depois de dizer que o tenista era ídolo não só seu, mas de toda a Sérvia, o craque dos gramados ouviu Nole afirmar que também tinha Pet como ídolo. O ex-jogador de Flamengo, Vasco e Fluminense era o principal jogador do Estrela Vermelha, de Belgrado (Sérvia), quando Djokovic, fã do time, era criança.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/09/djokovic-temia-por-seguranca-no-rio-antes-de-marcar-confronto-com-guga.html



Azarenka e Sharapova confirmam favoritismo e avançam em Tóquio


Campeã em Seul, Wozniacki vence Hantuchova e também segue no torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio

MARIA Sharapova tênis  WTA Tóquio  (Foto: Getty Images)Maria Sharapova manda beijo para torcida após
vitória (Foto: Getty Images)

As duas primeiras colocadas do ranking entraram na quadra principal do WTA de Tóquio e, ainda que de maneiras diferentes, não decepcionaram. Victoria Azarenka e Maria Sharapova, líder e vice-líder do ranking respectivamente, garantiram a classificação para a terceira rodada da competição nesta terça-feira.

Azarenka foi a primeira a ir para a quadra. Com facilidade, derrotou a austríaca Tamira Paszek, número 35 do mundo, por fáceis 6/1 e 6/1. Nesta quarta, a bielorrussa enfrenta a italiana Roberta Vinci, 15ª na lista da WTA.

Sharapova teve mais dificuldade. A russa quase foi surpreendida pela britânica Heather Watson, 75ª do ranking, ao perder o primeiro set. Depois, no entanto, conseguiu reagir e fechou o jogo em 2 sets a 1, parciais 6/7 (7), 6/3 e 6/4. Na próxima rodada, vai encarar a tcheca Lucie Safarova, 17 do mundo.

Ex-número 1 do mundo, Caroline Wozniacki também mostrou ter recuperado a boa forma. Depois de conquistar o WTA de Seul e levantar seu primeiro troféu no ano, a dinamarquesa venceu a eslovaca Daniela Hantuchova por 7/6 e 6/1. Agora, encara a chinesa Na Li, que venceu a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 2 sets a 1, parciais 7/5, 6/4 e 6/2.

Cabeça de chave número 4, Petra Kvitova se despediu da competição nesta terça. A tcheca não conseguiu superar a croata Petra Martic e caiu por 2 sets a 0, parciais 6/4 e 6/4. Atual campeã, a polonesa Agnieszka Radwanska venceu a sérvia Jelena Jankovic por 6/2 e 7/5 e vai enfrentar a americana Jamie Hampton.

Azarenka tênis  WTA Tóquio  (Foto: Getty Images)Azarenka avançou para a próxima rodada (Foto: Getty Images)

FONTE:

Após tristeza por Jogos Olímpicos de Londres, Nadal já pensa no Rio-2016


Atual número 4 do mundo não confirma data para retorno mas garante que só volta quando estiver 100%: 'Não quero voltar com dúvidas sobre meu físico'

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Rafael Nadal completará três meses parado, por conta de uma lesão no joelho esquerdo, no dia 28 de setembro. Neste tempo teve que abrir mão de alguns torneios, mas um em especial o marcou muito, os Jogos Olímpicos. O espanhol contou, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, que ficou arrasado por não poder representar seu país em Londres. Apesar da frustração com a lesão, garantiu que seu sonho do bicampeonato olímpico continua vivo e mira a conquista no Rio, em 2016.

- Para mim, as Olimpíadas foram muito duras (não participar). Fiquei muito, muito triste por umas três semanas. Tinha a chance de carregar a bandeira da Espanha. Isso só acontece de quatro em quatro anos. Perder o US Open foi duro mas existirão outras oportunidades. As olimpíadas são a cada quatro anos e ninguém sabe quantas poderá jogar. Eu vou trabalhar muito duro para estar no Rio, mas é só daqui a quatro anos – explicou Nadal.


Rafael Nadal tênis Wimbledon 1r (Foto: Getty Images)Rafael Nadal está de fora das competições desde Wimbledon, no dia 28 de junho (Foto: Getty Images)

Afirmando que está fazendo o possível para se recuperar da Síndrome de Hoffa, o ex-número 1 do mundo, que chegou a colocar em dúvida o seu futuro no esporte, ainda não tem uma data para o seu retorno às quadras de tênis. A lesão já lhe custou a queda no ranking da ATP e qualquer precipitação pode resultar em mais tempo de inatividade.

- A situação está muito clara para mim. Devo, primeiro, ficar completamente curado e me reestabelecer perfeitamente antes de decidir onde e quando voltarei a jogar. Só volto quando estiver 100%. Não quero voltar a uma quadra de tênis com dúvidas sobre meu físico – falou o atual quarto colocado do ranking.

Aos 26 anos e dono de um longo histórico de lesões, que desde 2007 o tira de competições importantes, Nadal trabalha na sua recuperação e reconhece que o mais provável é retornar apenas no primeiro Grand Slam de 2013, na Austrália.

- Agora não estou com disposição de ir para a quadra. Não voltei a tocar em uma raquete, mas trabalho duro todos os dias. Espero que vocês me vejam atuando na Austrália – finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/09/rafael-nadal-garante-trabalho-duro-para-voltar-olimpiadas-no-rio.html

Medalhista olímpica, Raquel Peluci volta para quadra e defende time turco


Bronze nos Jogos de Sydney, carioca estava no vôlei de praia desde 2009, mas não conseguiu fechar com uma parceira experiente nesta temporada

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Medalha de bronze nos Jogos de Sydney com a seleção brasileira feminina de vôlei, Raquel Peluci voltará a jogar nas quadras no próximo mês. Atleta do vôlei de praia desde 2009, a carioca teve dificuldades para encontrar uma parceira após o rompimento da dupla com Maria Clara e ficou sem perspectivas a curto prazo. Até receber uma proposta para jogar por uma temporada pelo Sariyer Belediyesi, clube que acaba de subir para a primeira divisão do Campeonato Turco.

Raquel Silva vôlei Turquia (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Na última fileira, Raquel se destaca pela altura na apresentação do time (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

Raquel pretendia encerrar a carreira no vôlei de praia, mas não conseguiu uma parceira
experiente para disputar a temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.


- Eu poderia ter arrumado uma parceira mais nova, mas só tenho três anos de praia. Cresci muito trabalhando com a Maria e com a equipe dela, mas sou praticamente uma criança na areia e precisava de alguém mais experiente do meu lado. Um agente sempre me procurou, e neste ano juntamos a fome com a vontade de comer. Era uma proposta bacana e eu sabia que na praia eu não ia conseguir essa grana no momento. Realmente não estava nos meus planos, mas vou com a cara e a coragem enfrentar mais esse desafio.

A atleta embarcou no sábado para Istambul, onde irá morar pelo menos até abril do ano que vem, e foi apresentada nesta segunda-feira com o restante da equipe. Usará no uniforme o último sobrenome, "da Silva". Antes de fechar o contrato, conversou com Fofão, Valeskinha e Fabiana, amigas de longa data que já defenderam clubes turcos no passado. Raquel acredita que esta também será uma oportunidade de conhecer melhor Paula Pequeno e Mari, que defenderão o Fenerbahçe, considerado o melhor time do mundo na temporada passada.

Maria Clara e Raquel no vôlei de praia em Xangai (Foto: Getty Images)Raquel jogou ao lado de Maria Clara no início do ano:dupla venceu 2 dos 5 country cotas que disputou

- Fofão, Valeskinha e Fabiana me deram muita força, falaram que a cidade era bonita e, o povo, muito receptivo. Conheço pouco a Paula e Mari, mas os brasileiros costumam se ajudar sempre quando estão fora do país. Meu time não é um timaço como o delas, cheio de estrangeiras, mas estou animada – disse a atleta, que conhecia apenas a cubana Yaima Ortiz (bronze em Atenas) entre suas companheiras antes da apresentação.

Apesar do otimismo com o retorno à quadra, Raquel quer que essa passagem seja pontual e já iniciou a contagem regressiva para voltar ao vôlei de praia. Aos 34 anos, ela quer encerrar a carreira nas areias, o que facilitaria a conclusão de seu curso universitário de Turismo.

- Vou lá fazer o meu trabalho e, ano que vem, espero voltar para a praia. É um ambiente muito legal, com torneios e pessoas muito bacanas. Se eu soubesse, tinha até ido para a praia mais nova. Eu também não queria parar agora porque tinha acabado de começar a faculdade. Meu plano era me formar até 2016 para, quem sabe, já tentar trabalhar nas Olimpíadas nesta área.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/09/medalhista-olimpica-raquel-peluci-volta-para-quadra-e-defende-time-turco.html

Zé Roberto minimiza declaração de Bernardinho e ainda espera encontro


Técnico do Campinas e da seleção feminina prefere não polemizar o caso, mas afirma que reencontro vai acontecer de forma profissional e na quadra

Por Guto Marchiori Campinas, SP

Zé Roberto Guimarães, técnico do time feminino do Campinas (Foto: Felipe Christ / Amil)Zé Roberto Guimarães manteve cautela ao falar do
assunto Bernardinho (Foto: Felipe Christ / Amil)

José Roberto Guimarães preferiu não polemizar com o companheiro de profissão Bernardinho. Nesta quinta-feira, o técnico do Campinas e da seleção feminina de vôlei minimizou o teor da entrevista dada pelo treinador da seleção masculina sobre o relacionamento dos dois, que não se falam desde os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Durante a apresentação do time feminino do Rio de Janeiro, Bernardinho se mostrou irritado com as perguntas sobre uma reaproximação com Zé Roberto. Para o treinador carioca, se Zé Roberto mudou sua postura, deveria tê-lo procurado diretamente, não comentado com a imprensa.
- Não acompanhei ao vivo, mas vi através da internet. O que eu achei? Nada. Tudo bem. É o que ele pensa. É a opinião dele - disse Zé Roberto, por telefone, após comandar um treinamento do Campinas.

Os dois comandam times que irão disputar a próxima edição da Superliga Feminina de Vôlei e, por isso, vão se enfrentar na quadra. Prevendo o reencontro, Zé Roberto prefere manter a tranquilidade.

- A gente está no caminho. Um dia esse contato vai acontecer. Vamos acabar nos encontrando profissionalmente - completou.

A polêmica
Antes amigos, Zé Roberto e Bernardinho tiveram um problema durante as Olimpíadas de 2004. Na ocasião, Zé comandava a levantadora Fernanda Venturini (mulher de Bernardinho) na seleção feminina. Durante uma entrevista, o técnico insinuou que um dos problemas daquele grupo era a influência de "técnicos-maridos". Desde então, os dois não conversam mais e trocam alfinetadas via imprensa.

Logo após a conquista da medalha de ouro em Londres, Zé Roberto disse que era hora de deixar a polêmica para trás e se mostrou disposto a conversar com Bernardinho para aparar os problemas.

Bernardinho Unilever volei (Foto: Daniel Ramalho / Adorofoto)Bernardinho ficou irritado com as perguntas sobre o desafeto Zé Roberto (Foto: Daniel Ramalho / Adorofoto)

FONTE:

R49 e Atlético-MG desembarcam com muita segurança e nenhum protesto


Torcedores do Flamengo não vão a aeroporto para hostilizar o agora desafeto Ronaldinho. Times se enfrentam na noite desta quarta-feira, no Engenhão

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

policiais para escolta de ronaldino e atlético-mg (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Segurança no Santos Dumont para receber o Galo
(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Ronaldinho e a delegação do Atlético-MG já estão em solo carioca. O Galo desembarcou por volta das 22h10m desta terça-feira no Aeroporto Santos Dumont. À espera, muitos integrantes da imprensa, mas nenhum torcedor do Flamengo para hostilizar o craque atleticano. De qualquer forma, havia grande preocupação com a segurança, e a comitiva do Galo nem sequer passou pelo saguão. Da pista de pouso, foi direto ao ônibus que a encaminhou ao hotel que servirá de concentração.

Um esquema pesado foi montado para receber a delegação do time mineiro sem distúrbios. No saguão, seguranças estavam distribuídos. Do lado de fora, três viaturas da Polícia estavam a postos para fazer a escolta em todo o trajeto até o hotel. Foram alocados 16 policiais para fazer a segurança do Galo. Alguns deles do Batalhão de Choque, outros, do Gepe (Grupamento Especial de Polciamento em Estádio). Fora a segurança particular de Ronaldinho e do próprio aeroporto. A ideia inicial era de que a delegação passasse pelo saguão. De última hora, entretanto, tudo mudou. Apesar de não haver sequer um manifestante, a opção foi buscar a comitiva na pista de pouso.

Na noite desta quarta-feira, o Atlético medirá forças com o Flamengo, no Engenhão. A partida marcará o reencontro do Gaúcho com a torcida rubro-negra, que ficou na bronca com o craque depois que ele resolveu deixar o clube, no fim de maio.

Escolta do gepe e choque para ronaldinho gaucho e Atlético-mg (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)A escolta para Ronaldinho Gaúcho e o Atlético-MG (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Ronaldinho cobra do Rubro-Negro uma dívida de R$ 40.177.714,00. No último dia de maio, o jogador conseguiu a tutela antecipada na 9ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. A liminar deu fim ao vínculo contratual, que iria até o fim de 2014, e o jogador ficou livre para assinar com outro clube. Quatro dias depois, aparecia uniformizado em um treino do Atlético-MG na Cidade do Galo.

Um dos jogadores mais próximos de Ronaldinho, o atacante Jô sabe que o amigo vai enfrentar hostilidade, mas garante que o camisa 49 do Galo é calejado.

- Ronaldo tem 32 anos, é experiente. Mas ele passou por uma situação dessa, Grêmio x Flamengo, ele sabe lidar – garantiu Jô.

Segurança de clássico regional

O jogo entre Flamengo e Atlético-MG terá esquema montado pelo (Gepe) igual ao utilizado em clássicos cariocas. Além disso, seguranças do Flamengo também darão apoio na chegada da delegação mineira ao estádio.

O clube alerta para que torcedores evitem jogar moedas e outros objetos no gramado, o que acarretaria perda de mando de campo, caso o árbitro relate o problema na súmula.

O reencontro com Ronaldinho Gaúcho mobilizou os torcedores do Flamengo, que enfrentaram longas filas e esgotaram os ingressos para o jogo com o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão. A carga total disponibilizada para o jogo adiado, válido pela 14ª rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, foi de 34.234 bilhetes.

Serão distribuídos 30 mil apitos, que devem ser soprados no Engenhão toda vez que Ronaldinho pegar na bola.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/09/r49-e-atletico-mg-desembarcam-com-muita-seguranca-e-nenhum-protesto.html

Bruno Mendes faz gol em seu primeiro treino no Botafogo


Contratado por empréstimo, atacante atua pouco mais de 20 minutos ao lado de Rafael Marques e já está à disposição de Oswaldo de Oliveira

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com a apresentação adiada de terça-feira para quarta, o atacante Bruno Mendes teve sua primeira chance de mostrar um pouco do seu futebol em pouco mais de 20 minutos no coletivo entre reservas e juniores no campo anexo do Engenhão, nesta terça-feira. Ele entrou durante a atividade e atuou ao lado de Rafael Marques, marcando um gol, em passe de seu companheiro de ataque.

Treino do Botafogo, Bruno Mendes (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Bruno Mendes, com a camisa 20, faz seu primeiro treino no Bota (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Ex-Guarani, Bruno Mendes ainda teve outras duas chances, mas as desperdiçou. Uma delas em mais um ótimo passe de Rafael Marques, quando finalizou mal. Ele também cabeceou uma bola nas mãos do goleiro.

O jogador já está à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para atuar no Campeonato Brasileiro, com contrato de empréstimo até o fim de 2013. Bruno Mendes foi comprado por um grupo de investidores e vinculado ao Macaé até setembro de 2017.

Além da presença de Bruno Mendes, outra novidade foi a presença do zagueiro Cazu entre os reservas. Com as lesões de Antônio Carlos e Brinner, ele foi incorporado aos profissionais para compor a posição, que tem apenas Fábio Ferreira, Dória e Vinícius disponíveis.

Nos juniores, o uruguaio Tellechea teve a chance de atuar quase todo o tempo. Mais avançado, ao lado de Vitinho, vive a expectativa de fazer seu primeiro jogo com a camisa do Botafogo, quinta-feira, contra o Boavista, pela Taça Otávio Pinto Guimarães, no Caio Martins.

Treino leve para os titulares

Enquanto juniores e reservas disputaram um coletivo, o grupo de titulares do Glorioso realizou uma atividade leve nesta terça-feira. Os jogadores fizeram apenas uma corrida pelo gramado e improvisaram um jogo de futevôlei utilizando cones para dividir a "quadra".

Seedorf, Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Seedorf cabeceia a bola em futevôlei improvisado (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

FONTE:

Experiência x juventude: Renato volta sem garantias de que será titular


Jadson e Gabriel tomam conta das vagas de volantes na série invicta de seis jogos no Brasileiro e devem ser mantidos para confronto com o Bahia

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Três jogadores considerados titulares do Botafogo no começo do ano estão fora do time no momento. O volante Renato será o primeiro a voltar a ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira, depois de mais de 20 dias em recuperação de uma lesão na coxa esquerda. Ele se machucou na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, dia 2, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Na última vez em que atuou, Renato, de 33 anos, formou um trio de volantes ao lado de Jadson, de 19, e Gabriel, de 20. Os dois jovens viraram titulares depois da vitória sobre o Coritiba e se consolidaram numa série invicta de seis jogos no Campeonato Brasileiro.

Treino do Botafogo, Renato (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Renato prepara sua volta depois de  mais de 20 dias fora por lesão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Renato apenas correu em volta do gramado nesta terça-feira e não participou do coletivo entre reservas e juniores. Com a confirmação de sua recuperação, a disputa por uma posição de titular aumentou para o confronto com o Bahia, domingo, em Salvador, pelo Brasileiro. No entanto, deve ficar inicialmente no banco para Jadson e Gabriel.

- Em um time de alto nível como o Botafogo, essa disputa é normal e vou me sentir da melhor maneira possível. Estou focado principalmente em ajudar o time. Quem considera um jogador ou outro titular é o Oswaldo - comentou Jadson.

Em um time de alto nível como o Botafogo, essa disputa é normal e vou me sentir da melhor maneira possível. Estou focado principalmente em ajudar o time. Quem considera um jogador ou outro titular é o Oswaldo"
Jadson

Antônio Carlos esteve perto de voltar ao time no empate em 2 a 2 com o Corinthians. Ele chegou a treinar no time titular no lugar de Fábio Ferreira, mas sentiu um novo problema na coxa direita e, mais uma vez, virou desfalque. Já Marcelo Mattos foi submetido a uma cirurgia no púbis e está em fase final de recuperação.

- Na reta final do Campeonato Brasileiro, quanto mais companheiros estiverem à disposição para ajudar, melhor. Esse é o pensamento de todos, em ajudar o Botafogo - afirmou Fellype Gabriel, que também já ficou fora do time este ano por lesão.

Com relação a Renato, a dupla formada por Jadson e Gabriel vem funcionando. Os dois atuaram juntos no ano passado quando ainda estavam nos juniores e levaram o entrosamento para os profissionais. Oswaldo já afirmou que quem voltasse ao time precisaria lutar por uma posição.
- A gente se conhece bem. Assim como eu, o Gabriel também gosta de aparecer bem na frente. Quando ele sai, procuro ficar para dar mais estabilidade e não deixar o time desprotegido - explicou Jadson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/experiencia-x-juventude-renato-volta-sem-garantias-de-que-sera-titular.html

Gabigol assina contrato e já sonha: 'Espero poder dar muitas alegrias'


Jovem de 16 anos firma primeiro vínculo como profissional. Acordo válido por dois anos tem multa rescisória de R$ 131 milhões para o exterior

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

Gabigol assina primeiro contrato com o Santos (Foto: Bruno Giufrida / Divulgação Santos FC)Gabigol assina primeiro contrato com o Santos
(Foto: Bruno Giufrida / Divulgação Santos FC)

Depois de muita negociação especulação, a diretoria do Santos acertou a permanência de mais uma jovem promessa das categorias de base do clube. O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, de apenas 16 anos, assinou nesta terça-feira, na Vila Belmiro, seu primeiro vínculo como atleta profissional.

O contrato é válido por três anos, mas uma cláusula dá ao Peixe a opção de renovação por mais duas temporadas, tempo máximo permitido pela Fifa para primeiro acordo com o clube.

O acerto já havia sido fechado na segunda-feira, após reunião entre Felipe Faro, superintendente de futebol do Alvinegro, e o pai do atleta, Valdemir Silva Almeida, que revelou o valor da multa rescisória para o exterior: € 50 milhões (cerca de R$ 131 milhões). A de Neymar, por exemplo, é de € 70 milhões (aproximadamente R$ 183 milhões).

– Estou muito feliz de assinar o contrato com o Santos. Espero poder dar muitas alegrias à torcida do clube. Tenho de dar um passo de cada vez, continuar treinando forte para quando surgir uma oportunidade no time de cima aproveitar muito bem – declarou o jovem talento ao site oficial do clube.

Destaque da base alvinegra, o jovem atacante chegou ao Santo aos oito anos de idade. Acompanhado da família, Gabigol deixou a cidade de São Bernardo do Campo (SP), fixou residência na Baixada Santista e frequenta a seleção brasileira nas categorias inferiores, desde os 14 anos. Atualmente, o jogador integra o elenco sub-17 do Peixe e é o artilheiro do time Campeonato Paulista Juvenil, com nove gols.

– É mais um talento da base. Continuamos com a característica do Santos, que é de revelar jogadores. Sempre tivemos uma base muito bem estruturada. É um investimento grande que fazemos na base, reconhecendo aqueles que têm grande potencial. São jogadores que gostam do Santos e que aprenderam a amar o clube – comemorou o vice-presidente Odílio Rodrigues.

Clique e veja mais vídeos do Santos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/09/gabigol-assina-contrato-e-ja-sonha-espero-poder-dar-muita-alegrias.html

Felipão, sobre saída do Palmeiras: 'A melhor coisa que poderia acontecer'


Em passagem por Brasília para encontro com ministro do Esporte, treinador elogia Gilson Kleina e diz que só pretende voltar a trabalhar em 2013

Por Fabrício Marques Brasília

Acho que era o momento certo pra que eu saísse do Palmeiras"
Felipão

Em sua primeira entrevista desde que deixou o comando do Palmeiras, o técnico Luiz Felipe Scolari reconheceu que sua situação no clube chegou a um nível insustentável e que sair foi a melhor opção para ele e para o próprio time. Demitido no dia 13 de setembro, Felipão esteve nesta terça-feira, em Brasília, onde foi recebido pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e firmou compromisso para apoiar projetos da pasta como voluntário.

- Acho que era o momento certo para que eu saísse do Palmeiras e alguém com a capacidade e com a possibilidade de um crescimento profissional assumisse, como foi o caso do Gilson (Kleina). Esse era o caminho certo, tanto para mim, quanto para o Palmeiras. Por isso, acho que aquele acordo que foi feito entre mim e o Palmeiras foi a melhor coisa que poderia acontecer - afirmou Felipão.

O treinador disse que acompanhou e torceu bastante pelo Palmeiras no último sábado, na vitória por 3 a 1 em cima do Figueirense, fora de casa, pela 26ª rodada do Brasileirão. Para Felipão, foi um ótimo início de trabalho do novo treinador, Gilson Kleina.

- Assisti, torci e gostei. Acho que esse é o caminho certo. Mais uma vez, a volta do (Marcos) Assunção foi espetacular. Ele foi fundamental. O espírito também foi muito legal e acho que isso já é o início de um outro trabalho que alguma pessoa precisava fazer, e, no caso, o Gilson já fez com brilhantismo - analisou Felipão.

Luiz Felipe Scolari e Aldo Rebelo, Copa do Mundo (Foto: Glauber Queiroz/ Portal da Copa)Luiz Felipe Scolari e Aldo Rebelo durante encontro em Brasília (Foto: Glauber Queiroz/ Portal da Copa)

Questionado sobre as chances de assumir outro time ainda este ano, o técnico não descartou qualquer possibilidade, mas disse que planeja voltar a trabalhar apenas em 2013.

- É provável que eu permaneça, a princípio, até o final do ano sem o meu trabalho normal de campo. Depois, provavelmente vou trabalhar em alguma equipe. Não sei em que país, em que lugar do Brasil ou do mundo - resumiu Felipão, que deverá participar neste período palestras do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/09/foi-melhor-coisa-que-aconteceu-diz-felipao-sobre-saida-do-palmeiras.html

Atletas do Canoas Vôlei aprendem e se divertem em aula de inglês no RS


Entre os alunos, campeão olímpico Gustavo Endres se diverte em descontraída aula que reúne jogadores e comissão técnica do clube

Por Jessica Mello Porto Alegre

How do you spell it?”. Uma simples pergunta sobre a ortografia de uma palavra dá o tom do que acontece quando um grupo de amigos se reúne em uma aula de inglês: piadas, gozações e muitas risadas. Esse grupo, no entanto, é um pouquinho diferente. Antigos conhecidos e novos companheiros se encontraram no Canoas Vôlei, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para dar início a um projeto de fortalecimento do esporte no Rio Grande do Sul. E a amizade construída entre jogadores, comissão técnica e até assessoria de imprensa saiu das quadras para ocupar também a sala de aula.

- Como é que se spell mesmo, teacher? - questiona Gustavo Endres, central campeão olímpico em Atenas, em 2004, arrancando gargalhadas dos colegas pela brincadeira com o gerente do clube, Fábio Senna, autor da pergunta original.

Aula de inglês Canoas Vôlei (Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)Salsa, Gustavo Endres, Rafael Antoniutti, Minuzzi e Palotti (Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)

A professora Laís, também coordenadora pedagógica do curso de línguas do Unilasalle, centro universitário localizado em Canoas, usa salto alto e ainda assim fica baixinha em meio aos vários metros de altura reunidos na sala do terceiro andar do prédio. Entre os alunos, estão os centrais Thiago ‘Salsa’ Zambelli e Gustavo Endres, o ponta Roberto Minuzzi e o líbero Lucas ‘Palotti’, além do gerente Fábio Senna e o assessor de imprensa Rafael Antoniutti. O técnico Paulão e o assistente Marcelo Ramos também se inscreveram, mas não participaram da aula da última semana, recém a quarta do grupo.

A ideia de juntar os atletas em uma aula de inglês partiu da própria universidade, parceira do Canoas Vôlei. Inicialmente, seriam divididos em turmas distintas. Porém, a proposta de criar uma nova turma especial para o time acabou sendo mais vantajosa. Com horário especial, visando não atrapalhar horários de treinos e jogos, os estudos iniciaram neste semestre.

Aula de inglês Canoas Vôlei (Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)Professora Laís com os alunos Minuzzi e Palotti
(Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)


O nível ainda é básico, com o ensino de pronomes, sujeitos e verbos. O diferencial fica por conta do vocabulário também voltado para o esporte e, em especial, ao vôlei. Na terceira aula do curso, os alunos já aprenderam quais são suas posições dentro da quadra. Em inglês, claro.

- Minha mulher sabe falar inglês e conversa, às vezes, com meu filho, que começa a aprender. Percebi que estava precisando também - descontrai, aos risos, Gustavo.

A descontração, aliás, é uma marca da aula. Fato que ajuda os estudantes a perder a vergonha de arriscar pronúncias diferentes do português e fazer perguntas sobre a nova língua, conforme os próprios.

Cursos de graduação e MBA

Na parceria com a Unilasalle, o Canoas Vôlei conquistou mais do que estrutura de qualidade para treinos e jogos. A universidade proporcionou diversas formas de ensino para atletas e comissão. Além da aula de inglês, as portas estão abertas para cursos de graduação e pós, buscando a qualificação também fora do esporte.

Ao total, são quatro integrantes do Canoas que estudam no local. O líbero Lucas "Palotti" cursa Relações Internacionais, o ponteiro Raphael "Dentinho" Fantin frequenta a Educação Física e o central Thiago "Salsa" Zambelli faz Administração. Já o gerente Fábio Senna busca especialização e aprimoramento no Mestrado em Administração de Empresas (MBA).

Atualmente, o time está disputando o Campeonato Gaúcho de Vôlei Masculino e encerrou a fase classificatória invicto. Entre os dias 27 e 29 de setembro, dará uma folga na competição para jogar o torneio Top Four contra Rio de Janeiro, Minas e Bolívar, time argentino que conta com o cubano Denis, o americano Suxho e o recém-contratado Giba. Antes disso, nesta terça-feira, os gaúchos recebem os hermanos em um amistoso em Canoas, às 19h. Em novembro, iniciará o campeonato mais importante da temporada, a Superliga Masculina.

Para voltar ao topo, Rio de Janeiro apresenta equipe para a temporada


Time carioca, que perdeu a final da última Superliga para o Osasco, tem caras novas, como Fofão, a americana Logan Tom e a canadense Sarah Pavan

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A queda para o Osasco na última Superliga fez o Rio de Janeiro ir atrás de reforços, até pela perda de jogadoras importantes, como Mari e Sheilla. E, com caras novas, a equipe heptacampeã fez a apresentação oficial do elenco nesta segunda-feira, na Urca. Em cerimônia comandada pela líbero Fabi e por Bernardinho, o Rio inicia a nova temporada com a expectativa de retomar o domínio do vôlei nacional.

Das 14 jogadoras que integram a equipe carioca nesta temporada, cinco são medalhistas olímpicas. As principais novidades são a levantadora Fofão, ouro em Pequim 2008, a ponteira americana Logan Tom, prata nos Jogos de Pequim e de Londres, que deverá se juntar ao time até o final desta semana, e a gigante canadense Sarah Pavan, oposto de 1,96m.

Rio de Janeiro vôlei apresentação (Foto: Luiz Doro / adorofoto)Ainda sem Logan Tom, Rio de Janeiro apresenta nova equipe (Foto: Luiz Doro / adorofoto)

As jovens Bruna Honório, oposto, e Gabi, ponteira, são outras duas novidades na equipe. Valeskinha, que estava no grupo da primeira equipe, quando ainda tinha sede em Curitiba, está de volta. Fabi, referência da equipe, segue no Rio por mais uma temporada, assim como Juciely, Régis e Amanda. Bernardinho terá ainda à disposição a levantadora Roberta, a líbero Juju Perdigão e a central Mara.

Natália, que foi contratada no ano passado, mas ficou fora da Superliga por conta de duas cirurgias na canela esquerda, está recuperada e será uma das principais jogadoras da equipe.
Tivemos uma mudança significativa no elenco. Mas tentamos manter um grupo competitivo"
Bernardinho

- Tivemos uma mudança significativa no elenco. Mas tentamos, dentro de nossas possibilidades, manter um grupo competitivo. Trouxemos duas estrangeiras, a americana Logan Tom, que junto com a Fabi irá ajudar a organizar o sistema defensivo, e a canadense Sarah Pavan. Agora é trabalhar. A Fofão traz a sua experiência, enquanto a Natália é uma jogadora importante para qualquer time - disse Bernardinho.

Depois de um longo período sem jogar, Fofão volta às quadras com a responsabilidade de ditar o ritmo da equipe. A levantadora, que entra no lugar de Fernanda Venturini, que se aposentou, espera se entrosar logo com o restante do time.

- O time está em um processo crescente de entrosamento. Só joguei mesmo com a Juciely, a Valeskinha, a Fabi e a Logan Tom (no Minas, em 2003). Também tive um contato rápido com a Natália na seleção. Todas as demais jogadoras estou conhecendo - disse Fofão, que assumiu o posto de capitã da equipe.

Nesta segunda, a equipe também lançou a campanha "Se você tem orgulho do Rio, vai sentir o mesmo desse time". A ideia é reforçar a ligação da equipe com a torcida.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/09/para-voltar-ao-topo-rio-de-janeiro-apresenta-equipe-para-temporada.html


Lá como cá: arbitragem no futebol americano mergulha em polêmica


Revolta pela decisão de usar juízes substitutos enquanto titulares não assinam novo acordo trabalhista chega ao auge com erro decisivo na segunda-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Seattle, EUA

Quarta, quinta, sábado e domingo têm se tornado, no Brasil, dias oficiais para se reclamar da arbitragem. Torcedores, técnicos e jogadores do Campeonato Brasileiro voltam suas baterias para os juízes e reclamam de erros que vêm de todos os lados. Mal desconfiam que deveriam agradecer por não viverem nos Estados Unidos, jogando outro futebol, com bola oval, uniforme acolchoado e capacete. Na NFL, o apito está mergulhado em caos. Enquanto os árbitros não chegam a um novo acordo trabalhista, a liga optou por usar substitutos na temporada 2012/13. O acúmulo de equívocos em campo chegou ao auge na noite de segunda-feira, quando um erro dos juízes decidiu o jogo entre Seattle Seahawks e Green Bay Packers.

NFL Packers Seahawks futebol americano (Foto: Getty Images)Mãos na bola: o lance polêmico do touchdown que decidiu o jogo na segunda-feira (Foto: Getty Images)

O lance polêmico em Seattle aconteceu no fim da partida. Com oito segundos no relógio, o quarterback Russell Wilson, dos Seahawks, lançou a bola para a endzone. Vários jogadores subiram para disputar a bola. MD Jennings, dos Packers, aparentemente conseguiu a interceptação que garantiria a vitória. Mas Golden Tate, que já tinha empurrado ilegalmente o defensor Sam Shields, também fez contato com a bola, e a arbitragem validou o touchdown. 
Mesmo após dez minutos revendo o lance em vídeo, os juízes mantiveram a marcação, que selou a virada dramática do Seattle e decidiu o jogo em 14 a 12. Veja o lance em vídeo.

A polêmica sobre os árbitros já vinha se arrastando no início da temporada. Assim como aconteceu com os jogadores da NBA na última temporada, não houve renovação do acordo trabalhista dos juizes. Enquanto a negociação se arrasta, a liga tomou a decisão de usar substitutos que atuavam em jogos universitários de baixo nível. A grosso modo, é como se o futebol brasileiro resolvesse usar na série A árbitros da quarta divisão. Mais visados, os donos do apito passaram a ser criticados por falhas nas primeiras rodadas. Mas nada comparado à polêmica de segunda-feira.

NFL Packers Seahawks futebol americano (Foto: Getty Images)Com os jogadores no chão, os árbitros validam o touchdown dos Seahawks (Foto: Getty Images)

- Não me façam uma pergunta sequer sobre os árbitros. Nunca vi nada parecido em toda a minha carreira - esbravejou o técnico dos Packers, Mike McCarthy, após o duelo.

Se você colocar Golden Tate num detector de mentiras e perguntar se ele pegou a bola ou MD pegou a bola... ele vai dizer que foi MD. Foi muito claro para os meus olhos"
Greg Jennings, do Green Bay Packers

Golden Tate tentou defender sua posição, alegando que, em caso de posse conjunta, o lance vai para o atacante, e o touchdown seria válido. Pouco depois, ele mesmo admitiu que o adversário pode ter segurado a bola antes.

- Nós dois tínhamos a posse. Eu acho que toquei primeiro. Bem, talvez tenha sido ele. Mas eu tomei dele - tentou explicar.

A revolta entre os jogadores dos Packers era grande. Além do empurrão de Tate em Shields, que já seria suficiente para invalidar a jogada e dar a vitória ao Green Bay, ninguém comprou a versão de posse conjunta com MD Jennings.

- Eu vi o vídeo no vestiário. Se você colocar Golden Tate num detector de mentiras e perguntar se ele pegou a bola ou MD pegou a bola... ele vai dizer que foi MD. Foi muito claro, pelo menos para os meus olhos - afirmou o wide receiver Greg Jennings, dos Packers.

As declarações tomaram o noticiário americano na manhã desta terça, e muitos especialistas voltaram a criticar a decisão da liga de escalar os árbitros substitutos. Por enquanto, a NFL mantém tudo como está. Ninguém na geladeira, ninguém punido. A novela aguarda os próximos capítulos - ou melhor, o próximo fim de semana, quando a bola oval se movimentará outra vez.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2012/09/la-como-ca-arbitragem-no-futebol-americano-mergulha-em-polemica.html

Santos acerta primeiro contrato de Gabigol e joia valerá R$ 131 milhões


Felipe Faro, superintendente de futebol, confirma acordo com atacante, que assinará vínculo nesta terça-feira. Pai do atleta revela multa milionária

Por Marcelo Hazan Santos, SP

Gabigol e Luis Alvaro Ribeiro Santos (Foto: Arquivo Pessoal)Gabigol em encontro com o presidente Luis AlvaroRibeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

O Santos acertou o primeiro contrato profissional do jovem Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, de 16 anos. Pelo plano de carreira, o jogador, que vai assinar o registro na tarde desta terça-feira, na Vila Belmiro, terá vínculo válido com o Peixe por três anos. O contrato poderá ser renovado por mais duas temporadas e com prioridade do Alvinegro, dono de 60% dos seus direitos econômicos (o clube também tem prioridade para comprar os 40% do atleta).

O acerto foi confirmado por Felipe Faro, superintendente de futebol do Alvinegro, e pelo pai do atleta, Valdemir Silva Almeida, que revelou o valor da multa rescisória para o exterior: € 50 milhões (cerca de R$ 131 milhões). A de Neymar, por exemplo, é de € 70 milhões (aproximadamente R$ 183 milhões).
– Estamos felizes. Toda nossa família é santista. Tínhamos propostas da Europa e do Brasil (recentemente, o pai do atleta revelou procura do São Paulo, negada pelo Tricolor), mas preferimos o Santos, que acolheu o Gabriel desde os oito anos de idade e a nós da família. Acertamos tudo – disse Valdemir.

Gabigol até se assusta com o valor de sua multa rescisória, e lembra que o valor é o mesmo da cláusula de saída de outra jovem revelação alvinegra: Victor Andrade, também de 16 anos, que subiu para o elenco profissional nesta temporada.

– É muito dinheiro, fico impressionado, é a mesma multa do Victor, mas acho que o Santos fez a coisa certa. Confio neles, no meu pai e no Wagner (Ribeiro, empresário). Se colocaram isso, é o melhor para mim. Tenho de treinar bem e jogar bastante. Estou colhendo agora algo que começou com oito anos. Quero ficar, sou santista e estou muito feliz – comemorou o jogador.

– Serão três anos de contrato. Prefiro não comentar (sobre valor da multa), mas ele vai assinar. Só estamos acertando os horários com o agente dele – confirmou Felipe Faro.

Gabigol e Luis Alvaro Ribeiro Santos (Foto: Arquivo Pessoal)Gabigol e seus pais tiram foto ao lado do presidente Luis Alvaro Ribeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Artilheiro nas categorias de base, o atacante canhoto é o goleador do time no Campeonato Paulista sub-17, com nove bolas na rede. Nesta temporada, Gabigol chegou a treinar com o elenco profissional do Peixe e ganhou elogios do técnico Muricy Ramalho. Segundo o pai do atleta, foi esse o relato dado pelo presidente Luis Alvaro Ribeiro, durante um jantar para conhecer a família. Recentemente, o comandante falou bem dos atletas da categoria.
Mesmo com apenas 16 anos, Gabigol já tem patrocínio da Nike e recebe salário de profissional. A intenção do jogador e de sua família é de que ele passe a integrar o elenco comandado por Muricy após a disputa da Copa São Paulo de 2013. De acordo com Felipe Faro, não há qualquer cláusula deste tipo no plano de carreira do jogador, pois tal decisão cabe apenas à comissão técnica, e depende também do próprio desempenho do atacante.

Enquanto não realiza o desejo de subir ao profissional, Gabigol segue rotina tranquila. Durante o dia, treina com os atletas da base e frequenta a escola pela noite. O atleta deixa para Muricy a escolha sobre quando será o melhor momento para promovê-lo, mas admite a vontade de atuar ao lado dos jogadores.

– Quero treinar bastante e jogar bem para poder subir e atuar com Neymar, Arouca e o próprio Victor. Quanto mais rápido subir, melhor, mas ainda preciso aprender bastante na base – confessa.

Quem é Gabigol
Gabriel já foi do São Paulo. Descoberto por Zito, ex-jogador e ídolo do Santos dos anos 50 e 60, o menino chamou a atenção em uma partida de futsal atuando pelo Tricolor contra o Peixe. Ele saiu de São Bernardo do Campo com a família e chegou a Santos com oito anos.
Desde os 14 anos frequenta as seleções de base do Brasil. Goleador, também pode atuar como meia-atacante (em algumas ocasiões, pela seleção sub-15, foi convocado justamente para jogar desta maneira).

– Gosto de jogar pelas pontas, com velocidade pelo lado do campo. Tenho um bom chute de fora da área. Me movimento bastante e gosto de chegar dentro da área – descreveu Gabigol.

Clique e veja mais vídeos do Santos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/09/santos-acerta-primeiro-contrato-de-gabigol-e-joia-valera-r-131-milhoes.html

Armandão: Assunção rege vitória alviverde e é o craque da rodada#26


Capitão do Palmeiras faz um gol e duas assistências no 3 a 1 sobre o Figueirense, em Florianópolis, na estreia do treinador Gilson Kleina

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Gilson Kleina não poderia esperar uma estreia melhor pelo Palmeiras. O treinador viu uma exibição de gala do seu capitão Marcos Assunção, que liderou a equipe com uma atuação decisiva na vitória fora de casa por 3 a 1 sobre o Figueirense. O volante fez duas assistências e um gol na partida e, com nota 9,0, foi eleito o craque da rodada#26 do Troféu Armando Nogueira. O companheiro de posição de Assunção na seleção deste fim de semana é Henrique, que marcou um dos gols alviverdes no triunfo de sábado – o zagueiro Thiago Heleno, autor do outro tento, também está na equipe. O Palmeiras foi quem mais colocou atletas na seleção: três ao todo.

Quem também merece destaque é Bruno Mineiro, da Portuguesa, com 8,5. Ele foi o principal jogador da Lusa no 3 a 1 sobre o Santos, balançando a rede duas vezes. O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, companheiro de Bruno Mineiro é outro que está entre os melhores. Ele teve participação em dois gols da equipe no jogo.

Três atletas levaram nota 8,0: Vanderlei (Coritiba), Seedorf (Botafogo) e Fred (Internacional). O goleiro do Coxa, apesar da derrota para o Sport, teve ótima atuação na Ilha do Retiro, com diversas defesas difíceis. O meia holandês foi o melhor do Bota no 2 a 2 contra o Corinthians, marcando duas vezes, enquanto o colorado balançou a rede e ainda teve participação em um dos outros tentos no 3 a 1 sobre o Bahia.
Seleção da 26ª rodada  brasileirão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Goleiro
O Coritiba perdeu para o Sport por 1 a 0. Mas o placar poderia ter sido maior. O goleiro Vanderlei fez várias defesas difíceis na partida na Ilha do Retiro e conseguiu manter o 0 a 0 no placar até os 46 minutos do segundo tempo, quando Gilberto balançou a rede em uma cobrança de pênalti. Vanderlei recebeu nota 8,0 e ficou com a posição na seleção desta rodada. Outros goleiros que foram bem neste fim de semana são Diego Cavalieri (Fluminense), Márcio (Atlético-GO) e Saulo (Sport).

Lateral-direito

Ele não fez gol, também não deu assistência, mas foi uma das figuras mais presentes na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Atlético-GO no Serra Dourada. O 7,5 que Wellington Silva recebeu foi justificado pelas diversas oportunidades que ele criou para o Rubro-Negro carioca. Além de chutes, ele driblou adversários e deixou Vagner Love na cara do gol, mas o atacante não aproveitou. Luís Ricardo (Portuguesa), Bruno (Fluminense), Elsinho (Figueirense), Cicinho (Sport) e Nei (Internacional) também tiveram boas atuações.

Zagueiros

A dupla de zaga é formada por Thiago Heleno (Palmeiras) e Réver (Atlético-MG). O defensor do Galo teve uma atuação segura no 0 a 0 contra o Grêmio, ajudando a sua defesa a não tomar gols. Já o jogador do time paulista, além de jogar bem em Florianópolis, marcou o primeiro gol no 3 a 1 sobre o Figueirense. Os dois receberam nota 7,5. Outros atletas da posição que se destacaram foram Leonardo Silva, também do Atlético, e Gilberto Silva, do Tricolor gaúcho.

Lateral-esquerdo
O dono da lateral esquerda na rodada#26 é Marcelo Cordeiro, da Portuguesa. O "dono" das bolas paradas da Lusa foi peça fundamental na vitória 3 a 1 sobre o Santos, no Pacaembu, com participação direta em dois gols de sua equipe. A nota dele foi 6,5. Quem também se destacou neste fim de semana foi Douglas Santos, do Náutico, que perdeu por 2 a 1 para o líder Fluminense.

Volantes

Os dois homens de meio de campo que protegem a zaga são do Palmeiras: Marcos Assunção e Henrique. O capitão do Alviverde, craque da rodada, recebeu nota 9,0, com um gol e duas assistências na partida no Orlando Scarpelli. Já Henrique, que recebeu 7,5, além da boa atuação diante do Figueira, também balançou a rede. Outro volante que foi bem nesta 26ª rodada foi Leandro Donizete, do Atlético-MG.

Meias
A dupla responsável por ligar o meio ao ataque teve média alta, mesclando experiência com juventude. O botafoguense Seedorf e o colorado Fred receberam nota 8,0. Com bela atuação, o holandês liderou o setor alvinegro no Engenhão no empate em 2 a 2 com o Corinthians, marcando os dois gols de sua equipe. Já o jovem jogador do Inter marcou um dos gols no 3 a 1 sobre o Bahia e teve participação em outro. Além dos dois, Deco, do Fluminense, teve atuação de destaque no setor.

Atacantes

Com nota 8,5, Bruno Mineiro foi o melhor jogador de ataque na rodada#26 do Campeonato Brasileiro. O atacante da Lusa marcou duas vezes no triunfo sobre o Peixe, em São Paulo. Já Fred representou o líder do Brasileirão na equipe deste fim de semana. O centroavante marcou um gol e deu uma assistência no triunfo por 2 a 1 sobre o Náutico, recebendo 7,5. Outros jogadores de ataque que foram bem: Osvaldo, do São Paulo, e Leandro Damião, do Internacional.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2012/09/armandao-assuncao-rege-vitoria-alviverde-e-e-o-craque-da-rodada26.html

'Maloqueiro' na infância, David Luiz agora é azul: ‘Sou Chelsea com amor’


Um dia após sorteio dos jogos do Mundial de Clubes, zagueiro revela ter sido torcedor do Corinthians quando garoto e fala da relação com os Blues

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

David Luiz, Seleção Brasileira (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)David Luiz não tira o sorriso do rosto e diz que
estilo o ajudou na adaptação ao futebol daInglaterra (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Contratado em janeiro de 2011 pelo Chelsea, David Luiz já viveu praticamente de tudo nos Blues. Estreia, pouca intimidade com o idioma, primeira vez como capitão, título da Liga dos Campeões... Isso em 59 jogos com a camisa da equipe inglesa. Mas, em dezembro, no Japão, o zagueiro tem tudo para passar por um momento bem diferente de todos já vividos em Stamford Bridge. O "maloqueiro, corintiano e sofredor" dos tempos de garoto em Diadema - município de São Paulo - vai dar lugar ao defensor da equipe azul, que poderá ter o Corinthians pela frente na decisão do Mundial de Clubes, no dia 16 de dezembro, em Yokohama.

Mas a euforia de menino com os títulos do Corinthians de Marcelinho Carioca, Ronaldo & cia. deu lugar ao habilidoso defensor do Chelsea. Das alegrias de torcedor na arquibancada do Parque São Jorge às boas atuações dentro dos principais estádios da Premier League. Tudo mudou na vida de David Luiz. Apesar da infância saudosa, o zagueiro sabe que a história é outra.Profissional, a paixão agora é azul, atende pelo apelido de "Blues". E, dentro de campo, o camisa 4 sabe da importância que é vencer uma competição como o Mundial.

- Nasci em Diadema. Era corintiano, agora sou Chelsea com amor. Hoje sou jogador de futebol, encaramos um novo desafio a cada dia. Não é a mesma coisa de quando eu tinha 10 anos e empinava pipa com a camisa do Corinthians. Lembro do Ronaldo (goleiro), do Marcelinho Carioca, do Mirandinha, do Dinei, do Edílson... Tenho um amigo de infância que está aqui em casa estudando inglês e lembro de uma história com ele. Assisti à final de um Campeonato Brasileiro entre Corinthians e Atlético-MG (em 1999). Foram três jogos (o Atlético venceu a primeira por 3 a 2, o Corinthians, a segunda, por 2 a 0, e o terceiro confronto acabou empatado - 0 a 0), cada um torcendo pela sua equipe. Mas agora é completamente diferente. Vejo o outro lado da profissão, defendo as cores do Chelsea com orgulho e amor. Vou para o Mundial contente por termos um time brasileiro, onde tenho alguns amigos. Quando a partida começar, cada um vai defender o seu lado e vai se dedicar para ganhar o jogo. O futebol é que sairá ganhando - revelou o zagueiro. 

Antes de um possível confronto contra o Corinthians, que terá que encarar nas semifinais os africanos, japoneses ou o Auckland City, da Nova Zelândia, o Chelsea também terá que ultrapassar o vencedor da partida entre o Monterrey, do México, e o campeão asiático. O sorteio foi realizado pela Fifa na última segunda-feira, em Zurique, na Suíça.

Foi um grande desafio quando vim para cá (Inglaterra). Pensava comigo: sou extrovertido, adoro brincar e fazer umas piadas. Não posso mudar"
Autor

De contrato renovado com o Chelsea até meados de 2017, David Luiz também aproveitou para relembrar de companheiros com quem atuou no Brasil. Citou os zagueiros Wallace, que pertence ao Corinthians, e Anderson Martins, hoje no Qatar, e o atacante Marcelo Moreno, do Grêmio. Todos ex-companheiros da base do Vitória. O defensor dos Blues não esquece dos amigos de antigamente. Mas também faz questão de exaltar os parceiros da atualidade. Na entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM, não deixou de falar de Ramires, Oscar ou Lucas Piazon.

Oscar, por exemplo, se tornou o irmão mais novo de David Luiz. O defensor cuidou tão bem do amigo, recém-chegado ao Chelsea, que cedeu até o quarto de casa para o parceiro descansar após a atividade no centro de treinamento da equipe londrina, nos arredores da capital da Inglaterra.

- O Oscar, inclusive, está dormindo na minha casa agora (durante a entrevista). É amizade pura, um garoto sensacional. Como pessoa, ele é sensacional. O gol dele (contra o Juventus, pela Liga dos Campeões) foi como se tivesse sido meu. Ele vinha conversando comigo a semana inteira, perguntando como era um jogo de Champions League, como era a música... Era um sonho que eu já tinha vivido e ele viveu também. Eu disse que a ansiedade iria passar, que era como um jogo qualquer. Disse que ele tinha valor para jogar em qualquer parte do mundo. Claro que todos têm um tempo de adaptação, mas isso é normal. Foi bom ele ter feito logo o primeiro gol também. Tínhamos combinado uma dancinha para o gol de qualquer um dos brasileiros... E foi o que aconteceu. O Oscar é como se fosse um irmão - relatou.

Oscar e David Luiz, Chelsea x Juventus (Foto: Agência AP)Oscar e David
 Luiz dançam após gol marcado pelomeia no jogo contra o Juventus (Foto: Agência AP)

E a adaptação foi justamente o período mais difícil de David em sua chegada ao Chelsea. Como quebrar o gelo com os sisudos britânicos? Jamais deixar de ser o brincalhão dos tempos de Vitória e Benfica. E a tática surtiu efeito.

- Parei ao lado do Lampard em uma entrevista e avisei: “não vou entender nada” (do idioma). Comecei a brincar fingindo que estava entendendo tudo, mas não entendia nada de inglês. Foi um grande desafio quando vim para cá (Inglaterra). Pensava comigo: “sou extrovertido, adoro brincar e fazer umas piadas. Não posso mudar”. Foi um desafio grande. Não podia deixar de ser quem eu era. Mostrar que o brasileiro era alegre. Depois de um jogo da Champions, um repórter me perguntou: “Por que você é tão feliz?”. Eu respondi: “Porque você não é? A gente é o que quer ser”. Tenho a profissão que eu sempre quis ter e agradeço a Deus todos os dias por isso. Somos privilegiados pelas coisas que temos em nossas carreiras. Às vezes, um sorriso muda a vida de uma pessoa, de um casal, de uma família. Uma brincadeira pode mudar a vida de alguém que não passar por um momento naquela ocasião. Brinco com todos. Quando não estou sorrindo no clube, todos querem saber o que aconteceu. Ficou marcada essa característica minha na equipe.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista do zagueiro:

David Luiz no treino do Chelsea (Foto: AP)David Luiz se diverte durante um dos treinios do Chelsea para a Liga dos Campeões (Foto: AP)GLOBOESPORTE.COM:

 O que achou do sorteio do Mundial de Clubes? O Chelsea pegou o cruzamento mais complicado?
DAVID LUIZ
: Em uma competição como essa qualquer time vai nos trazer dificuldades. Todos tiveram mérito de estar numa competição como o Mundial. Temos que nos preparar para vencer qualquer adversário.

O que conhece dos adversários (Monterrey ou clubes asiáticos)?
Só conheço os brasileiros que jogam nesses clubes. Não tenho ainda muita noção do que vamos ter pela frente. A partir do momento que chegarmos mais perto do torneio é que vamos conhecer os rivais do Chelsea.


Qual é a importância que o Chelsea dá para a competição?
Muita gente fala dessa forma... Diz que os clubes europeus não se importam com o torneio porque estão no meio da temporada. Mas o pessoal dá muita importância. É uma importância dada em curto prazo, não em longo prazo. Estamos nos preparando para grandes jogos, temos a Premier League, a Champions. Mais perto é que vamos traçando o caminho, os objetivos que vamos querer alcançar na temporada. Se estivermos no meio da tabela, em cima... Tudo será definido com metas. O Chelsea, como clube sério que é, quer vencer todas as competições. Vamos entrar com o intuito de ganhar mais uma.


O Chelsea, como clube sério que é, quer vencer todas as competições. Vamos entrar com o intuito de ganhar mais uma"
David Luiz

O que mudou com a entrada do Di Matteo no comando da equipe?
O Di Matteo é um treinador que tem uma filosofia de trabalho como a dos outros. Não tivemos mudanças bruscas. É até similar ao treinador anterior (o português André Villas-Boas). O resultado, claro, ajudou bastante. Chegamos no meio da temporada passada no fundo do poço. Viramos o jogo, subimos de produção. O jogo de volta contra o Napoli foi o divisor de águas da temporada. Atropelamos o time deles em casa e as coisas passaram a acontecer de forma positiva. A partir disso, o nosso time foi ganhando mais confiança. Esse é um sentimento que ajuda em qualquer profissão. No futebol, ainda mais. É importante quando uma equipe está confiante, quando sabe o que fazer em campo e lidar com as adversidades. A maturidade do Chelsea foi importante naquele momento para vencer os jogos de dificuldade elevada.


O Chelsea se transformou no time a ser batido na Liga dos Campeões?
É natural que o último campeão seja o time a ser batido. Assim como o nosso time quis vencer o Barcelona, nós agora somos os detentores do troféu. São grandes times que vamos enfrentar, grandes jogadores. O Juventus não deixou se abater naquela partida e foi buscar o empate. Sabemos que será sempre dessa forma. Será do primeiro ao último jogo.


A sua personalidade, liderança, tem chamado a atenção no Chelsea. O seu estilo é o segredo de seu sucesso na Europa?
As coisas aconteceram bem rápido na minha carreira. Já tenho seis anos de Europa, sete de profissional. Se pensar que um jogador atua por até 15 anos, já estou na metade do caminho. Essa coisa da liderança faz parte da minha personalidade, do meu perfil. Tento me impor de uma forma positiva, sempre tentando ajudar, tentando mostrar que eu sou o que posso ser, aquilo que eu posso acrescentar não só para a equipe, mas para o clube. Sempre tento entender a mística de um clube e o que podemos representar para ele dentro ou fora de campo. Converso muito com o Oscar e com o Ramires. Costumo dizer que somos o espelho da nossa equipe dentro e fora de campo. Quando cheguei ao Chelsea, com inúmeros craques, jogador que eu só via no videogame ou na TV. Todos atletas consagrados. Aprendi muita coisa e pude mostrar que poderia ter a mesma visibilidade deles dentro do time.


Já viveu alguma história curiosa por conta do seu estilo?
Não tinha ido bem em um jogo e os fisioterapeutas vieram conversar comigo: “você sempre nos pergunta. A família está bem? A saúde está bem? Bola para frente”. Não deu outra. No outro jogo, eu fiz um gol e o nosso time venceu a partida. Já tentei ajudar o Ramires, os ingleses, que não costumam brincar muito. Até o Lampard, que é um cara meio fechado, começou a brincar por conta disso. Ele tem uma personalidade diferente. Tem dia que fala “bom dia”, no outro já não fala. Isso é dele. São legais essas coisas de agregar um novo estilo a uma filosofia bem diferente. Você pode ser melhor a cada dia. Basta tentar sempre e se dedicar a isso.


John Terry e David Luiz comemoram gol do Chelsea contra o Napoli (Foto: Getty Images)David Luiz fala da boa relação com John Terry (Foto: Getty Images)

Como é a sua relação com John Terry?
Eu me dou muito bem com ele. Ajudou muito na minha chegada ao Chelsea, mostrou o que era o futebol inglês. Ele também costuma falar que eu o ajudo. O Terry está em um caminho diferente... Não tem mais a mesma velocidade. Tentamos nos completar.


Como os companheiros e o clube têm visto a atual situação de Terry (deixou a seleção inglesa e tem convivido com as acusações de atitudes racistas contra o zagueiro Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers)?
Todos tentam ajudá-lo da melhor maneira. O clube sempre dá força. Ele não foi ao treino porque estava em uma reunião sobre essa situação que está passando. O clube está ao lado de todos. Quando acontece esse tipo de coisa, o clube está sempre ao seu lado. Temos que valorizar isso. Não estamos sozinhos.


O Chelsea tem uma médica mulher na beira do campo: a doutora Eva Carneiro. Como os jogadores lidam com essa situação inusitada?
É diferente ter uma médica na beira do campo. Mas é uma pessoa sensacional. Todos pensam dessa forma. Fico feliz de ver uma mulher que trabalha sério, que se dedica todos os dias para nos ajudar. Faz o trabalho dela tão bem quanto o de um médico homem.

Como foi ser o capitão da seleção brasileira nos amistosos contra a China e a África do Sul? Qual foi a sensação?
Não só valeu pela confiança do treinador, mas do grupo. Motivo de orgulho ser o capitão da nossa nação. Tentei dar o meu melhor. Não é fácil liderar quando temos jogadores de grande talento como temos na Seleção. Estou feliz com o voto de confiança do Mano. Lidar com pressão todos os dias não é fácil. Ele tem personalidade, é inteligente. Senti o que é ser capitão da Seleção, como é ser capitão da melhor seleção do mundo.


Não tem lugar melhor do que o Brasil, e nenhum outro povo é melhor do que o brasileiro."
David Luiz

Qual foi a sensação quando ficou fora da lista para os Jogos de Londres?
Fiquei tranquilo. A Seleção não é só o David Luiz, nós temos que estar juntos em todos os momentos. Quando fui para os Estados Unidos depois da Champions, eu estava machucado e pude me tratar ao lado dos meus companheiros. Tenho prazer em estar junto com a Seleção. O Mano pediu para eu ficar, para tratar com o grupo. Os jogadores gostam dele. Ele fez as melhores opções para o grupo. Só poderiam ir três acima da idade e a Seleção é uma só.


Independentemente de Olimpíadas, de estar jogando ou não, é o grande diferencial. Quando se tem jogadores que entendem essas atitudes, as coisas acontecem de maneira positiva. Só agrega e dá valor ao grupo. Vou estar sempre à disposição, perto ou longe, mas com o coração sempre junto. Vibro sempre com a Seleção.

O goleiro Julio César não tem sido mais chamado para a Seleção e recentemente trocou a Itália pela Inglaterra. Já encontrou com ele? Como foi?
Logo no primeiro dia que ele chegou a Londres veio até aqui. Veio me dar um abraço. É um novo desafio na carreira dele, está trabalhando como se estivesse começando, como um moleque de 19 anos. Fiquei contente com tudo isso. Até mesmo empatando, ficamos tristes pelo resultado (na estreia do goleiro, Chelsea e Queens Park Rangers empataram por 0 a 0), mas ver que do outro lado um cara que você gosta fechou o gol é ótimo. Na última rodada, ele também teve uma ótima atuação, mas não evitou a derrota de sua equipe.


Quem acompanha a Seleção percebe como o grupo atual é unido e gosta de estar junto. Essa é uma qualidade que pode se tornar a principal virtude de uma equipe em busca dos títulos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014?
Esse é um grande passo para as coisas acontecerem de forma positiva. Sei quanto é bom trabalhar com pessoas que são amigas, que se gostam. Já joguei em grupos que se gostavam e outros que não se suportavam. Todas as pessoas conseguem enxergar como gostamos de estar juntos. Isso vai ser um diferencial para esse time manter isso para o futuro, como na Copa das Confederações e na Copa. Não tem lugar melhor do que o Brasil, e nenhum outro povo melhor do que o brasileiro. Temos que cantar mesmo abraçados o hino (como ocorreu contra a China, em amistoso realizado no início de outubro, em Recife). Imagina o torcedor vendo isso dentro do estádio. É ótimo para qualquer um. Os brasileiros vão ficar cada vez mais unidos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2012/09/maloqueiro-na-infancia-david-luiz-agora-e-azul-sou-chelsea-com-amor.html